UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS

FERNANDA GURGEL MANUELLA GONZAGA

Relações Públicas como ferramenta de apoio na construção da Imagem Pessoal da artista

SANTOS 2017 1

FERNANDA GURGEL MANUELLA GONZAGA

Relações Públicas como ferramenta de apoio na construção da Imagem Pessoal da artista Lia Clark

Trabalho apresentado ao Curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, do Centro de Ciências da Educação e Comunicação da Universidade Católica de Santos, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas.

SANTOS 2017

2

FERNANDA GURGEL MANUELLA GONZAGA

Relações Públicas como ferramenta de apoio na construção da Imagem Pessoal da artista Lia Clark

Trabalho apresentado ao Curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, do Centro de Ciências da Educação e Comunicação da Universidade Católica de Santos, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas.

Orientadora: Prof.ª Me. Lilian Matheus Marques.

APROVADO EM: ____/____/____

BANCA EXAMINADORA

______Prof. Me. Hermenegildo Rafael Menin Universidade Católica de Santos

______Profª. Me. Aline Saboya Prado Universidade Católica de Santos

______Profª. Me. Dalva Mendes Fernandes Universidade Católica de Santos

3

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a minha família, meus pais, Mauro de Antoni e Maria Elvira Gurgel de Antoni, que zelam pela minha educação me dando a oportunidade de estudar em excelentes escolas e faculdade, também aos meus pais e meu irmão, Lucas Gurgel de Antoni por sempre estarem ao meu lado mesmo distante, e nunca desistirem de mim e da minha capacidade, me mostrando sempre o melhor caminho a seguir. Sem eles eu não teria a força necessária para continuar em frente e chegar até onde cheguei, sempre com muito amor, carinho e atenção. Ao meu namorado Gustavo Renor Domingos e sua família por me apoiarem e me acolherem da melhor forma possível em uma cidade onde não conhecia ninguém e me fazerem sentir em casa nesses cinco anos longe de minha família. A minha dupla e amiga Manuella Gonzaga por ser minha companheira nesse momento de decisão em nossas vidas e nunca me deixou desanimar ou desistir, sempre me incentivando e mostrando que juntas poderíamos conquistar o nosso sonho. Aos professores que passaram nesses cinco anos da Faculdade que sempre tiveram muita paciência e carinho em ensinar. Especialmente ao Prof. Hermenegildo e a Prof ª Lilian que estiveram ao nosso lado durante o TCC para nos ensinar, orientar e compartilhar experiências. E por fim agradeço a Deus, que diante de diversas dificuldade me mostrou que tudo tem a hora certa para dar certo.

FERNANDA GURGEL DE ANTONI

4

AGRADECIMENTOS

Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, por iluminar sempre o meu caminho e me dar forças perante todas as dificuldades. Dedico esse trabalho, aos meus tios, que infelizmente partiram durante o meu processo acadêmico, mas que tenho certeza que estarão comigo em todas as minhas realizações e aplaudindo todas as minhas conquistas.

Agradeço aos meus familiares, em especial ao meu pai, Lineu Leite por todo o seu esforço em me proporcionar sempre as melhores escolas e por ser a minha inspiração diária. A minha mãe Valéria, por toda a paciência, valores, dedicação e todo o amor que recebo todos os dias. A minha madrinha, Maria Thereza por me apoiar incondicionalmente. E as minhas avós, Cleonice e Thereza por sempre acreditarem em mim.

Agradeço do fundo do meu coração, a minha amiga Fernanda Gurgel que apesar de todas as dificuldades enfrentadas para a realização deste trabalho, se mostrou uma grande companheira ao estar ao meu lado sempre. Sua parceria foi fundamental para que isso se tornasse realidade.

Aos professores, por tamanha paciência e por compartilharem tantos aprendizados conosco. Em especial, ao professor Hermenegildo, que foi essencial para a criação desse trabalho, muitas vezes ficando conosco até mesmo o fechamento da faculdade. A professora Dalva, que nos orientou em nossa pesquisa. E a nossa orientadora muito querida, Lilian Marques, que nos acolheu e por todo o seu esforço, atenção e tamanha paciência.

MANUELLA GONZAGA

5

RESUMO

Trabalho de Conclusão de Curso, no formato de Projeto Experimental em Relações Públicas, intitulado como “Relações Públicas como ferramenta de apoio na construção da Imagem Pessoal da artista Lia Clark” tem como objetivo trabalhar as técnicas de Relações Públicas, com um trabalho de comunicação dirigida a seus segmentos de públicos específicos por meio de divulgações artísticas de suas apresentações, para que possa fortalecer sua imagem e identidade pública com seus segmentos de interesse para fortificar sua reputação e criar um relacionamento com a opinião pública. Trata-se de um ramo profissional muito minucioso, e deve-se trabalhar com muita cautela, haja vista que, trabalhar com a imagem da pessoa é algo quem envolve também muitas circunstâncias como direito autoral, dentre outros aspectos. Entretanto, o respectivo estudo traz em si, um panorama da teoria implementada a prática, de forma que, todo o contexto estudado e dissertado há uma correlação, de modo a enriquecer e aprimorar ao acadêmico de Relações Públicas.

Palavras-chave: Relações Públicas Pessoais. Assessoria de Imagem Pessoal. . Relacionamento. Marketing Pessoal

6

ABSTRACT

The final project, in the form of Experimental Design in Public Relations, titled as "Public Relations as a tool to support the construction of the Personal Image Brazilian artist Lia Clark" aims to work the techniques of Public Relations, with a work of directed communication to its specific audience segments through artistic presentations of its presentations, so that it can strengthen its image and public identity with its segments of interest to strengthen its reputation and create a relationship with public opinion. It is a very detailed professional branch, and we must work with great caution, since, working with the image of the person is something that also involves many circumstances as copyright, among other aspects. However, the respective study brings in itself a panorama of the implemented theory the practice, so that, all the studied and discussed context there is a correlation, in order to enrich and to improve the Public Relations academic.

Keywords: Public Relations. Personal Public Relations. Personal Imagem Advising. Drag queen. Relationship. Personal Marketing.

7

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 – Identificação dos indivíduos da amostra...... 56

Gráfico 2 – Faixa etária dos indivíduos...... 56

Gráfico 3 – Escolaridade dos indivíduos...... 57

Gráfico 4 – Conhecimento sobre a cliente Lia Clark...... 57

Gráfico 5 – Frequência em shows de drag queen...... 58

Gráfico 6 – Conhecimento de drag queens dos entrevistados...... 58

Gráfico 7 – Hábito de seguir drag queens em redes sociais...... 59

Gráfico 8 – Representatividade da Lia Clark...... 60

Gráfico 9 – Como contratar shows da Lia Clark...... 60

Gráfico 10 – Aproximação da Lia Clark com o público no camarim...... 61

Gráfico 11 – Participação dos públicos no Fã Clube Oficial...... 61

Gráfico 12 – Notas sobre seu estilo musical...... 62

Gráfico 13 – Notas sobre sua postura no palco...... 62

Gráfico 14 – Notas sobre seu vestuário/figurino...... 63

Gráfico 15 - Notas sobre seu show...... 63

8

LISTA DE IMAGENS

Imagem 1 – Logotipo 1 Tielarko...... 16

Imagem 2 – Logotipo 2 Tielarko...... 17

Imagem 3 – Logotipo 3 Tielarko...... 17

Imagem 4 – Aplicação do Logotipo Tielarko- Camiseta...... 18

Imagem 5 – Aplicação do Logotipo Tielarko - Cartão de Visita...... 19

Imagem 6 – Trajetória Profissional...... 35

Imagem 7 – Site Oficial da Lia Clark – INÍCIO...... 80

Imagem 8 – Site Oficial da Lia Clark – MÚSICA...... 80

Imagem 9 – Site Oficial da Lia Clark – SHOWS...... 81

Imagem 10 – Site Oficial da Lia Clark – GALERIA...... 81

Imagem 11 – Site Oficial da Lia Clark – FÃ CLUBE OFICIAL...... 82

Imagem 12 – Site Oficial da Lia Clark –LOJA OFICIAL...... 82

Imagem 13 – Site Oficial da Lia Clark –CONTATO...... 83

Imagem 14 – Site Oficial da Lia Clark –FÃ CLUBE OFICIAL...... 85

Imagem 15 – Bottos Lia Clark...... 87

Imagem 16 – Press kit fechado...... 91

Imagem 19 – Press kit aberto com brindes...... 91

Imagem 20 – Press kit aberto...... 92

9

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Análise SWOT...... 52

10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...... 13 2. AGÊNCIA EXPERIMENTAL ...... 15 3. RELAÇÕES PÚBLICAS PESSOAIS ...... 212 4. IMAGEM PESSOAL PÚBLICA ...... 256 5. IDENTIDADE PESSOAL ...... 289 6. REPUTAÇÃO ...... 312 7. MARKETING PESSOAL - CONCEITO ...... 345 8. O QUE É DRAG QUEEN? ...... 389 9. HISTÓRIA INSTITUCIONAL ...... 445 10. BRIEFING ...... 478 11. ANÁLISE SWOT ...... 512 11. PESQUISA QUANTITATIVA ...... 545 12. RELATÓRIO ...... 667 13. DIAGNÓSTICO ...... 70 14. ESTRATÉGIA GERAL ...... 712 15. OBJETIVO GERAL ...... 734 16. JUSTIFICATIVA ...... 756 17. AÇÕES ESTRATÉGICAS ...... 778 17.1. Reality Show RuPaul’s Drag Race no Brasil ...... 778 17.2. Criação do site oficial www.LiaClarkOficial.com.br ...... 80 17.3. Fã Clube ...... 845 17.4. Meet & Greet ...... 867 17.5. Pocket Show ...... 889 17.6. VLOG no canal do youtube ...... 90 17.7.Mailing List + PressKit ...... 901 18 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...... 906 REFERÊNCIAS...... 99

ANEXO A...... 102

11

1. INTRODUÇÃO

12

1. INTRODUÇÃO

Esse Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, teve o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico de Relações Públicas para a artista performática Lia Clark, drag queen, cantora e compositora, pessoa pública que já está inserida no mercado LGBTI (Lésbica, Gays, Travestis, Transexuais e Transgêneros e Intersexuais) e possui forte atuação nas redes sociais. A Assessoria de Comunicação Tielarko é uma empresa que possui vasto conhecimento para o público LGBTI, teve como objetivo prestar assessoria especializada para auxiliar e contribuir para a consolidação e fortalecimento do nome Lia Clark diante do cenário musical e do público LGBTI. Para estabelecer um posicionamento estratégico da cliente nesse segmento de mercado, a Tielarko desenvolveu ações segmentadas para a cliente de forma que se encaixassem exclusivamente em planos de fortalecimento de relacionamentos estratégicos, consolidação da imagem artística e de seu posicionamento frente ao segmento de público de interesse, para assim alcançar o objetivo esperado. O foco está no reforço da imagem como uma artista que necessita de planos estratégicos e ações específicas para atingir outros segmentos de públicos e conquistar outras faixas etárias, transformando-a em uma artista com uma proposta mais comercial e consolidada com seus públicos e canais de comunicação. A primeira parte do trabalho, é composta pela fundamentação teórica, dando início ao Relações Públicas Pessoais, o qual será de grande importância para a estruturação de ações de pessoas públicas para diversos cenários e mercados. Dando continuidade então para Identidade Pessoal, Reputação e Marketing. Já apartir do tópico oito, será dado início ao universo de drag queens, das quais se torna totalmente necessário para ingressar em um meio de diversidades e entendimento quanto a cliente e sua história institucional e briefing. A terceira parte do trabalho embasa-se sobre a pesquisa realizada para a fundamentação do diagnóstico sobre a cliente para o desenvolvimento de uma proposta de estratégia de Comunicação, para subsidiar os objetivos e a criação de um planejamento estratégico de Relações Públicas com ações para a imagem e o fortalecimento dos relacionamentos da artista com seus públicos de interesse.

