UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM

FELIPE CONTARTESI

Uma Análise do Universo Ficcional de e de seus Arquétipos Centrais

São Carlos, SP 2017

FELIPE CONTARTESI

Uma Análise do Universo Ficcional de Doctor Who e de seus Arquétipos Centrais

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos como requisito para a obtenção do título de Mestre em Imagem e Som.

Área de concentração: Imagem e Som

Orientador: Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade

São Carlos, SP 2017

AGRADECIMENTOS

A presente dissertação de mestrado não teria chegado até a sua conclusão sem o precioso apoio e influencia de várias pessoas. Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer ao meu orientador, Leonardo Andrade, o qual sempre me orientou de forma sincera e atenciosa me direcionando no trabalho assim como na postura acadêmica, postura a sua que eu muito admiro sendo sempre uma figura muito correta e conciliadora no seu trabalho, uma pessoa que passei a reconhecer como um grande mestre e amigo. Gostaria de agradecer a todos os professores e funcionários do programa pela oportunidade de conduzir o meu mestrado na UFSCar, especialmente para os professores Fábio Raddi Uchôa, Josette Maria Alves de Souza Monzani e Alessandro Constantino Gamo por participarem da minha qualificação e defesa do projeto, pelas críticas e apontamentos, pela atenção e compreensão, e também ao Felipe Rossit da secretaria também pela atenção e apoio. Desejo igualmente agradecer a todos os meus colegas do mestrado, Antônio Viera, Diogo Augusto Gonçalves, Paula Palomino, Paula Poiet, Carolina Andrade e Danilo Granatto pela amizade e companhia durante essa jornada. À minha namorada e companheira Yi Chieh por estar sempre ao meu lado, com sua sensibilidade e carinho, me ajudando e me incentivando a superar minhas dificuldades e continuar lutando sempre. Quero agradecer também à minha família pelo apoio incondicional que me deram, especialmente aos meus pais, minha irmã e minha avó, os quais agradeço sempre pelo exemplo de vida e a oportunidade de tê-los ao meu lado. Por último agradeço a Deus pela oportunidade de mais esse aprendizado e por colocar essas pessoas maravilhosas no meu caminho.

RESUMO

A série britânica, Doctor Who, criada e produzida pela BBC desde 1963 se consagrou como uma das mais antigas e bem-sucedidas séries de ficção para a televisão. Doctor Who trilhou seu caminho e atingiu o status cult se tornando o sucesso que é hoje, com uma extensa quantidade de episódios e temporadas, e uma grande expansão de seu universo narrativo para outras mídias como o cinema, os quadrinhos, a literatura, os jogos digitais e analógicos. A expansão de uma obra traz uma série de obstáculos, já que uma vasta narrativa mantida por tanto tempo e em tantas mídias sofre várias mudanças de modo que seus fãs também podem mudar ou passar a ter expectativas diferentes das iniciais. Apesar disso, algumas séries como Doctor Who, conseguem, ao longo do tempo, se manter firmes e coerentes de modo a encontrar e construir uma identidade sólida, o que é interessante e aceitável para seus fãs. Além disso, essa identidade tem relação com os arquétipos do universo ficcional da série, sendo, muitas vezes, o que norteia o direcionamento narrativo e a migração dessa narrativa para outras mídias. Este estudo teve como objetivo analisar e elencar quais são os arquétipos centrais que definem essa identidade, no caso, da série Doctor Who, e como isso pode contribuir para a produção e o estudo de vastas narrativas transmídia, ajudando na compreensão dos arquétipos centrais de universos ficcionais tendo como foco a construção e expansão dessas narrativas.

Palavras-chave: Arquétipos. Doctor Who. Narrativa Seriada. Narrativ