IGREJA METODISTA UNIDA Conferência Anual do Oeste de 32ª Sessão – 11 a 15 de Janeiro de 2017

PROCEDIMENTOS DIÁRIOS ACTA Nº 1

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017

CULTO SOLENE DE ABERTURA: A Sessão Solene de Abertura da 32ª Sessão da Conferência Anual decorreu no Pavilhão Gimno-Desportivo de Ndalatando, com início às 9:15 minutos. Foi liturgista o Rev. Marcos Francisco de Almeida- Superintendente do Distrito Eclesiástico de Cuanza-Norte, que acolhe esta Sessão Conferencial, que este ano tem como tema “Povo Metodista: Portas Abertas, Corações Abertos e Mentes Abertas”, baseado em S. Lucas 10:25-37. Entoado o hino em Português 6, foi feita uma chamada de adoração em S. Lucas 10:37, seguindo-se a récita do Credo Apostólico, uma oração feita pelo Rev. Moisés Jungo-Superintendente do Distrito Eclesiástico de Cuanza-Sul bem como a leitura responsiva do Salmo 24. Foram feitas duas orações: uma pela irmã Florinda António, Guia Leiga da Igreja Metodista Unida Central de Luanda e outra pelo Guia Leigo do Distrito Eclesiástico de Cuanza-norte.

MOMENTO PROTOCOLAR: O Superintendente do Distrito Eclesiástico de Cuanza- Norte, que acolhe a presente Sessão desejou aos Revmos. Bispos e suas esposas, aos Superintendentes de distrito, delegados clérigos e leigos, boas vindas ao seu Distrito, que acolhe pela segunda vez a Sessão da Conferência Anual nos tempos de paz. De seguida, Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos apresentou Sua Excelência o Governador da Província do Cuanza Norte a quem agradeceu por ter aberto as portas que esta Sessão acontecesse na sua Província, transformando-a, esta semana, na Jerusalém da Igreja Metodista Unida, Conferência Anual do Oeste de Angola. Por sua vez, o Governador da Província, Dr. José Maria dos Santos, lendo uma mensagem à 32ª Sessão da nossa Conferência, agradeceu a presença dos Metodistas na província que dirige.

Foram apresentados, pelo Presidente da Mesa desta Sessão Conferencial, Bispo Gaspar João Domingos, ao longo do culto que marcou a Abertura solene desta Sessão Conferencial, Sua Revma. Bispo, Emílio J.M. de Carvalho e Esposa, D. Marilina Stella de Carvalho; a Esposa do Revmo. Bispo Gaspar João Domingos, a Rev.ª Lucrécia Alexandre Domingos. Outra figura presente na Sessão apresentada pelo Revmo. Bispo ao plenário, foi o Rev. Tafadzwa Mudambanuki, Representante das Conferências Centrais na Agência de Comunicações da Igreja Metodista Unida nos Estados Unidos da América (UMCOM). Seguidamente, o Rev. Mateus Simão Francisco-Superintendente do Distrito Eclesiástico da Região- Sul continuou a apresentar entidades presentes, nomeadamente os/as superintendentes de distrito e suas esposas/os, o Guia Leigo da Conferência, Rodrigues António e sua esposa, a irmã Florinda António; a Vice-Guia Leiga, 1

Laurinda de Almeida Neto, pastores, pastoras, esposas e esposos de pastores/as, Oficiais da Conferência Anual, guias leigos dos distritos, delegados e delegadas à Sessão, o Guia Leigo do Distrito Eclesiástico de Cuanza-Norte, a Drª. Ruth Mixinge-Directora Nacional para os Assuntos Religiosos do Ministério da Cultura, o representante do Ministro da Educação da República de Angola, responsáveis do Governo da Província de Cuanza-Norte, tendo a Administradora do Município de saudado os presente em nome da equipa do Governo da Província. Estiveram ainda na cerimónia de abertura, representantes das Autoridades Tradicionais, de Igrejas sedeadas na Província, órgãos de comunicação social, Polícia Nacional. Os convidados apresentados dirigiram palavras de saudação aos delegados e a todos os que estiveram e estão envolvidos na organização desta Sessão na cidade Ndalatando.

OFERTA E OFERTÓRIO: Durante o culto que foi abrilhantado pelo Orfeão Distrital de Cuanza-Norte, Igreja Baptista, Coro Distrital de Homens da Igreja Metodista Unida neste distrito e do jovem cantor Quim da Rosa, foi recolhida uma oferta no valor de Kz. 101,075.00.

LEITURA BÍBLICA/MENSAGEM: A leitura bíblica que serviu de suporte à mensagem do Senhor, foi extraída em S. Lucas 10:25-37. Antes da mensagem, Sua Revma. Bispo Emílio J.M. de Carvalho, agradeceu à organização pelo convite que lhe foi endereçado para ser o pregador do primeiro dia de sessões da 32ª Sessão da Conferência Anual. Antes da mensagem, o Revmo Bispo Gaspar João Domingos fez uma oração. Ao longo da mensagem, o Bispo Emérito destacou como ponto principal do texto em S. Lucas 10 “a lei do amor a Deus e do amor ao próximo” que “ resume toda a acção cristã”. O pregador destacou três direcções do amor, de acordo com a passagem lida, que se resumem: No amor de Deus por nós; no nosso amor para com Deus e no amor de cada um de nós para com os outros.

SERVIÇO MINISTERIAL: Durante o culto foi celebrada Ceia do Senhor.

DESFILE E MENSAGENS: Assistiu-se ao desfile de um grupo representando as organizações de Mulheres do Distrito Eclesiástico de Cuanza-Bengo, com produtos diversos, tais como água e sumo para apoio aos delegados em Sessão.

