RELATÓRIO DE ATIVIDADE E CONTAS 2019

[Escreva texto]

ÍNDICE

I – SUMÁRIO EXECUTIVO ...... 3

II – GOVERNAÇÃO ...... 6

III – O GOLFE FEDERADO EM 2019 ...... 9

IV – COMPETIÇÕES OFICIAIS E ALTA COMPETIÇÃO ...... 17

V – FOMENTO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE……………………………………………………29

VI – HANDICAP E COURSE RATING ...... 30

VII – CENTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GOLFE DO JAMOR ...... 41

VIII – APOIO A CLUBES ...... 47

IX – MARKETING & COMUNICAÇÃO ...... 56

X – BALANÇO, DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS E NOTAS ANEXAS ...... 59

2

I – SUMÁRIO EXECUTIVO

O ano de 2019 fica marcado pela conclusão de projetos estruturantes para a atividade do golfe nacional iniciados em 2017.

Estes projetos, desenvolvidos em rede e de forma colaborativa com clubes, campos e demais agentes da modalidade, contribuem para o fortalecimento do ecossistema do golfe em e para que se possa acelerar o desenvolvimento quantitativo e qualitativo de forma sustentada.

Mantivemos, como nos anos anteriores, o estrito cumprimento do Plano de Atividades e Orçamento aprovado para esta época, que tem como base o programa apresentado a sufrágio em 2016 – Crescer para Vencer, bem como o Plano Estratégico 2020.

O número de federados registou um aumento de 1,7% face a 2018 e de 5,9% face a 2016. É um crescimento ainda ténue para os objetivos que nos propusemos, mas não deixa de ser um crescimento que contraria a tendência mundial no que diz respeito à prática formal do golfe.

No que aos Campeonatos Nacionais e circuitos da FPG diz respeito, enaltecemos o facto de termos agora dois colaboradores afetos a esta área em regime de tempo pleno, o que contribui, determinantemente, para o profissionalismo na gestão das competições do calendário nacional.

Registamos ainda o facto de se ter melhorado substancialmente o processo de inscrições em competições da FPG, indo assim ao encontro das necessidades dos seus participantes.

No âmbito das seleções deu-se continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, reforçando, permanentemente, o trabalho entre a Equipa Técnica da FPG e as equipas técnicas dos clubes.

As jogadoras que integram a Seleção Nacional de Senhoras conquistaram uma vitória, quatro pódios e quatro Top 10 em competições internacionais.

Em competições masculinas, foram conseguidas quatro vitórias, cinco pódios e 8 Top 10. Sublinha-se ainda a participação de Daniel da Costa Rodrigues no Jacques Léglise Trophy, cuja prestação individual foi determinante para a vitória da equipa da Europa Continental.

Em 2019 realizou-se o último dos três @ Morgado Golf Resort, cuja organização contribuiu para a sustentabilidade desportiva de vários atletas profissionais portugueses.

Na época transata os jogadores profissionais portugueses beneficiaram de 34 wild cards para participarem em inúmeras competições do .

3

No âmbito do Projeto Drive, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da modalidade, levando o golfe a todas as camadas socioeconómicas, nomeadamente através das escolas, realizaram-se um conjunto de ações coordenadas que vão desde a escola até à competição, tanto para alunos como para professores.

Na alteração ao sistema de handicaps temos a registar o trabalho desenvolvido na preparação da implementação do World Handicap System, cujo envolvimento da Diretora de Handicaps e Course Rating da FPG se revelou fundamental à implementação deste sistema a nível mundial.

No Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor registámos 3.588 sessões de treino (aulas de golfe), que, não obstante representarem uma redução no número de sessões, representam no entanto um aumento de 148 horas de efetivo ensinamento, devido ao facto de as sessões terem passado de 30 para 45 minutos.

Os 125 alunos das Escola Júnior passaram de 563 treinos para 1.255, o que representou um aumento da carga de treino em 122,5%.

Ainda em 2019, foi instalado no Jamor o sistema Top Tracer com vista a atração de um novo universo de praticantes, mais aptos para o consumo digital e em ambientes sociais, bem com à disponibilização de uma ferramenta de apoio ao treino dos praticantes de qualquer nível.

Em termos de voltas de golfe foram registadas 17.392 voltas, o que representa um aumento de perto de 17% face a 2018.

Realizaram-se ainda um conjunto de ações e eventos com vista à dinamização do CNFG Jamor, bem como enquadradas na sua vertente de responsabilidade social, como é o caso dos Special Olympics ou da Fundação São João de Deus.

O apoio a clubes foi, uma vez mais, uma importante vertente da atividade da FPG. Com base no Plano Estratégico foram desenvolvidas várias ações no âmbito da formação, reforço dos clubes, capilaridade da modalidade e iniciativas de inovação.

Temos a salientar o processo da Certificação de Academias, cujo impacto superou largamente as expetativas da FPG.

No âmbito da formação assinalamos a realização do Management Development Programme da Club Managers Association of Europe, cuja organização é da Gestores de Golfe de Portugal e maioritariamente financiada pela FPG.

Deu-se início ao Curso de Treinadores de Grau I com a participação de 22 formandos.

Foi inaugurado o Fundo de Desenvolvimento do Golfe, tendo sido apoiados sete projetos com um total de 70.000 Euros.

A salientar o facto de terem sido aprovados apoios a clubes de todas as regiões do país.

4

Na área de Marketing e Comunicação, assinala-se a continuidade da aposta nas redes sociais, tal como o Facebook e Instagram, com a preparação de conteúdos especificamente produzidos para estas plataformas. Estamos assim mais próximos de alguns targets fundamentais ao crescimento da modalidade e com um potencial de alcance nunca conseguido.

Uma nota final de agradecimento a todos os patrocinadores da Federação Portuguesa de Golfe, sem os quais não nos seria possível levar a cabo todas as iniciativas no ano de 2019, bem como aos parceiros institucionais, tal como o IPDJ, Comité Olímpico de Portugal e ao R&A, pelo estreito relacionamento e trabalho realizado no decorrer deste ano.

Miguel Franco de Sousa

Presidente

5

II – GOVERNAÇÃO

1. MISSÃO

A FPG desenvolveu a sua atividade em 2019 no estrito cumprimento do estatutariamente definido: “(…) organizar e controlar no território português as competições de golfe, exercendo em exclusividade o poder desportivo do golfe e desenvolvendo as suas atividades e as suas competências em todo o território nacional (…) ” (Artigo 1º, nº 2 dos Estatutos).

A atividade desenvolveu-se a partir da sede social, em Miraflores, complementada pela Delegação do Algarve, que prosseguiu com os objetivos delineados para a presença da Instituição no sul do país, e o Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

2. ESTRUTURA

A estrutura organizativa da Instituição, e os seus órgãos estatutários, encerraram o ano de 2019 com a seguinte constituição:

MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL Presidente – Manuel Agrellos Vice-Presidente – René Cordeiro Vogal – José Maria Corrêa de Sampaio

PRESIDENTE Miguel Franco de Sousa

DIREÇÃO Vice-Presidente – Segismundo Pinto Basto Vice-Presidente – Manuel Quinta Vice-Presidente – Gonçalo Cid Vogal – Diogo Sousa Louro Vogal – João Paulo Sousa Vogal – João Umbelino Vogal – Lara Vieira Vogal – José Correia

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE JUSTIÇA Presidente – João Paulo Pinto Presidente – José Maria Castelo Branco Vice-Presidente – João de Castro Sá Vice-Presidente – Pedro Sousa Machado Vogal – Henrique Carvalhão Vogal – Carlos Lima

6

CONSELHO FISCAL CONSELHO DISCIPLINAR Presidente – António Beja Presidente – Miguel Olazabal de Almada Vice-Presidente – Jorge de Melo Vice-Presidente – Duarte Schmidt Lino Vogal – José Jesus Costa Vogal – António Pacheco Ferreira

A Direção desenvolveu a sua atividade em cumprimento do Plano de Atividades aprovado para o ano 2019, com o apoio da Comissão de Campeonatos e Alto Rendimento e da Comissão de Handicaps e Course Rating, ambas constituídas por membros voluntários.

A existência destas Comissões, coadjuvantes da ação da Direção, revelou-se, uma vez mais de extrema valia, e muito contribuiu para o alcance das metas previamente determinadas.

3. ESTATUTOS E REGULAMENTOS

Em 2019, a FPG regeu-se pelos seus Estatutos e pelos seguintes Regulamentos em vigor:

Regras de Golfe e Regras do Estatuto Amador

Sistema de Handicap EGA 2016-2019

Regulamento Antidopagem

Regulamento contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância

Regulamento de Admissão de Associados

Regulamento de Certificação de Entidades Formadoras

Regulamento de Handicap de Pitch & Putt

Regulamento de Medalhas Honoríficas

Regulamento Desportivo

Regulamento Disciplinar

Regulamento do Estatuto de Atleta CAR Itinerante

Regulamento do Exercício da Atividade de Treinador de Golfe

Regulamento do Fundo de Desenvolvimento do Golfe

7

Regulamento do Pitch & Putt

Regulamento do Registo Individual Online

Regulamento Eleitoral

Regulamento do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional de Treinador de Desporto (Processo de RVCC Pro TD)

Regulamento Específico da Formação de Treinadores de Golfe

Regulamento para Qualificação como Árbitro de Golfe reconhecido pela FPG

Os referidos Estatutos e Regulamentos encontram-se disponíveis no sítio da FPG na Internet em www.fpg.pt , onde foram igualmente publicados, após comunicação aos membros efetivos e institucionais, todos os comunicados oficiais e circulares sobre matérias de especial relevância.

No ano de 2019, vigoraram ainda os Regimentos Internos da Comissão de Campeonatos e Alto Rendimento e da Comissão de Handicaps e Course Rating, ambos disponíveis para consulta em www.fpg.pt , a benefício da transparência e rigor procedimental.

4. MODELO DE GOVERNO E ESTRUTURA DE COLABORADORES

Ao longo do ano 2019, a FPG foi gerida pelo Presidente e pela Direção, nos termos dos Estatutos.

A Direção reuniu de forma periódica e regular, e desenvolveu a sua atividade permanente em função dos pelouros atribuídos, em colaboração com as Comissões e a estrutura de colaboradores da FPG.

As matérias de maior relevância para a vida da Instituição foram tratadas em Assembleia-Geral, em conformidade com os Estatutos.

O Conselho Fiscal desenvolveu a sua atividade nos termos estatutários, com acesso totalmente franqueado à informação e documentação. Foi dispensada ao Conselho Fiscal total colaboração por parte do Presidente e da Direção, bem como pela estrutura de colaboradores.

8

III – O GOLFE FEDERADO EM 2019

Segue-se a indicação do número total de federados ativos de 2019 e a evolução ao longo dos últimos anos.

São considerados como federados ativos os praticantes que sendo federados, possuem registo de pagamento de quota federativa referente ao ano em análise. Os dados disponibilizados são oriundos do Datagolf onde é gerida a informação da base de dados central de federados.

Dados Totais

2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019

Total Federados Ativos 14.186 13.825 14.094 14.248 14.659 15.847 15.257 15.519

O número de filiados registou em 2019 um aumento de 262 licenças (+ 1,7%).

9

Dados por Clube

Segue-se a evolução do número de federados ativos, por Clube, baseando-se a distribuição na identificação do Clube de Filiação pelo qual o federado se faz representar a 31 de dezembro de 2019.

Nº Clube 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Clube

1 Oporto Golf Club 417 383 368 370 365 375 385 371

2 Lisbon Sports Club 293 250 241 229 211 205 226 236

3 Club de Golf de Miramar 322 352 321 348 358 376 349 374

4 Clube de Golf do Estoril 368 336 309 310 315 315 323 307

5 Clube de Golf da Ilha Terceira 342 380 357 321 320 286 278 296

6 Clube TAP-Air Portugal 187 127 99 85 74 68 66 62 Clube de Golfe do Santo da 7 241 194 199 199 236 257 252 251 Serra 8 Clube de Golfe de Vidago 100 104 82 79 77 68 61 53

9 Clube de Golfe de Vilamoura 683 751 783 734 766 706 646 663

10 Clube de Golfe da Penina 53 54 40 49 50 59 67 83 Clube de Golf do Pessoal da 11 74 60 38 43 41 38 31 39 NATO Clube de Golfe da Quinta do 12 542 508 508 528 559 554 560 549 Lago Clube de Golfe da Quinta da 13 51 34 36 47 19 28 29 27 Marinha 14 Associação Barmen de Portugal 38 37 33 31 35 34 37 33 Associação Desportiva e 15 48 30 30 36 35 129 80 96 Cultural da Quinta do Lago 16 Clube de Golfe Médico 83 74 74 71 66 72 68 60

17 Clube de Golfe de Troia 64 54 56 57 51 61 58 57 C.G. da Caixa Geral de 18 111 110 102 98 97 96 91 88 Depósitos C.G. dos Professores de 21 109 98 95 86 85 81 82 84 Educação Física 22 Estela Golf Club 284 252 224 201 197 214 197 184 Grupo Desportivo Santander 24 32 26 32 29 29 27 36 36 Totta (Clube de Golfe)

10

Nº Clube 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Clube

26 CCDPM Cascais Clube de Golfe 19 18 19 16 15 9 0 0

28 Clube de Golfe SKIP 30 30 30 38 34 39 39 38

29 Clube de Campo da Aroeira 462 459 425 369 354 381 395 382

30 Carvoeiro Golfe e Country Club 208 218 224 211 231 235 216 212

31 Clube de Golf do Montado 76 67 71 61 60 69 78 66

32 Sports Club da Penha Longa 95 79 79 90 89 100 105 106

33 Clube de Golfe de S. Lourenço 66 69 55 48 44 47 37 29

34 Clube de Golfe de Braga 137 119 123 149 135 241 144 150

35 Clube de Golfe de Lagos 87 65 49 37 27 16 24 22 Clube de Golfe Portugal 36 84 77 70 57 59 58 45 45 Telecom Clube de Golf da Quinta do 38 282 260 238 252 256 239 239 234 Peru 40 Clube de Golfe de Sintra 255 0 0 0 0 0 0 0