13

2. AGÊNCIA EXPERIMENTAL

14

2. AGÊNCIA EXPERIMENTAL

Quem somos

Somos uma Assessoria de Comunicação com foco em Relações Públicas Pessoais e uma atuação em Assessoria de Imprensa, agenciamento Artístico e Eventos voltados ao público LGBTI - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexuais. Contamos com uma equipe de profissionais apaixonados e experientes no mercado.

Histórico

A Tielarko, Assessoria de Comunicação com foco em Relações Públicas Pessoais surgiu a partir da necessidade de captação de um cliente real para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no formato de um Projeto Experimental em Relações Públicas, para o curso de Comunicação Social oferecido pela Universidade Católica de Santos. As alunas de Relações Públicas, Fernanda Gurgel de Antoni e Manuella Thereza do Nascimento Gonzaga Leite, por meio da conclusão deste trabalho, buscam evidenciar a importância de um profissional de Relações Públicas para a construção de uma imagem pública, com o desenvolvimento de um trabalho de Relações Públicas Pessoais.

Diretrizes organizacionais

A Assessoria tem como premissa utilizar ideias criativas e oportunidades de mercado para estabelecer, ampliar e constituir um relacionamento mais efetivo com os diversos públicos de nossos clientes. A Tielarko para embasar seu trabalho de comunicação e posicionamento de mercado focado nas Relações Públicas Pessoais para artistas LGBTI desenvolveu suas premissas para a construção de relacionamentos eficazes e definiu como: Missão: Fortalecer e divulgar o trabalho realizado pelos seus clientes de modo que os coloque positivamente em evidência na mídia.

15

Visão: Ser reconhecida como uma das melhores e mais respeitadas empresas de assessoria de comunicação no mercado. Valores: A satisfação de nossos clientes e a superação de suas expectativas, são alguns dos pontos essenciais para o nosso negócio. Atuando com ética, qualidade, responsabilidade, respeito, verdade e transparência.

Identidade Corporativa: A identidade corporativa da Tielarko foi desenvolvida com o foco no público LGBTI. Dessa forma a imagem foi construída sobre as premissas voltada para esse segmento de público, para tal partiu-se da ideia da bandeira do movimento LGBTI que é representada por um arco-íris, a palavra foi escolhida para remeter ao foco de atuação da Assessoria de Comunicação que traduzida para o esperanto é ĉielarko, porém para uma melhor compreensão dos segmentos de público alvo da agência foi adaptada para Tielarko.

Imagem 1: Logotipo 1 Tielarko

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

16

Imagem 2: Logotipo 2 Tielarko

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Imagem 3: Logotipo 3 Tielarko

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

17

Imagem 4: Aplicação do Logotipo Tielarko- Camiseta

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

18

Imagem 5: Aplicação do Logotipo Tielarko- Camiseta

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

19

3. RELAÇÕES PÚBLICAS PESSOAIS

20

3. RELAÇÕES PÚBLICAS PESSOAIS

O objetivo das Relações Públicas Pessoais é o gerenciamento da imagem de uma pessoa com foco na meta do cliente, preservar a boa imagem, construir e promover seu trabalho voltado tanto para o público externo quanto para o interno. A assessoria de imagem pessoal é mais explorada nos Estados Unidos como Personal Public Relations, com objetivo de criar planos para a visibilidade, credibilidade e admiração do cliente, por parte de seu público alvo, para manter suas diretrizes de missão visão e valores para a construção e manutenção de suas carreiras, além de evitar e controlar crises que possam surgir no decorrer da trajetória. O profissional de Relações Públicas está habilitado em gerenciar personalidades públicas para auxiliar o crescimento e o sucesso profissional, manter uma boa imagem pública e fortalecer seus relacionamentos perante a sociedade, além de aprimorar seus objetivos e manter seus princípios. De acordo com o Sindicato dos Profissionais de Relações Públicas a atividade é: Uma atividade-fim capaz de planear, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização e ou de pessoa pública [inserção nossa] como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes públicos e ordenar todos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobre a organização, capaz de despertar no público de interesse credibilidade, boa vontade para com ela, para com as suas atividades e produtos1. (SINPRORP, 2017)

Para Fábio França, trabalhar as Relações Públicas Pessoais de uma pessoa pode ser qualificada como uma atividade que

exige dedicação total, 24 horas. Trata-se de planejar minúcias a vida e todo o envolvimento pessoal da pessoa. Isso inclui sua agenda completa, do dia-a-dia, contato, locais que deve ou não frequentar, entrevistas a quem dar ou não dar, em que veículos deve aparecer ou não, etc. Inclui o marketing pessoal, linguagem corporal, vocabulário, ou seja, todo relacionamento social e cultural da pessoa com todas as recomendações do que pode ou não pode fazer. (FRANÇA apud MOURA; FUSTINONI; HATAMURA, 2007, p. 29)

1Sindicato Nacional dos Profissionais de Relações Públicas (SINPRORP).Disponível em:http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.htm Acesso em 18 de junho de 2015.

21

Nesse cenário das Relações Públicas Pessoais, o profissional de Relações Públicas tem diferentes funções na área de atendimento a personalidades. Segundo Machado Neto os relações-públicas podem realizar:

 Representação do artista: o profissional representará por uma procuração o artista em todas as circunstâncias dentro da lei;  Assessoria de imagem: o tipo de forma e conteúdo de mensagem que o artista deseja comunicar, e a preservação da imagem do artista é debatido entre o artista e o relações públicas  Administração de carreira artística: refletir junto ao artista, sobre os convites recebidos, tanto de trabalho quanto de reuniões e participação em produções de outros, sempre por uma perspectiva de construção de reputação.  Conduta ética: quesito simples de perceber, mas difícil de explicar, depende do paradigma interno de cada um em termos de civilização e sempre diante do outro. Uma conduta é tecnicamente ética quando não transgride a mandamentos próprios de uma atividade, estejam eles expressos ou não em um código. (NETO, 2008, p.250)

Para a construção de uma imagem a função de trabalho do relações- públicas deve estar relacionada a um determinado planejamento estratégico e atua em conjunto com sua missão, valores e objetivos.

[...] para as relações públicas, exercer a função estratégica, significa ajudar as organizações [ou personalidades –inserção nossa] a se posicionarem perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do seu empreendimento, isto é, sua missão, quais são os seus valores, no que acreditam e o que cultivam, bem como a definirem uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro. Mediante sua função estratégica, elas abrem canais de comunicação entre a organização e públicos, em busca de confiança mútua, construindo a credibilidade e valorizando a dimensão social da organização, enfatizando sua missão e seus propósitos e princípios, ou seja, fortalecendo sua dimensão institucional (KUNSCH, 2006, pág.6).

Com isso, entende-se que a definição das estratégias, é um objetivo que não mede esforços, para a realização das ações a longo prazo, o que permite alcançar os resultados com os objetivos da organização-cliente. Diante disso, é possível realizar um planejamento estratégico de Relações Públicas Pessoais, para artistas e personalidades, com o objetivo de promover o

22 diálogo com o seu público, estabelecer relacionamentos confiáveis e conquistar uma reputação favorável, para garantir o seu posicionamento no mercado de trabalho.

23

4. IMAGEM PESSOAL PÚBLICA

24

4. IMAGEM PESSOAL PÚBLICA

A apresentação e a aparência pessoal são fatores importantes perante a sociedade, desta forma devemos ficar atentos, pois a primeira imagem é a que impressiona. O primeiro momento é crucial para as impressões que o interlocutor terá da pessoa. Diante desta certeza, para estabelecer uma relação de confiança e respeito, o assunto aparência física é mesmo relevante (MARTELLI, 2007, p. 23). Para a cliente Lia Clark essa é uma premissa que se firma diante do cenário artístico em virtude de exercer uma atividade profissional em que há uma exposição de sua imagem diretamente a seus públicos de interesse. Villas-Boas (2014, p. 271), afirma que a imagem pessoal de qualquer indivíduo pode ser definida como a influência “que exerça ou deseje exercer uma personalidade, ou profissional que exija a exposição de sua imagem pessoal à opinião pública” O autor ainda enfatiza que

cada ser humano tem um perfil, assim como cada perfil só pode ser sobre um ser humano. Se a individualidade fosse banida do mundo e os humanos não passassem de robôs programáveis, sem estilo nem identidade, o texto do tipo perfil simplesmente não existiria. O perfil expressa a vida em seu contexto. Atém-se à individualidade, mas não se restringe ao individualismo anedótico, folclórico, idiossincrático. (Vilas-Boas 2014, p. 271).

A palavra perfil tem sido usada indiscriminadamente, ou seja, colocam-na antes de qualquer coisa. Sendo indivíduo sobre individuo, é muito difícil estabelecer critérios, pois potenciais personagens estão em toda parte. Entretanto, para se tornar personagem de um perfil, são necessários dois processos antecedentes: o autor ser escolhido pela pessoa e o convite a ser aceito. Quanto ao ato de escolha Vilas-Boas, menciona os seguintes pressupostos:

a) o ser humano é irrepetível mesmo quando totalmente submisso ou alheio à ordem social à qual pertence; b) há indivíduos que se diferenciam da multidão por suas atitudes ou pensamentos, independentemente de serem conhecidos da mídia, de possuírem hábitos exóticos, de serem difíceis de lidar ou de terem experimentado viradas mirabolantes em suas vidas. (2014, p. 273)

25

A cliente Lia Clark possui essa diferenciação no segmento de mercado em que está inserida e tem uma personificação reconhecida pelo seu público-alvo. Para produzir um bom perfil, é preciso pesquisar, conversar, movimentar, observar e refletir. O perfil cumpre um papel importante, que é exatamente gerar a empatia do público. Empatia é a preocupação com a experiência do outro, a tendência a tentar sentir o que sentiria se estivesse na mesma situação e circunstâncias do outro; compartilhar as alegrias e tristezas do outro, imaginar as situações do ponto de vista do outro (VILAS-BOAS, 2014, p. 274). A empatia auxilia na construção de um protagonismo junto ao segmento de público de interesse de cada artista

O protagonismo é um ímpeto eminentemente artístico. A arte sempre procurou usar personagens para ampliar o conhecimento da natureza humana. Difícil pensar em literatura, cinema, teatro, ou seja, produções artísticas sem personagens. Para nos aproximarmos das boas realizações, bem como entende-la, deveríamos nos misturar com a arte constantemente, nos expor a ela. (VILAS-BOAS, 2014, p.274)

Para que a empatia auxilie na construção do protagonismo faz-se necessário um trabalho de desenvolvimento da imagem pública de cada artista como a construção no espelho existente entre o olhar e a informação”, logo, “trata-se de um processo de construções e desconstruções de verdades, realidades e legitimidades, tanto de quem fala de si próprio, como sobre os próprios espelhos – mídias, espaços, palcos.(WEBER, 2004, p. 260)

Entretanto, Gomes (2004) pondera que, “as imagens públicas são processos mentais e se sustentam apenas na presunção da sua existência, de modo que seu limite é impreciso e complexo.” A imagem pública deriva de pessoa para pessoa, como já bem enfatizado no capítulo anterior, a mídia no caso de artistas, ela pode repercutir uma grande influência, seja, de forma positiva ou negativa. No caso de Lia Clark, esta teve uma aceitação pública, de modo que, a artista tinha certo receio e timidez, e jamais imaginou ser aceita a ponto de estar na lista das 10 revelações musical no ano de 2016.

