RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

II – RELATÓRIO DE GESTÃO

1. ADMINISTRAÇÃO GERAL, PLANEAMENTO E CONTROLO, ESTUDOS ECONÓMICOS E ESTATÍSTICA, PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL, ESTRATÉGIA E GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL/AGENDA LOCAL 21 E CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA E GALERIA MUNICIPAL DE ARTE

1.1. ADMINISTRAÇÃO GERAL E FINANÇAS

A actividade desenvolvida pelo Departamento de Administração Geral e Finanças durante o ano de 2005, centrou-se no essencial em duas direcções:

ƒ Processos e projectos envolvendo entidades externas ou outros serviços municipais.

ƒ A assunção das suas responsabilidades na actividade de administração e de gestão financeira e patrimonial do Município.

Das actividades para 2005, com incidência externa e exigindo uma articulação entre serviços municipais, destacamos:

ƒ Participação no processo de construção do Metro Sul do Tejo, assegurando a participação na Equipa de Missão nomeada pelo Governo e integrando o Grupo Técnico de Missão do Município que assegurou a vertente terrenos, no que concerne à: - Conclusão do processo de desafectação de parcelas de terrenos com vista à integração nos futuros parques de estacionamento a associar ao Metro Sul do Tejo; - Conclusão do processo de negociação de novas áreas para um parque de estacionamento.

ƒ Participação no projecto “Almada Cidade Digital”, assegurando a coordenação técnica e implementação do sub-projecto “Município em Linha”.

ƒ Conclusão do processo de Concurso Público para alienação dos prédios urbanos para construção, sitos junto ao Novo Palácio da Justiça, freguesia do Pragal (Almada Parque), respectiva adjudicação e aprovação do Estudo Prévio para o Centro Cívico do Pragal.

ƒ Foi assegurada a disponibilização de terrenos necessários à construção de escolas.

ƒ Continuação do acompanhamento e dinamização dos processos de financiamento para o investimento municipal e a promoção de habitação social.

De acordo com o previsto nas Opções do Plano para 2005, a participação do Departamento de Administração Geral e Finanças incidiu particularmente nas Linhas de Orientação 2.5. Melhorar a Informação e Promover a Participação dos Cidadãos e 2.6. Defender, Qualificar e Melhorar o Serviço Público, Valorizar a Intervenção dos Trabalhadores.

17 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Divisão Administrativa

ƒ Participação no sub-projecto Município em Linha (incluído no Projecto Almada Cidade Digital) onde se procedeu à análise de um novo modelo de Atendimento que promova a eficiência dos Serviços Municipais nos seus contactos com os cidadãos.

ƒ Definição do modelo de serviços e processos de arquitectura de suporte, que culminou com a elaboração dos Cadernos de Encargos para os Concursos Públicos da Intranet, Gestão Documental/Workflow e Contact Center.

ƒ Coordenação das actividades necessárias à actualização e criação de novos Regulamentos Municipais, nomeadamente: - Projecto de Regulamento dos Cemitérios; - Regulamentos do Mercado Metrologia (aferição de pesos e medidas), Ocupação do Espaço Público e Publicidade. - Regulamento para Inspecção de Ascensores, Monta-cargas, Escadas Mecânicas e Tapetes Rolantes.

Em termos de actividade continuada dos vários Serviços da Divisão há a destacar o seguinte:

Secção de Atendimento

ƒ Durante este ano o número de utentes atendidos foi de cerca de 11.500.

ƒ As grandes áreas de actuação, em volume de trabalho, correspondem ao atendimento de situações do âmbito dos Serviços Urbanos, nomeadamente Mercados, Cemitérios, Publicidade e Ocupação da Via Pública, num total de 2.300 situações atendidas. Outras áreas de relevo são a venda de Cadernos de Encargos 200, as Licenças de Representação e de Recintos para espectáculos 800, do Serviço Militar foram atendidas cerca de 720 jovens.

ƒ Por força da transferência de competências de licenciamentos anteriormente cometidas aos Governos Civis foi instalada a aplicação informática para o registo e licenciamento de máquinas de diversão, tendo entrado em funcionamento no início de 2005.

Arquivo

ƒ No ano de 2005 foram recebidas cerca de 900 unidades de instalação com documentação dos Serviços Municipais.

ƒ Durante o ano que findou foi respondido um total de 5.600 pedidos de documentação – consulta ou fotocópia de documentos.

18 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Divisão Financeira e Patrimonial

Património

ƒ Foi concluído o Plano Plurianual de Grandes Intervenções no Património edificado do Município, para os Edifícios de Serviços, Culturais, Desportivos e de Habitação Social, para o período de 2006 a 2011.

ƒ Foi estabelecido um plano de manutenções periódicas para os edifícios de Serviços, da responsabilidade directa do património.

ƒ No domínio da identificação do património fundiário municipal foram colocadas em prática as normas de demarcação de lotes e digitalização de alvarás.

ƒ Foi assegurada a participação no Programa Eficiência, prosseguindo o processo de levantamento de consumos por serviços e respectiva informação junto dos respectivos responsáveis tendo em vista a adopção de medidas de racionalização e redução de consumos.

ƒ No decurso do ano, a actividade normal da área Patrimonial ficou evidenciada pelos dados que a seguir se descrevem: - Na área de bens imóveis foi assegurado o acompanhamento de mais de 190 processos, nomeadamente: o Cedência de direitos a outras entidades; o Aquisição e permuta não relacionados com operações de loteamento; o Regularização matricial e predial; o Registo de edifícios e outras construções; o Processos de alienação; o Processos de responsabilidade civil – 71; o Número de bens inventariados – 5.379.

Área Financeira

ƒ Foi concluído o processo de introdução do meio de pagamento por Multibanco nos Cemitérios.

ƒ Prosseguiu o processo de implementação do POCAL, tendo-se implementado as contas de ordem e iniciado procedimentos de especialização do exercício.

ƒ Foi assegurado o desenvolvimento do processo de qualificação e certificação da área Financeira, designadamente pelo recurso à notação por “rating” e certificação ao nível de qualidade.

ƒ Foi assegurada a participação no programa EMAS – Política Ambiental da Câmara Municipal.

ƒ No decurso do ano a actividade da área Financeira ficou evidenciada pelos dados que a seguir se descrevem:

19 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Facturas registadas – 14.514; - Ordens de pagamento emitidas – 16.204; - Guias de receita emitidas – 43.614.

Divisão de Aprovisionamento

ƒ A actividade da Divisão de Aprovisionamento durante o ano de 2005 traduziu-se no seguinte: - Actualização dos procedimentos de aquisição de bens e serviços à nova macroestrutura; - Descentralização da aquisição de bens e serviços até € 4.987,98; - Parametrização e carregamento da aplicação informática de gestão específica de stocks do equipamento de protecção individual dos funcionários; - Participação no grupo de trabalho da Junta Metropolitana de Lisboa para a introdução da centralização dos processos de aquisição dos Municípios integrantes da Área Metropolitana de Lisboa, e implantação das compras electrónicas; - Acompanhamento, nomeadamente através de formação externa, do recurso ao e- governemant na aquisição pública de bens e serviços; - Adaptação dos procedimentos internos ao Sistema de Inventário Permanente; - Participação no projecto municipal de certificação pelo sistema ambiental EMAS.

ƒ No âmbito da actividade da Divisão de Aprovisionamento destaca-se igualmente: - Procedimento de adjudicação através de emissão de Notas de Encomenda: 3.663, envolvendo mais de 7,1 milhões de euros; - Procedimento de adjudicação através de contratos escritos – 21, envolvendo mais 1,24 milhões de euros; - A recepção e conferência de 3.444 facturas de fornecedores, pelos serviços de Gestão de Stocks; - A movimentação de mais de 2,3 milhões de euros de materiais de stocks por parte dos Armazéns municipais.

Divisão Jurídica

ƒ Foi desenvolvido o projecto “Promoção da adaptação dos Serviços às exigências da comunicação electrónica” (o qual coordenou).

ƒ Foi desenvolvido o projecto “Reorganização dos Serviços face às suas competências e atribuições – Proposta de micro-estrutura”.

ƒ Foi desenvolvimento o projecto “Promoção do conhecimento das orientações municipais em geral e em particular dos objectivos do Serviço, junto dos respectivos trabalhadores”.

ƒ Foi assegurada a participação no projecto global de melhoria de informação e de promoção da participação dos cidadãos, nomeadamente com contributos para o sub- projecto “Município em Linha”, no âmbito dos processos de Contra-Ordenações e de Execuções Fiscais.

20 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi assegurada a participação no projecto global de concretização do Programa Especial de Realojamento, designadamente ao nível da articulação do ponto de vista administrativo-financeiro dos processos junto de entidades financiadoras.

Secção de Notariado

ƒ Preparação e celebração de 14 escrituras públicas assim discriminadas: - Escritura de permuta de terrenos; - Escrituras de compra e venda (das quais se destaca de compra pelo Município de 55 fracções autónomas, no Feijó, destinadas a habitação social); - Escrituras de constituição de direito de superfície, a título gratuito, a favor de IPSS/outras associações sem fins lucrativos; - Escritura de concessão de uso privativo; - Escrituras de doação de parcelas de terreno ao Município.

ƒ Elaboração e outorga de 75 Contratos/Protocolos (por documento particular), assim discriminados: - 47 contratos de empreitada, dos quais se realçam, no âmbito do sistema educativo, cultural desportivo: o Execução de Campos de treino no Estádio do Parque da Paz; o Execução de arranjos exteriores no Estádio Parque da Paz; o Instalações eléctricas de segurança e Telecomunicações na Escola Básica do 1º Ciclo nº. 1 de Marco Cabaço; o Pinturas de interiores na Escola Básica do 1º Ciclo nº. 1 de Marco Cabaço; o Remodelação de instalações eléctricas de Segurança e de Telecomunicações da Escola Básica do 1º Ciclo nº. 3 da Trafaria; o Remodelação de logradouro na Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância da Cova da Piedade; o Execução de Coberturas nas várias alas da Casa da Cerca; o Concepção/Execução do Espaço Cénico do Teatro Municipal de Almada; - No âmbito da melhoria de mobilidade, acessibilidades e estacionamento: o Empreitada de Execução de Trabalhos de Calçadas; o Empreitadas de beneficiação de arruamentos no Concelho; o Alteração da entrada Norte da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e Nova Rotunda do Pragal; o Execução da ligação sul à Rotunda da Fomega; - No âmbito da qualificação urbana e ambiental e o desenvolvimento local: o Ampliação do Reservatório e Estação Elevatória do Feijó; o Construção de Espaços Exteriores no Cemitério de Vale Flores; o Construção e Remodelação de Infra-Estruturas I; o Melhoramento do Mercado de Almada; o Reabilitação do jardim do Arco-Íris – Av. Oceano – Costa de Caparica; o Iluminação pública em caminhos do Parque da Paz; o Recuperação da Ermida de São Sebastião; - No âmbito da melhoria da informação e da promoção da participação dos cidadãos: o Execução de trabalhos de Remodelação dos Espaços “Almada Informa” (Lojas ACD de São João Baptista e da Charneca de Caparica); o Execução de valas para instalação de fibra óptica – Almada Digital;

21 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- No âmbito da qualificação e melhoria dos serviços públicos: o Obras de remodelação do Edifício do Departamento de Administração Geral e Finanças.

ƒ 21 contratos de prestação de serviços e fornecimento de bens, dos quais se destacam: - No âmbito do sistema educativo, cultural desportivo: o Espectáculo pirotécnico de fim de ano 2005; o Prestação Global de serviços de iluminações festivas e decorativas, alusivas ao Natal de 2005; o Concepção e instalação de mobiliário para o Teatro Municipal de Almada; o Fornecimento de equipamento audio-visual para o Teatro Municipal de Almada; o Fornecimento e instalação de equipamentos de iluminação de cena para o Teatro Municipal de Almada; o Fornecimento de Projecto de execução das Escolas Básicas do 1º Ciclo do Chegadinho, São João da Caparica e Vale Figueira; o Fornecimento de refeições em estabelecimentos escolares do Concelho de Almada” - No âmbito da qualificação urbana e ambiental e o desenvolvimento local: o Elaboração do Estudo de Enquadramento Estratégico e subsequente Plano de Pormenor da Quinta do Almaraz; o Beneficiação e conservação de zonas verdes de Almada; o Lavagem e varredura dos passeios e vias das freguesias de Almada, Cova da Piedade e Costa de Caparica; o Concepção, fornecimento, transporte e instalação de equipamentos de recreio infantil e mobiliário urbano, nos parques infantis do Município de Almada; - No âmbito da melhoria da informação e da promoção da participação dos cidadãos: o Fornecimento da “Intranet de Almada; o Execução da Agenda Cultural Almada Informa; o Execução da publicação periódica do Boletim Municipal Almada. - No âmbito da qualificação e melhoria dos serviços públicos: o Manutenção, assistência técnica e desenvolvimento das aplicações informáticas SIGMA; o Upgrade das aplicações SIGMA Instaladas;

ƒ Dois contratos de gestão: - Contrato de Gestão do “Estádio Municipal José Martins Vieira”, entre o Município de Almada e o Clube Desportivo da Cova da Piedade; - Contrato de Gestão do Edifício “Teatro Municipal de Almada” entre o Município de e a Companhia de Teatro de Almada;

ƒ Quatro contratos de comodato: - GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa; - Centro Social Paroquial de Cristo Rei; - Associação Cultural o Mundo do Espectáculo; - ECALMA – Empresa Municipal de Estacionamento e Circulação de Almada.

22 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Protocolos: - Protocolo de Cooperação entre o Município de Almada e o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro; - Protocolo de Cooperação entre o Município de Almada e o Centro Social e Paroquial de Cristo Rei.

ƒ Foi ainda assegurada a instrução de processos para Tribunal de Contas e a elaboração e emissão de centenas de documentos para entidades externas (ofícios, certidões)

Execuções Fiscais

ƒ Instauração de 7.415 processos de execução fiscal para cobrança de dívidas à Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, no valor de € 530.000,00.

ƒ Extinção, por cobrança, de 3.874 processos, com a arrecadação das seguintes importâncias: - Câmara Municipal de Almada ― € 47.699,42; - Serviços Municipalizados ― € 216.298,91.

ƒ Atendimento público de 4.186 utentes.

Contra-Ordenações

ƒ Instauração e instrução de 262 processos de contra-ordenação por violação de normas e regulamentos municipais.

ƒ A actividade contra ordenacional regista, ainda, a produção de peças processuais em cerca de 30 processos, bem como, a representação forense do município em inúmeras Audiências de Julgamento.

ƒ Extinção de 66 processos, com arrecadação, por parte do Município, de € 28.670,27 (por coimas aplicadas) e € 7.456,10 (relativos a custas processuais).

1.2. PLANEAMENTO E CONTROLO, ESTUDOS ECONÓMICOS E ESTATÍSTICA

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Modernização do Mercado da Cova da Piedade: - Conclusão do processo de candidatura desta intervenção ao Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo, para o efeito, formalizado o Pedido de Pagamento final e respectivo Relatório Final de Execução.

ƒ Via Alternativa ao Monte de Caparica: - Conclusão do processo de candidatura desta intervenção ao Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo, para o efeito, formalizado o Pedido de Pagamento final e respectivo Relatório Final de Execução.

23 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Projecto de Arte Pública: - Colaboração, em articulação com os serviços do Centro de Arte Contemporânea e Museu da Cidade na instrução da candidatura a financiamento pelo Programa Operacional da Cultura, nomeadamente no que respeita à sua formalização e envio de esclarecimentos de suporte à análise do processo.

ƒ Plano Integrado de Formação da Frente Atlântica: - Foi iniciado, em colaboração com a Direcção de Projecto de Parcerias para o Desenvolvimento Local e a Divisão de Acção Sócio-Cultural, o processo de construção de uma candidatura à Medida 2.4 do Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo, suportada na realização de um Plano de Formação complementar à intervenção física do Programa POLIS da Costa de Caparica.

ƒ Novo Quadro Comunitário de Apoio: - Acompanhamento dos desenvolvimentos relativos à estruturação do próximo período de programação dos Fundos Estruturais Comunitários (2007-2013). Quer no que respeita às negociações orçamentais a nível europeu, quer no que se relaciona com a estratégia nacional e regional, em particular a preparação do Quadro de Referência Estratégica Nacional, a sua adequação à Estratégia de Lisboa, a futura estruturação dos Programas Operacionais e definição de Projectos Estratégicos.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Projecto Almada Cidade Digital: - Participação no Grupo de Missão e Grupo de Monitorização do projecto; - Acompanhamento e controlo físico e financeiro da execução do projecto, tendo em vista o cumprimento dos montantes aprovados na candidatura e o orçamento municipal; - Participação e acompanhamento do desenvolvimento dos processos de contratação e aquisição de bens e serviços necessários à implementação do projecto; - Formalização, junto da Agência de Desenvolvimento Local Nova Almada Velha de pedidos de pagamento num montante aproximado de 1.750.000,00 €, tendo em sequência acompanhado o seu processo de análise, nomeadamente no que respeita à resposta aos esclarecimentos solicitados pelo Gabinete de Gestão do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, e envio de documentação complementar de suporte; - Apoio à preparação da cerimónia de lançamento público do Portal “Almada Cidade Digital”: o Colaboração na definição e implementação de medidas com vista a promover uma maior articulação no desenvolvimento de processos comuns à Câmara Municipal e aos Serviços Municipais, nomeadamente no que respeita à elaboração dum documento enquadrador; - Colaboração na definição dos termos do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Almada e a Agência de Desenvolvimento Local Nova Almada Velha com vista à concretização do Sub-projecto “Plataforma Tecnológica Comum”; - Colaboração na definição do Caderno de Encargos para contratação de um estudo sobre o Modelo de Gestão a aplicar ao projecto;

24 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Colaboração no processo de definição de um plano de formação interno com vista à implementação das várias componentes associadas ao sub-projecto “Município em Linha”; - Preparação de proposta de reprogramação da candidatura.

1.3. PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Plano de Valorização e Desenvolvimento do Turismo

ƒ Desenvolvimento de contactos com entidades universitárias, com vista à definição do quadro de referência para a elaboração do “Plano de Valorização e Desenvolvimento do Turismo no Concelho de Almada”.

ƒ Protocolo entre a Câmara Municipal de Almada e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril para a elaboração do “Plano de Valorização e Desenvolvimento do Turismo no Concelho de Almada”, aprovado em Setembro.

Sistema de Informação e Divulgação Turística do Concelho de Almada

ƒ Concurso e aprovação de proposta de aquisição de serviços relativos a “Sistema de Informação e Divulgação Turística do Concelho de Almada”.

Medida 2.4 do Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo

ƒ Preparação de candidatura na área da formação e empregabilidade para “Programa Integrado de Formação” complementar à intervenção física do Programa Polis da Costa de Caparica.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

Coordenação do Projecto “Almada Cidade Digital”

ƒ Ao nível do Consórcio: - Preparação do lançamento público da Rede de Postos Internet do Concelho de Almada; - Elaboração do relatório de execução da Candidatura Almada Cidade Digital, relativo ao ano de 2004 e envio ao gestor nacional – POS_Conhecimento (ex-POSI); - Lançamento público do Portal Almada Cidade Digital; - Apresentação de Comunicação sobre o Projecto “Almada Cidade Digital” no Fórum Setúbal Digital, organizado pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal; - Participação em sessão de avaliação e balanço do trabalho ao nível dos projectos de Cidades e Regiões Digitais, promovida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. - Preparação da Proposta de Reprogramação da Candidatura a apresentar ao POS_Conhecimento;

25 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Acompanhamento dos Pedidos de Pagamento apresentados ao POS_Conhecimento; - Apresentação do Projecto Almada Cidade Digital na iniciativa do Madan Parque “Fórum para a Sociedade da Informação: Regiões de Inovação”

ƒ Ao nível da Câmara Municipal: - Estudo de “Planeamento Estratégico e Acompanhamento de Implementação de Modelos Organizacionais e Tecnológicos”; - Desenho e definição de requisitos para a implementação de soluções, nomeadamente no que respeita ao conceito de “Responsável do Processo”, “Gestão de Reclamações” e “Melhoria Contínua”; - “Estudo de Gestão da Informação no Portal Almada Cidade Digital, Site Almada Informa e Sites Especializados do Município”; - Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Almada, os Serviços Municipalizados e a Agência de Desenvolvimento Local Nova Almada Velha relativo à gestão do alojamento e serviços associados da Plataforma Tecnológica Comum; - Instalação de “Espaços Almada Informa” em Almada, Feijó e Charneca de Caparica; - “Estudo Estratégico do Modelo de Gestão para os serviços de informática do Almada Cidade Digital”; - Apoio à reunião do Comité Europeu de Acompanhamento do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento realizada no Convento dos Capuchos e apresentação do projecto Almada Cidade Digital; - Participação no desenvolvimento do Site Almada Informa: definição de layout, estrutura da informação e requisitos funcionais do site generalista; - Participação na elaboração da Intranet de Almada: layout da página principal e estrutura da informação; - Participação no Grupo de Monitorização do Projecto Almada Cidade Digital;

Agências de Desenvolvimento Local Nova Almada Velha e Arribatejo

ƒ Agência de Desenvolvimento Local Nova Almada Velha: - Preparação do Caderno de Encargos para lançamento da 2ª fase do Portal Almada Cidade Digital; - Gestão da informação do Portal Almada Cidade Digital (1ª fase); - Acompanhamento dos pedidos de pagamento dos parceiros do Consórcio Almada Cidade Digital ao POS_Conhecimento; - Desenvolvimento do procedimento de consulta para aquisição de serviços de alojamento da Plataforma Tecnológica Comum (Almada Cidade Digital); - Gestão e dinamização do Núcleo Empresarial.

ƒ Agência de Desenvolvimento Local ArribaTejo: - Participação na iniciativa da Câmara Municipal de Almada e Região de Turismo da Costa Azul: “A Costa Azul no Almada Fórum”; - Gestão e dinamização do Centro de Lazer de São João da Caparica; - Cedência temporária do Forte da Trafaria à empresa Filmes do Tejo, para realização de filmagens relativas ao telefilme “S.A.C”, de Thomas Vincent; - “Estudo de Optimização Energética do Centro de Lazer de São João de Caparica”; - Programa de formação dirigido ao sector da Restauração.

26 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

1.4. ESTRATÉGIA E GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL/AGENDA LOCAL 21

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

Integrar as questões de eficiência energética e qualidade ambiental no Plano de construção, conservação e beneficiação do parque escolar.

ƒ Pesquisa bibliográfica de critérios, normas e termos de referência de eficiência energética e qualidade ambiental na construção e conservação de edifícios, recolha de informações e procedimentos do sistema francês de classificação de edifícios e equipamentos HQE (Haut Qualité Environmental – Qualidade Ambiental Elevada).

ƒ Estudo de pormenores relativos a projectos construtivos de elevada eficiência energética e ambiental em escola secundária em Dassau, Alemanha.

ƒ Reunião com coordenador do sector de edifícios da associação europeia Energie-Citiés para obtenção de termos de referência europeus de eficiência energética e qualidade ambiental em edifícios.

ƒ Análise de termos de referência de eficiência energética de edifícios da cidade de Tilburg e ajustamento aos parâmetros térmicos portugueses.

ƒ Conclusão do relatório técnico do Plano de Deslocações da Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 e Jardim de Infância da Trafaria.

ƒ Colaboração com a Agência Municipal de Energia de Almada na selecção de ferramentas do projecto FEEDU (Peruasive Force of Children through Education) para escolas do município, que visa introduzir a temática da energia associada ao sector dos transportes e da mobilidade na estrutura curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este projecto é co- financiado pelo Programa Europeu Energia Inteligente para a Europa.

CRIAR NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE, MELHORAR AS ACESSIBILIDADES E O ESTACIONAMENTO

ƒ Participação no Grupo de Missão Municipal do Metro Sul do Tejo.

ƒ Análise de documentos técnicos e emissão de pareceres relativos ao Sistema Integrado de Gestão do Ambiente Qualidade e Segurança, às áreas de ruído e de arqueologia e tudo o que decorre do cumprimento da Declaração de Impacto Ambiental. Destacam-se a avaliação dos requerimentos de Licença Especial de Ruído, para a realização de algumas obras e emissão de alvarás de Licença Especial de Ruído.

ƒ No âmbito do processo de informação à população, preparação dos Fóruns de Participação do Metro Sul do Tejo de Março e Junho.

27 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Realização de inquéritos aos trabalhadores do Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Almada e do Edifício Sede dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, que permitiram caracterizar o padrão de mobilidade deste grupo de trabalhadores, determinando a cadeia de transportes utilizada nas deslocações para o trabalho, o seu grau de satisfação relativamente ao modo de transporte utilizado actualmente e o conhecimento sobre os aspectos específicos do Metro Sul do Tejo.

ƒ Definição de conteúdos e concepção gráfica de materiais de informação sobre o transporte urbano sustentável, posters e folhetos, com base nestes dados e na metodologia especifica do projecto.

ƒ Elaboração de um resumo da acção de demonstração desenvolvida em Almada para inclusão no website do projecto a produzir pelo parceiro de projecto austríaco FGM- AMOR (Austrian Mobility Research – Pesquisa sobre Mobilidade Austríaca).

ƒ Dinamização conjunta com a Ageneal do role-play “O Plano de Mobilidade de uma Escola”, no Workshop dedicado ao tema “Mobilidade”, integrado no Seminário “Eco- Escolas 2005” (promovido pela Associação da Bandeira Azul, 13 de Janeiro, Instituto Politécnico de Setúbal).

ƒ Na sequência da aprovação pela Comissão Europeia de uma candidatura ao Programa INTERREG IIIC do Projecto PIMM – Partner Initiatives for the Development of Mobility Management Services (Iniciativas em Parceria para o Desenvolvimento de Serviços de Gestão da Mobilidade), que visa a promoção de troca de experiências e boas práticas de mobilidade sustentável na Europa, em que de Almada é parceira conjuntamente com o município de Bromley (Londres, Grã-Bretanha), coordenadores do projecto, Frankfurt (Alemanha), Estocolmo (Suécia), Barcelona (Espanha), Seres (Grécia) e Treviso (Itália), deu-se início ao acompanhamento de gestão técnica e financeira do projecto com a elaboração de relatórios periódicos. Procedeu-se ao fornecimento de conteúdos para website, incluindo a produção dos respectivos conteúdos e folha informativa do projecto.

ƒ Conclusão da fase de monitorização de boas práticas no domínio da gestão da mobilidade, tendo sido estudadas as acções locais que serão objecto de disseminação do projecto.

ƒ Por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade em Almada, foi apresentado o projecto, seu faseamento e objectivos, à Comissão Municipal de Trânsito e Transportes. Assegurou-se também a participação do Município de Almada na 2ª reunião de trabalho com os parceiros europeus do projecto, que ocorreu em Frankfurt, nos dias 29 e 30 de Setembro.

ƒ Com o intuito de avaliar a forma de participação na iniciativa europeia “Semana Europeia da Mobilidade” e “Dia Europeu sem Carros”, que decorreu entre 16 e 22 de Setembro, procedeu-se à recolha de informações junto da DG TREN da Comissão Europeia e Instituto do Ambiente relativamente ao tema transversal de 2005 “Clever Commuting” e formato da iniciativa. Foi assegurada a elaboração de plantas a partir de informação em Geomedia, para determinação da Zona sem Trânsito Automóvel. Dinamização de Sessão Pública de participação de parceiros locais e os vários serviços

28 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

camarários envolvidos no evento e reconhecimento das participações na edição de 2004, que teve lugar no dia 29 de Junho na Sociedade Recreativa e Musical Trafariense.

Rede Ciclável Potencial e a Rede Ciclável Hierarquizada

ƒ Foi assegurada a coordenação da equipa de trabalho interdepartamental do Plano Almada Ciclável (PACicla) e articulação com os parceiros do projecto, a AGENEAL e o Instituto Superior de Agronomia.

ƒ Foi aprovada pela Câmara Municipal a Rede Ciclável Hierarquizada.

ƒ Foi concluída a versão preliminar da normativa Técnica, definição e discussão de conteúdos para a elaboração de página electrónica do projecto.

ƒ Apoio à elaboração do projecto de execução através do fornecimento de ficheiros à equipa técnica contendo informação cadastral sobre a rede de drenagem das águas e de esgotos para a zona do traçado da Ciclovia Trafaria – Costa de Caparica. Levantamento fotográfico de condicionantes no local.

ƒ Recolha de experiências e definição de contributos para integrar infra-estruturas de incentivo e apoio à utilização da bicicleta no novo Regulamento Urbanístico do Município de Almada.

ƒ Conclusão da versão preliminar do relatório de Tipologias, contendo a caracterização dos diversos eixos cicláveis definidos na Rede Ciclável Hierarquizada.

ƒ Acompanhamento Técnico do levantamento de campo à equipa do Instituto Superior de Agronomia na concretização do projecto de execução da Ciclovia Trafaria/Costa de Caparica, através de elementos cadastrais fornecidos pelos Serviços Municipalizados.

ƒ Apresentação do Plano Almada Ciclável a professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia para avaliação da possibilidade de promover o uso da bicicleta pelos utentes dentro e fora do Campus Universitário.

ƒ Apresentação do Plano Almada Ciclável a alunos da Licenciatura do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, enquadrada na cadeira de “Fundamentos de Planeamento e Ordenamento do Território”.

ƒ Apresentação da Comunicação “Integração dos Percursos da Rede Ciclável de Almada na Estrutura Ecológica e Cultural do Concelho de Almada”, no âmbito do Seminário “Ciclo de Actividades”, promovido pelo grupo de Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Almada, Maio).

ƒ Participação na 15.ª edição do Congresso Mundial “Velo-City” (Dublin, Irlanda, 31 de Maio a 3 de Junho), no qual a cidade de Almada foi convidada a apresentar o trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito do plano Almada Ciclável, tendo apresentado a comunicação “Linking the two banks of the tagus river by integrating bicycle in a

29 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

multimodal transport system” (Ligar as duas margens do Tejo integrando a bicicleta num sistema de transportes multimodal).

ƒ Introdução da possibilidade de transporte gratuito de bicicletas no Elevador Panorâmico da Boca do Vento como medida de carácter permanente integrada na Semana Europeia da Mobilidade de 2005.

ƒ Edição da carta da “Rede Ciclável Hierarquizada do Concelho de Almada” igualmente como medida de carácter permanente integrada na Semana Europeia da Mobilidade 2005.

ƒ Dinamização de um encontro com actores chave do projecto, enquadrado no dia 21 de Setembro, Dia da Bicicleta, da Semana Europeia da Mobilidade, que incluiu a apresentação e discussão da realidade ciclável do Concelho de Almada, suas potencialidades e do documento preliminar “A Visão: Almada Amiga da Bicicleta”.

ƒ Estruturação do sítio Internet do Plano Almada Ciclável e elaboração de proposta de esquema organizativo.

ƒ Análise da possibilidade de promoção do uso da bicicleta no projecto dos novos Parques de Campismo na área de intervenção do Programa Polis da Costa de Caparica e elaboração de proposta de intervenção, como contributo para a fase de avaliação do impacte ambiental.

ƒ Definição de conteúdos para o livro “Pedalar em Segurança”, de sensibilização dos mais jovens para a utilização segura da bicicleta.

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Plano de Urbanização da Frente Ribeirinha Nascente

ƒ Coordenação e acompanhamento técnico do projecto da Frente Ribeirinha Nascente da Cidade de Almada, conjuntamente com o Departamento de Planeamento Urbanístico. Participação nas reuniões periódicas deste projecto com a Administração, equipa projectista, responsáveis de diversos departamentos da Câmara Municipal de Almada/Serviços Municipalizados e com a equipa nomeada pela Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT).

ƒ Preparação dos fóruns de participação com os actores locais.

ƒ Continuação da construção do sistema de avaliação ambiental, destacando-se a selecção de indicadores específicos e gerais e respectivas metas. Integração dos domínios Resíduos, Água e Águas Residuais, Energia e Emissões de Gases com Efeito de Estufa nos “Guia de desenho urbano” e “Regulamento do Plano de Urbanização”.

30 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Análise da segunda versão do Sistema de Informação (ECAGG) em formato SIG, avaliação da estruturação de dados e das alterações efectuadas relativamente ao parecer emitido na versão anterior.

ƒ Elaboração do resumo técnico relativo à avaliação de parâmetros específicos de qualidade ambiental (água, sedimentos e comunidade macrobentónica) da zona da Margueira.

ƒ Participação no Workshop Técnico que teve lugar em Londres, para avaliação de metas a atingir nas áreas de consumo de água, reutilização de águas residuais e energia, e respectivas medidas a implementar. Análise da forma de as introduzir nos instrumentos de planeamento (através de regulamentação ou de recomendações), tendo em vista a definição de estratégias de faseamento para os trabalhos de remediação de solos contaminados, demolição e modelação dos terrenos. Definição de metodologia para avaliação acústica do Plano de Urbanização.

ƒ Preparação e participação no Fórum de Participação “Frente Ribeirinha Nascente” (Fórum Romeu Correia, 12 de Maio).

ƒ Análise do relatório Plano de Urbanização 4 (Regulamento do Plano de Urbanização e documentos anexos da Frente Ribeirinha Nascente da cidade de Almada), nas dimensões ambiente, incluindo ruído, energia e infra-estruturas portuárias e preparação de comentários/pareceres escritos.

ƒ Compatibilização de formatos do modelo provisional da Carta de Ruído de Almada, para fornecimento ao consórcio e realização da simulação do ambiente sonoro resultante da proposta urbanística em análise.

Plano Municipal do Ambiente

ƒ Revisão do conjunto de indicadores de sustentabilidade, para sistematização da informação e dados compilados.

ƒ Na área do ruído, início dos trabalhos conducentes ao estabelecimento de critérios e à elaboração de uma metodologia para o zonamento acústico do concelho e posterior cálculo indicador de incomodidade.

ƒ Gestão técnica da Carta de Ruído de Almada, incluindo a análise de uma nova versão dos ficheiros em formato shapefile enviados pelo parceiro técnico do projecto – Instituto Superior Técnico. ƒ Conclusão de conteúdos, concepção gráfica e edição do documento “A Carta de Ruído de Almada – Resumo não Técnico”, primeiro volume da nova Colecção Cadernos Ambiente – Almada21.

ƒ Conclusão da Carta Geológica do Concelho de Almada. Revisão da geometria das linhas de escorrência em relação às linhas de água definidas na Reserva Ecológica Nacional.

31 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Definição de critérios de base à construção de uma maleta pedagógica sobre o património geológico e fósseis do Concelho de Almada.

ƒ Elaboração de parecer técnico para os domínios Ruído, Qualidade do Ar, Geologia, Biodiversidade e Mobilidade (Modos Suaves) dos relatórios do Estudo de Enquadramento Estratégico da Trafaria. Colaboração com a equipa técnica do estudo para esclarecer dúvidas e possibilitar a consulta da Estrutura Ecológica Municipal do Plano Almada Ciclável

ƒ Apreciação do relatório do Estudo de Enquadramento Estratégico da Trafaria, “Cenários para um Desenvolvimento Sustentável”. Análise detalhada e comparativa das diferentes acções preconizadas no referido estudo, tendo em atenção a informação georeferenciada disponível no Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável.

