RELATÓRIO E CONTAS 2002

1 - INTRODUÇÃO

Exmºs. Senhores Associados da FPR

De acordo com os Estatutos, a Direcção da FPR submete à aprovação da Assembleia Geral, o Relatório de Actividades e Contas, referentes ao ano 2002, com o respectivo parecer do Conselho Fiscal.

INTRODUÇÃO

É com satisfação que afirmamos que apesar da conjuntura internacional e nacional ser totalmente desfavorável, em 2002 atingimos os objectivos que nortearam toda a acção da Direcção da FPR – prosseguir o saneamento financeiro sem reprimir a actividade, e, se possível, reforçar o desenvolvimento.

A nível financeiro o ano acabou com um resultado positivo de 42.729,66, invertendo a tendência de resultados dos dois últimos anos.

A nível desportivo a Selecção Nacional realizou 7 jogos, 5 do Torneio Europeu das Nações Grupo A e 2 jogos de pré-qualificação para o Campeonato do Mundo, a Selecção de Sub-21 realizou 3 jogos e a de Sub-20 um jogo, inseridos na estratégia de formação a médio prazo.

De referir, ainda, no capítulo desportivo que a Selecção Norte-Centro realizou 5 jogos no Torneio Europeu das Regiões alcançando brilhantemente a meia final.

De realçar que os resultados obtidos quer a nível financeiro quer a nível desportivo, só foram possíveis graças a compreensão e ao envolvimento dos Clubes, das Associações, dos Árbitros e de todos aqueles amadores ou profissionais, que pretendem servir o Rugby.

A todos obrigado, e um muito obrigado a todos os funcionários da F.P.R..

2 - ORGÂNICA

IDENTIFICAÇÃO E ESTRUTURA

IDENTIFICAÇÃO

Designação: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY

Sede: R. Julieta Ferrão, 12 - 3º 1600 - 131 LISBOA

Telefone: 21 799 16 90

Fax: 21 793 61 35

E-Mail [email protected]

Site www.fpr.pt

♦ INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA

♦ SÓCIO FUNDADOR DA F.I.R.A.

♦ FILIADO NA I.R.B.

♦ SÓCIO HONORÁRIO DA R.F.U.

♦ SÓCIO DA C.D.P.

ESTRUTURA DA FPR

ASSEMBLEIA GERAL

ORGÃOS SÓCIOS SOCIAIS

ASSEMBLEIA-GERAL PRESIDENTE – Augusto Ferreira do Amaral VICE-PRESIDENTE – Duarte Vasconcelos 1º SECRETÁRIO – Francisco José A. Carvalho Martins 2º SECRETÁRIO – João Manuel Serra Almeida

SÓCIOS

ORDINÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS

Clubes ANAR

ARN Clube Rugby

CRRC Barbares Algarve

ARS Veteranos Lisboa

CLUBES

SPORT LISBOA E BENFICA CLUBE DE FUTEBOL “OS BELENENSES” ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA GRUPO DESPORTIVO DE DIREITO ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CENTRO DESPORTIVO DA UNIVERSIDADE DO PORTO CLUBE DE FUTEBOL ESTRELA DA AMADORA ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA COIMBRA RUGBY CLUBE DE ELVAS CLUBE DE RUGBY DO TÉCNICO GRUPO DRAMÁTICO SPORTIVO DE CASCAIS BELAS RUGBY CLUBE RUGBY CLUBE DA LOUSÃ RUGBY CLUBE DA BAIRRADA RUGBY CLUBE COIMBRA CLUBE DE RUGBY ARCOS DE VALDEVEZ RUGBY CLUBE TONDELA CLUBE DE RUGBY DE LOULÉ ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES ESCOLA SUP. AGRÁRIA SANTARÉM UNIVERSIDADE PORTUCALENSE ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES UNIV. TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES UNIVERSIDADE DE AVEIRO CLUBE RUGBY DE FAMALICÃO CLUBE RUGBY DE VIANA DO CASTELO ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES ESC. SUP.AGRÁRIA CASTELO BRANCO CLUBE RUGBY DE ÉVORA CALDAS SPORT CLUBE RUGBY CLUBE DE MONTEMOR-O NOVO ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES UNIVERSIDADE DO ALGARVE ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES ESCOLA SUP. DE TECNOLOGIA TOMAR ASSOCIAÇÃO ANTIGOS ALUNOS INSTITUTO SUP.AGRONOMIA ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES INSTITUTO SUP.ENG.PORTO / REI GRUPO DESPORTIVO PESCADORES DA COSTA DE CAPARICA SPORT UNIÃO COLARENSE RUGBY CLUBE DE SANTARÉM GRUPO SPORTIVO CARCAVELOS ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES INST. SUP.CIÊNCIAS SAÚDE - NORTE A. E. FACULDADE CIÊNCIAS DO DESP. E EDUC.FÍSICA UNIV.PORTO ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE LUSÍADA - PORTO ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES FACULDADE MEDICINA VETERINÁRIA ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES INSTITUTO SUPERIOR DA MAIA CLUBE DE RUGBY DA JUROMENHA ASSOCIAÇÃO ACADÉMIDA DA UNIVERSIDADE MODERNA LISBOA RUGBY CLUBE DO PORTO ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DO MINHO ASSOCIAÇÃO RECRIATIVA DESPORTIVA UNIVERSIDADE LUSÍADA - PORTO CALDAS RUGBY CLUBE LISBON CASUALS RUGBY CLUB SCALIPUS CLUBE DE SETUBAL ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES FACULDADE MOTRICIDADE HUMANA GRUPO DESPORTIVO FABRIL ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES FACULDADE CIÊNCIA TECNOLOGIA – UNIV. NOVA LISBOA VITÓRIA FUTEBOL CLUBE ASSOCIAÇÃO PUPILOS EXÉRCITO GRUPO DESPORTIVO LORIGUENSE AMORA FUTEBOL CLUBE RUGBY CLUBE DE OEIRAS VILAMOURA XV RUGBY CLUBE

ÓRGÃOS SOCIAIS

PRESIDENTE

DIRECÇÃO

CONSELHOS

ARBITRAGEM

DISCIPLINAR

FISCAL

GERAL

JURISDICIONAL

ORGÃOS SOCIAIS

PRESIDENTE DA FPR PRESIDENTE – José Manuel Picão de Abreu

DIRECÇÃO VICE-PRESIDENTE – Vítor Manuel Dias P. Gonçalves VICE-PRESIDENTE – Jorge Manuel Duarte Miranda SECRETÁRIA – Sofia Nobre Ferreira TESOUREIRO – José Luis Silveira Botelho

COMISSÃO DESPORTIVA – César Oliveira Pegado COMISSÃO INFRAESTRUTURA E FINANCEIRA – Eduardo Trigo de Morais

CONSELHO FISCAL PRESIDENTE - Manuel Castro Pereira SECRETÁRIO - Manuel Coelho de Sousa RELATOR - Ledo & Morgado, SROC

CONSELHO DISCIPLINAR PRESIDENTE - Carlos Ferrer dos Santos VOGAL – Luis Vieira Caldas VOGAL – José Maria Albergaria VOGAL – Manuel Alvim Calado Cortes VOGAL – José Manuel Martins Silva

CONSELHO JURISDICIONAL PRESIDENTE - João Ataíde VOGAL - José Delgado Martins VOGAL - João Lopes dos Reis VOGAL – António Folgado VOGAL – Vasco Marques

CONSELHO DE ARBITRAGEM PRESIDENTE – José Alvarez VOGAL – Arnaldo Neto VOGAL – Ferdinando Manuel Sousa VOGAL - João Valente

CONSELHO GERAL PRESIDENTE – Raul Martins VICE-PRESIDENTE – Carlos Lobo Gaspar VOGAL – Duarte Leal VOGAL – Manuel Fonseca e Costa VOGAL – Carlos Nobre Ferreira VOGAL – Jorge Galamba Marques VOGAL – Rui Augusto Silva Neves VOGAL – Luis Carlos Silva VOGAL – Nuno Cambezes VOGAL – João Pedro Pinto de Sousa VOGAL – Fernando Manso VOGAL –João Megre VOGAL – Nuno Gramaxo VOGAL – Paulo Tomé VOGAL – Dídio de Aguiar

ESTRUTURA INTERNA

ORGANOGRAMA

PRESIDENTE

DIRECÇÃO

SECRETÁRIO-GERAL DIRECTOR TÉCNICO NACIONAL

SECTOR ADMINISTRATIVO SECTOR TÉCNICO

SECTOR ORGANIZAÇÃO DE PROVAS SECTOR DESENVOLVIMENTO

SECTOR COMUNICAÇÃO, PROMOÇÃO SELECÇÕES E ALTA COMPETIÇÃO E MARKETING

3 - RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADE

ACTIVIDADE DESPORTIVA

Considerando o Plano Estratégico 2001-2004, verifica-se em 2002 o cumprimento dos objectivos traçados, para o respectivo ano, bem como a consolidação do desenvolvimento do Rugby Nacional, com especial incidência ao nível do Rugby Juvenil e nas prestações desportivas das diferentes Selecções Nacionais.

- No Rugby Juvenil, a assumpção dos encargos financeiros com os seguros desportivos por parte da FPR, permitiu a resolução de toda a carga administrativa decorrente do processo de inscrição dos jogadores, com reflexos muito positivos na organização, estruturação e realização dos respectivos quadros competitivos.

A tendência verificada, quanto ao crescimento do número de praticantes em 2001, neste escalão etário, teve um incremento acentuado em 2002, verificando-se, igualmente o reaparecimento de clubes que haviam cessado a actividade e de outros novos.

Esta situação e a consolidação do Rugby Escolar, permitem continuar a verificar-se uma participação percentual altamente significativa de jovens no universo de praticantes do Rugby Nacional.

Apraz, também, registar a evolução verificada ao nível do Rugby Feminino, com a participação regular e organizada de seis equipas a disputarem o respectivo quadro competitivo.

Por último e quanto às categorias de Iniciados e Juvenis, a reformulação dos quadros competitivos propiciaram um significativo aumento do número de jogos, uma substancial redução nos custos das deslocações dos clubes e uma melhor e interessante organização no desenrolar das respectivas deslocações.

Por outro lado, o modelo competitivo organizado permite uma equilibrada redistribuição do número de jogos entre as três Associações, indiciando um ligeiro aumento do número de praticantes nas Regiões Centro e Norte do País.

- A nível do escalão Júnior, categoria etária onde se verificava um precoce abandono de praticantes, a reestruturação do respectivo quadro competitivo e a criação de uma nova categoria etária – Sénior 1º ano – permitiu inverter a tendência verificada em 2001 (- 2,8% de praticantes) e estancar por completo esta “hemorragia”.

Verificou-se, igualmente um aumento da competitividade, em qualidade, nos jogos do respectivo Campeonato Nacional o que, a curto prazo, leva-nos a acreditar numa selecção e detecção de jogadores mais capazes para representarem o escalão sénior.

- A qualificação de novos árbitros e reclassificação dos existentes representou uma mais valia na organização e competitividade de todos os jogos, durante o ano 2002, com uma participação de equipas de arbitragem completas num maior número de jogos.

Esta acentuada melhoria acarreta naturalmente um maior dispêndio financeiro quanto à subvenção atribuída ao Conselho de Arbitragem, mas altamente justificável face ao aumento de qualidade das arbitragens.

No entanto, julgamos que o Conselho de Arbitragem deverá continuar a merecer um maior apoio em 2003, pois só assim se poderá melhorar e nivelar por cima a qualidade dos árbitros e consequentemente dos jogadores e dos jogos.

- Quanto à formação de agentes desportivos, treinadores, árbitros e dirigentes, realça-se o cumprimento integral do programa da Formação Nacional 2002, realçando-se a realização do I Curso Nacional de Sevens, com a participação de 82 participantes e, também, do I Curso Nacional de Dirigentes com o reconhecimento público da Federação Internacional – FIRA-AER.

- O apoio em material desportivo dado aos clubes surge através do Subsídio de Apetrechamento, mediante candidatura próprias com base no respectivo regulamento específico, tendo sido todas contempladas.

- Pela 1ª vez e face às excelentes prestações da Selecção Nacional de Sevens, que se consagrou Campeã da Europa, em 2002, 6 jogadores desta equipa foram incluídos no Estatuto de Alta Competição.

No Percurso de Alta Competição estão 14 jogadores da Selecção Nacional Júnior, que pelas suas capacidades física-técnicas indiciam, a curto prazo, virem a ser incluídos nas Selecções Sub-20 e Sub 23.

S. R.

SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE E DO DESPORTO INSTITUTO NACIONAL DO DESPORTO ANÁLISE DA SITUAÇÃO DESPORTIVA QUADRO 1 – “NÚMERO DE PRATICANTES COM SEGURO DESPORTIVO QUE PARTICIPAM NO QUADRO COMPETITIVO OFICIAL” ANO 2002

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DERUGBY

até Juniores até Juniores Juniores Juniores Seniores Seniores Veteranos Veteranos Total Masc Total Fem TOTAL Distritos Masc Fem Masc Fem Masc Fem Masc Fem Aveiro 66 13 12 -- 21 ------99 13 112 Beja ------Braga ------Bragança ------Castelo Branco ------Coimbra 256 19 38 -- 132 ------426 19 445 Évora 128 -- 37 -- 87 ------252 -- 252 Faro 128 -- 6 -- 73 ------207 -- 207 Guarda -- 13 2 -- 7 ------9 13 22 Leiria 46 12 11 -- 36 ------93 12 105 Lisboa 1095 16 186 -- 355 ------1636 16 1652 Portalegre 26 -- 12 -- 26 ------64 -- 64 Porto 138 13 30 -- 46 ------214 13 227 Santarém 154 ------154 -- 154 Setúbal 125 16 8 -- 110 ------243 16 259 Viana do Castelo 69 -- 1 -- 28 ------98 -- 98 Vila Real 18 ------21 ------39 -- 39 Viseu ------Açores ------Madeira ------TOTAL 2249 102 343 -- 942 ------3534 102 3636 Notas: 1 - Caso a organização desportiva obedeça a outra distribuição (regiões, zonas ou outra), deverá a Federação adequar o quadro. 2 – Os dados constantes neste Quadro devem estar em conformidade com o número de praticantes indicados na(s) Declaração(ões) da(s) Seguradora(s) solicitada na alínea d) do ponto 8 deste documento.

Validação da Federação ______(Assinatura legível e carimbo)

QUADRO 1 Número de praticantes com seguro desportivo (SI-seguro individual e SC-seguro coletivo) que participaram no Quadro Competitivo Oficial

ZONA NORTE JUV INIC INF BENJ BAMB FEMIN Distritos CLUBES SEN. JUN. TOTAL SI SC SI SC SI SC SI SC SI SC SI SC Porto Centro Desportivo Universitário Porto 30 29 30 0 27 6 15 7 10 13 17 6 0 0 190 Porto AE Instituto Superior da Maia 0 00000000000130 13 Porto Rugby Economia - ISEP/REI 16 1070000000000 24 Vila Real AA Univ.Trás-os-Montes e Alto Douro 21 0 0 11 0403000000 39 V. Castelo Clube Rugby Arcos Valdevez 28 1 0 26 0 15 0 10 0 10 0 8 0 0 98 Braga AE Universidade do Minho-Braga 0 0000000000000 0 95 31 30 44 27 25 15 20 10 23 17 14 13 0 364 ZONA CENTRO JUV INIC INF BENJ BAMB FEMIN Distritos CLUBES SEN. JUN. TOTAL SI SC SI SC SI SC SI SC SI SC SI SC Viseu Rugby Clube de Tondela 0 0000000000000 0 Coimbra Associação Académica de Coimbra 39 22 26 5 26 10 16 10 6 15 12 5 0 0 192 Coimbra Rugby Clube de Coimbra 26 0030000000000 29 Coimbra AEE Superior Agrária Coimbra 24 00300000000190 46 Coimbra Rugby Clube da Lousã 43 16 20 15 16 15 15 15 2 10 1 10 0 0 178 Guarda Grupo Desportivo Loriguense 7 2000000000001322 Aveiro Rugby Clube Bairrada 21 12 6 13 5 12 0 10 0 10 0 10 13 0 112 160 52 52 39 47 37 31 35 8 35 13 25 32 13 579 ZONA SUL JUV INIC INF BENJ BAMB FEMIN Distritos CLUBES SEN. JUN. TOTAL SI SC SI SC SI SC SI SC SI SC SI SC Lisboa Sport Lisboa e Benfica 54 2 2 17 0 18 0 15 0 10 0 10 0 0 128 Lisboa Centro Desportivo Universitário Lisboa 40 24 41 8 32 10 34 10 18 20 8 20 0 0 265 Lisboa Clube Futebol Os Belenenses 40 22 22 29 38 15 33 15 19 10 8 10 0 0 261 Lisboa AEI Superior Técnico 47 29 000000000001 77 Lisboa Grupo Desportivo Direito 38 25 18 20 21 20 5 20 5 20 2 14 0 0 208 Lisboa Clube Rugby Técnico 0 0 27 25 27 18 16 10 8 10 10 7 13 0 171 Lisboa Grupo Sportivo Carcavelos 0 0000000000000 0 Lisboa Belas Rugby Clube 21 9 15 4 23 060103020 84 Lisboa AA Alunos Inst. Superior Agronomia 0 0 24 20 11 21 4 15 6 15 15 0 0 131 Lisboa Grupo Dramático Sportivo Cascais 38 31 24 22 15 12 6 15 1 20 0 20 0 0 204 Lisboa AEI Superior Agronomia 55 31 000000000000 86 Evora Clube Rugby Évora 59 25 24 10 18 5 1 13 12 5 0 18 0 0 190 Évora Clube Rugby Juromenha 0 0000000000000 0 Évora Rugby Clube Montemor-O-Novo 28 12 637420000000 62 Setúbal Grupo Desportivo Quimigal 0 0000000000000 0 Setúbal Scalipus Clube Setúbal 0 0000000000000 0 Setúbal Núcleo Rugby AEFC Tecnologia-UNL 38 0000000000000 38 Setúbal Grupo Desportivo Fabril 23 1000000000000 24 Setúbal Vitória de Setúbal 23 7010000000000 31 Setúbal Grupo Desp.Pesc. Costa Caparica 26 0 0 25 0 25 0 29 0 25 0 20 16 0 166 Santarém Rugby Clube Santarém 0 0 6 26 15 27 1 26 1 29 0 23 0 0 154 Faro Rugby Clube de Loulé 40 4 12 16 6 16 12 9 30 0 7 20 0 0 172 Faro Vilamoura XV RC 33 2000000000000 35 Lisboa RC Oeiras 22 13 200000000000 37 Portalegre Rugby Clube Elvas 26 12 4060130102000 64 Leiria Caldas Rugby Clube 36 11 23 058401050120 105 687 260 250 226 224 199 137 177 103 164 45 177 43 1 2693 TOTAL 942 343 332 309 298 261 183 232 121 222 75 216 89 14 3636 QUADRO 2 – “IMPLANTAÇÃO GEOGRÁFICA DA MODALIDADE NO PAÍS” ANO 2002

