CLIPPING DEPUTADOS 13/07/2016

1

2

3

4

5

6

7

ROBERTO AZEVEDO

Eleição na Câmara tem bode na sala

O ex-ministro de Dilma Rousseff Marcelo Castro, do PMDB, revela Lula na articulação para minar a base de e contrapor o favoritismo de Rogério Rosso

O deputado Esperidião Amin (PP) oficializou a candidatura avulsa à presidência da Câmara ao mesmo tempo em que o dissimulado (PMDB-RJ) se apegava a detalhes do regimento da casa para se defender na Comissão de Constituição e Justiça - que julga um recurso dele contra a cassação aprovada no Conselho de Ética - e uma manobra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs o nome do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) à bancada peemedebista. Se Cunha ainda ruge e Lula dá as cartas nos bastidores, um contraveneno na bancada do presidente em exercício Michel Temer, uma derrota para o Palácio do Planalto, é porque, de fato, a eleição de hoje necessita ser um “detergente” para limpar a casa que dá início aos processos legislativos no Congresso Nacional.

Os deputados têm uma oportunidade única de varrer para fora do Palácio do Congresso o clientelismo e o casuísmo que marcam a Câmara, não só pelo que Cunha produziu recentemente, com manobras e chantagens de toda sorte, mas pela dinastia que gente inescrupulosa como o deputado fluminense tenta criar contra a sociedade. Neste contexto, uma série de desistências deve marcar a escolha do novo presidente da casa, nesta quarta.

Amin é melhor que os seus oponentes. Contudo, a presença de Castro no processo, o candidato de Lula e do PMDB contra Temer, muda a realidade que dava indícios de uma eleição encaminhada para o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), embora sobre ele paire a sombra de ser apoiado pelo centrão, o grupo que assegurou a eleição de Cunha. O catarinense não é favorito, precisaria consolidar a terceira via e avançar para um provável segundo turno com a superação de três obstáculos: Rosso, Castro e um persistente (DEM-RJ). Ou torcer para que os eventos ganhem as características da escolha, a da distante madrugada de 15 de fevereiro de 2005, que elegeu Severino Cavalcanti (PP-PE) para o cargo, alçada pelo baixo clero, sem qualquer comparação biográfica.

8 LUIZ CARLOS RODRIGUES/RIC TV RECORD BRASÍLIA/ND

O deputados afastado Eduardo Cunha, na Comissão de Constituição e Justiça: festival de desfaçatez e manobra que não rendeu para barrar a votação do recurso contra a cassação

TIRADENTES POR TESTEMUNHA

A estratégia Eduardo Cunha, durante o depoimento na CCJ da Câmara, era protelar ao máximo o julgamento do recurso em que pede a anulação do resultado no Conselho de Ética que determinou pela cassação do mandato. O caso de Cunha, que tinha um simbólico quadro sobre o julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ao fundo, é patológico: ele age como se nada tivesse feito, garante que não fez manobras, não mentiu à CPI da Petrobras sobre as contas no exterior e demonstrou ter conhecimento total do regimento da casa e do Código de Processo Penal. Tiradentes e Cunha são sínteses das antíteses.

9 Lembre-se

Severino Cavalcanti foi presidente da Câmara por somente sete meses. Apeado do cargo por denúncias de corrupção por conta do mensalinho, que o fizeram renunciar, Cavalcanti foi uma derrota fragorosa do governo Lula.

Medicina

O deputado Milton Hobus (PSD) comemorou a aprovação do curso de Medicina para o Centro Universiatário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), com sede em Rio do Sul. A espera era de 20 anos para autorização, dada ontem pelo Conselho estadual de Ensino.

MARCELO PASSAMAI/DIVULGAÇÃO/ND

Vereador Sanderson de Jesus, senador Dário Berger, vice-prefeito José Natal, Édio Vieira e os vereadores Clonny Capistrano e Michel Schlemper: reunião em São José com esticada para o projeto de Florianópolis

DOIS EM UM

O senador Dário Berger (PMDB) fez duas reuniões na segunda-feira, de olho na eleição das prefeituras de São José e da Capital. No registro fotográfico, encontrou-se com o vice-prefeito José Natal, pré-candidato à prefeitura do quarto maior colégio eleitoral do Estado, junto com o presidente do PMDB josefense, o vereador Michel Schlemper, os vereadores Clonny Capistrano e Sanderson de Jesus e o ex-secretário e vereador Édio Vieira. E, depois, Dário encontrou-se com o pré-candidato em Florianópolis, o deputado Gean Loureiro, engajado nos dois projetos.

10 “Não passa de 20 municípios (dos 295) em que nós não disputaremos a eleição com prefeito ou vice.”

Valdir Cobalchini, coordenador estadual do PMDB nas eleições deste ano, sobre a força do planejamento do partido.

De Lages 1

Réu em um processo que o envolve em umsuposto esquema de corrupção que envolve a Companhia de Água e Saneramento de Lages (Semasa), o prefeito Elizeu Mattos (PMDB) colocou a pré-reeleição na rua com base na decisão do Tribunal de Contas do Estado que nada encontrou de irregularidades com base na Operação Águas Limpas, do Gaeco. Os auditores do TCE declararam que não ficou comprovada a prática de sobrepreço ou superfaturamento, não foram constatadas evidências de pagamentos irregulares por serviços não realizados, não foram constatadas evidências de prejuízos ao erário por falta de controles e não cabem multas de responsabilização por quaisquer práticas administrativas que desabonem Elizeu em relação à empresa contratada, a Viaplan, embora o prefeito tenha ficado seis meses preso.

De Lages 2

O peemedebista Elizeu Mattos está com o discurso de inocência pronto para fundamentar a campanha antes mesmo do julgamento no Judiciário, que não tem data. Reaparece em um momento em que Antônio Ceron (PSD) e Roberto Amaral (PSDB), ambos ligados ao governador Raimundo Colombo, travam uma batalha para saber quem apoia quem.

Marcado

O lançamento da pré-campanha de Joares Ponticelli (PP) e do seu vice, vereador Caio Tokarski (PSD), está marcado para sábado, em Tubarão, com um pré-anunciado apoio do PSB e PCdoB. Ponticelli, que deve disputar contra o ex-prefeito Carlos Stüpp (PSDB) e com o prefeito João Olavio Falchetti (PT).

