<<

Ministério da Cultura apresenta

2015/2016/2017

Apoio Institucional

Agradecimento

Realização

Patrocínio 6 Editorial

Adentrar o espaço, e sentir-se partícipe dos processos Não é para menos, uma vez que tem primado pela que ali acontecem, dá aos lugares uma conotação qualidade de sua programação, trazendo nomes de diferente: se antes, meros espectadores, agora, destaque no cenário nacional e internacional como produtores de uma arte ainda pouco experimentada Edmundo Villani-Côrtes, que abriu a programação pelos que arrodeiam o lugar. Crianças e jovens do primeiro ano de atividade, Hermeto Pascoal, nascidos em uma terra que sedia um projeto cultural Francis Hime e Benjamim Taubkin, para citar apenas percebem, ali, uma perspectiva de trajetória que alguns, sempre sob a direção artística do maestro podem tomar para si, para mudar os rumos seculares Ênio Antunes. das gerações das quais descendem. O processo que culmina num espetáculo musical A Tapera das Artes vem cumprindo um importante aberto ao público e gratuito se dá através de uma papel no seu território, o distrito de Tapera, Aquiraz, experiência única com os artistas convidados. litoral leste do Ceará. Desde 1996 propicia o Os jovens aprendizes entram em imersão durante enriquecimento cultural dos moradores da região cinco dias em aprendizado profundo em seus com uma oferta de projetos e programas que tem instrumentos, colocando verdadeiramente em prática como eixo central a música. o conceito de mestre e aprendiz. Entre ele, o Encontro Mestre & Aprendiz, que em duas edições realizadas já consolidou o lugar como Desse aprendizado, das experiências vivenciadas e um celeiro de grandes espetáculos. por poder partilhar os espaços de formação de novos artistas, ganham os jovens, pelo enriquecimento cultural que adquirem e também que proporcionam como agentes desses espetáculos que apresentam. Reverbera-se a construção de novas perspectivas de vida e de um novo tempo para a música e para a cultura da Tapera, de Aquiraz, do Ceará e do Brasil.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ apresentação

O Projeto Encontro Mestre & Aprendiz propõe diálogos abertos com excelentes mestres da música brasileira sob a direção artística, musical e pedagógica do maestro Ênio Antunes.

A realização de encontros espetaculares no Teatro Tapera das Artes proporciona ao público vivenciar a música de concerto e, como consequência, a cidade de Aquiraz e seu entorno recebe artistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

Todo o processo em habitar esses saberes e expertises diversos da produção intelectual desses grandes mestres tem o propósito de promover aos aprendizes uma vivencia rica e significativa para sua formação cultural, assim como contribuir no processo da educação infanto-juvenil brasileiro, aqui, no Ceará.

Para isso, já foram realizados duas edições do Encontro Mestre & Aprendiz: Temperando Cravos (2015) e Tocando FFortíssimo (2016/2017). Um novo fazer artístico 8 para a musical brasileira

A residência artística proposta pelo Encontro se revela feliz ao perceber a Mestre e Aprendiz encantou pela forma lúdica e fonte viva que o alimenta, no poética existente nos diálogos múltiplos durante seio de sua alma artista. o processo de aprendizado, que possibilitou Agradeço ao presidente experimentações de sons instrumentais variados Magno Miranda, da Tapera nas viagens poéticas da memória autoral dos das Artes, ONG parceira da grandes mestres convidados. IMAGINÁRIO na realização Parabenizo aqui a pessoa do Maestro Ênio Antunes, desse projeto, e toda sua pela expertise na escolha dos Mestres dessa edição, equipe, que de forma pela sensibilidade na construção conjunta do incansável se dedicou com repertório a ser estudado em cada atelier e por toda muito afinco ao Encontro Mestre & Aprendiz. a sua dedicação e profissionalismo. Ressalto aqui o papel importante da Quitanda das Cada encontro foi único, com particularidades de Artes, nas relações institucionais, na composição essência própria, apresentando um novo fazer do plano de comunicação, na prospecção de um artístico, que se distinguiram uns dos outros, nos cenário mais ousado para a realização de várias conteúdos, mas foram uníssonos na reflexão sobre ações que integram o programa. a importância do respeito à obra do outro. Sinceros agradecimentos também, em nome das Os estudos e pesquisas, aliados às práticas crianças e adolescentes, aprendizes do bem, ao nas residências artísticas, despertaram uma Ministério da Cultura, aos patrocinadores M. Dias revelação espontânea em muitos aprendizes: o Branco, Banco do Nordeste, Grupo Edson Queiroz, desejo de explorar suas próprias potencialidades ACAL, Usibras, Nacional Gás, Indaiá, Sistema e naturalmente mergulhar no universo de suas Verdes Mares, Cagece, Esmaltec, Enel e Grupo próprias criações. FAN, por acreditarem na cultura como objeto transformador, que congrega pessoas, fortalece Penso que esses encontros transcendem o universo almas e pratica o amor. do fazer pedagógico simplesmente, chegando verdadeiramente a experimentos espirituais de Ritelza Cabral busca interior em cada aprendiz participante, que Coordenadora geral do Encontro Mestre & Aprendiz

