ANEXO I

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Unidade de Ensino: E. M. DEP. CLÁUDIO MOACYR DE AZEVEDO

Professor(es):

Ano/Turma: Disciplina: L. PORT. / MAT. / HIST. Período de Complementação:

9º ANO – T 900 e 901 GEOG./ ING. / ED. FIS./ CIÊNCIAS/ PROD. TXT./ GEOM E ARTE De 31/03/2020

Turno: Carga horária do Período de a 09/04/2020 MANHÃ Complementação:

Justificativa:

Considerando a pandemia que o país enfrenta e as medidas que os serviços de saúde e sanitários vêm tomando para conter a disseminação do vírus COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Iguaba Grande, com base nas propostas, feitas pelos órgãos responsáveis, para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid -19 na educação, vem apresentar as orientações relacionadas as atividades que serão destinadas, como estratégia de complementação e auxílio à aprendizagem dos alunos da Rede

Municipal de Ensino. Cabe ressaltar que as atividades propostas, em COMPLEMENTAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPLEMENTAÇÃO um primeiro momento, devem ser complementares e não substitutivas às aulas.

1

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE 2020

Srs. Pais/Responsáveis

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Iguaba Grande, pensando neste momento em que nossas crianças precisam estar em casa em virtude da pandemia ocasionada pelo COVID - 19, coronavírus, vem através das Unidades de Ensino, respeitando as especificidades de cada uma, orientar na organização de material complementar de aprendizagem, que tem como objetivo possibilitar que as crianças possam falar de suas ideias, seus sentimentos e atitudes através de atividades propostas e organizadas por cada Unidade de ensino, coordenada pela Equipe Diretiva e Equipe de Suporte Pedagógico à Docência, elaborada e acompanhada pelo Corpo Docente, com vistas às intervenções, sempre que for necessário, contando com o apoio da Equipe Secretaria Municipal de Educação.

Acreditamos na potência de nossas crianças e que, diante de situações tão complexas, elas podem responder com criatividade, solidariedade e compreensão, contando com a participação dos pais/responsáveis, que também acreditam nesta relação em que todos podem aprender e ensinar em situações adversas.

A proposta é que a criança, com a participação das pessoas que com elas ficarão no período que estiverem em casa, realizem as atividades propostas por sua Unidade de Ensino, na perspectiva de mantê-las próximas e atuantes do/no processo pedagógico, que é importantíssimo para o seu desenvolvimento e aprendizagens e, além disso, contarão com o suporte da sua Unidade Escolar e do professor da turma, para que eventuais dúvidas sejam sanadas.

Entendemos que é na interação que os laços de confiança e amizade se fortalecem e que eles são necessários para a formação de sujeitos críticos, conscientes e atuantes no mundo em que vivem.

Receba meu abraço de incentivo

Fred de Carvalho Ferreira Secretário Municipal de Educação e Cultura

2

Escola Municipal Deputado Claudio Moacyr de Azevedo

Data: 31/03/2020

Sr. Responsável,

Conforme determinação do nosso Secretário de Educação Sr. Fred Carvalho, em virtude da pandemia do novo Corona Vírus, nós da Equipe Diretiva, Suporte Técnico, Coordenação e Secretaria, estamos trabalhando em prol dos nossos alunos, no intuito de mantermos os mesmos ativos, com relação aos estudos.

Dessa forma, estaremos disponibilizando material impresso, via redes sociais e aulas interativas com os nossos professores. Sabemos que muitos não têm como acessar as redes sociais e nem mesmo como imprimir o material que será disponibilizado.

No primeiro momento que se refere ao período de 31/03 à 09/04/2020, estaremos enviando em FORMA

DE APOSTILA, as primeiras avaliações que seriam aplicadas na semana de 23/03 a 27/03.

Essa primeira APOSTILA, tem como intuito, fazer uma recapitulação dos conteúdos lançados desde o início do ano letivo. Enfatizamos que mesmo que as atividades tenham escrito AVALIAÇÃO e contenham Pontuação, as mesmas NÃO SERÃO UTILIZADAS COMO AVALIAÇÃO. É de suma

IMPORTÂNCIA, que as ATIVIDADES SEJAM TODAS REALIZADAS NO CADERNO DE CADA

DISCIPLINA, E AS ATIVIDADES DEVERÃO TAMBÉM SER GUARDADAS, pois no retorno das atividades escolares, as mesmas serão corrigidas pelos professores.

Contamos com a Vossa habitual colaboração, para que juntos com responsabilidade possamos ter força para encarar essa pandemia do novo Corona Vírus.

Atenciosamente, Equipe Claudio Moacyr 3

LÍNGUA PORTUGUESA II – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 1º TRIMESTRE – SEMANA DE 06/04 A 09/04

ATIVIDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO

LIVRO GERAÇÃO ALPHA - 9º ANO (PÁGINAS 12 A 16)

ATENÇÃO: TODAS S ATIVIDADE DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO DA DISCIPLINA.

CIÊNCIAS 1º TRIMESTRE – SEMANA DE 31/03 A 09/04

CIÊNCIAS

LIVRO - 9º ANO (PÁGINAS 16 A 32)

ATENÇÃO: TODAS S ATIVIDADE DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO DA DISCIPLINA.

