Estrelas Da Record Abraçam a Campanha Espalhe Calor Notícias Postado Em: 24/07/2013

Total Page:16

File Type:pdf, Size:1020Kb

Estrelas Da Record Abraçam a Campanha Espalhe Calor Notícias Postado Em: 24/07/2013 Provopar - Estrelas da Record abraçam a Campanha Espalhe Calor Notícias Postado em: 24/07/2013 Os atores Luiza Tomé e Alexandre Barillari, do elenco da TV Record, entraram firmes na Campanha Espalhe Calor, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Provopar Estadual e a própria Record. Nos vídeos gravados e já inseridos na programação da emissora, tanto Luiza Tomé, destaque na novela Dona Xepa com a personagem “Meg Pantaleão”, quanto Alexandre Barillari, fazem um apelo para que os paranaenses continuem doando cobertores, roupas e agasalhos para a campanha. Os atores Luiza Tomé e Alexandre Barillari, do elenco da TV Record, entraram firmes na Campanha Espalhe Calor, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Provopar Estadual e a própria Record. Nos vídeos gravados e já inseridos na programação da emissora, tanto Luiza Tomé, destaque na novela Dona Xepa com a personagem "Meg Pantaleão", quanto Alexandre Barillari, fazem um apelo para que os paranaenses continuem doando cobertores, roupas e agasalhos para a campanha. "Vamos espalhar calor no inverno paranaense", afirma Luiza Tomé. A atriz tornou-se conhecida por suas participações nas novelas Corpo a Corpo, Tieta, Riacho Doce, Pedra sobre Pedra, Fera Ferida, A Indomada, Porto dos Milagres, Brava Gente e Máscaras. Além do mais atuou nos programas Sai de Baixo e Você Decide. O ator carioca Alexandre Barillari formou-se em arquitetura. Fez curso de teatro escondido dos pais e passou a atuar nas maiores emissoras do País. Sua primeira aparição aconteceu em 1996, quando interpretou Antônio na novela da Rede Globo Salsa e Merengue. Depois disso fez Malhação e teve breve passagem pela Record, onde fez Vidas Cruzadas. Em seu retorno a Globo, fez parte do elenco de O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Senhora do Destino e Alma Gêmea. Em 2006, fechou contrato com o SBT para dar vida a Gustavo Palhares na trama intitulada Cristal. Já em 2007, se transferiu novamente a Record, onde se encontra até o atual momento. Atuou em Caminhos do Coração, A Lei e o Crime, Bela, a Feia e Rei Davi. Agora, é "Robério" na trama da novela Dona Xepa. Campanha Espalhe Calor - A campanha conta com o apoio do Banco do Brasil e Sindafep - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, e o patrocínio do Extra Supermercados, Farmácias Nissei, Tintas Darka e Carreira Carneiro. Mais informações para doações pelo fone (41) 32341118, com Roberta Busato. http://www.provoparestadual.org.br 26/9/2021 23:27:22 - 1.
Recommended publications
  • As Telenovelas Brasileiras: Heróis E Vilões
    AS TELENOVELAS BRASILEIRAS: HERÓIS E VILÕES Maria Lourdes Motter Professora livre-docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, coordenadora do NPTN-ECA USP e do Núcleo de Pesquisa Ficção Seriada da Intercom. É autora dos livros Ficção e história: imprensa e construção da realidade e Ficção e realidade: a construção do cotidiano na telenovela. E-mail: [email protected] 64 ALAIC - 1-85 64 9/27/04, 5:34 PM RESUMO O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o modelo atual de telenovela brasileira, buscando identificar nas narrativas os deslocamentos que a afastam da qualidade crescente alcançada na última década. Categorias de personagens como herói e vilão são analisadas para avaliar o grau de protagonismo de cada um e identificar, nas telenovelas no ar no primeiro semestre de 2004, possível inclinação tendencial para a simplificação narrativa - com repetição de fórmulas, estratégias e esquemas maniqueístas - e recuperação de elementos do folhetim clássico. PALAVRAS-CHAVE: TELENOVELA • PERSONAGEM • HERÓI • VILÃO •BRASIL. ABSTRACT The current paper aims to ponder on the current model of Brazilian telenovelas, so as to detect in the narrative the causes for the downgrading in the quality that marked the past decade. Character categories such as heroes and villains are analyzed to assess their degree of protagonism and to spot in first-half 2004 telenovelas a possible tendency towards simplifying the narrative, by repeating formulae, strategies and manicheistic schemes, and recovering elements that belong to the classical folhetim (daily novel chapters formerly published in newspapers). KEY WORDS: TELENOVELA • CHARACTER • HERO • VILLAIN • BRAZIL. RESUMEN Este trabajo tiene por objetivo reflejar el modelo actual de la telenovela brasileña, buscando identificar en las narrativas las dislocaciones que la separan desde la creciente calidad 65 alcanzada en la última década.
