1

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO Formando jovens, autônomos, solidários e competentes.

ROTEIRO DE ESTUDOS Nº 03 - 2º BIMESTRE/2020 2ª SÉRIE ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTE

COMPONENTE CURRICULAR/DISCIPLINA:

PROFESSOR (a): Cléo Araújo TURMA: 23.01 a 23.08

CRONOGRAMA Período de realização das atividades: Entrega das atividades: 06/10 a 17/10  PARTE 1 – 1ª SEMANA: 06 a 13/10  PARTE 2 – 2ª SEMANA: 14 a 21/10 CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES: 03 aulas

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DA ÁREA Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE (EM13LGG201) Utilizar adequadamente as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

ESTUDO ORIENTADO *O(a) estudante deve fazer a leitura cuidadosa dos textos de cada uma das 04 (quatro) aulas desta semana. *Realizadas as leituras, deve-se proceder à resolução das atividades. *Para quem dispõe de recursos tecnológicos e internet: tendo dificuldades, orienta-se buscar solução para as dúvidas através do grupo de WhatsApp de Ciências Humanas no dia apropriado (quinta-feira). *A nota do segundo bimestre será fechada através das atividades devolvidas na escola, no prazo estabelecido, e também da observação do esforço do estudante de modo geral, ou seja, através de uma avaliação interdimensional. *Para a devolução das atividades respondidas basta que o(a) estudante utilize a última folha deste roteiro de estudos. *Destaque a última folha do roteiro de estudos e devolva à escola com suas respostas. *Tanto os textos do roteiro de estudos quanto os textos das atividades devem ficar com o(a) estudante para consultas futuras. AVALIAÇÃO: o (a) estudante será avaliado(a) através da observação, por parte do professor, de sua participação no grupo de WhatsApp apresentando dúvidas ou contribuições. Também, por meio da resolução da atividade e envio das respostas via Google Forms, no decorrer de cada semana. Assim, prevalecerá a avaliação interdimensional, observando a prática do exercício do protagonismo e dos 4 (quatro) pilares da educação: Aprender a Ser, a Fazer, a Conhecer e a Conviver).

BONS ESTUDOS!

2

 PARTE 1 – 1ª SEMANA: 06/10 a 13/1

Impressionismo

O surgimento do impressionismo Venha aprender como o Impressionismo surgiu e quais são suas principais características. Revise Artes e mande bem nas questões de Ciências Humanas do Enem e dos vestibulares! O Impressionismo, uma das principais escolas artísticas da história, surgiu na França no final do século XIX, período em que ocorriam mudanças profundas no contexto socioeconômico, devido à Revolução Industrial. Vamos ver a seguir suas principais características e quem são os mais relevantes artistas do movimento.

Para entendermos melhor o Impressionismo, precisamos voltar rapidamente ao Realismo: com a eclosão da Revolução de Fevereiro de 1848 na França, o aumento significativo da população, aliado à indústria que crescia rapidamente, houve uma grande incidência da pobreza, tanto no campo quanto na cidade. Nesse turbulento contexto, o governo acabou por declarar o direito ao voto universal, dando voz política também aos pobres.

Assim, os artistas passaram a se interessar em retratar, tanto marcos históricos, quanto acontecimentos triviais e pessoas “comuns”. Desenvolveram um estilo que buscava ser fiel à realidade: para isso, apropriaram-se da ideia de pintar em telas grandes, com o intuito de atribuir maior importância em grandes eventos históricos. Dentre seus principais representantes, estão artistas como Gustave Courbet, que é considerado o pai do Realismo.

Além de Courbet, Edouard Manet tinha o intuito de libertar-se das correntes do academicismo. Suas obras eram bastante polêmicas devido às cenas que ele escolhia, como mendigos e pessoas comuns em cafés, por exemplo. Foi essa ruptura, aliada ao estilo de pintar que o artista possuía, que gerou posteriormente a força que o Impressionismo criou. Ele se rebelou contra essa imposição da estética da perfeição e a representação contínua (e meramente) de temas históricos.

O movimento Impressionista nasceu então desse refutamento de tudo muito correto e perfeito. Assim, os artistas abandonaram o uso de linhas, deixaram de usar a cor preta e, para completar a inovação total, faziam as sombras utilizando cores complementares (ou seja, aquelas que, dentro do círculo cromático, estão posicionadas em extremidades opostas).