Antes do fim do culto, Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos agradeceu a todos que aceitaram o convite e marcaram sua presença no culto, à equipa litúrgica e teceu considerações chamando atenção dos delegados para aproveitarem o tempo para a discussão dos assuntos agendados, evitando encontros e conversas que possam prejudicar o desenrolar dos trabalhos da Conferência. Após isso, o Bispo declarou aberta a 32ª Sessão da Conferência Anual. Às 12:25 minutos terminou o culto com o hino 68 em Quimbundu, seguida da bênção de Sua Revma. Bispo Emílio de Carvalho.

2

PERÍODO DA TARDE: Os trabalhos do período da tarde iniciaram por volta das 15:05 minutos cantando-se o hino 47 em Português e oração feita pela Rev.ª Sara Morgado Bale-Superintendente do Distrito Eclesiástico dos Dembos.

CHAMADA DO ROL: Foi feita, pelo Secretário da Conferência Anual, a chamada do Rol de Delegados Clérigos e Leigos. À altura da chamada, se achavam no lugar da Sessão 278 delegados leigos e 264 delegados clérigos, totalizando 542. Após a chamada do Rol, foi feita a delimitação da Área Conferencial e o Rev. Adilson de Almeida-Presidente do Conselho Geral do Programa, procedeu à leitura dos Procedimentos protocolares que orientam esta Sessão.

ADOPÇÃO DO PROGRAMA E AGENDA: Foi lido o Projecto de Programa e Agenda e submetido ao plenário mereceu uma análise, seguindo-se a sua adopção como documento orientador dos trabalhos desta 32ª Sessão da Conferência Anual.

COMISSÃO “AD HOC” DE RESOLUÇÕES: Foi indicada a Comissão “ad hoc” de Resoluções, composta pelos seguintes delegados:

1) António Muhongo (Delegado, Alfredo Nganga, Luanda-Norte); 2) Celmira Alfredo Barros (delegada leiga), Bethel, Luanda-Norte; 3) João Mota Francisco Fernandes (Pastor Igreja “Marilina de Carvalho”, Cuanza-Sul; 4) Neusa Marta P. Joaquim Ndalamba (pastora, Central de Luanda, Luanda- Norte); 5) Osvaldo Manuel Pedro (delegado leigo, Jerusalem-Viana), Cuanza-Bengo; 6) Tongo Manuel Eduardo (Delegado “José Ngonga”, Distrito Eclesiástico do Uige); 7) Vladimiro Sebastião Miguel Agostinho (pastor, Igreja “Professora Juliana de Almeida).

DESFILE/MENSAGEM: Foi observado no período da tarde, um desfile de homens representando as Organizações de Homens da Conferência Anual, cuja mensagem foi lida pelo seu Director Geral, irmão Manuel Figueiredo. Os produtos depositados constam de 100 embalagens de água mineral, 28 grades de refrigerantes e 17 caixas de sumo.

GRUPOS DE TRABALHO EM PAINÉIS: Depois de ter sido observado um intervalo às 17:30, os trabalhos foram retomados às 17:45 com a leitura e o preenchimento de nomes para os Grupos de Discussão de Assuntos em Painéis, que constam da agenda da presente sessão que é de carácter organizativo para o próximo quadriénio. São os seguintes os Grupos propostos:

ANÚNCIOS: O Secretário da Conferência procedeu à leitura de mensagens e cartas enviadas à Sessão:

Ausências à Sessão: Recebemos três cartas de comunicação de ausência:

3

• Uma subscrita pelo pastor António Morais Gomes, manifestando sua indisponibilidade de se juntar à Sessão, em virtude do falecimento de sua irmão, que em vida foi membro efectiva da Igreja de Quihinga e se chamou Julieta Morais Gomes, falecida no dia 2 de Janeiro do ano em curso; • Uma subscrita pelo Rev. Miguel Gomes, pastor aposentado e a servir a Igreja de Bula Atumba, que por motivo de saúde ficou impossibilitado de marcar sua presença nesta Sessão; • Outra assinada pelo Rev. Domingos Cafuanda, que não pode estar connosco em virtude do falecimento de sua irmã, ocorrido em Luanda no Hospital Américo Boavida no dia 9 de Janeiro corrente.

Apoio à Sessão: • Da Igreja Central de Luanda, acompanhada por uma quantia de Kz. 50,000.00; • Da Igreja “Jerusalém-Viana, acompanhada de uma caixa de óleo alimentar e 1 saco de arroz; • Da Igreja “Rev. Gaspar de Almeida”, acompanhada de 2 sacos de arroz; • Distrito do Cuanza-Bengo, 1 cabeça de boi; • Da irmã Joana da Costa (Central de Luanda), com 1 saco de feijão, uma caixa de óleo alimentar e um saco de arroz; • Do irmão Generoso de Almeida, acompanhada de Kz. 150,000.00; • Do irmão Mateus Morais de Brito Júnior, acompanhada de Kz. 100,000.00.

Sua Revma. Bispo solicitou ao Secretário a enviar cartas de agradecimentos às entidades que, respondendo aos apelos, enviaram suas contribuições financeiras e materiais que irão minimizar as despesas ligadas à presente Sessão. O período a seguir ao jantar ficou reservado para a Sessão Executiva. Após isso, terminou a sessão do período de tarde do primeiro dia de trabalhos da Conferência Anual, quando eram sensivelmente 18:35 com uma oração feita pelo Rev. Francisco da Rocha, da Igreja “John Wesley”, Distrito Eclesiástico de Luanda-Sul.

Ndalatando, 11 de Janeiro de 2017.