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY

Associações Distritos Praticantes(*) Clubes Regionais Aveiro 112 1 CRRC Beja -- -- Braga -- -- Bragança -- -- Castelo Branco -- -- Coimbra 445 4 CRRC Évora 252 3 AR Sul Faro 207 2 AR Sul Guarda 22 1 CRRC Leiria 105 1 AR Sul Lisboa 1652 11 AR Sul Portalegre 64 1 AR Sul Porto 227 3 AR Norte Santarém 154 1 AR Sul Setúbal 259 4 AR Sul Viana do Castelo 98 1 AR Norte Vila Real 39 1 AR Norte Viseu -- -- Açores -- -- Madeira -- -- TOTAL 3636 34 3 (*) Dados respeitantes ao TOTAL do Quadro 1

Época desportiva 2001/2002

Implantação geográfica da modalidade no País

Associações Regionais Distritos Nº. de Clubes filiados Braga 1 Bragança Associação de Rugby do Norte Porto 3 Viana do Castelo 1 Vila Real 1 Aveiro 1 Castelo Branco Coimbra 4 Comité Regional Rugby Coimbra Guarda 1 Leiria 1 Viseu Beja Évora 3 Faro 2 Lisboa 11 Associação de Rugby do Sul Portalegre 1 Santarém 1 Setúbal 4 Madeira Açores 3 TOTAL 34

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DESPORTIVA

QUADRO 4 – “DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DESPORTIVA” DADOS RELATIVOS AO ANO 2002 OU ÉPOCA DESPORTIVA 2001/2002

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY

FUNCIONAMENTO E ACTIVIDADES DAS FEDERAÇÕES

1. Nº Competições organizadas

1.1 Nacionais (nº provas) Jogos 443 – 9 Convívios Nacionais / 10+9 Formação

1.2 Regionais (nº provas) Jogos - 240 6

2. Nº Árbitros e Juízes em actividade

2.1 Categoria Internacional 5

2.2 Categoria Nacional 44

2.3 Outras Categorias 10

3. Nº Associações / Delegações regionais

3.1 Associações e/ou Delegações Regionais 3

4. Funcionamento administrativo

4.1 Despesas de administração e funcionamento (em euros) 67.224

4.2 Custos com pessoal administrativo (em euros) 108.976

4.3 Cumprimento integral do Plano Actividades previsto Sim (Sim/Não)

4.4 Cumprimento integral do Orçamento previsto (Sim/Não) Não

4.5 Fontes de financiamento externo (em euros) 152.941

5. Custos com participação externa de clubes

5.1 Apoio à participação de clubes em competições europeias (em 5.000 euros)

PROJECTOS DE INVESTIMENTO PORTADORES DE INOVAÇÃO

6. Praticantes nas actividades regulares

6.1 Nº total de praticantes com licença desportiva 3636

6.2 Taxa média de crescimento de praticantes nos últimos 4 anos (%) + 0,6 Nº total de praticantes 1999-3726 2000-3721 2001-3615 em:

7. Participação feminina e escalões jovens nos quadros competitivos

7.1 Nº de praticantes femininas 103

7.2 Nº de praticantes dos escalões juniores 343

7.3 Nº de praticantes dos escalões inferiores a juniores 2248

8. Potencial de crescimento da modalidade

8.1 Nº treinadores em actividade 140

8.2 Nº Clubes com praticantes em actividade regular 34

9. Cumprimento de obrigações contratuais com o IND

9.1 Nº de acções desenvolvidas no âmbito do controlo anti- 6 dopagem

9.2 Nº de acções desenvolvidas no âmbito do controlo da violência 9 associada ao desporto

OUTRAS INFORMAÇÕES

10. Outras informações relevantes para a análise do Programa de Desenvolvimento da Prática Desportiva

No âmbito do Plano Estratégico 2001-2004, a Direcção da FPR definiu, para 2002, como objectivo prioritário a reestruturação dos Quadros Competitivos, com especial incidência no Rugby Juvenil, a Formação de Agentes Desportivos (Treinadores, Árbitros e Dirigentes) e o apoio aos clubes nas candidaturas ao Quadro Comunitário para a construção de campos de rugby.

1 – Quadros Competitivos Reestruturação total das competições de iniciados e juvenis prevalecendo a equidade competitiva entre os clubes e tendo, igualmente, em vista a redução de custos com as deslocações das equipas;

2 – Formação de Agentes Desportivos Efectuaram-se todas as Acções Nacionais previstas para árbitros e treinadores consubstanciadas no Contrato-Programa com o C.E.F.D. e ainda duas Acções de Nível Internacional, para treinadores e dirigentes, acreditadas pela FIRA-AER.;

3 – Construção de Novos Campos Celebraram-se contratos com o III Quadro Comunitário, Clubes e FPR para a construção de novos espaços desportivos para o Rugby.

ESCALÕES ETÁRIOS POR CATEGORIA

DESIGNAÇÃO DA ESCALÃO ETÁRIO CATEGORIA

Seniores + de 19 anos

Juniores 17 - 18 anos

Juvenis 15 - 16 anos

Iniciados 13 - 14 anos

Infantis 11 - 12 anos

Benjamins 9 - 10 anos

Bambis 7 - 8 anos

Femininos n/d

QUADROS COMPETITIVOS REGULARES S E N I O R E S NACIONAL INTERNACIONAL CAMPEONATO NACIONAL DA I DIVISÃO CAMPEONATO EUROPEU DAS NAÇÕES - Fase Final - Época 2001/2002 RWC 2003 – Fase Pré-Qualificação - Fase de Apuramento - Época 2002/2003 TORNEIO EUROPEU REGIÕES-FIRA/AER CAMPEONATO NACIONAL DA II DIVISÃO TORNEIO EUROPEU SUB-20 – FIRA/AER - Fase Final - Época 2001/2002 JOGOS PARTICULARES SUB 21 - Fase de Apuramento - Época 2002/2003 IRB SERIES SEVENS 2002 SUPERTAÇA H Hong Kong Sevens TORNEIOS REGIONAIS H Londres Sevens -Norte H Cardiff Sevens -Centro -Sul CIRCUITO EUROPEU SEVENS-FIRA/AER TAÇA DE H Lunel Sevens CIRCUITO NACIONAL DE SEVENS H Madrid Sevens H Haidelberg Sevens TORNEIOS INTERNACIONAIS DE SEVENS -Coimbra H Sri Lanka Sevens -Lisboa TAÇA IBÉRICA -Arcos de Valdevez J U N I O R E S NACIONAL INTERNACIONAL CAMPEONATO NACIONAL -Fase Final Nacional - Época 2001/2002 TORNEIO IV NAÇÕES -Fase Final Regional - Época 2001/2002 -Fase de Apuramento- Época 2002/2003 PROTOCOLO TARN-ET-GARONNE TAÇA DE PORTUGAL SUPERTAÇA TAÇA IBÉRICA TORNEIOS REGIONAIS -Norte CAMPEONATO DO MUNDO FIRA – Itália -Centro -Sul INICIADOS / JUVENIS

TORNEIOS NACIONAIS DIGRESSÃO À GALIZA TORNEIOS INTER-SELECÇÕES ESTÁGIO FIRA-AER - Taragosa REGIONAIS

FEMININOS / BAMBIS / BENJAMINS / INFANTIS

CONVÍVIOS NACIONAIS

ACTIVIDADE DESPORTIVA

NACIONAL

ÉPOCA 2001/2002

SENIORES

Época 2001 / 2002

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CAMPEONATO NACIONAL DA I DIVISÃO

FASE FINAL

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO A

Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º GD DIREITO 6 5 -- 1 --- 16 2º CDUP 6 5 -- 1 --- 16 3º SL BENFICA 6 2 -- 4 --- 10 4º AA COIMBRA 6 -- -- 5 1 5

CLASSIFICAÇÃO FINAL - GRUPO B

Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º CF BELENENSES 6 6 ------18 2º AEIS AGRONOMIA 6 4 -- 2 --- 14 3º AEIS TÉCNICO 6 2 -- 4 --- 10 4º CDUL 6 -- -- 6 -- 6

CLASSIFICAÇÃO FINAL - GRUPO C

Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º CR ARCOS VALDEVEZ 6 4 1 1 --- 15 2º GDS CASCAIS 6 4 -- 2 --- 14 3º AA UTAD 6 2 -- 4 --- 10 4º GDPC CAPARICA 6 1 1 4 -- 9

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CAMPEONATO NACIONAL II DIVISÃO

FASE FINAL DOS APURADOS

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO A

Clas CLUBE Nº jog Vit Emp Derr. F.C. Pts. Total 1º RC LOUSÃ 6 5 -- 1 -- 16 2º CR ÉVORA 6 5 -- 1 -- 16 3º 6 1 1 4 -- 9 CALDAS RC 4º 6 -- 1 5 -- 7 VILAMOURA XV RC

FASE FINAL NÃO APURADOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO B

Clas CLUBE Nº jog Vit Emp Derr. F.C. Pts. Total 1º SL BENFICA “B” 6 5 -- 1 -- 16 2º RC MONTEMOR 6 3 -- 2 1 11 3º RC LOULÉ 6 2 -- 4 -- 10 4º 6 2 -- 3 1 9 RC COIMBRA

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO C

Clas CLUBE Nº jog Vit Emp Derr. F.C. Pts. Total 1º CR ÉVORA “B” 4 4 ------12 2º AEFC TECNOLOGIA 4 1 -- 3 -- 6 3º 4 1 -- 3 -- 6 RC BAIRRADA

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO D

Clas CLUBE Nº jog Vit Emp Derr. F.C. Pts. Total 1º AEES AGRÁRIA COIMBRA 6 4 -- 1 1 13 2º RC ELVAS 5 4 -- 1 -- 13 3º BELAS RC 6 2 -- 4 -- 10 4º VITÓRIA FC 5 1 -- 4 -- 7

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO E

AEIS TÉCNICO “B”, ISEP/REI e AMORA FC não realizaram nenhum jogo

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO F

Clas CLUBE Nº jog Vit Emp Derr. F.C. Pts. Total 1º GD FABRIL 3 2 -- 1 -- 7 2º RC LOUSÃ “B” 2 2 ------6 3º RC OEIRAS 3 -- -- 3 -- 3

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

TAÇA DE PORTUGAL SENIORES

1ª ELIMINATÓRIA GD FABRIL ISEP/REI V-D RC ELVAS RC BAIRRADA FC-V RC MONTEMOR VITÓRIA FC 36-07 CALDAS RC RC OEIRAS V-FC AEES AGRÁRIA COIMBRA CR ÉVORA 05-52 BELAS RC RC COIMBRA D-V RC LOUSÃ VILAMOURA XV RC V-D RC LOULÉ AEFC TECNOLOGIA V-FC

2ª ELIMINATÓRIA (Jogo de Barrage) AMORA FC RC MONTEMOR (A equipa do AMORA FC desistiu)

3ª ELIMINATÓRIA RC BAIRRADA RC MONTEMOR 15-24 RC LOULÉ CR ÉVORA 13-21 RC LOUSÃ RC COIMBRA 12-03 GD FABRIL CALDAS RC 03-75

1/8 FINAL GD DIREITO AA UTAD 100-0 CALDAS RC CF BELENENSES 0-125 AA COIMBRA GDS CASCAIS 78-00 GDPC CAPARICA CR ÉVORA 06-26 RC LOUSÃ CDUP 07-70 CDUL AEIS TÉCNICO 10-09 AEIS AGRONOMIA RC MONTEMOR 173-3 SL BENFICA CR ARCOS VALDEVEZ 38-24

1/4 FINAL SL BENFICA CDUP 10-32 AEIS AGRONOMIA CDUL 53-07 CR ÉVORA AA COIMBRA 07-85 CF BELENENSES GD DIREITO 17-37

1/2 FINAL CDUP GD DIREITO 12-16 AA COIMBRA AEIS AGRONOMIA 13-20

FINAL GD DIREITO AEIS AGRONOMIA 28-07

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

TORNEIO NACIONAL DE SEVENS SENIORES

1ª FASE AEIS TÉCNICO GDS CASCAIS 05-35 SL BENFICA GD DIREITO 12-35 GDS CASCAIS GD FABRIL 52-07 GD DIREITO RC LOUSÃ 14-12 GD FABRIL AEIS TÉCNICO 00-50 RC LOUSÃ SL BENFICA 07-38 CDUP CF BELENENSES 12-05

2ª FASE GD DIREITO SL BENFICA 21-17 GDS CASCAIS AEIS TÉCNICO 19-05 CF BELENENSES SL BENFICA 18-07 CDUP AEIS TÉCNICO 47-00 GD DIREITO CF BELENENSES 19-14 GDS CASCAIS CDUP 07-24

FINAL GD DIREITO CDUP 07-10

JUNIORES

Época 2001 / 2002

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES

FASE FINAL DOS APURADOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º CDUL 10 10 ------30 2º CR ÉVORA 10 8 -- 2 -- 26 3º GD DIREITO 10 7 -- 3 -- 24 4º AEIS AGRONOMIA 10 3 -- 7 -- 16 5º CF BELENENSES 10 2 -- 8 -- 14 6º GDS CASCAIS 10 1 -- 9 -- 12

FASE FINAL DOS NÃO APURADOS SÉRIE NORTE/CENTRO

CLASSIFICAÇÃO FINAL Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º AA COIMBRA 6 4 1 1 -- 15 2º CDUP 6 4 -- 2 -- 14 3º RC BAIRRADA 6 2 1 3 -- 11 4º RC LOUSÃ 6 1 -- 5 -- 8

SÉRIE SUL

CLASSIFICAÇÃO FINAL Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º AEIS TÉCNICO 4 4 ------12 2º RC ELVAS 2 -- -- 2 -- 2 3º RC OEIRAS 2 -- -- 1 1 1

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

TAÇA DE PORTUGAL JUNIORES

1/8 FINAL RC BAIRRADA RC OEIRAS V-FC GD DIREITO CF BELENENSES 24-27

Ficaram isentas 6 equipas. GDS Cascais, CR Évora, RC Elvas, CDUL, AA Coimbra e AEIS Agronomia

1/4 FINAL GDS CASCAIS CR ÉVORA 12-08 RC BAIRRADA RC ELVAS V-FC AA COIMBRA AEIS AGRONOMIA 08-07 CDUL CF BELENENSES 15-07

1/2 FINAL GDS CASCAIS CDUL 06-24 RC BAIRRADA AA COIMBRA 06-16

FINAL AA COIMBRA CDUL 00-17

RUGBY JUVENIL

Época 2001 / 2002

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

TORNEIO NACIONAL DE JUVENIS

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Clas. CLUBE Nº. jog.Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. 1º CR TÉCNICO 10 10 ------30 2º CDUL 10 8 -- 2 -- 26 3º CR ÉVORA 10 5 -- 5 -- 20 4º CDUP 10 4 -- 6 -- 18 5º AA COIMBRA 10 2 -- 7 1 13 6º CF BELENENSES 10 1 -- 9 -- 12

TORNEIO NACIONAL DE INICIADOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Clas. CLUBE Nº. jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. 1º RC SANTARÉM 8 7 -- 1 -- 22 2º AA COIMBRA 10 5 -- 5 -- 20 3º CF BELENENSES 9 5 -- 4 -- 19 4º CDUL 7 4 1 2 -- 16 5º CR TÉCNICO 7 3 -- 4 -- 13 6º CDUP 9 -- 1 7 1 9

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CONVIVIO DA BAIRRADA - 12/01/2002

Participaram as seguintes equipas: RC Lousã, AA Coimbra, CDUP, RC Bairrada, RC Loulé, CF Belenenses, CDUL, RC Santarém, CR Évora, Belas .RC

CONVIVIO DO PORTO – 09/02/2002

CLUBES BAMBIS BENJAMINS INFANTIS TOTAL AA COIMBRA 1 1 1 3 RC LOUSÃ 1 1 1 3 RC BAIRRADA 1 1 1 3 CR ÉVORA 1 1 2 CDUL 1 1 2 CDUP 2 2 1 5 5 7 6 18

CONVIVIO DA LOUSÃ – 23/03/2002

CLUBES BAMBIS BENJAMINS INFANTIS TOTAL AA COIMBRA 1 1 1 3 RC BAIRRADA 1 1 1 3 RC ELVAS 1 1 2 BELAS RC 1 1 1 3 CDUL 1 2 2 5 CF BELENENSES 1 2 2 5 CALDAS RC 1 1 2 6 8 9 23