O intuito era captar a espontaneidade de momentos cotidianos, da vida “comum”. Dessa forma, passaram a retratar paisagens, buscando captar as tonalidades naturais que a iluminação solar produzia.

Nessa nova forma de fazer arte, pintou, em 1872, a obra que veremos abaixo, intitulada “Impressão, sol nascente”. Foi ela que originou, a partir do crítico de arte , o termo Impressionismo.

3

MONET, Claude. “Impressão, sol nascente”, 1872. Fonte da imagem: http://totallyhistory.com/impression-sunrise/ A obra ilustra uma paisagem portuária ao amanhecer. As pinceladas, fortes e bem marcadas, com cores luminosas, buscam captar a efemeridade do momento. Por se tratar de uma cena fugaz, a pintura foi feita rapidamente.

Por terem sido rechaçados inúmeras vezes pelo Salão de , os pintores impressionistas se uniram e realizaram sua primeira exposição coletiva sob a alcunha de “Sociedade Anônima de Artistas, Pintores, Escultores e Gravadores”, no ano de 1874.

Qual teria sido a repercussão disso?

Nos anos conseguintes, um grupo coeso desses artistas, que contempla nomes como Claude Monet, , , Renoir e Morisot (entre outros) expôs mais algumas vezes. Esse círculo que originou o Impressionismo rompeu-se no final da década de 80. Entretanto, seus ecos persistem até os dias de hoje, influenciando artistas de todas as partes do mundo desde então.

Devido à grande ruptura com o academicismo, historiadores e críticos atribuem ao Impressionismo o início da Arte Moderna.

TEXT0 02 Adaptado por Cléo Araújo

O impressionismo foi uma tendência artística francesa com ênfase na pintura que ocorreu no momento da chamada "Belle Époque" (1871-1914).

Essa vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo a grande propulsora das chamadas vanguardas europeias.

O termo "Impressionismo" é fruto da crítica a uma obra de Claude Monet, "Impressão, nascer do sol", de 1872.Pintura impressionista

Os pintores da arte impressionista costumavam produzir suas telas ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia. Esse movimento foi um divisor de águas para a pintura. Seus artistas não se prendiam aos ensinamentos do realismo acadêmico. 4

No entanto, foram influenciados pelas correntes positivistas da segunda metade do século XIX, as quais primavam pela precisão e o realismo.

Esse novo estilo artístico concorria com produções acadêmicas. Para isso, havia locais fora dos circuitos tradicionais da arte, como era o caso dos Salons, onde os pintores impressionistas realizavam exposições exibindo suas telas. Vale citar que as orientações estéticas impressionistas estão presentes nas produções gráficas, na propaganda e noutras formas de comunicação de massa. Até os dias atuais elas seguem influenciando novas estéticas.

Veja também: Belle Époque Obras impressionistas Selecionamos algumas obras que são ícones do movimento impressionista. Confira:

1. Almoço na Relva

Esse é um quadro de Édouard Manet, finalizado em 1863. O título original é Le Déjeuner sur l'herbe. A cena causou estranheza e polêmica na época por exibir uma jovem nua entre dois homens.

2. Almoço dos barqueiros

Essa é uma obra de Pierre-Auguste Renoir feita em 1881, e retrata um grupo de amigos. Seu título original é Le Déjeuner des canotiers.

3. Série de pintura Nenúfares 5

Essa obra faz parte da série de telas que o pintor Claude Monet realizou entre 1914 e 1926 representando o jardim de sua casa. As pinturas foram feitas em seus últimos anos de vida.

Características do Impressionismo  registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos;  figuras sem contornos nítidos;  sombras luminosas e coloridas;  misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.

Mulher com sombrinha no jardim (1875), de Renoir, é uma obra impressionista Os pintores impressionistas buscaram reproduzir as sombras de modo luminoso e colorido. O ponto de partida era a composição de efeitos visuais para a fixação do instante, tal qual a impressão visual que nos causam. Portanto, a tonalidade preta é evitada em obras impressionistas plenas. De modo semelhante, a presença dos contrastes e de transparências luminosas auxiliam no desvanecimento da forma, percebida agora sem contornos.