41 Clube de Golfe dos Advogados 28 26 27 25 26 27 0 0

42 Clube do Pessoal da EDP 113 103 99 100 97 105 100 108

Clube de Golfe de Ponte de 43 222 218 211 189 187 170 212 216 Lima

44 Clube de Golfe das Dunas 46 43 43 51 55 72 78 97

45 Ginásio Clube Português 20 20 21 20 16 15 0 0

47 Floresta Parque Golf Club 151 131 136 140 142 156 173 184

48 G.M.D. 1º de julho de Alcoitão 32 27 27 25 22 20 18 30

49 Clube de Golfe dos Jornalistas 20 18 20 17 17 11 0 0

50 PGC – Paredes Golfe Clube 1 63 94 80 63 83 109 99

51 VerdeGolf Country Club 207 140 134 137 141 169 161 163

53 Pine Cliffs Golf e Country Club 175 205 185 167 143 188 159 155 Associação dos Jogadores de 54 246 0 0 0 0 0 0 0 Golf da Praia d' El Rey 55 Clube de Golfe de Évora 27 34 30 31 32 34 37 37 Associação do Golfe Quinta da 56 125 0 0 0 0 0 0 0 Barca

11

Nº Clube 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Clube Clube de Golfe da Quinta do 57 186 187 173 130 135 130 140 165 Fojo 58 Amarante Golf Clube 102 69 62 71 66 129 64 39

59 Clube Palheiro Golfe 159 177 176 168 181 167 157 144

61 Clube de Golfe do Centro 55 57 60 43 41 34 29 27 PAR 3 – Associação de Golf de 63 72 64 57 55 51 47 41 0 Torres Vedras 64 Clube de Golfe Farmacêutico 12 11 4 0 1 0 0 0 Clube de Golfe Vale de 67 37 31 23 13 0 0 0 0 Galamares 68 Clube de Golfe de Belas 167 175 161 170 192 231 238 244 Associação dos Campos de 69 460 422 406 380 357 345 341 342 Golfe de Vale do Lobo Clube de Golfe da Figueira da 71 26 24 14 15 15 14 0 0 Foz 72 Clube de Golfe Casino Estoril 47 42 40 41 44 38 41 40

73 Clube de Golfe Palmares 88 97 110 129 173 224 264 289

76 Golfe Clube de Tavira 184 171 188 162 152 168 174 185 Grupo Desportivo do Banco de 77 39 38 33 31 36 33 33 28 Portugal 79 Quinta das Lágrimas 136 125 121 121 113 136 151 160

80 Clube de Golfe dos Pinheiros 346 287 303 312 299 296 304 303

82 Golfe Clube de Abrantes 15 15 12 10 0 0 0 0

83 Oitavos Dunes Club 130 114 108 111 131 151 152 182

84 Clube de Golfe do Levante 155 167 183 192 197 230 231 226 Clube Millennium BCP – A.C.D. 85 84 69 71 77 84 82 91 93 C. Gr. BCP 86 Boavista Clube de Golfe 385 375 357 352 446 432 442 451 Clube de Golfe do Paço do 87 344 294 304 307 281 276 265 266 Lumiar Quinta do Brinçal Clube de 89 95 30 0 0 0 0 0 0 Golfe 91 Clube de Golf dos Arquitetos 56 50 50 55 72 73 83 72

93 Nortada Golf Clube 139 109 98 90 96 78 75 70

95 Vila Sol Golfe Clube 196 209 211 243 291 321 346 366

12

Nº Clube 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Clube Clube Náutico dos Oficiais e 97 0 0 26 35 34 30 30 34 Cadetes da Armada ANSGP – Ass. Nacional de 98 7 26 33 55 62 70 82 98 Seniores de Golfe de Portugal 99 Clube Tigres do Bosque 40 38 43 51 48 48 47 40

100 Clube de Golfe de Azeitão 33 26 24 21 20 17 18 0

101 Golf Club Atlântico 40 36 34 24 25 24 17 33 Associação Desportiva e 102 71 19 0 0 0 0 0 0 Cultural da Quinta da Ria 103 ACP Golfe 363 350 392 445 439 504 527 578

104 Clube Ribagolfe 84 82 83 57 43 83 22 0 Clube JuveGolfe, Associação de 106 36 36 43 50 68 83 78 98 Golfe Pais & Filhos 107 Clube de Golfe Citynorte 119 102 123 147 145 237 155 164

108 Bica Clube de Golfe 24 14 14 11 7 8 7 17 Associação do Clube de Golfe 109 75 108 97 68 84 86 57 0 do Campo Real 111 Serra de Monchique Golf Club 103 98 118 131 158 185 173 152

112 Clube de Golfe Parlamentar 19 18 17 15 12 13 0 0

113 Associação Golf for Greys 83 86 59 50 52 57 55 41 Associação de Golfe do Baixo 114 16 13 10 7 8 8 0 0 Guadiana Clube de Golfe do Sindicato N. 115 32 26 26 25 0 0 8 8 Quadros T. Bancários Clube de Golfe da Costa do 116 10 12 9 7 0 0 0 0 Estoril 117 Clube de Golfe de Rilhadas 88 94 85 82 67 61 40 40

118 Clube de Golfe de Viseu 212 203 181 185 179 168 168 181

120 Clube de Golfe do Benfica 82 73 92 94 97 102 96 89

121 Clube de Golf Ibérico 30 20 26 18 15 13 0 0

122 Golf Club de Lisbon Casuals 22 12 19 0 0 0 0 0

123 Clube de Golfe Algarveagles 63 69 98 65 66 92 63 63

125 Clube de Golfe Vale Pisão 105 145 111 120 129 139 149 135 Clube de Golfe da Quinta do 126 65 51 39 82 83 62 64 86 Vale

13

Nº Clube 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Clube Clube de Golfe do Morgado do 128 71 80 97 110 88 109 164 203 Reguengo 129 Clube de Golfe do Bom Sucesso 58 68 46 55 86 92 0 0 Xira Golfe – Clube de Golfe de 130 35 43 46 54 69 92 84 97 Vila Franca de Xira Alto – Clube de Golfe de 131 109 121 130 128 127 127 121 115 Portimão 132 Clube de Golfe de Cantanhede 61 40 45 68 73 155 97 102

133 Clube de Golfe do Exército 24 28 36 35 40 43 65 68 Clube de Golfe da Academia da 135 16 24 26 28 32 40 33 36 Força Aérea 138 Clube de Golfe de Palmela 25 16 17 23 31 39 29 19

139 Curia Clube de Golfe 24 16 0 0 0 0 0 0 Clube de Golfe dos 141 0 5 15 16 20 20 21 23 Economistas Clube de Golfe dos 142 37 38 50 50 45 60 76 82 Engenheiros Associação Desportiva EB Golf 144 21 16 19 15 16 8 0 0 Academy Clube de Golfe – Hotel Villa 145 29 25 17 17 16 56 19 14 Batalha 146 Southern Golf Association 11 23 28 19 33 33 21 15

147 Castro Marim Golfe Club 30 34 53 59 61 72 84 79 ACME – Associação Membros 148 19 32 73 118 127 163 177 0 de Golfe Fairway Orizonte Lisbon Golf 149 52 39 43 45 59 51 296 367 Club Clube Desportivo Porto- 150 29 24 26 31 22 24 0 0 Santense 151 Associação Chez Carlos Golf 3 8 2 5 5 3 0 0

152 Clube de Golf Royal Óbidos 16 56 100 98 96 79 86 77 Associação Académica da 153 16 45 43 40 42 38 37 0 Universidade do Algarve Clube de Campo Aldeia dos 154 43 80 74 43 54 61 75 88 Capuchos 155 Clube VC Golfe 29 27 30 30 29 28 25 24 Clube de Golfe da Costa 157 8 18 15 17 15 19 17 18 Alentejana Clube de Golfe do Vidago 158 39 60 83 97 99 96 93 91 Palace Silves International Clube de 159 59 60 71 89 86 112 123 141 Golfe

14

Nº Clube 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Clube

160 Clube de Golfe dos Laranjas 2 52 67 87 104 107 114 117 Clube de Golfe da Quinta da 161 - 111 97 81 94 88 0 0 Barca Associação de Golfe do 162 - 23 44 51 68 67 69 71 Sporting Clube de Portugal 163 AGC – Algarve Golfe Clube - 67 54 44 47 28 21 26 Clube de Golfe da Praia d'El 164 - 236 520 522 0 0 0 0 Rey Clube de Golfe da Beloura – 165 - 322 316 284 273 289 245 231 ACGB União Cultural Desportiva e 166 - 0 4 6 29 32 31 20 Recreativa de Guardizela 167 Vagrants Algarve Golf Club - 0 8 8 9 10 11 9 Associação de Golfe da 168 - - 20 31 35 28 18 0 Bairrada 169 Jamor Clube de Golfe – JCG - - 39 40 34 37 39 59 Associação de Seniores de 170 - - 1 44 56 65 67 64 Golfe do Norte de Portugal 172 El Bicho Clube de Golfe - - 22 26 28 41 40 47

173 ADCQR – Clube de Golfe - - 27 29 28 47 42 37

174 GOCA – Golf Oeiras e Academia - - 7 132 167 226 43 0 Ass. Golfistas Ind. de Portugal - 175 - - - 12 14 13 8 0 Indy Golf Multiplica Estrelas – Clube de 176 - - - 18 7 0 0 0 Golfe Clube de Golfe de Vale de 177 - - - - 479 520 491 470 Janelas 178 Clube de Golfe do Jamor - - - - 51 47 38 0

179 Amendoeira Clube de Golfe - - - - 37 72 49 58 Clube de Golfe de Viana do 180 - - - - - 17 16 13 Castelo 181 Guardian Sport Clube ------87 93

182 The Silver Coast Golf Club ------36 118

183 PXO Clube de Golfe ------29

184 Clube de Golfe de Espiche ------142

185 Clube de Golfe Buraco 19 ------35

912 PGA de Portugal 124 119 117 116 119 111 118 119

15

Nº Clube 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Clube Associação Nacional de 945 3 0 2 2 2 2 2 3 Treinadores de Golfe 991 FPG – Filiação Direta - - - 41 81 122 120 228

TOTAL 14.186 13.825 14.094 14.248 14.659 15.847 15.257 15.519

Em 2019, suspenderam ou cancelaram a sua inscrição na FPG 9 clubes.

Dados por Distrito

Segue-se a distribuição de federados ativos, por distrito correspondente ao Clube de Filiação, em 2019.

Registo Individual Online

Aa 31 de dezembro de 2019, encontravam-se registados via registo individual online 228 praticantes na Federação Portuguesa de Golfe.

16

IV – COMPETIÇÕES OFICIAIS E ALTA COMPETIÇÃO

1. RECURSOS HUMANOS

Os Recursos Humanos do Departamento Técnico foram constituídos por:

• João Valente Coutinho

• Nelson Ribeiro

• Tiago Gomes

• Sandra Gomes

• Sofia Câmara

2. CALENDÁRIO NACIONAL

A FPG organiza anualmente o seu quadro competitivo com três propósitos: i) o desenvolvimento da modalidade; ii) a atribuição de títulos nacionais; e iii) a preparação das seleções nacionais.

Em 2019, foram introduzidos os “Procedimentos de Inscrição em Torneios da FPG”, que regulamentam data limite da inscrição, pagamento e formas de inscrição em todos os torneios da FPG. Esta medida, juntamente com o pagamento por entidade e referência, revelou-se extremamente útil na organização das competições da Federação, e reduziu praticamente a zero o número de “No Shows”.

Em 2019, foram organizados 13 Campeonatos Nacionais e cinco torneios do Circuito CashBack World.

Na disciplina de Pitch & Putt foram realizados seis Campeonatos Nacionais. O Ranking da Liga Nacional de Pitch & Putt contou com um total de 17 torneios divididos por quatro regiões. A organização dos torneios da Liga Regional de Pitch & Putt ficou a cargo dos clubes que acolheram cada um dos torneios.

As competições nacionais acresceram os seguintes torneios internacionais: Campeonato Internacional Amador de Portugal – Homens; Campeonato Internacional Amador de Portugal – Senhoras; e Campeonato Internacional de Mid-Amateur.

17

O calendário nacional contemplou:

Campeonato Nacional Absoluto – AUDI o Campo – Montado o Campeões • Daniel da Costa Rodrigues – Clube de Golf de Miramar • Leonor Medeiros – Clube de Golf da Quinta do Perú o Vice-Campeões • Pedro Cruz Silva – Clube de Golf de Miramar • Sófia Barroso Sá – Clube de Golf da Quinta do Perú

Taça da Federação Portuguesa de Golfe – BPI o Campo – Troia o Campeões • Vasco Alves – Oporto Golf Club • Rita Costa Marques – Clube de Golf de Miramar o Vice-Campeões • Ricardo Garcia – Clube de Golfe da Ilha Terceira • Sara Gouveia – Clube de Golfe dos Laranjas

Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens o Campeões Sub18 • Daniel da Costa Rodrigues – Clube de Golf de Miramar • Filipa Capelo – Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago o Campeões Sub16 • Tomas Mician – Clube de Golfe de Vilamoura • Leonor Medeiros – Clube de Golf da Quinta do Perú o Campeões Sub14 • Alberto da Costa Marques – Clube de Golfe de Miramar • Ana da Costa Rodrigues – Clube de Golf de Miramar o Campeões Sub12 • Tomás Araújo – Clube de Golfe de Miramar • Não se realizou competição feminina por insuficiência de inscrições

Campeonato Nacional de Sub10 o Campo – Miramar o Campeões Sub10 • Francisco Reis – Orizonte Golf Club • Maria Francisca Salgado – Clube de Golfe do Paço do Lumiar

18

Campeonato Nacional de Clubes Sub18 e Sub14 o Campo – Santo Estevão o Campeão Sub18 – Clube de Golf de Miramar o Campeão Sub14 – Clube de Golf de Miramar

Campeonato Nacional de Clubes – SOLVERDE o Campo – Quinta do Peru o Campeão Homens – Clube de Golf de Miramar o Vice-Campeão Homens – Clube de Golfe de Vilamoura o Campeão Senhoras – Clube de Golf da Quinta do Perú o Vice-Campeão Senhoras – Orizonte Golf Club

Campeonato Nacional de Mid-Amateur – BPI o Campo – Bom Sucesso o Campeões • Tiago Costa – Clube de Campo da Aroeira • Ana Basílio – ACP Golfe