4

5

Escola Municipal Dep. Claudio Moacyr de Azevedo Aluno (a): ______Nº:_____ Turma:______Ano: 9º Data:____/____/ 2020 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Sylvia Costa Barbosa Gomes Valor: 30

Teste de Língua Portuguesa / 1º Trimestre

Leia o texto para responder às questões de 1 a 7.

SECRETÁRIA

O teste definitivo para você saber se está ou não integrado no mundo moderno é secretária eletrônica. O que você faz quando liga para alguém e quem atende é uma máquina? Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema? É apenas um gravador estranho com uma função a mais. Mas aí é que está. Não é uma máquina como qualquer outra. É uma máquina de atender telefone. O telefone (que eu não sei como funciona, ainda estou tentando entender o estilingue) pressupõe o contato com alguém e não com alguma coisa. A secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa estabelecida. É desconcertante. Atendem e é alguém dizendo que não está lá! Seguem instruções para esperar o bip e gravar a mensagem. É aí que começa o teste. Como falar com ninguém ao telefone? Um telefonema é como aqueles livros que a gente gosta de ler, que só tem diálogos. É travessão você fala, travessão fala o outro. E de repente você está falando sozinho. Não é um monólogo. É diálogo só de um. - Ah, sim, bom, hummm... Olha, eu telefono depois. Tchau. O "tchau" é para a máquina. Porque temos este absurdo medo de magoá-la. Medo de que a máquina nos telefone de volta e nos xingue, ou pelo menos nos bipe com reprovação. Sei de gente que muda a voz para falar com secretária eletrônica. Fica formal, cuida da construção da frase. Às vezes precisa resistir à tentação de ligar de novo para regravar a mensagem porque errou a colocação do pronome. Outros não resistem. Ao saber que estão sendo gravados, limpam a garganta, esperam o bip e anunciam: - De Augustín Lara ... E gravam um bolero. Talvez seja a única atitude sensata. (Luís Fernando Veríssimo)

1) "Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema?" (linhas 3 e 4). A pergunta final desse segmento: (2 pontos)

(A) é feita pelo próprio autor do texto. (B) é questão atribuída à secretária eletrônica. (C) é da autoria da "gente que nem pensa nisso". (D) parte de quem não é atendido pela secretária com naturalidade. (E) questiona o problema de não haver quem atenda o telefone.

2) A afirmação que cabe ao texto como um todo é que ele (2 pontos)

(A) indica uma solução para os problemas de comunicação. (B) elogia a tranquilidade dos que não temem as máquinas. (C) ironiza a falta de educação da secretária eletrônica. (D) critica amargamente os novos meios tecnológicos. (E) destaca a desumanização nas relações humanas.

3) O trecho entre parênteses no segundo parágrafo — que eu não sei como funciona, ainda estou tentando entender o estilingue — tem a função de (2 pontos)

(A) transmitir um tom crítico ao texto. (B) situar o texto em tempos passados. (C) fazer pouco das máquinas modernas. (D) mostrar a competência tecnológica do autor do texto. (E) demonstrar a inadequação do autor diante das coisas modernas.

4) “A secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa estabelecida”; a “expectativa” referida no texto é a de que: (2 pontos)

(A) se possa deixar um recado. (B) se entre em contato com alguém. (C) a secretária eletrônica esteja ligada. (D) se possa seguir as instruções da máquina. (E) não tenham ligado a secretária eletrônica.

5) No trecho Assinale a opção que classifica corretamente as classes de palavras a que pertencem os termos destacados no trecho abaixo. (2 pontos)

“Talvez seja a única atitude sensata.” (linha 22)

______

6) A palavra destacada em “Porque temos este absurdo medo de magoá-la.. ” (linha 13) é um substantivo: (2 pontos)

(A) coletivo, comum, concreto, derivado e simples. (B) comum, abstrato, derivado e composto. (C) próprio, concreto, primitivo e simples. (D) comum, abstrato, primitivo e simples. (E) comum, concreto, primitivo e simples.

7) Leia o trecho abaixo:

“Medo de que a máquina nos telefone de volta e nos xingue, ...” (linhas 13 e 14)

Considerando os verbos empregados nas orações, identifique e classifique o sujeito de cada verbo, justificando a sua classificação. (3 pontos)

______

8) Assinale a opção que apresenta uma locução adjetiva. (2 pontos)

(A) Fez o teste a lápis. (D) Voltaram sem dinheiro algum. (B) Viajei com os amigos. (E) Comprei uma cadeira de balanço. (C) Ela gosta de sair de moto.

9) (UEPG-PR - adaptada) Em “A cigarra começa a cantar assim que a primavera chega”, a palavra a classifica- se, respectivamente, como: (2 pontos)

(A) artigo, artigo, artigo. (D) artigo, preposição, artigo. (B) preposição, artigo, artigo. (E) preposição, preposição, artigo. (C) artigo, artigo, preposição. 10) Leia: Faça piadas velhas para pessoas novas e piadas novas para pessoas velhas. (Jô Soares)

Considerando o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA. (2 pontos)

(A) Se o termo novas fosse colocado antes de pessoas, o sentido do texto poderia ser alterado: Faça piadas velhas para novas pessoas. (B) Como o autor repete as palavras novas e velhas, elas deixaram de ser adjetivos e passaram a ter valor de substantivo. (C) Nas duas situações, as palavras novas e velhas são adjetivos, pois caracterizam os substantivos piadas e pessoas. (D) O autor faz um jogo com os adjetivos novas e velhas e com os substantivos piadas e pessoas. Isso torna o texto criativo.

