Comissão do Senado aprova relatório a favor do impeachment.

Em votação no início da tarde desta sexta-feira (6), a Comissão Especial do Impeachment decidiu dar continuidade ao processo de impeachment de Dilma no Senado e aprovou por 15 votos a 5 o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A votação foi realizada por meio do painel eletrônico. Aprovado, o parecer agora segue ao plenário e deve ir a voto na próxima quarta-feira (11).

A sessão desta sexta-feira votou o parecer favorável do relator Antônio Anastasia (PSDB-MG) à admissibilidade do processo. Iniciada às 10h28, foi suspensa por alguns minutos. Houve discussão entre os senadores logo no começo dos trabalhos e Lira pediu a troca da campainha do plenário, levando à interrupção. A campainha é acionada sempre que um senador interrompe o outro ou quando o tempo da fala se encerra.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), falando em nome de todo o PMDB, defendeu a aprovação do parecer de Anastasia:

– O PMDB encaminha voto sim pela admissibilidade.

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que a comissão cumpriu exatamente o prazo legal para a análise.

– Estão nos entregando um país em frangalhos! E votaremos sim (pelo impeachment)! – disse ele, acrescentando:

– Estamos encerrando hoje a primeira etapa, mostrando que a presidente teve amplo direito de defesa e com um relatório com indícios claros de materialidade. Essa comissão não tem o objetivo de engessar governantes ou criminalizar gestores. O que a Casa está mostrando é que os novos gestores terão que ter compromisso com a verdade.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) adotou discurso parecido.

– A Constituição é nossa Blíbia – declarou.

– Democracia não é PT, é uma coisa muito maior. Esse robusto relatório será aprovado aqui – emendou o senador José Medeiros (PSD-MT).

Já o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) já admitia o desfavorável para Dilma.

– Para nós não é fácil estar aqui, nessa comissão hoje. E nós sabemos o motivo desse golpe: é retirar direitos. Mulher honrada que foi afastada por um líder de quadrilha, que é Eduardo Cunha, como bem definiu o Supremo ontem.

Décima a falar como líder, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi a primeira a defender Dilma. Ela afirmou que as acusações feitas contra a presidente neste processo não são suficientes para lhe retirar o mandato.

– É como se fossemos penalizar uma infração de trânsito com pena de morte. É isso que estamos fazendo aqui. Diante da fragilidade das acusações é que se fala a todo momento em conjunto da obra – reclamou a petista.

Ela prosseguiu destacando ações do governo Dilma e afirmou que um dos ingredientes do afastamento é preconceito contra a mulher.

– A politica é um ambiente majoritariamente masculino, com seus códigos, e que não tolera mulheres no comando – afirmou.

O líder tucano, Cássio Cunha Lima (PB), falou logo na sequência. Afirmou que as ações da presidente violaram a Constituição e a lei orçamentária e são responsáveis por levar o Brasil à crise econômica. – Foi essa fraude fiscal que empurrou o Brasil para a maior crise de sua História. Nada atenta mais contra o direito do trabalhador que o desemprego. Balela falar em defesa do direito dos trabalhadores quando 11 milhões estão desempregados – disse. Cunha Lima afirmou que a população continuará acompanhando o trabalho da Casa após a admissibilidade e reiterou elogios ao relatório de Antônio Anastasia: – Nosso povo estará nas ruas, de panelas ariadas e que estarão prontas para manter a vigilância sobre nossos mandatos. Hoje somos todos Anastasia. Somos todos Brasil. O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse que o processo de impeachment está “viciado” e que tem as “digitais” de Eduardo Cunha. – Estamos hoje num momento muito difícil, em torno de um processo absolutamente viciado pelo desvio de poder praticado pelo ex-presidente Eduardo Cunha, pelo seu desejo de vingança, que não aceitou blindá-lo. Será que estaríamos aqui se Eduardo Cunha tivesse sido defenestrado antes? Não! Esse processo tem a digital e tudo mais de Eduardo Cunha – afirmou ele, resumindo:

– Escolheram a criminosa e precisaram encontrar o crime. Alguma vez essa senhora pediu que cometessem alguma improbidade, que roubassem o dinheiro público? Não! E agora todos vamos julgar uma mulher honesta, proba. E entrarem na porta dos fundos do Palácio do Planalto. Por isso, não ao golpe! Golpe!!! A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em sua fala defebdeu que o impeachment foi “patrocinado” pelo PSDB.

