ALGARVE

DE ESTRADA

DE ESTRADA Índice 06 Percursos Algarve Zona Este 08 Nível 1 13 Nível 2 16 Nível 3 18 Nível 4 22 Percursos Algarve Zona Central 24 Nível 1 31 Nível 2 33 Nível 3 35 Nível 4 38 Percursos Algarve Zona Oeste 40 Nível 1 45 Nível 2 47 Nível 3 49 Nível 4 52 Percursos Treino Desportivo 54 Nível 3 58 Nível 4 62 ZONAS DE SUBIDA 64 Zona este 68 Zona central 72 Zona oeste 76 CaraCterização geográfica 78 CaraCterização climática PERCURSOS DE CICLISMO | INTRODUÇÃO

o algarve oferece condições extraordinárias para a prática do ciclismo nas mais variadas vertentes. As características geográficas, orográficas e climatéricas da região, aliadas à qualidade e diversidade das vias e à sua riqueza histórica, cultural e social, favorecem este destino de excelência para uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos em todo o Mundo.

02 PERCURSOS DE CICLISMO | INTRODUÇÃO

Com as suas extensas praias de areia dourada, que formam uma encantadora orla costeira animada por modernas vilas e cidades, a par das zonas do interior onde repousam acolhedoras aldeias, o Algarve desdobra-se em atrações naturais e encantos genuínos para conquistar residentes e visitantes. Do sofisticado litoral aos antigos caminhos do barrocal, passando por estradas torneadas pela abundante natureza que se abre em amplos vales, serras e florestas, são inúmeras as oportunidades que esta região soalheira nos propõe para passeios inesquecíveis durante todo o ano.

Promover este importante destino e as suas apetências para as atividades de lazer, é o objetivo do primeiro Guia de Percursos de Ciclismo de Estrada do Algarve, que reúne 41 itinerários diferentes, permitindo a residentes e turistas descobrir a região de uma forma ativa e sustentável, utilizando a bicicleta através de vias rodoviárias selecionadas. A pensar nos ciclistas mais experientes e nos atletas de competição, foi elaborado também um capítulo exclusivo para a respetiva prática, que inclui zonas de subida para treino específico.

Odeceixe Carvoeiro

Alvor

03 PERCURSOS DE CICLISMO | INTRODUÇÃO

De forma a fazer desta uma experiência inclusiva e acessível a todos os utilizadores da bicicleta, desde os principiantes aos praticantes regulares ou intensivos, foram criados quatro níveis de dificuldade, definidos pela respetiva distância e altimetria dos percursos. Assim, encontramos identificadas a verde, as opções de baixa dificuldade, enquanto as de dificuldade moderada surgem em cor azul, as mais difíceis a vermelho e as muito exigentes, a preto.

NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4

Num perfeito contraste com a extensão do território, a enorme diversidade geográfica, orográfica e ambiental do Algarve permitiu ainda organizar percursos distintos em três zonas da região: A Zona Este, que integra a área do Baixo Guadiana e os concelhos de Tavira, Olhão e parte do de São Brás de Alportel; a Zona Central que inclui os concelhos de Faro, Loulé, e Silves e a Zona Oeste que abrange os concelhos de Portimão, , Lagos e a Costa Vicentina, nos municípios de e .

Alcoutim

Monchique Castro Marim Aljezur Silves Loulé Tavira Portimão S.Brás V.R.S.A Lagos Albufeira Lagoa V. do Bispo Faro Olhão

oESTE CENTRAL ESTE

04 PERCURSOS DE CICLISMO | INTRODUÇÃO

Desafiar o turista para partir à descoberta de um Algarve caracterizado pela nobreza das suas gentes, ímpar nas suas tradições e belezas naturais e com uma importante diversidade biológica, é o convite patente neste guia, que procura dinamizar também a utilização da bicicleta na persecução de uma vida mais saudável e feliz.

Cacela Velha Barragem de Odeleite

Querença

05 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE zona este

Barragem do Beliche

Barragem de Odeleite Rio Guadiana

06 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE

Alcoutim

Monchique Castro Marim Aljezur Silves Loulé Tavira Portimão S.Brás V.R.S.A Lagos Albufeira Lagoa V. do Bispo Faro Olhão

Percursos

02

NÍVEL 1 03 NÍVEL 2 06

05 07 01

08 04 Percursos Percursos

09

11 NÍVEL 3 NÍVEL 4

10

Percursos Percursos

07 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 1 Distância -01- 70 km Desnível acumulado Tavira 980 m

A paisagem é deslumbrante e convida à acompanham-nos até às zonas balneares de aventura. No Sotavento somos envolvidos pela Manta Rota e Altura, inspirando-nos para a subida beleza dos cenários naturais e pelo importante até ao campo de golfe de Monte Rei. A estrada, património histórico e religioso que enriquece com bom piso e pouco tráfego, leva-nos ainda a percursos repletos de encantos. Em Cacela Curral de Boeiros, onde aceitamos o desafio para Velha espera-nos um ambiente tranquilo entre descer ao vale da Asseca, passando pelo Pego do o tradicional casario algarvio que ladeia a igreja Inferno. O passeio não termina sem nova subida, renascentista e o imponente forte sobranceiro à desta vez até à típica aldeia de Santo Estêvão. Ria Formosa. Os espelhos de água

+ DETALHES

Alcaria Fria

08 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 1 Distância -02- 66 km Desnível acumulado ALCOUTIM 740 m

Na bonita vila raiana do nordeste algarvio, Muito comum nesta zona serrana é a prática há uma experiência inesquecível que começa cinegética, por isso é frequente avistarmos alguns junto à praia fluvial. Sempre generosa, a animais selvagens como a lebre e o javali. Na natureza revela-nos vistas magníficas que ampla EN 124 o percurso faz-se em terreno plano facilitam a subida até Santa Marta, onde tem até Pereiro e Balurcos, permitindo-nos ganhar início uma animada etapa: a estrada é estreita novas energia para uma descida exigente entre mas, até Giões, abre caminho ao contacto com Corte das Donas e Guerreiros do Rio, tendo como simpáticas povoações que caracterizam o interior. cenário o enigmático Guadiana.

+ DETALHES

Serra de Alcoutim

09 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 1 Distância -03- 60 km CASTRO Desnível acumulado Marim 900 m

Neste concelho com importante componente íngremes, impondo andamentos adequados e histórica, espera-nos um percurso divertido boa preparação física. Para retemperarmos forças, mas nem por isso menos difícil. Dividido entre aproveitamos a frescura da paisagem na zona das várias subidas e descidas, reserva-nos surpresas Quebradas, de onde se avistam profundas lagoas e momentos de verdadeiro encantamento e o perfil de vizinhas povoações espanholas. junto às panorâmicas barragens do Beliche e de Almada do Ouro é visita obrigatória para relaxar Odeleite. Embora curtas, algumas subidas são com a espetacular vista do Rio Guadiana.

+ DETALHES

Ribeira de Odeleite

10 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 1 Distância -04- 57 km Desnível acumulado Olhão 625 m

Cidade cubista com fortes tradições para descontrairmos rumo ao interior rural do piscatórias, Olhão oferece-nos um roteiro concelho com as suas bonitas aldeias como interessante com partida em frente aos Moncarapacho, Estiramantens e Pereiro. emblemáticos mercados municipais Circundamos depois o cerro de São Miguel e debruçados sobre a Ria Formosa. Depois de preparamo-nos para uma subida progressiva alguns quilómetros a pedalar em terreno plano até ao Azinheiro. Os cheiros campestres dão-nos pela EN 125, com a atenção especialmente fôlego para a descida seguinte, com passagem focada no trânsito intenso, chega a oportunidade pela aldeia de Pechão.

+ DETALHES

Olhão

11 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 1 Distância -05- 54 km vila real de Desnível acumulado sto António 600 m

A carismática cidade de ruas perpendiculares, Revitalizados pelo ar puro, preparamo- construída em 1773 devido às contingências -nos para enfrentar a subida bastante íngreme políticas face a Espanha e pela vontade até ao cerro do Enho, onde nos rendemos à inabalável do Marquês de Pombal, abre portas soberba paisagem da costa algarvia. Segue-se aos ciclistas com um percurso que começa uma autêntica montanha-russa até Vila Nova de junto ao Guadiana. Primeiro percorremos o Cacela e depois o cruzamento da EN 125 para sereno Sapal de Castro Marim e seguimos para visitarmos a acolhedora aldeia de Cacela Velha. norte, passando por Monte Francisco e Junqueira, No regresso a Vila Real de Santo António, Manta para chegarmos à Barragem do Beliche. Rota e Altura dão-nos as boas vindas.