João Manuel da Graça (Secretário da Conferência Anual)

4

IGREJA METODISTA UNIDA Conferência Anual do Oeste de Angola 32ª Sessão – 11 a 15 de Janeiro de 2017

PROCEDIMENTOS DIÁRIOS ACTA Nº 2

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2017

CULTO: O culto do segundo dia de trabalhos teve início às 8:10, com uma chamada à adoração em S. João 14:16, hino em Quimbundo nº 33 e oração feita pelo Rev. Ribeiro Calenji, pastor da Igreja Samuel (Luanda-Norte). A leitura responsiva foi tirada no Salmo 103:1-7. Foi liturgista a Rev.ª Marcela Sobrinho, pastora da Igreja Metodista Unida “Luz do Mundo” (Distrito Eclesiástico de Luanda-Norte) e pregador o Rev. Almeida Lemba, Superintendente do Distrito Eclesiástico de Luanda-Norte. Animaram o culto os Coros das igrejas Central Ndalatando e Samba . Foi feita, durante o culto, uma oração a favor da saúde física e espiritual dos delegados leigos, pela irmã Laurinda de Almeida Neto, Vice-Guia Leiga da Conferência Anual.

SAUDAÇÕES/ANÚNCIOS: No momento de saudações e anúncios, Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos saudou os presentes, tendo transmitido as saudações da D. Luciana Fernandes, esposa do Revmo. Bispo Moisés Domingos Fernandes, em tratamento médico em Luanda e cuja saúde está em rápida recuperação, agradecendo ao mesmo tempo as orações dos delegados a esta Sessão, feitas a favor da saúde do obreiro do Senhor. Saudaram igualmente os presentes Sua Revma. Bispo Emílio J.M. de Carvalho, a Esposa, D. Marilina Stella de Carvalho, bem como a D. Lucrécia Alexandre Domingos, Esposa do Revmo. Bispo Gaspar João Domingos.

OFERTA E OFERTÓRIO: Foi recolhida durante o culto, uma oferta no valor de Kz. 34.097.00. Durante o culto observou-se um desfile dos membros da Igreja Metodista Unida “”, com produtos diversos de apoio à sessão conferencial.

LEITURA BÍBLICA/MENSAGEM: A leitura bíblica de suporta à mensagem do Senhor foi extraída de S. João 14:16, com o sub-tema: “Portas Abertas”. Na mensagem, o Rev. Almeida Lemba sublinhou que a Igreja, para ser uma verdadeira porta, para entrada, tem que ter, pelo menos, três características: Firmeza, Vigilância e Paciência.

Sua Revma. Bispo agradeceu a equipa litúrgica do dia por ter orientado o culto dedicado ao Senhor, que terminou por volta das 9:10 com a bênção por Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos.

5

SESSÃO PLENÁRIA: A Sessão Plenária prosseguiu com a análise e adopção da Acta de Procedimentos Diários do primeiro dia de trabalhos desta 32ª Sessão da Conferência Anual, lida pelo Secretário da Conferência Anual, irmão João Manuel da Graça. O Presidente da mesa apelou aos delegados que tiverem inquietações em relação ao documento, ou algo que tenha escapado ser mencionado, a dirigirem essas correcções ao Secretário a fim de serem incorporadas na Acta.

RELATÓRIO DO CONSELHO GERAL DO PROGRAMA: Tendo em conta a sua distribuição tardia aos delegados à sessão, propôs-se que o mesmo fosse lido na íntegra pelo Presidente do Conselho, passando depois para a sua análise pormenorizada página por página. Antes desse passo, foram apresentadas pela D. Marilina de Carvalho inquietações e sugestões em relação ao Culto de Memória, que tem sido sempre incorporado nos programas das sessões conferenciais. Foi tomada essa inquietação e o Conselho do Programa se irá pronunciar em relação ao dia e hora em que tal vai acontecer. Nessa senda, pediu-se um minuto de silêncio e uma oração feita pela Rev.ª Lourdes de Almeida, Superintendente do Distrito Eclesiástico de Dande, em homenagem aos leigos e clérigos falecidos ao longo do ano conferencial em análise. Ao longo da apresentação das preocupações em relação ao relatório, os delegados pronunciaram-se sobre as seguintes áreas:

• Universidade Metodista de Angola; encerramento do Curso de Teologia; • Culto Televisivo-Rotatividade, notas de rodapé e sua manutenção do Programa na Igreja Central; • Número de membros da Igreja (Estatística); • Terminologia SWOT e as siglas do Instituto de Negage; • Critérios de emancipação de igrejas-caso Filadélfia; • Iniciativa Episcopal “Onde Está o Teu Irmão?”; • Bolsas de Estudos para obreiros da Igreja; • Programa Anual de Actividades (não publicação e distribuição; Choque de actividades; • Visitas do Bispo às igrejas locais; • Semanas de Oração a Favor das Famílias; Ministério da Família; • Ausência de Nota sobre o Cumprimento das Resoluções da Sessão Anterior; • Dia da Criança (DTC); • Tema sobre as Ameaças do Relatório do Programa; • Publicação e envio tardio das Revistas da Escola Dominical; • Fraquezas no Dízimo e nas Contribuições; • Desvio Doutrinário; • Somos muito teóricos; necessidade de passar das palavras à acção; • Educação, que deve ser uma constante; • Conta Única; • Alteração da Data das Sessões da Conferência Anual, entre outras.

Às 12:50 observou-se um intervalo para o almoço.

