Quick viewing(Text Mode)

Relatório Anual EPASBENGO

Relatório Anual EPASBENGO

RELATÓRIO ANUAL 

ÍNDICE A EMPRESA ...... 2 Quem Somos ...... 3 A Nossa Missão ...... 3 Objectivos ...... 3 Cadeia de Valor ...... 3 Indicadores de Actividade...... 4 Organização da Empresa ...... 4 Órgãos ...... 4 Estrutura de Funcionamento ...... 5 OS SERVIÇOS ...... 6 Recursos Humanos ...... 8 Caracterização dos Recursos Humanos ...... 8 Produção e Distribuição de Água ...... 11 Produção ...... 11 Distribuição ...... 14 Actividades Nos Municípios ...... 16 Qualidade da Água...... 17 Controlo de qualidade da Água ...... 18 Avaliação da Qualidade da Água ...... 20 Manutenção ...... 21 Actividade Comercial ...... 23 Gestão de Infra-estructuras ...... 25 Financeira ...... 27 Recebimentos/Proveitos ...... 27 Pagamentos/Custos ...... 29 Despesas sem desembolso de caixa no período ...... 31 AS CONTAS ...... 35 Demonstrações financeiras ...... 36 ANEXOS ...... 44

EPASBENGO | A EMPRESA

A EMPRESA

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 2 | 46 EPASBENGO | A EMPRESA

QUEM SOMOS

A Empresa Pública de Águas e Saneamento do Bengo-E.P., abreviadamente designada EPASBENGO, foi criada no dia 5 de Maio de 2017, através do Decreto Executivo Conjunto n.º 276/17, que também aprova o Estatuto Orgânico da empresa.

A EPASBENGO é uma empresa de interesse público, de média dimensão, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e de gestão. A empresa de âmbito provincial, com sede na Cidade de , tem por objecto a gestão e exploração de sistemas públicos de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e drenagem de águas pluviais na Província do Bengo.

A NOSSA MISSÃO

Prestar serviços sustentáveis e acessíveis de abastecimento de água com elevada qualidade e de saneamento à população da Província do Bengo, com respeito pelo Ambiente e contribuindo para o desenvolvimento económico e social da Província e a satisfação dos trabalhadores.

OBJECTIVOS

A actividade da EPASBENGO visa:

 Preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida;

 Igualdade no acesso aos serviços básicos de abastecimento de água e de saneamento;

 Promoção do bem-estar através da entrega de água com qualidade à população.

CADEIA DE VALOR

A visão sistémica da cadeia de valor do negócio, individualizada para a actividade de abastecimento, desde a origem de água (captação) até à distribuição ao cliente final, é apresentada abaixo.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 3 | 46 EPASBENGO | A EMPRESA

INDICADORES DE ACTIVIDADE

2018 2019

Volume de água captada (m3) 2 011 360 2 193 322

Volume de água produzida (m3) 1 839 363 1 973 105

Volume de água facturada (m3) - 627 875

Número de Clientes (n.º) 3 752 5 054

ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA

ÓRGÃOS

Conselho de Administração:

Presidente: Domingos Francisco António Gomes

Administrador: José Gonçalves António Diogo da Silva Jorge Pelouro: Área Técnica

Administrador: Napoleão Domingos José dos Santos Pelouro: Área de Administração e Finanças

Fiscal-Único:

Não nomeado

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 4 | 46 EPASBENGO | A EMPRESA

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 5 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

OS SERVIÇOS

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 6 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

O presente documento constitui o Relatório Anual da EPASBENGO referente ao exercício de 2019.

O Conselho de Administração, no período em análise desenvolveu acções e estabeleceu contactos com diversas instituições, destacando-se:

 Participação dos Administradores e colaboradores em eventos nacionais (reuniões, seminários, formações, conferências, conselho consultivo -MINEA, e de direcção);

 Contactos com a EPAL-E.P no quadro da passagem para a EPAS, dos sistemas de tratamento e distribuição de água do Musseque Capari e Panguila, cujos trabalhos de ampliação da rede se encontram em curso, com destaque para a inclusão de duas girafas que permitirão abastecer as populações que se localizam no traçado da conduta.

Quanto à Comunicação Institucional, que tem como função principal a construção da identidade e divulgação da empresa ao público alvo, deu-se continuidade ao trabalho de melhorar a informação fornecida aos clientes e público externo, com base no seu nível de satisfação.

Durante ano de 2019 a empresa deu continuidade a um conjunto de actividades para identificação das preocupações dos clientes, solucionando as mesmas, para além de desenvolver acções de sensibilização das populações sobre o consumo racional da água, como por exemplo a execução de comunicados, avisos e circulares e reportagens de roturas na cidade de Caxito.

Importa também destacar o início da execução do Contrato de Gestão para Capacitação, Operação e Manutenção da Empresa Pública de Águas e Saneamento do Bengo, pela AdP - Águas de Portugal. Este contrato de Assistência Técnica teve início no dia 29 de Julho e tem a duração de 36 meses. A Direcção Nacional de Águas do Ministério da Energia e Águas de é a Entidade Contratante, cabendo o financiamento do contrato ao Banco Africano de Desenvolvimento.

De seguida, são apresentadas as principais actividades e os principais resultados alcançados no de 2019. Em termos gerais, o trabalho também foi desenvolvido com base em reuniões periódicas de monitoria e avaliação parcial, visando a correcção de eventuais desvios, e reuniões operativas para o tratamento de questões pontuais.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 7 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

RECURSOS HUMANOS

A Dezembro de 2019 a EPASBENGO era constituída por 84 colaboradores, dos quais 38 efectivos e 46 estagiários. A este número acresce o Conselho de Administração composto por 3 elementos: Presidente, Administrador da Área Técnica e Administrador da Área de Administração e Finanças. A média de antiguidade dos colaboradores na empresa é de cerca de 2 anos.

CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Distribuição por género

A EPASBENGO é constituída por 66 colaboradores Homens, correspondendo a 79% do quadro de pessoal da empresa, e 18 colaboradoras Mulheres, que representam os restantes 21%.

Distribuição Etária

A média de idades dos colaboradores é de 31 anos, variando entre os 25 e os 56 anos, de acordo com o apresentado na imagem seguinte.

1%

4% 12% 26% Até aos 25

26-35

36-45

46-55

mais de 56

57%

Figura 1 - Distribuição Etária EPASBENGO

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 8 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Distribuição por Habilitações Literárias

5% 7% 4% Licenciatura 26% Bacharelato

12ª/13ª Classe

Até à 11ª Classe 58% Até à 4ª Classe

Figura 2 - Distribuição de Habilitações Literárias

Distribuição por Unidade Orgânica

1%

15% Apoio 25% Produção Redes Manutenção Estudos e Projectos 30% Comercial 20% Administração 7% 1%

Figura 3 - Distribuição de colaboradores por Unidade Orgânica

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 9 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

No peíodo e alise exisia heias e esultado da deisso de heias e Dezeo, das uais Mulhees % e Hoes %.

á dia de idades das heias de aos, sedo a distiuiço das espeivas hailitações liteias apesetada o uado aaixo.

Habilitações Literárias % Licenciatura % Bacharelato % 12ª/13ª Classe % Até 11ª Classe %

No final do ano, todos os colaboradores efectivos estavam inscritos na Segurança Social.