ƒ Coordenação da participação da Câmara Municipal de Almada na fase de consulta pública da avaliação de Impacto Ambiental dos seguintes estudos e projectos: - IC 32 – Circular Regional Interna da Península de Setúbal. Participação em reuniões técnicas com a equipa projectista, Juntas de Freguesia e Instituto do Ambiente para elaboração de parecer técnico conjunto, como contributo da Autarquia para o processo de consulta, incluindo publicitação, disponibilização ao público (Ecoteca de Almada) dos estudos de impacte ambiental. - Projecto “Troço final das linhas aéreas a 150 kV, Fernão Ferro – Trafaria 1 e 2, do apoio n.º 36, à subestação da Trafaria na extensão em “T” no citado apoio à linha aérea 2 I 60/47 Piedade-EPAL”. - Estudo de Impacte Ambiental (EIA) “Novos Parques de Campismo na área de intervenção do Programa POLIS da Costa de Caparica”. - Estudo de Impacte Ambiental (EIA) “Subestação da Trafaria 150/60 kV”.

ƒ Participação em reuniões com o Departamento de Planeamento Urbanístico e a equipa projectista, para acompanhamento das questões ambientais, geológicas e geotécnicas do estudo do Enquadramento Estratégico da Quinta do Almaraz. Disponibilização de informação técnica existente no Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável do local em questão (estudos e cartas) à equipa projectista.

ƒ Participação no Grupo Técnico Municipal para elaboração do Regulamento Urbanístico do Município de Almada, designadamente ao nível das áreas da eficiência energética, introdução de energias renováveis, solos e infiltração, ruído, reciclagem de resíduos de construção e uso da bicicleta. Elaboração de parecer conjunto das questões energéticas e ambientais.

ƒ Análise de projectos e de estudos na perspectiva ambiental e emissão de pareceres. Estabelecimento de contactos e realização de reuniões de trabalho com empresas consultoras no domínio ambiental com vista à orçamentação preliminar e programação temporal do “Estudo de Incidências Ambientais do Crematório de Vale Flores”. Compilação de cláusulas técnicas a incluir num caderno de encargos.

ƒ Aferição do conjunto de indicadores de sustentabilidade através da pesquisa de informação e preparação do estudo Barómetro Ambiental de Almada.

32 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Acompanhamento do protocolo celebrado com o centro de Ecologia e Biologia Vegetal e discussão das campanhas de amostragem de 2005, bem como a organização de dados para posterior edição.

ƒ Acompanhamento do protocolo celebrado com o Instituto de Oceanografia e elaboração da metodologia a implementar na monitorização da fauna ictiológica da envolvente da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Mutela

ƒ Elaboração de comunicação subordinada ao tema “Monitorização da Macrofauna Bentónica para avaliação da qualidade ambiental das envolventes das duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais do Município de Almada (Mutela e Portinho da Costa)” (Encontro Nacional de Entidades de Gestão de Água e Águas Residuais, 22 a 24 de Novembro, Lisboa).

ƒ Organização e compilação de elementos para a construção de um Poster e comunicação referentes à monitorização da macrofauna bentónica para avaliação da qualidade ambiental da envolvente da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Portinho da Costa.

ƒ Dos projectos e acções da estratégia de Sensibilização e Educação Ambiental da Autarquia destacam-se: - No âmbito do grupo de trabalho Plano de Acção Cultural, desenvolvimento das actividades de apoio técnico e acompanhamento de projectos, nomeadamente a avaliação de projectos com intervenção na área ambiental num total de 31 projectos – preparação e dinamização de sessões temáticas em Escolas; - No que diz respeito à Campanha da Bandeira Azul, preparação da proposta de actividades de Educação Ambiental do concelho de Almada integradas na candidatura à Campanha da Bandeira Azul 2005, incluindo sessões de sensibilização sobre a limpeza de praias, a Gincana na Praia, Almada palco de Verão e a actividade Um dia diferente na praia, Dinamização de ateliers sobre biodiversidade marinha “O mar com vida”; - Apoio ao projecto “A Sustentabilidade da Nossa Terra” de iniciativa da Associação de Produtores Florestais do Distrito de Setúbal. - Organização e dinamização do Encontro “À Descoberta de Recursos Educativos: Ambiente e Energia”. O encontro integrou a recepção à Comunidade Educativa 2005 e teve lugar na Casa Municipal do Ambiente no dia 12 de Outubro.

ƒ A Ecoteca assegurou o atendimento geral e apoio técnico, personalizado e por e-mail aos munícipes e utilizadores do espaço.

ƒ Participação no projecto da AMI – Assistência Médica Internacional, de recolha de consumíveis informáticos e telemóveis usados, para posterior reciclagem, com a disponibilização na Ecoteca de contentores de recolha desses materiais.

ƒ Organização e operacionalização de actividades de comemoração do “Dia Mundial da Árvore”, dia 21 de Março, oferta a munícipes e diferentes instituições de espécies de

33 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

árvores autóctones, preparação de informação sobre como plantar e cuidar da espécie escolhida.

ƒ Apoio à organização das comemorações do “Dia Mundial da Água”, dia 22 de Março, conjuntamente com os Serviços Municipalizados de Almada.

ƒ Preparação de artigos para a rubrica “Ambiente” do Boletim Municipal, nas edições de Março: “Caderno Ambiente 21 – Uma nova colecção dedicada ao Ambiente”, “Plantar uma árvore”, “A reciclar também se ajuda – Colaboração com a AMI” e “Campanha Almada Limpa – Lixo separado é meio caminho andado”, edição de Abril: ”Mais verde no Planeta”, edição de Maio: “Agenda 21 da Criança – Mudar o Mundo começando por Almada”, “Bem vindo à Semana Verde”, edição de Junho: “Atravessar o Tejo de bicicleta já é possível”, “Neste verão – Não deite fora o seu melhor amigo” e “Guia prático para donos”, edição de Julho: “2º Fórum 21 da Criança – Crianças deram ideias para Almada!” e “Praias mais limpas e seguras”, edições de Dezembro: “Projecto Agenda 21 da Criança: Jovens realizadores de Almada em destaque no CINANIMA”, “Política municipal reconhecida com Galardão ECO XXI: Ambiente de Almada premiado” e “Projecto Agenda 21”.

ƒ Preparação de resumo da comunicação “A Educação e a Sensibilização Ambiental como Pilares da Construção da Estratégia Local para o Desenvolvimento Sustentável: a experiência de Almada”, para apresentação no VIII Encontro Regional de Educação Ambiental em S. Miguel, Açores.

ƒ Planificação e programação de actividades e Operacionalização da Semana Verde 2005 com a adesão de Almada à iniciativa da Comissão Europeia “Urban Green Days 2005” (Dias Verdes Urbanos 2005). Estabelecimento de parcerias (Festival Sementes, Ageneal), para o programa de actividades da iniciativa. Preparação de materiais gráficos do evento e apoio na divulgação do mesmo.

ƒ Organização da cerimónia de Assinatura das Cartas Compromisso da Semana Europeia da Mobilidade 2005 entre o Governo e os Municípios aderentes à iniciativa (Fórum Romeu Correia, 14 de Setembro).

ƒ No âmbito da dinamização da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu sem carros 2005 destacam-se: - Concepção e produção de materiais informativos (artigos para imprensa, folhetos de divulgação gerais e específicos, outdoor e promocionais (t-shirt, pedómetro, avental); - Organização e dinamização do “Mercado Amigo da Terra”, o festival dos petiscos “À Volta dos Petiscos da Trafaria”, o passeio de barco no Tejo que contou com a participação de Centros de Dia e Instituições Particulares de Solidariedade Social; - Dinamização da “Operação Trrim-Trrim – de casa para o trabalho de bicicleta”; - Realização do passeio de educação e sensibilização ambiental no domínio da geologia e património natural, denominado “À Descoberta do Portinho da Costa”, que decorreu na envolvente da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Portinho da Costa; - Exposição “Costa da Trafaria”, patente no passeio ribeirinho na Trafaria, que integrou elementos fotográficos históricos sobre a Trafaria;

34 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Realização de sessões de apresentação e discussão de projectos municipais na área da mobilidade (Plano de Deslocações da Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 e Jardim de Infância da Trafaria: Plano Almada Ciclável, Plano de Circulação de Pesados na Trafaria); - Organização e dinamização de actividades envolvendo escolas do concelho de Almada, entidades a nível local e nacional.

ƒ Estabelecimento de contactos para concepção de um recurso educativo na área da geologia e património geológico, concretamente a concepção de um recurso educativo com fósseis existentes no concelho de Almada.

ƒ Estudo do dossier, participação em reuniões com as entidades e elaboração de candidatura do Município de Almada ao galardão ECO XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa.

ƒ Organização, operacionalização e dinamização em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, da 1ª Cerimónia de entrega do galardão ECO XXI, no âmbito do qual o Município de Almada se distinguiu como município português mais pontuado na adopção de políticas que contribuem para criar comunidades sustentáveis (Auditório Fernando Lopes Graça, 16 de Dezembro).

ƒ Organização, operacionalização e dinamização do Mercado de Natal Amigo da Terra 2005, que decorreu de 16 a 22 de Dezembro na Oficina da Cultura em Almada. Neste âmbito destacam-se: - Coordenação do programa de actividades e animação; - Coordenação da concepção gráfica e produção de materiais de comunicação; - Operacionalização do Stand institucional da Câmara Municipal de Almada.

Parâmetros ambientais associados ao Plano Municipal de Ambiente

ƒ Gestão e manutenção da estação meteorológica do Laranjeiro.

ƒ Participação no estudo da qualidade do ar da Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que visa estabelecer medidas e programas para dar resposta a situações de não conformidade com a legislação em vigor. Apoio à colocação da estação móvel de qualidade do ar Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em dois locais do Concelho de Almada (Almada centro e Charneca de Caparica).

ƒ Revisão e validação técnica do relatório final das campanhas para o estudo das comunidades bentónicas da frente de rio, enquadrado pelo protocolo estabelecido com o Instituto de Oceanografia.

ƒ Identificação cartográfica e qualificação de áreas vegetadas do interior do concelho, a caracterizar no corrente ano, em parceria com o Centro de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Programação das campanhas e cálculo dos transectos a realizar em função das áreas em causa.

35 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Continuação de recolha e análise de informação com o objectivo de contribuir para os trabalhos de manipulação da carta de ruído, que abrangeram a aferição da cartografia de classificação de uso do solo para classificação acústica de acordo com a legislação vigente

Agenda 21 da criança “Queres ajudar a mudar o mundo? Começa por Almada”

ƒ Coordenação da equipa de trabalho interdepartamental do Projecto e articulação com os parceiros do projecto, nomeadamente escolas, artistas plásticos e entidades com recursos educativos, através da realização de reuniões periódicas de acompanhamento.

ƒ Selecção de quatro escolas participantes e dos temas específicos de cada escola. Desenvolvimento de contactos com as escolas participantes e entidades diversas para a preparação das acções e sessões de trabalho a realizar e sua programação. Durante este período, foram dinamizadas 16 sessões semanais com as turmas participantes.

ƒ Produção de materiais didácticos de apoio ao projecto destacando-se para a área do ruído a sessão/apresentação “Vamos cuidar do nosso Planeta – O que é o Ruído?”. E para a área da água a apresentação “Vamos cuidar do nosso planeta – Água para a Vida”.

ƒ Concepção de materiais e guiões de trabalho e coordenação das acções realizadas por colaboradores externos, para produção dos seguintes produtos finais: - Um filme documentário sobre o projecto; - Um filme de animação a realizar por uma das turmas participantes; - Uma maleta de “personagens” de apoio ao tema “Qualidade do ar”; - Quatro sessões de animação de apoio ao tema “Viver em Almada – Saúde, Bem Estar, Economia e Sociedade”; - Quatro sessões de uma peça de teatro musical de apoio ao tema “Energia e efeito de Estufa”.

ƒ Dinamização de sessões/visitas de trabalho com as escolas participantes, em colaboração com outros serviços e/ou colaboradores externos: - Teatro “O Planeta da Energia”; - Sessões de expressão plástica; - Sessão de trabalho plenária; - Sessões de atelier de cinema.

ƒ Organização e operacionalização do 2º Fórum 21 da Criança e preparação de materiais de divulgação e informação do mesmo e materiais de oferta aos participantes.

ƒ Apoio a colaboradores externos e dinamização de acções que resultaram nos materiais apresentados na segunda sessão do Fórum 21 da Criança: - Documentário “Agenda 21 da Criança de Almada”; - Filme de animação “Agenda 21” realizado pelos alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância n.º 1do Laranjeiro; - Produção de 6 painéis temáticos de grande formato realizados pelos alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 1 de Almada.

36 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Ilustração de uma t-shirt sobre o tema do projecto pelos alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 da Trafaria.

ƒ Participação no “Fórum D´Infants”, integrado no 2º Fórum Social de Mallorca” (Palma de Maiorca, 20 a 22 de Maio).

ƒ Participação e organização de alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo Jardim de Infância n.º 1 do Laranjeiro, participantes no projecto Agenda 21 da Criança, no Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2005, em Espinho, onde foi projectado e distinguido o filme de animação por eles criado no contexto deste projecto.

Cálculo da Pegada Ecológica para o concelho de Almada

ƒ Apresentação do conceito “Pegada Ecológica”, no I Encontro Regional de Educação ao Consumidor (18 de Fevereiro, Auditório Municipal de Albufeira).

ƒ Pesquisas on-line de dados estatísticos sobre o Concelho no sítio do Instituto Nacional de Estatística e em Bases de Dados específicos e sua apreciação conjunta com o parceiro Redefining Progress para cálculo da pegada do concelho de Almada.

ƒ Inseridas na programação da Semana Verde, ocorreu a dinamização de acções de divulgação do cálculo da Pegada Ecológica em escolas do concelho de Almada e para assinalar o dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, ocorreu a dinamização no Parque da Paz de várias acções de divulgação deste conceito.

ƒ Foram também dinamizadas acções do conceito Pegada Ecológica durante a Semana Europeia da Mobilidade que teve lugar na Trafaria com a dinamização de um peddy- paper e a criação do jogo “Pegada Ecológica”.

ƒ Apresentação da comunicação intitulada “The Ecological Footprint – an effective tool for environmental education and awareness” (A Pegada Ecológica – ferramenta fundamental para a educação e sensibilização ambientais), no âmbito do 3º Congresso Mundial de Educação Ambiental, subordinado ao tema “Caminhos Educativos rumo à Sustentabilidade” (Turim, Itália, 2 a 6 de Outubro).

ƒ Definição de conteúdos e acompanhamento da concepção gráfica de brochura em inglês sobre o recurso Pegada Ecológica.

ƒ Elaboração de artigo sobre a Pegada Ecológica para o jornal Municipal “Escola em Festa”.

Estrutura Ecológica Municipal

ƒ Coordenação da equipa de trabalho interdepartamental do Projecto e articulação com o Instituto Superior de Agronomia.

ƒ Início dos trabalhos de campo para aprofundamento de estudos sectoriais de caracterização da paisagem nas áreas de hidrogeologia e geomorfologia.

37 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Prossecução dos trabalhos de campo para aprofundamento de estudos sectoriais de caracterização da paisagem nas áreas da vegetação.

ƒ Continuação dos estudos sectoriais da paisagem (hidrogeologia, geologia e vegetação).

Campanha “Almada Limpa”

ƒ Coordenação do Projecto e articulação com outros serviços camarários, nomeadamente o Departamento de Ambiente e a Divisão de Informação e Relações Públicas, e com a empresa de comunicação responsável pela grafismo da campanha, através da realização de reuniões periódicas de acompanhamento.

ƒ Elaboração de proposta para campanha de 2005, criação gráfica e programação das acções e materiais.

ƒ Concepção e produção de diferentes suportes comunicacionais, dos temas “Reciclagem” e “Limpeza Urbana” da campanha.

ƒ Concepção, produção e distribuição de diferentes suportes comunicacionais dos temas “Limpeza Urbana”, “Abandono de Animais” e “Praia” da campanha e também adaptações da imagem da campanha para a iniciativa Festa Verde.

ƒ Oferta de materiais informativos e promocionais Almada Limpa em diferentes iniciativas: nas praias no âmbito da campanha Bandeira Azul, no Dia Mundial da Criança no Parque da Paz em parceria com Festival Sementes, no âmbito da Semana Verde aos concessionários das praias do concelho, a escolas e outras instituições, aos participantes no Concurso de Montras, aos participantes na Festa Amarela, aos participantes na Festa Verde, na iniciativa “Semana Europeia da Mobilidade”, na dinamização das acções de limpeza de praia e da mata da Trafaria.

ƒ Acompanhamento da renovação da imagem gráfica de vários equipamentos municipais, nomeadamente do Espaço Animal, diferentes contentores e papeleiras, viaturas de recolha de lixo, Sanecans. Inauguração do primeiro “Espaço Animal”, na Avenida Rainha D. Leonor, durante a Semana Europeia da Mobilidade.

ƒ Lançamento de outdoor genérico da campanha com o slogan “O Alberto e a Madalena ajudam a manter Almada limpa, E Você?”.

ƒ Elaboração da Brochura temática distribuída no âmbito do Mercado de Natal Amigo da Terra 2005, que decorreu de 16 a 22 de Dezembro na Oficina da Cultura em Almada, apelando à reciclagem e ao consumo responsável.

Projectos no domínio da gestão e qualificação ambiental

ƒ Participação institucional do Município de Almada nas organizações ambientais que é membro, o ICLEI, nomeadamente no Grupo Europeu das Cidades CCP (Cities for

38 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Climate Protection - Cidades para a Protecção do Clima), a Energie-Citiés, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

ƒ Realização de contactos preliminares com diversas entidades e instituições (Mó de Vida, Pioneiros de , Companhia de Teatro de Almada, SPEA, Sociedade Portuguesa de Energia Solar), para o projecto Agenda 21 da Criança.

ƒ Participação no Congresso Anual da Associação Energie-Cités, onde Almada foi convidada a presidir à Sessão Técnica sobre Certificação Energética de Edifícios.

ƒ Participação no Encontro Anual e Assembleia-Geral da Energie-Cités, que teve lugar em Clemont-Ferrant, França, através da presidência da Sessão Técnica sobre Certificação Energética de Edifícios.

ƒ Participação na Conferência Anual do Secretariado Europeu do International Council for Local Environmental Inicitaives (Conselho Internacional para as Iniciativas Locais de Ambiente), este ano sob o tema “Mainstreaming Sustainability in the Face of Change”, (25 a 27 de Maio, Tilburg, Holanda).

ƒ Preparação e submissão da candidatura do projecto OXYGEN (On time and on site menttoring of citizens and SME for green purchasing and a sustainable living by local Authorities – Informação aos cidadãos e PME sobre compras verdes e sustentabilidade) ao programa Life-Ambiente, conjuntamente com diversos municípios europeus, cujo líder é a cidade de Amaroussian, Grécia, que visa estudar ferramentas para informar e aconselhar PME e a população em geral sobre gestão ambiental a aquisição de produtos/serviços amigos do ambiente.

ƒ Acolhimento de representantes de diferentes entidades nacionais e internacionais interessadas em conhecer diferentes projectos do Plano Municipal de Ambiente, Almada 21.

ƒ Contactos e reuniões com diferentes entidades a envolver na organização e dinamização da Semana Europeia da Mobilidade, Dia Europeu Sem Carros e Semana Verde.

ƒ Estabelecimento de contacto e realização de actividades nas praias em parceria com a Associação Pioneiros de Portugal no âmbito da campanha da Bandeira Azul 2005.

ƒ Reuniões no âmbito da candidatura do Município de Almada ao galardão ECO XXI, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa, no sentido de se realizar a cerimónia de entrega de diplomas em Almada.

ƒ Colaboração da AMARSUL através da oferta de cinzeiros de praia para distribuição pelos participantes de actividades na praia.

ƒ Colaboração com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, na elaboração de uma candidatura ao programa Ciência Viva, de um projecto de envolvimento de escolas locais em acções piloto de recuperação da vegetação dunar.

39 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Estabelecimento de parcerias com entidades locais (Mó de Vida, Biorege, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro, Santa Casa da Misericórdia de Almada, Externato Zazzo e Grupos Recreativos e Culturais), para a dinamização do Mercado Natal Amigo da Terra 2005.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

Projecto “Almada Cidade Digital”

ƒ Participação nas reuniões com o grupo de trabalho de coordenação.

ƒ Elaboração de proposta de estrutura para site especializado “Ambiente e Sustentabilidade”.

ƒ Preparação de conteúdos para o Portal Almada Digital e preparação de mapas sobre as características fisiográficas do concelho de Almada.

Disponibilização ao público de informação ambiental constante do Plano Municipal de Ambiente e projectos europeus co-financiados pelo programa LIFE

ƒ Teste de hardware e software para aquisição remota de dados meteorológicos provenientes da estação do Laranjeiro.

ƒ Definição de metodologia para pesquisa por local da Carta de Ruído de Almada no sitio da Câmara Municipal de Almada.

ƒ Elaboração do site do projecto europeu Partner Initiatives for the Development of Mobility Management Services (Iniciativas em Parceria para o Desenvolvimento de Serviços de Gestão da Mobilidade) co-financiado pelo Programa Interreg IIIC.

ƒ Actualização do site do projecto (www.m-almada.pt) com os resultados alcançados em cada uma das tarefas desenvolvidas.

Participação dos cidadãos nos Fóruns 21

ƒ Dinamização do Fórum 21 da Criança, 2005 (Fórum Municipal Romeu Correia, dia 9 de Junho): - Participação das Escolas Básicas do 1.º Ciclo n.º 1 de Almada, Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância n.º 1 do Laranjeiro, Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 1 da Trafaria e a Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância Costa de Caparica.

ƒ Realização do Fórum da Semana Europeia da Mobilidade 2005, na Trafaria, com a participação de diversas entidades locais.

ƒ Dinamização do Fórum/Workshop “A Visão: Almada Amiga da Bicicleta”, com o grupo de actores chave do Plano Almada Ciclável.

40 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Sessão de apresentação e debate do Plano de Deslocações da Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 e Jardim de Infância da Trafaria, que contou com a presença dos encarregados de educação, alguns professores e representantes da Junta de Freguesia da Trafaria.

ƒ Dinamização da sessão “À descoberta de Recursos Educativos: Ambiente e Energia”, com a participação de professores e representantes da comunidade educativa.

Edição dos “Cadernos Ambiente – Almada 21”

ƒ Conclusão de conteúdos, concepção gráfica e edição do primeiro volume da Colecção Cadernos Ambiente – 21, o documento “A Carta de Ruído de Almada – Resumo não Técnico”.

ƒ Preparação da próxima publicação da colecção sobre “A Carta Geológia do Concelho de Almada”.

ƒ Definição de conteúdos para a publicação infanto-juvenil “Pedalar em Segurança”.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

Programa “Eficiência” – Sistema de Gestão Ambiental EMAS-LAB

ƒ Coordenação da Equipa Municipal EMAS (EME), através da realização de reuniões periódicas de acompanhamento.

ƒ Definição conjunta da metodologia de trabalho para abordagem ao EMAS na Câmara Municipal de Almada e Serviços Municipalizados, reavaliação do cronograma do projecto e programação de actividades. ƒ Apresentação do projecto às chefias da Câmara Municipal de Almada e Serviços Municipalizados (6 de Janeiro), e elaboração de artigo de divulgação publicado no Boletim RH.

ƒ Elaboração do Relatório de Progresso do Projecto EMAS-LAB referente ao primeiro ano do Projecto, enviado à Comissão Europeia para avaliação da sua execução física e financeira.

ƒ Tradução para língua inglesa e realização de acertos aos conteúdos em Inglês da página na Internet do Projecto (www.m-almada.pt/emas-lab).

ƒ Tradução e adaptação para língua portuguesa de um manual europeu para implementação do EMAS em Autoridades Locais (Toolkit for EMAS Implementation in Local Authorities).

ƒ Recolha e tratamento de informação tendo em vista a caracterização prévia da Câmara Municipal de Almada, fase inicial do levantamento ambiental.

41 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Reuniões com diversos serviços municipais para nomeação dos respectivos Eco- Consultores e Eco-Zeladores e explicação de competências.

ƒ Organização de reunião com Eco-consultores da Câmara Municipal de Almada e Serviços Municipalizados para implementação da fase de “Levantamento Ambiental” dos vários Serviços Municipais.

ƒ Preparação e participação na 3ª e 4ª reunião de acompanhamento do Projecto EMAS LAB por parte da equipa externa de acompanhamento que acorreu nos dias 28 de Março e 18 de Novembro respectivamente.

ƒ Elaboração do modelo de protocolo, Português e Inglês, com o parceiro de Projecto Leicester City Council e a entidade Global to Local.

ƒ Análise das propostas apresentadas e realização de reuniões com a empresa de consultoria Ambi 22 para apoio em tarefas específicas do Projecto EMAS LAB (Levantamento Ambiental, levantamento da Legislação Ambiental aplicável e elaboração de manual de procedimentos).

ƒ Revisão do manual para a implementação do EMAS em Autoridades Locais.

ƒ Organização logística, tradução e adaptação dos materiais necessários à realização dos Workshops temáticos orientados pela Global To Local, dirigidos à EME e aos Eco- Consultores: - Workshop 1 – Introdução aos Sistemas de Gestão Ambiental (22 a 23 de Março); - Workshop 2 – Construção da Política Ambiental da Câmara Municipal de Almada (27 de Abril); - Workshop 3 – Levantamento Ambiental (28 e 29 de Abril).

ƒ Deslocação da equipa Municipal EMAS ao município de Leicester e às cidades de Lewes e Sutton, enquadrada no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa Municipal. Esta visita técnica permitiu acompanhar “in loco” situações práticas, nomeadamente os procedimentos de um auditoria externa de verificação EMAS.

ƒ Acompanhamento dos consumos mensais de electricidade, gás natural, água e fotocópias na Casa Municipal do Ambiente, bem como a recolha de papel e embalagens recicláveis. Acompanhamento dos consumos verificados em diversos equipamentos municipais.

ƒ Elaboração de protocolo, preparação e acompanhamento do Plano de Trabalhos para a realização de estágios curriculares enquadrados na cadeira “Projecto de Auditoria e Ecogestão” do 5º ano da Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologias, para a realização do levantamento ambiental em Vale Figueira. Posterior análise e discussão dos relatórios.

ƒ Conclusão da metodologia do “Levantamento Ambiental” dos vários serviços Municipais. Pesquisa de materiais de trabalho com características “amigos do Ambiente” para utilização no terreno por eco-consultores e eco-zeladores.

42 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Acompanhamento e avaliação da execução física e financeira do projecto EMAS Lab no que concerne ao seu co-financiamento pelo programa Life Ambiente, e elaboração do relatório financeiro a inserir no relatório intercalar do projecto a remeter à Comissão Europeia.

ƒ Definição da estrutura do modelo de dados que servirá de base à concepção do SIG Almada EMAS (Sistema de Informação Geográfica do Sistema EMAS do Município de Almada), sistema que irá integrar dados da Câmara Municipal de Almada e dos Serviços Municipalizados e pretende nesta primeira fase avaliar a distribuição geográfica dos diversos sítios/equipamentos municipais, efectuar a georeferenciação de cada um destes locais e possibilitar a consulta da informação que lhes está associada. Numa segunda fase, pretende-se integrar a informação dos mapas elaborados durante o Levantamento Ambiental, de modo a poderem ser consultados através da informação gráfica e serem efectuadas análises e pesquisas.

ƒ Tradução para língua inglesa e realização de acertos aos conteúdos em Inglês da página na Internet do Projecto (www.m-almada.pt/emas-lab).

ƒ Actualização do site do projecto com os resultados alcançados em cada uma das tarefas desenvolvidas. Estruturação e elaboração de conteúdos, pesquisa de elementos gráficos e apoio à empresa responsável pela programação da página.

ƒ Pesquisa e análise de Políticas Ambientais de várias entidades certificadas EMAS. Construção de um esboço da Política Ambiental para a Câmara Municipal de Almada.

ƒ Elaboração da proposta de Política Ambiental do sistema de Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Almada (aprovada pela Câmara Municipal em 7 de Dezembro). Concepção gráfica de brochura e poster de divulgação desta Política Ambiental.

Projecto Europeu LEAP (Ecocompras em Autoridades Locais)

ƒ Contributos e fornecimento de elementos ao parceiro coordenador do projecto, Leicester City Council, para a elaboração do Six-Month Report, que incluiu o controlo financeiro das despesas realizadas no período em análise.

ƒ Elaboração de artigo de divulgação do Projecto para o Boletim Municipal.

ƒ Participação nas conferências telefónicas com os parceiros, para validação no âmbito do projecto, cujo objectivo é agilizar eco-compras conjuntas em autoridades locais europeias.

ƒ Preparação e participação na 4ª reunião semestral do Projecto LEAP, que teve lugar em Brighton, Inglaterra.

ƒ Elaboração do Relatório Intercalar, constituído por um relatório técnico com a descrição pormenorizada das actividades realizadas e de um relatório financeiro detalhado.

43 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Reflexão com a Divisão de Aprovisionamento e estabelecimento de contactos com fornecedores de papel, e sondagem do mercado português com empresas de veículos, detergentes, e monitores com determinadas especificações técnicas (incluindo critérios ambientais) no âmbito da definição da escolha do produto para a 2ª compra conjunta.

ƒ Preparação e participação na 5ª reunião semestral do Projecto LEAP (Gotemburgo, Suécia, 23 a 25 de Novembro).

Redução e Racionalização de Consumos

ƒ Preparação e organização em parceria com a AGENEAL do evento de lançamento dos novos veículos híbridos PRIUS, adquiridos no âmbito do processo de renovação da frota Municipal e da implementação da Estratégia Local para as Alterações Climáticas.

ƒ Preparação dos processos de aquisição de fornecimento/instalação de equipamentos para minimização dos consumos de energia no complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, que engloba a introdução de balastros electrónicos na iluminação, cobertura do plano de água e instalação de colectores solares para aquecimento de águas quentes sanitárias e piscinas.

ƒ Análise técnica das poupanças energéticas e financeiras resultantes da instalação de uma bateria de condensadores no Complexo Municipal de Desportos Cidade de Almada.

ƒ Acompanhamento do processo de aquisição de software de optimização do circuito de recolha Resíduos Sólidos Urbanos.

ƒ Discussão conceptual preliminar de um plano director de iluminação pública para o Concelho de Almada.

ƒ Apoio à organização do Workshop “Os Aspectos Energéticos na Concepção de Edifícios”, cuja organização esteve a cargo da AGENEAL e do Departamento de Administração Urbanística, que contou com uma participação de cerca de 120 técnicos e (8 de Julho, Fórum Municipal Romeu Correia).

ƒ Realização de estudos técnicos e auditoria energética à Pousada da Juventude de S. João da Caparica, realizados conjuntamente com a AGENEAL e a Agência Nacional de Energia.

Plano anual de formação profissional integrando acções na área da gestão ambiental (Sistema EMAS) e da eficiência energética

ƒ Preparação, operacionalização e participação na acção de formação “Curso de Formação de Formadores”, dirigida aos eco-consultores, tendo em vista a criação de uma bolsa de formadores internos em gestão ambiental.

ƒ Avaliação das necessidades de formação interna em eco-condução e eficiência energética.

44 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Contactos com o coordenador pedagógico do curso de Formação de Formadores com vista à preparação de duas acções distintas, dirigidas aos elementos EME e equipa de Eco-consultores do Projecto EMAS LAB.

ƒ Preparação de candidatura ao Programa Foral para formação em inglês, eco-condução, formação de formadores e formação dos Eco-consultores.

ƒ Preparação de versão preliminar de “Plano de Formação do Sistema de Gestão Ambiental EMAS”, para a Câmara Municipal de Almada e Serviços Municipalizados.

Motivação dos trabalhadores e das equipas

ƒ Comunicação à equipa do DEGAS das orientações da Administração Municipal e acompanhamento conjunto do grau de execução física das actividades associadas.

ƒ Manutenção da ferramenta de trabalho interna de planificação e programação física e financeira das actividades.

ƒ Realização de reuniões mensais de coordenação.

1.5. CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA E GALERIA MUNICIPAL DE ARTE

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea

Exposições

ƒ Claridade 30 Imagens Para Neruda, de Roberto Santandreu (2 de Abril a 22 de Maio Convento dos Capuchos): - Exposição de 30 fotografias concebidas em torno da obra de Pablo Neruda, integrada na celebração do Centenário do Nascimento do Poeta; - Partindo das Odes de Neruda, Roberto Santandreu seleccionou trinta delas e “fotografou-as”, conferindo-lhes uma vida diferente, com um olhar e uma vida distintos, permitindo-nos, penetrar o ‘universo nerudiano’ através da imagem, mas proporcionando-os simultaneamente, no esplendor do seu preto e branco, uma leitura estética inovadora e de uma extrema beleza plástica e simbólica. - Total de visitantes: 2.516.

ƒ Conheço o Amor de Ouvir Falar, de Ana Vidigal (16 de Junho a 4 de Setembro, Convento dos Capuchos): - Integrada na apresentação do Festival Internacional de Teatro de Almada 2005, para o qual Ana Vidigal foi a artista convidada para criar o respectivo cartaz do ano, esta exposição repartiu-se por dois segmentos que se completavam: um conjunto de 17 fotografias e uma instalação. - Total de visitantes: 4.114.

45 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Muro Murando, de Catarina Castel-Branco (22 de Outubro a 31 de Dezembro, Convento dos Capuchos): - O pretexto deste conjunto de três dezenas de obras é um muro e um renque de romãzeiras da Quinta da Ónia, onde a autora viveu na infância. Estes trabalhos, datados de 2002, patenteiam um ciclo temporal visível, designadamente pela variação de aspecto, luz e cor do modelo, no decurso das quatro estações; - Utilizando como suporte papel de fabrico artesanal, Catarina Castel-Branco opera neste ciclo (em que, a par com enunciados de cor e de textura da ordem do sensual e do onírico, surgem grafismos soltos e desordenados), uma reiterada confluência que, aliada à arbitrariedade da busca e do tratamento pictórico que a autora realiza, resulta num valor acrescentado de forma, cor, matéria e composição. Ou, como refere Sidónio de Freitas Branco Paes no texto de apresentação desta exposição que integra o catálogo: “... a pintora finge, por vezes, arremedar o naturalismo para logo o rejeitar; e também finge acrescentar um sentido discursivo e hermético, quando o único sentido destas pinturas, em verdade, é a pintura em si”; - Total de visitantes: 967.

ƒ Foi assegurado o lançamento do Prémio Municipal de Arquitectura “Cidade de Almada”, tendo sido aprovado o respectivo Regulamento pela Câmara Municipal de Almada e iniciado o processo para a atribuição deste Prémio em 2006.

Galeria Municipal de Arte

Exposições

ƒ Arte no Feminino – Imargem (8 de Março a 23 de Abril): - A Galeria Municipal de Arte de Almada acolheu, no âmbito das comemorações municipais do Dia Internacional da Mulher, uma exposição cuja temática reflecte o papel da mulher no mundo, na sua acepção mais ampla e abrangente, interpretado também no feminino pelas associadas da Imargem – Associação dos Artistas Plásticos de Almada; - Nesta mostra, estiveram representadas: Ana David, Ana Rosa Ribeiro, Aurora Bargado, Céu Vigário, Conceição Ruivo, Edda Machado, Elsa de Sousa, Fernanda Guerreiro, Ilda Bragança, Luísa Elias Garcia, Luísa Marinho, Maria Dâmaso e Matesi, com produções nas áreas da cerâmica, fotografia e pintura; - Total de visitantes: 564.

ƒ O Palco e as Sombras, de Jorge Gonçalves (19 de Maio de 31 Julho): - As cerca de uma centena de imagens de Jorge Gonçalves, reunidas entre 1999 e 2005, percorrem a actividade dos Artistas Unidos, que, com a Galeria Municipal de Arte de Almada, organizaram esta exposição, abrangendo 35 peças realizadas antes, durante e depois d’A Capital (Teatro Paulo Claro); - Total de visitantes: 269.