Embratur

O catarinense Vinícius Lummertz reassume a presidência da Embratur, nesta quinta, às 14h, em Brasília. Em nome do ritmo e da competência à frente da estatal, Lummertz já tem o recorde de retornos ao comando do órgão ligado ao Ministério do Turismo.

11

Jefferson Saavedra

Votação da LOT deve ficar para agosto

A votação do projeto da LOT, a Lei de Ordenamento Territorial, tem boas chances de levar mais um tempo. Depois de não conseguir levar a plenário o projeto até o final de junho, como previsto no início do ano, a Câmara de Joinville corre risco de não atender ao novo prazo, de votar ainda em julho, porque surgiram impasses jurídicos. Na próxima segunda-feira, já no recesso, as comissões de Legislação e de Urbanismo definem se votam o projeto ainda neste mês (em sessões extraordinárias) ou deixam para depois. A LOT, espécie de versão ampliada da antiga lei de uso e ocupação do solo, detalha as diretrizes do Plano Diretor de 2008. Há uma lista de pendências.

Pelo conselho?

É preciso analisar mais emendas, inclusive mudanças apresentadas pela Acij; decidir o futuro do Vale Verde (proposta para mudanças no entorno do rio Cubatão, ao Norte de Joinville); e, por fim, principalmente, definir se as dezenas de emendas precisam passar pela Conselho da Cidade. Até agora, o entendimento preliminar era de que o conselho era órgão consultivo para o Executivo, não obrigatoriamente para o Legislativo, e que a LOT já havia passado pelo crivo dos conselheiros.

“Provável”

Mas já há cobrança interna para que as emendas sejam submetidas aos conselheiros. Se for essa decisão, a análise fica para agosto ou mais tarde, com votação somente após o sinal verde do Conselho da Cidade. Para o presidente da comissão de Legislação, Maurício Peixer (PR), há desejo de votação agora, mas é “bem provável” que seja adiada para agosto. Peixer cobrou a presença dos 19 vereadores na reunião de segunda para definir os rumos da LOT.

COBRANÇA DE MORADORES

Depois de insistentes pedidos dos moradores, a Rodovia do Arroz está ganhando duas lombadas na região do Vila Nova, em Joinville, em área de grande movimentação de pedestres. No Itinga, a rodovia estadual também está recebendo uma lombada.

12

Avaliação das escolas e CEIs

A Câmara de Joinville aprovou projeto da Pastora Léia (PSD) que determina avaliação periódica das escolas e CEIs de Joinville. Odir Nunes (PSDB) incluiu os CEIs conveniados na lista. A cada dia 30 de junho, se o projeto for sancionado, a Prefeitura terá de mandar um relatório sobre a estrutura e equipamentos dos imóveis aos vereadores.

Vale Verde

Há dúvidas sobre a proposta do Vale Verde, um amplo conjunto de novas regras para permitir investimentos no vale do Cubatão. Se ficar como projeto de iniciativa popular, com mais de 16 mil assinaturas, a votação fica para mais tarde porque há necessidade de conferência das assinaturas. O TRE só poderá fazer a checagem após as eleições. Caso seja transformado em emenda da LOT, o Vale Verde terá de ser submetido ao Conselho da Cidade, o que deixa a votação para o mês que vem.

PT & PDT

Informação incompleta no site do TRE levou a coluna ao erro na edição de ontem, mas o leitor Robson Cunha se encarregou de corrigir: PT e PDT já estiveram, sim, juntos, em eleição municipal em Joinville. Foi em 2004, com Carlito Merss e Rogério Novaes.

Bem informado

Eduardo Pinho Moreira contou na reunião em Joinville estar muito bem informado sobre os desobramentos políticos em Joinville. E não só por acompanhar a imprensa da cidade: a presidente do PMDB na cidade, Simone Schramm, lhe faz relatos sobre tudo o que está acontecendo.

Subvenções

O MP arquivou inquérito sobre subvenções pagas pela Prefeitura de Joinville em 2012 com sobras da Câmara de Vereadores do ano anterior. Não foi constatada irregularidade porque o Executivo tomava a decisão. Politicamente, a Câmara citava que as subvenções eram fruto de economia.

Novo membro

Maurício Soares abriu mão ontem de participar da CPI sobre os parcelamentos com o Ipreville. Será substituído por outro peemedebista, João Carlos Gonçalves. Hoje a CPI decide se Udo será convocado.

13

Já passou

O presidente do DEM, Elton Guerra, confirma algum aborrecimento com o PSDB, hoje já superado (os partidos agora são aliados em Joinville), quando deixou a assessoria de Vicente Caropreso. Mas com o deputado, não teve problema algum.

ENXAIMEL

Salmo Duarte mostra uma típica casa construída com técnica enxaimel no interior de Joinville. O enxaimel foi mais usado entre 1865 e a década de 60.

Um ano depois

O furto de cabos da fiação que deixou parte da Serra Dona Francisca sem iluminação, como mostrou a RBS TV ontem, ocorreu em setembro. E como está prevista para agosto a liberação de dinheiro pelo governo do Estado para a manutenção, o conserto terá levado um ano – ou mais, dependendendo do tempo que leve a compra do material.

Uma conversa

Por algum motivo qualquer, a bancada de vereadores do PMDB de Joinville vai falar sobre secretário Bráulio Barbosa (Educação) na próxima reunião com o prefeito Udo. Provavelmente, os parlamentares não deverão conseguir muita coisa, afinal, Bráulio é próximo demais do prefeito.

Quase 20 anos

A 21ª Promotoria de Justiça de Joinville abriu inquérito civil para apurar se estão sendo cumpridas as regras legais da área de proteção ambiental da Serra Dona Francisca. Um terço da área de Joinville está dentro da APA criada em 1997.

Mais perto

Uma nova rodada de reuniões deixou Julio Fialkoski (PSB) mais perto de ser confirmado como vice de Darci de Matos (PSD) na disputa pela Prefeitura. Ontem, o engenheiro conversou com Patrício Destro. Mais tarde, acompanhado de Osni Piske e Lúcio Mauro, Fialkoski teve encontro com Paulo Bornhausen.

14

Pré-convenção

No encontro em Itajaí, saiu a liberação para a conversa com Darci, realizada na manhã de ontem. O deputado não fez nenhuma objeção e Fialkoski, ex-vice-prefeito (1989- 1992) virou o favorito da vez. O PSB vinha pensando em deixar a definição para depois, mas pode confirmar o nome dele já na pré-convenção de sábado.

