Senhor presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Povo Brasileiro...

Agradeço a Deus, a minha família e aos meus eleitores que me proporcionaram a oportunidade de poder prosseguir com o trabalho que venho desempenhando nesta Casa de Leis, ajudando a desenvolver nosso país, contribuindo com a construção de um Brasil melhor e mais justo e, sobretudo, contribuindo com o progresso social e econômico do meu querido Tocantins.

Como nesta legislatura este é o primeiro discurso que faço no Grande Expediente, aproveito para registrar os meus agradecimentos pela confiança e apoio que recebi e reafirmar meu compromisso de aqui buscar o melhor para o nosso povo. Sou grato por acreditarem e colaborarem com o trabalho que desenvolvi e continuarei desenvolvendo em prol do Brasil.

Minha eleição foi uma vitória coletiva, que só alcancei graças ao trabalho que realizei e o empenho de milhares de correligionários que confiaram em nossas propostas e que acreditaram que juntos poderemos transformar em realidade os sonhos de uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e fraterna. Companheiros estes que lutam por um país com oportunidades para todos, sem fome, sem miséria, onde todos tenham acesso às políticas públicas, principalmente, de saúde e educação de qualidade. A eles também dedico este mandato que exercerei com esmero, respeito e dedicação.

Recebi votos de eleitores de 115 municípios do meu Estado, o que, pela quantidade, me impede nominar a cada um neste momento. Muitos trabalharam com afinco na nossa campanha. Prefeitos, Vereadores, lideranças políticas e diversos candidatos a Deputado Estadual foram fundamentais para o nosso sucesso.

O principal alicerce das minhas campanhas e também durante o exercício dos meus mandatos é minha família. Agradeço de coração à minha querida esposa Valderez Castelo Branco, ao meu filho Wesley e minha nora Ludmila, a minha filha Letícia e meu genro Júnior Pires, e a força espiritual do meu saudoso filho William, aos meus netos João Vitor, Maria Luiza, Maria Gabriela, Maria Eduarda e o caçulinha Wesley Filho, aos meus cunhados, irmãos e demais familiares os quais cumprimento em nome de um grande guerreiro o companheiro de todas as horas, meu cunhado e amigo Mahmoud.

Neste segundo mandato tenho além da força, da coragem e do trabalho, mais experiência. Colocarei meu coração, minha alma e minha força à frente das minhas decisões. Como cidadão brasileiro e cristão, analisarei com isenção todas as leis e projetos, preservando a família e a fé em Deus, não importando a unidade da federação ou o partido do seu autor. O que realmente interessa é o resultado das nossas decisões para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

Tenho orgulho de ser membro do Partido Progressista por tudo que ele representa nacionalmente. Orgulho em defender a livre iniciativa, valorizar o homem do campo e os trabalhadores da cidade. Orgulho em ser de um partido que muito tem contribuído com o desenvolvimento do nosso país. Nossa força vem da nossa unidade, a qual devemos preservar honrando nossa história e construindo um futuro cada vez melhor. O Partido Progressista é grande pela força do povo, de seus filiados e de seus líderes, sobremaneira, pela força do nosso líder maior, o Senador Francisco Dornelles, o qual cumprimento pela dedicação e capacidade em conduzir a nossa agremiação. Sua trajetória e seu exemplo de vida pública falam por si.

Sob a condução do nosso Presidente e do nosso Secretário Aldo Rosa, o PP saiu das últimas eleições ainda maior e mais forte. Nossa bancada no Senado cresceu, passou de um, para cinco senadores. Benedito de Lira, Ivo Cassol, Ana Amélia e o meu grande amigo, irmão e companheiro Ciro Nogueira, estão agora juntos com Francisco Dornelles defendendo os ideais no Senado da República.

Para a Câmara dos Deputados o Partido Progressista elegeu 44 parlamentares, os quais cumprimento através do nosso colega Mário Negromonte, que colocou toda sua força e capacidade à serviço da Presidente Dilma, e hoje comanda um dos mais importantes dos seus ministérios, o das Cidades.

Somos hoje o terceiro maior partido da base de apoio ao Governo na Câmara e com a força dos nossos líderes, dos deputados estaduais, prefeitos, e vereadores, cresceremos ainda mais, consolidando nossa posição entre os maiores partidos políticos do país.

É com muito orgulho que vejo que o Brasil mudou sua imagem junto à comunidade internacional. Nosso papel e importância são cada vez maiores tanto no campo político como no econômico.