+ DETALHES

Castro Marim

12 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 2 Distância -06- 89 km Desnível acumulado tavira 1370 m

O desafio é tentador e poucos ousarão cruza as povoações típicas de Alcaria, Cabaços, recusá-lo. Sem nos deixarmos iludir pelos Casas Novas, Alta Mora e Cabeça Gorda, antes primeiros 15 km de subida suave, reunimos da passagem pela barragem do Beliche. A forças para cumprir o objetivo. À chegada não viagem prossegue em descida até Junqueira, há prémio de montanha mas a recompensa é para completarmos depois um troço de sobe e insubstituível: uma vista panorâmica de 360º desce até Castro Marim. Aqui podemos visitar que se estende entre o verde da serra e o azul o majestoso castelo medieval e o forte de São do mar. Para trás ficou a sinuosa estrada que Sebastião, antes de voltarmos à cidade.

+ DETALHES

Fonte

13 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 2 Distância -07- 82 km Desnível acumulado tavira 980 m

Os admiráveis tons da natureza dominam este pouco tráfego, subimos ao campo de golfe de percurso onde a atenção recai também na Monte Rei e passamos por Curral de Boeiros, magnitude do património histórico da região. antes de começarmos a descer para o vale da Junto à margem do Guadiana, em Vila Real de Asseca, sempre rodeados pelas belas paisagens Santo António, iniciamos uma interessante do Sotavento. Nova subida até à aldeia de Santo viagem que nos leva a Castro Marim, onde somos Estevão conclui este percurso, que pelo caminho conquistados pela nobreza do seu castelo, um nos convida a um momento de contemplação dos mais importantes monumentos da Idade junto à Ria Formosa, na localidade piscatória de Média em Portugal. Pela estrada de bom piso e Santa Luzia.

+ DETALHES

Santa Luzia

14 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 2 Distância -08- 97 km Desnível acumulado tavira 1650 m

É uma das estradas preferidas dos ciclistas até Cova da Muda, que nos põe à prova com devido ao estado do piso e abre-nos caminho rampas que chegam a ultrapassar os 10%. A mais a um percurso de dificuldade média e vistas de 500 metros de altitude, o oceano a sul e a espetaculares. São Brás de Alportel espera-nos imponente Serra do Caldeirão a norte, rivalizam depois de uma subida pela EN 270, que nos no efeito mágico que nos dá novas forças para obriga a enfrentar dois desafios: a subida do mais uma subida íngreme, quando seguimos por Marco e depois a do Bengado, com cerca de Javali em direção ao Barranco do Velho. Com pés 2,5 km de extensão e inclinação média de 5º. À bem assentes nos pedais, iniciamos a descida, entrada da vila, sede de um concelho com forte passando pela aldeia de Estoi até chegarmos expressão na produção de cortiça, rumamos a a Olhão. norte e ganhamos fôlego para a dura subida

+ DETALHES

Serra de São Brás de Alportel

15 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 3 Distância -09- 125 km Desnível acumulado tavira 2500 m

Os apaixonados pelo carrossel das provas na sua toponímia e preparamos o corpo e a clássicas do centro da Europa, ficarão rendidos mente para a longa subida até Pereiro e ao a este percurso que não dispensa um olhar planalto de Balurcos. Concentração é condição demorado na diversidade dos cenários obrigatória para percorrermos a difícil descida oferecidos pela natureza. O constante sobe e para a barragem de Odeleite, antes de chegarmos desce da serra de Tavira transporta-nos para as à barragem do Beliche. A viagem termina em corridas tradicionais da primavera, com rampas descida progressiva pela refrescante Mata curtas e íngremes. Em Monte das Preguiças, não Nacional da Conceição, também conhecida por nos deixamos influenciar pela malícia encerrada Santa Rita.

+ DETALHES

Serra de Tavira

16 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 3 Distância -10- 143 km Desnível acumulado tavira 2700 m

O clima ameno do Sotavento ilustra este aproveitamos o ar fresco para vencer a exigente convite para um encontro com o Algarve subida até Furnazinhas e entrarmos no concelho profundo, depois de um início ainda próximo de Alcoutim, passando pela povoação de do litoral, até Vila Nova de Cacela. O terreno Soudes. Considerada uma das mais tradicionais plano dos primeiros quilómetros dá lugar a aldeias do interior algarvio, Cachopo aguarda a uma etapa de sucessivas subidas e descidas nossa chegada no topo da Serra do Caldeirão, a em direção a Castro Marim, onde o desafio se caminho do Barranco do Velho. A descida para torna mais apelativo com a escalada progressiva São Brás de Alportel desenha o regresso a Tavira que nos leva à povoação do Azinhal. Pela pela EN 270, em traçado rolante. EN 122 chegamos à barragem de Odeleite e

+ DETALHES

Pereiro

17 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | NÍVEL 4 Distância -11- 163 km Desnível acumulado tavira 2825 m

Os sons do campo e os cheiros intensos da para explorar as estradas sinuosas da serra de flora serrana unem-se para fazer deste um Tavira para chegar a Alcoutim. A margem lusa do passeio inesquecível. Santa Catarina da Fonte Guadiana oferece-nos um ambiente tranquilo do Bispo é a primeira meta a alcançar, antes e abre-nos o apetite para apreciarmos iguarias de nos dirigirmos para o interior e subirmos a como os peixes de água doce, em Guerreiros do Alcaria do Cume, um dos pontos de referência Rio. O regresso faz-se em terreno mais plano pelo da altitude do Sotavento. Estamos a mais de Azinhal até à vila histórica de Castro Marim. 500 metros de altitude quando nos preparamos

+ DETALHES

Serra de Tavira

18 Serra de Tavira

19 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse a visitar zona este

Ria Formosa Mercados

Cacela Velha Olhão

pego Igreja do inferno matriz

Tavira Olhão

museu CASTELO municipal Castro Marim Tavira

IGREJA FORTE dE SANTA DE SÃO MARIA SEBASTIÃO DO CASTELO Castro Marim Tavira

20 PERCURSOS DE CICLISMO | ESTE | PONTOS DE INTERESSE

revelim Praia de santo antónio Ilha de Tavira

Castro Marim

centro Menir cultural do Lavajo antónio aleixo Alcoutim

Vila Real de Santo António

FAROL Ponte Velha

Vila Real Tavira de Santo António

CASTELO Praia Fluvial Alcoutim Alcoutim

VILA ROMANA Praça DO MOUTINHO Marquês de DAS Pombal LARANJEIRAS Vila Real Alcoutim de Santo António

21 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL zona centrAL

Querença São Brás de Alportel

Salir

22 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL

Alcoutim

Monchique Castro Marim Aljezur Silves Loulé Tavira Portimão S.Brás V.R.S.A Lagos Albufeira Lagoa V. do Bispo Faro Olhão

Percursos

17 NÍVEL 2 NÍVEL 1 18 15 14 20

12 16 13 19

Percursos Percursos

NÍVEL 3 22 NÍVEL 4 21 23

Percursos Percursos

23 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 1 Distância -12- 60 km Desnível acumulado ALBUFEIRA 740 m

A cosmopolita cidade de Albufeira dá início -se depois a uma das mais tradicionais zonas a um percurso que realça a multiplicidade e agrícolas da região e empurra-nos graciosamente beleza genuína da dinâmica zona central do em direção ao sul e à animação do litoral. Algarve. Depois das primeiras pedaladas até Porches é ponto de paragem obrigatória para Guia e Algoz, com atenção redobrada devido os apreciadores de olaria e na Senhora da Rocha ao trânsito, chegamos a Algores, onde a estrada é impossível ignorar a beleza do litoral neste regista menos movimento, sendo possível miradouro natural de onde se avista Albufeira e desfrutarmos de 20 km planos até ao campo Carvoeiro. O roteiro inclui ainda Armação de Pêra, de golfe das Amendoeiras. A paisagem abre- Salgados, Galé e Sesmarias.