ƒ Oficinas de Cerâmica do Ar.Co 2004/2005 (6 de Outubro a 12 de Novembro, Organização da Casa da Cerca – Centro de arte Contemporânea e do Departamento de Cerâmica do Ar.Co – Quinta de S. Miguel, Almada):

46 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Com cerca de três dezenas de participantes, esta exposição organizou-se em torno de três núcleos fundamentais, sendo o primeiro a apresentação de um exercício desenvolvido no ano lectivo de 2004/2005 pelos alunos do Departamento de Cerâmica do Ar.Co (pólo da Quinta de S. Miguel/Almada), em torno de azulejos de Rafael Bordalo Pinheiro, em homenagem a esta figura fundamental da Cerâmica portuguesa, de que em 2005 se assinalou o centenário da morte; - O segundo núcleo apresenta outros trabalhos de alunos, realizados no ano lectivo de 2004/2005; - O terceiro núcleo, integra um conjunto de peças da colecção de cerâmica do Ar.Co, da autoria de actuais professores daquele Departamento e de antigos alunos; - Total de visitantes: 229.

Serviço Educativo

ƒ As actividades deste Serviço foram, no ano de 2005: - Agenda 21 da Criança: • Realização de ateliers na Escola Básica da Costa de Caparica e na Escola Básica do 1º Ciclo nº 1 de Almada; • Participação na preparação do Fórum 21 da Criança, nomeadamente na concepção e acompanhamento da execução das telas colocadas no fundo do palco; - Férias Jovens – Tema: “Representação dos jardins na pintura”: • Actividades desenvolvidas no espaço do Jardim Botânico com visitas ao exterior, nomeadamente ao Museu de Arte Antiga e aos jardins do Parque das Nações; - Preparação, recolha de materiais e redacção dos primeiros números das edições temáticas destinadas ao público infanto-juvenil, nomeadamente, “Casa da Cerca e Jardim Botânico”, “Gravura”, “Desenho” e “Cor” (para a colecção temática); e ainda “Pintor Rogério Ribeiro” (para a colecção monográfica).

Jardim Botânico – O Chão das Artes

ƒ Foi assegurada a manutenção da componente vegetal do jardim. Foram realizadas as seguintes actividade: - De entre as visitas ao Jardim Botânico, destacam-se as visitas guiadas: • Escola Superior de Educação; • Escola Superior Agrária de Castelo Branco – disciplina de “Plantas Ornamentais”; • Participantes no workshop “Pigmentos Fragonard”; - Participação no workshop sobre “Pigmentos e Corantes Naturais: entre as artes e as ciências”, com a comunicação oral “O Chão das Artes – Jardim Botânico” (5 Março de 2005, Universidade de Évora); - Participação na organização do workshop “Pigmentos Fragonard” (Convento dos Capuchos); - Instalação da colecção de herbário do Jardim Botânico no edifício do Herbário (colecção produzida no âmbito do projecto “Dialugares” em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa).

47 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

2. OBRAS MUNICIPAIS E HABITAÇÃO, PER, ACTIVIDADES ECONÓMICAS E SERVIÇOS URBANOS

2.1. OBRAS MUNICIPAIS E HABITAÇÃO

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Levantamentos Topográficos: - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 3 do Monte de Caparica; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 da Costa de Caparica; - Escola Básica do 1º Ciclo da Charneca de Caparica; - Terreno adjacente à Escola Básica do 1º Ciclo da Sobreda.

ƒ Projectos: - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância n.º 2 do Pragal – telheiros; - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância n.º 2 da Trafaria (Quinta da Corvina); - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância n.º 3 do Monte de Caparica – pinturas interiores; - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância n.º 3 da Trafaria – pinturas interiores; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 do Pragal – cobertura/telheiros; - Escola Básica do 1º Ciclo de Porto Brandão – reforço da fundação; - Museu do Sítio – Vistoria e Relatório Técnico – tratamento de fissuras e patologias existentes; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 3 do Monte de Caparica – caixilharia; - Complexo Desportivo Municipal – Piscinas – Auditório 2 – Terraços anomalias – Relatório técnico; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 da Cova da Piedade (Nª Srª da Piedade) – alterações ao projecto de remodelação; - Convento dos Capuchos – Patologias – Relatório Técnico; - Instalações da AIPICA – Rua D. João de Portugal – saída de emergência; - Casa da Cerca – reformulação das Instalações Eléctricas e Projecto de Segurança Integrada, com complemento do pavimento, estuques, som ambiente e rede estruturada; - Casa da Cerca – reconstrução da cobertura da Ala Norte; - Casa da Cerca – Cobertura/Ala Nascente – Vistoria e Relatório Técnico – Projecto de Estabilidade para a Estrutura da Cobertura; - Casa da Cerca – pavimento do tecto do rés-do-chão – Relatório Técnico; - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância n.º 1 de Vale Figueira; - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância do Chegadinho; - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância n.º 2 da Costa de Caparica; - Projecto de Execução da “Escola Básica do 1º Ciclo da Charneca de Caparica”;

48 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Obras: - Construção do Teatro Municipal de Almada; - Conclusão de Trabalhos de Construção Civil – recuperação da Casa da Cerca; - Empreitada de Construção da Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância da Charneca de Caparica; - Alteração da Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 da Cova da Piedade – Rua do Mazagão – Empreitada; - Escola Básica do 1º Ciclo do Porto Brandão – reforço de fundações do lado poente; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 3 da Trafaria – alteração ao projecto das instalações eléctricas, segurança e telecomunicações; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 do Monte de Caparica – caixilharias; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 3 do Monte de Caparica – caixilharias; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 de Marco Cabaço – instalações eléctricas, segurança e telecomunicações; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 4 da Cova da Piedade e ATL – pinturas interiores; - Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância da Cova da Piedade (antiga n.º 3) – remodelação do logradouro; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 de Almada – caixilharias; - Reconhecimento Geológico e Geotécnico dos terrenos interessados nas Fundações da Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância n.º 2 da Trafaria (Quinta da Corvina); - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 3 de Trafaria – caixilharias; - Escola Básica do 1º Ciclo de Marco Cabaço – pinturas interiores; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 3 do Feijó (Mª Rosa Colaço) – pintura exterior; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 de Vale Figueira – instalações sanitárias e cozinha; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 do Pragal – Infra-estruturas para instalação de Pavilhões – arranjo de vedação; - Reconhecimento Geológico e Geotécnico dos Terrenos Interessados nas Fundações da Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 do Pragal e Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 de Vale Figueira; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 da Trafaria – vedação e vídeo porteiro; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 da Trafaria – rectificação de esgotos; - Escola Básica do 1º Ciclo da Trafaria/Jardim de Infância (antiga n.º 3) – Centro de Recursos/Biblioteca; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 do Alfeite – reparação de coberturas; - Reconhecimento Geológico e Geotécnico dos Terrenos Interessados nas Fundações da Escola Básica da Charneca de Caparica; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 4 da Cova da Piedade – instalações eléctricas, segurança e telecomunicações; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 de Cacilhas (Cata-ventos de Paz) – caixilharias; - Reconstrução da Cobertura da Ala Norte – Casa da Cerca; - Escola Básica do 1º Ciclo de Marco Cabaço – pinturas interiores; - Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 de Marco Cabaço – instalações eléctricas, segurança e telecomunicações. - Construção do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Anselmo de Andrade; - Construção do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Sobreda;

49 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

CRIAR NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE, MELHORAR AS ACESSIBILIDADES E O ESTACIONAMENTO

ƒ Levantamentos Topográficos: - Rua D. Carlos I – Rua Dr. Pires de Castro – Laranjeiro; - Travessa de S. José – Rua João Torres – Rua Primavera; - Alternativa à EN 10 – Av. Arsenal do Alfeite; - Rua D. Diniz – Laranjeiro – Metro Sul do Tejo; - Rua Maria Lamas – Laranjeiro – Metro Sul do Tejo; - Av. 23 de Julho/Rua das Escadinhas – Laranjeiro – Metro Sul do Tejo; - Av. 23 de Julho/Rua dos Álamos – Laranjeiro – Metro Sul do Tejo; - Av. Professor Egas Moniz/Rua Padre António Vieira; - Praça da Portela – Laranjeiro;

ƒ Projectos: - Elaboração do Plano de Pormenor da Zona Industrial de Vale Rosal; - Estacionamento Metro Sul do Tejo – acesso a anexos – garagens e espaços exteriores – Rua D. Carlos I – Laranjeiro;

ƒ Obras: - Consolidação de Taludes na Rua dos Castanheiros; - Beneficiação de Arruamentos no Concelho; - Execução dos Espaços Exteriores do Teatro Municipal de Almada; - Execução da Ligação Sul à Rotunda da Fomega; - Nova Rotunda Frente à Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e alteração da entrada Norte da Escola – Pragal; - Reconstrução de Muro na Trafaria.

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Levantamentos Topográficos: - Praça Francisco Taborda – Laranjeiro; - Piscinas e Parque Natural – Quintinhas – Charneca da Caparica; - Cemitério de Vale Flores – Zona K; - Rua de S. José – Charneca de Caparica; - Rua dos Castanheiros – Feijó; - Quinta do Almaraz - Estação Arqueológica; - Docas Parry & Son; - Rua Jacinto Freire Andrade – Charneca da Caparica; - Rua Maria Judite de Carvalho e Rua da Alembrança – Feijó (Centro Cívico); - Estudo de Incidências Ambientais para Instalação de Crematório no Cemitério de Vale Flores; - Piscinas – Sobreda; - Centro Cívico do Feijó – Biblioteca BM2; - Junta de Freguesia de Feijó;

50 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Projecto de Especialidades, ao nível de Estudo Prévio – Plano de Pormenor do Novo Centro Terciário da Charneca da Caparica – 1ª fase; - Beneficiação do Mercado Municipal do Levante – Feijó; - Azinhaga de Murfacém – Trafaria – consolidação de talude; - Quinta do Almaraz – protecção de muro e consolidação de talude subvertical – canto Nordeste; - Muro marginal do Passeio Ribeirinho da Trafaria – vistoria e relatório técnico.

ƒ Obras: - Construção de 650 Ossários – Zona K – Cemitério de Vale Flores; - Obras complementares – Espaço canal – Metro Sul do Tejo; - Construção do Mercado Municipal do Laranjeiro e Galeria Comercial (Bazar); - Beneficiação do Mercado Municipal da Cova da Piedade; - Reabilitação do Jardim do Arco Íris – Avenida do Oceano, Costa de Caparica; - Beneficiação do Mercado Municipal de Almada; - Beneficiação do Mercado Municipal das Torcatas; - Construção de Espaços Exteriores no Cemitério de Vale Flores; - Construção de garagens e arranjos exteriores – Av. 23 de Julho, Laranjeiro;

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

ƒ Projectos: - Bombeiros Voluntários de Cacilhas – Quartel Costa de Caparica – patologias do edifício; - Instalações da AIPICA – saída de emergência.

ƒ Obras: - Obras de alimentação às Infra-estruturas eléctricas do Chegadinho – média tensão.

ƒ Fiscalização Técnica: - Empreitada para limpeza de algerozes em prédios camarários; - Empreitada para substituição da cobertura de edifício camarário na Quinta Santo António, Laranjeiro; - Empreitada para execução de obras coercivas; - Empreitada para execução de trabalhos diversos em fogos camarários; - Empreitada para reparação de canalizações; - Empreitada de instalação de dispositivos de controlo de carga em elevadores;

ƒ Acção social: - Realização de realojamentos de diversos agregados familiares, nomeadamente da Sobreda e Feijó; - Realização de levantamentos socio-económicos aos residentes em habitações camarárias; - Actualização do levantamento socio-económico dos núcleos 7 e 26 do Programa Especial de Realojamento;

51 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Obras: - Almada Cidade Digital – Espaço Almada Informa – Loja ACD S. João Baptista e Loja ACD da Charneca de Caparica.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Projectos: - Edifício dos Serviços Técnicos – Auditoria das Instalações Eléctricas; - Edifício dos Serviços Técnicos – Auditoria das Instalações de Climatização; - Refeitório da Câmara Municipal de Almada – Rua D. João de Portugal (Projecto de Especialidades para remodelação da cozinha).

ƒ Obras: - Instalações do Departamento de Acção Sócio Cultural – pinturas interiores; - Instalações da Câmara Municipal de Almada – Salubridade – Rua Nuno Álvares Botelho, 31 – reparação de infiltrações.

2.2. PER

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E A SEGURANÇA DE TODOS

ƒ 200 Fogos – Chegadinho: - Foi assegurada a aquisição dos 55 Fogos ao Instituto Nacional de Habitação no valor de 2.379.338,40€.

ƒ 188 Fogos no ex-Plano Integrado de Almada: - Acompanhamento das obras de construção do empreendimento quer com o Promotor Privado quer com o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado.

ƒ 620 Fogos na Costa de Caparica: - Acompanhamento do equacionamento destes empreendimentos com a CostaPolis; - Plano de Pormenor Frente Urbana e Rural Nascente; - Plano de Pormenor do Jardim Urbano.

52 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

2.3. ACTIVIDADES ECONÓMICAS E SERVIÇOS URBANOS

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Mercados: - Prosseguiu a actividade normal nos mercados municipais e executaram-se reparações e conservação.

ƒ Ocupação do Espaço Público e Publicidade: - Decorreu a actividade regular de análise e decisão de licenciamento de publicidade e ocupação do espaço público.

ƒ Promoção do Comércio Tradicional: - Realização do XIV Concurso de Montras do Concelho de Almada/Festas do Comércio Local; - Realização da mostra de moda “Almada Fashion”; - Realização do Sorteio de Natal do Comércio Tradicional; - Realização da Campanha de Natal “Compre em Casa, Compre no Concelho de Almada.

ƒ Metrologia: - Efectuaram-se neste período 1.726 aferições de instrumentos utilizados no comércio local e duas a indústrias de combustível.

ƒ Cemitérios: - Foi assegurada a construção de 600 ossários do corpo K; - Teve início a construção dos taludes junto ao corpo de ossários K; - Foi assegurada a remodelação do sistema de rega do Cemitério; - Prosseguiu a manutenção das áreas relvadas; - Foi assegurada a limpeza geral do Cemitério.

53 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

3. URBANISMO, ORGANIZAÇÃO, INFORMÁTICA E PARQUE DA PAZ

3.1. ADMINISTRAÇÃO URBANÍSTICA

CRIAR NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE, MELHORAR AS ACESSIBILIDADES E O ESTACIONAMENTO

ƒ Participação no Grupo de Missão do Metro Sul do Tejo em algumas das reuniões regulares, intervindo ao nível da apreciação dos projectos e seu licenciamento, da vigilância sobre o espaço canal e da resolução de questões específicas no âmbito do relacionamento com particulares.

ƒ Deu-se apoio pontual a acções desenvolvidas no âmbito da implementação do Plano de Mobilidade – Acessibilidades 21.

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Foi dada especial atenção ao acompanhamento dos empreendimentos que incluem a vertente turística, agilizando procedimentos, sem comprometer a qualidade e o rigor na apreciação dos projectos.

ƒ Participação em acções de acompanhamento do Plano de Urbanização da Frente Ribeirinha Nascente.

ƒ Acompanhamento de planos de pormenor e estudos urbanísticos da autoria do Departamento de Planeamento Urbanístico.

ƒ No Conselho de Apreciação de Viabilidades de Loteamento (CAVLL) e na Comissão de Renovação Urbana (CRU), foram analisadas de forma pluridisciplinar as pretensões de maior impacte no território.

ƒ Acompanhamento dos processos pendentes de reconversão de Áreas Urbanas de Génese Ilegal e dinamização de novas Administrações Conjuntas.

ƒ Prosseguiu, com regularidade, a atribuição de novos topónimos, bem como a regularização de situações em atraso.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Prosseguiu o acompanhamento dos estudos em curso para a área do Centro Sul, que incluem a elaboração de estudo prévio para o futuro arquivo histórico municipal e Edifício Sede do Poder Local.

54 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ O departamento envolveu-se aos vários níveis nos grupos de trabalho ligados ao projecto Almada Cidade Digital, potenciando estas ferramentas como instrumentos de modernização e melhoria do atendimento e da informação em geral.

ƒ No que respeita à actividade corrente do Departamento, salientam-se os seguintes dados estatísticos: - Documentos recepcionados 29.508 - Novos processos de construção 343 - Novos processos de loteamento 5 - Novos processos de obras de urbanização 6 - Pedidos de Informação Prévia 446 - Alvarás de loteamento emitidos, incluindo alterações 23 - Alvarás de licença de construção emitidos 528 - Alvarás de licença de utilização 796

3.2. PLANEAMENTO URBANÍSTICO

CRIAR NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE, MELHORAR AS ACESSIBILIDADES E O ESTACIONAMENTO

ƒ Projecto de Execução Metro Sul do Tejo e de Requalificação do Espaço Canal e dos Espaços Públicos Adjacentes: - Participação no Grupo de Missão do Metro Sul do Tejo; - Acompanhamento da obra ao longo do traçado; - Elaboração de informações diversas relativas a novos elementos do projecto de execução; - Propostas várias de desenho do espaço público (Pracetas da rua D. Carlos I, Rua Conceição Sameiro Antunes, cruzamento da Cruz Vermelha e outros cruzamentos do Acessibilidades 21); - Elaboração de desenhos de compatibilização entre o projecto do MST e o Plano de Mobilidade - Acessibilidades 21, para os cruzamentos no Troço 3; - Parecer do Troço 3 -levantamento das desconformidades entre projecto e obras no Troço 3. - Apresentação pública conjuntamente com a Equipa de Missão das propostas para o “Triângulo da Ramalha”, à população da freguesia do Pragal. - Participação nos Fóruns de participação pública do MST.

ƒ Plano Almada Ciclável: - Pista ciclável Trafaria-Costa de Caparica. Acompanhamento e análise do projecto.

ƒ Via IC 32 – CRIPS – Circular Interna Regional da Península de Setúbal – Estudo Prévio: - Parecer técnico sobre o Estudo de Impacte Ambiental aprovado pela Câmara Municipal.

ƒ Plano de Mobilidade Acessibilidades 21: - Apoio na definição do desenho urbano a adoptar na rede viária projectada;

55 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Elaboração do projecto de espaços exteriores da Rotunda Comandante José Brás; - Elaboração do projecto de espaços exteriores do Largo Antero de Quental; - Participação em reuniões sobre a qualidade do espaço público e percursos pedonais enquadradas pelo programa.

ƒ Remates e Compatibilização do projecto MST e Acessibilidades 21: - Elaboração de desenhos de compatibilização “remates” entre o projecto do Metro Sul do Tejo e o Plano de Mobilidade Acessibilidades 21, para os cruzamentos nos Troços 1 e 3, Rua dos Álamos, Av. 23 Julho no cruzamento B16 e Praça S. João Baptista – Actualização e reformulação das propostas com a equipa responsável pelo plano.

ƒ Contabilização do Estacionamento Potencial na cidade de Almada: - Tratamento de dados em Geomedia referente ao estacionamento existente na área mais consolidada do concelho.

ƒ Análise das Zonas de Estacionamento Piloto: - Digitalização em Geomedia das células de estacionamento propostas, associando uma base de dados com o seu regime de funcionamento.

ƒ Parques de Estacionamento no Concelho de Almada: - Elaboração de um projecto em Geomedia com a inventariação dos parques de estacionamento existentes no concelho e indicadores caracterizadores dos mesmos.

ƒ Semana da Mobilidade – Dia Sem Carros – Trafaria: - Apoio na definição da intervenções a ter lugar na Trafaria, a nível das intervenções no espaço público de carácter definitivo. - Elaboração do projecto de Pedonalização e Qualificação de Espaços Públicos.

ƒ Requalificação de eixos viários/comerciais: - Estudo Prévio para a Rua de Olivença, Praça do Comércio e Rua Bernardo Francisco da Costa, em Almada; - Estudo Prévio para a Rua Cândido do Reis e Comandante António Feio, em Cacilhas.

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Frente Ribeirinha Nascente – Estudo de Caracterização Ambiental Geológica e Geotécnica e Plano de Urbanização da Frente Ribeirinha Nascente: - Reuniões da comissão executiva de acompanhamento do Plano; - Reuniões sectoriais com a Equipa projectista sobre Urbanismo; Equipamentos; Rede Viária/Estacionamento; - Reunião com os Eleitos da Assembleia Municipal e com a Comissão Coordenadora do Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo; - Participação na avaliação da Proposta de Plano para o envio à Comissão Coordenadora do Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo no âmbito do processo de acompanhamento; - Entrega da proposta de Plano à Comissão Coordenadora do Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo em Setembro, após decisão da Câmara Municipal.

56 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Programa de Desenvolvimento Estratégico de S. João/Trafaria – Estudo de Enquadramento Estratégico da Costa da Trafaria: - Coordenação do Grupo de trabalho interno de acompanhamento; - Apoio à equipa projectista na recolha e organização da informação disponibilizada; - Preparação e realização das reuniões de trabalho sectoriais de discussão com os actores locais e do Fórum de participação pública; - Avaliação do Documento final – “Cenários para um Desenvolvimento Sustentável”, para elaboração de proposta para decisão da Câmara Municipal; - Aprovação do Estudo de Enquadramento Estratégico pela Câmara Municipal; - Início da elaboração dos termos de referência para três dos quatro Planos de Pormenor a desenvolver: Plano de Pormenor das Abas da Raposeira, Plano de Pormenor do Torrão e Plano de Pormenor de S. João da Caparica.

ƒ Programa “Polis” – Costa de Caparica – Acompanhamento global (Planos de Pormenor 1 a 7): - Participação em reuniões de trabalho com a equipa projectista, Costa Polis e outras entidades; - Coordenação do Grupo de Missão da Câmara Municipal para acompanhamento do Programa Polis, contribuindo para a sua concretização. Dos sete Planos de Pormenor, quatro estão ratificados pelo Governo, um está concluído, dois estão em fase final de elaboração; - As obras de defesa costeira a cargo do Instituto Nacional da Água (INAG) avançaram conforme o programado, foi lançado o concurso público para a obra do Jardim Urbano, Alameda e Centro de Monitorização e interpretação Ambiental, e para vários projectos associados à execução dos Planos de Pormenor aprovados; - A Câmara Municipal decidiu ceder ao Ministério da Saúde terreno municipal para o futuro Centro de Saúde.

ƒ Estudo de Enquadramento Estratégico e Plano de Pormenor do Almaraz: - Avaliação da Proposta entregue pela Equipa para a Elaboração do Estudo de Enquadramento Estratégico e Plano de Pormenor da Quinta do Almaraz no âmbito do Concurso Limitado; - Reuniões de trabalho com a Equipa projectista; - Reunião no Instituto Português de Arqueologia, sobre a estação arqueológica do Almaraz; - Avaliação da primeira versão da fase de Diagnóstico.

ƒ Estudo de Enquadramento Estratégico de Almada Poente: - Participação no júri do Concurso Público para o fornecimento do Estudo Estratégico de Almada Poente, no âmbito do Protocolo estabelecido entre a Câmara e o Instituto Nacional de Habitação, nomeadamente na definição dos critérios, na avaliação das propostas e na deliberação da equipa vencedora; - Início do processo de acompanhamento com a equipa projectista e o Instituto Nacional da Habitação – definição das metodologias a adoptar, levantamento dos documentos a fornecer e visita ao terreno.

57 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Plano de Pormenor do Novo Centro da Charneca: - Reuniões de Coordenação com a equipa dos projectos das especialidades, conjuntamente com o Departamento de Obras Municipais e Habitação; - Pormenorização do desenho urbano para o Projecto Plano, nomeadamente de implantação dos edifícios e definição do espaço público; - Reuniões de Acompanhamento do plano com a Comissão de Acompanhamento da CCDR-LVT; - Proposta de plano preliminar com as recomendações de alteração discutidas na 2ª Reunião de Acompanhamento do plano com a Comissão de Acompanhamento da CCDR-LVT; - Início da elaboração do Relatório do plano.

ƒ Plano de Pormenor da Bacia da Foz do Rego: - Participação em reuniões de trabalho com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo para avaliação da evolução dos trabalhos e ponto da situação relativamente às propostas de delimitação da Reserva Ecológica Nacional e dos Estudos Hidrológico e Hidrotécnico da Bacia da Foz do Rego; - Elaboração das alterações solicitadas pelo Instituto da Água ao Estudo Hidrológico e Hidrotécnico da Bacia da Foz do Rego e respectivo envio à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo para avaliação da evolução dos trabalhos e ponto de situação relativamente às propostas de delimitação da Reserva Ecológica Nacional.

ƒ Plano de Pormenor da Zona Industrial de Vale Rosal: - Elaboração do caderno de encargos do Concurso de Plano de Pormenor da Zona Industrial de Vale Rosal – Charneca de Caparica; - Acompanhamento das equipas convidadas no Concurso de Plano de Pormenor no fornecimento de toda a informação disponível, visita ao local e respostas às dúvidas apresentadas; - Participação no Júri do Concurso. Avaliação das propostas e participação na elaboração do relatório final com indicação do vencedor da consulta.

ƒ Estudo de Enquadramento Estratégico Cristo Rei/Fonte da Pipa: - Elaboração das bases programáticas para o lançamento do concurso.

ƒ Recuperação de Imóveis ao abrigo do Regime Especial de Comparticipação na Recuperação de Imóveis Arrendados - RECRIA (comparticipação municipal): 5 processos para a Trafaria e 5 processos para Cacilhas.

ƒ Desenvolvimento do Programa Preliminar para a reformulação/requalificação das Ruas dos Espatários, Capitão Leitão, Heliodoro Salgado e Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.

ƒ Projectos de Espaços Exteriores: - Talude da Rua dos Castanheiros; - Campo Soares dos Reis.

58 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Lojas integradas no Projecto “Almada Digital”: - Oficina da Cultura, Centro Comercial Bica, Mercados da Charneca e Feijó (assistência técnica às obras): remodelação da imagem da loja do C. C. Bica.

ƒ Projecto de adaptação da Casa da Cerca, alas Norte e Poente: - Projecto de arquitectura da ala Norte; - Acompanhamento de obra e das alterações dos projectos de especialidades: Estruturas, Águas e Esgotos, Electricidade; - Alterações ao projecto e assistência técnica à obra.

ƒ Ermida de S. Sebastião (2ª fase) e envolvente imediata: - Acompanhamento dos procedimentos de lançamento do concurso; - Direcção técnica da obra; - Acompanhamento de arquitectura, coordenação das especialidades.

ƒ Mercado e Bazar Municipal do Laranjeiro: - Assistência técnica da obra.

ƒ Programa Preliminar para Espaço Comercial e de Equipamento, na Sobreda: - Instalação de parque desportivo, mercado e loja Lidl, frente ao Bairro de S. João, Sobreda de Caparica: Acompanhamento ao estudo de integração urbana.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Almada Cidade Digital: - Avaliação do trabalho de integração do Plano Director Municipal e seus elementos fundamentais no WebMap, realizado pelos Serviços Municipalizados para o projecto Almada Cidade Digital. Fornecimento de informação para o Portal, no âmbito da informação ao Cidadão, respeitante à caracterização urbanística através de cartas temáticas, dados estatísticos, indicadores urbanísticos, etc. - Revisão da versão definitiva do Plano Director Municipal digital disponibilizada para o projecto Almada Cidade Digital; - Definição da estrutura da informação georeferenciada a ser disponibilizada no site Rede Cidade Educadora; - Recolha de informação para o novo site da Câmara Municipal de Almada (serviços online, apresentação do departamento e divisões, disponibilização do Plano Director Municipal).

ƒ Pólo de Ciência e Tecnologia - Madan Parque: - Participação no Júri do Concurso Limitado por Prévia Qualificação relativo ao Ante- Projecto de Construção de Dois Edifícios de Madan Parque de Ciência na Selecção das Equipas; - Participação na elaboração do Caderno de especificações do Concurso; - Elaboração do Relatório Final de Análise das Propostas.

ƒ Participação no Conselho de Apreciação de Viabilidade de Loteamento e Loteamentos e Conselho de Renovação Urbana.

59 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Participação em reunião de coordenação técnica com a UNL (Universidade Nova de Lisboa) acerca das obras do Campus Universitário do Monte de Caparica

ƒ Programa Preliminar para Espaço Comercial e de Equipamento, na Sobreda: - Participação em fórum com a população para apresentação do estudo de integração urbana.

ƒ Apresentação conjunta com as Juntas de Freguesia (Almada e Cacilhas) à população alvo, dos Estudos Prévios dos projectos para eixos comerciais da cidade.

3.3. ORGANIZAÇÃO

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

Desenvolver o Manual de Procedimentos e aperfeiçoar as normas em vigor

ƒ Foram elaboradas as normas de procedimento referentes às actividades transferidas dos Governos Civis para os Municípios.

ƒ Elaboração das normas de procedimento referentes à autorização das actividades a realizar na via pública com repercussões na normalidade do trânsito, previstas no Decreto Regulamentar nº 2-A/2005, de 24 de Março.

ƒ Iniciada a revisão das Normas de Procedimento referentes a mercados, a nível do funcionamento e da aplicação do Regulamento de Mercados Retalhistas publicado em 20 Maio.

ƒ Análise das normas de procedimento internas dirigidas à área de Gestão e Finanças assegurada pelo Departamento de Administração Geral e Finanças, nos domínios da gestão, organização e controlo interno, a nível da reconciliação bancária, gestão de bancos, operações de tesouraria, pagamentos mensais, meios de pagamento, recebimentos e pagamentos por caixa, tesouraria e caixas e controlo de cobranças.

ƒ Análise e revisão das normas de procedimento da área da gestão de recursos humanos no âmbito do recrutamento e selecção, concursos, contratos, prestação de serviços, mobilidade, rescisão, processos individuais, quadro de pessoal e horários.

ƒ Acompanhamento dos processos de participação e de decisão, relativos às normas de procedimento, tendo em vista a sua implementação e integração no manual de procedimentos.

60 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Diagnósticos, recomendações e medidas organizacionais

ƒ Participação no sub-projecto “Município em Linha” integrado no “Almada Cidade Digital”.

ƒ No âmbito daquele sub-projecto e das repercussões na organização municipal, identificaram-se as acções relevantes a nível do sub-projecto e das interfaces a outras áreas e frentes de trabalho municipal, na linha da qualificação e da melhoria do serviço público.

ƒ Foram sistematizadas as medidas organizacionais relevantes para a qualificação, a melhoria contínua e o desenvolvimento organizacional do município, nas vertentes do sistema de informação, da implementação da macroestrutura organizacional, da regulamentação municipal, da formação e dos procedimentos normalizados e a normalizar.

ƒ Elaboração de propostas organizacionais referentes aos procedimentos de aquisição de bens e serviços, por ajuste directo, no âmbito da descentralização administrativa dos procedimentos.

Promover o conhecimento das orientações municipais em geral, e em particular dos objectivos destes serviços junto dos respectivos trabalhadores

ƒ Elaboração do documento referente à organização municipal decorrente da alteração à macroestrutura organizacional dos serviços municipais.

ƒ Análise do “Manual de Gestão – Procedimentos e Circuitos” apresentado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que agrupa mais de três dezenas de normas nos domínios do Ordenamento do Território, Ambiente e Administração Local.

ƒ Elaboração do documento “Matriz de Afectação dos Procedimentos e Circuitos a Áreas de Gestão Municipal” com a identificação da totalidade dos “procedimentos e circuitos” dos diferentes domínios, e a sua correlação a direcções e departamentos municipais, considerando-se as interfaces com a actividade municipal, os conteúdos funcionais, a abrangência na partilha do conhecimento e a forma de acesso por parte dos serviços municipais.

3.4. INFORMÁTICA

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

Almada Cidade Digital

ƒ Apoio técnico aos seguintes sub-projecto: - Almada Informa:

61 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

o Implementação do site da Câmara Municipal de Almada e sites especializados; o Apresentação de protótipos para disponibilização de serviços online, pagamentos online e autenticação do munícipe; - Município em Linha: o Estudo estratégico e de melhoria organizacional do Município; o Disponibilização de WebServices pelas empresas Medidata e CEDIS; o Fornecimento de sistema de Workflow e gestão documental; o Fornecimento de solução de contact-center para o município; - Intranet de Almada: o Implementação de uma Intranet Municipal; - Espaços de Democratização de Acessos e Competências: o Acompanhamento e controlo da qualidade da instalação e configuração de equipamentos informáticos em Postos Internet e Espaços Internet; - Plataforma Tecnológica Comum: o Acompanhamento do “Estudo Estratégico para Modelo de Gestão para Serviços de Informática do Almada Cidade Digital”; o Fornecimento de servidores e SAN para o município para suporte do site Câmara Municipal de Almada e sites especializados; - Protecção Civil: o Implementação do sistema de prevenção e protecção civil; - Rede Cidade Educadora: o Implementação de redes sem fios em cerca de 40 escolas do ensino básico do concelho; o Implementação de ligações ADSL nas Escolas (no âmbito de protocolo com a Fundação de Computação Científica Nacional); - Rede de Património e Museus: o Implementação do sistema Matriz e avaliação de propostas para implementação de visitas virtuais; - Rede de Bibliotecas: o Implementação de sistema INNOPAC na Biblioteca Municipal; o Definição de solução tecnológica para a Casa da Cerca, suportada no sistema INNOPAC; o Disponibilização de uma rede sem fios no Fórum Romeu Correia; - Portal Almada Digital: o Implementação e lançamento do Portal Almada Cidade Digital; o Controlo técnico dos níveis de serviço do Portal Almada Cidade Digital; o Elaboração de Caderno de Encargos para 2ª Fase Portal Almada Cidade Digital, análise de propostas, e elaboração de relatório de avaliação. o Actividades Transversais ao projecto Almada Cidade Digital; o Instalação e configuração de equipamento informático na Câmara Municipal de Almada (incluindo 197 computadores pessoais, 34 scanners, 47 impressoras, 10 portáteis e outros periféricos); o Acompanhamento da implementação de rede para exposição na Oficina da Cultura; - Estrada Digital do Município: o Durante o ano de 2005 foi implementada a rede privada de comunicações de alto débito, projectada para o tráfego de voz, dados, vídeo, imagem, correio electrónico e Internet. As suas principais componentes são as seguintes:

62 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

• Rede metropolitana municipal para interligação de edifícios; • Ligações em fibra óptica; • Ligações sem fios; • Redes internas dos edifícios; • Cablagem – instalação de novos sistemas de cablagem estruturada e/ou ampliação dos pontos de rede nos edifícios/instalações; • Equipamentos de comunicações (activos de rede) – substituição de equipamentos activos, nos locais/edifícios;

ƒ Solução de voz: - Actualização/upgrade às centrais telefónicas (servidores de comunicações); - Instalação de quatro gateways GSM (solução técnica visando a redução dos custos das chamadas telefónicas entre a Rede Fixa e a Rede Móvel).

Software Aplicacional

ƒ SIGMA – Sistema Integrado de Gestão Municipal – apoio aos utilizadores no desenvolvimento das aplicações do SIGMA (Relatórios/Pontos de Situação, identificação/sistematização e registo de problemas, execução de testes e acompanhamento da implementação de novas funcionalidades).

ƒ Apoio no processo de transferência de dados (certidões de dívida de saneamento) dos Serviços Municipalizados para a aplicação de Execuções Fiscais da Câmara Municipal. Apoio e acompanhamento ao processo de impressão dos respectivos documentos.

