Significação: revista de cultura audiovisual E-ISSN: 2316-7114
[email protected] Universidade de São Paulo Brasil de Almeida, Rogério; Pelegrini, Christian H. Rose: uma ilha de estereótipos em Lost Significação: revista de cultura audiovisual, vol. 40, núm. 39, enero-junio, 2013, pp. 243- 265 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=609765999013 Como citar este artigo Número completo Sistema de Informação Científica Mais artigos Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Home da revista no Redalyc Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto // Rose: uma ilha de estereótipos em Lost /////////////////// Rogério de Almeida1 Christian H. Pelegrini2 1. Doutor em educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação da USP e pesquisador do Geifec (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). E-mail:
[email protected] 2. Doutorando na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professor dos cursos de comunicação social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade São Judas Tadeu e pesquisador do Geifec. E-mail:
[email protected] 2013 | ano 40 | nº39 | significação | 243 /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Resumo Este artigo é resultado de pesquisas realizadas pelo Geifec (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e tem por objetivo a análise das formas de representação da personagem Rose Nadler, da série americana Lost. Mulher, negra, próxima dos 60 anos, acima do peso, Rose está na intersecção de uma série de grupos minoritários, e sua presença na tela incorre na sobreposição de estereótipos pouco comuns na série.