2020

11 Avenida Paulista. Foto de Miguel Costa Junior.

172 “Queremos o design útil e necessário, belo, amigo do homem e do planeta.”

Maria Helena Estrada PATROCÍNIO

APOIO

REALIZAÇÃO TOK&STOK A Tok&Stok nasceu em 1978 com o propósito de unir uma loja de móveis, design diferenciado, bons preços e entrega rápida.O “Tok” vem do design inovador dos produtos e do charmedas lojas. O “Stok” está presente no atendimento agilizado ao cliente, disponibilizando a retirada imediata como opção de entrega para a maioria de seus produtos. A marca Tok&Stok é uma referência no mercado e vende estilo de vida e inspiração, sendo que em seu portfólio estão trabalhos de designers consagrados no Brasil e no mundo. Com lojas amplas e elegantes, a empresa inovou ao criar ambientes decorados com os produtos de linha em todas as unidades, atraindo consumidores que buscam ideias para casa, gostam de interagir com o espaço e de sentir os produtos de perto. Entre os seus atrativos, destaca-se a grande variedade de sortimento de móveis e objetos decorativos, com mais de 11 mil itens em sua linha de produtos. A Tok&Stok está presente em todo o país com 59 lojas, sendo 11delas na cidade de São Paulo.

IED O Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de inteligências criativas, unindo educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação. Fundado na Itália, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico, apoiado na síntese do pensamento de seu fundador Francesco Morelli: “saber e saber fazer”. Possui sedes na Itália, em Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha, em Madri e Barcelona, e no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2020, o IED completa 15 anos de história no Brasil e é a única faculdade internacional totalmente dedicada ao design no país, aprofundando-se cada vez mais nas múltiplas possibilidades que a disciplina oferece e propondo ideias inovadoras para pessoas, negócios e sociedades a partir da perspectiva criativa do design.

3 Ponto de Partida

Um Guia de São Paulo com olhar vivenciar ou estudar design. Mas conduzido pelo design. também trata do design da cidade, Mas, qual design? da megalópole que não para e Buscamos o design que continua se transforma a todo tempo. nos brindando com criações belas, Mostramos as escolhas recentes, inovadoras e úteis, ao mesmo tempo as novas tecnologias e as conexões que alarga seu campo de interesse e que afetam a nossa vida urbana, vai muito além dos aspectos formais destacando o potencial do design e estéticos dos projetos. Que é para contribuir com soluções reconhecido como um importante criativas e eficazes para superarmos aliado nos processos de inovação, os grandes desafios que nossa de busca por sustentabilidade sociedade tem pela frente. e de melhor qualidade de vida. Interdisciplinar, multicultural, Não temos a pretensão de ter atento aos desafios do mundo esgotado ou contemplado todo contemporâneo. o universo relacionado a esses temas. Várias iniciativas surgem E São Paulo tem muito a mostrar. a cada dia, assim como outras são Este Guia traz lugares de interesse descontinuadas ou mudam de foco, para quem quer conhecer, comprar, de local. É incrível a dinâmica da

4 cidade. Muita coisa deixou de ser Queremos estabelecer um canal incluída por limitações do processo interativo, com espaço para novas de produção de uma publicação ideias, para questionar, para desse tipo. E aí está a grande mostrar as melhores soluções do oportunidade que nos anima. design nas mais diversas áreas e para, gradativamente, ir ampliando Entendemos o lançamento deste a nossa percepção sobre esta Guia não como o produto final de cidade com dimensão de país. um projeto editorial, mas como a abertura de um novo caminho. Que assim seja! Um ponto de Surge, então, a versão digital, partida para avançarmos nesse com website e aplicativos, caminho, podendo usufruir das possibilitando atualizar e ampliar possibilidades e soluções que o o conteúdo constantemente, design oferece. Um espaço para com agilidade e sem limitação de divulgar ideias e iniciativas que espaço, chegando a todos os contribuam para a construção leitores em poucos minutos. de uma cidade mais inteligente, Um Guia para nos servir do melhor criativa e sustentável. e mais gratificante modo, Para todos. caminhando junto! Bom passeio!

5 Novos caminhos,

Por Stefano Carta Vasconcellos

“O design está em todo lugar, tudo Ao mesmo tempo, o nosso guia e, é design!” é uma afirmação que hoje com as respostas à nossa pergunta, é bastante comum escutar. Mas se pode nos levar a encontrar lugares perguntamos o significado da palavra e projetos em que a palavra design design é extremamente interessante se torna elemento de junção entre ver qual direções as respostas exigências e possibilidades que vão começam a tomar. além do objeto.

Para se orientar entre elas, não existe Lugares onde o metadesign se torna instrumento melhor do que um guia, um dos instrumentos fundamentais um mapa, que possa nos ajudar e no desenvolvimento dos projetos de encontrar e descobrir novos caminhos. revitalização urbana como o Novo Alguns deles vão nos levar para Anhangabaú ou os Centros Abertos lugares que provavelmente já instalados na Rua Galvão Bueno, Largo conhecemos, como a famosa Paissandu e outras áreas da cidade. Alameda Gabriel Monteiro da Silva, onde a palavra design desde sempre é Com esses dois exemplos, podemos sinônimo de mobiliário de qualidade. entender a amplitude das respostas Isso faz com que a Design Week corretas para a nossa pergunta de São Paulo, por exemplo, seja inicial e também nos lugares da reconhecida como uma das quatro cidade onde podemos vê-las mais importantes do mundo. aplicadas de forma concreta.

6 novas respostas

É verdade que esse ponto de vista, Seguindo esse ponto de vista o tão abrangente, está muitas vezes designer, graças à sua forma mentis e associado a Ernesto Nathan Rodgers às ferramentas típicas do seu percurso que, em 1952, no texto “Da colher de aprendizado, é o agente que mais à cidade”, descreve a atitude do do que todos tem a capacidade de arquiteto como o profissional que fazer com que perfis e exigências desenha com a mesma abordagem extremamente diferentes entre elas uma colher, uma cadeira e um possam estar na mesma mesa e dar arranha-céu. vida a projetos “felizes”. Projetos onde todos os participantes consigam criar Hoje podemos integrar essa valor seguindo o mesmo propósito, afirmação acrescentando que, em seja quando falamos de uma cadeira, uma época rica de complexidade e de uma praça ou de uma nova linha incerteza como a atual, a capacidade do metrô de uma megalópole como de desenvolver um bom projeto, seja São Paulo. ele uma peça de mobiliário ou uma praça – é tão importante quanto Se temos então um guia, vale seguir saber criar os corretos fundamentos as suas indicações para ir desco- para que ele possa ser desenvolvido brindo, passo a passo pela cidade, de forma sustentável, seja do ponto onde podemos encontrar novas de vista ambiental como também respostas para a antiga pergunta social e econômico. “O que é o design?”.

Stefano Carta Vasconcellos é supervisor Acadêmico Geral do IED Brasil. Designer. Italo-brasileiro, formado em Economia e Product Design na Itália, onde fundou o Stefano Carta Vasconcellos Design Studio, um agregador de projetos de produtos e interiores, que combina artesanato e tecnologias digitais, com projetos de mobiliário, talheres e acessórios para o escritório, entre outros. Seus projetos foram exibidos na Maker Faire de Roma, no Festival Operae em Turim e durante a Triennale de Milão de 2016. Em 2018 foi o primeiro designer italiano a ganhar o Salone Satellite Award, prêmio do Salone del Mobile de Milão, com o projeto Light Kitchen.

7 www.guiaspdesign.com.br

VERSÃO DIGITAL Informação atualizada e ampliada. • Notícias, Agenda do Design, Lançamentos e Novidades • Reportagens e Artigos Exclusivos • Entrevistas

Acesse o site, baixe o App, e aproveite uma experiência ainda melhor!

Acompanhe também nas redes sociais:

8 SUMÁRIO

O DESIGN E A CIDADE Transformações Urbanas com Foco em Gente 10 Design, Cidade e Cidadania 16 Economia Criativa, Um Negócio de Valor 19 Cidades Inteligentes e Sustentáveis 22 O Design em São Paulo – Marcas no Tempo 25

ONDE ENCONTRAR DESIGN AV. PAULISTA E JARDINS 36 PINHEIROS 54 VILA MADALENA 66 GABRIEL MONTEIRO DA SILVA 80 CENTRO 110 ZONA OESTE 126 ZONA SUL 136 ZONA NORTE 152

ONDE ESTUDAR DESIGN 158 Índice remissivo 164 Transformações urbanas com foco em gente

Embora São Paulo esbarre continuamente em obstáculos como a falta de recursos e o vaivém das vontades políticas, a cidade já dispõe de uma variedade de projetos bem fundamentados e com diferentes graus de implementação, boa parte deles assimilada pela opinião pública como fundamental para a construção de uma metrópole menos hostil e mais inteligente.

Por Eduardo Campos Lima

O Plano Diretor Estratégico (PDE), sentido por muito tempo. “A sociedade aprovado em 2014, condensa uma incorporou a lógica do plano e diversas visão de desenvolvimento urbano que das suas propostas. Muitos elementos orienta, de uma forma ou de outra, as do PDE são ideias já existentes em diferentes propostas formuladas e cidades do chamado primeiro mundo”, aplicadas na atualidade. afirma Bonduki. “O grande desafio é levar esses elementos para a periferia.” Os princípios pactuados pela sociedade no PDE incluem a orientação de que Uma das ambições primordiais dos haja mais densidade perto dos eixos formuladores e gestores dos projetos de de transporte coletivo de massa; de transformação da cidade é priorizar as que antigas áreas industriais sejam pessoas, na definição de Luís Eduardo reestruturadas urbanisticamente; Brettas, superintendente de projetos de que haja restrição à expansão estratégicos e paisagem da SP horizontal da cidade, recriando-se a Urbanismo. “Isso significa reduzir o zona rural; de que se reservem áreas impacto do transporte no dia a dia, para habitação de interesse social; e de melhorar a qualidade de vida e estimular que se altere gradativamente a lógica de a convivência social”, explica. As mobilidade na cidade, privilegiando-se o iniciativas mais recentes de que Brettas transporte coletivo, a mobilidade ativa e participou têm em comum a tentativa o uso racional do automóvel. de criar espaços de convívio com mais qualidade, em regiões da metrópole que Na opinião de Nabil Bonduki, professor não permitiam mais isso. “Criar relações de Planejamento Urbano da diferentes e humanizar os espaços é Universidade de São Paulo e relator do fundamental para termos uma cidade PDE, tais premissas continuarão a fazer com um mínimo de qualidade.”

10 GUSTAVO JARDIM GUSTAVO Avenida Paulista, fechada ao tráfego de veículos aos domingos e feriados, transforma-se em espaço de lazer e convívio para a população, que logo aderiu à ideia e comparace em número cada vez maior.

11 CENTROS ABERTOS Áreas da cidade com grande potencial de funcionarem como centros de convivência têm sido reestruturadas para se tornarem mais amigáveis às pessoas. Os Centros Abertos já foram instalados em espaços como a Rua Galvão Bueno e nos Largos São Francisco, São Bento e do Paissandu. A requalificação desses centros inclui a instalação de mobiliário urbano fixo e móvel, a implantação de deques, a oferta de Wi-Fi grátis e pontos para recarga de celular, além da organização de atividades artísticas e culturais. Nesse momento, há cinco Centros Abertos já em funcionamento e outros INTERVENÇÕES URBANAS cinco em implantação em diferentes As premissas de desenvolvimento regiões de São Paulo, como Mooca, urbano definidas no Plano Diretor Penha, Tucuruvi e Glicério. Estratégico (PDE) fundamentam a elaboração dos Projetos de Intervenção Urbana (PIUs), que são estudos técnicos para a transformação de áreas No sentido horário, a partir do alto subutilizadas da cidade. Regiões com desta página: instalação do Centro potencial de reestruturação definidas Aberto no Largo São Bento; um dos como objeto de um PIU devem passar modelos de Parklets já implantados em por um longo processo de análise, vários pontos da cidade (são mais de debate público e formulação técnica, até 200 atualmente); novos calçadões do centro da cidade; intervenção urbana já chegar a um programa de intervenções aprovada levará melhorias a um trecho urbanísticas, com propostas econômico- deteriorado da Avenida Santo Amaro. -financeiras e de gestão democrática

12 CALÇADÕES O investimento em metrô possibilitou que o centro antigo de São Paulo pudesse experimentar o fechamento de algumas vias para veículos e sua transformação em calçadões IMAGENS DIVULGAÇÃO IMAGENS exclusivos para pedestres, ainda na década de 1970. Sem dúvida, o modelo aponta para o futuro e será replicado das motivações e impactos previstos. em outras áreas da cidade nas Atualmente, há mais de uma dezena de próximas décadas, mas com algumas PIUs em fase de proposição, discussão características não consideradas pública, encaminhamento jurídico ou naquelas primeiras intervenções. implantação, em regiões como Atualmente, a Prefeitura de São Paulo Jurubatuba, Vila Leopoldina, Avenida trabalha na requalificação dos Santo Amaro, entorno do Mercado primeiros calçadões do centro antigo, Municipal e a do Minhocão. A ideia é com foco na implantação de calhas assentar as bases para que cada área técnicas caminháveis para as redes de possa atingir metas como o aumento de serviços, na drenagem superficial e na densidades demográficas e construtivas, substituição do pavimento, que deverá o desenvolvimento de novas atividades ser capaz de suportar a carga dos econômicas, a produção de habitação veículos de transporte, que tem de interesse social e a criação de degradado o calçamento dessas equipamentos públicos. vias nos últimos anos.

13 DIVULGAÇÃO Projeto em execução no Vale do Anhangabaú, que ganhará quiosques, iluminação reconfigurada e um novo paisagismo.

ANHANGABAÚ METRÔ Um dos marcos da cidade de São Paulo, É conhecido o impacto positivo da o Vale do Anhangabaú sofreu diversas implantação de linhas de metrô na intervenções desde o século 19. Seu cidade. Meio de transporte coletivo fechamento para o trânsito de veículos preferido pela população, o metrô fez com que o espaço se tornasse um tranforma a experiência de transitar por dos principais pontos de encontro dos São Paulo. Em junho de 2019, o Governo paulistanos. Mas, ao longo do tempo, o de São Paulo anunciou a retomada do Vale do Anhangabaú foi se tornando um projeto de prolongamento da Linha lugar de passagem, sem uso qualificado 2-Verde do metrô – um novo trecho no dia a dia. Após um longo processo de ligará a estação Vila Prudente ao bairro escuta e da realização de workshops da Penha, com conexões com a Linha com mais de 200 pessoas, entre técnicos 3-Vermelha e com duas linhas da CPTM, e membros da sociedade civil permitindo ligar à Avenida Paulista e à organizada, a SP Urbanismo concluiu o Zona Oeste os moradores de várias projeto do Novo Anhangabaú, que regiões da Zona Leste. Soma-se a ela a prevê a implantação de quiosques, áreas implantação ou prolongamento de de lazer e mobiliário urbano em um diversas outras linhas do metrô na espaço com paisagismo renovado, redes cidade, parte delas já em execução – enterradas e iluminação pública como o Trecho Vila Prudente/Jardim reconfigurada. A ideia é que o Colonial da Linha 15-Prata do monotrilho Anhangabaú continue sediando grandes –, parte ainda em fase de planejamento encontros da sociedade paulistana, mas – como o Trecho Brasilândia/São tenha também um uso intensivo no Joaquim da Linha 6-Laranja –, e outras cotidiano do centro antigo. em estudo – como a Linha 19, que deverá ligar o Campo Belo a Guarulhos, e a Linha 20, que irá de Prefeito Saladino, em Santo André, à Lapa.

14 NOVO RIO PINHEIROS REDES ENTERRADAS O Governo de São Paulo anunciou em Em 2006, a cidade de São Paulo 2019 o plano de despoluir o Rio regulamentou o enterramento de fios e Pinheiros até o fim de 2022. A estratégia cabos, uma medida que colocaria fim apresentada inclui o investimento aos postes – e assim eliminaria um maciço em ligações de imóveis elemento central na poluição visual localizados na Bacia do Pinheiros com a paulistana. A medida previa que rede de esgoto – atualmente, 6% deles, concessionárias de serviços públicos que embora estejam próximos de ramais da utilizam cabos aéreos enterrassem Sabesp, não têm conexão com a malha 250 km deles anualmente. A norma, coletora. O projeto também prevê a entretanto, não foi aplicada, e a instalação de estações especiais de Prefeitura implantou anos depois tratamento de esgoto em córregos que programas de enterramento parcial recebem as emissões de áreas de que não puderam estender-se para além urbanização informal, onde não é de regiões restritas. Na opinião de Luís possível implantar a infraestrutura Eduardo Brettas, superintendente de adequada. As intervenções atingirão projetos estratégicos e paisagem da SP todos os 25 afluentes do rio e cerca de Urbanismo, o enterramento de redes é 500 mil imóveis. A ideia é reintegrar o rio um fator fundamental para a à cidade, eliminando o mau cheiro e requalificação da cidade, capaz de possibilitando o uso das suas margens reduzir custos de manutenção e para atividades de lazer, esporte, valorizar imóveis e espaços públicos. turismo e passeio. O projeto ambiciona Sua efetivação depende de nova até mesmo abrir o curso d’água à regulação, que compreenda o navegação turística e ao transporte enterramento como uma questão urbano. Vamos torcer para que seja tripartite, envolvendo concessionários, realizado, e ajudar no que for possível! poder público e proprietários.

Projeto recente do Governo estadual promete enfrentar a tarefa de devolver o Rio Pinheiros à cidade, investindo na coleta de esgotos e despoluição do rio. Se realizado, abrirá oportunidades para muitas iniciativas, favorecendo, além da saúde pública, também o lazer, o turismo, negócios e até a mobilidade urbana. DIVULGAÇÃO SABESP DIVULGAÇÃO

15 DEPOSITPHOTOS/SNEHITDESIGN

Design, cidade e cidadania

O design pode – e deve – produzir soluções eficazes para os desafios associados à vida nas grandes cidades, envolvendo nesse processo os principais interessados: seus cidadãos.

Por Caio Vassão

16 DEPOSITPHOTOS/KATATONIA82

O design é, cada vez mais, o elemento urbanidade (como centrais urbanas de que coordena a criação de serviços monitoramento e controle) e para o digitais que têm tremendo impacto incremento da prestação de serviços sobre o meio urbano. Os aplicativos de públicos ao cidadão – por exemplo, na mobilidade, de localização, de serviços aplicação do Design de Serviços para a de entrega, de hospedagem, de bancos melhoria dos serviços de saúde. e de compras são alguns exemplos. As técnicas do design também têm Mas qual o segredo? O que possibilita contribuído para criar novas formas de gerar tantas inovações? A principal lição aprender, de conviver e construir ideias do design está na adoção de novas que fazem sentido para as nossas formas de engajamento social para comunidades. E favorecem, ainda, construir soluções para problemas a construção de novos meios de urbanos: trata-se de uma capacidade gestão das cidades, a partir da sem precedentes de envolver a atuação dos governos, das empresas sociedade, em seus diferentes setores e e associações urbanas. expressões, em projetos sustentados pela cocriação, e não pela imposição O Design de Serviços, o Design de de soluções inventadas por técnicos Interação e o da Experiência do Usuário isolados em gabinetes. constroem novas ideias e conceitos práticos, manifestados em produtos e A boa gestão pública tenta promover serviços que são rapidamente esse engajamento há muitas décadas, compartilhados pela sociedade por meio mas falha ao não colocar o cidadão da tecnologia digital e dos aplicativos, como protagonista da criação dessas tornando-se parte do cotidiano da vasta soluções. E, especialmente, sem adotar maioria da população urbana global. Com técnicas avançadas de colaboração a aplicação de princípios de Design social que permitam a cocriação que Centrado no Usuário são criadas soluções envolve o cidadão de modo competente públicas e privadas para a gestão da e consequente.

17 Caio Vassão é arquiteto e urbanista graduado e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DEPOSITPHOTOS da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Trabalha na relação entre tecnologia, inovação, urbanidade e comunidades há mais de 20 anos. Desenvolveu a abordagem do Metadesign para lidar com a complexidade da interação social no meio urbano, publicando um livro sobre o tema. É consultor em projetos de inovação e cultura organizacional. É educador engajado com a aprendizagem de métodos de colaboração para organizações, cidades e comunidades.

Os serviços de aluguel de bikes modificaram hábitos e a paisagem de muitas cidades, ampliando as opções da mobilidade urbana.

Pensando nas Cidades do Futuro, da verdade”, mas que sabem acolher e acreditamos que o design continuará mediar conflitos, e o cidadão sabe não sendo esse vetor de construção de novas apenas exigir seus direitos, como formas de interação por meio de também participar da construção da produtos e serviços digitais, cidade, tomando parte em sua rica questionando o urbanismo tradicional interação social. em sua posição especial de “integrador da cidade”. E, ainda, suas técnicas de Quando o design se ocupa em criar as engajamento social e métodos de condições para que as pessoas interajam colaboração (local e em massa) serão de modo produtivo, construtivo e adotados como meio de ação social e criativo, ele tem outro nome: política para a construção de um novo metadesign – a atividade de construir os meio urbano, sendo incorporados a um ambientes sociais, urbanos e “urbanismo colaborativo”. tecnológicos em que os líderes são mediadores e facilitadores, as O design demonstrou que a colaboração organizações (públicas e privadas) em massa é possível e que é uma acolhem o processo de cocriação das ferramenta de criação de valor sem cidades, e os cidadãos são os precedentes. Ela pode sustentar um protagonistas da reinvenção constante novo tipo de cidadania, na qual os líderes do meio urbano em que vivem. A cidade (no governo, nas associações ou não só feita “para” os cidadãos, mas empresas) não são considerados “donos feita “pelos” cidadãos.

18 A criatividade, recurso renovável, Economia não poluente e com grande capacidade de gerar valor, emerge criativa, como matéria-prima essencial de um conjunto de atividades que é cada um Negócio vez mais relevante no desenvolvimento econômico e social de Valor das grandes cidades. Por Graziela Nivoloni

Painel de 2.025 m2 realizado pelo grafiteiro norte-americano de codinome BiP na região central de São Paulo. O trabalho se chama “O Caçador de Rosas”. Já o codinome de BiP vem de “Believe in People” (acredite nas pessoas). MARCELO SONOHARA MARCELO

19 MARCELO SONOHARA MARCELO

20 Instalação na Avenida São João, centro de São Paulo, inspirada na tradição da cidade portuguesa de Águedos em seu festival anual de artes.

Diante das grandes transformações que O termo economia criativa foi cunhado impactam na sociedade, a economia inicialmente por John Howkins, em criativa é percebida como uma 2001, para designar aquelas atividades alternativa ao processo de que têm sua origem na criatividade, no desindustrialização de áreas urbanas e conhecimento e no talento individual. importante aliada na missão de Trata-se de uma economia calcada no enfrentar os complexos desafios da intangível e que tem a propriedade contemporaneidade. intelectual como um ativo fundamental. É interessante notar como os grandes Sua importância vai muito além do centros urbanos – lugares de encontros impacto econômico imediato. Há e confrontos, trocas e discussões, desdobramentos que chegam às manifestações e reivindicações – estruturas socioculturais, aos serviços aparecem como palco e como recurso públicos e às inovações tecnológicas, e desse processo. Ao mesmo tempo em interferem nos arranjos urbanos de que são terreno fértil para que a forma contundente. Entre as áreas economia criativa se fortaleça, podem de atuação mais relevantes estão beneficiar-se do dinamismo e força arquitetura, turismo, produtos culturais, dessa nova economia, a qual favorece mídias, games, arte, artesanato, a geração de oportunidades e os cinema, moda, mercado editorial, meios para lidar com questões atuais publicidade, software e design. como o respeito à pluralidade, às minorias e a necessidade de reduzir Nesse cenário, o design ocupa um papel as desigualdades existentes. central, por se tratar de uma disciplina transversal às várias áreas e propositiva Com a instauração deste novo de tangibilização de conceitos por meio modelo, Londres – considerada da incorporação de aspectos culturais, uma referência mundial entre as sociais, ambientais e econômicos em um cidades que apostam na economia produto, serviço, artefato ou objeto. criativa – experimenta anualmente, É neste campo, que se articula entre a dentre outros ganhos, incremento técnica e a estética, entre a estratégia econômico robusto, crescimento e a inovação, entre a solução de vigoroso da exportação de serviços e problemas reais e a proposição de profunda transformação tecnológica uma nova realidade, que os efeitos dos seus processos produtivos. da economia criativa podem ser efetivamente potencializados, por meio de abordagens multidisciplinares e processos colaborativos contemporâneos que incorporam às decisões projetuais as vozes de Profa. Ma. Graziela todos os agentes envolvidos. Nivoloni Cocoordenadora da pós-graduação em design de interiores contemporâneo, coordenadora do curso Home Design do Istituto Europeo di Design

21 Cidades inteligentes e sustentáveis Tecnologia, inovação, sustentabilidade e resiliência são elementos essenciais às Cidades do Futuro.

Por Myriam Tschiptschin

O termo “Cidades Inteligentes” muitas vezes tem sido utilizado como sinônimo de cidades que utilizam tecnologias digitais em sua gestão e infraestrutura urbana. Entretanto, talvez não seja correto designar uma cidade como inteligente meramente por esse motivo, sem que ela esteja direcionada para a resolução de problemas ambientais básicos ou para a promoção da qualidade de vida dos seus moradores. Sensores em bueiros, que alertam quando estes estão cheios, não são capazes de sanar, por si só, o problema de drenagem das metrópoles brasileiras. Da mesma forma, sensores em lixeiras urbanas, isoladamente, não têm impacto significativo na gestão de resíduos sólidos das cidades, que hoje são resultado de uma sociedade pautada no uso descontrolado do plástico e orientada pela economia linear. São Paulo recicla menos de 3% Cruzamento da do resíduo que gera, e Florianópolis, Avenida Ipiranga com que lidera o ranking, não recicla mais a Avenida São João, do que 6% do seu resíduo. centro de São Paulo.