Formação

A formaço otiua a se uas das piipais apostas a EPá“BENGO, tedo sido ealizado u diaǵstio dos Reusos Huaos da epesa e o levataeto e a identificação de eessidades de foaço. Co ase esta avaliaço iiial, a euipa de ássistia Técnica preparou um Plano de Formação que deverá ser analisado pelo CA da EPASBENGO, tendo em vista a sua implementação no próximo ano.

Entretanto, durante o ano foram desenvolvidas acções de formação, com maior destaque na fase em que teve início os trabalhos da Assistência Técnica, em que foi privilegiado o acompanhamento dos colaboradores no seu ambiente de trabalho e a formação on-the-job, basicamente em todas as áreas de actividade da empresa.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 10 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

A EPASBENGO é responsável pelo abastecimento de água e saneamento de águas residuais dos municípios de , , , Pango Aluquém e Panguila/ .

Com captações na Barragem das e no Rio Dande, a produção de água de origem superficial é assegurada pelas ETA das Mabubas e de Porto Quipiri, pertencentes ao município de Panguila/Dande.

O sistema de Caxito/Mabubas apresenta uma extensão de rede principal de aproximadamente 109 km e 897 km de rede de distribuição, produzindo cerca de 158 000 m3 para a sua zona de abastecimento. No que se refere ao sistema de Porto Quipiri, a extensão de rede total é de cerca de 141 km, produzindo cerca de 12 440 m3 para a sua zona de abastecimento.

PRODUÇÃO

Como síntese dos indicadores mais relevantes, destacam-se os seguintes:

Volumes Totais

A ETA das Mabubas representa 93% dos caudais captados e produzidos pela EPASBENGO.

VOLUMES ANUAIS (m3)

MABUBAS PORTO QUIPIRI TOTAL

CAPTADO 2 044 513 148 809 2 193 322

TRATADO 1 838 849 134 256 1 973 105

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 11 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Evolução de Perdas

Os dados apresentados abaixo representam a média de evolução das perdas, em termos de percentagem, no tratamento durante o ano 2019.

EVOLUÇÃO DAS PERDAS (%)

MABUBAS PORTO QUIPIRI MÉDIA ANUAL

PERDAS 10% 10% 10%

Figura 4 - Perdas Totais no Tratamento - 2019

Pela análise da Figura 1Figura 4, verifica-se uma redução substancial das perdas. A partir de Julho, na ETA das Mabubas, devido a uma gestão mais eficiente dos grupos de bombagem de água na captação, e em Porto Quipiri começou-se a registar também a estabilização de perdas, contribuindo para a diminuição do valor de perdas anuais no tratamento.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 12 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Horas de Funcionamento

Na Figura seguinte é apresentado o tempo de funcionamento das ETA. O tempo médio de funcionamento foi de 22 horas para a ETA das Mabubas e de 16 horas para ETA de Porto Quipiri.

Figura 5 - Média das Horas de Funcionamento

Consumo de Reagentes

Quanto ao consumo total de produtos químicos, verifica-se que cerca de 77% para o Sulfato de Alumínio e 80% para Hipoclorito de Cálcio ocorre na ETA das Mabubas.

CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS (kg)

MABUBAS PORTO QUIPIRI TOTAL

SULFATO DE ALUMÍNO 30 850 9 002 39 852

HIPOCLORITO DE CÁLCIO 6 581 1 624 8 205

A taxa de tratamento diminui com a época seca uma vez que é acompanhada com a redução da turvação de água bruta. Porto Quipiri representa índices mais altos tendo em conta que a turvação na captação é superior a Mabubas.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 13 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Taxa de Tratamento

A taxa de tratamento diminui com a época seca, uma vez que é acompanhada com a redução da turvação da água bruta. Em Porto Quipiri os índices são mais altos, tendo em conta que a turvação na captação é superior a Mabubas.

TAXA DE TRATAMENTO (ppm)

MABUBAS PORTO QUIPIRI TOTAL

SULFATO DE ALUMÍNO 15 60 18

HIPOCLORITO DE CÁLCIO 3 11 4

Gestão de Armazém

A partir de agosto de 2019 foi elaborado um procedimento de gestão de armazém, no sentido de assegurar o acompanhamento da evolução do stock de produtos químicos, através da recolha de dados diários e de comunicação ao CA da EPASBENGO.

DISTRIBUIÇÃO

A EPASBENGO dispõe de um Departamento de Redes que durante o ano de 2019 efectuou os seguintes trabalhos:

 Gestão dos centros de distribuição: Reservatório Caxito «Casa de redução», CD Caxito e CD Açucareira

 Reparação de roturas e situações de falta de água em toda a área de abrangência da EPASBENGO. Com registos desde Setembro 2019, totalizando 136 reparações até ao final do ano.

O registo de roturas começou a ser sistematizado a partir de Setembro, como é possível verificar na figura apresentada abaixo.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 14 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Figura 6 - Registo de Roturas - 2019

 Execução de novas ligações, com registos em 2019 de um total de 479 novas ligações efectuadas

Figura 7 - Número de Novas Ligações -2019

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 15 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

ACTIVIDADES NOS MUNICÍPIOS

Município de Ambriz

SAA Ambriz

Não se registaram actividades.

Município de Bula Atumba SAA Bula Atumba

Em Setembro, os técnicos da EPASBENGO deslocaram-se a Bula Atumba para participar numa acção de formação relativa ao funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água. A formação foi administrada pelas empresas ACEG-ANHUI e LightIndustrial, na qualidade de empreiteiro e subempreiteiro, respectivamente. Esta acção decorreu na captação e ETA de Bula Atumba.

A ETA está integrada num complexo localizado em Bula Atumba, do qual fazem parte as seguintes infra-estructuras: uma captação de água (estação elevatória), uma unidade de tratamento compacta com as seguintes etapas: pré-oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração (filtros fechados) e desinfecção final, e um reservatório de água tratada. A produção de água é efectuada na margem do rio Luvi. Prevê-se a integração do SAA no início do ano de 2020.

Município de Dembos SAA

Prevê-se a integração do SAA no início de 2020.

Município de Nambuangongo SAA

Prevê-se a integração do SAA no início de 2020.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 16 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Município Pango Aluquém

SAA Quibaxe

Não se registaram actividades.

Município Panguila/Dande SAA Capari-Panguila

Parte das infra-estructuras pertencem ao Município do Dande (ETA Capari, Reservatório Capari, Centralidade de Capari) e a outra parte pertence ao Município do Panguila (CD de Panguila Novo e Velho).

Ao longo do ano de 2019 foram realizadas reuniões, ao abrigo do memorando de entendimento sobre a transferência das infraestruturas do Capari/Panguila da EPAL para a EPASBENGO. Prevê-se a integração do SAA no início do ano de 2020.

