<<

P E N C L U B E D O B R A S I L Há 75 anos promovendo a literatura e defendendo a liberdade de expressão Boletim Informativo – Ano I – Novembro de 2011 – Edição Online

Fundado em 1936

DESTAQUES DO MÊS Acadêmico Marcos Vilaça recebe honra máxima do PEN Clube do Brasil Ao Acadêmico Marcos Vilaça, Presidente da Academia Brasileira de Letras, foi outorgado o título de Grande Benfeitor, máximo galardão concedido a quem tenha prestado serviços relevantes ao PEN CLUBE do Brasil. De acordo com a Diretoria do PEN Clube, o acadêmico foi escolhido por unanimidade em reunião ordinária realizada no dia 30 de novembro. A cerimônia de entrega do título ocorrerá durante o tradicional Jantar de Confraternização Natalina que será realizado no dia 19 de dezembro, segunda-feira, às 20h, no Terraço Panorâmico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Academia Brasileira de Letras e Universidade de Salamanca realizam Jornada Literária sobre Miguel Delibes

A Academia Brasileira de Letras, o Centro de Estudios Brasileños e a Universidade de Salamanca (Espanha) promoveram a “Jornada Literária sobre Miguel Delibes,” escritor espanhol falecido em 2010. A solenidade, presidida pelo Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça e coordenada pelos Acadêmicos Domício Proença Filho e , contou, ainda, com a participação de Cláudio Aguiar, Presidente do PEN Clube do Brasil, que falou sobre “A ficção de Miguel Delibes e a Desumanização do Progresso”. A jornada faz parte de convênio de cooperação firmado entre a ABL e a Universidade espanhola com o objetivo de estabelecer intercâmbio de informações que possibilitem a interação entre as duas entidades, visando a divulgação de textos de interesse comum dos idiomas português e espanhol e de obras de autores brasileiros na Espanha e de autores espanhois no Brasil. Miguel Delibes nasceu em Valladolid, capital da comunidade autônoma de Castilla e León, Espanha, em 17 de outubro de 1920, e morreu em sua cidade natal no dia 12 de março do ano passado, aos 89 anos de idade. Delibes é considerado um dos mais importantes escritores espanhois surgidos após a Guerra Civil. Recebeu diversos prêmios e distinções. Sua obra foi adaptada para o teatro e o cinema. Seus romances, textos jornalísticos e crônicas de viagem retratam fielmente o universo humano e paisagístico da região de Castilla, onde se situa sua cidade natal. (Salão Nobre do Petit Trianon. Dia 23.)

1

NOTÍCIAS DE ASSOCIADOS

Acadêmica Nélida Piñon fez a apresentação do escritor Carlos Fuentes na conferência intitulada “La novela de la revolución Mexicana”, organizada pela Academia Brasileira de Letras e Cátedra Latinoamericana Julio Cortázar. Salão Nobre do Petit Trianon. Dia 3.

Tania Zagury atuou como Coordenadora e Mediadora da mesa de debates sobre “Novas Mídias Sociais: Influência no Comportamento das novas gerações”. Conecta 2011_Tecnologias Educacionais. Centro de Convenções Sul América. Centro do Rio. Dias 3 e 4.

A Fundação Casa de Rui Barbosa conferiu ao Acadêmico a Medalha Rui Barbosa, com que a instituição homenageia anualmente aqueles que contribuiram para o enriquecimento da cultura do País. A solenidade de entrega da medalha realizou-se às 17 horas do dia 4 de novembro, aniversário de Rui Barbosa e Dia da Cultura.

O Acadêmico Lêdo Ivo representou o Brasil como membro da ABL no XV Festival Internacional de Poesia. Cidade de Cali. Colômbia. De 7 a 14.

Tania Zagury proferiu a palestra "Os Direitos dos Pais: construindo cidadãos em tempos de crise”. Colégio Barilan, Copacabana, Rio de Janeiro. Dia 9.