Muito desse resultado se deve ao empenho de um trabalhador que se tornou presidente e teve a coragem e competência de colocar nosso país entre os maiores; Que teve a altivez de falar de igual para igual com os principais líderes mundiais, tornando-se um dos maiores e mais respeitados líderes do planeta. Nosso ex-presidente Lula merece todos os méritos por ter colocado a nação brasileira no tabuleiro do Desenvolvimento e que continua sua perspectiva de mudança e de crescimento com o governo Dilma. Acreditamos que essa grande mulher, essa também trabalhadora, que foi braço direito do nosso ex-presidente Lula, com sua sabedoria, experiência e determinação irá fazer o nosso país avançar ainda mais, tanto do ponto de vista externo como interno.

Estamos de mãos dadas com nossa presidente Dilma, apoiando os projetos para erradicar a miséria e a fome, principal meta a ser atingida pelo nosso governo, gerando emprego e renda, divisas, construindo e edificando um país mais digno e próspero para o nosso povo.

Nos últimos anos, os avanços econômicos e sociais do nosso país bateram sucessivos recordes. Todo esse crescimento tem se refletido na melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas. O brasileiro deixou para trás o complexo de inferioridade, resgatou sua identidade e hoje tem orgulho dessa nação que pode e está contribuindo com o progresso da humanidade. O Brasil passou de devedor a credor e hoje caminha a passos largos rumo a se tornar a 5ª maior economia mundial.

As políticas de distribuição de renda conduzidas pelo Governo Federal permitiram que milhões de brasileiros vivam com dignidade e exerçam a verdadeira . Enquanto o mundo mergulhava em uma grave crise econômica, foi exatamente essa nova classe média, que emergiu e sustentou o consumo garantindo o crescimento econômico do país, fazendo a economia girar em ritmo constante e sustentável. Como disse a nossa presidente Dilma “O crescimento do emprego e da renda é uma realidade concreta nesse novo Brasil que juntos estamos construindo.”

Não poderia deixar de destacar o crescimento da mulher neste novo mercado de trabalho e Brasília é um dos melhores exemplos desta ascensão, sendo a única cidade brasileira em que as mulheres têm média salarial superior a dos homens, mostrando que elas, inspiradas pelo exemplo da presidente Dilma, estão virando o jogo da desigualdade.

Em média, a cada mês, são criados 195 mil novos postos de trabalho. A massa salarial teve um ganho real de 6,7% nos últimos 12 meses. A política de valorização do salário mínimo, iniciada no governo passado, está garantida pelos próximos anos.

Tenho o orgulho de ter participado da relatoria do Projeto que originou o atual Orçamento Geral da União, justamente na Área temática de Trabalho, Previdência e Assistência Social, onde tive a grata oportunidade de assegurar a milhões de trabalhadores ativos e aposentados, uma política de reajuste de salário mínimo que garante o seu aumento real nos próximos anos e que vai permitir a injeção de mais de R$ 9 bilhões na economia. Dinheiro que estará nas mãos principalmente das famílias de baixa renda, mantendo aquecida a atividade econômica nos pequenos municípios e com isso a manutenção e geração de empregos.

Nosso maior desafio na analise do orçamento foi o de garantir o equilíbrio entre o crescimento do salário mínimo sem prejudicar as contas da previdência e principalmente das prefeituras e das micro e pequenas empresas, que são os setores que enfrentam a maior dificuldade para se adaptar ao aumento do mínimo.

Ainda como relator setorial do Orçamento, analisei receitas e despesas de outros dois importantes temas para o país, o Bolsa Família e as aposentadorias. Somente para o pagamento da bolsa, para mais de 12 milhões e meio de famílias, destinamos em 2011, R$ 13,4 bilhões de reais.

Nobres colegas... É pensando no trabalhador que tomo a liberdade de destacar a luta dos profissionais de saúde, principais aliados na luta por uma saúde pública de qualidade. A luta de enfermeiros e técnicos pela jornada de 30 horas semanais conta com todo nosso apoio, assim como a luta pela valorização dos servidores defendida por sindicatos e associações classistas. Temos profundo respeito por esses profissionais e vamos trabalhar para garantir seus direitos visando uma melhor prestação de serviço à comunidade.

Mas para garantir todos esses avanços temos que defender o poder de compra dos salários jogando duro contra a inflação.

