Dossiê de Imprensa

LIECHTENSTEIN x PORTUGAL 11.10.2016 | 17h30 (18h30 locais) | Rheinpark, Vaduz

COMITIVA

PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-21

07.10.2016 sexta-feira 14h45 Voo de Viena (Áustria) para Zurique (Suíça) Voo LX 1579 16h10 Chegada a Zurique (Suíça) Antes do treino Roda de Imprensa com um jogador Ruggell Complex A divulgar Treino - A confirmar (15 minutos aberto aos OCS) Ruggell Complex 08.10.2016 sábado 10h00 Treino (15 minutos aberto aos OCS) Ruggell Complex Após o treino Roda de Imprensa com um jogador Ruggell Complex 09.10.2016 domingo 10h00 Treino (15 minutos aberto aos OCS) Ruggell Complex Após o treino Roda de imprensa com um jogador Ruggell Complex 17h30 Treino (15 minutos aberto aos OCS) Ruggell Complex 10.10.2016 segunda-feira Antes do treino Roda de Imprensa com o Selecionador Nacional sub-21, Rui Rheinpark, Vaduz Jorge 18h30 Treino (15 minutos aberto aos OCS) Rheinpark, Vaduz 11.10.2016 terça-feira 18h30 Jogo Liechtenstein x Portugal Rheinpark, Vaduz Após o jogo Conferência de Imprensa com o Selecionador Nacional Rheinpark, Vaduz sub-21, , e zona mista 12.10.2016 quarta-feira 13h55 Voo de Zurique (Suíça) para Lisboa Voo TP 931 15h35 Chegada a Lisboa 16h35 Voo de Zurique (Suíça) para o Porto Voo TP 917 18h10 Chegada ao Porto

Nota: As horas indicadas são as locais. Na Suíça e no Liechtenstein é mais uma hora em relação a Portugal continental. Os horários e os locais dos treinos serão divulgados na véspera em fpf.pt.

ALOJAMENTO

Até 06.9.2016 9.201607 a 12.10.2016

HOTEL b_SMART Selemad 12 9487 Gamprin-Bendern, Fürstentum LIECHTENSTEIN TeL. + 423 230 47 47

PORTUGAL PROCURA OITAVA VITÓRIA NO LIECHTENSTEIN

Os sub-21 lusos partiram para os derradeiros jogos do Grupo 4, na Hungria e no Liechtenstein, com o primeiro lugar do Grupo 4 e o apuramento para o Campeonato da Europa Polónia 2017 garantidos.

A formação lusa somava sete vitórias e um empate à partida para a Hungria e foi a primeira equipa a garantir o apuramento direto. Na Hungria, Portugal falhou a oitava vitória, mas vai tentar esse registo diante do Liechtenstein.

Qualificação arrancou em setembro de 2015 A formação orientada por Rui Jorge iniciou a qualificação no mês de setembro de 2015, com uma goleada na Albânia, em Tirana, por 6-1. No mês seguinte, Portugal bateu a Hungria, em Penafiel, por 2-0, e a Grécia, em Xanthi, por 4-0. Em novembro seguiram-se as vitórias na receção à Albânia (4-0) em Arouca, e na deslocação a Israel (3-0).

Em março, seguiu-se nova vitória por 4-0, diante do Liechtenstein, nos Açores. No passado mês de setembro, o conjunto luso assegurou o primeiro lugar do grupo. Depois de um empate a zero, diante de Israel, em Paços de Ferreira, Portugal festejou o apuramento, em Barcelos, com uma vitória, por 1-0, diante da Grécia. Na última partida, disputada em solo magiar a 6 de outubro,, a formação lusa esteve por duas vezes a vencer com uma margem de dois golos, mas não foi além de um empate (3-3)

Enquanto Selecionador Nacional sub-21, Rui Jorge não sabe o que é perder em jogos oficiais desde 11 de outubro de 2011. No dia da partida com o Liechtenstein passarão precisamente cinco anos da derrota (1-2), em Moscovo, diante da Rússia, na qualificação para o Euro-2015. Se Portugal não perder, será o 30.º consecutivo do Selecionador Nacional sem conhecer o sabor da derrota.

Fase final pela primeira vez com doze seleções O primeiro lugar de cada um dos nove grupos tem a presença garantida na fase final que será disputada, pela primeira vez, entre doze seleções. Os quatro melhores segundos classificados dos nove grupos disputarão as últimas duas vagas, uma vez que a Polónia, enquanto país organizador, tem presença garantida.