QUALIDADE DA ÁGUA

Conforme definido no documento emitido pela Direcção Nacional de Águas (DNA) do Ministério da Energia e Águas - PLANO CONTROLO QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO PÚBLICO, as Entidades Gestoras devem submeter à DNA um Plano de Controlo da Qualidade da Água por Zona de Abastecimento que, no mínimo, garanta o cumprimento dos requisitos da legislação para a qualidade do abastecimento de água às populações. Entende-se Zona de Abastecimento (ZA), como a área geográfica na qual se pode considerar que a água distribuída tem uma qualidade uniforme. Neste contexto foram realizadas as seguintes actividades:

 Caracterização das Zonas de Abastecimento de Mabubas e de Porto Quipiri;

 Definição dos Planos de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) e de Controlo Operacional (PCO) das Zonas de Abastecimento de Mabubas e Porto Quipiri;

 Identificação dos recursos Materiais e Humanos indispensáveis ao cumprimento dos termos definidos no contrato de assistência técnica para monitorização da qualidade da água e cumprimento dos PCQA e PCO.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 17 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Figura 8 – Zonas de Abastecimento de Mabubas e de Porto Quipiri

Visando alcançar a implementação dos Planos de Controlo da Qualidade da Água e do Controlo Operacional das Zonas de Abastecimento, foram identificados os pontos de colheita de amostras de água superficial, de processo e de consumo humano, através da sua marcação por coordenadas GPS. Foram visitados no local e identificados todos os pontos de colheita existentes, classificando-os como PCQA e PCO. Para além destes, foram criados novos pontos, representativos dos topos de rede e zonas de elevada população, que foram distribuídos ao longo de cada uma das ZA, garantindo-se assim uma adequada distribuição no PCQA. Foram definidos 18 locais de colheita, tendo sido estabelecido o cronograma de colheitas para 2019.

CONTROLO DE QUALIDADE DA ÁGUA No que se refere ao Laboratório foram realizadas as seguintes actividades:

 Levantamento dos recursos Materiais (instalações, equipamentos e material, reagentes e EPI) e Humanos no Laboratório da ETA de Mabubas;

 Implementação e registo de controlo da qualidade dos resultados analíticos (realização de ensaios em duplicados de amostras e padrões);

 Criação de Impressos para registo das colheitas de amostras, dos resultados analíticos e do seu controlo da qualidade;

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 18 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

 Definição dos campos e carregamento dos resultados analíticos, desde 1 de Julho de 2019, das amostras de água superficial, processo e consumo humano, na folha de Excel que servirá de suporte à gestão e ao armazenamento de dados do laboratório da EPASBENGO.

A formalização dos procedimentos técnicos de ensaios e colheitas está prevista para o primeiro semestre de 2020, após a aquisição de novos Equipamentos, acompanhada de acções de formação.

Por motivos de falta de equipamentos – Fotómetro e Termómetro - os ensaios de Cloro Livre, Cloro Total e a Temperatura que, por especificações técnicas dos métodos analíticos, deveriam ser analisados no local da colheita, foram realizados após a chegada das amostras ao laboratório. Para além dos referidos parâmetros, foram efectuadas análises ao pH, Turvação e Condutividade. No mês de Dezembro não foi possível realizar o parâmetro pH, por avaria do elétrodo.

De Julho a Dezembro de 2019, foram realizadas 1164 colheitas de amostras (247 na Zona de Abastecimento de Porto Quipiri e 917 na Zona de Abastecimento de Mabubas) nos pontos de amostragem definidos. Apresenta-se de seguida o número de determinações analíticas (Cloro residual, Condutividade, Temperatura e Turvação) realizadas nos períodos de 1 de Julho a 31 de Dezembro, nas zonas de Abastecimento de Mabubas e de Porto Quipiri. Ao longo do primeiro semestre de 2019 foram realizadas análises de água cujos resultados apenas se encontram arquivados em papel.

Figura 9 – Número de determinações analíticas

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 19 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA

O registo diário, em folha de Excel, das análises realizadas no Laboratório, passou a permitir a apresentação gráfica mensal dos incumprimentos das amostras de água de consumo humano, face aos critérios estabelecidos pela DNA, paa a gua potvel, os potos de olheita ãgua tatada, Resevat́ios e potos a distiuiço. ápeseta-se abaixo a avaliação de incumprimentos dos resultados de Julho a Dezembro de 2019, face ao Valores Limite estabelecidos, para os parâmetros Cloro residual, Condutividade, pH e Turvação, por Zona de Abastecimento, nas amostras realizadas no período de 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2019.

Figura 10 – Resultados das análises de qualidade da água

Constatou-se -se um elevado número de incumprimentos, em ambas as zonas de abastecimento, no paeto Cloo esidual, ujo valo paatio se eota fixado o itevalo ete , e , Cl/L. Esta situação justifica-se pelo facto de não se encontrarem instalados pontos de recloragem ao longo das redes de distribuição.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 20 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

MANUTENÇÃO

No quadro de uma inspecção geral às várias instalações, verificou-se a inexistência de um inventário exaustivo dos equipamentos instalados, pelo que foi necessário ter esse trabalho devidamente elaborado, para no futuro se poder dar continuidade ao programa de gestão de manutenção, bem como determinar quais os acessórios de substituição a adquirir para as intervenções de manutenção, em função do próprio desgaste dos acessórios e reposição em eventuais avarias que ocorrem com maior frequência.

Foi efectuado o levantamento pormenorizado dos equipamentos, com a inclusão do seu estado de funcionamento. Este trabalho foi realizado na Captação das Mabubas, ETA das Mabubas, EE Açucareira, Câmara de controlo de pressão, ETA de Porto Quipiri, Captação de Porto Quipiri e Centro de Distribuição de Caxito. Na sequência, foi possível identificar as principais lacunas e definir prioridades de reparação e substituição de equipamentos.

De Agosto a Outubro, foi feito o levantamento de todos os equipamentos, tendo sido submetidos a ensaios de funcionamento e análise dos acessórios de cada um. Foram identificados 742 equipamentos, bem como o seu estado de conservação e funcionamento.

LOCAL Quantidade

Mabubas (ETA e Captação e CD Caxito) 609

Açucareira 123

Porto Quipiri 10

TOTAL 742

Também foi elaborado um plano de acção de manutenção correctiva, tendo por base a avaliação de criticidade das avarias para a produção de água e qualidade da água distribuída, incluindo a identificação dos meios materiais necessários para a reparação.

Os serviços de manutenção prestam também a sua colaboração na reparação dos diversos materiais que fazem parte do património da empresa, nomeadamente nas áreas da serralharia, pintura,

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 21 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

carpintaria, eletricidade, rede interna de águas na ETA, ar condicionado, esgotos, rede de rega da ETA, eventualmente em viaturas, prestando assim um conjunto de serviços polivalentes.

Apesar da inexistência na empresa da documentação técnica referente aos equipamentos, nomeadamente os manuais de operação e de manutenção, que deveriam ter sido fornecidos pelos fabricantes / fornecedores dos equipamentos, foram feitas intervenções registadas mensalmente. No período compreendido entre Setembro e Dezembro, foram realizadas pelo menos 36 intervenções.

Em termos gerais, foram realizados trabalhos de manutenção preventiva nas infraestruturas de abastecimento de água e executadas acções de reabilitação da rede de distribuição e de outras infraestruturas (bombas, quadros elétricos). Apresenta-se abaixo, alguns exemplos de intervenções realizadas.

