DINO - Divulgador de Notícias

Rodrigo Constantino lança em Florianópolis o livro “Esquerda caviar”

Polêmico e contestador, o colaborador do jornal e blogueiro da Veja faz críticas à esquerda brasileira. Lançamento será na próxima terça-feira, às 19h30, na Livrarias Catarinense

22/11/2013 16:29:41

O economista e escritor Rodrigo Constantino atualiza o termo “esquerda festiva” em uma provocante análise da ideologia de artistas e intelectuais no Brasil e no mundo em seu novo livro, Esquerda caviar (Record, 434 pág., R$ 42), que será lançado em Florianópolis no dia 26 de novembro, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. A obra revela a visão do autor sobre as contradições entre o discurso e prática destas personalidades das mais diversas áreas de atuação. Segundo ele, vivemos uma “ditadura velada do politicamente correto cujos adeptos buscam monopolizar as boas intenções e os fins ‘nobres’, em detrimento do debate sobre os melhores meios para tais metas”.

Em Esquerda caviar, Rodrigo Constantino trata da associação histórica entre ícones da cultura e líderes autoritários/populistas; entre elite econômica e causas politicamente corretas, como a defesa do meio ambiente e o combate ao aquecimento global. Com base em ampla bibliografia e em evidente estudo, o autor faz uma instigante análise destas relações e incentiva a reflexão.

“Devemos separar uma coisa da outra. O que será atacado neste livro é a visão ideológica dos artistas e intelectuais da ‘esquerda caviar’, assim como suas contradições entre discurso e pratica. Não vem ao caso e nem é do meu interesse criticar suas obras artísticas ou científicas, explica o autor.

O autor denuncia a discrepância entre o discurso e a prática de artistas e intelectuais que apoiam causas nobres e adotam um tom politicamente correto, mas não se importam com viabilidade do que defendem. “Todas as causas vistas como nobres são abraçadas por essa turma, que parece infinitamente mais preocupada com os aplausos da plateia e com a própria sensação de superioridade moral do que com os resultados concretos daquilo que prega”, afirma.

Constantino acredita que no Brasil, o fenômeno da “esquerda limusine” foi agravado durante o regime militar, que criou os “filhotes da ditadura”. Segundo ele, “qualquer um que tenha sido contra a ditadura, vista como de direita, com o tempo ganhou a estima de grande defensor da liberdade e da democracia. Nada mais falso! Boa parte da esquerda lutava para implantar outra ditadura, como aquela existente em Cuba ate hoje”.

Sobre o autor

Rodrigo Constantino é presidente do Instituto Liberal. Formado em Economia pela PUC-RJ, tem MBA de Finanças pelo . Trabalhou no setor financeiro de 1997 a 2013. É autor de sete livros: "Prisioneiros da Liberdade", "Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT"", "Egoísmo Racional: O Individualismo de Ayn Rand" ,"Uma Luz na Escuridão" "Economia do Indivíduo: O Legado da Escola Austríaca", "Liberal com orgulho" e "Privatize Já". Foi colunista da revista Voto, do jornal Valor Econômico e do site Ordem Livre por vários anos. É colaborador quinzenal do jornal O Globo e mantém um blog na Veja. É membro-fundador do . Foi o vencedor do Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade.

Serviço

Lançamento do livro “Esquerda caviar”, bate-papo e sessão de autógrafos com Rodrigo Constantino

Onde: Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping – rua Bocaiúva, nº 2.468, piso Joaquina, Centro, em Florianópolis. Quando: 26/11, às 19h30 Quanto: Gratuito Informações: (48) 3271-6030