ALEMANHA, REPÚBLICA CHECA, INGLATERRA E ESLOVÁQUIA JUNTARAM-SE A PORTUGAL E DINAMARCA AS CONTAS DOS NOVE GRUPOS

À partida para as duas últimas rondas da fase de qualificação, Portugal e a Dinamarca eram as únicas seleções com o primeiro lugar dos seus grupos e a presença no Euro-2017 garantidos. Alemanha, República Checa, Inglaterra e Eslováquia também asseguraram, na última jornada, a presença no sorteio da fase final, agendado para o dia 1 de dezembro, em Cracóvia.

Grupo 1 – República Checa venceu e aproveitou derrota da Bélgica A República Checa, venceu o seu último jogo no Grupo 1 na receção à Moldávia (4-1) e garantiu o primeiro lugar com 23 pontos, mais cinco que a Bélgica que perdeu em Montenegro (0-3) e irá receber a Letónia com o segundo posto assegurado.

Grupo 2 – Só uma derrota na Lituânia poderá afastar a Itália da frente A Itália pode garantir o primeiro lugar no Grupo 2 caso não perca na Lituânia. Mesmo em caso de derrota, a formação transalpina poderá vencer o seu grupo caso a Sérvia não vença na receção à Lituânia. Itália e Sérvia empataram a uma bola no confronto entre si, pelo que se o pior cenário se registar para a formação transalpina, o desempate terá de ser feito através da diferença de golos que neste momento lhe é desfavorável.

Grupo 3 – Islândia, Macedónia e França na luta Islândia, Macedónia (18 pontos em nove jogos) e França (17 pontos) têm aspirações a vencer o Grupo 3. A Islândia pode festejar o apuramento caso vença na receção à Ucrânia. A Macedónia, em desvantagem direta com a Islândia, terá de vencer na receção à Escócia e esperar por um deslize dos islandeses. Os galeses terão de esperar que Islândia e Macedónia não vençam e de somar três pontos na Irlanda do Norte.

Grupo 4 – Israel luta pelo play-off, com Portugal em primeiro No Grupo 4, Israel já garantiu o segundo posto, atrás de Portugal, e aspira à presença no play-off. Somam 18 pontos e recebem a Albânia na última ronda.

Grupo 5 – Roménia e Bulgária lutam pelo segundo lugar atrás da Dinamarca Com a Dinamarca apurada no primeiro lugar com 25 pontos (oito vitórias e um empate), a luta pelo segundo lugar do Grupo 5 será feita entre Roménia (16 pontos) e a Bulgária (14) que se defrontam na última ronda.

Grupo 6 – Suécia precisa de vencer, com croatas e espanhóis à espreita Suécia (21 pontos) Croácia e Espanha (ambas com 20 pontos) discutem a liderança do Grupo 6. A formação nórdica garantirá o primeiro lugar caso vença na receção à Croácia - em caso de empate precisará que a os espanhóis não vençam. Caso os croatas vençam na Suécia poderão festejar o apuramento direto, até porque têm vantagem direta sobre a Espanha. A Espanha precisa de vencer na receção à Estónia e de torcer por um empate entre croatas e suecos.

Grupo 7 – Alemanha garante apuramento com nove vitórias e Áustria em segundo A Alemanha selou o primeiro lugar com a vitória conquistada na receção à Rússia. Os germânicos têm um registo 100 por cento vitorioso nos nove encontros disputados. A Áustria tem garantido o segundo lugar com 22 pontos, mais nove que a Finlândia.

Grupo 8 – Holanda e Turquia lutam pelo segundo lugar no grupo da Eslováquia que ficou em primeiro No Grupo 8, a Eslováquia precisava apenas de um empate para garantir o primeiro lugar e venceram a Bielorrússia. A luta pelo segundo lugar é feita pela Holanda (que soma 11 pontos e jogará no Chipre) e pela Turquia (com 10 pontos e recebe a Eslováquia).

Grupo 9 – Inglaterra em primeiro e Noruega em segundo A formação inglesa venceu no Cazaquistão e garantiu o primeiro lugar no Grupo 9. A Noruega garantiu a segunda posição ao bater, em casa, a Suíça.

JOGO EM VADUZ

A Seleção Nacional sub-21 vai jogar pela primeira vez no Rheinpark, em Vaduz. Este recinto, inaugurado em 1997, tem capacidade para cerca de seis mil espectadores. A casa do FC Vaduz e da Seleção do Liechtenstein já foi palco de europeus de sub-19 e sub-17 e Portugal efetuou lá quatro partidas nessas competições – no Europeu sub-19, disputado em julho de 2003, a Equ