22 MARCELO SONOHARA MARCELO

23 A partir dessa reflexão, “Cidades com projetos urbanos de longo prazo, Inteligentes” passam a ser aquelas que diante das rápidas transformações buscam o desenvolvimento econômico- tecnológicas e impactos das mudanças -sócio-ambiental sustentável, as quais, climáticas, conseguindo, ao mesmo podem – e devem – fazer uso de tempo, responder às necessidades de tecnologias digitais para esse fim. uma sociedade que muda a cada dia? Internet das Coisas, Big Data e Designers, arquitetos, urbanistas, Inteligência Artificial são recursos que gestores públicos e outros profissionais precisam, de fato, começar a ser que estejam envolvidos com projetos de utilizados em maior escala em nossas cidades do futuro têm o desafio de cidades, como ferramentas que trabalhar justapondo, de forma contribuem para a eficácia da sinérgica, resiliência, sustentabilidade, infraestrutura urbana, qualidade dos inovação e tecnologia. Esses elementos, serviços prestados e redução de atrelados a uma visão inclusiva e impactos ambientais. Entretanto, é ao ecossistema das novas economias – importante que tais tecnologias estejam colaborativa, criativa, circular associadas a um planejamento urbano e etc. – poderão, então, resultar a políticas públicas comprometidas com em cidades mais sustentáveis, o desenvolvimento sustentável. humanas e inteligentes.

O Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo de 2014 pode ser considerado um exemplo de política pública orientada para o desenvolvimento urbano sustentável. Por isso, chegou a ser premiado pela ONU, em 2017. Criou, por exemplo, a Quota Ambiental, com o objetivo de qualificar a área vegetada do lote, em complementariedade à Taxa de Permeabilidade, partindo do entendimento do potencial de contribuição dos terrenos privados para o microclima e à drenagem da cidade. A Quota Parte, por outro lado, pretende o adensamento populacional de áreas da cidade que efetivamente possuem Myriam Tschiptschin é infraestrutura de transporte público arquiteta e urbanista formada para receber tal demanda. Já os pela FAU-USP, com mestrado na área de Planejamento Urbano instrumentos Fachada Ativa, Fruição e Regional (2016). Especialista Pública no Lote e limites máximos para em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela muros opacos são exemplos de Universidad de Alcalá, em iniciativas que buscam promover Madri (2009). Pesquisadora e percursos urbanos mais qualificados aos consultora na área de sustentabilidade e Gerente da pedestres e, portanto, que incentivam a Unidade de Smart Cities e caminhada e tornam os espaços públicos Infraestrutura Sustentável do mais vivos e, consequentemente, mais Centro de Tecnologia de Edificações (CTE). Coordenadora seguros. e professora do curso de Smart Junto a esta noção ampliada de “Cidade Cities do Istituto Europeo de Design (IED) e professora da Inteligente”, devemos tratar de uma pós-graduação Lato Sensu de importante questão: como trabalhar Sustentabilidade do Mackenzie.

24 O design em São Paulo Marcas no tempo

Para preparar o nosso passeio pela cidade, resgatamos alguns marcos da trajetória do design em São Paulo ao longo dos últimos cem anos. De Lina e Pietro Bardi aos Irmãos Campana, dos ateliês aos Fab Labs, da Semana de Arte Moderna à São Paulo Fashion Week, do talho na madeira à impressão 3D e ao design thinking aplicado à gestão de negócios… Que bela caminhada! São muitas as pontes e os saltos e são difíceis as escolhas. Não há omissão proposital, apenas um recorte possível, que instiga novas seleções. Fica o convite para ler, para ver, para lembrar, para reelaborar. Afinal, cocriação, colaboração e compartilhamento são aliados cada vez mais importantes do processo do design. Nesse percurso, conectando décadas, a cadeira se apresenta como objeto ícone do design. Ideias que ganham materialidade, símbolos das mudanças, dos tempos, do que se esvai e também daquilo que se eterniza. Uma cultura material que sobreviverá a nós e que nos define tanto quanto nós a definimos.

Por Ricardo Peruchi, Tania de Paula e Christian Ullmann

Publicamos apenas um recorte extraído da pesquisa realizada pelos autores. A versão completa poderá ser consultada no website www.guiaspdesign.com.br

* As imagens nas quais não há indicação do crédito de autoria pertencem ao acervo da revista Arc Design e foram cedidas pela editora.

25 anos Cadeira FDC1 (1939), Flávio de Carvalho. 1920/1930 1925 Fundação da Escola de 1920 Belas Artes. São Paulo tinha 580 mil habitantes. A década vai marcar um intenso processo de industrialização da 1927 Benjamin Lafer funda a Lafer, uma loja cidade e um rápido de mobiliário no bairro do Cambuci. crescimento populacional. Nos anos 1960 inicia produção própria e em 1965 começa exportar. A marca chega a ter 35 franqueados nos Estados Unidos. Com a tecnologia da fibra de vidro, desenvolve orelhões, cabines telefônicas, mobiliário urbano e até um 1922 automóvel, o MP Lafer. A empresa A Semana de Arte Moderna permanece no mercado até os dias atuais. reúne expoentes de todo o Brasil, marcando a projeção da capital paulista como importante polo cultural do 1936-1938 país. O movimento teve Flávio de Carvalho constrói 1929 profundo impacto no design um conjunto de casas na Flávio de Carvalho gráfico brasileiro com as Alameda Lorena (apelidado cria uma série de publicações extremamente depois de Vila Modernista), mobiliário e objetos inovadoras em forma- para as quais desenha os para sua casa -conteúdo. Integrava o ladrilhos hidráulicos, os modernista na grupo o artista e designer guarda-corpos e as mesas Fazenda Capuava, suíço John Graz. do solarium, além de em Valinhos, mobiliário fixo em alvenaria incluindo a e escreve um manual de emblemática como habitá-las. Sua visão poltrona FDC1. integrava, de forma pioneira, a arquitetura e o design de interiores, que, 1934 naquela época, se conhecia Inauguração da como Artes Decorativas. Le Universidade Corbusier o chamou de de São Paulo (USP). “revolucionário romântico”.

26 anos 1940 1948 Fundação da FAU - Faculdade de 1947 Arquitetura e Inauguração do Museu Urbanismo da de Arte de São Paulo Universidade de São (MASP), por iniciativa de Paulo (USP). Seu Assis Chateaubriand e fundador e primeiro com curadoria de Pietro diretor foi o Prof. Maria Bardi, inicialmente Luiz Ignácio de localizado na Rua 7 de Anhaia Mello. Abril, no Edifício Guilherme Guinle.

1948 Criação do Studio D’Arte Palma e da Fábrica de Móveis Pau Brasil, pelos imigrantes italianos , e Giancarlo Palanti, para desenvolver móveis modernos produzidos industrialmente. O resultado é um conjunto expressivo de poltronas, cadeiras, mesas, estantes, bancos, sofás e luminárias. A produção ocorre até meados de 1951.

Cadeira dobrável em madeira maciça, projetada para o auditório do MASP (1947), Lina Bo Bardi.

1948 José Zanine Caldas abre a Móveis Artísticos Z, em São José dos Campos (SP), uma experiência pioneira de serialização do mobiliário moderno, que combinava design atrativo e Lounge Chair (1949), preços acessíveis, a partir do uso Zanine Caldas. de compensado. Permanece em atividade até 1961. 1949 Inauguração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), por iniciativa de Ciccillo Matarazzo.

27 anos 1950

1951 Abertura do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), ligado ao MASP, idealizado e coordenado por Lina e Pietro Bardi. Inspirado na Bauhaus, de Walter Gropius, e no Institute of Design de Poltrona Chicago, de Moholy Nagy, é considerado a Paulistano primeira escola de design do Brasil. Encerra (1957), suas atividades em 1953. .

1953 1952 1953 Martin Eisler e Ernesto Wolf Miguel Forte, Jacob Michel Arnault associam-se a Carlo Hauner na Ruchti, Plínio Croce, abre a Mobília Móveis Artesanal, que daria Roberto Aflalo, Carlos Contemporânea. origem à Forma no ano Millan e Chen Y Hwa seguinte. A nova empresa – fundam o Estúdio que teve papel fundamental na Branco & Preto. O 1954 difusão do design no Brasil – grupo se rebela contra Geraldo de Barros e Frei traz para o país peças icônicas o conservadorismo João Batista Pereira dos de grandes designers, sob para abraçar os ideais Santos criam o Unilabor, licença da Knoll International, modernistas, com uma oficina- como Mies van der Rohe, peças de mobiliário comunidade que Marcel Breuer, Eero Saarinen, produzidas em fabricava móveis Florence Knoll e Harry Bertoia. pequenas tiragens, seriados e dividia os causando grande lucros com os artesãos. impacto na época.

1958 Geraldo de Barros, Ruben Martins e Walter 1954 Macedo abrem o forminform, um dos É inaugurado o Conjunto Nacional, com projeto primeiros escritórios de design no Brasil. Em do arquiteto David Libeskind. Um dos primeiros seguida, Alexandre Wollner, recém-chegado grandes edifícios modernos multifuncionais de Ulm, Alemanha, da HfG [Escola Superior implantados em São Paulo, tornou-se uma da Forma], associa-se ao grupo. Conta marco na cidade. Foi tombado em 2005. também com a colaboração do desenhista industrial alemão Karl Heinz Bergmiller, do arquiteto e designer Ludovico Martino, do poeta Décio Pignatari e do fotógrafo German Lorca, entre outros. Desempenha importante papel na introdução da atividade de desenho industrial no país.

1959 Jorge Zalszupin inaugura a L’Atelier, que inicia com trabalho mais artesanal e logo passa a realizar a fabricação em série de peças de mobiliário e objetos. A marca se espalha por quase todo o Brasil e seu showroom se Poltrona MF5 (1953), Carlos e Miguel constitui como referência de modernidade. Forte, Estúdio Branco&Preto.

28 1962 anos A FAU-USP propõe uma reestruturação em seu 1960 curso, introduzindo novas disciplinas e fundando o Departamento de Projeto, com importância igualitária de quatro áreas: Desenho Industrial, Comunicação Visual, Edificação e Planejamento.

Poltrona Dinamarquesa (1959), Jorge Zalszupin.

1961 1964 O romeno Jean Gillon Criação do escritório estabelece a Fábrica Cauduro Martino de Móveis Cidam, Associados, com foco posteriormente no espaço público denominada WoodArt. nacional e pioneiro no design total, sendo responsável por projetos que integram arquitetura, design gráfico e design de interiores. A partir de 1964 1967 envolve-se com o O Aruanda, primeiro carro conceito brasileiro, projeto visual do Metrô um veículo compacto desenvolvido pelo de São Paulo, criando paulistano Ari Rocha, estudante de Arquitetura desde o logotipo a toda na FAU, tem seu projeto apresentado no Salão do a sinalização, peças de Automóvel e recebe o Prêmio Lúcio Meira. No ano mobiliário e publicações seguinte, é construído na Itália e participa do normativas para Salão de Turim. sua instalação.

Poltrona e Banqueta Jangada (1968), Jean Gillon. 1966 O Copan é inaugurado. Concebido por Oscar Niemayer, é um dos mais emblemáticos edifícios da cidade e um símbolo da arquitetura moderna brasileira.

1967 1968 1969 Fundação da A nova sede do MASP é Fundação da Gurgel Faculdade de finalmente inaugurada. Lina Bo Motores. Sua fábrica, Artes Plásticas e Bardi coordena a exposição de inicialmente em São Comunicações da abertura, “A mão do povo Paulo, na Avenida do FAAP – Fundação brasileiro”, dedicada à cultura Cursino, e depois na Armando Álvares popular do país. Inova no design cidade de Rio Claro, Penteado. expositivo ao utilizar lâminas de no interior do Estado, cristal temperado amparadas produz cerca de 40 por blocos de concreto como mil automóveis em suportes para as obras. quase 25 anos.

29 1974 anos A Avenida Paulista é 1970 reformulada para assumir sua configuração 1976 atual, passando por Constituição do Grupo obras de alargamento, Associado de Pesquisa e com sinalização especial Planejamento (GAPP), e piso em mosaico escritório de engenharia e design fundado por Sérgio 1970 português, com projeto Augusto Penna Kehl, que Criação do Museu do realizado por Rosa Kliass. atuaria em importantes Mobiliário Artístico e Histórico O mobiliário urbano tem projetos de transporte Brasileiro, rebatizado no ano a assinatura do escritório público no país, incluindo seguinte de Museu da Casa Ludovico e Martino. o redesenho dos trens do Brasileira (MCB). Em 1972, Metrô de São Paulo. passa a ocupar sua atual sede na Avenida Faria Lima.

1971 Abertura dos cursos de design da Universidade Mackenzie.

Poltrona Peg Lev (1968), Michel Arnoult.

1977 Lançamento da Revista Casa 1979 Claudia, da Editora Criação da Oz Design por Abril, especializada André Poppovic, Giovanni em décor, design e Vannucchi e Ronald Kapaz. arquitetura, editada 1978 por Olga Krell. Inauguração da Tok&Stok. A primeira loja, localizada na Avenida São Gabriel, conta com 1979 apenas 80m². A proposta de unir Inauguração do Núcleo de bom design contemporâneo, Desenho Industrial (NDI) conveniência e preços acessíveis e do Departamento de agrada em cheio, e contribui Tecnologia (DTEC) da para modificar o gosto da classe Fiesp/Ciesp, criados por média no país. Hoje a rede conta José Mindlin e dirigidos com mais de 50 lojas em 33 por Joice Joppert Leal, cidades brasileiras. com objetivo de difundir o conceito de design para as indústrias paulistas. 30 Cadeira São Paulo (1982), anos 1982 Carlos Motta. É inaugurado o 1980 Sesc Pompeia, ocupando uma antiga 1981 fábrica de tambores Fulvio Nanni, além requalificada em de produzir suas projeto de Lina Bo Bardi. peças, inaugura sua loja, a Nanni Movelaria, localizada no

baixo Augusta e 1986 DIVULGAÇÃO abre espaço para Criação do Prêmio Design do outros designers Museu da Casa Brasileira. Luciano venderem suas Deviá, italiano radicado em São 1989 criações autorais. Paulo, vence a primeira edição Os irmãos Fernando e com seu computador Solution 16. Humberto Campana apresentam sua exposição “Desconfortáveis”, na Galeria Nucleon 8, com o apoio de Adriana Adam e Maria Helena Estrada. Abrem caminho para um novo design no país, baseado na reafirmação da identidade brasileira. Coleção Cadeiras Desconfortáveis (1989), Fernando e Humberto Campana

anos 1990 1993 1994 Criação da Questto, A empresária 1992 por Levi Girardi. Em Sonia Diniz É realizada a 2011, Leonardo Bernardini cria 1997 primeira edição da Massarelli e Barão di a Firma Casa, Maria Helena Bienal da ADG – Sarno passam a integrar misto de galeria Estrada cria a Associação dos o time, dando origem à e loja de design. revista Arc Design. Designers QuesttoNó, consultoria Gráficos. em design e inovação. 1997 Inauguração de A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, criado por Renata Mellão, com foco nas expressões culturais regionais e temas de identidade brasileira.

1999 1999 Realização da Exposição É inaugurada a Dpot “Novos Alquimistas”, no com a proposta de Itaú Cultural, com curadoria comercializar

,OVO/DIVULGAÇÃO de Adélia Borges. Objetos apenas mobiliário criados a partir de materiais brasileiro moderno Poltrona Cadê (1995), industrializados ganham e contemporâneo. Luciana Martins e Gerson novas concepções. de Olivera. 31 Cadeira Favela (2001), Fernando e Humberto Campana.

anos 2001 A feira Paralela 2000 Design (nasce como Paralela 2000 Gift) inicia suas A “Mostra do atividades, com Redescobrimento: Brasil + curadoria de 500” apresenta a maior Marisa Ota e a exposição de arte já 2000 proposta de realizada no país, com cerca A exposição Projeto Objeto Brasil reunir de 15.000 obras distribuídas – 500 anos de Design apresenta novos e em 13 módulos expositivos, um panorama do design na reconhecidos ocupando os prédios da história do país, com destaque talentos do Bienal, Oca, Pinacoteca e o para as últimas décadas. Cerca de design autoral Cinecaverna (construído três mil peças foram distribuídas brasileiro. para a Mostra), todos no em quatro temas: Cozinha tem Parque Ibirapuera. História, Indumentária, Artes e Ofício e Ecodesign.

2001 A semana de moda criada por Paulo Borges em 1996 passa a se chamar São Paulo Fashion Week, sendo determinante para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do setor. 2004 Jum Nakao realiza durante a SPFW seu emblemático desfile- performance “A Costura do Invisível”, considerado um dos maiores desfiles da história pelo Museu de Moda da França. Poltrona Mandacaru (2005), Baba Vacaro. DIVULGAÇÃO

2005 2006 O Istituto Europeo di Design Ocorre a 1ª Bienal Brasileira de – IED inaugura em São Paulo Design, na Oca, no Parque Ibirapuera, sua primeira sede fora da organizada pelo Movimento Europa, como a primeira Competitivo Brasileiro (MBC) e pelo Ministério do Desenvolvimento, escola internacional dedicada 2006 Indústria e Comércio Exterior, com exclusivamente ao design Tem início a curadoria de Fábio Magalhães. instalada no país, trazendo graduação em consigo nomes como Marko Design da Brajovic e Alessandro Vassallo. FAU-USP.

32 2013 Realização da primeira anos edição da MADE – Mercado, 2010 Arte, Design. Idealizada por Waldick Jatobá, é uma feira 2012 dedicada ao design TOMEK SADURSKI TOMEK Nasce o DW! São Paulo colecionável, do vintage ao Design Weekend, a Semana contemporâneo. de Design de São Paulo, que se converte, em pouco tempo, no mais importante 2013 festival dedicado ao tema na O Sesc Pompeia Cadeira Noize (2012), América Latina. apresenta a exposição Guto Requena. “Como Penso Como”, com curadoria de Simone Mattar, um 2014 marco inaugural do Para marcar os 100 anos do nascimento Food Design no Brasil. de Lina Bo Bardi (1914-1992), são realizadas várias exposições tendo seu legado profissional como tema. Entre 2015 elas, “A Arquitetura Política de Lina Bo Instalação de ciclovia na Av. Paulista, que passa Bardi”, no Sesc Pompeia, com curadoria também a ter seu tráfego fechado aos veículos aos de Marcelo Ferraz e André Vainer. domingos e feriados. A via símbolo da cidade transforma-se mais uma vez.

2015 2015 O Cubo Itaú inaugura suas atividades com foco em Inspirado na cultura maker, o inovação mediada pelo design thinking. Surgem projeto Fab Lab Livre SP inicia várias outros espaços na cidade voltados ao suas atividades com espaços ecossistema da inovação e empreendedorismo, entre gratuitos para a fabricação digital, eles: 2016 – o Google Campus São Paulo, o primeiro além de oferecer cursos e oficinas. da América Latina; 2018 - inovabra Habitat, iniciativa do Bradesco; 2018 – Estação Hack, primeiro centro de inovação criado pelo Facebook no mundo. 2018 Abertura do Farol Santander, revitalizando o Edifício 2018 Altino Arantes. O Centro Cultural do Liceu de Artes e Posiciona-se como Ofícios de São Paulo, depois do incêndio centro de cultura e que o destruiu em 2014, reabre suas portas e empreendedorismo. comemora 145 anos de atividade. Apresenta a mostra Design Brasil Século XXI, com curadoria de Fernanda Sarmento, que traz um panorama da produção nacional de design com foco em sustentabilidade. A LOT OF BRASIL OF LOT A 2019 O alcance do design se expande, com ênfase nas demandas da “Nova Economia”. A busca de inovação e sustentabilidade está nos objetivos estratégicos das empresas e governos. É a era das startups e dos novos Cadeira modelos de negócio em diversas atividades Esqueleto (transportes, bancos e meios de pagamento). O design é (2016), Pedro percebido como importante aliado para enfrentar os Paulo Franco. enormes desafios que se apresentam à nossa sociedade. 33 MARCELO SONOHARA MARCELO

34 ORGANIZADOS EM OITO REGIÕES GEOGRÁFICAS ENCONTRAR ENCONTRAR Restaurantes, e Hotéis Bares Espaços Culturais e Museus DESIGN Gabriel da Monteiro Silva Livrarias e Bibliotecas Av. Paulista e Jardins ONDE ONDE Zonas Norte e Leste Zonas Norte Ateliês e Galerias Espaços Públicos Vila Madalena Vila Zona Oeste Zona Pinheiros Zona Sul Zona Centro Lojas

• • • • • •

35

AV. PAULISTA E JARDINS A D A

12

Hospital das Clínicas R A PAULISTA

R L A R 15 26 Conjunto Nacional R 18 R 28 23 17 MASP e JARDINS 24 3 R P J 2 A T 8 Parque do Trianon R A P 5 1 16 21

A L 10 A I 9 A 13 R E U 22 A R A 14 27 4 7 6 29

Paróquia Nossa Senhora do Brasil A N J 25

A L A 19 A 20

11 Parque Ibirapuera

1- Antonio Bernardo 9- Fasano 17-MASP - Museu de Arte 23-Passado Composto 2-Bento Store 10-Galeria Melissa de São Paulo 24-Passado Composto 3-Casa 8 11-Hotel Unique 18-Mirante Nove de Julho Século XX 4-Casa do Sabor 12-Instituto Moreira 19-MIS - Museu da 25-Riccó 5-Centro Cultural Sales Imagem e do Som 26-Securit Fiesp 13-Itaú Cultural 20-Museu Brasileiro da 27-Sesc Paulista 6-Dalva e Dito 14-Japan House Escultura 28-WZ Hotel 7-Emiliano 15-Livraria Cultura 21-Osklen 29-Ziper Galeria 8-Espaço Havaianas 16-Livraria da Vila 22-Papel Craft 36 e PAULISTA PAULISTA JARDINS ‘ restaurantes da região. valorizam o design e os bons hóspedes abrigam que pulsa e hotéis boutiques badalado da cidade, a moda Já no quadrilátero mais domingos e feriados. de lazer e convívio aos transformado em área agora diversidade, culturais e grande Paulista, com seus centros fervilhante eixo da Avenida O destaque fica para o

37

AV. PAULISTA E JARDINS n1 ANTONIO BERNARDO Rua Bela Cintra, 2.063 Jardim Paulista 11 3083-5622 www.antoniobernardo.com.br Peças exclusivas, elaboradas

em ouro, prata e gemas, BERNARDO ANTONIO perpetuam o traço autoral do carioca Antonio Bernardo. Suas criações colecionam prêmios internacionais como o If Product Design e o IJL, da International Jewellery . Desde a infância, Bernardo convive com a n1 ourivesaria, quando circulava na relojoaria/joalheria do pai. Mais velho seguiu no ofício, realizando estágios em relojoeiras suíças. No início dos anos 1970, descobriu seu talento como designer de joias e não parou mais.

n2 BENTO STORE Rua da Consolação, 3.344 n2 Jardim Paulista 11 3085-0479 www.bentostore.com.br Mais um endereço, confira no site Primeira marca especializada em marmitas da América Latina, DIVULGAÇÃO FOTOS inspirada pela tradição dos bentôs japoneses, propondo um novo conceito de alimentação fora de casa. Dispõe de linhas exclusivas de marmitas como as francesas Monbento, com design único e toque soft touch, porta- -sanduíches dobráveis Boc’n Roll e as bolsas térmicas americanas Pack-it com camada de gel interno que devem ser congeladas para manter o resfriamento.