CONVIVIO DE COIMBRA – RUGBY ESCOLAR – 23/03/2002

Neste convívio participara 16 equipas escolares, de: Externato Irene Lisboa-2, Escola de Ceira-2, Escola de Ribamar-2, Colégio de Poiares-2, Colégio S. Peter’s School-2, D. João das Regras-2, Padre Vítor Melicias-2, Escola de Alcobaça-2

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CONVIVIO DO ELVAS – 20/04/2002

CLUBES BAMBIS BENJAMINS INFANTIS TOTAL RC LOUSÃ 1 1 1 3 RC BAIRRADA 1 1 1 3 CR ÉVORA 1 1 2 RC ELVAS 1 1 2 RC LOULÉ 1 2 1 4 GD DIREITO 1 1 2 CR TÉCNICO 1 1 1 3 CDUL 1 2 2 5 CF BELENENSES 1 2 2 5 6 12 11 29

CONVIVIO DE ELVAS – RUGBY ESCOLAR – 20/03/2002

Neste convívio participara 11 equipas escolares, de: Escola Sec. Setúbal-1, Externato Irene Lisboa-1, Escola Ribamar-1, Aristides Sousa-2, Colégio S. Peter’s School-1, D. João das Regras-1, Padre Vítor Melicias-2, Escola de Alcobaça-2

CONVIVIO DE ALMADA – 01/05/2002

CLUBES BAMBIS BENJAMINS INFANTIS TOTAL RC LOUSÃ 1 1 1 3 RC BAIRRADA 1 1 1 3 CR ÉVORA 1 1 2 RC LOULÉ 1 2 1 4 BELAS RC 1 1 2 CR TÉCNICO 1 1 1 3 CDUL 1 2 2 5 CDUP 1 1 1 3 7 9 9 25

CONVIVIO DE LOULÉ – 11/05/2002

CLUBES BAMBIS BENJAMINS INFANTIS TOTAL RC BAIRRADA 1 1 1 3 CR ÉVORA 1 1 2 RC LOULÉ 1 2 1 4 CR TÉCNICO 1 1 1 3 CDUL 1 2 2 5 4 7 6 17

FEMININOS

Época 2001 / 2002

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

TORNEIO NACIONAL DE RUGBY FEMININO

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Clas. CLUBE Nº. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. jog. 1º AEES AGRÁRIA COIMBRA 10 8 1 1 -- 27 2º GDPC CAPARICA 10 8 -- 2 -- 26 3º RC BAIRRADA 10 6 1 2 1 22 4º CR TÉCNICO 12 4 1 5 2 19 5º CALDAS RC 10 2 1 5 2 13 6º ISMAI 10 -- -- 3 7 3

ÉPOCA 2002/2003

SENIORES

Época 2002 / 2003

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro/2002

SUPER TAÇA DE PORTUGAL SENIORES

Jogo Data Local Resultados AEIS AGRONOMIA-GD DIREITO 05/10/2002 EU Lisboa 07-25

CAMPEONATO NACIONAL - I DIVISÃO

FASE DE APURAMENTO

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO A Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º GD DIREITO 10 8 -- 2 --- 26 2º CDUP 10 6 -- 4 -- 22 3º CF BELENENSES 10 6 -- 4 --- 22 4º AEIS AGRONOMIA 10 5 -- 5 --- 20 5º AA COIMBRA 10 4 -- 6 --- 18 6º SL BENFICA 10 1 -- 9 --- 12

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO B Clas CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º CDUL 10 9 -- 1 --- 28 2º CR ARCOS VALDEVEZ 10 8 -- 2 --- 26 3º GDS CASCAIS 10 5 1 4 -- 21 4º AEIS TÉCNICO 10 5 1 4 --- 21 5º RC LOUSÃ 10 3 -- 8 --- 14 6º AA UTAD 10 --- -- 9 1 9

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro/2002

CAMPEONATO NACIONAL - II DIVISÃO

CLASSIFICAÇÃO - GRUPO A (até à 7ª Jornada) Clas CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º NRFC TECNOLOGIA 6 6 ------18 2º CR ÉVORA 5 5 ------15 3º RC MONTEMOR 5 4 -- 1 -- 13 4º CALDAS RC 6 3 -- 3 -- 12 5º RC LOULÉ 7 2 -- 5 -- 11 6º GDPC CAPARICA 6 2 1 3 -- 11 7º RC BAIRRADA 5 1 1 3 -- 8 8º RC ELVAS 6 -- -- 6 -- 6

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO B NORTE/CENTRO Clas CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º AEU AVEIRO 4 4 ------12 2º RC LOUSÃ “B” 4 2 -- 2 -- 8 3 ISEP/REI 4 -- -- 4 -- 4

A equipa do RC Coimbra foi desclassificada – artigo 56-1 - RGC

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO B – SUL 1 Clas CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º BELAS RC 4 4 ------12 2º RC OEIRAS 4 1 -- 3 -- 6 3º CRU LUSÓFONA 4 1 -- 3 -- 6

As equipas do AEIS Técnico “B” e AEIS Agronomia “B” foram desclassificadas – artigo 56-1 - RGC

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO B – SUL 2 Clas CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º GD FABRIL 4 3 -- 1 -- 10 2º CR ÉVORA “B” 4 2 -- 2 -- 8 3º VITÓRIA FC 4 1 -- 3 -- 6

As equipas do RC Montemor “B” e Caldas RC “B” desistiram da competição

JUNIORES

Época 2002 / 2003

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro 2002

SUPER TAÇA DE PORTUGAL JUNIORES

Jogo Data Local Resultados CDUL-AA COIMBRA 05/10/2002 EU Lisboa 31-00

CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES

FASE DE APURAMENTO

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO A (até à 10ª Jornada) Clas. CLUBE Nº jog. Vit. Emp. Derr. F.C. Pts. Total 1º CDUL 9 8 -- 1 -- 25 2º GD DIREITO 9 7 -- 9 -- 23 2º CR ÉVORA 9 5 2 2 -- 21 4º AEIS AGRONOMIA 8 6 1 1 -- 21 5º AEIS TÉCNICO 9 5 1 3 -- 20 6º AA COIMBRA 9 2 -- 7 -- 13 7º CF BELENENSES 9 2 -- 7 -- 13 8º GDS CASCAIS 8 1 -- 7 -- 10 8º CDUP 8 1 -- 7 -- 10

GRUPO B NORTE/CENTRO E SUL NÃO SE REALIZARÃO JOGOS POR DESISTENCIA DOS CLUBES

RUGBY JUVENIL

Época 2002 / 2003

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro de 2002

CONVÍVIO DE OEIRAS

JUVENIS E INICIADOS- 14/10/2002

CLUBES JUVENIS INICIADOS TOTAL GD DIREITO 1 1 2 AAIS AGRONOMIA 1 1 2 CF BELENENSES 1 1 2 CR ÉVORA 1 1 2 CDUL 1 1 2 5 5 10

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro de 2002

CONVIVIO DE OEIRAS – 14/10/2002

CLUBES BAMBIS BENJAMINS INFANTIS TOTAL GD DIREITO 1 1 1 3 AAIS AGRONOMIA 1 1 1 3 CF BELENENSES 1 2 2 5 CR ÉVORA 1 1 2 CDUL 1 1 1 3 4 6 6 16

CONVIVIO DE MONTEMOR-O-VELHO – 07/12/2002

CLUBES BAMBIS BENJAMINS INFANTIS TOTAL AA COIMBRA 1 1 2 RC LOUSÃ 1 1 RC BAIRRADA 1 1 2 CR ÉVORA 1 1 2 BELAS RC 1 1 2 CR TÉCNICO 1 1 1 3 CDUL 2 3 2 7 CF BELENENSES 1 2 2 5 CDUP 2 1 1 4 RC MONTEMOR 1 1 RC LOULÉ 1 1 2 AAIS AGRONOMIA F F F F GDS CASCAIS F F F F RC SANTARÉM 1 1 10 12 10 32

FEMININOS

Época 2002 / 2003

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro de 2002

TORNEIO ABERTURA DE RUGBY FEMININO

Foi realizado 3 Torneio de Abertura, o 1º em Loulé, o 2º no Estádio Nacional e o 3º no campo da Tapada

Participaram 5 equipas: RC Loulé, GDPC Caparica, AEES Agrária Coimbra, AAIS Agronomia e CR Técnico

ACTIVIDADE DESPORTIVA INTERNACIONAL

ÉPOCA 2001/2002

SENIORES

Época 2001 / 2002

ACTIVIDADE INTERNACIONAL

- A Selecção Nacional de Seniores participou no Torneio Europeu das VI Nações – Grupo B – tendo disputado 2 jogos fora – Roménia e Holanda – e 3 jogos em Portugal – Geórgia, Espanha e Rússia, averbando 2 vitórias com a Espanha e Holanda na 2ª volta do torneio.

A acompanhar a ida da Selecção Nacional à Holanda, deslocou-se a Amsterdam a equipa Sub-21 para um jogo com a Selecção Holandesa de Sub-21, tendo a equipa portuguesa ganho o jogo. Na sequência da deslocação à Holanda a equipa de Sub-21 realizou um jogo com a Selecção Nacional do Luxemburgo, tendo igualmente averbada uma vitória. Em Lisboa realizou-se um jogo com a Selecção de Espanha (Sub-21), tendo a nossa equipa obtido uma expressiva vitória.

A Selecção Nacional Seniores participou, ainda, na pré-qualificação para o Campeonato do Mundo, tendo realizado 2 jogos com a Polónia (vitória) e Espanha (derrota).

SENIORES

Torneio Europeu das Regiões – FIRA/AER Taça Ibérica Torneio Europeu das Nações RWC 2003 – Fase de Pré- Qualificação Torneio Europeu Sub-20 – FIRA/AER Jogos Particulares Selecção Sub-20 IRB SEVENS SERIES 2002 - Hong Kong Sevens - Londres Sevens - Cardiff Sevens CIRCUITO EUROPEUSEVENS FIRA-AER 2002 - Lunell Sevens - Madrid Sevens - Heidelberg Sevens

- Sri Lanka Sevens

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

TORNEIO EUROPEU DAS NAÇÕES

Jogo Data Local Resultados 1ª Jornada ROMENIA-PORTUGAL 03.02.2002 Bucareste 44-17 GEORGIA-HOLANDA 03.02.2002 Tbilissi 88-00 RUSSIA-ESPANHA 02.02.2002 Krasnodar 35-25

2ª Jornada PORTUGAL-GEÓRGIA 17.02.2002 Lisboa 23-27 ROMENIA-ESPANHA 16.02.2002 Constanza 34-12 RUSSIA-HOLANDA 17.02.2002 Krasnodar 73-10

3ª Jornada HOLANDA-ROMENIA 03/03/2002 Ámsterdam 03-49 PORTUGAL-ESPANHA 03.03.2002 Caldas Rainha 13-10 GEÓRGIA-RUSSIA 03.03.2002 Tbilissi 12-12

4ª Jornada HOLANDA-PORTUGAL 24.03.2002 Amsterdam 11-27 ESPANHA-GEORGIA 24.03.2002 Madrid 18-34 RUSSIA-ROMENIA 24.03.2002 Krasnodar 22-27

5ª Jornada PORTUGAL-RUSSIA 07.04.2002 Lousã 13-38 GEORGIA-ROMENIA 06.04.2002 Tbilissi 23-31 ESPANHA-HOLANDA 06.04.2002 Múrcia 63-03

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - ROMÉNIA - 28 pontos 2º - GÉORGIA - 27 pontos 3º - RUSSIA - 23 pontos 4º - ESPANHA - 16 pontos 5º - PORTUGAL - 16 pontos 6º - HOLANDA - 10 pontos

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

RWC 2003 – FASE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO

Jogo Data Local Resultados

PORTUGAL – POLÓNIA 18.05.2002 Lisboa 39-26

ESPANHA – PORTUGAL 02.06.2002 Madrid 34-21

SELECÇÃO SUB-21

Jogo Data Local Resultados

HOLANDA (U-21)-PORTUGAL (U-21) 23.03.2002 Amsterdam 34-13

LUXEMBURGO-PORTUGAL (U-21) 26.03.2002 Luxemburgo 32-03

PORTUGAL (U-21)-ESPANHA (U-21) 31.03.2002 Queluz 46-05

TORNEIO EUROPEU SUB 20 – FIRA-AER

Jogo Data Local Resultados

PORTUGAL-ESPANHA 31.05.2002 Tarazona 06-06

PORTUGAL-HOLANDA 31.05.2002 Tarazona 05-08

HOLANDA-ESPANHA 31.05.2002 Tarazona 07-22

HOLANDA-ESPANHA 02.06.2002 Tarazona 17-10

ESPANHA-PORTUGAL 02.06.2002 Tarazona 10-17

PORTUGAL-HOLANDA 02.06.2002 Tarazona 06-11

ROMÉNIA vs PORTUGAL

– 03/02/2002 – Bucareste -

RESULTADO 44-17

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Rohan Hofman (AEIS Técnico) (3+3+3+3) 2 - Nuno Garvão (Madrid 2012) (5) 3 - (GD Direito) (Sub. Miguel Neves) 4 - (GDS Cascais) 5 - António Aguilar (GD Direito) (Sub. Ricardo Nunes) 6 - Martim Tomé (GD Direito) 7 - Luís Pissarra (AEIS Agronomia) (Sub. José Pinto) 8 - Paulo Gonçalves (SL Benfica) 9 - Rui Chança (SL Benfica) (Sub. António Cunha) 10 - Gonçalo Vareiro (GD Direito) (Sub. Manuel Mello) 11 - Marcelo D’Orey (CDUP) 12 - Frederico Nunes (GD Direito) 13 - (AA Coimbra) 14 - Pedro Fonseca (CF Belenenses) (Sub. Paulo Silva) 15 - José Carlos Sequeira (SL Benfica (Sub. João Baptista)

16 - Paulo Silva (GD Direito) 17 - Manuel Mello (GD Direito) 18 - Ricardo Nunes (AA Coimbra) 19 - António Cunha (CF Belenenses) 20 - João Baptista (GD Direito) 21 - Miguel Nunes (SL Benfica) 22 - José Pinto (GD Direito)

PORTUGAL vs GEÓRGIA

– 17/02/2002 – Lisboa -

RESULTADO 23-27

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Rui Cordeiro (AA Coimbra) (Sub. José C. Sequeira) 2 - Pedro Fonseca (CF Belenenses) (Sub. Paulo Silva) 3 - Edgar Branco (Tarbes) 4 - Frederico Nunes (GD Direito) 5 - Marcello D’Orey (CDUP) 6 - António Cunha (CF Belenenses) 7 - Gonçalo Vareiro (GD Direito) (5) (Sub. Pedro M. Castro) 8 - Paulo Gonçalves (SL Benfica) (5) 9 - Luis Pissarra (AEIS Agronomia) 10 - Martim Tomé (GD Direito) 11 - Nuno Garvão (Madrid 2012) (5) 12 - Frederico Sousa (GD Direito) 13 - Miguel Portela (GD Direito) 14 - António Aguilar (Montmarsan) 15 - Rohan Hofman (GD Direito) (3+3+2)

16 - José Carlos Sequeira (SL Benfica) 17 - Carlos Castro (GD Direito) 18 - Paulo Silva (GD Direito) 19 - (Biarritz) 20 - Pedro Melo Castro (CDUL) 21 - António Pinto (GDS Cascais) 22 - Miguel Neves (SL Benfica)

PORTUGAL vs ESPANHA

– 03/03/2002 – Caldas da Rainha -

RESULTADO 13-10

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Rui Cordeiro (AA Coimbra) 2 - Pedro Fonseca (CF Belenenses) 3 - Edgar Branco (Tarbes) (Sub. José C. Sequeira) 4 - Frederico Nunes (GD Direito) (Sub. David Penalva) 5 - Marcello D’Orey (CDUP) 6 - António Cunha (CF Belenenses) 7 - Gonçalo Vareiro (GD Direito) (Sub. ) 8 - Paulo Gonçalves (SL Benfica) 9 - Luis Pissarra (AEIS Agronomia) 10 - Martim Tomé (GD Direito) 11 - Nuno Garvão (Madrid 2012) 12 - Frederico Sousa (GD Direito) 13 - Miguel Portela (GD Direito) (5) 14 - António Aguilar (Montmarsan) (5) 15 - Rohan Hofman (GD Direito) (3)

16 - José Carlos Sequeira (SL Benfica) 17 - Frederico Nunes (GD Direito) 18 - Paulo Silva (GD Direito) 19 - David Penalva (Biarritz) 20 - Diogo Coutinho (GD Direito) 21 - António Pinto (GDS Cascais) 22 - Miguel Neves (SL Benfica)

HOLANDA vs PORTUGAL

– 24/03/2002 – LISBOA

RESULTADO 11-27

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Rui Cordeiro (AA Coimbra) (Sub. José C. Sequeira) 2 - Pedro Fonseca (CF Belenenses) (Sub. Paulo Silva) 3 - Edgar Branco (Tarbes) 4 - Frederico Nunes (GD Direito) 5 - Marcello D’Orey (CDUP) (Sub. David Penalva) 6 - António Cunha (CF Belenenses) 7 - Joaquim Ferreira (CDUP) (Sub. Manuel Mello) 8 - Paulo Gonçalves (SL Benfica) 9 - Luis Pissarra (AEIS Agronomia) 10 - Martim Tomé (GD Direito) 11 - Nuno Garvão (Madrid 2012) (5) (Sub. Ricardo Nunes) 12 - Frederico Sousa (GD Direito) (Sub. Miguel Neves) 13 - Miguel Portela (GD Direito) (5) 14 - António Aguilar (Montmarsan) (5) 15 - Rohan Hofman (GD Direito) (5+5+2)