Campeonato Nacional Clubes Mid-Amateur – BPI o Campo – Aroeira o Campeão Homens – Lisbon Sports Club o Senhoras – Não se realizou competição feminina por insuficiência de inscrições

Campeonato Nacional de Seniores o Campo – Quinta da Beloura o Campeão • Leonel Neto – Clube de Golfe da Beloura o Vice-Campeão • Gonçalo Xavier – Clube de Golfe do Benfica o Campeã • Teresa Matta – Clube de Golf do Estoril o Vice-Campeã • Ana Paula Saúde – Clube de Golf do Estoril

Campeonato Nacional de Clubes Seniores o Campo – Aroeira I o Campeão Homens – Clube de Campo da Aroeira o Vice-Campeão Homens – Clube de Golfe de Vale de Janelas o Campeão Senhoras – Clube de Golf do Estoril o Vice-Campeão Senhoras – Associação Nacional Seniores de Golfe de Portugal

19

Campeonato Nacional de Terceiras Categorias o Campo – Santo Estevão o Campeões • Tiago José Pinheiro – Grupo Desportivo Santander Totta (Clube de Golfe) • Senhoras – Não se realizou competição feminina por insuficiência de inscrições

Campeonato Nacional de Quartas Categorias o Campo – Santo Estevão o Campeões • Ludevic Gomes – Orizonte Golf Club • Senhoras – Não se realizou competição feminina por insuficiência de inscrições

Campeonato Nacional de Pares o Campo – Miramar o Campeões • Afonso da Costa Rodrigues & Pedro Sousa Machado • Luciana Reis & Ana da Costa Rodrigues o Campeões Seniores • Eduardo Marta da Cruz & João Mendes Ribeiro • Senhoras – Não se realizou competição feminina por insuficiência de inscrições

Campeonato Nacional de Pares Mistos o Campo – Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor o Campeões • Gonçalo Costa & Ana Rita Félix

Circuito Cashback World Realizaram-se cinco torneios com os seguintes vencedores: 1. Pedro Cruz Silva (Clube de Golf de Miramar) / Sófia Sá (Clube de Golf da Quinta do Perú) 2. Daniel da Costa Rodrigues (Clube de Golf de Miramar) / Sófia Sá (Clube de Golf da Quinta do Perú) 3. Pedro Lencart (Clube de Golf de Miramar) / Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú) 4. Pedro Lencart (Clube de Golf de Miramar) / Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú) 5. Pedro Lencart (Clube de Golf de Miramar) / Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú)

20

Rankings Nacionais

Ranking Nacional – BPI

Feminino 1ª Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú) 2ª Sofia Sá (Clube de Golf da Quinta do Perú) 3ª Rita Costa Marques (Clube de Golf de Miramar)

Masculino 1º Daniel da Costa Rodrigues (Clube de Golf de Miramar) 2º Pedro Clare Neves (Clube de Golf de Miramar) 3º Pedro Cruz Silva (Clube de Golf de Miramar)

Ranking Cashback World

Ranking Ouro

Senhoras 1ª Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú) 2ª Rita Costa Marques (Clube de Golf de Miramar) 3ª Sofia Barroso Sá (Clube de Golfe da Quinta do Perú)

Homens 1º Alberto Costa Marques (Clube de Golf de Miramar) 2º Pedro Clare Neves (Clube de Golf de Miramar) 3º Vasco Alves (Oporto Golf Club)

Campeonatos de Pitch & Putt

Em 2019 realizaram-se seis campeonatos nacionais, e 20 torneios da Liga Nacional de Pitch & Putt.

Os campeonatos nacionais e respetivos campeões foram distribuídos da seguinte forma:

Campeonato Nacional de Pitch & Putt o Campo – Guardizela o Campeão – Hugo Espirito Santo – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe o Vice-Campeão – Gonçalo Rodrigues – Paredes Golfe Clube

21

Campeonato Nacional de Clubes Pitch & Putt o Campo – Aldeia dos Capuchos o Campeão – Paredes Golfe Clube o Vice-Campeão – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe

Campeonato Nacional de Jovens Pitch & Putt o Campo – Cantanhede o Vencedores Sub25 – Miguel Pereira – Clube de Golfe de Cantanhede Sub18 – Daniel da Costa Rodrigues – Clube de Golfe Citynorte Sub16 – Diogo Mealha – Clube de Golfe Citynorte Sub14 – Miguel Silveira – Clube de Golfe da Quinta do Fojo Sub12 – Gabriel Sardo – Clube de Golfe da Quinta do Fojo Sub10 – Henrique Costa – Clube de Golf de Miramar

Campeonato Nacional de Mid-Amateur & Senior Pitch & Putt o Campo – Clube de Golfe de Braga Mid-Amateur o Campeão – Hugo Espírito Santo – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe o Vice-Campeão – David Aguiar – Clube de Golfe de Braga Seniores – Não se realizou competição sénior por insuficiência de inscrições

Campeonato Nacional de Pares Pitch & Putt o Campo – Quinta do Fojo o Campeões – Hugo Espírito Santo & Arnaldo Paredes o Vice-Campeões – Tomás Ribeiro & Pedro Barbosa

Taça da Federação Portuguesa de Golfe Pitch & Putt o Campo – Quinta do Fojo o 1º Classificado – Hugo Espírito Santo – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe o 2º Classificado – Tomás Ribeiro – Paredes Golfe Clube

3. COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZADAS PELA FPG

Campeonato Internacional Amador de Portugal – Senhoras

No ano 2019, o número de jogadoras inscritas foi de 89, atingindo por mais uma vez o número limite previsto no regulamento do campeonato.

O Campeonato realizou-se no Montado Hotel & Golf Resort.

A vencedora foi a Francesa Pauline Roussin-Bouchard, com o resultado de cinco pancadas abaixo do PAR do campo.

22

Portugal foi representado por cinco jogadoras: Sara Gouveia, Sofia Sá, Leonor Medeiros, Beatriz Themudo Santos e Filipa Capelo.

Posição Atleta 1ª Volta 2º Volta 3ª Volta 4º Volta Resultado 36º Sara Gouveia 73 73 80 77 303 MC Leonor Medeiros 73 74 81 - - MC Beatriz Themudo Santos 79 77 77 - - MC Sofia Barroso Sá 75 83 83 - - MC Filipa Capelo 88 78 82 - -

Campeonato Internacional Amador de Portugal – Homens

A competição contou com 120 jogadores, e voltou a ser disputada no campo do Montado Hotel & Golf Resort.

O vencedor foi o português, Daniel da Costa Rodrigues, com um total de 13 pancadas abaixo do par do campo.

O torneio contou com um total de 16 atletas portugueses, dois dos quais passaram para o cut da competição.

Posição Atleta 1ª Volta 2º Volta 3ª Volta 4º Volta Resultado 1º Daniel da Costa Rodrigues 69 67 69 70 275 36º Afonso Girão 73 74 72 72 291 MC João Maria Pontes 75 73 72 - - MC Vasco Manuel Carreira Alves 74 74 73 - - MC Pedro Clare Neves 70 79 74 - - MC Diogo Mealha 74 79 72 - - MC Pedro Cruz Silva 77 79 72 - - MC Martim Batista 78 78 73 - - MC Lucas Lopes Azinheiro 74 77 79 - - MC Pedro Perestrelo 78 77 75 - - MC Hugo Teixeira 74 78 79 - - MC Gonçalo Mata 77 76 82 - - MC Ricardo Neves Garcia 76 82 79 - - MC Marlon Neto-Bradley 82 82 79 - - MC Luís Pedro Martins 77 86 82 - - MC João Pedro Maganinho 86 82 79 - -

Campeonato Internacional Mid-Amateur de Portugal – Homens

A segunda edição do Campeonato Internacional Mid-Amateur de Portugal – Homens voltou a decorrer no Campo de Golfe de Troia.

23

A competição contou com um total de 50 jogadores, dos quais 20 portugueses, tendo estado presentes um total de 13 nações. Registou-se um crescimento de participantes superior a 50%, em relação à primeira edição.

O vencedor foi o português Manuel Alexandre Violas, com um resultado de 215 pancadas, uma abaixo do PAR.

As classificações dos 14 portugueses foram as seguintes:

Posição Atleta 1ª Volta 2º Volta 3ª Volta Resultado 1º Manuel Alexandre Couto Violas 75 74 66 215 5º Luís Costa Macedo 76 74 72 222 11º Manuel Quinta 76 77 76 229 12º Miguel Franco de Sousa 82 74 74 230 12º Tiago Costa 74 76 80 230 16º Afonso C. B. Leite de Castro 78 78 77 233 17º João Fortes 76 80 78 234 17º Romeu Gonçalves 79 77 78 234 25º Carlos Costa 82 85 76 243 26º Alexandre Barbosa Barroso 80 82 82 244 29º Gonçalo Mota Carmo 79 84 83 246 30º Paulo Spínola 85 87 76 248 33º Julião Pinto Leite 92 85 81 258 34º Jorge Manuel Custódio 81 88 90 259 39º Pedro Nunes Pedro 86 94 93 273 40º Francisco Lencastre 92 89 96 277 João Morais Leitão 89 NR - - José Nuno Torgal 93 - - - - Marco Rios 84 87 - - - Miguel S. Teixeira Bastos 100 92 - -

4. SELEÇÕES NACIONAIS DE SENHORAS

Principais resultados de 2019:

• Vitória da atleta Sofia Barroso Sá, no Loretto Golf Scottish Girls U16;

• 2º Lugar da atleta Ana Costa Rodrigues, no Circuito Don Tello U12;

• 3º Lugar da atleta Ana Costa Rodrigues, Loretto Scottish Girls U14;

• 3º Lugar da atleta Inês Belchior, no Circuito Juvenil Talayuela U12;

• 3º Lugar da atleta Ana Costa Rodrigues, no Circuito Juvenil Talayuela U14;

24

• 5º Lugar da atleta Leonor Medeiros, no European Young Masters;

• 5º Lugar da atleta Constança Mendonça, no Circuito Juvenil Talayuela U14;

• 8º Lugar da atleta Leonor Medeiros, no Loretto Golf Scottish Girls U16;

• 8º Lugar da atleta Rita Costa Marques, no Loretto Golf Scottish Girls U16.

5. SELEÇÕES NACIONAIS DE HOMENS

Principais resultados de 2019:

• Vitória do atleta Daniel da Costa Rodrigues, no Campeonato Internacional de Portugal;

• Vitória no European Pitch & Putt Pairs Championship 2019. Equipa constituída pelos atletas: Arnaldo Paredes e Hugo Espirito Santo; • Vitória do atleta Tomás Araújo, no Circuito Juvenil Talayuela U12;

• Vitória do atleta Alberto Costa Marques, no Circuito Juvenil Talayuela U14;

• Vitória do atleta Tomás Araújo, no Circuito Don Tello U12;

• 2º Lugar do atleta João Crasi Alves, no Circuito Juvenil Talayuela U12;

• 2º Lugar do atleta Pedro Sousa Machado, no Circuito Talayuela U14;

• 3º Lugar do atleta João Crasi Alves, no Circuito Don Tello U12;

• 3º Lugar do atleta Daniel da Costa Rodrigues, no Campeonato de Madrid Masculino;

• 3º Lugar no European Amateur Team Championship – Division 2. Equipa constituída pelos atletas: Afonso Girão, João Girão, João Maria Pontes, Pedro Clare Neves, Pedro Lencart e Vasco Alves. Esta classificação garantiu a presença de Portugal no Campeonato da Europa de Equipas de Homens em 2020; • 6º Lugar do atleta Daniel da Costa Rodrigues, no German Boys & Girls Championship;

• 6º Lugar do atleta Alberto Costa Marques, no Loretto Scottish Boys U14;

• 6º Lugar do atleta Pedro Sousa Machado, no Loretto Scottish Boys U14;

• 7º Lugar do atleta Alberto Costa Marques, no Evian Juniors Cup Championship;

• 8º Lugar do atleta João Girão, no South American Amateur Championship;

25

• 9º Lugar do atleta Daniel da Costa Rodrigues, no The Boys Amateur Amateur Championship;

• 10º Lugar no European Boys Team Championship. Equipa constituída pelos atletas: Daniel da Costa Rodrigues, Francisco Matos Coelho, Gonçalo Mata, Martim Batista, Pedro Cruz Silva e Ricardo Garcia. Esta classificação garantiu a presença de Portugal no Campeonato da Europa de Equipas de Boys em 2020;

• 10º Lugar no European Young Masters. Equipa constituída pelos atletas: Diogo Mealha, Francisco Matos Coelho, Leonor Medeiros e Sofia Barroso Sá;

• Participação do atleta Daniel da Costa Rodrigues na equipa da Europa Continental no Jacques Léglise Trophy.

6. OPEN DE PORTUGAL @ MORGADO GOLF RESORT

Com o principal objetivo de criar oportunidades de jogo para os jogadores profissionais, a FPG, em conjunto com a PGA de Portugal e a NAU Hotéis & Resorts, retomou em 2017 a organização do Open de Portugal. Esta parceria de três anos, teve em 2019 a sua última edição, no Morgado do Reguengo, de 12 a 15 de setembro.

As três entidades assumiram a promoção do evento sem recorrer a serviços de promotores externos. Os recursos humanos utilizados nesta organização foram os das entidades organizadoras e do European Tour.

Em 2019, o Open de Portugal @ Morgado Golf Resort foi um torneio Full Challenge Tour, permitindo a troca de 34 Wild Cards que deram as seguintes oportunidades de jogo a profissionais portugueses:

Tomás Santos Silva

1. Challenge de España

2.

3. D+D Real Czech Challenge

4.

5. KPMG Trophy

6. Open de Portugal

7. Hopps .

26

Miguel Gaspar

1. Turkish Challenge

2.

3. Finish Challenge

4. KPMG Challenge

5. Open de Portugal

6. Lalla Aicha Challenge.

Tiago Cruz

1. Costa del Sol Matchplay 9

2. Italian Challenge

3. Le Vaudreuil Golf Challenge

4. Made in Denmark Challenge

5. Open de Portugal.

Tomás Bessa

1. Euram Bank Open

2. Finish Challenge

3. Open de Portugal

4. Lalla Aicha Challenge.

Vitor Lopes

1.

