Federação Portuguesa de Golfe RELATÓRIO DE ATIVIDADE E CONTAS 2018 ÍNDICE

I – SUMÁRIO EXECUTIVO 3

II – GOVERNAÇÃO 6

III – O GOLFE FEDERADO EM 2018 8

IV – COMPETIÇÕES OFICIAIS E ALTA COMPETIÇÃO 16

V – FOMENTO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE 28

VI – HANDICAP E COURSE RATING 29

VII – FORMAÇÃO 40

VIII – CENTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GOLFE DO JAMOR 41

IX – APOIO A CLUBES 43

X – MARKETING & COMUNICAÇÃO 47

XI – BALANÇO, DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS E NOTAS ANEXAS 49

2 I – SUMÁRIO EXECUTIVO

O ano de 2018, segundo ano do mandato em curso, foi um ano de concretização de ações e programas dirigidos aos principais Targets e Drivers, apresentados no Programa de Candidatura.

Foram definidos 5 Targets: 1. Jovens 2. Famílias 3. Senhoras 4. Desistentes / Inativos 5. Seniores.

Até à data foram desenvolvidas 61% das ações propostas para cada um dos Targets, havendo muitas ações que terão sido desenvolvidas nos Clubes e Campos, tal como sugerido na publicação da FPG, CONHEÇA O SEU CLIENTE.

Ao mesmo tempo, foram definidos como prioritários para a atuação da FPG no quadriénio 2017 – 2020, os seguintes 7 Drivers: 1. Competições Nacionais 2. Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor 3. Formação de Agentes 4. Projeto Drive 5. Golfe Profissional 6. Marketing & Comunicação 7. Modelo de Governação.

Apraz-nos sublinhar que se registou um grau de concretização de 100% em 6 dos 7 indicados vetores, sendo o “Golfe Profissional” o único Driver no qual não foram concretizadas todas as medidas apresentadas, mais concretamente, no desenvolvimento de um plano de formação para os jovens profissionais ainda em falta.

Embora esta análise reflita um motivador grau de concretização, importa referir que o mesmo se deve a um compromisso da FPG em investir e apostar exclusivamente em áreas que contribuam para o crescimento da modalidade, e ao papel ativo desempenhado pelos Clubes de Golfe nos últimos anos.

3 Com o trabalho desenvolvido até à data, pretendemos criar fundações sólidas para que se possa assistir a uma tendência de crescimento sustentável do Golfe a médio, longo prazo.

Em termos de campeonatos há a destacar a realização do Drive Tour, destinado aos melhores jogadores dos escalões jovens, providenciando uma plataforma competitiva de elevada qualidade. Este circuito, inaugurado em 2018, teve uma adesão extraordinária em todas as competições.

O Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor foi alvo de uma significativa mudança estratégica que teve início em setembro de 2018 com a contratação de um novo Diretor. Desde então, definiram-se estratégias nas áreas técnico pedagógicas, com especial incidência na Escola Júnior que, não obstante com um número mais reduzido de atletas, regista uma participação muito mais ativa e com resultados tangíveis.

Por forma a concretizar os objetivos do Jamor de forma mais abrangente, foram organizadas inúmeras ações de formação de treinadores e árbitros de golfe.

A aposta na formação de todos os agentes ligados ao golfe foi uma das principais preocupações em 2018. Realizaram-se ações de formação dirigidas a árbitros, treinadores, gestores e colaboradores de campos e clubes de golfe. É nossa convicção que a qualificação dos recursos humanos do golfe trará enormes mais-valias no médio-longo prazo.

Ainda no setor da formação, destaca-se a realização do 1º Congresso Nacional de Golfe, que contou com a presença de oradores nacionais e estrangeiros, e a participação de cerca de uma centena de representantes dos clubes e da indústria.

No Projeto Drive, temos a destacar a realização do Drive Challenge, uma antecâmara do Drive Tour, fundamental para a pirâmide de desenvolvimento competitivo. Não obstante ser esta a maior novidade deste projeto, importa referir que está a ser dada continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos, tal como, formação de professores de educação física, quadros competitivos para alunos e professores, o Drive School e Drive Prof, respetivamente ou a realização de ações de promoção da modalidade em todo o país.

