MOBILIDADE FRANÇA-BRASIL EM ENGENHARIA

OFERTA DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS DE PARISTECH

PARISTECH: A REDE DAS "GRANDES ECOLES" DE ENGENHARIA EM 10 “GRANDES ECOLES” DE ENGENHARIA NA REGIÃO PARISIENSE

p.3 ParisTech é a primeira rede de Grandes FORMAÇÃO, Ecoles de Engenharia na região de Paris

PESQUISA, ● 6 das Escolas ParisTech estão no top 10 das 250 escolas INOVAÇÃO EM de engenharia francesas (www.letudiant.fr). CIÊNCIA E ● Cada escola aparece na primeira posição dos rankings TECNOLÓGIA nacionais em sua especialidade.

UM CONJUNTO EXCEPCIONAL DE 10 ESCOLAS PARA UMA TRANS- Valores compartilhadas: DISCIPLINARIDADE ÚNICA ● Excelência que se baseia no modelo das Grandes Ecoles francesas

● Abertura como alavanca de crescimento: abertura internacional, abertura social, abertura a novos métodos pedagógicos

● A procura da inovação, chave de futuros sucessos de nossas escolas

● Estreitas relações com o mundo da empresa e o setor socio-econômico p.4 NÚMEROS-CHAVES

p.5 HISTÓRIA DAS ESCOLAS

p.6 A TRADIÇÃO DE EXCELÊNCIA

prêmio Nobel

p.7

Excelência do sistema educativo

● 20% do orçamento nacional dedicado à educação ESTUDAR NA FRANÇA ● 3o destino para estudantes Internacionais

FATORES DE ATRATIVIDADE ● Bolsas de estudos e de apoio à mobilidade

A língua francesa

● Língua oficial para alguns 200 milhões de pessoas

● A única língua com o Inglês que é falada nos 5 continentes.

A 5a economia global que combina inovação / tradição / arte & história / qualidade da vida

O que dizem os estudantes estrangeiros

● 9 estudantes estrangeiros sobre 10 recomendam a França como lugar de estudos.

● 94% consideram que os estudos na França foram um enriquecimento pessoal.

● Fontes: Campus / AmbaFrance 86 % pensam que os estudos na França valorizaram o currículo universitário. p.8

AS 10 ESCOLAS DE PARISTECH ESCOLAS DE PARISTECH

« Grandes Ecoles " 10 de Engenharia

Campi 3 na região de Paris Paris, Saclay, Marne-la-Vallée

p.10 AS ESCOLAS E AS SUAS ESPECIALIDADES

Matemática e aplicações

Informação e comunicação, ciências e tecnologias

Ciências da vida e engenharia

Ciência da Terra e engenharia ambiental

Física, ótica

Química

Energia

Materiais, ciência, mecânica e engenharia mecânica

Economia e ciências sociais, gestão, estatística

Engenharia de produção p.11 Líder como instituição de ensino superior em ciências da vida e do meio ambiente, AgroParisTech atua em duas A VIDA, A NOSSA VOCAÇÃO missões básicas:

● A formação de engenheiros no marco de um sistema estendido a outros programas acadêmicos e profissionalizantes, articulados em redes regionais ou temáticas construídas com vários parceiros

● A produção e disseminação de conhecimentos (pesquisa e desenvolvimento), em parceria com organizações de pesquisa, os principais centros técnicos profissionais relevantes e as empresas

www2..fr

p.12 « Arts et Métiers » ParisTech é uma Grande Escola pública, que tem como missão a formação inicial dos engenheiros nas disciplinas das engenharias mecânica, energia e produção. CONCEBER E PROJETAR O AMANHÃ Com 8 campi e 3 institutos na França, a Escola forma mais de 3500 estudantes de engenharia por ano. A escola oferece formação de engenharia generalista e 7 vias de formação de engenheiros especializados através da aprendizagem.

A escola completa sua oferta de formação com: ● um bacharel de tecnologia ● 20 masters ● 20 cursos de especialização (post-master) ● Estudos de doutoramento

Com 15 laboratórios e equipes de pesquisa e duas escolas doutorais, Arts et Métiers ParisTech desenvolve também atividades de pesquisa avançada.

https: //artsetmetiers.fr

p.13 Fundada em 1896 por Charles Friedel, Chimie ParisTech é o símbolo icónico da química a nível nacional e internacional.

● Apoiar talento ...

Chimie ParisTech forma engenheiros químicos que irão responder aos desafios, às evoluções e às necessidades de inovação da empresa através de uma formação com ênfase na iniciativa, criatividade e abertura ao mundo socioeconômico.

● ... para inventar a química de amanhã

Em associação com empresas ou organizações públicas de pesquisa, a atividade de pesquisa de Chimie ParisTech cobre a totalidade do espectro da química.

www.chimie-paristech.fr

p.14 A “Ecole des Ponts” ParisTech é uma Grande Ecole francesa formando engenheiros e executivos de alto nível com um perfil científico e técnico, para enfrentar os grandes desafios da sociedade de hoje e de amanhã.