6

PERÍODO DA TARDE: No período da tarde os trabalhos iniciaram às 14:35 minutos, tendo os delegados prosseguido com a discussão do relatório do Conselho Geral do Programa. Após a discussão que consumiu todo o período da tarde e princípio da noite do segundo dia de trabalhos desta Sessão Conferencial, foram aprovadas do relatório as seguintes propostas:

Sessões Conferenciais: 1) Que as sessões conferenciais passem a ser realizadas nos meses de Janeiro a partir desta Sessão; 2) Que a 33ª Sessão seja realizada em Luanda.

Emancipações de Igrejas: Distrito Eclesiástico de Cuanza-Norte: Que o Circuito de , que está sob jurisdição do Distrito Eclesiástico de Negage, volte à sua origem, isto é, para o Distrito Eclesiástico de Cuanza-Norte, a partir desta Sessão.

Distrito Eclesiástico da Região-Sul: 1) Que a Classe “Lopes João Baptista”, pertencente à Igreja Metodista Unida Central de Benguela, passe à categoria de Igreja com o nome de “Igreja Metodista Unida “Lopes João Baptista” e receba pastor nesta Sessão; 2) Que as Classes “Tavares da Costa Vicolo”, “Josué” e “Rev.ª Eunice Arão Cacueca”, pertencentes à Igreja Central do Huambo, localizadas no Município de Catchiungo e Tchicala Tcholoanga, juntas, sejam elevadas à categoria de igreja com o nome de “Igreja Metodista Unida Rev.ª Eunice Arão Cacueca e receba pastor nesta Sessão; 3) Que a “Classe do Alto Catumbela, Babaera e Canjola, pertencentes à Igreja Metodista Unida da Ganda, juntas, sejam elevadas à categoria de Centro Missionário do Alto Cauela do 27 e recebam pastor nesta Sessão;

Distrito Eclesiástico do Cuanza-Sul: 1) Que a Classe “São Mateus”, situada no Bairro Xingo na cidade do Sumbe, pertencente à Igreja Central Sumbe, tome a categoria de Igreja com o nome de “Igreja Metodista Unida São Mateus” e receba pastor nesta sessão conferencial.

Distrito Eclesiástico de Luanda-Norte: 1) Que a Classe “Francisco António Mateus”, pertencente ao Cargo Pastoral “Moisés”, seja elevada à categoria de Igreja, com o nome de Igreja Metodista Unida “Francisco António Mateus” e receba pastor nesta sessão conferencial; 2) Que a Classe de “João Baptista”, pertencente ao Cargo Pastoral “Boa Esperança” seja elevada à categoria de Igreja com o nome de “Igreja Metodista Unida Monte das Oliveiras” e receba pastor nesta sessão; 3) Que a Classe “Rev. Jacinto Manuel Culeca”, pertencente ao Cargo Pastoral “Moisés”, seja elevada à categoria de Igreja, com o mesmo nome e receba pastor nesta sessão; 7

4) Que a comunidade Metodista Unida, realojada no Zango 3, 4 e arredores, que inclui membros dos distritos eclesiásticos de Luanda-Norte, Luanda- Sul e Cuanza-Bengo, seja elevada à categoria de Igreja, com sede na Classe “Josué”, pertencente ao Cargo Pastoral de Moisés, receba pastor nesta Sessão e seja transferida para o Distrito Eclesiástico de Cuanza- Bengo. Distrito Eclesiástico de Luanda-Sul: 1) Que se crie um Centro Missionário no Distrito Eclesiástico de Luanda-Sul na zona onde está localizada a Classe “João de Carvalho”. 2) Nambuangongo: 3) Que a Classe “São Tiago” da Igreja Metodista Unida “Francisco Sebastião da Silva” (Quizele), seja emancipada à categoria de Igreja com o mesmo nome e receba pastor nesta sessão.

Mudança de Nomes: Distrito Eclesiástico de Cuanza-Bengo: 1) Que a Igreja Metodista Unida de Capalanga passe a chamar-se “Igreja Metodista Unida, Cargo Pastoral Sofonias” a partir desta sessão conferencial; 2) Que a Igreja Metodista Unida “Rev. Adão Domingos Manuel Arsénio” passe a chamar-se Igreja Metodista Unida “Caculo Cazongo”.

Distrito Eclesiástico de Negage: 1) Que a Igreja do Bango passe a chamar-se “Igreja Metodista Unida José Calumba”; 2) Que a Igreja de Quimbele II passe a chamar-se “Igreja Metodista Unida de Macedónia”.

Distrito Eclesiástico do Bembe: Que a Igreja Metodista Unida de Nsangui Xinga, passe a chamar-se “Igreja Metodista Unida Rev. Manuel Jovelino”.

Distrito Eclesiástico de Dande: (Ver)

Distrito Eclesiástico de Dange-Quitexi: Que a Igreja a Igreja Metodista Unida de Bula Atumba, passe a chamar-se “Igreja Metodista Unida Rev. Francisco Bernardo Neto”.

Distrito Eclesiástico de Cuanza-Norte: Que a Igreja Metodista Unida, Cargo Pastoral de Cariamba, passe a chamar-se “Igreja Metodista Unida “Estrela de Cariamba” a partir desta Sessão.

Caso “Caculo Cazongo”: Com vista a se ultrapassarem algumas situações que estão a ser vividas pela nossa congregação em Caculo Cazongo, foi proposto um encontro com os filhos desta área residentes em Luanda, em local a indicar, no qual participará o Bispo Emílio de Carvalho.

8

Observou-se um intervalo às 17:00, tendo de seguida continuado a análise e votação das propostas do relatório. Para além daquelas que não mereceram aprovação dos delegados, as outras propostas do relatório do Conselho Geral do Programa foram encaminhadas para os Painéis aprovados no primeiro dia desta Sessão Conferencial. Finda a discussão, o relatório foi aprovado.