    [Show full text]
  • A Representação Da Favela Nas Telenovelas Brasileiras Como Um Novo Espaço De Práticas De Consumo1
    PPGCOM ESPM // SÃO PAULO // COMUNICON 2015 (5 a 7 de outubro 2015) Comunicação e Consumo: A Representação Da Favela Nas Telenovelas Brasileiras Como Um Novo Espaço De Práticas De Consumo 1 Virgínia PATROCINIO 2 PPGCom - ESPM, SP Resumo Aqui discutimos a representação da favela nas novelas brasileiras como um novo espaço de práticas de consumo. O objeto empírico são as novelas exibidas pela Rede Globo nos últimos 20 anos que tiveram favelas em suas tramas. O objetivo é identificar como se deu a construção identitária destes espaços na ficção televisiva. Entendendo que a teledramaturgia se vale da representação do real para estabelecer um vínculo com seus públicos, até mesmo orientando uma agenda social, verificamos as características físicas das favelas ficcionalmente representadas e, a partir dos espaços (comerciais) aí existentes, identificamos quais práticas de consumo são priorizadas. Para tanto, partimos de um mapeamento das novelas, observando aspectos como a abordagem temática e a ambientação utilizada. O objetivo geral é refletir sobre como são representadas midiaticamente as relações identitárias e sociais entre os moradores de favela, esta incorporada ao ambiente social urbano, e a sociedade como um todo. Palavras-chave: Comunicação e consumo; favela; identidade; telenovela; representação. Um Breve Panorama Sobre A Telenovela No Brasil A contemporaneidade assumiu uma dinâmica social própria a partir da consolidação dos meios de comunicação nas relações cotidianas dos indivíduos, funcionando como mediadores culturais e identitários importantes na percepção do indivíduo como membro da sociedade em que está inserido e na sua compreensão de pertencimento no mundo. Tal centralidade dos meios de comunicação nas relações sociais na atualidade nos remete ao pensamento de Marshall McLuhan que defendia a 1 Trabalho apresentado no GT-02: Comunicação, Consumo e Identidade: materialidades, atribuição de sentidos e representações midiáticas, do 5º Encontro de GTs - Comunicon, realizado nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2015.
    [Show full text]
  • As Novelas E Suas Representações Sociais: Um Estudo Sociológico Sobre O Clone E Avenida Brasil
    Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Bacharelado em Sociologia As novelas e suas representações sociais: Um estudo sociológico sobre o Clone e Avenida Brasil Nome: Jeaneffer Viana de Souza Almeida Prof.ª Dr.ª: Elisabete Cruvello Niterói 2017 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Bacharelado em Sociologia As novelas e suas representações sociais: Um estudo sociológico sobre o Clone e Avenida Brasil Monografia apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, como requisito para obtenção do título de bacharel em Sociologia sob orientação da Prof.ª Dr.ª Elisabete Cruvello. Nome: Jeaneffer Viana de Souza Almeida Prof.ª Dr.ª Elisabete Cruvello Niterói 2017 Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central do Gragoatá A447 Almeida, Jeaneffer Viana de Souza. As novelas e suas representações sociais: um estudo sociológico sobre o Clone e Avenida Brasil / Jeaneffer Viana de Souza Almeida. – 2017. 42 f. ; il. Orientadora: Elisabete Cruvello. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Sociologia, 2017. Bibliografia: f. xx-40. 1. Alienação (Psicologia social). 2. Coerção social. 3. Divisão do trabalho. 4. Estigma (Psicologia social). 5. Representação social. I. Cruvello, Elisabete. II. Universidade Federal Fluminense. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. III. Título. Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Curso de Graduação em Sociologia As novelas e suas representações sociais: Um estudo sociológico sobre o Clone e Avenida Brasil Nome: Jeaneffer Viana de Souza Almeida BANCA EXAMINADORA .......................................................... Prof. Dr.ª Elisabete Cruvello (Orientador) Universidade Federal Fluminense .......................................................... Prof. Dr. Fabio Roberto Alonso Universidade Federal Fluminense .........................................................
