ADONIRAN BARBOSA De André Diniz e Juliana Lins (André Diniz é mestre em Memória Social da Música pela Unirio-RJ. Juliana Lins é roteirista de programas para televisão.)

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por

Maria Clara Wasserman, mestre em História, professora do ensino fundamental e médio e pesquisadora de música brasileira.

Professor

Neste suplemento você encontrará sugestões de projeto pedagógico para desenvolver no ensino fun- damental com turmas de 1a a 4a série (ou 1o e 2o ciclos) e turmas de 5a a 8a série (ou 3o e 4o ciclos). Com essa divisão buscamos criar projetos adequados para cada fase do desenvolvimento do aluno. Tomando como referência o livro estudado, organizamos um plano de atividades para os quatro ci- clos: — antes da leitura sugerimos um trabalho de sensibilização sobre o tema central, em que a classe se organiza em equipes para pesquisa e produção de material; — durante a leitura, feita com a mediação do professor, propõe-se o levantamento e a análise de questões sobre o tema; — depois da leitura, o professor pode avaliar a absorção do conhecimento por meio de trabalhos em múltiplas linguagens (dramatizações, fóruns, textos, painéis). Para as atividades deste suplemento tomamos como ponto de partida, além do livro estudado, os Parâmetros Curriculares Nacionais, que possibilitam ao educador atuar como mediador na produção do conhecimento. Os PCNs de História, Geografia e Arte, de modo geral, têm como objetivo levar o aluno a conhecer e respeitar o modo de vida de grupos sociais diversos em suas atividades culturais, econômicas, políticas e sociais, identificando semelhanças e diferenças entre eles. Outro ponto não menos importante é fazer o educando reconhecer mudanças e permanências nas sociedades humanas, presentes na sua e nas demais comunidades. A área da Arte é um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais, uma vez que as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural e expressam a riqueza criadora dos povos de todos os tempos e lugares. Em contato com tais produções, o aluno pode exercitar suas capaci- dades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa, organizadas em torno da aprendizagem. E, no campo da música popular, nosso objeto de estudo, ele é levado a desenvolver a sensibilidade e a consciência estéti- co-crítica por meio da percepção de elementos da linguagem musical. Fica a critério do professor aproveitar as atividades para outros projetos, adaptando-as ao perfil de cada turma. POR QUE TRABALHAR COM ADONIRAN BARBOSA?

O livro de André Diniz e Juliana Lins con- ções que, apesar de bem-humoradas, re- ta a história de João Rubinato, filho de velam as tensões decorrentes do imigrantes italianos, que por volta de 1935 vertiginoso processo de urbanização das adotou o nome artístico de Adoniran Bar- grandes cidades. bosa. Nesse livro, nossa principal fonte de Da entoação da fala coloquial, o com- estudo, ficamos sabendo como Adoniran positor tirou a entoação de suas transformou sua vivência de operário em melodias, e suas canções registram o canções, fazendo de cada uma delas parte linguajar típico resultante do encontro da história de sua própria vida. dos diferentes grupos em . Inspiradas nos italianos que aqui chega- Considerado cronista dos excluídos, ram na primeira metade do século XX e em Adoniran Barbosa tematizou o cotidiano seus descendentes, as letras de Adoniran fa- da classe trabalhadora em composições lam da vida difícil dos imigrantes e dos que se tornaram retrato da vida brasileiros menos favorecidos. São composi- paulistana.

Além de trabalharmos com a biografia de Adoniran Barbosa, podemos trabalhar com algu- mas de suas canções. Para facilitar a análise da canção popular com os alunos, sugerimos ao professor o roteiro a seguir.