26

5. IDENTIDADE PESSOAL

27

5. IDENTIDADE PESSOAL

De acordo com John Grinder e Richard Bandler, criadores da Programação Neurolingüística, cada pessoa é resultado de seus programas. Programas que foram formando-se no cérebro desde o nascimento (CORTEZ, 2004.p.104), com base na qualidade desses programas a pessoa vê, age e sente. Cada indivíduo vê e interpreta o mundo conforme seus programas. Por exemplo, a pessoa é otimista ou pessimista se os programas forem positivos ou negativos. Entretanto, a personalidade é influenciada por determinantes a fatores comuns na tessitura biológica de todas as pessoas, nos ambientes físicos que habitam e culturas em que se desenvolvem, dessa forma pode-se afirmar que a personalidade de cada indivíduo é moldada de acordo com os fatores culturais e sociais em que está inserida.

Logo é possível afirmar que a personalidade de algumas pessoas podem-se se assemelhar a de outros seres humanos, isto significa que as pessoas, influenciadas por suas culturais, sociais, ou nos detalhes do comportamento, são iguais a algumas outras pessoas.

Porém, algumas pessoas são diferentes de outras em virtude de como se observa no modo de perceber, sentir, necessitar e comportar-se de cada um, independentemente de serem originárias da mesma cultura social.

Isso significa que cada pessoa tem seu mapa cognitivo que não pode ser reproduzido por qualquer outro indivíduo.

Para tomar mais claro como atuam os determinantes na formação da personalidade, torna-se pertinente considerá-los em gerais e específicos.

Em se tratando do mapa mental, seria então a forma de representar o mundo com base na qualidade desses programas. Em outras palavras, todas as pessoas são diferentes; agem, sentem, falam e têm valores diferentes porque seus programas são diferentes.

28

Nessa acepção, é possível afirmar que,

a identidade é realmente algo formado, ao longo do tempo, através de processos inconscientes, e não algo inato, existente na consciência no momento do nascimento. Existe sempre algo “imaginário” ou fantasiado sobre sua unidade. Ela permanece sempre incompleta, está sempre “em processo”, sempre “sendo formada”(HALL, 2006, p.38)

Como foi o caso de Lia Clark, a artista antes de ingressar na vida profissional de drag queen, trabalhava em uma empresa de importação e exportação, em Santos, estudou Engenharia de Produção, e jamais imaginou que inicialmente uma mera brincadeira, como vestir-se de drag queen e compor músicas funk no início de 2014, iria conseguir se posicionar no mercado LGBTI com o single „Trava-trava”, que teve grande repercussão na mídia em 2015 quando obteve o reconhecimento de sua identidade profissional em nível nacional. A identidade será assim constituída por uma continuidade temporal que nos permite conhecermo-nos a nós próprios e identificarmo-nos ao longo de toda a nossa vida (CAMPEAU, 1998).

RuPaul2, uma famosa drag queen americana afirma que

Tudo o que você proclama como „sua identidade‟ aqui no reino material também é o seu „transformismo‟. Você não é a sua religião. Você não é a sua cor de pele. Você não é o seu sexo, sua política, sua carreira ou seu estado civil. Você não é nenhuma das coisas superficiais que este mundo considera importante. O seu verdadeiro „eu‟ é a força da energia que criou o universo inteiro”. (MEGACURIOSO, 2015)

2 http://www.rupaul.com

29

6. REPUTAÇÃO

30

6. REPUTAÇÃO

Schmidt (2011, p. 89) afirma que “sem identidade não há imagem, e sem imagem não há reputação”, formando assim três esferas que são complementares e interligadas.

Entretanto, quando se trata de reputação, esta vem a ser a consolidação de uma boa imagem ao longo do tempo, que se preserva e leva-se em conta ações, atitudes e percepções perante a sociedade.

Desta forma, está fortemente associada à visão da sociedade, e pode repercutir de forma positiva ou negativa.

Portanto, deriva-se dessas acepções para que seja atrativa, confiável, de modo que nasça um relacionamento respeitoso e fiel, logo, para se construir uma boa imagem e gerar uma boa reputação pode levar anos, e mesmo assim o indivíduo deve estar sempre atento ao seu aperfeiçoamento, de modo a qualificar e elevar sua prestação de serviço à sociedade qualquer que seja seu segmento.

Em se tratando da reputação perante a sociedade, deve se ter muito cuidado coma divulgação da imagem pública de uma drag queen, haja vista que a sociedade pode gerar um preconceito desde a orientação sexual, profissionalismo, racismo dentre outros aspectos condizentes à pessoa, conforme coloca Augusto (2015, p. 25) “tal veiculação pode transmitir uma imagem preconceituosa ou distante da realidade”.

Assim, ao discutir tais assuntos, é possível que o público apreenda que aquilo que está sendo apresentado é a verdade única sobre o assunto, reverberando em sua forma de refletir sobre tais indivíduos e de tratá-los (AUGUSTO, 2015, p. 47).

A despeito dessa multiplicidade de identidades, a mídia tenta fixar determinadas identidades. O que parece ocorrer na mídia é: o que é agora é o que sempre foi. E a forma como elas exercem a sexualidade deve ser mantida. Identidades de gênero e identidades sexuais, ao contrário do que a mídia constrói, não são tão determinadas e evidentes. O processo de reconhecimento inscreve- se nas diferenças e em como implica na instituição de ordens do discurso, visto não haver relações de poder sem luta por hegemonia.

31

A mídia quer sempre consenso, por razões mercadológicas (FLAUSINO, 2002, p.3).

Rhael Lima de Oliveira, a drag queen Lia Clark, afirma que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito em sua carreira em virtude de sua orientação sexual, porém em sua infância homofobia foi um fator discriminatório pela sociedade.

32

7. MARKETING PESSOAL CONCEITO

33

7. MARKETING PESSOAL - CONCEITO

Um dos conceitos de Marketing Pessoal afirma que

trata da postura ou imagem pessoal, maneira como cada pessoa se apresenta, isto é, o aspecto físico (como se veste, como se posiciona os aspectos pessoais). O marketing pessoal comunica ao mundo quem você é. Você valoriza o seu negócio por meio da postura, que deve ser forte e poderosa, tornando-se um importante instrumento de trabalho. (LAURINDO, 2004, p.47).

Diversos autores da área de Marketing definem conceitos inerentes sobre o marketing pessoal, e conceituam qual a sua importância e aplicação para cada cliente e ou organização, em qual categoria será construído para que possa atingir a sua meta de projeção. O Marketing Pessoal tem como objetivo transmitir credibilidade, confiabilidade e determinação em seus posicionamentos e posturas. Com a aplicação das técnicas de Relações Públicas aplicadas ao do Marketing Pessoal é onde acontece a construção da imagem pessoal com a valorização das potencialidades do indivíduo e a minimização dos pontos que não devem ser ressaltados, com isto o Marketing Pessoal, pode ser considerado uma ferramenta de diferenciação utilizada pelos relações-públicas, em virtude do crescimento da competitividade. Porém, com a globalização e a sociedade interativa torna-se difícil a criação de diferenciais que façam a distinção entre as figuras públicas para que consigam uma melhor exposição e se diferenciem dos seus concorrentes. Para a cliente Lia Clark, a Agência Tielarko pretende desenvolver um plano para administrar a carreira da cliente ao se apropriar das ferramentas do Marketing Pessoal para que possa alcançar um posicionamento dentro do mercado musical.

A administração de carreira estimulará o planejamento e desenvolvimento da cliente, assim como a utilização de técnicas de marketing pessoal que pode ser compreendida como uma forma de organizar possibilidades para que possa planejar e alavancar sua carreira.

34

Para auxiliar a construção da carreira da cliente Lia Clark a agência Tielarko se apoia na construção de um plano de carreira como estruturado, por Laurindo (2004)

Imagem 6: Trajetória profissional

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

ESCOLHA INSERÇÃO E DESENVOLVI- SUCESSO DACARREIRA ATUAÇÃO MENTO PROFISSIONAL PROFISSIONAL PROFISSIONAL L

- Influencia dos pais - Emprego para -Satisfação Relacionado Não quem estiver pessoal e com relacionado preparado profissional planejamen- com - Apoio familiar devem estar to de carreira planejamento juntas de carreira

- Além do

- Influência dos conhecimento - Pessoas - Marketing professores teórico, tem que - mais pessoal

ter experiência Desenvolvimento conscientes

prática pessoal e e felizes

profissional - Rede de

relacionamento

- Não basta - realização profissional saber fazer e - Carreira saber ensinar e transcende a - Oportunidade

aprender organização

- Mais

relacionado - Menos vínculos - Trajetória com prazer

empregatícios e individual e não do que com mais contratos somente na dinheiro

de trabalho e organização

prestação de

serviço

- Busca de autonomia

Fonte: LAURINDO,2004, p. 46

35

Dessa forma, a cliente Lia Clark desenvolverá suas potencialidades e terá uma preparação adequada para a administração e planejamento de sua carreira com um número superior de contratos de trabalho e prestação de serviços. A importância do planejamento da carreira da cliente Clark se apoio em Bidart, quando afirma que O conceito de estratégia é igualmente apropriado as carreiras. Se você não sabe o que pretende, a direção de seus passos não faz diferença. Um funcionário pode ser brilhante no desempenho de suas atividades, trabalharem muitas horas por dia, dominar idiomas, conhecer profundamente processos informatizados, mas ainda assim não se preocupar com o futuro profissional. Isso muitas vezes ocorre porque o indivíduo está satisfeito com suas atribuições e com o salário. Posso dizer que alguém com esta mentalidade correm o risco de estagnar-se ou de sofrer repentinamente os efeitos das radicais metamorfoses nos produtivos. De certa forma, pouquíssimas pessoas estão seguras em seus empregos nos dias de hoje. Acredito, portanto, que traçar uma estratégia de carreira é meio de preservação de conquistas e estabelecimento de novos pilares para o desenvolvimento pessoal(BIDART, 2000, p.88)

A mesma autora faz uma relação direta da utilização das técnicas do marketing pessoal, para se construir um plano de carreira e coloca que O controle de atualização de um plano é tão importante quanto sua confecção inicial. Caso você não se adapte a realidade, perderá a certeza de caminhar no rumo certo. Nesse caso, seguirá um mapa que o conduzirá à local incerto e talvez, indesejado. (BIDART, 2000, p.90)

Para atingir os objetivos traçados para a cliente para alcançar o sucesso profissional, é importante construir uma boa rede de relacionamentos, desenvolver o marketing pessoal e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado e estar atento as correções necessárias durante o processo do planejamento da carreira da cliente. Não se pode negar a importância da rede de relacionamentos, do marketing pessoal e do conhecimento das tendências do mercado para o profissional na atualidade.