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 9 é Teatro Tapera das Tapera Artes Teatro Com dinâmica efervescente, o efervescente, Com dinâmica para encontros para Palco consagrado consagrado Palco Para além, o espaço funciona ainda como celeiro de produção de celeiro o espaço funciona ainda como Para além, suas tem em Estúdio Áudio O curso de em comunicação. abrigando uma rádio einstalações incorporadas à unidade, do por meio patrocinados com recursos da Petrobrás TV, WEB Projeto Toques. Livres O equipamento abriga programação mensal voltada abriga programação mensal O equipamento música instrumental. de principalmente para espetáculos eventoSete Luas, Sóis Sete o Festival recebe Anualmente a sua inauguração. desde espaço sediado neste internacional Com o patrocínio do BNDES, através de recursos não recursos de BNDES, através Com o patrocínio do sua construção teve Artes das Tapera Teatro o reembolsáveis, foi reformado e No ano de 2014 2009. e foi inaugurado em Cultura de Secretaria do convênio com a equipado através já foramVários espetáculos Ceará (SECULT). do Estado do teatro ao longo destes anos, e a partir de 2015 no realizados um ele se torne formulado para que um novo conceito é Fortaleza. de na região metropolitana cultural referencial um propulsor do calendário cultural. Nesta casa grandes cultural. Nesta casa do calendário um propulsor com grandesmomentos entre jovens crianças, adolescentes e para internacional e da música instrumental nacional nomes musical e intercâmbio educação em ampliação das fronteiras Aprendiz. e Mestre do Encontro através 10 Música PARA escutar e sentir com o coração

Eis que tudo começou em fevereiro de 2015, simples O momento onde o mestre se e plena. Música para ser ouvida, sentida, digerida. curva e o aprendiz se estica, Uma doce quimera, impressionantemente real. momento de celebração Eis que o Belo se revela e faz morada entre nós e e comunhão, de troca e decreta: daqui não saio, daqui ninguém me tira... reflexão, onde a música rompe os limites e realiza A emocionante história de vida do Encontro Mestre sonhos. & Aprendiz deve ser contada através de suas notas, de seus acordes, tão lindamente executados por Pois, é assim que é! todos os mestres que nos honraram com suas Essa é a magia! músicas. Saudamos àqueles que conceberam o Encontro O palco do teatro Tapera das Artes testemunha, Mestre & Aprendiz! E que os sons que vibram ao em cada edição, encontros ímpares e suscita encontrar o Belo, ressoem em tudo e em todos e se sentimentos até então nunca experimentados. eternizem em nossos corações. Porém, pasmem, a maior dádiva não estava lá. O propósito do programa é muito maior e não cabe no Ricardo Gadelha palco. É uma pena não poder levar toda a riqueza que a semana do encontro gera para todos os "Música é para ser envolvidos. Toda a entrega dos mestres convidados e toda dedicação dos aprendizes. ouvida e sentida. Sons É inspirador desfrutar da energia que emana dessas que vibram ao encon- vivências. Não há espaço para desilusão, nem trar o belo, sensação se dá cabimento ao cansaço. A tristeza não ousa se aproximar e a felicidade se faz plena. Nesses emocionante, apenas momentos, o imponderável acontece, a matemática música, simples e plena". enlouquece, como entender que o ato de dividir o seu saber multiplica o conhecimento do outro? Edmundo Villani-Côrtes

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 11

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 12

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 13

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 14 Temperando Cravos

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 2015/2016 15

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 16 Trouxe um olhar de referência na formação de adolescentes por meio da música para orquestra de cordas, música experimental e o fazer arte com instrumentos nativos, cabaças a serem descobertas a partir do processo de cultivo regional e das suas formas cilíndricas a serem contempladas para as experiências com a classe de lutheria experimental, sob a orientação do artista, músico, escultor, pesquisador e inventor, Fernando Sardo.

2015, ano que deu início aos processos de trocas de referência, da ação artística e pedagógica, que o Centro de Pesquisa e Difusão Arte-Imaginário propôs diálogos com mestres e aprendizes para vivências da música e da lutheria em nível internacional, valorando o nacional no Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe.

O foco esteve na música de concerto desde o seu processo do imaginário popular, folclore, literário, na apreciação da rítmica que as matizes africanas, lusa e de outras interferências se fizeram partículas da construção musical brasileira firmando o lastro enraizadas na música brasileira, sendo ela, de concerto ou das manifestações populares, da dança, e toda beleza firmada nas relações culturais estabelecidas na arte nossa.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 17

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Trouxe um olhar de referência na formação de

18 adolescentes por meio da música para orquestra de cordas, música experimental e o fazer arte com instrumentos nativos, cabaças a serem descobertas a partir do processo de cultivo regional e das suas formas cilíndricas a serem contempladas para as experiências com a classe de lutheria experimental, sob a orientação do artista, músico, escultor, pesquisador e inventor, Fernando Sardo.

2015, ano que deu início aos processos de trocas de referência, da ação artística e pedagógica, que o Centro de Pesquisa e Difusão Arte-Imaginário propôs diálogos com mestres e aprendizes para vivências da música e da lutheria em nível internacional, valorando o nacional no Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe.

O foco esteve na música de concerto desde o seu processo do imaginário popular, folclore, literário, na apreciação da rítmica que as matizes africanas, lusa e de outras interferências se fizeram partículas da construção musical brasileira firmando o lastro enraizadas na música brasileira, sendo ela, de concerto ou das manifestações populares, da dança, e toda beleza firmada nas relações culturais estabelecidas na arte nossa.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Todas as formas nos deram um tempero misturando sabores, por meio da pesquisa norteadora para um olhar no regionalismo musical na cultura cearense, revelando talentos que surgiriam do processo rico do fazer música com crianças, adolescentes, jovens e pessoas da comunidade de Aquiraz, e do entorno, oriundo das diversas localidades que estiveram interagindo durante o ano de 2015 fazendo arte, ouvindo, tocando e fazendo música.

Nosso Encontro Temperando Cravos agregou uma ação educativa no teatro do Centro Cultural da Fábrica Fortaleza, UFC e UECE, para trocas pedagógicas e musicais entre os Mestres do Temperando Cravos, com Mestres das Universidades cearenses, professores e aprendizes da Tapera das Artes, sob a direção artística, musical e pedagógica do Maestro Ênio Antunes.