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE UMA CANÇÃO

1. Parâmetros poéticos ◗ Arranjo: instrumentos predominantes e sua função no clima geral da canção. ◗ Identificar o tema geral da canção. ◗ Andamento: rápido ou lento. ◗ Identificar o eu poético e seus possí- ◗ Entoação: tipos e efeitos de interpre- veis interlocutores (quem fala por meio tação vocal, levando-se em conta a da letra e para quem fala). intensidade (volume), a tessitura atingida ◗ Desenvolvimento: qual a narrativa, (graves/agudos) e a ocorrência de orna- que imagens poéticas foram usadas, qual mentos vocais, como falsete ou vibrato. o léxico e a sintaxe predominantes. ◗ Gênero musical (geralmente confun- ◗ Identificar os tipos de rima e as for- dido com estilo ou ritmo): , pop, mas poéticas. rock etc. ◗ Observar se foram utilizados recur- ◗ Identificar a possível ocorrência de sos como alegoria, metáfora, metonímia, intertextualidade musical (citação de ou- paródia, etc. tras músicas).

2. Parâmetros musicais (Adaptado de: Marcos Napolitano. Pre- texto, texto e contexto na análise da ◗ Melodia: pontos de tensão/repouso canção. História e imagem. Rio de Janei- melódico. ro: UFRJ/IFCS, s/d)

2 SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO PARA TURMAS DE 1a A 4a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMA 1: A IMIGRAÇÃO NO BRASIL

✦ Objetivo macarrão, mortadela, palhaço etc. Mas a palavra mais popular incorporada ao nosso Conhecer o processo de imigração dos idioma talvez seja o “tchau”. europeus para o Brasil e perceber as diver- São Paulo é considerada atualmente a sas dificuldades enfrentadas pelos imigrantes terceira maior cidade italiana fora da Itália, nas grandes cidades. perdendo apenas para Buenos Aires e Nova York. Estima-se que hoje haja cerca de 6 mi- ✦ Temas transversais: Cidadania e lhões de italianos e descendentes só na Pluralidade cultural. capital. No estado de São Paulo, esse núme- ro cresce para 13 milhões, e em todo o Brasil ✦ Trabalho interdisciplinar: História, eles são cerca de 22 milhões.” Arte, Geografia e Português. (http://igspot.ig.com.br/dcastelluber/ imigrasp.htm) Em grupos, os alunos deverão pesquisar ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA o tema da imigração em arquivos, livros e jornais. Eles também poderão pesquisar em Para sensibilizar os alunos, o professor álbuns de fotografia e, se possível, trazer pode ler o seguinte texto, adaptado de um fotos antigas para mostrar aos colegas. site da Internet: Aproveitando o material trazido para a classe, inicie uma discussão em que se pos- “A imigração dos italianos para o Brasil sa refletir sobre o papel dos imigrantes na começou a ocorrer em 1871. A primeira leva construção do Brasil e sua influência na foi destinada às lavouras de café no interior vida cultural do país. de São Paulo para substituir a mão-de-obra escrava. Os imigrantes vieram da Europa com a ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA promessa de terras e salários dignos, mas a realidade que encontraram era bem diferen- Leia com seus alunos o livro de André te da que haviam sonhado. Desiludidos, Diniz e Juliana Lins. Comente como é muitos partiram para a capital, onde come- enriquecedor trabalhar com a biografia de çaram a trabalhar nas fábricas e no comércio. um compositor popular. Existem várias pos- A influência italiana foi muito forte nas sibilidades de atividade, mas sugerimos uma regiões onde eles se fixaram — desde a ali- audição para analisar três canções de mentação ao modo de vida em geral. Os Adoniran Barbosa: “Trem das onze”, “Tiro italianos muito contribuíram para a forma- ao Álvaro” e “Samba do Arnesto” (é funda- ção do vocabulário brasileiro, conforme mental que os alunos tenham as letras registra Pacheco Júnior em sua Gramática dessas canções). histórica da língua portuguesa. Segundo O roteiro abaixo propõe um trabalho ele, cerca de trezentos vocábulos da língua interdisciplinar. Peça aos alunos que: portuguesa são de origem italiana, como a) enumerem as personagens das letras e cantina, caricatura, cascata, fiasco, poltro- identifiquem os tipos sociais de cada uma: o na, aquarela, bandolim, camarim, maestro, imigrante, o trabalhador, o morador do su- piano, serenata, alarme, boletim, confete, búrbio etc.