– Estamos diante de uma denúncia que veio da sede de um partido: o PSDB. E que custou R$ 45 mil. E quem denuncia (PSDB), relata o processo (se referindo ao senador Anastasia). O relator foi governador de Estado vem dizer que crime de responsabilidade é crime e querer convencer que anualidade não é mais anualidade. O que está sendo julgado não é crime contra o Orçamento, porque ela não o cometeu, o que está sendo julgado é o modelo que eles acham demagógico, mas foi o primeiro que não olhou para os bancos. É um momento difícil para a nossa democracia e a nossa História! – disse Vanessa, emocionada. Mas foi o senador Telmário Mota (PDT-RR) quem irritou a oposição, ao comparar os defensores do impeachment com Eduardo Cunha. – Os que são todos Anastasia, ontem eram Eduardo Cunha. E há fatos sobre os ombros de Anastasia, vamos ver se vai pesar. Quem fala o que quer, ouve o que não quer! Em memória de Leonel Brizola, pela manutenção da democracia, voto não a essa processo – falou. – Sandice!!! – gritaram no meio do plenário. O presidente, senador Raimundo Lira, teve que acionar a campainha. – A verdade dói… – emendou Fátima Bezerra (PT-RN). Orm News Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: [email protected]

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: [email protected]

Caso Dodge Ram – STJ concede liberdade a Progressense preso acusado de matar jovem matogrossense.

Telegrama enviado ao TJPA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quinta- feira (05) tirar da prisão o motorista da Dodge Ram preta, Reginaldo Ramos Duffeck, acusado pela morte da jovem matogrossense Alaine Martins (FOTO), após cair do veiculo. A 6º Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou parecer da “Ministra Maria Thereza de Assis Moura” e decidiu por unanimidade acatar a solicitação da defesa e conceder habeas corpus para libertar o principal suspeito de matar a matogrossense Alayne Bento Martins, 23 anos (foto), no final de setembro do ano passado, em Novo Progresso (PA). Alayne Martins

Os ministros entenderam que ele poderá responder em liberdade, como previa a sentença condenatória da primeira instância.

Reginaldo teve o pedido de prisão preventiva pelo juiz da comarca de Novo Progresso em novembro de 2015 e foi transferido para presídio de Itaituba onde aguardava decisão da justiça.

O habeas corpus foi apresentado pelo advogado Alexandre Carneiro Paiva ao STJ , após ter negado por três vezes no TJPA.

A vítima Alayne Bento Martins, 23 , morreu após cair da Dodge Ram preta,na rodovia BR-163 perimetro urbano , Alyne foi socorrida ao hospital publico, posteriormente a uma Clinica particular onde veio a óbito. O Corpo da Jovem foi sepultado na cidade de Sinop no Estado do Mato Grosso, local onde reside seus familiares.

Reginaldo, sempre alegou inocência, mas, para a acusação, ele cometeu o crime porque não conseguiu convencer o delgado sobre o local e a forma que a jovem caiu do veiculo, segundo o acusado Alayne Martins, caiu acidentalmente da Dodge Ram, para acusação a jovem foi empurrada com veiculo andando.

A Família acusa Duffeck de ter sito culpado pela morte da filha.

Com decisão da Justiça, Reginaldo aguardará em liberdade até realização do júri.