O despertar para a música de concerto nascera no palco do Teatro Tapera das Artes, na presença do compositor, arranjador, pianista e maestro, Edmundo Villani-Côrtes, em uma proposta de formação cultural na iniciação musical como linguagem de educação, percepção e apreciação da canção infantil. Trouxe um material musical, do seu memorial descritivo, a música que o embalou na sua idade criança. 19

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Nesse momento, o lançamento do primeiro grupo

20 do referencial pedagógico, Coro Canto Livre, sob a direção musical do professor Carlos Do Valle, formado por 170 crianças que pode realizar trocas significativas com o Coral A Battuta e Coral Vitrola Nova. A voz, sendo um dos primeiros instrumentos que se utilizou noutras eras, foi o instrumento de observação em sintonia ao corpo, como instrumento percussivo e de ressonância musical.

Estávamos construindo processos de formação de grupos musicais, a partir da sonoridade da voz, em seguida cordas dedilhadas e pinçadas na sonoridade do violão, assim como cordas friccionadas da família do violino desdobrando no aprendizado da viola, violoncelo e contrabaixo; dos instrumentos de sopro de madeiras e metais, flauta-doce; da percussão e do piano, que na concepção de um referencial pedagógico todos os instrumentos seriam contemplados.

Chega então o Quarteto de Violões Quaternaglia, formado por Chrystian Dozza, Fábio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina, em uma semana de muita entrega apresentou a formação da orquestra de violões do Encontro Mestre & Aprendiz e lançou com o Professor Ricardo Gadelha o segundo grupo instrumental da referência pedagógica “Camerata Dedilharte 6”.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 2015 foi o ano da magia! O palco Julho chegou! Com esse mês, Mariana Ribeiro, professora de estava com 60 violões que se que na maioria das cidades do violino, Thais Duarte, professora tornou patrimônio do ateliê Sul do Brasil é de clima frio, em de violoncelo, Haran Magalhães, de violão da Tapera das Artes, Aquiraz o grau era quente! A OAC professor de contrabaixo, Marcos resultante de uma campanha – Orquestra Antunes Câmara, da Tze Ju, professor de contrabaixo, artística “Acordes do Coração” cidade de São Paulo desembarcou Pablo De Morais, regente, filósofo angariando vários instrumentos em Aquiraz, com 53 integrantes e professor de violoncelo, Alian para potencializar os estudos dos entre professores e aprendizes, Alencar, professora de viola, aprendizes alinhado à imagem do maestros e mestres das artes Sulani Antunes coordenadora maestro João Carlos Martins que visuais. Estava em cena, a Música da produção executiva da OAC esteve impulsionando a campanha Brasileira de Concerto, para e 42 músicos da OAC célula no território cultural cearense. orquestra de cordas. Também magna do Projeto Arte do Som e orientada pelo seu idealizador e aprendizes dos cursos de música, Chega o artista e violoncelista Raïff diretor artístico Ênio Antunes, seus no Musicando do Programa Dantas Barreto para compartilhar amigos, maestro, Prof. Dr. Rodrigo Fábricas de Cultura da Zona Leste sua arte com nossos aprendizes de Felicíssimo maestro e palestrante, da Cidade de São Paulo, que no cordas, em especial o violoncelo. Rafael Amadeu Barbosa Luperi, processo de imersão musical Raïff embarcou no universo dos maestro e palestrante, Fabrício com os aprendizes da Orquestra aprendizes e juntos promoveram Maruxo, cineasta e professor, Bachiana Jovem de Aquiraz/Tapera uma ação musical na sonoridade do Jean Guilmer coordenador de das Artes fizeram uma simbiose violoncelo e orquestra de cordas. arquivo e Patrimônio e professor, musical e juntos gravaram um CD, 21

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ DVD celebrando o ato de amor, transformador, agregador e emocionando pessoas. 22 Em um determinado momento do concerto, a Presidente do Conselho Consultivo da Tapera das Artes, Ritelza Cabral participou da ação musical com as orquestras de cordas, ao piano, na música tema do filme Novo Cinema Paradiso, composta por Ennio Morricone. A penúltima edição, o palco do Encontro Mestre & Aprendiz Temperando Cravos habitou Fernando Sardo com o lançamento dos primeiros instrumentos resultante da Lutheria Experimental, aonde uma orquestra de cabaças estaria sob o olhar de todos, para o debute da Eco Arte Selena Festante. Terceiro grupo formado no processo construtivo do Programa.

A sonoridade experimental dos sons e da música que afina o regionalismo musical na cultura cearense. O Mestre e seus aprendizes, todos! Uns diferentes outros também, na pátria que une sem perder a identidade. No mesmo palco, outro mestre! Jeziel Pousa Correa de Paiva. Um menestrel, maestro, violista, rabequeiro, contador de causo, historiador, pesquisador e maestro. Nos trouxe uma poética que migrava dos sons da península Ibéria à Zé Coco do Riachão. Eta sô! Nos contornos de muita prosa e música a Tapera das Artes sorriu, ouviu, sentiu, tocou e ressignificou por culturas que nos fundiu na brasilidade de um povo que se vê no Sul, Norte, no Leste, Oeste, e foi aplaudido no Nordeste, na cidade da Agua boa logo a frente!

Finaliza então, o Encontro com o Prof. Dr. Emerson De Biaggi, violista, educador, orientador de pesquisa sobre solo sagrado, solo brasileiro, com a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz/Tapera das Artes, com os professores fazendo música de câmara fechou o primeiro capítulo, sobre o processo de estudo de música que se realizou durante todo ano. Uma porta se abriu, e com as sandálias da música demos destino, ao caminho da educação, do fazer cultura na formação de pessoas por meio da música.