3 b) relacionem os temas das músicas com Piga-pau é passarigno, a história recente da cidade em que vivem: O papagallo tambê. novos fluxos migratórios e a eventual mo- Tico-tico non tê denti, dernização da paisagem urbana. Migna avó tambê non tê. c) façam uma lista das palavras e expres- [...] sões que consideram erradas e passem-nas Quando vejo uma minina, para a variedade padrão da língua. O pro- Fico logo paxonado! fessor pode explorar o contraste entre a Dô una ogliada p’ra ella, norma culta e os efeitos poéticos e I vô saino di lado. expressividade dos “erros”. [...] Se houver oportunidade, você ainda pode sugerir uma comparação entre “Sam- ba do Arnesto” e “Versignos” (lê-se ATIVIDADE PARA DEPOIS DA LEITURA “versinhos”) do poeta paulista Juó Bananere, que escrevia no português Tendo o livro como referência, os alunos macarrônico falado pela colônia italiana de poderão organizar um mural sobre o tema São Paulo na década de 1920 (para mais in- da imigração italiana ou, se houver condi- formações consulte o site: http:// ções, uma feira na escola, com a participação www.inexo.com.br/~danton/bananere). de familiares e membros da comunidade.

TEMA 2: O TREM

✦ Objetivo o trem como tema central. Este material será aproveitado na atividade para durante ◗ Pesquisar canções que tenham o trem a leitura. como tema.

✦ Temas transversais: Trabalho e Plura- ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA lidade cultural. Durante a leitura do livro proponha uma ✦ Trabalho interdisciplinar: Arte, Geo- atividade para conhecer as várias utilizações grafia, História e Português. do trem. Para isso, escolha trabalhos artísti- cos que tenham como tema esse meio de transporte. Além de “Trem das onze” e das ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA músicas ou poemas que os alunos tenham conseguido encontrar na atividade anterior, Explique aos alunos que a urbanização sugerimos as seguintes canções como possi- paulistana está diretamente relacionada ao bilidade de trabalho: trem, às fábricas e aos bairros operários. A a) “Trem de ferro”, poema de Manuel partir dos anos 1920, em São Paulo, surgi- Bandeira e música de Tom Jobim, gravado ram os bairros operários nas várzeas dos rios por Tom Jobim. Tietê e Pinheiros. As linhas de trem eram b) “Trem de ferro” (Trenzinho), de colocadas nesses terrenos em razão das pri- Lauro Maia, gravado por João Gilberto. meiras fábricas ali situadas. c) “Trem de Alagoas”, poema de Ascenso Nessa atividade de sensibilização, peça Ferreira, gravado por Alceu Valença. aos alunos que, divididos em grupos, d) “Trem do Pantanal”, de Paulo Simões pesquisem músicas ou poemas que tenham e Geraldo Roca, gravado por Almir Sater. 4 e) ”Trenzinho caipira”, de Villa-Lobos. tas para recortar, os alunos podem executar Depois de uma audição, peça aos alunos que: essa atividade individualmente ou em peque- a) observem nas canções o uso de ono- nos grupos para a criação de diferentes matopéias (sons que imitam trem); trabalhos: b) distingam os tipos de trens citados: a) A paisagem da cidade e a paisagem do trens urbanos, marias-fumaça, etc.; campo. c) localizem as paisagens dos percursos b) Os diversos tipos de trem. dos trens. c) As paisagens vistas da janela de um trem e as estações ferroviárias. d) Os sons de um trem em movimento ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA (usando onomatopéias). Quando finalizados, os trabalhos Utilizando cartolina ou folhas grandes de podem ser expostos para apreciação co- papel, material de desenho e jornais e revis- letiva.