Por Jornal Folha do Progresso

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected]

‘Impeachment é ilegal e ilegítimo’, diz Dilma à rede britânica BBC

Opera Mundi – A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (4), à rede britânica BBC que seu processo de impeachment é “ilegal” e ilegítimo” e que não vai renunciar ao cargo.

“Se eu renuncio, a prova viva de que há um golpe, de que foi cometida uma injustiça, de que tem uma pessoa que está sendo vítima porque é inocente, desaparece. Não contem com isso porque eu não vou renunciar”, disse. Dilma disse também que as investigações estão sendo usadas como instrumento para desmoralizar figuras públicas

“Nós defendemos, eu e todos os meus apoiadores, que esse processo de impeachment é ilegítimo, ilegal, porque é baseado numa farsa, que é uma eleição indireta revestida da capa de impeachment”, complementou.

Questionada sobre seus baixos índices de avaliação e uma suposta perda de confiança da população em sua habilidade de governar, Dilma afirmou que falta de apoio não pode ser justificativa para a destituição de um mandatário. “No Brasil, só se tiver um fundamento, uma denúncia forte, uma base jurídica, você pode afastar o presidente”, afirmou.

A respeito de um cenário provável de afastamento, a presidente disse que continuará lutando para voltar ao governo. “O que nós iremos fazer é resistir, resistir e resistir. E lutar para quê? Para ganhar (o julgamento) no mérito e retornar ao governo”, declarou.

Dilma disse também que as investigações no Brasil estão sendo usadas como instrumento para desmoralizar figuras públicas. “Mesmo que depois se prove serem infundadas as acusações, se você vazá-las, o mal já está feito, o dano já foi causado. E aí o objetivo do vazamento foi conquistado, que era o quê? Desmoralizar a outra pessoa”, afirmou. Ela disse que não teme possíveis investigações pois é inocente. “Eu aceito qualquer forma de investigação porque tenho certeza que sou inocente. Então, não será por conta de investigação (que não voltarei à Presidência). Não há o menor problema. A mim, podem investigar”.

Dilma admitiu ter vivido “um momento amargo” ao receber a tocha olímpica dos Jogos do Rio 2016 por não ter a certeza de que poderá estar presente em agosto na abertura da competição esportiva. “O mero temor de não ser eu, (mas) ser uma pessoa que usurpa o meu lugar, é que dá essa sensação de tristeza e injustiça”, declarou. Golpes parlamentares

De acordo com Dilma, na América Latina, golpes militares que ocorriam nas décadas de 60 e 70 vêm sendo substituídos por golpes parlamentares.

“O que acontece num golpe parlamentar? Na prática, geralmente, (são feitos por) aqueles que não têm votos suficientes e, portanto, legitimidade suficiente, nem aprovação, nem popularidade suficientes”, declarou a chefe de Estado.

Ela lembrou que, assim como ocorreu em países em crise, o governo foi obrigado a tomar medidas impopulares, o que não significou a abertura de processos de impeachment. O cenário, para a presidente, mostra que há um problema “estrutural” no presidencialismo brasileiro.

“Há um problema estrutural no presidencialismo de coalizão brasileiro. Ele não suporta crise. Diante da crise, buscam-se soluções rápidas. E não existe solução rápida para a crise”, afirmou. por Redação RBA

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected] Irmã de Neymar, Rafaella é vista aos beijos com jogador de futebol. Fotos!