ARATACA

A nova ponte da Estrada Arataca ainda não foi concluída. As duas primeiras etapas, a construção das cabeceiras pela Seinfra e a instalação do kit pela Defesa Civil de SC, foram feitas no mês passado. O município pretende encerrar ainda nesta semana o trabalho na ponte entre os bairros Vila Nova e São Marcos.

Schmalz

Em mais uma etapa de cobrança do cumprimento de sentença de 2013 sobre a preservação do Bosque Schmalz, a Justiça Federal deu à Prefeitura de Joinville prazo até o final de agosto para comprovar a limpeza da área, inclusive com retirada de galhos secos que ameaçam a vizinhança e desobstrução de lago artificial.

Tombado

O Judiciário também determinou a apresentação de plano de uso da área na região central de Joinville, com informações se há pretensão de abertura à visitação pública. Em ação do Ministério Público Federal, foi comprovado que o bosque tombado deve ser preservado pelo município – os herdeiros não teriam como bancar todos os investimentos.

Análise

Dr. Xuxo considerou a entrada de Tebaldi no páreo como um fato positivo para sua candidatura a prefeito de Joinville, afinal, poderá haver uma pulverização maior dos votos. Sidney Sabel ouviu esse raciocínio do pré-candidato e se convenceu ainda mais de que Dr. Xuxo vai concorrer a prefeito.

De novo

Em contato com o Deter, Patrício Destro (PSB) quer a retomada da discussão sobre a integração de ônibus entre Joinville e Araquari, ainda não concretizada. A saída seria a criação de região metropolitana. Tanto a integração, que eliminaria transtornos a

15 trabalhadores de Araquari, como a metropolitana são temas antigos que sumiram do noticiário há tempos, sem que nada tenha saído do lugar.

Restam nove

A lista já chegou a ter 12 nomes em abril, mas agora restam nove pré-candidatos a prefeito em Joinville. Darci de Matos, Dr. Xuxo e Udo Döhler foram anunciados ainda no ano passado. Depois, apareceram Carlito Merss, Ivan Rocha, Marco Tebaldi, Marcos Soares, Rodrigo Bornholdt e Valmir Santhiago.

PORTAL JARAGUÁ Cinthia Raasch

Cai número de novos motoristas

A quantidade de novas permissões para dirigir caiu 25% de 2014 para cá em Jaraguá do Sul. Há dois anos, foram emitidas 1.839 carteiras de motorista (primeira habilitação) no primeiro semestre. Já em 2016, de janeiro a junho, foram 1.371. No mesmo período de 2015, foram concedidas 1.467 habilitações. Entre o ano passado e este, a queda foi de 6,5%. A redução não ocorreu apenas em Jaraguá. O Detran/SC fez uma pesquisa que apontou queda de 13% na emissão de carteiras no Estado comparando-se os últimos 12 meses com o mesmo período anterior. “Talvez seja resultado dos reflexos da crise”, pondera a gerente de habilitação de condutores, delegada Cláudia Regina Bernardi da Silva.

Lei dos Faróis

A Polícia Rodoviária Federal de Guaramirim estima que aproximadamente 10% dos motoristas ainda estejam passando pelo posto, na BR-280, com os faróis apagados. A lei que determina o uso do farol baixo também durante o dia nas rodovias entrou em vigor na sexta-feira. Nos quatro primeiros dias, foram aplicadas 1.400 multas por descumprimento da lei em Santa Catarina. Não há detalhamento por regiões. Após divulgar a quantidade de infrações, a PRF no Estado foi aconselhada por Brasília a não passar mais números pelo entendimento de que a intenção da polícia não é multar, mas conscientizar.

Mais um susto

Nessa terça-feira, o parco sistema de abastecimento de água de Guaramirim foi posto à prova mais uma vez. Uma extração de areia às margens do rio Itapocuzinho deixou a água turva e fez a captação ser suspensa. A Fatma foi chamada pela Companhia Águas de Guaramirim e verificou que uma empresa quase no limite com Schroeder estava removendo material quando uma camada mais profunda, provavelmente, foi atingida. O relatório não foi emitido ainda, mas as condições encontradas indicam que a atividade

16 está legalizada e que não houve erros de execução. O problema dessa história está no sistema da companhia, que não tem reservatórios suficientes para permitir interrupções na captação e que já foi tantas vezes paralisado. Toda vez que isso acontece, é preciso parar a captação, e a cidade fica desabastecida. Os reservatórios de Guaramirim só garantem água por no máximo uma hora.

Sugestão

O gerente da Fatma em Jaraguá do Sul, Onésimo José Sell, sugere que a Companhia Águas de Guaramirim desenvolva um plano de ação com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil do município. A Fatma não possui barcos, por exemplo. Por isso, no momento da emissão de poluentes químicos, a efetividade da fiscalização é reduzida. Além disso, sem fiscais próprios da Prefeitura e com emissões ilegais durante madrugadas ou fins de semana, é quase impossível flagrar as irregularidades. Enquanto isso, a população fica sujeita à falta de água.

É hoje!

O percurso da tocha olímpica por Jaraguá deve começar às 9h15. O revezamento de 7,6 km vai da Scar à Arena. No caminho, os patrocinadores distribuirão brindes. Atenção: o trânsito será impedido durante a passagem.

Cláudio Loettz

Bradesco projeta expansão de 1,5% em 2017

As expectativas são positivas para que o Brasil volte a crescer a partir de 2017. A avaliação é da economista Ellen Steter, do Bradesco, durante palestra sobre cenários para o País feita no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Para a especialista, o Brasil está conseguindo sair do “fundo do poço” e os indicadores mostram que a economia parou de cair. A equipe do Bradesco projeta queda de 3% do produto interno bruto (PIB) neste ano, ainda. Os estudos do banco apontam para crescimento possível de 1,5% no próximo ano. Ellen espera criação de 700 mil vagas de emprego no ano que vem. Na ponta das finanças, argumenta haver tendência de queda na taxa básica de juros, o que representa maior circulação de dinheiro no mercado. A economista lembra da necessidade de haver maior controle dos gastos públicos, mas um aumento de impostos não pode ser descartado, como forma de equilibrar o déficit de receita. O cenário internacional, refletido nas decisões da comunidade econômica europeia e nas eleições norte-americanas, também é fator a sere levado em conta. Porque bilhões de dólares, pertencentes a investidores, estão à espera de destinação.