11) Indique a circunstância expressa pelas locuções adverbiais em destaque nas orações abaixo. (4 pontos – 0,5 cada) a) Os meninos de rua podem morrer de frio. ______b) Quando estão juntos, sempre falam de futebol. ______c) O aluno chegou de moto. ______d) Ele juntou dinheiro para viajar no fim de semana. ______e) Ela viajou para a Inglaterra semana passada. ______f) O cozinheiro se machucou com a faca. ______g) Fizeram a atividade com atenção. ______h) As crianças saíram com os pais. ______

Leia as frases abaixo para responder à questão 12.

I. Preciso de apenas um minuto para resolver essa questão. II. Na prova, havia um texto sobre tecnologia.

12) Considerando a classe gramatical e o sentido empregado, explique o que existe de diferente entre as duas palavras destacadas. (3 pontos)

______

13) (Fumec-MG) O termo em destaque é um adjetivo desempenhando a função de um substantivo em: (2 pontos)

(A) “É uma palavra assustadora.” (B) “Ele é meu braço direito, doutor.” (C) “Num joguinho aceita-se até o cheque frio.” (D) “O coitado está se queixando dela com toda a razão.” (E) “Entre ter um caso e um casinho, a diferença, às vezes, é a tragédia passional.”

LÍNGUA PORTUGUESA II – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (9º ANO) 1º TRIMESTRE – SEMANA DE 31/03 A 03/04

GÊNERO TEXTUAL – O CONTO

O Conto é uma narrativa breve, escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo, personagens, tempo e espaço. Os maiores contistas brasileiros são: Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, , , Luiz Fernando Veríssimo e Dalton Trevisan. A estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de texto é formado por apenas uma história e um conflito.

Estrutura do conto

Sua estrutura está dividida da seguinte forma:

Introdução (ou apresentação): apresentação da ação que será desenvolvida. Nesse momento inicial, há uma breve ambientação do local, tempo, personagens e do acontecimento. Desenvolvimento (ou complicação): formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o desenvolvimento da ação. Clímax: momento mais importante da narrativa, aquele de maior tensão, no qual o conflito atinge seu ponto máximo. Desfecho: solução dos fatos narrados, encerramento da narrativa com desfecho surpreendente, podendo se revelar como trágico, cômico, triste, alegra, entre outras formas.

Elementos do Conto

Os elementos que constituem o conto são: 1. Espaço: local em que se desenvolve a narrativa, seja numa casa, rua, parque, praça, etc. Por serem narrativas breves, o espaço no qual se desenvolve a trama, deve ser um espaço reduzido.

2. Tempo: designa o tempo em que se passa a narrativa, sendo classificado em: tempo cronológico (exterior) e tempo psicológico (interior).

3. Foco Narrativo: trata-se do narrador, sendo classificado em:

a) narrador-personagem: o narrador é um dos personagens. Texto narrado na primeira pessoa do singular. b) narrador-observador: conhecedor da ação, mas não participante da narrativa. Texto narrado na terceira pessoa do singular. c) narrador onisciente: conhece a história e todos os personagens envolvidos nela. Texto narrado na terceira pessoa do singular.

4. Personagens: indivíduos (seres) que participam da narrativa, sendo classificadas, dependendo do foco em: personagens principais ou personagens secundárias. Por ser uma narrativa curta, o conto possui poucos personagens.

ATIVIDADES (AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS NO CADERNO)

Leia o texto abaixo para responder às atividades propostas.

Tentação

Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva. Na rua vazia, as pedras vibravam de calor – a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta, nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvara era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado, apertando-a contra os joelhos.

1

Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão em Grajaú. A possibilidade de comunicação surgiu no ângulo quente da esquina, acompanhando uma senhora, e encarnada na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um basset ruivo. Lá vinha ele trotando, à frente da sua dona, arrastando o seu comprimento. Desprevenido, acostumado, cachorro. A menina abriu os olhos pasmada. Suavemente avisado, o cachorro estacou diante dela. Sua língua vibrava. Ambos se olhavam. Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser, lá estava a menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir. Ela olhava-o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu-a desafinado. Ele nem sequer tremeu. Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo. Os pelos de ambos eram curtos, vermelhos. Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se com urgência, com encabulamento, surpreendidos. No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos, lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes de Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam. Mas ambos eram comprometidos. Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada. A dona esperava impaciente sob o guarda-sol. O basset ruivo afinal despregou-se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa mudez que nem pai nem mãe compreenderiam. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina. Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.

(Clarice Lispector. A legião estrangeira. 14 ed. São Paulo: Siciliano, 1996. p. 69-71)

ATIVIDADE 01 – O texto retrata uma situação especial vivida por uma menina. a) O que provavelmente a menina fazia sentada na porta de casa, às duas horas da tarde? b) Nos trechos “como se não bastasse a claridade das duas horas” e “a cabeça da menina flamejava”, a menina é associada ao sol ou à luz solar. Em que se baseia essa associação?

