Iggy Pop e Sonic Youth se destacam entre as apresentações do Planeta Terra

Cerca de 17 mil pessoas se reuniram no sábado (07.11), no Playcenter, para ver as 15 atrações nacionais e internacionais que se apresentaram em dois palcos no Festival Planeta Terra. O público, formado por fãs e pelo povo da moda, música e televisão, se jogou ao som de bandas como Maximo Park, Ting Tings, , Sonic Youth e Iggy Pop.

A festa começou pontualmente às 16h, com o trio instrumental Macaco Bong, mas muita gente preferiu chegar mais cedo para aproveitar os brinquedos do parque, que funcionaram até o final da noite. Apesar de curto, o show dos mato-grossenses agradou.

Em seguida, foi a vez do Móveis Coloniais de Acaju entrar no palco principal, o Sonora Main Stage, enquanto no Coca-cola Zero Stage rolava o show do Fuja Lurdes, banda vencedora do concurso Hit Zero, seguido da banda EX!

A primeira atração internacional foi o Maximo Park, que diz ter adorado tocar durante o lindo pôr-do-sol. Super animado, o vocalista Paul Smith até arriscou umas frases em português, como "vamos dançar" e "obrigado São Paulo". A banda neo pós-punk agitou com hits, como "Graffiti" e "Apply Some Pressure", fazendo todo mundo cantar junto.

Enquanto o Maximo Park tocava no palco principal, o quinteto curitibano Copacabana Club fez o povo dançar no outro palco. A vocalista Camila Cornelsen encantou com uma performance animada, com direito a público cantando em coro o refrão de "Just Do It", uma das músicas mais acessadas da banda na internet _os figurinos dela e da baterista Claudinha eram de Paula Reboredo e Gil França, do B. Luxo.

Quem também não poupou na performance foi Patrick Wolf, que chegou a escorregar logo no começo do show após subir na grua localizada em frente ao palco. Seus figurinos foram um espetáculo à parte. O artista, que começou a apresentação com uma cartola e ombreiras gigantes, depois ficou só com um macacão com a bandeira da Inglaterra estampada e ainda mudou de figurino duas vezes. Feliz com a resposta do público, o artista se despediu de braços abertos e dizendo que queria ter mais uma hora para tocar.

Já o Primal Scream, no palco principal, não fez uma performance tão animada assim. O vocalista , de terno preto e blusa de oncinha, interagiu pouco com o público e permaneceu praticamente imóvel durante todo o show. Mesmo assim, a apresentação agradou os fãs com sucessos, como "Movin' On Up", "Swastika Eyes" e "Miss Lúcifer".

O palco principal incendiou mesmo na apresentação do Sonic Youth, banda que reuniu o maior número de fãs de todo o festival, mesmo com a chuva que começava a cair. Com um repertório pautado em seu mais recente álbum, "The Eternal", o grupo tocou músicas como "Antenna", "Anti-Orgasm" e "Poison Arrow". Das antigas, rolaram "Hey Joni", do "Daydream Nation", e "Death Valley 69", do "Bad Moon Rising". Um dos pontos altos do show foi na música "Jams Run Free", quando Kim Gordon largou seu baixo para se dedicar apenas ao vocal. Com dancinhas, rodopios e até rebolados, a musa indie, com um lindo vestido prateado, mostrou que ainda está em grande forma, no alto de seus 56 anos.

Simultaneamente ao show do Sonic Youth, a banda Metronomy se apresentava no outro palco com suas já tradicionais luzes coloridas penduradas em cada um dos integrantes. No repertório, faixas dos álbuns "Pip Paine", de 2006, e "Nights Out", de 2008.

Já o Ting Tings começou na mesma hora em que os insanos Iggy Pop & The Stooges subiam no palco principal. Em uma performance visceral, Iggy logo no começo do show pediu para o público subir ao palco, causando uma grande confusão. Muita gente foi tirada à força do palco e alguns fotógrafos até tiveram seus equipamentos danificados por conta da agressividade dos seguranças.

Apesar da bagunça, a apresentação prosseguiu animada, com Iggy correndo de um lado para o outro, se jogando no chão e na platéia diversas vezes e chegando a declarar seu amor ao público brasileiro, mandando beijos. O repertório foi focado nas músicas mais agressivas de sua carreira com os Stooges, destacando-se os clássicos "I Wanna Be Your Dog" e "Lust For Life", que fechou o show com chave de ouro.

O festival terminou dançante ao som de N.A.S.A, que contou com duas modelos "robôs" de maiô cobertas de tinta dourada para dançar na frente do palco, e dos live acts dos DJs Anthony Rother e Étienne de Crécy, que transitaram pelo electro, e house. 09.11.2009

ALINE BOTELHO, COLABORAÇÃO PARA O SITE EP

*Publicada originalmente no site Erika Palomino.