UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM

TIAGO REIS DUTRA

SESSENTA ANOS DE FERTILIZAÇÃO DO EUCALIPTO NO BRASIL

DIAMANTINA – MG 2020

TIAGO REIS DUTRA

SESSENTA ANOS DE FERTILIZAÇÃO DO EUCALIPTO NO BRASIL

Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciência Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, para obtenção do título de Doutor.

Orientador: Prof. Dr. Reynaldo Campos Santana

DIAMANTINA - MG 2020

Elaborado com os dados fornecidos pelo(a) autor(a).

D978s Dutra, Tiago Reis Sessenta anos de fertilização do eucalipto no Brasil / Tiago Reis Dutra, 2020. 132 p. : il.

Orientador: Reynaldo Campos Santana

Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.

1. Adubação mineral. 2. spp. 3. Mapas auto-organizáveis de Kohonen. 4. Lógica fuzzy. 5. Mineração de dados. I. Santana, Reynaldo Campos. II. Título. III. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

CDD 634.95

Ficha Catalográfica – Serviço de Bibliotecas/UFVJM Bibliotecária Nádia Santos Barbosa – CRB6/3468 TIAGO REIS DUTRA

SESSENTA ANOS DE FERTILIZAÇÃO DO EUCALIPTO NO BRASIL

Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciência Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, para obtenção do título de Doutor.

Orientador: Prof. Dr. Reynaldo Campos Santana

Data de aprovação: 02 / 04 / 2020.

Prof. Dr. Reynaldo Campos Santana UFVJM

Prof. Dr. Márcio Leles Romarco de Oliveira UFVJM

Prof. Dr. Israel Marinho Pereira UFVJM

Prof. Dr. Bruno Oliveira Lafetá IFMG – Campus São João Evangelista

Prof. Dr. Emerson Delano Lopes IFNMG – Campus Diamantina

DIAMANTINA - MG

DEDICO: À minha esposa Marília e à minha filha Marcela. Aos meus pais Pedro e Maria Helena.

AGRADECIMENTOS

À Deus pelo dom da vida e por ter me dado forças para alcançar mais essa conquista profissional; À minha esposa Marília e minha filha Marcela pelo amor, cumplicidade, paciência e apoio nesta e em outras etapas de nossas vidas; Aos meus pais pelo importante apoio, orações, amor e amizade; Aos meus irmãos, cunhadas e sobrinho pelas orações, força e amizade; Aos amigos diamantinenses Fred, Luciana, Manuela, Lucas, Dona Geralda, Senhor Antônio e seus familiares pela acolhida e sincera amizade; Ao IFNMG – Campus Salinas pelo afastamento concedido para desempenhar as atividades de minha pesquisa; O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001; Ao Professor Dr. Reynaldo Campos Santana pela orientação; Ao Professor Dr. Márcio Leles Romarco de Oliveira pela amizade e ajuda fundamental no desenho metodológico de minha tese; À Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em especial aos professores do Programa de Pós Graduação em Ciência Florestal; Aos membros da banca de defesa pelas contribuições valiosas para a formatação final do trabalho; À Empresa Aperam BioEnergia S/A pelo suporte a parte deste trabalho.

RESUMO

DUTRA, T. R. Sessenta anos de fertilização do eucalipto no Brasil. 132 p. 2020. Tese (Doutorado em Ciência Florestal), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2020.

Dentre as práticas silviculturais para uma correta condução de um plantio de eucalipto, podemos atribuir grande destaque a técnica de fertilização mineral. Em boa parte das situações, o solo não é capaz de suprir as necessidades nutricionais da espécie durante todo o ciclo de desenvolvimento fazendo necessário a realização de sua suplementação mineral. Diante da grande importância dessa prática, o objetivo do trabalho foi realizar uma análise explo