+ DETALHES

Carvoeiro-Benagil

24 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 1 Distância -13- 66 km Desnível acumulado Faro 750 m

No centro da capital do distrito partimos à de seguirmos para norte e encetarmos a subida descoberta de um percurso pontuado por de 2 km até ao Azinheiro, na encosta do cerro de história e tradições. Depois de contornarmos São Miguel. A subida para Bordeira é a secção a cidade, seguimos pela estrada rural que mais exigente deste itinerário, que integra um nos conduz primeiro à aldeia de Conceição. desvio para a aldeia de Santa Bárbara de Nexe. Conhecida pelas famosas ruínas de Milreu, um Em descida constante chegamos finalmente à dos mais importantes vestígios da época romana concorrida Praia de Faro. no Algarve, Estoi merece uma visita atenta antes

+ DETALHES

Praia de Faro

25 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 1 Distância -14- 62 km Desnível acumulado lagoa 750 m

Referenciado pela sua tradição vinícola, o Armação de Pêra incentivam-nos a um novo concelho de Lagoa convida-nos a um passeio desafio: a subida constante até à aldeia de que começa em terreno plano na direção de Porches e a visita às emblemáticas praias de Fontes da Matosa, onde podemos admirar os Benagil e Carvoeiro. Rampas íngremes excelentes campos de golfe do Amendoeira aguardam-nos nas etapas que antecedem o Golf Resort. Um divertido sobe e desce leva-nos regresso ao campo e durante o cruzamento do depois a Alcantarilha, localidade que liga os campo de golfe do Gramacho. Em Estombar encantos do interior à extensa costa algarvia. seguimos para norte com o olhar preso ao rio Alguns momentos de repouso na marginal de Arade, antes de voltarmos a Lagoa.

+ DETALHES

Benagil

26 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 1 Distância -15- 59 km Desnível acumulado loulé 750 m

É o mais extenso concelho do Algarve e reúne nos leva à pacata aldeia de Querença. Seguimos algumas das mais típicas aldeias da região. junto à Ribeira de Algibre para chegar a Tôr, Neste passeio entre o barrocal e a serra vamo-nos aldeia que nos reserva uma subida exigente. Já deslumbrar com a simpatia das gentes do interior em Salir dirigimo-nos para Benafim, tendo como e a extraordinária beleza das paisagens. Num cenário a área protegida da Rocha da Pena. A sua sobe e desce constante saímos de Loulé com grandeza estimula a coragem para mais duas destino a São Brás de Alportel, para subirmos até subidas: primeiro até Alto Fica e depois Parragil. São Romão, onde encetamos uma descida que

+ DETALHES

Castelo de Loulé

27 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 1 Distância -16- 60 km Desnível acumulado vilamoura 700 m

Pertence ao chamado “Triângulo Dourado” de passagem junto ao Santuário da Mãe Soberana, Loulé e é conhecida internacionalmente pela seguimos em direção a Boliqueime pela EN sua excelência no setor turístico. Vilamoura 125, sempre atentos ao tráfego rodoviário. A dá as boas vindas aos ciclistas que apreciam descida faz-se em direção à costa até chegarmos a atmosfera do litoral com um percurso que a Albufeira. As próximas pedaladas levam-nos nos conduz primeiro à atraente marginal de a Olhos de Água, para iniciarmos o regresso Quarteira. O murmúrio do mar vai-se dissipando revitalizados pelo verde luminoso dos mais à medida que avançamos para Almancil e premiados campos de golfe da região. progredimos até à cidade de Loulé. Com

+ DETALHES

Albufeira

28 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 1 Distância -17- 52 km São brás de Desnível acumulado alportel 925 m

As cores da terra decoram este percurso que a uma subida constante até Barranco do Velho. expõe a fabulosa biodiversidade concentrada Um animado carrossel de sobe e desce dá-nos entre o barrocal e a Serra do Caldeirão. Por passagem por Javali e leva-nos ao pico da Cova estradas com bom piso e pouco movimento, da Muda. Neste miradouro proporcionado pela subimos de São Brás de Alportel para o Corotelo, natureza aproveitamos para apreciar a paisagem onde alcançamos uma bonita panorâmica da que abrange praticamente todo o concelho e sede do concelho. São Romão e Alportel são preparamo-nos para descer. A zona do Almargem localidades a conquistar até entrarmos na mítica e Mesquita merecem um olhar atento antes de EN 2, a mais extensa de Portugal, que nos obriga regressarmos ao ponto de partida.

+ DETALHES

Barranco do Velho

29 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 1 Distância -18- 54 km Desnível acumulado silves 525 m

Distingue-se pela importância histórica e pelo direção à Barragem do Funcho. De volta a São dinamismo económico que tem como ícone Bartolomeu de Messines, desta vez pela EM principal a laranja sumarenta de reconhecida 1080 passando por Vale Fuzeiros, viramos a sul, qualidade. É num cenário dominado pelo seu envolvidos pelo perfume das laranjeiras que original castelo construído em grés vermelho ilustram esta zona do barrocal algarvio. A viagem que a cidade de Silves acolhe os ciclistas para não pode terminar sem uma visita a Barranco um passeio de rara beleza. Primeiro seguimos Longo, onde se produzem alguns dos mais pela EN 124 para chegarmos a São Bartolomeu apreciados vinhos da região. de Messines, onde entramos na EN 124-3 em

+ DETALHES

Silves

30 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 2 Distância -19- 85 km Desnível acumulado vilamoura 1480 m

Da idílica estância balnear com a sua encetamos a descida até à ribeira de Algibre e requintada marina várias vezes premiada entramos numa estrada plana que nos faz parar internacionalmente, partimos para uma em Querença, aldeia típica que é uma referência aventura em que os elementos da natureza incontornável na gastronomia regional. A fase parecem unir-se para nos enfeitiçar. O terreno mais dura da prova exige pedaladas enérgicas plano inicial ganha inclinação até Alfontes, nas subidas de São Romão e do Relógio, para onde surge a primeira subida de 2 km para depois abrandarmos durante a descida de a Picota. Com o mar ainda a reclamar lugar regresso, passando por Vale do Lobo e Quinta do numa paisagem cada vez mais diversificada, Lago, em Almancil.

+ DETALHES

Malhão

31 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 2 Distância -20- 101 km Desnível acumulado albufeira 1360 m

É um dos destinos turísticos mais procurados classificado como Monumento Nacional, antes no Algarve e propõe-nos um traçado com de seguirmos para São Bartolomeu de Messines, impressionantes apontamentos da riqueza Alte, Rocha da Pena e Salir. Já virados para sul histórica e natural da região. Depois de um aceitamos com entusiasmo o sobe e desce que início plano por Salgados, Pêra e Alcantarilha, inclui as escaladas de Tôr e de Cruz da Assomada, somos abraçados por uma paisagem pintada pela de onde se contempla o imenso oceano atlântico. cor dos laranjais que ladeiam a estrada até Silves. Na descida passamos por Loulé e Boliqueime Na primeira capital administrativa do Algarve, para regressarmos a Albufeira. aproveitamos para uma visita cultural ao castelo,

+ DETALHES

Interior de Loulé

32 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 3 Distância -21- 122 km Desnível acumulado albufeira 2440 m

O segundo ponto mais alto da serra de os 750 metros de altitude. Rendidos à paisagem Monchique é o primeiro objetivo deste que envolve toda a região numa fascinante percurso desenhado a partir de Albufeira. aguarela, preparamos corpo e mente para mais Habilidade, máquina fotográfica e vigorosas uma prova de resistência. Califórnia, Vermelhos e pedaladas são necessárias para chegar à Picota Corte de Pinheiro levam-nos ao alto do Malhão, e ao seu deslumbrante pico. Passando por para descermos as famosas rampas da Volta Paderne em estrada sinuosa mas com bom piso, ao Algarve. São 20 km até São Bartolomeu de alcançamos Benafim e Salir, cumprindo um Messines e depois Algoz para uma fase final traçado de subidas curtas mas muito inclinadas rolante, em bom piso, até Albufeira. que desafiam a adrenalina antes de atingirmos

+ DETALHES

Freixo (Salir)

33 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 3 Distância -22- 125 km Desnível acumulado QUARTEIRA 1945 m

É da cidade costeira com a maior marginal mais alto do Sotavento, a 584 metros de altitude, virada para o mar do Algarve que partimos onde a vista do interior algarvio nos dá ânimo para uma prova de elevada exigência física e para vencermos um traçado de sobe e desce, um autêntico mergulho nas belezas naturais enfeitado por verdejantes paisagens como a da região. Os primeiros 50 km não escondem da Quinta do Freixo. Em Benafim iniciamos um a dificuldade do percurso, com a subida das troço mais plano que antecede Alte, Portela de escaladas do Barranco do Velho e do alto da Messines e Paderne, mas a fase seguinte obriga- Serra do Caldeirão. Dominados pela sensação nos a mais subidas e descidas até Boliqueime. O de podermos tocar o céu, atingimos o ponto regresso a Quarteira implica muita atenção ao trânsito.