ƒ Actualização tecnológica das aplicações SIGMA – Implementação de uma nova interface, mais amigável aos utilizadores, nas aplicações POCAL, Fiscalização e Contra- Ordenações, Obras Particulares, Gestão de Habitação e Rendas, Feiras e Mercados e Gestão de Aprovisionamento.

ƒ Participação na elaboração de caderno de encargos e análise de propostas do concurso referente à aquisição de um sistema aplicacional de Gestão de Optimização de Percursos de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.

ƒ Apoio aos utilizadores do Serviço de Saúde Ocupacional na selecção de uma solução aplicacional que permita dar resposta às suas necessidades (análise conjunta com os utilizadores na definição dos requisitos da solução, com o objectivo de proceder à elaboração de uma caderno de encargos. Assistência a demonstrações de soluções);

ƒ Sistemas de Informação Geográfica (SIG) – actualizações de software Geomedia e Geomedia Professional para a versão 5.2 e parametrização do software WebSig nos postos de trabalho SIG da Câmara.

Administração de Sistemas e de Bases de Dados

ƒ Teve início o processo de renovação, actualização e modernização tecnológica do parque de servidores da Câmara Municipal: - Estudo/Levantamento do parque de servidores existente;

63 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Planeamento da migração do parque de servidores da Câmara Municipal para uma nova plataforma tecnológica. Definição dos principais procedimentos a adoptar para a instalação/configuração de novos servidores e para a migração do parque já existente; - Aquisição e instalação de doze novos servidores (seis no âmbito do Almada Cidade Digital) para substituição dos existentes na Câmara Municipal; - Migração da infra-estrutura/parque de servidores, para uma nova infra-estrutura assente na última geração de produtos de tecnologia servidor; - Instalação e configuração de novos serviços: o Servidor ISA – incrementa a segurança da rede da Câmara Municipal e acesso mais rápido a recursos na Internet, designadamente aos conteúdos mais acedidos pelos utilizadores da rede interna da Câmara Municipal; o Abertura de concurso para a construção de uma sala técnica de sistemas; o Reorganização física dos servidores e da cablagem interna na sala técnica de sistemas do edifício dos Serviços Técnicos.

Redes e Serviços de Comunicações

ƒ Ampliação da rede de comunicações nas instalações de Vale Figueira Parque.

ƒ Adjudicação da criação de condutas (caminhos de cabos) entre os edifícios do Departamento de Administração Geral e Finanças e da Direcção de Projecto de Parcerias para o Desenvolvimento Local e instalação/passagem de fibra óptica para ligação entre os dois edifícios.

ƒ Apoio técnico à infra-estrutura de comunicações no âmbito do processo de remodelação no edifício do Departamento de Administração Geral e Finanças.

ƒ Reconfiguração da solução de comunicações do Fórum Municipal Romeu Correia (instalação de um novo router), de forma a permitir a disponibilização da solução de gestão da bibliotecas aos restantes serviços da Câmara Municipal (estabelecimento de uma ligação segura à rede global de comunicações da Câmara Municipal de Almada).

Serviços de Help-Desk e Microinformática

ƒ Desenvolvimento de solução de Arquivo Documental/Gestão de Aprovisionamento (Circuito de requisições/facturas) para o Departamento de Ambiente, Divisão de Transportes e Manutenção, e Secção de Compras.

ƒ Organização da distribuição e inventariação de diversos equipamentos informáticos para as escolas (adquiridos no âmbito do projecto “Almada Cidade Digital/Rede Cidade Educadora”) e museus.

ƒ Durante o ano de 2005, os serviços de HELP-DESK registaram e atenderam, cerca de 1.200 pedidos de assistência técnica.

64 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

3.5. PARQUE DA PAZ

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Foi assegurada a conservação e manutenção da área verde: rega, cortes de relvado e mato, abate sanitário de árvores doentes e secas, tratamentos fitossanitários, retanchas, revisão dos sistemas de rega, revisão de tutores e ataduras de árvores, limpeza do espaço, sementeira de relvado, rega e mondas das espécies envasadas.

ƒ Estabilização de charcas, execução de muretes em granito, conservação dos muros de pedra seca existentes.

ƒ Colocação de vedação em madeira na bordadura no Parque, junto à Avenida Arsenal do Alfeite.

ƒ Construção do muro em xisto e granito a sul da Estadia do Vale da Alameda.

ƒ Construção de muros em pedra seca para acertos de modelação e remates de algumas estadias.

ƒ Colocação de frades no estacionamento do Chegadinho.

ƒ Pavimentação das áreas junto ao Hangar, estacionamento e muros do Chegadinho.

ƒ Execução do projecto paisagístico de acerto e estabilização da linha de água da Bacia de Retenção 3.

ƒ Modelação do talude a sul do Estádio Municipal José Martins Vieira.

ƒ Plantação de aproximadamente 2.300 árvores e arbustos em diversos locais do Parque;

ƒ Pintura exterior do Hangar e muros.

ƒ Execução de projecto e acompanhamento da execução de muro em pedra de granito e xisto no remate do posto de transformação e o talude do posto de abastecimento de combustível.

ƒ Execução do projecto, caderno de encargos, mapa de medições e posterior acompanhamento da intervenção que assegurou os arranjos exteriores do espaço envolvente ao Estádio Municipal José Martins Vieira.

ƒ Conclusão da obra de Construção do Estádio Municipal José Martins Vieira e posterior acompanhamento da implantação do Clube Desportivo da Cova da Piedade nas instalações desportivas.

65 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

4. RECURSOS HUMANOS, AMBIENTE, TRÂNSITO, TRANSPORTES E EQUIPAMENTOS COLECTIVOS

4.1. RECURSOS HUMANOS

Divisão de Pessoal

ƒ Movimentação de Pessoal: - Trabalhadores do Quadro de Pessoal 1.351 - Trabalhadores com Contrato Administrativo de Provimento 64 - Trabalhadores com Contrato de Trabalho a Termo Certo 31 Total 1.446

ƒ Admissões: - Trabalhadores do Quadro de Pessoal 140 - Trabalhadores com Contrato Administrativo de Provimento 23 - Trabalhadores com Contrato de Trabalho a Termo Certo 69 Total 232

ƒ Saídas: - Trabalhadores do Quadro de Pessoal 85 - Trabalhadores com Contrato Administrativo de Provimento 37 - Trabalhadores com Contrato de Trabalho a Termo Certo 97 Total 219

ƒ Recrutamento e Selecção: - Concursos de Ingresso – 27: o Nº de candidaturas – 1.430; o Nº de métodos de selecção – 70; o Nº de avaliações – 2.296; o Nº de vagas preenchidas – 104; - Concursos de Acesso – 1: o Nº de Candidaturas – 23; o Nº de Métodos de Selecção – 62; o Nº de Avaliações – 559; o Nº de Vagas preenchidas – 151;

ƒ Formação Contínua: - Nº de Acções realizadas – 22; - Nº de Presenças em formação (formandos) – 293; - Nº de Horas de formação – 1.587; - Volume de formação – 11.892 horas; - Nº Candidaturas realizadas – 6; - Nº Candidaturas aprovadas – 4; - Valor candidatado – 197.700, 51 €; - Valor aprovado – 147.122, 36 €.

66 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Divisão Social

Apoio à Infância

ƒ No ano de 2004/2005 frequentaram as três unidades educativas um total de 149 crianças filhos de trabalhadores da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, distribuídos pelas valências de Creche e Jardim de Infância, nomeadamente: - Creche 61; - Jardim de Infância de Vale Rosal 58; - Jardim de Infância das Barrocas 30.

ƒ Nesta área de actividade é de realçar as seguintes acções: - Desenvolvimento do projecto educativo em cada um dos equipamentos de infância (Creche do Miradouro, Jardim de Infância das Barrocas e Jardim de Infância de Vale Rosal); - Concretização de Projectos comuns de natureza sócio-educativas, nomeadamente: o Dinamização de passeios e visitas a locais de interesse cultural; o Participação activa da valência de Jardim de Infância (Vale Rosal e Barrocas) no Corso de Carnaval das Escolas; o Comemoração do Dia Mundial da Criança; o Realização das Festas de Final de Ano Lectivo; o Realização da Festa de Natal que, pela primeira vez integrou as três unidades educativas, tendo como objectivo o intercâmbio entre as famílias, crianças e equipas. Teve lugar no Clube Recreativo Pragalense (espaço concedido gratuitamente para o evento) no dia 16 de Dezembro com um espectáculo subordinado ao tema “Operários de Natal”; o Organização e concretização de uma Colónia Aberta, na Praia da Rainha de 30 de Maio a 23 de Junho, abrangendo um total de 90 crianças.

ƒ Ao nível da relação Instituição/Família: - Reuniões Gerais de Pais; - Reuniões Temáticas; - Reuniões de programação de Projectos/Actividades. - Foi assegurada a Programação e Organização do Ano Lectivo 2005/2006.

Actividades Culturais e Recreativas

ƒ Programa de Férias para os Filhos dos Trabalhadores: - Foi assegurada a organização de cinco Campos de Férias – três Residenciais e dois Temáticos: o Campos de Férias Residenciais – 1º Turno, 17 a 28 de Julho, 23 participantes, Alvito, Beja; 2º Turno, 30 de Julho a 13 de Agosto, 31 participantes, Candosa, Góis; 3º Turno, 13 a 27 de Agosto, 30 participantes, Cadaval; o Campos Temáticos – 1º Turno, 1 a 12 de Agosto, 18 participantes, "Histórias de Fantasia"; 2º Turno, 16 a 30 de Agosto, 19 participantes, " 1,2,...3 Acção". O local de realização de ambos os turnos foi a Centro Juvenil de Santo Amaro, Laranjeiro. O projecto abrangeu um total de 121 crianças dos 7 aos 12 anos de idade.

67 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Festa de Natal para os filhos dos trabalhadores: - Decorreu a 11 de Dezembro no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, em colaboração com os Órgãos Representativos dos trabalhadores. - Realização de espectáculo com: o Alberto Quaresma (apresentação); o Grupo de Dança Hip Hop “Next”; o Grupo de Palhaços “Companhia Marimbondo”; o Banda Musical “Anjos”; - Foi assegurada a distribuição de brinquedos, lanches e balões a todas as crianças participantes; - Ainda no âmbito da quadra natalícia, à semelhança dos anos anteriores, procedeu-se à oferta do Bolo-rei e Vinho do Porto aos trabalhadores em actividade nos dias 21, 24 e 25 de Dezembro, num total de 660 trabalhadores abrangidos.

ƒ Projecto “Preparação para a Aposentação”: - Este projecto tem por destinatários todos os funcionários da Câmara Municipal de Almada próximos da aposentação, sendo também extensivo aos cônjuges. Tem por objectivo primordial, preparar o indivíduo para uma nova etapa da vida, através da sensibilização, informação e orientação, sobre os vários aspectos inerentes a esta problemática; - Foi assegurada a realização do VII Seminário de Preparação para a Aposentação (18, 19 e 20 de Maio, no Complexo Municipal dos Desportos “ Cidade de Almada”).

ƒ Apoio Sócio – Laboral/Atendimento Individual: - Nesta área de intervenção, prosseguiu o atendimento personalizado, e apoio aos trabalhadores e seus familiares com situação – problema.

ƒ Trabalhadores Aposentados: - No sentido de dignificar a cessação de funções dos trabalhadores aposentados desenvolveram-se acções na perspectiva de organização de uma sessão de homenagem.

ƒ Refeitórios e Bares - Foi assegurada a Gestão do Refeitório Municipal da Rua D. João de Portugal, de Vale Figueira Parque e do Bar do Departamento de Administração Urbanística; - Foi concluído o concurso público para a exploração dos refeitórios e bares municipais; - Foi desenvolvido o projecto de reestruturação e melhoria das condições físicas e ambientais do refeitório da Rua D. João de Portugal; - Número de Refeições Servidas: o Refeitório da R. D. João de Portugal – 26.033; o Refeitório de Vale Figueira Parque – 20.135; o Bar do Departamento de Administração Urbanística/Departamento de Obras Municipais e Habitação – 7.832; o Creche – 31.884; o Jardins de Infância – 38.160; o Total de Refeições – 70.044.

68 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Programa de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - Foi assegurado o levantamento e caracterização dos trabalhadores inscritos; - Este programa foi frequentado por 58 trabalhadores, distribuídos por 5 grupos, sendo que 41 já concluíram o nível de escolaridade pretendido; - Conclusão do 6º ano de escolaridade: 10 participantes; - Conclusão do 9º ano de escolaridade: 31 participantes; - Entre Julho e Dezembro verificaram-se 24 novas inscrições de trabalhadores que aguardam a constituição do grupo para certificação de competências.

ƒ Atendimento e Informação: - No ano de 2005 foram registados pelo Serviço de Atendimento ao Público um total de 37.234 documentos dos quais 12.440 corresponde a correspondência interna e 24.794 a correspondência externa. - Verificou-se uma média de 8.100 atendimentos presenciais no ano o que corresponde a uma média de 23 atendimentos por dia verificando-se uma média 151 documentos registados por dia. - Melhoria das condições físicas, ambientais e funcionais; - Edição de 3 números do Boletim Informativo RH; - Edição e afixação de 71 folhas informativas; - Participação no sub-projecto Intranet no âmbito da Almada Cidade Digital; - Elaboração do Balanço Social interno e externo; - Participação nas reuniões de trabalho e nos workshops para eco-consultores no âmbito do projecto EMAS;

ƒ Trabalhadores com Limitações Funcionais: - Foi assegurado o acompanhamento das situações de doença prolongada em articulação com o Serviço de Saúde Ocupacional.

ƒ Acolhimento e Integração – Acolher bem... para melhor integrar: - Desenvolvimento de 10 acções de acolhimento, abrangendo um total de 56 trabalhadores.

ƒ Foi assegurada a participação no Programa Europeu EMAS – Sistema Comunitário de Eco – Gestão e Auditoria.

4.2. DEPARTAMENTO DE SALUBRIDADE, ESPAÇOS VERDES E TRANSPORTES

4.2.1. SALUBRIDADE

Divisão de Salubridade

ƒ Foi dada continuidade à implementação do sistema de deposição diversificado, definindo-se o tipo de contentor de acordo com a área habitacional a servir.

ƒ Nas recolhas selectivas para além do acompanhamento da actividade da AMARSUL que tem como responsabilidade o tratamento e a valorização dos Resíduos Urbanos do

69 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Concelho, promoveu-se a recolha selectiva em geral, garantindo a separação e recolha dos resíduos recicláveis em todos os edifícios municipais e uma laboração amiga do ambiente.

ƒ Prosseguiu o estudo de Optimização dos Circuitos, nomeadamente ajuste de alguns circuitos diurnos e a preparação do Concurso para a aquisição do Programa de Optimização.

ƒ Foi assegurada a participação no desenvolvimento de campanhas de sensibilização para a higiene pública e educação ambiental.

ƒ Das actividades de formação profissional destaca-se a formação/informação de cantoneiros de limpeza em vários domínios da remoção de resíduos, acidentes de trabalho, veículos de recolha e manutenção.

Limpeza Pública

ƒ O quantitativo de Resíduos Urbanos recolhidos no ano 2005 foi 102.019 toneladas, verificando-se um acréscimo de 651 toneladas relativamente ao ano anterior.

ƒ O quantitativo de resíduos especiais-entulhos depositado no Aterro sanitário foi 8.853 toneladas.

ƒ Efectuaram-se 552 acções de recolha dos contentores de 15m3 instalados no Concelho.

Plano de Recolha de Resíduos Urbanos

ƒ Prosseguiram os estudos para implementação de um sistema de recolha diversificado e adaptado às características de cada zona do Concelho, nomeadamente recolha individual e colectiva com contentores semi-enterrados, enterrados e de superfície.

ƒ Apoio à AGENEAL na elaboração do Relatório parcelar do Projecto “Apoio à Gestão do Processo da Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos da Câmara Municipal de Almada”.

ƒ Continuidade da colocação de contentores de 15m3 (contentores de transferência) em vários locais do concelho para a deposição de objectos volumosos e entulhos.

ƒ Foi assegurada a instalação de contentores enterrados na zona envolvente ao novo Teatro Municipal – Freguesia da Cova da Piedade: Av. Professor Egas Moniz (dois contentores), Rua Francisco Sá de Miranda (um contentor), Pr. Prof. Egas Moniz (um contentor), Rua Pedro Nunes (três contentores) e Pr. Camilo Castelo Branco (um contentor).

ƒ Implementação do sistema de recolha com contentores individuais na Zona do Pinheirinho Norte e Zona da Quinta dos Palheirões – Freguesia da Charneca de Caparica.

70 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Estas alterações do sistema de recolha implicaram o ajuste dos circuitos diurnos, que foi efectuado e implementado em colaboração com o serviço da Recolha.

ƒ Preparação e conclusão do Concurso para a Aquisição do Programa de Optimização de Circuitos.

Conservação e Manutenção de Contentores

ƒ Foi assegurada a colocação e substituição de 2.092 contentores colectivos e individuais.

ƒ Foi assegurada a lavagem de contentores colectivos e individuais no parque e os semi- enterrados e enterrados no local.

Recolha Selectiva

ƒ Foi assegurada a recolha de papel e cartão depositado na zona envolvente aos Ecopontos, e directamente em estabelecimentos comerciais e edifícios da autarquia, traduzindo-se num total de 272 toneladas transportadas para a estação de triagem, complementarmente à actividade desenvolvida pela AMARSUL neste domínio.

Limpeza Urbana

ƒ Foi mantida a prestação de serviços para a lavagem e varredura das vias e passeios das zonas principais das Freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Costa de Caparica, assim como a fiscalização da sua actividade.

ƒ Acções desenvolvidas no domínio da limpeza urbana: - 897 Intervenções de grandes limpezas por todo o concelho; - 188 papeleiras colocadas e substituídas; - 407 intervenções de varredura mecanizada, incidindo principalmente nos núcleos urbanos das Freguesias; - 275 acções de corte de ervas que incidiram nos espaços urbanos não consolidados, tais como azinhagas, valas hidráulicas e bermas de estradas municipais; - Remoção da via pública de materiais de promoção e publicidade ilegal.

ƒ No âmbito do programa “Floresta Segura, Floresta Verde foi assegurada a coordenação de uma equipa de 30 pessoas que efectuou a limpeza da faixa de floresta compreendida entre a Fonte da Telha e a Trafaria, incluindo os parques de estacionamento das praias e área florestal da Freguesia do Laranjeiro. Como resultado desta iniciativa removeram–se 40 toneladas de resíduos.

Recolha de Objectos Volumosos e Aparas de Jardins de Particulares

ƒ Foi mantida a descentralização da Recolha Personalizada de Objectos Volumosos e Aparas de Jardins de Particulares nas Juntas de Freguesia.

ƒ Foi assegurado o apoio por parte dos serviços municipais nas áreas das Freguesias da Cova da Piedade, da Costa de Caparica e da Charneca de Caparica (zona da Aroeira).

71 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ O quantitativo destes resíduos recolhidos pelas Juntas de Freguesia foi 8.160 toneladas que correspondeu a 6.519 fretes.

ƒ O apoio da Câmara a esta actividade traduziu-se em 2.999 toneladas recolhidas que correspondeu a 1.511 fretes.

ƒ Relativamente ao ano anterior verifica-se um acréscimo do quantitativo de resíduos recolhidos pelas Juntas de Freguesia (mais 223 toneladas) e uma diminuição do apoio da Câmara Municipal (menos 302 toneladas).

ƒ Como resultado da recolha destes resíduos na via publica e de grandes limpezas foi registado um quantitativo de 11.159 toneladas depositado no Aterro Sanitário.

Limpeza de dejectos caninos

ƒ Foi assegurada a remoção periódica dos receptores de dejectos caninos, e a reposição de 3.775 rolos de sacos nos dispensadores.

ƒ Foi assegurada a entrega de rolos de sacos para os dejectos caninos às Juntas de Freguesia.

ƒ Foi assegurada a colocação de três dispensadores de sacos para dejectos caninos com receptores na Freguesia da Trafaria, no âmbito da Semana da Mobilidade.

Canil

ƒ Foram entregues e recolhidos 533 canídeos e levantados 169.

Praias

ƒ Foi assegurada a limpeza das praias.

ƒ As actividades consistiram, nos primeiros meses do ano e final da época balnear, em retirar os resíduos de grandes dimensões do areal, limpeza mecânica das praias, substituição dos sacos que ficaram em algumas estruturas nas áreas concessionadas dos apoios de praia que funcionam todo o ano e na recolha de papeleiras de toda a zona do Paredão, na Frente Urbana de Praias.

ƒ Entre Junho e Setembro foi assegurada a limpeza mecânica do areal com dois tractores acoplados a máquinas de limpeza, a substituição e a recolha dos sacos das estruturas que se encontravam distribuídas pelas praias e parques de estacionamento com dois tractores acoplados a atrelado e a limpeza manual dos acessos das praias e zonas dunares.

ƒ Todas estas acções ocorreram diariamente, de Junho a Setembro, sendo a limpeza mecânica e recolha de sacos no período nocturno e a limpeza manual no período da manhã. A partir de Outubro esta actividade ocorreu apenas às segundas e sextas no período diurno.

72 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Na Época Balnear foram colocadas cerca de 600 estruturas para os sacos das praias “lixões”, distribuídas pelo areal, acessos às áreas concessionadas e parques de estacionamento de todas as praias da Costa da Caparica.

ƒ O total de sacos utilizados foi de 76.185.

ƒ Foram recolhidas 788 toneladas de resíduos nas praias, parques de estacionamento e matas durante a Época Balnear, traduzindo-se no transporte de 555 fretes para as caixas de transferência que foram colocadas na Praia da Mata, Praia da Bela Vista e Bairro do Campo da Bola.

Desinfestação

ƒ Foram mantidos e reforçados os programas de desinfestação e de desratização do Concelho.

ƒ Este serviço continuou a ser de responsabilidade de uma empresa que deu cumprimento ao seu Plano de Acções e atribuiu uma especial atenção aos estabelecimentos escolares. O número de pedidos de intervenção de desbaratização e desratização registado foi 465.

Bandeira Azul

ƒ Foram preparadas e entregues seis candidaturas à Bandeira Azul da Europa 2005: Praia da Mata, Praia da Rainha, Praia do Castelo, Praia da Cabana do Pescador, Praia do Rei e Praia da Sereia, as quais foram aprovadas pelo Júri Europeu e as respectivas bandeiras hasteadas nas áreas concessionadas.

ƒ Foi assegurada a colocação de informação regular aos utentes das praias sobre os resultados das análises das águas balneares e outras informações de carácter ambiental.

ƒ A qualidade das águas balneares de toda a frente de praias da Costa da Caparica apresentou como resultado final para o ano 2006: Boa Qualidade.

AMARSUL

ƒ Foi assegurada a recolha regular dos resíduos colocados nos Ecopontos e no Ecocentro, tendo-se verificado por parte dos munícipes uma adesão crescente na deposição de resíduos para reciclagem.

ƒ Os valores contabilizados, pela AMARSUL neste período foram os seguintes: - Vidro – 2.248 toneladas (mais 146 toneladas que em 2004); - Papel – 2.929 toneladas (mais 568 toneladas que em 2004); - Embalagens – 911 toneladas (mais 136 toneladas que em 2004).

ƒ Foi assegurada pela AMARSUL a manutenção do equipamento de recolha selectiva do Concelho.

73 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ O Ecocentro registou também uma adesão considerável por parte dos munícipes, que se traduziu num total 5.463 entradas, sendo 798 de empresas e 4.665 de particulares. Relativamente ao ano anterior verifica-se um acréscimo de mais 501 entradas.

ƒ O quantitativo de resíduos depositados foi de 2.247 toneladas num total de 6.796 descargas, constando-se um acréscimo de 201 toneladas e de 322 descargas relativamente ao ano anterior.

ƒ Por tipo de resíduo as quantidades e descargas depositadas foram as seguintes: - Ramagens – 130 toneladas num total de 467 descargas; - Objectos volumosos – 110 toneladas num total de 1.232 descargas; - Entulhos – 1982 toneladas num total de 3.528 descargas; - Papel e Cartão – 22 toneladas num total de 562 descargas; - Embalagens – 3 toneladas num total de 408 descargas; - Vidro – 475 descargas; - Óleos – 83 descargas; - Pilhas – 41 descargas.

ƒ Para reforçar a recolha selectiva do papel e cartão, a AMARSUL iniciou este ano a recolha porta a porta deste resíduo nos comerciantes do Concelho, com maior incidência nas Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Cacilhas, Pragal, Laranjeiro, Feijó e Costa de Caparica. O número de estabelecimentos envolvidos foi 614 e o quantitativo recolhido foi 489 toneladas.

Serviço de Fiscalização

ƒ Foram registados 468 pedidos de intervenção, dos quais 230 correspondem a situações de insalubridade, 80 de canídeos, 67 de ruído e 39 de entulhos/monos.

ƒ No ano de 2005 foram efectuadas 418 notificações, 34 pedidos de parecer sanitário, levantados 57 autos de contra-ordenação. Neste período foram emitidas 115 “licenças especiais de ruído”.

ƒ Foram removidas da via pública um total de 77 viaturas em estado de abandono ou em sucata. A partir de Julho este serviço passou a ser da competência da Empresa Municipal ECALMA.

ƒ Foram registados 37 pedidos de intervenção sobre ocupação do espaço público e 29 sobre publicidade ilegal, aos quais foi dado o devido seguimento.

ƒ Foram efectuadas diversas acções de fiscalização diurna e nocturna no âmbito do cumprimento do horário de encerramento dos estabelecimentos comerciais, assim como acções de vigilância, controle e prevenção no âmbito dos Regulamentos Municipais sobre Ocupação do espaço Público e sobre Afixação e Inscrição de Mensagens de Publicidade e Propaganda.

74 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

4.2.2. JARDINS E ESPAÇOS VERDES

Conservação

ƒ Trabalhos de conservação: - Todas as Freguesias: o Foi assegurada a conservação das áreas ajardinadas, designadamente através de podas de árvores, retanchas e plantações de árvores, arbustos e plantas da época nas floreiras e canteiros; - Freguesia de Almada: o Efectuou-se o ajardinamento com instalação de sistema de rega automático no canteiro da Rua de Olivença; o Foram colocadas floreiras com a respectiva ornamentação na Rua de Olivença. - Freguesia da Cova da Piedade: o Foi ajardinada a rotunda com instalação de sistema de rega automático gota a gota enterrado no Largo 5 de Outubro; o Foi efectuado o ajardinamento com a instalação de sistema de rega automático no canteiro da Av. Rainha D. Leonor; - Freguesia do Laranjeiro: o Procedeu-se à instalação de sistemas de rega automáticos nos canteiros da Rua Francisco Sousa Tavares; o Foi efectuada a automatização dos sistemas de rega dos canteiros da Rua dos Álamos e Rua dos Eucaliptos; - Freguesia do Feijó: o Procedeu-se à recuperação da rotunda na via de acesso ao Almada Fórum; o Foi efectuada a alteração da caixa de válvulas do sistema de rega no talude da Rua Guilherme Coração; o Procedeu-se à montagem de um sistema de rega automático no jardim da Rua Francisco de Almeida; - Freguesia do Pragal: o Foi instalado sistema de rega automático nos canteiros da Rua Alfredo Keill e Rua Direita; o Foi efectuada a automatização dos sistemas de rega nas placas ajardinadas e taludes do Bairro do Matadouro; o Foi instalado sistema de rega no canteiro da Rua Câmara Pestana; o Foi efectuado o ajardinamento com instalação de sistema de rega automático na rotunda da Rua Direita, em frente à Escola Secundária Fernão Mendes Pinto; - Freguesia da Costa de Caparica: o Efectuou-se o melhoramento nos sistemas de rega dos canteiros na Avenida General Humberto Delgado, com a automatização dos mesmos; o Foi efectuada a retancha das árvores no parque de estacionamento da Praia da Rainha; o Foi instalado sistema de rega automático na rotunda frente ao Parque de Sto. António, na rotunda da Rua Catarina Eufémia com a Rua Manuel Agro Ferreira e no triângulo ajardinado junto à Via Rápida; o Procedeu-se ao ajardinamento com instalação de sistema de rega automático no Largo da Coroa;

75 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Freguesia de Cacilhas: o Foi ajardinado o canteiro da estátua na Rua Elias Garcia; - Freguesia da Charneca de Caparica: o Efectuou-se o ajardinamento com instalação de sistema de rega nas rotundas da Estrada da Bela Vista e Rua Nuno de Bragança; o Foi efectuada a automatização do sistema de rega na faixa separadora da Urbanização Pinhal d’el Rey; o Foi instalado sistema de rega novo nos dois canteiros da Av. Fernando Namora; - Freguesia da Sobreda: o Efectuou-se a recuperação dos espaços ajardinados das Casas Velhas; o Efectuou-se o ajardinamento com instalação de sistema de rega automático do canteiro na Quinta do Chiado; - Freguesia da Trafaria: o Efectuou-se o ajardinamento com instalação de sistema de rega automático da rotunda na Via Panorâmica Pablo Neruda nos Capuchos.

ƒ Durante o ano de 2005 foram efectuadas as seguintes plantações: - 659 Árvores; - 3.304 Arbustos; - 2.049 Herbáceas vivazes; - 78.967 Herbáceas anuais.

Viveiros

ƒ No Viveiro dos Capuchos e Viveiro do Alto do Índio procedeu-se às tarefas inerentes à época nos viveiros (reprodução de plantas, sachas, mondas, regas e plantações de árvores em plantório).

Ornamentações

ƒ Foram satisfeitas todas as solicitações tanto a nível exterior como também de interiores nos quais foram movimentadas 2.763 vasos e 3.084 floreiras, com o respectivo transporte, entrega e levantamento.

Planos de Intervenção

ƒ Requalificação / Instalação de Espaços de Recreio Infantil: - Desenvolvimento de Plantas de Implantação dos painéis de informação adquiridos, para os seguintes locais: dos Caranguejais, Cova da Piedade; o Jardim Largo 5 de Outubro, Cova da Piedade; o Avenida Prof. Rui Luís Gomes, Laranjeiro; o Largo Mouzinho da Silveira, Laranjeiro; o Parque da Criança, Laranjeiro; o Parque 25 de Abril - Bairro do Matadouro, Pragal; o Fonte Santa, Trafaria; o Funchalinho, Trafaria; o Porto Brandão, Trafaria;

76 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

o Rua Afonso de Albuquerque, Trafaria; - Desenvolvimento de Pormenores de Construção para rampa de acesso a deficientes no Parque Infantil de Vila Nova – EN 10-1, Caparica; - Acompanhamento e gestão das obras de implantação que decorreram nos seguintes locais: o Parque de Vila Nova – EN 10-1, Caparica; o Rua Gil Eanes – Vila Nova, Caparica; o Calçadinha da Horta, Pragal; o Rua Manuel Parada, Sobreda; o Rua Clube Recreativo do Feijó, Feijó; o Rua Francisco Taborda, Feijó; o Praceta Melvim Jones, Almada; o Azinhaga do Ginjal, Caparica; o Praceta Olivério Serpa, Costa de Caparica; o Praça Camilo Castelo Branco, Cova da Piedade; - Inspecção seguida de pedido de desmantelamento no Espaço de Recreio Infantil da Praceta Dr. Barbosa do Bocage, Laranjeiro.

ƒ Preparação de Intervenções: - Acompanhamento do processo de concurso relativo ao Espaço de Recreio Infantil da Avenida do Oceano, Costa de Caparica; - Análise do processo de concurso para Implantação e Requalificação de Espaços de Recreio Infantil (aquisição de equipamento de recreio infantil e mobiliário urbano), referentes aos seguintes locais: o Praceta Melvim Jones, Almada; o Azinhaga do Ginjal, Caparica; o Praceta Olivério Serpa, Costa de Caparica; o Praça Camilo Castelo Branco, Cova da Piedade; - Preparação e análise do processo de concurso para Implantação e Requalificação de Espaços de Recreio Infantil (aquisição de equipamento de recreio infantil e mobiliário urbano), referentes aos seguintes locais: o Jardim do Castelo, Almada; o Rua Galileu Saúde Correia, Pragal; o Bairro do IGAPHE/INH, Sobreda; o Quinta dos Porfírios, Sobreda; o Rua João Villaret, Feijó.

ƒ Preparação do Livro de Manutenção, de acordo com o Artigo 30º do Regulamento, anexo ao decreto-lei n.º 379/1997 de 27 de Dezembro, para cada um dos Espaços de Recreio Infantil existentes no Concelho.

ƒ Acompanhamento das vistorias a Espaços de Recreio Infantil sujeitos a Inspecção Principal Anual pela Comissão Técnica de Inspecção dos Espaços de Jogo e Recreio do Instituto de Desporto de Portugal.

ƒ Foi assegurado o desenvolvimento de Cadernos de Manutenção, Fichas de Inspecção, Reclamações e Acidentes para os Espaço de Recreio Infantil.

77 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi assegurada a elaboração de Parecer Técnico sobre o espaço de recreio infantil na Rua Oliveira Feijão, Palhais, na Charneca de Caparica.

ƒ PMEV - Plano Municipal de Espaços Verdes: - Levantamento e carregamento de dados relativos à Estrutura Verde Secundária; - Digitalização de novas áreas de espaços verdes.

ƒ Projectos de Arquitectura Paisagista: - Largo Fernão Mendes Pinto, rotunda e envolvente, Pragal; - Jardim do Arco-Íris, Av. do Oceano, Costa de Caparica.

Melhoramento e Recuperação de Espaços Públicos

ƒ Elaboração de propostas de intervenção: - Envolvente ao Equipamento de Infância de Vale Rosal, Charneca de Caparica; - Espaço Animal; - Execução do Espaço Animal da Avenida Rainha D. Leonor, Cova da Piedade; - Proposta para a Rua Ramiro Ferrão, Almada; - Proposta de Intervenção para a Terreiro Amato Lusitano, Laranjeiro.

ƒ Elaboração de propostas de vegetação para os seguintes espaços: - Espaço de Recreio Infantil da Rua Barbosa de Magalhães, Sobreda; - Espaço de Recreio Infantil da Rua do Clube Recreativo do Feijó, Feijó; - Jardim 25 de Abril, Bairro do Matadouro, Pragal; - Bairro Cor-de-Rosa, Pragal.

ƒ Elaboração de propostas para recuperação e instalação de mobiliário urbano: - Praceta Fernão Mendes Pinto, Pragal; - Requalificação da envolvente do Teatro Municipal; - Proposta de Arborização, com definição de caldeiras, implantação das mesmas, e Plano de Plantação de Árvores para a Avenida Rainha D. Leonor, Cova da Piedade; - Requalificação do Parque das Bicicletas; - Requalificação do Parque Comandante Ramiro Correia; - Proposta de localização de ‘espaço animal’.

ƒ Desenvolvimento de estudos de localização e implantação e Projectos Técnicos de Execução, relativos às seguintes situações: - Nova Escola Básica do 1º Ciclo na Charneca de Caparica; - Piscinas – Sobreda; - Piscinas – Charneca de Caparica e Parque Natural.

ƒ Foi desenvolvida proposta de Parque Aventura para a Charneca de Caparica, como lugar de recreio alternativo, ao nível de Programa Base e estimativa do valor da obra.

ƒ MST – Metro Sul do Tejo: - Foi assegurada a participação como apoio técnico na Área 1 (Arranjos Exteriores), relativamente aos Espaços Verdes; - Foi assegurado o acompanhamento da obra relativa aos troços 3 e 6;

78 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Colaboração na proposta de intervenção para as pracetas entre a área de intervenção do Metro Sul do Tejo na Avenida 23 de Julho, e a Rua D. Carlos I no Laranjeiro. Participação na concepção e estimativa de custos; - Emissão de Parecer Técnico relativo à entrega de peças desenhadas e escritas do Troço 3. - Emissão de Parecer Técnico relativo à entrega de peças desenhadas e escritas de alterações, do Troço 5; - Emissão de Parecer Técnico relativo ao Talude da Avenida 23 de Julho; - Emissão de Parecer Técnico relativo à proposta do Metro Sul do Tejo de substituição de árvores por arbustos em caldeiras do Troço 3.

