<<

Moção Nº 228/2019

Moção de Pesar pelo falecimento do Ex-Governador do Estado de São Paulo, Senhor , em São Paulo, em 01/09/2019.

Considerando o falecimento do Ex-Governador do Estado de São Paulo, Senhor Alberto Goldman, em 01/09/2019, aos 81 anos, em São Paulo, no Hospital Sírio- Libanês, onde se encontrava internado desde 19/08/2019 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar mal e se submeter a uma cirurgia no cérebro.

Considerando que durante o período de maior repressão do Governo Militar Brasileiro, em 1970, o Senhor Alberto Goldman foi eleito Deputado Estadual no Estado de São Paulo pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo reeleito em 1974 com 75 mil votos, à época o segundo Deputado Estadual mais bem votado, enquanto o candidato do ARENA mais bem colocado obteve 48 mil votos.

Considerando a forte repressão enfrentada por Alberto Goldman, durante o período, em razão de sua popularidade e militância, tendo estado continuamente sob ameaça de cassação e com seus telefones permanentemente monitorados por órgãos de repressão política.

Considerando que, apesar disso, Alberto Goldman conseguiu ser eleito, por seus pares, líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Considerando que o Senhor Alberto Goldman esteve Deputado Estadual até 1979 quando passou a exercer o mandato de Deputado Federal, sendo reeleito por diversas vezes para a Câmara dos Deputados. Ao todo, exerceu seis legislaturas, das quais quatro consecutivas (1979–1983, 1983–1987, 1991–1995, 1995–1999, 1999–2003, e 2003–2006).

Considerando que o Senhor Alberto Goldman integrou o chamado “PMDB AUTÊNTICO”, grupo de políticos alinhados à esquerda do PMDB, cuja participação havia sido mais ativa no combate à Ditadura Militar.

Considerando que mesmo após a fundação do PSDB, em 1988, encabeçada pelo Ex-Governador do Estado de São Paulo Franco Montoro e por outros políticos descontentes com as lideranças do PMDB tanto a nível nacional (José Sarney de Araújo Costa) quanto a nível estadual (Orestes Quércia), o Senhor Alberto Goldman, em conjunto com o Senhor Ferreira Filho, permaneceu filiado ao partido e continuou a apoiar Orestes Quércia, assumindo diversos cargos na Administração Estadual: Secretário Especial de Coordenação de Programas (1987–1988), Secretário Estadual de Administração (1988–1990) e Presidente da Comissão de Reforma Administrativa do Governo do Estado de São Paulo (1987–1990).

Considerando que, em 1990, retornou à Câmara dos Deputados e votou favoravelmente ao impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello.

Considerando que o Senhor Alberto Goldman também comandou o Ministério dos Transportes (1992–1993), durante o Governo de , dando início à duplicação das Rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt.

Considerando que, como Deputado Federal, foi membro da Comissão da Câmara dos Deputados em visita à URSS (1984), observador parlamentar da 50ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (1995) e participante da IV Conferência Internacional de Autoridades Federais e Estaduais.

Considerando que, em 1996, disputou a Presidência Nacional do PMDB, perdendo por apenas um voto. No ano seguinte, o Senhor Alberto Goldman mudou-se para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) assumindo, logo depois, a Primeira Vice-Presidência Nacional do Partido.

Considerando que, como Deputado Federal pelo PSDB, foi Presidente da comissão que reestruturou o setor de energia elétrica (1996), Relator da Comissão

Especial de Telecomunicações (1997), Relator da Comissão que quebrou as patentes das multinacionais farmacêuticas, representante da Câmara dos Deputados na V Conferência Internacional de Ministros e Membros de Parlamento de Origem Judaica (Jerusalém, 1998) e visitante do Reino Unido a convite do Governo Britânico (1998).

Considerando que, além disso, o Senhor Alberto Goldman foi líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

Considerando que Alberto Goldman foi eleito Vice-Governador do Estado de São Paulo pelo PSDB na chapa de José Serra, tendo tomado posse em 01/01/2007, deixando o mandato de Deputado Federal para Silvio Torres.

Considerando que além de exercer o cargo de Vice-Governador, o Senhor Alberto Goldman foi Chefe da pasta da Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Considerando que, com a renúncia de José Serra, assumiu o Governo do Estado de São Paulo em 02/04/2010 exercendo o cargo até 01/01/2011 quando o transmitiu a Geraldo Alckmin.

Considerando que Alberto Goldman foi o primeiro judeu a ocupar este cargo e que durante o seu governo foi inaugurado o primeiro trecho da Linha 4 – Amarela ligando as Estações Paulista e Faria Lima e a Estação Vila Prudente da Linha 2 – Verde.

Considerando que o Senhor Alberto Goldman foi Presidente Interino do Partido da Social Democracia (PSDB), no período de 09/112017 a 09/12/2017.

Submeto à apreciação do Plenário, nos termos do Artigo 228, “caput” e Parágrafo 1 º, inciso IV, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Limeira/SP, em aos familiares e amigos, a presente Moção de Pesar pelo falecimento do Ex-Governador do Estado de São Paulo, Senhor Alberto Goldman. Requer-se, ainda, o envio de cópias desta presente Moção ao Diretório Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à Rua Estados Unidos, 662 – Jardim Paulista, São Paulo/SP, CEP 01427-000, e ao Diretório Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à SGAS, Q.607, Ed. Metrópolis, Cobertura 2, Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70200-670.

Plenário “Vereador Vitório Bortolan”, aos dois dias do mês de setembro do ano de dois mil e dezessete.

ANDERSON CORNELIO PEREIRA Vereador – PSDB

Moção de Pesar pelo falecimento do Ex-Governador do Estado de São Paulo, Senhor Alberto Goldman, em São Paulo, em 01/09/2019.

Anderson Cornelio Pereira – PSDB: ______

Antonio Franco de Morais (Toninho Franco) – PL: ______

Carolina de Moraes Pontes – PSDB: ______

Claudemir Vieira (Mir do Lanche) – PL: ______

Clayton Aparecido da Silva – PSC: ______

Constância Bebert Dutra – PDT: ______

Darci Reis de Sousa – PSD: ______

Erika Christina Tank Moya (Érika Tank) – PL: ______

Estevão Nogueira – PRB: ______

Hélder Lúcio de Oliveira (Hélder do Táxi) – MDB: ______

Jorge de Freitas – PATRIOTA: ______

José Roberto Bernardo (Zé da Mix) – PSD: ______

Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo) – PL: ______

Marcelo Rossi – PSD: ______

Marco Antonio Xavier – PSB: ______

Mayra Rosanna Gama De Araújo Silva Da Costa – : ______

Nilton César do Santos – PRB: ______

Rafael Luiz Pavarini de Camargo – MDB: ______

Sidney Pascotto (Lemão Da Jeová Rafá) – PSC: ______

Wagner Barbosa – PSB: ______

Wagner de Souza Rodrigues Costas (Waguinho da Santa Luiza) – CIDADANIA: ______