Mais expositores

A Feira da Sapatilha, que ocorre paralelamente ao Festival de Dança de Joinville, aumenta, neste ano, de 70 para 90 o número de expositores. O espaço passa de 1.500 m²

17 para 2 mil m². A feira ocorre de 20 a 30 de julho no Centro de Exposições Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen.

Maré

Do presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Giuliano Donini: – A situação que vivemos no País vai continuar exigindo um nível de qualidade na gestão das empresas para que possam atravessar um período de dificuldades. Se o mar ainda está revolto, aparentemente deixamos de nadar contra a maré.

Pergunta

Na hora de cobrar, restaurante conceituado de Joinville distribui, aos clientes, bilhete pedindo preenchimento de seus dados pessoais. Nada demais.Junto, no mesmo bilhete, uma pergunta: “Você tem interesse pelo setor imobiliário?” Sinal dos árduos tempos atuais.

Silveira no governo

Márcio Silveira deixou a diretoria de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul e assumiu a diretoria de apoio à micro e pequena empresa e ao empreendedor individual da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo estadual. A pasta já é dirigida pelo jaraguaense Carlos Chiodini. O posto era ocupado por Gilberto Boettcher, que se desliga para retornar à iniciativa privada. Ficou 18 meses na posição. Presidiu a Ajorpeme. Silveira (à esquerda na foto) é atual presidente do conselho deliberativo da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e foi conselheiro do Sebrae.

Linha de crédito

O Badesc criou uma linha de crédito específica para microempresas e pequenas empresas que tenham projetos de inovação, o Inovacred Express. A ideia é adaptar uma linha já existente, Inovacred, destinada a empresas de menor porte, em especial as chamadas startups de tecnologia, que estejam instaladas em incubadoras ou parques tecnológicos. A nova linha, quando disponível, utilizará uma plataforma digital e o empreendedor poderá realizar toda a operação pela internet com limite de empréstimo de R$ 150 mil por empresa. Para estar disponível, a linha ainda precisa passar por definição dos fundos de aval, que podem ser utilizados nestas operações. Para todo o

18 Programa Inovacred, a instituição financeira dispõe de R$ 50 milhões para este ano. Em razão da precaução do empresariado, a procura por dinheiro é naturalmente pequena.

Mais reciclagem

A Termotécnica começa a reciclar copos e bandejas de plástico, uma iniciativa que amplia o já consolidado Programa Reciclar EPS, desenvolvido pela companhia desde 2007. A informação é do presidente Albano Schmidt, em conversa com jornalistas, durante encontro com a imprensa, iniciativa da Fiesc. Para esta nova fase, a parceria com supermercados é essencial. Ao longo de nove anos, os negócios da companhia com itens plásticos reciclados exigiram investimentos de R$ 15 milhões. A Termotécnica tem sete unidades dedicadas à reciclagem, espalhadas por seis Estados. Trinta mil toneladas de EPS foram recicladas, o equivalente a 30% do isopor (marca registrada) que é reciclado no País. Opera 1.200 pontos de coleta e tem 391 cooperativas.

19

20

Acélio e PMDB cobram de Márcio mudanças na campanha

Teve que ser feito um "breque de arrumação" na campanha PP-PMDB em Criciúma. Foi para isso a reunião de ontem, em Florianópolis, no gabinete de Eduardo Moreira.

A direção municipal do PMDB e o candidato a vice-prefeito Acélio Casagrande não estavam satisfeitos com o andamento da campanha.

Não se sentiam relegados na campanha, tampouco em condição desfavorável ao PMDB. Mas questionavam a campanha como um todo. A organização, o planejamento, a articulação geral.

Os primeiros dias de campanha acionaram sinal de alerta no PMDB.

Nos bastidores do partido chegou a ser especulado que Acélio Casagrande estaria disposto a retirar-se da campanha. Ele nega. Disse que não considera e não considerou a possibilidade. Mas admitiu - "a campanha realmente precisa de ajustes".

Estavam na reunião de ontem com Eduardo Moreira o prefeito Márcio Búrigo, o presidente do PMDB, deputado Luiz Fernando Vampiro e o candidato a vice, Acélio Casagrande.

Márcio aceitou ponderações e sugestões. Garantiu que providências serão tomadas para readequar a campanha.

Ficou acertado que novas reuniões serão realizadas durante a semana.

Até o fim da semana, terá que ter mudanças na campanha.

Amin na disputa

Santa Catarina pode chegar hoje ao principal cargo em Brasília desde o tempo de . O deputado Esperidião Amin acredita estar em condições de se eleger para sucessão de Eduardo Cunha na Presidência da Câmara Federal.

Ontem ele teve o apoio da bancada do seu partido, o PP, e depois se reuniu com a bancada do PSDB. Ouviu manifestações de apoio. Pelas suas contas, os votos de PP e PSDB devem colocá-lo no segundo turno.

21

Desconto

O vereador Matusalém dos Santos apresentou projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de concessão de descontos em restaurantes, bares, lanchonetes e similares para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia. O projeto prevê desconto de 40% em restaurantes com serviço de buffet livre e de 50% nos demais casos. A proposta agora passará pelas comissões para depois ser votada em plenário.

Lançamento No próximo sábado o Partido Progressista de Tubarão promoverá um evento de lançamento da pré-candidatura de Joares Ponticelli à prefeitura de Tubarão. O evento será realizado no salão paroquial de Oficinas com início a partir das 10h30. Diversos líderes estaduais e locais do PP e do PSD já confirmaram presença no encontro.

Exames Após o vereador Neno da Farmácia encaminhar requerimento com o mesmo objetivo, foi a vez do presidente da Câmara de Tubarão, Edson Firmino, cobrar informações sobre o número de exames disponibilizados à população. O presidente quer saber se o número foi reduzido e por isso solicitou um relatório quantitativo dos exames disponibilizados nos últimos quatro meses.

Propostas Ontem o ex-deputado Joares Ponticelli postou em seu Twitter algumas de suas propostas como pré-candidato à prefeitura de Tubarão. Em uma das postagens o progressista destacou que retomar a condição de liderança regional, algo perdido ao longo dos anos, é uma de suas prioridades.

Propostas 2 Outra proposta apresentada por Joares é atacar a falta de vagas no ensino infantil e fundamental, o mínimo que o poder público deve fazer. Escola precisa voltar a ser valorizada “A escola está acima de partidos, de religiões. A escola deve ser a referência da comunidade”, postou.