ATIVIDADE 02 – O texto “Tentação” é um conto. O conto pertence aos gêneros narrativos ficcionais. Os textos narrativos apresentam alguns elementos em comum, como fatos, personagens, tempo, espaço, narrador. No conto lido: a) Quais são as personagens envolvidas na história? b) Onde acontecem os fatos narrados? c) Que tipo de narrador o texto apresenta: narrador-observador ou narrador-personagem? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE 03 – O narrador, em certo momento, deixa transparecer sua participação na história narrada, embora num papel secundário. Retire do texto um trecho que evidencia a presença do narrador como personagem.

ATIVIDADE 04 – A chegada de um cão basset provoca uma mudança na cena inicial. a) Qual a reação da menina e do cão quando se veem? Justifique sua resposta com elementos do texto. b) Qual o motivo dessa reação?

ATIVIDADE 05 – A menina estava sentada num degrau à porta da casa. Diz o narrador: “O que a salvava era uma bolsa de velha de senhora [...]. Segurava-a com amor conjugal já habituado”. a) Que tipo de relacionamento a menina parecia ter com essa bolsa? b) Por que o cão parecia ser “a solução para a criança vermelha”?

ATIVIDADE 06 – Qual é o desfecho do texto?

2

Escola ESCOLA Municipal MUNICIPAL Dep. DEPUTADO Claudio Moacyr CLAUDIO de MOACYRAzevedo A PROFESSORluno (a): ______(A).: Leidiane Monteiro DATA: _____/______/ 2016 Nº:_____ Turma:______Ano: 9º Data:____/____/2020. DISCIPLINA: Álgebra ANO: 9º Turma:______Disciplina: MATEMÁTICA I ALUNO(A):______Professora: LEIDIANE MONTEIRO 1º Bimestre Valor: 60 pontos NOTA: 1º TRIMESTRE Valor: 30 pontos

Teste de Matemática I 1- Calcule e marque a alternativa correta das questões abaixo: (5 pontos)

8 8 2 2 2 2 a) ( )4 : ( )-3 = ( ) ( )5 ( ) ( ) 1 ( ) ( )4 ( ) ( )3 3 3 3 3 3 3 b) 98 : 9-3= ( ) 3-3 ( )313 ( ) 35 ( ) 312 c) ( -2)3 . ( - 2)-3 = ( ) 246 ( )253 ( )186 ( ) 203

4 2 2 2 8 6 d) ( )4 . ( )4 = ( ) ( )8 ( ) ( )4 ( )( )4 ( ) ( )8 3 3 32 6 32 12 e) [( - 52 )-2]5 = ( ) (-5)9 ( ) (-5)18 ( ) (-5)5 ( ) (-5)20

2- O valor da expressão 7+ √25 é: (5 pontos) 4 a) 3 b) 5 c) 12 d) 4

3- Resolva as potenciações: (10 pontos) a) -6 ⁻² = f) (- 3)4= b) -5 ⁻4 = g) ( 0,8)0= c) ( - 3)4= h) ( - 4)3= 1 d) (− )3= i) ( -7)3= 5 2 e) ( )2= j) ( +2)6= 6

4- Resolva: (10 pontos) a) 23 - √81 = b) 2 √7 + 3 √7 = c) 3 √8 - 9 √8 = d) 3√8 + 3√8 - 43√8 = e) √75 -2 1√2 + √27 = f) 7 √2 - 2 √8 +3 √32= g) 3 √2 - √18+ 5 √8 - √50 = h) √98 - √18 -5 √32 = i) 3 √2 . 4 √7 = 3 3 j) √12 : √4

Boa prova!!!

E. M. DEPUTADO CLAUDIO MOACYR DE AZEVEDO DATA: ____ /____ / 2020 PROFESSOR(A): Argeo Pessoa 9º ANO TURMA: ____ NOME: ______Nº: _____ TESTE DE GEOMETRIA AV1 1º trimestre - Valor: 30 pontos

Nota:_____ 1)Indique os segmentos congruentes nas retas paralelas . Sabendo que as medidas entre elas , medem 3cm.(4 pontos) n

D a

M b

K c

N d

2)Como são chamadas as retas que estão ,uma ao lado da outra e nunca se encontram ? (4 pontos)

3)Como é chamado a reta que corta um feixes de retas paralelas?(4 pontos)

4)Considere as figuras seguintes, em que a//b//c. Nessas condições, determine o valor de x em cada uma das figuras. (6 pontos cada) a) a b) 5 x

4,5 3 b

5,4 x

c

c 3 b x -1 a

c) 20 16 a

b

50 x c

Escola Municipal Dep. Claudio Moacyr de Azevedo Aluno (a): ______Nº:_____ Turma: ______Ano: 9º Data: ____/____/2020. Disciplina: História Professor (a): Ellem Valor: 30 Nota:

PROVA (B) TESTE DE HISTÓRIA 1º TRIMESTRE Cada questão vale 0,3

01: Marque abaixo a alternativa que mostra quem foi Julio de Castilhos? a) presidente do estado da Paraíba; b) presidente da província do Maranhão; c) presidente do estado do Rio Grande do Sul; d) presidente do estado do ;

02: Durante a Primeira República no Brasil (1889-1930), "Política do Café com Leite" representou: a) uma política econômica de incentivo à produção e à exportação de café e leite. b) a predominância, no comando político do Governo Federal, das oligarquias paulista e mineira. c) a reação das oligarquias do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul contra o monopólio de poder dos paulistas. d) uma campanha publicitária promovida pelo governo federal destinada a atrair investidores estrangeiros, por meio da divulgação das riquezas do Brasil.