Os impressionistas aboliram as temáticas históricas e mitológicas, bem como as religiosas, buscando momentos cotidianos fugazes. Ademais, procuravam uma expressão artística que estivesse focada nas impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção. Como perceberam a fonte das cores nos raios solares, buscaram captar a mudança no ângulo dos mesmos e na implicação disso na alteração de cores. Procuravam também realizar as misturas cromáticas na própria tela, fixando as tintas em pequenas manchas de cor. 6

Isso porque a luz para os impressionistas construía a forma, captava a mesma paisagem nos diversos momentos do dia e nas várias estações do ano.

Principais artistas do Impressionismo No grupo original dos pintores impressionistas estavam:

 Édouard Manet (1832-1883)  (1839-1899)  Camille Pissarro (1830-1903)  Edgar Degas (1834-1917)  Auguste Renoir (1841-1919)  Claude Monet (1840-1926)

Vale lembrar que o artista Manet é considerado também um pintor do chamado Realismo.

Mulheres Impressionistas Apesar de pouco se falar sobre as mulheres na história da arte, algumas estavam também expressando-se artisticamente. No impressionismo, houve a presença feminina não apenas como modelos, mas também como pintoras. Podemos citar alguns nomes, como:

(1841-1895)  (1844-1926)  Eva Gonzalès (1849- 1883)  (1848-1933) Impressionismo no Brasil Após se consagrar no exterior, o Impressionismo chega ao Brasil. Nesse momento, o nacionalismo está a constituir uma “Escola Brasileira de Artes", daí não ter surtido muito impacto a princípio.

Roupa estendida (1944), de No Brasil, podemos citar como representante mais importante do impressionismo o italiano Eliseu Visconti (1866-1944), radicado no país. Atualmente, há também o pintor Washington Maguetas (1942).

Também notamos tendências impressionistas nos trabalhos de Almeida Júnior (1850-1899), Anita Malfatti (1889-1964), Georgina de Albuquerque (1885-1962) e João Timóteo da Costa (1879-1932).

Veja também: Anita Malfatti Música Impressionista A música impressionista é caracterizada por atmosferas melódicas sensuais e etéreas, que buscam retratar imagens, especialmente paisagens naturais. 7

A música de Claude Debussy é considerada impressionista Surgiu como oposição à música romântica e explorava o recurso da dissonância e escalas hexafônicas, além de composições mais curtas.

Podemos citar como compositores impressionistas os franceses Claude Debussy (1862-1918), Maurice Ravel (1875-1937), entre outros.

Literatura Impressionista A literatura impressionista focou na descrição de impressões e aspectos psicológicos das personagens. Assim, se acrescenta detalhes para constituir as impressões sensoriais de um incidente ou cena.

O francês Marcel Proust foi um escritor impressionista A literatura impressionista tem como características a valorização das emoções e sensações, a importância da memória, com a busca por um tempo que não existe mais e o enfoque em sentimentos individuais.

Destacam-se como escritores impressionistas o francês Marcel Proust (1871-1922) e os brasileiros Graça Aranha (1868-1931) e Raul Pompeia (1863-1985).

Impressionismo e Fotografia O advento da fotografia permitiu aos pintores se libertarem da função figurativa da imagem.

Assim, passaram a experimentar novas técnicas, levando em conta os efeitos ópticos descobertos sobre a composição de cores e a formação de imagens na retina do observador.

8

À esquerda, fotografia de Degas, (1896). À direita, Dançarina com leque (1879), também de Degas Isso permitiu a exploração de novos parâmetros estéticos, dando ênfase na luz e no movimento. Além disso, os pintores também influenciaram-se pela linguagem fotográfica no que diz respeito ao enquadramento e à espontaneidade.

E ainda havia alguns pintores que estavam experimentando também as técnicas fotográficas, como era o caso de Edgar Degas.

A primeira exposição foi organizada em 1874 no ateliê do fotógrafo Maurice para expor as obras experimentais de jovens pintores.

Impressionismo e Pós-Impressionismo O pós-impressionismo é uma tendência artística que surgiu em finais do século XIX, mais precisamente a partir de 1886 - quando ocorreu a última exposição impressionista - até o surgimento do cubismo.