Irmã de Neymar, Rafaella é vista aos beijos com jogador de futebol, nesta quarta-feira, 4 de maio de 2016 O clique foi feito por um internauta em um restaurante em São Paulo, na noite desta quarta-feira, 4 de maio de 2016 Antes de ser flagrada aos beijos com o jogador de futebol, Rafaella estaria tendo um affair com o cantor Biel Em 2013, Rafaella também namorou com outro atleta, Lucas Crispin, que, na época, era meio-atacante do sub-20 do Santos Lucas Lima tem 25 anos e é 5 anos mais velho que Rafaella Irmã de Neymar, Rafaella é vista aos beijos com jogador de futebol. Fotos! O clique foi feito por um internauta em um restaurante em São Paulo, na noite desta quarta- feira, 4 de maio de 2016 Antes de ser flagrada aos beijos com o jogador de futebol, Rafaella estaria tendo um affair com o cantor Biel Em 2013, Rafaella também namorou com outro atleta, Lucas Crispin, que, na época, era meio-atacante do sub-20 do Santos Irmã de Neymar, Rafaella é vista aos beijos com jogador de futebol. Fotos!

Lucas Lima tem 25 anos e é 5 anos mais velho que Rafaella Após boatos de que estaria se relacionando com o cantor Biel, Rafaella Santos, irmã de Neymar, foi flagrada aos beijos com o jogador de futebol do Santos, Lucas Lima. O clique foi feito por um internauta em um restaurante em São Paulo, na noite desta quarta- feira (4), mas as fotos começaram a circular na web apenas na tarde desta quinta-feira (5).

Mas essa não é a primeira vez que Rafaella tem um romance com um jogador de futebol. Em 2013, a morena que foi destaque no carro no desfile da Grande Rio, no carnaval 2016, também namorou com outro atleta, Lucas Crispin, que, na época, era meio-atacante do sub-20 do Santos. Não demorou muito para as especulações e as fãs da blogueira já estão parabenizando pelo romance nas redes sociais.

Rafaella ouve não de emissoras ao tentar emplacar programa de TV

Rafaella Santos tenta há mais de um ano ser apresentadora de televisão e apresentou o projeto, inicialmente, para as quatro maiores emissoras de TV aberta do país (Globo, Record, SBT e Band). Porém, não conseguiu fazer teste em nenhuma delas.

Alguns diretores dessas emissoras nem atendem mais os telefonemas e pedidos de reunião por parte da equipe da irmã do atacante do Barcelona, destaque em sua festa de aniversário, foi condenado por sonegação de impostos. Agora, ela pretende mostrar seu programa para as emissoras fechadas. A atração seria semanal, reuniria dicas de beleza, comportamento e saúde, focada no público jovem e com pitada de programa esportivo.

(Por Rahabe Barros)

Purepeople

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected]

Cruzeiro sofre com Pitbull, mas vence Campinense e avança na

Foi fácil? Não. Mas para quem estava no sufoco valeu mesmo assim. Em uma situação nada agradável neste começo de temporada, o Cruzeiro encontrou dificuldades na noite desta quinta-feira (5), mas venceu o Campinense por 3 a 2, no Mineirão, e garantiu vaga na próxima fase da Copa do Brasil.

Sem muita inspiração diante de uma das sensações do futebol brasileiro em 2016, os cruzeirenses chegaram a tomar vaia da torcida. Mas a Allano, De Arrascaeta e Willian apareceram para salvar a noite, ou pelo menos para diminuir a pressão. Os visitantes marcaram duas vezes com o excêntrico Adalgiso Pitbull, que imitou o cão no gramado.

Com a vaga garantida, o Cruzeiro agora encara o Londrina na próxima fase. O primeiro jogo acontece já na próxima terça- feira (10), às 21h30 (de Brasília).

Feio e com vaia

Nada de pressão. Sob comando do interino Geraldo Delamore, o Cruzeiro não demonstrou a atitude esperada no começo da partida e encontrou dificuldades para encontrar espaço.Mesmo assim, o time celeste conseguiu abrir o placar aos 17 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento da direita, Allano subiu mais do que todo mundo, curiosamente dividiu com De Arrascaeta e a bola morreu na rede.

Só que o que era para ser um alívio virou algo complicado de se assistir. Os mineiros não conseguiram se organizar em campo e viu o adversário ganhar espaço com facilidade. Pior do que isso, tomou o empate. Aos 40, Adalgiso Pitbull aproveitou o lançamento, saiu sozinho com Fábio e bateu para igualar. Foi a senha para que a arquibancada vaiasse o Cruzeiro sem dó.