38 n 4 crayons Crayola e Faber Castell. eFaber Crayola crayons e lápis de além eSukie, Frank Paul &Co, Crane da 8 produtos Casa na encontrarão papelaria produção. Já os apaixonados por da etapas as todas de e cuida olayout cria especialista equipe Uma e acabamentos. papéis de opções de infinidade uma com personalizados, de convites confecção de é oserviço forte Seu www.casa8.com.br 3061-3600 11 Jardim Paulista 1.787 Cintra, Bela Rua n 3 CASA 8 CASA

DIVULGAÇÃO n 3 Luiza Olivetto, que também também que Olivetto, Luiza cofundadora plástica e artista interiores foram idealizados pela Adaptação eCarvalho. design de de Flávio plástico e artista arquiteto pelo 1938 em construída daremanescente Vila Modernista, casa aúltima ocupa cacau, de fazendas das universo do Ambientada com os elementos www.ammachocolate.com.br 11 3068-0240 Jardim Paulista 1.052 Azevedo, de Rocha Min. Al. AMMA CHOCOLATE n 4 CASA DO SABOR SABOR DO CASA

barras de chocolate. de barras das aelaboração até cacau do desde a plantação orgânica produção, de cadeia da cuida aAMMA Fabricante, chocolate. edo cacau do memorabília uma ecriou arquiteto, pelo dos cinco sentidos, desenhados hidráulicos com representação recuperou os ladrilhos 39 DIVULGAÇÃO AV. PAULISTA E JARDINS n5 CENTRO CULTURAL FIESP Av. Paulista, 1.313 Cerqueira César 11 3549-4499 www.centroculturalfiesp.com.br

Teatro, shows musicais, eventos literários, exposições, cursos; é grande e variada a atividade no centro cultural. O edifício é um marco na paisagem da Av. AMARO DIVULGAÇÃO/EVERTON FOTOS Paulista e justamente na sua fachada está o espaço mais instigante do local. A grande grelha metálica que envolve essa fachada forma uma tela de 3,7 mil m², onde mais de 100 mil lâmpadas LED foram instaladas, para criar a primeira galeria de arte digital a céu aberto da América Latina. A grande tela exibe obras digitais, performances e intervenções interativas, que permitem a participação do público por meio de aplicativos de jogos, músicas e outros. Na programação anual, destaque para o SP Urban Digital Festival. MARCELO SONOHARA MARCELO

40 n 6 internacional. padrão um de dentro brasileira acozinha oferecer de sonho do é aconcretização eDito Dalva Atala, Alex chef pelo Idealizado aimaginação. aguçam que eobjetos Derlon artista do grafite divertido bar, um do paredes Nas Bulcão. Athos de resguarda um precioso painel ambientes, e três m² 1.000 de Marcelo Rosenbaum. Com área por assinado originalmente projeto no colonial Brasil do adobe, revela a inspiração da arquitetura referências ocre, em paredes com cenário Um www.dalvaedito.com.br 11 3068-4444 Jardim Paulista 1.115 Manuel, João Padre Rua n 6 DALVA EDITO

DIVULGAÇÃO o casulo de . Nas Nas Franco. Siron de o casulo do como imponentes design, peças por érecebido cidade, melhores endereços da dos um em situado luxo, de hotel aeste chega Quem www.emiliano.com.br -2000 3728 11 Jardim Paulista 384 Freire, Oscar Rua n 7 EMILIANO eventos eorestaurante. eventos para salas center, fitness com acomodações, 56 spa, Emiliano, no hotel pavimentos 23 de residencial edifício do oesqueleto transformar por oresponsável foi Casas de Rodrigues. Sergio poltronas e Campana e Humberto de Fernando cadeiras Casas, Arthur por arquitetados áreas comuns dos espaços n 7

41 RICARDO D’ANGELO AV. PAULISTA E JARDINS n8 ESPAÇO n9 FASANO HAVAIANAS Rua Vittorio Fasano, 88 , 1.116 Jardim Paulista Jardim Paulista 11 3896-4000 11 3079-3415 www.fasano.com.br DIVULGAÇÃO FOTOS www.havaianas.com.br O hotel Fasano São Paulo reflete o espírito dos anos 1930 em A marca Havaianas construída na pleno Jardins. O exterior, que proporção da escala humana ficou a cargo do arquiteto Marcio chama atenção desde a rua, Kogan, remete a construções convidando-nos a adentrar a loja londrinas, mesclando conceito. Uma escadaria se abre referências art déco para a grande praça, onde estão e protomodernistas, com sua expostas as mais de 400 versões fachada de tijolo a vista, madeira de chinelos, além de alpagartas, e pedra, coroada por um relógio. galochas e acessórios. Com Nos interiores, com projeto de 300 m², o espaço tem projeto 9 Isay Weinfeld, materiais nobres n premiado do arquiteto Isay e peças selecionadas reforçam a Weinfeld e reflete a trajetória da elegância e o clima nostálgico label que se tornou um case que marcam o ambiente. As club internacional. No início, as chairs no lobby, garimpadas uma sandálias de dedo, inspiradas nos a uma em antiquários na França calçados japoneses, eram e na Inglaterra, mostram o produzidas apenas no modelo cuidado com os detalhes. branco e azul. Foi o erro de um O complexo compreende os maquinário, em 1969, que restaurantes Fasano e Nonno produziu versões verdes, levando Ruggero, o elegante bar Baretto, ao sucesso e ao lançamento de além das áreas de fitness e relax. pares em outras cores. n8 DIVULGAÇÃO/SANTIAGO REIS SGARBI SGARBI REIS DIVULGAÇÃO/SANTIAGO

42 ROMULO FIALDINI ROMULO

n10 GALERIA MELISSA Rua Oscar Freire, 827 Jardim Paulista 11 3083-3612 www.melissa.com.br AV. PAULISTA E JARDINS E PAULISTA AV. Reúne moda, arte e design em um só lugar. Além de chamar atenção de muitos fãs das coleções desenvolvidas em parcerias com famosos criativos, o espaço atrai por suas fachadas. Nos seus 15 anos de história, muitas instalações artísticas passaram por ali. O poodle amarelo de 5 m de altura, em projeto concebido para o verão de 2017, foi dos destaques desse período. Ao completar 40 anos, em 2019, a marca reformou o espaço e renovou a proposta, oferecendo um local mais acolhedor, propício aos encontros e ao convívio. O novo projeto é assinado por Houssein Jarouche, que utilizou 20 mil tijolos de PVC Melflex, obtidos a partir da reciclagem dos calçados produzidos pela empresa, para revestir todo o espaço.

43 n12 INSTITUTO MOREIRA SALLES Av. Paulista, 2.424

PEDRO VANNUCCHI PEDRO Bela Vista 11 3371-4455 www.ims.com.br Focada principalmente nas artes visuais e na fotografia, a nova sede do IMS foi inaugurada em setembro de 2017 para tornar-se mais um importante polo cultural da cidade. Com 8.1456 m² de área total, contará com 1,2 mil m² só para exposições, além de cineteatro, biblioteca, livraria e restaurante. A arquitetura do escritório Andrade Morettin Arquitetos promove a integração com o entorno da Avenida Paulista por meio da transparência da fachada e de uma praça aberta para a rua, instalada no quinto andar do 12 edifício. A programação, ampla n e qualificada, abrange exposições, palestras, cursos, filmes e shows, sob a curadoria de Lorenzo Mammi e coordenação de cinema de Kleber Mendonça Filho.

n11 HOTEL UNIQUE Av. Brig. Luís Antônio, 4.700 Jardim Paulista 11 3055-4702 www.hotelunique.com.br Marco na cidade, o edifício em forma de arco invertido, projetado por Ruy Ohtake, tem 95 apartamentos e áreas 11 comuns decoradas por João n

Armentano com peças de KON NELSON grandes designers, como a poltrona Proust Geométric, de Alessandro Mendini, o sofá Boa, dos Campana, e a cadeira Feltri, de Gaetano Pesce. Depois de uma voltinha pelo lobby, vale tomar um drink no Bar The Wall – onde você encontrará exemplares do light designer Ingor Maurer – ou no estaurante Skye, que tem bela vista da cidade.

44 ANNA CAROLINA BUENO n multiuso e biblioteca. arena restaurante, auditório, com salas expositivas, conta 1995, em inaugurada A sede, atual intelectuais. e artísticas manifestações difundir visa Cultural oItaú 1987, em Fundado circulação e renovou a fachada. de aárea expandiu que Loeb, Roberto arquiteto do projeto sob 2002 em reformado foi Mange, Carvalho de Robert Ernest por idealizado O edifício, Brasileira. Arte Amores – Leonilson e Calder e Meus dos oPeso Sob Forma; como OVazio Weissmann, cidade, como Franz a movimentam que ocupações e mostras e realiza itens, mil 19 de cerca com Setúbal, Olavo de arte de acoleção Abriga www.itaucultural.org.br 11 2168-1777 / 2168-1776 Paraíso 149 Av.Paulista, n 13 13 ITAÚ CULTURAL

ESTEVAM ROMERA n com o escritório FGMF, tem tem FGMF, oescritório com parceria em Kuma, Kengo Projetado pelo japonês eJapão. Brasil entre cultural aproximação m²: mil 2,5 de edifício do afunção expressa cobogós de parede uma com dialogando japoneses artesãos por trabalhadas madeira de réguas em A fachada fb.com/japanhousesp 11 3285-3734 Vista Bela 52 Av.Paulista, n 14 14 JAPAN HOUSE a lista de atrações. de a lista completam artesanatos de loja e uma biblioteca Restaurante, personalidades japonesas. palestras e com performances programação traz exposições, a Dantas, Marcelo de curadoria a Sob deslizantes. portas separados por “fusumas”, cominteriores ambientes 45

AV. PAULISTA E JARDINS n15 LIVRARIA CULTURA Av. Paulista, 2.073

Jardim Paulista DIVULGAÇÃO 11 3170-4033 www.livrariacultura.com.br Mais quatro endereços, confira no site

Há mais de 60 anos instalada no Conjunto Nacional, condomínio de uso misto projetado por David Libeskind, em 1953, a livraria tem presença importante na vida cultural da cidade. A Cultura começou na pequena loja da família Herz, de esquina, no térreo. Ao assistir a n15 falência do antigo Cine Astor, a família encampou a missão de transformar a área de 4,2 mil m² em um centro cultural. A arquitetura de Fernando Brandão tirou partido do piso inclinado original, criando rampas que instigam a leitura, com estantes e almofadas. Obras sobre arquitetura e design são encontrados em seu acervo com mais de 50 mil títulos. O teatro Eva Herz, no piso superior, e o café completam o complexo.

16 n16 LIVRARIA DA VILA n Al. Lorena, 1.731 Jardim Paulista 11 3062-1063

LEONARDO FINOTTI FINOTTI LEONARDO www.livrariadavila.com.br Mais cinco endereços, confira no site

O sobrado foi transformado em livraria no projeto de Isay Weinfeld. A fachada caracteriza bem a linguagem do arquiteto. Toda em concreto, é coroada pelo logotipo da marca. Portas pivotantes abrigam estantes onde os livros também são demonstrados. Um grande vão oval requadra a vista para o piso inferior, onde está o lounge de leitura mobiliado com poltronas, pufes e luminárias, convidando os visitantes a folhear algumas das milhares de opções de livros disponíveis na loja. A Livraria da Vila também oferece cursos e palestras relacionados à arquitetura e ao design.

46 n17 MASP – MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO Av. Paulista, 1.578 Bela Vista 11 3149-5959 www.masp.art.br Rafael, Renoir, Monet, Cézanne, transferido para a atual sede, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, projetada pela arquiteta Lina Bo Edgar Degas, Diego Rivera, Bardi. Apoiada em quatro pilares, , Anita conformando um vão de 74 m, a Malfatti, Victor Brecheret e construção tornou-se um marco Flávio de Carvalho são autores na história da arquitetura do de algumas das obras exibidas século 20. A esplanada sob o no MASP. Além da exposição edifício foi pensada como uma permanente do acervo, o Museu praça para uso da população, realiza mostras temporárias, hoje palco de manifestações cursos, palestras e outras populares e da tradicional feira manifestações culturais. de antiguidades. As primeiras Primeiro museu moderno do obras de arte foram selecionadas país, foi fundado, em 1947, pelo por Bardi e adquiridas por empresário Assis Chateaubriand doações da sociedade e dirigido durante 45 anos pelo paulistana. Hoje, o acervo, marchand e crítico de arte tombado pelo Patrimônio italiano Pietro Maria Bardi. Histórico e Artístico Nacional – Instalado inicialmente no IPHAN, reúne mais centro da cidade, em 1968 foi de 8 mil obras. JARDINS E AV. PAULISTA AV. E JARDINS MIGUEL COSTA JR COSTA MIGUEL

47 n18 MIRANTE NOVE n19 DE JULHO DING MUSA DING Rua Carlos Comenale, s/n 11 3111-6330 www.mirante.art.br Um monumento histórico reocupado sobre o túnel da Avenida Nove de Julho, que surgiu nos anos 1920 para atravessar os dois lados da cidade. Completavam a obra um mirante, um salão e um observatório. O observatório foi demolido, mas o salão sempre ficou abandonado. Recuperado, o espaço do Mirante 9 de Julho tornou-se uma nova área cultural, sendo ocupado pela n19 MIS – MUSEU DA público, de diferentes cafeteria Isso é Café e o IMAGEM E DO SOM segmentos. Oferece, ainda, sessões de cinema, cursos restaurante O Mercado Av. Europa, 158 Effêmero. A cada mês um chef Jardim Europa e muitas outras atividades, é convidado para elaborar o 11 2117-4777 inclusive nos fins de semana. cardápio. Com wifi grátis, www.mis-sp.org.br O restaurante Oro, nos fundos também é usado para espaço do museu, revela um ambiente de coworking. Após passar por uma ampla agradável, sob o comando reforma, o MIS ganhou vida do premiado e midiático nova e uma programação chef Felipe Branze. Junto vibrante. Com exposições com o MUBE, instalado no de grande repercussão e terreno ao lado, formam um montagens primorosas, movimentado polo de cultura e consegue atrair um grande lazer na cidade.

n18 ARIEL MARTINI ARIEL

48 NELSON KON 11 2594-2601 11 www.mube.space Jardim Europa 221 Alemanha, Rua n marquise. grande da livre ovão ocupa novos, mais onde também aparecem objetos uma feirinha de antiguidades, domingos, Aos outros. e muitos Decoster Nathalie Granato, Ivald Caciporé Torres, Brecheret, Victor obras de , com conta que esculturas, de oacervo claro, E, ecinema. teatro de música, há apresentações sazonalmente, programação, Na ligados ao universo do design. eventos abrigar éraro não visuais, e artes esculturas as sejam MUBE do atividades das ofoco Embora Som. edo Imagem da – Museu MIS vizinho do espaço e ao bairro ao integrada perfeitamente praça uma mas construído, volume um vê não ali por passa Quem Marx. Burle por projetado jardim um envolta por semissubterrânea construção uma concebeu Rocha da Mendes Paulo O arquiteto ESCULTURA BRASILEIRO DA n 20 20 MUBE – MUSEU MUSEU – MUBE

DIVULGAÇÃO n 21 com produtos personalizados. de projetosserviço especiais, o oferece também A marca Capeto. eIsabela Herchcovitch Adriana Falcão, Alexandre design e por parceiros como de própria equipe uma por e formatos únicos, criados ganhamutensílios estampas eoutros bolsas fotografia, álbuns de porta-retratos, blocos, calendários, Agendas, divertidos. e/ou objetos charmosos, práticos e papéis de boutique Uma site no confira Mais três endereços, www.papelcraft.com.br 11 3081-8171 Jardim Paulista 1.688 Lorena, Al. n 21 PAPEL CRAFT

49

AV. PAULISTA E JARDINS 22 n DIVULGAÇÃO

n22 OSKLEN 23 Rua Oscar Freire, 645 n Jardim Paulista 11 3083-7977 / 3085-1447

www.osklen.com.br COMPOSTO PASSADO Mais dez endereços, confira no site Algodão orgânico e couro de peixe são algumas das matérias-primas adotadas na confecção das roupas, refletindo a preocupação da empresa considerada uma das precursoras do movimento sustentável na moda. Reconhecida mundialmente por seu estilo sofisticado sem ostentação e que harmoniza vida urbana e natureza, a marca criada por Oskar Metsavaht é n23 usada por Madonna, Sting e PASSADO de Giuseppe Scapinelli, Rino Naomi Campbell. COMPOSTO Levi e Artacho Jurado. Fundado Rua da Consolação, 3.198 em 1988 por Cida Santana, filha Jardim Paulista de diamantário que cresceu em 11 3064-0805 um ambiente de joias e pedras www.passadocomposto.com.br preciosas e começou a colecionar Mantém um rico acervo de antiguidades e artesanato desde vidros de René Lalique, Verly, cedo. Hoje a Passado Composto Etling; muranos Barbini, Seguso, também comercializa criações Barovier & Toso, Venini; e móveis exclusivas desenhadas por Cida.

50 n edição limitada. limitada. edição exclusividade peças novas de com e comercializa exposições Jagoda Buic. Promove, ainda, Magdalena Abakanowicz e Jean Lurçat, estrangeiros, e os Nicola, eNorberto Carvalho moderna como Genaro de da tapeçaria brasileiros artistas com conta também acervo, No Gillon. eJean Barros de Geraldo dentre eles Joaquim Tenreiro, com ênfase nos modernistas, tapeçarias e objetos de design, arte, de obras móveis, oferece design nacional. O espaço o e valorizar resgatar de missão a com 2002 em antiquário o fundou Bueno Graça Studies, Educational Sotheby’s pela 20 17ao séculos dos Decorativas Artes em Formada www.passadocomposto.com.br 11 3088-9128 Jardim Paulista 1.996 Lorena, Al. 25 SÉCULO XX SÉCULO COMPOSTO n 24 PASSADO PASSADO

n 24

RUY TEIXEIRA/ PASSADO COMPOSTO SÉCULO XX atenção na paisagem da região. da paisagem na atenção echama aorigamis remete que composto, alumínio de chapas em peças 600 de cerca por composta metálica carcaça uma foi resultado O marca. da atuais atributos os transmitindo eainda móveis assegurando visibilidade aos de sustentabilidade, critérios corporativo, incorporando em mobiliário especializada centenária empresa da oshowroom para fachada nova uma elaborar de o desafio recebeu Studio O SuperLimão site no confira Mais um endereço, www.ricco.com.br 11 3081-6100 Jardim América 1.300 Av.Brasil, n 25 RICCÓ 51 MAÍRA ACAYABA AV. PAULISTA E JARDINS FOTOS VANNUCCHI FOTOS PEDRO

n27

26n SECURIT Caruso e Yves Behar. Fabrica Rua Doutor Melo Alves, 184 com exclusividade no país a Jardim Paulista cadeira 40/4, do norte- 11 3815-0898 -americano David Rowland, um www.securit.com.br 27nSESC PAULISTA clássico do design que é parte Av. Paulista, 119 Mesas, armários, painéis, arquivos do acervo do Museu de Arte Bela Vista e assentos para ambientes de Moderna de Nova York. Criada 11 3170-0800 trabalho e residenciais, criados na década de 1940, a empresa www.sescsp.org.br por sua equipe ou assinados por paulistana foi a primeira designers de renome mundial, do Brasil a desenvolver um O Sesc elegeu três eixos – arte, como Bill Stumpf, Charles & Ray sistema completo de mobiliário tecnologia e o corpo – para Eames, Don Chadwick, Jerome para escritórios. estruturar as atividades desta unidade. Os espaços abertos ao convívio social, coworking ou simplesmente a um tempo para o descanso aparecem n26 em diferentes andares do edifício. Assim como salas para exposições e outras intervenções artísticas. Já a biblioteca inclui vários recursos para atender leitores com deficiência visual. Mas é no topo do prédio que está a atração mais procurada pelo público: a cafeteria toda envidraçada e um terraço dão acesso a uma vista estonteante da cidade, com o entorno da Avenida Paulista

DIVULGAÇÃO em primeiro plano.

52 GUI GOMES n 28 n 29

AYLA HIBRI bela vista da cidade. cidade. da vista bela auma acesso dá Rooftop Tetto bar o cobertura, Na voz. de ou dedos dos comandos de meio por Luz” de a“Criatura com público do direta ainteração permite também Luz) Hotel aplicativo para celular (WZ conforme cada situação. Um eformas cor, movimentos padrões luminosos, alterando a diferentes comandos que definem e gera estímulos esses interpreta ar. software do Um qualidade ea sonoros sinais os captam que topo, no instalados sensores iluminação controlada por a recebe e ànoite coloridas metálicas placas com revestida toda foi Afachada ambiente. do diferentes conforme as condições região, assumindo cores e formas na ar do eàpoluição barulho ao reage Oprédio Requena. Guto de projeto com edifício, do interativa é afachada odestaque Aqui www.wzhoteljardins.com.br Jardim Paulista Av. Rebouças, 955 aproximar a arte do público. do aarte aproximar a forma de acolhedora expositiva eárea contêiner aum remete que fachada tem projeto de Marcelo Rosenbaum, aoemergentes Com mercado. artistas foco apresentar como e tem contemporânea arte aosé novos aberta discursos da A galeria variadas. com estéticas e vídeos instalações, esculturas, fotografias, gravuras, pinturas, da Zipper inclui repertório O Lucas. e ofilho Cimino Fabio galerista pelo liderado nomes representados pelo espaço dos alguns são eZezão Steen van Velázquez, Ricardo Fernando Morozini, Felipe Duque, Adriana www.zippergaleria.com.br 4306-4306 11 Jardim Paulista 1.494 Unidos, Estados Rua n 28 n 29 WZ HOTEL WZ ZIPPER GALERIA

53

AV. PAULISTA E JARDINS i u g n i

t

a Rua Purpurina Rua Harmonia N

a 15 u R Rua adalena

Rua Simpatia

Rua Oscar Freire Rua dos acunis 13 Rua Wisard

Rua Fadique Coutinho A. Paulo VI

Beco do Batman

1 Rua Luís urat Rua Capote Valente

Rua Ales Guimarães Cemitério 4 8 12 São Paulo Cardeal 11 9 Rua Cristiano Viana Rua Henrique Schaumann6

Rua João oura Rua ourato Coelho

Rua Inácio Pereira da Rocha Rua Lisboa

Rua Simão lares Rua Cardeal Arcoerde

Rua Francisco Leitão Rua Cnego Eugnio Leite

Rua Pedroso de orais

A. Brg. Faria Lima 7 16 Rua Teodoro Sampaio Rua ateus Grou 2 5 10

Rua Artur de Azeedo

Rua dos Pinheiros 3

Rua Joaquim Antunes

Aenida Rebouças Aenida Brasil 14

Rua Sampaio Vidal

A. Brg. Faria Lima

Paróquia Nossa Senhora do Brasil

1-A Casa - Museu do 6-Feira Benedito Calixto 11-Maria Jovem Objeto Brasileiro 7-Futon Company 12-Studio Heloísa 2-À La garçonne 8-Instituto Tomie Galvão 3-Apartamento 61 Ohtake 13-Tidelli 4-Ciao Mao 9-L’Oeil 14-Tok&Stok 5-Estúdio Verz 10-Loja Teo 15-Unibes

54 PINHEIROS

Um bairro vibrante, que atrai cada vez mais gente por suas opções de lazer, comércio e serviços. Um bairro ‘eclético, que abriga desde ateliês de artistas a lojas descoladas e centros culturais. Confira também os antiquários modernistas da região.

55 1 n DIVULGAÇÃO

n1 A CASA – MUSEU n2 À LA GARÇONNE roupas e acessórios, sempre DO OBJETO Rua Francisco Leitão, 134 com foco na sustentabilidade 11 2364-3280 e no reuso de materiais. BRASILEIRO www.alagarconne.com.br Com esse conceito, o Av. Pedroso de Morais, 1.216 empresário Fábio Souza 11 3814-9711 Com 500 m², o showroom mergulhou de vez no mundo www.acasa.org.br reúne objetos de decoração da moda estreando no São Paulo Fashion Week com uma A atual sede do museu garimpados, mobiliários linha assinada por Alexandre A CASA, inaugurada em antigos com estilo industrial, Herchcovitch, que utilizou 2014, tem projeto do importados da Europa e dos tecidos descartados e materiais escritório Perkins + Will, que Estados Unidos, e novos com a reciclados em sua produção. remete à produção artesanal mesma pegada, além de e ao design. Além de mostras, seminários, pesquisas e outras ações, a instituição n2 criada em 1997 por Renata Mellão promove o prêmio bienal Objeto Brasileiro, que destaca o melhor da produção contemporânea de artesanato no Brasil. A CASA também dispõe de um amplo acervo virtual, com informações sobre os objetos selecionados pelo museu, além de contar com um catálogo de profissionais e de entidades brasileiras

envolvidos com o tema. DIVULGAÇÃO

56 n3 APARTAMENTO 61 Rua João Moura, 100 www.apartamento61.com.br

Galeria de móveis vintage, com acervo formado por peças originais de grandes designers modernos, como Martin Eisler, Carlos Hauner e Jean Gillon, e peças de contemporâneos, como Bianca Barbato e Ricardo Graham. A Apartamento 61 começou com a paixão pelo modernismo nacional do casal Vivian Lobato, jornalista, e André Visockis, designer gráfico, que fez mais aquisições que precisava ao montar o apartamento. Não demorou para transformar o próprio FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS colecionismo em negócio. A princípio funcionava como e-commerce e, em 2016, ganhou um espaço físico digno dos seus produtos: uma casa desenhada por Victor Brecheret, e depois reformada pelo arquiteto Rino Levi. PINHEIROS

57 n4 CIAO MAO prol do bem-estar físico. Rua Fernão Dias, 37 A marca foi fundada por 11 2503-7768 Priscila Callegari em 2007 www.ciaomao.com com o intuito de romper com a padronização da indústria da moda que Calçados para a família, aprisiona o consumidor a n5 ESTÚDIO VERZ exclusivos e customizáveis, modelos desconfortáveis e Rua Lisboa, 183 graças aos acessórios massificados. Suas criações 11 97292-4562 intercambiáveis. Qualidade já lhe renderam prêmios www.loroverz.com e conforto estão entre as importantes, como o IDEA prioridades da Ciao Mao, (ouro no Brasil e bronze nos Designer, artista plástico, que investe em ergonomia e Estados Unidos, Top XXI e grafiteiro, ilustrador e materiais de excelência em Design Award. cartunista, formado em pela britânica Central Saint Martins School of Art and Design, Loro Verz utiliza técnicas e suportes variados, tendo desenvolvido trabalhos para marcas como Adidas, Red Bull e Schultz. O Estúdio Verz abre as portas todos os sábados para aproximar o público da arte. “As galerias são escritórios para negociar arte, meu estúdio é um espaço para se visitar, para apresentar meu trabalho e bater um papo. Se ao final rolar

FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS 4 n uma venda, é um bônus, não o objetivo final”, justifica.

n5 LORO VERZ LORO

58 chorinho a partir das 14h30. das 14h30. achorinho partir tocam Regional e seu Canário típicas, onde os músicos ecomidas petiscos com de uma área de alimentação dispõe 19h, às os 9h das sábados, todos realizado evento O ali. encontra se só que e curiosas únicas peças outras antigos, discos raros, dentre artesanatos, móveis e objetos obras de artes, vestuário, que oferecem expositores 320 de cerca reúne Pinheiros, de praça uma em 1987 desde Realizada Paulo. São de lazer ede turístico roteiro do parte é já Calixto Benedito da A feira com.br www.pracabeneditocalixto. s/nº Calixto, Benedito Praça Arnoult, Flávio de Carvalho ou ou Mauricio Klabin. Carvalho de Flávio Michel Arnoult, Rocha, da Mendes Paulo por nomes reconhecidos, tais como mobiliários com design assinado distribuição de objetos e e produção na atua também conta próprios, efábrica que estúdio com marca, A Moov. sofá modular o como móveis, outros em transforma-se oriental colchão versáteis. O modelo tradicional do peças criar para partida de em ponto como ofuton tomou 2001, fundada empresa, a living”, style “free de oconceito Sob Mais dois endereços, confira no site www.futon-company.com.br 11 4562-5000 370 Grou, Mateus Rua CALIXTO BENEDITO n n 6 7 FUTON COMPANY FUTON FEIRA n 6 n 7

SIMONE LOURO FUTON COMPANY 59

PINHEIROS n8 INSTITUTO Av. Brig. Faria Lima, 201 11 2245-1900 www.institutotomieohtake.org.br

Salvador Dalí, Yayoi Kusama, Picasso, Joan Miró, Frida Kahlo e Gaudí são alguns dos artistas que ganharam exposições no instituto, criado em homenagem à artista plástica Tomie Ohtake com objetivo de promover mostras de arte, design e arquitetura. A entidade faz parte do complexo arquitetônico assinado por Ruy Ohtake, que pode ser avistado de várias partes da cidade, pelo design futurista em alumínio colorido despontando entre os casarios de Pinheiros. Com 7.500 m², o espaço conta com sete salas expositivas, ateliês, biblioteca, loja de objetos, livraria e restaurante. FOTOS RICARDO MIYADA RICARDO FOTOS

60 DIVULGAÇÃO países como Marrocos, China, China, Vietnã, Indonésia e Índia. Marrocos, como países em Oceania, e na Oriente no Rosenhek Adler Judith peças de garimpadas pela proprietária acervo ao mistura-se outros profissionais brasileiros, Ferro, Pedro Mendes, entre Roncca, Pedro Useche, Daniela Gregorio Kramer, Fabricio e Baschera Attilio Zanardi, de Jader Almeida, Fernando odesign loja, da m² 1.600 Nos site no confira Mais um endereço, www.loeil.com.br 11 3897-8787 182 Calixto, Benedito Praça n n 10 9 LOE L EI L’O

DIVULGAÇÃO n 9 confira no site no confira Mais um endereço, www.lojateo.com.br 11 3061-3722 Rua João 268 Moura, a vocação e amplia a oferta desse modernariato. oferta a amplia e vocação a reforça rua, mesma da 1.298 Teo, número no O Galpão Zalszupin, entre tantos outros. Joaquim Tenreiro e Jorge Gillon, Jean como brasileiros, com foco nos designers Teo, Loja na encontrados ser podem a1970, 1940 de das décadas modernistas, e itens de decoração móveis de além vintage, Diversidade de mobiliários n 10 LOJA TEO TEO LOJA

61

PINHEIROS FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS

n11 MARIA JOVEM Rua João Moura, 1.019 11 3088-1396 www.mariajovem.com.br

O espaço de 600 m² resguarda um acervo de mobiliário brasileiro, vintage, retrô e industrial, das décadas de 1950, 1960 e 1970, de designers como Arne Jacobsen, Eero Saarinen, Charles e Ray Eames e Sergio Rodrigues, garimpados pelo proprietário Felipe Monroe, que cresceu no ramo moveleiro. Criado em 2003, o Maria Jovem diferenciou-se dos antiquários da época, especializados em peças robustas art nouveau e art déco, por oferecer um mix de itens clássicos, modernos e contemporâneos – um modernariato.