CONSTRUIR O MUNDO DE AMANHÃ ● Além da engenharia civil, da engenharia ambiental e da engenharia mecânica que fizeram historicamente o seu prestígio, a Escola oferece agora cursos de excelência em vários campos, como a matemática aplicada à economia ou a engenharia de produção.

● A Ecole des Ponts ParisTech desenvolve uma atividade de pesquisa dinâmica nos seus 12 laboratórios.

Acolhendo estudantes e pesquisadores de muitas nacionalidades, a Escola é uma instituição de tamanho humano num ambiente multicultural e multidisciplinar.

www.enpc.fr

p.15 Criada ha 75 anos, a ENSAE ParisTech tem um projeto educacional inédito: é a única grande escola de engenharia A « GRANDE ECOLE » DE ECONOMIA, CIÊNCIA especializada em economia e sociologia DOS DADOS E DAS FINANÇAS quantitativa, estatística, finanças, ciências atuariais e dados.

Com uma base forte de competências científicas, técnicas e humanas, a ENSAE ParisTech esta formando mulheres e homens capazes de dar sentido a dados para avaliar, prever e decidir.

Ligada ao Ministério da Economia e sob a tutela técnica do INSEE, a ENSAE ParisTech outorga anualmente cerca de 170 diplomas de engenheiros. Ela também oferece especializações.

www.ensae.fr

p.16 A Grande Ecole "generalista" com 4 grandes áreas de especialização

Energia - Transportes -Matemática Aplicada – Engenharia dos sistemas complexos

Master de Engenharia “Diploma de Engenheiro"

Formação multidisciplinar, com uma base comum (Matemática, Física, Engenharia Mecânica, Eletrônica, Engenharia de Computação, Ciências humanas e sociais) e logo, uma especialização progressiva em um setor profissional determinado

25% estudantes estrangeiros 20% dos graduados prosseguem com doutorado

Masters of Science (em colaboração com outras instituições) alguns em inglês

Doutorado Matemática, Ótica Aplicada, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Computação www.ensta-paristech.fr Engenharia de sistemas

p.17 Tanto Grande Ecole de Engenharia como Centro de Pesquisa, a transmissão, criação, ampla divulgação e utilização de conhecimento e EXCELÊNCIA CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE experiência científica são as missões E INOVAÇÃO fundamentais - e cidadãos - da ESPCI Paris.

Convencida de que apenas o domínio de ambos o conhecimento e a experiência transdisciplinar permitirá enfrentar os desafios tecnológicos cada vez mais complexos, a ESPCI Paris oferece aos seus estudantes de engenharia uma formação verdadeiramente transversal em matemática, física, química e biologia, sem desconsiderar as bases do conhecimento da empresa.

A ESPCI Paris dispõe de 17 laboratórios de pesquisa de ponta, na fronteira do conhecimento científico e das competências experimentais.

www.espci.fr

p.18 Criado em 1920, o Instituto de Ótica Graduate School (IOGS) é uma Grande École de engenharia; seu alcance internacional é baseado tanto na qualidade da formação dispensada como nas contribuições científicas importantes do seu centro de pesquisa e nas suas ligações estreitas com a indústria.

O Instituto de Ótica Graduate School e o primeiro centro ocidental de formação em ótica a nível engenheiro, master e doutorado, pelos números de graduados, de criação de empresas e pela oferta estendida de formação.

O Instituto tem o selo “Institut Carnot " que destaca www.institutoptique.fr instituições que conduzem uma alta proporção de pesquisa em parceria com a indústria.

p.19 MINES ParisTech se destaca por:

● Laços fortes com a indústria (a primeira escola de engenharia francesa em pesquisa colaborativa com empresas, muitos CEOs são ex alunos)

● Uma importante capacidade de empreendedorismo

● Uma pesquisa acadêmica de qualidade (1/3 dos Prêmios Nobel em Economia Francesa são da Escola)

● Uma formaçao em engenharia com um espectro técnico muito amplo e com um alto conteúdo em ciências econômicas e sociais, valorizando tanto o saber-fazer quanto o saber-estar ● A forte conotação internacional da Escola permite que seus alunos tenham uma educação completa com valor agregado.

Geociências e meio ambiente / Engenharia mecânica e www.mines-paristech.fr materiais / Matemática aplicada / automação, robótica / Energia e processos / Ciências sociais e econômicas / Engenharia de produção

p.20 Primeira Escola Francesa de Engenharia na área de Tecnologia da Informação, Telecom ParisTech está classificada entre as 4 melhores escolas de engenharia francesas.