22 Proporcional Após as definições quanto à disputa majoritária, agora é a vez de negociar as coligações proporcionais. Partidos que veem dificuldades em alcançar o coeficiente eleitoral (em torno de 4,3 mil votos) para garantir ao menos uma cadeira no Legislativo municipal estão buscando aliados para aliança proporcional.

Proporcional 2 Nestas coligações, somam-se os votos obtidos por todos os candidatos a vereador dos partidos da aliança para assim definir o número de cadeiras a que a coligação terá direito. Com isso, os mais votados do grupo, independentemente do partido, são os eleitos.

Paulo Garcia Nos próximos dias o radialista Paulo Garcia (PPS) anunciará oficialmente que desistiu da disputa proporcional e que é pré-candidato a vereador. Em 2012 ele fez mais de 500 votos e com isso sua pré-candidatura é um reforço de peso para o partido na disputa proporcional, já que o objetivo da sigla é garantir duas vagas. Paulo já confirmou ao presidente do partido, Flávio Alves, que aceita ser candidato a uma cadeira na Câmara.

DIZEM MAS EU NÃO AFIRMO Que o projeto induz o ‘comilão’ a comer mais...

PP E PSDB unidos em Laguna

Confirmando o que a coluna adiantou semanas atrás, o PSDB de Laguna fechou coligação com o PP, Partido Progressista, visando às eleições de prefeito e vice em outubro. A capital histórica de Santa Catarina tem os nomes confirmados do empresário Samir Ahmad, pelo PP, e do ex-prefeito Nazil Bento Júnior, como vice em uma chapa de oposição ao atual governo. A definição da coligação aconteceu na reunião do Bloco Social Progressista, presidido pelo deputado estadual Zé Milton e com a presença dos deputados Valmir Comin, Fábio Flor e Altair Silva pelo lado do PP e Vicente Caropreso, Leonel Pavan, Mario Marcondes, Marcos Vieira e Serafim Venzom do PSDB, além dos presidentes municipais Fábio Kfouri (PP) e Vilson Elias Vieira (PSDB). Quem duvidou que o PSDB só estivesse com o PMDB em Laguna se o candidato fosse o atual prefeito, Everaldo dos Santos, agora terá que se redimir.

Entrelinhas

As prioridades eleitas na audiência pública realizada sexta-feira passada em Braço do Norte pela Assembleia Legislativa apontaram as três obras prioritárias dos sete

23 municípios da região para o orçamento de 2017 do Estado: a construção do anel viário de Braço do Norte, a pavimentação da SC-435 entre São Martinho e São Bonifácio e a conclusão das obras do Hospital Santa Terezinha, de Braço do Norte.

O Brasil encerrou abril de 2016 com 18,91 milhões de contratos de TV por assinatura. Segundo a Anatel, o serviço está presente em 28,37% dos domicílios brasileiros. Um ano atrás, em abril de 2015, quando chegou ao seu pico, o país contava com 19,76 milhões de assinantes, alcançando 29,90% dos lares.

Vereador Gelson Bento (PP) apresentou projeto na Câmara de Tubarão mudando o nome da rua Aracaju, localizada no bairro Vila Moema, por rua João Titon. Segundo o vereador a mudança proposta se dá porque o nome Aracaju não tem nada a ver com o município de Tubarão. Aliás, outras ruas também deveriam ter suas nomenclaturas revistas.

Partido Progressista (PP) de Tubarão estará realizando o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Joares Ponticelli a prefeito de Tubarão. Segundo o presidente Marcelo Ribeiro, popular Chicago, o evento será sábado, dia 16, às 10h30, no Salão Paroquial da Igreja São José Operário, no bairro Oficinas.

Enquanto não realizar o curso complementar de arma semiautomática e arma de repetição a Guarda Municipal de Tubarão não poderá mais andar armada. O porte foi suspenso pela Polícia Federal, que no ano passado comunicou a prefeitura sobre essa necessidade, mas nenhuma medida foi tomada e por isso o convênio foi suspenso. Ontem os guardas não concordaram em ir para as ruas desarmados com amparo na Lei 10/2005.

Mesa diretora da Câmara de Tubarão definiu que a partir do próximo dia 21 e até 29 de setembro as sessões do Legislativo realizadas às quintas-feiras às 19h passarão para as 9h. O horário matutino facilitará o trabalho de campanha dos pré-candidatos. As sessões de segunda-feira permanecerão no mesmo horário.

POLÍTICA

Deputado Saretta pede instalação de Patrulhas Rurais

O deputado estadual, Neodi Saretta, pediu na manhã desta quinta-feira (12), na Tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc) que o Estado instale Patrulhas Rurais em municípios bases ou sedes do meio rural e restabeleça o funcionamento da de Xanxerê . Segundo o deputado, os moradores das zonas rurais de Santa Catarina estão vivendo um pesadelo com o aumento da criminalidade e a Patrulha Rural da Polícia Militar implantada em Xanxerê teve resultados bastante positivos. “Durante o período em que atuou, foram 21

24 meses de mapeamento das principais rotas de fuga de traficantes e contrabandistas pelo interior, o município tornou-se um exemplo a ser seguido”, elogiou.

Infelizmente, segundo Saretta, este trabalho foi desativado por falta de recursos financeiros. “Por isso propusemos na Alesc algumas indicações para que se criem patrulhas em mais cidades”, afirmou. O deputado contou que além de furtos têm sido comuns casos de roubo, violência e de famílias inteiras de agricultores sendo feitas reféns de bandidos.

Saretta disse que as comunidades têm clamado diariamente para que se aumente o efetivo policial e a Patrulha para garantir segurança nas áreas rurais. “O fato de saber que existe um veículo, uma viatura se deslocando na região cria a sensação de segurança à população e alguma intimidação para aqueles que estejam pensando em cometer alguma infração. “Há um velho hábito no interior de deixar as portas abertas das casas, mas infelizmente isso já não é mais a realidade nas comunidades rurais.

O agricultor que já sofre com as dificuldades para se manter no campo, para produzir alimentos, sofre também agora com o temor de crimes bárbaros como ocorreu em Arabutã, Seara, Xavantina e em outros municípios”, comentou.

25

Tudo está se encaminhando para que Cabo Loro (PSD) seja o vice de Mariano Mazzuco (PP), mas isto pode afastar aliados importantes, como a família Menegalli.

