PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Sandra Fabiola Estigarribia Salinas Bertulucci

MULHERES NO MUNDO DA AVIAÇÃO: QUEM SÃO ELAS?

Doutorado em Ciências Sociais

SÃO PAULO (SP)

2019

1

SANDRA FABIOLA ESTIGARRIBIA SALINAS BERTULUCCI

MULHERES NO MUNDO DA AVIAÇÃO: QUEM SÃO ELAS?

Tese apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Doutor em Ciências Sociais, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Helena Villas Bôas Concone e co- orientação da Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Corrêa Tótora, com filiação ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais.

SÃO PAULO (SP)

2019

2

Banca examinadora

______

______

______

______

______

3

Dedicatória

Dedico este trabalho a meu querido marido Bertulucci, pelo estímulo e incentivo em todos os momentos.

Dedico também as minhas lindas filhas Fabiola e Alzira, e a meus queridos pais, pela companhia silenciosa.

4

Agradecimentos

Agradeço a minha querida orientadora Profa. Dra. Maria Helena Villas Bôas Concone pelo apoio até o final desta pesquisa.

Agradeço também a minha querida co-orientadora Profa. Dra. Silvana Maria Corrêa Tótora, pelo acolhimento e apoio até a conclusão deste trabalho.

Às minhas entrevistadas amigas-aviadoras, sem o apoio incondicional de vocês, não existiria esta tese.

Meus agradecimentos aos professores da banca que, sempre solícitos, se mostraram dispostos em me ajudar desde o início desta pesquisa.

Fico grata ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pelo acolhimento e apoio em todos os momentos deste trabalho.

5

Agradeço também à CAPES, sem a ajuda da qual não seria possível a conclusão deste trabalho.

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.”

6

“El lugar de la mujer es donde sus ojos brillan, su corazón palpita fuerte, el lugar de la mujer es donde ella quiere estar y no donde los otros quieren que ella esté.” (Sandra Fabiola, 2018)

7

Mulheres no mundo da Aviação: Quem são elas?

RESUMO A mulher no mundo da Aviação, desde o início, marcou sua presença nesse espaço visto por muitos como estritamente masculino, no qual se observou, porém, no decorrer dos anos, o aumento do número de valorosas aladas onde antes lhes era restrita a atuação, embora nunca se mostrasse proibida. No imaginário social a atuação de mulheres nesse campo chegou a ser vista como uma afronta à família ou à sociedade, mas, nos dias de hoje, são vistas como exemplos de ousadia ou glamour. No início do séc. XX, Alberto Santos Dumont, um homem corajoso, ou melhor que isso, visionário, expôs uma inovação, apresentando ao público francês uma aeronave mais pesada que o ar, quando, livre dos preconceitos da época, de bicicleta, ia acompanhando no solo o voo, indicando as manobras durante a instrução de voo a uma mulher por ele treinada. Um homem que acreditava que tanto homens como mulheres poderiam já ter nascido com o coração de pássaro... Partimos, nesta investigação, da hipótese de que, embora o campo da Aviação tenha sido, e ainda permaneça, resistente à entrada de mulheres na função de piloto, ou especialmente na condição de comandantes de aeronaves, o estereótipo de fragilidade, incompetência e incapacidade veio sendo progressivamente quebrado pelo segmento feminino, que busca escapar das funções profissionais definidas social e culturalmente como as mais adequadas às mulheres, enquanto seus reais anseios são outros. A tese aqui defendida é a da igualdade das mulheres no mundo da aviação, pois as mulheres querem e podem voar. O objetivo dest