Alívio? Nem deu tempo de sofrer muito. Logo no primeiro lance da etapa final, De Arrascaeta cobrou falta no ângulo, sem chances para Glédson. A vantagem no placar fez com que o Cruzeiro melhorasse no controle das ações e acalmasse em campo. A vaga ficou mais ainda mais próxima quando Willian aumentou. Só que o Campinense não se deu por vencido em nenhum momento. Mesmo fora de casa e com dificuldades de criação, o time paraibano conseguiu incomodar. Aos 42, Pitbull novamente apareceu para dar emoção ao jogo. O atacante apareceu na área e bateu cruzado para marcar o segundo. Ainda deu tempo de o Campinense perder um jogador. Na pressão, o goleiro Glédson foi para a área tentar o gol da classificação paraibana, mas deu errado. O contra-ataque do Cruzeiro só foi parado porque o arqueiro visitante deu um carrinho absurdo em Pisano e foi expulso.

ESPN Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected]

Grêmio é eliminado na Libertadores e vira piada na internet

Depois de perder por 1 a 0 no jogo em Porto Alegre, o Grêmio foi eliminado nesta quinta-feira (5) diante do Rosário Central, na Argentina. O time brasileiro tomou um gol do Rosário logo no início da partida. A partir daí, o time argentino dominou as ações, foi amplamente superior e atropelou por 3 a 0 para eliminar os brasileiros e se garantir nas quartas de final da Libertadores. A eliminação do Grêmio nas oitavas de final da Libertadores gerou memes na internet.

Veja alguns dos memes criados pelos internautas

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected]

Senado rejeita pedido de para cassar mandato de Romário

Esporte Declarações -O senador Romário (PSB-RJ) informou nesta quinta-feira que a Advocacia do Senado proferiu parecer pelo arquivamento de denúncias protocoladas pelo técnico da seleção brasileira, Dunga, e pelo coordenador técnico, Gilmar Rinaldi, no Conselho de Ética contra Romário. Eles alegaram terem sofrido “declarações ofensivas à sua honra” quando o senador concedeu entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport e afirmou que havia interesses por trás da convocação de jogadores.

“A CBF tentou cassar o meu mandato”, reclamou Romário, em sua conta no Facebook, alegando que a entidade “instruiu” Dunga e Gilmar Rinaldi, seus ex-companheiros de seleção brasileira, a entraram com a representação.

Mas a Advocacia do Senado, em seu parecer, apontou, segundo a assessoria de Romário, “que os denunciantes deixaram de observar requisitos formais ao protocolar a denúncia, como anexar o título de eleitor”.

Além disso, o parecer aponta que a imunidade parlamentar garante aos congressistas a inviolabilidade de opiniões. “É indispensável que a voz do parlamentar não seja calada pelo receio de ações judiciais ou retaliações de qualquer ordem”, aponta o parecer.

“O contexto das declarações e a própria existência de continuidade dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito indicam interesse legítimo da sociedade em ter conhecimento de eventuais irregularidades supostamente ocorridas no seio da entidade esportiva”, argumentam os advogados do Senado.

A decisão foi comemorada por Romário, que aproveitou para cutucar Dunga e Gilmar: “Exerço meu papel e dou o máximo de mim e, mesmo sendo questionado em alguns momentos, consigo bons resultados. Enquanto eles, deixam a seleção amargar a quinta colocação no ranking da Fifa e sexta nas eliminatórias para a Copa de 2018”. Por Notícias ao Minuto – Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected]

Novas fotos de Mari Moon causam furor na web; veja

Fotos-Reprodução / Twitter

Mari Moon recentemente quase quebrou a internet com uma sessão de fotos completamente nua. Desta vez, a ex-apresentadora da MTV divulgou um novo ensaio sensual fazendo topless e fez a alegria nas redes sociais.