62 CASSIANA DER HAROUTIOUNIAN n mercado nacional, a Tidelli no sintéticas fibras introduzir em Pioneira exposta. fica outdoor móveis de linha a onde uma em piscina, deliciosa uma com casa agradável, experiência O showroom proporciona uma Mais um endereço, confira no site www.tidelli.com.br 11 3032-1535 1.684 Moraes, de Av.Pedroso n 13 12 DIVULGAÇÃO TIDELLI luminárias, tapetes e acessórios. de além internas, áreas para Também mobiliário apresenta eCorian. náuticas cordas de tramas alumínio, reflorestamento, em de madeira como materiais, outros Martinelli, Rui e Cândida Maria Machado Lisi, Alfio Design, Marcelo Rosenbaum e Fetiche como eparceiros marca, da Mandelli, proprietário e designer desenvolvidas por Luciano peças oferece também n 13 e oesmaltado. o fosco entre texturas diferentes própria massa, proporcionando os pigmentos adicionados à sendo cores, cinco de reduzida paleta uma em disponíveis da e estão peças As cerâmica. fotografia da o universo explorou Galvão Heloísa do material, as possibilidades descobrir de Antes escorridas. bordas irregulares e gotas apresentando iguais, são ao processo artesanal, nunca porcelana líquida que, devido Utilitários produzidos em www.studioheloisagalvao.com.br 4329-2988 11 920 Álvares, Simão Rua HELOÍSA GALVÃO HELOÍSA n 12 STUDIO

63

PINHEIROS n14 TOK&STOK Av. Eusébio Matoso, 1.231 0800 200 8000 www.tokstok.com.br Mais 10 endereços, confira no site

Esta é a flagship store da Tok&Stok em São Paulo. A maior loja da rede na cidade, com 6.445 m². Nela é possível encontrar todos os produtos da marca, passear em seus ambientes exclusivos servidos por iluminação natural e se deliciar no Café Design, o simpático café da Tok&Stok com um menu de blends assinado pela barista Isabela Raposeiras. FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS

64 DIVULGAÇÃO Torá, o livro sagrado judaico. judaico. sagrado livro o Torá, ao remete que forma tem Loeb, Roberto arquiteto prédio, pelo O concebido atividades. outras e filmes música, mostras, palestras, muito diversificada, entre e intensa programação uma oferece cultural Ocentro mesmo! é isto se fato, de e, apresenta Cultural Unibes a social Assim desenvolvimento de vetor como acultura pensa que Paulo, São de cidade na sociais causas empreendedorismo criativo e do das cultura, da hub Um www.unibescultural.org.br 11 3065-4333 2.500 Freire, Oscar Rua n 15 UNIBES 65

PINHEIROS Rua Heitor Penteado

Rua João Moura

Rua das Tabocas 19

Rua Fidalga

10

Rua RodésiaRua Girassol

Rua Natingui Rua Harmonia

RuaRua SimpatiaSimpatia

2 4 Rua Fradique Coutinho 16

Rua Madalena 6 Rua Purpurina Rua João Miguel Jarra

18 11 7 Rua Mourato Coelho Rua Wisard 13 9 14 3 5 15 1 17 8 Rua Luís Murat 12

Cemitério São Paulo Cardeal

Rua Aspicuelta

Avenida Pedroso de Morais

Instituto Tomie Ohtake Rua Inácio Pereira da Rocha

1-A7MA 8-Cristiana Bertollucci Estúdio 2-ArteMobilia Galeria 16-Nelise Ometto 9-Estúdio Manus 3-Atelier Carlos Motta 17-Prototyp& 10-Estúdio Paulo Alves 4-Atelier Luiz Fernando 18-Reka 11-Fahrer Machado 19-Vitra 12-Fernanda Yamamoto 5-Beco do Batmam 13-Kimi Nii 6-Caroline Harari 14-La Lampe 7-Choque Cultural 15-Marcenaria Baraúna 66 VILA MADALENA Muitas das casinhas charmosas já cederam espaço a modernos edifícios. O movimento de veículos e a circulação nas ruas aumentou bastante. ‘Mas a Vila é um capítulo à parte, e ainda guarda seu encanto, com ateliês, galerias, lojas e muitos bares. Vale uma bela caminhada, de preferência em um dia ensolarado, para desfrutar não só do comércio, mas de cada cantinho do bairro.

67 n1 A7MA Rua Harmonia, 95B 11 2361-7876 www.a7ma.art.br

Arte urbana é o foco desta 2 galeria, situada no Beco do n CAMPOS GANDHI SERGIO Batman, que nasceu da necessidade de um espaço n2 ARTEMOBILIA Um dos objetivos da Artemobilia é para expor o dos promover exposições e discussões grupos Coletivo 132 e GALERIA sobre temas relacionadas à Fullhouse, depois de Rua Isabel de Castela, 237 cultura e ao cotidiano brasileiros. 11 3791-9929 receberem diversas negativas Seu acervo inclui móveis, www.artemobilia.com.br dos tradicionais galeristas. A brinquedos antigos, instrumentos A7ma realiza exposições e musicais, embalagens, produtos Especializado em design moderno mantém em seu acervo descontinuados e pôsteres do e contemporâneo nacional, o trabalhos de 30 artistas, em cinema. A galeria dispõe também espaço tem seu foco em artes diversos suportes que vão de um departamento de aplicadas, interiores e mobiliário. além da parede e da rua. restauração de móveis.

n1 TCHE ROUGGI TCHE

n1

68 DIVULGAÇÃO cadeiras e poltronas em uma uma em epoltronas cadeiras desenvolver as primeiras a começou Arquitetura, de paulista. Durante a faculdade litoral do praias mar, nas pedaços de madeira vindos do objetos commanufaturando design no iniciou pescaria, e surfe por Apaixonado 1970. mesmo endereço desde os anos no instalado está Motta Carlos o eMadalena, arquiteto designer Vila da precursores dos Um www.carlosmotta.com.br 3815-9228 / 3032-4127 11 Rua 121 Aspicuelta, n CARLOS MOTTA CARLOS 3 ATELIER ATELIER

em peças únicas. peças em como industrial escala em produzidos tanto em móveis, transformam feitos protótipos que se são Ali DNA”, afirma. nosso no está e social ambiental natureza. “Responsabilidade pela e orespeito simplicidade a reflete produção sua hoje Até ateliê. seu abrindo oBrasil, para voltou 1978 eem Califórnia, na construtivas e técnicas emAprofundou-se marcenaria na Vila. oficina pequena

69

VILA MADALENA SIMONE LOURO SIMONE FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS

n5

n4 n5 BECO DO BATMAN Rua Medeiros de Albuquerque, 82-154 Rua Gonçalo Afonso www.cidadedesaopaulo.com/v2/ atrativos/beco-do-batman

Tudo começou quando um desenho do Batman surgiu em uma parede nos anos 1980. A partir de então, grafiteiros e outros artistas começaram a preencher os muros da viela com outros trabalhos, transformando o lugar numa galeria a céu aberto. A partir de 2015, o Beco recebeu n4 ATELIER algumas melhorias, com uma LUIZ FERNANDO nova iluminação e a renovação MACHADO constante dos grafites, sempre garantindo novidades. Logo, Rua Natingui, 756 11 3032-2281 foram surgindo pequenos e www.ateliermachado.com.br simpáticos comércios na área, galerias de arte, bares e grande O ateliê-loja de 400 m² oferece aumento do número de visitantes, linha exclusiva de produtos que não param de fotografar. Sem e serviços de personalização dúvida, o local tem muito charme, em papel usando técnicas com uma pegada descolada e artesanais como marmorização, alternativa, num mix de arte restauração, douração, costura, urbana, gastronomia, boemia e serigrafia e pintura. A coleção de gente de estilos diversos. papelaria especial, desenvolvida por Luiz Fernando Machado, inclui álbuns, caixas, conjuntos para escritórios, cadernos, blocos, bolsas, cardápios, dentre outros.

70 ALE JORDÃO n visita agendada. com ateliê seu em Atende próprio que apresenta hoje. oestilo então descobrindo paixões, duas as unir conseguiu 1990, de década Na Granato. Laís de ateliê no cerâmica em arte na bordados. Desenvolveu-se colecionava rendas e Harari Caroline Patrimonial, e Restauração Arqueologia em especializada e Paulo São de Universidade pela História em Formada monoqueima a 1.200ºC. com e tecidos formas sobre manual pressão de técnica a com produzidas cerâmica em arte de e obras Utilitários 11 99989-3379 136 Castela, de Isabel Rua HARARI n 6 7 CAROLINE

Alê Jordão, Coletivo BijaRi, nomes já consagrados, como de lado ao talentos jovens novas apresenta linguagens, e urbana arte em Referência www.choquecultural.com.br 11 3061-4051 Albuquerque, 250 de Medeiros Rua CULTURAL n 7 CHOQUE CHOQUE n 6 multidisciplinares. experiências e outras imersões colaborações, urbanas, intervenções residências, investe emtambém intercâmbios, Cultural A Choque virtuais. e outdoor indoor, mostras com obras as exibe Batman, do Beco ao próximo Situada eTec. Silveira Rafael Grud, Picon, Narcélio Matias Martins, Mariana JACA, Daniel Melim,

SIMONE LOURO VILA MADALENA n8 CRISTIANA BERTOLUCCI ESTÚDIO Rua Girassol, 125 11 3097-8566 www.cristianabertolucci.com.br

A designer cresceu e trabalhou por 25 anos n9 ESTÚDIO MANUS como diretora de arte na Rua Girassol, 310 empresa de iluminação da 11 3032-0679 / 98971-8682 família. Em carreira solo, www.estudiomanus.com Cristiana Bertolucci investe na pesquisa e na inovação, Mix de ateliê, loja e galeria produzindo peças de forma comandado pelo casal Daniela quase artesanal. São luminárias Scorza e Caio de Medeiros F. e pendentes exclusivos com A dupla desenvolve pequenas tiragem limitada em cobre, séries ou até edições únicas de ferro forjado, latão, madeira utilitários, de porcelana, descartada, madeira maciça, madeira e espelho, luminárias e cimento e cortiça, somando obras de arte, manufaturadas mais de 300 criações. com materiais reciclados ou descartados na natureza, muitos configurados pela técnica da assemblage. Peças selecionadas do Estúdio Manus fazem parte do acervo do MoMA Store-NY e DIVULGAÇÃO n8 do MAM-SP. Também idealiza projetos de interiores e cenográficos.

n9 CAIO MEDEIROS CAIO

72 n10 ESTÚDIO PAULO ALVES

Rua Harmonia, 815 AFFARO VICTOR 11 3032-4281 www.pauloalves.com.br

A infância no interior, o legado da mestra Lina Bo Bardi (com quem trabalhou), os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista misturam-se na obra do arquiteto Paulo Alves. Seus 10 móveis desvendam uma n lógica criativa em que a madeira é a protagonista. Peças que fazem alusão aos galhos das árvores, falam busca de soluções com o usuário sobre ecologia n11 FAHRER sustentáveis para seus e o relembram as origens Rua Wisard, 157 móveis. Músicos e designers, dessa matéria-prima. 11 3031-7250 www.fahrer.com.br são conhecidos pelo desenho desafiador e por dominarem Tubos de fenolite, fibra de buriti, a técnica de curvar a madeira, alumínio de aviação reciclado, graças à luteria – tecnologia alumínio naval, acrílico e madeira de construção dos da seringueira são alguns dos instrumentos, aprendida por materiais utilizados pelos irmãos Sergio no curso de música nos Sergio e Jack Fahrer, sempre em Estados Unidos. n11 MADALENA VILA DIVULGAÇÃO

73 FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS

n13 KIMI NII Rua Girassol, 314 11 3034-5282 www.kiminii.com.br

Objetos utilitários, esculturas e painéis manufaturados em cerâmica de alta temperatura (1.300º C). As criações da ceramista japonesa Kimi Nii provêm da combinação harmoniosa entre formas, texturas e contrastes de cores, inspirada na natureza. Graduada em Design Industrial, Kimi,que trabalhou antes com programação visual, descobriu a cerâmica em 1978 e se apaixonou pelo contato com o barro e suas n12 possibilidades de criação.

n12 FERNANDA 13 YAMAMOTO n Rua Aspicuelta, 441 DIVULGAÇÃO 11 3032-7979 www.fernandayamamoto.com.br

Modelagem irreverente e materiais diferenciados e nobres, além da imersão sobre a temática da coleção, caracterizam o trabalho de Fernanda Yamamoto. Em seu ateliê nascem coleções marcantes, como a Histórias Rendadas, de 2015, fruto do projeto desenvolvido junto às artesãs do Cariri paraibano. Já no desfile na Estação Pinacoteca em 2016, Fernanda lançou o conceito “roupa escultura”.

74 FOTOS DIVULGAÇÃO das novas coleções. das novas coleções. responsável pela curadoria também Leva, Se e Nada Baba Vacaro, Ronald Sasson, designers convidados, como epor grupo, do parte faz que Dominici, Studio pelo própria, desenvolvidos por uma equipe são produtos seus tecnologia, e design Combinando final. luminotécnico até a instalação projeto do acompanham que completas e personalizadas desenvolvendo soluções iluminação e arquitetura, integrar de aproposta com 1985 em nasceu A empresa www.lalampe.com.br 3069-3949 11 Vila Madalena 407 Fidalga, Rua n 14 LA LAMPE

75

VILA MADALENA MINA W. HUGERTH W. MINA

n15

n15 MARCENARIA n16 NELISE OMETTO BARAÚNA Rua Laboriosa, 88 Rua Harmonia, 101 11 3813-2395 11 3813-3972 www.neliseometto.com.br www.barauna.com.br Artigos para casa como pratos, Extensão do Brasil travessas e cachepôs em Arquitetura, escritório cerâmica produzidos por Nelise fundado pelos pupilos de Ometto, que se iniciou na arte Lina Bo Bardi, os arquitetos de modelar e trabalhar a argila Francisco Fanucci e Marcelo com o artista plástico e Ferraz, a marcenaria nasceu ceramista Megume Yuasa. da necessidade de Em sua linha de bijus, Nelise executarem seus mobiliários reproduz, em menor escala, em oficina própria, formas e detalhes das suas acompanhando todas as esculturas e pinturas, também etapas da produção. Feitos disponíveis em seu ateliê. em madeiras nacionais por FERNANDO FLEXA FERNANDO

meio de processos artesanais e acabamento cuidadoso, seus móveis aliam elementos da cultura brasileira a preceitos do design contemporâneo. n16

76 Pavan e Studio Dama. eStudio Pavan André &Haut, Baum como de parcerias com profissionais respondem pela criação, além seis profissionais outros e Felipe Hoje, justo. preço e o materiais pelos destacam se que limitadas séries de para aprodução independente os próprios projetos, evoluindo para móveis criava também que arquitetura de estúdio como Protti, a Prototyp& nasceu earquiteto Felipe designer pelo Fundada acessível. novos talentos e design troca de conhecimentos, a aexperimentos, aberto Espaço www.prototypesp.com.br 11 3213-8900 71 Harmonia, Rua n 17 PROTOTYP& 77 FOTOS DIVULGAÇÃO VILA MADALENA n18 REKA Rua Fidalga, 565 11 3093-8177 reka.com.br

A busca das melhores soluções para iluminar os mais variados espaços resulta, para a Reka, em parcerias sólidas com renomados escritórios de arquitetura, além de alguns prêmios de design. Pilotada pelos irmãos Renê, Renata e Ricardo Heder – responsável DIVULGAÇÃO FOTOS pelo design–, trabalha com projetos residenciais, corporativos e institucionais, oferecendo linha de alta performance.

78 FOTOS DIVULGAÇÃO desenvolvidos pela icônica marca . marca icônica pela desenvolvidos para escritórios sistemas os também Confira outros. Hella Jongerius, Ron Arad, entre Meda, Alberto Citterio, Antonio que conta com nomes como encontrar inspiração no portfólio e design do história da pouco paraoportunidade conhecer um é uma espaço ao visita reconhecido mundialmente. A marca da produto oprimeiro foi Panton, Verner dinamarquês pelo 1960 de década na desenvolvida Chair, APanton casal. do criações as Europa na fabricar decidiram York, aNova viagem uma em Eames eRay Charles conhecerem os mobiliários de de depois que 1953, em Fehlbaum e Willi Erika empresários pelos fundada suíça, empresa da país no showroom Único www.vitra.com 11 3478-7111 12 cj. 442, Natingui, Rua n 19 VITRA 79

VILA MADALENA Upper Gabriel

7 1 10 5

R 9 u 2 a J o a 3 Rua Teodoro Sampaio q u 6 im 8 A 4 Rua Atlântica n tu n es Rua Artur de Azevedo 7 Av. Brasil 17 26 Rua dos Pinheiros 8 24 Av. Rebouças 4 20 1 30 15 28 2 3 25 Paróquia Nossa Senhora do Brasil 27 Rua Sampaio Vidal 5 Rua Groelândia 11

Rua Colômbia 9 21 22 16 Museu da Imagem e do Som 6 Museu Brasileiro da Escultura a v il S 14 iro da 18 l Monte Av. Europa Al. Gabrie 10 13 19

12

Shopping Iguatemi

Av. Brg. Faria Lima

Esporte Clube Pinheiros Av. Cidade Jardim Av. Nove de Julho 23

29

1-Artefacto 9- Collectania/ 17-Florense 25-Ornare 3-Cremme Beach&Country Auping 18-Kartell 26-Poliform 4-Dpot 2-B&B Italia 10-Decameron 19-Kitchens 27-Saccaro 5-Eco Simple 3-Brentwood 11-Dpot Objeto 20-Líder 28-Todeschini 6-FAS/ Estúdio Brasil 4-Breton 12-Empório Interiores 29-Uniflex Ingo Maurer 5-By Kamy Beraldin 21-Lumini 30-Vermeil 7-Latoog 6-Carbono 13-Érea 22-Museu da Casa 8-Legado Arte 7-Casual Conceito 14-ETEL Interiores Brasileira Upper Gabriel 9-Micasa / Volume B 8-Casual 15-Ferrari 23-Montenapoleone 1-A Lot Of 10-,Ovo Exteriores 16-Firma Casa 24-Novo Ambiente 2-Bododo 80 GABRIEL MONTEIRO DA SILVA

Principal polo do design na cidade, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva é um corredor arborizado de 3 ‘quilômetros onde estão as lojas mais representativas do setor.

81 n1 ARTEFACTO BEACH & COUNTRY Av. Brasil, 1.823 Jardim América 11 3894-7000 www.artefacto.com.br Mais três endereços, confira no site

Ramificação da Artefacto, esta loja foi idealizada pela arquiteta Debora Aguiar com amplos espaços internos e externos para expor coleções inspiradas na natureza e para comportar a mostra anual, quando são realizados os lançamentos da marca. Na cobertura da Beach & Country, acontecem workshops, cursos e exposições. Com trajetória de 40 anos, a empresa que começou com mobiliário de vime, palha e madeira natural desde 2015 tem como consultora de estilo e criação a arquiteta Patricia Anastassiadis, produzindo mobiliários com diversos materiais, sempre preocupada com funcionalidade e durabilidade. FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS

82 RUY TEIXEIRA RUY

n2 B&B ITALIA Av. Brasil, 1.653 Jardim América

11 3368-6033 ARREDORES GABRIEL E www.bebitalia.com/en/ stores/bb-italia-sao-paulo

Flagship da fabricante italiana com trajetória de meio século, projetada pelo arquiteto Ricardo Bello Dias e representada com exclusividade no Brasil pela Casual Móveis. O espaço de 1.000 m², onde predominam o aço e o vidro, foi pensado para valorizar os móveis das marcas B&B Italia e Maxalto, assinadas por grandes nomes como Antonio Citterio, Gaetano Pesce, Zaha Hadid, Patricia Urquiola, Naoto Fukasawa, Mario Bellini e outros.

83 BRETON

n4

3 n4 BRETON n Al. Gabriel Monteiro da Silva, 820 Jardim Paulistano DIVULGAÇÃO 11 3083-6770 www.breton.com.br Mais três endereços, confira no site

A empresa que completa 53 anos em 2020 vem aumentado o investimento em design nos últimos tempos. A loja conceito tem 1.400 m² e abriga em seus três pavimentos toda a coleção da marca, com destaque para os móveis assinados por designers brasileiros como Aristeu Pires, Bruno Jahara, Mula Preta e Ronald n3 BRENTWOOD Sasson, entre outros. Seu Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.130 diferencial está em permitir a Jardim Paulistano 11 3064-0364 / 2344-0600 personalização de todos os www.brentwood.com.br produtos, sendo possível alterar Mais dois endereços, confira no site medidas, tecidos e acabamentos de acordo com a preferência e Com a missão de incentivar o necessidade do cliente. design brasileiro, a grife de móveis, fundada há mais de 20 anos, recruta novos talentos e profissionais renomados do país para assinar peças exclusivas. SérgioFahrer, Estúdio Nada Se Leva, Grácia Mendes e Estúdiobola estão na lista dos colaboradores da empresa.