MANUTENÇÃO set/19 out/19 nov/19 dez/19 19 4 2 11 Localização Tipo Descrição ETA Correctiva Verificação das Válvulas de sucção de diafragma - Caxito 17 ETA Correctiva Bomba Doseadora Sulfato Alumínio - Porto Quipiri 1

Rede de distribuição Correctiva Electro bomba grupo 1 Açucareira 1

ETA Correctiva Bomba Doseadora Sulfato Alumínio - Porto Quipiri 1 Rede de distribuição Correctiva Tubagem de aspiração do Grupo Electrobomba N.º2 - Açucareira 1 ETA Correctiva Bomba Doseadora Sulfato Alumínio - Porto Quipiri 1 ETA Correctiva Bomba Doseadora Hipoclorito de Cálcio - Porto Quipiri 1 ETA Correctiva Sistema hidraúlico dos reagentes - Mabubas 1 ETA Correctiva Electro bomba grupo 1 Açucareira 1 ETA Correctiva Agitador Tanque de Sulfato - Porto Quipiri 1 ETA Correctiva Iluminação Exterior - Porto Quipiri 1 ETA Correctiva Bomba Doseadora Hipoclorito de Cálcio - Porto Quipiri 1 ETA Correctiva Mudança idioma comando bombas captação - Porto Quipiri 2 ETA Preventiva Arranque dos Geradores para Teste - Mabubas 2 ETA Preventiva Limpeza condutas de Reagentes - Mabubas 1 ETA Correctiva Montagem de Agitadore em cuba de cal - Mabubas 1 ETA Correctiva Diminuição de Frequência dos Grupos Captação - Mabubas 2

Figura 11 – Exemplos de Intervenções Realizadas em Infraestruturas

Os diversos trabalhos de reparação de equipamentos avariados realizados foram aproveitados para a foaço o-the-jo dos olaoadoes, tedo e ota a peseça de tios da euipa de Assistência Técnica. Em complemento, também houve formação sobre os aspectos técnicos e funcionais de cada equipamento, bem como as principais tarefas respeitantes aos técnicos da Manutenção, em função da categoria e lugar que venham a desempenhar na estrutura da empresa.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 22 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Iniciou-se o planeamento para reestruturar os espaços físicos a ocupar por cada sector de serviços da empresa, tendo em atenção que no final de 2019, não existe um local específico para a Manutenção, a qual carece de uma oficina e um pequeno armazém dependente do armazém central.

Com a implementação do programa de gestão de manutenção, a disponibilidade de acessórios consumíveis, ferramentas apropriadas para as intervenções a efetuar e espaço próprio para a Manutenção, será previsível implementar com rigor a manutenção preventiva, a qual é fundamental para a boa conservação e funcionamento dos equipamentos.

ACTIVIDADE COMERCIAL

No que se refere ao Cadastro de ligações, foi desenvolvido trabalho no terreno de registo de cadastro de locais/clientes, incluindo o levantamento das condições de funcionamento da rede de distribuição (ramais e contadores).

Para os casos em que os ramais encontravam-se em boas condições para garantir o abastecimento regular de água, foram implementados os contratos, os giros, a emissão regular de facturas e as condições de cobrança. Nos casos em que não há contadores instalados, a empresa aplica uma avença mensal a todos os consumidores de água da rede pública de distribuição.

Após a aquisição em Fevereiro do software de gestão de clientes WATER METER, a partir de meados do ano foi possível registar neste programa a informação existente relativa aos contratos. Este software foi muito importante para a melhoria das condições de facturação da empresa.

Essencial para o aumento da cobrança foi o significativo incremento no número de giros estabelecidos, que permitiu mais do que triplicar o número de clientes a quem foram entregues facturas em casa e com valores facturados com base em leituras reais.

Em conformidade com a informação proveniente do software instalado na EPASBENGO para a gestão de clientes, existem 5 054 clientes (4890 domésticos; 63 comércio e serviços; 99 entidades públicas; e 1 Industrial). Também foi criado um cliente para o serviço de Girafa. Com base no trabalho de cadastro realizado, foi possível corrigir alguns dos registos de clientes.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 23 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

No quadro abaixo apresenta-se a informação relativa à área comercial.

2019

Volume de Água Facturada 627 875 (m3)

Valor total facturado (AOA) 100 843 671

Clientes domésticos (n.º) 4890

Entidades Públicas 99

Comércio e Serviços 63

Indústria 1

Girafa 1

No sentido de melhorar a relação com os Clientes, foi desenvolvido um registo das Reclamações, com a definição das principais tipologias de problemas e o tempo de resolução por parte da empresa.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 24 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

GESTÃO DE INFRA-ESTRUCTURAS

No que se refere ao estado de conservação das principais Instalações/Infra-estructuras, apresenta-se no quadro abaixo uma síntese das condições verificadas.

Jardinagem Higiene Localização Alvenaria Pintura Iluminação Drenagem Vedação Segurança paisagem limpeza

Capatação Mal Razoável Mal NE Razoável Mal Mal Razoável Mabubas

Eta Bom Bom Razoável Bom Razoável Bom Razoável Razoável Mabubas

Reservatório Caxito «Casa de Bom Bom Razoável Razoável Razoável Bom Bom Razoável Redução»

CD Caxito Mal Razoável Razoável Razoável NE Bom Razoável Razoável

CD Açucareira Mal Mal Mal Razoável Mal NE Razoável Mal

Captação Razoável Razoável Mal Razoável NE Mal Mal Mal Porto Quipiri

ETA Razoável Razoável Razoável Razoável Razoável Bom Bom Razoável Porto Quipiri

Reservatório Bom Bom NE NE NE Bom NE Razoável Porto Quipiri

Nota: Classifiaço Mal eue iteveço ugete. NE – Não Existente

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 25 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

ás situações lassifiadas oo al so justifiadas pelas seguites azões:

 Captação Mabubas: Alguns apoios partidos, luzes no passadiços fundidas e ou insuficientes, fechaduras do portão e porta da captação danificadas, originando problemas na vedação e na segurança.  CD Caxito: Reservatório elevado e chão fissurado.  CD Açucareira: Espaço a necessitar de uma reformulação completa.  Captação Porto Quipiri: Falta de iluminação no poço das bombas, vedação vandalizada, falta de segurança e inexistência de limpeza no local.

Em termos de instalações, é preciso encontrar as soluções mais adequadas para assegurar os espaços para funcionamento de:

 Área Comercial em cada uma das principais áreas sob gestão da EPASBENGO, nomeadamente no Caxito, Açucareira, Porto Quipiri e Mabubas, tendo em atenção as necessárias obras de adaptação, nomeadamente as redes de electricidade, informática e comunicações, para garantir o bom funcionamento destes espaços.  Armazéns para a Área Técnica, tendo em atenção o espaço para reagentes, contadores, peças de reserva e acessórios, equipamentos, material para os serviços da rede, ferramentaria e oficina de trabalho.  Laboratório, que necessita com a melhor brevidade possível de um espaço compatível com o serviço que desempenha, tendo em vista a implementação dos ensaios físico-químicos e microbiológicos.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 26 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

FINANCEIRA

O ano de 2019 foi para a EPASBENGO um ano marcado por algumas mudanças, nomeadamente, por ser o primeiro ano que a empresa apresenta contas auditadas. Para que tal fosse possível, foram implementados procedimentos para sistematização dos dados, para que o Conselho de Administração conseguisse apresentar as contas do exercício económico de 2019, embora no seu modelo simplificado de contabilidade de caixa e com alguns dados financeiros homólogos.

Para a consecução deste trabalho, foi essencial a acção conjunta dos colaboradores da EPASBENGO e dos peritos da Assistência Técnica.

RECEBIMENTOS/PROVEITOS

Em Fevereiro de 2019, o CA adquiriu um software para a gestão comercial (WATER METER) e com a entrada em produção do mesmo, a partir de Maio, a empresa deixou de facturar os clientes, no momento em que os mesmos pagavam, para passar a emitir facturas para pagamento posterior. Isso levou a um aumento do valor médio facturado mensalmente após Maio, na ordem dos 65%.