36

8. O QUE É DRAG QUEEN?

37

8. O QUE É DRAG QUEEN?

Atualmente, a palavra drag queen é muito popular, afinal elas podem ser encontradas nos teatros, no cinema, em festas e nas redes sociais, vide o exemplo de , que vem se tornando um fenômeno de mídia e atualmente é a drag queen com maior número de seguidores nas redes sociais. Quem popularizou esse tipo de artista, até mesmo para os leigos, foi RuPaul, com seu Reality Show RuPaul’s Drag Race. Entretanto, poucos sabem como eram as drag queens antes dessa exposição midiática.

O termo Drag Queen é de origem norte-americana, criado por volta de 1870. É utilizado para denominar os transformistas que estão vestidos de mulher de forma exagerada. No final do século XIX o teatro era o centro de todas as atenções. Mulheres eram proibidas de atuar, o que levava os homens daquela época a ocupar seus lugares, e que davam vida as personagens femininas.

Como aponta Roger Baker em seu livro Drag: a History of Female Impersonation in the Performing Arts

a palavra drag vem do verbo em inglês “to drag”, arrastar traduzido para o português. E se refere ao fato de que as longas roupas femininas arrastavam pelos palcos, representando a liberdade. Queen era como os artistas eram chamados no país, considerados "rainhas" devido ao tamanho do cortejo que gerava ao público. Logo, drag queen é a rainha da liberdade, onde podemos perceber essa liberdade em vários aspectos da vida do transformista, tal qual a liberdade de representar a cada dia uma outra pessoa, um outro personagem. (BAKER,1999, p.146) De acordo com o livro “Fanny and Stella: The Young Men Who Shocked Victorian England“ de Neil McKenna(2013) ainda no século XIX, os primeiros relatos de drag queens fora dos teatros foi em Londres e referem-se a Frederick Park e Ernest Boulton, dois atores que usavam os nomes artísticos Fanny e Stella e que se dirigiam ao local de seus shows já caracterizadas como drags. A população naquela época ficou tão intrigada que houve investigação policial que apenas acontecia quando as pessoas eram consideradas perigosas ou criminosas. Após serem julgados e declarados inocentes, esse foi considerado o primeiro julgamento legal sobre homossexualidade.

38

O site Fashion Bubbles complementa em um artigo escrito por Samantha Mahawasala que na virada do século XX, a performance3 drag tornou-se um fenômeno próprio do teatro de variedades. Um nome que se destacou foi Julian Eltinge, que brilhou na Broadway4 como comediante, mas foi nos teatros pequenos que conquistou público cativo. Na Europa, quem ganhava a cena era Florin, performer em Paris, já no Brasil, o termo e o movimento drag, chegou apenas nos anos 1980. No Brasil pode-se exemplificar com a atriz Vera Verão, Lorna Whasington, Márcia Panterae com o humorista Chico Anysioque criou e se transvestiu em de mais de 50 personagens femininas.

De acordo com a escritora Jaqueline Gomes de Jesus, em seu livro Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos (2012) denomina-se um drag queen quando:

Artista que se veste, de maneira estereotipada, conforme o gênero masculino ou feminino, para fins artísticos ou de entretenimento. A sua personagem não tem relação com sua identidade de gênero ou orientação sexual (JESUS, 2012, p.10).

Com base na autora, é possível concluir que o termo drag queen trata-se de um personagem, um homem representando uma mulher e não obrigatoriamente uma orientação sexual. O ser drag se remete ao trabalho artístico elaborado por uma personagem. Por não se submeterem as cirurgias plásticas para a modificação do corpo, fazem com que a roupa ganhe esse papel.

Por mais que, muitas drags queens se apresentem em casas noturnas e ambientes que adotam a cultura gay, sua orientação sexual não necessariamente é definida em suas performances artísticas.

A afirmação de Jesus (2012) encontra apoio em DENCK (2015), no site mega curioso quando ele lista as cinco drag queens mais influentes do século passado

3Performance - designa as apresentações de dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo, referindo-se ao seu executante como performance

4Broadway – O teatro da Broadway mais conhecido simplesmente como Broadway, refere-se às performances teatrais, localizada no distrito do Lincoln Center via da Broadway, no centro de Manhattan, cidade de Nova Iorque.

39

As Rocky Twins Dois gêmeos noruegueses, Leif e Paal Roschberg, fizeram enorme sucesso ao imitarem as lendárias gêmeas húngaras Dolly Sisters, em Paris, na década de 1920. Talentosos como dançarinos de jazz, foi através de performances femininas que os irmãos estouraram. Eles chegaram até mesmo a estrelar grandes produções do cinema francês, como “L‟Argent” (1928). Depois de arrasarem na Europa, os Estados Unidos se tornaram um caminho natural. Com feições belas e andróginas, as Rocky Twins participaram de diversos espetáculos em Hollywood. A meteórica carreira de sucesso acabou em 1937, quando Paal e Leif decidiram se separar. [...] Barbette A drag Barbette nasceu Vander Clyde, no Texas (EUA), entre 1898 e 1904 – o ano exato é um mistério. Sua origem enigmática não foi empecilho para ela se tornar uma das mais famosas drag queen de Paris em sua época. Sua descoberta no universo feminino é curiosa. Vander foi chamado para substituir uma das irmãs Alfaretta, que faziam sucesso no trapézio circense. Com a morte de uma delas, a vaga ficou em aberto, mas era necessário que ele se vestisse de mulher para o espetáculo poder continuar como estava previsto. A primeira aparição como Barbette foi em 1919. Com movimentos graciosos no trapézio, ela encantou a todos com sua delicadeza e suavidade acrobática. Ao final da apresentação, uma surpresa: Barbette arrancou a peruca, se mostrou como homem e ainda ensaiou poses típicas de halterofilista exibindo seus músculos – algo extremamente masculino. Com passagens pelo Cassino de Paris, pelo Folies Bergere e pelo Moulin , Barbette se tornou um dos maiores ícones do universo drag, até se afastar do glamour dos palcos no final dos anos 30, vítima de pneumonia e poliomielite, que enfraqueceram suas articulações. Ela continuou trabalhando com arte, mas nos bastidores, até cometer suicídio em 1973. Julian Eltinge Willian Julian Dalton nasceu em 1881, mas foi sob nome de Julian Eltinge que atingiu o sucesso no meio artístico europeu do começo do século passado. Sobre sua vida particular pouco se sabe – dizem que era homossexual, mas, reprimido pelo pai, acabou tendo uma vida dupla e se casando. Apesar disso, a drag Julian Eltinge teve aprovação da mãe, que incentivava o então garoto de 10 anos a vestir suas próprias roupas. Ainda em sua formação, teve aulas de dança que a ajudaram em suas performances a ponto de ser considerada a melhor drag queen de sua época. Julian rodou a Europa e os Estados Unidos com seu talento artístico. No teatro, fez sucesso com o papel principal de “A Viúva Fascinante”. Tanto que se tornou um dos mais bem pagos artistas de sua época: US$ 250 mil por apresentação. Dos palcos para o cinema foi um pulo, mas a Grande Depressão do começo dos anos 30 afundou sua carreira. Julian se tornou alcoólatra e passou a se apresentar em muquifos. A causa de sua morte não é clara: alguns dizem que a famosa drag

40

morreu em decorrência de diversas doenças, mas outros apontam o suicídio, em 1940, como o fim de uma vida dedicada à arte. Bert Savoy Aos 14 anos, Everett McKenzie se tornou Bert Savoy e brilhou no universo drag no começo do século passado. Craque na dança de salão, Bert era uma espécie de “dançarina de aluguel”, sendo par de diversos homens em clubes dos anos 20 e 30. Além da dança, McKenzie também tentou a sorte em outra área: a astrologia. Dando vida à cartomante Madame Veen, entretanto, ele foi preso e desistiu dessa carreira. Ele se casou, então, com uma corista e voltou a se apresentar como Bert Savoy em espetáculos de vaudeville e da Broadway. A fama foi instantânea, e Bert se tornou uma das maiores drags norte-americanas de sua época. A carreira, entretanto, foi curta. Ela estava passeando pela praia de Long Beach, nos EUA, quando foi atingida por um raio e faleceu na hora. Lavern Cummings Uma das maiores drag queens do século 20, [...] encantava a todos com sua beleza estonteante e sua voz de soprano. Uma de suas marcas registradas era o seu impecável cabelo natural – ao contrário da maioria das drags, que usava peruca. Nos anos 30, a companhia Jewel Box Revue apostou no transformismo montando um espetáculo itinerante apenas com drag queens. Lavern fez parte do elenco a partir dos anos 50 e chamou a atenção por sua voz. Ela arrebatava a plateia tanto com timbres femininos quanto masculinos. O auge do sucesso veio a partir de 1956, quando ingressou no Finocchio‟s Club, em San Francisco (EUA). Ela fez carreira como cantora e se apresentou nessa boate por três décadas. (DENCK, 2015)

Em matéria do site “ultra curioso” publicada em março de 2017, são citadas cantoras drag queens que se destacam e fazem sucesso no Brasil, entre as drag queens estão, Pabllo Vittar, Lia Clark e Glória Groove.

Apesar de estarem ganhando espaço na mídia e na sociedade, deve-se lembrar de que o Brasil ainda é o país que registra os maiores números de homofobia do mundo.

De acordo o site catraca livre embasado nos dados do Grupo Gay da Bahia, organização não governamental voltada para a defesa dos direitos dos homossexuais no Brasil, mais de 1,6 mil pessoas foram assassinadas no Brasil nos últimos cinco anos por motivações homofóbicas, o que é praticamente uma morte por dia.

41

De acordo com a entrevista realizada no trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal Rural de Pernambuco desenvolvido por Cristiane Caetano dos Santos, a drag queen Rayssa Burtner diz que ser:

Drag Queen é um palhaço de luxo, hoje em dia, é muito comum você ver drags em festas, casamentos, debutes etc. Ser drag é transmitir a alegria para o público, passar a emoção de interpretar uma música na qual muitas das pessoas que assistem percebam, mesmo sem saber o que você está cantando, que é uma coisa que ela ou alguém próximo a ela está passando ou sentindo naquele determinado momento de sua vida. É ser feliz com você mesmo, independentemente do que as pessoas vão falar de você... Não é que eu queira ser mulher, não! Eu quero passar pras pessoas a felicidade de poder ser aquilo que eu quero diante de uma sociedade tão cheia de „pré-conceitos. (Burtner,2014, p.4)

De acordo com a fala de Burtner, conclui-se que o perfil de uma drag queen, é de uma figura desafiadora e com um perfil de confrontação na sociedade para um posicionamento. Em toda a sua existência, apesar das dificuldades do dia-a-dia e perante a todos os tipos de preconceitos impostos pela sociedade, ela vem quebrando novas barreiras. Em suas apresentações no palco de forma eletrizante e muitas vezes exagerada, a performance em si, não deixa de ser um acontecimento de pura delicadeza e glamour.