2. Costa del Sol Matchplay 9

3. KPMG Trophy

4. Open de Portugal

5. Irish Stone Challenge.

27

Ricardo Santos

1. Challenge de España

2. Prague Golf Challenge

3. D+D Real .

João Carlota

1. Open de Portugal

2. D+D Real

3. Turkish Challenge

4. Swiss Challenge.

A competição contou com a participação de 156 jogadores, provenientes de 22 países. Portugal fez-se representar por 18 jogadores, dos quais dois amadores, Daniel da Costa Rodrigues e Pedro Cruz Silva.

O vencedor foi o checo Adrian Meronk, com o resultado de 15 pancadas abaixo do par do campo, tendo arrecadado um prize money de 32.000€. Quatro portugueses passaram o cut, tendo obtido as seguintes classificações:

• 14º – José Filipe Lima, com o resultado de oito pancadas abaixo do par do campo e um prize money de 3.200€;

• 36º – Hugo Santos, com o resultado de duas pancadas abaixo do par do campo e um prize money de 1.220€;

• 49º – Tiago Cruz e João Ramos, com o resultado de par do campo e um prize money de 812€.

28

V – FOMENTO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE

No âmbito do Projeto Drive, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da modalidade, levando o golfe a todas as camadas socioeconómicas, nomeadamente através das escolas, havendo a destacar em 2019:

• Quatro ações integradas nos Roadshows, com cerca de 81.500 visitantes e 2.700 praticantes;

• Seis clubes desenvolveram iniciativas de divulgação da modalidade fazendo uso dos insufláveis da FPG;

• Circuito Drive Challenge: 470 jovens federados participaram no Circuito Drive Challenge, num total de 44 torneios disputados a nível nacional, o que representou um aumento de 91 participantes e de 12 torneios relativamente a 2018;

• Circuito Drive School: 13.196 alunos, de 263 escolas do 1º ciclo, tiveram contacto com o golfe na escola, dos quais, 670 participaram nos eventos municipais, 259 na fase regional e 48 no Campeonato Nacional;

• Foram envolvidas seis regiões do país e mais de 30 clubes trabalharam em conjunto com a FPG na organização de 37 eventos municipais, incluindo Açores e Madeira;

• Os clubes envolvidos no Circuito Drive receberam equipamento júnior para as suas academias - um investimento de cerca de 1.500€;

• Circuito Drive Prof: 73 professores participaram nos eventos regionais organizados pelos clubes, sendo que 24 deles foram apurados para o Campeonato Nacional Drive Prof, em simultâneo com o Drive School;

• Circuito Desporto Escolar: contou com mais de 2.000 alunos inscritos em equipas de golfe;

• Cerca de 80 escolas registaram mais de 90 Grupos de Equipa;

• Formação de Professores: 13 formações acreditadas para Professores de Educação Física e Desporto, num total de 300 formandos;

• Workshops Professores: foram realizados dois workshops, com a participação de 23 professores do 1º Ciclo.

Mais uma vez se reforça a importância da colaboração e apoio dos clubes e campos de golfe a este projeto, pois deles depende a continuidade destes jovens no golfe.

29

VI – HANDICAP E COURSE RATING

1. ESTRATÉGIA, REGULAMENTOS E POLÍTICAS DE GESTÃO DE HANDICAP 2019 foi um ano de desenvolvimento e planeamento no âmbito do Sistema de Handicap Mundial (WHS – World Handicap System), incluindo:

Calendarização

• Ajuste da calendarização à evolução do projeto, considerando o desenrolar dos processos de “governação” e de disponibilização da versão “master” internacional das Regras de Handicap, fechada apenas no último trimestre de 2019, quando estava originalmente prevista para final de 2018; bem como, e paralelamente, diferentes datas de arranque do novo sistema de handicap a nível mundial e europeu;

• Avaliação do planeamento das várias fases para a implementação, permitindo formação aos Clubes e distribuição de informação;

• Definição e publicação do plano de implementação para Portugal.

Governação

• Participação na Conferência de Governação do Sistema de Handicap Mundial organizada pela EGA, com o R&A e a USGA, e destinada às federações europeias;

• Participação na Assembleia Geral Extraordinária da EGA para aprovação da resolução referente ao protocolo de governação do Sistema de Handicap Mundial entre a EGA e o R&A Rules Ltd e a USGA;

• Assinatura do protocolo com a EGA sobre o Sistema de Handicap Mundial, para a jurisdição portuguesa.

Manual das Regras de Handicap

• Colaboração na construção e revisão da versão “master” das Regras de Handicap para os países da EGA;

• Definição da versão para Portugal, com as deliberações quanto às opções identificadas no sistema para as federações europeias;

• Tradução inicial, definição de terminologia.

30

Comunicação

• Desenvolvimento de estratégia de comunicação em coordenação com os organismos internacionais;

• Publicação de relatórios de acompanhamento do projeto, com distribuição aos Clubes e Membros Institucionais, e comunicação no website e redes sociais;

• Publicação de vídeos de sensibilização sobre os elementos do Sistema de Handicap Mundial;

• Colaboração com o R&A e a USGA na produção do vídeo promocional “Lembra-se da primeira vez que jogou a sua primeira volta de golfe e registou o resultado?”, com filmagens em campos de golfe nacionais.

Formação

• Participação na Formação “Teach the Teachers” para federações europeias;

• Operacionalização da formação interna inicial, e conceção da estratégia de formação nacional.

Software

• Estruturação dos serviços de computação para o WHS, no âmbito da base de dados e sistema central de handicaps da FPG, e análise das especificações técnicas.

Plano de Testes

• Colaboração em programa internacional de testes com dados estatísticos;

• Acompanhamento da evolução das especificações técnicas com testes de qualidade e validação de cálculos informáticos para o WHS.

A nível internacional, manteve-se a representação de Portugal no desenvolvimento e planeamento de regulamentos de handicap, quer a nível europeu, quer mundial, com representação no projeto WHS – World Handicap System.

No que concerne ao Sistema de Handicap EGA implementado, manteve-se em vigor a regulamentação existente. Obteve-se ainda esclarecimento e confirmação por parte do R&A quanto à utilização de tapetes artificiais em voltas válidas para handicap, no âmbito das Decisões para o Sistema de Handicap EGA.

31

2. UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EGA

Clubes com Autoridade de Handicap

Listam-se, de seguida, os 114 Clubes de Golfe com Autoridade de Handicap à data de 31 de dezembro de 2019.

Nº Clube Nº Clube

1 Oporto Golf Club 91 Clube de Golf dos Arquitetos

2 Lisbon Sports Club 93 Nortada Golf Clube

3 Club de Golf de Miramar 95 Vila Sol Golfe Clube C. Náutico Oficiais e Cadetes da 4 Clube de Golf do Estoril 97 Armada ANSGP- Assoc. Nac. de Seniores de 5 Clube de Golf da Ilha Terceira 98 Golfe de Portugal

6 Clube TAP-Air Portugal 99 Clube Tigres do Bosque

7 Clube de Golfe do Santo da Serra 101 Golf Club Atlântico

8 Clube de Golfe de Vidago 103 ACP Golfe JuveGolfe, Associação de Golfe Pais & 9 Clube de Golfe de Vilamoura 106 Filhos

10 Clube de Golfe da Penina 107 Clube de Golfe Citynorte

11 Clube de Golf do Pessoal da NATO 108 Bica Clube de Golfe

12 Clube de Golfe da Quinta do Lago 111 Serra de Monchique Golf Club

13 Clube de Golfe da Quinta da Marinha 113 Associação Golf for Greys Clube de Golfe do Sindicato N. 14 Associação Barmen de Portugal 115 Quadros T. Bancários Associação Desportiva e Cultural da 15 117 Clube de Golfe de Rilhadas Quinta do Lago

16 Clube de Golfe Médico 118 Clube de Golfe de Viseu

17 Clube de Golfe de Troia 120 Clube de Golfe do Benfica

18 C.G. da Caixa Geral de Depósitos 123 Clube de Golfe Algarveagles C.G. dos Professores de Educação 21 125 Clube de Golfe Vale Pisão Física

32

Nº Clube Nº Clube

22 Estela Golf Club 126 Clube de Golfe da Quinta do Vale Grupo Desportivo Santander Totta 24 128 Clube de Golfe Morgado do Reguengo (Clube de Golfe)

28 Clube de Golfe SKIP 130 Xira Golfe – C.G. de Vila Franca de Xira

29 Clube de Campo da Aroeira 131 Alto – Clube de Golfe de Portimão

30 Carvoeiro Golfe e Country Club 132 Clube de Golfe de Cantanhede

31 Clube de Golf do Montado 133 Clube de Golfe do Exército Clube de Golfe da Academia da Força 32 Sports Club da Penha Longa 135 Aérea

33 Clube de Golfe de S. Lourenço 138 Clube de Golfe de Palmela

34 Clube de Golfe de Braga 141 Clube de Golfe dos Economistas

35 Clube de Golfe de Lagos 142 Clube de Golfe dos Engenheiros

36 Clube de Golfe Portugal Telecom 145 Clube de Golfe – Hotel Vila Batalha

38 Clube de Golf da Quinta do Peru 146 Southern Golf Association

42 Clube do Pessoal da EDP 147 Castro Marim Golfe Club

43 Clube de Golfe de Ponte de Lima 149 Orizonte Golf Club

44 Clube de Golfe das Dunas 152 Clube de Golfe Royal Óbidos

47 Floresta Parque Golf Club 154 Clube de Campo Aldeia dos Capuchos

48 G.M.D. 1º de julho de Alcoitão 155 Clube VC Golfe

50 PGC – Paredes Golfe Clube 157 Clube de Golfe da Costa Alentejana

51 VerdeGolf Country Club 158 Clube de Golfe do Vidago Palace

53 Pine Cliffs Golf e Country Club 159 Silves International Clube de Golfe

55 Clube de Golfe de Évora 160 Clube de Golfe dos Laranjas Associação de Golfe do Sporting Clube 57 Clube de Golfe da Quinta do Fojo 162 de Portugal

58 Amarante Golf Clube 163 AGC – Algarve Golfe Clube

59 Clube Palheiro Golfe 165 Clube de Golfe da Beloura – ACGB União Cultural Desportiva e Recreativa 61 Clube de Golfe do Centro 166 de Guardizela

33

Nº Clube Nº Clube

68 Clube de Golfe de Belas 167 Vagrants Algarve Golf Club Associação dos Campos de Golfe de 69 169 Jamor Clube de Golfe - JCG Vale do Lobo Associação de Seniores de Golfe do 72 Clube de Golfe Casino Estoril 170 Norte de Portugal

73 Clube de Golfe Palmares 172 El Bicho Clube de Golfe

76 Golfe Clube de Tavira 173 ADCQR – Clube de Golfe

77 Grupo Desp. do Banco de Portugal 177 Clube de Golfe de Vale de Janelas

79 Quinta das Lágrimas Clube de Golfe 179 Amendoeira Clube de Golfe CGVC – Clube de Golfe de Viana do 80 Clube de Golfe dos Pinheiros 180 Castelo

83 Oitavos Dunes Club 181 Guardian Sport Club

84 Clube de Golfe do Levante 182 The Silver Coast Golf Club Clube Millennium BCP – A.C.D. C. Gr. 85 183 PXO Clube de Golfe BCP

86 Boavista Clube de Golfe 184 Clube de Golfe de Espiche

87 Clube de Golfe do Paço do Lumiar 185 Clube de Golfe Buraco 19

Membros Institucionais

Em 2019 os Membros Institucionais com estatuto para organizarem “voltas válidas para efeitos de handicap” foram os seguintes:

Membro Institucional

Associação de Golf do Norte de Portugal

Associação Portuguesa de Seniores de Golfe Senhoras

Benamor – Atividades Turísticas, S.A.

Carvoeiro Golf, S.A.

Corfield – Comércio de Artigos de Desporto, Lda.

Dom Pedro Golf, S.A.

34

Double Eagle, Organização de Eventos, Lda.

Fore Golf Portugal

Empreendimentos Turísticos Montebelo – Soc. de Tur e Rec., S.A.

Golfecom – Atividades de Lazer, Unipessoal Lda.

Golftattoo

Ilhas de Valor, S.A.

Mediagolf II – Eventos e Catering, Unipessoal Lda.

PGA de Portugal

SGEHR – Sociedade Gestora e Exploradora de Hotéis e Resorts, S.A.

Sociedade do Golfe da Quinta do Lago

Sociedade Turística da Penina, S.A.

Solverde – Sociedade de Invest. Turísticos da Costa Verde, S.A.

Várzea da Relva – Empreendimentos Turísticos e Agrícolas, S.A.

Viagens Abreu, S.A.

VIQ – Vendas e Importações de Qualidade, Lda.

Assistência e controlo na utilização do Sistema de Handicap

Em 2019, manteve-se a emissão de pareceres e decisões técnicas sobre disposições regulamentares de handicap.

Levou-se a cabo um conjunto de análises de registos de handicap e contactos com os respetivos Clubes de Filiação, no âmbito de processos de inquéritos técnicos, e efetuaram-se relatórios técnicos para processos disciplinares de âmbito nacional e internacional.

No que concerne aos praticantes de categoria de handicap 1, mantiveram-se os pedidos de ratificação de atribuição, revisão de handicap e registo de resultados, e ainda a auditoria contínua dos registos de handicap, nomeadamente dos jogadores em representação internacional.

Deu-se continuidade à monitorização do Sistema Central de Handicap, e da gestão das entidades autorizadas para acesso e manutenção de utilização do Sistema de Handicap.

35

Verificaram-se, à data de 31 de dezembro de 2019:

• 14.024 praticantes federados ativos com registo de handicap EGA;

• 135.399 resultados, no ano, válidos para efeitos de handicap.

O que permite concluir:

• Ser 2019 o primeiro ano em que o total de federados com registo de handicap EGA ultrapassa a fasquia dos 14 mil jogadores, representando um crescimento na ordem dos 7% (em análise alargada de 2016 a 2019);

• Haver um crescimento gradual anual do número de resultados registados e válidos para efeitos de handicap, representado um crescimento na ordem dos 14% (em análise alargada de 2016 a 2019), o que se reflete no crescimento do número de resultados em torneios e de resultados em jogo geral (EDS).