    [Show full text]
  • Texto Completo
    INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003 A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE PORTO DOS MILAGRES Diálogo com a realidade social e construção da identidade nacional Paula Guimarães Simões Mestranda / UFMG) Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a telenovela Porto dos Milagres (Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, Rede Globo, 21h, 2001). A análise procura mostrar como, ao discutir as temáticas, a novela pode promover sentimentos de identificação entre sua narrativa e o público e, assim, como colabora na construção da identidade nacional. A telenovela é analisada como um cenário em que são produzidas várias representações sobre a sociedade brasileira. A pesquisa trabalhou com a narrativa completa de Porto dos Milagres, mas recortando alguns capítulos para a análise. Esta mostrou que as discussões empreendidas na ficção mantêm estreita relação com a realidade social e que essa novela apresenta um posicionamento crítico frente aos problemas enfrentados pela sociedade brasileira. Palavras-Chave: Telenovela, Identidade, Realidade Social. Introdução A telenovela ocupa um importante lugar na cultura nacional, discutindo temáticas e construindo representações sobre a sociedade brasileira. Gênero consolidado em nossa cultura, a telenovela é vista diariamente por milhões de brasileiros, conferindo visibilidade a temas, suscitando debates e atualizando valores presentes na realidade social. O discurso construído pela telenovela é lido, apreendido e re-significado pelas pessoas, que rediscutem suas temáticas e incorporam-nas à sua vida cotidiana. A telenovela está inserida na vida diária do público, ao mesmo tempo em que se apropria do cotidiano para compor as tramas, gerando um diálogo entre ficção e realidade.
    [Show full text]
  • Telenovela Brasileira
    almanaque_001a012.indd 1 28.08.07 11:34:50 almanaque_001a012.indd 2 28.08.07 11:34:51 Nilson Xavier ALMANAQUE DA TELENOVELA BRASILEIRA Consultoria Mauro Alencar almanaque_001a012.indd 3 28.08.07 11:34:55 Copyright © 2007 Nilson Xavier Supervisão editorial Marcelo Duarte Assistente editorial Tatiana Fulas Projeto gráfico e diagramação Nova Parceria Capa Ana Miadaira Preparação Telma Baeza G. Dias Revisão Cristiane Goulart Telma Baeza G. Dias CIP – Brasil. Catalogação na fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ Xavier, Nilson Almanaque da telenovela brasileira. Nilson Xavier. 1ª ed. – São Paulo : Panda Books, 2007. 1. Novelas de rádio e televisão. 2. Televisão – Programas I. Título. 07-1608 CDD 791.4550981 CDU 654.191(81) 2007 Todos os direitos reservados à Panda Books Um selo da Editora Original Ltda. Rua Lisboa, 502 – 05413-000 – São Paulo – SP Tel.: (11) 3088-8444 – Fax: (11) 3063-4998 [email protected] www.pandabooks.com.br almanaque_001a012.indd 4 28.08.07 11:34:55 À memória da professora Maria Lourdes Motter, por todo seu trabalho acadêmico na Universidade de São Paulo e dedicação em prol do estudo da telenovela brasileira. almanaque_001a012.indd 5 28.08.07 11:34:56 Agradecimentos Celso Fernandes, Danilo Rodrigues, Diego Erlacher, Edgar C. Jamarim, Edinaldo Cordeiro Jr., Eduardo Dias Gudião, Elmo Francfort, Fábio Costa, Fabio Machado, Flávio Michelazzo, Gesner Perion Avancini, Giseli Martins, Henrique Cirne Lima, Hugo Costa, Hugo Meneses, Ivan Gomes, João Costa, Leonardo Ferrão Brasil, Luís Marcio Arnaut de Toledo, Mabel Pereira, Magno Lopes, Marcelo Kundera, Paulo Marcos Dezoti, Raphael Machado, Robson Rogério Valder, Romualdo Emílio, Samuel Costa, Teopisto Abath, Watson H.