ƒ Plano de Mobilidade – Acessibilidades 21: - Acompanhamento da obra relativa ao Projecto de Arquitectura Paisagista para o Largo 5 de Outubro – rotunda e envolvente, freguesia da Cova da Piedade; - Participação nas propostas de intervenção para: o Largo Antero de Quental, Cova da Piedade; o Praça comandante José Braz, Cova da Piedade.

ƒ Programa POLIS da Costa de Caparica: - Acompanhamento do desenvolvimento do Projecto de Espaços Exteriores para o Jardim Urbano e emissão de Parecer Técnico.

ƒ Programa Especial de Realojamento: - Participação na análise do projecto dos Espaços Exteriores para o Campo Soares dos Reis (Quinta do Chegadinho – PP9), para avaliar/equacionar o lançamento da obra.

ƒ PAC - Plano Almada Ciclável: - Participação no Grupo de Trabalho tendo em vista a concretização do Plano Almada Ciclável; - Análise da Proposta de traçado para a Ciclovia Trafaria – Costa de Caparica.

ƒ Programa EMAS: - Participação como eco-consultor no processo de certificação EMAS da Câmara Municipal de Almada; - Elaboração do Levantamento Ambiental relativo aos Sítios afectos aos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Almada.

ƒ Acompanhamento da obra relativa ao Projecto de Espaços Exteriores do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária da Sobreda.

4.3. TRÂNSITO E TRANSPORTES

CRIAR NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE, MELHORAR AS ACESSIBILIDADES E O ESTACIONAMENTO

ƒ Plano de Mobilidade “Acessibilidades 21”:

79 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Foi elaborado o Regulamento Geral de Estacionamento e Circulação, submetido a Audiência Prévia, aprovado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal; - Foram elaborados os Regulamentos das Zonas Piloto aprovados pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal; - Foram desenvolvidos os seguintes projectos de remodelação de eixos: o Rua Direita/Rua D. João de Castro; o Avenida D. João I; o Rua Padre António Vieira; - Foi assegurado o acompanhamento dos projectos de remodelação dos seguintes arruamentos e respectivos remates com o Projecto de Requalificação do Espaço Canal do Metro Sul do Tejo: o Rua Marcos de Portugal; o Rua da Cruz Vermelha; o Rua D. Francisco de Melo e Noronha; o Largo da Fomega; o Rua Comandante António Feio; o Rua Cândido dos Reis; o Rua Bernardo Francisco da Costa; o Rua da Olivença; - Foi assegurado o desenvolvimento de estudo para a Rua Cândido Capilé, prevendo a inversão do sentido de circulação, de modo a assegurar a acessibilidade do Quartel dos Bombeiros de Almada e o funcionamento do novo Equipamento de Infância instalado nesta rua; - Foi assegurado o acompanhamento do estudo de desvios de trânsito para o troço 1 do Metro Sul do Tejo (centro de Almada, para acautelar a execução da obra e a implementação do Plano de Mobilidade na área envolvente; - Prosseguiu a obra de remodelação do eixo Rainha D. Leonor, nomeadamente com os seguintes trabalhos: o Remodelação do entroncamento da Rua Luís de Queirós; o Criação de separadores de via nas passagens de peões existentes junto à Escola Emídio Navarro e Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz; o Remodelação do entroncamento com a Rua Alexandre Herculano; o Remodelação do entroncamento com a Praça Camilo Castelo Branco; o Instalação de impedimentos de novo modelo na Av. Rainha D. Leonor, nas zonas já intervencionadas, de modo a proteger os percursos pedonais; o Remodelação, provisória, do entroncamento da Rua da Liberdade com a Rua Eduardo Tavares; o Execução de rotundas nos entroncamentos da Rua Cidade de Ostrava com a Rua Ramiro Ferrão, Cova da Piedade e com a Rua Direita, Pragal; - Implementação de rotundas com carácter provisório nos seguintes locais: o Rua dos 3 Vales, nos cruzamentos com as Ruas de S. Lourenço Nascente e S. Lourenço Poente; o Av. Arsenal do Alfeite, no cruzamento com a Rua da Alembrança; - Instalação de semáforos nas passagens de peões junto às seguintes rotundas: o Largo 5 de Outubro, Cova da Piedade; o Fernão Mendes Pinto, Pragal; - Entrada em funcionamento dos semáforos instalados no entroncamento da Av. Torrado da Silva com a Rua S. Lourenço Nascente;

80 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Introdução de medidas de acalmia de tráfego na Rua da Bela Vista, Freguesia da Caparica, com a instalação de três passadeiras sobrelevadas; - Foram desenvolvidos contactos com as empresas Transportes Sul do Tejo e Sulfertagus para ajuste do percurso das carreiras de transportes públicos, em face das alterações a implementar com a remodelação do eixo Rainha D. Leonor; - Foram pintados novos lugares de estacionamento, nos seguintes arruamentos: o Rua Manuel Febrero, Cova da Piedade – 9 lugares; - Foram pintadas duas novas passadeiras para peões na Rua José Ferreira Jorge, Cova da Piedade; - Foram repintadas passadeiras nos seguintes arruamentos: o Quinta da Morgadinha, Charneca de Caparica – quatro passadeiras; o Rua dos Espatários, Almada – uma passadeira; o Rua Capitão Leitão, Almada – duas passadeiras; o Rua União Piedense, Cova da Piedade – sete passadeiras; o Rua José Carlos de Melo, Laranjeiro – oito passadeiras; o Rua Miradouro de Alfazina, Caparica – uma passadeira; o Rua Maestro Leonel Duarte Ferreira, Almada – uma passadeira; o Rua de Tanger, Cova da Piedade – uma passadeira; o Rua de Vera Cruz, Cova da Piedade – uma passadeira; o Rua das Terras dos Cortes Reais, Cova da Piedade – uma passadeira; o Rua Afonso Paiva, Feijó – uma passadeira; - Foram instalados os seguintes lugares de estacionamento reservados a deficientes: o Praceta Adelaide Coutinho, Almada; o Rua Trindade Coelho, Cacilhas; o Rua Hermínio do Nascimento, Charneca de Caparica; o Rua Dr. Julião de Campos, Almada; o Rua Capitão Ribeiro da Cruz, Costa de Caparica; o Rua José Correia Pires, Pragal; o Rua Afonso Paiva, Feijó; o Rua José Afonso, Laranjeiro; o Rua Padre Américo, Laranjeiro; o Praceta Dr. Barbosa Du Bocage, Laranjeiro; o Rua Joaquim Agostinho, Costa de Caparica; o Rua S. Domingos, Pragal; o Av. D. Nuno Alvares Pereira, Almada; o Rua de S. Lourenço Nascente, Pragal. - Foi assegurada a alteração do sistema semafórico de controlo de velocidade na Rua de Vale Figueira, frente às instalações de Vale Figueira Parque, de modo a melhorar a segurança rodoviária no entroncamento com a Estrada da Bela Vista; - Foi assegurada a renovação da sinalização vertical na ex. EN 377-1, na zona de Murfacém; - Procedeu-se à alteração do entroncamento da Rua Laura Alves com a Avenida Ilha da Madeira, Aroeira, de modo a melhorar a segurança rodoviária neste entroncamento; - Conclusão da intervenção ao nível da melhoria da sinalização, no entroncamento da Avenida do Mar com a Estrada Florestal, Fonte da Telha, com a instalação de “olhos de gato”;

81 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Reordenamento da Avenida da Republica, Rua Dr. Leite Lage e Rua Bulhão Pato, na Freguesia da Costa de Caparica, com a instalação de impedimentos físicos e pintura de lugares de estacionamento num total de 76 lugares; - Na Rua 8 de Setembro, Laranjeiro, foram pintados 20 novos lugares de estacionamento e repintados outros 25; - Foi instalada sinalização de hierarquização de vias no núcleo antigo do Casalinho da Rosa, Caparica, dada a infra-estruturação das vias; - Foi reforçada a sinalização de proibição de circulação de viaturas pesadas nos arruamentos da Quinta da Madalena, Charneca de Caparica; - Foi implementado o Plano de Circulação de Transportes Pesados no acesso à Trafaria; - Foi assegurada a análise dos projectos de sinalização temporária e condicionamentos de trânsito para a execução de obras no Concelho: o Obra do Novo Mercado do Laranjeiro; o Trabalhos de Prospecção Geológica e Geotécnica na Estação do Pragal; o Obra do Estádio Municipal José Martins Vieira, Cova da Piedade; o Instalação de infra-estruturas em diversos locais do Concelho; o Empreitadas dos Serviços Municipalizados em diversos locais do Concelho; o Preparação do fornecimento de material termoplástico retroreflector de aplicação a quente em troços de estrada no âmbito do Plano Bianual de Pinturas; o Execução do Plano Anual de Conservação; - Foi assegurado o acompanhamento do Projecto do Metro Sul do Tejo; - Foi assegurado o acompanhamento do Plano Almada Ciclável;

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Foi assegurada a elaboração de estudo para melhoria das condições de acessibilidade e segurança junto à Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Vila Nova, Caparica, tendo sido implementadas as seguintes medidas: - Execução de uma passadeira sobrelevada; - Execução de passeios, que garantam a continuidade de um percurso pedonal, na zona envolvente à Escola; - Baias frente ao portão da Escola, para maior segurança dos alunos; - Deslocação de uma passadeira, existente na Rua Vasco da Gama, de modo a garantir uma continuidade no percurso pedonal de/para a Escola.

ƒ Execução da sinalização horizontal na Av. Prof. Ruy Luís Gomes, na sequência da implementação das medidas de acalmia de tráfego (Laranjeiro).

ƒ Foram implementadas as seguintes medidas, no âmbito do estudo elaborado para a zona envolvente ao novo Teatro Municipal: - Remodelação do estacionamento, na Av. Prof. Egas Moniz, Praça Prof. Egas Moniz e Rua Pedro Nunes; - Execução de uma passadeira sobrelevada na Praça Prof. Egas Moniz, Cova da Piedade - Recuperação dos pisos do parque das bicicletas.

82 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade foi implementado o projecto de intervenção ao nível de medidas definitivas de acalmia de tráfego junto às Escolas existentes na Freguesia, tendo sido executadas as seguintes intervenções: - Remodelação do entroncamento junto à Escola da Corvina, na Estrada Militar; - Sobrelevação de uma plataforma e respectiva passadeira frente à Escola Básica do 1º Ciclo n.º 3, na Rua 1º de Maio; - Instalação de painéis luminosos, alimentados a energia solar, de zona de escola e execução de pavimento anti-derrapante, tipo “safe-grip”, junto à Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1, na Avenida Afonso de Albuquerque; - Execução de uma passadeira sobrelevada frente à Escola Básica do 1º Ciclo do Torrão.

ƒ No âmbito da introdução de medidas para melhorar as condições de segurança rodoviária junto a estabelecimentos escolares, foram instalados painéis luminosos, alimentados a energia solar, que detectam a velocidade de circulação das viaturas, emitindo um aviso de zona de escola, nos seguintes arruamentos: - Av. Rainha D. Leonor – Escola Secundária de Emídio Navarro e Escola Básica do 2º e 3º Ciclos D. António da Costa; - Rua Ramiro Ferrão – Escola Secundária de Anselmo de Andrade; - Rua União Piedense – Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Comandante Conceição e Silva; - Rua da Alembrança – Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Feijó; - Rua de Vale Flores – Escola Básica do 1º Ciclo n.º 5 do Feijó; - Av. Afonso de Albuquerque – Escola Básica do 1º Ciclo n.º 1 da Trafaria.

ƒ Foi assegurado o apoio a eventos realizados no Município, com a implementação de desvios de trânsito e instalação de sinalização temporária, nomeadamente: - Gravações de Programa da RTP-Internacional – Almada; - Festas da Cidade – Almada; - Festas de Cacilhas; - Semana Europeia da Mobilidade; - Gravações de Novela da FEALMAR – Almada; - Festas da Cova da Piedade.

ƒ Foi assegurada a manutenção da sinalização nas Praias da Costa de Caparica, incluindo as Praias do Rei e da Rainha, e no Terminal de Verão dos Autocarros.

ƒ Foi assegurado o apoio às empreitadas de repavimentação, com a execução e implementação dos projectos de desvios de trânsito e sinalização temporária.

ƒ Foi assegurada a análise de projectos ao nível dos acessos e percursos pedonais em termos de segurança rodoviária: - Parque de estacionamento do Estádio Municipal José Martins Vieira; - Loja “LIDL”, Mercado e Parque Desportivo da Sobreda; - Posto de Abastecimento da Auchan.

ƒ No âmbito da introdução de medidas para melhorar as condições de segurança rodoviária junto a estabelecimentos escolares, foi melhorada a sinalização junto à Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Monte de Caparica, tendo sido implementada

83 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

uma nova passadeira e criadas melhores condições de circulação pedonal na envolvente à escola.

ƒ Foi assegurada a renovação da sinalização vertical em alguns arruamentos da Costa de Caparica.

ƒ Foi assegurada a análise dos projectos de sinalização de novos loteamentos.

Divisão Infra-Estruturas Viárias e Intervenção Urbana

Conservação de Infra-Estruturas Viárias

ƒ Realização de trabalhos de pavimentação e repavimentação, nos seguintes locais: - Parque de estacionamento – Rua Pedro Álvares Cabral – Vila Nova de Caparica; - Zona de caixa de 15 m3 – Rua Catarina Eufémia – Costa de Caparica; - Troço da Rua da Liberdade – Almada; - Alameda Pablo Neruda e troço da EN 10-1 – Capuchos; - Rua D. Álvaro Abranches da Câmara – Almada; - Rua Nuno Tristão – Vila Nova de Caparica; - Traseiras da Rua Vila do Seixal (junto à escola) – Feijó; - EN 10-1, junto a rotunda de Vale Figueira; - Parques na Rua Diogo Gomes – Vila Nova de Caparica; - Parque de estacionamento – traseiras da Rua Oliveira Martins – Feijó; - Rua Manuel Campelo – Charneca de Caparica; - Rua do Vale Fetal – Charneca de Caparica; - Rua Pedro Alvares Cabral – Vila Nova de Caparica; - Terreiro da Esperança – Laranjeiro; - Parada de viaturas – Bombeiros Voluntários de Cacilhas; - Praça Camilo Castelo Branco – Cova da Piedade; - Estacionamentos – Rua Prof. Egas Moniz e Rua Pedro Nunes – Cova da Piedade; - Acessos à Escola Emídio Navarro – Almada; - Troço da Rua D. Carlos I – Laranjeiro; - Rua da Bela Vista – Monte de Caparica; - Rua Tenente Maia – Trafaria; - Troço na Praceta Camilo Castelo Branco – Cova da Piedade; - Troço da Rua Ivone Silva – Laranjeiro; - Parque de estacionamento na Rua da BelaVista – Monte de Caparica; - Troço da Rua dos Trabalhadores Rurais – Monte de Caparica; - Passadeira sobrelevada na Rua da Bela Vista – Monte de Caparica; - Passadeira sobrelevada frente escola do 2º Torrão – Trafaria; - Parque de estacionamento – Rua Piteira Santos – Vale Flores; - Rua “B” (Externato Zazzo) – Quinta da Romeira – Areeiro; - Prolongamento de parque de estacionamento – Av. Afonso de Albuquerque – Trafaria; - Rua na Quinta de José Miguel – Pêra do Meio; - Rua do Facho, Fomega – Caparica; - Rua Manuel Tito de Morais – Caparica;

84 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Rua Eugénio Salvador – Charneca de Caparica.

ƒ Realização de trabalhos de Regas Betuminosas: - Rua dos Cooperativistas – Monte de Caparica; - Praceta Manuel Campelo – Vale Fetal; - Troço da Rua António Costa, Aroeira – Charneca de Caparica; - Troço da Rua Rosina Rego, Quinta da Barriga – Charneca de Caparica; - Rua Isidoro Caldeirão – Charneca de Caparica; - Praça da Portela – Laranjeiro; - Azinhaga da Rosa – Vila Nova de Caparica; - Quinta do Robalo – Caparica; - Rua Quinta de S. Gabriel – Sobreda; - Azinhaga do Mister Green e Caparica Peles; - Rua Padre António Vieira – Sobreda; - Rua Quinta do Garrido – Sobreda; - Rua Pêro Vaz de Caminha, Vale Cavala – Charneca de Caparica; - Traseiras da Rua Tristão da Cunha – Feijó; - Prolongamento da Rua João Gomes Abreu – Feijó; - Entre a Rua Vasco da Gama e EN 10-1 – Vila Nova de Caparica; - Travessa da Quinta da Graça – Sobreda; - Rua Quinta do Modelo, Quintinhas – Charneca de Caparica; - Rua Laura Alves – Charneca de Caparica; - Traseiras da Sociedade, R. Gago Coutinho – Trafaria; - Rua Carquejas às Quintinhas – Charneca de Caparica; - Zona de passeios junto à Escola Básica do 1º Ciclo – Corvina; - Rua da Bica – Quinta do Texugo – Charneca de Caparica; - Praceta Antunes da Silva, Vale Fetal – Charneca de Caparica; - Praceta 25 de Abril – Vale Figueira; - Rua das Quintinhas – Charneca de Caparica; - Corredor pedonal, Rua Miradouro Alfazina, junto à escola – Monte de Caparica; - Rua do Capa Rolas – Charneca de Caparica; - Troço da Rua da Felicidade – Charneca de Caparica; - Rua Malita – Charneca de Caparica; - Rua dos Castanheiros – Charneca de Caparica; - Troço da Rua Vieira do Minho – Charneca de Caparica; - Traseiras da Rua 1º de Maio – Quinta do Serrado – Caparica; - Transversal da Rua da Felicidade – Charneca de Caparica.

ƒ Trabalhos diversos de conservação das vias e espaços municipais: - Procedeu-se a 164 acções de tapa-buracos nas vias do concelho, totalizando 2.821 m2 de área reparada; - Foram executadas 126 reparações de calçadas, 80 obras de construção civil (frades, reentrâncias para contentores, lancis, sumidouros).

85 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Iluminação pública

ƒ Foi assegurada a execução da iluminação da Escultura na rotunda da Alameda Pablo Neruda, Capuchos, Caparica, com a instalação de 5 projectores.

ƒ Foi assegurada a execução da remodelação da iluminação pública na Rua de Olivença e Praça do Comércio, Almada, com a colocação de 15 novos candeeiros do tipo Metro Sul do Tejo de cor branca.

ƒ Conclusão da obra de iluminação pública na Rotunda Fernão Mendes Pinto, cruzamento entre a Rua Direita e a Rua Cidade de Ostrava, Pragal, com a colocação de 12 candeeiros.

ƒ Conclusão da obra de iluminação pública nas Escadinhas do Cais do Ginjal, Cacilhas, com a colocação de quatro candeeiros.

ƒ Obras executadas pela EDP para reforço de Iluminação Pública por freguesias: - Almada 9 candeeiros; - Cacilhas 52 candeeiros; - Caparica 71 candeeiros; - Charneca de Caparica 147 candeeiros; - Costa de Caparica 67 candeeiros; - Cova da Piedade 45 candeeiros; - Feijó 254 candeeiros; - Laranjeiro 71 candeeiros; - Pragal 26 candeeiros; - Sobreda 364 candeeiros; - Trafaria 46 candeeiros.

ƒ Elaboração do Projecto de Iluminação Pública para a Via Panorâmica Pablo Neruda, Capuchos.

ƒ Concluída a obra de iluminação pública na Rua Pedro Álvares Cabral e no parque de estacionamento em frente à Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Nova de Caparica, com a colocação de 10 candeeiros.

Projectos Transversais

ƒ Metro Sul do Tejo: - Elaboração de 12 Autos de Notícia; - Foram assegurados 54 desvios de trânsito no âmbito das obras em curso.

86 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi assegurado o acompanhamento dos Planos de Pormenor do Programa POLIS da Costa de Caparica.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento da elaboração do Regulamento Urbanístico do Município de Almada.

4.4. FROTA MUNICIPAL/GESTÃO

ƒ Durante o ano de 2005 o número de intervenções preventivas e correctivas pelos Serviços de Gestão e Manutenção da frota da Câmara Municipal de Almada foram as seguintes:

- Oficina Mecânica 887 - Oficina Electicidade-Auto 662 - Estação de Serviço 2.099 ƒ A requisição de viaturas ao serviço geral de transportes foi de 620 viaturas em horário laboral, das quais 98% deferidas e 296 viaturas em horário extraordinário tendo merecido 100% deferimento.

4.5. EQUIPAMENTOS COLECTIVOS

ƒ A actividade desenvolvida pelos Equipamentos Colectivos, durante o ano de 2005, de acordo com as Linhas de Desenvolvimento Estratégicas definidas nas Opções do Plano para o ano de 2005, num total de 2.722 intervenções, foi a seguinte: - Parque Habitacional 161 intervenções; - Edifícios Municipais 369 intervenções; - Escolas Básicas e Jardins de Infância 178 intervenções; - Equipamentos Culturais 328 intervenções; - Apoio Logístico 465 intervenções; - Sinalização/Semáforos 779 intervenções.

ƒ Do total anual de intervenções efectuadas, destacam-se as seguintes: - Telenovela “Anos Perdidos”; - Carnaval 2005; - 9ª Mostra de Teatro de Almada; - Comemorações do Centenário do Nascimento de Pablo de Neruda, com inauguração da “Alameda Pablo Neruda”; - Marcha Populares 2005; - Festas da Cidade; - Festa Amarela e Festa Verde; - Quinzena da Juventude; - Semana Europeia da Mobilidade; - Festa de Natal 2005 e de Fim de Ano.

87 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

5. ACÇÃO SÓCIO-CULTURAL, DESPORTO, MUSEU DA CIDADE, CIAC, INFORMAÇÃO E TURISMO

5.1. EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

5.1.1. EDUCAÇÃO

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Programa anual de conservação e beneficiação do parque escolar

ƒ Intervenções de beneficiação no Parque Escolar: - Instalações eléctricas: o Escola Básica do 1.º Ciclo da Cova da Piedade, n.º 3; o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Marco Cabaço; o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Trafaria; - Coberturas: o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Alfeite; - Pinturas interior: o Escola Básica do 1.º Ciclo da Cova da Piedade, n.º 3; o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Marco Cabaço; - Logradouros: o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Cova da Piedade; - Caixilharias: o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Cacilhas; o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º 2.

ƒ Intervenções de conservação no Parque Escolar: - Substituição de estores: o Escola Básica do 1.º Ciclo de Vale Figueira, n.º 2; o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º 1; o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Alfeite; - Substituição de pavimentos: o Escola Básica do 1.º Ciclo da Cova da Piedade, n.º 3; o Sala do pré-escolar da Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º1; - Remodelação de pavimentos, pinturas e colocação de estores: o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º 2; - Reforço da iluminação exterior: o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Pragal; - Caixilharia: o Revisão na Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Alfeite;

88 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Estores: o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º 3; - Videoporteiros: o Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º 1; - Vedação com instalação de trinco eléctrico: o Escola Básica do 1.º ciclo da Trafaria, n.º 1.

ƒ Foi assegurado o fornecimento e montagem de um módulo pré-fabricado na Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Marco Cabaço e a ampliação dos módulos existentes na Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Pragal, n.º 2. Foram realizadas obras de adaptação na Escola Básica Integrada da Charneca de Caparica.

ƒ Foi assegurada a remodelação de cozinhas e copas dos refeitórios escolares: - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Monte de Caparica, n.º 2; - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Laranjeiro, n.º 3; - Jardim de Infância de Marco Cabaço; - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º 1.

ƒ Foram criadas as bibliotecas/centro de recursos: - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Trafaria; - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Pragal, n.º 1; - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Monte de Caparica, n.º 2.

ƒ Foi assegurada a instalação de plataforma elevatória para alunos portadores de deficiência na Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Laranjeiro, n.º 2.

ƒ Foi assegurado o apetrechamento das Escolas Básicas do 1.º Ciclo/Jardim de Infância e Jardins de Infância de mobiliário, material didáctico, equipamento electro-industrial, palamenta, informático e comunicações, extintores.

ƒ Foi assegurada a vistoria de todas as balizas e tabelas de basquetebol colocadas nas Escolas Básicas do 1.º ciclo/Jardim de Infância e Jardins de Infância por empresa certificada.

ƒ Foi assegurado o fornecimento e montagem de redes mosquiteiras nas cozinhas e copas das Escolas Básicas e Jardins-de-infância.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento da jornada de serviço à comunidade no âmbito do projecto “Mãos que ajudam”, que teve lugar no dia 10 de Junho na Escola Básica do 1.º Ciclo Feijó n.º 1 e que envolveu cerca de 100 voluntários. Nesta acção procedeu-se à pintura de muros e edifício de ATL, limpeza de logradouro, construção de horta pedagógica e canteiros. A acção teve a colaboração da Escola, Associação de Pais e sede de Agrupamento e o apoio da Câmara Municipal.

89 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Programa de alargamento do parque escolar

ƒ Foi assegurado o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela equipa de projectistas responsável pela execução dos Projectos de Execução das Escolas Básicas do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Vale Figueira, Chegadinho e S. João.

ƒ Foi assegurada a elaboração do estudo de dimensionamento da futura Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Charneca da Caparica – Aroeira/Quintinhas.

ƒ Foi assegurada a fixação da tipologia da Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Trafaria.

ƒ Foi assegurada a realização das seguintes empreitadas: - Remodelação integral da Escola Básica do 1.º Ciclo da Cova da Piedade, n.º 2, que implicou a deslocação dos alunos para a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. António da Costa; - Construção da Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Charneca de Caparica.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento do Auto de Consignação da construção da Escola Básica Integrada Charneca de Caparica (27 de Dezembro).

Carta Educativa

ƒ Conclusão da actualização dos dados constantes do Diagnóstico e Caracterização do Sistema Educativo Local do documento: Carta Educativa. Actualização das fichas dos Territórios Educativos.

ƒ Desenvolvimento dos seguintes estudos parcelares: - Caracterização e Diagnóstico da Rede Escolar na Charneca de Caparica–sul; - Actualização do estudo da rede escolar das freguesias de Cacilhas e Almada.

ƒ Elaboração de parecer sobre as propostas apresentadas pela Equipa responsável pelo Projecto da Frente Ribeirinha Almada Nascente no que respeita à oferta escolar.

ƒ Na criação e optimização das condições de segurança dos estabelecimentos de ensino e sua envolvente, iniciou-se, em colaboração com a Divisão de Trânsito, o diagnóstico sobre a sinalização existente, tendo por base as plantas com a localização georeferenciada das escolas.

ƒ Foi assegurada a participação nas Assembleias de Escola/Agrupamento de Escolas.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento do processo de implementação do Conselho Municipal de Educação, designadamente na dinamização de processo eleitoral relativo à designação dos representantes do pessoal docente.

ƒ No âmbito dos contactos regulares com a comunidade educativa, a Câmara Municipal desenvolveu um ciclo de reuniões sobre temáticas diversas, entre as quais se destacam:

90 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Acção Social Escolar; - Refeitórios Escolares; - Transportes Escolares; - Programa de Manutenção e Beneficiação do Parque Escolar; - Almada Cidade Digital; - Implementação do Ensino do Inglês no 1º ciclo.

ƒ Foi realizada a Mostra do Ensino Superior (2ª edição), que incluiu: - Ateliers; - Actividades de ar livre; - Exposição sobre o “Emprego e Saídas Profissionais – perspectiva(s) de construção numa cidade de oportunidades”; - Espectáculo de tunas académicas, animado por Pedro Tochas; - Espectáculo musical com a participação de coros e a actuação dos alunos da Licenciatura em Música.

ƒ No âmbito dos objectivos do Programa de Apoio Alimentar destinado a crianças carenciadas do 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apoiados 1.792 alunos. Manteve-se a Componente de Apoio à Família – Alimentação nos Estabelecimentos de Educação Pré- Escolar, abrangendo 494 crianças.

ƒ Na sequência da decisão municipal de assegurar o serviço de refeições para as crianças do Pré-Escolar e do 1ºciclo mantiveram-se as auscultações aos conselhos executivos e associações de pais de modo a “contratualizar” um modelo de gestão. Transitaram para a gestão da Câmara Municipal 16 refeitórios, o que totaliza 29 refeitórios. Mantiveram-se quatro cantinas sob a responsabilidade das Associações de Pais e seis da direcção da escola. Globalmente, este serviço abrange cerca de 4.000 crianças do concelho.

ƒ Com o objectivo de universalizar o sistema de apoios socioeducativos, o Município fixou os preços de refeição para o ano lectivo 2005/2006 tendo por base os valores praticados nos 2º e 3º Ciclos do ensino básico e secundário.

ƒ Foi assegurado o controlo das condições higiénicas (instalações e manipulação) dos refeitórios escolares e amostra dos alimentos cozinhados.

Transportes Escolares

ƒ Beneficiaram da comparticipação municipal para transporte escolar 1.485 alunos, sendo 301 do Ensino Básico e 1.184 do Ensino Secundário. Foi assegurada uma resposta à insuficiência de cobertura de rede de transporte rodoviário, com a criação de duas carreiras específicas para os alunos da Escola Secundária Daniel Sampaio, residentes nas freguesias de Sobreda, Charneca de Caparica e Corroios.

ƒ A nível dos alunos a frequentar estabelecimentos de ensino localizados no exterior do concelho, foram apoiados 19 alunos nestas condições.

91 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Manteve-se o apoio à deslocação dos alunos abrangidos pelas turmas integradas no Programa para a Eliminação do Trabalho Infantil, a funcionar na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Trafaria.

ƒ No âmbito do serviço de Transporte Adaptado, assegurou-se a frequência escolar a cerca de 40 crianças e jovens, com duas novas viaturas adaptadas adquiridas pela Câmara Municipal.

ƒ Foi dinamizado o processo de candidaturas ao Programa de Generalização do Ensino do Inglês, que alcançou uma adesão próxima de 100% no nosso Concelho.

ƒ Foi assegurada a participação e dinamização da rede territorial portuguesa da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que culminou na elaboração e aprovação de regimento de funcionamento, edição de boletim de divulgação de experiências.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento das reuniões de eleitos da área da educação da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido assegurada a participação de Almada na elaboração do parecer sobre o funcionamento/gestão dos Agrupamentos Verticais de Escolas, aprovado em Junho e remetido para o Ministério da Educação.

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Agenda Local 21 Criança

ƒ Foi assegurada a definição das escolas a integrar no projecto neste ano lectivo: - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância Laranjeiro, n.º 1; - Escola Básica do 1.º Ciclo da Trafaria, n.º 2; - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Costa de Caparica; - Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância Almada, n.º 1.

ƒ Foi assegurada a participação na organização do Fórum 21 da Criança (9 de Junho).

ƒ Foi assegurada a participação no seminário nacional “Eco Escolas” da Associação Bandeira Azul, projecto desenvolvido pela Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância Laranjeiro n.º 1.

Semana da Mobilidade

ƒ Dinamização do Agrupamento de Escolas da Trafaria e de outras entidades com vista à sua participação na Semana da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros. Desenvolvimento de actividades de sensibilização pelas crianças das Escolas (distribuição de folhetos, realização de uma exposição, desfile de carros reciclados ….), e peddy-paper promovido pela União Concelhia das Associações de Pais, que reuniu cerca de 60 participantes;

92 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

Plano de Acção Cultural da Comunidade Educativa de Almada

ƒ Este Plano visa divulgar, apoiar, organizar e articular projectos e actividades da responsabilidade das instituições formais e informais de ensino, incluindo autarquias, associações de pais, alunos, professores, norteados pelo objectivo de promover nos alunos atitudes de cooperação, capacidade de comunicação e espírito crítico enquanto futuros cidadãos conscientes e integrados no Meio. Em 2005 foram trabalhados os temas da “mobilidade” e da “interculturalidade”. Foram financeiramente apoiados 61 projectos. Este Plano possui ainda a componente da formação para professores e educadores em áreas de desenvolvimento curricular subjacentes aos projectos apresentados e apoiados pela Autarquia. Neste contexto, decorreu uma formação sobre a “Melhoria da Qualidade na implementação dos projectos” assegurada pela Mestre Maria Augusta Reis, subdividida em três módulos aplicados em Fevereiro, Abril e Junho.

ƒ A nível da animação socioeducativa, foram realizadas as seguintes iniciativas: - Carnaval das Escolas (14 de Fevereiro) – com a participação de 4.200 crianças e 600 adultos, o desfile das escolas pautou-se pela diversidade temática, plasticidade, coreografia e inovação. Acompanhamento da participação das escolas no desfile de 3ª Feira de Carnaval; - Quem será? – iniciativa da Associação Cultural “O Mundo do Espectáculo”, apoiada pela Autarquia, que tem por objectivo incentivar o gosto pela Arte, estabelecendo relações entre conteúdos narrativos e plásticos. Contou com a participação das seguintes escolas: Escola Básica do 1.º Ciclo de Vale Figueira, n.º 1, Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Cova da Piedade, Jardim de Infância n.º 1 do Feijó, Escola Básica do 1.º Ciclo do Feijó n.º 3, Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada, n.º 3 e Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Vale Flores, num total de 260 crianças; - Interescolas de Teatro (4 a 8 de Maio) – iniciativa da Associação Cultural “O Mundo do Espectáculo”, apoiada pela Autarquia, que tem por objectivo incentivar o gosto pela educação estética e proporcionar às crianças e jovens aprendizagens no domínio da educação artística; - Homenagem ao Professor Aposentado (19 de Maio). Nesta sessão foram homenageados 25 docentes e contou com o habitual almoço de confraternização; - Festa Verde (23 de Maio), com participação de 50 entidades – 26 Escolas do 1º Ciclo/Jardins de Infância, sete associações de pais, 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social e quatro estabelecimentos de ensino de educação especial – num total de 3.500 participantes. Do Programa destacam-se o mercado, o desfile de moda, a exposição de espantalhos, o espectáculo de hip-hop e ateliers dinamizados por escolas, associações e outras; - Recepção à Comunidade Educativa (20 de Setembro a 20 de Outubro). Contemplou actividades para alunos: visitas guiadas com ateliers de olaria no Solar dos Zagallos, ateliers no jardim do Museu da Cidade, ateliers de artes circenses pela Associação Novo Circo, na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense. Destinados aos docentes, decorreu um momento de convívio e apresentação de boas vindas no dia 22 de Setembro, no pavilhão da Escola Secundária Anselmo de Andrade e dois encontros

93 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

temáticos: sobre Recursos Educativos na Área da Educação Ambiental e sobre Memória e Cultura. Para os pais e encarregados de educação, foi realizado o Encontro sobre Actividades de Tempos Livres e/ou Prolongamentos de Horários; - Festa de Natal das Escolas – Esta iniciativa contou com a presença de 8.500 crianças provenientes das Escolas do 1º Ciclo e Jardins-de-infância da rede pública do Concelho, respectivos professores, educadores e pessoal auxiliar, num total de 800 adultos. As crianças lancharam, assistiram a um espectáculo com o seguinte elenco: Companhia de circo “Marimbondo”, Grupo de Dança “Next” e Grupo musical “Anjos”, e receberam um lembrança

ƒ Foi assegurado o apoio e acompanhamento de intercâmbios escolares: - Acompanhamento/recepção de 35 alunos da Escola Superior de Educação de Setúbal, do 1º ano dos cursos de formação de Professores e Educadores de Infância, Comunicação Social, Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa e de Desporto. Estes alunos integram a iniciativa anual “Actividades Interculturais”, tendo permanecido em Almada, Laranjeiro, Charneca da Caparica e Costa de Caparica de 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro. A recepção municipal ocorreu no Museu da Cidade, onde foi feita uma apresentação das actividades/acções municipais nas áreas da educação e museu/serviço educativo; - Dinamização de intercâmbio escolar com Angola, no qual participam a Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da Costa de Caparica, Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Laranjeiro, n.º 2, Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância da do Monte de Caparica, n.º 1 e Escola Básica do 1.º Ciclo da Cova da Piedade n.º 1. Cada estabelecimento de ensino elaborou o seu projecto individual, assumindo acções conjuntas previamente definidas pelo grupo de trabalho: elaboração de “Bilhetes de Identidade” de aluno, professores e responsáveis pela administração municipal, execução de uma exposição itinerante sobre Almada, Angola – Kuanza Sul e realização de uma campanha de recolha de brinquedos e material didáctico. Em Novembro e Dezembro, a exposição percorreu todas as escolas e em cada uma delas houve uma recepção aos alunos participantes, que incluiu debates, jogos, animação de contos, expressão plástica, entre outros; - Apoio à participação das Escolas Secundárias Anselmo de Andrade e Emídio Navarro nas Comemorações de Descoberta do Brasil, Abril, em Porto Seguro (Brasil); - Participação na sessão de recepção de um grupo de professores provenientes de Itália, Espanha, Irlanda e Eslovénia pela Escola Secundária Fernão Mendes Pinto; - Apoio à recepção (cedência de materiais, lembranças e divulgação) de um grupo de 25 professores participantes no “GrandSlam” dinamizado pela Escola Básica Integrada da Charneca de Caparica (5 a 8 de Outubro).