Temos consciência dos problemas que Estados e municípios enfrentam, e é por isso que estamos aqui para dirimí-los e solucioná-los. Sabemos que temos que cuidar da saúde, do social, do meio ambiente, enfim, de vários setores, mas será através dos investimentos que o Governo fará na educação que poderemos dar um salto ainda maior nos níveis de crescimento sustentável do nosso país. Aqui nesta Casa tramitam diversos projetos de grande interesse, que após analisados e aprovados, farão grande diferença na vida de milhões de brasileiros. O projeto que institui a aposentadoria dos garimpeiros; o que cria o piso nacional dos agentes da área de segurança pública; e os projetos relacionados à divisão territorial dos Estados do Pará e Maranhão, estão entre os muitos que merecem o meu apoio e aos quais dedico especial atenção.

Com o crescimento econômico ficam mais evidentes as graves deficiências que ainda temos na área de infraestrutura. Investir na modernização da nossa malha viária, ferroviária e hidroviária é imprescindível para continuarmos crescendo.

Uma infraestrutura de transportes ágil e moderna, que priorize a integração intermodal, garantirá a expansão da economia, a geração de empregos e permitirá o barateamento dos nossos produtos, aumentando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional e barateando os alimentos e demais produtos que chegam nas casas dos brasileiros.

Mas o maior de todos os desafios que enfrentamos atualmente é o de não deixar milhões de brasileiros fora dessa era de prosperidade que se amplia e se consolida. Temos que formar mão de obra especializada para suprir a demanda de empregos, preparando e qualificando o trabalhador. Pensar cada vez mais em nossas crianças e jovens para que não passem dificuldades.

Por isso apoiamos o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e Emprego – Pronatec, que pretende criar 200 novas Escolas Técnicas, beneficiando estudantes do ensino médio e trabalhadores desempregados a recomeçarem a vida profissional, abrindo as portas do mercado de trabalho para que milhares de brasileiros possam deixar mais rápido o Bolsa Família.

Nobres colegas... Enquanto o mundo caminha, histórias são construídas, e outras destruídas, mudando a qualidade de vida das pessoas ou até mesmo seus destinos.

Em abril, enquanto o Brasil assistia estarrecido à ação daquele atirador em uma escola de Realengo no , matando crianças, a seguradora que administra o seguro DPVAT, divulgava uma notícia ainda mais grave e estarrecedora: O crescente e assustador número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito em nossas ruas e estradas.

Matéria divulgada no portal G1, em determinado trecho conta o seguinte: Todos os dias é a mesma coisa: pelo menos, 160 pessoas morrem por acidente de trânsito no Brasil. Foi assim nos últimos cinco anos. O dado é da seguradora que administra o DPVAT, o seguro obrigatório. Na maioria dos casos, as vítimas são os próprios condutores, que têm entre 21 e 30 anos de idade.

Senhores deputados e senhoras deputadas, senhor presidente, os números são assustadores e precisamos fazer alguma coisa para minimizar os efeitos dessa tragédia que acontece todos os dias, temos a sensação de ao sair de casa estar assinando nossa sentença de morte, pois não sabemos o que poderá acontecer. Somos representantes de quase 200 milhões de pessoas e é a vontade delas que tem que valer nesta Casa. Temos que estar aqui na câmara e nas nossas bases, ouvindo os anseios da nossa gente, das crianças, dos jovens, dos adultos e dos idosos, todos os segmentos, para fazer o que for melhor para nossa comunidade e para todos os brasileiros.

Acredito que a educação é a única maneira de transformarmos nossa sociedade. Medidas punitivas são necessárias, mas só mudando hábitos e costumes que acabaremos com esta verdadeira guerra travada diariamente nas nossas ruas. Sou autor do projeto de número 2742 de 2008 que tramita nesta casa e pretende ajudar a diminuir essa estatística de mortes, instituindo a matéria de Educação para o Trânsito em todas as escolas, desde o ensino fundamental.

Tenho certeza de que esse é o primeiro passo para a transformação no trânsito. É a educação que promove a mudança comportamental não só dos motoristas, mas de toda a sociedade, pois sabemos que todos fazem parte do trânsito direto ou indiretamente. Entendo que é desde criança que moldamos nossas ações futuras. Neste sentido, se educarmos nossas crianças para o trânsito estaremos garantindo um trânsito mais seguro no futuro.

Tenho experiência por ter perdido um filho, vítima de acidente de trânsito, por isso digo, se tivermos crianças e jovens preparados desde o ensino fundamental, poderemos evitar milhares de mortes no futuro.

Por outro lado, senhor presidente, nobres pares... Temos que dotar os departamentos de trânsito e demais agentes fiscalizadores, de recursos humanos e materiais que garantam a efetiva fiscalização das nossas vias. Precisamos também repensar a concepção de cidade, mundo e sociedade que queremos, oferecendo aos brasileiros um transporte público ágil e eficiente, diminuindo a necessidade do uso de automóveis particulares. Ao invés de gastar Bilhões com indenizações e despesas hospitalares, temos que investir em infraestrutura e melhorar as condições de segurança de nossas vias.