+ DETALHES

Barranco do Velho

34 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | NÍVEL 4 Distância -23- 178 km Desnível acumulado ALBUFEIRA 3130 m

Apresenta-se como autêntica maratona para ao Algarve, entramos num troço de constantes trepadores e começa na antiga aldeia de altos e baixos até ao Pico da Mú, para iniciarmos pescadores que assistiu ao início da expansão os cerca de 35 km que nos separam de São turística nos longínquos Anos 60. Apesar da Marcos da Serra. Avançamos para Nave Redonda, facilidade do troço de Ferreiras, Paderne e Portela nas costas da serra de Monchique e fronteira de Messines, este itinerário que nos faz recordar com o Alentejo para, já na ‘estrada da Sapeira’, gloriosas estrelas do ciclismo, surpreende-nos completamos os topos curtos e íngremes a em Alte com subidas e rampas que atingem os caminho de Silves e regressarmos a Albufeira por 20%. Depois do Malhão, subida mítica da Volta estrada plana.

+ DETALHES

Pico do Mú (Serra de Loulé)

35 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse a visitar zona central

Ruínas Gruta de Milreu em Carvoeiro

Estoi Lagoa

Palácio/ Ermida Pousada de Nossa Senhora Estoi da Rocha

Senhora da Rocha Lagoa

Museu Igreja do Traje de São do Algarve Lourenço

São Brás Almancil de Alportel

Calçadinha Ruínas Romanas do São Brás Cerro da Vila de Alportel Vilamoura

36 PERCURSOS DE CICLISMO | CENTRAL | PONTOS DE INTERESSE

Cidade Velha Igreja Matriz

Faro São Bartolomeu de Messines

Castelo Igreja Matriz

Silves Querença

Sé Castelo

Silves Paderne

Museu Museu Municipal de Municipal de Arqueologia Arqueologia

Albufeira Silves

Casa da Fonte Grande Cultura Islâmica e Alte Mediterrânica

Silves

37 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE zona oeste

Bordeira (Carrapateira) Praia de Vale dos Homens

Praia da Amoreira

38 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE

Alcoutim

Monchique Castro Marim Aljezur Silves Loulé Tavira Portimão S.Brás V.R.S.A Lagos Albufeira Lagoa V. do Bispo Faro Olhão

Percursos

27 25 30 NÍVEL 1 NÍVEL 2

24 29 28 26

Percursos Percursos

31 NÍVEL 3 NÍVEL 4 32 33

Percursos Percursos

39 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 1 Distância -24- 63 km Desnível acumulado PORTIMÃO 680 m

De praias recortadas por majestosas falésias seguimos para o Rasmalho, em direção a Senhora que vigiam o oceano, o Barlavento atrai do Verde. Em pleno contacto com o interior do anualmente milhares de visitantes de todo concelho, rumamos ao Autódromo Internacional o Mundo e reúne um leque de irresistíveis do Algarve, para entrarmos num ligeiro sobe e percursos para os adeptos do ciclismo. Na desce que terminará numa estrada mais estreita, animada Praia da Rocha tem início um itinerário onde dedicamos alguma atenção ao piso. No que faz a ligação entre o ambiente marítimo regresso pedalamos até à Ribeira de Arão, e a atmosfera rural. Depois de atravessarmos circundando a baía de Alvor. a tranquila zona ribeirinha na baixa da cidade,

+ DETALHES

Burgau

40 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 1 Distância -25- 55 km Desnível acumulado ALJEZUR 950 m

A esplêndida Costa Vicentina oferece-nos De Arrifana regressamos a Aljezur e seguimos uma coleção de imagens cinematográficas para sul, pela EN 120, em direção à Serra de que despertam emoções fortes enquanto Espinhaço de Cão. Seguindo pela esquerda viajamos, em constante subida, entre o até à Barragem da Bravura preparamo-nos centro de Aljezur e a Arrifana. Ainda a meio para enfrentar a dura subida de 3 km até às do percurso, percorridos os primeiros 10 kms, proximidades de Marmelete, onde iniciamos abre-se uma imensa janela sobre o horizonte a descida para voltar à sede do concelho, vila e as ondas vigorosas que abraçam as areias de fundada pelos árabes no remoto século X. formosas praias como a de Monte Clérigo.

+ DETALHES

Costa Vicentina

41 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 1 Distância -26- 51 km Desnível acumulado LAGOS 600 m

É no ‘berço’ dos Descobrimentos Portugueses cruzando a EN 125, até encontrarmos Almádena, que damos início a um itinerário com sabor que rivaliza na paisagem com a característica a história e aventura. Na longa avenida que aldeia de Barão de São João. Desta povoação consagra a grandiosa epopeia liderada pelo onde predomina o casario branco enfeitado pelas Infante D. Henrique, seguimos pelo campo de tradicionais chaminés algarvias, subimos para golfe da Boavista, ilustrado pela soberba vista Portelas e Odiáxere, até chegarmos ao extenso da Praia do Porto de Mós. Atraídos pela beleza areal da Meia Praia. O passeio termina na Marina ímpar da Praia da Luz e do Burgau, traçamos de Lagos, de onde se avista a impressionante as próximas pedaladas em direção ao interior, muralha da cidade.

+ DETALHES

Muralhas de Lagos

42

PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 1 Distância -27- 51 km Desnível acumulado MONCHIQUE 975 m

Popularmente conhecido como ‘jardim’ do por Casais rumo a sul e à povoação de Montes Algarve, o concelho de Monchique de Cima, iniciando momentos de plena diversão recebe-nos para um passeio que culmina no sucessivo sobe e desce pela localidade de numa das mais famosas estâncias de férias Senhora do Verde, até chegarmos ao Rasmalho no interior da região. Saindo da vila em direção e à estrada principal Portimão/Monchique. a Portela da Viúva-Selão, circundamos a Fóia, por No regresso demoramo-nos na vila termal das estradas sinuosas, para contemplarmos uma das Caldas de Monchique, onde os cenários nos mais impressionantes panorâmicas da serra e da proporcionam profunda tranquilidade. Costa Vicentina. Na Portela do Vale, descemos

+ DETALHES

Monchique

43 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 1 Distância -28- 61 km Desnível acumulado v. do bispo 835 m

No extremo mais ocidental do Algarve, Vila São João. Em Bensafrim iniciamos a subida para do Bispo alonga-se pelo Parque Natural do Espinhaço de Cão, por uma estrada ampla até Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina para ao lado oposto da serra. Surpreendidos pela nos atrair com as suas belas praias, enseadas súbita mudança da paisagem inserida na Costa e baías divididas entre a costa ocidental e Vicentina, descemos para as pequenas aldeias de meridional. Neste percurso começamos por Bordeira e Carrapateira e, após uma subida suave, conhecer as freguesias de Raposeira, Figueira e entramos num planalto onde o vento insistente Budens para depois seguirmos para norte, pelas nos traz os cheiros intensos da natureza ainda em localidades de Barão de São Miguel e Barão de estado selvagem.

+ DETALHES

Vila do Bispo

44 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 2 Distância -29- 95 km Desnível acumulado PORTIMÃO 1300 m

As águas tranquilas do oceano atlântico concorrida zona turística do Barlavento algarvio pintam de azul a tela que nos acompanha seguimos para o interior, em estradas com enquanto exploramos parte deste agradável menos tráfego e bom piso, até São Bartolomeu percurso. Partindo de Portimão, cidade eleita de Messines. Pela EN 270 chegamos à histórica pelos bons apreciadores da famosa sardinha na cidade de Silves onde reforçamos energias para brasa, dirigimo-nos para a zona costeira tendo a viagem de regresso a Portimão, que inclui a como meta as bonitas localidades de Ferragudo, passagem por Senhora do Verde e Figueira. Carvoeiro, Benagil e Armação de Pêra. Desta

+ DETALHES

Ferragudo

45 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 2 Distância -30- 92 km Desnível acumulado ALVOR 2300 m

Da agradável localidade de Alvor, onde as 900 metros de altitude. A sensação de conquista águas do mar e da ria se encontram para sustenta-nos o esforço durante a descida pela formar uma romântica baía, pedalamos em vertente norte até à entrada de Monchique e direção ao porto de Lagos e ao Rasmalho, prosseguimos por uma estrada sinuosa que iniciando um passeio que nos leva ao ponto nos propõe um traçado de subidas e descidas mais alto do Algarve. Antes de atingirmos o circundando a Fóia. Curvas e humidade no solo alto da Fóia, deixamo-nos seduzir pela paisagem apelam a maior destreza até chegarmos a Casais que nos promete uma vista incomparável ao e descermos para a parte final da prova que nos concluirmos a subida de 18 km e atingirmos os deixa em Monchique.