Ênio Antunes Diretor artístico, musical e pedagógico.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ PROGRAMAÇÃO Temperando Cravos:

Edmundo Villani-Côrtes Orquestra Antunes Câmara de Residência: 23 a 28/02 São Paulo/Orquestra Bachiana Espetáculo: 28/02 de Aquiraz Residência: 13 a 18/07 Sidney Molina (Quaternália) Espetáculo: 18/07 Residência: 23 a 28/03 Espetáculo: 28/03 Jeziel Pousa Correa de Paiva Residência: 24 a 29/10 Mário Zaccaro Espetáculo: 03/10 Residência: 30/04 a 02/05 Espetáculo: 02/05 Emerson de Biaggi Residência: 26 a 31/10 Raïff Dantas Barreto Espetáculo: 31/10 Residência: 18 a 23/05 Espetáculo: 23/05 23

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Edmundo 24 Villani-Côrtes

Teve os primeiros contatos com a música tocando cavaquinho, violão e piano desde os nove anos de idade. Transferiu-se para o e ingressou no Conservatório Brasileiro de Música; paralelamente, atuava em casas noturnas e participava da Orquestra da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro e arranjador Orlando Costa (Cipó). De 1954 a 1959, residiu em Juiz de Fora, onde se bacharelou em Direito e foi diretor, durante dois anos, do Conservatório Estadual de Música.

Em 1982, foi convidado a lecionar contraponto e composição no Instituto de Artes da UNESP. Colecionando louros, foi premiado pela APCA (1988) pelo Concerto para vibrafone e orquestra. Compôs também o Concerto para flauta e orquestra, estreado em 8 de abril de 2000, em Londres, e o Te Deum, em comemoração aos 150 anos da cidade de Juiz de Fora.

Residência: 23 a 28/02 | Espetáculo: 28/02

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 25

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Sidney Molina 26 Quaternália

É bacharel em Filosofia pela Universidade São Paulo (USP), mestre (2001) e doutor (2006) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua como professor de violão, estética musical e música brasileira do Curso de Música do Fiam Faam Centro Universitário (São Paulo) desde 1992; e no bacharelado em violão do Instituto Estadual Carlos Gomes em Belém (Pará), desde 2000.

Como um dos fundadores do Quaternaglia Guitar Quartet, em 1992, participou de todas as formações, gravações, recitais, concertos com orquestras e turnês do grupo no Brasil, Estados Unidos, Austrália e Europa, o que inclui concertos em 17 estados brasileiros e 15 estados norte-americanos. Sua discografia inclui 7 CDs, 1 DVD gravado ao vivo e a participação como convidado em 6 CDs. Recebeu o “Troféu Uirapuru” (1992), o “Ensemble Prize” do Concurso Internacional de Guitarra de Havana (1998) e o “Prêmio Carlos Gomes” da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (1997).

Residência: 23 a 28/03 | Espetáculo: 28/03

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 27

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Mário Zaccaro 28

Foi regente assistente de Isaac Karabtchevsky na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica após formação com renomados mestres, tais como: regência com e orquestração com Cyro Pereira.

Assumiu o cargo de regente titular do Coro Lírico Municipal de São Paulo em 1994. Zaccaro introduziu inovações nas técnicas de preparação musical do coro, o que levou à premiação de Melhor Conjunto Coral, pela APCA, em 1996, e o Prêmio Carlos Gomes, na categoria ópera, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1997.

Neste mesmo ano, recebeu, ainda, o prêmio de Melhor Regente Coral pela APCA. Considerado um dos maiores regentes corais e sinfônicos em atividade no Brasil. Mário Zaccaro foi também professor de Teoria, Harmonia e Percepção Musical na Escola Municipal de Música de São Paulo.

Residência: 30/04 a 02/05 | Espetáculo: 02/05

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 29

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Raïff Dantas 30 Barreto

Violoncelista paraibano, Raïff Dantas Barreto iniciou seus estudos do instrumento na Paraíba, aperfeiçoando-se no Conservatório Arrigo Boito na Itália. Sua trajetória como solista o levou à frente de orquestras como: Municipal de São Paulo, Sinfônica da Paraíba, Sinfônica de Minas Gerais, Camerata de , Camerata Fukuda, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Santo André. Toca no violoncelo Príncipe do Brasil, construído pelo luthier Saulo Dantas-Barreto, seu irmão.

Residência: 18 a 23/05 | Espetáculo: 23/05

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 31

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 32 Orquestra Idealizada pelo professor e maestro Ênio Antunes, com o objetivo de formar e preparar estudantes de música para vivenciar o despertar cultural e descobrir Antunes o prazer em fazer e ouvir música, nas diversas formas de se relacionar, se Câmara comunicar e acessar valores culturais. A metotologia proporciona aos estudantes de instrumento de cordas, de São Paulo o aprimoramento técnico do instrumento, a busca de alta qualidade no entendimento e desempenho de obras contidas no repertório de música de concerto para orquestra.

A orquestra é uma célula laboratorial do processo de pesquisa do projeto pedagógico “Arte do Som - Escola e Estilos” e das práticas coletivas nas séries artístico-musical e na ação social-humanitária. Está integrada ao Projeto Cultural Concordância, consonâncias e dissonâncias da cultura brasileira através da música, para revelar um conjunto de obras para orquestra de cordas, de sete compositores brasileiros, totalizando 28 compositores em 4 anos de pesquisa e ação artística.

Formada por alunos na faixa etária entre 12 e 21 anos, Os jovens músicos da Orquestra Antunes Câmara, convivem com notáveis professores e artistas conceituados em nível nacional e internacional. Criada em 17 de dezembro de 2002. Estuda e revela o material musical produzido para esta formação desde o período barroco até os dias de hoje em sintonia com a música colonial brasileira até as obras compostas contemporaneamente. Desde sua existência, mais de 300 concertos foram realizados.

Residência: 13 a 18/07 | Espetáculo: 18/07

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 33

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Jeziel Pousa Maestro titular da Orquestra 34 Homero Barreto de Ribeirão Preto Correa de e da Orquestra Maestro Saulo Paiva Schneck de São José do Rio Preto – SP, Jeziel é coordenador Geral do Projeto Kabuki realizado pela Associação Cultural Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto.