3. SISTEMAS INFORMÁTICOS

Sistema Digital Integrado

O sistema digital integrado existente, englobando Clubes, Membros Institucionais e jogadores, beneficiou, em 2019, das seguintes atualizações:

“DatagolfLinks”: foram disponibilizados os serviços de links para Clubes e Membros Institucionais com protocolo HTTPS.

“myFPG”: foram incluídos os acessos a registos de handicap e submissão de cartões Pitch & Putt para federados inscritos em Pitch & Putt; a consulta de documentos de faturação; e permitida a junção de documentos.

Verificaram-se em 2019 cerca de 7.400 federados registados no myFPG, distribuídos aproximadamente pelos seguintes intervalos etários: 10% até 21 anos; 20% entre 22 e 49 anos; 50% entre 50 e 69 anos; e 20% com 70 anos ou mais.

Datagolf e Sistema Central de Handicaps

Relativamente ao software Datagolf, e a par do contínuo suporte técnico aos seus utilizadores, foram disponibilizadas três versões, acompanhadas das respetivas atualizações ao Sistema Central de Handicaps (SCH), abrangendo nomeadamente:

• Compatibilidade com a nova estratégia de automatização da faturação, permitindo consulta de documentos de faturação;

36

• Acesso a historial de cartões de jogo geral (EDS) registados em myFPG;

• Várias correções e melhorias pontuais sobre torneios e revisão anual.

4. PITCH & PUTT

À data de 31 de dezembro de 2019, listavam-se os seguintes Clubes com Autoridade de Handicap P&P e Membros Institucionais com estatuto de “Voltas Válidas” P&P.

Nº Clube

1 Oporto Golf Club

2 Lisbon Sports Club

3 Club de Golf de Miramar

8 Clube de Golfe de Vidago

9 Clube de Golfe de Vilamoura

22 Estela Golf Club

24 Grupo Desportivo Santander Totta (Clube de Golfe)

34 Clube de Golfe de Braga

42 Clube do Pessoal da EDP

50 PGC – Paredes Golfe Clube

57 Clube de Golfe da Quinta do Fojo

58 Amarante Golf Clube

61 Clube de Golfe do Centro

79 Quinta das Lágrimas Clube de Golfe

85 Clube Millennium BCP – A.C.D. C. Gr. BCP

87 Clube de Golfe do Paço do Lumiar

91 Clube de Golf dos Arquitetos

93 Nortada Golf Clube

98 ANSGP – Ass. Nac. de Seniores de Golfe de Portugal

103 ACP Golfe

37

106 JuveGolfe, Associação de Golfe de Pais e Filhos

107 Clube de Golfe Citynorte

108 Clube de Golfe da Bica

117 Clube de Golfe de Rilhadas

118 Clube de Golfe de Viseu

125 Clube de Golfe Vale Pisão

130 Xira Golfe – Clube de Golfe de Vila Franca de Xira

132 Clube de Golfe de Cantanhede

133 Clube de Golfe do Exército

135 Clube de Golfe da Academia da Força Aérea

137 Associação Aviz Clube de Golfe

138 Clube de Golfe de Palmela

141 Clube de Golfe dos Economistas

142 Clube de Golfe dos Engenheiros

145 Clube de Golfe – Hotel Vila Batalha

149 Orizonte Golf Club

154 Clube de Campo Aldeia dos Capuchos

166 União Cultural Desportiva e Recreativa de Guardizela

170 Assoc. de Seniores de Golfe do Norte de Portugal

179 Amendoeira Clube de Golfe

180 CGVC – Clube de Golfe de Viana do Castelo

183 PXO Clube de Golfe

Membros Institucionais

Associação de Golfe do Norte de Portugal

Empreendimentos Turísticos Montebelo – Soc. de Tur. e Rec., S.A.

Dom Pedro Golf, S.A.

38

Em 2019, manteve-se em vigor o Regulamento de Handicaps P&P, e continuaram a desenvolver-se esforços de sensibilização dos organismos internacionais de golfe para a temática do P&P.

Relativamente ao software para P&P, manteve-se a correspondência com as versões do Datagolf, Sistema Central de Handicaps e DatagolfLinks.

Verificaram-se, à data de 31 de dezembro de 2019, 1.476 praticantes federados ativos com registo de handicap P&P.

5. COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO

Em 2019, manteve-se a atualização dos conteúdos temáticos de handicap, com destaque para as atualizações referentes ao Sistema de Handicap Mundial, quer via comunicações dirigidas aos Clubes e Membros Institucionais, quer via atualização do website.

No âmbito da formação, manteve-se a estrutura de formações pontuais às Comissões de Handicap sobre temáticas de gestão de handicaps e sistemas informáticos, num total de nove Comissões e 32 formandos, em 2019.

6. CLASSIFICAÇÃO DE CAMPOS

Em 2019, foram classificados ou reclassificados os seguintes percursos de golfe, de acordo com o Sistema de Classificação de Campos de Golfe da United States Golf Association.

Nº de Buracos Campo de Golfe Classificados

Aldeia dos Capuchos 9

Alto Golf Revisão

Belas 18

Bica 6

Estoril 18

Faldo Course 18

39

O’Connor Course 18

Quinta do Vale 18

Vilamoura Old Course 18

Foram ainda calculadas e publicadas as classificações de tees do programa “Avançar no Golfe” para mais 16 percursos de golfe, contemplando tees recuados alternativos e a classificação para homens dos tees vermelhos e azuis.

7. HANDICAPS EM RIO

Realizou-se a gestão e monitorização dos handicaps dos jogadores registados através do Registo Individual Online, verificando-se, à data de 31 de dezembro, 74 praticantes federados RIO com registo de handicap.

40

VII – CENTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GOLFE DO JAMOR

Em 2019, o Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor (CNFGJ) enquadrou todas as suas atividades no projeto Jamor 365 .

Com este projeto, pretende-se criar e sistematizar:

• Oportunidades de crescimento e desenvolvimento desportivo, através da Escola Nacional de Golfe (ENG);

• Mecanismos de continuidade de boas práticas e relevância para os objetivos do crescimento do golfe, da qualidade da instalação e do desenvolvimento desportivo;

• Novas metodologias de trabalho na operação de manutenção do campo de golfe e restantes instalações desportivas;

• Diversificação na oferta de produtos e serviços que confiram os valores da inclusão e universalidade no CNFGJ;

• A qualidade e modernização dos espaços de treino e jogo, com uma aposta nas novas tecnologias associadas ao treino e à prática desportiva;

• Ações de apoio a todas as motivações de prática e promoção do golfe;

• Identidade do espaço com base na diferenciação e na liderança de processos, na formação desportiva, formação de agentes desportivos e gestão desportiva;

• Organização administrativa e logística de acordo com os parâmetros de Entidade Certificada ISO 9001.

Escola Nacional de Golfe

Em 2019, registaram-se 3.588 sessões de aprendizagem/treino de golfe, enquadradas em programas mensais (aprendizagem, aperfeiçoamento e competição), sessões individuais, fitting, Trackman e projeto de formação desportiva júnior.

O gráfico que se segue demonstra a evolução do número de sessões. De notar o crescimento de 122,5% do número de horas dadas no projeto júnior, reflexo da nova metodologia de trabalho implementada, com um total de 125 alunos inscritos.

41

Apesar do número de aulas decrescer em 2019, face a 2018, o volume total de tempo em sessões de ensino/aprendizagem aumentou (mais 148,8 horas), uma vez que as sessões passaram de 30 para 45 minutos.

O aumento do tempo total por sessão e por ano representa mais tempo em aprendizagem, reforçando assim o compromisso pedagógico da ENG com os seus processos e os seus alunos.

Driving Range – Campo de Treino

Em 2019, foram batidos 60.777 cestos de bolas, o que representou um aumento de 30,4% face a 2018.

42

Durante o último trimestre de 2019 foi instalado o sistema de controlo e parametrização do voo de bola Toptracer, em simultâneo com uma ação de requalificação do espaço coberto do campo de treino.

Estas ações integram o processo de modernização e de desenvolvimento tecnológico do CNFGJ, procurando cativar novos praticantes, oferecer mais e melhores condições de treino, e elevar o nível de prestação desportiva dos seus praticantes.

O serviço instalado e contratado para os próximos cinco anos funciona nas baias cobertas, numa modalidade de aluguer por hora, com utilização de bolas não incluída.

Esta instalação considera alvos específicos identificados por bandeiras, obrigando a que o layout do driving range sofresse alterações, estando de momento dividido em duas áreas de alvos, distâncias gerais e distâncias Toptracer.

Campo de Golfe

O campo de golfe de 9 buracos registou um total de 17.392 voltas em 2019, o que representou um crescimento de 16,9% face a 2018.

Como reforço da execução do projeto técnico-pedagógico da ENG, com base no jogo, apresenta-se um gráfico demonstrativo da evolução do número de voltas enquadradas no projeto Júnior.

43

Durante o ano de 2019 foi ainda desenvolvido e aprovado um novo caderno de encargos para a operação de manutenção, com alteração de rotinas, ações de prevenção e melhoria das condições de jogo.

Foram desenvolvidas algumas operações de melhoria estética no campo, de forma a torná-lo mais apelativo e organizado, e a proporcionar uma melhor experiência de jogo e de aprendizagem.

No segundo semestre de 2019 foi preparado e homologado o campo de 9 buracos de Pitch & Putt do CNFG, com tee’s de cor laranja.

Atividades Desenvolvidas

Em 2019, o CNFGJ manteve as suas atividades sistemáticas, sendo de destacar as atividades de ensino e competição da ENG e a Ordem de Mérito Jamor.

Atividades Sistemáticas

• Organização dos 21 torneios da Ordem de Mérito Jamor;

• Organização de seis torneios da Ordem de Mérito Júnior, e três encontros enquadrados no projeto da ENG com participação de pais e familiares.

Atividades Pontuais

• Ação de Formação “Atendimento de Excelência” (fevereiro);

44

• Ação de Formação “Planeamento e periodização no processo de treino de Golfe” (fevereiro);

• Ação de Formação “Ativar estratégias de motivação e resiliência” (abril);

• Buraco Mais Longo de Portugal (maio);

• Ação de Formação “A tomada de decisão e a variabilidade do desempenho no Golfe” (maio);

• Fast & Furious 9 (setembro);

• Início da Época 2019/2020 da Escola Nacional de Golfe (setembro);

• Reuniões de apresentação com pais e encarregados de educação (setembro);

• Jamor Skills Challenge, by Redbull (setembro).

Ao longo do ano 2019, e à semelhança dos anos anteriores, foram realizados Demo Days de várias marcas, entre as quais a Titleist, TaylorMade, Wilson Staff, Callaway, Cobra e Ping, dando a conhecer à comunidade golfística as últimas novidades do mercado, e contribuindo para a adequação de equipamento às características dos jogadores.

Desporto Escolar

Também no ano 2019 foram recebidas no CNFGJ várias escolas de agrupamentos de escolas de Lisboa e Vale do Tejo. Centenas de alunos destes agrupamentos de escolas tiveram o seu primeiro contacto com o golfe, tendo muitos deles continuado esta atividade desportiva.

O Centro Nacional de Formação de Golfe representa a base de treino e de competição para os clubes inscritos no projeto do Desporto Escolar na região de Lisboa, tendo sido ali realizados quatro torneios a contar para o respetivo ranking regional.

Eventos

Torneio de Golfe da Fundação São João de Deus

Este torneio, foi uma vez mais uma organização conjunta, com oferta do campo para angariação de fundos. Com esta iniciativa de apoio social, é aberto o espaço a atividades de treino e integração social dos utentes, e são criadas condições de desenvolvimento da prática em populações diferenciadas.

45

Special Olympics

Ao longo de 2019, continuaram a ser recebidas instituições com utentes pertencentes aos Special Olympics. Muitos alunos vierem experimentar e evoluir na modalidade, sendo de destacar os excelentes resultados internacionais dos jogadores que treinam no CNFGJ.

46

VIII – APOIO A CLUBES

1. PLANO ESTRATÉGICO

Em 2019, assumiu-se como prioridade o reforço da estratégia de desenvolvimento sustentável do golfe. Internamente, através de boa governação e, na comunidade, através da projeção de uma imagem positiva. Procurou-se dinamizar a modalidade e alterar preconceitos e perceções erradas sobre o golfe, encorajando as melhores práticas, assegurando uma utilização mais eficiente dos recursos, fomentando a inovação, e contribuindo para a criação de uma sociedade mais saudável e inclusiva.

Um dos principais méritos do Plano Estratégico é o de afirmar a ambição de fazer crescer a modalidade em Portugal, de forma sustentável, integrada e articulada com os principais agentes nacionais e internacionais. Em 2019, assumiu particular relevância o desenvolvimento de iniciativas que visaram reforçar o posicionamento do golfe enquanto modalidade desportiva, e a capacidade de influência da FPG e da indústria do golfe.

O conjunto das atividades implementadas em 2019 emergem das orientações do Plano Estratégico para o triénio 2018/2020,e incluem:

Sofisticação da Formação – Incentivar o processo de certificação de academias e aumentar a capacidade de captação e formação de treinadores (cumprimento das ações previstas no plano de formação 2019).

Profissionalização dos Clubes e Campos – Estimular o aumento da dimensão média dos clubes e desenvolver mecanismos de produção e partilha de conhecimento e informação no seio da FPG (através da realização de questionários de satisfação, elaboração de anuário, disponibilização do registo gratuito na plataforma OnCourse, oferta de ações de formação para qualificação de recursos humanos, recolha de informação sobre clubes e campos de golfe).

Clusters Regionais – Promover os clubes atribuindo-lhes competências e capacidades para dinamização regional da modalidade (Drive School, Drive Challenge e Fundo de Desenvolvimento de Golfe).

Iniciativas de Inovação – Promover em Portugal um HUB de desenvolvimento e transformação da modalidade (Projeto “Avançar no Golfe”, Women in Golf Charter e Think Thank 2019).

2. SISTEMA DE GESTÃO

No decorrer de 2019 foram implementadas e acompanhadas as ações necessárias para manter ou melhorar a qualidade dos serviços prestados pela FPG, assim como para cumprir com os

47

princípios de qualidade, nomeadamente através da certificação e aplicação da Política da Qualidade da FPG.

