Edição Nº 024/2015 Foco no Planalto Notas sobre a semana de 22 a 26 de junho de 2015, em Brasília.

O GOVERNO DILMA E A BASE ALIADA A guerra entre o PMDB e o PT pela ocupação de nichos de poder (os cargos) deve contribuir A fragilidade da presidente Dilma projeta para minar ainda mais a sustentação do dificuldades para a aprovação das medidas de governo no Congresso. Os petistas não querem interesse do governo. A aprovação dos itens do abrir a guarda, pois precisam de máquina para ajuste fiscal até o momento já ocorreram com sustentar suas candidaturas ao Congresso em bastante dificuldade. O governo teve de ceder, 2018. inclusive para o partido do governo, o PT. Agora, ao propor o fim das desonerações tributárias, Com a imagem do partido em baixa, a quem colocou o governo nas cordas foi seu tendência dos petistas é de queda nas principal parceiro de poder, o PMDB. intenções de voto. E eles já avaliam que será preciso compensar isso com o poder da máquina, A pressão sobre o Planalto deve aumentar. E na expectativa de reduzir os danos eleitorais. tudo indica que continuará sobre a responsabilidade quase exclusiva do ministro A oposição está com a faca e o queijo na mão. Joaquim Levy (Fazenda) convencer PT, PMDB e A esta altura só falta definir como o PMDB sairá os demais aliados que é também do interesse desse processo: contaminado ou apenas deles salvar o governo Dilma. chamuscado?

Poder Executivo

Presidência da República A presidente iniciou a manhã de hoje (22) em reunião com o ministro (Casa Civil). Na sequência, juntamente com o ministro (Desenvolvimento Agrário), participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016, que dá crédito na ordem de R$ 25 bilhões para agricultores e pecuaristas de pequeno porte. À tarde, Dilma liderou a reunião de articulação política e recebeu o secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, o ex- senador Eduardo Suplicy para tratar sobre a renda básica de cidadania. Amanhã (23), a presidente vai ao /RJ participar da comemoração do Dia Olímpico e acompanhar os preparativos para a Olimpíada de 2016. Na quarta (24), Dilma lança o Plano Nacional de Exportação com o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento) e concede entrevista ao jornal norte-americano “Washington Post”. No domingo (28), Dilma inicia sua agenda nos EUA com encontro com empresários americanos, brasileiros e investidores.

Vice-Presidência Nesta segunda (22), acompanhou a presidente em seus compromissos oficiais, participando do lançamento do Plano Safra na Agricultura Familiar, da reunião de coordenação política e de encontro com o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Casa Civil O ministro Aloizio Mercadante esteve na manhã desta segunda (22) em reunião com a presidente Dilma, representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 1

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Secretaria da Micro e O ministro Afif Domingos participou hoje (22) do Seminário Regional Pequena Empresa (SMPE) Supersimples e Lançamento do Programa "Santa Catarina Bem Mais Simples", em Florianópolis/SC.

Secretaria de Assuntos O ministro Mangabeira Unger se reuniu nesta segunda (22) com Marcos Estratégicos (SAE) Costa Holanda, Presidente do Banco do Nordeste do Brasil; Rafael Lucchesi, Diretor Geral do SENAI; e com Valmir Pedro Rossi, Presidente do Banco da Amazônia.

Secretaria de Direitos O ministro Pepe Vargas participou hoje (22) da Cerimônia de Lançamento Humanos (SDH) do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016. Na sequência, compareceu ao VI Encontro Nacional das Escolas de Conselhos Tutelares em Cuiabá/MT.

Secretária de Portos (SEP) O ministro Edinho Araújo participou hoje (22) da cerimônia de Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2106. Amanhã (23) o ministro participa de audiência pública para discutir a situação e investimentos previstos para o setor portuário brasileiro na Câmara dos Deputados. Na sequência, Edinho cumpre agenda em São Paulo/SP, onde participa do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.

Secretaria Geral da O ministro Miguel Rossetto nesta segunda (22) participou da Cerimônia Presidência da República de Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016, se (SG) reuniu com o presidente do Banco Central do Brasil, . Nesta terça (23), Rossetto participa de audiência pública para debater a regulamentação do novo marco regulatório das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil na Câmara dos Deputados. Já na quarta (24), o ministro participa de seminário sobre o aperfeiçoamento da relação do estado com a sociedade civil e a Lei 13.019/2014, também na Câmara.

Ministério da Defesa (MD) Nesta segunda (22), o ministro Jacques Wagner cumpre agenda de trabalho em Brasília/DF, onde recebeu em audiência o ex-deputado federal Sigmaringa Seixas; o embaixador Carlos Paranhos; os diretores executivos do grupo MBDA – Missile e Systems, Patrick de La Reveliére e Pasquale Di Bartolomeu; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; e o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento). Ademais, compareceu à cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016.

Ministério da Fazenda O ministro Joaquim Levy participou hoje (23) pela manhã da reunião de (Faz) coordenação política do Palácio do Planalto e, posteriormente, compareceu ao Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015-2016.

Já o secretário de Acompanhamento Econômico, Paulo Guilherme Farah, cumpre agenda internacional em Washington e Nova York (EUA), onde participa do Seminário “Promoting Effective Competition Policies for Shared Prosperity and Inclusive Growth” no Banco Mundial.

Será divulgado nesta terça (23) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Relatório mensal da Dívida Pública referente ao resultado de maio.

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 2

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Banco Central do Brasil Nesta semana, representantes do Banco cumprem agenda internacional (BACEN) indo a Lisboa (Portugal), onde participarão de Reuniões de Trabalho de Cooperação Técnica Bilateral e do 25° Encontro de Lisboa para Bancos Centrais de Países de Língua Portuguesa, ambas as atividades promovidas pelo Banco de Portugal, e a Basileia (Suíça) para participar da 85ª Assembleia Geral Anual do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

O Boletim Focus divulgado hoje (22) elevou a mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2018 para a 4,5%, porcentual que é perseguido pela instituição para 2016. A semana passada, a mediana para esse prazo estava em 4,80%. O relatório trouxe a estabilização das projeções para o IPCA de 2016, em 5,50%, e aumento no caso da inflação deste ano, de 8,79% para 8,97%. De acordo com o levantamento, a mediana das projeções para o IPCA de 2018 estava em 4,60% na semana passada. No caso de 2017, as estimativas também rumam para esse patamar, mas ainda seguem distante, em 4,75%. Contudo a aposta para a Selic em 2015 ficou em 14,25%, e para 2016, a taxa permaneceu em 12,00%. A estimativa de inflação deste ano (IPCA) passou de 8,79% para 8,97%.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) voltará a fixar, na quinta (25), a meta de inflação para 2016, quando também terá de ratificar - ou não - a meta de inflação em 4,5% para este ano. Também será divulgado o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), na quarta (24).