    [Show full text]
  • Telenovela E Literatura: Algumas Aproximações
    Identificações literárias em telenovela: algumas observações Flavi Ferreira Lisboa Filho Darciele Paula Marques Menezes Marcos Junges Panciera Júnior Resumo Este texto considera a produção de telenovelas geradas a partir de literatura brasileira pela emissora de televisão Rede Globo. A análise é composta pelas seguintes articulações (1) lista de telenovelas produzidas através da literatura brasileira, (2) períodos ou gêneros literários, (3) faixas de horário de exibição de telenovelas, e, (4) determinação dos conceitos de adaptação e inspiração. Por fim, a pesquisa indica o benefício da geração de teledramaturgia por via da literatura, para amabas. Introdução O surgimento da tevê no país se dá nos anos 1950, a partir da chegada dos aparatos para produção de conteúdo televisual, trazidos por Assis Chateaubriand, responsável pela fundação da primeira emissora de televisão brasileira, a TV Tupi. Neste período, a tevê inicia suas atividades com apenas 200 receptores, contudo, não demorou muito para este número aumentar. Uma vez que a televisão era tratada como um verdadeiro espetáculo e objeto de desejo. Durante todo o processo de implantação dessa emissora de televisão, as pessoas acompanhavam curiosas seus primeiros passos através de seu principal veículo de informação da época, o rádio. Diferentemente dos outros veículos, a televisão apresentava aos receptores uma dinâmica diferenciada para informar e entreter. Cabe dizer que, em um primeiro momento, sua produção foi rotulada como um teatro efetuado em uma caixa, distante do público. Como todo elemento novo, enfrentou problemas operacionais, pois na época não haviam profissionais capacitados para atuar em televisão, os personagens das radionovelas, por exemplo, foram transportados para a telinha, assim como, os atores que atuavam no teatro e no cinema foram convidados para atuar nas produções televisivas.
    [Show full text]
  • CORPO E CONSUMO Roteiro De Estudos E Pesquisas Reitor Pe
    CORPO e CONSUMO Roteiro de estudos e pesquisas Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ Vice-Reitor Pe. Francisco Ivern Simó SJ Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos Prof. José Ricardo Bergmann Vice-Reitor para Assuntos Administrativos Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo Vice-Reitor para Assuntos Comunitários Prof. Augusto Luiz Duarte Lopes Sampaio Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento Prof. Sergio Bruni Decanos Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade (CTCH) Prof. Luiz Roberto A. Cunha (CCS) Prof. Luiz Alencar Reis da Silva Mello (CTC) Prof. Hilton Augusto Koch (CCBM) Everardo Rocha e José Carlos Rodrigues CORPO e CONSUMO Roteiro de estudos e pesquisas © Editora PUC-Rio Rua Marquês de S. Vicente, 225 Projeto Comunicar – casa Agência/Editora 22451-900 | Gávea – Rio de Janeiro, RJ Telefax: (21)3527-1760/1838 [email protected] www.puc-rio.br/editorapucrio Conselho Editorial PUC-Rio Augusto Sampaio Cesar Romero Jacob Fernando Sá José Ricardo Bergmann Luiz Alencar Reis da Silva Mello Luiz Roberto Cunha Miguel Pereira Paulo Fernando Carneiro de Andrade Projeto gráfico de capa e miolo José Antonio de Oliveira Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser repro- duzida ou transmitida por quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora. isbn 978-85-8006-083-6 Este livro não pode ser comercializado. Este livro é dedicado ao Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio no ano de seu sexagésimo aniversário. Sumário Apresentação 9 1. O corpo como símbolo 13 2. Roteiro de estudos e pesquisas 39 2.1 Lógica dos textos 39 2.2 Fontes de pesquisa 40 2.3 Critérios de classificação 41 2.4 Chaves para leitura 43 3.