Foi membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília entre 1980 a 1982; da Orquestra Sinfônica da Bahia de 1982 a 1993 e da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto 1993 à 2005. Em 2003 foi homenageado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto com o diploma de “Honra ao Mérito Cultural”. Regeu a Orquestra do VI Curso Internacional de Verão, dirigindo a Sinfonia n. 1 em Dó Maior de Beethoven. Foi professor de algumas escolas de música como o Conservatório Carlos Gomes, de Ribeirão Preto. Também atuou como coordenador e diretor artístico de festivais.

Residência: 24 a 29/10 Espetáculo: 03/10

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 35

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Integra o trio de cordas Camaleon,

36 o grupo Carcoarco e o quinteto Emerson de Biaggi de cordas Quintal Brasileiro. Tem participado como professor de viola e música de câmara nas oficinas de música de Curitiba e nos festivais de Montenegro, Scala - Juiz de Fora, São João del Rey, , Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Ouro Branco, Santa Catarina e Campos do Jordão. Como solista, desenvolve trabalho de valorização do repertório brasileiro contemporâneo, tendo se apresentado frente às seguintes orquestras: Teatro São Pedro de Porto Alegre, Câmara de Jundiaí, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Sinfônica Jovem da Paraíba, Antunes Câmara, Experimental de Repertório, Câmara de Curitiba, Sinfônica de Santo André, Sinfônica de Santos, Sinfônica Nacional, Sinfônica de Campinas e Sinfônica Paulista.

Residência: 26 a 31/10 Espetáculo: 31/10

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 37

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 38

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Temperando Cravos

números gerais

500 300 800 estudantes de alunos da crianças, instituições convidadas Tapera das Artes adolescentes e jovens 3.000 07 07 público geral residências concertos artísticas 39

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 40 Tocando FFortissímo

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 2017 Reverberou o fino trato, da se fez Essência que possibilitou

42 Tocando frase poética realçando a frase afinidades em ser, Uno e melódica, aos diversos sons que congruentes, no Eco da música ffortíssimo se encontraram pelos campos que vem de dentro, do coração, harmônicos, acordes transitando que tem em seu Acolhimento ritmos no campo dos sonhos, nas o reconhecimento, a memória síncopes das danças, no toque e o respeito pelos poetas da ffortíssimo da música nossa, no nossa história, o menestrel do despertar para uma edição que belo, o “Bel” que, óh! Em ode nasceu no Sentir, para permitir de muitas alegrias na canção a música de dentro, a música e poesia, na saudade de um do chão da gente, o Sentido, Rapaz Latino Americano, que

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ em pátria sagrada, a Música & Essência, o segundo movimento Poesia, se fez verbo e se tornou recebe o grande intérprete do vida entre dois que cria e canta, instrumento do Rei do Baião, encanta “trocando miúdos do Mestre , muitas canções”, até encontrar da geração seguidora do o tom em ressignificar a Música instrumento de teclas pretas e do Nosso Chão, o inventar e brancas elencadas à cortina de emocionar. sons, do folio, de forma que a Essência se fez no artista Toninho A alvorada dos sons abre a 2ª. Ferragutti, e um novo grupo Edição do Encontro Mestre & surgiu, a Orquestra Sanfônica Aprendiz – Tocando ffortíssimo Essência. com Hermeto Pascoal. com ele seu filho, o fantástico Harmônicos foi o concerto que percussionista Fábio Pascoal. a sonoridade referencial da Juntos apresenta uma vivência escola vienense se fez presente. inusitada com um coro de QuintetoCordas Arte do Som crianças, um grupo de percussão, formado pelos violinistas, Martin conjuntos de câmara e com Tuksa austríaco e o italiano um grupo sinfônico fazendo de Alessandro Borgomanero, Aquiraz-CE, o encontro dos sons, mais os brasileiros, Raïff àqueles que podem emocionar. Dantas Barreto, violoncelista; Em agosto de 2016, Hermeto Emerson De Biaggi, violista apresenta o concerto “Sentido”, e o contrabaixista Miguel em um momento divino por Dombrowski fizeram uma comemoração dos seus 80 anos simbiose da música europeia da de vida, reunindo músicos de 8 a I Escola de Viena com a Música 80 anos de idade. brasileira de concerto encerrando a programação de 2016. 43

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 2017! Um ano fértil. Com ele Schwebel, Joatan Nascimento; Acolhimento em todos os

44 o Duo Siqueira Lima para o trompista Celso Benedito; aspectos e sentidos no processo apresentar o concerto Uno o trombonista Lélio Alves construtivo do estudar, aprender, abrindo uma linda agenda e o tubista Renato Pinto da compartilhar amizade, novas musical em Aquiraz. Com eles, Costa, juntos, a maestria e sintonias, quando o pesquisador a expressão em total sintonia sutilezas que os mestres do e historiador, violonista Igor dos afetos, de forma que a recôncavo nos proporcionaram De Bruyn Ferraz nos trouxe a troca artística entre eles e os com conceitos metodológicos reflexão do sentido em ensinar aprendizes nos deu novos para estudos, repertório e aprender, visitar a memória talentos para serem revelados e e refinamento sonoro dos da nossa história e permitir que apreciados. instrumentos de metais, fez novas pessoas pudessem acessar nascer nos músicos aprendizes a música de um artista, poeta e Um Eco surge, na linguagem o gosto refinado para o fazer músico cearense, na homenagem dos Metais, com a residência música na sonoridade dos a Belchior; além de buscar o artística do fantástico Quinteto metais. crescimento no processo de de Metais da UFBA formado estudos de um instrumento, pelos trompetistas Heinz assim como respeitar e reconhecer o bem imaterial da nossa grandeza musical e cultural.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Música & Poesia, foi o conceito do concerto interpretados por Francis Hime e Olívia Hime. Sentir a poesia por meio da harmonia, a emoção na poética musical brasileira. Seu toque e sua alma gêmea, Olívia Hime, nos fez brasileiros encantados com brilho nos olhos que enxergou outro tempo, nos grãos de milho, na lua de cetim, brilhando um Rio Vermelho que corre no coração da mata atlântica ao som de quero-quero, sabiá, cutia, e de outros encantamentos que nos emociona colorindo o verde-amarelo, azul e branco de cada coração brasileiro.