84 desenvolve 70% dos tapetes tapetes dos 70% desenvolve e criativa adireção faz é quem Kamyempresário Abrapour, o com casada piemontesa, e designer arquiteta Alzati, Francesca italianas. criatividade e alma tem Kamy aBy iraniana, origem de nome do Apesar Mais três endereços, confira no site www.bykamy.com.br 3081-1246 / 3081-1266 11 Jardim Paulistano 1.147 Silva, da Monteiro Gabriel Al. seus produtos. seus em com a sustentabilidade preocupação pela prima também Aempresa melhor. de tem lugar o cada que potencializando sempre e Brasil, Unidos Estados Europa, na Oriente, no tear em manufaturados produtos seus caracterizam sionalidade etridimen- texturas e nuances, da marca. Cores acentuadas MAIRA ACAYABA n n 5 6 KAMY BY

espaço idealizada pelos arquitetos do arquitetura pela começar a design, do meio por experiências Ferreira se propõe a promover Marcus designer do A marca www.carbonodesign.com.br 11 3815-1699 Jardim Paulistano 1.618 Silva, da Monteiro Gabriel Al. n n 6 5 CARBONO

entre outros. Aerofish, Itsu, Oficina estúdios pelos assinados eskates bicicletas surfe, de pranchas São sofá. do os clientes literalmente tirar para nasceu que Your Style, Live a coleção traz agrife luminárias, e móveis de Além justifica. novo”, do medo têm não que despojados, emmarca jovens pensando a “Criei Studio. SuperLimão do 85 DIVULGAÇÃO GABRIEL E ARREDORES DIVULGAÇÃO / STUDIO ANTONIO / MARCO DIVULGAÇÃO

n7

n7 CASUAL n8 CASUAL cristal tcheco e couro de EXTERIORES CONCEITO grifes renomadas como Al. Gabriel Monteiro Al. Gabriel Monteiro Armani/Casa, Carlo Moretti, da Silva, 639 da Silva, 786 Arcade Murano, Fendi Casa, Jardim Paulistano Jardim Paulistano Venini, Driade e outras. 11 4328-6444 11 4564-0074 Em uma atmosfera www.casualmoveis.com.br www.casualmoveis.com.br íntima e sóbria, grandes Mais dois endereços, painéis de vidro em confira no site O destaque desta loja do grupo iluminação âmbar Casual são peças de decoração e painéis metálicos Loja multimarcas dedicada em materiais nobres como preto destacam seus a diversos estilos de móveis Murano, cerâmica, galuchat, produtos exclusivos. para exterior, do tradicional ao contemporâneo, de marcas consagradas como Paola Lenti, Gervasoni, Royal Botania, Unopiù e Cane-line, desenvolvidos por figuras importantes do design como Antonio Citterio, Phillipe Starck, Piero Lissoni e Patrícia Urquiola. VENINI DIVULGAÇÃO VENINI

n8

86 n9 COLLECTANIA / AUPING Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.456 Jardim Paulistano DIVULGAÇÃO FOTOS 11 3085-2229 www.collectania.com.br

A loja apresenta sistemas para dormir sofisticados e exclusivos.Os produtos da holandesa Auping – que anuncia fabricar as melhores camas do mundo – são munidos de tecnologias para adaptar a cama ao corpo, proporcionando total conforto durante o sono. Já na linha da Collectania, lençóis, colchas, mantas, almofadas, pufes e cestos produzidos a partir de fios e tecidos selecionados de algodão e lã merino, tanto de fabricação própria, como importados da marca italiana Arcade Avec. GABRIEL E ARREDORES GABRIEL E

87 n11 DPOT OBJETO Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.250 Jardim Paulistano 11 3063-5484 / 3063-5490 www.dpot.com.br

n10 DECAMERON Um endereço dedicado Complementam a coleção exclusivamente aos objetos. São Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.136 peças únicas garimpadas em Jardim Paulistano peças criadas por mais de 200 comunidades e ateliês de 11 3097-9344 / 3097-8994 artistas e designers, jovens e artesãos e artistas de vários www.decamerondesign.com.br consagrados, produzidas com cantos do Brasil, como bancos, exclusividade para a marca, como redes e peças de cerâmica Construída a partir de as cerâmicas da Oficina Brennand, indígena, cestos, bolsas e contêineres, a loja inova com de Recife, ou a série de objetos tapetes fabricados com o espaço idealizado pelo criados pelo Estudio Manus. materiais naturais. arquiteto Marcio Kogan. Com 25 anos de haute couture em mobiliário, como o designer define a sistemática de produção da sua empresa, a

Decameron procura primar BRATKE CACÁ pelos detalhes. Os estofamentos, por exemplo, chegam a ter até seis densidades diferentes de espumas para proporcionar uma boa ergonomia. A marca conta com coleções assinadas por Marcus Ferreira e designers parceiros como Guilherme Wentz, Juliana Llussá e Estúdio Manus. n11

n10 DECAMERON DESIGN / MARCO ANTONIO MARCO / DESIGN DECAMERON

88 EMPÓRIO BERALDIN uma extensa linha de móveis. móveis. de linha extensa uma acessórios decorativos, além de e luminárias almofadas, oferece tapetes, também showroom, o Empório Beraldin novo do espaço bonito comunidades No de artesãos. e sociais projetos com parcerias acabamento primoroso, e de com naturais, 100% produtos de meio por clientes aos bem-estar e conforto sustentabilidade, preocupa-se em promover Beraldin Zeco 1995, Desde ecelulose. palha pele, veludo, osso, couro, algodão, linho, Seda, www.emporioberaldin.com.br 3085-1772 11 Jardim Paulistano 2.878 Silva, da Monteiro Gabriel Al. BERALDIN n n 12 12 EMPÓRIO EMPÓRIO

outros móveis produzidos em cadeiras, sofás, aparadores e mesas, entre itens, 200 de mais acabamentos impecáveis. São primam por funcionalidade e que Minelli, e Ricardo Berbari Fábio arquitetos dos e minimalista contemporâneo estilo de Criações www.erea.com.br 3062-8590 11 Jardim Paulistano 2.158 Silva, da Monteiro Gabriel Al. n 13 ÉREA n 13 em aeromodelismo. Fábio de e aexpertise Roma, em estudando design de mobiliário, em Ricardo de experiência a aliou que dupla da parceria da surgiu AÉrea nobres. materiais com própria fábrica

ÉREA 89

GABRIEL E ARREDORES n14 ETEL INTERIORES Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.834

Jardim Paulistano GUERRA MATHEUS 11 3064-1266 www.etelinteriores.com.br

Famosa por valorizar os autores contemporâneos nacionais como Isay Weinfeld , Claudia Moreira Salles e Arthur Casas e reeditar peças modernas assinadas por nomes como Jorge Zalszupin e Lina Bo Bardi, a 15 grife tem uma trajetória marcante n na cena do design nacional. Formada em História da Arte, a mineira Etel Carmona iniciou em luxo que fazem brilhar os 1984 com a restauração de n15 FERRARI olhos até de quem não é móveis, mas foi ao conhecer o Av. Brasil, 1.769 apaixonado por carros. Essa marceneiro Moacir Tozzo, seu Jardim América concessionária da Ferrari é a 11 3087-0199 parceiro até hoje, que entrou de única da marca no Brasil. Em www.ferrari.com/en-BR vez para o mundo da alta endereços próximos é marcenaria, passando a produzir Na região da cidade possível encontrar, ainda, as próprias peças, conhecidas pela onde ocorre a maior modelos de outras marcas qualidade dos encaixes e dos concentração de lojas de que estão nos sonhos de acabamentos. Em 1993, abriu a móveis e produtos de consumo de muita gente, loja em São Paulo, e em 2000 bom design, também como Lamborghini, Aston recebeu certificação do Forest encontramos os Martin, e Bentley, Stewardship Council (FSC). modelos esportivos e de entre outras.

n14 RUY TEIXEIRA RUY

90 RUY TEIXEIRA design gallery. entre completam outros, a Coste, e Simone PAX Costa, da Indio Guto Capote, Leo Leva, Se Nada Salles, Moreira Claudia Campana, dos Além nacional. odesign epromover valorizar também de propósito seu inalterado Emantém abertura. dos desde designers, sua trabalho no aapostar brasileira empresa aprimeira foi pois Campana, Irmãos ados com vínculo forte tem Casa Firma da Atrajetória eHillsideout. Magis Tom Dixom, Edra, Zanotta, estúdios de design, como e marcas grandes de produtos gallery, apresenta e design showroom de misto m², 500 de aloja Campana, e Humberto Fernando com SuperLimão Studio em parceria do Bernardini. Com arquitetura Diniz Sonia empresária pela 1994 em criada marca, da design é um dos fundamentos e arte entre olimite Questionar www.firmacasa.com.br 11 3385-9595 Jardim Paulistano 1.487 Silva, da Monteiro Gabriel Al. n 16 FIRMA CASA FIRMA

RUY TEIXEIRA

91 EDUARDO DELFIM GABRIEL E ARREDORES DENILSON MACHADO DENILSON

n17 FLORENSE acabamento. A tecnologia Al. Gabriel Monteiro também garante flexibilidade da Silva, 690 na linha de produção e Jardim América possibilita atender a projetos 11 3062-8188 personalizados com grande www.florense.com.br variedade de materiais e Mais um endereço, padrões. A nova loja confira no site impressiona pela suntuosidade e arrojo, A Florense investe em processos possibilitando apresentar a produtivos ecologicamente ampla linha de produtos da corretos e na união de empresa gaúcha, que está há tecnologia de ponta e trabalho mais de 60 anos no mercado artesanal para oferecer atendendo aos segmentos produtos com ótimo padrão de residencial e corporativo.

92 n18 KARTELL Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.138 Jardim Paulistano 11 3083-7511 www.kartellsp.com.br

Primeira loja da marca italiana na América Latina, inaugurada em 2005, onde se pode encontrar os famosos produtos em plástico criados por estrelas do design como Ettore Sotsass, Marcel Wanders, Vico Magistretti e Philippe Starck, autor da popular cadeira Ghost. Destaque para o gaveteiro modular Componibili, desenvolvido em 1969 por Anna Castelli Ferrieri, adepta do plástico como matéria-prima, e produzido até hoje. Foi nessa época que o material passou a ser um elemento chave nas produções da Kartell, que foi fundada em 1949 como fabricante de acessórios para automóveis por Giulio Castelli. GABRIEL E ARREDORES GABRIEL E DIVULGAÇÃO

93 n19 KITCHENS Av. Brig. Faria Lima, 2.015 Jardim Paulistano 11 3030-1900 www.kitchens.com.br Mais um endereço, confira no site

Reconhecida pelo know-how e pela tecnologia, a Kitchens tem trajetória de mais de 50 anos produzindo móveis personalizados para cozinhas, banheiros, dormitórios, home e área de serviço. Feitos de MDP revestido com melanina, são montados com prensagem automática, que dispensa pregos e parafusos. As dobradiças têm acabamento de titânio, mais resistente que o níquel usado tradicionalmente nas ferragens. Responsabilidade ambiental é outro destaque da empresa, que produz menos de 1% de lixo industrial e transforma seus resíduos em biomassa. FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS

94 n20 LÍDER INTERIORES Al. Gabriel Monteiro da Silva, 813 Jardim Paulistano 11 2368-7371 www.liderinteriores.com.br Mais dois endereços, confira no site

A flagship de 800 m² consolidou a tradicional marca mineira no mercado de luxo. O showroom, em estrutura metálica, concreto e vidro, com arquitetura assinada pelo escritório FGMF, chama atenção em meio às principais lojas do mercado de decoração. A fachada formada por plataformas FOTOS LIDER INTERIORES LIDER FOTOS destaca-se pelo paisagismo de Juliana Freitas. No interior, os grandes vãos e a luz natural valorizam as peças produzidas sob a curadoria do estúdio Nada Se Leva, que desde 2014 está à frente da direção criativa da empresa, sendo responsável por coleções do Estúdio Líder de Design e pelas novas parcerias com Pedro Lázaro, Lattoog, entre outros. GABRIEL E ARREDORES GABRIEL E

95 n21 LUMINI Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.441 Jardim Paulistano 11 3898-0222 www.lumini.com.br

Com a convicção de que a iluminação pode transformar um ambiente e levar conforto aos usuários, a Lumini há mais de 35 anos desenvolve peças pautadas pelo design e tecnologia, sob direção criativa FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS de Fernando Prado. O designer ganhou mais de 60 prêmios nacionais e internacionais pelos produtos desenvolvidos para a marca, como as luminárias Bossa e Aero, vencedoras do iF Design Award, da Alemanha, em 2007 e 2017. A coleção inclui peças idealizadas em parceria com outros designers, como Guilherme Wentz, Lia Siqueira e Antonio Bernardo.

96 n22 MONTENAPOLEONE Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.168 Jardim Paulistano 11 3087-1234 www.montenapoleone.com.br DIVULGAÇÃO FOTOS

O portfólio, com marcas internacionais consagradas, justifica o prestígio da empresa no mercado de design, oferecendo produtos assinados por um time de designers de primeira linha, como Antonio Citterio, Andree Putman, Vico Magistretti, Marco Zanuso. Destaque para as empresas italianas Poltrona Frau e Cassina, representadas com exclusividade pela Montenapoleone, além de marcas como Molteni, Glas Italia, MDF Italia e outras. GABRIEL E ARREDORES GABRIEL E

97 CHEMMA LLANOS CHEMMA

n23 MUSEU DA CASA BRASILEIRA – MCB Av. Brig. Faria Lima, 2.705 Jardim Europa 11 3032-3727 www.mcb.org.br

Um passeio para ficar muitas horas. Comece pelo acervo permanente de móveis e objetos do Museu da Casa Brasileira (MCB) que revela o modo de viver brasileiro desde o século 17 e abriga peças importantes do design criadas por Sergio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Joaquim Tenreiro, entre outros. Incentivadora da arquitetura e do design nacionais, a instituição promove exposições temporárias, além do Prêmio Design MCB, com uma programação extensa e variada. No piso superior, conheça a história do solar neoclássico, ex-residência do prefeito Fábio da Silva Prado (1934-1938) e sua esposa Renata Crespi, construída nos anos 1940. O restaurante Santinho é mais uma atração que vale a visita, com sabores típicos da casa brasileira. Além do belo e amplo jardim que conserva espécies nativas e onde as crianças podem brincar.

98 n24 NOVO AMBIENTE n25 ORNARE Al. Gabriel Monteiro Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.101 da Silva, 683 Jardim Paulistano 11 3062 3351 / 3062 1529 11 3065-6622 design.novoambiente.com ornare.com.br Mais um endereço, confira no site A loja é um espaço dedicado ao bom design, como um todo, Reconhecida pela qualidade e começou como uma loja de passando pelo projeto tecnologia de seus produtos para móveis de alto padrão em arquitetônico de Paulo Mendes dormitórios, closets e cozinha, Pinheiros. Graças a crescente da Rocha e obras de arte de Vik assinados por seu próprio estúdio demanda, inaugurou a própria Muniz , Waltercio Caldas e e por profissionais convidados, fábrica três anos depois, em Nelson Leirner. Apostando no como Marcelo Rosenbaum, Cotia (SP). Em 1993, marcando design contemporâneo, o grupo Patricia Anastassiadis, e Zanini seu crescimento, transferiram o – nascido no Rio de Janeiro - de Zanine. Fundada em 1986 showroom para a Alameda investe no trabalho de designers pelos engenheiros Murilo e Gabriel onde se encontra até consagrados do Brasil e do Esther Schattan, a empresa hoje a loja matriz. exterior. No acervo, marcas de prestígio como Herman Miller, Vitra Home, Alessi, Moooi, Magis e Flos, trazem a assinatura de famosos designers, entre eles, Philippe

Starck, Marcel Wanders, MACHADO DENILSON Patricia Urquiola e Antonio Citterio. O design nacional também tem destaque, em criações de Zanini de Zanine, Marcelo Rosenbaum, Pedro Useche, Aristeu Pires, Amélia Tarozzo, Bernardo Senna, Eduardo Baroni e outros. n24 n25 ARREDORES GABRIEL E DIVULGAÇÃO

99 n26 n26 POLIFORM Al. Gabriel Monteiro da Silva, 653 Jardim Paulistano 11 3062-1701 www.casualmoveis.com.br Mais um endereço, confira no site

O showroom da marca italiana, conhecida pelo design jovem e contemporâneo, apresenta sua coleção para todos os ambientes da casa. Sempre de olho nas tendências atuais, a Poliform tem como ponto principal a contribuição de grandes designers de prestígio, tais como Jean-Marie Massaud, Rodolfo

DIVULGAÇÃO Dordoni, Carlo Colombo, Emmanuel Galina, Vincent van Duysen, Studio Kairos, entre outros. Na Avenida Europa, há a flagship Varenna, outra marca do grupo Poliform, focada em cozinha, closets e armários. n27 SACCARO Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.160 Jardim Paulistano 11 3061-2451 www.saccaro.com.br Mais um endereço, confira no site

Zanini de Zanine, Roque Frizzo, Ana Revello Vazquez e Renata Solio, Emerson Borges 27 e Alain Blatch. Esses são alguns n dos nomes do elenco de designers que desenvolvem produtos para a marca gaúcha, há mais de 70 anos no mercado de mobiliário, que também conta com o Studio Saccaro. O portfólio traz um mix de peças para ambientes internos, externos e in shade – categoria que atende indoor e outdoor simultaneamente. FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS

100 100 Mais endereços, confira no site www.todeschinisa.com.br 11 3467-3103 Jardim Paulistano 958 Silva, da Monteiro Gabriel Al. de móveis planejados gaúcha afabricante tradição, de anos 80 Com arborizada. na paisagem destaca-se de Guilherme Torres concreto em a arquitetura elimpos, retos traços Em n 28 n n 29 28 TODESCHINI

todo tipo de impacto. de tipo todo minimizam que medidas prevenção, adotando na ênfase com atua cujaprodutivos, metodologia processos seus dos ambiental distingue-se pela gestão

DIVULGAÇÃO e materiais. produtos de linha ampla uma em tecnologia e moderna design aliando erolos, cortinas persianas, solar, proteção para em sistemas especializada é AUniflex arquitetônico. do meio no debate divididas e opiniões intervenções Tupi, trazendo polêmicas nas reforma conduzida pelo Estúdio uma por –passou central apoio de ponto único um com suspensa, eaço concreto de caixa elegante –uma arquiteto do original Oprojeto cidade. na design bom de referência aprincipal foi anos muitos durante que Forma, da a loja para Rocha da Mendes Paulo por ocupa o celebrado espaço criado Uniflex da showroom O novo site. no confira Mais seis endereços, www.uniflex.com.br 6168 2387 11 Jardim Paulistano 924 Jardim, Av.Cidade n 29 UNIFLEX

ANDRES OTERO / LEKA MENDES

101

GABRIEL E ARREDORES n30 VERMEIL Al. Gabriel Monteiro da Silva, 785 Jardim Paulistano 11 3061-5525 www.vermeil.com.br

Inovação e tradição artesanal são expressas no traço dos designers Pedro Useche e Fabio Stal, parceiros escolhidos pela Vermeil para desenvolver sua linha de mobiliário, produzida artesanalmente em madeira. São mesas, poltronas, aparadores e armários que se diferenciam pel0 acabamento impecável. FOTOS VICTOR AFFARO VICTOR FOTOS

102 bom design.bom e exclusividade charme,de cheios quarteirões à parte, dois forma um núcleo Avenida Brasil que fica acima da Monteiro da Silva Gabriel Alameda O trecho da agendadas pelo site da empresa. ser podem visitas brasileiro.As desenvolvidos no mercado rotomoldada que –, foram líquida eamadeira acerola ede coco de fibra de injeção como – eco-friendly processos de meio epor materiais novos com Brasil design de identidade global no designer Pedro Franco em produzir do proposta da nasceu A grife Brasil. of ALot pela aqui fabricados sendo estão internacional e nacional design do importantes nomes outros e de desses Peças internacionais. marcas sempre Vico Magistrett ou Novembre Fabio Ulian, Paolo Alessandro Mendini, Karim Rashid, de design no pensa se Quando www.alotofbrasil.com.br 3068-9370 / 3068-8891 11 Jardim América 256 Silva, da Monteiro Gabriel Al. n 1 A LOT OF BRASIL ALOT OF GABRIEL GABRIEL i imaginam-se imaginam-se UPPER 103

ALICE FERREIRA GABRIEL E ARREDORES n2 BODODO 2 Al. Gabriel Monteiro da Silva, 356 n Jardim América 11 3090-5400 www.bododo.com.br

Compartilhando espaço no showroom da Deezign Kids, a Bododo apresenta mobiliário infantil com design multifuncional, pensado para se transformar a cada fase e incentivar a criatividade das crianças. Com objetivo de modernizar o quarto infantil, a marca foi concebida pela designer Simone Turini Leullier – que iniciou a carreira como designer do Carlos PETELINKAR FERNANDA Motta, passando a diretora de criação de empresas como Etna, Vivara e Glória Coelho –, e pelo francês Yann Leullier. O desenho dos produtos é desenvolvido com critérios rígidos de segurança, aliados à sustentabilidade e à ergonomia infantil. Dispõe de linha para pronta-entrega e executa projetos especiais e sob medida, em madeiras maciças certificadas e industrializadas.

n3 CREMME n3 Al. Gabriel Monteiro da Silva, 384 11 3064-2590 www.cremme.com.br

Móveis e acessórios de

CREMME EDIT. DE MOBILIÁRIO DE EDIT. CREMME decoração produzidos apenas sob encomenda com o intuito de evitar o desperdício de materiais e recursos. Fundada pelos franceses Hadrien Lelong e Pierre Colnet, a Cremme realiza uma pesquisa de tendências antes de convidar os designers para criar as peças. Seguindo a sua proposta multicultural, são profissionais de diferentes origens, como a francesa Cécile Désille, os brasileiros Fabricio Ronca e Duschenes & Beck, as argentinas Julieta Castillo e Patrícia Lascano e o norueguês Petter Skogstad. Os produtos são fabricadas por um seleto grupo de fornecedores comprometidos com a origem sustentável das matérias- -primas e com a qualidade do trabalho.

104 FOTOS FERNANDO GUERRA Mais um endereço, confira no site www.dpot.com.br 3063-0113 / 3082-9513 11 Jardim Paulistano 479 Silva, da Monteiro Gabriel Al. criação da empresa. da criação responde pela direção de Lisi. A designerBaba Vacaro e Alfio Salles Moreira Claudia Motta, Carlos Costa, da Indio como Domingos Tótora, Guto representantes, mais talentosos dos alguns seus por assinadas contemporâneo, com peças design brasileiro no firme eapostando Nanni; eFulvio Barros de Geraldo Caldas, como Zanine brasileiro móveis do de design mestres marca consagrou-se reeditando a Buchpiguel, Sergio por 1999 em Criada Dpot. pela oferecidos Weinfeld valoriza os produtos espaço projetado por Isay o jardim, belo um por rodeado e Amplo earquitetura. design apreciar para local éum Este n 4 DPOT 105

GABRIEL E ARREDORES FAS

n6

n5 ECOSIMPLE Al. Gabriel Monteiro da Silva, 264 Jardim América 11 3082-0201 www.ecosimple.com.br

Desde 2010, a empresa criada por Claudio Rocha e Marisa Ferragutt para prestar serviço ao mercado têxtil encontrou um caminho sem volta. O showroom da EcoSimple dispõe tecidos com estampas exclusivas, n6 FAS produzidos em fábrica própria, a partir de retalhos e garrafas PET. ILUMINAÇÃO Al. Gabriel Monteiro da Silva, 413 Projetado pela LB Business Jardim Paulistano Design & Lifestyle, o espaço é 11 3086-1661 decorado com peças de design www.fasiluminacao.com.br assinado, como móveis da Moora Mobília e de Rodrigo Edelstein, e Imponente e contemporâneo, objetos da À La Garçonne, este espaço-museu é uma que também criou uma das viagem psicodélica pelas obras coleções da marca. do light designer alemão Ingo Maurer. Primeiro showroom na América Latina e único no mundo com peças de todas as suas coleções – da luminária Bulb, Los 5 Minimalos aos YaYaHo e à Porca n Miseria –, nasceu graças à

DIVULGAÇÃO parceria com a empresária Arystela Rosa Paz, proprietária da FAS Iluminação, que há 20 anos representa o designer no país, além de outras marcas europeias. Com apoio local do escritório Rizoma Arquitetura e do designer de interiores Ari Lyra, o projeto arquitetônico foi traçado pelo próprio Ingo, que quis oferecer aos visitantes a mesma experiência das suas exibições temporárias em Milão.

106 DIVULGAÇÃO n em bom desenho e boas ideias”. eboas desenho bom em especializados somos estofaria, marcenaria, ou metalurgia somos especializados em dedefinição Leonardo: “não conquistou reconhecimento. Na e já cheio em agradou que Pantosh, acadeira como produto, terceiro um criar para design seu por consagrados já móveis unem que as linhas de Viralatas, asérie como produtos em resultam que técnicas e diferentes harmônicas, mesclando influências linhas de peças criar para talentos e nomes seus uniram Moog Pedro e Lattavo Leonardo cariocas Os www.lattoog.com.br 30628846 11 Jardim América 248 Silva, da Monteiro Gabriel Al. n 7 7 LATTOOG n conselheira na formação de de formação na conselheira Beth Santos, proprietária e de conta por fica A curadoria e restauradas. certificadas obras com 20, século do decorativas em artes especializada Galeria www.legadoarte.com.br 2936-9702 11 Jardim América 500 Silva, da Monteiro Gabriel Al. n 8 8 LEGADO ARTE

Osvaldo Tenório.Osvaldo foi readequado pelo arquiteto m² 300 com Oespaço Arte. Legado pela limitada série em editadas obras com designers Sergio Matos são alguns dos e Ambrosio Gay, Rodrigo Carol Já acervo. do highlights dos parte fazem Caldas e Zanine Barros de Geraldo &Preto, Branco privadas. coleções importantes

107 DIVULGAÇÃO / PETER BAKER GABRIEL E ARREDORES n9 MICASA/VOLUME B R. Estados Unidos, 2.109 Jardim América 11 3088-1238 www.micasa.com.br

Um paraíso para os amantes do design. O espaço, projetado pelo escritório Triptyque, comercializa marcas internacionais relevantes, como Artek, Vitra, Cappellini, Moroso e Moooi. Já na lista de designers da Micasa estão Patricia Urquiola, Jasper Morrison, Hella Jongerius e Jean Prouvé. A curadoria fica por conta de Houssein Jarouche, empresário que cresceu em meio a uma fábrica de móveis populares na região do ABC, pertencente ao pai, e talentos. Quem chega na Micasa é que se aproximou do design por atendido por consultores que insatisfação com os produtos do apresentam referências para ajudar a mercado ao mobiliar seu primeiro entender as peças que melhor se apartamento. Ele iniciou a adequam ao seu lifestyle. O Volume empreitada desenhando seus B é também um espaço que abriga próprios móveis; hoje, viaja quatro eventos diversos, como exposições, vezes por ano para garimpar lançamentos e desfiles, ou encontros novidades e alimentar o acervo da como palestras e apresentações de loja, além de incentivar novos novidades do mercado editorial. MICASA/VOL B MICASA/VOL

108 n10 ,OVO R. Estados Unidos, 2.104 Jardim América 11 3045-0309 / 3666-2319 www.ovo.art.br DIVULGAÇÃO / OVO

Objetos híbridos que mudam de função e brincam com o usuário, como o cubo oco feito de tecido elástico que se revela a poltrona a Cadê, e bolas de sinuca que se transformam nos cabideiros Huevos Revueltos. Desde 2002, as criações dos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, parceiros há 27 anos, estão expostas em seu showroom, apontado pela publicação britânica Viewpoint como uma das dez marcas dos países BRIC que influenciarão o mercado na próxima década. GABRIEL E ARREDORES GABRIEL E

109 Av. Marginal Tietê

Rua Newton Prado Rua No rma Pe ruccini Giannotti 11

Rua do Bosque BOM RETIRO 12

Rua Prates BARRA FUNDA

Av. Rio Branco R. Brg. Galvão

Rua Tupi CAMPOS ELÍSEOS 16 Rua Traipú

Av. Tiradentes Av. São João Rua Mauá PACAEMBU

R. Dr. Veiga Filho R. Baronesa de itu

3 Rua Jaguaribe VALE DO 20 ANHANGABAÚ Av. Ipiranga Av. Pacaembu Praça da República 13 10 Av. Higienópolis Rua Marquês de Itu 14 Rua Alagoas 6 18 17 19 8 15 Praça Buenos Aires 1 Prefeitura de São Paulo 4 CENTRO 2

Rua Itápolis Rua da Consolação

Cemitério da Consolação Catedral Metropolitana de São Paulo 7

Rua Augusta

o o

i i Rua Maj.Major Diogo Diogo

a

M

e

d

3 2 Av. Nove de Julho BAIXO AUGUSTA . v Rua Bela Cintra A Av. Paulista

9

1,5 Km Av. 23 de Maio Av. Paulista 5

ACLIMAÇÃO

Rua Vergueiro

110 CENTRO

A região central une-se neste guia com os bairros Barra Funda, Higienópolis, Pacaembu e Santa Cecília, exibindo ‘desde museus, galerias de arte e espaços alternativos até projetos de revitalização e restauro que transformaram a cidade.