16 - José Carlos Sequeira (SL Benfica) 17 - Paulo Silva (GD Direito) 18 - Davida Penalva (Biarritz) 19 - Manuel Mello (GD Direito) 20 - José Pinto (GD Direito) 21 - Miguel Neves (SL Benfica) 22 - Ricardo Nunes (AA Coimbra)

PORTUGAL vs RUSSIA

– 07/04/2002 – Lousã

RESULTADO 13-38

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Rui Cordeiro (AA Coimbra) (5) 2 - Pedro Fonseca (CF Belenenses) 3 - Edgar Branco (Tarbes) 4 - Frederico Nunes (GD Direito) 5 - Marcello D’Orey (CDUP) 6 - António Cunha (CF Belenenses) 7 - Gonçalo Vareiro (CDUP) 8 - Paulo Gonçalves (SL Benfica) 9 - Luis Pissarra (AEIS Agronomia) 10 - Martim Tomé (GD Direito) 11 - Nuno Garvão (Madrid 2012) (5) 12 - Frederico Sous (GD Direito) 13 - Miguel Portela (GD Direito) 14 - António Aguilar (Montmarsan) 15 - Rohan Hofman (GD Direito) (3)

16 - José Carlos Sequeira (SL Benfica) 17 - Paulo Silva (GD Direito) 18 - Davida Penalva (Biarritz) 19 - Manuel Mello (GD Direito) 20 - António Pinto (GDS Cascais) 21 - Rui Barata (GD Direito) 22 - João Uva (CF Belenenses)

HOLANDA U-21 vs PORTUGAL U-21

– 23/03/2002 – Amsterdão

RESULTADO 13-34

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Bernardo Mota (GD Direito) 2 - Paulo Santos (CF Belenenses) 3 - António Sarmento (CDUP) (Sub. Diogo Fialho) 4 - José Ferreira (CDUP) 5 - Francisco Fragateiro (CDUP) 6 - Manuel Mata Pereira (CF Belenenses) (Sub. Duarte Champalimaud) 7 - Gonçalo Barros (AEIS Agronomia) (Sub. Francisco Coimbra) 8 - (GD Direito) 9 - Bruno Nifo (CF Belenenses) (Sub. Bernardo Vasques) 10 - Francisco Moreira (CF Belenenses) (5+2+2+2+3) 11 - Frederico Caetano Nunes (GD Direito) (Sub. ) 12 - João Abreu Lima Cap (CDUP) (5+5) 13 - (SL Benfica) (5+5) 14 - Miguel Teixeira (SL Benfica) 15 - Manuel Assis Teixeira (GDS Cascais) (Sub. João Mirra)

16 - Diogo Fialho (CR Évora) 17 - David Penalva (Biarritz) 18 - Francisco Coimbra (CDUL) 19 - Bernardo Vasques (CDUP) 20 - Duarte Cardoso Pinto (AEIS Agronomia) 21 - João Mirra (CF Belenenses) 22 - José Pinto (GD Direito)

LUXEMBURGO vs PORTUGAL U-21

– 26/03/2002 – Luxemburgo

RESULTADO 32-03

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Bernardo Mota (GD Direito) 2 - Paulo Santos (CF Belenenses) (Sub. Duarte Champalimaud) 3 - António Sarmento (CDUP) (Sub. Diogo Fialho) 4 - José Ferreira (CDUP) (Sub. Manuel Mata Pereira) 5 - Francisco Fragateiro (CDUP) 6 - David Penalva (Biarritz) 7 - Abílio Lima (SL Benfica) (Sub. Francisco Coimbra) 8 - Vasco Uva (GD Direito) 9 - Bernardo Vasques (CDUP) (Sub. Bruno Nifo) 10 - Francisco Moreira (CF Belenenses) (3+2+2) 11 - Miguel Teixeira (SL Benfica) (5) (Sub. Frederico Caetano Nunes) 12 - João Abreu Lima Cap (CDUP) (5) 13 - Duarte Cardoso Pinto (AEIS Agronomia) 14 - Diogo Gama (SL Benfica) (5) 15 - Manuel Assis Teixeira (GDS Cascais) (5) (Sub. João Mirra) (5)

16 - Duarte Champalinaud (GDS Cascais) 17 - Diogo Fialho (CR Évora) 18 - João Mirra (CF Belenenses) 19 - Frederico Caetano Nunes (GD Direito) 20 - Bruno Nifo (CF Belenenses) 21 - Francisco Coimbra (CDUL) 22 - Manuel Mata Pereira (CF Belenenses)

PORTUGAL U-21 vs ESPANHA U-21

– 31/03/2002 – Queluz

RESULTADO 46-05

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Bernardo Mota (GD Direito) 2 - Paulo Santos (CF Belenenses) (Sub. Duarte Champalimaud) 3 - António Sarmento (CDUP) (Sub. Diogo Fialho) 4 - José Ferreira (CDUP) (Sub. Gonçalo Barros) 5 - Francisco Fragateiro (CDUP) 6 - David Penalva (Biarritz) 7 - João Uva (CF Belenenses) (5) (Sub. Francisco Coimbra) 8 - Vasco Uva (GD Direito) 9 - José Pinto (GD Direito) (5+5) (Sub. Bernardo Vasques)

10 - Duarte Cardoso Pinto (AEIS Agronomia) (Sub. Francisco Moreira) (2+2+2+2+3) 11 - Miguel Teixeira (SL Benfica) (5+5) (Sub. Frederico Caetano Nunes) 12 - João Abreu Lima Cap (CDUP) (5) 13 - Diogo Gama (SL Benfica) 14 - (CF Belenenses) 15 - (CF Belenenses)

16 - Diogo Fialho (CR Évora) 17 - Duarte Champalimaud (GDS Cascais) 18 - Francisco Coimbra (CDUL) 19 - Gonçalo Barros (AEIS Agronomia) 20 - Bernardo Vasques (CDUP) 21 - Francisco Moreira (CF Belenenses) 22 - Frederico Caetano Nunes (GD Direito)

PORTUGAL vs POLÓNIA

– 18/05/2002 – Lisboa

RESULTADO 39-26

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Rui Cordeiro (AA Coimbra) 2 - Pedro Fonseca (CF Belenenses) (Sub. Paulo Silva) 3 - Joaquim Ferreira (CDUP) (Sub. José Carlos Sequeira) 4 - Frederico Nunes (GD Direito) 5 - Marcello D’Orey (CDUP) 6 - António Cunha (CF Belenenses) (Sub. Gonçalo Faria) 7 - Diogo Coutinho (GD Direito) 8 - Paulo Gonçalves (SL Benfica) 9 - Luis Pissarra (AEIS Agronomia) 10 - Martim Tomé (GD Direito) (5+3) 11 - Nuno Garvão (Madrid 2012) 12 - João Abreu Lima (CDUP) (5) 13 - Miguel Portela (GD Direito) 14 - António Aguilar (Montmarsan) (5+5) 15 - Rohan Hofman Cap (GD Direito) (2+2+2)

16 - José Carlos Sequeira (SL Benfica) 17 - Paulo Silva (GD Direito) 18 - Lourenço R.Andrade (CF Belenenses) 19 - Gonçalo Faria (CDUL) 20 - José Pinto (GD Direito) 21 - Diogo Mateus (CF Belenenses) (5+5) 22 - David Mateus (CF Belenenses)

ESPANHA vs PORTUGAL

– 02/06/2002 – Madrid

RESULTADO 34-21

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - José Carlos Sequeira (SL Benfica) 2 - Paulo Silva (GD Direito) (Sub. Pedro Fonseca) 3 - Rui Cordeiro (AA Coimbra) (Sub. Miguel Moura) 4 - Frederico Nunes (GD Direito) (Sub. Lourenço R.Andrade) 5 - Marcello D’Orey- (CDUP) 6 - Diogo Coutinho (GD Direito) 7 - Gonçalo Faria (CDUL) (Sub. António Cunha) 8 - Paulo Gonçalves (SL Benfica) 9 - Luis Pissarra (AEIS Agronomia) 10 - Martim Tomé (GD Direito) (3+3) 11 - Nuno Garvão (Madrid 2012) (5) 12 - Diogo Mateus (CF Belenenses) (Sub. João Abreu Lima) 13 - Miguel Portela (GD Direito) 14 - António Aguilar (Montmarsan) (5) 15 - Rohan Hofman (GD Direito) (5)

16 - Miguel Moura (SL Benfica) 17 - Pedro Fonseca (CF Belenenses) 18 - Lourenço R.Andrade (CF Belenenses) 19 - Francisco Fragateiro (CDUP) 20 - António Cunha (CF Belenenses) 21 - Gonçalo Malheiro (CDUP) 22 - João Abreu Lima (CDUP)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

HONG KONG SEVENS – 22-24/03/2002

1º DIA ESCÓCIA - PORTUGAL 14-26 2º DIA NOVA ZELÂNDIA - PORTUGAL 00-54 PORTUGAL - SRI LANKA 33-00

1/4 FINAL – TAÇA PLATE PORTUGAL - ESCÓCIA 07-12

Director: Eduardo Trigo de Morais Treinador: Evan Crawford e Tomás Morais Jogadores: Pedro Silva - GDS Cascais Pedro Murinello - CF Belenenses Gonzalo Faria - CDUL António Pinto - GDS Cascais Pedro Netto - CF Belenenses Filipe Grenho - SL Benfica David Mateus - CF Belenenses Pedro Braga - GDS Cascais João Pedro Varela - CDUP Sebastião Perestrello - GDS Cascais Diogo Mateus - CF Belenenses Rui Barata - GD Direito Francisco Cunha - CF Belenenses

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2001

LONDRES SEVENS – 24-25/05/2002

1º DIA AUSTRÁLIA - PORTUGAL 24-05 NOVA ZELÂNDIA - PORTUGAL 52-00 GEORGIA - PORTUGAL 07-10

1/4 FINAL – TAÇA BOWL PORTUGAL - ESPANHA 17-10

1/2 FINAL – TAÇA BOWL PORTUGAL - FRANÇA 00-23

Director: António Cabral Fernandes Treinador: Pedro Netto

Jogadores: Pedro Murinello Cap - CF Belenenses António Pintp Vice-Cap - GDS Cascais Pedro Madaleno - Caldas RC Filipe Grenho - SL Benfica Paulo Barata - SL Benfica Ricardo Redondo - RC Lousã Frederico Raposo - SL Benfica Paulo Murinello - Univ. de Sevilha Sebastião Perestrello - GDS Cascais Ricardo Nunes - AA Coimbra Vasco Thomaz - CDUL David Mateus - CF Belenenses

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CARDIFF SEVENS – 31/05-01/06/2002

1º DIA PORTUGAL - AUSTRÁLIA 19-22 PORTUGAL - FIJI 00-43 PORTUGAL - CANADÁ 12-35

1/4 FINAL – TAÇA BOWL PORTUGAL - GEORGIA 07-05

1/2 FINAL PORTUGAL - IRLANDA 17-26

Director: António Cabral Fernandes Treinador: Pedro Netto

Jogadores: Pedro Murinello Cap - CF Belenenses António Pintp Vice-Cap - GDS Cascais Pedro Madaleno - Caldas RC Filipe Grenho - SL Benfica Paulo Barata - SL Benfica Ricardo Redondo - RC Lousã Frederico Raposo - SL Benfica Paulo Murinello - Univ. de Sevilha Sebastião Perestrello - GDS Cascais Ricardo Nunes - AA Coimbra Vasco Thomaz - CDUL David Mateus - CF Belenenses

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

LUNELL SEVENS – 17-18/05/2002

1º DIA – 17/05/02 PORTUGAL - SUISSA 31-05 PORTUGAL - LUXEMBURGO 49-00 2º DIA – 18/05/02 PORTUGAL - GEÓRGIA 07-14

1/2 FINAL PORTUGAL - FRANÇA 00-29

FINAL PORTUGAL - ESPANHA 26-05

Director: António Vidigal Treinador: Pedro Netto

Jogadores: Pedro Madaleno - Caldas RC Francisco Goes - GD Direito João Mirra - CF Belenenses Filipe Grenho - SL Benfica Rui Barata - GD Direito Diogo Gama - SL Benfica António Pinto - GDS Cascais Sebastião Preto - GDS Cascais Paulo Loureiro - SL Benfica Ricardo Nunes - AA Coimbra

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

MADRID SEVENS – 15/06/2002

PORTUGAL - SANTANDER 61-00 PORTUGAL - OVIEDO 54-00 PORTUGAL - MAD COWS 46-05

1/4 FINAL PORTUGAL - MONACO 54-00

1/2 FINAL PORTUGAL - EUSKARIANS 26-05

FINAL PORTUGAL - ESPANHA 45-12

Treinador: Tomás Morais e Vasco Durão

Jogadores: Pedro Madaleno - Caldas RC Francisco Goes - GD Direito João Mirra - CF Belenenses Filipe Grenho - SL Benfica Rui Barata - GD Direito Diogo Gama - SL Benfica António Pinto - GDS Cascais Sebastião Preto - GDS Cascais Paulo Loureiro - SL Benfica Ricardo Nunes - AA Coimbra

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

HEIDELBERG SEVENS – 17/08/2002

PORTUGAL - MALTA 38-00 PORTUGAL - HOLANDA 40-07 PORTUGAL - GEÓRGIA 12-15 PORTUGAL - REP. CHECA 31-07 PORTUGAL - UCRÂNIA 12-07

1/2 FINAL PORTUGAL - ALEMANHA 19-07

FINAL PORTUGAL - GEÓRGIA 24-14

Director: Delfim Barreira Treinador: Tomás Morais e Vasco Durão

Jogadores: António Cunha - CF Belenenses Diogo Mateus - CF Belenenses Paulo Gonçalves - SL Benfica António Pinto -GDS Cascais Filipe Grenho - SL Benfica David Mateus - CF Belenenses Nuno Garvão - Madrid 2012 João Cabral - CF Belenenses Frederico Sousa - GD Direito Martim Tomé - GD Direito

No final do Circuito Europeu Sevens – FIRA/ERA Portugal foi Campeão

JUNIORES

Época 2001 / 2002

- A Selecção Nacional de Juniores participou no Grupo B do Campeonato do Mundo, disputadona Itália, tendo alcançado 6ª posição, entre 16 equipas.

A anteceder a participação no Campeonato do Mundo a Selecção de Juniores participou em Coimbra noTorneio das IV Nações e deslocou-se a França para um estágio no Comité de Tarn-et- Garronne

JUNIORES

Taça Ibérica

Torneio IV Nações

Jogos Preparação – Protocolo Tarn-et-Garonne

Campeonato do Mundo Juniores

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

TORNEIO IV NAÇÕES

Jogo Data Local Resultados

PAÍS DE GALES-ITÁLIA 18.02.2002 Coimbra 12-25 PORTUGAL-ESPANHA 19.02.2002 Coimbra 24-05 PORTUGAL-ITÁLIA 21.02.2002 Carapinheira 29-27 ESPANHA-PAÍS DE GALES 21.02.2002 Carapinheira 33-08 ITÁLIA-ESPANHA 24.02.2002 Lousã 36-21 PORTUGAL-PAÌS DE GALES 24.02.2002 Lousã 12-48

JOGOS PARTICULARES

PROTOCOLO TARN-ET-GARONNE

Jogo Data Local Resultados

PORTUGAL-SEL.REG.TARN-ET-GARONNE 12.02.2002 Montauban 13-07

PORTUGAL-SEL. REG. AUCH 14.02.2002 Auch 08-25

TAÇA IBÉRICA DE JUNIORES

Jogo Data Local Resultados

HERNANI RC– CDUL 07.12.2002 Hernani 07-12

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORES

Jogo Data Local Resultados 1ª Jornada CANADÁ-REPUBLICA CHECA 20.03.2002 Mogliano 54-03 ALEMANHA-PORTUGAL 20.03.2002 Montebelluna 24-28 UCRÂNIA-CHINA TAIPE 20.03.2002 Piove 32-27 E.U. AMÉRICA-HOLANDA 20.03.2002 Cordenons 18-17 POLÓNIA-NAMIBIA 20.03.2002 Villorba 14-21 LITUANIA-PARAGUAI 20.03.2002 Lido de Venezia 00-13 MARROCOS-TUNISIA 20.03.2002 Casale 00-20 ESPANHA-TRINIDAD TOBAGO 20.03.2002 Favaro 89-00

2ª Jornada CANADA-PORTUGAL 23.03.2002 Valpolicella 63-07 REPUBLICA CHECA-ALEMANHA 23.03.2002 Badia 05-29 UCRÂNIA-EU AMÉRICA 23.03.2002 Pordenone 23-27 CHINA TAIPÉ-HOLANDA 23.03.2002 Casale 30-17 NAMIBIA-PARAGUAI 23.03.2002 Oderzo 08-08 * POLÓNIA-LITUANIA 23.03.2002 Valsugana 10-19 TUNISIA-ESPANHA 23.03.2002 Monselice 13-21 MARROCOS-TRINIDAD TOBAGO 23.03.2002 Vittorio Veneto 50-05

3ª Jornada CANADA-EU AMÉRICA 26.03.2002 Montereale 40-06 PORTUGAL-UCRÂNIA 26.03.2002 Udine 25-07 ALEMANHA-CHINA TAIPÉ 26.03.2002 Conegliano 45-12 REPUBLICA CHECA-HOLANDA 26.03.2002 Vicenza 15-29 NAMIBIA-ESPANHA 26.03.2002 Favaro 13-06 PARAGUAI-TUNISIA 26.03.2002 Verona 03-20 LITUANIA-MARROCOS 26.03.2002 Oderzo 03-13 POLONIA-TRINIDAD TOBAGO 26.03.2002 San Dona 51-03

* Namíbia vencedora por pontapés aos postes (05-04);

Época 2000 / 2001 Jogos de Janeiro a Junho de 2001

CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORES (continuação)