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO PARA TURMAS A PARTIR DA 5a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMA 1: A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

✦ Objetivos Santos—Jundiaí (1867) e do afluxo de imi- grantes europeus. Para se ter uma idéia do ◗ Entender os diferentes tipos de sociabi- crescimento vertiginoso da cidade na virada lidade nas pequenas e nas grandes cidades. do século, basta observar que em 1895 a po- ◗ Conhecer os processos de modernização pulação de São Paulo era de 130 mil das grandes cidades e compreender a exclu- habitantes (dos quais 71 mil eram estrangei- são social como conseqüência desse ros), chegando a 239.820 em 1900! Nesse processo. período, a área urbana se expandiu, surgi- ram as primeiras linhas de bonde, os ✦ Temas transversais: Cidadania e Plura- reservatórios de água e a iluminação a gás. lidade cultural. Nessas condições, já se esboça a formação de um parque industrial paulistano. O Brás ✦ Outros temas: Modernização, Exclusão e e a Lapa transformaram-se em bairros ope- Sociabilidade. rários por excelência; ali concentravam-se as ✦ Trabalho interdisciplinar: História, indústrias próximas aos trilhos da estrada de Arte, Geografia e Português. ferro inglesa, nas várzeas alagadiças dos rios Tamanduateí e Tietê. A região do Bexiga foi ocupada, sobretudo, pelos imigrantes italia- ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA nos, e a Avenida Paulista e adjacências, áreas arborizadas, elevadas e arejadas, pelos pala- Leia para seus alunos este texto sobre a cetes dos grandes cafeicultores . urbanização de São Paulo. As mais importantes realizações urbanís- ticas do final do século foram a abertura da “No final do século XIX, a cidade de São Avenida Paulista (1891) e a construção do Paulo passou por profundas transformações Viaduto do Chá (1892), que promoveu a li- econômicas e sociais decorrentes da expan- gação do “centro velho” com a “cidade são da lavoura cafeeira em várias regiões nova”, formada pela Rua Barão de paulistas, da construção da estrada de ferro Itapetininga e adjacências. É importante

5 lembrar, ainda, que logo a seguir (1901) foi e os fonogramas das canções, consulte a construída a nova estação da São Paulo listagem de links da internet no final deste Railway, a Estação da Luz. suplemento.) Com o século XX, em suas manifestações — “Iracema” — A canção retrata o peri- econômicas, culturais e artísticas, São Paulo go das ruas e o descompasso entre o passa a ser sinônimo de progresso.” mundo rural e o mundo urbano. Iracema (www.saopaulo.sp.gov.br) morre atropelada por não estar preparada para enfrentar o tráfego de São Paulo, já Em seguida à leitura, comente o texto e intenso nos anos 50, quando a canção foi abra um debate sobre os problemas que as composta. pessoas enfrentam nas grandes cidades. Du- Utilize a canção “Iracema”, de Chico rante a discussão, anote os assuntos Buarque, para fazer uma comparação: as levantados pelos alunos e introduza, a par- duas Iracemas estão fora de seu lugar de ori- tir daí, o estudo sobre a vida de Adoniran gem (a de Chico emigra para buscar Barbosa. trabalho nos Estados Unidos: “Vê um filme Como tantos outros, o artista passou por de quando em vez, não domina o idioma várias dificuldades até tornar-se conhecido inglês, lava chão numa casa de chá”). como compositor, cantor, humorista e ator. Sua biografia revela uma trajetória de luta — “Saudosa maloca” — A canção ideali- profissional e pessoal. Como compositor, za o espaço da moradia e expõe a oposição percebeu as belezas, os contrastes e os reve- entre luxo e pobreza (“que aqui onde agora zes da cidade grande. está esse edifício arto, era uma casa véia, um palacete assobradado...”) e também expres- sa o conformismo diante do inevitável (”os ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA home tá com a razão, nóis arranja outro lu- gar”). Divida a leitura do livro em duas etapas: Outra canção de Adoniran que aborda o a de João Rubinato ainda menino no interi- mesmo tema é “Despejo na ”: “Não or paulista e, depois, já como Adoniran tem nada não, amanhã mesmo vou deixar Barbosa, na cidade de São Paulo. meu barracão, vou sair daqui, pra não ouvir A infância de Adoniran é o tema gerador. o ronco do trator, pra mim não tem proble- Depois dos comentários iniciais e com base ma, em qualquer canto eu me arrumo, de no livro, os alunos devem produzir um resu- qualquer jeito eu me ajeito”. mo sobre a infância do compositor. Sugerimos uma análise comparativa com A seguir, peça aos alunos que descrevam “Sampa”, de Caetano Veloso, que também como foi a mudança de Adoniran para São revela a aceitação dos despossuídos, “da for- Paulo, quais suas dificuldades e alegrias, ça da grana que ergue e destrói coisas tanto no interior quanto na cidade grande. belas”. Eles devem produzir, então, outro pequeno texto sobre a trajetória de Adoniran até — “Torresmo à milanesa” — Descreve atingir a fama. com ironia a vida diária de um operário da Por último devem comparar as duas fa- construção civil. Aborda temas como ali- ses da vida do compositor. Lembramos que mentação (“truxe ovo frito, arroz com feijão todas as dificuldades pelas quais Adoniran e um torresmo à milanesa”) e a sociabilida- passou foram retratadas em várias de suas de entre os operários (“conversar sobre isso canções. e aquilo, coisas que nóis não entende Peça, então, que os alunos analisem as nada”). canções “Iracema”, “Saudosa maloca” e Sugerimos um trabalho com a música “Torresmo à milanesa”.(Para obter as letras “Construção”, de Chico Buarque, que retra-