Facturação 2019 por mês e tipo de cliente

Meses / Tipo C&S Doméstico Estado Girafa Indústria TOTAL de cliente Jan 191 287 4 100 774 302 930 74 900 272 039 4 941 929 Fev 1 032 176 4 164 407 727 859 79 000 - 6 003 441 Mar 151 413 4 996 026 1 399 732 283 966 82 559 6 913 696 Abr 160 517 3 805 866 1 548 605 91 000 - 5 605 988 Mai 604 259 7 216 726 1 338 039 718 500 128 165 10 005 689 Jun 633 283 7 219 698 1 288 627 166 700 140 813 9 449 120 Jul 607 142 7 143 930 1 302 796 392 000 156 578 9 602 446 Ago 517 114 7 607 351 945 056 384 305 27 161 9 480 986 Set 439 184 7 287 271 1 324 261 - 108 412 9 159 128 Out 578 820 7 467 133 1 316 272 363 000 226 740 9 951 965 Nov 547 469 8 013 725 1 241 641 666 000 134 835 10 603 670 Dez 522 531 7 391 298 769 604 424 000 18 180 9 125 613 TOTAL 5 985 194 76 414 205 13 505 421 3 643 371 1 295 480 100 843 671

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 27 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Com a emissão mensal de facturas, a partir de Maio, o volume facturado aumentou, mas foi só em Setembro que a área comercial foi capacitada para iniciar a distribuição directa de facturas ao domicílio do cliente. Por isso os recebimentos de clientes não tiveram o mesmo crescimento da facturação. Ainda assim, durante 2019, cerca de 80% do facturado foi recebido.

Recebimentos 2019 por mês e tipo de cliente

Para os valores dos recebimentos, consideraram-se todos os valores creditados nas contas bancárias da empresa, em vez dos recebimentos registados no software WATER METER, uma vez que ainda existem alguns constrangimentos com a emissão de recibos através do software o que leva a que seja mais real contabilizar os recebimentos através dos créditos em conta. Também importa referir que EPASBENGO não recebe qualquer valor em numerário dos seus clientes em nenhum dos Postos de Atendimento.

Moeda: AOA Meses / Tipo C&S Doméstico Estado Girafa Indústria TOTAL de cliente Jan 191 287 4 100 774 302 930 74 900 272 039 4 941 929 Fev 1 032 176 4 164 407 727 859 79 000 6 003 441 Mar 151 413 4 996 026 1 399 732 283 966 82 559 6 913 696 Abr 160 517 3 805 866 1 548 605 91 000 5 605 988 Mai 508 990 4 050 515 2 539 517 718 500 96 408 7 913 929 Jun 409 229 4 202 141 1 371 163 166 700 125 736 6 274 969 Jul 503 515 3 803 933 585 323 392 000 5 284 771 Ago 618 296 4 015 806 2 652 409 261 000 292 524 7 840 035 Set 75 458 5 276 123 620 218 422 805 6 394 603 Out 6 562 585 592 787 249 500 133 144 7 538 015 Nov 436 256 4 403 725 1 808 675 480 000 162 210 7 290 866 Dez 179 375 7 197 109 911 803 424 000 118 815 8 831 101 TOTAL 4 266 511 56 579 010 15 061 020 3 643 371 1 283 433 80 833 344

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 28 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Figura 12 - Recibementos vs Facturação - 2019

Dívidas de clientes

Com a entrada em funcionamento do WATER METER a facturação começou a ser emitida mensalmente a partir do mês de Maio, fazendo com que começasse a ser criada a dívida de clientes. A 31 de Dezembro de 2019 a dívida de clientes ascendia a 48 Milhões AOA, com a repartição abaixo apresentada.

Moeda: AOA Comércio 1 097 087 Chafariz - Doméstico 42 000 886 Entidades Públicas 4 782 597 Girafa - Indústria 153 015 TOTAL DIVIDAS DE CLIENTES 48 033 585

PAGAMENTOS/CUSTOS

No que diz respeito aos custos, seguindo o método da contabilização em regime de caixa, só foram considerados como custos nas demonstrações financeiras, as despesas que a empresa realmente pagou durante 2019. Como a EPASBENGO ainda não tem um sistema informático para a contabilidade

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 29 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

organizada, implementou um sistema de classificação das despesas pagas, dividido por 14 grupos de despesa, po foa a failita a alise e posteio lassifiaço paa as DM’s.

Assim, a Empresa durante 2019 teve um total de despesas pagas que ascendeu a 78 927 397 AOA, repartidas da seguinte forma:

Despesas Pagas

Moeda: AOA TIPO DE PAGAMENTOS 1º Trimestre 2º Trimestre 3º Trimestre 4º Trimestre TOTAL Pessoal 8 547 250 11 608 900 8 647 000 13 396 610 42 199 760 Energia 0 0 0 0 0 Produtos Químicos 0 10 750 0 400 000 410 750 Manutenção e Reparação 3 137 700 5 057 264 4 432 480 3 147 100 15 774 544 Combustíveis 0 0 0 0 0 Imobilizado 761 878 555 000 253 000 797 910 2 367 788 Seguros 0 0 0 0 0 Comunicação 481 000 497 500 375 000 949 660 2 303 160 Impostos e Contribuições 71 173 0 106 697 0 177 870 Rendas e alugueres 315 000 0 0 0 315 000 Materiais Diversos de Apoio 412 450 711 059 502 509 1 022 102 2 648 121 Outros 309 013 136 459 950 890 633 073 2 029 435 Desp. Diversas OS 2 282 400 675 000 1 593 500 4 249 400 8 800 300 Desp. Diversas Pessoal 360 000 0 1 100 000 440 670 1 900 670 TOTAL 16 677 864 19 251 933 17 961 076 25 036 525 78 927 397

Em termos de cobertura das despesas pelos recebimentos, o rácio manteve-se equilibrado ao longo do ano, tendo chegado no conjunto do ano a 102%, i.e. recebeu-se mais 2% do que se pagou.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 30 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Figura 13 - Facturação vs. Recebimentos 2019 (Taxa de cobertura das despesas)

Com estes dados, foi possível apurar um resultado de 1 905 947 AOA para o exercício económico de 2019 em base de caixa da empresa:

Resultado 2019 Disponibilidades de tesouraria no início 1 752 005 do ano Valores recebidos 85 396 844 Despesas pagas 83 490 897 Resultado do ano 1 905 947 Disponibilidades tesouraria no final do 3 657 952 ano

DESPESAS SEM DESEMBOLSO DE CAIXA NO PERÍODO Para além das despesas pagas durante 2019, que concorrem para o resultado final, há outras despesas relevantes que a empresa, que pela sua dificuldade de tesouraria não pode fazer face ao seu pagamento ou porque beneficiou de ajudas a custo zero de entidades externas, como foi o caso dos reagentes e químicos para o tratamento de água, fornecidos pelo Governo Provincial, DNA e Assistência Técnica.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 31 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Produtos Químicos

Moeda: AOA Água Produzida (m3) 2 193 322 Água Facturada (m3) 627 875 Perdas totais 71,37% Sulfato de alumínio consumido (kg) 39 852 (1) Hipoclorito de cálcio consumido (kg) 8 205 (2) Custo Total 2019 com reagentes (AOA) 600 000 Custo Total 2019 com Químicos e reagentes (AOA) 46 895 135 Custo por m3 de água Produzido (AOA) 21,38 Custo por m3 de água Facturada (AOA) 74,69 Custo de reagentes com as perdas (AOA) 33 470 620 Dívida ao fornecedor a 31Dez2019 6 949 500

(1) Valor de 609,90 AOA/Kg de Sulfato de Alumínio (2) Valor de 2 680,00 AOA/Kg de Hipoclorito de Cálcio

No que diz respeito aos custos de energia, a EPASBENGO tem cinco locais de consumo sem contador, o que faz com que os valores facturados pela ENDE sejam estimativas de consumos em vez de consumos reais.