Tarde de domingo na Ilha da Grande Jatte (1884-1886), de Seurat. A tela exibe a técnica do pontilhismo Nessa exposição, participaram dois pintores - Georges Seurat (1859-1891) e Paul Signac (1863-1935) - com obras que apresentavam um novo tipo de pincelada. Essa maneira inovadora de pintar ficou conhecida como Pontilhismo, na qual a tinta é depositada na tela em pequenos pontos, fragmentando totalmente a imagem.

Ainda que tenha se inspirado no impressionismo, a arte pós-impressionista revela preocupações com a subjetividade humana. Ou seja, as obras desse período expressam as emoções e sentimentos.

Essa arte é diferente da a arte impressionista, a qual é marcada pelo aspecto “superficial” de reprodução da realidade, deixando de lado olhares mais densos sobre a existência humana. 9

Além disso, os pós-impressionistas buscavam outras maneiras de trabalhar a cor, a luz e os conceitos de tridimensionalidade.

Na arte pós-impressionista merecem destaque os artistas: Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Seurat, Signac e Toulouse-Lautrec.

 ATIVIDADE AVALIATIVA – 1ª SEMANA: 06/10 a 13/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6uYxA- JlQR29s8syIUI0OBpThAmZY0qRTrjchgAyE0qVBqA/viewform?usp=sf_link

 Parte- 02 -2ª SEMANA-14 a 21/10

O Impressionismo foi um movimento artístico que nasceu em Paris, em 1874, graça s a um grupo de pintores que se revoltou contra as regras acadêmicas . É o primeiro movimento moderno . A primeira ação do pintor impressionista foi abandonar o ateliê sombrio e levar o seu cavalete para o ar livre , sob a luz do sol. Amudança foi radical. Assim os impressionistas descobriram a luz e sua real incidência sobre os objetos . E o fato que a luz solar muda os objetos , à medida que o tempo passa . Es sa luz fuza foi o tema central da pintura impressionista. O grupo ganhou o nome de impressionistas quando da primeira exposição , em 1874, que causou grande escândalo em Paris . Um crítico , ao analisar uma tela de Monet - Impressões , o Sol Levante- disse que Monet fazia borrões e concluidando nome ao grupo : São uns impressionistas . O nome pegou . O Impressionismo no Brasil teve , a rigor, um único representante - Eliseu Visconti. Eliseu Visconti, Italia, 1866 - 1944. Visconti veio para o Brasil com menos de um ano de idade. Passoua vida entre o Rio d e Janeiro e Paris . No início foi pintor acadêmico . Após sua primeira viagem a Paris , em 1983, sofreu influência do impressionimo . Visconti experimentou outras escolas de pintura, como o Pontilhismo. O pontilhismo foi continuação do impressionismo , pintura cheia de pontos na tela, baseada em ciência : " a aproximação de duas cores , como o amarelo e o azu l , forma e m nossa retina a cor verde" . O pintor pontilhista pintava pontos azuis e amarelos bem próximos , de modo que o verde surgisse só no olho d e quem visse a tela . Os experimentos de Visconti abriram caminho para o início da pintura moderna no Brasil.

O mestre do pontilhismo – Georges Seurat é considerado aquele que iniciou o movimento artístico conhecido como Pontilhismo , em que o uso de co res não sobrepostas iniciado pe los impressionistas foi aprofundado . Em seus quadros , Seurat usava pequenas pinceladas de forma sistemática, distribuindo -as com perfeição na tela de forma que o observador visse uma tela com inúmeras e sutis transições entre os tons .

ATIVIDADE AVALIATIVA: PARTE 2 – 2ª SEMANA-14 a 21/10 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8Wi- R1V5lwQejK0tZHWmHM21ijToQXRGFmjyLrXZdcY7QgA/viewform?usp=sf_link

10

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Acessar os links abaixo com vídeo aulas sobre Impressionismo . História do Impressionismo https://youtu.be/pWREHn44_Pk https://youtu.be/FrxZE4XZmTc https://youtu.be/DGPY-KUASuY

Impressionismo no Brasil https://youtu.be/uUodwImoxfU