ƒ No domínio do lazer e da ocupação dos tempos livres das crianças e jovens, foi assegurada a execução do programa Férias Jovens 2006, incluindo dois subprogramas: Férias Artísticas e Animação Histórica em Almada. O primeiro contou com a participação de 45 crianças, e o segundo com 32 crianças/jovens dos 6 aos 18 anos.

ƒ A nível da formação, foi ainda assegurado: - Acompanhamento da formação para monitores de Actividades de Tempos Livres desenvolvida pela Associação “O Mundo do Espectáculo”, que envolveu 33 monitoras de centros de tempos livres de estabelecimentos de ensino;

94 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Formação dos mestres de jogo no âmbito do projecto “Aventura na Cidade”; - Acompanhamento e participação na sessão de formação para responsáveis das Associações de Pais do Concelho de Almada – “Os tempos livres dos nossos filhos – troca de olhares”, organizada numa parceria entre a Autarquia, a Associação “O Mundo do Espectáculo “ e a União Concelhia das Associações de Pais de Almada (9 de Março).

ƒ Entre os meses de Abril e Maio decorreram os percursos de descoberta do meio: “Almada Velha” e “Aventura na Orla do Tejo”.

ƒ Foi assegurado o apoio à divulgação da exposição “Uma aposta na qualificação – uma ambição que se cumpre”, destinada aos alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (instalações municipais de Vale Figueira Parque) incluindo actividades de animação e visita guiada a uma das áreas deste complexo oficinal.

ƒ Foi assegurado o apoio à Cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo da Universidade Sénior de Almada – USALMA (26 de Outubro, Fórum Municipal Romeu Correia).

ƒ Foi assegurado o apoio à Cerimónia de Abertura das Comemorações do Cinquentenário da Escola Secundária Emídio Navarro (24 de Novembro).

ƒ Foi assegurado o acompanhamento da Distribuição do Leite Escolar pelas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins-de-infância da Rede Pública.

ƒ Foi mantida a concessão de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior, com o objectivo de reduzir os efeitos das desigualdades que impedem o acesso de jovens com dificuldades económicas à escola.

ƒ A Cooperativa Mista do Ensino do Laranjeiro, à semelhança de anos anteriores, disponibilizou para o ano lectivo 2005/2006 dez bolsas de estudo a 50% aos trabalhadores da Câmara e dos Serviços Municipalizados.

ƒ Foi assegurada a participação no grupo de trabalho responsável pelo Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências e no Grupo Concelhio.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ No âmbito do desenvolvimento da sub-temática Almada Cidade Digital – Rede Cidade Educadora, foi dada prioridade à instalação do equipamento informático, nomeadamente toda a infra-estruturação relacionada com as redes de comunicação, e prosseguiu a recolha de dados para carregamento do sítio.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento do Programa Internet na Escola, que requereu a migração para a banda larga deste recurso nas escolas básicas do 1ºciclo. Tal opção implicou ajustamentos nos circuitos e linhas telefónicas instaladas, para além da monitorização do sistema pela Fundação de Computação Científica Nacional

95 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ No âmbito do Município em Linha, foi aprovada a estrutura referente ao processamento da Acção Social Escolar.

ƒ Edições: - Escola em Festa – foi assegurada a publicação das 26ª e 27ª edições, dedicadas aos temas “Ensino e Saídas Profissionais” e “Educação para o consumo”, respectivamente; - Agenda do Professor – assegurada a publicação com actualização dos dados relativos a Almada.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Foi assegurada a realização de reuniões com as equipas para abordagem do Plano de Actividades para 2005, principais objectivos e linhas estratégicas, permitindo maior espaço de reflexão e maior condição para apropriação dos objectivos do trabalho que desenvolvem diariamente.

ƒ Foi assegurada a participação no Seminário “Prevenção de comportamentos de Risco - Estratégias de Intervenção de Proximidade” (organizado pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, 5 e 6 de Maio).

5.1.2. JUVENTUDE

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ “ Quinzena da Juventude 2005 “: - Visa superar a atomização dos projectos promovidos pelo movimento associativo juvenil, criando espaços de apoio a projectos transdisciplinares e de incentivo à participação de jovens que não frequentam com regularidade as Casas da Juventude; - O Programa contou com a participação de dezenas de associações e/ou jovens individualmente considerados, responsáveis por iniciativas em áreas diversas como a dança, música, teatro, actividades de ar livre, artes plásticas; - Neste âmbito destacaram-se o espectáculo de abertura “Cantar a liberdade, livre!”, da responsabilidade da Oficina de Escrita da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, e o concerto do grupo Da Weasel.

ƒ Feira Internacional do Fanzine: - Concepção, organização, preparação e acompanhamento da realização da 8ª Edição (13 a 21 de Maio); - Esta edição teve um programa diversificado que incluiu um workshop, animações musicais, tertúlias, e lançamento de publicações; - Foi assegurada a participação de quase centena e meia de publicações originárias de 17 países de todo o mundo.

96 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi assegurada a realização da 5ª Edição da Festa Amarela (16 de Julho), que contou com a colaboração das associações locais.

ƒ Foi assegurada a realização do 2º Concurso de Música Moderna de Almada (28, 29 e 30 de Outubro): - Participação de 12 bandas; - Atribuição do 1º, 2º e 3º lugar às seguintes bandas: NAC (rap), Wintermoon (metal melódico) e 3PLA Aliança.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento da ARTEMREDE – Associação de Teatros no âmbito dos municípios da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

ƒ Foi assegurada a implementação da fase final do projecto Cartão Almada Jovem, que teve o seu lançamento a 28 de Junho.

ƒ Foi assegurado o funcionamento do Fórum Municipal da Juventude, com a presença de Associações Juvenis.

ƒ Formação: - Percussão Afro-Mandinga; - Televisão e Vídeo (Ponto de Encontro); - Dança Contemporânea “Research”, por Ana Mira; - Atelier Livre, de Fotografia (Ponto de Encontro); - Atelier de Fotografia; - Atelier de Construção de Marionetas, pela Associação A.C.A.S.O; - Orquestra de Guitarras Clássicas; - Workshop Forro; - Serigrafia; - Música; - Banda Desenhada; - Reciclagem e Recriação de Objectos.

ƒ Programa “Sextas à noite”: - Ponto de Encontro: o Bizarra Locomotiva (4 de Fevereiro); o Plástica (18 de Fevereiro); o God Knows Whati, Teatro Mosca (1 de Abril); o Gaitofolia (22 de Abril); o Mofo (29 de Abril); o Literaródromo (6 Maio); o Zappanoia (8 de Julho); o Marbles e Resignation (22 de Julho); - Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro: o “Recital de Guitarra Clássica “ (11 de Fevereiro);

97 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

o “Osga-didgeridoo e percussão mandinga” (25 de Fevereiro); o “Incantus” (8 de Abril); o PoesiAry dos Santos (22 de Abril); o Marenostrum (6 de Maio); o Mostra A3 (20 de Maio); o José Galissa & Hugo Meneses (3 de Junho); o New Naked Soundz (17 de Junho); o Cabaret Tristonho (1 de Julho); o Prince Wadada (29 de Julho); o Cartoon Orquestra (23 de Setembro); o Akheles 2 e os Otrox 3 e convidados (10 de Setembro); o Cyco Lolitas e Decreto 77 (17 de Setembro); o Arabian Duck on Meskaline e convidados (9 de Outubro); o Hattemachin ( 9 de Setembro); o Sheperdson and the honeyryders e OvalMinds (17 de Setembro); o Raízes – O fado como Destino – lançamento de CD (30 de Setembro); o Gatos Pingados e Mindskill ( 1 de Outubro); o DJ Goblin (8 de Outubro); o Projecto Simbiose (15 de Outubro); - Concertos de bandas de música moderna: o Al-madan+convidados (5 de Fevereiro); o Siameses (12 de Fevereiro); o 69 Balls+Lost Hope (26 de Fevereiro); o Swimmers e os Vulto (19 de Fevereiro); o Veinless e Painstruck (9 de Abril); o Mente Positiva e convidados (23 de Abril); o Raízes (2 de Abril); o Figuinhos da Mina (16 de Abril); o Shrapnel (30 de Abril); o Pextox (28 de Maio); o Lírio Cão” e “Ambiens Indage” (23 de Julho); o Reacção de Raiva e convidados (7 de Maio); o B3 e convidados (21 de Maio); o Projecto Simbiose e SS ( 4 de Junho); o Oblivon Circle e Wintermoon (18 de Junho); o Sonda 25 e convidados (30 de Julho); o Disclosure (5 de Novembro); o Devillech Project (19 de Novembro); o Ruthless Breed (3 de Dezembro); o Call to Power (17 de Dezembro); o Nümen MC; o Baggy e Sandrayme; o Perfeito Defeito; o Retroact; o We Were Wolves; o Brutus and the Cannibals.

98 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- A 17 de Fevereiro, ocorreu a apresentação do espectáculo “Paquita, ou estimulante, amargo e necessário”, pelo grupo de teatro “O Grito”, integrado na IX Mostra de Teatro de Almada, no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro.

ƒ Cedência de espaços para ensaio: Ponto de Encontro: o Grupo de Capoeira de Cacilhas (dança)/grupo de jovens formado a partir da formação da Companhia “Terreiro do Brasil”; o Gaitofolia/grupo musical de formação jovem; o Orquestra Bácoto (música); o Teatro do Sentido/grupo de teatro recentemente criado, com ensaios regulares para a produção de uma peça infantil; o Ninho de Víboras/Associação cultural constituída por jovens do concelho, que ensaia as peças Mystério e Punchwork (teatro); o Exposição de Telas (óleo sobre tela), de Pedro Morgado (pintura); o Associação Gestos – grupo de dança contemporânea; o Viagens do Tambor; o Cena Múltipla e Teatro e Teatro/Associação Cultural O Mundo do Espectáculo; o Grupo de Estudantes da Escola Superior de Dança; o Exposição de Pintura Grupo Óptica; o Associação de Socorros Mútuos; o Forró no Pé; o Floor FX; o João Lima (preparação de espectáculo); o Creme de la creme apoio à Tertúlia Lisboa dos Fanzines (Edição Especial em Almada); o Exposição Aguarelas – Firmamentos por Manuel Chamusca; o En’coisas (Junho); o Ana Lucinda (ensaio de dança individual); o Baubo Teatro dança/Teatro do silêncio (Julho); o Companhia de Dança de Almada (Julho); o Cedência de espaço e apoio técnico á gravação de clip – Ikeya Seky En’coisas – Artes de palco, Teatro de Marionetas, a Mimura”; o Exposição Plástico-Poética (João Vaz), 5 a 17 de Novembro; o “Marionetas e Formas Animadas” – Exposição de Marionetas por Ângela Ribeiro (18 de Novembro a 3 de Dezembro); o Noites de Poesia: todas as 4ªs, Quinzenalmente; o Noite do DJ: The Goblin Sessions, 17 de Dezembro; o Roncos do Diabo. - Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro: o Exposição de Fotografia sobre o “I Concurso de Música Moderna de Almada”, pelo Núcleo de Fotografia (15 a 29 de Janeiro); o “Tsunami” – concerto de solidariedade com as vítimas do maremoto da Ásia, com as bandas “Call to Power”, “69 Balls” e “Deadly Mind”; o Oficina de Escrita da Escola Secundária Cacilhas Tejo e Grupóptica (preparação de apresentação de trabalhos no âmbito da Quinzena da Juventude); o Antigravity; o Nova Geração;

99 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

o Melanie Silva e Diabolics Angels (dança); o O Grito (teatro); o Exposição de Fotografia pelos alunos da Formação em Iniciação à Fotografia a Preto & Branco; o Festival Hardcore Fest II com Deadly Mind, More Than Hate, Lock Down, Steal Your Crown, New Winds, Last Hope, Omited G.R., 69 Balls, Not Fighting e Warfare; o Exposição de desenhos de crianças do Projecto EPES – Espaço de Prevenção à exclusão Social da Fundação da AMI/Centro de Porta Amiga – Monte de Caparica (4 a 11 de Maio); o Projecto formativo Aventurar.Ar.Te, que teve uma sessão de encerramento para pais, encarregados de educação e técnicos; o Cedência de espaço e apoio técnico para a realização da peça de teatro “O planeta da Energia”, organizado pela Casa Municipal do Ambiente destinada às crianças da Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Laranjeiro, n.º 1; o Exposição colectiva do projecto Horas d’Arte da Escola Secundária Moinho da Maré; o Cedência de espaço para gravações do filme de animação, realizado no âmbito da Agenda 21 da Criança, organizado pela Casa Municipal do Ambiente e pelas crianças da Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Laranjeiro, n.º 1; o Cedência do espaço e apoio técnico para ensaios e apresentação pública do trabalho desenvolvido pelo Curso Profissional de Acção Educativa da Escola Secundária Moinho de Maré; o Cedência de espaço e apoio técnico para a realização da Festa da Primavera, promovida pelos jovens do Centro Comunitário do Laranjeiro; o Exposição colectiva da comunidade escolar da Escola Secundária Moinho de Maré; o Cedência de espaço e apoio técnico para apresentação da peça de teatro baseado no Conto da Mata dos Medos, organizado pela Associação Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro; o Exposição de trabalhos do Projecto “Alerta Ambiente” da Fundação AMI/Centro de Porta Amiga (Monte de Caparica); o Grupo de teatro “O Grito”; o Projecto Ficções (teatro); o Grupo de dança G. AS. África; o Trio Percussão; o Tui e Damas do Guetto (ensaios pontuais).

ƒ As Casas Municipais são utilizadas como espaços de encontro, reunião e de convívio, constituindo um recurso de desenvolvimento local: - “Rave Love” – organizada pelo Espaço Jovem do Centro Comunitário de Promoção Social do Laranjeiro; - Reunião da associação JURE ; - Sessões formativas dos projectos Arisco e Aventurar’te; - Encontro de sensibilização organizado pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social/Centro Distrital de Setúbal com instituições do concelho de Almada;

100 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Acção de Formação sobre a doença de Alzheimer, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Almada e destinada a prestadoras de cuidados formais e a técnicos responsáveis por valências na área de idosos; - Almada pela Paz: Núcleo Concelhio do Conselho Português para a Paz e Cooperação, que integra o Comité Nacional Preparatório do XVI Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes; - Reunião da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da freguesia de Cacilhas; - Regae Night;

ƒ Foi assegurada a participação no Grupo de Trabalho intermunicipal sobre as questões da Exclusão Social responsável pela realização do Seminário sobre adolescência e toxicodependência.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ No domínio do Projecto Almada Cidade Digital – sítio especializado da Juventude, prosseguiu a recolha de informação, elaboração de textos e execução de formatações gráficas. Foi assegurado o acompanhamento do funcionamento dos Postos de Internet instalados nas Casas da Juventude.

ƒ Foi assegurado o funcionamento regular da Fonoteca, Videoteca e Hemeroteca, incluindo um novo espaço informativo para os jovens onde é distribuído material relativo a assuntos de interesse juvenil: Planeamento Familiar, Sexualidades, Toxicodependências, SIDA, Direitos Humanos, Alimentação, saúde, entre outras.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Foi assegurada a realização de reuniões com as equipas para abordagem do Plano de Actividades para 2005, principais objectivos e linhas estratégicas, permitindo maior espaço de reflexão e maior condição para apropriação dos objectivos do trabalho que desenvolvem diariamente. Distribuição do documento “Opções do Plano e Orçamento” a todos os funcionários desta área orgânica.

ƒ Foi assegurada a participação em acção de formação: Seminário “Prevenção de comportamentos de Risco - Estratégias de Intervenção de Proximidade” (organizado pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, 5 e 6 de Maio).

101 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

5.2. CULTURA E ACÇÃO SOCIAL

5.2.1. ACÇÃO CULTURAL

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Carnaval 2005: - Realizou-se dia 8 Fevereiro, Terça-Feira de Carnaval, o tradicional desfile carnavalesco com participação de 13 associações e escolas do concelho; - Foram apresentados a concurso carros alegóricos, trajes e coreografias subordinados aos mais variados temas; - Realização de espectáculo com ritmos afro-brasileiros com Martinho da Vila. Estima- se que assistiram ao espectáculo cerca de 45.000 pessoas; - O Júri atribuiu os seguintes Prémios e Menções Honrosas, aos 13 participantes no desfile: o 1º lugar – Projecto Conjunto de Escolas (Escola Secundária Anselmo de Andrade e Escola Secundária Emídio Navarro, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Costa de Caparica e Associação de Pais da Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância de Almada n.º 2; o 2º lugar – Clube Recreativo Amigos da Quinta da Saudade; o 3º lugar – Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro o Menções de Mérito e Qualidade: • Plasticidade Global – Clube Recreativo do Casal de Santo António; • Música Original – Comissão de Carnaval de Caparica; • Carro Alegórico – Beira Mar Atlético Clube de Almada.

ƒ Comemorações do 25 de Abril: - Organização dos espectáculos comemorativos realizados nos dias 23 e 24 de Abril, Praça S. João Baptista com Zeca Baleiro e Sérgio Godinho e Rui Veloso e Clã, respectivamente.

ƒ Realização de exposição comemorativa dos 30 anos do 25 de Abril: “Almada um Concelho Solidário”.

ƒ Festas da Cidade: - Realização do Concurso Grande Marcha de Almada 2005, no qual participaram 15 concorrentes; - Participaram nas Marchas Populares: o Comissão da Marcha de Caparica; o Escolas Secundárias Anselmo de Andrade e Emídio Navarro; o Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó; o Comissão da Marcha da Trafaria; o Comissão da Marcha da Academia Almadense e Incrível Almadense; o Centro Comunitário PIA II – Santa Casa da Misericórdia de Almada; o Comissão Coordenadora das Festas da Freguesia do Pragal;

102 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

o Sporting Clube da Corvina; o Beira Mar Atlético de Almada.

ƒ Prémios: - O primeiro lugar, o prémio arcos e o prémio trajes foi atribuído ao Beira Mar Atlético Clube de Almada; - O segundo lugar foi atribuído à Marcha da Vila de Trafaria bem como o prémio avenida; - O terceiro lugar o prémio arcos, o prémio coreografia e o prémio trajes foi atribuído ao Centro Comunitário PIA II; - O prémio música e letra foram atribuídos à Comissão da Marcha da Academia Almadense e Incrível Almadense.

ƒ Espectáculos de Rua: - Realização de espectáculo com “Anjos” (17 de Junho); - Realização de espectáculo com o Grupo UHF (18 de Junho).

ƒ Concurso de Quadras Populares 2005: - Foi assegurada a realização do Concurso de Quadras Populares 2005 em parceria com a SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada; - Procedeu-se ao lançamento do concurso, recepção das quadras e sua compilação, apuramento dos vencedores e organização da cerimónia de entrega de prémios (16 de Julho, no Auditório Fernando Lopes-Graça – Fórum Municipal Romeu Correia); - A animação esteve a cargo do grupo Raízes um projecto de jovens músicos locais. Foram executados ao piano e guitarra portuguesa os eternos Fados que dão corpo à cultura portuguesa; - Foram atribuídos os três primeiros prémios e 21 menções honrosas.

Apoio ao Movimento Associativo

ƒ Realização da 8ª Semana Cultural Alentejana/18º Encontro de Cantares Alentejanos: - Realizou-se entre 4 e 11 de Junho a 8ª Semana Cultural Alentejana: o Realização de exposições, noites de cantares Alentejanos, espectáculos de teatro, música, colóquios entre outras iniciativas; o A encerrar a semana realizou-se o 18º Encontro de Cantares Alentejanos que incluiu um desfile dos Grupos participantes entre a Igreja do Feijó e o Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”; o A edição deste ano foi dedicada à divulgação cultural do concelho de Castro Verde.

ƒ 5º Festival Nacional de Folclore de Almada (18 de Junho): - Esta iniciativa tem com objectivo, trazer à cidade de Almada usos e costumes das populações do interior do nosso pais, promovendo a divulgação do Concelho, do seu Folclore e da sua diversidade etnográfica. Esta iniciativa contou com a participação de diversos Ranchos Folclóricos e grupos etnográficos

103 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi assegurado o apoio à realização do IV Concerto de Verão da Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (1 de Julho).

ƒ Burricadas (25 de Junho): - Realizou-se, pelo terceiro ano consecutivo uma evocação das tradicionais Burricadas que representavam, no início do séc. XIX, um significativo atractivo turístico para grupos ou individualidades que através deste agradável meio de transporte passeavam até ao Castelo de Almada ou até ao Alfeite, com paragens obrigatórias nas tabernas e restaurantes; - O percurso teve início no Largo de Cacilhas e terminou no Largo 5 de Outubro, com a actuação de grupos etnográficos.

ƒ Semana da Mobilidade: - Participação no Programa da Semana da Mobilidade, através de: o Organização do programa de animação da Semana; o Acompanhamento das diversas iniciativas; o Apoio técnico e logístico.

Equipamentos Culturais Municipais

Oficina de Cultura

ƒ Realização da exposição colectiva de Artes Plásticas organizada pela Associação Amigos da Cidade de Almada, inserida nas comemorações do X Aniversário da criação desta associação no Concelho de Almada: - Exibição de obras dos alunos da classe de pintura do pintor Carlos Canhão, subordinadas ao tema “Almada no Tempo”, quadros da freguesia do Pragal.

ƒ Realização da exposição colectiva de artes plásticas “Imagens do Alentejo”: - Apresentação de obras de Manuel Fé Santos e Manuel da Palma Lopes, residentes em Almada há mais de 30 anos, sobre as memórias do Alentejo natal expressas nos seus quadros.

ƒ Realização de uma mostra do núcleo de fotografia das Casas Municipais da Juventude, integrada na Quinzena da Juventude.

ƒ Realização da XI Festa das Artes, organizada pela Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada SCALA: - Integrada nas comemorações do XI aniversário desta instituição do Concelho de Almada; - Exposição de obras de vinte e quatro sócios da SCALA; - Lançamento de duas obras literárias de sócios da SCALA: “Clube Recreativo José Avelino – Uma Colectividade Especial na História de Cacilhas”, da autoria de Fernando Barão e “Gente de Letras com Vínculo a Almada, Bio-Bibliografias” de Victor Aparício, Diamantino Lourenço, Luís Alves Milheiro, Abrantes Raposo e Artur Vaz.

104 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Realização da Exposição “30 Anos de Informação”, inserida no programa de comemorações dos 30 anos da Revolução de Abril, no âmbito da qual foi assegurada a apresentação pública do portal Almada Cidade Digital (22 de Abril a 8 de Maio).

ƒ Realização da IX edição da exposição colectiva anual da Associação de Modelismo de Almada, dedicada ao modelismo nas suas diversas vertentes: aéreo, naval, bélico e de transportes, reunindo coleccionadores e amadores do modelismo a nível nacional.

ƒ Realização da exposição comemorativa dos 450 anos da Santa Casa da Misericórdia de Almada: - Apresentação do espólio e história da Santa Casa da Misericórdia de Almada, os seus vários domínios de intervenção e os seus projectos para o futuro.

ƒ Realização da exposição colectiva de Verão da Associação de Artistas Plásticos de Almada – IMARGEM – Pluralidades: - Apresentação de trabalhos em diversas técnicas –pintura, escultura, fotografia e instalação.

ƒ Realização do 1º Torneio “Os Cavaleiros de S. Tiago”, promovidos pela Associação de Jogos Históricos – Almada 21: - Recriação das tácticas usadas em algumas batalhas históricas, recorrendo-se do modelismo para representar os campos onde se realizaram.

ƒ Realização da IX edição da exposição colectiva anual Ver de Fazer: - Organizado pelo Clube de Artes da Escola Secundária Anselmo de Andrade, contou com a participação de alunos e professores do atelier de artes desta instituição de ensino.

ƒ Realização de exposição colectiva dos trabalhos realizados pelos alunos do Atelier de Artes Plásticas Aprend’Arte nos últimos cinco anos, envolvendo vinte e dois alunos e antigos alunos deste atelier.

ƒ Realização da Exposição do Concurso Arte e Criatividade.

ƒ Realização da exposição “Almada a Terra e as Gentes”, organizada pela SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada, no âmbito do concurso de fotografia sobre a Freguesia da Sobreda, tendo sido distinguidos os participantes no Concurso Almada a Terra e as Gentes, e entregue o Prémio SCALANO, que distinguiu o pintor de Almada Louro Artur.

ƒ Realização da exposição anual da Associação F4 – Associação de Imagem e Cultura – trabalhos de fotografia, artes plásticas e multimédia, realizados por elementos desta associação.

ƒ Realização do Mercado “Natal Amigo da Terra”: - Esta iniciativa procura levar os almadenses a aproveitar a quadra de Natal para brindar e familiares com prendas originais e mais amigas do ambiente;

105 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Neste mercado, além da compra de prendas amigas do ambiente, foi possível aprender a fazer algumas prendas de Natal, com a ajuda de instituições do Concelho, que dinamizaram ateliers de carpintaria, centros de mesa e arranjos florais e postais de natal: o Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; o Santa Casa da Misericórdia de Almada; o Centro Social e Paroquial Padre Roque Gameiro; o Externato Zazzo; - A animação musical foi assegurada pelos diversos grupos que estiveram envolvidos no programa “Do Natal aos Reis em Coro” do Concelho de Almada.

Auditório Fernando Lopes – Graça

ƒ A programação do Auditório Fernando Lopes-Graça integrou um número significativo de actividades nas áreas artísticas, conforme quadro abaixo indicado: Áreas Cinema Dança Música Teatro Total N.º Espectáculos/ Sessões 98 25 26 63 212 Espectadores 2.880 3.202 3.611 8.329 18.022

Solar dos Zagallos

ƒ Exposições: - Exposição Permanente: “Olaria Tradicional Portuguesa”; - Exposição “Almada um Concelho Solidário”, integrada nas comemorações dos 30 Anos do 25 de Abril (até 31 de Janeiro de 2006); - Exposição de pintura do Almadense Carlos Calado; - Exposição Colectiva de Artes Decorativas, organizada pela Junta de Freguesia de Sobreda (23 a 30 de Abril); - Exposição de “Olaria Tradicional Portuguesa: do fazer ao usar”. Integrada nesta exposição, realizou-se dia 21 de Outubro uma Mesa Redonda, sobre o tema “Coleccionar a memória, inventar a cultura”; - Exposição “Olhares sobre o Solar dos Zagallos”, em colaboração com a Associação F4.

ƒ Realização de visitas Guiadas: - Foi realizado o programa de visitas guiadas, solicitadas pelas escolas e instituições, cumprindo o objectivo de divulgar e preservar a memória deste equipamento cultural municipal; - O Solar foi visitado por 2.255 pessoas das quais 697 foram crianças.

Animação socioeducativa

ƒ Realização de Ateliers: - Realização de atelier de artes plásticas – Esculturas de Jardim, com o objecto de promover o Solar dos Zagallos enquanto equipamento municipal, destinado à preservação das memórias locais e contribuir para a formação e ocupação dos tempos livres das crianças e jovens durante o período de férias escolares, com a participação

106 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

de 10 jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, cujas obras foram expostas durante a Festa do Solar (26 de Junho).

ƒ Foi assegurada a participação no Plano de Acção Cultural.

ƒ Música: - Realização da iniciativa “Vamos Cantar as Janeiras”; - Realização de concertos integrados no Programa “Cantar Liberdade”, organizado pelo Coro Polifónico de Almada: o Grupo Coral de Queluz (7 de Maio); o Canto e piano com Elsa Cortez e Helder Marques (8 de Maio); - Audição da classe de Piano da Academia de Música de Almada (11 de Junho), e concerto de encerramento do ano lectivo desta instituição do Concelho de Almada 18 de Junho); - III Concerto Solstício de Verão, concerto ao ar livre que teve como solista a violoncelista Tatiana Leonor acompanhada pela Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior, dirigida pelo maestro Nuno Dário, que executaram obras de Beethoven, G. Fauré, J. Brhms e Tchaikovsky (organização da Associação Ginásio Ópera, 16 de Julho); - Outono Romântico no Solar dos Zagallos – ciclo de Colóquios e Recitais em parceria com a Associação Ginásio Ópera: o “A Ópera Romântica”, com Ana Madalena Moreira (Soprano), Larysa Savchenco (Meio-soprano), Kodo Yamagishi (Piano), e comentários de André Cunha Leal (1 de Outubro); o “O Canto do Cisne”, com Manuel Pedro Nunes Santos (Barítono) e Vera Prokic (Piano), e comentários de João Maria de Freitas Branco (8 de Outubro); o “Do Advento Romântico ao Romantismo”, com Joana Gama (Piano) e comentários de Paulo Nazareth (15 de Outubro); o “O Romantismo Íntimo e Familiar”, com Eduardo Regula (Piano) e Ricardo Mendes (Violino), e comentários de André Cunha Leal (22 de Outubro); o Canções de Richard Straus e Franz Schubert, com Ana Madalena Moreira (Soprano) e Ian Mikirtoumov (Piano), e comentários de João Maria de Freitas Branco.

ƒ Animação de Verão: - Encenação e recriação da Chegada de El-Rei D. João VI ao Solar dos Zagallos, em colaboração com o Colégio Campo de Flores (25 de Junho): o A chegada e estadia do monarca no Solar foi minuciosamente estudada pelo Colégio Campo de Flores que com o apoio dos técnicos do Solar e do Grupo de Animadores do Palácio Nacional de Queluz procuraram recriar uma viagem até ao Século XIX através de cenas da vida em dia de festa, numa casa burguesa do século XIX Português; o À noite aproveitando a presença do monarca foi possível compreender melhor a música de salão ouvida no Século XIX em Portugal num concerto comentado realizado pelo Ginásio Ópera com a soprano Lúcia Lemos acompanhada ao piano por Alexandra Torrens, e comentários da professora Luíza Sawaya. - Realização da V Edição da Festa Saberes, Sabores e Memórias:

107 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

o Participação do Clube Recreativo do Feijó, Alma Alentejana, APPACDM, Paróquia de Nossa Senhora do Livramento da Sobreda e Associação F4. o Realização de Oficinas para Pais e Filhos, tendo como princípio a construção de objectos de adorno do Século XIX, Jogos Tradicionais, Exposições, Viagens de Charrete por algumas quintas da Sobreda, espaços para a gastronomia, Teatro, Mercado de Velharias e primeira Feira de Cerâmica Contemporânea com os ceramistas Alberto Lino, Anabela Camelo, Elsa Gonçalves, Fernando Sarmento e Paulo Óscar; - Realização de desfile de moda da estilista residente na Sobreda de Caparica, Odete Valverde (organização da Junta de Freguesia da Sobreda, 23 de Julho).

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

Apoio à Actividade Associativa

ƒ Foi assegurado o apoio financeiro destinado a viabilizar projectos e acções bem como para a qualificação e modernização das infra-estruturas físicas das associações locais, num total de 54 processos.

Estímulo à Criação Artística

Teatro: - Foi assegurado o apoio à actividade de produção dos Grupos de Teatro, enquadrado na Linha de Apoio criada para o efeito: o Grupo de Teatro Amador da Costa de Caparica; o Oficina de Teatro de Almada; o Grupo de Teatro da Associação Manuel da Fonseca; o Associação de Teatro e Música com Cultura Armadilha; o Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria; o Grupo Cénico da Incrível Almadense; o Mundo do Espectáculo - Associação Cultural; o Murmuriu; o O Grito; o Novo Núcleo de Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologia; o Útero; o Piajio – Associação Cultural; o Ninho de Víboras – Associação Cultural.

ƒ 9ª Mostra de Teatro de Almada: - Durante 18 dias subiram ao palco 13 grupos representativos do teatro amador e profissional do Concelho, que realizaram 17 espectáculos (oito estreias) e 19 apresentações; - O evento contou pela primeira vez, com a apresentação de um espectáculo convidado, fora do concelho, “Inestética Companhia Teatral” com o objectivo de aproximar outros teatros de Almada e diversificar as participações nesta iniciativa. A peça apresentada - The Scum Show obteve o Prémio de Reposição do Concurso “O Teatro na Década04”.

108 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Pela primeira vez realizou-se um espectáculo para bebés “Miauzz Uma Ratsódia Para Todos”, a cargo do grupo de teatro Armadilha; - A Mostra de Teatro apostou na descentralização dos espectáculos por diversas salas do Concelho com vista a uma maior aproximação à comunidade e à revitalização dos espaços culturais existentes: o Auditório Municipal Fernando Lopes Graça; o Casa da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro; o Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro; o Salão de Festas e Antigo Cinema da Incrível Almadense; o Teatro Extremo; o Pavilhão da Pluricoop; o Espaço ao ar livre em Cacilhas ; - Foram estabelecidas formas de cooperação com outras entidades: o Parceria com a FNAC de Almada, que permitiu realizar neste espaço a apresentação da Mostra à imprensa, e apresentação durante quinze dias de excertos dos espectáculos seguidos de pequenas conversas com os seus protagonistas; o Parceria com o site SERCULTUR, o maior site de divulgação cultural; - Realização de actividades complementares: o Pausa – A arte de bem receber, café concerto, possibilidade de encontro entre o público e os participantes da Mostra de Teatro de Almada, dando assim continuidade a um ambiente de festa, diálogo e partilha de experiência; o Formação, com a realização do atelier “A construção da personagem” segundo o método de Stanislavski, dirigido por Yolanda Alves, e do workshop de Movimento Público intitulado “o Incrível Coração das Paredes”, orientado pelos formadores Jean Marc Dercle e Afonso Guerreiro do qual resultou uma apresentação pública; o Conversas com Observadores, convidados observadores que se disponibilizaram para a elaboração de comentários/criticas sobre alguns dos trabalhos apresentados, os quais serviram de base para as conversas entre actores, público, encenadores, observadores realizadas no Incrível Club. o Boletim da Mostra, edição da Folha Informativa da Mostra, contendo entrevistas aos Grupos de Teatro participantes, comentários/criticas dos observadores e pequenos apontamentos sobre a programação da Mostra; o Público presente na Mostra: 1.876 espectadores.