A EIC – Empresa Internacional de Certificação, concedeu à FPG, em 11 de outubro de 2019, a certificação do seu sistema de gestão da qualidade segundo a norma de referência NP EN ISO 9001:2015, para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. O certificado emitido tem como âmbito a “Promoção, Desenvolvimento e Gestão da Modalidade do Golfe em Portugal”.

A certificação representa o compromisso da FPG com a melhoria contínua dos serviços prestados aos membros e restantes partes interessadas.

3. ANUÁRIO FPG

O Anuário 2018, referente ao ano 2018, foi planeado e desenvolvido pela Deloitte, com base na informação disponibilizada pela FPG e pela Confederação Nacional da Indústria do Golfe.

Em 2019, a informação relativa a aspetos de gestão, económicos e financeiros dos campos de golfe, foi recolhida junto das entidades gestoras, através de envio de formulário próprio desenvolvido para o efeito. O desenvolvimento de indicadores de desempenho, específicos para a gestão de clubes e instalações desportivas, contou com a colaboração da Associação de Gestores de Golf de Portugal, da Associação de Portuguesa de Greenkeepers e do Turismo de Portugal.

O documento, em fase final de elaboração e com edição prevista para 2020, é mais do que um documento estatístico, incluindo uma análise minuciosa ao impacto do golfe em Portugal do ponto de vista desportivo, económico e financeiro, ambiental e social.

4. PROGRAMA ONCOURSE PORTUGAL

No âmbito do Programa OnCourse Portugal, em dezembro de 2019, encontravam-se registados 15 campos de golfe nacionais na plataforma OnCourseTM V 4.0, e 20 na plataforma OnCourse TM V 3.0. De notar que o West Cliffs Links Club (2017), o Vidago Palace Golf Course (2016, 2018), o Troia Golf (julho 2019) e o Ombria Resort Golf Course (dezembro 2019) viram os seus planos de sustentabilidade reconhecidos a nível internacional, tendo alcançando a certificação GEO.

O campo de golfe de West Cliffs foi o primeiro campo de golfe na Europa, e o terceiro no mundo a receber a certificação GEO OnCourse developments, como reconhecimento das boas práticas ambientais implementadas durante a conceção do projeto, construção e início da operação.

48

Quanto ao campo de golfe do Vidago Palace foi reconhecido duas vezes pela IAGTO (International Association of Golf Tour Operators). Recebeu o prémio de Integração Comunidade nos IAGTO Sustainability Awards 2015, e o prémio discricionário especial na edição IAGTO Sustainability Awards de 2019, pelo exemplar e contínuo compromisso de sustentabilidade, confirmando as contribuições ou ações excecionais que resultaram na renovação da certificação GEO em 2018 da instalação, entre outras distinções nacionais e internacionais.

O Troia Golf foi reconhecido com a certificação GEO Certified® pelo trabalho desenvolvido em prol do Ambiente e da Sustentabilidade. As boas práticas implementadas pela equipa de gestão e manutenção do campo de golfe, incidem sobre a preservação da biodiversidade, gestão eficiente de recursos hídricos, e a redução do plástico.

Já o campo de golfe do Ombria Resort foi a terceira instalação desportiva na Europa, e a quinta no mundo, a receber a certificação GEO OnCourse developments, colocando Portugal no topo da lista dos projetos de campos de golfe reconhecidos pelo programa GEO OnCourse developments.

5. CERTIFICAÇÃO DE ACADEMIAS

O processo de Certificação de Academias é um dos projetos vitais para o desenvolvimento da modalidade desportiva. Encerra em si uma nova abordagem ao treino, que irá, claramente, contribuir para a melhoria qualitativa e quantitativa do golfe em Portugal.

Este processo tem como objetivo avaliar, reconhecer e certificar a atividade das entidades que disponibilizam formação em golfe a praticantes nos escalões Sub10, Sub12, Sub14, Sub16, Sub18 e Sub23, procurando contribuir de forma decisiva para elevar os padrões de qualidade do processo de formação.

O desenvolvimento e implementação do modelo de certificação da gestão de academias de golfe, dinamizado pela FPG, foi concluído e disponibilizado aos clubes em outubro de 2019.

Os Clubes membros da FPG foram convidados a fazer o seu registo na plataforma de certificação – em certificacao.fpg.pt – e a consultar os principais documentos de suporte ao processo (Regulamento / Manual de Certificação / Anexos de Suporte ao Preenchimento da Candidatura / Documento Orientador Técnico).

Em dezembro de 2019, encontravam-se registadas na plataforma 27 academias de golfe.

49

6. FORMAÇÃO DE CLUBES E AGENTES DESPORTIVOS

Ao longo da sua história, a FPG tem orientado a sua oferta formativa para treinadores e árbitros. Há, no entanto, a convicção, de que além destes, existem outros intervenientes – gestores de clubes, secretários de golfe e colaboradores – com idêntica importância e necessidades de formação que lhes permita a aquisição de conhecimentos e competências necessários ao exercício das suas funções.

De notar que em 2018, ano de implementação do plano de formação, foram realizadas cinco ações de formação, num total de 62 horas de formação (1.1 UC em Formação Especifica e 1.1 UC em Formação geral).

Já em 2019, a FPG realizou dez ações de formação, num total de 114 horas de formação (9,6 UC em Formação Especifica e 5,6 UC em Formação geral). Cumpriu na plenitude o seu plano de atividades, no que se refere aos cursos apresentados no plano de formação, com um conjunto diversificado de cursos destinados a agentes com responsabilidade na promoção e no desenvolvimento do golfe.

Assim, o Plano de Formação de 2019 a Clubes, Agentes Desportivos e Associados, integrou as seguintes ações:

Formação específica para gestores de clubes e campos de golfe

• Workshop de apresentação do Programa ONCourse (2h), destinado a greenkeepers e gestores de campos de golfe. Teve lugar em janeiro, e realizou-se no Oporto Golf Club, na Quinta da Marinha, no Onyria Palmares Resort, e na Quinta do Lago, tendo contando com a participação de 33 representantes de campos de golfe nacionais;

• No seguimento do Workshop da Club Managers Association of Europe – Portugal 2018, realizou-se o curso Management Development Programme – Part I, ministrado pela Club Managers Association of Europe (CMAE) (30 h), em fevereiro, no Troia Resort. A FPG apoiou financeiramente a realização do curso, promovido pela Associação Gestores de Golf de Portugal, e destinado a gestores dos clubes e campos de golfe, que contou com 22 participantes.

Formação contínua de treinadores e candidatos a árbitros

• Curso de Regras Nível 2 (16h) – curso destinado a árbitros, treinadores com TPTD e candidatos a árbitro. Teve lugar em janeiro, em Lisboa, foi frequentado por 12 formandos, e correspondeu a 3.2 UC na Componente de Formação Específica Golfe;

• Curso de Regras Nível 1 (6h) – curso destinado a praticantes. Teve lugar em fevereiro, no Algarve;

50

• Planeamento e periodização do treino de Golfe (8h) – ação de formação conjunta FPG/FMH, destinada a treinadores de golfe e extensível a outros agentes desportivos. Teve lugar em fevereiro, em Lisboa, contou com 24 formandos, e correspondeu a 0.8 UC na Componente de Formação Geral e 0.8 UC na Componente de Formação Específica Golfe;

• Atendimento de Excelência (8h) – ação de formação conjunta FPG/Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, destinada aos profissionais dos clubes e campos de golfe (rececionistas, vendedores de loja, gestores/diretores), aos profissionais da restauração dos clubes e campos de golfe e da hotelaria em geral, e extensível a outros agentes desportivos. Teve lugar em fevereiro, em Lisboa, contou com a participação de nove formandos, e correspondeu a 1.6 UC na Componente de Formação Geral;

• Curso de Regras Nível 2 (16h) – curso destinado a árbitros, treinadores com TPTD e candidatos a árbitro. Teve lugar em março, em Espinho, foi frequentado por nove formandos, e correspondeu a 3.2 UC na Componente de Formação Específica Golfe;

• Ativar Estratégias de Motivação e Resiliência (8h) – formação destinada a colaboradores de clubes/colaboradores de membros institucionais/treinadores com TPDT/gestores de golfe e extensível a outros agentes desportivos. Teve lugar em abril, em Lisboa, contou com 22 formandos, e correspondeu a 1.6 UC na Componente de Formação Geral;

• A tomada de decisão e a variabilidade do desempenho no golfe (8h) – formação destinada a colaboradores de clubes/colaboradores de membros institucionais/treinadores com TPDT/gestores de golfe e também extensível a outros agentes desportivos. Teve lugar em maio, em Lisboa, contou com 14 formandos, e correspondeu a 1.6 UC na Componente de Formação Específica Golfe;

• O golfe na escola um novo desafio (12h) – formação destinada a colaboradores de clubes/colaboradores de membros institucionais/treinadores com TPDT/gestores de golfe e extensível a outros agentes desportivos. Teve lugar em junho, na Madeira, contou com quatro formandos, e corresponder a 2.4 UC na Componente de Formação Específica Golfe;

De referir ainda o Curso de Treinador de Desporto | Golfe – Grau I, com lugar em Lisboa, com início em setembro, e que conta com 22 formandos. Este curso encontra-se organizado por unidades de formação agregadas em componentes de formação. As componentes de formação são ministradas sequencialmente, privilegiando o desenvolvimento das unidades de formação da Componente Geral, seguindo-se as da Componente Específica. A componente Estágio será realizada somente após a obtenção de aproveitamento nas restantes componentes de formação.

Por fim, e relativamente ao Curso Técnico Superior Profissional de Treino Desportivo de Jovens/Licenciatura em Treino Desportivo, foi dada continuidade em 2019 ao Protocolo

51

estabelecido entre o Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e a Federação Portuguesa de Golfe. Neste âmbito, a FPG apoiou tecnicamente as unidades curriculares que integram a disciplina do golfe na “Licenciatura em Treino Desportivo” e no “Curso Técnico Superior Profissional de Treino Desportivo de Jovens”.

7. FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DO GOLFE

O Fundo de Desenvolvimento do Golfe tem como objeto apoiar financeiramente projetos de clubes, membros efetivos da Federação Portuguesa de Golfe, desenvolvidos com o intuito de reforçar o golfe enquanto modalidade desportiva.

Este mecanismo teve em consideração o Plano Estratégico 2020, no qual estão identificados os principais intervenientes e vetores de atuação, no qual o Clube tem, naturalmente, um papel fundamental.

Os projetos financiados deverão promover o aumento do número de praticantes e a dimensão média dos clubes, de forma sustentável, integrada e articulada com os principais agentes a nível local e regional, reforçando o posicionamento do golfe enquanto modalidade desportiva junto da comunidade local.

Em 2019 foram financiados 7 projetos, com a seguinte distribuição por regiões: • Norte – 2 • Centro – 1 • Lisboa e Vale do Tejo – 2 • Algarve – 1 • Região Autónoma da Madeira – 1.

Despesas Elegíveis Totais: 155.322€

Financiamento Aprovado: 70.000€

8. REGIME DE CONTRIBUIÇÕES AOS CLUBES

Em Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Golfe de 2017, foi aprovado um aumento de 20% ao valor das quotas de praticantes, tendo também sido determinado que até 50% do referido aumento seria devolvido aos clubes, num regime de contribuições, para apoio à sua atividade desportiva, considerando os seguintes parâmetros de crescimento e desempenho:

• aumento de praticantes;

• percentagem de juniores;

• percentagem de senhoras;

52

• e a existência de academia.

Em janeiro de 2019 procedeu-se à avaliação daqueles parâmetros reportados ao ano 2018, e ao consequente apuramento dos apoios a atribuir aos clubes, considerando que:

• os parâmetros “aumento de praticantes”, “percentagem de juniores” e “percentagem de senhoras” foram determinados com referência aos números de federados registados pelo Clube através do sistema Datagolf, na base de dados central de federados, a 31.12.2018;

• o parâmetro “aumento de praticantes” correspondeu à variação do número total de praticantes filiados pelo Clube no ano 2018 relativamente ao ano 2017;

• o parâmetro “percentagem de juniores” correspondeu à percentagem de praticantes até aos 18 anos do número total de praticantes filiados pelo Clube no ano 2018;

• o parâmetro “percentagem de senhoras” correspondeu à percentagem de senhoras com mais de 18 anos do número total de praticantes filiados pelo Clube no ano 2018;

• e o parâmetro “existência de academia” foi classificado de acordo com a informação prestada pelos clubes para o efeito, e teve um peso de 50%.

A soma percentual dos parâmetros acima referidos determinou o coeficiente a aplicar sobre 50% do valor do aumento de quotas gerado pelos federados registados por cada clube a 31 de dezembro de 2018. Sempre que o coeficiente ultrapassou os 100%, foi aplicado o valor máximo, recebendo o clube os 50% do aumento das quotas registado.

As contribuições atribuídas aos Clubes em 2019, relativas ao ano 2018, totalizaram o valor de 38.959€, tendo sido distribuídos apenas 38.099€, por falta de informação ou interesse de alguns clubes no seu recebimento.

Em janeiro de 2020, procedeu-se à avaliação dos parâmetros acima, reportados ao ano 2019, e ao consequente apuramento dos apoios a atribuir aos clubes em 2020. Os parâmetros “aumento de praticantes”, “percentagem de juniores” e “percentagem de senhoras” foram determinados com referência aos números de federados registados pelo Clube através do sistema Datagolf, na base de dados central de federados, a 31.12.2019. Quanto ao parâmetro “existência de academia”, e considerando a implementação do sistema de certificação de academias a outubro de 2019, foi aferido em função da inscrição do clube na plataforma de certificação.

Em resumo, as contribuições a atribuir aos Clubes em 2020, relativas ao ano 2019, totalizam o valor de 36.994€.

53

9. PROGRAMA “Golfe Para Todos”

Com a implementação do Programa “Golfe para Todos” a FPG pretende dar resposta a necessidades identificadas, e potenciar um conjunto de oportunidades que visam promover uma maior consciência e estimular a participação na modalidade.