03: Cite abaixo o nome dos quatro primeiros presidentes da república, apontando a qual períodos pertencem. ______04: Cite abaixo pelos menos três características da constituição de 1891: ______05: Explique nas linhas abaixo como era manipulado o processo eleitoral nos primeiros anos da república com a prática eleitoral denominada “VOTO DE CABRESTO” ______06: Sobre o principal personagem da Proclamação da República, o marechal Deodoro da Fonseca, é correto dizer que: a) nunca havia se envolvido em assuntos políticos até o dia 15 de novembro de 1889. b) não era monarquista, haja vista que se recusou a lutar na Guerra do Paraguai. c) não era republicano, mas era contrário ao gabinete imperial da época D. Pedro havia nomeado alguns de seus opositores. d) sempre teve convicções republicanas, vivendo uma luta constante pela quebra da monarquia.

07: Explique a revolta da Armada citando o principal argumento utilizado para essa rebelião. ______08: Em que dia é celebrado a proclamação da República do Brasil? a) 14 de novembro de 1889. b) 15 de novembro de 1989. c) 15 de novembro de 1889. d) 13 de dezembro de 1891

09: Dentre as afirmativas abaixo que opção refere-se à uma medida tomada pelo presidente Deodoro da Fonseca ao declarar estado de sítio: a) dissolução do congresso; b) ameaçar os cafeicultores paulistas; c) quebrar a bolsa de valores; d) expulsar Floriano Peixoto do país;

10: Os primeiros anos da república brasileira, e a República da Espada em particular, foram anos de adaptação e, portanto, marcados por muitas crises. Uma dessas crises ficou conhecida como Encilhamento. A respeito do Encilhamento, encontre a alternativa correta: a) o Encilhamento foi uma crise política que marcou a disputa de Deodoro da Fonseca e Rui Barbosa, com o presidente brasileiro tentando utilizar de seu cargo para destituir Rui Barbosa de sua função a todo custo. b) o Encilhamento foi uma rebelião que aconteceu no Rio Grande do Sul, quando tropas monarquistas rebelaram-se e iniciaram uma luta contra as forças federalistas leais ao governo. c) o Encilhamento foi uma forte crise econômica que atingiu o Brasil como fruto da desastrada política econômica praticada por Rui Barbosa e gerou desvalorização da moeda e crescimento da inflação. d) os efeitos do Encilhamento só foram contidos durante a gestão de Epitácio Pessoa (1919-1922).

Questões bônus

• Nas questões bônus você poderá eliminar duas questões em que tenha mais dificuldade de desenvolver. • Não podendo ser duas dissertativas. (de escrever) • Você deverá fechar seu teste com 10 questões para pontuar sua nota.

11: As charges abaixo representam desdobramentos importantes da política nos primeiros anos da república:

a) A primeira representa um esquema político de revezamento no poder entre dois estados, cite o nome desse esquema e os estados que detinham a predominância:______. b) Como ficava o cenário político para os outros estados? ______c) Aponte pelo menos três desses estados:______. d) A segunda charge representa a fragilidade do processo eleitoral totalmente fraudulento, nela podemos ver a figura de um homem com chapéu segurando o eleitor por uma corda. Com base nessas informações cite quem é esse homem, como acontecia esse processo fraudulento e o nome que ele recebeu? ______

Lembrem-se: Em breve estarão sendo vestibulandos, farão ENEM e vestibulares para ingressos em Universidades. Nesta prova vocês terão algumas questões para começarem a se habituar.

Caneta preta ou azul - não rabisque – marque apenas uma opção. Questões rasuradas serão anuladas - prova é documento. Leiam com atenção antes de fazer!!! Boa Sorte! Com carinho, Ellem.

Escola Municipal Dep. Claudio Moacyr de Azevedo Aluno (a): ______Nº:_____ Turma:______Ano: 9º Data:____/____/ 2020 Disciplina: Geografia Professora: Wilson Valor: 30

AVALIAÇÃO DO NONO ANO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA

01- Leia este texto: Faces da globalização Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal. GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado)

Considerando o texto e conhecimentos sobre a questão, é CORRETO afirmar que A) a globalização reorganizou o mercado de trabalho, com intensa desregulamentação trabalhista.x B) a globalização resultou em uma desconcentração espacial da indústria e da tecnologia. C) as condições de trabalho melhoraram na China com as terceirizações ocorridas. D) as mudanças trabalhistas ocorreram somente nos países da periferia do capitalismo.

02 - No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela: criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros. a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros. b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros. c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros. d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.

3 - Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado). A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de: a) linhas de montagem e formação de estoques. b) empresas burocráticas e mão de obra barata. c) controle estatal e infraestrutura consolidada. d) organização em rede e tecnologia de informação. e) gestão centralizada e protecionismo econômico.

04 - Estados Unidos, Canadá e México criaram o bloco econômico denominado NAFTA. Um de seus principais pontos é eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para a livre circulação de bens e serviços. A criação deste bloco compõe um quadro que aponta para uma das contradições socioeconômicas mais marcantes da globalização. São elementos constituintes dessa contradição: a) Poder das empresas globais / desorganização da sociedade civil. b) Incentivo à integração econômica / fragmentação política pelo nacionalismo. c) Facilidade para a circulação de riquezas / restrição à circulação de pessoas. d) Democracia nos países desenvolvidos / autoritarismo nas nações subdesenvolvidas.

05- Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização. a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática. b) O fortalecimento do Estado-Nação. c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção. d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas norte-sul. e) O aumento das migrações internacionais

06 - O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa trouxe benefícios e prejuízos para a humanidade. Que fator positivo eles proporcionam ao homem? a) O acesso á informação b) A melhoria na distribuição de renda c) A redução do consumo d) A redução da violência

07- Com suas palavras defina globalização? ______

08 - Aponte três vantagens e três desvantagens da globalização. ______

09 - O que são Blocos Econômicos e quais os níveis de integração existente. ______

10 - De que maneira podemos explicar a divisão do mundo em Ocidente e Oriente? ______

Escola Municipal Dep. Claudio Moacyr de Azevedo

Aluno (a): ______Nº:_____ Turmas:______Ano: 9º ANO Data:____/____/2020. Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Professor: IVAN TAVARES

PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA VALOR: 30 PONTOS

1. O indivíduo deve alcançar a maior Amplitude de movimento de forma que as articulações e o corpo fiquem parados, pelo maior alcance do movimento voluntário, utilizando a força dos músculos agonistas (que realizam o movimento) e do relaxamento dos músculos antagonistas (que limitam o movimento). Mantendo a amplitude máxima dos movimento de 20 a 60 segundo. (2 Pontos) a) Alongamento Superficial b) Alongamento Didático c) Alongamento Dinâmico d) Alongamento Global e) Alongamento Estático Ativo

2. Quantas vezes por semana devemos realizar o alongamento a fim de obter bons resultados no ganho da flexibilidade? (3 Pontos)

______

3. É um movimento de força contínua de forma com que as articulações e o corpo mantenham-se em movimentos acelerados pela contração concêntrica dos músculos agonistas, sem o impedimento dos músculos antagonistas, durante um período de tempo de até 20 segundos. (2 Pontos) a) Alongamento Estático Ativo b) Alongamento Estático Passivo c) Alongamento Superficial d) Alongamento Global e) Alongamento Dinâmico

4. Cite três objetivos principais ao realizarmos o Alongamento? (3 Pontos) ______

5. Explique a Principal diferença entre:

a) Alongamento Estático Passivo (3 Pontos) ______

b) Alongamento Estático Ativo (3 Pontos) ______

6. Para que servem os Alongamentos? (3 Pontos)

______

7. Complete as lacunas referentes aos alongamentos. a) Quando os alongamentos são realizados após de uma atividade física, significa que servem como ______. (3 Pontos)

b) Quando os alongamentos são realizados antes uma atividade física, significa que servem para ______. (3 Pontos)

8. Um tipo de alongamento conhecido “Polichinelo”, é um exemplo típico do Alongamento: (2 Pontos) a) Alongamento Estático Ativo b) Alongamento Estático Passivo c) Alongamento Global d) Alongamento Dinâmico e) Alongamento Superficial

9. – Para que é indicado o Método de Alongamento Estático Ativo? (3 pontos) ______

Boa Prova!!

ATIVIDADES DE REPOSIÇÃO – ARTE – 1º TRIMESTRE Nas décadas de 1970 e 1980, criou uma série de trabalhos que faziam uma severa crítica à ditadura 9º ANO militar. Obras como Tiradentes: totem monumento ao preso político ou Introdução a uma nova crítica, que

Conteúdos relacionados ao 1º trimestre: consiste em uma tenda sob a qual se encontra uma cadeira comum forrada com pontas de prego. Outra obra, *FONTE PARA CONSULTA: LIVRO DIDÁTICO chamada Cruzeiro zero é uma réplica fiel de uma nota do RUMOS DA ARTE, UNIDADE 2 PÁG.35 A 57. cruzeiro (a moeda corrente naquele tempo) que não tem

*Fotografia, uso de tecnologias nas nenhum valor, mas as figuras históricas e heroicas foram substituídas pela fotografia de um índio brasileiro e de produções artísticas, a invenção do cinema e um paciente de um hospital psiquiátrico. Critica a arte contemporânea (videoarte, cinética, desvalorização do dinheiro e da arte brasileira no

