<<

SecultBA - Secretaria de Cultura - Governo do Estado da Bahia -

Nota de Pesar pela morte de Naná Vasconcelos Cultura Postado em: 09/03/2016 11:32

O músico lutava contra um câncer de pulmão descoberto em agosto do ano passado. Ele faleceu, nesta quarta-feira (9).

​ Foto: Pablo Kennedy/Futura Press/Estadão Conteúdo

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lamenta o falecimento do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos. O músico lutava contra um câncer de pulmão descoberto em agosto do ano passado. Ele faleceu, nesta quarta-feira (9). “Naná se firmou como um dos mais respeitados instrumentistas do país, como referência na percussão, sem ter frequentado alguma escola de música durante sua formação. A música brasileira está muito sentida hoje”, afirmou o secretário, Jorge Portugal. A SecultBA transmite o seu pesar aos familiares, amigos e admiradores da trajetória do percussionista.

Durante sua carreira, Juvenal de Holanda Vasconcelos - apelidado de Naná por sua avó - sempre teve preferência por instrumentos de percussão. Nos anos 60 se notabilizou por seu talento com o . Em 1967 mudou-se para o Rio de Janeiro onde gravou dois LPs com . No ano seguinte, junto com Geraldo Azevedo, viajou para São Paulo para participar do Quarteto Livre, que acompanhou Geraldo Vandré no histórico Festival Internacional da Canção. Sua obra foi propagada e respeitada dentro e fora do Brasil. Naná fez parte do grupo , com o qual lançou três discos. Gravou também com B.B King, com o violinista francês Jean-Luc Ponty e com a banda . Participou de álbuns de Milton Nascimento, , e Mundo Livre S/A. Na Bahia, Naná Vasconcelos foi responsável pela direção artística do Panorama Percussivo Mundial (Percpan), festival de música realizado anualmente em Salvador desde 1994, voltado especialmente a músicos que exploram instrumentos de percussão.

Naná Vasconcelos ganhou, por sete anos consecutivos (1984-1990), o prêmio de Melhor Percussionista do Ano da conceituada revista de jazz Down Beat, ganhou oito prêmios Grammy. O pernambucano também fez trilhas sonoras para filmes nacionais e norte-americanos. Em 2013, o músico fez a trilha sonora da animação O Menino e o Mundo, que disputou o Oscar de melhor filme de animação em 2016. No dia 9 de dezembro de 2015, Naná Vasconcelos recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

http://www.cultura.ba.gov.br 30/9/2021 18:12:22 - 1