Sumário de Vídeo

Sumário: Sérgio Faria Nome do entrevistado: José Fernando Polozzi Local da entrevista: Vinhedo, São Paulo Entrevistadores: Bruna Gottardo (Museu do Futebol/SP) e Bernardo Buarque de Holanda (Museu do Futebol/SP) Duração: 3h 41min Nome do projeto: Futebol, Memória e Patrimônio: Projeto de constituição de um acervo de entrevistas em História Oral.

Entrevista: 08/11/2012

1º Bloco: Origens familiares; a descendência italiana; o sobrenome Polozzi e a carreira de futebolista; a infância em Louveira, São Paulo; a atuação de seu pai no futebol amador.

2º Bloco: A influência de seu pai para a atuação na carreira futebolística; o futebol na juventude; o juvenil no Santana; a entrada na Associação Atlética Ponte Preta.

3º Bloco: Os primeiros estudos; o futebol e os estudos; a pescaria em família; o treinamento nas equipes de base; as equipes de base da Ponte Preta.

4º Bloco: A equipe “junior” de futebol; o encaminhamento para o futebol profissional; o futebol profissional; o destaque na atuação da Taça São Paulo de 1975; o destaque na carreira de zagueiro; os primeiros passos no futebol profissional da Ponte Preta.

5º Bloco: A estreia no time profissional da Ponte Preta em 1975; o de 1975; o Campeonato Paulista de 1976; o crescimento da Ponte Preta; o vice-campeonato paulista da Ponte Preta em 1977; a sondagem de outros clubes; a condição financeira da época; a atuação no Sociedade Esportiva Palmeiras; os patrocínios no futebol.

6º Bloco: A rivalidade entre Ponte Preta e o Guarani Futebol Clube; os jogos marcantes disputados pela Ponte Preta contra o Guarani; as torcidas da Ponte Preta; a final de 1977 contra o Sport Club Corinthians Paulista: a pressão das torcidas; o controle da adrenalina durante as partidas.

7º Bloco: Os destaques na zaga da Ponte Preta no Campeonato Paulista de 1977; a renda da Ponte Preta nos anos de 1970; a atitude arrogante dos torcedores em campo; a cobrança dos torcedores durante sua atuação no Palmeiras; a violência das torcidas.

8º Bloco: A conversão religiosa; o encaminhamento para a Copa do Mundo; a convocação para a Copa do Mundo de 1978; a dedicação na carreira de futebolista.

1 Sumário de Vídeo

9º Bloco: O estilo de jogo dentro de campo; a orientação dos companheiros de time; a atitude de treinador em campo; os times da Ponte Preta.

10º Bloco: A preparação física para a Copa do Mundo de 1978; o treinamento dos jogadores da Seleção Brasileira; a imprensa do Rio de Janeiro e a divulgação de seu nome; o jogo pela Seleção Brasileira na Arábia Saudita; as excursões para a Europa com a Seleção.

11º Bloco: A atuação de Manuel Resende de Matos Cabral () na Copa de 1978; a Seleção Brasileira da Copa de 1978; as partidas da Copa de 1978; o jogo contra o Corinthians em 1977; a defesa do time do Corinthians em 1977.

12º Bloco: Os jogos no Campeonato Paulista de 1977 contra o Corinthians; histórias da experiência no futebol; as dificuldades com o Dulcídio Wanderley Boschilia.

13º Bloco: A Copa do Mundo de 1978; os primeiros jogos na Copa de 1978; o começo de sua atuação como titular da Seleção na Copa de 1978; os jogos disputados contra a Polônia e o Peru.

14º Bloco: O Golpe Militar na Argentina e o futebol; os jogos na Copa de 1978; a Seleção argentina em 1978.

15º Bloco: O aquecimento para os jogos da Copa de 1978; a importância de Telê Santana na reestruturação dos esquemas táticos na Seleção; os modelos táticos das seleções brasileiras; os treinadores e os posicionamentos dos jogadores em campo.

16º Bloco: O momento da desclassificação na Copa de 1978; o torcedor brasileiro; a necessidade do título na Copa de 1978.

17º Bloco: A volta para a Ponte Preta após a Seleção; a saída para o Palmeiras; o processo de venda para o Palmeiras; os pagamentos no Palmeiras.

18º Bloco: A volta para a Ponte Preta; a passagem pelo Botafogo Futebol Clube (Botafogo Paulista); a passagem pelo Bangu Atlético Club; a volta para o Palmeiras; a importância da experiência em campo para os jogadores profissionais; a ida para o Serrano Sport Club na Bahia.

19º Bloco: A ida para o Bandeirante Futebol Clube; a experiência no Bandeirante; a experiência de ser jogador e treinador ao mesmo tempo na Bahia; as passagens por outros times; a necessidade do jogador absorver o conhecimento do treinador; práticas utilizadas pelos treinadores para organizar as táticas de jogo.

20º Bloco: Expectativas para a Copa do Mundo de 2014 a ser realizada no Brasil; a estrutura do Brasil para a Copa de 2014.

2