1-Bar da Dona Onça Campolongo 13-Meu Coração Bate 18-Sesc 24 de Maio 2-Casa da Francisca 8-Farol Santander Como o Seu 19-Theatro Municipal 3-Catavento 9-Feira de 14-Mosteiro de São de São Paulo/Bar 4-Centro Cultural Antiguidades do Bento dos Arcos Banco do Brasil Bixiga 15-Museu do Futebol 20-Tok&Stok 5-Centro Cultural São 10-Leica Gallery 16-Pinacoteca do Paulo 11-Llussá Marcenaria Estado de São 6-Esther Roof Top 12-Memorial da Paulo 7-Estúdio Nido América Latina 17-Praça das Artes 111 DIVULGAÇÃO

n1 BAR DA DONA ONÇA Av. Ipiranga, 200, lojas 27 e 29 República 11 3257-2016 MAURO HOLANDA MAURO www.bardadonaonca.com.br

Bar restaurante situado no térreo do Copan, edifício concebido pelo arquiteto . Multiuso, o empreendimento inaugurado em 1966 e inovador para a época mescla apartamentos de diversos tamanhos e áreas comerciais. Mais paulistano que este não poderia ser o cenário escolhido pelos chefs Janaína e Jefferson Rueda para abrirem o Bar da Dona Onça. Ela, criada em meio à boemia de São Paulo. Ele, natural de São José do Rio Pardo (SP), iniciou-se na gastronomia trabalhando em um açougue. Especialista em carne suína, comanda o restaurante Casa do Porco, outro grande sucesso, a poucos metros dali. No Dona Onça, a cozinha comandada por Janaína combina comida de bar com pratos e petiscos típicos do interior paulista.

112 um avião antigo, painéis e games e games painéis antigo, avião um terra, eoda sol do onúcleo verdade, de meteorito aum ou vivos, epeixes aborboletas apresentados surpreendemos enquanto somos nos momento a todo e égrande, Orepertório Sociedade. (engenhosidade humana) e Engenho Vida, Universo, espaço: do adistribuição definem que temas pelos claro fica como é ambiciosa, Aproposta adultos. e jovens crianças, em ciências pelas eointeresse conhecimento o ampliar para 2009 em criado interativo museu éum O Catavento www.cataventocultural.org.br 11 3315-0051 II Pedro Dom Pq. s/n Av.Mercúrio, n variada. e bastante qualidade uma programação musical de centro da cidade, apresentando do deiniciativas revalorização as para e contribui proposta sua mantém Acasa restaurada. platibandas, foi limpa e e ornamentos esculturas, suas com Afachada, Fischer. Vitória eMaria Pucci Marcello arquitetos pelos idealizada estilo eclético recebeu reforma em tombado oprédio 1910, em Fried, Augusto alemão arquiteto pelo Projetado Jardins. nos instalada década uma de depois Francisca, de Casa nova na -se quatro pavimentos, transformou- e m² 2.766 com Teresa, Palacete do andar primeiro do parte Uma www.casadefrancisca.art.br 11 3052-0547 Sé 22 Bocaiúva, Quintino Rua n FRANCISCA 3 2 CATAVENTO CATAVENTO DE CASA

visitados de São Paulo. São de visitados mais os entre sempre e está público grande atrai omuseu isso, tudo Por oCatavento. receber até e usos fases diversas por passou Indústrias. Inaugurado em 1924, das oPalácio abrigar para concebido foi Estado, do histórico que integra o patrimônio eclético, estilo em Oprédio mais. emuito vida”, da a“árvore dentro, por humano ocorpo interativos, n n 2 3 113

PEDRO JACKSON FOTOS PEDRO NAPOLITANO CENTRO n4 CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB Rua Álvares Penteado, 112 Centro Histórico 11 3113-3651 www.ccbb.com.br

O Mundo Mágico de Escher, Picasso e Mondrian e o Movimento De Stijl são algumas das exposições organizadas pela instituição. Em estilo eclético, o prédio da primeira agência do Banco do Brasil em São Paulo, com cerca de 4 mil m², projetados pelo escritório de Hippolyto Pujol Junior no início do século 20, foi reinaugurado em 2001 como centro cultural, após reforma realizada pelo arquiteto Luiz Telles. O projeto preservou as características

CC BANCO DO BRASIL SÃO PAULO / CARLOS ALKMIN CARLOS / PAULO SÃO BRASIL DO BANCO CC originais do edifício, criando salas de exposições, cinema, teatro, auditório e café. CC BANCO DO BRASIL SÃO PAULO SÃO BRASIL DO BANCO CC

114 DIVULGAÇÃO / LEO FELTRAN além de coleções de arte. arte. de coleções de além brasileira contemporânea, arte sobre documentos mil 900 e resguarda cobertura na urbana horta uma abriga 2013, em Arquitetura de X Bienal a sediou Paulo São Cultural OCentro usuário. do acesso entradas, democratizando o múltiplas privilegia edifício o metrô, do construção terreno desapropriado para a em Lopes Prado Eurico Projetado pelo arquiteto 1982. em inaugurado concertos, e para expositivas eáreas teatro ateliês, cinema, com , em Pompidou Georges do moldes aos país, culturais multidisciplinares do Um dos primeiros espaços www.centrocultural.sp.gov.br 11 3397-4002 Liberdade 1.000 Vergueiro, Rua PAULO – CCSP CULTURAL SÃO n n 5 6 CENTRO

década de 1930 por Vital Brazil Brazil Vital por 1930 de década na projetado Esther, edifício do cobertura na Localizado Pierre. irmão eseu Anquier Olivier e chef empresário do restaurante do atrações das uma é cidade da centro do vista A bela www.estherrooftop.com.br 11 3256-1009 Praça da República 29 Gama, da Basílio Rua n ROOFTOP n 6 5 ESTHER de criações autorais. clássicos, além franceses pratos e inclui sucinto é Mathurin Benoit chef pelo criado Ocardápio uso. novo móveis Cremme, ganhou fundadores da editora de e Rooftop Esther do sócios e Hadrien Lelong, também Colnet Pierre de design com e mobiliários Holdefer Herbert de arquitetura com e agora, Olivier de aresidência foi já oespaço Marinho, e Adhemar

115

DIVULGAÇÃO CENTRO MARCOS CIMARDI MARCOS

n7 ESTÚDIO NIDO CAMPOLONGO

Travessa Dona Paula, 95 KARAKAS ALI Consolação 11 99567-4157 www.nidocampolongo.com.br

Móveis, luminárias e cenários, tudo em papel. Autodidata, Nido atua como artista plástico, designer e cenógrafo, sempre agregando valores socioambientais e disseminando ideias sustentáveis com sua obra. Como no Projeto Espiral, instalação localizada no Conjunto Nacional, que exibe belos painéis criados com resíduos urbanos, de vários tipos, promovendo os conceitos da economia circular. No estúdio, são ministrados cursos e o local também abriga parte do acervo do artista. Visitas com hora marcada.

116 FOTO CAROL GHERARDI FLAIR COLETIVO programação e horários no site. no ehorários programação pesam 16 toneladas cada. a Confira que portas de atrás banco, do cofre do dentro instalada foi SubAstor mesmo, uma unidade do bar Isso Cofre! do oBar inusitada: para completar, uma experiência E e lanches. almoço oferece o Café cidade, da vista amelhor seja talvez Mirante, para apreciar aquela que No inovadoras. eideias criativa conectados com a economia eeventos exposições ótimas com agenda, vibrante uma tem O Farol além. muito vai mas construção, sua da período edo prédio do amemória guarda cultural, centro Transformado num inovador altos. mais dos um eainda Paulo São de símbolos dos éum 1947, em inaugurado Arantes, Altino Oedifício isso. tudo envolve Farol ao visita Uma cima! de lá vista eacidade ideias... enovas história radical, esporte tecnologia, Arte, www.farolsantander.com.br 3553-6784 11 Centro 24 Brícola, João Rua n 8 FAROL SANTANDER

DEPOSITPHOTOS 117

CENTRO n9 FEIRA DE uma grande variedade de ANTIGUIDADES peças vintage, dentre DO BIXIGA móveis, discos de vinil, roupas, louças, joias, livros, Praça Dom Orione, s/nº n10 brinquedos, pratarias, LEICA GALLERY Bela Vista Rua Maranhão, 600 11 3262-2198 lustres e outras preciosas Higienópolis www.feiradobixiga.webs.com “quinquilharias”, trazidas 11 3512-3909 por mais de 200 expositores. www.fb.com/leicagallerysp Desde 1984, a praça Dom Os visitantes podem curtir Orione sedia a Feira de também o show de chorinho Galeria da marca alemã de Antiguidades do Bixiga, o gratuito, que acontece câmeras fotográficas, única na famoso bairro italiano da sempre a partir das 15h30, e América Latina, entre as 14 do cidade. Quase um museu a céu aproveitar o passeio para mundo. Instalada em um aberto, o evento é realizado apreciar pratos italianos edifício da década de 1930, todos os domingos das 9h às típicos em uma das várias adaptado com projeto de 17h, e é possível encontrar cantinas nos arredores. interiores de Valeria Blay, arquiteta, diretora e curadora, a Leica Gallery dispõe de áreas expositivas internamente e em um contêiner. São apresentadas mostras com os trabalhos de fotógrafos

ISTOCK/ALFFOTO internacionais, como Andy Summers, Ralph Gibson e David Burnett. O espaço é palco para profissionais renomados e emergentes exibirem seus cliques, além de promover oficinas e estreitar a relação entre a fotografia e n9 seus admiradores.

n10 ANNA SILVEIRA ANNA

118 LUÍSA BITTENCOURT ateliê de criação eamarcenaria. criação de ateliê o oshowroom, abriga O espaço gerações. durar para feitas são peças as assim execução, sua na funcional e ergonômico – como excessos, –sem desenho do hora na tanto respeitada ser deve acredita que a matéria-prima fundadora da marcenaria. Ela e designer arquiteta Llussá, Juliana exalta encanta”, me e isso aparente fica construído foi móvel o que Aforma natural. solidez e detalhes de visual riqueza “O encaixe proporciona uma dispensando pregos e parafusos. de encaixe, tradicionais com técnicas artesanalmente os mobiliários são produzidos certificada, maciça madeira De www.llussamarcenaria.com.br 3812-0395 / 3031-1300 / 98594-4001 11 Barra Funda 547 Vicente, São de Av.Marquês MARCENARIA n 11 LLUSSÁ

n 12 n 11 realizados pela instituição. realizados culturais eventos dos além Portinari, Cândido de Tiradentes, Painel espaço para solenidades onde o está Tiradentes, Atos de e oSalão Traba, Marta aGaleria latinos, países outros e de brasileira popular arte de peças com 4 mil Pavilhão da Criatividade, o para destaque atrações, as Dentre Latina. América da países demais e os oBrasil entre integração da antropólogo , em prol do cultural projeto com verde, área de m² mil e12 praças duas edifícios, Niemeyer formado por sete Complexo concebido por Oscar www.memorial.org.br 11 3823-4600 Barra Funda 664 Andrade, Moura de Soares Av.Auro AMÉRICA LATINA n 12 MEMORIAL DA

DIVULGAÇÃO 119

CENTRO ANA MELLO ANA

n13

n13 MEU CORAÇÃO n14 MOSTEIRO – o mais antigo de São Paulo, DE SÃO BENTO sendo que a instituição foi BATE COMO O SEU fundada Praça da República Lgo. de São Bento, s/nº República Sé há mais de 400 anos no terreno www.gutorequena.com/my-heart- 11 3328-8799 da antiga Taba do Cacique beats-like-yours www.mosteiro.org.br Tibiriçá, doado pela cidade aos monges. Além de missas e do A instalação interativa criada pelo Inspirado na tradição eclética canto gregoriano, dispõe de uma Estúdio Guto Requena é um germânica, o atual edifício padaria onde se pode degustar híbrido entre mobiliário público construído em 1910, com projeto pães de receitas seculares, urbano e escultura. Foi concebida do arquiteto alemão Richard guardadas no arquivo da abadia. como um tributo à comunidade Berndl, está instalado no sítio A forma de preparação é passada LGBT+ no local onde, em 1978, histórico do Mosteiro de São Bento de um monge para outro. aconteceu o primeiro encontro dos ativistas LGBT+ no Brasil. A estrutura de 16 m de altura é composta por cilindros metálicos n14 articulados, com infraestrutura subterrânea, que formam um grande banco público. Dentro dos cilindros, equipamentos de som BATISTA WELLINGTON transmitem audio-depoimentos de ativistas LGBT+ sobre suas experiências e o som dos seus batimentos cardíacos, colhidos ao contarem suas histórias. Esses pulsos cardíacos informam um algoritmo que serve de parâmetro para a iluminação noturna do trabalho, enquanto o áudio toca em looping dia e noite.

120 Mauro Munhoz com 6.900 m 6.900 com Munhoz Mauro arquiteto do Aproposta brasileiro. povo do ahistória sobre museu éum futebol, sobre que do Mais www.museudofutebol.org.br 11 3663-3848 Pacaembu s/n Miller, Charles Praça se perpassa cada sala. cada perpassa se que àmedida desconstrói se que contínuo, espaço num Futebol do oMuseu transformaram jornalista Leonel Kaz do eacuradoria Souza de Jair de arte de adireção Tassara, e Felipe de Daniela Thomas A cenografia Duarte. eMarcelo Unzelte Celso jornalistas dos colaboração a com contou que Máximo, João por desenvolvido foi O conteúdo das escadarias. zigue-zague o entre por acervo seu mostra e einteriores, avesso seu estádio, do estruturas as revela O projeto imponente patrimônio público. um preserva 1930, de década na Azevedo de Ramos arquiteto idealizado construção pelo da frontal no edifício localizada FUTEBOL n 15 MUSEU DO

² ,

121

FOTOS LUCIANO MATTOS BOGADO CENTRO n16 PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO Praça da Luz, 2 Luz cobertos com claraboias. Fundada 11 3324-1000 em 1905 com a transferência de 20 www.pinacoteca.org.br obras de artistas da cidade, como Mais um endereço, confira no site Almeida Júnior e Antônio Parreiras, pertencentes ao então Museu do Ocupa o prédio, idealizado no final do Estado, a Pinacoteca possui um século 19 pelo escritório de Ramos de acervo em torno de 11 mil itens Azevedo para o Liceu de Artes e focado em arte brasileira a partir do Ofícios, desde os anos 1990. século 19. Em 2004, a instituição Restaurado e adaptado para abrigar incorporou a Estação Pinacoteca coleções e realizar mostras sob projeto que sedia exposições temporárias, do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o além de abrigar o Memorial da edifício teve a entrada transferida para Resistência de São Paulo, uma a Praça da Luz, graças a passarelas biblioteca e a Coleção Nemirovsky sobre os vazios internos que foram de arte moderna. FOTOS NELSON KON NELSON FOTOS

122 n17 PRAÇA DAS ARTES Av. São João, 281 República 11 4571-0401 www.theatromunicipal.org.br/ espaço/praça-das-artes

Sede da Escola de Dança e Escola Municipal de Música, também abriga grupos artísticos ligados ao Theatro Municpal. A construção se desenvolve na forma de um T, contornando o prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, de modo a se apresentar como edifício e praça. O conservatório e a fachada do Cine Cairo foram restaurados e KON NELSON FOTOS incorporados ao complexo. O projeto inovador, que tem assinatura do escritório Brasil Arquitetura em parceria com Marcos Cartum, ampliou o espaço de bastidores do Municipal, criando áreas para ensaios e performances, sala de exposições, um centro de documentação, restaurante, café e estacionamento.

123 n18 n19 SESC 24 DE MAIO THEATRO de 340 m², com pilares e arcos Rua 24 de Maio, 109 MUNICIPAL de pedra e paredes de tijolo, Praça da República 11 3350-6300 DE SÃO PAULO/ recebeu projeto do escritório www.sescsp.org.br BAR DOS ARCOS MM18 Arquitetura, que Praça Ramos de Azevedo, s/nº planejou um espaço versátil, República onde a disposição do O novo Sesc 24 de Maio é mais 11 3053-2090 mobiliário é flexível e o palco, um marco na revitalização dos www.theatromunicipal.org.br móvel. Inaugurado em 1911, espaços de convivência do centro o Municipal tem arquitetura de São Paulo. Uma completa Após sua recuperação, o subsolo de Ramos de Azevedo e dos remodelação, projetada por do Theatro Municipal recebeu italianos Cláudio e Domiziano Paulo Mendes da Rocha, uma nova interferência para Rossi, que se inspiraram na transformou o edifício que abrigar o Bar dos Arcos. O salão Opéra de Paris. abrigou as lojas Mesbla em um moderno conjunto voltado a atividades culturais, artísticas, esportivas e ao convívio. O mobiliário, desenhado 18 especialmente para o local, n também leva sua assinatura. As rampas paralelas à fachada envidraçada ligam todos os setores do prédio e garantem conexão permanente com a paisagem ao redor. Na área dedicada ao descanso e à convivência, um amplo espaço aberto permite a visão de vários pontos icônicos da região. No topo, uma piscina semiolímpica aparece como um presente MARINA BURITY MARINA aos frequentadores.

n19 THALES XAVIER THALES

124 FOTOS DIVULGAÇÃO jardim de inverno para a loja. aloja. para inverno de jardim de ares traz que vidro de telhado charmoso um sob –este garden e cozinha escritórios, quarto, sala, de móveis com decorados convidativos ambientes os abriga também porém m², 1.631 marca, da padrões os para écompacto tamanho Seu Paulo. São de tradicionais mais dos éum que bairro, do elegância a carrega loja esta Higienópolis, no Shopping Localizada Mais endereços, confira no site www.tokstok.com.br 0800 200 8000 Santa Cecília 112 Arco 674, Av. Higienópolis, n 20 TOK&STOK 125

CENTRO Avenida Ermano Marchetti

Rua a Guaicu rus

LAPA Rua Clélia 3 12 8 Rua Coriolano 2 10

11 Rua Tito 5

VILA ROMANA Rua Pio I

Avenida PompéiaPompeia

Rua Sales Júnior

VILA IPOJUCA 1 Rua Caraíbas Rua Min. Gastão Mesquita

ALTO DA LAPA PERDIZES

6

R R

u

a

H

e

i t o Avenida Sumaré r

P e n t e a d o

do 7 ve e z A o lf o n r A . 9 R Parque Villa-Lobos 4

R. Cardoso de Almeida

1-Ateliê Julia Krantz 5-Casa Melhoramentos 10-Sesc Pompeia 2-Atelier Fernando 6-estudiobola 11-Thomaz Saavedra Jaeger 7-Estúdio Jacqueline 12-Tok&Stok 3-Bertolucci Terpins 4-Biblioteca do Parque 8-Herança Cultural Villa-Lobos 9-Señorita Galante

126 Avenida Ermano Marchetti ZONA

Rua a Guaicu rus

LAPA Rua Clélia 3 12 8 Rua Coriolano 2 10 OESTE

11 Rua Tito 5 Região em pleno processo

VILA ROMANA Rua Pio I de transformação. Parte Avenida PompéiaPompeia já bem consolidada, com Rua Sales Júnior bairros residenciais das VILA IPOJUCA 1 classes média e média Rua Caraíbas Rua Min. Gastão Mesquita alta; em outras, antigos ALTO DA LAPA PERDIZES galpões são revitalizados

6 ‘com atividades da

R R

u

a

H economia criativa ou e i t o Avenida Sumaré r

P aguardam pelo assédio do e n t e a d o mercado imobiliário. Bons ateliês e equipamentos do 7 ve culturais e de lazer de e z A o lf o n qualidade garantem r A . 9 R Parque Villa-Lobos ótimos passeios. 4

R. Cardoso de Almeida

127 n1 ATELIÊ FERNANDO JAEGER Rua Tavares Bastos, 433 Pompeia 11 3675-5383 fernandojaeger.com.br Mais um endereço, confira no site

Com quase 40 anos de carreira, o designer gaúcho Fernando Jaeger tem uma trajetória consolidada, criando móveis JAEGER FELIPE que aliam formas simples e funcionais, preocupação com 1 a sustentabilidade e produção n cuidadosa. Seu charmoso ateliê funciona como showroom e as peças podem ser customizadas a partir da escolha da madeira, cores, medidas e revestimentos. São mais de n2 muiracatiara, sucupira e 200 produtos desenvolvidos ATELIÊ JULIA KRANTZ sumaúma, provenientes segundo o conceito do “feito à de manejo sustentável. Rua Coriolano, 71 mão”, em madeira certificada A arquiteta Julia Krantz que levam sua marca. Vila Romana 11 3865-7724 estudou marcenaria na juliakrantz.com.br Itália antes de abrir seu próprio ateliê em 2000. Mobiliários e acessórios “Design e sustentabilidade únicos, inspirados nos são indissociáveis”, reflete movimentos da natureza, a designer, que procura manufaturados com espécies sempre respeitar as de madeiras brasileiras, como características originais da cedro, freijó, ipê, jatobá, matéria-prima que adota.

n2 FOTOS ANDRÉ GODOY ANDRÉ FOTOS

128 FOTOS BERTOLUCCI ferramentas para materializá-la”. para ferramentas as desenvolver basta ideia, uma de visualizar dificuldade com estamos “Se casa: em produzir em está segredo o Bertolucci, Eneida proprietária, a Segundo artesanalmente. que quase feitas são luminárias suas Arruda, eMaurício Requena Guto Brajovic, Marko Salles, parceiros como Claudia Moreira e estúdio seu por Idealizadas luminárias. de produção na e design no –investe metalúrgica começou como uma pequena –que aempresa anos 60 Há www.bertolucci.com.br 11 3873-2879 Lapa Rua 367 Espártaco, n 3 BERTOLUCCI 129

ZONA OESTE n4 BIBLIOTECA VILLA-LOBOS Av. Queiroz Filho, 1205 SIMONE LOURO SIMONE Alto de Pinheiros www.bvl.org.br 11 3024-2500

A BVL é uma biblioteca viva, um espaço público e dinâmico, que já teve sua qualidade reconhecida em prêmios internacionais. Além de emprestar livros, oferece uma experiência diferente, em um ambiente inclusivo e acessível, com diversos aparelhos, como folheador de páginas, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braile e computadores com leitor de tela. Mantém uma programação cultural n4 diversificada para atender a vários públicos, em uma área de 4 mil m², dentro do Parque Villa Lobos, com espaço para os visitantes lerem com n5 CASA tranquilidade, computadores MELHORAMENTOS com acesso à Internet, e um Rua Tito, 479 deque com vista para o parque. Vila Romana 11 3874-0600 www.casamelhoramentos.com.br

Tombado como patrimônio histórico do município, o edifício chegou a ser a Casa da Moeda n5 durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Ali funciona, desde 1948, a Cia. Melhoramentos, empresa criada ainda nos tempos do Brasil

DIVULGAÇÃO / ABUDE / PEDRO DIVULGAÇÃO Imperial e pioneira no mercado de papel e de edição de livros no país. O Centro Cultural surgiu para preservar esta memória e, ainda, abrigar outras manifestações. Em uma exposição bem montada e com rico material, é possível explorar os principais momentos da fabricação de papel no Brasil, além de muitas curiosidades sobre o início da produção editorial brasileira. Destaque para as cédulas do dinheiro que circulou durante a Revolução Constitucionalista e eram impressas pela editora. A programação do local também prevê outras mostras e eventos temporários.

130 GUI GOMES tapetes e revestimentos. tapetes luminárias, cadeiras, camas, acabamentos. São sofás, e texturas materiais, de de pesquisa intensa partir a –, estúdio ao nome dá que bola apalavra formam inicias –as Lamosa eMaurício Borsato Flavio arquitetos de dupla pela criados produtos 700 de mais com oportfólio expõe Lapa da Alto no m² 700 de O galpão www.estudiobola.com 11 3129-8257 Lapa da Alto 228 Cândido, Antonio Pres. Rua n 6 ESTUDIOBOLA 131

ZONA OESTE n7 ESTÚDIO JACQUELINE TERPINS Rua Gustavo Teixeira, 374 Sumaré 11 3872-4497 www.terpins.com

O showroom da designer fica no térreo de um pequeno edifício. Graças à luz natural, o espaço de 190 m², idealizado pelo arquiteto cenógrafo Felippe Crescenti, faz o fundo ideal para os objetos soprados em vidro de Jacqueline Terpins, conhecida pelas formas minimalistas e orgânicas. Há mais de 20 anos no mercado, ela também desenvolve móveis e objetos em madeira, aço inox e Corian. Em seu estúdio, encontre OTERO ANDRÉS FOTOS desde produtos de design autoral em produção contínua até edições limitadas e itens únicos.