Energia Eléctrica – ENDE

Moeda: AOA Água Produzida (m3 ) 2 193 322 Água Facturada (m3 ) 627 875 Perdas totais (%) 71,37% Custo Total 2019 com energia (AOA) 17 444 841

Custo por m3 de água Produzido (AOA) 7,95

Custo por m3 de água Facturada (AOA) 27,78 Custo de energia com as perdas (AOA) 12 450 964 Dívida ao fornecedor a 31Dez2019 (AOA) 37 545 989

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 32 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Dívida à ENDE

Dívida a Dívida anterior Locais de consumo Facturas de 2019 31Dez2019 a 2019

CD Caxito 211 191 132 533 78 658 Redução Mabubas 14 042 736 6 434 752 7 607 984 ETA Mabubas 14 513 110 6 434 752 8 078 358 CD Açucareira 550 532 210 996 339 536 ETA Porto Quipiri 8 228 420 4 231 808 3 996 612

TOTAL 37 545 989 17 444 841 20 101 148

Combustível PRODEL

No sentido de assegurar a produção de água e para colmatar as falhas de energia de rede o Executivo definiu que a empresa PRODEL forneceria gasóleo à EPASBENGO, para uso nas suas unidades geradoras de energia. Durante 2019, o fornecimento ascendeu a 20 000 litros de gasóleo, que equivaleria a mais 5 400 000 AOA que a empresa teria de suportar durante o exercício do ano em causa.

Dívida a Trabalhadores e CA

Valor Liq. A Mêses em Total em Custo mensal Custo Anual (x13) Custo Total pagar Mês divida dívida TOTAL Efectivos (41) 3 239 646 42 115 403 2 750 000 4 12 729 410 10 804 999 TOTAL Estagiários (43) 1 663 913 21 630 873 1 484 000 3 4 991 740 4 452 000 TOTAL EPAS Bengo (84) 4 903 560 63 746 277 4 234 000 - 17 721 150 15 257 000 TOTAL CA (3) 1 824 303 23 715 933 1 400 000 32 58 377 682 44 800 000 TOTAL GERAL (87) 6 727 862 87 462 210 5 634 000 - 76 098 833 60 057 000

Este é outro dos custos operacionais que a EPASBENGO tem e que não foi reflectido na totalidade nas contas de 2019 pela falta de liquidez.

No final de 2019, a EPASBENGO tinha em atraso quatro meses de salários aos trabalhadores efectivos, três salários aos estagiários e trinta e dois aos membros do Conselho de Administração, que desde que tomou posse nunca recebeu o salário estipulado.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 33 | 46 EPASBENGO | OS SERVIÇOS

Neste sentido, e de acordo com a tabela salarial em vigor, a EPASBENGO devia ao final de 2019 um total 60 Milhões AOA em salários, que representam um custo de 76,1 Milhões AOA.

Em resumo, pode dizer-se que, caso a EPASBENGO não beneficiasse de subsídios em espécie (caso dos combustíveis e parte dos químicos) e se estes custos tivessem de ser todos registados de acordo com o Plano Geral de contabilidade (PGC), a Empresa teria, em 2019, custos que ascenderiam a 166 Milhões AOA, o que representa cerca de 20 meses de facturação, à média mensal de 8 403 639 AOA verificada em 2019.

Moeda: AOA Químicos e reagentes não pagos 2019 (AOA) 46 484 385 Custo Energia não pago 2019 (AOA) 17 444 841 Custo Combustível não pago 2019 (AOA) 5 400 000 Custo Salários com Pessoal não pagos 2019 (AOA) 17 721 150 Total Custos Por pagar de 2019 (a) 87 050 376 Despesas em base de caixa (b) 78 927 397 Total Despesas (a + b) 165 977 773 Média mensal de facturação 2019 (AOA) 8 403 639 Nº de meses facturação para cobrir custos (n.º) 20

Por fim importa mencionar, pela sua relevância material, que a EPASBENGO, conforme consta do Artigo 2º do Decreto 276/17, de 5 de Maio, foi constituída com um capital estatutário de 3 702 898 USD, que ao câmbio de Maio de 2017, corresponde a 614 361 777,20 AOA, e que o mesmo até à data não foi realizado.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 34 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

AS CONTAS

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 35 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EMPRESA PÚBLICA DE AGUAS E SANEAMENTO DO BENGO, E.P. Exercício findo em 31-12-2019 (montantes expressos em Kwanzas)

Natalicio Moniz Dr. Napoleão dos Santos Chefe da Contabilidade Administrador Adm. E Finanças

Dr. Domingos Gomes

Presidente do Conselho de Administração

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 36 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

Actividade

A Empresa Publica de Águas e Saneamento do Bengo, E.P. (EPASBENGO) foi criada através do Decreto Executivo Conjunto nº276/17 de 5 de Maio, com o objeto social de gerir e explorar os sistemas públicos de abastecimento de água, saneamento, águas residuais e drenagem de águas pluviais na Província do Bengo. A EPASBENGO pertence ao sector público empresarial do Estado.

Bases de preparação das demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras foram preparadas de acordo com a IPSAS (International Public Sector Accounting Standards) de Regime de Caixa ou Relato Financeiro Sob o Regime de Contabilidade de Caixa.

A Demonstração de Recebimentos e Pagamentos é preparada numa base de caixa (under the Cash Basis of Accounting).

Neste sentido, as receitas são reconhecidas no período em que são recebidas ao invés do período a que respeitam e as despesas são reconhecidas no período em que são pagas, ao invés do período a que respeitam.

A demonstração de Recebimentos e Pagamentos foi preparadas em Kwanzas (AOA) e comparada com alguns dados financeiros disponíveis de 2018.

Foi adoptada esta política de relato financeiro para o exercício de 2019, por ser a primeira vez que a EPASBENGO elabora contas anuais auditadas.

Alterações nas Políticas Contabilísticas

Em 2018, não havia sistematização da informação financeira, comparável com a forma como em 2019 se começou a contabilizar os recebimentos e pagamentos. No entanto, foi recolhida para estas demonstrações financeiras e respectivas notas, alguma informação histórica de 2018, constante no relatório anual de actividades da EPASBENGO relativo a 2018, comparável com 2019.