A discussão de Relatórios prosseguiu com os do Conselho de Finanças e Administração, Tesouraria da Conferência Anual e Comissão de Exame de Contas. Algumas propostas do relatório do Conselho de Finanças e Administração foram igualmente encaminhadas para o Painel sobre Políticas Financeiras, que deverá trazer ao plenário recomendações trabalhadas. Após sua discussão pelos delegados, estes relatórios foram igualmente aprovados.

APOIO AOS SINISTRADOS: Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos, reportando- se à proposta avançada pelo plenário em relação ao acidente rodoviário ocorrido na Estrada Ndalatando/Dondo, anunciou que seja levantada, no culto do terceiro dia de trabalhos desta Sessão Conferencial (13/1/2017), uma oferta que deverá ser levada aos sinistrados por uma comissão a ser indicada oportunamente.

ANÚNCIOS/MENSAGENS: O Secretário da Conferência procedeu à leitura de cartas contendo mensagens de felicitações à Conferência, nomeadamente a de Sua Excelência o Ministro da Comunicação Social, Dr. José Luís de Matos, que lamenta não poder estar presente nas sessões de abertura e de encerramento desta 32ª Sessão, por razões de calendários; da Actividade Leiga, assinada pelo irmão Rodrigues António-Guia Leigo da Conferência e pela sua Vice, a irmã Laurinda de Almeida e reforçada com cem (100) embalagens de água mineral; da Igreja “Bispo Emílio de Carvalho” (Luanda-Sul), acompanhada de uma importância de Kz. 10,000.00; da Igreja Metodista Unida-Cargo Pastoral “Icolo e Bengo”, acompanhada de uma importância de 50,000.00; do Cargo Pastoral “Carlos Quitongo”, reforçada com 10 grades de refrigerantes e 10 embalagens de água mineral; da Igreja Metodista Unida “José Catumbela Lima”, reforçada com Kz. 20,000.00; da Igreja Metodista “Rev. Adão Mateus Miguel”, acompanhada de 9 fatos, 1 casaco e 7 camisas.

A Conferência recebeu igualmente duas comunicações de ausência: uma do Rev. Francisco Pascoal e outra do Rev. Bartolomeu Diogo Pascoal, que por motivos de doença ficaram impossibilitados de marcar presença nesta sessão conferencial.

Antes do fim dos trabalhos do dia, Sua Revma. Bispo anunciou que Sua Excelência o Governador da Província do Cuanza Norte, estará connosco na sessão de Sexta-feira, no período da tarde, assistindo à plenária do terceiro dia, pelo que apelou a sensibilidade e atenção dos delegados. Terminaram os trabalhos do segundo dia de trabalhos quando eram 21:25, depois de entoada a primeira estrofe do hino em Português Nº 52 e uma oração feita pelo delegado jovem do Distrito Eclesiástico do Uige.

Ndalatando, 12 de Janeiro de 2017.

9

O Secretário da Conferência Anual,

João Manuel da Graça

IGREJA METODISTA UNIDA Conferência Anual do Oeste de Angola 32ª Sessão – 11 a 15 de Janeiro de 2017

PROCEDIMENTOS DIÁRIOS ACTA Nº 3

Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017

CULTO: O culto do terceiro dia de trabalhos da 32ª Sessão em que foi liturgista o irmão Yaba Pedro Alberto, membro da Igreja “João Baptista”, Luanda-Norte e pregadora a Rev.ª Maria Sonhi, Superintendente do Distrito Eclesiástico de Cuanza-Bengo, teve início às 8:15 minutos, com o hino 23 em Português. Após o Credo Apostólico, o irmão Fonseca José Buanda, Secretário do Conselho Geral do Programa, fez uma oração, seguindo-se a Chamada à Adoração em Gálatas 3:28-29 e a Leitura Responsiva, que foi encontrada no Salmo 20:1-9.

MEMORIAL: Durante o culto foi celebrado um momento de Memórias para relembrar aqueles que faleceram ao longo do ano conferencial que finda. O acto foi oficiado pelo Rev. Adilson de Almeida, Presidente do Conselho Geral do Programa, auxiliado pelos irmãos Yaba Alberto, liturgista do culto e Fonseca José Buanda, Secretário do Conselho Geral do Programa, na leitura dos nomes, por distrito eclesiástico, dos irmãos e irmãs falecidos.

LEITURA BÍBLICA E MENSAGEM: A mensagem do terceiro dia de trabalhos foi extraída da Epístola de Paulo aos Gálatas, 3:28-29 com o Sub-tema “Corações Abertos”. Depois de agradecer a Deus e à organização pelo convite para pregar e aos coros que louvaram ao Senhor, a pregadora exortou os presentes a se caracterizarem por corações puros e abertos.

Depois da mensagem do Senhor, observou-se um desfile das organizações de mulheres do Distrito Eclesiástico de Cuanza-Norte, com produtos diversos, para apoio aos delegados. O culto terminou às 10 horas, tendo sido anunciada uma reunião da Junta do Ministério Ordenado para o período da tarde, a partir das 14 horas. O Presidente da Mesa da Sessão agradeceu a todos os irmãos e irmãs que se juntaram ao culto, convidando-os a permanecer para participarem da sessão plenária caso seu tempo permita. De seguida, o Bispo Gaspar João Domingos apresentou ao plenário os estudantes da Igreja no Instituto Médio de Teologia “Bispo Emílio de Carvalho” no Negage e suas esposas

10

ACTA DE PROCEDIMENTOS DIÁRIOS: Esta foi lida pelo Secretário, tendo o Presidente da Mesa apelado a todos que tiverem um assunto que a Acta não aflorou, a dirigirem essas correcções ao Secretário para a sua introdução.

