Profissionais do Audiovisual farão oficinas e palestras na 8ª Mostra Petrópolis

As inscrições para as oficinas da oitava edição da Mostra Petrópolis já estão abertas! Entre os profissionais que virão este ano, estão PEDRO ESTEVES (roteirista do canal de humor Porta dos Fundos), FELIPE HERZOG (diretor assistente da Rede Globo, que está no ar com a novela Pega pega), DOUGLAS SOARES (diretor e roteirista de cinema), MARCELO DEL AGUILA (professor e maquiador do SENAC/RJ) e MARGO MARGOT (figurinista de várias exposições e shows em cartaz no Rio). Além disso, como parte do GIRO AUDIOVISUAL promovido pela Firjan/RJ em todo o estado, ANDRÉ SCUCATO estará no dia 1º de dezembro, no auditório da Firjan em Petrópolis, para a palestra “DO ESPETÁCULO PANORÂMICO À REALIDADE VIRTUAL: A REVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA IMAGEM EM 360º”. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas, e para se inscrever basta acessar o site mostrapetropolis.com.br. Para saber mais sobre dias e horários, fique antenado com a nossa programação pelo site e em nossas redes sociais (facebook.com/mostrapetropolis e instagram.com/@mostrapetropolis).

Um pouquinho sobre as oficinas e palestras:

[“WEBSÉRIES” – 40 VAGAS] A oficina de Webséries, com duração de três horas, irá explicar como encontrar a ideia, como extrair a comicidade da ideia, a composição dos personagens, a criação do arco

Maria Regina Bortolini Elaine Mayworm Coordenação Geral Coordenação de Produção 21 969409417 24 988183393

dramático, como escaletar as cenas, criar de diálogos e criar punchline. Ao final, os participantes farão a leitura dramatizada de alguma cena.

PEDRO ESTEVES Pedro Esteves é um dos nomes que compõe a pequena equipe de roteiristas do canal Porta dos Fundos. Ator há 15 anos, ele sempre teve talento para o humor. Depois de alguns anos produzindo alguns vídeos de humor para a internet, acabou indo trabalhar na equipe do canal Sensacionalista, e pegou gosto por escrever comédia. Hoje trabalha ao lado de Fabio Porchat, João Vicente de Castro, Gregório Duvivier, Antonio Tabet, e Ian SBF na criação dos vídeos do Porta dos Fundos, além de séries, filmes e novos grandes projetos desde a venda do Porta para a VIACOM, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo.

[“MAQUIAGEM ARTÍSTICA” – 30 VAGAS] As técnicas de maquiagem, caracterização e efeitos especiais que ajudam a compor personagens para o audiovisual. Como fazer feridas, cicatrizes, sangue cenográfico e várias outras técnicas de caracterização para dar ainda mais veracidade a atuação dramatúrgica.

MARCELO DEL AGUILA Professor do Curso de Maquiador do SENAC Rio e em projeto social na ong Recicla Vida, tem realizado trabalhos em teatro, como Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare e Alguém acaba de morrer lá fora, de Jô Bilac, ambas pela Companhia Língua de Trapo, entre outras atividades profissionais.

[“CINEMA HÍBRIDO” – 20 VAGAS PARA CADA SESSÃO] Utilizando-se das potências básicas do documentário e da ficção, a oficina “Cinema Híbrido” busca refletir e expandir as possibilidades cinematográficas a partir do cruzamento dos

Maria Regina Bortolini Elaine Mayworm Coordenação Geral Coordenação de Produção 21 969409417 24 988183393

diversos gêneros fílmicos. A partir da exibição de curtas-metragens, exemplos de cinema híbrido, a oficina irá propor novas formas de abordar temas, personagens, roteiros e práticas de direção, sempre discutindo os envolvimentos éticos e artísticos da realização.

DOUGLAS SOARES Formado em direção cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Douglas Soares é graduando em História da Arte pela UERJ e trabalha como assistente para diretores como Nelson Pereira dos Santos e Allan Ribeiro. Dirigiu os filmes: “Minha Tia, Meu Primo”, híbrido de documentário e ficção que participou de 20 festivais no Brasil, em 2008; “A Dama do Peixoto” (2011 - Habana Film Festival e 14ª Mostra de Tiradentes); “Contos da Maré” (2013), exibido no Uppsala Internationella Kortfilmfestival, Bosphorus Film Festival (Turquia) e no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde foi premiado como melhor curta- metragem. Também realizou “Xale”, seu 1º longa-metragem, que teve estreia no Festival Internacional do Rio de Janeiro (2016), além de receber o prêmio de melhor direção no Festival Internacional de CineJardim (BR). "Inocentes" (2017) é seu 5º filme.