Finalizando a 2ª. Edição, Música de Dentro, com a condução de Benjamim Taubkin, o inventar de nós mesmos fez uma trilha da música que cada um carrega e faz de seu mundo uma manifestação cultural. A interação com todos de dentro, com outros de fora, por cartas celestes, o jogo dos sons.

Por toda a temporada, a apreciação ao nosso artista residente, Fernando Sardo, que interagiu com Hermeto e Taubkin, nos honrou com sua arte de inventar, pois seus instrumentos fazem parte da vida sonora da Tapera das Artes. Sua arte é referência para seus aprendizes, que se ressiginificam na construção de novos instrumentos e na formação do grupo Catavento, formado por Joel Rocha, Alian Minerva e Alexandro Freitas. A envergadura artística nesse processo de troca nos faz crê que, ffortíssimo é a dinâmica que amplia o som que asce,n cresce fica forte e atinge o auge da intensidade e força sonora, raiz de sustentação longínqua expressão de um ato de emoção. Diálogos foram abertos em encontros espetaculares na formação de pessoas no fazer música, na beleza da arte em sintonia com o sentir para chegar mais dentro de nós mesmos, a fim de transformar, agregar e emocionar pessoas.gico. Ênio Antunes - Diretor artístico,musical e pedagógico 46

“Ser feliz e construir com o povo da calçada A poesia que até que enfim Soava e se esbanjava na maior Sem dó Como dizendo que nesse país O amanhã começa aqui.” Muitíssimo obrigado por tanto, por tudo.

Igor de Bruyn Ferraz

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ programação Tocando ffortíssimo

Hermeto Pascoal Quinteto de Sopros da Bahia Residência: 22 a 27/08/2016 Residência: 24 a 29/04/2017 Espetáculo: 27/08/2016 Espetáculo: 29/04/2017

Toninho Ferragutti Igor de Bruyn Ferraz Residência: 24 a 29/10/2016 Residência: 22 a 27/05/2017 Espetáculo: 29/10/2016 Espetáculo: 27/05/2017

QuintetoCordas Arte do Som Francis Hime Residência: 14 a 19/11/2016 Residência: 11 a 16/09/2017 Espetáculo: 19/11/2016 Espetáculo: 16/09/2017

Duo Siqueira Lima Benjamim Taubkin Residência: 03 a 08/04/2017 Residência: 27/10 a 02/12/2017 Espetáculo: 08/04/2017 Espetáculo: 02/12/2017 47

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Hermeto Pascoal Nascido em Olho d´Água e criado em Lagoa da Canoa, na época 48 município de Arapiraca, estado de Alagoas, em 22 de junho de 1936, Hermeto Pascoal se interessou pela música ainda criança. Aos oito anos já se apresentava com o acordeom de oito baixos de seu pai, em forrós e festas de casamento. Um apaixonado pelos sons da natureza faz dela sua matéria prima e inspiração na hora de compor.

Ao longo de sua trajetória, foi músico em diversas rádios, de Caruaru a São Paulo, onde, junto ao grupo Som Quatro, participa da sua primeira gravação em LP. Sua carreira internacional teve início em 1969, quando a convite de e , viajou para os Estados Unidos e gravou com eles dois LPs, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Em 1976 a participação em diversos festivais de jazz deu projeção à sua carreira. Em 1979, ovacionado no Festival de Montreux , gravou o álbum duplo Hermeto Pascoal Montreux ao vivo e seguiu para Tóquio, onde participou do LIVE UNDER THE SKY. Lançou o CÉREBRO MAGNÉTICO em 1980 e multiplica suas apresentações pela Europa.

Em 2008, como compositor de uma música livre, Hermeto autoriza publicamente “para os músicos do Brasil e do mundo” a liberação das gravações de sua discografia. Em 2017, após 15 anos sem novas produções em estúdio, lança o álbum duplo O Mundo dos Sons.

Residência: 22 a 27/08/2016 | Espetáculo: 27/08/2016

Instituições Participantes: Banda Marcial da Tapera das Artes

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 49

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Toninho Toninho é músico, compositor, 50 arranjador e possui uma extensa Ferragutti participação em centenas de cds e shows de artistas importantes no Brasil e no exterior como , Maria Bethânia, Dori Caymmi, , Maria Schneider, Mario Lajinha, Maria João, Chico César, Lenine entre outros.

Além de possuir solo e em parceria, com 2 indicações ao Grammy Latino (2000 e 2014), indicação aos Prêmio Tim (2007),Prêmio Governador do Estado de São Paulo(2011), Prêmio da Música Brasileira(2015).

Residência: 24 a 29/10/2016 | Espetáculo: 29/10/2016

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 51

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 52 Arte doSom Cordas Quinteto de Instituições Participantes: Residência: participação demusicistaseuropeus nocorpodoquinteto. horizontes defruiçãoartísticapautadonointercambioexpressocoma em circula eventos grupo O de e nacionais internacionais fim expa a processos emmúsicade câmara. pessoas,comolharsensívelcomo valoresagregadosnaformaçãode nos refinamento um possuem técnico músicos primoroso,Os a musical e (violino), Miguel Dombrowski(contrabaixo acústico) e Martin Tuksa (violino). Barreto (violoncelo), EmersonDiBiaggi(viola), Alessandro Borgomanero camerísticos renomados e nacional internacionalmente: D Raïff O Quinteto de Cordas Arte do Som é formadoporgrandesmúsicos Orquestra JacquesFiuza BeatrizKlein,Institutoe Lauro do Orquestra Bachiana Jovemde da Aquiraz, Tapera das Artes 14 a19/11/2016 |Espetáculo:19/11/2016