Ministério da Justiça (MJ) O ministro José Eduardo Cardozo condedeu na manhã desta segunda (22) entrevista para o jornal Estado de São Paulo e para o jornal O Globo. Na sequência, se reuniu com Aloizio Mercadante (Casa Civil) e encerrou o dia realizando despachos internos em seu gabinete.

A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, ministra hoje (22) palestra no I Seminário Brasileiro de Direito do Consumidor Contemporâneo, organizado pela Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo, da Universidade de São Paulo, e o Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor – Brasilcon, para discutir os limites da regulação: entre a legalidade e a autonomia das agências.

Conselho Administrativo de Victor Rufino, procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada Defesa Econômica (CADE) junto ao Conselho, cumpre agenda internacional indo a São Petersburgo (Rússia) para participar de Workshop dos Brics sobre Leis e Políticas de Concorrência, devendo retornar ao país nesta quinta (25).

Ministério das Cidades O ministro participou hoje (22) da assinatura de Portaria (MCid) Interministerial durante lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar no Palácio do Planalto. Na sequência, Kassab cumpre agenda em São Paulo/SP, onde participa do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.

O coordenador-geral de Infraestrutura de Trânsito, Milton Walter Frantz, lidera comitiva para participar da 166ª Sessão do Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos Veiculares promovida pela ONU em Genebra (Suíça), devendo retornar ao país no sábado (27).

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 3

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Ministério das O ministro cancelou hoje (22), por motivo de saúde Comunicações (MiniCom) agenda internacional em Buenos Aires (Argentina) onde participaria da 53ª Reunião Internacional da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Ministério de Minas e O ministro participou hoje (22) da Cerimônia de Energia (MME) Lançamento do Plano Safra Agricultura Familiar 2015/2016 e da reunião de coordenação política. Ademais, se reuniu com o senador e ex-ministro do MME, Edison Lobão (PMDB-MA).

Agência Nacional de O diretor-geral Romeu Rufino participou hoje (22) de reuniões sobre o Energia Elétrica (ANEEL) impacto da contabilização no Mercado de Curto Prazo/2015-CCEE; acerca da Interligação do Sistema Manaus ao SIN; e sobre o Plano de Recuperação do Grupo Rede. Amanhã (23) o diretor coordena a 22ª Reunião Pública Ordinária e Administrativa da Diretoria. Na quinta (25) Rufino cumpre agenda em São Paulo/SP, onde participa do 8th Annual Equity Conference – Citigroup.

O diretor José Jurhosa Junior cumpre agenda internacional indo a Portugal para participar da 1ª Conferência “Energia para o Desenvolvimento” promovida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, devendo retornar ao país nesta sexta (26).

Ministério do O ministro Armando Monteiro participa amanhã (23) do o lançamento do Desenvolvimento, Plano Nacional de Apoio à Exportação. Nesta quinta (25), o ministro Indústria e Comércio participa de audiência pública no Senado Federal debater o estreitamento Exterior (MDIC) dos laços entre o Brasil e os Estados Unidos da América e verificar quais oportunidades de ampliação do comércio bilateral podem ser implantadas.

O Ministério divulgou hoje (22) o resultado da balança comercial, da terceira semana de junho (15 a 21), com cinco dias úteis, foram de US$ 4,381 bilhões (média diária de US$ 876,2 milhões). No período, as importações totalizaram US$ 3,816 bilhões (média de US$ 763,2 milhões), o que resultou em um superávit de US$ 565 milhões. No mês, as vendas externas somam US$ 13,630 bilhões e as compras no exterior, US$ 10,411 bilhões, com saldo positivo de US$ 3,219 bilhões. No acumulado do ano, os embarques ao exterior chegam a US$ 88,331 bilhões e as compras externas, a US$ 87,417 bilhões, com saldo positivo de US$ 914 milhões. Na terceira semana do mês, pela média, houve queda das exportações de 14,8% em relação ao acumulado no mês de junho (US$ 1,028 bilhão), devido à diminuição nas exportações de produtos manufaturados (-20,6%) em razão, principalmente, da plataforma para extração de petróleo - exportada na primeira semana do mês autopeças, óxidos e hidróxidos de alumínio, açúcar refinado, polímeros plásticos e óleos combustíveis e básicos (-15,7%), por conta de soja em grão, petróleo em bruto, além de carnes de frango, bovina e suína. No período, cresceram as vendas de semimanufaturados (9,7%), por conta de celulose, açúcar em bruto, semimanufaturados de ferro e aço, ouro em forma semimanufaturada, e alumínio em bruto.

Banco Nacional de Nesta quinta (25), presidente Luciano Coutinho participa de audiência Desenvolvimento pública para prestar esclarecimento sobre as operações de apoio

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 4

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Econômico e Social financeiro conduzidas pelo BNDES, bem como sobre a captação de (BNDES) recursos junto ao Tesouro Nacional.

Ministério do Meio A ministra Izabella Teixeira compareceu hoje (22) à Cerimônia de Ambiente (MMA) Lançamento do Plano Safra Agricultura Familiar 2015/2016. Na sequência, a ministra participará entre os dias 24 e 26 do XI Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente no Rio de Janeiro/RJ, onde será discutida a saúde do planeta e as intervenções do homem.

Francisco Campello, diretor Revitalização de Bacias Hidrográficas, lidera comitiva para participar da Conferência Internacional "Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento: Propostas para uma Transformação Sustentável" que será realizado nesta semana em Madri (Espanha).

Ministério do O ministro participou da manhã desta segunda (23) da Planejamento, Orçamento reunião de coordenação política no Palácio do Planalto e do lançamento do e Gestão (MPOG) Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016.

O Ministério participa de Missão Técnica ao reino Unido sobre Parcerias Público-Privadas que ocorre nesta semana em Londres (Inglaterra).