COMISSÃO DE NOMEAÇÕES: Foi feita a leitura dos nomes propostos pela Comissão de Nomeações e Desenvolvimento da Liderança. Sua Revma. Bispo dirigiu palavras a todos os homens e mulheres que terminaram formalmente a sua contribuição nas Juntas e Comissões e como Oficiais na Direcção Central da nossa Igreja em Angola, nesta Conferência Anual. O Bispo reconheceu e agradeceu a todos cujo mandato cessa nesta Sessão Conferencial, pelo trabalho que desempenharam em prol da Igreja, pedindo ao plenário uma salva de palmas. Após isso passou-se à leitura, discussão e aprovação dos nomes trazidos pela Comissão de Nomeações, bem como aqueles indicados pelo plenário para completar as juntas e comissões propostas para o próximo Quadriénio. As Juntas e Comissões bem como os seus integrantes eleitos foram:

SECRETÁRIO DA CONFERÊNCIA ANUAL: Para a substituição do irmão João Manuel da Graça, que serviu este cargo durante o quadriénio 2012-2016, foram propostos à eleição quatro candidatos. Como resultado da votação, o Rev. Neto Domingos Mendes foi eleito Secretário da Conferência Anual com 216 votos, enquanto a Rev.ª Neusa Marta Pedro Joaquim Ndalamba, com 179 votos, foi eleita Adjunta do Secretário da Conferência Anual. Os outros nomes que concorreram ao cargo de Secretário foram os dos Revs. João Jones (com 52 votos) e do Rev. Zacarias Calumba (com 11 votos). Os membros compondo as seguintes Juntas e Comissões foram igualmente eleitos pelos delegados:

COMISSÃO DE FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO: Presidente: Nabeiro Mateus Vice-Presidente: Gaspar Neto Guia Leigo da Conferência Anual Maria de Fátima Kopo Superintendente do Distrito de Luanda-Norte Rev. João Pedro Cassange Rev. José da Silva Engº Eduardo Sebastião Avelino Queta António José Cariengue Emanuela da Gama Moisés Mateus Feliciana.

COMISSÃO DE EXAME DE CONTAS: Presidente: Gonzaga Julião Nunes Vice-Presidente: Rev. Henriques Arão Cacueca Tomás Agostinho Filipe João Sebastião Narciso António Francisco Manuel Teixeira João 11

Rev. Aníbal Augusto Rodrigues Elisa Graça Francisco Fayenda Rev.ª Lourdes Diogo Domingos de Almeida Teresa de Fátima Andrade Nelson Paulo Mateus.

JUNTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO: Presidente: Rev. Francisco Bernardo Neto Vice-Presidente: Rev. Domingos Adriano Quilende Rev. Vladimir Agostinho Rev.ª Analdina Silvina Eduardo N’ouemou Branca Dias Rev. Hermenegildo Sebastião Damião Artur Mendes Manuel Elias Manaça Abílio Simão Caleia Afonso D. Lopes Rev. Bartolomeu Diogo Pascoal Rev. Eugénio Caiumba Leonardo Branca Azevedo Rev.ª Elvira Moisés Cazombo André Vieira.

JUNTA DE DISCIPULADO E EVANGELISMO: Presidente: Rev. Salomão Paulo Soares Vice-Presidente: Rev. Francisco António da Rocha Rev.ª Eva Sebastião Cosme Pastor Elias Binja Rev.ª Luzia Quixina Ntekambi Mário Adriano de Melo Rev. Francisco Pascoal Afonso Pinto Leite Lídia da Silva José Cristina Moura Mateus Eva Bruno Luís Domingos António Mucumbi Manuel Quitumba.

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO: CONSELHO GERAL DO PROGRAMA: JUNTA DA IGREJA NA SOCIEDADE: COMISSÃO DE ASSUNTOS COM CRIANÇAS: COMISSÃO DE ESTATÍSTICA: JUNTA DE SAÚDE: JUNTA DE PENSÕES: JUNTA DE CURADORES: COMISSÃO DE ASSUNTOS COM A FAMÍLIA: COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM: 12

COMISSÃO DE CULTO E MÚSICA: COMISSÃO DE RECONCILIAÇÃO, JUSTIÇA E PAZ: COMISSÃO DE COMBATE ÀS DROGAS E ÁLCOOL: COMISSÃO DE ARQUIVOS E HISTÓRIA: COMISSÃO DO EPISCOPADO: COMISSÃO DE UNIDADE CRISTÃ E ASSUNTOS INTER-RELIGIOSOS: GABINETE DE PARTICIPAÇÃO: REPRESENTANTE DA IGREJA NA SOCIEDADE BÍBLICA: COMISSÃO DE NOMEAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA:

JUNTA DO MINISTÉRIO ORDENADO: Presidente: Vice-Presidente: Antigos Membros: Rev. Mateus Simão Francisco Rev. Jacinto Mutela Rev. Inácio de Almeida Laleka Rev. Adão António Domingos de Sousa Rev. Agostinho António Baião Rev. João Domingos Jones. Novos Membros: Rev. Manuel João André Rev. José Mussungu Mabibi Rev.ª Elisa Velasco Rev. Almeida Lemba Rev.ª Engrácia Fernandes Pascoal Rev.ª Vitória Bastos Rev. Manuel Lopes Sebastião.

COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO: Presidente: Rev. Moisés Bernardo Jungo Vice-Presidente: Rev. Macedo Capemba Rev. Adão Lucas Rev. Rodrigues Manuel Rev. António Vunge Capitango Rev. Lourdes Diogo de Almeida Rev. Salomão Firmino Rev. Amadeu Mutange Morais Rev.ª Maria Adão Joaquim Sonhi Rev.ª Analdina Silvino Eduardo N’Ouemou Rev. Ernesto José Rev.ª Neusa Joaquim Ndalamba

CHANCELER DA CONFERÊNCIA ANUAL: Celmira Barros (Igreja Bethel)

Sua Revma. Bispo pediu aos delegados a darem o seu voto de confiança à nossa irmã que acaba de ser indicada para esse cargo. De seguida e no contexto dos 13 encontros anunciados, solicitou à equipa do Programa para a indicação dos lugares para os encontros dos Grupos de Estudo em Painéis para facilitar a concentração dos delegados e delegadas. Assim, foram indicadas seis (6) salas da Escola 211 (do outro lado da Sala de sessões), enquanto dois grupos se reunirão no Pavilhão Gimno-Desportivo, devendo os delegados se dirigirem a esses locais logo depois do almoço. Os Grupos sobre Estratégias de Saúde e de Educação reuniram-se no Pavilhão “Alda Lara”.

APOIO AOS SINISTRADOS: No culto deste 3º dia de trabalhos, foi recolhida uma oferta no valor de Kz. 72,305.00 para apoiar os sinistrados do acidente de viação ocorrido na Estrada Ndalatando/Dondo e que se encontram ainda no Hospital. Recolheu-se mais uma oferta no valor de Kz. 29,820, que soma um total de Kz. 102,125.00. Kz. 100,000.00 foram separados para o devido encaminhamento, na ordem de Kz. 25,000.00 para cada família. Para proceder à entrega desta importância, foram indicados os seguintes irmãos:

António Manuel Quipepe (Luanda-Sul) Rebeca Ngunza (Guia Leiga Luanda-Norte) Irmão Nelson (Guia Leigo do Dande) Moisés Mateus Feliciana (Guia Leigo do Uige) Maria Rosa (Dembos) Rev. Aníbal Augusto Rodrigues Rev. Laurindo Víctor Cabamba Bubula Rev. José Ernesto Rev. Jerónimo Domingos Rev. Rodrigues Manuel Rev. Gonçalves Quieca Cussuca Pastor Lourenço Augusto

Os trabalhos do período da manhã conheceram o seu término por volta das 12:35 minutos, após entoado o hino em Português Nº 65 e bênção pela refeição por Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos. O período da tarde (do almoço até às 16:00) ficou reservado às reuniões dos grupos de discussão em painéis.

PALESTRA: Os grupos interromperam as suas discussões em painéis para possibilitar os delegados assistirem à palestra proferida pelo Rev. Tafadzwa Mudambanuki, representante das Conferências Centrais na Agência de Comunicações da Igreja Metodista Unida (UMCOM), com o tema “Os Desafios da Comunicação nos Dias de Hoje”.

DESFILES, MENSAGENS E ANÚNCIOS: Após a palestra, observaram-se desfiles: um pelas esposas/os de pastores/as, com produtos diversos e uma oferta no valor de Kz. 117,000.00; Organizações de Mulheres do Distrito Eclesiástico do Dande; de Mulheres representando a Organização a nível conferencial, reforçada com Kz. 20,000.00, 271 jogos de lençóis, 49 quimones, 139 camisas, 8 fatos, 26 calças, 255 mudas de panos, 3 colchas, 1 cobertor, 39 pares de chinelas, 23 embalagens de água e roupa diversa. O Secretário da Conferência procedeu à leitura de mensagens de felicitações, como se segue: da irmã Maria Júlia da 14

Silva Saúde, reforçada com Kz. 6,000,00; da Igreja de Redentor reforçada com uma oferta de Kz, 50,000.00; uma moção de apoio à Sessão Conferencial, subscrita pela irmã Maria de Lourdes Garcia, por ter terminado os seus estudos no Zimbabwe em 2016 e reforçada com Kz. 10,000.00

Antes do fim dos trabalhos, Sua Revma. Bispo agradeceu a presença de Sua Excelência o Governador da Província de Cuanza-Norte na sessão plenária do período da tarde. De igual forma agradeceu todas as mulheres das organizações leigas intervenientes nos desfiles, bem como as esposas dos pastores presentes a esta sessão. Às 18:50 terminavam os trabalhos do período da tarde, cantando- se o hino “Ngana Nzambi tu sulule” e bênção pelo Revmo. Bispo Gaspar João Domingos.

Ndalatando, 13 de Janeiro de 2017.

Os Secretários:

João Manuel da Graça e Emanuela da Gama

------

Justificação: Josefa Roque Neto e Domingas Pegado Mujinga, Bethel, motivo de saúde. ------Sábado, 14 de Janeiro de 2017. VER NOTAS Votos: 1,377 votos recolhidos; Votos Sim: 1,191 Votos Não: 186

SIM NÃO

Proposta I 113 21 Proposta II 308 39 Proposta III 307 18 Proposta IV 195 39 Proposta V 268 70

Domingo, 15 de Janeiro de 2017. Ver programa (não tirei notas)

------Pessoas falecidas durante o ano conferencial Zacarias Mahinga (pastor, 27/12/2015 António Zumba Lumbo (7/3/2016)

(nomes vindos do plenário):

15

Antonica Manuel Trico Cargo pastoral “Augusto Magalhães”, Classe “Manuel Miguel”, Luanda-Norte Filomena da Rocha, Margarida da Rocha, Josefa Filipe, Rosa Fernando, Domingos Manuel, Fátima António, Maria Martins (Augusto Magalhães)

Felisbina João Augusto da Silva, Sara Manuel, Emília de Castro, Celina Machado, Angelina Pedro Mateus, Avelino Francisco dos Santos (Daniel Zango)