6 ta de maneira quase idêntica a de Adoniran ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA o tipo de vida do trabalhador de uma obra. O professor pode aproveitar a utilização das A proposta é montar equipes para a cria- proparoxítonas para o trabalho com a can- ção de um Jornal da Cidade. Com base nos ção de Chico Buarque. estudos anteriores, os alunos devem realizar uma pesquisa de campo para escrever sobre Algumas sugestões de perguntas para as seguintes pautas: você conduzir um debate com os alunos: a) A voz de Adoniran: a história do com- positor; letras de canções e relação dos a) Em que as canções lembram a trajetó- temas com acontecimentos similares ocorri- ria pessoal de Adoniran Barbosa? dos na cidade. b) Em relação à qualidade de vida, que b) Nosso mundo urbano: reportagens so- diferença existe entre as grandes e as pe- bre a história da cidade e os problemas quenas cidades? cotidianos. c) O que se entende por sociabilidade e c) A presença de imigrantes: história da ocu- inclusão social? pação da cidade pelo imigrante (se for o caso).

TEMA 2: O RÁDIO NO TEMPO DE ADONIRAN

Esse tema pode ser trabalhado após a lei- cada uma produza um programa de rádio: tura do livro, ou na seqüência do tema 1. noticiário ou folhetim. A equipe encarregada do noticiário ✦ Objetivos pode aproveitar para divulgar desde acontecimentos da escola até fatos interna- ◗ Conhecer a fase em que o rádio era o cionais. principal meio de comunicação do país. O grupo responsável pelo folhetim deve ◗ Entender o significado de ética nos mei- saber que, antes da televisão, era costume os de comunicação. contarem-se no rádio histórias em capítu- los, como fragmentos de um romance. ✦ Temas transversais: Ética e Trabalho. Foram esses folhetins que inspiraram as novelas de televisão. ✦ Trabalho interdisciplinar: Português, Arte e História. EXECUÇÃO DO PROJETO