+ DETALHES

Fóia

46 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 3 Distância -31- 125 km Desnível acumulado LAGOS 2440 m

Com a Costa Vicentina e a Serra de Monchique convite de uma visita cultural à histórica vila de assinalados no mapa, iniciamos uma viagem Aljezur, ganhando energia para a longa subida singular, inspirados pelos bravos marinheiros até Marmelete. Já na Portela do Vale, onde se que escreveram a história da expansão produz a famosa aguardente de medronho, marítima portuguesa a partir da bonita cidade preparamo-nos para entrar no coração da serra, costeira de Lagos. A primeira proeza é cumprida serpenteando em torno da Fóia. De Monchique depois de passarmos Bensafrim e vencermos a seguimos para Alferce e conquistamos o alto Serra de Espinhaço de Cão, para chegarmos ao da Picota, preparando o epopeico regresso, litoral. Alguns quilómetros depois cedemos ao descendo com destino a Casais e Lagos.

+ DETALHES

Lagos

47 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 3 Distância -32- 135 km Desnível acumulado PORTIMÃO 2000 m

Portimão é ponto de partida para uma prova impõe uma subida íngreme. A pequena freguesia que nos permite visitar a bucólica região lança-nos novo desafio ao exigir perícia numa do Baixo Alentejo. Rolando pela EN 125 até descida bastante técnica, até começarmos a Odiáxere, afastamo-nos do litoral para um longo atravessar a serra num permanente sobe e desce percurso pelo interior. A primeira etapa surge tão para chegarmos a Nave Redonda, no concelho de espontânea como as quietas lagoas da Barragem Odemira. A Barragem de Odelouca deslumbra- da Bravura, que parecem competir com o verde nos pelo caminho de regresso. De Alferce luxuriante da floresta local. Um lugar idílico para iniciamos a parte final do percurso, que nos retemperar o corpo já que, chegar a Marmelete, sugere uma visita às Caldas de Monchique.

+ DETALHES

Monchique

48 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | NÍVEL 4 Distância -33- 163 km Desnível acumulado LAGOS 3330 m

Observada de longe julga-se da cor do céu para o cume da Picota, o segundo ponto mais mas é com a multiplicidade das suas cores que alto da região (774 metros). Uma descida a montanha nos atrai para um difícil trajeto técnica em estrada estreita faz-nos ‘deslizar’ a partir da costa recortada por imponentes até Monchique, antes de chegarmos a Chilrão rochas escarpadas. Em direção a Odiáxere pela circundando o alto da Fóia, por uma via sinuosa ribeira de Arão, seguimos para o Autódromo virada para a serra. Na parte final do passeio Internacional do Algarve em divertido sobe e visitamos Aljezur, Carrapateira, Vila do Bispo e desce, que se mantém até Senhora do Verde, Budens e retomamos o caminho costeiro, para Rasmalho e Porto de Lagos. Na ribeira de uns momentos aprazíveis nas praias do Burgau Odelouca, damos início aos 11 km de subida e da Luz.

+ DETALHES

Lagos

49 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse a visitar zona oeste

Castelo Igreja matriz

Aljezur Vila do Bispo

Igreja Ermida Matriz de Nossa Senhora de Aljezur Guadalupe

Raposeira

Museu Fortaleza Municipal Sagres Aljezur

Museu Fortaleza do Mar do Cabo e da Terra de São Vicente

Carrapateira Vila do Bispo

50 PERCURSOS DE CICLISMO | OESTE | PONTOS DE INTERESSE

Fortaleza Fortaleza de Santo de Santa António Catarina

Beliche Praia de Rocha

Muralhas Conjunto pré-histórico Lagos Alcalar

Forte Igreja Matriz da Ponta da Bandeira Monchique

Lagos

Igreja Galeria de de Santo Santo António António Monchique Lagos

Museu Cascata do Barbelote Portimão Monchique

51 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO treino desportivo

Fóia Malhão

52 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO

Alcoutim

Monchique Castro Marim Aljezur Silves Loulé Tavira Portimão S.Brás V.R.S.A Lagos Albufeira Lagoa V. do Bispo Faro Olhão

Percursos

36

NÍVEL 3 37 34

35

Percursos

41 39

38 40 NÍVEL 4

Percursos

53 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 3 Distância -34- 132 km Desnível acumulado ALBUFEIRA 2000 m

As imagens idílicas das suas praias são Caldeirão, aventuramo-nos pelo carrossel de irresistíveis e percorrem o Mundo para dar constante sobe e desce por estradas que, embora a conhecer um dos destinos turísticos mais ligeiramente sinuosas, nos permitem contemplar procurados da Europa. É também desta antiga as verdejantes paisagens desta zona do Algarve. aldeia de pescadores que partimos em direção a O desafio torna-se mais intenso quando nos São Bartolomeu de Messines, para um percurso aproximamos de Freixo Seco e da sua íngreme sem grandes dificuldades na fase inicial. As subida de 2,5 km em piso irregular. Depois é localidades de Ferreiras e Paderne desfilam necessário recuperar o fôlego para enfrentar as ao longo do piso de condições excecionais rampas que chegam a ultrapassar os 15% para que nos conduz à primeira dificuldade: os 2 chegarmos a Vermelhos e ao Ameixial. km de subida para o Pico Alto. Já na Serra do

+ DETALHES

Barranco do Velho

54 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 3 Distância -35- 123 km Desnível acumulado FARO 1800 m

O centro histórico da cidade, onde se mais exigente: a escalada ao cerro de São Miguel. concentram importantes exemplos da riqueza Cerca de 3 km em estrada de piso muito irregular patrimonial da região, como o magnífico com rampas na ordem dos 10%, separam-nos edifício da Sé Catedral, pode ser o ponto de deste amplo miradouro, que nos renova energias partida para um percurso que nos oferece para superarmos o característico carrossel do uma vista grandiosa do litoral algarvio. Sem território serrano. Estradas com bom piso e pouco ultrapassar a cota dos 360 metros de altitude, tráfego permitem-nos alcançar o topo de outros a prova constitui um interessante desafio pelo redutos de natureza luxuriante: Barranco do constante sobe e desce, que começa logo após Velho, Alto Fica e Parragil. os primeiros quilómetros planos com a subida

+ DETALHES

Portela do Barranco (Salir)

55 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 3 Distância -36- 135 km Desnível acumulado PORTIMÃO 2300 m

As múltiplas tonalidades da serra entram preparados para superar nova prova de esforço. em competição com os fortes azuis do O caminho para Marmelete serpenteia pela litoral, estimulando-nos para um percurso serra, em sobe e desce, reclamando-nos técnica enérgico, com sinal de partida em Portimão. e atenção, mas a recompensa surge assim que Depois dos primeiros quilómetros em terreno concluímos a longa descida até Aljezur e somos plano e estrada ampla, chegamos a Rasmalho e brindados com a espetacular vista da Costa desafiamos a longa subida para a Fóia, que ganha Vicentina. O treino finaliza na Serra de Espinhaço maior dificuldade à passagem por Monchique. de Cão, depois de um troço em terreno plano e Só depois de alcançarmos os 904 metros de 7 km de subida suave e progressiva. altitude, iniciamos a descida até Portela da Viúva,

+ DETALHES

Fóia

56 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 3 Distância -37- 132 km Desnível acumulado TAVIRA 2400 m

A Rota da Cortiça, circuito que nos leva a no constante sobe e desce que obriga a uma conhecer os mistérios da cultura do sobreiro gestão correta do ritmo adotado. As escaladas e da produção das famosas rolhas algarvias, de Cova da Muda, Montes Novos e Monte da abre-nos a porta para o concelho de São Ribeira integram esta prova, com o final marcado Brás de Alportel, na primeira parte de um depois de alcançarmos o alto de Alcaria do Cume percurso com saída na cidade cruzada pelo e cumprirmos os últimos 40 km ao longo de rio Gilão. Enfrentando rampas que em algumas uma agradável descida enquadrada pela bonita zonas ultrapassam os 15%, concentramo-nos paisagem do Sotavento.