    [Show full text]
  • Dança De Salão Brasileira Personagens E Fatos
    Marco Antonio Perna Marco Antonio Perna DANÇA DE SALÃO BRASILEIRA PERSONAGENS E FATOS 3ª edição Rio de Janeiro, 2002 1 Dança de Salão Brasileira - personagens e fatos Marco Antonio Perna © 2002 Marco Antonio Lemos Perna Pesquisa, Digitação e Editoração: Marco Antonio Perna Contatos: www.dancadesalao.com/agenda [email protected] Tel.: (21) 9974-9046 Consultoria Editorial: Maria Lúcia Martins Catalogação na Fonte do Departamento Nacional do Livro Perna, Marco Antonio. Dança de Salão Brasileira - Personagens e Fatos / Marco Antonio Perna. - Rio de Janeiro : O Autor, 2002. 3ª edição 122 p. ; 14x 21cm. ISBN 85-901965- (broch.) 1. Dança. 2. Título. CDD: 793.3 Aos meus pais, minha esposa Christina Todos os Direitos Autorais reservados ao autor. e minha filha Louise. Proibida a reprodução total ou parcial. Registrado na Biblioteca Nacional 2 3 Dança de Salão Brasileira - personagens e fatos Marco Antonio Perna Sumário Do mesmo autor: - “Samba de Gafieira - a história da dança de salão brasileira”. Edição do autor, 2ª edição, 2002. ISBN 85-901965-8-5 Memórias do final do milênio ......................................................... 07 - “Samba de Gafieira - the history of Brazilian ballroom dancing”. Perfis.......................................................................................................... 29 Versão em inglês do livro acima. Edição do autor, 2002. ISBN Leny Fiore, Valdeci de Souza, Bob Cunha, Família Reis, Álvaro Reys, 85-901965-7-0 Oswaldo, Toni Sá, Luís Florião, Marcello Moragas, Gil Rangel, João Piccoli, Jomar Mesquita, Stella Aguiar, Fábio Venturini, Carlinhos Ara- - “Dança de Salão Brasileira - personagens e fatos”. 2ª Edição, újo, Luiz e Laura, Celso Vieira, Marcelo Amorim, Jorge Mendonça, Luiz do autor, 2002. ISBN 85-901965-9-3 Klleb, Antonio José, Egídio, Solange Gueiros, Stéphane Massaro, Dimar, Rachel Mesquita, Valtinho, Márcio Carreiro, Russo, Marcelo - “Dança de salão - princípios básicos”.
    [Show full text]
  • A Corrosão Do Relato Falocêntrico Em a Favorita E Avenida Brasil: Vestígios De Um Certo Almodóvar?
    número 17 | volume 9 | janeiro - junho 2015 A corrosão do relato falocêntrico em A favorita e Avenida Brasil: vestígios de um certo Almodóvar? Sandra Fischer1 1 Coordenadora, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). [email protected]. 65 DOSSIÊ número 17 | volume 9 | janeiro - junho 2015 Resumo Este artigo retoma a noção da corrosão do relato falocêntrico no cinema de Pedro Almodóvar, de Eduardo Peñuela Cañizal, com o propósito de discutir estratégias e procedimentos narrativos responsáveis por inovações temáticas e estéticas apresentadas nas telenovelas brasileiras A favorita (2008/2009) e Avenida Brasil (2012), ambas de autoria de João Emanuel Carneiro, produzidas e veiculadas pela Rede Globo de Televisão. O estudo considera aspectos atinentes à questão da discussão e da representação dos lugares e papéis nas relações de gênero e no âmbito da família, e aos valores a eles vinculados; a análise concentra-se em alterações de ordem narrativa e em transformações topológicas que promovem desestabilizações, subversões e consequentes modificações nos papéis tradicionais e nas articulações diegéticas que permeiam a produção ficcional na televisão e suas relações com a realidade do panorama cultural, político e socioeconômico do Brasil contemporâneo. Palavras-chave Eduardo Peñuela, Pedro Almodóvar, cinema, telenovela, efeitos estéticos. Abstract This article recovers the notion of the phallocentric’s report corrosion in Pedro Almodóvar cinema, developed by Eduardo Peñuela Cañizal, with the purpose of discussing narrative strategies and proceedings responsible for thematic and aesthetic innovations in two Brazilian soap-operas: A favorita (2008/2009) and Avenida Brasil (2012), both by João Emanuel Carneiro (Rede Globo television network).
    [Show full text]
  • O Discurso Melancólico Em Corpo a Corpo, De Elisa Lispector
    FERNANDA CRISTINA DE CAMPOS O DISCURSO MELANCÓLICO EM CORPO A CORPO, DE ELISA LISPECTOR Universidade de Brasília Instituto de Letras 2006 FERNANDA CRISTINA DE CAMPOS O DISCURSO MELANCÓLICO EM CORPO A CORPO, DE ELISA LISPECTOR Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura da Universidade de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Literatura Brasileira. Orientador: Prof. Dr. Gilberto Figueiredo Martins Brasília 2006 II Fernanda Cristina de Campos O discurso melancólico em Corpo a corpo, de Elisa Lispector Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura da Universidade de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Literatura Brasileira. BANCA EXAMINADORA __________________________________________ Prof. Dr. Gilberto Figueiredo Martins – UnB Orientador __________________________________________ Profª Drª Enivalda Nunes Freitas e Souza – UFU __________________________________________ Profª Drª Elizabeth Hazin – UnB Brasília, 24 de julho de 2006. III Dedico ao meu amado esposo Christiano toda a minha persistência e luta durante essa produção acadêmica. Sem o seu amor, motivação, paciência e verdadeira amizade esta jornada teria sido muito solitária, difícil e, talvez, não valesse tanto a pena. IV AGRADECIMENTOS Este trabalho deve muito a muita gente que, através de um gesto amigo, uma palavra de apoio ou sugestões, me ajudou nessa importante trajetória que é a conclusão de um trabalho acadêmico. Ao citar alguns nomes e esquecer outros, posso cometer uma injustiça, mas acredito que vale o risco destacar aqueles que me apoiaram ao longo da realização desta pesquisa. Primeiramente, agradeço à minha família que com a sua humildade e valores influenciou demasiadamente a minha formação pessoal e profissional.