Os objetivos do programa foram estruturados com base nas principais linhas orientadoras da estratégia da FPG para o triénio 2018-2020, nas orientações europeias e nacionais para atividade física, e ainda de acordo com a missão e objetivos do PNDpT. O programa procura promover o valor social do golfe junto da população portuguesa, em consonância com o Plano Nacional para a Promoção da Atividade Física e o Programa Nacional Desporto para Todos, e com as orientações institucionais internacionais.

Principais resultados do Programa “Golfe para Todos” 2017-2019

• Inquérito realizado pela Federação Portuguesa de golfe após a realização do 1º Congresso Nacional do Golfe, realizado em 2018, com 100 participantes – visou a avaliação do grau de satisfação dos participantes, a obtenção de sugestões de projetos a desenvolver, e a identificação de temas a abordar no próximo congresso.

• Implementação de ações específicas para divulgação dos benefícios da prática desportiva do Golfe – desenvolveu-se um plano de comunicação a nível nacional com o objetivo de informar, sensibilizar a população sobre os benefícios do golfe e para os eventos Open Days, #womensgolfday e Dia Nacional do Golfe (Dia do Golfista).

• 17 Eventos Open Day – foram realizados em campos de golfe, sendo que este programa anual, com início em 2015, contou com mais de 8.000 participantes de todas as faixas etárias, que nele tiveram o seu primeiro contato com o golfe. Em 2019, a FPG iniciou ainda uma nova tipologia de evento, dedicado exclusivamente à prática do golfe adaptado, com a Associação Salvador.

• Evento open day Dia do Golfista – realizado em abril, no CNFG do Jamor. Teve uma duração de dez horas, o apoio de três treinadores às atividades realizadas, e contou com cerca de 100 participantes. Trata-se de um evento de periodicidade anual (formato open day), organizado pela FPG, mas replicado por diversos clubes a nível nacional.

• Evento women’s golf day – realizado em junho, no CNFG do Jamor. Teve uma duração de quatro horas, o apoio de um treinador às atividades realizadas, e contou com a participação de 30 senhoras e jovens. Trata-se de um evento inserido num programa mundial com formato open day, dirigido ao segmento feminino, mas aberto a todos, sendo pensado para promover um primeiro contacto com o golfe.

• Evento Open Day Cascais / golfsixes – realizado em junho, em Cascais. Teve a duração de 24 horas, o apoio de seis treinadores às atividades realizadas, e contou com 400 participantes. Tratou-se de um evento aberto à comunidade, com dia dedicado às 20

54

escolas do concelho de Cascais, com transporte assegurado pela Câmara Municipal de Cascais.

• Evento Open Golf Adaptado / Associação Salvador – realizado em setembro, no Hotel Penina Hotel & Golf Resort, Alvor. Teve a duração de quatro horas, o apoio de três treinadores às atividades realizadas, e contou com 40 participantes, 28 dos quais com deficiência. Esta atividade de golfe adaptado foi essencialmente pensada para promover um primeiro contacto com o golfe.

• Apoio a Clubes – plano de ações contínuo, com início em 2017, para apoio à promoção da atividade física junto da população, e divulgação dos benefícios da prática do golfe junto dos clubes, dos golfistas e das famílias, e de praticantes de outras modalidades desportivas. Foram editados os manuais para clubes de golfe “Avançar no Golfe” e “Quem são os seus Clientes?”. Foi ainda e também feita a divulgação da metodologia de implementação de eventos Open Days junto dos clubes de golfe, na sequência da qual, diversos clubes desenvolveram ações locais e/ou apresentaram candidatura ao PNDpT para apoio na realização de eventos de cariz local.

• Em 2019, a FPG iniciou o planeamento de uma nova ferramenta digital – a plataforma online para divulgação permanente e atualizada de ações promovidas pela FPG e por clubes e/ou associações . Visa esta plataforma a divulgação dos benefícios da prática do golfe e promover a generalização da prática desportiva, de âmbito informal, recreativa ou competitiva (não federada), entendida como determinante na formação e desenvolvimento da sociedade.

55

IX – MARKETING E COMUNICAÇÃO

Em 2019, a FPG deu prioridade a uma estratégia de comunicação segmentada em função do perfil dos seus diferentes públicos-alvo. Elegeu para o efeito um conjunto de canais privilegiados que permitissem a adequada veiculação dos seus conteúdos ou das suas mensagem-chave e quando estes canais não existiam, criou-os.

Assim, deu-se continuidade aos serviços de assessoria de comunicação, em regime de outsourcing, assegurados pela GolfTattoo, para a área desportiva, e pela ALL Comunicação, para a área institucional.

Esta estratégia de assessoria de comunicação garantiu uma presença regular da atividade da FPG nos órgãos de comunicação social, nomeadamente em meios especializados, TV, Imprensa e Rádio. Foram geradas dezenas de notícias, destacando-se a promoção das prestações das seleções nacionais; do golfe amador e profissional português; do 57º Open de Portugal @ Morgado Golf Resort; da etapa Golf Sixies, em Cascais; e do Portugal Masters, em Vilamoura. Temas críticos para a sustentabilidade do golfe nacional, como o regime de IVA em vigor, a certificação da Gestão da Qualidade – ISO 9001/15, a certificação de academias, e a capacitação dos clubes e treinadores de golfe, foram também regularmente abordados.

No âmbito dos serviços vídeo prestados pela GMK Produções, deu-se igualmente continuidade à promoção da atividade da FPG e do golfe nacional nas suas redes sociais, e em particular, nos programas Golf Report, da SIC Notícias, e Golfe Magazine, da RTP 2.

Na imprensa escrita, manteve-se a parceria estabelecida com o Jornal Record, consolidando uma relação e gerando inúmeras notícias neste órgão de comunicação social, particularmente sobre o golfe profissional português.

Em 2019, a FPG apostou de forma clara na comunicação através das suas redes sociais. Dando continuidade ao forte crescimento de 2018, o número de seguidores da página de Facebook da FPG registou em 2019 um novo aumento, de 11%, maioritariamente orgânico, passando de 8.477 seguidores (em janeiro), a 9.561 (em dezembro), mais 1.081 no total. O alcance médio das publicações nesta rede foi de 1.800 contactos.

Aconteceu também no mês de janeiro, o lançamento de uma página no Facebook dedicada em exclusivo à Seleção Nacional, e que a 31 de dezembro registava já 716 seguidores.

Por ocasião do Campeonato Nacional Absoluto AUDI, a Federação relançou a sua página no Instagram, com especial penetração junto dos segmentos mais jovens, registando no final do ano mais de 1.500 seguidores.

56

Ainda nas plataformas digitais, foram desenvolvidos no segundo semestre do ano um novo micro-site destinado ao Drive Tour, e outro destinado à captação e retenção de jogadores, ambos a serem lançados no início de 2020.

O cartão de federado, as suas vantagens, bem como o programa de fidelização desenvolvido em parceria com a Cashback World, foram um dos grandes protagonistas da comunicação anual da Federação.

Quanto aos eventos, o ano de 2019 foi marcado pela nova dinâmica, mais uma vez segmentada pelos diferentes públicos-alvo:

• Em março, foi realizado o 1º Sponsors Day no Jamor, um encontro corporate que reuniu os atuais patrocinadores da FPG; • Em abril, foi comemorado o Dia do Golfista, um evento de “portas abertas” no CNFGJ; • Em maio, teve lugar um workshop de reflexão sobre o futuro do golfe – o Think Tank – que reuniu em Troia um conjunto de personalidades do golfe nacional e da área de comunicação; • Em junho, foi implementado o “Womens Golf Day”, no Jamor, em linha com a celebração mundial deste dia; • Foram ainda criados novos eventos no CNFGJ, desenhados para alcançar novos targets: “O Buraco Mais Longo de Portugal”, em junho; o “Fast and Furious 9”, em setembro; e o “Jamor Skills Challenge”, em novembro; • Foi também implementado do Projeto “Livre Trânsito”, em que a Federação apelou à compreensão das famílias dos praticantes de golfe para a importância da prática da modalidade pelos seus entes queridos. Este projeto foi pensado para arrancar na primavera, quando as condições meteorológicas são favoráveis ao regresso à modalidade, e contou com o apoio da NOSSA Publicidade e da AUDI; • Por fim, foi organizado o Jantar Oficial do Campeonato Nacional Absoluto – AUDI, com a presença do Secretário de Estado, João Paulo Rebelo, onde foi atribuído o Colar de Honra ao Mérito Desportivo a Manuel Agrellos.

Fruto das inúmeras iniciativas e campanhas de comunicação levadas a cabo, registaram-se em 2019 um significativo conjunto de projetos de branding, tais como:

• Academias de Golfe Certificadas; • 70 Anos FPG; • Open Portugal at Royal Óbidos; • Programa Nacional de Iniciação ao Golfe – 9 Semanas e ½; • CAR-i – Centro de Alto Rendimento Itinerante.

Durante este ano de atividade, foram ainda estabelecidos quatro novos contratos de patrocínio:

• BPI – Circuito Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens;

57

• Villas-Boas – patrocínio institucional; • BWA Group – Buraco 2 Jamor; • Kankura Golf – Fornecimento de calçado à seleção nacional, equipa técnica e staff.

Em outubro, a Federação voltou a marcar novamente presença no Portugal Masters, com um stand próprio, dando continuidade à ativação “Eu sou Golfe”, promovendo as vantagens de ser federado, e dando suporte a todas as necessidades de assistência.

A Federação criou e lançou ainda em 2019 o Cartão Jamor Golfe, destinado aos seus principais parceiros, e procedeu ainda ao estudo de uma nova linha de merchandising.

No último trimestre do ano, fruto do aumento significativo dos projetos de comunicação, onde se incluem as plataformas digitais, foi contratado um Assistente para o Departamento de Marketing e Comunicação.

58

X – BALANÇO, DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS E NOTAS ANEXAS

As demonstrações financeiras da Federação Portuguesa de Golfe foram elaboradas de acordo com o Decreto-Lei nº 36-A/2011, de 9 de março, com as alterações introduzidas pela norma do aviso nº 8259/2015, de 29 de julho, e por aplicação dos modelos de demonstrações financeiras previstos na portaria nº 220/2015, de 24 de julho.

1. BALANÇO

Ativo não corrente

As aquisições de “Ativos Fixos Tangíveis” totalizaram 96.457,14€, e respeitam à aquisição de um buggy e máquina de bolas, bem como preparação da infraestrutura necessária a implementação do TopTracer no Centro Nacional de Formação do Jamor. Procedeu-se ainda à substituição da impressora de cartões, por avaria da anterior.

Em “Ativos Intangíveis” não se registaram quaisquer investimentos no ano 2019.

Os “Investimentos Financeiros” respeitam a valores obrigatórios para o Fundo de Compensação do Trabalho.

Mantêm-se em “Ativo Intangível em Curso” as despesas relacionadas com o Projeto de Licenciamento do Jamor, que em 2019 registou um aumento de cerca de 3.600€, ainda relacionado com peças solicitadas aos Engenheiros responsáveis pelo Projeto, no âmbito de pedidos efetuados pela Câmara Municipal de Oeiras. O valor total deste ativo será transferido para Ativo Intangível, após a conclusão do processo e a obtenção do Licenciamento daquela infraestrutura.

Ativo corrente

As “Dívidas de Clientes” respeitam a valores a receber de patrocinadores, à cessão de direitos ao European Tour relativamente ao Portugal Masters e rendas de dezembro. Importa referir que a quase totalidade dos valores foram já recebidos.

Nas dívidas de Membros registou-se um valor residual, relacionado com renovações e/ou novos associados registados em dezembro.

A rúbrica de “Diferimentos” inclui seguros e fornecimento de serviços pagos em 2019, mas que constituem custos de 2020.

59

No que respeita à conta “Caixa e Depósitos Bancários” registam-se, no final do ano 2019, 595.101,79€. Porém, a esta data, não foram ainda distribuídos os valores respeitantes às Contribuições aos Clubes no âmbito da avaliação de desempenho do ano 2019, no valor de 36.994,00€. Por outro lado, dos contratos-programa, de apoio aos Clubes, celebrados em 2019, incluindo os contratos no âmbito do Fundo de Desenvolvimento do Golfe, há ainda um valor não entregue de 35.604,85€, que aguarda os relatórios de execução dos projetos financiados.

Fundos patrimoniais

A evolução desta rubrica resulta da aplicação de resultados do ano anterior no valor de 91.481,42€ e dos movimentos de aplicação anual dos subsídios ao investimento. Em 2019 foram utilizados 17.351,44€, na proporção da respetiva depreciação.

Passivo

O saldo da rubrica “Provisões Específicas-FDG” reflete o valor disponível para atribuição de apoios aos Clubes, no âmbito do Fundo de Desenvolvimento do Golfe, no valor de 60.581€.

Em 2019 foram utilizados 54.188€ da provisão constituída no ano anterior, distribuídos através de contratos-programa aos Membros: CG Miramar, Juvegolf, Lisbon SC, Palheiro Golf, CG Braga, Silver Coast GC e CG Vilamoura, para apoio a projetos apresentados por estes associados.

Durante o ano 2019, o valor do Fundo foi reforçado em 860€, pela transferência das Contribuições aos Clubes que não foi possível entregar ou que foram doadas pelos Membros. A 31 de dezembro foi calculado o valor da contribuição para o Fundo em resultado das quotizações ocorridas durante 2019, no valor de 42.310€.

No que respeita aos “Financiamentos”, o saldo refere-se aos valores em dívida, a 31 de dezembro, relativos ao empréstimo para as obras do Jamor e ao contrato de locação da viatura do Departamento de Competições, tendo a Federação cumprido com o pagamento do serviço da dívida.

O valor refletido na rúbrica “Fornecedores” inclui essencialmente fornecimentos relativos ao mês de dezembro. Foram cumpridos os prazos médios de pagamento habituais.

Os pagamentos ao “Estado e outros Entes Públicos” registam as contribuições para a Segurança Social e IRS de dezembro, e ainda o IVA relativo ao 4º trimestre, bem como a estimativa de IRC.

Na rúbrica de Membros/Associados estão refletidos os compromissos da Federação relativamente às contribuições aos Clubes, no valor de 36.994€, a entregar no início de 2020. E ainda as verbas pendentes dos Contratos-Programa assinados em 2019, no valor de 35.604,85€.