Instituto Brasileiro de O Instituto envia representante para participar do 10° Encontro do Comitê Geografia e Estatística das Nações Unidas de Especialistas em Contas Econômico- (IBGE) Ambientais (UNCEEA) que ocorre de 24 a 26 em Nova York (EUA).

Ministério do Trabalho e O ministro Manoel Dias se afasta do país nesta sexta (26), a fim de Emprego (MTE) cumprir agenda internacional em Havana (Cuba), onde participará de missão técnica, devendo retornar ao país na próxima quarta (1º).

Ministério dos O ministro Antonio Carlos Rodrigues cumpriu hoje (22) agenda em Transportes (MTrans) Belém/PA, onde participou de reuniões técnicas para apresentar o Programa de investimento em Logística (PIL) nos estados envolvidos.

O diretor do Departamento de Planejamento de Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa, cumpre agenda internacional indo a Cidade do México (México) a fim de proferir palestra sobre a experiência nacional na Conferência sobre Infraestrutura no Desenvolvimento da América Latina, organizada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que acontece hoje (22) e amanhã (23).

Tribunal de Contas da O Tribunal deve realizar nesta semana a análise de acordos de leniência União (TCU) de investigados na Lava Jato para definir se os pedidos de leniência feitos por cinco empresas investigadas pela Operação Lava Jato com a Controladoria-Geral da União (CGU) podem ser firmados.

Poder Legislativo

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 5

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Congresso Nacional Nesta quarta (24) a Comissão Mista destinada à apreciação da MPV Comissões Mistas de 671/15, que dispõe sobre renegociação de dívidas dos clubes de futebol, Medidas Provisórias retoma a reunião iniciada na última quarta (17) para apreciação do relatório apresentado pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), pela aprovação da medida provisória, com emendas, nos termos de projeto de lei de conversão que apresenta.

Câmara dos Deputados Em função do calendário das festas juninas no Nordeste, o presidente Plenário Eduardo Cunha (PMDB-RJ) concedeu liberação aos parlamentares da região (151) para se ausentarem das atividades na Casa sem prejuízo em seus salários. Isso deve ensejar em notória redução no quórum de parlamentares e dificultar a realização de votações importantes no Plenário da Casa nesta semana, como o PL 863/15, que altera a contribuição patronal. Houve tentativa de iniciar a votação da matéria na última semana, mas a pauta de Plenário foi atravessada pela repercussão entre os deputados quanto a recepção negativa da comitiva de senadores brasileiros à Venezuela. O projeto deve entrar em pauta na quarta (24) e quinta (25).

Constam na pauta desta terça (23) 66 recursos contra apreciação conclusiva de comissões à projetos, como PL 1267/03, que cria a cesta básica de eletrodomésticos populares; e o PL 2186/96, que dispõe sobre a substituição progressiva da produção e da comercialização de produtos que contenham asbesto/amianto. Também podem ser apreciados acordos com os EUA de cooperação em matéria de defesa; relativo a medidas de segurança para a proteção de informações militares sigilosas; e para melhoria da observância tributária internacional e implementação.

Com a expectativa de baixo quórum, algumas Comissões Permanentes não agendaram reunião deliberativa para esta semana, como as Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP); de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD); de Educação (CE); de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC); de Desenvolvimento Urbano (CDU); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

Ainda não publicaram pautas, mas sem confirmação de cancelamento, as Comissões de Minas e Energia (CME); Fiscalização Financeira e Controle (CFFC); Viação e Transportes (CVT); e Turismo (CTUR).

Na quinta (25), o ministro Gilberto Kassab (Cidades) com parecer perante os deputados para falar sobre as prioridades da pasta.

Comissão de Constituição, A Comissão promove reuniões deliberativas de terça (23) a quinta (25) com Justiça e de Cidadania pauta com enfoque ruralista, com projetos como o PL 5459/09, que (CCJC) estabelece critérios para o pagamento de indenizações na desapropriação por interesse social de imóvel rural – relatada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) com parecer ainda à proferir; e o PL 5422/05, que dispõe sobre reajuste de parâmetros, índices e indicadores de produtividade para fins de Reforma Agrária – a matéria é relatada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA) que apresentou parecer pela rejeição.

Comissão de Ciência e A Comissão se reúne nesta quarta (24) em reunião deliberativa, com

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 6

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Tecnologia, Comunicação previsão de votação do PL 6304/13, que institui Regime Especial de e Informática (CCTCI) Tributação para instalação e manutenção de Centros de Processamento de Dados - Data Centers. O projeto possui parecer do deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), pela aprovação, com emenda.

Também pode ser votado o PL 6596/13, que tipifica como crime a supressão de dados e programas de sistema de informações da Administração Pública. A matéria encontra-se com parecer pela aprovação, apresentado pela deputada Renata Abreu (PTN-SP).

Será promovida ainda reunião da Subcomissão Especial de Serviços de Telefonia Móvel e TV por Assinatura nesta terça (23) que receberá em audiência pública o diretor presidente da ANATEL, João Batista de Rezende, para discussão sobre o modelo da prestação dos serviços de telecomunicações no Brasil.

Comissão de Defesa do Nesta quarta (24), a Comissão se reúne em sessão deliberativa, quando Consumidor (CDC) pode ser apreciado, entre outros projetos, o PL 1127/15, que estabelece a não incidência de juros de mora ou quaisquer penalidades na hipótese de depósito judicial de valores controvertidos. A matéria conta com parecer do relator, deputado Silvio Costa (PSC-PE), pela rejeição.

Comissão de A Comissão promove nesta quarta (24) audiência pública no âmbito da Desenvolvimento Urbano Subcomissão Especial de Universalização Saneamento Água (CDU) destinada a debater questões pertinentes aos serviços municipais de saneamento e a perspectiva de universalização dos serviços. O evento deve contar com a presença do presidente Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de saneamento (ASSEMAE), Silvio Jose Marques; do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; do presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Abreu; e do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Marcio Lacerda.

Comissão de Finanças e A Comissão promove nesta terça (23), em conjunto com a Comissão de Tributação (CFT) Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), audiência pública para debater as manobras fiscais adotadas pela gestão econômica federal, em especial sobre os atrasos dos repasses de recursos a bancos públicos federais, e a situação funcional das carreiras jurídicas da AGU. O evento deve contar com a presença do ministro Luis Inácio Adams (AGU) e do procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Ferreira.