PP de Araranguá está com abacaxis de sobra

Não está fácil para o PP da Cidade das Avenidas encontrar o ponto de equilíbrio que leve, sem maiores celeumas, a um entendimento para a composição da chapa majoritária a ser encabeçada pelo ex-prefeito Mariano Mazzuco Neto, no pleito municipal deste ano.

Depois de muitas conversas e algumas consultas de consumo interno realizadas pela aliança composta por PP, PSD, PR e PV, o nome do vereador Cabo Loro (PSD) acabou se ressaltando como o melhor candidato a vice para Mariano, com uma ligeira vantagem sobre o empresário Júnior Menegalli (PR). O grande problema, e isto não é segredo para ninguém, é que o PP tem franca preferência pelo nome de Júnior, em boa parte por conta da proximidade do partido, e em especial de Mariano, com o também ex-prefeito Primo Menegalli (PR). Na prática, para o PP, o ideial é que Júnior fosse o vice de Mariano, e que o PSD de Cabo Loro e do vereador Giancarlo Soares de Souza apoiasse a dobradinha.

Ao ser ressaltado o nome de Cabo Loro como o melhor vice para Mariano, dois problemas, de grande magnitude, acabaram sendo construídos. O primeiro diz respeito ao fato de Júnior Menegalli ficar fora da majoritária. Se isto acontecer, é muito provável que o PR se contente em assistir as eleições deste ano de camarote. Outro problema diz respeito à cúpula, e aos desígnios do PSD em Araranguá, que estão sob a batuta de Giancarlo.

Em princípio, pelo o que está encaminhado, Giancarlo não seria o nome para compor como vice de Mariano. O problema é que o PSD só está aliado ao PP justamente porque havia a expectativa de que Gian seria o vice dos . No meio do caminho é que acabou surgindo as possibilidades de uma composição do PP com Júnior Menegalli, e depois com Cabo Loro.

26 Como o PSD está sob o comando de Giancarlo, nada impede que o partido comece a procurar alternativas de coligação para o pleito deste ano, se oferecendo, por exemplo, para ser vice do PMDB. Pela ligação que tem com a cúpula regional e estadual de seu partido, Giancarlo conseguiria articular esta composição sem grandes problemas, dependendo apenas do PMDB aceitá-la. Selado isto, Cabo Loro daria adeus a possibilidade de ser vice de Mariano, já que ele é voz praticamente isolada dentro do PSD.

Em havendo uma virada de mesa, e imposto o nome de Giancarlo como vice de Mariano, o problema passaria a ser o PR de Júnior Menegalli. É que Júnior pode até aceitar ceder a vaga de vice para Cabo Loro, mas jamais aceitaria cedê-la para Giancarlo.

Não precisa nem dizer que a tensão dentro da aliança que dá sustentação as intenções de Mariano é total e irrestrita. É que simplesmente não há como contentar aos interesses de todos. Qualquer que seja o nome para compor como vice de Mariano Mazzuco, este deixará sequelas a serem reparadas. Todavia, dependendo da sequelas, não haverá reparação.

A esta altura dos acontecimentos, o PP já tem que começar a calcular qual seria seu menor prejuízo, mesmo porque o grupo que sair descontente tende a cruzar os braços ou se aliar a opositores dos progressistas.

Fechados

Situação e oposição já têm suas dobradinhas compostas em Balneário Arroio do Silva. O PSD, do prefeito Evandro Scaini, concorrerá com Juscelino Guimarães, o Mineirinho, tendo como candidato a vice Carlos Scarsanella. A dupla será apoiada pelo PSDB, PPS, PRB, PRP, PR e PTB. Já a oposição será composta pelo atual vice-prefeito Fernando Borges (PP), tendo com candidata a vice a ex-primeira dama Vera Vitor (PMDB), esposa do ex-prefeito Paulinho Vitor (PMDB). A dobradinha terá ainda o apoio do PDT, PSB, PT, PV, PCdoB, DEM e Solidariedade. O ingresso do PPL na coligação também tem sido negociado. O nome do vice de Fernando só foi definido ontem. É que dentro da coligação que apóia Fernando havia uma disputa entre o presidente da Câmara Municipal, Paulo Martins dos Santos Júnior, o Chocolate (PMDB) e outros pretensos candidatos a vice. Vera acabou sendo o consenso entre todos.

Sem Comando

PSD de Sombrio está dando mostras de que não tem comando. Ontem por volta das 18 horas liguei para o presidente do partido, Manoel da Rosa Albino, o Chero, para lhe questionar se a sigla já havia dado algum encaminhamento para indicar o candidato a vice de Carlos Gilberto de Oliveira (PP). De acordo com Chero, nada havia sido definido, não havia data para esta definição, e possivelmente esta decisão só saísse “aos 47 do segundo tempo”. O fato é que poucas horas depois a dobradinha PP/PSD fechou questão, oficializando o nome do vereador Ademir Cardoso, o Dimi (PSD), como

27 candidato a vice de Gilberto, sem a presença de Chero. Ou seja: o presidente do PSD, sigla na qual Dimi está filiado, sequer sabia o que estava acontecendo dentro de seu próprio partido. Vale ressaltar ainda que Dime esteve reunido na manhã de segunda- feira com o prefeito Zênio Cardoso (PMDB), ressaltando que não seria candidato a vice do PP e que lhe apoiaria a reeleição. Na mesma noite fechou como candidato a vice dos progressistas.

Sem volta

Deputado federal Jorge Boeira (PP) acredita que cassação do mandato da presidenta afastada Dilma Rousseff (PT), pelo Senado Federal, já está consolidado. Para o parlamentar, tudo leva a crer que o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), irá concluir o atual mandato presidencial. A opinião é compartilhada pelo também deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), um dos articuladores de seu partido dentro da Câmara Federal. De acordo com Benedet, “não há clima para o retorno de um governo comandado pelo PT”. Na sua opinião, o afastamento em definitivo de Dilma é o que falta para o Brasil voltar a crescer. “No fim está tudo amarrado a esta situação. Virada esta página, voltaremos aos trilhos”, comenta Benedet. Em relação a cassação de Eduardo Cunha (PMDB/RJ), os dois parlamentares acreditam que a fatura já está liquidada. Realizada a votação no plenário, ele cai.