4ª Jornada 16º/15º - REPUBLICA CHECA-TRINIDAD TOBAGO 29.03.2002 Casale 20-00 14º/13º - HOLANDA-POLÓNIA 29.03.2002 Oderzo 38-22 12º/11º - CHINA TAIPÉ-LITUANIA 29.03.2002 Conegliano 27-22 10º/ 9º - ALEMANHA-MARROCOS 29.03.2002 Villorba 17-12 8º/ 7º - UCRÂNIA-PARAGUAI 29.03.2002 Polcenigo 07-12 6º/ 5º - PORTUGAL-TUNISIA 29.03.2002 Pordenone 09-15 4º/ 3º - EU AMÉRICA-ESPANHA 29.03.2002 Fontana Fredda 17-22 FINAL – CANADA-NAMÍBIA 29.03.2002 Fontana Fredda 38-22

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GRUPO B

1º - CANADA 2º - NAMIBIA 3º - ESPANHA 4º - EU AMÉRICA 5º - TUNISIA 6º - PORTUGAL 7º - PARAGUAI 8º - UCRÂNIA 9º - ALEMANHA 10º - MARROCOS 11º - CHINA TAIPÉ 12º - LITUANIA 13º - HOLANDA 14º - POLÓNIA 15º - REPUBLICA CHECA 16º - TRINIDAD TOBAGO

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

PORTUGAL vs ESPANHA

– 19/02/2002 – Coimbra

RESULTADO 24-05

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Duarte Silveira (CDUL) 2 - Tiago Relvão (AA Coimbra) 3 - António Duarte (AEIS Agronomia) (Sub. Jorge Geraldo) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Tiago Girão (CDUL) (Sub. Gonçalo Franco) 6 - João Erse (RC Lousã) (5) 7 - Frederico Melim (CDUL) (Sub. Sandro Pereira) 8 - Valter Jorge (CF Belenenses) (Sub. Nuno Damasceno) 9 - (GD Direito) 10 - Pedro Cabral (CDUL) (2+2) (Sub. Pedro Silva) 11 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) (5+5) 12 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) (Sub. Gramacho) 13 - José Maria Cortes (AEIS Agronomia) 14 - Diogo Coelho (AEIS Agronomia) (Sub. António Dias 15 - Luis Gomes (RC Loulé)

16 - Jorge Geraldo (AA Coimbra) 17 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 18 - Nuno Damasceno (CDUP) 19 - Sandro Pereira (SL Benfica) 20 - Pedro Silva (CF Belenenses) 21 - Ricardo Gramacho (Bulmershe School) 22 - António Dias (CDUP)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

PORTUGAL vs ITÁLIA

– 21/02/2002 – Carapinheira

RESULTADO 29-27

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Sandro Pereira (SL Benfica) (Sub. Tiago Relvão) 2 - Duarte Silveira (CDUL) 3 - Jorge Segurado (GD Direito (Sub. António Duarte) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 6 - Tiago Girão (CDUL) 7 - Nuno Damasceno (CDUP (Sub. Frederico Melim) 8 - Valter Jorge (CF Belenenses) (Sub. João Erse) 9 - João Martins (AEIS Técnico) 10 - Pedro Silva (CF Belenenses) (Sub. Pedro Cabral) 11 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) (5+5+5+5) 12 - João Pissarra (AEIS Agronomia) (Sub. Pedro Leal) 13 - André Martins (GD Direito) (Sub. Gonçalo Lopes) 14 - António Dias (AEIS Agronomia) 15 - António Moreira (AEIS Agronomia) (2+2)

16 - Tiago Relvão (AA Coimbra) 17 - António Duarte (AEIS Agronomia) 18 - Frederico Melim (CDUL) 19 - João Erse (RC Lousã) 20 - Pedro Cabral (CDUL) 21 - Pedro Leal (GD Direito) 22 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) (3+2)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

PORTUGAL vs PAÍS DE GALES

– 24/02/2002 – Lousã

RESULTADO 12-48

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Duarte Silveira (CDUL) (Sub. Sandro Pereira) 2 - Tiago Relvão (AA Coimbra) 3 - António Duarte (AEIS Agronomia) (Sub. Jorge Geraldo) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Tiago Girão (CDUL) (Sub. Gonçalo Franco) 6 - João Erse (RC Lousã) (Sub. Frederico Melim) 7 - Jorge Segurado (GD Direito) (Sub. Duarte Silveira) 8 - Valter Jorge (CF Belenenses) (Sub. Nuno Damasceno) 9 - João Martins (AEIS Técnico) 10 - Pedro Cabral (CDUL) (2) 11 - Ricardo Gramacho (CDUP) 12 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) (Sub. Pedro Silva) 13 - José Maria Cortes (AEIS Agronomia) 14 - Pedro Leal (GD Direito) 15 - Luís Gomes (RC Loulé)

16 - Sandro Pereira (SL Benfica) 17 - Jorge Segurado (GD Direito) (5) 18 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 19 - Frederico Melim (CDUL) 20 - Nuno Damasceno (CDUP) 21 - Duarte Silveira (CDUL) 22 - Pedro Silva (CF Belenenses) 23 - Diogo Coelho (AEIS Agronomia) (5)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

PORTUGAL vs SEL. REG. TARN-ET-GARONNE

– 12/02/2002 – Montauban

RESULTADO 13-07

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - António Duarte (AEIS Agronomia) 2 - Duarte Silveira (CDUL) (5) 3 - Sandro Pereira (SL Benfica) (Sub. Jorge Geraldo) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - João Erse (RC Lousã) (Sub. Jorge Segurado) 6 - Tiago Girão (CDUL) (Sub. Gonçalo Franco) 7 - Valter Jorge (CF Belenenses) 8 - Frederico Melim (CDUL) (Sub. Nuno Damasceno) 9 - João Martins (AEIS Técnico) (Sub. António Dias) 10 - Pedro Cabral (CDUL) (3+3+2) 11 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) (Sub. Pedro Silva) 12 - Pedro Leal (GD Direito) 13 - José Maria Cortes (AEIS Agronomia) 14 - Diogo Coelho (AEIS Agronomia) 15 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) (Sub. Luís Gomes)

16 - Jorge Geraldo (AA Coimbra) 17 - Jorge Segurado (GD Direito) 18 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 19 - Nuno Damasceno (CDUP) 20 - António Dias (CDUP) 21 - Pedro Silva (CF Belenenses) 22 - Luis Gomes (RC Loulé)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

PORTUGAL vs SELC. REG. AUCH

– 12/02/2002 – Montauban

RESULTADO 08-25

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Jorge Geraldo (AA Coimbra) (Sub. Sandro Pereira) 2 - Duarte Silveira (CDUL) (5) 3 - António Duarte (AEIS Agronomia) (Sub. Jorge Segurado) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Tiago Girão (CDUL) (Sub. Gonçalo Franco) 6 - João Erse (RC Lousã) 7 - Valter Jorge (CF Belenenses) 8 - Frederico Melim (CDUL) (Sub. Nuno Damasceno) 9 - João Pissarra (AEIS Agronomia) (Sub. Gonçalo Lopes) 10 - Pedro Cabral (CDUL) (3) 11 - Pedro Leal (GD Direito) 12 - José Maria Cortes (AEIS Agronomia) (Sub. Nicolas Ribeiro) 13 - André Martins (GD Direito) 14 - Ricardo Gramacho (CDUP) 15 - António Moreira (CDUP) (Sub. Pedro Silva)

16 - Sandro Pereira (SL Benfica) 17 - Jorge Segurado (GD Direito) 18 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 19 - Nuno Damasceno (CDUP) 20 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) 21 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) 22 - Pedro Silva (CF Belenenses)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

ALEMANHA vs PORTUGAL

– 20/03/2002 – Montebelluna

RESULTADO 24-28 (21-07 ao intervalo)

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Duarte Silveira (CDUL) 2 - Tiago Relvão (AA Coimbra) (Sub. Sandro Pereira) 3 - António Duarte (AEIS Agronomia) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Tiago Girão (CDUL) 6 - João Erse (RC Lousã) 7 - André Santos (CF Belenenses) 8 - Valter Jorge (CF Belenenses) (Sub. Frederico Melim) 9 - Pedro Leal (GD Direito) 10 - Pedro Cabral (CDUL) (2+3+3) 11 - Diogo Coelho (AEIS Agronomia) 12 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) (5) (Sub. Pedro Silva) 13 - José Maria Cortes (AEIS Agronomia) 14 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) (5+5+5) (Sub. António Dias) 15 - Luís Gomes (RC Loulé) (Sub. Francisco Sepulveda)

16 - Sandro Pereira (SL Benfica) 17 - Jorge Geraldo (AA Coimbra) 18 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 19 - Frederico Melim (CDUL) 20 - António Dias (CDUP) 21 - Pedro Silva (CF Belenenses) 22 - André Martins (GD Direito)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

CANADA L vs PORTUGA

– 23/03/2002 – Valpolicella

RESULTADO 63-07 (24-00 ao intervalo)

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Jorge Geraldo (AA Coimbra) (Sub. Sandro Pereira) 2 - André Santos (CF Belenenses) (Sub Tiago Relvão) 3 - António Duarte (AEIS Agronomia) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Tiago Girão (CDUL) 6 - Duarte Silveira (CDUL) 7 - João Erse (RC Lousã) 8 - Valter Jorge (CF Belenenses) (Sub. Frederico Melim) 9 - Pedro Leal (GD Direito) (Sub. João Martins) 10 - Pedro Cabral (CDUL) 11 - António Dias (CDUP) 12 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) 13 - José Maria Cortes (AEIS Agronomia) (Sub. Diogo Coelho) 14 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) 15 - Luís Gomes (RC Loulé) (Sub. Pedro Silva)

16 - Sandro Pereira (SL Benfica) 17 - Frederico Melim (CDUL) 18 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 19 - Tiago Relvão (AA Coimbra) 20 - João Martins (AEIS Técnico) 21 - Pedro Silva (CF Belenenses) 22 - Diogo Coelho (AEIS Agronomia)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

PORTUGAL vs UCRÂNIA

– 26/03/2002 – Udine

RESULTADO 25-07 (10-00 ao intervalo)

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Jorge Geraldo (AA Coimbra) (Sub. António Duarte) 2 - Tiago Relvão (AA Coimbra) (Sub. André Santos) 3 - Sandro Pereira (SL Benfica) (Sub. Valter Jorge) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Tiago Girão (CDUL) 6 - Duarte Silveira (CDUL) 7 - João Erse (RC Lousã) 8 - Frederico Melim (CDUL) (Sub. Gonçalo Franco) 9 - Pedro Leal (GD Direito) (5) 10 - Pedro Cabral (CDUL) (3+3+2+2) 11 - António Dias (CDUP) (5) (Sub. Diogo Coelho) 12 - Pedro Silva (CF Belenenses) (Sub. Ricardo Gramacho) 13 - André Martins (GD Direito) 14 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) (5) 15 - Luís Gomes (RC Loulé) (Sub. António Moreira)

16 - António Duarte (AEIS Agronomia) 17 - André Santos (CF Belenenses) 18 - Valter Jorge (CF Belenenses) 19 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) 20 - Diogo Coelho (AEIS Agronomia) 21 - Ricardo Gramacho (CDUP) 22 - António Moreira (CDUP)

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

PORTUGAL vs TUNISIA

– 29/03/2002 – Pordenone

RESULTADO 09-15 (06-07 ao intervalo)

Constituição da Equipa Portuguesa

1 - Jorge Geraldo (AA Coimbra) 2 - Tiago Relvão (AA Coimbra) 3 - Sandro Pereira (SL Benfica) (Sub. António Duarte) 4 - Rui Prata (GD Direito) 5 - Gonçalo Franco (GDS Cascais) (Sub. Nuno Damasceno 6 - Duarte Silveira (CDUL) (Sub. João Erse) 7 - Tiago Girão (CDUL) 8 - Valter Jorge (CF Belenenses) 9 - Pedro Leal (GD Direito) 10 - Pedro Cabral (CDUL) (3+3+3) 11 - António Dias (CDUP) 12 - Ricardo Gramacho (CDUP) (Sub. Pedro Silva) 13 - André Martins (GD Direito) 14 - Nicolas Ribeiro (Grenoble) 15 - António Moreira (CDUP)

16 - António Duarte (AEIS Agronomia) 17 - André Santos (CF Belenenses) 18 - Nuno Damasceno (CDUP) 19 - João Erse (RC Lousã) 20 - Pedro Silva (CF Belenenses) 21 - Gonçalo Lopes (AA Coimbra) 22 - Diogo Coelho (AEIS Agronomia)

RUGBY JUVENIL

Época 2001 / 2002

- A nível do Rugby Juvenil a Selecção Nacional realizou um jogo com a Selecção Territorial Galega e participou num Estágio da FIRA/AER para juvenis, em Taragosa (Espanha), conjuntamente com as Selecções de Andorra e Espanha, de 10 a 14/04/2002.

JUVENIS

Jogo c/Sele. Territorial Galega

Estágio FIRA-AER

Época 2001 / 2002 Jogos de Janeiro a Junho de 2002

A Selecção de Juvenil realizou um jogo com a Selecção Territorial Galega, no campo de Coimbra.

Jogo Data Local Resultados

PORTUGAL vs SEL. TERRITORIAL GALEGA 17.02.2002 Coimbra 40-05

A Selecção alinhou e marcou; Lúlio Silva, Pedro Valenti, Bruno Marques, André Oliveira, Bernardo Marques (5), Gonçalo Branquinho, Lourenço Machado (5+5), Ruy d’Orey, Lourenço Kadosh, Nuno Sarmento, Miguel Amaral 85), Diogo Franco (5), Francisco Rodrigues, Pedro Monteiro, Francisco Serra (5+2+2+2), Rui Pinto, Bruno Oliveira, José Fonseca, António Fonseca, António Fragateiro (2+2), Tiago Cruz, Duarte Rosado, David Molina e Luís Cameira.

ESTÁGIO FIRA-AER

Realizou-se nos dias 10, a 14 de Abril de 2002 um Estágio FIRA-AER para juvenis em Taragosa (Espanha), com a participação das Selecções da Espanha, Andorra e Portugal.

Estiveram presentes neste estágios os seguintes jogadores:

Lourenço Sousa Machado, Francisco Cordeiro de Sousa e Francisco Rodrigues (CDUL); Júlio Rodrigues Silva (RC Bairrada); Bernardo Pereira Gonçalves (GD Direito); Bruno Santos Marques, Claúdio Campos Tenreiro e André Serra Oliveira (AA Coimbra; Pedro Santos Monteiro (Caldas RC); Lourenço Cohen Kadosh e Tiago Bastos (AAIS Agronomia); Francisco Poiares Serra (RC Lousã); David Duarte Molina (RC Santarém); Pedro Henriques Valenti, António Cortez Fragateiro, Ruy D’Orey Branco, Duarte Paiva Rosado e Nuno Malheiro Sarmento (CDUP); Salvador Cunha, João Fezas Vital e Francisco Bahia Nogueira (CF Belenenses); Bernardo Salvador Marques, Diogo Sousa Franco e Pedro Santos (GDS Cascais); António M. Mendonça Dias (CR Évora);,

A Comitiva foi chefiada por Delfim Barreira, Treinador Principal-Henrique Rocha; Treinadores Adjuntos-Henrique Santos e Nuno Salvador, Administrativo-Luis Góis.

ÉPOCA 2002/2003

SENIORES

Época 2002 / 2003

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro de 2002

SRI LANKA SEVENS - 11-18/09/2002

1º DIA PORTUGAL - MALÁSIA 33-07 PORTUGAL - HONG KONG 29-00 PORTUGAL - ARABIAN GULF 28-00

1/4 FINAL – TAÇA PORTUGAL - BÉLGICA 31-07

1/2 FINAL PORTUGAL - ALEMANHA 21-19

FINAL PORTUGAL - QUÉNIA 24-21

Director: Olgário Borges Treinador: Tomás Morais Jogadores: João Cabral - CF Belenenses Diogo Mateus - CF Belenenses Paulo Gonçalves - SL Benfica António Pinto - GDS Cascais Martim Tomé - GD Direito Nuno Garvão - Madrid 2012 David Mateus - CF Belenenses Pedro Murinello - CF Belenenses Frederico Sousa - GD Direito João Mirra - CF Belenenses

Época 2002 / 2003 Jogos de Setembro a Dezembro de 2002

TORNEIO EUROPEU DAS REGIÕES – FIRA-AER

1/8 FINAL

Jogo Data Local Resultados

ASS.R. NORTE/CENTRO-WALES DISTRICT 12.10.2002 Coimbra 29-15

1/4 FINAL

Jogo Data Local Resultados

AUVERGNE-ASS.R. NORTE/CENTRO 02.11.2002 Vichy 33-33 *

* Após empate 26-26 no tempo regulamentar, realizou-se um prolongamento tendo obtido o resultado 33-33. Foi dada a vitória à Seleção da Ass. Regional Norte/Centro por ter marcado o maior número de ensaios

1/2 FINAL

Jogo Data Local Resultados

ASS.R. NORTE/CENTRO-ROUSSILLON 24.11.2002 Coimbra 07-32

TAÇA IBÉRICA DE SENIORES

Jogo Data Local Resultados

GD DIREITO-MORALEJA ALCOBENDAS RU 28.12.2002 Monsanto 16-19

DESENVOLVIMENTO / APETRECHAMENTO

No âmbito do Regulamento para Apetrechamento aos Clubes, foram apreciados os processos de candidatura, tendo sido decidido a atribuição do seguinte material aos respectivos clubes:

CLUBES BOLAS CAPACETE OMBREIRAS Nº. 5 Nº. 4

BELAS RC 4 6 8 8

CDUL 5 5 4 4

RC MONTEMOR 5 5 5 5

RC ELVAS 4 4 4 4

AAU AVEIRO 8 -- 4 4

SL BENFICA -- 10 5 5

CR ARCOS VALDEVEZ 8 -- 5 5

GDPC CAPARICA 3 ------

RC LOULÉ 4 4 4 4

CRU LUSÓFONA 5 -- 4 4

Foram ainda atribuídas bolas oficiais de jogo, a todos os clubes com equipas inscritas nas diversas competições.