Na quarta (24), a Comissão se reúne em sessão deliberativa, quando pode ser votado, entre outros, o PLP 270/13, que assegura que os órgãos da administração pública deem preferência às pequenas empresas nas aquisições de bens e serviços, independentemente da edição de novas leis sobre o assunto. A matéria é relatada pelo deputado Edmar Arruda (PSC- PR), que apresentou parecer pela aprovação e pela não implicação da matéria com aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas.

Na quinta (25), a Comissão recebe o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em audiência pública para prestar esclarecimento sobre as operações de apoio financeiro conduzidas pelo BNDES, bem como sobre a captação de recursos junto ao Tesouro Nacional.

Comissão de Viação e Comissão promove audiência pública nesta terça (23) para discutir a

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 7

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Transportes (CVT) situação e investimentos previstos para o setor portuário brasileiro. Foram convidados a participar do debate o ministro Edinho Araújo (Portos) e o diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, além de representantes do TCU e das associações de terminais portuários.

Comissão Especial da A Comissão se reúne em audiência pública nesta sexta (26) para debater Crise Hídrica o tema na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A – SANASA, em Campinas/SP.

Comissão Especial do A Comissão realizou hoje (22) seminários regionais em Florianópolis/SC, Simples Nacional às 9h30, e em Curitiba/PR, às 14h30, para discutir a proposta de reorganização e simplificação da metodologia de apuração do Simples.

CPI da Petrobras Na quinta (25), a Comissão deve se reunir para ouvir o depoimento de Pedro Lima, ex-gerente de Segurança Empresarial da Petrobras.

Frente Parlamentar Mista A Frente, coordenada pelo deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP) será de Combate ao Roubo de lançada nesta quinta (25) pela manhã em evento no Salão Nobre da Cargas Câmara dos Deputados.

Senado Federal A pauta do Plenário encontra-se trancada pela MPV 670/15 que altera a Plenário tabela de Imposto de Renda de Pessoa Física. A medida foi lida na última quinta (18) e perde a vigência no dia 8 de julho. Caso a pauta seja destrancada, pode ocorrer a apreciação do PLC 107/08, que torna obrigatória a advertência em rótulos sobre existência de fenilalanina.

Também estão previstas a discussão da PEC 53/07, que extingue o instituto do terreno de marinha, e tramita em conjunto com a PEC 56/09, que autoriza a transferência do domínio pleno dos terrenos de marinha aos seus ocupantes; e da PEC 14/13, que introduz o transporte como direito social.

Comissão de Assuntos Nesta terça (23), a Comissão se reúne em sessão deliberativa quando Econômicos (CAE) pode apreciar, entre outras matérias, o PLS 606/11, que disciplina o cumprimento das sentenças e a execução de títulos extrajudiciais na Justiça do Trabalho. O projeto é relatado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que apresentou parecer pela aprovação da matéria, nos termos do substitutivo da CCJ, e pela rejeição do PLS 92/12 e PLS 351/12, que tramitam em conjunto.

A comissão deverá ainda votar a aprovação da Programação Monetária para o 3º e 4º trimestre de 2015 e para aquele ano. Os itens são relatados pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que apresentou parecer favorável nos termos do Projeto de Decreto Legislativo que apresenta.

Comissão de Assuntos Nesta quarta (24), a Comissão se reúne em sessão deliberativa, quando Sociais (CAS) pode apreciar projetos que tratam sobre a reformulação do Simples Nacional para diversos setores que tramitam em conjunto. Os projetos são relatados pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que propõe a aprovação de substitutivo que, entre outros, altera as normas de enquadramento das empresas e as tabelas de incidência de tributos.

Comissão de Constituição, Nesta quarta (24), a Comissão deve apreciar indicações de autoridades Justiça e Cidadania (CCJ) para cargos no Conselheiro Nacional de Justiça (CNJ).

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 8

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Comissão de A Comissão pode deliberar nesta quarta (24) o parecer do senador José Desenvolvimento Regional Pimentel (PT-CE), pela aprovação do PLS 66/14, que dispõe sobre o e Turismo (CDR) estabelecimento de faixas não-edificáveis e limitações à edificabilidade em loteamentos urbanos; e pela rejeição do PLS 408/12, que alarga a faixa não edificável ao longo das águas correntes e dormentes e das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias.

Outro item passível de deliberação pela Comissão é o REQ 24/15, que requer a realização de audiência pública para discutir a demarcação de terrenos de marinha. Para a referida audiência, são propostos como convidados o ministro Nelson Barbosa (Planejamento) e a secretária Nacional do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Cassandra Nunes.

Comissão de Meio A Comissão promove se reúne nesta terça (23), quando pode apreciar, Ambiente, Defesa do entre outros itens, o PLS 403/14, que instituir medidas de desoneração Consumidor e Fiscalização tributária de atividades relacionadas à logística reversa. A matéria com e Controle (CMA) parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) pela aprovação.

Pode ser votado também o PLS 90/12, que fixa o início do prazo decadencial do direito do consumidor de reclamar pelos vícios aparentes. A matéria possui parecer pela aprovação, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Comissão de Relações Na quinta (25), a Comissão deve votar o PLS 288/13, que Institui a Lei de Exteriores e Defesa Migração e regula entrada e estada de estrangeiros no Brasil. Também Nacional (CRE) devem ser votados requerimentos de convocação do ministro (Relações Exteriores) e convite do Embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Carlos Pereira, para falar sobre o episódio ocorrido com os senadores brasileiros em visita oficial à Venezuela.

A reunião será seguida por audiência pública destinada a ouvir o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento) sobre o estreitamento dos laços entre o Brasil e os EUA e verificar quais oportunidades de ampliação do comércio bilateral podem ser implantadas.

Comissão de Serviços de Nesta quarta (24), a Comissão realiza prossegue a sabatina de indicados Infraestrutura (CI) para compor a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com a avaliação de Marcelo Vinaud Prado.

CPI do CARF Amanhã (23), a Comissão se reúne para analisar treze requerimentos, de convocação de ex-conselheiros, de entidades (ANFAVEA e CNC), empresas (Ford, Mitsubishi, Santander, RBS) e de solicitação de informações para as investigações.