+ DETALHES

Cachopo

57 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 4 Distância -38- 177 km Desnível acumulado ALBUFEIRA 3000 m

Dos areais que desenham as atraentes praias traçado na Serra do Caldeirão, onde somos de Albufeira partimos para a primeira etapa convidados a visitar as povoações de Califórnia, de um percurso que nos exige agilidade e Vermelhos e Corte de Pinheiro. Avançando pelo tempo para apreciar o admirável espetáculo norte, atingimos o alto do Malhão e encaramos da natureza. O objetivo é chegar à Picota com entusiasmo as rampas dos 20 km que seguindo por Paderne, Benafim e Salir, nos separam de São Bartolomeu de Messines. contornando as dificuldades de uma estrada A localidade de Algoz surge na fase final do sinuosa mas com bom piso. Sucessivas subidas caminho de regresso, sempre atentos ao trânsito. curtas e bastante inclinadas definem este

+ DETALHES

Silves

58 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 4 Distância -39- 175 km Desnível acumulado FARO 3200 m

É na capital da região, cidade que alia o do interior, como a histórica EN 2, umas das charme urbano ao ambiente rural e aos vias mais antigas de Portugal. Cruzando a Serra cenários naturais da paradisíaca Ria Formosa, do Caldeirão, testamos forças e resistência que damos início a um percurso pelas estradas nas subidas de Bordeira, Cruz da Assumada, míticas da serra algarvia. Ao longo de um Barranco do Velho e Feiteira e aproveitamos a trajeto caracterizado pelo movimentado carrossel oportunidade para revisitar curiosas tradições de sobe e desce, percorremos vários quilómetros nas povoações do Ameixial, Cortelha, Cachopo e de asfalto rodeado pelas magníficas paisagens Martim Longo.

+ DETALHES

São Brás de Alportel

59 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 4 Distância -40- 160 km Desnível acumulado PORTIMÃO 4500 m

As temperaturas amenas e o sol radioso primeiro pela estrada da Sapeira, onde que ilumina o Algarve durante todo o ano divergimos para Alferce, com a Barragem de permitem-nos enfrentar com ânimo o rigor Odelouca no horizonte. A floresta de Monchique desta verdadeira prova de montanha. Sem retempera-nos depois as forças, durante os 15 deixar antever a dificuldade do percurso, o km da descida da Fóia que nos impulsiona para a primeiro troço apresenta-se estável até Silves, exigente mas espetacular subida até Marmelete. cidade ornamentada pelo seu castelo, uma das A partir de Casais apreciamos tranquilamente a mais exemplares fortificações da arquitetura parte final do trajeto, que inclui as escaladas da militar islâmica na região. A partir daqui Picota e da Pomba. multiplicam-se as subidas longas e exigentes,

+ DETALHES

Castelo de Silves

60 PERCURSOS DE CICLISMO | T. DESPORTIVO | NÍVEL 4 Distância -41- 163 km Desnível acumulado TAVIRA 2700 m

A serenidade da serra contrasta com a Bemparece, com rampas bastante íngremes, dinâmica de um percurso que se desenvolve dá-nos passagem para Bentos, onde chegamos a partir de Tavira, concelho que concentra um depois de concluirmos alguns quilómetros valioso património religioso representado de piso irregular. É longa a escalada seguinte nas suas 37 igrejas. Marcado pelo autêntico até Vaqueiros e depois Martim Longo, onde carrossel orográfico que caracteriza a região do alcançamos uma estrada de excelente piso com interior, o itinerário desdobra-se em desafios destino a Alcoutim. Junto à margem lusa do que começam logo à partida, quando seguimos Guadiana relaxamos desta fantástica travessia para Santa Catarina da Fonte do Bispo e que nos leva também a Alcaria Fria e infletimos para Alcaria do Cume. A subida de Cabeça Gorda.

+ DETALHES

Bentos

61 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA ZONAS DE SUBIDA

Costa Vicentina

62 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA

SUBIDAS

oeste CENTRAL ESTE

A F J Subida de Padescas Subida do Mú Subida de Alcaria do Cume

B G N Subida da Fóia Subida do Malhão Subida de Bentos

C H O Subida da Pomba Subida Algibre (Picota) Subida do Cerro de São Miguel

D I P Subida da Picota (Monchique) Subida do Barranco do Velho Subida de Faz Fato

E L Q Subida Portela da Nave Subida do Javali Subida Monte da Ribeira

M Subida de Bordeira

63 zonas de subida PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | ESTE zona este

J Subida de Alcaria do Cume

N Subida de Bentos

O Subida do Cerro de São Miguel

P Subida de Faz Fato

Q Subida Monte da Ribeira

Castro Marim

64 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | ESTE Distância -J- 10.6 km

Alcaria Fria Desnível acumulado 337 m INCLINAÇÃO MÉDIA 3.18% subida CATEGORIA ALCAria 3.ª cat do cume ALTITUDE 496 m

Bentos

Distância -N- 2.8 km Desnível acumulado 172 m INCLINAÇÃO MÉDIA 6.25% subida CATEGORIA DE BENTOS 3.ª cat ALTITUDE 290 m

65 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | ESTE Distância -O- 3.5 km

Alcaria Fria Desnível acumulado 298 m INCLINAÇÃO MÉDIA 8.59% subida CATEGORIA do cerro 2.ª cat de São ALTITUDE miguel 399 m

Km

Guadiana

Distância -P- 4.9 km Desnível acumulado 158 m INCLINAÇÃO MÉDIA 3.2% subida CATEGORIA DE faz fato 3.ª cat ALTITUDE 239 m

Km 66 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | ESTE Distância -Q- 3.8 km

Serra de Tavira Desnível acumulado 221 m INCLINAÇÃO MÉDIA 5.76% subida CATEGORIA MONTE 3.ª cat DA RIBEIRA ALTITUDE 400 m

Km

Guerreiros do Rio

67 zonas de subida PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | CENTRAL zona CENTRAL

F Subida do Mú

G Subida do Malhão

H Subida Algibre (Picota)

I Subida do Barranco do Velho

L Subida do Javali

M Subida de Bordeira

Palácio de Estoi

68 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | CENTRAL Distância -F- 6.5 km

Tôr (Loulé) Desnível acumulado 226 m INCLINAÇÃO MÉDIA 3.93% subida CATEGORIA do mú 3.ª cat ALTITUDE 546 m

Km

Malhão

Distância -G- 2.4 km Desnível acumulado 240 m INCLINAÇÃO MÉDIA 10.16% subida CATEGORIA Do malhão 2.ª cat ALTITUDE 504 m

Km 69 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | CENTRAL Distância -H- 4.5 km

Interior de Loulé Desnível acumulado 196 m INCLINAÇÃO MÉDIA 4.32% subida CATEGORIA ALgibre 3.ª cat (PICOTA) ALTITUDE 314 m

Km

Malhão

Distância -I- 6 km Desnível acumulado 284 m INCLINAÇÃO MÉDIA 4.71% subida DO CATEGORIA BARRANCO 3.ª cat DO VELHO ALTITUDE 484 m

Km 70 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | CENTRAL Distância -L- 7.1 km

Malhão Desnível acumulado 255 m INCLINAÇÃO MÉDIA 3.59% subida CATEGORIA DO JAVALI 3.ª cat ALTITUDE 513 m 0,9%

Km

São Brás de Alportel

Distância -M- 5.1 km Desnível acumulado 236 m INCLINAÇÃO MÉDIA 4.63% subida DE CATEGORIA BORDEIRA 3.ª cat ALTITUDE 317 m 7,6%

Km 71 zonas de subida PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | OESTE zona OESTE

A Subida de Padescas

B Subida da Fóia

C Subida da Pomba

D Subida da Picota (Monchique)

E Subida Portela da Nave

Fortaleza do Beliche

72 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | OESTE Distância -A- 4.9 km

Aljezur Desnível acumulado 292 m INCLINAÇÃO MÉDIA 6.01% subida de CATEGORIA padescas 3.ª cat ALTITUDE 332 m

Km

Casais

Distância -B- 7.3 km Desnível acumulado 425 m INCLINAÇÃO MÉDIA 5.79% subida CATEGORIA da fóia 2.ª cat ALTITUDE 888 m