42

9. HISTÓRIA INSTITUCIONAL

43

9. HISTÓRIA INSTITUCIONAL

Rhael Lima de Oliveira, criador da drag queen Lia Clark, nasceu em Santos, na Baixada Santista, no dia 15 de fevereiro de 1992. Seus pais, Andrea Christina Lima e Gilmar Pereira de Oliveira, se separaram quando ele era adolescente e, hoje, aos 25 anos de idade, ele continua residindo com sua mãe e a irmã mais velha, Raquel, no bairro do Macuco, onde sempre morou.

Aos 14 anos começou a trabalhar pelo CAMPS5, em período integral, estudando na escola pública Professor Suetonio Bittencourt Junior no período noturno, saindo de sua residência às 7 horas e retornando 23 horas. Aos 20 anos trabalhava em uma comissária de despachos de importação e exportação onde aprendeu, na prática, o idioma Inglês, pois lidava com clientes estrangeiros, na área de comércio exterior.

Em 2013 ingressou e custeou com recursos próprios o curso superior de Engenharia de Produção, na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos (ESAMC), onde cursou durante um ano e meio, no período noturno, porém no segundo semestre de 2014 abandonou o curso por não ter se identificado.

Durante o período que ainda fazia faculdade, em 2014, conciliou o estudo e o trabalho em Santos com as primeiras apresentações artísticas como a drag queen Lia Clark na Baixada Santista e na Grande São Paulo. Os shows aconteciam durante a semana e aos finais de semana no período noturno.

O início da carreira como drag queen foi financiado exclusivamente por Rhael, pois sua família desconhecia seu lado artístico. Sua rotina mudou após trancar sua faculdade, aumentando sua quantidade de shows durante a semana, o que gerou uma maior renda pessoal.

Ao final de 2015 gravou sua primeira composição musical e um vídeo clipe o Trava-Trava, um funk6 erótico, composto em parceria com Pedro Lima – seu DJ7,

5 CAMPS – Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social

6Funk - Gênero musical que se originou nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1960

44 produtor musical e amigo pessoal. Em 21 de janeiro de 2016, esse material foi postado no Youtube8, viralizando9 30 mil visualizações em 24 horas.

O sucesso inesperado na internet promoveu Lia Clark nas redes sociais e, em setembro daquele ano, Rhael assumiu a carreira artística, deixando seu emprego e atendendo aos muitos convites para shows na região e em todo os Estados do Brasil. Em 2017 sua agenda não tem mais espaço para seu tour e em 2018, existem shows marcados com 4 meses de antecedência, sendo que até março de 2018 sua agenda já está fechada.

7 DJ - Profissional que seleciona e reproduz as mais diferentes composições, previamente gravadas ou produzidas na hora para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em rádiofusão, pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.

8Youtube- Plataforma de distribuição digital de vídeos. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso serviço da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos

9Viralizando - Termo que surgiu com o crescimento do número de usuários das redes sociais e blogs. A palavra é utilizada para designar os conteúdos que acabam ganhando repercussão (muitas vezes inesperada) na web.

45

10. BRIEFING

46

10. BRIEFING

O briefing é um resumo de informações reunidas que permitem aos profissionais de Relações Públicas levantar pontos importantes para a definição de um diagnóstico. É a etapa do processo em que é elaborado para corporações, sendo nosso cliente uma pessoa física, será proposto um Projeto de Assessoria de Imagem Pública. Portanto, o briefing foi adaptado para levantamento de informações e dados para apoiara construção desse projeto.

Rhael Lima e Oliveira, também conhecido como Lia Clark, está entre os TOP 10 no segmento de artista performática e cantoras, essa afirmação pode ser contatada ao se realizar uma análise comparativa com as drag queens que se destacam nesse segmento de mercado e é corroborado pelos seus 250 mil seguidores no instagram10. Com 25 anos, Rhael já possui uma lista de shows marcados com quatro meses de antecedência, e isso tudo se deve ao seu único desejo de se divertir e divertir a quem está por perto.

A draq queen Lia Clark surgiu em 2014, durante uma brincadeira entre amigos, Rhael nomeou-a unindo pessoas que se identificava, o primeiro nome, Lia, refere-se a Lia Khey, ex participante do Big Brother Brasil11 10, no ano de 2010 e Clark, pela personagem Naomi Clark, interpretada por Anna LynneMcCord na série 9021012.

Lia Clark começou fazendo participações em boates LGBTI‟s como Disc Jockey - DJ, onde conheceu um de seus melhores amigos Pedro Lima, também DJ. Pedro, um de seus maiores incentivadores para o projeto de drag queen, e com quem criou em conjunto, o seu primeiro sucesso “Trava-trava”.

Lia Clark é considerada a primeira drag queen funkeira, que foi ao ar como vídeo clipe no Youtube, em janeiro de 2016. Pedro tornou-se seu produtor musical, DJ e companheiro de viagens e shows.

10 Instagram – Rede social on-line de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários. 11 Big Brother Brasil – Versão brasileira do Reality Show Big Brother, criada por John De Mol. Programa consiste no confinamento de um número variável de participantes em uma casa cenográfica. 12 90210 – Série de televisão dramática com tema adolescente, criada por Rob Thomas e baseada na cidade de Beverly Hills. 47

Muito incentivado por seus amigos próximos e seguidores em suas redes sociais, Lia Clark não parou de crescer, após o sucesso, em 29 de setembro de 2016 decidiu criar seu próprio -EP13, intitulado como Clark Boom, com seis músicas, todas de composição própria. Entre elas: Trava-trava, Clark Boom, Chifrudo, Tome Curtindo, Baile de Boneca e Boquetáxi, com participações especiais de outras dragqueens, como Mulher Pepita e Pabllo Vittar.

Após o lançamento de seu EP Rhael pediu demissão de seu emprego na Comissária de Despachos para investir mais em sua drag queen Lia Clark com a captação de vários shows espalhados pelas diversas regiões do País.

Lia Clark tem a inspiração de várias artistas, entre elas as cantoras norte- americanas e , no Brasil o grupo musical Bonde das Maravilhas e Ludmilla, que inclusive fez uma participação especial no clipe da música “Cheguei”, que conta com 151 mil visualizações em seis meses de lançamento. E as drag queens Alaska, nos Estados Unidos e Pabllo Vittar no Brasil.

A comunicação da cliente é trabalhada por meio de redes sociais, após análise dessas ferramentas de mídias pode-se aferir que entre curtidas, seguidores, inscritos e os pedidos de divulgação de seu trabalho, a personagem Lia Clark ganhou espaço nas mídias sociais e hoje em seu instagram, conta com mais de 250 mil seguidores (em junho de 2017 a artista contava com 136 mil). Além de sua conta no instagram @xliaclark, também possui um canal no Youtube “Lia Clark” com aproximadamente 141 mil inscritos, quase 107 mil curtidas em sua página do Facebook e 103 mil seguidores no twitter.

Atualmente todos os seus trabalhos, foram gravados a partir do estilo musical conhecido como funk, porém de acordo com a artista, em conversa em 5 de junho de 2017 via aplicativo, ela pretende conquistar outros públicos, gravando e compondo em outros estilos musicais, para expandir sua carreira artística em outros segmentos da música.

13 EP – É uma gravação em CD, que é longa demais para ser considerada uma música e muito curta para ser classificada como álbum musical.

48

Rhael ainda não registrou seu nome artístico Lia Clark no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como marcas e patentes. Porém ainda pretende registrá-lo para não perder seu direito autoral e seu nome artístico próprio.

Com o crescimento de sua popularidade, a quantidade de shows cresceu simultaneamente, o que exige uma maior produção, gastos com deslocamento, produção artística e o gerenciamento da agenda de shows em boates LGBTI. Ou seja, Lia Clark de 2016 a 2017 teve uma maior procura de seus shows devido ao seu crescimento em sua carreira.

A cliente não divulgou sobre valores de shows, mas compartilhou a informação de que atualmente seus ganhos cresceram 300% em relação ao valor inicial do ano de 2016, o que evidencia que após os sucessos de suas músicas e a participação no clip da cantora Ludmilla suas performances passaram a ter uma procura maior nas casas LGBTI o que provavelmente gerou um aumento em seu cachê.

No mundo das organizações, o planejamento estratégico exige diretrizes, as quais se denominam em missão, visão e valores, justificando a existência de tal empresa e estabelecendo estratégias para alcançar objetivos. Pelo fato da cliente ser uma pessoa física e não jurídica, não cabe a ela justificar sua existência a partir de tais diretrizes. Mas não significa que não seja importante criar e estabelecer objetivos em sua carreira.

Além de diretrizes, dentro das organizações existe uma estrutura hierárquica, que designa cada função aos indivíduos atuantes nas organizações, estabelecendo cargos, dividindo em níveis de autoridades e definindo assim a estrutura geral hierárquica. Mais uma vez tal necessidade não se encaixa na cliente Lia Clark, apesar de existirem pessoas para dar a infraestrutura necessária para artista, não existem relações de subordinações a diversos setores ou indivíduos.

49

10. ANÁLISE SWOT

50

11. ANÁLISE SWOT

SWOT é a sigla dos termos em Inglês: STRENGTHS (forças); WEAKNESSES (fraquezas); OPPORTUNITIES(oportunidades) e THREATS (ameaças). Trata-se de uma ferramenta utilizada para a análise dos ambientes interno e externo de uma organização e uma ferramenta que pode ser aplicada a pessoas físicas. Consiste em levantar informações importantes sobre o ambiente interno e externo da organização e ou cliente e é fundamental para o planejamento estratégico e a gestão organizacional ou de carreiras. Esta ferramenta também pode ser adaptada à atividade de Relações Públicas Pessoais em uma análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do cliente. Por meio da SWOT, a Tielarko analisou a cliente Lia Clark e considera como Forças: estilo musical em que atua é bem aceito na sociedade e no mercado atual, possui seguidores em suas redes sociais que ultrapassam a meio milhão de pessoas, somando-se todas as suas redes, possui um carisma e identificação com seu segmento de público específico, conta com o apoio de amigos pessoais que ajudam a alavancar sua carreira, possui uma comunicação verbal de fácil entendimento e a crítica artística é favorável Como fraquezas, pode-se listar uma gestão de carreira sem um plano definido, falta de uma equipe profissional de backstage, administrativo e jurídico, inexistência de ponto central para informações (escritório), apenas um estilo musical e músicas com cunho de apelo muito sexual, não comerciais.

Já como oportunidades, o mercado drag queen encontra-se em alta no Brasil, o movimento LGBTI ganhou visibilidade, força na sociedade e leis de defesa, crescimento dos ambientes LGBTI‟s para performances de drag queen, possui um fã clube que ainda não é bem trabalhado e algumas redes sociais foram esquecidas, ampliar suas composições em virtude de já suas músicas serem autorais.