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 37 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

Notas às Demonstrações Financeiras

Vendas

Composição das vendas por actividade / clientes / sectores

2019

Saldo inicial de Recebimentos Saldo a Facturação Rubricas clientes (em ocorridos no receber em do periodo 01.01.2019) período 31.12.2019 Vendas Clientes Domésticos 0 70 294 065 50 458 870 19 835 195 Clientes Comércio e Serviços 0 19 490 615 19 327 530 163 085 Clientes Indústria 0 1 295 480 1 283 433 12 047 Clientes Girafa 0 3 643 371 3 643 371 0 Total 0 94 723 531 74 713 204 20 010 327

Prestação de Serviços

Composição das prestações de serviços por actividade / clientes / sectores

2019

Saldo inicial de Recebimentos Saldo a Facturação Rubricas clientes (em ocorridos no receber em do periodo 01.01.2019) período 31.12.2019 Serviços principais Contratos de Forn. Agua 0 5 790 140 5 790 140 0 Taxa de Ligação 0 0 Taxa de re-ligação 0 330 000 330 000 0 Serviços secundários 0 0 0 0 Outros 0 0 Total 0 6 120 140 6 120 140 0

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 38 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

Matérias-primas, subsidiárias e de consumo

Rubricas 2019 2018

Saldo inicial de Fornecedores de Matérias-primas, subsidiárias e de consumo Facturação/Compras do período 410 750 Saldo final de Fornecedores de Matérias-primas, subsidiárias e de consumo

Pagamentos a fornecedores de Materias primas 410 750 0

Despesas com Pessoal

Rubricas 2019 2018

Remunerações dos Órgãos Sociais Remunerações do pessoal 39 168 500 30 250 600 Encargos Sobre Remunerações

Seguro de acidentes de trabalho e doenças profissionais

Adiantamentos concedidos e reembolsos Outras despesas com pessoal 4 714 260 2 241 981 Outras despesas com Órgãos Sociais 7 490 000 Despesas sem desembolso de caixa no período

Total 51 372 760 32 492 581 Número (médio) de Órgãos Sociais 3 3

Número (médio) de empregados ao serviço da empresa 84 81

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 39 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

Outras Despesas Operacionais

Rubricas 2019 2018

Sub-contratos Fornecimentos e serviços de terceiros Material de escritório 2 502 821 4 119 202 Livros e documentação técnica 61 400 Rendas e alugueres 315 000 Deslocações e estadas 520 000 Despesas de representação 1 007 970 Publicidade e propaganda 646 000 1 083 800 Conservação e reparação Rede - Material 10 759 820 12 874 339 Conservação e reparação Viaturas - Material 1 512 019 Conservação e reparação Outros- Material 418 775 Comunicações Voz Móvel 1 450 400 Comunicações Dados 852 760 Conservação e reparação Rede - Serviços 1 330 100 8 309 446 Conservação e reparação Viaturas - Serviços 516 780 Conservação e reparação Outros - Serviços 659 650 Serviço de televisão 83 900 Material de Limpeza, Higiene e Conforto 237 400 Serviços de Limpeza, Higiene e Conforto 340 000 Outros Fornecimentos 856 701 Outros Serviços 284 540 Despesas confidenciais Impostos 177 870 Outras despesas operacionais

Despesas sem desembolso de caixa no período

Total 24 533 905 26 386 787

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 40 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

Dispêndio Líquido de Carácter Financeiro

Rubricas 2019 2018

Receitas financeiras Juros Investimentos financeiros Aplicação de tesouraria Outros Descontos de pronto pagamentos obtidos Outros Despesas financeiras 242 194 Juros Investimentos financeiros Empréstimos Bancários Outros Descontos de pronto pagamentos concedidos Serviços bancários 242 194

Total 242 194 0

Não operacionais

Rubricas 2019 2018

Multas Não Fiscais Outros Custos e perdas não operacionais

Despesas sem desembolso de caixa no período

Total 0 0

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 41 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

Aquisição de Bens de Imobilizado Corpóreo

Rubricas 2019 2018

Aquisições/Aumentos de Imobilizado 2 367 788 0

Aquisições de imobilizado sem desembolso de caixa no período

Total 2 367 788 0

Mapa de variação de Imobilizado corpóreo bruto

2019

Alienações/A Rubricas Saldo inicial Aumentos Saldo final bates Terrenos e recursos naturais 0 0 Edifícios e outras construções 0 0 Equipamento básico 0 0 Equipamento Básico 0 1 041 288 1 041 288 Equipamento de Carga e Transporte 0 0 Equipamento Administrativo 0 1 326 500 1 326 500 Imobilizado em curso 0 0 Adiant. por conta de imobil. corp. 0 0 Total 0 2 367 788 0 2 367 788

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 42 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

Caixa e Equivalentes de Caixa

Os saldos de bancos controlados pela entidade são conforme segue:

Exercício Designação 2019 2018 Caixa (AOA) - Caixa Central 1 181 4920

Sub-total Caixa 1 181 492 Depósitos à ordem (AOA) - Banco SOL 1 1 113 9871 024 818 - Banco SOL 2 91 1271 566 - Banco BPC 1 271 347725 621

Sub-total Depósitos à ordem 2 476 460 1 752 005

Depósitos a prazo (AOA)

Caixa e equivalente no fim do período 3 657 952 1 752 005

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 43 | 46 EPASBENGO | AS CONTAS

ANEXOS

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 44 | 46 EPASBENGO | ANEXOS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 45 | 46

EPASBENGO | AS CONTAS

RELATÓRIO E PARECER DO AUDITOR

RELATÓRIO ANUAL 2019 Página 46 | 46

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE

Ao Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas e Saneamento do Bengo, EP.

Identificação

1. Efectuámos a auditoria às Demonstrações Financeiras da Empresa Pública de Águas e Saneamento do Bengo, EP, preparadas com base no regime de caixa, as quais compreendem a Demonstração de Recebimentos e Pagamentos para o período de 12 meses findo em 31 de Dezembro de 2019, e que evidencia um total de recebimentos de Akz 80.833.344,00 e um total de pagamentos de Akz 78.927.397,00, apresentando um saldo de caixa e equivalentes no final do período de Akz 3.657.952,00.

Responsabilidades do Conselho de Administração

2. O Conselho de Administração é responsável pela preparação e apresentação apropriadas destas Demonstrações Financeiras de acordo com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Angola e pelo sistema de controlo interno necessário para permitir a preparação das Demonstrações Financeiras isentas de distorções materialmente relevantes, devido a fraude ou erro.

Responsabilidades do Auditor

3. A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião profissional e independente sobre estas Demonstrações Financeiras, com base na nossa auditoria.

4. Com excepção das limitações mencionadas nos parágrafos 6 a 14, a nossa auditoria foi conduzida de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria, as quais exigem que a mesma seja planeada e executada com o objectivo de obter uma garantia razoável sobre se as Demonstrações Financeiras estão isentas de distorções materialmente relevantes. Esta auditoria incluiu a verificação, numa base de amostragem, do suporte das quantias e divulgações constantes das demonstrações financeiras e a avaliação das estimativas, baseadas em juízos e critérios definidos pelo Conselho de Administração, utilizadas na sua preparação. Esta auditoria incluiu igualmente, a apreciação sobre se são adequadas as políticas contabilísticas adoptadas e a sua divulgação, tendo em conta as circunstâncias, a verificação da aplicabilidade do princípio da continuidade das operações e a apreciação sobre se é adequada, em termos globais, a apresentação das demonstrações financeiras.

5. Estamos convictos que a prova de auditoria que obtivemos é suficiente e apropriada para proporcionar uma base para a nossa opinião de auditoria, com reservas.

GESVALOR, S.A. Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, Talatona, - Angola Contribuinte: 5417173045

TEL/FAX: +244 226 210 461 E-MAIL: [email protected] WEB SITE: www.gesvalor.net.co

Bases para a Opinião com Reservas

6. Fomos contratados em Maio de 2020, não tendo sido por isso possível validar os saldos de abertura do exercício de 2019, nem acompanhar a realização dos inventários físicos em 31 de Dezembro de 2019, pelo que não podemos aferir sobre a razoabilidade dos saldos iniciais apresentados em Caixa e seus Equivalentes, nem confirmar as quantidades das Existências iniciais e finais mantidas em armazém.