arte digital, webarte). mercado internacional. No final da década de 1970, explora, através de Habilidades e competências: suas obras, a capacidade sensorial do público (gustativa, EF69AR03/EF69AR05/EF69AR07/EF69AR08/ térmica, oral, sonora), criticando a predominância visual EF69AR35 das artes plásticas. Emprega em função de uma ideia, materiais precários, efêmeros, de uso cotidiano e popular. Em 1987 realiza Missão/Missões, instalação feita Materiais e técnicas na arte contemporânea. com hóstias, moedas e ossos, e Através (1989), um ambiente labiríntico formado por objetos e materiais utilizados para delimitar ou interditar espaços, como Você já percebeu a diversidade de técnicas grades e alambrados. Em 2001, realiza Babel, instalação artísticas e materiais utilizados na arte contemporânea? sonora e luminosa feita com rádios sintonizados em A arte sofreu uma forte transformação após a diferentes estações. Sua intensa produção, ainda em invenção da fotografia e do cinema. A utilização de novos andamento, ampliou seu campo criativo ao inserir materiais e novas tecnologias, não apenas na instalação, objeto e tecnologia. arquitetura, mas também na música, na pintura, na http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/09/estreia- escultura, sempre revolucionou a arte e gerou novos documentario-cildo-investiga-trabalho- do-artista.html estilos artísticos. Essa transformação foi ainda maior com Eduardo Kac (RJ – 1962) as tecnologias eletrônicas: a televisão, o vídeo e o Kac tem sido pioneiro em vários campos de computador. interseção de arte/ciência/tecnologia no Brasil e no Com tanta inovação, os artistas contemporâneos exterior. No conjunto de sua obra, podemos encontrar: começaram a competir com as novas mídias e produzir fotografia, instalações e performances na cena pública, obras mais atraentes e interessantes para um público grafites, painéis eletrônicos, holografia, telepresença, muito mais crítico e exigente. Passou a figurar o caráter robótica, multimídia, arte e biologia, etc. Seus trabalhos experimental, levando os artistas a realizarem uma mostram ainda um desejo de explorar formas de arte que verdadeira fusão de linguagens, materiais, tecnologias, possam ser reproduzidas e inseridas em um contexto de elementos do cotidiano e da cultura popular. mídia de massa. Vamos conhecer agora alguns artistas brasileiros Pioneiro e polêmico em suas obras, Kac que trabalham com arte, tecnologia e materiais revoluciona os salões de arte internacionais. Em 1997, diversificados? tornou-se a primeira pessoa a ter um microchip Cildo Meireles (RJ – 1948) implantado no próprio corpo, em sua obra "Time Tem desempenhado um importante papel na Capsule" ("Cápsula do Tempo"), que levanta questões de produção artística nacional. Artista multimídia, cria ética na era digital, segundo o artista, “incentiva a objetos e instalações direcionadas à uma experiência reflexão sobre as fronteiras entre o biológico e o sensorial completa, questionando, entre outros temas, o material.”. Em outra obra, “Teleporting an Unknown regime militar brasileiro (1964 - 1984) e a dependência State”, expôs sementes em um vaso com terra, para do país na economia global e a sociedade de consumo. onde apontava um vídeo-projetor, e encorajou pessoas As obras de Cildo Meireles dialogam não só com as do mundo inteiro a fotografar imagens do céu, e enviar questões poéticas e sociais específicas do Brasil, mas imagens da luz do Sol, através de câmeras e internet também com os problemas gerais da estética e do objeto para a galeria, com a intenção de germinar a planta. A artístico. plantinha cresceu e as imagens deste processo foram

1 transmitidas de volta, pela internet, para que os O Cinema e seus principais gêneros participantes pudessem acompanhar a evolução da obra. Em 2000, causou novamente polêmica com sua obra “GFP Bunny”, onde utilizou de engenharia genética Auguste e Luis Lumière são, por vezes, considerados para introduzir genes de fluorescência em células os pais do cinema, por terem sido os pioneiros na reprodutivas de uma coelha, conhecida como Alba: sob exibição de imagens em movimento. luz azul, o animal resultante emite luz verde. A coelha Os irmãos inventaram o cinematógrafo, e em 28 de chegou a ser retirada da tutela do artista que fez dezembro de 1895, na cidade de La Ciotat, localizada no manifestos por sua volta. sudeste da França, fizeram a primeira exibição pública http://kyleharvey.com/school/eduardo_kac2/gfp_bunny.html de uma imagem em movimento. Filhos de Antoine Agora vamos pensar e exercitar sobre o que acabamos Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, de estudar. os irmãos também eram colaboradores do pai, na fábrica ATIVIDADE 1- Com o surgimento de novas tecnologias Lumière. como a televisão, o vídeo e o computador, a arte sofreu A maioria das produções dos irmãos Lumière consistia grandes transformações. Como os artistas em documentários curtos relacionados com a divulgação desenvolveram esse novo estilo artístico? do próprio equipamento inventado por eles, o R:...... cinematógrafo...... O cinematógrafo era, ao mesmo tempo, uma máquina de ...... filmar e um projetor de cinema. A primeira sala de ...... cinema onde em 1895 os irmãos Lumière fizeram a ...... primeira exibição pública de imagens em movimento