antas antas ndir ndir ssim ssim 53

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 54 Lima Siqueira Duo um violonistacomexcepcionais qualidadestécnicas elegânciamusical”. ede revistas domundoviolão,a “Classical Guitar Magazine”,quepublicou:“Ouvimos Bolívar Hall Guitar Festival,recebeu excelentes críticasde umadasmais importantes quandorealizougeração suaprimeira turnê naEuropa. Sua Londres, estréiaem no Center (Miami), Concertgebouw (Amsterdam), entre outros.Destacou-se emsua nas salasdegrandeprestígiocomoemLincoln Center (NovaIorque), New World São semprebemrecebidosnosprincipaiscentros musicaisna América Latinae bem comopassagens paraa África eRússia. concertos nasprincipaiscapitaiseuropeias, muitascidades na América doNorte, arranjos paradoisviolões.Desde 2003, jápercorreram omundorealizando virtuosismo técnico,carisma,perfeito entrosamento e ousadoseoriginais porseus Cecilia Siqueira eFernando deLima sãoreconhecidos mundialmentepelo ao popularda Latina.América maior prestígiodaatualidade. Seu trabalhoapresentamúsicasdorepertório clássico nos Estados Unidos, oDuo Siqueira Lima é umdosgruposdemúsicacâmara Prêmio Profissionais da Música no Brasil do 2015 Internationale P formada pela uruguaia Cecília Siqueira e pelomineiro Fernando Lima. Ganhador do Uma duplaconsiderada comoum fenômeno doviolãobrasileiro:Duo Siqueira Lima, Além de solista e camerista, Fernando desenvolve um trabalho profundo como Além desolistaecamerista,Fernando desenvolve um trabalhoprofundocomo pesquisador de repertório, arranjador e é professor do bacharelado em violão na pesquisador derepertório, arranjadoreéprofessor emviolãona dobacharelado Faculdade Cantareira em São Paulo. Residência: Instituições Participantes: - O Instituto Beatriz e Lauro (IBLF) Fiuza - Projeto Acordes Mágicos - Escola de Arte, Culturae Tecnologia deCasa VovóDedé - Universidade Estadualdo Ceará

- Escola de Música Battuta A 03 a08/04/2017 |Espetáculo:08/04/2017 ress ress Award 2014 55

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 56 O Quinteto de Metais da UFBA reune pérolas da produção intelectual brasileira, na sonoridade de instrumentos de Quinteto de sopro para metais, que passeia pela música brasileira de Metais da Gilberto Gagliardi à Chiquinha Gonzaga. Formado pelos professores doutores Heinz Schwebel (trompete), Joatan Universidade Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Federal da Bahia Benedito (trompa) e o mestre Renato Pinto (tuba), o grupo tem realizado importantes concertos nas diversas regiões do Brasil e da América do sul.

Nestas jornadas musicais os componentes também se dedicam em ministrar master class de performance, buscando compartilhar conhecimentos e experiências de anos de ensino acadêmico.

O Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia tem como proposta divulgar a música composta ou adaptada para esta formação, ampliando o cenário da música de câmara no Brasil através da criação de platéia e da qualificação de intérpretes.

Residência: 24 a 29/04/2017 | Espetáculo: 29/04/2017

Instituições Participantes:

- Orquestra de Sopros de Pindoretama - Escola de Música Chiquita Braga - Filarmônica Estrela da Serra - Universidade Estadual do Ceará

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 57

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Igor de Bruyn 58 Ferraz

Formado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e Especialização em Capacitação Docente em Música Brasileira, Igor De Bruyn deixou a música conduzir sua trajetória.

Com passagens que vão desde direção musical de teatro a atuação como professor, o artista-educador leciona violão no programa Fábricas de Cultura (Unidade Sapopemba) e guitarra pelo Guri Santa Marcelina.

Residência: 22 a 27/05/2017 | Espetáculo: 27/05/2017

Instituições Participantes:

• Escola Livre de Musica de Redenção • Escola de Arte, Cultura e Tecnologia Casa de Vovó Dedé

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 59

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 60 Francis Hime Participação especial de Olívia Hime

Francis Hime assumiu o papel de um dos principais protagonistas da música popular brasileira a partir da primeira metade dos anos 60. Especialmente dotado por uma versatilidade em compor sobre vários ritmos brasileiros, escrevendo sambas, frevos, modinhas, calangos, choros, etc., Francis conta com um eclético e talentoso grupo de parceiros para suas canções, tais como: , , Ruy Guerra, Geraldo Carneiro, , Olivia Hime, Gilberto Gil, Paulo César Pinheiro, Cacaso, Capinam, Adriana Calcanhoto, , Lenine, Joyce, Moraes Moreira, Georges Moustaki, Livingston & Evans, Sergio Bardotti, entre outros.

A partir dos anos 80, Francis começou também a escrever peças eruditas. Em 2000, compôs a Sinfonia de Rio do Janeiro de São Sebastião, com estreia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como solistas Lenine, Leila Pinheiro, Olivia Hime, Zé Renato e Sérgio Santos, com Francis regendo a orquestra sinfônica. O compositor regeu esta sinfonia ainda em duas outras ocasiões: em 2002, na Praia de Copacabana, para um público de mais de 20.000 pessoas, e na UNESCO, em Paris, encerrando as festividades do ano França-Brasil de 2005. Já em 2008, Francis concluiu também a partitura da “Ópera do Futebol”, ópera em 4 atos, com “libretto” de Silvana Gontijo, ainda inédita.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ No campo da música popular, em 2014, Francis lançou pelo selo SESC o CD “Navega Ilumina” em comemoração aos seus cinquenta anos de carreira. Trata-se de um CD de músicas inéditas em parceria com Geraldo Carneiro, Olivia Hime, Thiago Amud, Joana Hime, e uma letra antiga e inédita de Vinicius de Moraes que Francis achou em seus guardados, “Maria da Luz”. Em 2015, lançou pela gravadora Biscoito Fino o CD e DVD “Francis Hime 50 Anos de Música”, em comemoração aos seus 50 anos de carreira.