Km 73 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | OESTE Distância -C- 3.3 km

Casais Desnível acumulado 266 m INCLINAÇÃO MÉDIA 8.08% subida CATEGORIA da pomba 2.ª cat ALTITUDE 502 m

Km

Monchique

Distância -D- 11.3 km Desnível acumulado 592 m INCLINAÇÃO MÉDIA 5.23% subida CATEGORIA da picota 2.ª cat (monchique) ALTITUDE 659 m

Km 74 PERCURSOS DE CICLISMO | ZONAS DE SUBIDA | OESTE Distância -E- 4.1 km

Fóia Desnível acumulado 364 m INCLINAÇÃO MÉDIA 9% subida CATEGORIA portela 1.ª cat da nave ALTITUDE 706 m

Km

Costa Vicentina

75 PERCURSOS DE CICLISMO | CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA

CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA

O Algarve é a região mais meridional de (Serra de Monchique). Cerca de 23% da área total Portugal, abrangendo aproximadamente uma da região situa-se abaixo dos 50 m de altitude. área de 4 899 km2, o que representa 5,5% do A área compreendida entre os 50 m e os 100 território continental. De Norte a Sul tem um m de altitude é da mesma ordem de grandeza comprimento de 30-40 km, enquanto de Este a (21%). As altitudes entre os 100 m e os 300 m Oeste atinge os cerca de 130-150 km. correspondem a cerca de 43% e apenas 12% A altitude média do Algarve é de 150 m, sendo da superfície se situa acima dos 300 m. As áreas o ponto mais alto o cume da Fóia, com 902 m, acima dos 500 m, que correspondem ao maciço seguido pelo da Picota, que chega aos 774 m da Serra de Monchique, não chegam a atingir 1%.

1 3 Litoral algarvio Serra algarvia Setor Meridional Oeste (Barlavento Algarvio), A zona mais setentrional do Algarve, abrange três onde as arribas são talhadas em rochas, e maciços montanhosos: a Serra de Monchique, Meridional Este (Sotavento Algarvio) com a Serra de Espinhaço de Cão e a Serra do arribas arenosas e extensas praias de areia. Caldeirão. Estas serras ocupam uma área de cerca de 50% da região e protegem as praias a sul, dos ventos que sopram de norte, bem como 2 das influências atlânticas. O Barlavento Barrocal algarvio encontra-se mais exposto às referidas influências. O relevo é formado por uma série de alinhamentos E – W, condicionados por vales. mapa geomorfológico

Costa Vicentina Serra Barrocal Litoral

76 Igreja N. Sra. da Rocha (Lagoa)

77 PERCURSOS DE CICLISMO | CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA

CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA

Segundo a classificação climática de Koppen, o Algarve enquadra-se na seguinte classificação:

Csa CSB clima temperado com clima temperado com Verão quente e seco Verão seco e suave. nas regiões interiores do Algarve e Litoral Sul do Sotavento.

No Algarve, em matéria de precipitação, registando-se na Fóia 1526,1 mm, para uma não existem diferenças significativas entre altitude de 902 m, e o mínimo registado na as estações de Faro e de Sagres. A variação Praia da Rocha (454,6 mm) para uma altitude da temperatura média anual ao longo da costa de 21 m. No entanto, no que se refere à linha de (Sotavento/Barlavento) é de cerca de 1ºC (e.g. costa, a variação da precipitação média anual é entre Vila Real de Santo António e Sagres). As praticamente nula. precipitações médias oscilam com a altitude,

Gráficos da normal climatológica

Km Km

1961-1990 | Estação de Faro 1961-1990 | Estação de Sagres Temperatura média anual Temperatura média anual Precipitação total Precipitação total

78 PERCURSOS DE CICLISMO | CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA

Alguns estudos e dados registados nos Faro últimos anos, revelam que a média mensal Os meses em que ocorreram os valores e a periodicidade no número de dias com máximos de precipitação são novembro, precipitação >1mm tem vindo a diminuir, dezembro, janeiro e fevereiro, com uma verificando-se maior concentração da sua média de 94,1 mm. Este é também o período acumulação. do ano que apresenta valores mínimos de temperatura média. Janeiro é o mês mais frio Quanto aos ventos, o predominante de outubro (11,9ºC) mas, mesmo assim, é um dos mais a março é da componente Oeste/Sudoeste, a Sul aprazíveis na Europa continental. das serras algarvias. O vento mais conhecido e característico do Algarve é o de Levante que, pela Sagres sua composição húmida e quente, é agradável no Dada a localização geográfica de Sagres, os Inverno, mas incómodo no verão. valores médios anuais da temperatura são mais baixos devido ao efeito atenuador/ Resumindo, se compararmos os valores de regulador marítimo e à exposição maioritária algumas normas climatológicas de Faro com os do rumo dos ventos do quadrante Norte. de Palma de Maiorca, constata-se que a capital algarvia é mais quente em média 1.7ºC nos Na comparação de dados sobre partículas finas meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Para esta presentes derivadas da poluição e atmosfera, diferença contribui o facto de ocorrerem mais Faro destaca-se por conter o valor mais baixo, dias de geada em Maiorca em média nos meses consolidando assim a sua posição como de inverno em DJF. Em termos de médias durante excelente destino para um ambiente propício o inverno, as cidades analisadas destacam-se à oxigenação pulmonar através da prática em por terem os melhores valores climáticos para a esforço de desportos ao ar livre. prática do desporto “outdoor”, quer em termos O Algarve destaca-se pela excelente qualidade do de pouca quantidade e número de dias de ar segundo o índice AirQualityIndex - IQAr 2012 precipitação (5 dias com precipitação maior que e 2014. Regista valores de 95 e 97 pontos, 1mm em média nos meses inverno DJF), quer tendo-se verificado uma evolução positiva em temperaturas mínimas mais amenas e em contínua desde 2005 até 2012 (acima de número de horas de Sol (nº de horas que o sol 90 é considerado excelente). Esta região incide na superfície). Nesta última variável Faro possui condições excecionais. De 165 dias destaca-se com mais de 3000h anuais, +200h monitorizados, 138 apresentam boa qualidade em média comparando com outras cidades da do ar, ou seja, em cerca de 80% dos dias. Europa continental à mesma latitude. Outro fator a ter em conta é a temperatura mínima anual mais alta (12.5ºC), inclusive durante o inverno.

Praia dos Cavacos (Olhão)

79 PERCURSOS DE CICLISMO | INFORMAÇÕES ÚTEIS

POSTOS DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA

ESTE central

Alcoutim Aeroporto Internacional de Faro Rua 1.º de Maio Aeroporto Internacional de Faro 8970-059 Alcoutim 8001-701 Faro GPS: 37.471423, -7.471447 GPS: 37.019939, -7.967821 Tel.: 281 546 179 Tel.: 289 818 582 [email protected] [email protected] Castro Marim Albufeira Mercado Local (Rua de São Sebastião) Rua 5 de Outubro 8950-121 Castro Marim 8200-109 Albufeira GPS: 37.217257, -7.443782 GPS: 37.087416, -8.252978 Tel.: 281 531 232 Tel.: 289 585 279 [email protected] [email protected] Monte Gordo Carvoeiro Avenida Marginal Praia do Carvoeiro 8900-000 Monte Gordo 8400-517 Lagoa GPS: 37.178441, -7.450655 GPS: 37.097017, -8.471279 Tel.: 281 544 495 Tel.: 282 357 728 [email protected] [email protected] Olhão Faro Largo Sebastião Martins Mestre, n.º 8 A Rua da Misericórdia, n.º 8 – 11 8700-349 Olhão 8000-269 Faro GPS: 37.025187, -7.841989 GPS: 37.014739, -7.934715 Tel.: 289 713 936 Tel.: 289 803 604 [email protected] [email protected] Loulé Ponte Internacional do Guadiana Avenida 25 de Abril, n.º 9 A22 – Monte Francisco 8100-506 Loulé 8950-206 Castro Marim GPS: 37.139073, -8.021448 GPS: 37.236831, -7.437635 Tel.: 289 463 900 Tel.: 281 531 800 [email protected] [email protected] Quarteira Tavira Praça do Mar Praça da República, n.º 5 8125-193 Quarteira 8800-329 Tavira GPS: 37.068110, -8.104187 GPS: 37.125805, -7.650282 Tel.: 289 389 209 Tel.: 281 322 511 [email protected] [email protected] São Brás de Alportel Largo de São Sebastião, n.º 23 8150-107 São Brás de Alportel GPS: 37.152438, -7.888509 Tel.: 289 843 165 [email protected]