A Academia Brasileira de Letras, representada pelo seu Presidente, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, recebeu as insígnias da Medalha do Mérito Cultural, outorgada pelo Governo Federal. A solenidade teve lugar no Teatro de Santa Izabel, no Recife. Dia 9.

O Acadêmico participou, na qualidade de Patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do 48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Goiânia. Na ocasião proferiu as conferências: “A Escola Pitanguy: 59 anos de atuação na área social” e “Preservando a Dignidade do Corpo ao Envelhecer”. Dias 11, 12 e 13.

O Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça proferiu a palestra “Gilberto Freyre, quase na intimidade”. Festa Literária Internaacional de Pernambuco (Fliporto). Cidade de Olinda. Dia 12.

O escritor Cláudio Aguiar proferiu a palestra “Gilberto Freyre: saberes e sabores.” Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Cidade de Olinda. Dia 12.

Raquel Naveira participou do Congresso Brasileiro de Escritores, organizado pela UBE/SP, Ribeirão Preto (SP), ministrando a oficina "Artes Plásticas e Literatura: diálogos". Dia 13.

2 Acadêmico proferiu a palestra da Mesa-Redonda "Zohar, a alma da cabala". Coordenação do Acadêmico Alberto da Costa e Silva. Academia Brasileira de Letras. Dia 17.

Tania Zagury proferiu conferência seguida de debate para oficiais da Marinha com o tema “Liderança, Comunicação, Motivação e Produtividade”. Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Dia 17.

Luiza Lobo proferiu a palestra “Literatura e História” focalizando o enredo de seu mais novo romance: Terras proibidas. a saga do café no vale do Paraíba do Sul. Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais. Dia 17.

Adriano Espínola e Miriam Halfim tomaram posse, em conjunto, na Academia Carioca de Letras, os quais foram saudados, respectivamente, pelos Acadêmicos Domício Proença Filho e Paulo Roberto Pereira. Dia 18.

Luiza Lobo lançou seu romance Terras proibidas: a saga do café no vale do Paraíba do Sul. Livraria Quixote-Savassi – Belo Horizonte (MG). Dia 19.

Astrid Cabral foi a convidada de honra para a noite de autógrafos de Diego Mendes Sousa, o qual lançou o livro Fogo de Alabastro, traduzido por Helena Ferreira. Auditório da FAP. Dia 19.

Stella Leonardos, presidente da Academia Carioca de Letras, foi uma das homenageadas pela Sociedade Eça de Queiroz, presidida pelo escritor Bráulio Maciel. Salão de Festas do Hotel Flórida. Rio de Janeiro. Dia 19.

Fabio de Sousa Coutinho teve sua crônica literária “Esse inferno vai acabar” publicada no Caderno Brasília do jornal mineiro Hoje em Dia, por ocasião da homenagem à obra do cronista e biógrafo mineiro Humberto Werneck. Dia 19.

Waldir Ribeiro do Val proferiu a palestra "Gonçalves de Magalhães: 200 anos" dentro do Ciclo de Conferências: "A cidade do Rio de Janeiro: Patrimônio e História Cultural". Academia Carioca de Letras. Dia 21.

Tania Zagury proferiu a palestra "Liderança em sala de aula e auto-estima do professor" para os mestres da rede municipal de ensino da cidade de Amparo, São Paulo. Dia 21.

Cláudio Murilo Leal proferiu a palestra “A poesia cristã no Brasil” no Centro Dom Vital, Campus da PUC, Rio. Dia 21. No dia seguinte, o escritor proferiu a conferência “O Rio de Janeiro na ficção” no XIII Festival Carioca de Poesia, Grupo Poesia Simplesmente.Teatro Gláucio Gill.

Ronaldo Mourão, Maria de Lourdes Viana Lyra, Gilberto Pessanha Ribeiro e Pedro Jorge de Castro participaram do ciclo de palestras sobre “A missão Cruls e a fundação de Brasília”. Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas / (CEPHAS-IHGB). Rio de Janeiro. Dia 23.

3 Marcílio Marques Moreira proferiu a conferência “San Tiago: demasiado cedo ou tarde demais?” em comemoração ao Centenário de nascimento do político brasileiro. Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS-IHGB). Rio de Janeiro. Dia 23.

