“Feito histórico SEBASTIÁN COATES, para o Clube!” Jogador Sporting CP

Sebastián Coates, defesa-central e capitão da formação leonina, está ao serviço do clube há seis épocas e considera que 2020-21 foi “de longe a melhor época de sempre”. Com cinco golos apontados e 33 jogos realizados, o internacional uruguaio foi um dos jogadores que, ao longo de toda a temporada, demonstrou ser dos mais influentes na caminhada rumo ao título de Campeão Nacional #020 da Liga NOS e um dos pilares da equipa de Ruben Amorim

www.ligaportugal.pt 7 Qual o balanço que faz me fazia seguir em frente. Depois desta temporada 2020-21, vêm essas questões de recordes que terminou com e números, mas na verdade, o Sporting CP campeão? prefiro focar-me em ajudar a Esta foi, de longe, a melhor equipa. Acabou por correr tudo a época de sempre! Tanto bem e conseguimos atingir o a nível pessoal, como objetivo principal, que era sermos a nível coletivo. campeões. Conseguimos atingir o objetivo principal, Como capitão e jogador fomos campeões e experiente, de 30 anos, foi, sem dúvida, como foi lidar com um plantel um feito histórico repleto de juventude? para o clube. Na verdade, no início da Há muito temporada todos nós estávamos tempo que não na expetativa e a pensar como conseguíamos ser iria correr a época. O grupo, campeões e este que foi muito bem liderado por grupo conseguiu Rúben Amorim, era composto por realizar um desejo muitos jogadores jovens, mas, que estava por na verdade, desde o primeiro dia concretizar. eles sabiam onde estavam, o que tinham de fazer e aproveitaram A nível individual, esta foi a oportunidade que tiveram. a melhor época ao serviço Souberam fazê-lo! Da nossa parte, do Sporting CP? só tínhamos de acompanhar Obviamente, para mim e saber se necessitavam de alguma foi muito especial, não só ajuda. Sendo eu um dos jogadores por ter batido o recorde mais velhos da equipa, assim como, de golos ao serviço o Luis Neto, Adán, Antunes - do Sporting CP, como que jogou menos, mas ajudou também, pessoalmente, muito a equipa -, João Mário e senti-me muito João Pereira, que tinham muita confiante. O grupo experiência, fiz parte de um grupo deu-me muita onde tínhamos uma mistura confiança. À medida de jogadores com experiência e que os jogos iam jogadores com muita vontade de passando e iam jogar e de ficar na história correndo bem, do Sporting CP. Acho que quem continuei e aumentei está de fora e vê os 90 minutos essa confiança. Saber do jogo e os treinos sempre sentiu que podia ajudar o que erámos sempre assim, grupo a chegar aos um grupo unido, com muito bom objetivos era um ambiente e que acabou por resultar sentimento que na conquista do titulo. “Estar na Liga dos Campeões, ganhar a Taça da Liga e chegarmos à conquista do campeonato é um feito #020 que nos deixa felizes”

8 www.ligaportugal.pt O que faltou para ser uma época perfeita? Ou entende que foi? “Quando acabou o jogo foram Honestamente não sei… vários sentimentos que tive, Obviamente que estar na Liga dos Campeões, ganhar a Taça da Liga de dever cumprido” e chegarmos ao objetivo final, que era a conquista do campeonato, títulos. Quando acabou o jogo Todos os que gostam de Futebol é um feito que nos deixa foram vários sentimentos que tive, nunca achariam possível que extremamente felizes. de dever cumprido, de muita coisa acontecesse isto. Um ano sem Estamos orgulhosos! que passámos, de todas as pessoas adeptos, era impensável. Claro que trabalham todos os dias ao que tudo o que se estava a passar No dia em que o Sporting CP nosso lado e, claro, dos adeptos no mundo era muito mau, mas no se consagrou campeão, no jogo do Sporting Clube de futebol, atividade na qual estamos diante do Boavista FC, que estiveram sempre connosco, habituados a chegar ao estádio e o que sentiu? que mereciam este título, depois as bancadas estarem repletas de Na primeira época, quando de tantos anos à espera deste adeptos, este foi um ano muito cheguei ao Sporting CP e ficámos a momento. estranho. Espero que em breve dois pontos de sermos campeões possam voltar aos estádios porque (20176-17), pensámos que iria Este foi um ano completamente fazem muita falta ao futebol. ser difícil repetir esse momento, atípico, onde acabou por não haver num campeonato tão difícil como público na grande maioria Que opinião tem da é a Liga portuguesa. Mas, claro, dos jogos da Liga NOS. competitividade do campeonato nunca perdemos a esperança de Como encararam os jogadores esta nacional de Futebol Profissional? atingir o objetivo e a cada ano situação? Sentiu a Cada vez é maior? que passava era esse pensamento falta dos adeptos? Sim, sem dúvida. Cada vez e mentalidade: vencer todos os Claro que sim. é mais difícil ir jogar fora do nosso #020

www.ligaportugal.pt 9 “A mentalidade das equipas que vinham jogar a Alvalade era diferente do que é hoje. Agora todas jogam de igual para igual e na minha opinião é muito melhor para o espetáculo”

estádio. Quando cheguei a Portugal a mentalidade das equipas que vinham jogar a Alvalade era diferente do que é hoje. Agora todas jogam de igual para igual e na minha opinião é muito melhor para o espetáculo e para o futebol português, que tem vindo a crescer. As equipas cada vez preparam-se melhor para defrontarem todas da mesma maneira.

Que desejos tem para a próxima época? Desejo o mesmo de sempre. No fundo, o normal tanto para a minha vida pessoal como profissional. Os objetivos são sempre os mesmos. Fazer o melhor que sei e que sabemos, conquistar o maior número de títulos possíveis e jogar bem nos jogos da Champions League.

A quem dedica o título de Campeão Nacional 2020-21? Em primeiro lugar à minha família, aos meus amigos, a todos os que convivem connosco no dia a dia e que fazem tudo por nós. A todos os que trabalham na Academia Sporting e no Estádio José Alvalade. E claro, aos adeptos, como já tinha dito eles mereciam este título que há muito tempo era desejado. E por tudo o que passamos esta época de pandemia, ainda merecemos mais. Espero que #020 agora comece uma nova época e que o Sporting Clube de Portugal possa vencer mais vezes.

10 www.ligaportugal.pt