<<

REVISTA PONTO DE VISTA ISSN: 1983-2656 N.9 – vol. 3 – 2020 1

Vistosa Florestal das .

Wagner J. Amaral1

Figura 1: Fotos do município de Florestal - MG

Fonte: Autor do trabalho, 2020.

Cidade universitária é Florestal-MG! Dos estudantes vem à maior parte do sustento, também da pouca agricultura familiar e da pecuária vão se mantendo. Possui baixa população demográfica e tem espaço territorial pequeno, o seu adjetivo é pacato. Tem em seu bioma plantas do Cerrado sendo a maior parte da Mata Atlântica, o que torna a fauna e a flora ricas. Com a vegetação mista, enriquecida por espécies de plantas exóticas e através de indução por regeneração natural vem crescendo em poucos e pequenos trechos de terras as nativas, sofrem perdas as áreas verdes que infelizmente vêm sendo destruídas. Os animas que têm são típicos dessa região, porém vêm outros bichos em período de imigração como alguns exemplos de visitantes vêm os pássaros Biguá também chamado Corvo Marinho, o Bigodinho mais conhecido como Papa Capim ou Estrelinha e algumas espécies de Turdus os famosos sabiás “cantores”. O Camarão/Lajes é o principal ribeirão da cidade, mas poderia ser limpo e bonito. Ele abastece todo o município, logo deságua no Rio com destino ao São Francisco. Também possuí uma usina hidrelétrica.

1 Graduando no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFV - Campus Florestal. E-mail: [email protected]

COLÉGIO DE APLICAÇÃO-COLUNI / UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA https://periodicos.ufv.br/rpv

2 ISSN: 1983-2656 N.9 – vol. 3 – 2020 REVISTA PONTO DE VISTA

O sistema local de aterro controlado de resíduos do lixo é precário, não tem nada de sanitário. É construído próximo ao ribeirão Lajes na barragem que pode receber resíduo e chorumes, os quais prejudicam as comunidades e biodiversidades. Em seu território geográfico tem vales, planícies e colinas. Algumas residências no município estão localizadas bem próximas a áreas de preservação permanente (APPs) e principalmente perto das bordas na calha do rio. Das Construções de casas em geral tem algumas antigas e a maioria delas modernas, tem poucos prédios no centro da cidade, não havendo até então barracões de sem teto. O clima é tropical de altitude, também tem estações bem secas. Resiliente nos períodos existentes, ainda possui: inverno dos mais frios da região metropolitana de e o calor muitas vezes fresco por causa das vastas áreas de mata que tem, mas estão deixando de ser verde. Tem o custo de vida alto, devido à falta de alguns tipos de comércios. Também existe necessidade de concorrência para os empreendimentos e isso eleva o preço de vendas das mercadorias e desfavorece consumidores e moradores, ainda não gera emprego nem renda. No centro urbano moro, na UFV- CAF/ Campus Agrário de Florestal estudo! Busco evoluir minha mente para ter um melhor futuro. Aqui estudo! Vou me graduar! Faço o curso de Gestão Ambiental, para o emprego especializar. Tem pessoas que me perguntam “quando concluir o estudo, o que vai fazer? Vai sair da cidade, montar empresa ou aqui arrumar emprego e para sempre viver?” Logo irei responder. Da população alguns falam que são nativos, outros mudaram para cá e não sairão, querem ficar até velhos alojar. Em relação a minha formação não sei o que será de minha vida. Pois da academia discente deixarei de ser, docente pensarei se vou querer! Se estudar mais, farei mestrado e doutorado. Sei que posso vencer. Terei sempre um coração de estudante nunca deixando de ler. O município é bom para se viver, tem sossego! De ruim, tem pouco o que fazer é fraco no lazer, não há oportunidade de emprego, para satisfazer, que bom que tem a UFV. Caso for embora guardarei as melhores lembranças de minha época na Universidade. Das idas ao estádio do Mineirão, em que assisti a meu time cruzeiro do coração, que bate a emoção e se perde, a dor arde em mim, invade. REVISTA PONTO DE VISTA ISSN: 1983-2656 N.9 – vol. 3 – 2020 3

As idas ao Aeroporto do município de Pará de Minas, na escola da aviação em que dei voltas de avião e vi Florestal de cima, que maravilha! Adeus à galera do coral UFV-CAF dos ensaios e das apresentações de shows no Ginásio da Faculdade. Também nas cidades de e no Shopping Partage, na igreja e no asilo em Florestal que deixou recordação eterna do canto de felicidade. O Santuário de São Sebastião em todo contexto, grato deixo meu eterno apreço, o teatro que conduz as festas de São Pedro, Santo Antônio e São João, também Corpus Christi e na semana santa que encenamos a morte e a ressurreição de Jesus. Ao grupo de Jovens e ao de Oração, meus amigos, minha cultura, religião, colegas e professores da universidade no meu coração ficarão guardados, levarei comigo na lembrança e o sentimento de muitas saudades.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO-COLUNI / UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA https://periodicos.ufv.br/rpv