FORMAÇÃO E COOPERAÇÃO BILATERAL

No âmbito do Projecto de Formação, realizaram-se os seguintes cursos e Acções de Formação

Nível Local Data Nº.Participantes

Curso de Árbitros Iniciados Coimbra 25-26/05/2002 30 Curso de Árbitros Iniciados Évora 22-23/06/2002 30 Curso de Árbitros Iniciados Lisboa 29-30/06/2002 30 I Curso Dirigentes Desportivos Lisboa 06-08/09/2002 27 Curso de Reciclagem de Árbitros Lisboa 05-06/10/2002 39 Curso Monitores Coimbra 11-15/12/2002 22 Estágio Experts FIRA-AER – Lisboa 01-05/09/2002 52 Treinadores e Árbitros

APOIO AOS CLUBES

Foram prestadas Apoio Técnico aos seguintes clubes durante o ano de 2002:

Belas Rugby Clube Clube de Rugby de Évora Rugby Clube de Montemor-O-Novo Caldas Rugby Clubes Rugby Clube da Lousã Sport Lisboa e Benfica Grupo Desp. Pescadores Costa da Caparica Clube de Rugby de Arcos de Valdevez CDUL Clube de Rugby do Técnico

4- CONTAS / INFORMAÇÃO FINANCEIRA CONTAS / INFORMAÇÃO FINANCEIRA

O exercício de 2002 terminou com um saldo positivo de cerca de € 42.700, invertendo assim a tendência de resultados sempre negativos que já vinha desde 1999. Trata-se de um passo importante com vista ao desejado saneamento financeiro -que traduz o grande esforço de contenção desenvolvido por parte da FPR com vista àquele objectivo durante o ano em apreço - esforço esse que é imperativo manter e sedimentar nos anos seguintes.

Quanto à execução orçamental há a assinalar alguns desvios, tanto do lado da despesa como do lado da receita, respectivamente de 6% e de 9,2%. De referir que as receitas oriundas do IND, apesar de maiores comparativamente a 2001, ficam ainda aquém dos valores dos anos anteriores e não correspondem de forma alguma ao acréscimo de actividade por parte do Rugby português. O peso no IND no conjunto das receitas sofreu também um decréscimo de 7% relativamente ao conjunto das receitas captadas por esta Federação.

As verbas recebidas do IND durante o ano de 2002, foram Receitas comparadas 1999-2002 €641.028,45 dos quais €374.100 se destinaram ao financiamento 800.000,00 de actividades regulares. A alta 700.000,00 competição foi dotada com uma 600.000,00 verba de €169.690, claramente 1999 inferior aos gastos de €335.175 500.000,00 2000 incorridos com esta actividade. 2001 400.000,00 As restantes verbas atribuídas 2002 foram de €24.940 para a 300.000,00 aquisição de equipamento 200.000,00 desportivo, €57.370 para enquadramento técnico e 100.000,00

€14.928 para modernização 0,00 informática. Contrariamente ao IND

prometido, não foi atribuída CEFD Outras receitas qualquer verba destinada à IRB/FIRA rubrica de Grandes Eventos. Patrocínios

Peso nas receitas - 2001 Peso nas receitas - 2002

5% 9% 0% IND 3% 14% IND 15% CEFD 3% CEFD IRB / FIRA IRB/FIRA Patrocínios 2% Patrocínios 78% Outras receitas 71% Outras receitas

1 Os apoios obtidos da IRB e dos diversos organismos que lhe estão associados ascenderam a €132.203 e destinaram-se maioritariamente a apoio ao desenvolvimento. De salientar que apesar das grandes dificuldades em angariar patrocínios, foi possível obter junto da PT Multimédia a verba de €50.000 que neste exercício só se concretizou em metade. Na rubrica Outras Receitas estão incluídos subsídios da Câmara de Sintra, e do Governo Civil de Lisboa, receitas de inscrições de equipas, inscrições em cursos, recursos e protestos bem como reembolsos de despesas efectuadas.

As despesas de exploração do ano 2002 foram de €831.193, sendo que 50% do orçamento da FPR foi dirigido para o apoio às diversas competições em que as várias selecções nacionais estiveram envolvidas.

Despesas de Exploração As despesas com a organização de provas, incluindo os apoios a todas Encargos com competição 423.970 51% as entidades envolvidas na Organização de Provas 84.370 10% preparação e organização das Form. e Desenvolvimento 134.336 16% competições oficiais da FPR, Despesas c/ administração 188.516 23% representaram cerca de 10% das 831.193 despesas de exploração, num total de €84.370, tendo diminuído 4% Outras despesas relativamente ao ano anterior. Os encargos de estrutura com a Custos Financeiros 20.010 administração corresponderam a €188.516, diminuindo 2% face ao TOTAL GERAL 851.203 exercício anterior. Nesta rubrica, os encargos com o pessoal ao serviço da FPR, foram €108.976. Os custos com órgãos sociais representaram €12.315,67; as despesas com expediente e economato atingiram €42.190,85 sendo o restante imputável a despesas com as instalações e equipamento.

Despesas com Competição As verbas dispendidas com as actividades da Selecção Nacional Senior representaram 60% do montante total de despesas incorridas com a competição internacional. A preparação e participação da Selecção Nacional de Sevens mobilizaram uma verba de €42.259,71 sendo os restantes 47 mil contos referentes à actividade com a Selecção de XV.

Encargos c/ competição Sel Senior Alta Competição 252.633 59,6% Torneio Europeu 66.744,47 26,4% Campeonato do Mundo 33.151,06 Seniores XV 210.373 Treinos e Estágios 6.421,02 2,5% Sevens 42.260 Sevens 42.259,71 16,7% Selecções Reg. 10.626 2,5% Despesas Gerais 104.056,54 41,2% Sel. Sub 20 e 21 55.482 13,1% 252.632,80 Selecção Junior 82.543 19,5% Competição Juv. 22.687 5,4% 423.970

A verba de €104.056,54 referente a gastos gerais de funcionamento, inclui €53.064,64 relativos a encargos com técnicos e pessoal auxiliar; €23.609,72 com despesas diversas com jogadores, nomeadamente despesas de saúde e compensações salariais. As

2 despesas com equipamentos, no montante de €20.568,55 encontram-se também incluídas desta rubrica.

Organização de Provas As despesas com arbitragem, no montante de €54.700 foram as mais representativas dentro da sub-categoria em apreço.

Organização de Provas Arbitragem 54.700 64,8% Subsídios de deslocação 15.232 18,1% Convívios de Rugby juvenil 4.349 5,2% Lisboa Sevens 5.000 5,9% Outras despesas com Provas 5.089 6,0% 84.370 A FPR canalizou ainda €15.232 para os clubes a título de subsídios de deslocação e incorreu em gastos de €4.349 como apoio às equipas participantes nos convívios de rugby juvenil. A organização do Lisboa Sevens foi apoiada com uma verba de €5.000 atribuída pela Fundação do Desporto.

Formação, Desenvolvimento e Promoção. Os gastos na área da formação e desenvolvimento foram aproximadamente €134.336, sendo concedidos €29.349,84 de apoios directos a clubes e incorridas despesas de €10.689,65 em acções de formação. As associações regionais receberam €70.565,76 que representa cerca de 188% do valor orçamentado. Foram ainda mobilizados €6.954,76 na promoção da imagem da modalidade. Dentro desta rubrica é de salientar o custo de €3.785,39 relacionado com a página da FPR na Internet, tanto em custos fixos como em melhoramentos. De referir que a página web da FPR tem tido uma receptividade assinalável, o que muito nos apraz registar.

Estatísticas mensais Jul01/Dez02

12.000

10.000 Sessões

8.000 Visitantes

Visitantes (1 só vez) 6.000 Visitantes (+ do que 1 vez) 4.000

2.000

0 Jul-01 Ago- Set-01 Out- Nov- Dez- Jan- Fev- Mar- Abr- Mai- Jun- Jul-02 Ago- Set-02 Out- Nov- Dez- 01 01 01 01 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02

3 Em resumo, da análise das contas ao nível das rubricas, ressalta o alto investimento com a selecção senior (XV e sevens) em proporções semelhantes a anos anteriores. Salienta- se, contudo, um acréscimo de actividade, especialmente com as selecções de sub20 e sub21, pelo que os resultados positivos atingidos traduzem um ganho inequívoco ao nível da eficiência na gestão dos recursos. Verificou-se uma menor dependência dos subsídios do IND, cujas verbas ainda mantêm um peso decisivo nas receitas, fenómeno que terá de ser melhorado em complementaridade com uma melhor captação de subsídios por parte de entidades privadas. Apesar do aumento da actividade foi possível terminar o ano de 2002 com um resultado positivo, iniciar o processo de saneamento do passivo e instalar uma dinâmica de recuperação económica que é imperativo prosseguir. Sabemos que este desempenho positivo -sendo natural motivo de regozijo, tanto mais que ocorreu sem prejuízo do nível competitivo- não é ainda suficiente para alcançar o desafogo financeiro da FPR mas reforça a convicção da validade do caminho seguido, pelo que deve ser encarado como estímulo para fazer ainda melhor no futuro.

4 ORÇAMENTO PARA 2002 (Revisto) versus Execução orçamental (acumulado a 31 de Dezembro de 2002)

RECEITAS ORÇ (€) Exec. de Dezembro DESPESAS ORÇ (€) Exec. de Dezembro

INSTITUTO NACIONAL DO DESPORTO 616.070,00 641.028,45 71,22% PROMOÇÃO, DIVULGAÇÃO E IMAGEM 13.467,55 6.954,76 0,82% ACTIVIDADES REGULARES 374.100,00 374.100,00 MATERIAL DE DIVULGAÇÃO E OFERTAS 2.992,79 ALTA COMPETIÇÃO 129.690,00 129.690,00 COMEMORAÇÕES OFICIAIS 2.493,99 2.678,43 MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA 14.970,00 14.928,45 PROMOÇÃO 7.481,97 4.276,33 EQUIPAMENTO DESPORTIVO 24.940,00 24.940,00 REPRESENTAÇÃO 498,80 ENQUADRAMENTO TÉCNICO 57.370,00 57.370,00 DESENVOLVIMENTO 123.125,53 144.669,39 17,00% GRANDES EVENTOS/LISBOA SEVENS 15.000,00 0,00 ASSOCIAÇÕES 37.410,00 70.565,76 ADITAMENTO C.MUNDO 0,00 40.000,00 RUGBY DE PRAIA 2.493,99 RUGBY FEMININO 997,60 CENTRO ESTUDOS E FORM. DESP. 20.000,00 19.890,46 2,21% ENQUADRAMENTO TÉCNICO 67.260,00 72.434,40 INSTITUTO PORTUGUÊS DA DROGA E TOXICODEP. 15.000,00 15.000,00 1,67% SENIOR 53.064,64 JUNIOR 2.593,76 ENTIDADES PRIVADAS 132.900,00 152.941,38 16,99% QUADRO TÉCNICO 16.776,00 INTERNATIONAL RUGBY SETTLEMENT 96.900,00 96.900,00 APOIO TÉCNICO A CLUBES 4.987,98 1.669,23 FUNDAÇÃO DO DESPORTO 10.000,00 10.000,00 APOIO DE APETRECHAMENTO A CLUBES 9.975,96 FIRA-AER 15.000,00 27.537,04 PROVAS 96.066,73 80.021,56 9,40% IRB - TAÇA MUNDO JUNIOR 6.000,00 7.766,34 CUSTOS COM ARBITRAGEM 63.347,33 54.700,44 CÂMARAS MUNICIPAIS 5.000,00 4.988,00 INERENTES ÀS COMPETIÇÕES 56.364,16 46.394,79 OUTROS 0,00 5.750,00 CUSTOS DE AVALIADORES E INQUÉRITOS 1.496,39 500,00 ARBITROS ESTRANGEIROS 498,80 1.393,78 RECEBIMENTOS DIVERSOS 57.500,00 58.718,62 6,52% ARBITROS INTERNACIONAIS 4.987,98 6.411,87 RENDIMENTOS BANCÁRIOS 0,00 357,21 ORGANIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES 1.496,40 5.089,40 RENDIMENTOS DIVERSOS 2.500,00 2.754,65 SENIOR 997,60 4.205,03 RECEBIMENTOS DE ASSOCIADOS 5.000,00 30.606,76 JUNIOR 498,80 884,37 PUBLICIDADE 50.000,00 25.000,00 SUBSÍDIOS DE DESLOCAÇÃO 11.223,00 15.231,72 CIRCUITO DE SEVENS 20.000,00 5.000,00 REEMBOLSO DE DESPESAS 7.500,00 12.440,66 1,38% FORMAÇÃO 22.944,71 10.689,65 1,26% ACÇÕES DE FORMAÇÃO REEMBOLSÁVEIS 19.951,92 10.108,55 848.970,00 900.019,57 100% ACÇÕES DE FORMAÇÃO NÃO REEMBOLSÁVEIS 2.493,99 OUTROS; ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO 498,80 581,10 CUSTOS ADMINISTRATIVOS 71.264,37 67.224,03 7,90% Receitas ALMADA 1.745,79 1.634,53 IND RECEITAS EFECTIVAS 641.028,45 LISBOA 69.518,58 65.589,50 CEFD 19.890,46 INSTALAÇÕES 28.866,59 23.398,65 IPDT 15.000,00 CONDOMÍNIO 6.234,97 6.431,29 Entidades privadas 152.941,38 AGUA 648,44 490,69 Rec. Diversos 58.718,62 ELECTRICIDADE 2.493,99 2.082,95 Reembolsos 12.440,66 EQUIP.MAQ. E UTENSÍLIOS 15.000,00 168,79 IND CONSERVAÇÃO E REPARAÇÃO 748,20 2.897,23 71% CEFD TRABALHOS ESPECIALIZADOS 498,80 8.195,92 2% LIMPEZA, HIGIENE E CONFORTO 2.743,39 2.819,18 SEGUROS 498,80 312,60 EXPEDIENTE 40.651,99 42.190,85 MAT. DE ESCRITÓRIO E OUTROS CONSUM. 7.481,97 4.609,49 IPDT DESPESAS 2% DESPESAS POSTAIS 6.484,37 4.305,27 Promoção 6.954,76 COMUNICAÇÃO ( TELEFONES E FAX ) 12.469,95 22.261,28 Desenvolvimento 144.669,39 QUOTIZAÇÕES 2.493,99 2.364,40 Provas 80.021,56 Entidades DESLOCAÇÕES 498,80 284,77 Formação 10.689,65 privadas REPRESENTAÇÃO 498,80 305,34 Custos Administrativos 67.224,03 17% SERVIÇOS ESPECIALIZADOS 9.975,96 7.789,01 Órgãos Sociais 12.315,67 ALUGUER DE INSTAL. E/OU EQUIP. 249,40 149,94 Custos com Pessoal 108.976,01 DIVERSOS 498,75 121,35 Rec. Diversos Custos FinanceirosReembolsos 20.009,97 CUSTOS ÓRGÃOS SOCIAIS 9.975,96 12.315,67 1,45% 7% Rugby Juvenil 1% 54.716,85 DESLOCAÇÕES DE DIRIGENTES 2.493,99 2.661,18 Selecção Junior 82.542,70 REUNIÕES E CONGRESSOS INTERNAC. 7.481,97 9.654,49 Selecção Senior 263.082,13 CUSTOS COM PESSOAL 102.260,78 108.976,01 12,80% 851.202,72 PESSOAL DA ORGANIZAÇÃO 3.000,00 0,00 PESSOAL ADMINISTRATIVO 82.800,45 90.001,29 DESPESAS EFECTIVAS ENCARGOS OBRIGATÓRIOS 16.460,33 18.974,72 CUSTOS FINANCEIROS 17.707,34 20.009,97 2,35% JUROS DE FINANCIAMENTOS 7.481,97 8.758,72 OUTROS CUSTOS COM FINANCIAMENTOS 997,60 1.036,93 DIVERSOS 997,60 1.086,16 DIF. CÂMBIO DESFAVORÁVEIS 249,40 0,00 AMORTIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO 7.980,77 9.128,16 Promoção RUGBY JUVENIL 87.541,43 54.716,85 6,43% 1% Desenvolvimento CUSTOS NÃO IMPUTÁVEIS A EVENTOS 6.835,94 4.314,96 17% EQUIPAMENTOS 5.835,94 4.279,51 OUTROS 1.000,00 35,45 Selecção Senior CONVÍVIOS / RUGBY ESCOLAR 27.433,88 4.348,83 32% Provas TORNEIOS NACIONAIS 7.282,45 752,35 9% TREINOS E ESTÁGIOS-JUVENIS E INICIADOS 6.085,33 17.620,10 SEGUROS 39.903,83 27.680,61 Formação SELECÇÃO NACIONAL JUNIOR 76.202,89 82.542,70 9,70% 1% CUSTOS NÃO IMPUTÁVEIS A EVENTOS 14.351,95 17.360,72 CUSTOS COM PESSOAL 1.882,00 199,52 Selecção Junior Custos CUSTOS COM JOGADORES 3.491,59 1.624,20 10% Administrativos EQUIPAMENTOS 8.978,36 14.285,69 8% OUTROS CUSTOS 0,00 1.251,31 Rugby Juvenil 6% Órgãos Sociais CAMPEONATO DO MUNDO (FORA) 41.899,02 53.482,79 Custos Financeiros 1% TORNEIO 4 NAÇÕES (CASA) 9.975,96 3.271,43 2% Custos com TREINOS E ESTÁGIOS 9.975,96 8.427,76 Pessoal SELECÇÃO NACIONAL SENIOR 158.959,47 263.082,13 30,91% 13% CUSTOS NÃO IMPUTÁVEIS A EVENTOS 30.832,10 48.398,14 CUSTOS COM PESSOAL 8.885,00 0,00 CUSTOS COM JOGADORES 3.990,38 23.609,72 EQUIPAMENTOS 15.961,53 20.568,55 As receitas oriundas do IND aqui apresentadas são inferiores em€ 3.292,07 às do Balancete. OUTROS CUSTOS 1.995,19 4.219,87 Este valor está relacionado com o Subsídio daquele Instituto à FPR em 1997, a título de CAMPEONATO DO MUNDO (CASA) 5.486,78 12.082,34 comparticipação para aquisição do imóvel, proveito esse que se distribui contabilísticamente ao CAMPEONATO DO MUNDO (FORA) 18.854,56 21.068,72 longo dos anos. TORNEIO EUROPEU DAS NAÇÕES (CASA) 16.460,33 15.749,17 TORNEIO EUROPEU DAS NAÇÕES (FORA) 54.867,77 50.995,30 As despesas apresentadas são inferiores em€ 4.215,41 relativamente ao Balancete. Isto sucede porque no Balancete se consideram as Amortizações contabilísticas do imóvel, sede da FPR, SELECÇÕES REGIONAIS 2.493,99 10.625,92 num total de € 13.343,57 enquanto neste quadro-resumo, procurando evidenciar os fluxos TREINOS E ESTÁGIOS 14.963,94 6.421,02 monetários ajustados ao esforço de Tesouraria, considerou-se, diferentemente, a amortização SELECÇÃO SUB 21 0,00 55.481,81 neste exercício do capital em dívida junto da CGD, no total de€ 9.128,16. SEVENS 15.000,00 42.259,71 779.516,76 851.202,72 100%

20-03-2003 Exec_Dez_02Definitivo FPR - EXECUÇÃO DE 2002

Receitas Exec Orçam IND 641.028,45 616.070,00 CEFD 19.890,46 20.000,00 IPDT 15.000,00 15.000,00 E.PRIV. 152.941,38 132.900,00 REC.DIV. 58.718,62 57.500,00 REEMB. 12.440,66 7.500,00 TOTAIS 900.019,57 848.970,00

RECEITAS - Execução vs Orçamento

TOTAIS

REEMB.