ATIVIDADE 2- O artista Cildo Meireles desempenha um chama-se Eden e existe até hoje. importante papel na produção artística nacional e Existem vários gêneros de filmes. Veja alguns deles: internacional. Suas obras possuem um caráter crítico e Ação: Gênero que possui protagonista(s) e questionador. Que tipo de críticas e questionamentos antagonista(s). O enredo geralmente gira em torno de Cildo Meireles faz através de sua arte? crimes e conflitos que costumam utilizar efeitos R:...... especiais. Também é utilizada a força física na resolução ...... da grande maioria destes conflitos...... Aventura: Gênero de origem épica que tem um herói a ...... resolver conflitos e combates com a força. Cheio de ...... perigos e desafios, pode conter eventos fictícios e muitas cenas de ação. ATIVIDADE 3- Cildo Meireles é um artista multimídia, Animação: Gênero formado por filmes produzidos por que cria objetos e instalações direcionadas à uma computação gráfica ou em quadros ligados. Tem um experiência sensorial completa, questionando e enredo cômico e pode envolver fatos fantasiosos. É mais criticando a política e a sociedade de consumo. Descreva popular entre as crianças. uma de suas obras: Comédia: Gênero que tem como ideal fazer rir. Com um R:...... enredo cômico, pode conter críticas, sátiras ou fatos ...... engraçados e corriqueiros. Bastante apreciado, pode ter ...... protagonista(s)...... Documentário: Gênero que prioriza a representação da ...... realidade seja ela total, parcial ou subjetiva. Drama: Gênero que trata principalmente de conflitos ATIVIDADE 4- O artista brasileiro Eduardo Kac, é sentimentais. Podem conter enredo trágico ou triste, o reconhecido internacionalmente por suas famosas e que não impossibilita um final feliz. É caracterizada pela polêmicas obras que misturam arte/ciência/tecnologia. emoção que causa no público. Cite alguns exemplos de tecnologias usadas nas obras Ficção Científica: Gênero que trata de temas fictícios ou desse artista: sem comprovação científica. Geralmente contêm R:...... extraterrestres ou fenômenos naturais, que podem ter um ...... final feliz ou não...... Musical: Gênero onde a narrativa se apoia em musicas e ...... canções que podem ou não ter coreografia. O enredo geralmente gira em torno de um romance. ATIVIDADE 5- Eduardo Kac expõe em mostras Romance: Possui protagonistas e sua história gira em nacionais e internacionais, e suas obras, muitas vezes torno e um relacionamento amoroso. Geralmente o polêmicas, são referência para a arte contemporânea. clímax é composto por um amor impossível ou proibido. Descreva uma das criações de Eduardo Kac: R:...... Terror: Gênero que tem por objetivo causar a sensação ...... de medo no público. Pode conter elementos ...... sobrenaturais e protagonista...... ATIVIDADE 1- Onde e quando surge a linguagem ...... cinematográfica? ______

2

ATIVIDADE 2- Todo filme é uma obra de ficção? Comente sobre isso. ______

ATIVIDADE 3 - Escolha um dos gêneros citados e relacione-o a um filme que você já tenha assistido. ______

ATIVIDADE 4 - Na evolução do cinema, o que contribuiu para a qualidade das imagens fotográficas? a)fotografia b)som c)tema d)televisão

ATIVIDADE 5 - A seqüência correta da produção de um filme cinematográfico é: a)comercialização, roteiro, filmagem e edição. b)edição, filmagem, roteiro e comercialização c)edição, roteiro, filmagem e comercialização d)roteiro, filmagem, edição e comercialização

ATIVIDADE 6- Observe o cartum a seguir:

.a) Comente sobre a situação ilustrada acima. ______b) Será que este ato torna todas essas pessoas fotógrafas? ______c)A fotografia é uma linguagem artística? Será que ao fotografarmos estamos fazendo arte? ______

ATIVIDADE 7- CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO

3

Escolha um filme para se basear na criação de um roteiro. Selecione um elemento desse filme(pode ser um personagem, o cenário, o enredo, o tema, ou a trilha sonora). Essa escolha norteará a criação de um novo roteiro. O elemento escolhido será mantido como no filme e os demais elementos serão alterados. Por exemplo, se você escolher o cenário deverá criar uma nova história, com novos personagens, mas que se passará no mesmo cenário do filme escolhido. Decida o gênero de seu filme e tempo de duração. Decida também os personagens, o conflito principal, o local e época onde se passa a história. Algumas perguntas podem orientar este processo: 1) Quais características físicas de cada personagem? 2) Como é a interação entre estes personagens? 3) Quem é o protagonista?Existe um antagonista? 4) Onde se passa cada cena do filme? Como são os cenários? 5) Quais ações acontecem neste filme? Escreva as ações e diálogos, pensando sempre na continuidade da história, que deve ter começo, meio e fim. 6) Desenvolva o seu Storyboard.

4

Escola Municipal Dep. Claudio Moacyr de Azevedo Aluno(a):______N°:_____

______/_____/2020 9°ano – Turma: ______Disciplina: Língua Inglesa Professor(a): Vanessa Silva Valor: 30 pontos

Nota:

Atividade de Inglês

1-Leia a tira e responda:

a) A oração do primeiro quadrinho “Just one more lie” está na forma:

( ) Afirmativa ( ) Negativa ( ) Interrogativa b) O que cascão quis dizer para Pinóquio, quando estava tentando atravessar o lago?

( ) Não minta, Pinóquio! ( ) Fale somente a verdade! ( ) Apenas mais uma mentira!

2- Passe as frases para as formas interrogativa e negativa: a ) My dog is very beautiful.

Int:______

Neg:______b) My house is large and new.

Int: ______

Neg: ______c) Alyson is an English student.

Int:______

Neg: ______d) My parents are very old.

Int: ______

Neg: ______

3- Complete as frases com o verbo To Be correto: ( am/is/are) a) The house ______yellow. b) Gabriel and Kate ______friends. c) The English Teacher ______Vanessa. d) My cat ______white. e) The students ______very smart. f) They ______my relatives. g) I _____Brazilian.

4- Responda em inglês: a) What’s your name? ______b) How are you ? ______c) How old are you?______d) What’s your favorite color ? ______e) Do you live in a house or in an apartment?______f) Is your house big or small?______g) What’s your favorite animal? ______

5- Escreva a quantidade das figuras em inglês:

( Four- two- three- one)

______

______

______

______