Débora Thaís de Andrade

Leucocoprinus (: ) de cultivares leveduriformes na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Ciências Biológicas Orientadora: Profa. Dra. Maria Alice Neves

Florianópolis

2019 2

3

Débora Thaís de Andrade

LEUCOCOPRINUS (BASIDIOMYCOTA: AGARICACEAE) DE CULTIVARES LEVEDURIFORMES NA ILHA DE SANTA CATARINA, FLORIANOPÓLIS, BRASIL

Esta monografia foi julgada adequada para obtenção do Grau de “Bacharel em Ciências Biológicas”, e aprovada em sua forma final pelo Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 28 de Junho de 2019.

______Prof. Dr. Carlos Roberto Zanetti Coordenador do Curso de Ciências Biológicas

Banca Examinadora:

______Prof.ª Dr.ª Maria Alice Neves Orientadora Universidade Federal de Santa Catarina

______Ms. Ariadne Nóbrega Marinho Furtado Universidade Federal de Santa Catarina

______Ms. Celeste Heisecke Cabrera Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

4

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus pais, Cecília Inês Duz de Andrade e Valmir Antônio de Andrade, pelo imenso amor, carinho, apoio e atenção dedicados a mim durante toda minha jornada como estudante, da escola até a universidade. Gratidão por sempre estarem dispostos a fazer o possível e o impossível para me ver feliz e realizada, independente das minhas escolhas. A minha irmã Sheila Patrícia de Andrade, por sempre estar presente, cuidando de mim e me auxiliando nos momentos de dúvida, sendo uma parceira para conversas banais até discussões político-filosóficas. Agradeço à minha família por ter me proporcionado essa formação crítica, ensinando valores, virtudes e consciência para a boa convivência em sociedade.

Aos professores desta instituição, os quais dedicam boa parte de suas vidas lecionando, além de realizarem pesquisa e extensão. Agradeço especialmente aos professores que gentilmente me receberam em seus laboratórios, professor Benedito Cortês Lopes e, minha querida orientadora, professora Maria Alice Neves, por terem me ensinado, além do conhecimento de suas áreas, virtudes que levo para vida.

Aos amigos que fiz no MICOLAB, por todas as conversas e risadas nos dias de trabalho de laboratório, pelos ensinamentos de taxonomia de fungos, as saídas de campo, enfim, por todo conhecimento compartilhado. Agradeço especialmente a Maria Eduarda de Andrade Borges por ter sido, além de uma grande amiga, minha mentora no laboratório, me ensinando técnicas de como trabalhar com fungos.

Aos colegas da graduação com os quais eu pude conviver e me relacionar ao longo de cinco anos, especialmente aos amigos e amigas da turma 2014.2, Caio, Elisa, Karen, Luisa, Nicolas e Pâmela. Ao Frederico Rottgers Marcineiro por ter sido uma pessoa muito importante, companheiro de laboratório, sempre me apoiando e me ajudando durante boa parte da minha formação na universidade.

A Celeste Heisecke Cabrera e Ariadne Nóbrega Marinho Furtado pelo auxílio na elaboração do projeto que originou este trabalho, bem como por gentilmente terem aceito compor a banca examinadora. Meu agradecimento especial a Salomé Urrea-Valencia por gentilmente ter cedido seus dados e pelo apoio durante a elaboração do projeto e do presente trabalho. Sou grata por sempre que solicitado terem sido muito prestativas e atenciosas comigo. 5

Ao Herbário FLOR pela oportunidade de estágio, além da presteza de ceder empréstimos quando solicitados.

As minhas amizades da vida que estão em Xaxim, por todas as conversas e momentos que deixaram essa caminhada mais leve e mais rica.

A todos que se empenha