Por fim, as ameaças levantadas referem-se à perda de uso de criação da personagem por falta de registro de propriedade intelectual (de criação), intolerância e preconceito, freqüente ataques homofóbicos e novas drag queens como fortes concorrentes no mercado LGBTI, utilizando os mesmos meios de comunicação e divulgação 51

Quadro 1 – Análise SWOT OPORTUNIDADES AMEAÇAS

 Mercado drag queen encontra-se em  Perda de uso de criação da alta no Brasil personagem por falta de registro de  Movimento LGBTI ganhou propriedade intelectual (de criação) visibilidade, força na sociedade e leis  Intolerância e preconceito de defesa  Frequente ataques homofóbicos.  Crescimento dos ambientes LGBTI‟s  Novas drag queens como fortes para performances de drag queen concorrentes no mercado LGBTI,  Possui um fã clube que ainda não é utilizando os mesmos meios de bem trabalhado comunicação e divulgação  Algumas redes sociais foram esquecidas

 Ampliar suas composições em virtude de já suas músicas serem autorais

FORÇAS FRAQUEZAS

 Estilo musical em que atua é bem  Gestão de carreira pouco profissional aceito na sociedade e no mercado  Falta de equipe profissional de apoio atual artístico, administrativo e jurídico  Possui seguidores em suas redes sociais que ultrapassam a 601.000  Inexistência de ponto central de pessoas informações (escritório)  Garante seu carisma pessoal diante  Músicas com cunho de apelo muito de seu público  Conta com o apoio de amigos sexual, não comerciais pessoais que ajudam a alavancar sua carreira  Possui uma comunicação verbal de fácil entendimento  Crítica artística é favorável

Fonte: Tielarko Agência de Comunicação, 2017.´

52

11. PESQUISA QUANTITATIVA

53

11. PESQUISA QUANTITATIVA

É uma classificação do método científico que utiliza diversas técnicas estatísticas para chegar a resultados quantificados entre opiniões e informações de um determinado estudo, diferentemente da pesquisa qualitativa, ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico com informações a serem mensuradas para então serem mais objetivas mesmo possuindo um número maior de informações.

Esclarece assim, Fonseca (2002, p. 20)

Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. [...]. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente. Assim, após a utilização desse método de pesquisa, o pesquisador irá avaliar, ponderar e interpretar os elementos que são representados por números, almejando hipóteses com seus dados estruturados, estatísticos com inúmeras quantidades de respostas, generalizando-os.

Para a elaboração do questionário, a Tielarko atentou-se a linguagem para adequar ao segmento de público específico, pois é de extrema importância ser compreendido de forma geral, para que sejam coletados os dados de forma concisa e direta.

Como na maioria das vezes não é possível entrevistar todo o público desejado, a Tielarko selecionou e determinou uma amostra, que é uma porção ou parcela escolhida de acordo com uma população (MARCONI; LAKATOS, 2008, p.27), a análise desses públicos foi realizada a partir de Grupos Privados (“LDRV New Global Era” e “Share your PPK”) no Facebook, os quais exigem a aprovação de seus administradores para selecionar apenas pessoas do segmento LGBTI.

54

Tendo o objetivo de analisar seus públicos quanto a identidade, faixa etária e escolaridade e assim classificando-os como público alvo, foi possível ter um embasamento sobre a opinião de seu público quanto a popularidade, freqüência em shows, concorrência com outras drag queens, hábito do público em seguir em redes sociais, representatividade, contratação de shows, aproximação em shows no camarim e fã clube oficial. Também foi analisado as notas entre 0 e 10 sobre figurinos, postura de palco, músicas e estilos musicais e shows em geral.

Ao partir desses objetivos para a realização da pesquisa criou-se um questionário semiestrurado com amostragem probabilística aleatória simples por meio do site Google, mais especificamente no Google Formulários e aplicado entre os dias 5 de setembro de 2017 a 5 de outubro de 2017 nos grupos privados do Facebook, citados acima, com um total de 355 respostas.

As hipóteses para a realização da pesquisa eram que a drag queen Lia Clark possuía um público que carecia de um maior contato com a artista, com perfil feminino e que deseja um relacionamento mais efetivo com a cantora e qual o nível de conhecimento e aceitação no universo LGBTI.

Para algumas questões que foi solicitado notas de 0 a 10, como se o figurino estava adequado, estilo musical apropriado a postura de palco e o show em geral, foram questões em que a Agência se surpreendeu no resultado, com respostas positivas ao que talvez necessitassem algumas mudanças.

Os dados da pesquisa foram ilustrados a partir de gráficos que representam o conjunto de respostas a partir da totalidade e gráficos de colunas, para obter a comparação entre as respostas.

55

Gráfico 1 – Identificação dos indivíduos da amostra

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.´

No Gráfico 1 observa-se que a maioria se identificou como feminino, com 66,2% e 33,8% masculino.

Gráfico 2 – Faixa etária dos indivíduos

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.´

56

A partir do Gráfico 2, percebeu-se que a maioria dos entrevistados tinham entre 18 e 25 anos, contando com 83,1% da amostra, 15,4% entre 26 a 35 anos, apenas 1,5% com mais de 50 anos e não foram identificados entre 36 e 50 anos.

Gráfico 3 – Escolaridade dos indivíduos

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.´

A escolaridade foi divida entre Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, contando respectivamente, 0%, 21,5% e 78,5%. Logo após foram iniciadas as perguntas sobre a cliente Lia Clark, com os gráficos a seguir: Gráfico 4 – Conhecimento sobre a cliente Lia Clark

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.´ 57

O gráfico acima, demonstra que entre os 355 entrevistados, 72,3% conhecem adrag queen Lia Clark e 27,7% dizem não conhecer.

Gráfico 5 – Frequência em shows de drag queen

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.´

Na pesquisa, 62,6% não frequentam shows cuja atração seja drag queen, enquanto 37,4% frequentam.

Gráfico 6 – Conhecimento de drag queens dos entrevistados

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.´

58

A partir do Gráfico 6, perecebeu-se que os entrevistados não conhecem apenas 1 ou 2 drag queens, mas que além da Lia Clark, ser conhecida por 72,3%, as outras drag queens também foram marcadas, como Pablo Vittar com 97%, Aretuza Lovi com 44,6%, com 61,4% e Filippa Chiquitita com apenas 7,9%.

Gráfico 7 – Hábito de seguir drag queens em redes sociais

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Na grande maioria dos entrevistados, sendo eles 77,2%, têm o costume ou hábito de seguí-las em redes sociais, contando com apenas 22,8% que não possuem esse hábito.

59

Gráfico 8 – Representatividade da Lia Clark

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

A partir de suas características pessoais, perecebeu-se que a Lia Clark representa a imagem das drag queens, conforme 80,8% dos entrevistados e apenas 19,2% disseram que não.

Gráfico 9 – Como contratar shows da Lia Clark

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

60

Diante do Gráfico 9, a maioria dos entrevistados, sendo eles 87,2%, não sabe como contratar seus shows, tendo apenas 12,8% que tem conhecimento. Gráfico 10 – Aproximação da Lia Clark com o público no camarim

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

A aproximação com a drag queen em seu camarim também foi questionada, sendo que 83,3% dos entrevistados gostariam de uma maior aproximação com a Lia Clark e 16,7% dizem não ter interesse.

Gráfico 11 – Participação dos públicos no Fã Clube Oficial

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

61

No gráfico 11, é colocado que 88,5% tem interesse em fazer parte de um Fã Clube Oficial e 11,5% não se interessa.

A partir de notas de 0 a 10, tratou-se sobre alguns assuntos a seguir:

Gráfico 12 – Notas sobre seu estilo musical

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

O gráfico 10 demonstra que existe diversas notas para seu estilo musical, estando com nota 3: 2,1%, nota 4: 6,4%, nota 6: 4,3%, nota 7: 14,9%, nota 8: 17%, nota 9: 12,8% e nota 10: 34%.

Gráfico 13 – Notas sobre sua postura no palco

62

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Já sobre sua postura no palco, o gráfico 11 demonstra as notas, nota 2: 2,1%, nota 3: 4,3%, nota 5: 10,6%, nota 6: 2,1%, nota 7: 17%, nota 8: 14,9%, nota 9: 6,4% e nota 10: 42,6%.

Gráfico 14 – Notas sobre seu vestuário/figurino

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Os entrevistados analisaram seu vestuário/figurino em seus showse deram as seguintes notas: nota 2: 4,3%, nota 5: 10,6%, nota 6: 8,5%, nota 7: 8,5%, nota 8: 25,5%, nota 9: 8,5% e nota 10: 34%.

Gráfico 15 - Notas sobre seu show

63

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

E para o show em geral, foram escolhidas as seguintes notas, nota 2: 2,1%, nota 3: 2,1%, nota 5: 6,4%, nota 6: 8,5%, nota 7: 21,3%, nota 8: 10,6%, nota 9: 14,9% e nota 10: 34%.

64

12. RELATÓRIO

65

12. RELATÓRIO

A pesquisa quantitativa foi realizada com dois Grupos Privados do Facebook, sendo o LDRV Eden (Lana Del Rey Vevo – LDRV) contando com aproximadamente 84 mil membros e o “Share your PPK” aproximadamente 40 mil, onde foram coletadas 355 respostas, o que corresponde 0,28% desse universo.

Devido ao grande número de postagens por minutos nos Grupos citados, a pesquisa que se tornou apenas mais uma publicação entre inúmeras de seus 124 mil membros, não ficou evidência por muito tempo, mesmo com as opções de subir ao topo para ganhar mais visualizações e conseqüentemente mais respostas, porém a pesquisa foi satisfatória mesmo com 0,28%.

Em trinta dias foram coletados dados, onde a maioria se identifica como “feminino”, sendo 66,2%, com a faixa etária entre 18 e 25 anos, 83,1% e tendo ensino superior, 78,5%. Os dados permitem que a análise da amostra representa o todo, obtendo o resultado de 256 pessoas conhecer a drag queen Lia Clark, o que corresponde 72,3% do total.

Apenas 62,6% freqüenta shows cujas atrações são de drag queens e 77,2% tem o hábito de segui-las nas redes sociais. Os entrevistados deixaram Lia Clark em 2º lugar com 72,3% diante de Pablo Vittar, 97%, Gloria Groove, 61,4%, Aretuza Lovi, 44,6%, e Filippa Chiquitita, 7,9%. Além de estar na segunda posição entre as cinco drag queens citadas acima, Lia Clark teve 80,8% de respostas quanto a representar a imagem das drag queens.

Dos entrevistados, 87,2% não sabe como contratar os seus shows e 83,3% gostaria de ter uma maior aproximação com a Lia Clark em seu camarim. O que também 88,5% tem interesse em fazer parte de um Fã Clube Oficial da drag queen.

Diante desses dados, a agência Tielarko, irá sugerir um plano estratégico de ação de Relações Públicas para Lia Clark, para suprir as necessidades detectadas mediante a pesquisa realizada e que será

66 implantado e implementado por um período determinado e de médio prazo, de janeiro de 2018 a dezembro de 2018.

67

13. DIAGNÓSTICO

68

13. DIAGNÓSTICO

Foi realizada uma pesquisa para verificar como Lia Clark estava posicionada no mercado, que tem uma boa visibilidade pelo público LGBTI, já que ficou classificada em 2º lugar entre cinco drag queens brasileiras.

Os fãs sentem falta de um contato mais próximo com a artista, e o objetivo é desenvolver um plano estratégico de ação de Relações Públicas, para que a Lia Clark consiga estabelecer novos canais de relacionamento com seus segmentos de público alvo, para que se possa criar uma estratégia de aproximação e fidelização de seu público, criando uma visibilidade maior desse relacionamento, esse público será um meio de propagar para outros públicos, conseguindo expandir-se e obter uma legião maior de fãs. Por meio da pesquisa foi detectado ainda que os públicos de interesse não tinham conhecimento de como contratar a artista para realização de shows.