Fundada em 1878, a Escola inventou a palavra telecomunicações e não para de inovar: INOVAR E EMPREENDER NO MUNDO DIGITAL ● Oferta de um ensino de alto nível “sob medida" ● Compromisso antecipado em termos de abertura social, fertilização cruzada e parcerias internacionais ● Uso de uma pedagogia por projetos relacionados à pesquisa e ao empreendedorismo ● Uma incubadora de sucesso que tornou-se a incubadora da ParisTech

Atraente internacionalmente, a Télécom ParisTech tem mais de 150 parcerias com universidades de prestígio em todo o mundo e recebe 50% de alunos estrangeiros para formações em inglês ou francês.

www.telecom-paristech.fr

p.21 FORMAR-SE NO PARISTECH A ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS NA FRANÇA

p.23 A ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS NA FRANÇA

p.24 A ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS NA FRANÇA

p.25 POSSIBILIDADES DE INTERCÂMBIO BRASIL-FRANÇA

Mestrado Doutorado Bacharelado Engenheiro bacharelado

GE1 GE2 GE3

D1 D2 D3

M1 M2

CICLO ENGENHEIRO MOBILIDADES "SIMPLES" (6 MESES 1 ANO) DUPLO DIPLOMA (18 MESES 2 ANOS)

p.26

Um modelo único :

● Uma seleção rigorosa dos candidatos e um número limitado de alunos, permitindo um atendimento O MODELO personalizado «GRANDE ÉCOLE » ● A excelência em matemática, física e ciência da computação

● Estudos multidisciplinares e aquisição de métodos de trabalho

● Uma abertura na economia, gestão e comunicação

● A qualidade dos métodos de ensino

Ligações fortes com as empresas

● Estágios obrigatórios ao longo do curso

● Interação permanente entre laboratórios das escolas e centros de P & D das empresas

● Uma participação forte de profissionais no ensino

● Uma representação no CA das Escolas

p.27 A OFERTA DE FORMAÇÃO PARISTECH

DO MASTER AO DOUTORADO

Diploma de Engenheiro (MSc em Engenharia)

Masters em Ciência

Programas de doutorado (PhD)

MBA

Formação para executivos

Especializações (Mastères Spécialisés )

p.28 PESQUISA E INOVAÇÃO EXCELÊNCIA CIENTÍFICA

2600

Projetos P&D

p.30 A PESQUISA NO FOCO DA ESTRATÉGIA DE NOSSAS ESCOLAS Uma abordagem multidisciplinar para a ciência e tecnologia

Equipes internacionais de pesquisa

Interações fortes com o mundo socioeconômico

Relações permanentes com institutos públicos de pesquisa: CNRS, INRA, INRIA, INSERM, CEA, Onera... ou privados

p.31 ESTUDOS DE Prosseguir com uma tese de doutorado é DOUTORADO fortemente incentivado em nossas escolas: 20 a 70% dos alunos de engenharia prepararam um doutoramento após o diploma de Engenheiro

As orientações comuns e coesivas das nossas 10 escolas:

● Uma extensa oferta de formação

● Um elevado nível científico

● Um atendimento privilegiado com a construção de um projeto profissional

● Uma alta mobilidade internacional das equipes de pós-graduação

p.32 As Escolas ParisTech estão envolvidas no apoio e a implementação de projetos de empreendedorismo e inovação.

Elas contribuem, assim, na emergência das empresas inovadoras INOVAÇÃO E de amanhã. EMPREENDEDORISMO Mais de 700 projetos incubados

nos quais 80% tem mais de 5 anos de existência

A rede de incubadoras:

● Agoranov

● ParisTech Entrepreneurs

● Incubateur du Centre Arts et Métiers ParisTech

● Pollen

● Le 503, Institut d'Optique Graduate School

● Incubateur Descartes

● Incuballiance (en partenariat avec Paris-Saclay)

● Station F

● GreenTech verte

p.33 A incubadora ParisTech

FOCUS SOBRE

« PARISTECH ● Criada em 1999 pela Telecom ParisTech EMPREENDEDORES » ● Integra hoje as competências das 10 escolas ParisTech

● Setores de atuação : digital, processamento de dados, inteligência artificial, cibersegurança...

● 35 empreendedores apoiados cada ano

● 400 projetos acompanhados desde a criação de ParisTech Empreendedores

● 86,5% das empresas lançadas existem ainda 5 anos depois a criação

● Várias success stories : Netvibes (2005) / Hellocoton (2008)

p.34 As empresas participam na orientação estratégica RELAÇÕES do escolas:

PERMANENTES ● Como membros da governança: Jacques Aschenbroich, CEO da Valeo (Mines ParisTech) Bento RUFFRAY, CEO do Grupo Eiffage (Ecole COM AS EMPRESAS des Ponts ParisTech) Pierre Pringuet, vice-presidente da Pernod Ricard (Agro ParisTech), Philippe Darmayan, Presidentea da Arcelor-Mittal (Arts et Métiers ParisTech)...