PREPARAÇÃO DO PROJETO Os alunos deverão estar atentos a alguns tópicos para a produção do programa: Já efetuada a leitura, o professor orienta ◗ Argumento: idéia central sobre o os alunos a voltarem ao livro para extrair programa, com personagens, músicas, pro- dele todas as informações sobre o rádio. Eles pagandas, etc. devem assinalar também os diferentes pro- ◗ Roteiro: relação dos principais itens que gramas dos quais Adoniran participou, vão compor o programa. como ator ou como cantor. ◗ Efeitos sonoros: recursos técnicos utili- Em seguida, os alunos complementam a pes- zados para simular sons, como corrida de quisa com material sobre os antigos programas cavalos, trovão, chuva etc. de rádio, incluindo as canções de época. ◗ Canções ou jingles (se houver). De posse dessas informações, a classe de- ◗ Propagandas: publicidade dos patroci- verá se dividir em duas equipes para que nadores.

7 FINALIZAÇÃO DO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. Co- leção Histórias dos bairros de São Paulo. s/d. As equipes apresentam o programa esco- lhido, em sala de aula ou no teatro da escola. Adoniran Barbosa e Música Popular Após, conduza um debate sobre os principais Brasileira veículos de comunicação da atualidade e so- ALMEIDA, Cláudio A. Cultura e sociedade bre a importância do rádio na época em que no Brasil (1940/1968). São Paulo: Atual, Adoniran começou sua carreira. 1996. ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: popular, erudita e folclórica. 2.ed. São Pau- PARA SABER MAIS lo: Art Editora/Publifolha, 1998. MARIZ, Vasco. A canção brasileira (erudi- Billy Blanco (1924) Compositor de mú- ta, folclórica, popular). 3.ed. : sica popular da década de 1950, autor de Civilização Brasileira, 1977. canções até hoje famosas, inspiradas no tipo MOURA, Flávio; NIGRI, André. Adoniran carioca, entre elas “Teresa da praia”. Barbosa. Se o senhor não tá lembrado. São Cartola (1908-1980) Compositor popular, Paulo: Boitempo. (Col. Paulicéia). um dos fundadores da Escola de Samba Es- ROCHA, Francisco. Adoniran Barbosa, o tação Primeira de Mangueira, autor de poeta da cidade. São Paulo: Atelier Editorial. sucessos como “Acontece”, “As rosas não SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. falam”, “Tive sim”. A Canção no tempo: 85 anos de músicas brasi- Ismael Silva (1905-1978) Considerado leiras. 1901-1957. São Paulo: Ed. 34, 1997. v. 1. grande sambista, autor de sucessos da dé- TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. cada de 1930, ficou esquecido nos anos 40, São Paulo: Atual, 1986. (Série Lendo). mas ressurgiu na década de 1950 com “Antonico”. Entre suas composições desta- Adoniran na Internet cam-se “Se você jurar”, “Amor de malandro”, www.adoniranbarbosa.cjb.net “Adeus” e “Uma jura que eu fiz”. www.adoniranbarbosa.hpg.ig.com.br Nélson Cavaquinho (1911-1986) Come- www.samba-choro.com.br/artistas/ çou a compor na década de 1930. adoniranbarbosa Seus maiores sucessos são “Cinzas”, “Pranto www.mikkolee.hpg.com.br/adoniran.htm de poeta”, “Folhas secas”, entre outros. www.cifrantiga.hpg.ig.com.br/sambixiga/ adoniran_barbosa.htm www1.folha.uol.com.br/folha/almanaque/ BIBLIOGRAFIA adoniran.htm www.vidaslusofonas.pt/ História da imigração e de São Paulo adoniran_barbosa.htm ALCÂNTARA MACHADO. Brás, Bexiga e www.e-biografias.net/biografias/ Barra Funda. São Paulo: Martins, 1943. adoniran_barbosa.shtml BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lem- branças de velhos. São Paulo: P.T.A. Queiroz Outros sites de Música Popular Brasileira Editora, 1979. Dicionário Cravo Albin de MPB: DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo. A vida fora www.fbn-202.bn.br/dicionario/nova.htm das fábricas: cotidiano operário em São Paulo Chico Buarque: www.chicobuarque.com.br (1920-1934). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Caetano Veloso: www.caetanoveloso.com.br