7. Não foi possível obter confirmações externas dos saldos, responsabilidades e contingências junto do Banco de Poupança e Crédito (BPC), não sendo por isso possível confirmar se, se encontram adequadamente reflectidas nas demonstrações financeiras, todos os saldos, responsabilidades e contingências da empresa.

8. A Empresa não realizou inventários físicos gerais dos seus activos corpóreos e também não dispõe de cadastro de imobilizado que permita efectuar uma verificação física inequívoca dos bens de sua propriedade, pelo que não podemos confirmar que todos os bens corpóreos transferidos para a sua esfera jurídica, ao abrigo do Decreto Executivo Conjunto nº 276/17 de 5 de Maio, que aprova a constituição da Empresa pelos Ministérios da Economia e da Energia e Águas, se encontram na sua posse e em bom estado de uso.

9. Certos procedimentos contabilísticos e fiscais seguidos pela empresa em termos de apuramento do valor tributável, quer em termos do pagamento de impostos, nomeadamente Imposto Industrial, Imposto sobre o Rendimento do Trabalho, Imposto de Consumo e Imposto de Selo, poderão vir a ser questionados pelas autoridades fiscais no âmbito da legislação fiscal Angolana, que estabelece os últimos cinco anos como o período em aberto para a realização de revisões e inspecções tributárias. Consequentemente, em 31 de Dezembro de 2019 existem riscos e contingências para a empresa não reflectidos ou divulgados na contabilidade e para os quais não nos foi possível quantificar.

10. Adicionalmente, a Empresa não tem efectuado os pagamentos devidos ao Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), quer a parte descontada ao trabalhador quer a parte devida pela entidade patronal. A Empresa também não disponibilizou as folhas de processamento de salários do período em análise, não sendo por isso possível quantificar o valor em dívida ao INSS.

11. A Empresa não dispõe de um sistema eficaz de Controlo Interno por forma a assegurar a totalidade e exactidão das suas transacções, tendo sido identificadas algumas fragilidades ao nível dos procedimentos de controlo administrativo e contabilístico, nomeadamente:

a. Não dispõe de um sistema informático de registo e processamento contabilístico, baseando a sua contabilidade em folhas de Excel, susceptíveis de conterem fórmulas erradas e registos não balanceados;

b. O sistema de facturação informatizado só foi instalado em Maio de 2019, e não está certificado pela AGT, pelo que não é possível assegurar que a totalidade das facturas emitidas durante o exercício de 2019 observaram os controlos requeridos para efeitos de registo, integridade e

GESVALOR, S.A. Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, Talatona, Luanda - Angola Contribuinte: 5417173045

TEL/FAX: +244 226 210 461 E-MAIL: [email protected] WEB SITE: www.gesvalor.net.co

validação de dados;

c. Não foram realizados inventários físicos dos bens corpóreos e das existências em armazém, não sendo por isso possível apurar eventuais diferenças nos inventários;

d. Não são celebrados contratos com os terceiros que fornecem ou prestam serviços à Empresa, não existindo também evidências de serem obtidas pelo menos 3 cotações de preços, sempre que se procede a uma aquisição ou compra de bens e serviços;

e. Não foi possível concluir sobre a existência de contratos de trabalho para todos os funcionários ao serviço da Empresa, bem como a existência de cadastros individuais e actualizados dos mesmos;

f. Existe um grande volume de despesas que não estão devidamente suportadas por facturas ou documentos equivalentes, bem como também verificámos que algumas despesas se encontram suportadas por facturas-próforma, não sendo estas aceites como justificativo legal das despesas. As facturas-próforma não são mais do que orçamentos, cotações ou estimativas de preços para fornecimentos que podem ser ou não concretizados, pelo que não podem servir de suporte aos registos contabilísticos.

12. A Empresa beneficiou de contribuições sem contrapartidas, nomeadamente de reagentes para o tratamento de água obtidos do Governo da Província e da Direcção Nacional de Águas, as quais não foram adequadamente registadas nas Demonstrações Financeiras, pelo que e, com base na informação disponível, não foi possível aferir sobre a sua correcta administração e controlo desses produtos, utilizados no tratamento da água produzida durante o período.

13. A Empresa em 31 de Dezembro tem em atraso salários devidos aos seus funcionários e membros do Conselho de Administração, no montante aproximado de Akz 60.057.000,00, não tendo sido possível obter confirmação individual da respectiva dívida.

14. Não foi possível efectuar uma análise sobre a recuperabilidade dos saldos a receber de clientes, à data de 31 de Dezembro de 2019, cuja listagem apresenta o valor de Akz 48.033.584,00, não sendo por isso possível concluir sobre a razoabilidade do saldo e a necessidade de se reconhecer uma provisão para os saldos considerados de difícil cobrança.

Opinião com Reservas

15. Em nossa opinião, excepto quanto aos possíveis efeitos dos assuntos descritos nos parágrafos 6 a 14, incluídos na secção “Bases para a Opinião com Reservas”, as Demonstrações Financeiras referidas no parágrafo 1 acima, apresentam de forma apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, os fluxos financeiros da Empresa Pública de Águas e Saneamento do Bengo, EP., para o período findo em 31 de Dezembro de 2019, preparados de acordo com as normas de Relato Financeiro sob o regime de contabilidade de Caixa.

GESVALOR, S.A. Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, Talatona, Luanda - Angola Contribuinte: 5417173045

TEL/FAX: +244 226 210 461 E-MAIL: [email protected] WEB SITE: www.gesvalor.net.co

16. Sem alterar as conclusões expressas no parágrafo anterior, chamamos a atenção para as seguintes situações:

a. O desempenho futuro das operações da Empresa está fortemente dependente do apoio que o Estado Angolano continuar a prestar no sentido desta poder suportar alguns custos com a sua operação, bem como da sua capacidade para alargar e aumentar o número de ligações ao sistema público de abastecimento de água na Província do bengo e, consequentemente, aumentar o nível das suas receitas e cobranças.

b. A Empresa atravessa actualmente por um período de recuperação e reorganização dos seus processos contabilísticos e administrativos, tendo optado por apresentar as suas Demonstrações Financeiras de 2019 com base no Regime de Caixa, o que constitui uma derrogação das disposições constantes do Plano Geral de Contabilidade, actualmente em vigor em Angola. Este regime opõe-se ao Regime do Acréscimo, pelo que não foram apresentados o Balanço em 31 de Dezembro de 2019 e Demonstração de Resultados do Exercício de 2019. O Conselho de Administração pretende concluir este processo de recuperação da contabilidade durante o exercício económico de 2020.

c. O Capital Estatutário no valor equivalente em Kwanzas a USD 3.702.898,00, é composto por bens, obras, instalações, equipamentos e acessórios que integram os sistemas de abastecimento público de água e saneamento da Província do Bengo, não se encontra ainda formalmente realizado, competindo ao Governo da Província do Bengo a apresentação do inventário geral dos bens que integram os sistemas públicos de abastecimento de água, para futura homologação. Consequentemente, as Demonstrações Financeiras anexas não incluem qualquer divulgação sobre o Capital Estatutário, o que constitui uma derrogação das disposições constantes do Plano Geral de Contabilidade.

Luanda, 29 de Maio de 2020 Por GESVALOR – Auditores e Consultores Representada por:

Francisco Ramalho (Senior Managing Partner) Perito Contabilista OCPCA nº 20130037

GESVALOR, S.A. Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, Talatona, Luanda - Angola Contribuinte: 5417173045

TEL/FAX: +244 226 210 461 E-MAIL: [email protected] WEB SITE: www.gesvalor.net.co