Judiciário

STF vai decidir aplicação de princípio jurídico na reincidência de crimes leves. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir na quarta (24) se o princípio da insignificância pode ser aplicado em casos de reincidência. Os ministros vão analisar três habeas corpus de acusados que foram condenados pelo furto de dois sabonetes, um par de sandálias e 15 bombons. A questão começou a ser julgada no ano passado na Primeira Turma da Corte. Na ocasião, o ministro relator dos processos, Luiz Roberto Barroso, entendeu que a absolvição de acusados de furto deve ocorrer mesmo em casos de reincidência. Para o

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 9

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto ministro, isso evita o aumento da superlotação dos presídios. Apesar do entendimento do ministro, a jurisprudência do Supremo define que o princípio não pode ser aplicado nos casos de reincidência e furto qualificado. Diante do impasse, o tema foi remetido para o plenário do STF. Na doutrina jurídica, o princípio da insignificância tem o sentido de absolver acusados que tenham cometido crimes de baixo poder ofensivo e lesão material. Para aplicar o princípio, o juiz deve levar em conta a falta de periculosidade da ação, o baixo grau de reprovação e valor do objeto furtado.

TSE realizou nesta segunda (22) audiência pública sobre aquisição de urnas eletrônicas. Nesta segunda (22), às 14h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou audiência pública para debater com a sociedade a aquisição de até 150 mil urnas eletrônicas que devem ser utilizadas nas Eleições 2016. Os interessados em se inscrever para apresentar suas sugestões e contribuições na audiência pública tiveram prazo prorrogado até domingo (21) para enviar seus argumentos por escrito ao Tribunal. As regras para o envio e demais informações podem ser obtidas no Edital de Convocação. A realização de audiência pública com o objetivo de dar acesso direto a todas as informações pertinentes ao processo de aquisição por meio do Sistema de Registros de Preços está prevista no artigo 39 da Lei nº 8.666/1993. Além disso, com o debate aberto à sociedade, o TSE pretende dar transparência às suas ações, bem como colher subsídios e informações que possam embasar a licitação a ser realizada pelo Tribunal posteriormente. Além das máquinas de votação, a mesma licitação vai escolher empresa para o fornecimento de peças de reposição para as urnas eletrônicas modelo UE2015, treinamento do software e hardware desenvolvidos, descarte ecologicamente correto das urnas antigas modelo UE96 e UE2004, dentre outros serviços. Após a audiência pública, para preservar a integridade do conteúdo e aproveitar ao máximo as informações como subsídios, todas as manifestações serão registradas por meio de áudio e ficarão disponíveis para a consulta dos interessados. O debate será presidido pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

Supremo abre inquérito para investigar . O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para apurar se o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) está envolvido em esquema de fraude a licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção de autoridades federais. O caso corre em segredo no Supremo. Uma apuração preliminar sobre o tema foi iniciada na Corte em 2008, mas somente agora a investigação foi oficialmente instaurada. Agora Barroso mandou a Polícia Federal iniciar a coleta de provas. Depois dessa fase, a Procuradoria terá que analisar se denuncia ou não o parlamentar por crimes. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do senador informou que o parlamentar está "à disposição para prestar todas as informações" que lhe forem solicitadas pelas autoridades que conduzem o inquérito. A nota também explica que o inquérito trata de contratos relativos a serviços de publicidade e refere-se ao período em que Bezerra Coelho era secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e trata de contratos relativos a serviços de publicidade. O senador Fernando Bezerra Coelho já é alvo de outro inquérito no Supremo sobre a Operação Lava Jato. O parlamentar foi citado na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Política

PSB retomará negociação com PPS para fusão. A iminente aprovação da ‘Janela’ de 30 dias para troca de partido reanimou o PSB a retomar a negociação com o PPS pela fusão. O cenário foi avaliado em reunião da executiva nacional do PSB na última quinta. As tratativas pararam em especial por ciumeira do PSB de Pernambuco – leia-se Geraldo Júlio (prefeito do Recife) e Paulo Câmara (governador), pupilos do falecido Eduardo Campos, que temiam ser alijados das negociações. A cúpula do PSB foi a Pernambuco e conversou muito com os herdeiros de Campos. Assegurou-os de que farão parte de todo o processo. Com a ‘Janela’, que vai liberar o troca-troca partidário no segundo semestre, os socialistas acreditam que a bancada vai se fortalecer. Há outro fator que ajuda o plano do PSB – o PPS está definhando no Congresso, e pode perder a maioria de seus parlamentares com a ‘Janela’. A fusão será a solução.

Com iminência da ‘Janela’, deputados já negociam troca de partido. Mal a Câmara aprovou em primeiro turno na quarta à noite, por maioria apertada (nove votos de vantagem), a emenda que cria a ‘janela’ para a troca de partidos, os deputados reforçaram as tratativas. Clarissa Garotinho (PR-RJ) negocia a filiação ao

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 10

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

PSDB ou PRB; Glauber Braga (PSB) deve entrar no PSOL; Weliton Prado (PT-MG) sonda o PROS, que deve perder Miro Teixeira (RJ). Deputados do DEM negociam entrada no tucanato ou PMDB. A ‘janela’ para troca sem perda de mandato, um drible à lei, será permitida por 30 dias assim que promulgada no segundo semestre. A despeito do placar apertado na primeira votação, a emenda vai passar com folga na segunda em julho na Câmara. E o Senado, que não ganha mas não se prejudica, vai referendar. As tratativas locais com vistas às eleições municipais motivam o troca-troca. No Rio, Clarissa quer se candidatar à Prefeitura do Rio. O PRB também fez sondagem para ela ser vice da eventual candidatura de . Glauber Braga está magoado com o PSB, após ser preterido e perder o controle do diretório carioca para o senador Romário – que se lançará prefeito.

Reforma política será votada em 2º turno na segunda semana de julho, diz Cunha. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou na última sexta (19) que pretende votar a reforma política (PEC 182/07) em segundo turno na segunda semana de julho. Ele disse que a primeira semana será dedicada à votação da proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos de idade (PEC 171/93). Cunha ressaltou que, depois de muitas tentativas em legislaturas anteriores, os deputados desta vez conseguiram concluir a votação em primeiro turno de uma proposta de emenda à Constituição sobre a reforma política, com dezenas de votações nominais sobre diferentes pontos. Questionado sobre a votação em Plenário que manteve o atual sistema eleitoral, o presidente da Câmara ressaltou que essa foi uma decisão dos deputados. “Se a Casa optou por manter o sistema atual, significa que os deputados tiveram coragem para assumir que querem ficar do jeito que está. O que não pode é, depois, ficarem pregando que tem que mudar isso ou mudar aquilo e, na hora, votar algo diferente”, disse. Cunha lembrou que vários deputados diziam ser favoráveis a temas como a coincidência de eleições, o financiamento eleitoral só de pessoa física e o voto em lista, mas, na hora da votação, esses pontos foram derrotados.