REC.DIV. Orçam E.PRIV. Exec IPDT

CEFD

IND

0 100.000 200.000 300.000 400.000 500.000 600.000 700.000 800.000 900.000 1.000.000

Despesas Exec Orçam PROMOÇÃO 6.954,76 13.467,55 DESENV. 144.669,39 123.125,53 PROVAS 80.021,56 96.066,73 FORMAÇÃO 10.689,65 22.944,71 ADMINISTR. 67.224,03 71.264,37 ÓRGÃOS SOC. 12.315,67 9.975,96 C.C.PESSOAL 108.976,01 102.260,78 C.FINANC. 20.009,97 17.707,34 R.JUVENIL 54.716,85 87.541,43 SEL.JUNIOR 82.542,70 76.202,89 SEL.SENIOR 263.082,13 158.959,47 TOTAIS 851.202,72 779.516,76

DESPESAS - Execução vs Orçamento

TOTAIS

SEL.SENIOR

SEL.JUNIOR

R.JUVENIL

C.FINANC. C.C.PESSOAL Orçam ÓRGÃOS SOC. Exec ADMINISTR.

FORMAÇÃO

PROVAS

DESENV.

PROMOÇÃO

0 100.000 200.000 300.000 400.000 500.000 600.000 700.000 800.000 900.000

Exec_Dez_02Definitivo FPR - EXECUÇÃO DE 2002

Desvio Desvio RECEITAS Orç Real Execução Absoluto Relativo IND 616.070,00 72,6% 641.028,45 71,2% 104,1% 24.958,45 4,1% CEFD 20.000,00 2,4% 19.890,46 2,2% 99,5% -109,54 -0,5% IPDT 15.000,00 1,8% 15.000,00 1,7% 100,0% 0,00 0,0% ENT.PRIV. 132.900,00 15,7% 152.941,38 17,0% 115,1% 20.041,38 15,1% DIV. 57.500,00 6,8% 58.718,62 6,5% 102,1% 1.218,62 2,1% REEMB. 7.500,00 0,9% 12.440,66 1,4% 165,9% 4.940,66 65,9% 848.970,00 100,0% 900.019,57 100,0% 106,0% 51.049,57 6,0%

Desvio Desvio DESPESAS Orç Real Execução Absoluto Relativo PROMOÇÃO 13.467,55 1,7% 6.954,76 0,8% 51,6% -6.512,79 -48,4% DESENV. 123.125,53 15,8% 144.669,39 17,0% 117,5% 21.543,86 17,5% PROVAS 96.066,73 12,3% 80.021,56 9,4% 83,3% -16.045,17 -16,7% FORMAÇÃO 22.944,71 2,9% 10.689,65 1,3% 46,6% -12.255,06 -53,4% ADMINISTR. 71.264,37 9,1% 67.224,03 7,9% 94,3% -4.040,34 -5,7% ÓRGÃOS SOC. 9.975,96 1,3% 12.315,67 1,4% 123,5% 2.339,71 23,5% C.C.PESSOAL 102.260,78 13,1% 108.976,01 12,8% 106,6% 6.715,23 6,6% C.FINANC. 17.707,34 2,3% 20.009,97 2,4% 113,0% 2.302,63 13,0% R.JUVENIL 87.541,43 11,2% 54.716,85 6,4% 62,5% -32.824,58 -37,5% SEL.JUNIOR 76.202,89 9,8% 82.542,70 9,7% 108,3% 6.339,81 8,3% SEL.SENIOR 158.959,47 20,4% 263.082,13 30,9% 165,5% 104.122,66 65,5% 779.516,76 100,0% 851.202,72 100,0% 109,2% 71.685,96 9,2%

Exec_Dez_02Definitivo EXECUÇÃO DE 2002 -Mensal

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Cobertura Despesas/Receitas 60.246,37 -49.198,03 3.347,14 -36.771,46 -11.955,97 -43.227,59 38.972,43 29.556,07 12.501,54 9.200,35 -23.385,04 59.531,04

Cobertura das Despesas pelas Receitas - Mensal

80.000,00

60.246,37 59.531,04 60.000,00

38.972,43 40.000,00 29.556,07

12.501,54 20.000,00 9.200,35 3.347,14 0,00 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ -20.000,00 -11.955,97 -23.385,04

-40.000,00 -36.771,46 -43.227,59 -49.198,03 -60.000,00

-80.000,00

-100.000,00

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Acumulado 60.246,37 11.048,34 14.395,48 -22.375,98 -34.331,95 -77.559,54 -38.587,11 -9.031,04 3.470,50 12.670,85 -10.714,19 48.816,85

Cobertura Despesas/Receitas - Acumulado

80.000,00

60.000,00

40.000,00

20.000,00

0,00 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ -20.000,00

-40.000,00

-60.000,00

-80.000,00

-100.000,00 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY QUADRO I EXERCÍCIO: 2002 ORÇAMENTO RECEITA

200,482 (1) (2) (3)=(2)/(1) (4)=(2)-(1) (5)=(4)/(1) Orçamento % Real % Execução Desvio Absol APOIOS FINANCEIROS Instituto Nacional do Desporto Prática e desenvolvimento desportivo 374.100,00 47,7% 374.100,00 45,1% 100,0% 0,00 0,0% Alta Competição 129.690,00 16,5% 129.690,00 15,6% 100,0% 0,00 0,0% Eventos Internacionais 15.000,00 1,9% 0,00 0,0% 0,0% -15.000,00 -100,0% Outros 97.280,00 12,4% 137.238,45 16,6% 141,1% 39.958,45 41,1% Centro de Estudos e Formação Desportiva 20.000,00 2,6% 19.890,46 2,4% 99,5% -109,54 -0,5% Instituto Português da Droga e Toxicodep. 15.000,00 1,9% 15.000,00 1,8% 100,0% 0,00 0,0% Autarquias 5.000,00 0,6% 4.988,00 0,6% 99,8% -12,00 -0,2% Entidades Privadas 127.900,00 16,3% 147.953,38 17,9% 115,7% 20.053,38 15,7% subtotal 783.970,00 92,3% 828.860,29 92,1% 105,7% 44.890,29 5,7%

TAXAS Taxas de inscrição 5.000,00 66,7% 30.606,76 91,7% 612,1% 25.606,76 512,1% Outras taxas 2.500,00 33,3% 2.754,65 8,3% 110,2% 254,65 10,2% subtotal 7.500,00 0,9% 33.361,41 3,7% 444,8% 25.861,41 344,8%

RENDIMENTOS Outros rendimentos 57.500,00 100,0% 37.797,87 100,0% 65,7% -19.702,13 -34,3% subtotal 57.500,00 6,8% 37.797,87 4,2% 65,7% -19.702,13 -34,3%

TOTAL GERAL 848.970,00 100,0% 900.019,57 100,0% 106,0% 51.049,57 6,0% FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY QUADRO I EXERCÍCIO: 2002

ORÇAMENTO POR DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO - DESPESA

(1) (2) (3)=(2)/(1) (4)=(2)-(1) (5)=(4)/(1) Orçamento % Real % Exec.Orçm. Desvio Abslt. Desvio Relat. PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO

Actividades correntes Organização de quadros competitivos 1.496,39 0,6% 5.089,40 1,6% 340,1% 3.593,01 240,1% Participação em competições internacionais 13.367,78 4,9% 73.101,91 22,8% 546,9% 59.734,13 446,9% Conselho de Arbitragem 63.347,33 23,3% 54.700,44 17,0% 86,4% -8.646,89 -13,6% Despesas de Administração 71.015,00 26,2% 67.074,09 20,9% 94,5% -3.940,91 -5,5% Custos com o pessoal 102.260,78 37,7% 108.976,01 34,0% 106,6% 6.715,23 6,6% Instalações desportivas 249,40 0,1% 149,94 0,0% 60,1% -99,46 -39,9% Equipamento 5.835,94 2,1% 4.279,51 1,3% 73,3% -1.556,43 -26,7% Promoção 13.467,54 5,0% 6.954,76 2,2% 51,6% -6.512,78 -48,4% Estudos e documentação 498,80 0,2% 581,10 0,2% 116,5% 82,30 16,5% subtotal 271.538,96 53,3% 320.907,16 65,4% 49.368,20 18,2%

Apoios concedidos 115.970,70 100,0% 114.230,44 100,0% 98,5% -1.740,26 -1,5% subtotal 115.970,70 22,8% 114.230,44 23,3% 98,5% -1.740,26 -1,5%

Apetrechamento 9.975,96 9,1% 0,00 0,0% 0,0% -9.975,96 -100,0% Apoio Médico e Medicamentoso 1.000,00 0,9% 35,45 0,1% 3,5% -964,55 -96,5% Projectos de desenvolvimento e formação 98.185,48 89,9% 28.553,78 99,9% 29,1% -69.631,70 -70,9% subtotal 109.161,44 21,4% 28.589,23 5,8% 26,2% -80.572,21 -73,8%

Comparticipação em Torneios e Provas Regionais 2.493,99 20,0% 14.974,75 54,9% 600,4% 12.480,76 500,4% Comparticipação de deslocações ao Estrangeiro 9.975,96 80,0% 12.315,67 45,1% 123,5% 2.339,71 23,5% subtotal 12.469,95 2,4% 27.290,42 5,6% 218,8% 14.820,47 118,8%

TOTAL(1) 509.141,05 65,3% 491.017,25 57,7% 96,4% -18.123,80 -3,6%

ALTA COMPETIÇÃO

Organização de quadros competitivos 1.995,19 0,9% 5.471,18 1,6% 274,2% 3.475,99 174,2% Preparação e Participação em Competições 187.484,32 80,6% 213.758,24 63,8% 114,0% 26.273,92 14,0% Enquadramento Técnico 10.767,00 4,6% 55.857,92 16,7% 518,8% 45.090,92 418,8% Equipamento 24.939,89 10,7% 34.854,24 10,4% 139,8% 9.914,35 39,8% Apoio Médico e Medicamentoso 7.481,97 3,2% 25.233,92 7,5% 337,3% 17.751,95 237,3% Apoios concedidos 0,00 0,0% 0,00 0,0% #DIV/0! 0,00 #DIV/0!

TOTAL(2) 232.668,37 29,8% 335.175,50 39,4% 144,1% 102.507,13 44,1%

AQUISIÇÃO DE SEDES SOCIAIS

Juros de financiamento 7.481,97 42,3% 8.758,72 43,8% 117,1% 1.276,75 17,1% Outros custos c/ financiamento 2.244,60 12,7% 2.123,09 10,6% 94,6% -121,51 -5,4% Amortização de capital em dívida 7.980,77 45,1% 9.128,16 45,6% 114,4% 1.147,39 14,4%

TOTAL(3) 17.707,34 2,3% 20.009,97 2,4% 113,0% 2.302,63 13,0%

EVENTOS INTERNACIONAIS

Apoios concedidos 20.000,00 100,0% 5.000,00 100,0% 25,0% -15.000,00 -75,0%

TOTAL(4) 20.000,00 2,6% 5.000,00 0,6% 25,0% -15.000,00 -75,0%

TOTAL GERAL 779.516,76 100,0% 851.202,72 100,0% 109,2% 71.685,96 9,2% FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY QUADRO II EXERCÍCIO: 2002

RECLASSIFICAÇÃO DAS RÚBRICAS ORÇAMENTAIS

RECEITA

ORÇAMENTO DESCRIÇÃO TOTAL ALTA EVENTOS GERAL % PDD % COMPET. % INTERNAC. %

71-VENDAS total71 0,00 0,0% 0,00 0,0% 0,00 0,0% 0,00 0,0%

72-PROVEITOS ASSOCIATIVOS Taxas de inscrição 30.606,76 91,7% 30.606,76 91,7% Outras taxas 2.754,65 8,3% 2.754,65 8,3% total72 33.361,41 3,7% 33.361,41 3,7% 0,00 0,0% 0,00 0,0%

73--PROVEITOS SUPLEMENTARES total73 25.000,00 2,8% 25.000,00 2,8% 0,00 0,0% 0,00 0,0%

74-SUBSÍDIOS À EXPLORAÇÃO Do Estado e outras entidades oficiais Instituto Nacional do Desporto 641.028,45 77,9% 511.338,45 74,3% 129.690,00 100,0% 0,00 0,0% Centro de Estudos e Formação D. 19.890,46 2,4% 19.890,46 2,9% Instituto Português da Droga e Toxic 15.000,00 1,8% 15.000,00 2,2% Autarquias 4.988,00 0,6% 4.988,00 0,7% De entidades desportivas 142.203,38 17,3% 137.203,38 19,9% 5.000,00 100,0% total74 823.110,29 91,5% 688.420,29 90,0% 129.690,00 100,0% 5.000,00 100,0%

76-OUTROS PROV.E GANHOS OPER. Outros 18.547,87 100,0% 18.547,87 100,0% total76 18.547,87 2,1% 18.547,87 2,4% 0,00 0,0% 0,00 0,0%

TOTAL GERAL 900.019,57 100,0% 765.329,57 85,0% 129.690,00 14,4% 5.000,00 0,6% FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY QUADRO II EXERCÍCIO: 2002 RECLASSIFICAÇÃO DAS RÚBRICAS ORÇAMENTAIS

DESPESA

DESCRIÇÃO TOTAL ALTA GRANDES GERAL % PDD % COMPET. % EVENTOS %

CUSTOS OPERACIONAIS

62- FSE Artigos p/ oferta 0,00 0,0% 0,0% Rendas e Alugueres 0,00 0,0% 0,0% Despesas Representação 711,46 0,1% 711,46 0,1% Seguros desportivos 27.680,61 5,6% 27.680,61 5,6% 0,0% Transportes material 0,00 0,0% 0,0% Transportes de pessoal 10.689,65 2,2% 10.689,65 2,2% Deslocações e estadas 306.972,43 62,4% 87.743,01 17,8% 219.229,42 44,6% Honorários 74.303,15 15,1% 18.445,23 3,8% 55.857,92 11,4% Conservação e reparação 0,00 0,0% 0,0% Publicidade e promoção 6.954,76 1,4% 6.954,76 1,4% Limpeza Hig e Conforto 0,00 0,0% 0,0% Trabalhos especializados 0,00 0,0% 0,0% Apoio Médico e medicam. 25.269,37 5,1% 35,45 0,0% 25.233,92 5,1% Equipamentos desportivos 39.133,75 8,0% 4.279,51 0,9% 34.854,24 7,1% Livros e documentação técnica 0,00 0,0% 0,0% Outros 0,00 0,0% 0,0% subtotal 62 491.715,18 74,7% 156.539,68 23,8% 335.175,50 50,9% 0,00 0,0%

64- CUSTOS COM PESSOAL CUSTOS OPERACIONAIS Remuneração do pessoal Encargos sobre remunerações Seguros de acidentes trabalho Outros custos com pessoal subtotal 64 0,00 0,0% 0,00 0,0% 0,00 0,0% 0,00 0,0%

65-CUSTOS E PERDAS OPERAC. CUSTOS OPERACIONAIS Apoios monetários concedidos 163.988,99 33,4% 158.988,99 32,3% 0,00 0,0% 5.000,00 1,0% Quotizações de filiação 2.364,40 0,5% 2.364,40 0,5% subtotal 65 166.353,39 25,3% 161.353,39 24,5% 0,00 0,0% 5.000,00 0,8%

TOTAL CUSTOS OPERACIONAIS 658.068,57 78,1% 317.893,07 63,3% 335.175,50 100,0% 5.000,00 100,0% FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY QUADRO II EXERCÍCIO: 2002 RECLASSIFICAÇÃO DAS RÚBRICAS ORÇAMENTAIS