ƒ Festival Sementes: - Foi prestado o apoio financeiro e logística para a sua realização.

ƒ Festival Internacional de Teatro de Almada: - Foi prestado o apoio financeiro para a sua realização.

ƒ Teatro Municipal de Almada: - Participação na concepção e organização da cerimónia de inauguração institucional do Teatro Municipal de Almada.

ƒ Associação ARTEMREDE: - Integração da Câmara Municipal de Almada na ARTEMREDE – Teatros Associados;

109 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Participação no grupo de trabalho para a constituição da associação da qual a Câmara Municipal é um dos municípios fundadores, tendo realizado o seguinte: o Organização de documentação e instrução de processo para constituição da associação; o Participação em Encontro promovido pela ARTEMREDE, com vista à apresentação da Associação junto de programadores e associações artísticas; o Elaboração de proposta de transferência de verba ao abrigo das condições de aprovação enunciadas na decisão de Câmara Associada; o Programação dos espectáculos nos equipamentos municipais; o Organização de informação para catálogo da Associação.

ƒ Dança: - Foi prestado a apoio técnico e logístico à Quinzena da Dança e Plataforma Internacional de Dança.

ƒ Música: - Do Natal aos Reis em Coro e Janeiras: o Realização dos Concertos e Animações de Natal, em vários locais do Concelho, durante todo o mês de Dezembro; o Participaram 22 grupos locais, tendo sido realizados oito Concertos de natal e 44 Animações; o Elaboração e distribuição dos materiais de divulgação afectos a esta iniciativa. - “Vamos cantar as janeiras”: o Realizou-se a iniciativa “Vamos Cantar as Janeiras”, de 2 a 8 de Janeiro, que incluiu um conjunto de actuações dos grupos corais, instrumentais e etnográficos, por diversos locais do Concelho. A iniciativa integrou uma actuação conjunta no dia 8 de Janeiro, no Solar dos Zagallos. o Participaram neste evento 18 grupos do concelho: • Grupo Coral ARPCA; • ARPILF Grupo Coral Sol Poente; • Grupo Coral da Associação de Socorros Mútuos 1º Dezembro; • Grupo de Cantares Tertúlia da Esperança; • Coro da Academia de Instrução e Recreios Familiar Almadense; • Grupo Coral Alentejano do Laranjeiro – Recordar a Mocidade; • Grupo Coral do Clube de Campismo de Almada; • Grupo Coral Ars Musica; • Coral Canto Novo; • Grupo de Danças e Cantares do Clube Recreativo de Vale Flores; • Coro da Escola Secundária Anselmo de Andrade; • Rancho Folclórico e Cultural de Vale Flores; • Contradições (Música Tradicional Portuguesa); • Grupo de Danças e Cantares dos Professores de Almada; • Grupo Etnográfico da Cova da Piedade; • Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do CRF; • Tuna Maria; • Antunia.

110 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Concerto de Ano Novo: - Realizou-se no dia 9 de Janeiro, na sala da Academia Almadense, o Concerto de Ano Novo; - Este concerto contou com a participação da Orquestra Estatal do Palácio de Música de Kiev, que interpretou música de Strauss;

ƒ Mês da Música: - Em Outubro comemorou-se em Almada, o Mês da Música que integrou iniciativas de âmbito musical promovidas por diversas entidades. Bandas Filarmónica, Recitais de Guitarra, Musica de Coro, Fados, Musica Moderna, Workshops, Ciclo de Cinema, realizaram-se em vários espaços do nosso concelho; - Integraram este programa o Ciclo de Música Outunalidades, o 2º Concurso de Música Moderna; - Realizaram-se: o 16 Concertos e recitais; o 7 Sessões de Cinema Temáticos; o 3 workshops.

ƒ Festival Cantar Abril: - Elaboração e aprovação de regulamento do Festival Cantar Abril.

5.2.2. SAÚDE E ACÇÃO SOCIAL

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

Deficiência

ƒ Dinamização do Grupo Concelhio: - Realização de workshop sobre “Violência e Maus Tratos em Pessoas com Deficiência” (22 de Fevereiro, com a participação de 60 pessoas); - Realização do Seminário sobre Saúde Mental “Um olhar sobre a Doença mental no Concelho de Almada”, no âmbito do Grupo Concelhio para a Deficiência – participação de 80 pessoas; - Apoio e acompanhamento da Formação sobre Linguagem Gestual, promovida pelo Grupo Concelhio para a Deficiência em articulação com o Centro de Emprego de Almada/Instituto do Emprego e Formação Profissional, com participação de 20 pessoas das diversas instituições e serviços do Concelho; - Participação em reuniões preparatórias da edição, discussão e análise do RAMA – Regulamento para a Acessibilidade e Mobilidade em Almada; - Celebração de Protocolo com a Confederação Nacional de Apoio ao Deficiente – apresentação da versão final do documento; - Celebração de Protocolo com a Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa – acompanhamento da execução do Protocolo.

111 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Animação Socioeducativa: - Acompanhamento do workshop “Dança e Gira”, actividade de relaxamento sensório- corporal para crianças e jovens com deficiência e maiores compromissos em termos de autonomias – realização de duas sessões semanais no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, envolvendo quatro instituições para deficientes e um total de 60 crianças; - Dinamização e acompanhamento do Programa Aventu.AR.TE, envolvendo 30 jovens com deficiência entre os 16 e os 30 anos com grandes autonomias e com percursos de formação e/ou emprego da CERCISA e APPACDM. Realização de sessões semanais de promoção de competências para o lazer, bem como organização de saídas, passeios de fruição cultural, desportiva, recreativa e de lazer com uma periodicidade mensal – Museu da Presidência em Lisboa, cinema e teatro, com uma participação média de 20 jovens. - Organização do Fim-de-Semana Diferente para 45 jovens com deficiência (Vila Nova de Mil Fontes, Setembro); - Participação no Projecto de Intervenção Precoce de Almada – PIPA; - Dinamização e implementação das actividades do “Mês do Deficiente” em articulação com o Grupo Concelhio para a Deficiência; - Realização da sessão de apresentação de Projectos de Apoio por pares a jovens em situação de exclusão; - Realização da exposição e concurso de Arte e Criatividade: exposição de trabalhos (cerca de 120) e atribuição de prémios às melhores obras apresentadas. - Realização da jornada lúdico-desportiva “Jogos sem Barreiras”; - Realização do seminário “Comunicação e Educação para Surdos” (em articulação com a Federação Portuguesa de Surdos e a Associação de Surdos do Concelho de Almada); - Realização de workshop sobre a “Intervenção Precoce em Almada: que realidade, que intervenção?”; - Apresentação pública do Guia de Recursos sobre Deficiência e apresentação pública das novas viaturas adaptadas, “Almada Solidária”, adquiridas pela Câmara Municipal com gestão da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM).

ƒ Edições: - Edição do Guia de Recursos sobre Deficiência no Concelho; - Edição das brochuras sobre os Direitos das Crianças, no âmbito do trabalho da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

ƒ Foi assegurado o apoio às Instituições locais de Solidariedade Social, tendo sido elaboradas 39 propostas de apoio.

ƒ Foi assegurado o acompanhamento do processo para a construção do Centro Comunitário dos Três Vales, ao abrigo do Protocolo estabelecido com o Centro Paroquial do Cristo-Rei.

112 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi assegurada a elaboração da candidatura ao Programa Inserção e Desenvolvimento (PROGRIDE), em parceria com a Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta, a Santa Casa da Misericórdia de Almada e o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica.

ƒ Rendimento Social de Inserção: - Aprovação de programas de inserção e de apoios complementares relativos aos beneficiários da medida; - Assinatura de protocolos de inserção com os beneficiários; - Participação nas jornadas “Rendimento Social de Inserção – Inserção para a Autonomia”, promovidas pelo Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal (14 e 15 de Novembro, Montijo).

ƒ Toxicodependência: - Dinamização do projecto Aventura na Cidade, em articulação com a associação ARISCO; - Participam no projecto: o Escola Secundária Professor Ruy Luís Gomes; o ATL da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 de Almada; o Associação Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro; o Centro Social Paroquial de Cristo Rei; o UMAR; o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica (através da sua ludoteca e do ATL); o Santa Casa da Misericórdia de Almada, com o ATL do Centro Comunitário PIA II, o projecto Experienciar Sentir e Agir da Trafaria, e o projecto Geração Cool do Espaço Jovem do Centro Comunitário PIA II; - Neste período decorreram as acções de formação para os mestres de jogo (professores, educadores, animadores, etc.), tendo-se iniciado sessões de aplicação; - Foi concluído o processo de acreditação deste projecto junto do Centro de Formação de Professores Almada-Tejo; - Participação no Grupo Intermunicipal para as Questões da Exclusão Social da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal: o Preparação do seminário sobre ”Prevenção dos Comportamentos de Risco nos Adolescentes – Estratégias de Intervenção de Proximidade”: conclusão dos preparativos organizativos e preparação das comunicações a apresentar pelo Grupo. - Dinamização do grupo de trabalho interno da autarquia, constituído pelos Sectores de Acção Social, de Educação, de Juventude e pela Divisão de Desporto.

ƒ Rede Social – Conselho Local de Acção Social de Almada: - Organização e preparação das reuniões do Núcleo Executivo, Plenário e dos Subgrupos de trabalho; - Conclusão do Plano de Desenvolvimento Social; - Apresentação pública do documento de Plano de Desenvolvimento Social, em plenário do CLASA; - Definição do processo de decisão por parte das entidades;

113 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Elaboração de parecer técnico e respectiva proposta de aprovação do Plano, na sua generalidade, que foi aprovado em reunião do Executivo Camarário; - Elaboração de Proposta de Implementação do PDS – Elaboração dos Planos de Acção dos Projectos Estruturantes; - Elaboração de Proposta de modelo de funcionamento da Rede Social; - Dinamização de reuniões com as Juntas de Freguesia para estabelecimento de formas de articulação relativas à constituição das Comissões Sociais de Freguesia; - Elaboração do site do CLASA para integração no projecto “Almada Cidade Digital”; - Apresentação do Projecto Construir Caminhos, objecto de candidatura ao PROGRIDE – Programa Inserção e Desenvolvimento, em reunião plenária do CLASA realizada para o efeito; - Programa Ser Criança – Reunião conjunta entre o Núcleo Executivo e a Santa Casa da Misericórdia de Almada, Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro, Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro e o Centro Paroquial Cristo Rei, instituições que manifestaram interesse em apresentar candidaturas ao Programa Ser Criança, com os seguintes objectivos: o Consideração de aspectos relevantes para a elaboração das candidaturas; o Estabelecimento de circuitos para emissão de Pareceres Técnicos por parte do CLASA. - Foram elaborados pareceres técnicos referentes a candidaturas ao FEDER por parte das seguintes Instituições: o AIPICA – Associação das Iniciativas Populares para a Infância: • Ampliação da Creche popular do Pragal; • Construção do Equipamento Integrado da Charneca de Caparica; • Aquisição de equipamento Creche da Trafaria; • Aquisição de equipamento Creche/Jardim de Infância da Liberdade; • Aquisição de equipamento Creche 25 de Abril; • Aquisição de equipamento Mini Creche “O Futuro”; • Aquisição de equipamento Creche do Castelo; • Aquisição equipamento Creche “Pão de Açúcar”; o Centro Paroquial de Vale Figueira: • Projecto: Ampliação do Centro Social de vale Figueira; o GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa: • Projecto: Construção de Unidade de Vida Autónoma; o Santa Casa da Misericórdia de Almada: • Projecto: Centro de apoio a Idosos e Dependentes António Casaca; • Candidatura ao PAII. - Foi assegurada a participação em reunião Inter-CLAS promovida pelo instituto da Segurança Social, para apresentação do estudo de Avaliação realizado a nível nacional ao Programa Rede Social; - A Cooperativa de Solidariedade Social “ Outra Margem “, com sede na Trafaria, no âmbito de um intercâmbio com um parceiro italiano através do Programa Leonardo Da Vinci, solicitou ao CLASA a visita de um grupo de Técnicos desse país. A reunião efectuou-se com uma apresentação da implementação do Programa Rede Social, em Almada, a constituição do CLASA, objectivos e finalidades, acções desenvolvidas e acções em curso;

114 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Participação no Fórum “Novos Caminhos” – promovido pelo projecto “Maré Viva” – Programa Escolhas 2ª geração – Costa de Caparica; - Reunião Inter-CLAS – promovida pelo Instituto da Segurança Social, para apresentação da “Plataforma Ciaris – Centro Informático de Aprendizagem e de Recursos para a Inclusão Social”; - Workshop “O papel das Redes Sociais nas dinâmicas Sociais dos Concelhos” promovido pela REAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza-Núcleo Distrital de Setúbal - dia em Palmela.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

Infância

ƒ Animação Sócio-educativa: - Apoio e acompanhamento a projectos sócio-educativos e recreativos das Instituições Particulares de Solidariedade Social e a projectos no âmbito do Plano de Acção Cultural; - Apoio à organização da formação para educadores e professores responsáveis pelos projectos PAC “Melhoria da Qualidade na Implementação dos Projectos”; - Apoio a actividades a projectos de ocupação e lazer para crianças e adolescentes: o Acompanhamento aos “Projectos Maré Viva” e “Geração Cool”, respectivamente, promovidos pelo Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica e Santa Casa da Misericórdia de Almada/Centro Comunitário PIA 2 do Programa Escolhas, com intervenção na Mata Santo António/Terras da Costa/ Bairro do Campo da Bola e Bairro Pica Pau Amarelo/ Monte da Caparica; o Acompanhamento aos Projectos “Experenciar, Sentir e Agir” do Centro Infantil da Trafaria /Santa Casa da Misericórdia de Almada do Programa “Ser Criança”, com intervenção no Bairro do 2º Torrão/ Trafaria.

ƒ Animação Urbana: - Carnaval: apoio à dinamização e organização do Carnaval das Escolas que teve a participação de cerca de 4.200 crianças que apresentaram temas coreográficos diversos sobre aspectos históricos e sociais locais e outros temas, como o ambiente, paz, cidadania; - Apoio e participação na organização da Festa Verde, na qual participam 28 equipamentos de infância de Instituições Particulares de Solidariedade Social, com cerca de 2.000 crianças: venda de produtos alusivos ao tema e desenvolvidos durante o ano em projecto, ateliers, e animação, são as vertentes da sua participação nesta Festa Verde. - Organização das Marchas das Escolas e Instituições de Infância.

ƒ Crianças e Jovens em Perigo: - Participação semanal nas reuniões ordinárias da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens – Comissão Restrita e nas reuniões bi-mensais da Comissão Alargada; - Gestora de processos de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, num total de 60, das freguesias da Trafaria e Costa de Caparica: diagnóstico, acompanhamento e avaliação das situações de menores em perigo e alvo de medidas

115 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

de protecção, audições em Tribunal de Menores, visitas domiciliárias, atendimentos, reuniões; - Dinamização das vertentes da Informação e da Formação na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

ƒ Idosos: - Organização de um workshop para avaliação da actividade desenvolvida por esta parceria e reflexão sobre perspectivas de trabalho futuro. Foram identificadas oportunidades e desafios que se colocam ao trabalho com idosos no concelho e foram definidas a visão, a missão, os objectivos do grupo Concelhio e algumas acções a desenvolver. Participaram 20 parceiros; - Aprovação da candidatura do Grupo Concelhio ao FORHUM do Programa de Apoio Integrado a Idosos (PAII) para a realização de acções de formação; - O projecto tem como objectivos gerais requalificar a prestação do serviço de apoio domiciliário das instituições concelhias, reforçando as competências dos diversos prestadores e melhorar o apoio prestado aos utentes, promovendo a sua participação e autonomia; - Participação nos trabalhos dos subgrupos: acompanhamento do funcionamento do Centro de Recursos de Ajudas Técnicas, implementação do projecto “Saber Cuidar para Prevenir”, no âmbito de candidatura ao Programa de Apoio Integrado a Idosos, tendo a Santa Casa da Misericórdia de Almada como entidade promotora; - Apoio à Santa Casa da Misericórdia de Almada na elaboração de candidatura ao Programa de Apoio Integrado a Idosos para a criação de um centro de apoio a doentes de Alzheimer. Participação em reunião de parceiros e elaboração de proposta dos contributos municipais; - Preparação, realização e avaliação das actividades comemorativas do Mês do Idoso: o Baile Colorido, com o grupo musical Nuvisom. Participaram cerca de 400 pessoas. Efectuou-se um sorteio de peças de artesanato, confeccionadas nas instituições (3 de Outubro, Incrível Almadense). o Pregões da Cidade, espectáculo de revista à portuguesa seguido de passagem de modelos, pelo Grupo Cultural Sol Poente, da ARPILF (12 de Outubro, Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça). o Encontro de Coros, com a participação de nove grupos corais das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Sorteio de um cabaz de compras. Participação de cerca de 400 pessoas (de Outubro, na Incrível Almadense). o Visitas guiadas ao Museu da Cidade (6, 14, 19 e 27 de Outubro e Novembro); o “O Peso Certo”, espectáculo de revista à portuguesa, com Fernando Mendes. Participaram mais de 1.700 idosos (24 e 25 de Outubro, Academia Almadense); o Realização do Fórum “Papel da Sociedade Civil Organizada”, que decorreu no dia 23 de Novembro, com a participação de 34 entidades, num total de 73 participantes; - Foi assegurada a participação no seminário “Envelhecimento, que desafios?”, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Almada no âmbito das comemorações dos seus 450 anos (17 de Novembro); - Realização de um workshop de avaliação do trabalho desenvolvido pela parceria durante o ano de 2005 e de discussão de perspectivas de trabalho para 2006. - Participação no 3º congresso da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, sobre “A cidade e os mais velhos: mais saúde, mais participação, melhor integração”;

116 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Participação e acompanhamento do desenvolvimento do programa Alma Sénior: - Realização de uma manhã de actividade física de ar livre, no Parque da Paz, subordinada ao lema “Estar activo é igual a saúde”, com tai-chi, exercícios de alongamento e flexibilidade, jogos tradicionais; - Realização da Festa Final com a participação de três grupos corais e baile (2 de Julho, Sociedade Filarmónica União Artística Piedense).

5.3. DESPORTO

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

O Departamento de Acção Desportiva desenvolveu as suas actividades em torno de três objectivos principais: Promoção das Actividades Físicas e Desportivas junto da população do concelho, projecção de Almada como centro de cultura e desporto, espaço de eventos e acontecimentos de nível metropolitano, e manutenção do apoio ao movimento associativo na qualificação e modernização das suas infra-estruturas.

Promoção das actividades físicas e desportivas

ƒ Jogos Desportivos de Almada: - Decorreram em parceria e participação activa das Juntas de Freguesia do Concelho, do Movimento Associativo Popular e Federado de natureza desportiva, tendo participado nas múltiplas modalidades desportivas, e de prática (36), 6.000 cidadãos.

ƒ Almada Mexa-Se Pela Sua Saúde: - Numa perspectiva de dinamizar os espaços públicos urbanos e dirigido ao conjunto da população, o programa desenvolveu-se através de uma abordagem às actividades informais em espaço livre natural, tendo contado com a participação e parceria de clubes do concelho e mobilizou múltiplas e diversificadas actividades, num total de 3.000 cidadãos.

ƒ Troféu de Atletismo: - Contou com a participação das Juntas de Freguesia do Concelho e Clubes da modalidade, o Programa desenvolveu-se em 5 provas tendo mobilizado cerca de 330 atletas, num total de 1.100 participações.

ƒ Alma Sénior: - Dirigido à população Sénior do Concelho, o programa desenvolveu-se em parceria com as Juntas Freguesia, o Instituto Superior de Ciências da Saúde-Sul, o Grupo Concelhio de Idosos, as Autoridades Locais de Saúde e as Colectividades do Concelho de Almada. Realizado ao longo do ano, abordou práticas regulares de natação, hidroginástica, ginástica, para além de, ter possibilitado a realização de Passeios Ambientais e de Colóquios temáticos, relacionados com a população-alvo, tendo mobilizado cerca de 780 participantes.

117 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Special Ludus: - Dirigido à população portadora de deficiência, contou com a parceria da Faculdade de Motricidade Humana, das instituições vocacionadas para esta área, e desenvolveu-se em torno das seguintes práticas: xadrez, mergulho, ginástica, atletismo, rugby, natação, futebol, goal-ball e canoagem, mobilizando cerca de 300 participantes das instituições do concelho.

ƒ Desporto Escolar: - Dirigido exclusivamente à população escolar do concelho, o programa abrangeu dois públicos-alvo distintos: o População do 1º Ciclo do Ensino Básico – através do GIGAJOGA, o qual se desenvolveu ao longo do ano lectivo, as actividades organizadas em blocos de prática desportiva (Ginástica/Judo/Natação/Atletismo/Rugby/Desportos colectivos/Xadrez) e festa final de convívio, tendo participado cerca de 3.000 alunos do 1º ciclo; o Actividades dirigidas às Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos e Secundárias, que envolveu para além do Corta Mato Escolar Concelhio (1.000 alunos) as seguintes modalidades: Desportos de Aventura, Xadrez, num total de 2.350 alunos.

ƒ Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo: - Enquanto programa de fomento da formação para jovens praticantes, foram desenvolvidas acções específicas relativas ás seguintes modalidades desportivas: Xadrez, Basquetebol, Andebol, Atletismo, Futebol 7, Voleibol, Actividades Gímnicas, tendo participado nas mesmas as Associações Desportivas Federadas de cada modalidade, os clubes que desenvolvem projectos de formação desportiva. No global, participaram no conjunto das modalidades, cerca de 1.150 jovens praticantes com idades compreendidas entre os 6 aos 14 anos.

ƒ Através de Divisão de Infra-estruturas Desportivas também os serviços desportivos municipais, contribuíram para a promoção da prática desportiva, tendo organizado e desenvolvido um conjunto bastante diversificado de serviços desportivos, que se realizaram no conjunto das unidades desportivas municipais, respectivamente: - Complexo Municipal Desportos com uma oferta Desportiva regular nas áreas da Natação/Hidroginástica/Cardio/Fitness/Ballet, Dança, Musculação, Desportos de Combate, Ténis e Squash. No conjunto das diversas actividades desenvolvidas participaram cerca de 3.000 utentes. - Pista Municipal de Atletismo – instalação desportiva que possibilitou actividades de treino/competição nas modalidades de Atletismo, Rugby e Basebol, para além de actividades de manutenção da condição física, num total de 1.200 utilizadores. - Pavilhões Desportivos Municipais do Laranjeiro, Charneca e Costa de Caparica, instalações que permitiram actividades físicas e desportivas a cerca de 2.600 alunos das Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos e secundárias, para além das actividades regulares de treino/competição de clubes nas modalidades de Basquetebol, Andebol, Futsal e Voleibol.

ƒ Numa análise breve às actividades que os serviços desportivos municipais desenvolveram, no quadro desta linha de orientação estratégica e com o objectivo de promover, organizar e desenvolver a prática das actividades físicas/desportivas junto

118 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

das populações, foram cumpridas todas as acções que os diversos programas previram, tendo-se conseguido uma mobilização global de cerca de 30 mil participantes. Numa análise à participação da população do concelho no conjunto das referidas actividades, em sede de Programa e Serviços Desportivos pode concluir-se que, para além de uma evolução na participação das populações, é de realçar a característica das próprias actividades, uma vez que as mesmas reforçaram a sua componente formativa e inclusiva, podendo mesmo afirmar-se que para o conjunto do arco etário da população do Concelho e para os diferentes grupos alvo da mesma existe uma oferta disponibilizada no que diz respeito à actividade desportiva.

ƒ Foram realizados, com organização própria dos serviços desportivos ou com organização externa nas instituições e apoio municipal, os seguintes eventos e Provas desportivas: - Atletismo Grande prémio Atlântico; Corrida São João Baptista; Olímpico Jovem – Fase regional; - Andebol Torneio Internacional Andebol “Cidade de Almada”; - Basquetebol Torneio “All Stars Games” – Liga Profissional Basquetebol; Jogos do Campeonato Nacional da Proliga; - Voleibol Liga Mundial – Portugal/Brasil; - Judo Campeonatos Nacionais de equipas; - Desportos de Ondas Campeonato Europeu de Surf (Selecções Nacionais de Juniores); - Desporto Escolar Em colaboração com o Ministério da Educação, realizaram- se em Almada fases regionais do quadro competitivo do desporto escolar; - Ginástica Gala Gímnica Nacional; Edição anual da Festa Jovem (evento nacional da modalidade dirigido a crianças e jovens dos 6-12 anos) - Jogos Verão Almada Evento multidesportivo nas modalidades de futebol de 2005 praia, voleibol de praia, coferbol, aeróbica, que se desenvolveu na Costa de Caparica nos meses de Junho e Julho; - Natação Campeonatos regionais de piscina curta.

ƒ Apoio ao movimento associativo: - Qualificação das instalações para a prática desportiva (pisos desportivos); - Qualificação das instalações de apoio à prática desportiva (Balneários, Postos clínicos, Sanitários); - Qualificação das instalações sociais de clubes e colectividades; - Aquisição de equipamentos diversos, para as instalações sociais e/ou desportivas - Aquisição de viaturas; - Aquisição de material desportivo.

119 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

ƒ Organização própria e apoio a organização externa, de actividades desportivas, de que se destacam: - Férias Desportivas para jovens, nos períodos coincidentes com a interrupção das actividades lectivas – Natal, Páscoa, Verão; - Convívios de Desporto Aventura e Jogos de Praia, devidamente articulados com os programas “Mexa-se”, e iniciativas desportivas escolares.

ƒ Eventos desportivos ocasionais, integrados no programa municipal de formação desportiva para modalidades, de que se destacam: - Torneio municipal de escolas de futebol de 7; - Concentrações desportivas de: Mini-basquetebol, Atletismo (pista), Encontros Gímnicos, Torneios de Xadrez.

ƒ Implementação de um plano municipal de prevenção das toxicodependências: - Foi assegurada a participação na definição dos conteúdos (vertente desportiva do plano em referência, através da identificação das modalidades desportivas, dos recursos técnicos quanto ao seu enquadramento), tomando como referência o diagnóstico do concelho.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Almada Cidade Digital: - Levantamento de dados para a criação do site de desporto, e concepção e produção do “Roteiro Desportivo do Concelho de Almada”, distribuído junto das comunidades associativas e educativas.

5.4. BIBLIOTECA E ARQUIVO HISTÓRICO

5.4.1. BIBLIOTECA

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Fundo Documental: - Número de títulos de documentos – 40.885; - Novos exemplares adicionados á base bibliográfica em 2005: 1.700.

ƒ Utilização dos serviços de empréstimo domiciliário: - No ano de 2005 verificaram-se 47.995 empréstimos (média mensal de 4.000 empréstimos).

ƒ Utilizadores: - Existem 19.940 utilizadores inscritos;

120 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Ao longo do ano inscreveram-se 1.015 novos utilizadores; - A análise da distribuição dos novos utilizadores por escalões etários revela que a maior incidência se verificou no grupo infanto-juvenil (escalões etários dos 4-9 e dos 10-14). Outras faixas importantes foram as compreendidas as dos 20-24 anos e a dos 15-19. - Em praticamente todos os escalões, as mulheres predominam enquanto utilizadores inscritos. A diferença entre indivíduos do sexo masculino e feminino inscrito vai diminuindo è medida em que a idade avança.

ƒ Actividades de Animação Cultural: - Desenvolvimento do programa de promoção da leitura para o público infanto- juvenil: o Horas do conto; o Ateliers; o Exposições; o Concursos; - Desenvolvimento de actividades para público adulto: o Realização da exposição “Maria Rosa Colaço: O sonho mágico da infância”; o Realização do concurso de poesia “Faz-te poeta: 20 poemas de amor”, integrado nas comemorações do Centenário do Nascimento do Poeta Pablo Neruda, destinado a jovens poetas entre os 15 e os 20 anos. o Realização da exposição “Aquilino Desconhecido”, sobre a vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro, em colaboração com o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas; o Realização de debate “60 anos sobre a vitória das forças aliadas na II Guerra Mundial”; o Atribuição dos Prémios Literários “Cidade de Almada” e “Poesia e Ficção de Almada”; o Lançamento/apresentação de obras literárias: “Memórias de um Espermatozóide Irrequieto” de Maria Guinot; “O Cristo Rei há 30 anos: sete poemas sobre Abril” de Nuno Gomes dos Santos; “O Guardador de Almas” de Rui Vieira (Prémio Literário Cidade de Almada 2004); “Notas Soltas de Uma Vida” de Maria Luísa do Rosário Nunes”; “Vidas na Corda Bamba” antologia de poemas de vários autores da SCALA. - Desenvolvimento do projecto “De volta aos livros” (projecto de promoção da leitura para adultos que conta com o apoio do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian).

ƒ SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares: - Foi assegurado o aconselhamento técnico, acompanhamento de processos de instalação e reformulação de bibliotecas escolares. No caso das bibliotecas escolares do primeiro ciclo, o apoio prestado é mais desenvolvido e estende-se a todo o processo de instalação da nova biblioteca. - Concretização dos processos de aquisição de mobiliário e do fundo documental das bibliotecas escolares: o Escola Básica do 1.º Ciclo Jardim de Infância Laranjeiro n.º 3; o Escola Básica do 1.º Ciclo Jardim de Infância Almada n.º 2; o Escola Básica do 1.º Ciclo Jardim de Infância Trafaria;

121 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

o Escola Básica do 1.º Ciclo Jardim de Infância Pragal n.º 1.

ƒ Serviço de Autoformação: - Prosseguiu a utilização deste serviço, sobretudo na sua vertente de centro certificador da Carta Europeia de Condução em Informática, com inscrições de novos utilizadores e atribuição de novos certificados.

ƒ Programa Férias Jovens: - A participação neste projecto municipal traduziu-se na integração no grupo de trabalho que definiu os objectivos do projecto, bem como na orientação, programação e dinamização das actividades.

ƒ PAC – Plano de Acção Cultural: - Foi assegurada a participação neste projecto municipal através da análise e acompanhamento dos projectos submetidos pelas escolas, e desenho e execução das actividades, entre as quais se destacam a Festa Verde e a Festa da Educação.

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

ƒ EDAC’S – Espaços de Democratização, Acesso e Competências: - No contexto do Projecto Almada Digital foram inaugurados em 2005 três Espaços de Democratização, Acesso e Competências localizados nas freguesias do Feijó, Almada e Charneca de Caparica, e onze Postos Internet em cada uma das freguesias do Concelho. - O número total de utilizadores por Espaço está representado no quadro seguinte:

Feijó Almada Charneca N.º de utilizadores 4.524 2.963 1.390

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Projecto Almada Cidade Digital: - No âmbito do Projecto Almada Digital, e particularmente no processo de instalação do sistema MILLENNIUM SILVER do sub-projecto Rede de Bibliotecas Municipais, foi concluído o processo de avaliação dos módulos de Catalogação, Pesquisa, Circulação, Aquisição e Periódicos, bem como os trabalhos prévios para a importação da base de utilizadores; - Foi iniciado o processo de construção do sítio web especializado das Bibliotecas Municipais; - Início dos trabalhos com vista à construção da Visita Virtual ao Fórum Municipal Romeu Correia; - Foram concluídos os trabalhos de pesquisa, selecção e recolha da informação a serem incorporados na colecção digital “Para Conhecer Almada”.

122 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Foi assegurada a realização de reuniões com os funcionários da Divisão no sentido de dar a conhecer os objectivos do serviço no contexto das Opções do Pano e Orçamento 2005.

5.4.2. ARQUIVO HISTÓRICO

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Serviço editorial/difusão de publicações: - Pesquisa, organização e transcrição paleográfica de documentos impressos e manuscritos publicados no boletim de fontes documentais: “Almada na História” (n.os 7 e 8); - Preparação e revisão dos artigos para a revista cultural: “Anais de Almada” (n.os 7 e 8); - Coordenação editorial da publicação: “Insígnias e Medalhas Municipais” (2.ª edição revista e aumentada); - Coordenação editorial e lançamento da obra “Entre a Sociedade e os Alunos: análise etno-histórica da Escola Industrial e Comercial de Emídio Navarro em Almada (1955- 1974)”, da autoria de A. L. Pinto da Costa; - Edição do folheto informativo: “Arquivo Histórico de Almada”; - Organização e Preparação da edição do opúsculo “Guia do Arquivo Histórico”;

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

ƒ Serviço Educativo: - Realização de visitas guiadas programadas com palestras; - Dinamização/mediação de propostas de actividades sobre o papel do Arquivo na comunidade educativa; - Organização e divulgação da exposição “Almada – Poder Local, Eleições e Evolução Administrativa do Concelho (1974-2001)”; - Organização do programa de actividades de férias/ocupação de tempos livres a jovens que participaram em tarefas arquivísticas nos meses de Julho e Agosto; - Foi assegurado apoio aos alunos da Universidade Sénior de Almada.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Foram disponibilizados ao Projecto “Almada Cidade Digital” os microfilmes de documentos dos séculos XV-XVII, com mais de nove mil imagens destinadas ao site especializado do Arquivo.

123 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi disponibilizada a colecção de periódicos do Boletim Municipal (1978-2003) convertida para formato digital de mais de seis mil páginas.

5.5. MUSEUS E PATRIMÓNIO CULTURAL

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Componente educativa: - Participação no Grupo Intersectorial do Plano de Acção Cultural nas áreas de “Património: Memória, Tradição e Identidade” e de “Mobilidade”; - Colaboração na Acção de Formação para professores sobre “O Trabalho de Projecto”; - Participação na preparação da “Festa Verde”; - Preparação da recepção à Comunidade Educativa para o ano lectivo de 2005/2006; - Participação no desfile de Carnaval das escolas do concelho; - Participação na preparação e montagem da exposição de fotografia “Artes do Mar – da Costa de Caparica à Fonte da Telha”, de Renato Monteiro (Convento dos Capuchos); - Participação nas actividades no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Pablo Neruda; - Preparação, montagem, inauguração e manutenção da exposição “Almada e o Tejo” no Núcleo Naval; - Realização de visitas guiadas ao Núcleo Medieval/Moderno (650 pessoas); - Realização de visitas ao Convento dos Capuchos (7.616 pessoas); - Realização de visitas guiadas ao Núcleo da Água (94 pessoas); - Realização de ateliers para pais e filhos no Convento dos Capuchos com a colaboração dos externatos “Abelhinha” e “Colégio do Vale”; - Colaboração e acolhimento do seminário integrado no festival “Sementes” no Convento dos Capuchos; - Colaboração e acolhimento no lançamento do Festival Internacional de Teatro de Almada e no colóquio sobre “Teatro e Democracia” no Convento dos Capuchos; - Realização do programa de concertos de música erudita, para os meses de Junho e Julho, no Convento dos Capuchos com o tema de “Verão n’O Jardim das Hespérides” e de Outubro com o tema de “Outono n’O Jardim das Hespérides”; - Preparação, apresentação e manutenção da exposição da pintora Catarina Castelo- Branco no Convento dos Capuchos; - Preparação, montagem, inauguração e manutenção da exposição de Fotografia sobre o 1º Raid TT do Kuanza Sul na Sala Polivalente Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia.

CRIAR OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE, DESENVOLVER E APROFUNDAR A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA DE TODOS

ƒ Participação no projecto Almada Cidade Digital – Dialugares, através da realização de ateliers com escolas do 1º Ciclo do Concelho, para divulgação dos equipamentos culturais da responsabilidade da Divisão de Museus.