Romero Jucá vai relatar reforma política no Senado. O senador Romero Jucá (RR) será o relator da comissão especial que analisará as propostas de reforma política, cujos projetos devem ser apreciados em plenário antes do recesso parlamentar. “Espero votar em plenário meu relatório sobre a reforma política até o dia 17 de julho”, afirmou Jucá. Atualmente os projetos de reforma política estão em análise na Câmara dos Deputados, que deve concluir a votação até o dia 30 deste. Entre os assuntos, os deputados estão votando os tópicos de fidelidade partidária, cotas destinadas às mulheres para cadeiras efetivas no Legislativo, data de posse de prefeitos e vereadores, filiação partidária e projetos de iniciativa popular. A Comissão Especial, presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), é formada pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Paulo Rocha (PT-PA), (PT-PR), Fátima Bezerra (PT-RN), Walter Pinheiro (PT-BA), Lasier Martins (PDT-RS), Ivo Cassol (PP-RO), Benedito de Lira (PP-AL), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Otto Alencar (PSD- BA), Simone Tebet (MS), Jader Barbalho (PA), (RN), Edison Lobão (MA), Sandra Braga (AM), José Agripino (DEM-RN), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Aécio Neves (PSDB-MG), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Lídice da Mata (PSB-BA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Fernando Collor (PTB-AL), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Magno Malta (PR-ES) e (Sem Partido-SP).

'Não será fácil' votar desoneração da folha antes do recesso, diz relator. O relator do projeto que reduz as desonerações nas folhas de pagamento, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), avaliou que não será “fácil” concluir a aprovação do texto no Congresso a tempo de ser sancionado pelo Executivo antes do recesso parlamentar, como quer o governo federal. O texto deve começar a ser votado na Câmara na próxima quarta (24) e ainda terá que ser aprovado no Senado antes de ir à sanção. O recesso parlamentar começa em 17 de julho. “Pessoalmente, eu acho um tempo muito apertado. Não acho [que será] fácil. É possível, mas não fácil”, afirmou Picciani ao G1, acrescentando que o tempo de tramitação no Senado “cabe ao Senado dizer”. O peemedebista também afirmou que terá que retomar negociações com parlamentares, sobretudo de oposição, para viabilizar a aprovação do texto na Câmara. Nesta semana, em um esforço para garantir a aprovação rápida do texto, o Planalto informou aos deputados que liberaria R$ 4,9 bilhões em emendas parlamentares – recursos que os parlamentares destinam no Orçamento para projetos em suas bases eleitorais. No entanto, a votação prevista para ocorrer nesta quinta (18) foi adiada devido à reação do Câmara ao episódio de hostilização a senadores brasileiros que estavam na Venezuela. O adiamento torna ainda mais difícil o objetivo do governo, que pretendia ter o impacto positivo do aumento de tributos já em agosto. Deputados do PSDB atuam para postergar a votação da proposta. “Acho que vamos fechar um acordo de procedimento para votar, que pode ser, por exemplo, ter votação nominal [quando os votos são

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 11

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto registros no painel]”, declarou Picciani. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que espera concluir a votação na Casa até o final do dia da próxima quinta (25). Ele avalia, porém, que o Senado terá “pouco tempo” para analisar o texto e aprovar antes do recesso. “Antes do recesso, talvez possa [ser sancionado]. Dependerá do Senado, que também vai ter pouco tempo. A gente sabe mais ou menos o tamanho de tempo que se leva para votar um projeto como aquele pelo tamanho dos destaques. Um projeto como aquele precisa de 10 horas de votação para aprovar. Mas acho que consegue finalizar na quinta”, disse o peemedebista.

Datafolha: 65% dos brasileiros reprovam governo Dilma e 10% aprovam. A presidenta Dilma Rousseff encerrou os seis primeiros meses do segundo mandato com a maior rejeição desde que assumiu o governo, em 2011. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (20), 65% dos brasileiros avaliam o governo como ruim ou péssimo, três pontos percentuais a mais que o levantamento anterior, divulgado em março. De acordo com o instituto, o índice de rejeição é o maior para um presidente da República desde setembro de 1992, a poucos dias do impeachment de Fernando Collor de Mello. Conforme a pesquisa, 10% dos entrevistados classificaram o governo como bom ou ótimo, queda de três pontos percentuais em relação a março; 24% consideram regular e 1% não soube responder. A rejeição está em níveis similares em todos os níveis de renda. Na parcela da população que ganha até dois salários mínimos, a aprovação da presidenta está em 11%, contra 62% de rejeição. Entre os eleitores de alta renda, que recebem acima de dez salários mínimos, Dilma é aprovada por 12% e rejeitada por 66%. Segundo o Datafolha, resultados parecidos são observados conforme o sexo, a idade e a escolaridade. Entre as regiões do país, a pesquisa apresentou alguma variação. A presidenta tem menor índice de aprovação no Sudeste, com 7%. A avaliação menos baixa está no Nordeste, onde 14% dos entrevistados consideraram o governo bom ou ótimo.

FHC elogia Aécio, mas diz que nome para 2018 não está fechado. Padrinho entusiasmado do senador Aécio Neves (PSDB•MG) na disputa presidencial do ano passado, o ex•presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que não há uma candidatura natural do mineiro em 2018. “Talvez [Aécio] tenha até mais apelo, porque tem recall; mas o governador de São Paulo [Geraldo Alckmin] também sempre tem apelo”, disse, após participar de almoço em sua homenagem nesta sexta•feira, na Firjan, no Rio. Alckmin, que concorreu ao Planalto em 2006, vem se movimentando para ganhar visibilidade nacional. No último domingo, em convenção para escolher nova direção, o diretório tucano paulista se transformou em ato pelo lançamento da pré•candidatura do governador à Presidência. Questionado se mantém o apoio a Aécio para concorrer ao Planalto, como fez no ano passado, Fernando Henrique Cardoso ponderou: “Tenho enorme admiração pelo Aécio. Ele foi um bom candidato, se desempenhou bem, acho que tem uma visão aberta. Agora, política é política. Tem que ver o que vai acontecer nos próximos anos”, disse.