    [Show full text]
  • Universidade Federal Da Paraíba Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes Programa De Pós-Graduação Em Letras - Ppgl
    UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PPGL LÍVIA CAVALCANTE GAYOSO DE SOUSA A POÉTICA DE FERNANDO PESSOA NAS CANÇÕES-POEMAS DE MARIA BETHÂNIA: UM OLHAR SEMIÓTICO JOÃO PESSOA - PB 2019 LÍVIA CAVALCANTE GAYOSO DE SOUSA A POÉTICA DE FERNANDO PESSOA NAS CANÇÕES-POEMAS DE MARIA BETHÂNIA: UM OLHAR SEMIÓTICO Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL – da Universidade Federal da Paraíba, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestra em Letras. Área de concentração: Literatura, Teoria e Crítica Linha de pesquisa: Estudos Semióticos Orientador: Prof. Dr. Expedito Ferraz Júnior JOÃO PESSOA – PB 2019 Nossa vida foi um palco iluminado, vivíamos vestidos de dourado, já que gente é pra brilhar, não pra morrer de fome! Cantamos a beleza de ser um eterno aprendiz, olhando para a vida como maravilha, sofrimento, alegria e lamento, sem lembrar que, ao fim de cada ato, ela é um nada no mundo, uma gota, um tempo que nem dá um segundo. Atiraram uma pedra e, hoje, coração na boca, peito aberto, sangrando, sou fera ferida no corpo, na alma e no coração. Dionísio, este trabalho é dedicado a você. AGRADECIMENTOS A Deus, pelo dom da vida; A meus pais, Vicente e Niedja, pelo amor incondicional, por terem me dado acesso à melhor educação e a todas as manifestações de arte, além de terem construído a estrada por onde, hoje, trilho o caminho do bem; Às minhas avós Cizinha e Tetê, que se retiraram deste plano ao longo da elaboração deste trabalho, mas que estão comigo, mais do que in memorian, in cordis, in anima.
    [Show full text]
  • An Ethnographic Approach to the Reception of Telenovelas: Some Reflections on Research Methods1
    Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação www.compos.org.br An ethnographic approach to the reception of telenovelas: some reflections on research methods1 2 Thaïs Machado-Borges Abstract: Brazilian telenovelas are broadcast throughout Brazil six days a week during prime time. Everyday, they attract an audience of more than forty million viewers. They also attract millions of dollars of advertising revenue and promote a range of commodities and desires that are made available for television viewers. Several studies on the reception of Brazilian telenovelas have considered viewers’ reactions to and interpretations of the plots of telenovelas. Having decided to research about the impact these programs have on people’s lives, I was confronted with a crucial question: how to proceed in order to obtain qualitative information about the reception of telenovelas? In this article, I discuss and reflect on some methodological questions with which I had to deal during my research process. Here I argue that a complete analysis of viewers’ reception of telenovelas should take into account the way telenovelas are integrated and implicated within other media and within events of daily life. Ethnographic fieldwork makes such an approach possible. Key words: telenovelas; reception studies; audience; daily life; ethnography. Resumo: As telenovelas brasileiras são transmitidas pelo Brasil em horário nobre, seis dias na semana. Elas atraem, diariamente, uma audiência de mais de quarenta milhões de expectadores. Elas também atraem milhões de dólares em receita de publicidade, além de promover uma gama de produtos e desejos que são disponibilizados para milhões de expectadores. Diversos estudos de recepção de telenovelas brasileiras têm considerado as reações e interpretações das tramas apresentadas.
    [Show full text]