80 PERCURSOS DE CICLISMO | INFORMAÇÕES ÚTEIS

Silves Praia da Rocha E. N. 124 (Parque das Merendas) Avenida Tomás Cabreira 8300-000 Silves 8500-802 Praia da Rocha GPS: 37.185663, -8.440556 GPS: 37.118968, -8.538511 Tel.: 282 098 927 Tel.: 282 419 132 [email protected] [email protected] Armação de Pêra Sagres Avenida Marginal Rua Comandante Matoso 8365-101 Armação de Pêra 8650-357 Sagres GPS: 37.101578, -8.363360 GPS: 37.007772, -8.940281 Tel.: 282 312 145 Tel.: 282 624 873 [email protected] [email protected]

oeste

Aljezur Rua 25 de Abril, n.º 62 8670-054 Aljezur GPS: 37.315685, -8.803803 Tel.: 282 998 229 [email protected] Alvor Rua Dr. Afonso Costa, n.º 51 8500-016 Alvor GPS: 37.130530, -8.593432 Tel.: 282 457 540 [email protected] Lagos Praça Gil Eanes 8600-668 Lagos GPS: 37.102775, -8.672714 Tel.: 282 763 031 [email protected] Monchique Largo S. Sebastião 8550-000 Monchique GPS: 37.316494, -8.555302 Tel.: 282 911 189 [email protected]

81 PERCURSOS DE CICLISMO | INFORMAÇÕES ÚTEIS

LOJAS DE BICICLETAS

East Algarve Bike Hire 8800-120 Tavira Tel.: 962 388 710 GPS: 37.124278, -7.646694 www.eastalgarvebikehire.com

ESTE

Avalanche Algarve Bikeshop Avenida da Liberdade, Lote 19 8150-101 São Brás de Alportel GPS: 37.157806, -7.889556 Tel.: 966 436 534 central www.avalanchebikeshop.wix.com/absalgarve LIKE A PRO Ruas Bike Urbanização Via Mourisca, Bloco A, Loja 1 Rua Francisco Sá Carneiro, Urbanização Lagoalar, Lote F 8700-140 Olhão 8400-386 Lagoa GPS: 37.033861, -7.839806 GPS: 37.137611, -8.022861 Tel.: 289 701 750 Tel.: 282 353 382 / 914 479 665 www.likeapro.com.pt www.facebook.com/RuasBike- 123910407670831/?fref=ts On The Rocks Bike Shop Rua Almirante Reis, nº 92 Bike Sul - Guia 8700-364 Olhão Rotunda da Guia, Estrada Nacional 125, GPS: 37.027667, -7.843917 8200-440 Guia-Albufeira Tel.: 289 701 189 GPS: 37.128556, -8.301151 www.ontherocksbikeshop.pt Tel.: 289 561 310 www.bikesul.pt AllBikes Estrada Nacional 125, nº 178, R/C Dto Bike Sul - Messines 8700-221 Olhão Rua Cândido dos Reis, n.º 62, GPS: 37.032139, -7.847111 8375-105 São Bartolomeu de Messines Tel.: 289 997 319 GPS: 37.256306, -8.284111 www.jorbi-bikes.com Tel.: 289 561 310 www.bikesul.pt Biciestoi s Bikeland Estrada Nacional 125, nº 60-62-64-66-72 Cascalheira, Estrada Nacional 125, Quatro Estradas, n.º 8 8700-136 Olhão 125-018 Quarteira GPS: 37.035472, -7.836583 GPS: 37.100167, -8.064917 Tel.: 289 702 788 Tel.: 289 358 379 www.bicistoi.pt www.bikeland.pt Abílio Bikes – Shop & Rentals MegaSport Rua João Vaz Corte Real, n º 23 A Campina de Baixo, Centro Industrial Nascente, Area C, 8800-351 Tavira Lote 6 E -272 GPS: 37.127806, -7.650306 8100 Loulé Tel.: 281 323 467 GPS: 37.126611, -8.040750 www.abiliobikes.com Tel.: 289 393 044 My Bike www.megasport.pt EN 125 - Edifício Amarelo (junto ao semáforo), 8950-414 Altura GPS: 37.180667, -7.503861 Tel.: 962 933 533

82 PERCURSOS DE CICLISMO | INFORMAÇÕES ÚTEIS

S Bikes Bike Shop MTB Algarve Avenida Andrade de Sousa - Avenida da Républica, n.º 124 Cave Edifício Serpa Pinto, Bloco B, Loja 1 8000-078 Faro 8100-720 Loulé GPS: 37.017528, -7.937389 GPS: 37.100222, -8.059889 Tel.: 919 733 866 Tel.: 289 463 219 www.mtbalgarve.com www.sbikes.pt Swift Momentum Sport Freebike Shop Casa Rosa Brava, Sítio do Paraíso Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, Bloco 2 R/C Dto 8400-558 Carvoeiro-Lagoa GPS: 37.135806, -8.019472 GPS: 37.099500, -8.476500 8100-578 Loulé Tel.: 922 011 153 Tel.: 289 412 314 www.swiftmomentumsports.com Duas Rodas Bike Store Algarve Bike Holiday Rua I de Dezembro, n.ºs 6 e 10 Rua Alves Correia, n.º 52 8100 Loulé 8200-090 Albufeira GPS: 37.137611, -8.022861 GPS: 37.092028, -8.254639 Tel.: 289 432 380 Tel.: 289 589 048 www.lojaduasrodas.com www.algarvebikeholidays.com Martin’s E-Bike Avenida Duarte Pacheco, n.º 48, 8135-104 Almancil GPS: 37.084778, -8.021528 Tel.: 289 098 603 www.martinsebike.com Funbike Algarve Estrada Nacional 125, Sítio das Benfarras, n.º 510-A oeste 8100 Boliqueime GPS: 37.117000, -8.121944 Xtreme Lagos Tel.: 289 322 215 / 913 943 288 Rua da Gafaria, Lote 11, Letra O www.funbike.pt 8600-545 Lagos Bike Algarve GPS: 37.097556, -8.676111 Estrada Nacional 125, n.º 42 - 46 Patacão Tel.:282 760 978 8005-511 Faro www.xtremesports.wordpress.com GPS: 37.048306, -7.952667 OneBike Tel.: 289 865 672 Rua Cidade Damão, Lote 3 www.bikealgarve.com 8500-579 Portimão Roda Faro GPS: 37.144944, -8.548528 Rua Aboim Ascensão, n.º 56, Tel.:282 031 457 8000 Faro www.onebike.pt GPS: 37.021500, -7.936500 Torrado Bikes Tel.: 289 813 943 Urbanização Alto Alfarrobal, Bloco 1, Loja 2 www.facebook.com/roda.faro 8500-791 Pedra Mourinha-Portimão LisaBikes GPS: 37.143667, -8.550500 Alcaria Branca, Apartado 6033 Tel.: 282 416 160 8006-801 Estoi www.facebook.com/torradobikes GPS: 37.103722, -7.878611 Tel.: 966 327 505 www.lisabikes.com

83

PERCURSOS DE CICLISMO | NOTAS

NOTAS

85 PERCURSOS DE CICLISMO | NOTAS

NOTAS

86 PERCURSOS DE CICLISMO | NOTAS

87 Praia da Ponta Ruiva

88 FICHA TÉCNICA

Edição e propriedade Região de Turismo do Algarve (RTA) [email protected] www.visitalgarve.pt

Sede: Av. 5 de Outubro, 18 8000-076 Faro, Algarve, Portugal Telefone: 289 800 400 Fax: 289 800 489

COORDENAÇÃO Área de Comunicação e Imagem (RTA) [email protected]

CONCEÇÃO GRÁFICA E PAGINAÇÃO NEWINGS design agency

TEXTOS Federação Portuguesa de Ciclismo

REVISÃO DE TEXTOS The Splendid Words (Madalena Bentes)

FOTOGRAFIA Federação Portuguesa de Ciclismo (Luís Silva), Hélio Ramos

IMPRESSÃO Greca, Artes Gráficas

TIRAGEM 1500 exemplares

DISTRIBUIÇÃO Gratuita

DEPÓSITO LEGAL 425222/17

1ª EDIÇÃO abril 2017 www.visitalgarve.pt © Região de Turismo do Algarve Turismo de © Região

Colaboração: Apoio:

PT 2017