Deixa disso

Pessoal do ‘deixa disso’ está entrando em campo, em São João do Sul, para tentar evitar que PPS lance candidato a prefeito no município, o que colocaria por terra a tese da candidatura única em torno do nome do atual vice-prefeito Moacir Teixeira (PSD). Em princípio o PPS está aliado ao PR, e a um grupo que está compondo o PCdoB em nível local, objetivando lançar tanto uma chapa majoritária quanto uma proporcional. A tese da chapa única foi amplamente discutida com os mais diversos setores da sociedade e, por conta disto, se imaginava que não restariam arestas a serem amparadas a esta altura do campeonato. O prefeito João Rubens dos Santos (PMDB) voltou a defender a tese de um candidato único, enfatizando que ele próprio abriu mão do direito de concorrer a reeleição para viabilizar o projeto. “Precisamos ter consciência de que prefeituras pequenas como a nossa estão com os cofres públicos em frangalhos. Não adianta querer inventar. Ou nos unimos ou vamos fechar as portas para a população”, comentou o prefeito.

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

Blog Ivan Exxtra Bastidores da política em SC

59

60

61

CPI de medicamentos em SC: médico alerta para a gravidade do uso de anabolizantes

O médico Alexandre Hohl (foto), presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), alertou para a gravidade do consumo de anabolizantes e para o aumento do número de casos do uso dessas substâncias em adolescentes. Ele prestou depoimento, na terça-feira (12), à Comissão Parlamentar de

62 Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga a falsificação de medicamentos em Santa Catarina.

Hohl também tratou do uso indiscriminado de suplementos alimentares. Ele apresentou estudos da União Europeia sobre a contaminação desses produtos com substâncias proibidas ou medicamentos, como sibutramina e remédio para disfunção erétil. No Brasil, conforme o médico, não há estudos a respeito. “Mas acredito que a situação aqui não tende a ser diferente”, disse. O endocrinologista também afirmou que há estudos relacionando o uso termogênicos com doenças graves, como infarto, falência renal e hepatite.

A situação dos anabolizantes ainda é mais grave, segundo Hohl. Essas substâncias devem ser utilizadas apenas com indicação específica para pessoas que têm deficiência de testosterona. Quando consumida por quem tem níveis normais desse hormônio, as consequências tendem a ser devastadoras para a saúde: vão de acne, a impotência sexual, infertilidade, entre outros. “Tem pessoas que tomam doses até 60 vezes mais que o corpo produz”, comentou.

O médico alertou que o uso de anabolizantes para animais é outro problema grave. “Estamos cansados de receber pacientes no Hospital Universitário da UFSC que usam essas substâncias. E não há controle nenhum sobre a venda, a comercialização desses produtos”, comentou.

Hohl também se declarou impressionado com o aumento nos casos de adolescentes que consomem substâncias para uso veterinário. “Cada vez mais pessoas com menos de 18 anos vão ao meu consultório, levados pelos pais. Além da maconha, da cocaína, o anabolizante também entra nessa lista de substâncias que os pais encontram nos quartos dos filhos. São casos assustadores.”

Questionado pelo relator da CPI, deputado Fernando Coruja (PMDB), sobre onde acreditava que os anabolizantes eram encontrados, o médico, com base em sua experiência pessoal, foi taxativo ao afirmar que as academias estão entre os principais locais. “Temos casos de roubo de cargas e esses produtos são colocados no mercado. Temos casos de produtos vindos do Paraguai, por meio de contrabando. Há, ainda, infelizmente, alguns médicos que receitam, além de casos de receitas falsificadas”, disse.

O presidente da CPI, deputado Vicente Caropreso (PSDB), destacou a importância do depoimento de Hohl. “Para nós está ficando cada vez mais clara a incapacidade do Estado em ter controle sobre essa situação. Com esse depoimento, estamos levando informação e ressaltando para a população o perigo dos anabolizantes”, disse.

O vice-presidente da comissão, deputado Dalmo Claro (PSD), lembrou que em outros depoimentos prestados à CPI, a presença dessas substâncias dentro das academias sempre foi negada. “Vimos no depoimento do doutor Hohl, que tem domínio sobre o assunto, que o problema, de fato, existe e é grave, podendo ser a causa de mortes súbitas em academias”, destacou.

63

Assembleia Legislativa presta homenagem ao Sesi/SC pelos seus 65 anos

Fundada em 1951, entidade catarinense reforça seu posicionamento como agente promotor da saúde para trabalhadores da indústria

O Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (Sesi/SC), entidade da Fiesc, recebeu na noite desta segunda-feira (11), homenagem em comemoração aos seus 65 anos de existência durante sessão solene especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O presidente da Federação, Glauco José Côrte, recebeu o reconhecimento do deputado Patricio Destro, que propôs a solenidade. Executivos da instituição também participaram da homenagem.

“Nesses 65 anos a entidade evoluiu e se aprimorou, buscou novas tecnologias e métodos para proporcionar aos trabalhadores da indústria e suas famílias melhor qualidade em educação e saúde”, afirmou Côrte, destacando o lançamento da Aliança Saúde e Competitividade, iniciativa que visa ao engajamento e a participação de lideranças na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. “As dificuldades pelas quais o país vem passando não nos impede de continuarmos trabalhando e olhando para a frente. Pelo nosso trabalho, queremos transformar a sociedade brasileira e proporcionar aos industriários uma qualidade de vida muito melhor”, completou o presidente da Fiesc.

Na abertura da solenidade, o parlamentar Patricio Destro declarou que o Sesi representa não só os trabalhadores, mas as famílias de Santa Catarina. “Foi esse compromisso com o Estado que me convenceu a prestar esta homenagem. O Sesi representa, acima de tudo, um braço que muitas vezes o Estado não consegue alcançar, mas que chega nos 259 municípios onde a entidade está presente”, enalteceu.

O superintendente do Sesi/SC, Fabrizio Machado Pereira, destacou a atuação da entidade, que reforça seu posicionamento como agente promotor da saúde. “Hoje, o Sesi/SC possui 268 unidades fixas, 72 unidades móveis, atendeu em 2015 mais de 400

64 mil industriários em todo o Estado, que representa mais da metade dos trabalhadores da indústria em Santa Catarina”, pontuou. “Com a missão de melhorar a qualidade de vida do trabalhador catarinense, para o aumento da competitividade da indústria de forma sustentável e inovadora, o Sesi caminha a passos largos atento ao cumprimento de sua missão, por meio de soluções nas áreas de educação e saúde”, ressaltou Pereira, reafirmando a relevância histórica e social da entidade.