69

14. ESTRATÉGIA GERAL

70

14. ESTRATÉGIA GERAL

A agência Tielarko apresenta uma estratégia geral com o intuito de atingir os objetivos do projeto experimental em Relações Públicas.

Portanto, será estabelecido um planejamento estratégico de Relações Públicas de médio prazo, para a implementação e o fortalecimento da carreira da artista Lia Clark, a partir de diretrizes comunicacionais que visam criar, manter, ampliar e consolidar o relacionamento dos seus públicos alvos diretos e indiretos.

Serão desenvolvidas ações para ampliar a interação com os fãs clubes extraoficiais, de forma a fortalecer esse canal direto e também atrair novos públicos que possam vir a ser fã da cantora.

71

15. OBJETIVO GERAL

72

15. OBJETIVO GERAL

Fortalecer a imagem da cantora drag queen Lia Clark para consolidar seu nome no cenário musical e show bussines e ampliar a sua notoriedade pública.

15.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Implantar o fã clube oficial da artista Lia Clark;

 Ampliar a interação com os fãs clubes extraoficiais;

 Criar canal de comunicação com gestores de casas de espetáculos;

 Implementar ferramentas de marketing direto para aproximar a artista dos públicos diretos (fãs e admirados do trabalho da artista) e indiretos influenciadores de opinião. (parceiros comerciais, gestores, colunas sociais de espetáculos).

73

16. JUSTIFICATIVA

74

16. JUSTIFICATIVA

A agência Tierlarko, por meio de uma pesquisa quantitativa identificou a necessidade de criação de um novo canal de comunicação e aproximação entre a artista Lia Clark e seus públicos para uma maior fidelização desse segmento. As ações promovem a consolidação e a implementação de ferramentas chaves para essa interação, buscando estabelecer uma fidelização direta com seus segmentos de público, conseqüentemente, gerando uma visibilidade maior.

75

17. AÇÕES ESTRATÉGICAS

76

17. AÇÕES ESTRATÉGICAS

A partir de todas as análises dos tópicos abordados anteriormente, a Tielarko desenvolveu planejamentos mais consistentes, incluindo ações estratégicas para serem aplicadas mediante ao diagnóstico, que terá o prazo de um ano, começando em janeiro de 2018 e finalizando em dezembro do mesmo ano. Diante de pontos negativos, novas ideias com a aplicação de ações estratégicas foram elaboradas para serem colocadas em prática, a fim de atingir os objetivos de carreira profissional e pessoal, trazendo como pontos positivos ao artista.

17.1. Reality Show RuPaul’s Drag Race no Brasil

RuPaul’s Drag Race, reality show de competição entre drag quenns, sobre maquiagem, beleza, costura, comédia e coroação da vencedora, é o único reality show sobre drag queens originado nos Estados Unidos desde 2 de fevereiro de 2009, estando em sua 10ª temporada com 132 episódios, transmitido pelo canal pago Logo TV e apresentado pela drag queen RuPaul.

O programa faz seleções de vídeos enviados pelos candidatos, apenas para maiores de 21 anos, para que possam assumir o personagem artístico e assim participarem do reality que conta com diversos desafios e uma eliminação progressiva, até os jurados escolherem as três melhores participantes.

Recentemente, no dia 16 de agosto de 2017o site Meio&Mensagem14 reportou sobre a chegada do reality em formato brasileiro, onde Isaque Criscuolo diz:

Para os fãs brasileiros de Rupaul‟s Drag Race, o „come to Brazil‟ nunca foi tão real: o reality show de competição entre drag queens está chegando oficialmente em terras tupiniquins. A Endemol Shine Brasil, em acordo com a Passion Distribution, irá comercializar a versão nacional da corrida de drags, cujo

14http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/08/16/rupauls-drag-race-chega-ao-brasil.html

77

formato original, conhecido mundialmente, é apresentado pela drag RuPaul.

Por esse ser o único reality show com foco direto no público LGBTI, com a participação de drag queens a Tielarko propõe a inscrição da artista Lia Clark.

Objetivo: A Tielarko tem como objetivo que a personagem Lia Clark entre para a competição e ganhe uma maior visibilidade entre diversas drag queens já existentes no Brasil.

Justificativa: Por ser um programa de drag queens televisionado em rede nacional, a participação da cantora Lia Clark será essencial para dar visibilidade a sua carreira.

Desenvolvimento: A Tielarko irá criar, produzir e desenvolver um vídeo de inscrição para a cliente Lia Clark que será enviado para a produção do programa a partir das datas definidas.

Cronograma: Como as datas para o início da Temporada e envio de vídeos ainda não foram definidas pelo programa, o importante será focar em sua imagem artística e incentivar aos fãs da artista para que possam votar em sua participação no reality, criando diversas postagens em redes sociais, para gerar apoio e visibilidade para a personagem.

Custo: Para a criação do vídeo, será necessária a presença de alguns fatores importantes, iremos contar com profissionais para a filmagem e edição.

Filmagem e Produção do Vídeo: R$ 5.000,00

Tielarko: R$ 230,00

Custo Total: R$ 5.230,00

78

17.2. Criação do site oficial www.LiaClarkOficial.com.br

Objetivo: Promover e divulgar oficialmente as informações da cantora Lia Clark por meio de uma plataforma digital.

Justificativa: A partir do estudo de caso com a cliente Lia Clark, a Tielarko constatou que a cantora não possui um meio de emissão de notas oficiais o que dificulta o acesso a informações precisas como a agenda de shows e o próprio meio de contratação da artista.

Desenvolvimento: O site será desenvolvido pela Agência, contendo as principais informações da cantora Lia Clark. Tendo em vista sua agenda de shows, músicas e videoclipes, notícias, galeria de fotos, informações de contato para shows, fã clube oficial e loja de produtos oficiais. Tendo como base, a pesquisa em que 87% dos fãs declaram a vontade de interação com a cantora.

Cronograma: A plataforma digital será desenvolvida pela Agência de comunicação, desenvolvendo todo o material de designer gráfico e introduzindo suas principais informações, conseqüentemente haverá o seu monitoramento pela própria agência.

Custo: Criação do site – R$ 2.000,00

Tielarko: R$ 230,00

Custo total da ação: R$ 2.230,00

79

Imagem 7 – Site Oficial da Lia Clark - INÍCIO

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Imagem 8– Site Oficial da Lia Clark - MÚSICA

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

80

Imagem 9– Site Oficial da Lia Clark - SHOWS

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Imagem 10– Site Oficial da Lia Clark - GALERIA

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

81

Imagem 11– Site Oficial da Lia Clark – FÃ CLUBE OFICIAL

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Imagem 12 – Site Oficial da Lia Clark – LOJA OFICIAL

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

82

Imagem 13 – Site Oficial da Lia Clark - CONTATO

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

83

17.3. Fã Clube

As criações de Fãs clubes pelo mundo são de extrema importância para um ídolo.Atualmente, a cliente Lia Clark,possui os seguintes fãs clubes no instagram:@família_clarkbelem; @liaclarkonline; @fc_liaclark; @xliaclarkfc_; @apegovittarclark; @liaclarkofiicial, porém nenhum deles pode ser considerado oficial pela artista que ainda não desenvolveu nenhuma ação em relação aos fã- clubes. Para esse segmento de público oficial será franqueado a entrada de cinco fãs da artista, cadastrados em seus fã-clubes oficiais

Objetivo: Agregar os fãs clubes existente como fãs clubes oficiais e a criação de novos fãs clubes composto por novos integrantes de diversas partes do País com o intuito de aumentar a credibilidade nas informações oficiais, a criação de um canal de comunicação direta com o público alvo da cantora.

Justificativa: Com a oficialização dos fãs clubes, a comunicação com os seguidores da cantora terá uma desenvoltura mais eficaz, pois haverá este meio para uma divulgação de notas oficiais e trocas e informações.

Desenvolvimento: A implantação de fã-clubes oficiais, será desenvolvida por meio de um cadastro disponível em uma aba no site oficial da cantora. No ato do cadastro será necessário preencher as seguintes informações: Nome do Fã-clube, nome do presidente, e-mail, telefone celular com o aplicativo Whats App, data de nascimento, sexo, endereço, cidade/UF, link da rede social do presidente, link da rede social do fã-clube, se é portador de necessidades especiais e cadastrar o nome de usuário e senha. Após o cadastro, o presidente de cada fã clube, deverá cadastrar os seus membros.

Cronograma: Após a criação do site oficial.

Custo: Tielarko - Cadastramento e monitoramento dos Fãs Clubes: R$ 1.500,00

84

Imagem 14– Site Oficial da Lia Clark - FÃ CLUBE OFICIAL

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

85

17.4. Meet & Greet

O termo Meet & Greet (encontrar e cumprimentar) é um pacote que permite ao fã o direito a tirar uma foto ao lado do seu ídolo, geralmente antes ou depois de algum show, apresentação ou até sessão de autógrafos. Essa ação específica é direcionada aqueles fãs que não fazem parte de nenhum fã-clube oficial da artista.

Objetivo: Promover o encontro e gerar uma aproximação dos fãs com a cantora Lia Clark.

Justificativa: Com a ação, haverá mais um atrativo diferencial nos shows realizados pela cliente da agência Tielarko. Gerando conseqüentemente uma maior procura e a satisfação dos fãs para estarem perto de seu ídolo.

Desenvolvimento: A agência Tielarko propõe que 20 fãs sejam selecionados por meio de sorteios nas redes sociais da artistapara que o encontro seja realizado no dia do show, garantindo ao público fotos com um fotógrafo profissional, autógrafos e um botton personalizado.

Cronograma: Após todo show, realizar o meet and greet com os fãs, disponibilizando na mesma hora os brindes.

Custo:

Fotógrafo: R$120,00

Bottons personalizados oficiais: R$ 2.500,00 (o valor de cada botton é mensurado a partir da quantidade de seus pedidos, inicialmente serão feitos 5.000 bottons, que custará R$ 0,50 cada.)

Tielarko: R$ 230,00

Custo Total: R$ 2.850,00

86

Imagem 15– Bottons Lia Clark

Fonte: Tielarko Agência de Comunicação, 2017.

87

17.5. Pocket Show

O Pocket Show é uma apresentação curta, que dura em média 40 minutos.

Objetivo: Construir apresentações mais íntimas para os seus seguidores em curto tempo.

Justificativa: Por meio da pesquisa realizada pela Tielarko, foi notado a insatisfação da maioria dos fãs devido ao curto tempo de show pela cantora Lia Clark. Com a proposta do Pocket Show, sua apresentação se torna mais exclusiva por ter um número reduzido de fãs e todos estarão cientes de sua curta duração.

Proposta de ação beneficia também a própria cantora, uma vez que sua apresentação é curta, logo terá facilidade de se apresentar mais de uma vez no mesmo dia em lugares diferentes.

Desenvolvimento: Em um formato mais íntimo para os fãs, o pocket show será desenvolvido para um número menor de pessoas. Contará com uma forte divulgação por meio dos canais de comunicação da cantora e se iniciará em locais contratados para o show.

Cronograma: O Pocket Show contará com uma divulgação em todas as mídias sociais da cantora, enfatizando o seu novo formato.

Terá um processo de 2 horas, sendo que na primeira hora será realizado a montagem do palco e passagem de som/luz. E em seguida, o acesso dos fãs no local e início do show.