Alckmin surpreende PSDB com estratégia para 2018. Os aliados de Aécio Neves, presidente do PSDB, estão surpresos com a desenvoltura de articulação do governador Geraldo Alckmin, e indicam que o paulista quer forçar o PSDB a escolher entre ele e o senador mineiro na candidatura presidencial de 2018. Numa engenharia administrativa envolvendo o Palácio dos Bandeirantes, Alckmin articulou no início do ano a composição do seu secretariado no Governo de forma que 'promoveu' à Câmara dos Deputados os suplentes José Penna (PV) e Roberto Freire (PPS), ambos presidentes nacionais de seus partidos. O governador paulista ainda conta com o PSB de São Paulo na aliança e na gestão, com o vice Márcio França. E hoje tem o apoio incondicional do senador e ex-governador José Serra – outro tucano que, agora em destaque menor, também está no páreo. Para o PSDB, a estratégia de Alckmin passa a ficar mais clara. O paulista está somando tempo de TV para apresentar à mesa da executiva em 2018. Já conta com PPS e PV. Enquanto isso, mineiramente Aécio mantém o controle do partido: é o presidente, detém apoio da grande maioria dos delegados e tem o Senado como vitrine. Mas o quadro pode mudar internamente no PSDB com a convenção deste ano, na qual Alckmin tentará emplacar quadros seus na Executiva. A despeito do cenário de rivalidade, aecistas e alckmistas o consideram natural, avisam que não há racha no partido e que as movimentações de ambos os presidenciáveis são positivas para marcar território eleitoral e mostrar que o PSDB, embora muito cedo, já vislumbra resultados nas eleições presidenciais.

Russomanno larga na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo, diz pesquisa. Campeão de votos na atual legislatura, com 1,5 milhão de votos, o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) sai na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo, em 2016, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas. Russomanno aparece com mais de 40% das intenções de voto – uma vantagem

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 12

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto de mais 20 pontos sobre o segundo colocado – nas quatro simulações feitas pelo instituto. A segunda colocação é da senadora Marta Suplicy (SP), que tende a concorrer pelo PSB após ter rompido com o PT. Em todos os cenários, o prefeito (PT) figura na terceira posição, com cerca de quatro pontos a menos do que a ex-petista. De acordo com o Paraná Pesquisas, Russomanno tem de 40,8% a 42,5% da preferência do eleitorado, conforme os adversários apresentados. Já Marta varia de 18,1% a 18,6%. Haddad vai de 13,8% a 14,5%. O candidato tucano mais bem colocado, nas simulações, é o deputado Bruno Covas (PSDB-SP), que alcança 8,6% das intenções de voto. Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são mostrados ao entrevistado, Haddad é o mais lembrado, com 5,2% das menções. Russomanno aparece com 3,9% e Marta, com 1,8%. Nesse cenário, 72% disseram não saber em quem votar e 12,6% responderam que não pretendem apoiar qualquer nome.

Centrais se unem contra progressividade da regra. As centrais sindicais criticaram de forma unânime a inclusão da progressividade à regra 85/95 na Medida Provisória 676. As entidades farão reunião na segunda•feira em São Paulo para discutir as mudanças e as ações conjuntas que podem tomar dentro do debate sobre a reforma da Previdência. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) considerou uma "vitória" a incorporação da 85/95 como alternativa de acesso à aposentadoria integral • vigente desde ontem, data da publicação da MP no "Diário Oficial" •, mas questiona a progressividade da fórmula. A central disse que trabalhará para que ela seja excluída durante a apreciação do texto pelo Congresso e que, caso a tentativa malogre, tentará rediscuti•la com o governo. Na prática, as entidades têm até 2017, quando a soma 85/95 começa a ganhar um ano, para ajustar as novas regras para concessão de aposentadorias às demandas do movimento trabalhista.

Lula diz aos aliados que acredita ser o próximo alvo do juiz Moro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse aos seus aliados que está na "mira" do juiz Sérgio Moro. Segundo a "Folha de S. Paulo", Lula acredita que a prisão dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Guiterrez, na última sexta (19), é uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação Lava Jato. O ex-presidente também fez críticas ao atual governo pela inércia da presidente Dilma Rousseff para contenção dos danos causados pela investigação. Outra queixa de Lula é sobre a atuação do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que teria convencido a presidente a minimizar o impacto político da operação. Ainda segunda a publicação, os interlocutores do ex-presidente disseram que está preocupado por não ter foro privilegiado e, assim, pode ser chamado para depor a qualquer momento. Esta seria a principal a sua principal insatisfação, já que o caso ainda esteja sob condução do juiz Sérgio Moro. Os petistas acreditam que os desdobramentos da Lava jato podem afetar o caixa do partido e comprometer a prestação de contas da campanha de Dilma. A detenção de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo colocou a cúpula do PT em alerta e preocupa o Palácio do Planalto pelos efeitos negativos na economia.

Último Foco

Evento reunirá Luciana Genro e Raquel Rolnik para debater reforma urbana, em Porto Alegre. Nesta segunda (22), a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik e a presidente da Fundação Lauro Campos, do PSOL, Luciana Genro, debaterão, em Porto Alegre, reforma urbana e direito à cidade. O evento “Cidade para quem?” ocorrerá às 18h, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, e também contará com a participação do deputado estadual Pedro Ruas, do PSOL. Em 2014, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto de lei da bancada do PSOL que declara 14 ocupações urbanas como Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), beneficiando 25 mil pessoas. Atualmente, os dados do Departamento Municipal de Habitação informam que o déficit habitacional atinge 38 mil pessoas na Capital gaúcha. Desde 2009, cerca de 54 mil pessoas foram inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida, mas apenas 2 mil unidades habitacionais foram entregues até o momento. Raquel Rolnik é professora da USP e foi relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada. A arquiteta é reconhecida internacionalmente por sua atuação em defesa do direito à moradia e da reforma urbana. Luciana Genro é ex-deputada federal e foi candidata do PSOL à Presidência da República em 2014, obtendo 1,6 milhão votos. Na campanha eleitoral do ano passado, Luciana defendeu a reforma urbana, colocado como um dos eixos de seu programa de governo, e participou de diversas atividades com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Pedro Ruas é advogado, deputado estadual e presidente do PSOL no Rio Grande do Sul.