132 www.herancacultural.com 11 4321-8166 Lapa da Alto 131 Mariz, de Antônio Rua Niemeyer, outros. entre Joaquim Tenreiro e Oscar Caldas, Zanine Zalszupin, Jorge de peças com design, do e aclássicos modernariato ao somada à coleção dedicada , Zanine de eZanini Sasson Rodrigo Ohtake, Ronald Fasanello, Ricardo Schertel, Inês Casas, Arthur como brasileiros contemporâneos, assinadas por designers criações de oferta boa uma ereúne ampliada foi A loja ART GALLERY ART GALLERY CULTURAL DESIGN n 8 HERANÇA HERANÇA

133 FOTOS DIVULGAÇÃO / FABIO ZANZERI ZONA OESTE n9 SEÑORITA n10 SESC POMPEIA GALANTE Rua Clélia, 93 Rua Ilhéus, 337 Pompeia Sumaré 11 3871-7700 11 3596-9784 www.sescsp.org.br www.senoritagalante.com Requalificado pela arquiteta com teatro, comedoria, Mantas, almofadas, pufes, italiana Lina Bo Bardi na biblioteca, espaço expositivo, cúpulas, além de roupas, década de 1970, o complexo de leitura e ateliês. Já o bloco tudo tramado manualmente fabril de 1938 transformou-se esportivo é composto por dois em tricô e crochê. A Señorita em uma unidade do Serviço prédios também projetados Galante, marca “slow fashion” Social do Comércio (Sesc) por Lina. Fundado em 1946, das irmãs Anne e Ana, não se inaugurada nos anos de 1980. o Sesc incentiva a inovação apega às tendências e valoriza A arquitetura valorizou a e a transformação social por o trabalho artesanal, criando estrutura original, deixando a meio de atividades culturais e uma rede de tricoteiras e vista os tijolos e as tubulações. educativas, como a exposição crocheteiras que ganharam O convívio social é privilegiado “Lina Bo Bardi: Together” autonomia e sustento. Com por meio de uma grande rua (2016), que homenageou os talento para tricô e crochê interna. Voltado à cultura e 100 anos da arquiteta. desde os 12 anos, Anne ao lazer, o conjunto conta ingressou para faculdade de Moda; já Ana, que se formou em Têxtil e Moda, seguiu para a publicidade, e hoje é responsável pelo conceito e o marketing da label. SEÑORITA GALANTE SEÑORITA

n9

n10 MALU MÕES MALU

134 Café Design. Design. Café no café com gelado coco de obolo provar para pausa uma fazer epode Tok&Stok pela oferecidos produtos de avariedade toda encontra você Lá m². 3.556 seus em bairro do edescolado criativo urbano, oestilo reforça a loja Latina, América da Memorial eao Pompeia Sesc ao Parque, Allianz ao Próxima site no confira Mais dez endereços, www.tokstok.com.br 0800 200 8000 Pompeia 1.090 Matarazzo, Av.Francisco n 12 TOK&STOK n 11

DIVULGAÇÃO ingleses Sothebys e Bonhams. Sothebys ingleses tradicionais casas de leilões das Brasil no é representante Saavedra Thomaz galerista, Curador, colecionador e Lichtenstein. eRoy Cassandre M. A. Cappielo, Leonetto como artistas de fotografias e originais por pôsteres composto arte de acervo um m 600 de galpão No outros. entre &Preto, eBranco Barros de Geraldo eOfícios, Artes Jorge Zalszupin, Liceu de por Hansdesenvolvido Wegner, a1960 1940 de décadas das moderno Mobiliário www.thomazsaavedra.com.br 11 3031-4444 Romana Vila 1 Galpão / 1.575 Tito, Rua SAAVEDRA n 11 THOMAZ THOMAZ ² , também se encontra encontra se , também n 12

DIVULGAÇÃO 135

ZONA OESTE Avenida Brigadeiro Faria Lima JARDIM EUROPA CHCARA Monumento às Bandeiras 9 Rua VergueiroKABLIN

IBIRAPUERA io a Rua Sena Madureira M R. Piraporae d 3 2 Museu da Casa Brasileira . 15 v 12 A 5 Rua Santa Cruz R. Domingos de Morais R. Domingos de R. Domingos de Morais VILA 14 CLEMENTINO Rua Joaquim Floriano 13

Av. República do Líbano 1,4 Av. Cidade Jardim ITAIM BIBI Km Parque Ibirapuera 6

11

JARDIM LUZITÂNIA Av. Pres.Jucelino Kubitscheck 8

Av. Nações Unidas

VILA UBERABINHA o in r lle g élipo Pe Rua Gomes de Carvalho H v. 1 A

Av. Jacutinga18

0,8 3 Km 10 MOEMA 2 MIRANDPOLIS

Av. José Maria Whitaker

Av. Jamaris

REAL PARQUE Av. dos Eucaliptos Av. Morumbi 19 16 Avenida Ibirapuera

7 Avenida Indianápolis JARDIM VIANA BROOKLIN

Marginal Pinheiros PAULISTA 4 Ponte Estaiada Alameda dos Maracatins A ve ni da d Avenida Rubem Berta os B a n Avenida Santo Amaro d e R. Pensilvânia i ra 17 n BROOKLIN PAULISTA te Alameda dos Guatás R. Flórida s

PLANALTO PAULISTA

1-Armazém do Marton 7-D&D 13-Museu de Arte 17-Studio Estevão 2-Ateliê Hideko Honma 8-DellAnno Moderna de São Toledo 3-Atelier Hugo França 9-DOT Paulo 18-Sumo Design 4-Casa de Vidro 10-FJ/Pronto Pra Levar 14-Museu Afro Brasil 19-Tok&Stok 5-Casa Modernista 11-Herman Miller 15-Museu Lasar Segall 6-Cinemateca Brasileira 12-Museu de Arte 16-Regatta Casa Contemporânea

136 Avenida Brigadeiro Faria Lima JARDIM EUROPA CHCARA Monumento às Bandeiras 9 Rua VergueiroKABLIN

IBIRAPUERA io a Rua Sena Madureira M R. Piraporae d 3 2 Museu da Casa Brasileira . 15 v ZONA SUL 12 A 5 Rua Santa Cruz

R. Domingos de Morais R. Domingos de R. Domingos de Morais Nosso recorte abrange VILA 14 CLEMENTINO Rua Joaquim Floriano 13 bairros como Moema,

Av. República do Líbano 1,4 Av. Cidade Jardim ITAIM BIBI Km Vila Olímpia, Vila Parque Ibirapuera 6 Mariana, Ibirapuera,

11 Brooklin e Morumbi.

JARDIM LUZITÂNIA O conjunto de museus Av. Pres.Jucelino Kubitscheck 8 do Parque Ibirapuera e

Av. Nações Unidas

VILA UBERABINHA o in ‘seu entorno são o grande r lle g élipo Pe Rua Gomes de Carvalho H 1 v. A destaque, mas há, ainda, Av. Jacutinga18 os ateliês e as boas lojas 0,8 3 Km 10 em algumas das áreas MOEMA 2 MIRANDPOLIS

Av. José Maria Whitaker mais prósperas da cidade. Av. Jamaris

REAL PARQUE Av. dos Eucaliptos Av. Morumbi 19 16 Avenida Ibirapuera

7 Avenida Indianápolis JARDIM VIANA BROOKLIN

Marginal Pinheiros PAULISTA 4 Ponte Estaiada Alameda dos Maracatins A ve ni da d Avenida Rubem Berta os B a n Avenida Santo Amaro d e R. Pensilvânia i ra 17 n BROOKLIN PAULISTA te Alameda dos Guatás R. Flórida s

PLANALTO PAULISTA

137 DIVULGACÃO

n1

n1 ARMAZÉM DO n2 ATELIÊ HIDEKO MARTON HONMA Shopping Vila Olímpia Av. Jacutinga, 434 Rua das Olimpíadas, 360 Moema 11 2666-5555 11 5042-4450 / 5042-4459 www.facebook.com/ www.hidekohonma.com.br armazemdomarton Os utilitários moldados pela A loja oferece um mix de ceramista atraíram a atenção produtos bastante de grandes mestres da diversificado, criteriosamente culinária. Alex Atalia, Helena selecionados por José Marton. Rizzo, Jun Sakamoto e o São itens para decoração, restaurante Kosushi são alguns utensílios, acessórios de dos clientes que levam à mesa moda e até peças vintage. os pratos, tigelas e bowls KUMASAKA EDSON Marton, artista multimídia que delicadamente esmaltados por trafega entre o design, a Hideko Honma, que segue a cenografia, a arte e a tradição dos seus ancestrais arquitetura, também dirige o recolhendo nas matas galhos e Estúdio que leva seu nome. podas para transformar em cinzas e produzir seus próprios esmaltes. Hideko aprendeu tais técnicas com os mestres na cidade de Arita e outras províncias no Japão. n2

138 texturas naturais de cada peça. cada de naturais texturas apresentando formas e esculpidas uma a uma, peças são oresultado: conferir épossível ateliê, seu Em dos imensostransporte blocos. de adificuldade driblar para primeiro ainda corte loco in no inicia se que criação, de processo seu do parte é Amatéria-prima França. marcenaria do designer Hugo na arte de obras verdadeiras em transformados –são Bahia da sul no Trancoso, de região da matas nas extinção em sobretudo pequi-vinagreiro – e imbuia braúna, como danos irreversíveis de espécies sofrido tenham não que raízes Troncos,florestais. toras e resíduos de apartir criados eesculturas bancos Mesas, www.hugofranca.com.br 3045-6575 11 Vila Olímpia 585 Carvalho, de Gomes Rua n FRANÇA 3 ATELIER HUGO ATELIER HUGO

FOTOS ANDRÉ GODOY 139

ZONA SUL n4 CASA DE VIDRO Rua Gal. Almério de Moura, 200 Morumbi 11 3744-9902 www.institutobardi.com.br

Exemplar da arquitetura moderna brasileira, foi residência do casal Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi por 40 anos e o primeiro projeto assinado pela arquiteta a ser construído, na década de 1950. A obra que parece flutuar sobre pilares com sua fachada toda transparente tem um jardim de 7 mil m² ao redor, plantado pela própria Lina. Tombada desde 1987, a Casa de Vidro, que preserva os ambientes onde a dupla habitou e o anexo onde funcionava o escritório da arquiteta, hoje é sede do Instituto Bardi, que mantém viva a memória da obra do casal. O acervo disponível no local LUZ HENRIQUE FOTOS inclui todo o arquivo documental dos antigos moradores, como textos, fotografias, plantas e objetos de arte, os desenhos de Lina, que foram catalogados e digitalizados, e uma biblioteca com obras raras organizadas seguindo a disposição original.

140 sobre o modernismo. estudo de eé centro culturais local promove atividades tropicais. Patrimônio histórico, o espécies ausar o pioneiro ser por atenção chamou também Mina por criado O jardim finalizá-la. para recursos de falta ornamentada. Depois, alegou fachada uma apresentou oarquiteto Prefeitura, pela inovadora que, para ser aprovada prismáticos. era A edificação tão constituída de volumes e ornamentação sem estética pela na época repercussão gerou Oprojeto Klabin. Mina esposa, sua eda residência sua ser para 1928 em construída foi Warchavchik Gregori ucraniano arquiteto pelo projetada a casa no Brasil, modernista arquitetura de obra aprimeira Considerada casamodernista www.museudacidade.sp.gov.br/ 11 5083-3232 Vila Mariana 325 Cruz, Santa Rua MODERNISTA n 5 CASA CASA 141

SYLVIA MASINI ZONA SUL ACERVO CINEMATECA BRASILEIRA/CAIO BRITO BRASILEIRA/CAIO CINEMATECA ACERVO

n6 CINEMATECA BRASILEIRA Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207 Vila Clementino 11 3512-6111 www.cinemateca.gov.br

Ocupa desde 1992 o edifício do antigo matadouro da cidade, datado de 1887. Reconfigurado para abrigar a Cinemateca, tem duas salas de exibição, uma biblioteca e áreas expositivas. Um jardim completa as atrações, onde são realizadas sessões de cinema ao ar livre. Administrada ARQUITETURA FREITAS/DUPRÉ DE DARIO pelo Governo federal, possui um acervo com 245 mil rolos de filmes, produzidos desde 1910. Seu Laboratório de Imagem e Som é um dos mais completos de processamento audiovisual da América Latina. Fundada em 1946 como Segundo Clube de Cinema de São Paulo, a organização passou por diversas transformações e desafios.

142 DELLANNO ATELIER SIMONE LOURO 450 m², o espaço espelha a a espelha oespaço m², 450 dos variados projetos. Com para atender às particularidades de peças, milimétricas variações possibilitandoflexível, oferecer laqueação robotizada e produção de própria linha possui que casa a toda para planejados móveis de fabricante da conceito Loja site no confira 13 lojas, Mais www.dellanno.com.br 11 3672-3682 Ibirapuera 1.707 Líbano, do Av.República n n 7 7 DELL ANNO DELL

Animale e Isabela Capeto. e Isabela Animale parceiros, como Glória Coelho, prosseguindo com outros osassinou padrões, vários Reinaldo que Lourenço, foi acolaborar fashionista de interiores. O primeiro odesign para fashion mundo o trazendo marca, da proposta n 8 James eTok &Stok. James e,St. Saccaro Natuzzi, Dpot, Design, Kamy, Clami By Breton, no Shopping: Artefacto, das lojasAlgumas instaladas setor. do omercado mobilizando eventos em seus corredores, e exposições promove eseguidamente lojas 90 com conta oD&D m², mil 24 Com país. no design de segmento no é pioneiro 1995, em inaugurado domésticos, o shopping, e utensílios a eletrônicos emóveis revestimentos de acasa, para produtos de mix um local mesmo um em reúnem que e europeus, americanos Inspirado em modelos ded.com.br 3043-9000 11 Novo Brooklin 12.555 Unidas, Nações Av.das n 8 D&D

143

ZONA SUL n9 DOT OBJETOS n10 FJ | PRONTO Rua Pirapora, 112 PRA LEVAR Vila Mariana Al. dos Maracatins, 67 11 3052-1930 Moema www.dotobjetos.com.br 11 5090-1800 www.fernandojaeger.com.br Mobiliários, objetos decorativos, Mais um endereço, utilitários, utensílios para confira no site. cozinha, acessórios para escritório, pinturas e esculturas. A mais nova empreitada do Uma atrativa miscelânea de designer Fernando Jaeger inspira produtos assinados por mais desde a entrada. A fachada de 200 autores, brasileiros e projetada pelo SuperLimão internacionais, renomados Studio, que concebeu a ou em ascensão, como Ligia arquitetura, leva as peças da Clark, Seletti, Bernardo cadeira Deliciosa, vazadas na Krasnianski, Temis de Paris, forma das folhas da Costela de Diesel e Di Murano. A DOT Adão. Com 400 m², a loja de também desenvolve projetos pronta-entrega abriga uma em parceria com arquitetos e coleção que propõe boa decoradores para complementar marcenaria, em produtos de ambientações residenciais e execução simples e bom custo corporativas. final, para atender a várias situações e orçamentos.

n10 n9 DIVULGAÇÃO MAIRA ACAYABA MAIRA

144 brasileiro Isay Weinfeld. e o Béhar Yves Noguchi, Isamu Girard, como Alexander assinadas por grandes nomes, de linhas dispõe Miller Herman a design, do clássicos muitos de originais peças de Além trabalhar. de forma da conceitos novos interpretar e por Eames, e Charles eRay Nelson designers, como George em parceria com célebres inovadoras peças produzir escritórios consagrou-se por para móveis de americana afabricante anos, 100 de mais há Fundada 2015. em inaugurado Sul, do América na Primeiro showroom da marca www.hermanmiller.com.br 11 4061-1011 Vila Nova Conceição 35 Lourenço, João Rua n 11 HERMAN MILLER

FOTOS DIVULGAÇÃO 145

ZONA SUL n12 MUSEU AFRO BRASIL Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10 Parque Ibirapuera Ibirapuera 11 3320-8900 www.museuafrobrasil.org.br

Situado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, edifício projetado por Oscar Niemeyer, o museu destaca a perspectiva africana na formação da cultura brasileira. Inaugurado a partir da coleção do diretor curador Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil revela a criação de artistas brasileiros e internacionais, do século 15 até a contemporaneidade, conservando acervo com mais de 5 mil obras dos universos culturais africanos, indígenas e afro- -brasileiro. São gravuras, pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, mobiliário, obras têxteis, plumárias, cestarias, cerâmicas, entre outros. Realiza exposições temporárias e dispõe de biblioteca com cerca de 10.000 itens. NELSON KON NELSON

146 VITOR HUGO MORI horizonte da cidade. horizonte do privilegiado visual um com uma experiência deliciosa, oferecem Vista restaurante e o obar cobertura, Na projetos para a comunidade. acadêmicas, além de mostras e às pesquisas relacionadas instituição promove atividades A 20. século do começo do italiana arte de coleção euma Volpi Alfredo Malfatti, Anita Amaral, do Tarsila Kandinsky, Wassily Miró, Joan Modigliani, Pablo Picasso, Amedeo como artistas de obras com Paulo, São MAM antigo pelo transmitido foi lhe que obras mil 10 de mais com acervo com Paulo São de Universidade pela 1963 em criado museu, o abriga agora o Detran, onde por muitos anos funcionou projetado por Oscar Niemeyer, Requalificado, o edifício www.mac.usp.br 2648-0254 11 Vila Mariana 1.301 Cabral, Álvares Av.Pedro MAC – CONTEMPORÂNEA CONTEMPORÂNEA n 13 MUSEU DE ARTE ARTE DE MUSEU

147 ELAINE MAZIERO

ZONA SUL EDUARDO BARCELLOS EDUARDO

n14 MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO – MAM-SP Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº Parque Ibirapuera BACCI KARINA FOTOS 11 5085-1318 www.mam.org.br

A marquise, criada por Oscar Niemeyer, foi adaptada por Lina Bo Bardi para comportar o edifício do MAM e seu acervo de 5 mil obras de arte moderna e contemporânea, formado com trabalhos de expoentes como Alfredo Volpi, Amilcar de Castro, Leon Ferrari entre outros. Integrado ao Jardim das arte e uma linha exclusiva da Esculturas, de Roberto Burle marca. Além das exposições, Marx, o espaço com fachada promove cursos e iniciativas grafitada pelos OSGEMEOS culturais como os Clubes dos é composto por auditório, Colecionadores. A instituição foi biblioteca, restaurante e a fundada em 1948 pelo mecenas LojaMAM, onde se encontram Ciccillo Matarazzo e só ganhou produtos de design, livros de sede definitiva em 1969.

148 n artista que permitem uma visão visão uma permitem que artista do obras 3.119 Abriga Modernista. Casa da e autor Segall Lasar Warchavchik, concunhado de arquitetura de Gregori tem omuseu artista, do ateliê e residência antiga na Instalado www.museusegall.org.br 11 2159-0400 Vila Mariana 111 Berta, Rua SEGALL n 15 15 MUSEU LASAR MUSEU LASAR criada em 1967 por seus filhos. seus por 1967 em criada e Segall de viúva pela idealizada foi Cine A Segall. instituição no filmes de e exibição oficinas Promove cursos, exposições, títulos disponíveis para consulta. mil 530 de mais com documental acervo um de além pessoal, uso para ele por desenhados móveis de série uma também Há eesculturas. desenhos gravuras, aquarelas, óleo, a pinturas com e temática, técnica da sua diversidade abrangente n 16

DIVULGAÇÃO objetos para casa. casa. para objetos e louças e interna, externas áreas para móveis tecidos, de reúne, além da linha completa vitrines e iluminação natural, amplas suas por atenção chama que Aloja, escolha. asua facilitar para materiais de segmentos dos diferentes apartir dispostas são coleções de parede. Coordenadas, as veludo camurças, e papéis couro, seda, algodão, acrílico, tecidos decorativos, como de dispõe também Regatta a solar, e àincidência mofo à ao umidade, resistentes com produtos repelentes náutica, linha sua por Famosa site no confira Mais um endereço, www.regattacasa.com.br 11 5543-8144 Moema 1.316 Canário, Rua n 16 REGATTA CASA REGATTA 149

MUSEU LASAR SEGAL - IBRAM/MIN. DO TURISMO ZONA SUL n17 STUDIO ESTEVÃO TOLEDO Rua Flórida, 859 18 Brooklin Novo n SUMO DESIGN 11 2528-1573 Rua Inhambú, 544 www.estevaotoledo.com.br Moema 11 5051-9052 / 5041-9250 Móveis de madeira assinados www.ibacana.com.br pelo designer que já trabalhou com nomes como Carlos Mobiliários, luminárias Motta, Baba Vacaro e Irmãos e objetos de decoração Campana. A produção de com design autoral, tudo Estevão Toledo destaca-se selecionado pelo proprietário pela simplicidade, sem e designer June Tavalera. camuflar o que há por trás do Conceitualmente, o objetivo traço de cada peça: sua é organizar uma coletânea marcenaria deixa à mostra de produtos que expressam emendas e sistemas de qualidade, criatividade e encaixe. Recebe em seu talento. São assinados por estúdio os clientes com profissionais consagrados hora marcada. brasileiros, como Ronald Sasson, Heloísa Galvão, Lattoog, Aristeu Pires, Zanini de Zanine e Pedro Useche. O espaço também aposta em marcas experimentais e talentos em ascensão. 17 n SAMPAIO FLAVIO FOTOS

n18 SUMO DESIGN SUMO

150 2.300 m² da loja. da m² 2.300 de mais pelos o passeio durante relaxante uma pausa para Design Café do unidade uma com conta ainda marca, variedade de produtos da a toda de além e, Conceição, Nova e Vila Brooklin Moema, consumidores dos bairros Tok&Stok. Atende aos da atual arede compõem que 59 das antiga mais éaloja 1980, em Inaugurada site no confira Mais dez endereços, www.tokstok.com.br 11 0800 200 8000 Moema 2.904 Av. Ibirapuera, n 19 TOK&STOK

FOTOS DIVULGAÇÃO 151

ZONA SUL R ua V

o

l l u

u VILA PAULICEIA

n n

R t u á a r i A o u s g u d s a ALTO DE SANTANA t o P T á o t ll r e i SANTA TERESINHA a

Rua Dr. Zuquim JARDIM SÃO PAULO

s

e

r

a

l

l i

V

EC antana t n o m u D iz SANTANA u L . v A ZONA NORTE

l e n o CARANDIRU e Av. Braz Leme L a b li ta . A en . G VILA BRANCA Av 3 arque da uventude

Av. Zaki Narchi

2

ZAKI NARCHI

Av. Zaki Narchi

Av. Santos Dumont 1 Av. Olavo Fontoura

VILA GUILHERME PARQUE ANHEMBI hopping Center orte

Av. Otto Baumgart

Av. Cruzeiro do Sul

Av. Marginal Tietê 4

ZONA LESTE CANIND Rua Azevedo Soares

TATUAP Rua Antônio Camardo BRS Av. Celso Garcia Rua Dr. Almeida Lima Rua Visc. de Parnaíba 9 Rua Itapeti Rua Palmorino Mônaco 7 Km 6

Rua Emília Marengo

Av. Salim Farah Maluf 6,5 Rua Dr. Almeida Lima JARDIM ANALIA FRANCO Km

Rua Inácio Monteiro 5 VILA GOMES CARDIM 6

Rua Dr. Almeida Lima Rua Visc. de Parnaíba

7 Av. Alcântara Machado 22 Km

5

A v . V e r MOOCA . A Av. Paes de Barros b e Av. Reg. Feijó l 8 Fe rre ira

Zona norte Zona leste 1-Lar Center 5-Artefacto 2-Museu Aberto de Arte 6-Fab Lab Livre Urbana 7-Museu da Imigração 3-Parque da Juventude/ 8-Tok&Stok antigo Carandiru 4-Tok&Stok 152 ZONAS NORTE E LESTE

Em amplas áreas da cidade, as iniciativas ligadas ao universo do design aparecem apenas em pontos esparços. Mas este cenário começa a mudar, à medida que se investe na melhora da infraestrutura em alguns bairros ‘e, especialmente, quando o design e a economia criativa estão mais presentes para nos ajudar a superar os desafios da vida na megacidade. As unidades da Rede Fab Lab Livre presentes na região, a instalação de Centros Abertos, parques e equipamentos culturais,já são ótimos exemplos.