Segundo o portal iG, Moon foi fotografada por Fernando Schlaepfer e posou vestindo apenas um shorts jeans e botas metálicas no meio de uma estrada em Las Vegas, nos Estados Unidos. Novas fotos de Mari Moon causam furor na web; veja

Os internautas rasgaram elogios a Mari. “Tá difícil superar essas fotos”, escreveu um. “Mano, eu nem superei as primeiras fotos e vai ter mais?”, destacou outro.

Schlaepfer foi o responsável pelas fotos de Mari que chamaram a atenção da internet no final de fevereiro, quando a apresentadora posou nua sobre um telhado para a série “365nus”.Por Notícias ao Minuto

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected] Grêmio revive trauma, leva “olé” do Rosario e é eliminado

O Rosario Central fez valer a sua vantagem dentro do Gigante de Arroyito: não deu chances ao Grêmio. Aplicou 3 a 0 e se classificou para a próxima fase, deixando o Grêmio eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores pela quarta vez consecutiva, assim como já havia ocorrido em 2011, 2013 e 2014. Marco Rúben marcou 3 dos 4 gols do Rosario contra o Grêmio

Marco Rúben marcou 3 dos 4 gols do Rosario contra o Grêmio Foto: Getty Images

O plano do Grêmio era atacar com força, inverter o jogo e adiantar a marcação. O problema é que esse plano proporcionou alguns espaços significativos para o Rosario Central, que foram aproveitados logo no início da partida: Montoya conduziu a bola pela intermediária direita e fez um belo cruzamento para Marco Ruben, que se antecipou a Fred e chutou. Grohe defendeu, mas a bola parou dentro do gol: 1 a 0 para a equipe argentina.

Neste momento, o Grêmio precisava dos mesmos dois gols que eram necessários antes da partida para classificar. Também por isso, a ideia de jogo não mudou: a equipe tricolor seguiu utilizando com força os lados do campo para atacar, especialmente com tabelas entre Ramiro e Miller Bolaños pelo lado direito. Aos 18 minutos, Ramiro fez um cruzamento na cabeça de Giuliano, no primeiro poste. O goleiro Sebastián Sosa salvou.

Aos 23, porém, o Grêmio sofreu um duro revés. Cervi conseguiu driblar dentro da área e foi calçado por Marcelo Hermes dentro da área: pênalti. Marco Ruben cobrou com força, no ângulo direito de Marcelo Grohe: 2 a 0.

Nos minutos seguintes do primeiro tempo, o Rosario Central recuou bastante, apesar dos pedidos estridentes de Eduardo Coudet para o time avançar. O Tricolor Gaúcho, entretanto, não conseguia finalizar ao gol. Fred bateu uma bola forte nas mãos de Sosa aos 34 minutos do primeiro tempo. Aos 42 minutos, o Grêmio conseguiu um bom ataque: depois de uma extensa troca de passes em frente à área, Luan passou para Marcelo Hermes, que bateu cruzado, rasteiro, mas para fora.

“Tem tempo, estamos bem no jogo. Tomamos dois gols por bobeira nossa”, afirmou o volante e capitão Maicon no intervalo da partida.

No segundo tempo Roger substituiu Douglas por Pedro Rocha, tentando aumentar a velocidade no ataque. Com esse aumento da velocidade, veio a pressa e os erros de passes. Nos primeiros minutos, o Rosario Central se impunha em campo: mesmo com bem menos ímpeto ofensivo, dominava a equipe gremista. Aos 11 minutos, Fernandez cruzou e a bola passou muito perto do gol de Grohe. No escanteio, Donatti se deslocou e cabeceou livre: 3 a 0. Miller Bolaños saiu para a entrada de Bobô aos 17 minutos. O Imortal, porém, estava no chão: o time não conseguia mais encaixar ataques, enquanto o Rosario Central matava tempo, satisfeito com o resultado. Aos 27 minutos, o time argentino quase conseguiu o quarto gol: Germán Herrera dividiu com Marcelo Grohe, que saiu da área, e a bola sobrou para Marco Ruben. Ele correu para a lateral da área e tentou cruzar para a cabeça de Herrera, mas Fred afastou.