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 13

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Mercadante diz que empresa idônea pode participar de investimentos. O ministro•chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, evitou nesta sexta responder diretamente sobre o impacto da Operação Lava•Jato no programa de investimentos do governo federal. Questionado sobre a recente prisão dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, o ministro respondeu apenas que “todas as empresas que não forem consideradas inidôneas poderão participar” do programa. Ele acrescentou que “em relação a algumas empresas, há processo em curso na Controladoria Geral da União (CGU). As empresas podem colaborar na investigação, pagarem multa quando for identificado desvio de conduta e fazer um termo de ajustamento de conduta. Preenchidas essas prerrogativas, elas poderão voltar a atuar”.

Cardozo: seria abuso de poder vedar licitações para empresas investigadas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que se o governo federal tentasse impedir qualquer empresa investigada por suspeitas de irregularidades de participar de licitações infringiria a lei e seria facilmente derrubada na Justiça. “O afastamento sem um devido processo legal, sem dar [à empresa investigada] o direito de defesa, seria um evidente abuso de poder que, inexoravelmente, seria revisto pelo Poder Judiciário e ensejaria punição às autoridades responsáveis por esse tipo de decisão”, disse o ministro em entrevista cuja gravação em áudio foi distribuída à imprensa pela assessoria do ministério. Cardozo ressaltou que o governo defende e garante a autonomia de todas as investigações da Polícia Federal, órgão subordinado ao Ministério da Justiça, e do Ministério Público Federal (MPF). O ministro voltou a repetir que o governo federal respeita as decisões judiciais e que, por isso, evita comentá-las. “Porém, o governo não pode deixar de se pronunciar sobre duas questões que dizem respeito estritamente ao seu campo de atribuições”, destacou o ministro, referindo-se às sugestões de que o governo deveria suspender contratos e barrar a participação das construtoras alvo da Operação Lava Jato por suspeita de corrupção de participarem de novas licitações – inclusive para a nova etapa do Programa de Investimentos em Logística, lançado no último dia 9, para conceder à iniciativa privada projetos de infraestrutura como rodovias, ferrovias, aeroportos e portos.

Mercado imobiliário goianiense está resistindo à crise. Na contramão do noticiário econômico, a movimentação do mercado imobiliário continua. Só na última semana, um condomínio horizontal com 1.000 lotes, entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, foi vendido em questão de horas. Em maio, uma incorporadora distribuiu R$ 50 mil em prêmios para equipe de corretores de imóveis por vender mais de 165 apartamentos em um lançamento no Setor Coimbra em apenas 90 dias. Dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO) apontam que as vendas de imóveis do primeiro quadrimestre de 2015 ficaram no mesmo patamar do mesmo período de 2014, indicando a equilíbrio do mercado mesmo em período de turbulências econômicas. O especialista em mercado imobiliário Ricardo Teixeira garante: “As vendas vão crescer ainda mais, especialmente para projetos desenvolvidos para atender a novas necessidades que têm surgido com o crescimento da cidade que, aliás, tem tido aumento demográfico acima da média nacional”. Hoje, ele participará de dois novos residenciais que serão lançados na Capital, um no Setor Universitário e outro na região da Vila Jaraguá. Preparou uma força de vendas com 200 corretores de imóveis para atender ao público durante todo o fim de semana nos estandes.

Ministro do Turismo vai a salão imobiliário. Nos próximos dias 24 e 25 de junho, será realizado em São Paulo o GRI Hotéis, evento promovido pelo Global Real Estate Institute, grupo de investidores global criado para conectar altos executivos. Este ano, o evento reunirá grandes nomes do mercado imobiliário para discutir oportunidades de investimentos e fomento de novos negócios no mercado hoteleiro nacional. O ministro do Turismo, , foi convidado para fazer a abertura do evento. Oportunidade em que vai falar sobre a atuação do Ministério e os incentivos do governo para o desenvolvimento e crescimento do setor hoteleiro nacional. Essa é a primeira vez que um ministro do Turismo é convidado a participar do evento. Desde que assumiu o Turismo, Henrique Eduardo Alves vem trabalhando para construir uma agenda para a melhoria do ambiente de negócios do setor. Uma proposta que vem sendo desenhada é a criação de Áreas Especiais e Interesse Turístico, locais com condições propícias para o investidor, incluindo benefícios econômicos, tributários e facilidades no processo de licenciamento. A criação dessas áreas trará mais competitividade ao Brasil e, consequentemente, atrairá investidores nacionais e internacionais. “Somos o país número um em recursos naturais do mundo, mas não transformamos nossas belezas em negócios. Temos grandes investidores querendo construir grandes hotéis e resorts de forma sustentável em nosso país, mas não damos condições a eles para investir. Estou lutando para reverter esse quadro”, reforça o ministro.

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 14

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Foco no Planalto

Associação Nacional de Transportes Públicos promove eventos nesta semana. Começam amanhã (23) o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e a IX INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, dois dos eventos mais importantes do segmento de mobilidade. Entre outros temas, o Congresso abordará a revitalização urbana, os impactos positivos e os custos da substituição progressiva da frota de ônibus urbanos por veículos que usem outras formas de energia ou formas combinadas de energia, e o uso de Big Data no Planejamento de Mobilidade. Já a IX INTRANS trará a exibição de produtos, serviços, tecnologias e sistemas direta ou indiretamente relacionados com todos os aspectos da mobilidade urbana e tem como público-alvo fabricantes de veículos e componentes de transporte coletivo sobre pneus e sobre trilhos, empresas de manutenção e fornecimento de mão-de-obra, consultorias em transporte, trânsito, desenvolvimento urbano e acessibilidade, investidores em infraestrutura e equipamentos urbanos e fornecedores de combustíveis e outras fontes de energia, peças e equipamentos, além de empresas de tecnologia e prestadoras de serviço. Estão confirmadas as presenças do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro Gilberto Kassab (Cidades) e do Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, além de Paulo Gilberto Corso, Vice-Presidente da Associação dos Fabricantes de Ônibus (FABUS), Vicente Abate, Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, e Ailton Brasiliense Pires, Presidente da ANTP. A programação se estende até quinta (25) e as atividades terão lugar no Mendes Convention Center, em Santos (SP).

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 15