Como membro da Comissão de Viação e Transportes, tenho a preocupação de analisar e votar projetos e temas referentes aos sistemas de transportes aéreo, marítimo, aquaviário, ferroviário, metroviário e rodoviário – incluindo transporte urbano e trânsito.

Estamos trabalhando para resolver problemas estruturais como os gargalos de infraestrutura e as distorções no sistema tributário, que aumentam nossos custos de produção.

Assuntos de grande relevância para o país estão sendo discutidos, tendo em vista, principalmente, a Copa do Mundo e as Olimpíadas que estão por vir. Devemos pensar em investimento em infraestrutura de transporte inovador com modernas tecnologias e cujos resultados contribuam para o desenvolvimento do país, visando inclusive, resolver os gargalos existentes e que emperram o desenvolvimento, priorizando a integração entre os sistemas de transportes por meio de conexões intermodais.

O meu Estado do Tocantins tem um grande potencial de transporte aquaviário que precisa ser aproveitado, descongestionando rodovias e barateando o custo do frete. A conclusão da ferrovia norte-sul e das eclusas de Lajeado e Estreito vai permitir a construção de um sistema intermodal que beneficiará toda população e facilitará o escoamento dos bens e produtos produzidos no Tocantins, como também o transporte da produção de outras regiões rumo ao porto de Itaqui no Maranhão.

Estamos também incentivando o aumento de investimento e a competitividade do nosso setor produtivo, tanto da indústria como no campo.

Temos consciência absoluta disso! E é por isso que estamos trabalhando de mãos dadas com o governo federal e desenvolvendo um conjunto de políticas e ações para responder às necessidades imediatas da população.

Por outro lado, senhor presidente e senhoras e senhores deputados. Tenho plena convicção de que a Câmara dos Deputados tem poder de decisão e condução, e como tal vou me portar como parlamentar e como produtor, falando em nome da comunidade que em mim depositou confiança e esperança, para falar do Código Florestal. Temos consciência da importância do meio ambiente para a garantia da sobrevivência da nossa e das gerações futuras, e da necessidade e da importância da agropecuária para garantir alimento de qualidade na mesa de todos.

Quero me dirigir, agora, aos meus companheiros de Câmara, aos produtores e aos ambientalistas, para pedir maior empenho na aprovação do Novo Código Florestal. Nosso compromisso é de fazer uma Lei moderna que vai disciplinar o uso do solo em nosso país respeitando o meio ambiente. Precisamos de todos para fazer isto. E desejamos entender e acolher as necessidades de cada um. Queremos realizar uma votação justa, capaz de contribuir para o progresso do nosso país.

Sou um Deputado municipalista, por isso sempre estarei na linha de frente da defesa dos nossos prefeitos. Os municípios brasileiros vivem em constante penúria. A grande maioria dos gestores municipais estão de “pires na mão” implorando recursos a Governadores, Deputados e Senadores. Temos que romper com esta lógica, em que a maior parte dos recursos obtidos com a arrecadação de impostos ficam com o Governo Federal.

Precisamos assegurar o equilíbrio das contas públicas municipais. Rediscutir a divisão dos impostos entre Governo Federal, Estados e Municípios é uma tarefa que não pode mais ser adiada. A regulamentação da Emenda 29 e a redivisão dos royalties do petróleo irão contribuir significativamente com este objetivo.

Nobres colegas, os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros atingem diretamente o cidadão, pois é no município que as coisas acontecem e é onde o cidadão recebe o benefício das nossas ações.

Somos 513 deputados, representando milhões de brasileiros. Nossas ações e o nosso trabalho repercutem para atender aos anseios desse povo que, apesar das dificuldades, vive hoje melhores dias, porque tem um governo sério que trabalha diuturnamente pelo desenvolvimento do nosso país.

Meu gabinete tem trabalhado incansavelmente com o objetivo de apoiar prefeitos, secretários municipais e vereadores. Nossas emendas parlamentares e nosso trabalho junto ao Governo Federal buscam minimizar as graves carências, principalmente na área de infraestrutura urbana, enfrentadas pelos municípios tocantinenses.

Agradeço a Deus o privilégio de estar falando para todos os brasileiros através da TV Câmara, da Rádio Câmara e da internet. Um forte abraço ao meu querido povo tocantinense, aos cidadãos que hoje visitam essa Casa e aos brasileiros.

Muito obrigado!!!!