A rúbrica “Diferimentos” é composta por proveitos a reconhecer no exercício seguinte, relativos a patrocínios à atividade do ano 2020, nomeadamente da Rolex e da Tsul e um

60

subsídio de St. Andrews para o Projeto Juvenil. Foram ainda diferidos proveitos relacionados com inscrições no Curso de Treinadores Nível II, tendo em conta que a sua realização foi adiada para 2020, e também receitas da Escola de Juniores do Jamor, cujos alunos pagaram anuidades, que incluíam as mensalidades de 2020.

Finalmente, em “Outras Contas a Pagar” registam-se acréscimos de gastos, nomeadamente de provisões para férias e segurança social a pagar, enquanto entidade contratante, relativa a honorários pagos em 2019. Estão também contabilizados fornecimentos relativos ao ano 2019, mas que só serão faturados em 2020. Estes custos respeitam sobretudo ao programa OnCourse da GEO, ao Anuário desenvolvido pela Delloite e ao livro comemorativo dos 70 anos da FPG.

2. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS POR NATUREZA

Rendimentos

Os rendimentos globais da Federação Portuguesa de Golfe diminuíram cerca de 19.000€ relativamente ao exercício anterior, passando de 2.566.642€ em 2018, para 2.547.223€ em 2019.

Da análise à composição do rédito, referida no ponto 10.2 do Anexo às contas, podemos referir que as quotizações de filiação aumentaram 11.885€, refletindo o aumento de associados. Quanto às quotas dos utilizadores, ou seja, inscrições em torneios e formações e classificação de campos, verificou-se um aumento de 11.679€, relativamente ao ano anterior e de acordo com o que estava previsto.

Por outro lado, o Centro Nacional de Formação do Jamor voltou a registar um decréscimo de 4.600€ nas receitas, ficando aquém do valor orçamentado, que previa um aumento de cerca de 33.000€. Esta redução de receita advém sobretudo da Escola Nacional de Golfe e pelo facto de não se ter substituído integralmente o treinador que saiu no final de 2018, pois apenas foi colocado um estagiário.

Nos Patrocínios, em termos globais, houve uma redução de cerca de 5.500, mas que resultam de uma redução dos patrocínios para o Open de Portugal em 20.700€. Na realidade, a Federação obteve um aumento de patrocínios à atividade de cerca de 15.000€.

Os apoios do Estado registaram um aumento de 25.000€. Se por um lado ouve uma redução de 15.000€, pois o IPDJ reduziu o apoio no âmbito do Programa Golfe para Todos, por outro lado, recebemos mais 20.000€ do Comité Olímpico, no total de 40.000€, no âmbito do Programa de Preparação Olímpica, tendo sido apoiados os atletas Pedro Figueiredo, Filipe Lima, Ricardo Santos e Ricardo Melo Gouveia, com 10.000€ cada um.

61

Recebemos ainda um apoio de 20.000€ da Câmara Municipal de Portimão para o Open de Portugal, que veio equilibrar as contas do torneio, tendo em conta a já referida redução de Patrocínios para este evento.

No que respeita aos apoios do estrangeiro, verificou-se uma redução de cerca de 38.400€ relativamente ao orçamento. Porém, parte deste valor respeita ao pagamento de 25.000€ do European Tour relacionado com os direitos do Portugal Masters. Este proveito passou a estar incluído na rubrica de “Vendas e Serviços Prestados”, pela natureza do seu enquadramento fiscal. Assim, na realidade a redução foi de 13.400€ nos apoios da EGA e do R&A.

A grande novidade nas receitas resulta da utilização da provisão para o Fundo de Desenvolvimento do Golfe, constituída em 2019, pela sua utilização em 2020. A Federação só pode reconhecer o custo da atribuição dos subsídios aos Clubes com a assinatura dos contratos, o que só se verifica no exercício seguinte ao do cálculo do valor das quotas que reverteram para o Fundo. Portanto, no exercício de 2018 foi calculado (e provisionado) o valor das quotas do ano 2018 que reverteram para o Fundo, e no ano 2019 foram contabilizados os apoios aos Clubes por contrapartida da utilização da provisão, pelo mesmo montante, não afetando assim o resultado do ano 2019.

Por fim, na rubrica “Outros Rendimentos e Ganhos”, registaram-se, como habitualmente os subsídios ao investimento e a regularização do IVA, pelo cálculo do prorrata definitivo, que passou de 11% para 12%.

Gastos

A conta de “Fornecimentos e Serviços Externos” totalizou, em 2019, o montante de 1.339.161€, verificando-se uma redução de cerca de 60.000€, relativamente ao ano anterior. Esta redução é ainda mais relevante tendo em conta que o Open de Portugal custou mais 8.800€ do que em 2018.

O aumento verificado na rubrica “Gastos com Pessoal” deve-se, por um lado, à contratação, a tempo inteiro, do Treinador Nacional Nelson Ribeiro e da responsável pelo Gabinete de Apoio a Clubes, Alexandra Almeida, e também da contratação do Secretário de Golfe do Centro de Golfe do Jamor, Gonçalo Costa e, já no último trimestre do ano, do assistente do Departamento de Marketing, Gonçalo Rosmaninho.

Por outro lado, saíram dois funcionários Jamor, tendo um deles sido substituído por contrato de prestação de serviços. Também saiu, no final de agosto, o colaborador e responsável pelo Projeto Drive, Davide Moura, tendo essa função sido assumida pela Sofia Câmara, com revisão de salário.

Contribuíram ainda para este aumento de despesas com o pessoal, um pagamento extraordinário à colaboradora Ana Gabin pelo trabalho desenvolvido no âmbito do World

62

Handicap System, que foi totalmente subsidiado pela EGA, e ainda um pagamento extraordinário ao colaborador João Coutinho pelo reconhecimento dos três anos de organização do Open de Portugal.

Foram constituídas provisões, no valor de 43.170€, que constituem o valor de dotação de 2019 para o Fundo de Desenvolvimento do Golfe, o qual apresenta, à data de 31 de dezembro, um saldo total disponível de 60.581€. A variação contabilística na demonstração de resultados advém da utilização da provisão constituída em 2018, no valor de 54.188€, aparecendo naquela rubrica um valor positivo de 11.018€.

O valor registado em “Outros Gastos e Perdas” verificou um aumento de cerca de 78.000€, que resulta da atribuição de bolsas aos atletas incluídos no Programa de Preparação Olímpica, da atribuição de um apoio de 18.500€ à Associação de Gestores de Golfe de Portugal para a realização do Curso da CMAE nível I, contribuindo desta forma para a redução do valor da inscrição dos participantes no curso, e ainda da contabilização dos subsídios aos Clubes no âmbito do Fundo de Desenvolvimento do Golfe.

No que respeita à análise por centro de custos, os Encargos de Estrutura relacionados com gastos de funcionamento da Sede, Delegação, Departamento de Marketing, Gabinete de Sustentabilidade e Órgãos Sociais custaram mais 10.000€ do que o orçamentado, mas 15.000€ abaixo relativamente ao ano anterior.

A variação face ao orçamento resulta, de custos incorridos com o Jantar Comemorativo dos 70 anos da Federação, a ter lugar durante a realização do Campeonato Nacional Absoluto Audi e a organização de um workshop de reflexão sobre o futuro do golfe, o Think Tank. Estes eventos representaram um custo adicional de 28.000€. Além disto, foram também contabilizados 25.000€ de custos relacionados com a pesquisa, elaboração, montagem e edição do livro comemorativo dos 70 anos, que está previsto sair no decorrer do ano de 2020. Por outro lado, estavam previstos 7.000€ para o livro do WHS, que acabou por ser adiado para 2020, despendeu-se menos 10.000€ com a classificação de campos, menos 13.200€ com serviços digitais e de tratamento de imagem, menos 4.800 com os serviços de gestão da qualidade e menos 5.000€ com despesas de deslocação dos Órgãos Sociais.

Estava previsto ainda previsto um custos de 12.300€ com o Plano Estratégico, que não se verificou, mas por outro lado foi contabilizado o custo com levantamento da informação relativa ao ano 2019, com vista à elaboração do Anuário do Golfe.

O Gabinete de Apoio a Clubes foi continua a ser uma prioridade da Federação. tendo aumentado cerca de 46.000€ quando comparado com o ano anterior. Ainda assim, os custos foram inferiores ao orçamento em 87.000€.

63

No que respeita aos serviços prestados a Clubes no âmbito do Datagolfe, Programa OnCourse e Certificação de Academias foram gastos menos 18.800€, principalmente pela redução da despesa com o Programa OnCourse.

Na formação para Associados gastaram-se menos 27.600€, sobretudo pela não realização do Congresso Anual do Golfe. De referir que as ações para Clubes e Membros foram todas realizadas, embora com custos inferiores ao previsto.

Na Formação de Agentes desportivos gastaram-se menos 16.700€, pelo adiamento do Curso de Treinadores Grau II e também pelo adiamento das formações para as Comissões de Handicaps, no âmbito do World Handicap System. que transitaram para o início de 2020.

Quanto ao valor das Contribuições aos Clubes, estimado em 55.000€, foi reduzido em 18.000€, pela avaliação de desempenho dos Clubes, considerando os parâmetros de crescimento, de percentagem de juniores e de senhoras e se possui Academia, sendo este último aferido em função do registo do Clube na plataforma de certificação de academias. A provisão para o Fundo Desenvolvimento do Golfe foi também inferior em 6.800€.

No que respeita ao Centro Nacional de Golfe do Jamor não se verificaram, em termos globais, variações significativas tanto no que respeita ao orçamento como aos gastos do ano anterior.

Porém, de referir que os gastos com pessoal foram inferiores em 35.600€, por não ter sido ainda substituído o treinador que saiu no final de 2018, mas os custos com fornecimentos e serviços foram superiores em 34.000€, sobretudo relacionados com a adjudicação do TopTracer, que teve um fee inicial de 21.500€, pela contratação de serviços de consultoria para a manutenção do Campo, e ainda pelo aumento de outros fornecimentos.

O Departamento de Competições registou um aumento de 23.200€ face ao ano anterior, justificado pelo aumento de 11.700€ nas competições internacionais, nomeadamente no Open de Portugal e no Campeonato Internacional Mid-Amateurs, pelo aumento de 21.500€ nas competições nacionais e redução de 10.000€ na logística.

Face ao orçamento de 2019, e retirando o efeito do Open de Portugal, houve um aumento de custos de 13.300€, sendo 10.000€ nas competições nacionais e 3.300€ nas competições internacionais. Estes aumentos justificam-se com a realização de mais uma etapa do Drive Tour e do apoio à organização do Campeonato Nacional de Profissionais, bem como nas despesas com o Campeonato Internacional Mid-Amateurs.

No que respeita às Seleções Nacionais, em termos globais houve uma variação de cerca de 59.000€ face ao ano anterior, e de 43.300€ face ao orçamento para 2019.

A contratação do Treinador Nacional, a tempo inteiro, e para os quadros da Federação, teve um grande impacto no aumento dos custos com pessoal do Departamento Técnico, relativamente ao ano 2018, e justifica grande parte do aumento de 57.000€.

64

O apoio aos atletas enquadrados no programa de preparação olímpica, totalmente suportado pelo Comité Olímpico, explica em 40.000€ o aumento face ao orçamento, e em 20.000€, relativamente ao ano anterior.

Nas despesas com os quadros competitivos da Seleção Nacional gastou-se menos 8.000€, pela redução das participações, quer por opção do Treinador Nacional, quer porque os atletas não foram admitidos nas provas. Mesmo assim, cumpriu-se quase na íntegra o calendário definido para 2019.

O Projeto Drive registou uma redução significativa de gastos relativamente ao orçamento de 28.600€, e de 12.500€ face ao ano anterior. Esta redução resulta em grande parte pela redução dos custos com pessoal, em 9.800€, originados pela saída do colaborador Davide Moura. Apesar de se terem realizado todas as provas previstas, tanto no Drive Tour como no Drive Challenge, gastamos menos 4.200€ nos quadros competitivos, gastamos menos 4.000€ em equipamento desportivo, e a rubrica que mais impactou a redução de despesa foi a Formação de Professores de Educação Física, em 9.200€.

No que respeita ao Programa Nacional de Golfe para Todos, houve uma redução nos gastos de cerca de 14.300€, relativamente ao orçamento, em razão da redução do apoio do IPDJ para este programa, que foi de 15.000€.

Quanto ao processo judicial contra a Federação Portuguesa de Golfe, no âmbito de uma notificação de penhora, a Federação obteve decisão favorável em 1ª instância, tendo, no entanto, sido objeto de recurso para o Tribunal da Relação, cujo processo ainda está a decorrer. Tal como no ano anterior, em 2019 não foi constituída qualquer provisão, considerando o parecer dos advogados que acompanham o processo.

3. RESULTADOS

Os “Resultados do Exercício” de 2019 foram positivos em 26.545,76€.

As variações nos Fundos Patrimoniais resultam da aplicação de resultados do ano anterior e da aplicação dos subsídios ao investimento.

A Direção propõe que os resultados do exercício sejam integrados no Fundo Social, passando de 696.367,03€ para 722.912,79€.

CONCLUSÃO

A Direção da Federação Portuguesa de Golfe agradece aos seus patrocinadores o contributo importante para a atividade da Federação, nomeadamente, ao Banco BPI, Audi, Rolex,

65

Solverde, Europcar, Cashback World, Pinheiros Altos, Mazars, Fonte Viva, BWA Group, Gold Nutrition e Villas-Boas.

Também as instituições públicas e privadas que apoiaram a Federação durante este ano merecem aqui o nosso agradecimento. Por um lado, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Instituto Nacional para a Reabilitação, o Turismo de Portugal, o Comité Olímpico e a Câmara Municipal de Portimão e do estrangeiro o apoio do R&A, da European Golf Association e do European Tour.

Por fim, e não menos importante, uma palavra de apreço a todos os funcionários e colaboradores da FPG pelo empenho e eficiência com que desempenharam as suas funções no decorrer deste ano, ao Conselho Fiscal e ao Revisor Oficial de Contas, pelo acompanhamento e ajuda que nos prestou.

Lisboa, 3 de março de 2020

A Direção,

Miguel Franco de Sousa

Segismundo Pinto Basto

Manuel Quinta

Gonçalo Cid

Diogo Sousa Louro

João Paulo Sousa

João Umbelino

Lara Vieira

José Correia

66