A solenidade também prestou homenagem às personalidades que contribuíram na atuação do Sesi/SC como antigos superintendentes, colaborador mais antigo em exercício e a congregação Pequenas Irmãs da Divina Providência, grupo de freiras que iniciou os trabalhos da entidade no Estado.

O Sesi/SC

O Departamento Regional do Sesi em Santa Catarina foi criado cinco anos após o início das atividades do Sesi Nacional, que completou 70 anos no dia 1º de julho. A instituição contribui com a melhoria da saúde e segurança do trabalho, a promoção da saúde do trabalhador da indústria e elevação da escolaridade de milhões de trabalhadores e seus dependentes em todo o Brasil.

A entidade em Santa Catarina, que foca sua atuação em ações de saúde, realiza por ano mais de 1,5 milhão de atendimentos em saúde para trabalhadores catarinenses, considerando as vacinações, as clínicas, os serviços de odontologia e de segurança no trabalho. Também estimula os industriários a adotarem um estilo de vida mais saudável com serviços como o da Ginástica na Empresa, que atende, por dia, 97 mil trabalhadores, e o Sesi Esporte, que realiza mais de 64,1 mil inscrições dentre os vários torneios promovidos ao longo do ano. Na área da educação, contabiliza 146 mil matrículas de trabalhadores em cursos da Educação Continuada e mais 35,2 mil matrículas na Educação de Jovens e Adultos.

Presente em 259 municípios, atendeu em 2015 mais de 400 mil trabalhadores da indústria em todo o Estado. Sua ampla estrutura inclui 11 clínicas médicas, 1 centro de promoção da saúde do trabalhador, 73 farmácias, 94 unidades de alimentação, 63 unidades escolares (sendo 14 móveis) e 58 unidades móveis na área da saúde.

História do Sesi/SC

O Departamento Regional do Sesi em Santa Catarina surgiu oficialmente no dia 6 de dezembro de 1951. Embora o Sesi/SC tenha sido inaugurado em março de 1952, a história da entidade no Estado iniciou um pouco antes, devido a problemas enfrentados por operários de minas de carvão na região Sul do estado. Em 1948, a mineração passava por uma crise profunda, que se refletia de forma negativa na situação socioeconômica dos trabalhadores do setor. Por iniciativa de lideranças da região Sul do estado, um pedido de ajuda foi encaminhado ao Sesi Nacional. Em 20 dias esse pedido foi atendido: chegaram à cidade viaturas da rede de abastecimento do Sesi, que iniciaram a distribuição de cestas de alimentos aos trabalhadores locais. Tão logo a Fiesc recebeu a incumbência de implantar o Sesi/SC, deu início a um estudo detalhado das condições socioeconômicas das comunidades operárias, a fim de apontar peculiaridades e elaborar um plano de ação objetivo, que de imediato surtisse efeito favorável à população. Os dados coletados junto às comunidades de trabalhadores mais

65 expressivas de Santa Catarina permitiram identificar as condições de vida de cada uma, definindo as prioridades de atuação do Sesi no Estado. Era necessário focar nos problemas sociais de ordem primária, como saneamento, recursos médicos e odontológicos e assistência alimentar.

Em 1952, um minucioso relatório foi preparado sobre a região carbonífera de Criciúma e, de acordo com o documento, "foi possível conhecer a precária situação socioeconômica da comunidade mineira do sul do Estado". A partir daí surgiu um dos primeiros planos de assistência elaborados pelo Sesi com ações que contribuíssem para a melhoria da qualidade de vida daqueles trabalhadores. Nesta mesma época, a entidade investiu na oferta de serviços mais abrangentes, que iam além da assistência, passando a atuar também na área de educação.

Assim, foram sendo instalados Núcleos Regionais do Sesi/SC nos principais polos industriais do estado. Eram unidades pequenas, mas que, durante as décadas de 1950 e 1960, passaram a executar programas de assistência médica, odontológica e farmacêutica, além de orientação e educação social, proporcionando melhorias nas condições de vida dos trabalhadores e de seus dependentes. Com esse processo, o Sesi/SC atingiu um índice elevado de rendimento, tanto no volume de serviços prestados quanto na extensão dos benefícios. Conseguiu, antes de completar seu primeiro ano de vida autônoma, implantar-se em centros industriais do Estado como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Brusque, Criciúma, Lauro Müller, Timbó, Indaial, Lages, Caçador e Rio do Sul. Na época, a diretriz era dar pouca ênfase aos serviços meramente burocráticos e maior foco aos assistenciais.

Ao estruturar uma rede de atendimento médico-odontológico, o Sesi/SC instalou gabinetes médicos nos núcleos regionais de Joinville, Blumenau e Florianópolis. A entidade também identificou a necessidade de transformar suas atividades em serviços preventivos, diferenciados do atendimento médico oferecido pela rede pública no estado.

Ainda na área de saúde, o Sesi/SC passou a oferecer, em 1952, em caráter experimental, o serviço reembolsável de medicamentos. Essa iniciativa daria origem, nos anos seguintes, a uma rede de farmácias presente em todo o Estado de Santa Catarina. Além do acesso a medicamentos, a alimentação balanceada era outra dificuldade enfrentada pelos trabalhadores da indústria. Assim, o Sesi instituiu a Assistência Alimentar, serviço executado por meio de postos de abastecimento, que comercializava alimentos a preços vantajosos para os operários. A maioria desses postos foi instalada inicialmente na zona carbonífera, uma das mais afetadas pelo problema.

Em 1954, equipado com uma viatura radiológica, o Sesi/SC iniciou uma campanha contra a tuberculose, por meio do chamado “censo torácico” e da vacinação intensiva. Na área de lazer, o Sesi/SC intensificou a promoção de atividades esportivas. O sucesso dessas iniciativas motivou o Sesi/SC a planejar a realização de uma olimpíada, que seria disputada entre grupos de operários de diversos municípios. O Serviço de Esportes se mostrava um valioso auxiliar na disseminação dos objetivos de paz social que moviam a entidade.

66

67

======

68

======

Diretoria de Comunicação Social

Thamy Soligo Diretora de Imprensa

Rossani Thomas Cordenadora de Imprensa

CLIPPING

EDIÇÃO e ELABORAÇÃO Moacir Cardoso Pereira

INFORMAÇÕES Diretoria de Comunicação Social 3221 2757 / 3221 2750

Site: http://www.alesc.sc.gov.br/portal_alesc/clipping

E-mail: [email protected]

======

69