● Como parceiros no ensino e na pesquisa cátedras de ensino e pesquisa Alguns exemplos de parcerias: 71 ● VeDeCoM: investigação e formação sobre o veículo descarbonizado e comunicante e a sua mobilidade. 2900 ● Instituto da mobilidade sustentável: pesquisa sobre os contratos assinados com sistemas de mobilidade elétrica em parceria com a Renault. empresas ● Programa de Energia Nuclear: especializações e cátedras de 1/3 ensino com EDF, Engie, Areva programas de doutoramento ● Programa Bioengenharia : master em bioengenharia e financiados pelas empresas cátedras de ensino

p.35 LIGAÇÕES PERMANENTES COM NEGÓCIOS

p.36 A FORÇA DE UMA REDE PARISTECH ALUMNI 130 0000 Ex alunos das 10 escolas ParisTech 13 países têm o seu próprio grupo de alumni

8grupos temáticas (negócio, inovação, energia, finanças...)

p.38 OS ALUMNI ATORES ECONÓMICOS-CHAVES

p.39 OS ALUMNI : ATORES ECONÓMICOS-CHAVES

400 milhões de membros - Adquirida por USD $ 26,2 bilhões pela Microsoft

NASDAQ Valor de Mercado de USD $ 2,8 bilhões

No valor de USD $ 1,6 bilhões

100 milhões de euros angariados

Adquirida por 50 milhões de euros pela Dassault Systèmes

Adquirida por 50 milhões de euros pelo Crédit Mutuel

Inventor do Nao Robot - Adquirida pela SoftBank

Adquirida pela Aldebaran Robotics

Ultra-leves (4kg) assentos de titânio para aeronaves

Adquirida pela Bentley Technologies

Daylighting Sistema com fibra ótica

p.40 PARISTECH E A INTERNACIONALIZAÇÃO INTERNACIONAL: UMA REALIDADE EM NOSSAS ESCOLAS

50Nacionalidades representadas 30% de alunos estrangeiros

45 Convênios do consórcio com universidades internacionais

p.42 Ações de Internacionalização de ParisTech PARISTECH: ● Um recrutamento coordenado para as Escolas O PARCEIRO ● Os acordos de duplo diploma

PRIVILEGIADO ● A participação nas Redes Internacionais : Athens, Cesaer DAS GRANDES UNIVERSIDADES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA ● Os institutos franco-chineses: § China-EU Institute for Clean and Renewable Energy (ICARE) § SJTU-ParisTech Elite (SPEIT) § « Chimie Pékin » – Beijing University of Chemical 45 Technology parceiros universitários 4 Zonas geográficas alvas: América Latina, China, Europa, Rússia 2 Escritórios permanentes na China e no Brasil

p.43 ESTUDAR NA FRANÇA NUMA ESCOLA DE PARISTECH O ACOLHIDO DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS

● Alojamento Todas as escolas estão em campi com moradia estudantil Aluguel acessível: ~ 380 € /mês Possibilidade para obter uma ajuda financeira Custo médio da vida em Paris: ~ 800 € /mês

● Formalidades administrativas Ajuda para a obtenção de vistos

● Estágios para atualização em idioma

● Patrocínio / Integração na vida associativa

p.44 ESTUDAR NA FRANÇA NUMA ESCOLA DE PARISTECH AS BOLSAS DE ESTUDO

ParisTech apoia a mobilidade dos estudantes internacionais e franceses com

● Candidaturas apresentadas ao programa do governo francês EIFFEL,

● Bolsas atravês dos programas bilaterais FITEC (Brafitec, Arfitec, Mexfitec...),

● O apoio do China Schorlarship Council (programa 9+9, duplo diploma em engenharia, doutorado, ...),

● O apoio das fundações das escolas de ParisTech e da Fondation ParisTech.

p.45 Escritório ParisTech no Brasil

PORQUE:

ü A tradição de cooperação entre França e Brasil na área de Engenharia

ü Uma formação em Engenharia de qualidade reconhecida internacionalmente

ü A forte presença de empresas francesas no Brasil (mais de 500 empresas, 600.000 empregos)

COM QUAIS AMBIÇÕES:

ü Atrair os melhores estudantes brasileiros em nossas escolas e desenvolver a estadia de estudantes franceses nas nossas universidades parceiras brasileiras ü Fortalecer as relações com o setor socioeconômico francês presente no Brasil e desenvolver parcerias inovadoras ü Animar e dinamizar as redes de alumni da comunidade ParisTech

NOSSA PARCEIROS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

§ USP § UFGRS

§ Unicamp § UFMG

§ UNESP § UFRJ

§ UFSCar § PUC Rio

§ ITA § IME

p.47

www.paristech.fr

[email protected]