DESPESA

DESCRIÇÃO TOTAL ALTA GRANDES GERAL % PDD % COMPET. % EVENTOS %

CUSTOS ESTRUTURA

62- FSE Electricidade 2.082,95 3,2% 2.082,95 3,2% Combustíveis 0,00 0,0% 0,00 0,0% Água 490,69 0,8% 490,69 0,8% Ferramentas e utensílios 168,79 0,3% 168,79 0,3% Livros e docum. Técnica 0,00 0,0% 0,00 0,0% Material de escritório 4.609,49 7,2% 4.609,49 7,2% Rendas e alugueres 8.215,76 12,8% 8.215,76 12,8% Comunicação 26.566,55 41,4% 26.566,55 41,4% Seguros 312,60 0,5% 312,60 0,5% Conservação e reparação 2.897,23 4,5% 2.897,23 4,5% Limpeza Hig e Conforto 2.819,18 4,4% 2.819,18 4,4% Trabalhos especializados 15.984,93 24,9% 15.984,93 24,9%

subtotal 62 64.148,17 34,9% 64.148,17 34,9% 0,00 0,00

64- CUSTOS COM PESSOAL Remuneração do pessoal 90.001,29 82,6% 90.001,29 82,6% Encargos sobre remunerações 17.384,57 16,0% 17.384,57 16,0% Seguros de acidentes trabalho 1.128,83 1,0% 1.128,83 1,0% Outros custos com pessoal 461,32 0,4% 461,32 0,4% subtotal 64 108.976,01 59,2% 108.976,01 59,2% 0,00 0,00

68- CUSTOS FINANCEIROS Juros suportados 8.758,72 80,5% 8.758,72 80,5% Outros 2.123,09 19,5% 2.123,09 19,5% subtotal 68 10.881,81 5,9% 10.881,81 5,9% 0,00 0,00

TOTAL CUSTOS ESTRUTURA 184.005,99 21,9% 184.005,99 21,9% 0,00 0,00

TOTAL GERAL 842.074,56 100,0% 501.899,06 59,6% 335.175,50 39,8% 5.000,00 0,6% FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY QUADRO II EXERCÍCIO: 2002 RECLASSIFICAÇÃO DAS RÚBRICAS ORÇAMENTAIS

INVESTIMENTO

DESCRIÇÃO TOTAL ALTA GRANDES GERAL % PDD % COMPET. % EVENTOS %

42- IMOBILIZADO CORPÓREO Apetrechamento Sede 11.825 100,0% 11.825 100,0%

TOTAL 11.825 11.825 0 0 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY

Balanço em 31 de Dezembro de 2002 (Valores expressos em Euros)

2002 2001 Amortizações POC ACTIVO Activo Bruto e Provisões Activo Líquido Activo Líquido

IMOBILIZADO 43+441/6+449 Imobilizado incorpóreo 0,00 0,00 0,00 0,00 42+441/6+448 Imobilizado corpóreo 402.581,02 45.820,34 356.760,68 358.278,83 41+441/6+447 Investimentos financeiros 0,00 0,00 0,00 0,00

402.581,02 45.820,34 356.760,68 358.278,83

CIRCULANTE 32 Existências 0,00 0,00 0,00 6.004,78 21+22+24+25+... Dívidas de terceiros Médio e longo prazo 0,00 0,00 0,00 0,00 Curto prazo 59.044,82 0,00 59.044,82 36.501,32 15+18 Titulos negociáveis 0,00 0,00 0,00 0,00 11 a 14 Depósitos bancários e caixa 497,59 497,59 497,60

59.542,41 0,00 59.542,41 43.003,69

27 ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS 14.545,70 14.545,70 5.666,62

Total do activo 476.669,13 45.820,34 430.848,79 406.949,15

POC CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2002 2001

CAPITAL PRÓPRIO 51 Fundo social -89.134,16 -57.537,16 56 Reservas de reavaliação 0,00 0,00 571 Reservas legais 0,00 0,00 572 a 9 Restantes reservas 0,00 0,00

Subtotal -89.134,16 -57.537,16

88 Resultado líquido do exercício 42.729,66 -31.597,00

Total do capital próprio -46.404,50 -89.134,16

PASSIVO 29 Provisões para riscos e encargos 0,00 0,00 21 a 26 Dívidas a terceiros Médio e longo prazo 124.771,76 133.899,92 Curto prazo 172.154,78 179.168,04

296.926,54 313.067,96

27 ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS 180.326,75 183.015,34

Total do passivo 477.253,29 496.083,30

Total do capital próprio e passivo 430.848,79 406.949,15

O Técnico Oficial de Contas O Presidente

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY

Demonstração dos resultados do exercício findo em 31 de Dezembro de 2002 (Valores expressos em Euros)

POC CUSTOS E PERDAS 2002 2001

61 Custo mercadorias V.M.Consumidas 6.275,96 2.620,55

62 Fornecimentos e serviços externos 520.469,21 526.745,17 479.374,09 481.994,64

Custos com o pessoal 642 Remunerações 88.747,29 82.706,79 643 a 648 Encargos sociais 18.974,72 107.722,01 15.922,05 98.628,83

66 Amortizações do imobilizado corpóreo e incorpóreo 13.343,57 10.428,72 67 Provisões 0,00 13.343,57 0,00 10.428,72

63 Impostos 592,02 336,62 65 Outros custos operacionais 202.298,66 202.890,68 223.613,76 223.950,38

(A) 850.701,43 815.002,56

683+684 Amortizações e prov.aplic.e investimentos financeiros 0,00 0,00 681/5/6/7/8 Juros e custos similares 9.780,62 9.780,62 11.802,24 11.802,24

(C) 860.482,05 826.804,81

69 Custos e perdas extraordinários 100,09 341,80

(E) 860.582,14 827.146,61

86 Imposto sobre o rendimento do exercício 0,00 0,00

(G) 860.582,14 827.146,61

88 Resultado líquido do exercício 42.729,66 (31.597,00)

903.311,80 795.549,61

POC PROVEITOS E GANHOS 2002 2001

71 Vendas e prestações de serviços 0,00 0,00 72 Proveitos associativos 27.867,26 27.867,26 4.164,96 4.164,96

75 Trabalhos para a própria entidade 0,00 0,00 74 Subsídios à exploração 831.329,34 755.623,82 73+76 Outros proveitos e ganhos operacionais 41.390,70 872.720,04 31.973,56 787.597,37

(B) 900.587,30 791.762,34

783 Rendimentos Imóveis 0,00 0,00 787 Ganhos na alienação de aplicações de tesouraria 0,00 0,00 781/4/5/6/8 Outros juros e proveitos similares 357,21 357,21 425,99 425,99

(D) 900.944,51 792.188,33

79 Proveitos e ganhos extraordinários 2.367,29 3.361,28

(F) 903.311,80 795.549,61

RESUMO 2002 2001

Resultados operacionais B - A 49.885,87 (23.240,23)

Resultados financeiros (D - B) - (C - A (9.423,41) (11.376,25)

Resultados correntes D - C 40.462,46 (34.616,48)

Resultados antes de impostos F - E 42.729,66 (31.597,00)

Resultado líquido do exercício F - G 42.729,66 (31.597,00)

O Técnico Oficial de Contas O Presidente

Anexo ao Balanço e à Demonstração dos Resultados em 31 de Dezembro de 2002

(Valores expressos em euros)

INTRODUÇÃO

A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY, que usa a sigla FPR é uma pessoa colectiva de direito privado e de utilidade pública desportiva, constituída em 23 de Setembro de 1957 sob forma associativa sem fins lucrativos, tem por finalidade regulamentar, organizar e dirigir todas as competições oficiais de âmbito nacional, entre outros.

As demonstrações financeiras anexas foram preparadas a partir dos livros e registos contabilísticos da empresa, mantidos de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceites em Portugal.

NOTA 1 – APLICAÇÃO NO POC - FAAC

As notas que se seguem respeitam à numeração sequencial definida no Plano Oficial de Contabilidade para as Federações Desportivas, Associações e Agrupamentos de Clubes (POC-FAAC). As notas não mencionadas não são aplicáveis à Federação.

NOTA 2 - VALORES COMPARATIVOS

O conteúdo das contas relativas ao exercício de 2002 é comparável, em todos os aspectos significativos, com o do exercício anterior.

NOTA 3-PRINCIPIOS CONTABILÍSTICOS E CRITÉRIOS VALORIMÉTRICOS

As Demonstrações Financeiras anexas foram preparadas no pressuposto da continuidade das operações e a partir dos livros e registos contabilísticos da federação, mantidos de acordo com os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceites.

Os principais critérios valorimétricos utilizados foram os seguintes:

a) Transacções em moeda estrangeira

As transacções em moeda estrangeira são convertidas em euros aos câmbios em vigor no 1º dia útil de cada mês a que as operações respeitam.

À data do balanço, as dívidas a terceiros resultantes dessas operações foram actualizadas com base no câmbio a 31/12/2002.

As diferenças de câmbio resultantes da actualização foram reconhecidas como resultados do exercício e registadas nas contas 685, “Custos e perdas financeiros – Diferenças de câmbio desfavoráveis” e 785, “Proveitos e ganhos financeiros – Diferenças de câmbio favoráveis”.

b) Imobilizações corpóreas e depreciações

As imobilizações corpóreas estão valorizadas ao custo de aquisição.

As depreciações são calculadas pelo método das quotas constantes, contabilizadas a partir do ano de aquisição. As taxas utilizadas foram as constantes do Decreto Regulamentar 2/90 de 12 de Janeiro.

c) Imposto sobre o rendimento

A FPR tendo sido reconhecida ministerialmente como pessoa colectiva de utilidade pública desportiva através do Despacho 54/93 publicado no Diário da República a 11/12/1993, encontra-se isenta definitivamente de imposto sobre o rendimento (IRC) ao abrigo do artigo 9º do CIRC.

Por não existirem, não são reconhecidas contabilisticamente situações de diferimento de impostos.

d) Especialização dos exercícios

A Federação segue o princípio da especialização dos exercícios relativamente à generalidade das rubricas das demonstrações financeiras.

e) Subsídios para investimentos

Em 1997 foi concedido pelo Instituto do Desporto à FPR um subsidio para aquisição da sua sede no montante de 134.675,43 €, o qual foi contabilizado nos capitais próprios.

Com base na Norma Internacional de Contabilidade nº 20 e Directriz Contabilística nº 26, procedeu-se à transferência do anterior montante para a conta 2745, “Proveitos diferidos – subsídios para investimentos” no exercício de 2000.

Em 2000 e 2001 foi recebido um suplemento ao subsidio de aquisição da sede no montante de 29.927,87 €, 28.680,88 € e 1.246,99 € respectivamente, o qual foi contabilizado de acordo com a norma e directriz acima mencionadas.

RUBRICAS Terrenos e Edifícios e Outras TOTAL Recursos Naturais Construções Subsídios para Investimento Saldo inicial 37.060,68 111.182,05 148.242,73 Aumentos 0,00 0,00 0,00 Alienações 0,00 0,00 0,00 Proveito do exercício 823,02 2.469,05 3.292,07 Saldo final 36.237,66 108.713,00 144.950,66

Amortizações Saldo inicial 0,00 27.496,23 27.496,23 Reforço 0,00 5.499,25 5.499,25 Regularizações 0,00 0,00 0,00 Saldo final 0,00 32.995,48 32.995,48

f) Férias, subsídio de férias e respectivos encargos sociais

De acordo com a legislação de trabalho, as férias e subsídio de férias vencidas no 1º dia de cada ano civil são referentes ao ano anterior ao do seu pagamento. Consequentemente, os encargos com férias e subsídio de férias a pagar no próximo ano, referente aos trabalhadores à data de 31/12/02 foram incluídos na rubrica de “Acréscimos de Custos”.

NOTA 4 – COTAÇÃO MOEDA ESTRANGEIRA

À data do balanço, o câmbio utilizado para conversão em moeda portuguesa das contas originalmente expressas em moeda estrangeira foi:

- Libra inglesa 0,634855 €

NOTA 5 – VOLUME DE EMPREGO

Durante o exercício de 2002 a Federação teve em média cinco empregados, dos quais quatro administrativos e um técnico desportivo.

NOTA 6 –MOVIMENTOS NO ACTIVO IMOBILIZADO

Durante o exercício de 2002, os movimentos ocorridos no Activo Imobilizado foram os seguintes:

RUBRICAS Imobilizações Imobilizações Investimentos Incorpóreas Corpóreas Financeiros Activo bruto Saldo inicial 0,00 390.755,61 0,00 Reavaliação 0,00 0,00 0,00 Aumentos 0,00 11.825,41 0,00 Alienações 0,00 0,00 0,00 Transferências e abates 0,00 0,00 0,00 Saldo final 0,00 402.581,02 0,00

Amortizações e provisões Saldo inicial 0,00 32.476,77 0,00 Reforço 0,00 13.343,57 0,00 Regularizações 0,00 0,00 0,00 Saldo final 0,00 45.820,34 0,00

NOTA 21 – VALOR DAS DÍVIDAS A TERCEIROS A MAIS DE CINCO ANOS

O valor constante na rubrica do Balanço “Dívidas a terceiros – médio e longo prazo” resulta de um empréstimo bancário concedido pela CGD, por quinze anos iniciado em 25 de Novembro de 1997. Este empréstimo destinou-se ao financiamento da aquisição da Sede da FPR.

NOTA 22 – DÍVIDAS COM GARANTIAS

O empréstimo concedido à FPR pela CGD em 1997 para aquisição da sede têm como garantia, do capital emprestado, a hipoteca do imóvel adquirido.

A 5 de Dezembro de 2001 foi celebrado um novo contrato com a CGD, abertura de

crédito em conta-corrente de utilização simples até ao montante de 74.819,69 €, tendo como garantia 2ª hipoteca sobre o imóvel da sua sede.

NOTA 26 - FUNDO SOCIAL

Durante o exercício de 2002, os movimentos ocorridos nas Contas de Fundo Social foram os seguintes:

Contas Saldo inicial Aumento Redução Saldo final

512 – Resultado do ano anterior (91.126,30) 91.126,30 31.597,00 (31.597,00) 513 – Resultados transitados 33.589,14 0,00 91.126,30 (57.537,16) Total (57.537,16) 91.126,30 122.723,30 (89.134,16)

NOTA 28 - MOVIMENTOS NOS CAPITAIS PRÓPRIOS

Durante o exercício de 2002, os movimentos ocorridos nos Capitais Próprios foram os seguintes:

Contas Saldo inicial Aumento Redução Saldo final Fundo social (57.537,16) 91.126,30 122.723,30 (89.134,16) Reservas de reavaliação 0,00 0,00 0,00 0,00 Reservas legais 0,00 0,00 0,00 0,00 Restantes reservas 0,00 0,00 0,00 0,00 Resultados líquidos do exercício (31.597,00) 74.326,66 0,00 42.729,66 Total (89.134,16) 165.452,96 122.723,30 (46.404,50)

NOTA 29 - MOVIMENTOS NAS EXISTÊNCIAS

Durante o exercício de 2002, os movimentos ocorridos nas Existências foram os seguintes:

Movimentos Bens destinados ao Bens destinados à consumo venda

Existências iniciais 6.004,78 0 Compras 271,18 0 Regularização de existências 0,00 0 Existências finais 0,00 0 Custos no exercício 6.275,96 0

NOTA 32 – DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS FINANCEIROS

Os resultados financeiros têm a seguinte composição:

Custos e perdas Exercícios Proveitos e ganhos Exercícios 2002 2001 2002 2001 681-Juros suportados 9.180,81 9.835,80 781-Juros obtidos 356,95 329,81 683-Amortizações de 0,00 0,00 783-Rendimentos de 0,00 0,00 investimentos em imóveis imóveis 684-Provisões para 0,00 0,00 784-Rendimentos de 0,00 0,00 aplicações financeiras participação de capital 685-Diferenças de câmbio 4,11 420,92 785-Diferenças de 0,26 96,19 desfavoráveis câmbio favoráveis 686-Descontos de pronto 0,00 0,00 786-Descontos de 0,00 0,00 pagamento concedidos pronto pagamento obtidos 687-Perdas na alienação 0,00 0,00 787-Ganhos na 0,00 0,00 de aplicações de alienação de aplicações tesouraria de tesouraria 688-Outros custos e 595,70 1.545,53 788-Outros proveitos e 0,00 0,00 perdas financeiros ganhos financeiros Resultados financeiros (9.423,41) (11.376,25) 357,21 426,00 357,21 426,00

NOTA 33 - DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS

Os resultados extraordinários têm a seguinte composição:

Custos e perdas Exercícios Proveitos e ganhos Exercícios 2002 2001 2002 2001

691-Donativos 0,00 0,00 791-Restituição de 0,00 0,00 imposto 692-Dívidas incobráveis 0,00 0,00 792-Recuperação de 0,00 0,00 dívidas 693-Perdas em existência 0,00 0,00 793-Ganhos em 0,00 0,00 existências 694-Perdas em 0,00 0,00 794-Ganhos em 0,00 0,00 imobilizações imobilizações 695-Multas e penalidades 100,00 0,00 795-Benefícios de 0,00 0,00 penalidades contratuais 696-Aumentos de 0,00 0,00 796-Reduções de 0,00 0,00 amortizações e provisões amortização e de provisões 697-Correcções relativas 0,00 341,71 797-Correcções relativas 1.544,11 69,21 a exercícios anteriores a exercícios anteriores 698-Outros custos e 0,09 0,09 798-Outros proveitos e 823,18 3.292,07 perdas extraordinários ganhos extraordinários Resultados 2.267,20 3.019,48 extraordinários 2.367,29 3.361,28 2.367,29 3.361,28

O Técnico Oficial de Contas O Presidente