124 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Preparação de um guia contendo as regras portuguesas de catalogação para a Biblioteca Municipal de Porto Amboim, Angola, no âmbito do Protocolo de Geminação.

ƒ Carregamento da base de dados do Programa de inventário Matriz para o espólio do Núcleo Naval.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Foram assegurados os trabalhos de limpeza e de inventário dos materiais provenientes das escavações efectuadas em Almaraz e Judiaria.

ƒ Foi assegurada a montagem da exposição “Almada e o Tejo” patente no Núcleo Naval com peças de Arqueologia e construção naval.

5.6. MUSEU DA CIDADE

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Foram registados 5.322 visitantes ou participantes em actividades, dos quais 53% correspondem a público escolar (1º Ciclo do Ensino Básico 57,5%, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico 17%, e Pré-escolar 12%).

ƒ Em 2005 verificou-se um aumento da procura do Museu da Cidade como recurso educativo, nomeadamente por parte de associações, escolas e munícipes procurando ajuda para preservação de documentos iconográficos, informação tratada ou apoio a actividades, bem como da parte de serviços da autarquia, recolhendo informação para diferentes projectos.

Exposições

ƒ “Diversidade de processos de construção, gentes e modos de vida” – exposição central.

ƒ “Ir à Escola”- exposição temporária: - Decorreu entre Abril e Setembro, incluindo programa de animação específico: ateliers/visita “A escola dos nossos avós” para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, e sessões temáticas “Conversas no Museu”.

ƒ “Associativismo em Almada” – exposição temporária: - Foi assegurada a preparação desta exposição sobre a história do movimento associativo em Almada, referenciando as diferentes tipologias associativas e sua evolução histórica por freguesias.

ƒ “50º Aniversário da Escola Secundária Emídio Navarro”:

125 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Foi assegurado o apoio à realização de uma exposição comemorativa do 50º Aniversário da fundação da Escola Secundária de Emídio Navarro: cedência de imagens, documentação e outros materiais.

ƒ Arquivo de Fontes Orais: - Associado à actividade do Centro de Documentação, e no âmbito de contactos para identificação de potenciais parceiros quer na comunidade educativa quer de apoio técnico, efectuou-se uma sessão metodológica com o Círculo de Estudos da Associação de Professores do Concelho de Almada, como proposta para um seminário/oficina no âmbito da Universidade Sénior de Almada; - No âmbito da preparação do ano lectivo 2005/2006, organizou-se e divulgou-se o projecto “Apanhar as Vozes: a memória e a oralidade como recurso educativo” em parceria com o Agrupamento Vertical de Escolas da Caparica, envolvendo três turmas de 7º ano.

ƒ Actividades de Animação: - No âmbito da animação e actividades paralelas à exposição temporária “Ir à Escola”, decorreu um conjunto de quatro sessões de “Conversas no Museu” em torno das memórias de professores e alunos do concelho e questões da história da educação, que contaram com 57 participantes em sessões de mesa redonda, tendo-se registado as intervenções para suporte documental do Museu: “Estado e Educação: as Campanhas de Alfabetização da década de 50”, “Memórias de Alunos”, “Ensinar antes do 25 de Abril: o papel dos professores”, “O movimento Estudantil e Juvenil em Almada nas décadas de 60/70”; - Foi assegurada a comemoração do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), com entradas gratuitas, prolongamento do horário de funcionamento do Museu da Cidade, ateliers abertos (pintura, papagaios de papel, construção de flores e bicharocos), visitas guiadas e ‘pedy papers’ centrados nas duas exposições patentes, e ainda animação de rua musical e circense pelo grupo Maribombo, em colaboração com o Teatro Extremo. Participaram ao longo do dia 597 visitantes individuais, tendo sido organizada a participação de turmas das Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância do Monte de Caparica e a Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 1 da Trafaria, envolvendo 142 crianças. - No âmbito da Recepção à Comunidade Educativa e início do ano lectivo realizaram- se duas sessões de apresentação e divulgação das actividades e recursos do Museu da Cidade para o novo ano lectivo, com a participação de 52 professores; - Foram asseguradas as actividades regulares de visitas guiadas e ateliers mobilizando a comunidade educativa; - Realizaram-se visitas guiadas específicas no âmbito do Mês do Idoso; - Decorreu nas instalações do Museu da Cidade a vertente etnográfica da “Mostra de Cinema Africano”, com a participação de cerca de 60 pessoas, destacando-se o colóquio sobre a importância da imagem na preservação da memória africana.

ƒ Procedeu-se à definição de conteúdos para o primeiro caderno pedagógico para público infantil, apresentando o Museu da Cidade como equipamento em função do conhecimento da história e realidade da cidade.

126 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Em conjunto com a Casa da Cerca-Centro de Arte Contemporânea e Divisão de Museus e Património Histórico, prosseguiu o Inventário e Divulgação da Arte Pública, integrado na Rede Temática Ibérica coordenada pela Universidade de Barcelona.

ƒ Foi assegurada a participação no Fórum 21 da Criança, no âmbito da “Agenda Local 21 da Criança”, com realização de ateliers sobre mobilidade – conceito, transportes públicos/individuais e impactos ambientais.

ƒ Projecto “Almada Cidade Digital”: - Produção dos conteúdos dos sites especializados dos museus; - Prosseguiu o inventário e carregamento de dados no suporte Matriz, preparando a sua disponibilização através da web; - Foi concluída a produção de conteúdos para dois circuitos virtuais de visita ao concelho, em fase de produção técnica.

ƒ Foi assegurada a participação no Programa Municipal de Comemorações dos 30 Anos do 25 de Abril.

ƒ No âmbito das comemorações do 25 de Abril foi assegurada a colaboração através da cedência de imagens e apoio técnico à organização das exposições fotográficas de Júlio Diniz pela Sociedade Filarmónica Incrível Almadense e Associação “O Farol”.

ƒ Foi assegurado apoio à instalação, construção e inauguração do “ Monumento aos 30 Anos de Poder Local”, da autoria do Prof. Rogério Ribeiro, integrado no espaço exterior ajardinado do Museu da Cidade.

5.7. CIAC

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Realização da Conferência “Julgado de Paz – Um contributo para a celeridade da resposta ao cidadão” (21 de Abril, Sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia): - 1.ª sessão subordinada ao tema “A importância do Julgado de Paz na resolução de conflitos no contexto local”; - 2.ª sessão subordinada ao tema “A importância do Julgado de Paz no contexto da reforma da justiça”; - Participação de cerca de 100 pessoas (Juízes de Paz, Juristas, Autarcas, Técnicos de Consumo, Professores dos vários graus de ensino, representantes de Associações e Consumidores).

ƒ Preparação da organização da Conferência sobre “Defesa do Consumidor e Municipalismo, a outra via”.

127 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Divulgação junto dos públicos mais jovens, nomeadamente em idade escolar e frequentadores de escolas do Concelho de documentação alusiva à promoção dos direitos dos consumidores.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ Foi assegurada a distribuição às Juntas de Freguesia de documentação relativa à defesa dos interesses dos consumidores.

ƒ Foi assegurada em parceria com a Mó de Vida Cooperativa de Acções de Formação sobre comércio justo nas escolas.

ƒ Foi assegurada a distribuição de documentação sobre Segurança Alimentar.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Processos de Reclamação: 103.

ƒ Pedidos de Informação: 2.745.

ƒ Foi assegurada a participação na XIII Conferência Consumo e Cidadania – A Habitação e os Direitos dos Consumidores.

ƒ Foi assegurada a participação na Conferência subordinada ao tema “O Crédito ao Consumo e as vendas ao domicílio”.

5.8. INFORMAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

DESENVOLVER OS SISTEMAS EDUCATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

ƒ Foram realizadas 14 campanhas de promoção de actividades ou projectos municipais incluindo a execução de materiais gráficos, anúncios de imprensa, ‘spots’ de televisão, outdoors, flâmulas e merchandising.

ƒ Foram promovidas ou apoiadas 10 acções municipais no âmbito da afirmação de Almada nas vertentes educativa, cultural e desportiva, através da divulgação de eventos, recursos e património.

ƒ Foram concebidos e produzidos com o acompanhamento do gabinete de design e imagem, materiais de divulgação ou publicações que contabilizaram a promoção de 103 iniciativas e a execução 245 peças diferentes.

128 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Divulgação de Almada através da organização e uma grande exposição de rua e da participação em cinco certames de nível regional e nacional.

ƒ Foram organizadas ou apoiadas 15 acções comemorativas. Destacam – se como mais relevantes no calendário de Almada: - Dia Internacional da Mulher; - 25 de Abril; - Festas da Cidade; - Natal; - Fim de Ano; - Centenário do Nascimento de Pablo Neruda.

PROMOVER A CRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL, MELHORAR AS ACESSIBILIDADES E O ESTACIONAMENTO

ƒ Foi assegurado o desenvolvimento do Plano de Comunicação Metro Sul do Tejo através das seguintes acções: - Participação nos trabalhos do grupo de missão municipal; - Publicação mensal de artigos na revista Almada; - Publicação de quatro edições do Jornal do Metro; - Organização e divulgação de quatro fóruns de participação pública; - Desenvolvimento de duas campanhas de informação sobre o Metro Sul do Tejo (“Queremos decisões a tempo e horas” e “Vais ter um amigo no Metro, um amigo do Ambiente”).

ƒ Foram desenvolvidas acções de informação sobre as várias áreas de intervenção do Plano de Mobilidade Acessibilidades 21 através de: - Publicação de artigos na revista Almada; - Concepção de layout para painéis informativos; - Concepção e maquetização do regulamento sobre estacionamento e regulamentos sobre zonas piloto; - Organização de fórum de participação pública.

PROMOVER A QUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

ƒ Conjuntamente com o Departamento de Ambiente e o Plano Municipal do Ambiente deu-se continuidade à Campanha de sensibilização e educação ambiental Almada Limpa desenvolvendo os seguintes temas: reciclagem, abandono de animais, praias limpas e “o Alberto e a Madalena ajudam a manter Almada Limpa. E você?”

ƒ Foram desenvolvidas e apoiadas acções de divulgação no âmbito da promoção e valorização do comércio local nomeadamente: - Corrida de S. João Baptista; - Almada Fashion; - Campanha de Natal “Compre em Casa Compre no Concelho de Almada”;

129 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- “Concurso de Natal do Comércio Tradicional”, com oferta de um automóvel oferecido pela Câmara Municipal.

ƒ Foram desenvolvidas 18 acções de divulgação que tiveram como objectivo promover e afirmar Almada ao nível do Turismo, do Lazer e da Recriação que se centraram nas seguintes áreas: - Presença na televisão através do apoio à realização de filmagens no concelho de Almada para a telenovela de grande audiência da TVI “Ninguém como tu” e à gravação de outros programas televisivos para a RTP; - Edição de materiais promocionais: brochuras (bilingue), outdoors, mupis e merchandising; - Participação de Almada em feiras e certames: Bolsa de Turismo de Lisboa, Feira de gastronomia de Santarém, Mostra no Almada Fórum; - Promoção do Concurso de Gastronomia do Concelho de Almada; - No âmbito do desporto, divulgação da realização em Almada da Liga Mundial de Voleibol; - Divulgação de eventos culturais e de cariz tradicional que se realizam em Almada e susceptíveis de atrair visitantes.

ƒ Foi assegurada a promoção do projecto Almada Parque/Centro Terciário do Pragal.

MELHORAR A INFORMAÇÃO E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

ƒ No âmbito do projecto “Almada Informa” foi assegurada a edição de publicações regulares e de materiais informativos, e foi disponibilizada informação, utilizando diversos meios, aos órgão de comunicação social, a entidades várias e à população em geral.

ƒ Redacção, edição gráfica e distribuição das seguintes publicações regulares: - Almada Revista Municipal (12 edições); - Agenda – Almadainforma (11 edições); - Turiscosta (6 edições); - RH (3 edições); - Jornal do Metro (3 edições).

ƒ Foi assegurada a manutenção do site municipal na Internet.

ƒ Acompanhamento informativo e divulgação aos órgãos de comunicação social de projectos ou actividades através de 103 comunicados de imprensa.

ƒ Foram identificadas e analisadas a publicação ou transmissão de notícias, reportagens ou entrevistas sobre o concelho de Almada ou sobre a Câmara Municipal, tendo sido contabilizadas mais de 6.000 peças jornalísticas.

ƒ Foi assegurada a participação no projecto “Almada Digital”, tendo-se desenvolvido os seguintes sub projectos ou acções: - Participação no grupo de Missão;

130 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Coordenação do subprojecto Almada Informa – site municipal e sites temáticos; - Portal Almada Cidade Digital – preparação, lançamento, gestão e actualização permanente de conteúdos da responsabilidade municipal; - Espaços Almada Informa – preparação, inauguração e disponibilização de informação nos locais; - Desenvolvimento de um arquivo digital de imagem; - Concepção e produção de materiais informativos. Divulgação de serviços e actividades associados ao “Almada Digital”; - Apoio no desenvolvimento da Intranet municipal.

ƒ Prosseguiu o trabalho de aprofundamento da mobilização para participação dos cidadãos nas grandes questões do Concelho de Almada no âmbito do Projecto “Almada Com”, consubstanciando os objectivos definidos com a realização de: - Seis Fóruns de participação sobre projectos estratégicos para Almada (Metro Sul do Tejo, Almada Nascente, Costa da Trafaria, Almaraz, Acessibilidades 21); - Oito Encontros com a comunicação social; - Organização de três actos eleitorais (Legislativas, Autárquicas e Presidenciais).

ƒ Agenda 21 da Criança: - Participação no grupo de trabalho da Agenda 21 da Criança; - Publicação de artigos e encarte na revista municipal “Almada”; - Divulgação de acções da Agenda 21 da Criança à comunicação social; - Apoio, à realização do Fórum 21 da Criança, “Parlamento dos Pequenos Deputados”.

ƒ No âmbito do encerramento das comemorações 30 Anos 25 de Abril, foi assegurada a realização da Exposição “Almada São Nossos Todos os Caminhos”.

ƒ Foi assegurado o apoio ao movimento associativo dos cidadãos através da publicação de artigos e divulgação das actividades realizadas ou a realizar, na revista Almada e na agenda Almada Informa.

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Foi assegurada a edição do boletim informativo RH, em colaboração com o Departamento de Recursos Humanos.

ƒ Foi assegurada a organização de acções comemorativas que proporcionaram o convívio entre os trabalhadores do Município – Almoço Comemorativo do Dia da Cidade de Almada e Almoço Comemorativo do Dia Internacional da Mulher, e envio de mensagem de Natal.

5.9. TURISMO

ƒ Exposições no Posto de Turismo: - Pintura de Jorge Marques “Quadros com História” (Fevereiro);

131 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Pintura de Mártio “Realidades” (Março); - Pintura de Jorge Bandeira “Situações” (Abril); - Fotografia de Aníbal Sequeira “Caparica/Almada” (Maio); - Colectiva da Santa Casa da Misericórdia “Fragmentos” (Maio); - Pintura em Seda de Helena Alexandra (Junho); - Pintura de Eugénio Silva “O Concelho em aguarela” (Julho); - Artesanato de Palmira Salvado (Agosto); - Pintura de Odair Rangel “Luz e Cores” (Setembro); - Colectiva de Artesanato e Artes Plásticas (Setembro/Outubro); - Pintura de Catarina Malanho “Telas Floridas” (Outubro); - Pintura de Victor Hugo “Horizontes Reiventados” (Novembro); - Artesanato de Alexandre Marques (Dezembro).

ƒ Foi assegurada a participação da Câmara Municipal de Almada na Bolsa de Turismo de Lisboa, integrada no stand da Região de Turismo da Costa Azul.

ƒ Foi assegurada a participação na iniciativa “Costa Azul no Almada Fórum”, através de apoio logístico e humano à iniciativa (Fevereiro): - Artesanato ao vivo; - Actuação do Rancho Folclórico A Morgadinha; - Noites de Fado e Doçaria Regional.

ƒ Foram assegurados apoios municipais ao Rally “Cidade de Almada”, organizado pelo Clube de Automóveis Antigos Costa Azul, XVIII Regata Overpower, XIV Festival Hípico da Sobreda e V Festa da Gastronomia de Cacilhas.

ƒ Realização de visitas guiadas: - Convento dos Capuchos (46 participantes); - Almada Antiga – Museu do Sítio, Elevador Panorâmico, e Fonte da Pipa – (46 participantes); - Museu da Cidade e solar dos Zagallos (40 participantes), no âmbito do Programa Turismo Sénior (INATEL); - Visita ao Concelho com a Escola Francisco Simões, integrada na Programa Coménius (50 participantes da Eslovénia, Turquia, Polónia e Letónia); - Rotary Clube de Almada e Coimbra (40 participantes) – Solar dos Zagallos, Convento dos Capuchos, Universidade Nova de Lisboa, Almada Velha, Elevador Panorâmico, Jardim do Rio, Fonte da Pipa e Museu da Cidade; - INATEL – Programa Turismo Sénior – Almada Velha, Museu do Sítio, Elevador Panorâmico, Jardim do Rio e Fonte da Pipa (efectuadas várias visitas com o total de 188 participantes).

ƒ Realização em Almada do Programa da RTP Internacional – Casa Portuguesa.

ƒ Participação na 2.ª Edição do Concurso Regional “Património Gastronómico da Costa Azul”.

ƒ Atendimento de 5.173 turistas no Posto de Turismo:

132 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Envio de material promocional do Concelho e da Região de Turismo da Costa Azul para o estrangeiro e território nacional.

ƒ Preparação da participação da Câmara Municipal de Almada na Semana da Costa Azul (23 de Setembro a 2 de Outubro).

ƒ Foi assegurada a participação do Concelho de Almada na 2.ª Edição do Concurso Regional “Património Gastronómico da Costa Azul”, tendo como representante o Restaurante “Burriquito” da freguesia de Cacilhas.

ƒ Foi assegurada a participação da Câmara Municipal de Almada no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém (16 de Outubro a 6 de Novembro): - Almoço Regional da Costa Azul, da responsabilidade da Câmara Municipal de Almada, servido pelo Restaurante a “Cabrinha”, Cacilhas; - Animação a cargo do Grupo de Percussão Bácoto; - Representação, a nível do artesanato, com os trabalhos de barro figurativo de António Peixoto; - Representação do Concelho na “Tasquinha” da Costa Azul, pelo Restaurante “Moinho Alentejano”, Cova da Piedade; - Promoção turística do Concelho de Almada no stand de Artesanato.

ƒ Lançamento e concretização do I Concurso Gastronómico do Concelho de Almada.

ƒ Concretização do programa alusivo ao Dia Mundial do Turismo: distribuição de lembranças no Posto de Turismo, unidades hoteleiras do Concelho e nos Espaços e Postos Almada Informa, exposição colectiva de artesanato e artes plásticas no Posto de Turismo, integrada na Semana da Costa Azul.

ƒ Foi assegurada a participação no Encontro dos Técnicos de Turismo da Região de Turismo da Costa Azul.

ƒ Foi assegurada a participação no júri do XIV Concurso das Montras do Concelho de Almada/Festa do Comércio Local.

ƒ Foi assegurado o apoio ao Carnaval das Escolas, às Marchas Populares e ao Natal das Escolas.

ƒ Foi assegurado o apoio à Semana Europeia da Mobilidade 2005, na Trafaria.

ƒ Preparação e participação no programa televisivo “Sabores”.

Projecto “Almada Cidade Digital”

ƒ Foi assegurada a entrada em funcionamento do posto de acesso à Internet instalado no Posto de Turismo.

ƒ Foi assegurado o atendimento e apoio aos utilizadores que acedem aos serviços do Posto de Internet, tendo-se verificado um total de 2.747 utilizadores entre Março e Dezembro.

133 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

6. PROTECÇÃO CIVIL E SAÚDE OCUPACIONAL

6.1. PROTECÇÃO CIVIL

ƒ Foi efectuada a apresentação das actividades desenvolvidas em 2004 pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada, ao Grupo de Trabalho que se debruça sobre as questões da “Protecção Civil” do Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos de Almada e ao Conselho Municipal de Segurança.

ƒ Realização de workshop sobre sismicidade, durante o qual foram abordadas as medidas de auto-protecção a adoptar durante e depois de um sismo, bem como as suas causas e efeitos. Esta iniciativa decorreu na Associação de Reformados e Pensionistas do Concelho de Almada (ARPCA) e contou com a participação de 50 associados daquela Associação.

ƒ Foi assegurada a participação num seminário sobre sismicidade em Portugal e organização portuguesa de protecção e socorro às populações (Benavente).

ƒ Início da elaboração de Planos de Emergência Externos das empresas abrangidas pela Directiva Seveso II.

ƒ Foi elaborado e implementado o plano de protecção e socorro aos festejos e comemorações (concertos e espectáculo de fogo de artificio) do 25 de Abril e da passagem do ano (fogo de artifício) em Almada.

ƒ O Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada foi convidado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil a participar no Exercício Nacional São Jorge, no qual participam igualmente os serviços municipais de protecção civil de Lisboa, Coimbra e Porto.

ƒ O Serviço Municipal de Protecção Civil participou na apresentação pública do Dispositivo Nacional de Combate a Incêndios Florestais, tendo o dispositivo e operação de vigilância implementado no Concelho de Almada sido apresentado como um bom exemplo a seguir.

ƒ O Serviço Municipal de Protecção Civil participou na célula de acompanhamento do efeito seca no Distrito de Setúbal criada pelo Comando Distrital Operacional de Setúbal.

ƒ Foi assegurada a comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, incluindo inauguração de viaturas, desfile apeado e motorizado, e assinatura da escritura pública de doação de terreno por parte da Câmara Municipal de Almada à Associação Reviver Mais, destinado à construção da Casa Nacional do Bombeiro.

ƒ No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro foram realizadas acções de sensibilização, prevenção e utilização de equipamentos de primeira intervenção em diversas Freguesias do Concelho, as quais incluíram a distribuição de informação prática sobre medidas de auto-protecção.

134 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Foi assegurada a Operação “Floresta Segura, Floresta Verde”, operação de vigilância e prevenção de incêndios florestais no Concelho, contando este ano com o apoio e participação de voluntários, membros dos clubes todo o terreno, e pela primeira vez do Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação do Concelho de Almada.

ƒ Os resultados e balanço obtidos no âmbito da Operação “Floresta Segura, Floresta Verde” em 2005 traduziram-se em 3,5 ha de área ardida (acacial) consequência de um único incêndio registado. Esta iniciativa é única no país, não só pela inclusão de Clubes Todo o Terreno do Concelho nas acções de patrulhamento e vigilância, como também pela utilização de caminheiros pela primeira vez. O trabalho conjunto das várias entidades envolvidas traduziu-se em 18.430 horas de vigilância e prevenção tendo sido percorridos 31.704 quilómetros durante os 123 dias da operação. Esta experiência pode vir a servir como projecto-piloto para o despoletar de um novo sistema de prevenção e vigilância de fogos florestais em Portugal.

ƒ Foi assegurada a participação em exercício intermunicipal sobre incêndios florestais, com a participação de todos os agentes de protecção Civil, e onde foi testado o sistema de comando operacional, estratégia, planeamento e intervenção.

ƒ Foi assegurada a participação num exercício Distrital, envolvendo todos os representantes do Centro Distrital de Operações de Emergência de Protecção Civil (CDOEPC), onde foi apresentado o Plano Municipal de Emergência de Almada bem como o sistema integrado de gestão e planeamento da protecção e socorro em funcionamento no Concelho.

ƒ O Serviço Municipal de Protecção Civil participou na apresentação do Plano de Emergência da REFER para a infra-estrutura ferroviária existente no Distrito.

ƒ Foi assegurada a participação em seminário organizado pelo serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, sobre o novo modelo de rede de comunicações digitais a ser implementado em Portugal para o sistema nacional de protecção e socorro.

ƒ Foi assegurada a sistematização e compilação de todos os dados relevantes relativos ao Plano Municipal de Emergência, com especial atenção para a actualização dos elementos relativos ao Plano de Emergência Específico para a Zona de Almada Velha e Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. A activação e notificação do Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada, para intervenção nos vários domínios do sistema de protecção e socorro, foi em 2005 caracterizado por 187 intervenções no terreno, traduzidas no apoio aos vários agentes de protecção civil e activação de equipamentos e recursos humanos, da Câmara Municipal de Almada, Serviços Municipalizados e entidades externas, públicas e privadas.

ƒ Foi mantido o apoio regular às três Associações de Bombeiros do Concelho, para funcionamento e manutenção dos piquetes permanentes de intervenção, e pagamento do seguro de viaturas e pessoal.

ƒ Foi assegurado em 2005 o apoio Municipal à renovação da frota, que ascendeu a um montante de 299.278,73 euros (99.759,58 euros a cada uma das três Associações do

135 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Concelho). O esforço financeiro que o Município tem vindo a fazer no apoio à renovação da frota das três Associações de Bombeiros, permite hoje afirmar que a qualidade dos serviços prestados aos utentes melhorou, a segurança destes e dos próprios bombeiros aumentou e os gastos com a manutenção da frota baixaram significativamente.

ƒ Foi assegurado o funcionamento permanente e as condições de utilização e exploração da rede rádio do Serviço Municipal de Protecção Civil.

6.2. SAÚDE OCUPACIONAL

DEFENDER, QUALIFICAR E MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO, VALORIZAR A INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES

ƒ Foi assegurada a realização de reuniões periódicas da Equipa de Saúde Ocupacional para avaliação do desenvolvimento das linhas de orientação estabelecidas para o Serviço de Saúde Ocupacional e Comissão e Subcomissões de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho Câmara Municipal de Almada/Serviços Municipalizados.

ƒ Foi assegurada a execução do Plano de Promoção da Saúde 2003/2006 e Plano de Acção 2004/2005 da Comissão de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho Câmara Municipal de Almada/Serviços Municipalizados.

Projectos Transversais

ƒ Foi assegurada a participação no Projecto Almada Cidade Digital/Intranet de Almada.

ƒ EMAS Lab: - Participação na equipa de coordenação do Projecto EMAS e no desenvolvimento das fases de Levantamento Ambiental e Política Ambiental; - Participação em reuniões para integração apoio à designação do Eco-Consultores, e com os Eco-Consultores da Câmara Municipal de Almada; - Participação em três workshops.

ƒ Foi assegurada a apresentação de resultados da actividade do Serviço de Saúde Ocupacional em Conferência Internacional sobre Serviços de Saúde Ocupacional, organizada pelo Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional (Helsínquia, 25 a 27 de Janeiro).

ƒ Colaboração no estudo europeu promovido pela Rede Europeia de Promoção da Saúde no Trabalho, sobre Good Employership (Boa Gestão do Emprego) na União Europeia.

ƒ Apresentação de comunicação “Modelo de organização e práticas do Serviço de Saúde Ocupacional da Câmara de Almada”, no I Encontro de Dirigentes e Chefias da Direcção Regional de Habitação e Equipamentos da Região Autónoma dos Açores (Ponta Delgada, 19 de Abril).

136 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

ƒ Visita/Contacto da Câmara Municipal de Faro e da Direcção Regional de Agricultura do Algarve, para recolha de informações no contexto da implementação de Serviços de Saúde Ocupacional naquelas organizações.

ƒ Foi assegurado o funcionamento da Comissão de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho Câmara Municipal de Almada/Serviços Municipalizados: - Preparação e participação em reuniões Subcomissões e Comissão, Secretariado e Grupos de Trabalho. Para a concretização do Plano de Acção 2004/2005 (Equipamentos Protecção Individual, Vestuário, Substâncias Químicas, Perturbações Músculo-Esqueléticas, Problemas Ligados ao Álcool, Rede de Mediadores), foram realizadas 22 reuniões com Chefias e diversas deslocações a locais de trabalho.

ƒ Formação específica de Saúde, Segurança e Bem-Estar dos locais de trabalho na Câmara Municipal de Almada/Serviços Municipalizados: - Foi assegurada formação específica nos contextos previstos por Lei: enquadramento de condições perigosas de trabalho/prevenção riscos profissionais – organização e realização de sete acções de formação para os trabalhadores da Limpeza Pública, no âmbito da Subcomissão Saúde Segurança e Bem Estar no Trabalho da Câmara Municipal de Almada; na admissão – sete acções de formação de acolhimento de 36 novos profissionais.

ƒ Foi realizada reunião com Departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Almada, para definição de metodologia e quesitos para a organização de acções de formação para 1ºs Socorristas.

ƒ Prevenção e controlo dos factores de risco de Acontecimento Perigoso, Incidente e Acidente em Serviço/Trabalho: - Registo da ocorrência de acidentes/incidentes de trabalho, e elaboração de Relatórios de Recomendações de Medidas de Prevenção.

ƒ Prevenção do Risco de Doença Profissional, Associada ou Agravada pelo Trabalho: - Doença Profissional – participação do diagnóstico; - Doença Associada ou Agravada pelo Trabalho – referenciação de profissionais e emissão de Pareceres de Aptidão.

ƒ Prevenção das Doenças Infecto-Contagiosas Evitáveis pela Vacinação (Tétano, Hepatite B, Gripe, Hepatite A): no âmbito da Vacina Anti-Gripe Humana Sazonal, foram vacinados 420 profissionais, elaboradas e divulgadas seis Folhas Leia sobre o tema, e uma folha Ao Corrente (resultados vacinação de 2004).

ƒ Prevenção dos Riscos que Requerem a Utilização de Protecção Pessoal na Actividade (Equipamento de Protecção Individual – EPI): - Caracterização de riscos nos locais de trabalho, processamento informático dos dados recolhidos, envio para validação por Chefias e elaboração das Fichas de Atribuição de Equipamentos de Protecção Individual por Função; - Acompanhamento e conclusão dos processos de profissionais com indicação de utilização de calçado de segurança adaptado (definição características do calçado em função dos riscos profissionais e exigências da actividade);

137 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

- Pesquisa e consulta de mercado de empresas fornecedoras de óculos de protecção e ópticas, para assegurar a disponibilização de óculos de protecção para utilização pelos Mecânicos.

ƒ Prevenção dos Riscos de Exposição a Substâncias Químicas: - Caracterização e conclusão de base de dados de todas as existências e condições de armazenamento nos locais de trabalho da Câmara Municipal de Almada e Serviços Municipalizados; - Conclusão da definição dos quesitos de saúde e segurança a observar nos processos de consulta e aquisição de produtos químicos na Câmara Municipal de Almada e Serviços Municipalizados.

ƒ Prevenção dos Problemas Ligados ao Álcool e Toxicodependência no Trabalho: - Caracterização dos locais de refeição improvisados/organizados por trabalhadores; - Acompanhamento de situações.

ƒ Foi assegurada a prevenção dos Factores de Risco do Ambiente Físico do Trabalho.

ƒ Foi assegurada a prevenção dos Efeitos da Iluminação no Local de Trabalho.

ƒ Foi assegurada a prevenção dos Efeitos do Conforto Térmico nos Locais de Trabalho.

ƒ Foi assegurada a prevenção dos Efeitos da Qualidade do Ar Interior/Atmosferas Poluídas nos Locais de Trabalho.

ƒ Foi assegurada a prevenção dos Factores de Risco da (Re)Concepção de Locais de Trabalho, Instalações de Apoio e Comodidade.

ƒ Sistema de Actuação na Emergência e Catástrofe de Vale Figueira Parque e Oficinas Gerais dos Serviços Municipalizados.

ƒ Foi assegurada a prevenção das Perturbações Músculo-Esqueléticas de Origem Profissional na Câmara Municipal de Almada/Serviços Municipalizados/Mobiliário e Equipamentos-Utensílios de Trabalho.

ƒ Coração sobre Rodas 2005: - Comemoração de 10 anos de ciclo-passeios em Maio, Mês do Coração, com a participação de 90 ciclistas entre profissionais da Câmara Municipal de Almada/Serviços Municipalizados, familiares e amigos.

138 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Anexo 1 ACTIVIDADE DO GABINETE DE MEDICINA DO TRABALHO 2005

CMA SMAS TOTAL

s Iniciais 112 15 127 onai

aúde Admissão 2 57 59 ssi i of de S Periódicos 454 122 576 es am x

E Ocasionais 230 40 270 scos Pr Ri Parecer de Aptidão Saúde 431 70 501

ado Por Quest. de Saúde 98 14 112 ent agem i

m Biometrias 2789 959 3748 fer n Encaminhaº Consulta/Programa 58 22 80 t. de E

c Consulta de Enfermagem 90 46 136 A da Saúde Or a Envio de Resultados 9 2 11 ânci l

gi Doenças Profissionais 12 0 12 Vi Exames Complementares de Diagnós 1112 380 1492

Vacina Anti-Tetânica 112 34 146 a as ão pel

s Vacina Anti-Hepatite B 13 5 18 naç ei i c . Doenç áv a t i ev v V Vacina Anti-Gripal 334 86 420 r E P Verificação Boletim Vacinas 451 111 562

o . ã ç

om Iniciais 65 10 75 lia va i a udi t A Av Periódicos 78 36 114 Doença Audi evenção da

Pr Formação/Orientação 0 0 0

s s e Iniciais 66 21 87 m uai a ar s i V Ex Periódicos 81 28 109 Ocul Doença evenção da

Pr Formação/Orientação 4 0 4

P Nº de Trabalhadores 86 14 100 IP / es de c ação de . Consultas médicas 96 15 111 b dent a ent r i T Aci

Or Relatórios Médicos 11 5 16

e Nº de Grávidas 0 0 0 ant ab.

Tr Acompanhantes 0 0 0

o à Gest Sessões de Ensino 0 0 0 no Local

Apoi Adaptação Profissional 0 0 0

139 RELATÓRIO E CONTA DE GERÊNCIA 2005

Anexo 2 MOVIMENTO DO ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS CLÍNICOS 2005

ACTIVIDADES CMA SMAS TOTAL Clínica Geral 1907 568 2475 Medicina Interna 195 74 269 Dermatologia 16239201 a c i Oftalmologia 15941200 ón Ortopedia 190 46 236 a e Cr

d Fisiatria 155 31 186 Urologia 10338141 . ça Agu l o

en Distúrbios Emocionais 576 90 666 ic a o ic D

n Ps . Problemas do Álcool 39 22 61 v na Clí ti

o t Ac Apoio a Toxicodependentes 1 0 1 n e io m

o Casos-Problema Social 3 0 3 i al ci Ap . end Apoio a Trabalhadores Internados 0 0 0 v So ti At

Ac Apoio a Chefias Local de Trabalho 2 0 2 . m diº r Pensos, Injectáveis, Biometrias (...) 2951 1109 4060 n e e t A

Enf Consultas de Enfermagem 23760297 . as)

i Clínica Geral 1708 564 2272 sent º d N ( Ab Especialidades 857 140 997

e s Nº de Profissionais 2427 470 2897 al i o1º r s e t nt a e rro Fornecimentos 120 45 165 o m c o pa ão M i

S Acções de Formação/Informação 79 30 109 est Equ G Locais de Trabalho Abrangidos 117 45 162

Nº de Profissionais 92 8 100 ma oce ec Ma

e Consultas 0 0 0

Pr o o r c e i

t Citologias 37 4 41 Út o l nós Mamografias/Ecografias 0 0 0 ag i Co o D r

c Envio a Ginecologia 72 3 75 n ev. r P Ca Intervenções Cirúrgicas 0 0 0

as Nº de Profissionais 0 0 0

o o i em ér

t Consultas/Ensino Individualizado 0 0 0 obl a r minin m i P Fe

Cl Densitometrias Bifotónicas 0 0 0 ev.

Pr Densitometrias Ultrasónicas 0 0 0

140