Quick viewing(Text Mode)

CÂMARA DOS DEPUTADOS João Donato, Um Dos Mais Ilustres

CÂMARA DOS DEPUTADOS João Donato, Um Dos Mais Ilustres

CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputada Perpétua Almeida

João Donato, um dos mais ilustres acreanos, esteve na sua terra natal nesta semana inaugurando a Usina de Arte e de Comunicações que leva seu nome.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares.

Acompanhado do Ministro da Cultura, o célebre , João Donato com alegria e emoção marcou a inauguração de mais um espaço cultural no Acre. Usando a estrutura de uma antiga usina de beneficiamento de castanha, localizada no Distrito Industrial, está garantido um local onde a juventude e os artistas acreanos poderão por em prática sua criatividade.

A velha usina de beneficiamento de castanha foi desativada por governos descomprometidos com o desenvolvimento do Acre, vinha sendo usada como depósito materiais inutilizados do governo do Estado, mas agora será uma instituição de ensino voltada para a produção artística. O objetivo da usina é propiciar o surgimento de novos talentos em todas as áreas - literatura, comunicação, artes plásticas, música, teatro, cinema e várias outras. Tudo com franca disponibilidade de recursos materiais e humanos: a usina mantém três blocos divididos em salas devidamente

Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete 625 Tel.: (61) 215 5625 /// fax 215 2625 [email protected] CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputada Perpétua Almeida preparadas para o desenvolvimento da arte pretendida. O teatro tem capacidade para 300 pessoas e a instalação da arquibancada pode ser feita em qualquer direção.

Senhor Presidente, Com o compromisso de impulsionar o crescimento acreano, é determinação do Governo da Floresta incentivar o desenvolvimento humano, onde as pessoas possam evoluir nas suas habilidades profissionais e culturais. Além da ampliação de oferta de vários cursos profissionalizantes, o governo também garante espaço para que os jovens possam aperfeiçoar seus dons artísticos.

O empreendimento tem participação especial do atual vice-governador, Binho Marques, que já foi ativista cultural na juventude O evento é a concretização de um antigo sonho do vice-governador, que há cinco anos começou a colocá-lo em prática. Binho era integrante do Grupo Semente, um dos pioneiros do teatro popular em Rio Branco cujo trabalho baseava-se no processo de ‘constução coletiva’. O tempo passou e as teorias do Semente perderam-se na profusão das coisas acontecidas - mas se materializaram na inauguração da Usina, anos depois do primeiro sonho, quando foi descerrada a placa comemorativa que homenageia João Donato.

Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete 625 Tel.: (61) 215 5625 /// fax 215 2625 [email protected] CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputada Perpétua Almeida

A alegria e a emoção marcaram o momento, onde ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o músico João Donato proporcionaram uma breve apresentação cantando duas de suas grandes obras, “A Paz” e “Lugar Comum”. A platéia, empolgada, acompanhou Donato ao piano e Gil dando um belo show com sua voz melodiosa.

Senhor Presidente, O Ministro Gil leu uma mensagem elaborada “por várias mãos”, em suas palavras, pela qual deixou claro que considera a Usina um ponto de cultura dos mais diferenciados: “Dou parábens ao Acre projeto da Usina de Comunicação que tem o objetivo de oferecer formação técnica em comunicação e artes, com instalações de suporte ao sistema educacional e à comunidade, à produção de programas, eventos e serviços artísticos”, registrou o Ministro.

As instalações poderão ser utilizadas por produtores culturais, artistas e funcionários dos órgãos do estado e também por entidades que trabalhem com a promoção da cultura, além de grupos da comunidade. Se uma banda de rock quiser um local para ensaiar, poderá agendar o espaço: há sete estúdios de ensaio.

Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete 625 Tel.: (61) 215 5625 /// fax 215 2625 [email protected] CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputada Perpétua Almeida

Senhoras e Senhores, Mesmo essa grande atividade, que cria esperança no coração dos jovens acreanos, serve de inspiração a trajetória de João Donato. João nasceu no Acre e começou a tocar acordeon e piano na infância: aos dez anos já se apresentava na Rádio Difusora Acreana. Mudou-se para o na década de 40 e no início dos 50 já atuava profissionalmente na noite carioca. Logo fez amizade com Tom Jobim e João Gilberto - com quem excursionou pela Europa. Foi para os Estados Unidos nos anos 60 e morou lá por mais dez anos. Nos EUA gravou solo e com outros artistas. Suas músicas, com forte caráter instrumental, ganharam letras de parceiros diversos. Alguns exemplos são “A Rã” (com ), “A Paz” e “Lugar Comum” (ambas com Gil). Ao lado de Eloir de Moraes gravou o CD “Café com Pão“.

João Donato, Senhor Presidente, tem como ancestrais os que lutaram para que o Acre fosse brasileiro. Traz na sua bagagem a riqueza dos povos da floresta, a sensibilidade dos pajés e a coragem dos guerreiros indígenas para vencer as adversidades.

Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete 625 Tel.: (61) 215 5625 /// fax 215 2625 [email protected] CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputada Perpétua Almeida

João Donato é um filho que honra o Acre, que acompanha os passos progressivos que nossa terra tem dado em prol da melhoria de vida de cada acreano.

Encerro este discurso com uma estrofe da música “A Paz”, de sua autoria: A paz invadiu o meu coração, De repente me encheu de paz , Como se o vento de um tufão, Arrancasse meus pés do chão.”

Senhor Presidente, que a paz invada o coração dos insanos, dos que não conseguem ter grandeza para entender as diferenças. Que o vento do tufão da paz varra a ignorância e a discriminação que tanto aflige a humanidade.

Muito obrigada,

Deputada Perpétua Almeida PCdoB/AC

Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete 625 Tel.: (61) 215 5625 /// fax 215 2625 [email protected]