[“ATUAÇÃO EM AUDIOVISUAL” – 15 VAGAS EM CADA SESSÃO] A oficina busca despertar nos participantes a compreensão e a apropriação das peças fundamentais para o trabalho do ator em cena. A partir de exercícios práticos (individuais e em grupo), serão abordadas diversas técnicas capazes de estimular e potencializar a criatividade, a sensibilidade e a vitalidade do ator em cena. Enfrentar a câmera, observar o que ela é capaz de revelar e munir-se de escolhas conscientes, além de aguçar a percepção de quais de nossas características serão interessantes para a construção/composição que pretendemos criar. Valorizar a atuação como mecanismo de autoconhecimento e expressão da subjetividade.

FELIPE HERZOG É ator e diretor graduado em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela UFRJ. Assistente de direção na TV Globo desde 2008, trabalhou em mais de 20 produções, destacando-se: Pega Maria Regina Bortolini Elaine Mayworm Coordenação Geral Coordenação de Produção 21 969409417 24 988183393

Pega, (Indicada ao Emmy de Melhor Telenovela), Passione (Seoul International Drama Awards); Como aproveitar o fim do mundo (indicado ao Emmy de Melhor Comédia); Shows Criança Esperança (edições de 2011 e 2012). Cursou Cinema Documental e Cinema Cômico na ENERC (Argentina). Na Espanha, fez Roteiro, Direção e Atuação em Audiovisual no Foro de Creadores. Fez ainda cursos de Preparação de Atores dos métodos de Fátima Toledo, de Michael Chekhov, entre outros. Dirigiu cinco curtas-metragens, entre eles La proxima estación (coprodução Brasil/Espanha) e Mi Primer Rasta (Argentina) além de Calor. Foi diretor assistente do curta Inocentes. Dentre os sete espetáculos teatrais que dirigiu, estão Inês é morta e As redentoras humilhadas, além de cinco performances. Como ator participou de mais de dez montagens teatrais, com ênfase para: Aquele que diz sim Aquele que diz não (Brecht) e Arsênico e Alfazema. Atuou nos longas Xale (2015) e Maria (2003). Em 2012 foi Carnavalesco da GRES União do Parque Curicica.

[GIRO AUDIOVISUAL – 40 VAGAS] “DO ESPETÁCULO PANORÂMICO À REALIDADE VIRTUAL: A REVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA IMAGEM EM 360º” Como parte do GIRO AUDIOVISUAL, promovido pela FIRJAN/RJ, e de olho no futuro, é preciso apresentar o que há de mais moderno entre as técnicas que o audiovisual dispõe para suas criações. Neste encontro, serão abordados o que se considera como os maiores avanços do momento: vídeo 360, realidade virtual, realidade aumentada e Light Field promoveram profundas transformações que impactam diretamente na produção audiovisual. A palestra mostra o surgimento dos espetáculos e das imagens panorâmicas do século XVII e sua evolução, além das principais câmeras 360, softwares de edição e pós-produção, novas narrativas e mídias em 360.

ANDRÉ SCUCATO Maria Regina Bortolini Elaine Mayworm Coordenação Geral Coordenação de Produção 21 969409417 24 988183393

Editor com experiência em TV, cinema e vídeo-cenário. Trabalhou na TVE, TV Brasil, TV Bandeirantes. Começou sua trajetória no ensino, lecionando aulas de Final Cut no ATC (Apple Trainning Center) na Universidade Veiga de Almeida, em 2002. Ensinou edição na StartUp, Faculdade CCAA, SENAI entre outras instituições. Atuou como freelancer para diversas produtoras. Produziu, fotografou e editou 70 curta-metragens e documentários. Sua obra audiovisual possui 350 seleções em festivais de cinema e arte, oito mostras internacionais e cinco nacionais, sendo premiado em Festivais na Grécia, Índia, Portugal e Inglaterra. Em 2006, foi palestrante no encontro internacional de Cinema e Poesia no Egito e, em 2007, representou o cinema de arte brasileiro no Festival Internacional do Nilo. Possui formação em Jornalismo, Publicidade e mestrado em Ciência da Arte.

Maria Regina Bortolini Elaine Mayworm Coordenação Geral Coordenação de Produção 21 969409417 24 988183393