Aos 32 minutos, o Grêmio conseguiu a sua melhor chance no segundo tempo: Maicon tabelou com Bobô e chutou forte, mas Sosa espalmou para fora. Nos minutos finais, o Rosario trocava passes, enquanto a torcida cantava “olé”. Os “hermanos” estão classificados e encaram o Atlético Nacional nas quartas de final da Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA ROSARIO CENTRAL 3 X 0 GRÊMIO

Local: Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário (Argentina)

Horário: 19h15 (de Brasília) Público e Renda: não divulgados Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai) Assistentes: Carlos Cáceres e Dario Gaona (Paraguai) Gols: Marco Ruben aos 4 e aos 23 minutos do primeiro tempo, Donatti aos 11 minutos do segundo tempo (Rosario Central) Amarelos: Musto (Rosario Central); Geromel, Maicon (Grêmio)

ROSARIO CENTRAL: Sosa; Salazar, Burgos, Donatti e Pinola; Musto (Romero), Montoya (Álvarez), Cervi e Fernández; Herrera e Marco Ruben (Lo Celso). Técnico: Eduardo Coudet

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas (Pedro Rocha) e Luan; Miller Bolaños (Bobô) Técnico: Roger Machado Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected]

Prefeitos do Consórcio Tapajós se manifestam contra decisão do Ibama

Foto-Raulien Queiroz, presidente do Consórcio Tapajós – O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Tapajós – CONSÓRCIO TAPAJÓS, pessoa jurídica de direito público constituído pela vontade livre e soberana dos representantes dos municípios de Aveiro, Itaitube, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão e Belterra, vem manifestar-se quanto a fato relevante ao desenvolvimento de sua área de atuação.

O IBAMA tornou público que suspendeu no dia 19/04/2016 o processo de licenciamento ambiental do projeto de aproveitamento hidrelétrico São Luiz do Tapajós, na bacia do Rio Tapajós, Estado do Pará. Segundo nota expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA A decisão foi comunicada por meio de ofícios pela presidente do Instituto, Marilene Ramos, à presidência da Fundação Nacional do índio (FUNAI) e à direção da Eletrobrás, responsável pelo empreendimento. Parecer técnico da FUNAI encaminhado ao IBAMA em 26 de fevereiro aponta a inviabilidade do projeto sob a ótica do componente indígena e recomenda a suspensão do licenciamento. De acordo com o documento, a necessidade de remoção de aldeia indígena torna o projeto inconstitucional, inviabilizando a análise do processo. A presidente do Ibama informou que o eventual prosseguimento do licenciamento ambiental dependerá de manifestação conclusiva da Funai, ficando suspensa a avaliação do requerimento para emissão de licença prévia. Em dezembro de 2014, o Ibama já havia recusado os estudos de impacto ambiental apresentados pela Eletrobrás.”l.

O tema não é novo, antes trata-se de desdobramentos de entendimentos técnicos de entes integrantes do Governo Federal, uma vez que o Ministério de Minas e Energia – MME já havia marcado o leilão da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós para dezembro de 2014. Ora! Sabe-se que a liberação de Licença Prévia é pré-requisito à realização de leilão, portanto, presume-se que tratava-se de etapa já superada a época, contudo o Leilão foi cancelado.

Naquele ano o MME informou que o certame não teria previsão para acontecer e que o cancelamento do Leilão ocorreu em razão do componente indígena dos estudos ambientais, concluídos em setembro de 2014, terem identificado quatorze impactos negativos sobre povos indígenas, dos quais seis foram considerados irreversíveis. Desde então a Fundação Nacional do índio (FUNAI) passou a alegar que o projeto da usina é inconstitucional, pois alagará terras indígenas o que ao ver da autarquia federal é vetado pelo artigo nP. 231 da Constituição Federal.