Godofredo de Oliveira Neto lançou o seu mais recente livro: Amores exilados. Editora Record. Livraria Blooks. Dia 23.

Tania Brandão participou da conferência “Mário Lago e o Rio de Janeiro” dentro do seminário “Mário Lago: Um século de presença política e cultural”. Casa de Rui Barbosa. Dia 23.

Carmen Moreno participou da 11ª Primavera dos Livros do Rio de Janeiro, ocasião em que realizou leitura de textos em prosa e verso e participou de um bate-papo sobre sua experiência nas áreas da Educação e Literatura. Museu da República. Dia 24.

Acadêmica Nélida Piñon participou da Feira Iinternacional del Libro (FIL), Quito, como convidada especial para receber a homenagem pelo reconhecimento de sua trajetória e contribuição ao mundo das letras. Dia 24.

Vera Abad participou de atividades literárias na 11ª Primavera dos Livros do Rio de Janeiro. Museu da República. Dias 24 a 27.

O Acadêmico Lêdo Ivo viajou à cidade de León (Espanha), a fim de receber o Prêmio Leteo, pela primeira vez atribuído a um poeta e escritor de língua portuguesa. Dia 25.

Tania Zagury proferiu a conferência "Uma escola para a geração Y" no Encontro Pedagógico coordenado e organizado pela Coordenadoria de Extensão da Universidade de Barra Mansa (UBM) destinada a professores das redes de ensino público e particular do entorno da cidade. Barra Mansa / RJ. Dia 25.

Aristóteles Drummond comanda, sempre aos domingos, às 20h, o programa “Brasil é isso”. Rede Vida de Televisão. Dia 27.

Astrid Cabral foi a homenageada do mês do programa Encontro com o Escritor sendo saudada pela escritora Helena Ferreira. Sede social do PEN Clube. Dia 28.

Acadêmico Arnaldo Niskier representou a Academia Brasileira de Letras no seminário “A criminalidade de matriz mafiosa”. Confederação Nacional do Comércio (CNC). Dia 28.

Sergio Fonta proferiu a conferência "O humor no teatro" dentro do 10º Ciclo de Conferências da Academia Brasileira de Letras "O Humor na cultura”, sob coordenação do Acadêmico Murilo Mello Filho. Dia 29.

O Acadêmico Lêdo Ivo encaminhou à Biblioteca da ABL a antologia poética bilíngue 22 Poemas de Lêdo Ivo, publicada pela Residencia de los Estudiantes (Espanha), com

4 tradução de Martin López-Vega e lançada por aquela instituição em sessão de autógrafos durante a estada do autor naquele país. Dia 29.

Lançamento de inúmeros volumes da coleção “Série Essencial, da Academia Brasileira de Letras, dirigida pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin, que ora chega ao 48º volume. Em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo a coleção destina-se a oferecer informações básicas sobre os patronos e ex-ocupantes das cadeiras da ABL ao longo da História. Sede da ABL. Dia 29.

POSSE DE MEMBROS TITULARES

Maria Thereza Noronha. Dia 22.

AGENDA DO MÊS DE DEZEMBRO

Dia 1, quinta-feira, das 17 às 20h – “Amigos do PEN Clube do Brasil”. Excepcionalmente será realizado neste dia com a presença do escritor e cantor , que, na condição de convidado especial, autografará seu mais recente livro: Fantasias, crenças e crendices. (Editora Ciência Moderna, 2011). Das 17 às 20h.

Dia 5, segunda-feira, das 17 às 20h - 70 anos da vinda para o Brasil em 1941 e morte em 1942 de Stefan Zweig. Será exibido o filme “Lost Zweig – os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil”, com presença do diretor do filme Sylvio Back, além da participação de Alberto Dines, Cecília Costa, Cláudio Aguiar e Rafael Cardoso.