153 n1 LAR CENTER n1 Av. Otto Baumgart, 500 Vila Guilherme 11 2224-5959 www.larcenter.com.br

Inaugurado em 1987, foi o primeiro shopping em São Paulo dedicado ao universo “casa”, reunindo tudo que está relacionado ao tema, desde mobiliário, acabamento e iluminação até materiais para construção. Para acompanhar o desenvolvimento dos

mercados das regiões leste e DIVULGAÇÃO norte da cidade, o Lar Center vem renovando e qualificando sua oferta , além de investir na realização de mostras e n2 MUSEU ABERTO eventos relacionados ao design e à gastronomia. Entre as lojas, DE ARTE URBANA – marcas tradicionais como MAAU Bontempo, Breton, Clami Av. Cruzeiro do Sul, 2.611 Design, Franccino, Líder, Santana Natuzzi Editions, UD House Sessenta e seis murais, entre as do episódio, o grupo se uniu estações Santana e Portuguesa- para apresentar à Secretaria Tietê, pintados por 58 artistas, a de Estado de Cultura o projeto maioria residente da zona norte. do Museu de Arte Urbana a céu A ideia da criação do MAAU aberto. Aprovada, a iniciativa foi nasceu após o grafiteiro Binho colocada em prática por meio e outros dez artistas serem de uma parceria entre o Estado, detidos por pintarem pilastras do o Metrô, o Paço das Artes e a metrô sem autorização. Depois Galeria Choque Cultural.

n2 MIGUEL COSTA JR COSTA MIGUEL

154 n3 PARQUE DA n4 TOK&STOK JUVENTUDE Av. Marginal Tietê, 1.250 Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 Vila Guilherme Santana 0800 200 8000 11 2089-8600 www.tokstok.com.br www.parquedajuventude.sp. Mais endereços, confira no site gov.br Uma das maiores lojas da tamanho, esta é uma das O Parque da Juventude mudou marca, possui até palmeiras em unidades que recebe os a paisagem da zona norte ao seu jardim interno, produtos dos TokStories, uma substituir o Complexo aproveitando a dimensão do curadoria mensal que a Penitenciário Carandiru por pé-direito e valorizando a boa Tok&Stok faz com outras uma área de lazer e arquitetura do espaço. Por sua importantes marcas de design entretenimento. O espaço, localização estratégica e e lifestyle do mercado. abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado, além de Etecs (Escolas Técnicas), que oferecem cursos regulares de n4 informática, música e canto, entre outros. O projeto arquitetônico é de Gian Carlo Gasperini, com paisagismo assinado por Rosa Kliass. No local, foram mantidos referenciais históricos da época do Carandiru. ZONA NORTE ZONA

n3 NELSON KON NELSON

155 n6 FAB LAB LIVRE Centro Cultural Cidade Tiradentes Av. Inácio Monteiro, 6.900

MARCO ANTONIO MARCO Cidade Tiradentes www.fablablivresp.art.br Confira outros endereços no site

A notícia chega a nos surpreender: Fab Lab Livre SP é a maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo. Inspirados na filosofia da Cultura Maker – Faça Você Mesmo, os Fab Labs são espaços totalmente gratuitos com tecnologia de ponta para desenvolver ideias e projetos. São 12 unidades dispostas na cidade que oferecem cursos e oficinas, como os de modelagem 3D, eletrônica e fabricação de projetos, e dispõem de equipamentos avançados, n5 como impressoras 3D, fresadoras e cortadoras a laser. Há três unidades instaladas na zona leste e outra na zona norte. A foto mostra instalações em localizada no interior de São n5 ARTEFACTO Cidade Tiradentes. Av. Vereador Abel Ferreira, 586 Paulo. Com temáticas que se Jd. Anália Franco renovam a cada edição, as 11 2250 7798 coleções são desenvolvidas www.artefacto.com.br sob consultoria da arquiteta Patrícia Anastassiadis, empregando materiais Atraída pelo crescimento do naturais e um design que mercado de alto padrão na zona propõe atemporalidade, leste da cidade, a tradicional conforto e sofisticação. As marca de móveis para casa, Mostras Artefacto de praia e campo inaugurou, em Decoração, que ocorrem 2014, uma loja no Jardim Anália anualmente apresentando Franco. São móveis de ótimo ambientes assinados por acabamento e design renomados profissionais da contemporâneo, todos área, também acontecem na produzidos na fábrica própria, loja do Anália Franco.

n6 REDE FAB LAB LIVRE SP LIVRE LAB FAB REDE

156 n7 MUSEU DA IMIGRAÇÃO Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 Mooca 11 2692-1866 www. museudaimigracao.org.br

Os estrangeiros que chegavam a n8 São Paulo para tentar uma nova TOK&STOK Shopping Anália Franco vida eram acolhidos por alguns Av. Regente Feijó, 1.739 - 001 dias na Hospedaria dos Imigrantes, 11 0800 200 8000 até serem encaminhados para o www.tokstok.com.br trabalho. De 1887 a 1978, mais de Mais endereços, confira no site 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, passaram A Tok&Stok é referência em por ali. Em 2014, o espaço design e decoração em um tombado foi reaberto como dos pontos mais nobres da Museu, dedicado a um tema muito zona leste, o Shopping Anália atual. A mostra “Migrar: Franco. Esta unidade de experiências, memórias e médio porte é ponto de identidades” permite ao visitante partida de projetos dos conhecer os processos migratórios arquitetos da região e um como algo permanente na história lugar com bons achados, da humanidade e, a partir disso, o entre móveis, almofadas, enorme afluxo de imigrantes para objetos e artefatos de cama, São Paulo, que ocorre a partir do mesa e banho. final do século 19. Aí está a origem DIVULGAÇÃO do “caldeirão cultural” que conhecemos hoje. No local, além das exposições, da biblioteca e do café, um amplo jardim e interligação com a maria-fumaça n8 aproximam o visitante da época ZONA LESTE que o museu representa. n7 DIVULGAÇÃO / MUSEU DA IMIGRAÇÃO DA MUSEU / DIVULGAÇÃO

157 Onde Estudar Design

SÃO PAULO OFERECE MUITAS OPÇÕES DE CURSOS, DA ESCOLA TÉCNICA À PÓS-GRADUAÇÃO, PARA A FORMAÇÃO NAS VARIADAS ÁREAS DO DESIGN. SELECIONAMOS AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES E AS MODALIDADES EM QUE CADA UMA DELAS ATUA.

CENTRO ESCOLA BRITÂNICA Iniciação: Pré-Foundation Art UNIVERSITÁRIO DE ARTES CRIATIVAS and Design, Computação BELAS ARTES – EBAC Gráfica, Arte e Design, Rua José Antônio Coelho, 879 Rua Mourato Coelho, 1.404 Preparação de Portfólio Vila Mariana Vila Madalena Bacharelado: Foundation Art and 11 5576-7300 11 3030-3200 Design, Graphic Design, www.belasartes.br www.ebac.art.br Illustration, 3D Computer Mais endereços, confira no site Animation & Modelling, Formação em áreas criativas, com 3D Games Art & Design, Fundada em 1925, a Escola de diploma britânico. Especialização: Design Gráfico, Belas Artes dividiu o mesmo Os bacharelados têm certificados Ilustração, Design de Interiores, prédio com a Pinacoteca do emitidos pela Universidade de Direção de Arte Digital, Motion Estado de São Paulo, cuidando de Hertfordshire, válidos na União Design, Mobile Aplication Design seu acervo durante anos. Ganhou Europeia e nos Estados Unidos. sede própria na década de 1980, onde também abriga Escola Britânica de Artes Criativas – EBAC o Museu Belas Artes, que além da sua coleção de pinturas, esculturas e outras obras,

promove mostras sobre arte DIVULGAÇÃO e design contemporâneos.

Graduação: Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico Pós-graduação: Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos, Arquitetura e Sustentabilidade, Arquitetura, Design Digital e Novas Mídias, Lighting Design Extensão: Arquitetura na Era Digital, Design na Era Digital - Processo e Gestão do Design de Mobiliário

158 DIVULGAÇÃO Plataforma Habitacidade Plataforma eHabitação Cidade, e Arquitetura, Cidade Geografia, Urbanismo e Sociedade, Pós-graduação: e Urbanismo Graduação: 2001. de em ensino superior instituição reconhecida pelo MEC como foi aescola missão, sua em a realidade. Seguindo firme e transformar criticar de capazes profissionais formar de o objetivo com eurbanistas arquitetos de grupo um por 1996 em criada lucrativos fins sem Entidade www.escoladacidade.org 11 3258-8108 Vila Buarque 65 Jardim, Gal. Rua ESCOLA DA CIDADE DA ESCOLA Arquitetura Arquitetura Arquitetura, Arquitetura,

Atualização: (EAD) Digital e Design e Design, Comunicação Pós-Graduação: habilitação em Comunicação Visual Bacharelado: edesign. arte de disciplinas nas também oferta ampla e tem aconsagrou que área da além vai propaganda e marketing no Brasil em pioneira aescola Atualmente, de Propaganda do MASP. Escola chamado projeto um para Martensen Lima Rodolfo convidou Bardi, Maria Pietro museu, do odiretor quando MASP, do dentro 1951 em início teve A ESPM Mais endereços, confira no site www.espm.br 11 5085-4600 Vila Mariana 123 Alvim, Dr.Álvaro Rua MARKETING – ESPM – MARKETING E PROPAGANDA DE ESCOLA SUPERIOR Design Thinking Design Design com com Design Inovação Inovação

Graduação: sociais. e ciências design arte, de engenharia, negócios, combinaque conhecimentos interdisciplinar curricular commultimídia, uma grade e design design gráfico produto, de design como área, da atuar nas diversas ramificações para com habilidades generalista, um profissional Seu bacharelado visa formar que abrange o Design. degrade cursos, enxuta A faculdade possui uma www.riobrancofac.edu.br 0800-165-521 Lapa 111 Faria, de Maria Av.José RIO BRANCO RIO INTEGRADAS FACULDADES Design, Editoração Escola da Cidade

159

ONDE ESTUDAR DESIGN FUNDAÇÃO FACULDADE SANTA ISTITUTO EUROPEO ARMANDO ÁLVARES MARCELINA – FASM DI DESIGN – IED PENTEADO – FAAP Rua Dr. Emílio Ribas, 89 Rua Maranhão, 617 Rua Alagoas, 903 Perdizes Higienópolis Higienópolis 11 3824-5800 / 2681-2975 11 3660-8000 11 3662-7000 www.fasm.edu.br ied.edu.br www.faap.br A instituição cristã foi a primeira Fundado em 1966, na Itália, o Inspirado na cena cultural a implantar, em 1988, um Istituto Europeo di Design parisiense, Armando Álvares bacharelado de Moda no país, inaugurou sua primeira sede Penteado criou em 1947 um sendo este até hoje um dos internacional em São Paulo em centro que reunisse talentos mais conceituados cursos da área. 2005. Atua em educação, das artes no Brasil. A instituição Alguns dos maiores nomes pesquisa e ação em design, moda foi a primeira de São Paulo do cenário fashion brasileiro e comunicação, com cursos que a oferecer o curso de Design, atualmente são ex-alunos abrangem as variadas em 1967. Além da faculdade, da Santa Marcelina, dentre eles possibilidades do design e seu no mesmo prédio idealizado potencial de inovação. pelo francês Auguste Perret, e Adriana Barra. situa-se o Museu de Arte Graduação: Design de Produtos e Brasileira, inaugurado em 1961. Graduação: Moda Serviços; Design Gráfico e Digital; Seu acervo conta com obras de Pós-graduação: Moda e Criação, Design de Moda. Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Styling e Imagem de Moda Pós-graduação: Design Cândido Portinari, entre outros. Extensão: Design em Tricô, Estratégico e Inovação; Marketing Moda e Criação Sustentável e Comunicação de Moda; Design Graduação: Animação, de Interiores Contemporâneo; Arquitetura e Urbanismo, Experiência do Usuário (UX). Artes Visuais, Design Gráfico One Year: Automotive e de Produto, Moda Design; Shoes & Bags – Design Pós-graduação: Design Business and Business; Design de – Produção de Sentido, Design de Interiores – Repertório Projetual, Desenvolvimento de Superfícies Têxteis e Novos Materiais

Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP DIVULGAÇÃO

160 DIVULGAÇÃO Mais um endereço, confira no site www.escola-panamericana.com.br 11 3887-4200 Jardim Paulista Rua 77 Groelândia, Istituto Europeo di Design e Experiência Food Design: Inovação, Serviço àExecução; Planejamento do Digital: Marketing Marca; de e Tendência Gestão Construção, Branding: Visual Merchandising; eNegócios; Carreira Design, &Trend Hunting; Studies Future Extensão: Visual Merchandising & Design eRetail Styling, Fashion Design; Negócios; Service Mobiliário; ARTE EDESIGN ARTE DE ESCOLA PANAMERICANA Design Thinking; Thinking; Design Joias: Design & & Design Joias:

Digital para Profissionais Digital deDesign Design Mobiliário, Mobile, de Aplicativos Especialização: Gráfico Design Digital, Design deDesign Moda, dee Design Interiores, Games, Graduação: em áreas criativas. pioneira no mercado nacional a Escola Panamericana foi Enrique Lipszyc, plástico artista pelo Criada Mais 20 endereços, confira no site www.sp.senai.br 11 2797-6333 Mooca 2.315 Bresser, Rua INDUSTRIAL – SENAI APRENDIZAGEM DE SERVIÇO NACIONAL Design de Animação Design Design

Pós-graduação: de Moda Móveis, Desenhista Técnico Desenhista Digitais, de Publicações com InDesign, Embalagem, Projeto Editorial Editorial, Design Gráfico de Gráfico Design livres: Cursos um produto completamente novo. de odesenvolvimento até tente exis- produto um em melhorias de design e tecnologia. Desde desenvolvem integradas soluções que e Moda Gráfico Produto, de Design de áreas nas especialistas Tecnológicos compostos por possui uma rede de Núcleos Também móveis. e 74unidades fixas unidades 91 sendo próprias, tem unidades de 165 ensino 1942, em criada Latina, América eprofissional tecnológica da Maior instituição de educação Design de Moda de Design

161

ONDE ESTUDAR DESIGN NILSON ROCHA NILSON

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai

SERVIÇO NACIONAL UNIVERSIDADE Pós-graduação: Especialização DE APRENDIZAGEM ANHEMBI MORUMBI em Projetos de Interiores, COMERCIAL – SENAC Av. Roque Petroni Junior, 630 Ilustração, Infografia e Motion Av. Engenheiro Eusébio Morumbi Graphics, Mestrado Stevaux, 823 11 4007-1192 e Doutorado em Design Santo Amaro anhembi.br 11 5682-7300 Mais cinco endereços, UNIVERSIDADE DE www.sp.senac.br confira no site Mais 17 unidades, veja no site SÃO PAULO – FAU-USP mais opções Membro da Laureate International Rua do Lago, 876 Universities, a instituição foi Cidade Universitária 11 3091-4795 Agente de educação profissional, pioneira em implementar o curso www.fau.usp.br com 70 anos de atuação, de Design Digital no Brasil. Seu presente em mais de 40 programa de stricto sensu com A faculdade nasceu em 1948, municípios, o Senac introduziu mestrado e doutorado em Design dentro do curso de engenheiro- em seu portfólio a disciplina é o primeiro da capital na área -arquiteto da Escola Politécnica. do Design em 1954 com e possui duas linhas de pesquisa O modelo curricular vigente o curso de Vitrinista. tendo Design, Arte e Tecnologia foi criado por Vilanova Artigas, como área de concentração. Carlos Milan e Lourival Gomes Bacharelado: Arquitetura e Machado, que estabeleceram Urbanismo, Design de Produtos, Graduação: Arquitetura e a Arquitetura como um ponto Design Gráfico, Design de Urbanismo, Design de Games, de convergência entre Serviços,Design de Moda, Design Design de Animação, Design artes, humanidades e técnicas. Digital e Multimídia,Design de de Moda, Design Digital, Design Além de Arquitetura e Urbanismo, Animação Gráfico a FAU-USP oferece graduação em Técnico: Design de Interiores Técnico: Design de Interiores e Design e um programa de pós- Design de Animação -graduação no segmento.

162 DIVULGAÇÃO Tecnologia da Arquitetura Projeto, Espaço e Cultura, de Arquitetura, Projeto e Regional, Planejamento Urbano Paisagem e Ambiente, e Arquitetura, Hábitat, Pós-graudação: Design e Urbanismo, Graduação: Design de Moda e Design Gráfico eDesign Moda de Design Técnico: Produto habilitação em Projeto de –com Design e Urbanismo, Bacharelado: unidades na cidade de São Paulo. 12 com conta 1988, em atividades suas iniciou que A UNIP, Mais 13 endereços, confira no site www.unip.br 11 3170-7000 Vista Bela 900 Av.Paulista, PAULISTA –PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE Design de Interiores, de Design Interiores, Arquitetura Arquitetura Arquitetura Arquitetura

Design Design

e Urbanismo Pós-graduação: Design e Urbanismo, Graduação: Design. de área na cursos também oferece 1970, de anos Desde os 1947. em Paulo São de estado do e Urbanismo Faculdade de Arquitetura aprimeira criou Mackenzie Presbiteriano O Instituto www.mackenzie.br 11 2114-8000 Consolação 930 Consolação, da Rua MACKENZIE PRESBITERIANA UNIVERSIDADE

Arquitetura Arquitetura Arquitetura Arquitetura

Universidade de São Paulo –FAU-USP Paulo São de Universidade e Urbanismo Mestrado: Usuário do Experiência da Design Pós-graduação: Design e Urbanismo, Graduação: e de simultaneamente. produto gráfica aprodução trabalha ocurso conceito, deste A partir e na interdisciplinariedade. na globalização estruturado (Design) Industrial Desenho de ocurso oferece A instituição Mais um endereço, confira no site www.usjt.br 2799-1677 11 Mooca Rua Taquari, 546 TADEU JUDAS SÃO UNIVERSIDADE Arquitetura Arquitetura Arquitetura Arquitetura

UX Design – – Design UX

163

ONDE ESTUDAR DESIGN ÍNDICE REMISSIVO

Local CATEGORIA Página

A Casa - Museu do Objeto Brasileiro Centro Cultural/ Museu 56 À La garçonne Loja 56 A Lot Of Loja 103 A7MA Galeria/ Antiquário 68 Antonio Bernardo Loja 38 Apartamento 61 Galeria/ Antiquário 57 Armazém do Marton Loja 138 Artefacto Loja 154 Artefacto Beach&Country Loja 82 ArteMobilia Galeria Galeria/ Antiquário 68 Ateliê Hideko Honma Ateliê/ Estúdio 138 Ateliê Julia Krantz Ateliê/ Estúdio 128 Atelier Carlos Motta Ateliê/ Estúdio 69 Ateliê Fernando Jaeger Ateliê/ Estúdio 128 Atelier Hugo França Ateliê/ Estúdio 139 Atelier Luiz Fernando Machado Ateliê/ Estúdio 70 B&B Italia Loja 83 Bar da Dona Onça Restaurante / Bar / Hotel 112 Beco do Batmam Local Público 70 Bento Store Loja 38 Bertolucci Loja 129 Biblioteca Villa-Lobos Biblioteca/ Livraria 130 Bododo Loja 104 Brentwood Loja 84 Breton Loja 84 By Kamy Loja 85 Carbono Loja 85 Caroline Harari Ateliê/ Estúdio 71 Casa 8 Loja 39 Casa da Francisca Restaurante / Bar / Hotel 113 Casa de Vidro Centro Cultural/ Museu 140 Casa do Sabor Loja 39 Casa Melhoramentos Centro Cultural/ Museu 130 Casa Modernista Centro Cultural/ Museu 141 Casual Conceito Loja 86 Casual Exteriores Loja 6 Catavento Centro Cultural/ Museu 113 Centro Cultural Banco do Brasil Centro Cultural/ Museu 114 Centro Cultural FIESP Centro Cultural/ Museu 40 Centro Cultural São Paulo Centro Cultural/ Museu 115

164 Local CATEGORIA Página

Choque Cultural Galeria/ Antiquário 71 Ciao Mao Loja 8 Cinemateca Brasileira Centro Cultural/ Museu 142 Collectania/ Auping Loja 87 Cremme Loja 104 Cristiana Bertollucci Estúdio Loja 72 D&D Shopping Center 143 Dalva e Dito Restaurante / Bar / Hotel 41 Decameron Loja 88 DellAnno Loja 142 DOT Loja 144 Dpot Loja 105 Dpot Objeto Loja 88 Eco Simple Loja 106 Emiliano Restaurante / Bar / Hotel 41 Empório Beraldin Loja 89 Érea Loja 89 Espaço Havaianas Loja 42 Esther Roof Top Restaurante / Bar / Hotel 115 Estúdio Jacqueline Terpins Ateliê/ Estúdio 132 Estúdio Manus Ateliê/ Estúdio 72 Estúdio Nido Campolongo Ateliê/ Estúdio 116 Estúdio Paulo Alves Ateliê/ Estúdio 73 Estúdio Verz Ateliê/ Estúdio 58 estudiobola Ateliê/ Estúdio 131 ETEL Interiores Loja 90 Fab Lab Livre Outros 154 Fahrer Loja 73 Farol Santander Centro Cultural/ Museu 117 FAS Iluminação Loja 106 Fasano Restaurante / Bar / Hotel 42 Feira Benedito Calixto Espaço Público 59 Feira de Antiguidades do Bixiga Local Público 118 Fernanda Yamamoto Loja 74 Ferrari Loja 90 Firma Casa Loja 91 FJ/Pronto Pra Levar Loja 144 Florense Loja 92 Futon Company Loja 9 Galeria Melissa Loja 43

165 ÍNDICE REMISSIVO

Local CATEGORIA Página

Herança Cultural Galeria/ Antiquário 133 Herman Miller Loja 145 Hotel Unique Restaurante / Bar / Hotel 44 Instituto Moreira Sales Centro Cultural/ Museu 44 Instituto Tomie Ohtake Centro Cultural/ Museu 60 Itaú Cultural Centro Cultural/ Museu 45 Japan House Centro Cultural/ Museu 45 Kartell Loja 93 Kimi Nii Ateliê/ Estúdio 74 Kitchens Loja 94 L’Oeil Loja 61 La Lampe Loja 75 Lar Center Shopping Center 152 Latoog Loja 107 Legado Arte Galeria/ Antiquário 107 Leica Gallery Galeria/ Antiquário 118 Líder Interiores Loja 95 Livraria Cultura Biblioteca/ Livraria 46 Livraria da Vila Biblioteca/ Livraria 46 Llussá Marcenaria Loja 119 Loja Teo Galeria/ Antiquário 61 Lumini Loja 96 Marcenaria Baraúna Loja 76 Maria Jovem Galeria/ Antiquário 2 MASP - Museu de Arte de São Paulo Centro Cultural/ Museu 47 Memorial da América Latina Centro Cultural/ Museu 119 Meu Coração Bate Como o Seu Espaço Público 120 Micasa / Volume B Loja 108 Mirante Nove de Julho Local Público 48 MIS - Museu da Imagem e do Som Centro Cultural/ Museu 48 Montenapoleone Loja 97 Mosteiro de São Bento Outros 120 Museu Aberto de Arte Urbana local Público 152 Museu Afro Brasil Centro Cultural/ Museu 146 Museu Brasileiro da Escultura Centro Cultural/ Museu 49 Museu da Casa Brasileira Centro Cultural/ Museu 98 Museu da Imigração Centro Cultural/ Museu 155 Museu de Arte Contemporânea Centro Cultural/ Museu 147 Museu de Arte Moderna de São Paulo Centro Cultural/ Museu 148 Museu do Futebol Centro Cultural/ Museu 121 Museu Lasar Segall Centro Cultural/ Museu 149

166 Local CATEGORIA Página

Nelise Ometto Ateliê/ Estúdio 76 Novo Ambiente Loja 99 Ornare Loja 99 Osklen Loja 50 ,Ovo Loja 109 Papel Craft Loja 49 Parque da Juventude/antigo Carandiru Biblioteca/ Livraria 153 Passado Composto Galeria/ Antiquário 50 Passado Composto Século XX Galeria/ Antiquário 51 Pinacoteca do Estado de São Paulo Centro Cultural/ Museu 121 Poliform Loja 100 Praça das Artes Centro Cultural/ Museu 122 Prototyp& Ateliê/ Estúdio 77 Regatta Casa Loja 149 Reka Loja 78 Riccó Loja 51 Saccaro Loja 100 Securit Loja 52 Señorita Galante Loja 134 Sesc 24 de Maio Centro Cultural/ Museu 123 Sesc Paulista Centro Cultural/ Museu 52 Sesc Pompeia Centro Cultural/ Museu 134 Stúdio Estevão Toledo Ateliê/ Estúdio 150 Studio Heloísa Galvão Ateliê/ Estúdio 63 Sumo Design Loja 150 Theatro Municipal de São Paulo/Bar dos Arcos Restaurante / Bar / Hotel 124 Thomaz Saavedra Galeria/ Antiquário 135 Tidelli Loja 63 Todeschini Loja 101 Tok Stok Loja 125 Tok&Stok Loja 4 Tok&Stok Loja 135 Tok&Stok Loja 151 Tok&Stok Loja 153 Tok&Stok Loja 156 Unibes Centro Cultural/ Museu 65 Uniflex Loja 101 Vermeil Loja 102 Vitra Loja 79 WZ Hotel Restaurante / Bar / Hotel 53 Ziper Galeria Galeria/ Antiquário 53 167 EXPEDIENTE

Roma Editora, Projetos de Marketing Eireli Al. Ministro Rocha Azevedo, 1.134-61 São Paulo - SP CEP: 01410-002 Fone: (11) 3061-5778/ 96611-1621

Direção Geral Ilustrações Cristiano Barata Bruno Algarve Luiz Marques Curadoria Maria Helena Estrada (f. 1935 -2018) Revisão Cristiano Barata Deborah Peleias

Edição de Textos Os créditos autorais estão indicados Cristiano Barata ao lado das respectivas imagens. Silvana Rosso Na ausência, são atribuídos aos próprios estabelecimentos (material Pesquisa e Textos de divulgação). Bruno Loturco, Ivan Souza Vieira, Deborah Peleias, Marina Sola, Micheliny Santos e Silva, Publicação especial, março 2020 Silvana Rosso

Artigos Assinados Os direitos sobre as fotos e os textos Caio Vassão assinados publicados no Guia SP Eduardo Campos Lima Design são de propriedade dos Graziela Nivoloni autores. As fotos e desenhos Myrian Tschiptschin publicados foram cedidos pelas Ricardo Peruchi, Tania de Paula e empresas, instituições ou Christian Ullmann profissionais referidos nos textos.

Direção de Arte É permitida a reprodução total dos Cibele Cipola textos não assinados, desde que mencionada a fonte. É proibida a Design/Diagramação reprodução de fotos e desenhos, Carla de Franco/ Ca2 Design exceto mediante autorização Luciane Stocco expressa dos autores.

168 169 Guia SP Design 2020

www.guiaspdesign.com.br

2020

R$ 24,50 10

capa_guia_LU.indd 1 21/02/2020 17:19