Diante deste impasse cabia ao IBAMA dar andamento ao citado processo de licenciamento e manifestar-se sobre a viabilidade do empreendimento a partir de nova avaliação do EIA/RIMA e demais estudos, como os da FUNAI, e no presente momento manifesta-se pela suspensão do processo de licenciamento do projeto de aproveitamento hidrelétrico o que na prática impede a Agência Nacional de Energia Elétrica — ANEEL de realizar o Leilão da usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós.

Os prefeitos e as prefeitas, representantes dos municípios que compõe este Consórcio, vem manifestar preocupação com a citada suspensão, pois defendem em voz única que inexiste atividade econômica que não produza impacto ambiental e social, bem como inexiste desenvolvimento sem que haja a exploração dos potenciais econômicos regionais e locais, pelo que defendem que todas as atividades econômicas devam ser executadas segundo as diretrizes do desenvolvimento sustentável (economicamente viáveis – socialmente justa — ambientalmente corretas), para que possam assegurar melhorias na infraestrutura regional, reduzir a desigualdade entre a região do Tapajós e as demais regiões do Pará e do Brasil, universalizar a educação e a saúde pública na região, promover justiça fiscal regional, promover proteção ambiental e fortalecer as instituições e a sociedade na região.

Ao ver do Consórcio os projetos, econômicos ou não, implantados nessa região, devem zelar por total respeito à legislação constitucional e infraconstitucional, notadamente quanto aos direitos das comunidades tradicionais, sejam indígenas, ribeirinhas, garimpeiras, quilombolas, etc.

Da mesma forma considera-se que inexiste duas ou mais sociedades vivendo no Tapajós, todos os moradores desta região, indígenas ou não indígenas, garimpeiros, ribeirinhos, etc., formam uma única sociedade, habitam um único território, cada qual com suas especificidades, econômicas, culturais e políticas, que podem e devem coabitar, como de fato já ocorre há séculos. Contudo, todos, possuem ao menos um anseio comum, viver dias melhores e deixar aos filhos uma região menos desigual, mais desenvolvida e justa! Esse é o gigantesco legado que nossa geração deve deixar as futuras e só é possível a partir da exploração do potencial econômico regional e local.

Outras sociedades antigas e modernas exploraram os potencias econômicos existentes em seus respectivos territórios e promoveram com isso desenvolvimento econômico, social e humano, isso aqui também é possível! Nesta região teve-se a exploração do látex, do ouro e da madeira, sem, contudo, haver internalização dos resultados econômicos, o que acredita-se estar a sociedade mais preparada para evitar igual resultado danoso, mas para isso muito trabalho promover-se-á.

Os representantes do Consórcio Tapajós manifestam entendimento de que a execução de projetos com a envergadura do Complexo Hidrelétrico do Tapajós exigirá concessões recíprocas de todos (ribeirinhos, garimpeiros, indígenas, entes federados, etc.), em que pese às especificidades, econômicas, culturais, políticas e até a visão de mundo, divergentes e por vezes antagônicas, entre os diversos grupos humanos que formam este povo regional, sempre há um ponto de equilíbrio, que possa consagrar o anseio comum já expressado.

Para finalizar, são estes os fundamentos que fazem com que os prefeitos e as prefeitas, representantes dos municípios que compõe o Consórcio Tapajós, promovam diligências juntos ao MME, ELETROBRAS, IBAMA e FUNAI, com vistas a ampliar a compreensão e a buscar a superação dos entraves que apontaram à suspensão do processo de licenciamento do projeto de aproveitamento hidrelétrico São Luiz do Tapajós.

Fonte: RG 15/O Impacto

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:[email protected]