Dia 19, segunda-feira, às 20h - Jantar de Confraternização Natalina. Na ocasião serão entregues os Prêmios Literários do PEN Clube do Brasil 2011 e o título de Grande Benfeitor ao Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, Presidene da Academia Brasileira de Letras. Terraço Panorâmico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

AGENDA CULTURAL DO ANO 2011

Divulgamos, a seguir, a Agenda Cultural do PEN Clube do Brasil para o ano 2011, relativa aos programas “Encontro com Escritor” e “Efemérides Literárias”.

Encontro com Escritor

Dia 11 de abril, segunda-feira, às 18h – ; Dia 9 de maio, segunda-feira, às 18h – Per Johns; Dia 20 de junho, segunda-feira, às 18h – Mário Pontes; Dia 11 de julho, segunda-feira, 18h – Deonísio da Silva; Dia 8 de agosto, segunda-feira, às 18h – Maria Beltrão; Dia 26 de setembro, segunda-feira, às 18h – Denise Emmer com seus livros de poemas e o Quarteto Legatto; Dia 17 de outubro, segunda-feira, às 17h – Laura Sandroni e Luciana Sandroni; Dia 28 de novembro, segunda-feira, 17h – Astrid Cabral.

5

Efemérides Literárias

Dia 25 de abril, segunda-feira, 18h - Comemoração dos 75 anos de fundação do PEN Clube do Brasil. Conferencista: Jornalista e escritor Alberto Dines. Inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes do PEN Clube do Brasil.

Dia 23 de maio, segunda-feira, 18h - 110 anos do nascimento do poeta Murilo Mendes e 80 anos de Cobra Norato, mítico poema de Raul Bopp. Eduardo Tornaghi e seu grupo de poetas cuidam de Murilo Mendes. Cobra Norato fica a cargo de Salgado Maranhão.

Dia 6 de junho, segunda-feira, 18h - Dia de Camões. A professora potiguar Luiza Nóbrega, que morou anos na Europa, tem revelações sobre Os Lusíadas para contar. Desde o Movimento 25 de abril, dia 10 de junho passou a ser o dia de , em homenagem à data de morte do grande poeta lusitano.

Dia 4 de julho, segunda-feira, 18h - . 140 anos da morte do poeta romântico. Palestra do professor Alcmeno Bastos.

Dia 1 de agosto, segunda-feira, 18h - João do Rio. 90 anos da morte. Palestra com a professora Helena Parente Cunha.

Dia 5 de setembro, segunda-feira, 18h - Raimundo Correa. Centenário da morte do poeta parnasiano. Palestra do poeta Augusto Sérgio Bastos.

Dia 3 de outubro, segunda-feira, 18h - Manuel de Oliveira Paiva. 150 anos do nascimento, em 1861. Cláudio Aguiar e o poeta Roberto Pontes falarão sobre o criador do romance Dona Guidinha do Poço, publicado postumamente. Após as palestras, ocorrerá o lançamento do livro 50 Poemas escolhidos pelo autor, de autoria do poeta cearense Roberto Pontes. Na mesma ocasião, haverá a participação especial do Grupo Verso de Boca, que virá de Fortaleza para interpretar poemas do livro lançado.

Dia 7 de novembro, segunda-feira, 17h - Lima Barreto. 130 anos do nascimento e 100 anos de Triste Fim de Policarpo Quaresma. Palestras de Benício Medeiros e professor Luiz Ricardo Leitão, autor de Lima Barreto, o rebelde imprescindível, Editora Expressão Popular.

Dia 5 de dezembro, segunda-feira, às 17 h - 70 anos da vinda para o Brasil em 1941 e morte em 1942 de Stefan Zweig, será exibido o filme “Lost Zweig – os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil”, com presença do diretor do filme Sylvio Back, além da participação de Alberto Dines, Cecília Costa, Cláudio Aguiar e Rafael Cardoso.

EXPEDIENTE - Praia do Flamengo, 172 – 11º Andar – Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22210-030 – Tel. Fax – 55 21 2556-0461 [email protected] / http://www.penclubedobrasil.org.br

ENTIDADES APOIADORAS

6