Neil Thomson — Biografia

Neil Thomson é um dos mais respeitados e versáteis maestros britânicos de sua geração. Nascido em 1966, estudou com na em Londres e mais tarde em Tanglewood, com e Kurt Sanderling.

O maestro assume em 2014 a regência titular e direção artística da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Ele já gravou com a Orquestra Sinfônica de Londres, Orquestra Filarmônica Real de Liverpool e trabalhou nos concertos da Orquestra Filarmônica de Londres, da Philharmonia, da Orquestra Filarmônica da BBC, da Royal Scottish National Orchestra, da Hallé, da Orquestra Filarmônica Real, da Aarhus Symphony Orchestra, da Orquestra do Teatro Massimo em Palermo, Orquestra Sinfônica de Yucatan no México, Romanian Radio Chamber Orchestra e a RTE Concert Orchestra. Em maio de 2005, o maestro foi convidado para reger o concerto em homenagem ao cinquentenário da morte de George Enescu com a Orquestra Nacional da Romênia e os solistas e Carmen Oprisanu.

Ele fez atualmente estreias bem-sucedidas com a Orquestra Filarmônica de Tóquio, com as Orquestras Sinfônicas de Lahtu e de Oulu na Finlândia, a Royal Northern Sinfonia, a Orquestra Sinfônica de Israel, a Orquestra Sinfonica do Porto Casa da Música, a Orquestra da Rádio WDR, a Koln, Orquestra da Ópera Nacional de Gales, Orchestra of Opera North, a Royal Oman Symphony Orchestra, a Aurora Orchestra e a Nordic Youth Orchestra.

Ele tem se apresentado com vários solistas ilustres, como Sir , Dame , Sir , Dame , Philip Langridge, , Ittai Shapira, , , David Geringas, Natalie Clein, Gyorgy Pauk, Brett Dean, Jean-Philippe Collard,,Peter Jablonski e Sir .

Colaborações recentes incluem o Schumann Cello Concerto com Steven Isserlis, a Ópera Gala com Danielle de Niese, o Concerto para piano nº 2 em lá maior, de e o Concerto para Piano nº 2, de Brahms, com Stephen Hough, um recente CD intitulado American Violin Concertos com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, a estreia do novo concerto de percussão de Joseph Phibb com Dame Evelyn Glennie e a rara performance da completa Incidental Music de Hassan por Delius no Cheltenham Festival.

Recentemente, ele se especializou em regência de trilhas sonoras de filmes com apresentações de O Mágico de Oz, Casablanca e Psicose. Em março de 2013, regeu a estreia europeia de Cantando na Chuva com a Royal Philharmonic Concert Orchestra no Royal Albert Hall em Londres.

De 1998 a 2006, foi chefe de regência no Royal College of Music. O mais novo a ser incumbido do cargo (primeiramente ocupado por Sir Adrian Boult em 1316 e, em seguida, por regentes como Sir Malcolm Sargent, Constant Lambert, Vernon Handley e Norman Del Mar). Em 1994, tornou-se membro honorário da RCM por seus serviços à instituição e tem estabelecido uma invejável reputação enquanto treinador orquestral.

Suas habilidades naturais como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma.

Em 2002, foi convidado por Lorin Maazel para ser jurado da etapa europeia da Maazel Competition. Em 2007, foi jurado, ao lado de Gunther Schuller, no Eduardo Mata International Conducting Competition na Cidade do México e, em 2014, será jurado para o Prokofiev Conducting Competition em São Petersburgo.