Custo: Figurino: R$1.300,00

Maquiagem: R$350,00

Fotógrafo: R$120,00

Tielarko: R$ 230,00

Custo Total: R$ 2. 000,00

88

17.6. VLOG no canal do youtube

VLOG ou Vídeo Blog, é um tipo de Blog em que as postagens são feitas a partir de vídeos sobre temas e assuntos que o vlogger ou vlogueiro deseja, criando vídeos mais intimistas

Intensificar sua conta no youtube, plataforma de distribuição digital de vídeos. Com o intuito de divulgar os bastidores da vida da personagem Lia Clark.

Objetivo: Usar a conta já criada pela cantora Lia Clark no youtube como ferramenta para ampliar a glória e a beleza da obra da artista.

Justificativa: Com um vlogno youtube, a cantora dragqueen Lia Clark irá consolidar um canal direto de comunicação com os seus públicos de interesses.

Desenvolvimento: A ação proposta vai ser aplicada em cima da vida artística da cantora. Lia, irá gravar vídeos mensalmente abordando diversos assuntos de entretenimento, dicas de maquiagem, curiosidades sobre a sua vida, backstage dos shows e até mesmo assuntos sugeridos pelos próprios fãs. Para isso, a cantora contará com uma equipe de produção que cuidará dos equipamentos de filmagem, luz e som.

Cronograma: Como a qualidade de produção é um dos principais fatores primordiais para a execução do vlog, os vídeos inicialmente, terão a exibição uma vez ao mês, para que tenha um espaço de tempo para a criação do tema, gravação e edição de vídeos.

Custo:

Filmmaker : R$200,00

Equipamento de luz: R$180,00

Editor de vídeo: R$80,00

Tielarko – R$ 230,00

Custo Total: R$ R$ 690,00

89

17.7. Mailing List + PressKit

Objetivo: Estabelecer e manter o relacionamento direto e contínuo, entre a artista e seus contratantes.

Justificativa: O Mailing List trará nomes e demais dados de contato de clientes e clientes em potencial, organizados de forma a facilitar a comunicação direta.

Desenvolvimento: Por meio de uma pesquisa sobre as melhores casas noturnas, clientes ou não da artista, a Tielarko desenvolverá um press kit a ser enviado com o intuito de aproximar a artista do contratante.

O press kit enviado irá conter: um cartão postal de apresentação e agradecimento escrito a mão pela cantora, boné personalizado, camiseta e um sachê perfumado.

Cronograma: Selecionar as melhores casas noturnas em que a artista Lia Clark e outras cantoras do mesmo segmento já se apresentaram, para buscar novas referências para uma futura performance e o envio do Press Kit, para a apresentação da artista e como contratá-la

Custo:

Press Kit: R$108,30 + frete

Caixa personalizada: R$5,00

Boné: R$59,90

Camiseta: R$39.90

Cartão postal: R$2,00

Sachê perfumado: R$1,50

Tielarko: R$ 230,00

Custo Total: R$ 446,60

90

Imagem 16– Press Kit fechado

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Imagem 17– Press Kit aberto com brindes

91

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

Imagem 18– Press Kit aberto

Fonte: Tielarko Assessoria de Comunicação, 2017.

92

ORÇAMENTO GERAL:

O Orçamento geral é a soma do custo de todas as ações estratégicas que será proposta para a cliente Lia Clark diante dos custos de cada ação analisados pela Tielarko Assessoria de Comunicação. São eles:

-Reality Show Rupaul‟s Drag Race no Brasil

R$ 5.230,00

-Criação do site oficial – www.LiaClarkOficial.com.br

R$ 2.230,00

-Fã Clube

R$ 1.500,00

-Meet & Greet

R$ 2.850,00

-Pocket Show

R$ 2.000,00

-VLOG no canal do youtube

R$ 690,00

-Mailing List + Press Kit

R$ 446,00

TOTAL: R$ 14.946,00

93

18. CONSIDERAÇÕES FINAIS

94

18. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Agência Tielarko verificou a enorme importância do papel das Relações Públicas diante de gerenciamento de imagem de uma artista performática, pois baseado em teorias nos autores citados que defendem a construção de planejamentos estratégicos e direcionamentos como elementos que norteiam um processo de planejamento comunicacional entre a Lia Clark e seu público alvo.

A aproximação devida de seu público alvo com a artista está na essência das Relações Públicas, em que é sempre enfatizado uma total preocupação entre o equilíbrio, harmonização e construção de sua imagem diante de seu público de interesse, o que gera como um posicionamento de uma imagem com credibilidade, uma reputação positiva e uma inserção no mercado de atuação LGBTI com uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido.

A imagem da artista que está em evidência, ficará suscetível à opinião pública de modo que sua exposição freqüente em mídias esteja sempre sendo assessorada por um relações-públicas, para que assim estejam sempre prontos a elaboração de planos e ações estratégicas de comunicação.

Todas e quaisquer ações e planejamentos devem ser constantemente coordenadas e assessoradas, executadas e avaliadas a fim de chegar em seus objetivos esperados pelo profissional de relações públicas e a cliente.

Apesar do relações-públicas estar mais presente em âmbitos organizacionais, as técnicas para uma gestão contínua de imagem e carreira artística são de extrema importância para o desenvolvimento de suas atividades no mercado e o êxito em sua trajetória artística.

O profissional de Relações Públicas Pessoais possui um vasto e amplo conhecimento da comunicação e as diversas interfaces em atuação com

95 pessoas públicas, sejam elas artistas performáticas, políticos, celebridades e músicos.

Tal sensibilidade desse profissional faz-se compreender a identidade pessoal de cada artista, criando estratégias específicas para sua imagem e analisando seu público de interesse para então gerar um posicionamento no mercado.

A Tielarko acredita que para a cliente Lia Clark atingir o respeito e confiança, uma reputação positiva no mercado e uma carreira promissora, é por meio de todo o assessoramento do relações-públicas que irá caminhar sempre de mãos dadas com esse compromisso diante de sua construção de Imagem Pessoal.

96

REFERÊNCIAS

97

REFERÊNCIAS

AUGUSTO, Annelize P. A imagem de travestis e transexuais na televisão: uma análise dos programas: Aliga, Conexão Repórter e Profissão Repórter. Disponível em https://repositorio.unesp.br/handle/11449/145382 Acesso em 07/11/2017.

BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2002.

CORTEZ, Edmundo Vieira. A magia do Marketing Pessoal: O segredo da pessoa bem sucedida. 1ª ed. Editora Alude, 2004.

DUTRA, Joel S. Administração de Carreira: Uma proposta para repensar a Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2000.

FLAUSINO, Márcia Coelho. Mídia, sexualidade e identidade de gênero. In XXV Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Salvador/BA, 04 e 05. setembro.2002. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/77896801751305459460764546734967289 79.pdf Acesso em 07/11/2017.

GIDDENS, Anthony. O mundo na era da globalização. 6 ed. Lisboa: Editorial Presença, 2006. GOMES, W. A política de imagem. In: Transformação Política na era da Comunicação de Massa. São Paulo: Paulus, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LAURINDO, MARCO. Marketing Pessoal e o Novo Comportamento Profissional.3. ed. São Paulo: Altana, 2004. KAPUTA, Catherine. Você é uma marca. São Paulo: Ideia e Ação, 2006.

KOTLER, Philip.; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.

MARTELLI, Carlos L. Marketing Pessoal. UFGRS, 2007. Monografia Pós Graduação em Administração. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13898/000649593.pdf?sequence= 1 Acesso em 30/10/2017.

PEROTTO, Evandro Renato. Olhando a marca pela sua enunciação: aproximações para uma teoria de marca contemporânea. In: ORGANICOM:

98

Revista Brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. Ano 4, nº 7. São Paulo: Gestcorp-ECA-USP, 2007, pp. 126-139.

PERSONA, Mario. Marketing Pessoal – Entrevista Mundo do Marketing. Disponível em: www.mariopersona.com.br/marketingpessoal.html Acesso em 01/11/2017

RANDAZZO, Sal. A criação de mitos na publicidade; como os publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

RAMALHO, Rogério Jussier. Você é a sua melhor marca: como o marketing pessoal pode fazer a diferença na sua vida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

RITOSSA, Cláudia Mônica. Marketing Pessoal: quando o produto é você. Curitiba: Editora Ibpex, 2009.

SIMÕES, Paula G.A mídia e a construção das celebridades: uma abordagem praxiológica. Revista Comunicação e Filosofia. Ano 17, 2º semestre 2009.

SODRÉ, M. Sobre a episteme comunicacional. Matrizes, São Paulo: USP, ano. 1, n. 1, p. 15-26, 2007.

SCHMIDT, Flávio, et al. Relações Públicas Estratégicas: Técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus Editorial, 2011.

VILAS_BOAS, Sergio. Perfis: o Mundo dos Outros – 22 Personagem e 1 Ensaio. 3 ed. São Paulo: Manole, 2014.

WEBER, Maria Helena. Imagem Pública. In: RUBIM, Albino (Org.). Comunicação e Política: Conceitos e Abordagens. Salvador: EDUFBA/ Editora UNESP, 2004, v. C741, p. 259-308.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3.ed. rev e ampl. - São Paulo: Summus, 1995.

POYARES, Walter. Imagem pública: gloria para uns, ruína para outros. São Paulo: Globo 1998.

IASBECK, Luiz Carlos Assis - Imagem e reputação na gestão de identidade organizacional - São Paulo - Ano 4 - Número 7, 2º semestre.

BARROS, Kátia Mendes - A imagem artística sob o olhar das Relações Públicas - Recife: Ed. Independente, 2015.

99

DENTI, SILVA, RANNA E OMIZU. Relações Públicas Pessoais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Relações Públicas, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2007.

FENIR, Lucas: 5 cantoras trans que mais fazem sucesso no Brasil. Disponível em Acesso em: 06 de abr. 2017

MAHAWASALA, Samantha: História das drag queens. Disponível em Acesso em: 15 de mai. 2017

GLADIADOR, Felipe: Conheça Lia Clark drag queen funkeira que superou metralhadora e baile de favela nas paradas. Disponível em Acesso em: 30 de mai. 2017

PINHEIRO, Gabriel: Drag Queens terão curso de especialização em Santos. Disponível em http://brasil.estadao.com.br/blogs/radar-pop/drag-queens-terao-curso- de-especializacao-em-santos-sp/ Acesso em: 01 de jun. 2017

MIRANDA, César: Em Santos curso forma drag queens com noções de maquiagem, teatro e canto. Disponível em Acesso em: 01 de jun. 2017

MARTINS, Rodrigo: Curso pioneiro de drag queens tem 2ª edição em São Paulo. Disponível em Acesso em: 01 de jun. 2017

DENCK, DIEGO: Conheça a história de 6 das maiores drag queens do século passado. Acesso em: 15 de Nov. 2017¸ às 18h10

AUN, Heloisa: Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo: 1 a cada 25 horas Acesso em: 05 de out. 2017

100

MAHAWASALA, Samantha: A História das Drag Queens – Parte 1 Acesso em 09 de out. 2017

CRISCUOLO, Isaque: Rupaul’s Drag Race chega ao Brasil: Acesso em 15 de out. 2017

101

ANEXO A

102