Residência: 11 a 16/09/2017 | Espetáculo: 16/09/2017

Instituições Participantes: strantunes • Escola Livre de Música de Redenção • Orquestra Jacques Klein e Coral infanto-juvenil, do Instituto Beatriz e Laura Fiuza

Aos queridos amigos, da Tapera das Artes, parabéns pelo encontro, pelo belo trabalho e por tanta musicalidade que veio a tona nestes dias. Um abraço carinhoso!

Francis Hime 61

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Benjamim Taubkin 62

A música brasileira e seu diálogo com as outras culturas vêm sendo o campo de atividade do pianista, arranjador, compositor e produtor musical.

Iniciou o estudo do piano aos 18 anos e logo passou a se dedicar integralmente a esta atividade. Participa como músico e/ou produtor em mais de 150 projetos. É responsável pelo projeto Núcleo Contemporâneo – gravadora, produtora e um centro cultural na cidade de São Paulo.

Desde 1997 iniciou diferentes projetos musicais como a Orquestra Popular de Câmara, o conjunto de choro Moderna Tradição, o trabalho com o grupo de musica tradicional Abaçaí, o quarteto de jazz Trio + 1, o Coletivo América Contemporânea, que reúne músicos e repertório de países da América do Sul, e outros inúmeros projetos. Vem colaborando com músicos de diversos países como Marrocos, África do Sul, Índia, Israel, Espanha e Colômbia.

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ Posso relatar que vivi Tem se apresentado regularmente uma linda experiência estes dias na Tapera. do piano solo à orquestra sinfônica em festivais e centros culturais no Houve uma abertura desde o princípio de Brasil, América Latina, Canadá, todos os envolvidos. Estados Unidos, Europa e Oriente O que permitiu que a Médio. Realizou também concertos música fosse surgindo. e residências artísticas no Marrocos e E creio que vivemos aqui o que a música na Coréia. pode proporcionar. Alegria, harmonia e Neste ano de 2017, tem dois filmes amizade! lançados- O Piano que Conversa, Benjamim Taubkin – que acompanha cinco encontros mestre do Encontro musicais com Taubkin, envolvendo 20 tocando fortissimo, em músicos de varias partes do mundo e outubro de 2017. Musica Pelos Poros , que documenta uma residência musical na Fazenda da Serrinha, reunindo 11 artistas de diversos países. Ambos filmes foram prêmio de publico nos festivais In Edit e Festival Latino - Americano de Cinema.

Residência: 27/10 a 02/12/2017 Espetáculo: 02/12/2017

Instituições Participantes: • Projeto Acordes Mágicos • Centro de Integração Social de Fortaleza 63

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 64 Tocando ffortíssimo

números gerais

800 1000 200 estudantes de crianças, vinculados instituições convidadas adolescentes à Tapera das Artes e jovens

3.500 08 08 público geral residências concertos artísticas

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ “Maravilhoso! Um trabalho que deixa as crianças com vontade de aprender, elas nunca perdem o entusiasmo e ao mesmo tempo tiram muito proveito de tudo que elas conseguem produzir. Nos sentimos realmente honrados de estar participando!”

Cecília Siqueira 65

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 66 FICHA TÉCNICA

Temperando Cravos Motoristas: Antônio Glasilai, Francisco Tapera das Artes Chagas, Neemias Freitas Presidente: Magno Miranda Seguranças: Presidente do Conselho Benedito Oróziano, João Consultivo: Ritelza Cabral Evangelista

Direção artística-pedagógico: Coral A Battuta Ênio Antunes Diretor Musical: Tesoureira: Ricardo Gadelha Josiane Monteiro Gadelha Grupo Vitrola Nova

Gestora de Projetos: Direção Artística e Musical: Karla Moreira Carlos do Valle

Financeiro: Orquestra Bachiana Gilvam Santana Jovem de Aquiraz

Assistente de Produção: Regente: Isabelle Guedes Marcelo Bugi Sinfonietta Tapera das Artes & Coordenação: amp; Canto Livre Elisangela Almeida Diretor Artístico e Musical: Serviços Gerais: Ênio Antunes Maria de Fatima, Roseana Aderaldo

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ “Essa coisa de trazer a criançada pra dentro da cultura é muito bacana porque abrange não só a parte musical como cultural. É um desenvolvimento de vivência em grupo. Um trabalho sempre gratificante. Eu e Hermeto viemos colocar um pouquinho de cimento nessa grande obra que vocês estão fazendo aí. Parabéns! Espero que não seja a primeira e também não seja a última vez”

Fábio Pascoal 67

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ 68 FICHA TÉCNICA

Tocando ffortíssimo

Tapera das Artes Financeiro: Gilvam Santana Presidente: Magno Miranda Assistente técnico: Clarisse Freitas, Emiliane Felipe Presidente do Conselho: Consultivo: Ritelza Cabral Serviços Gerais: Maria de Fatima Direção artística-pedagógico: Ênio Antunes Motoristas: Francisco Chagas, Antônio Relações Institucionais: Glacislae e Nemias Freitas Adriana Patrício Seguranças: Tesoureira: Benedito Oróziano, João Josiane Monteiro Gadelha Evangelista e Ivando Carvalho

Gestora de Projetos: Karla Moreira

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ “Você fica imerso em todo trabalho que é realizado aqui, não tem como não ficar emocionado com tudo que se vê, com o poder da música que faz as pessoas se tornarem presentes. A música e o esporte tem um poder avassalador, a população tem que ver isso e exigir que esse tipo de projeto seja presente no dia a dia. É um facilitador para uma sociedade melhor.”

Toninho Ferragutti 69

ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