Maria Mercês Suzana, Jacinta Firmino (Sousa Lucas Virgílio, Luanda-Norte)

Rita Quituculo, Filha de Quituculo e de Caculo, nascida a 28 de Julho de 1914, em Lumbi Ia Suco, Quibala, Cuanza-Sul. Esposo – Luís Catumbila. Tesoureira e responsável de Mulenga em Lumbi Ia Suco, Quibala. Morre aos 102 anos de idade, em Cacesse, Dondo. Igreja “Israel”,

Cabinda: Alfredo Adão Quissuala (6/9/2016), estava a apoiar a construção a Igreja de Culucumba, Dange-Quitexi), Cecília Sebastiana da Costa Manuel (corista); Maindo Agostinho, Monte Sinai, D. Inês José Gonçalves; Irmã da Bethel (Luanda-Norte), Agosto

Igreja “Laurindo Víctor Cabamba” – Artur Panzo; Macocola – Herculano Manuel

“Luz do Mundo”, Cuanza-Sul: Joaquim Bonde. Igreja “Cassinda José Amaral Quitembo – Pastor António Rocha; Igreja “João Rangel Cunanga”, Fernando Selalo Tayengo. “Armando Salvador Quitoe, Cuanza-Sul: Mário Domingos. Noé Diquita: Miranda Quiteque; Maurício Cassoma: Ernesto Ndungue; Bumba Alunga: Luísa Nganga, Alberto Cotumba.

Maria Fernando Calunga Quibuba, Monte Sinai, Luanda-Sul

Rev. Fernando José Alfredo (Diulu um Diulu), Luanda-Norte;

Sem igreja mencionada: Leigos Pascoal Manuel Félix e Gaspar Francisco Chaves.

Cabo Bonifácio António Neto, São Paulo, Luanda-Norte;

Central de Luanda: Alberto Matos (corista e membro da Junta Administrativa); Ana Moisés, Presidente de Arquivos e História; José Bernardo, Corista (Org. Homens) Avelino Eduardo dos Santos, Emanuel, Luanda-Norte.

Igreja “Rev. Domingos Tomás”, Uige: Margarida Lopes.

16

Icolo e Bengo, Luanda-Sul: Sebastião Domingos Almeida, Amaral Zabarra Cristóvão, Avelino Adão da Silva e Mateus Lourenço Machado.

“Magos”, Luanda-Norte: Florinda Francisco Bernardo, Conselheira.

Negage, Igreja “Bento Queta”, Zanda: Bernardo Panzo, nasceu a 1 de Janeiro de 1931 em Muanha, Comuna Dimuca. Faleceu em 2 de Novembro de 2016; Cantondela Dala, nasceu a 8 de Agosto de 1938 na Comunca do Dimuca e faleceu a 3 de Junho de 2016; Quissueia Faiandi, nasceu a 2 de Julho de 1930 no Bairro de Zanda, Comuna Dimuca e faleceu aos 26 de Novembro de 2016.

Nambuangongo: Sebastião Pacato Gomes (Quizele); Isabel Augusto (Galileia, Quimuanassala); Marta José Diogo (Quicangassala). ------O nome do delegado leigo jovem que orou: Tongo Manuel; Assunto da extinção do Curso de Teologia na U.M.A.

Igreja “Júlia Romano”, Luanda-Norte: Beatriz Pululo Lutumba, actual delegada, 923 551 169.

Cuanza-Norte: : Mário Gonçalves João; : Adeliza João Salvador; Igreja “Bernardo Bumba”, Quiluanji – Margarida Coluna Pascoal;

Para a Acta: faltou a intervenção Bispo sobre a Universidade Metodista de Angola, U.M.A. (na Acta que fala sobre o Memorial) Dande: Cargo Pastoral de Ambriz passa para “Rev. Almeida Lemba”; Terra Nova para “Pastor Domingos António Sebastião”

Incluir no Grupo I: Idalina Kachissango Sanjuluca

------Substituições na lista dos Delegados Leigos: Joana Garcia Pereira Bravo Teixeira, delegada leiga do Cargo Pastoral Daniel, Zango, em substituição de António do Rosário.

Gelson Inácio Mendes António, delegado “Maria Madalena” em substituição da delegada Rosa da Cunha e Cruz. ------Complemento delegados (Dembos) “Agostinho Pedro Neto” – Victória Manuel; “João Miguel Dias” – Augusto Zua Pataca; “Sebastião Manuel da Silva” – Eugénia Daniel Paulo; Quita – Teresa Jorge Nguibi 17

Quiqueza – Teresa Jorge Nguibi

------MENSAGENS/OFERTAS 32ª SESSÃO: Igreja Central de Luanda ………………………………. Kz. 50,000.00 Irmão Generoso de Almeida ………………………………. Kz. 150,000.00 Irmão Mateus Morais de Brito Júnior …………………….. Kz. 100,000.00 Igreja “Bispo Emílio de Carvalho” …………………….. Kz. 10,000.00 Igreja Metodista Unida “Icolo e Bengo” …………………….. Kz. 50,000.00 Igreja “José Catumbela Lima” ………………………………. Kz. 20,000.00 Irmã Maria Júlia da Silva Saúde ………………………………. Kz. 6,000.00 Igreja Metodista Unida “Redentor” ……………………... Kz. 50,000.00 Irmã Maria de Lourdes de Carvalho Garcia….…………… Kz. 10,000.00 Esposas de Pastores ……………………………….. Kz. 117,000.00 Organizações de Mulheres da Conferência Anual ……. Kz. 20,000.00 TOTAL (até 13 de Janeiro de 2017): ………………………. Kz. 583,000.00

O SECRETÁRIO DA CONFERÊNCIA RECEBÍ

18