4 No Golfe Profissional, manteve-se o Golf Team, programa destinado ao apoio a jovens profissionais nos seus primeiros anos de carreira. Este programa só é viável com a realização do , pois através da troca de Wild Cards com outros promotores de eventos é possível disponibilizar oportunidades de jogo aos profissionais portugueses.

No Marketing & Comunicação, deu-se início a um processo de relacionamento entre a FPG e os seus filiados utilizando ferramentas tecnológicas. A criação do myFPG, uma zona de acesso reservado aos filiados na FPG, veio proporcionar uma forma altamente eficaz de os praticantes terem acesso à sua atividade desportiva, o que inclui, entre outros, o registo de EDS, inscrições online e consulta de resultados.

Ainda no que aos filiados diz respeito, foi desenvolvido um programa de fidelização onde se assegura o acesso dos filiados a descontos numa rede de milhares de estabelecimentos em todo o mundo.

Na área dos Handicaps, temos a salientar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do World Handicap System, onde a Federação Portuguesa de Golfe está representada.

Todo o trabalho desenvolvido só é possível graças ao empenho e dedicação de todos os clubes, associações, campos de golfe e demais agentes da modalidade, em quem recai a responsabilidade de desenvolver o golfe junto das suas comunidades e associados.

Aos colaboradores da FPG, aqueles que se dedicam diariamente e de corpo e alma a esta Instituição, sobretudo em tempos tão desafiantes como aqueles que se estão a viver, de elevada exigência e compromisso, dirijo-lhes, em nome do Golfe Nacional em geral e da Direção da FPG em particular, uma palavra de reconhecimento e agradecimento.

Deixo ainda uma nota especial ao contributo inestimável à Direção e todos os Órgãos Estatutários da Federação Portuguesa de Golfe, que, sem exceções, contribuíram determinantemente para o trabalho desenvolvido ao longo de 2018.

Por fim, um agradecimento aos patrocinadores e parceiros da FPG, sejam eles particulares ou institucionais, cujo contributo permitiu à FPG desenvolver as suas atividades ao largo de 2018.

Miguel Franco de Sousa Presidente

5 II – GOVERNAÇÃO

1. MISSÃO

A FPG desenvolveu a sua atividade em 2018 no estrito cumprimento do estatutariamente definido: “(…) organizar e controlar no território português as competições de golfe, exercendo em exclusividade o poder desportivo do golfe e desenvolvendo as suas atividades e as suas competências em todo o território nacional (…)” (Artigo 1º, nº 2 dos Estatutos).

A atividade desenvolveu-se a partir da sede social, em Miraflores, complementada pela Delegação do Algarve, que prosseguiu com os objetivos delineados para a presença da Instituição no sul do país, e o Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

2. ESTRUTURA

A estrutura organizativa da Instituição, e os seus órgãos estatutários, encerraram o ano de 2018 com a seguinte constituição:

MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente – Manuel Agrellos Vice-Presidente – René Cordeiro Vogal – José Maria Corrêa de Sampaio

PRESIDENTE

Miguel Franco de Sousa

DIREÇÃO

Vice-Presidente – Segismundo Pinto Basto Vice-Presidente – Manuel Quinta Vice-Presidente – Gonçalo Cid Vogal – Diogo Sousa Louro Vogal – João Paulo Sousa Vogal – João Umbelino Vogal – Lara Vieira Vogal – José Correia

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE JUSTIÇA

Presidente – João Paulo Pinto Presidente – José Maria Castelo Branco Vice-Presidente – João de Castro Sá Vice-Presidente – Pedro Sousa Machado Vogal – Henrique Carvalhão Vogal – Carlos Lima

CONSELHO FISCAL CONSELHO DISCIPLINAR

Presidente – António Beja Presidente – Miguel Olazabal de Almada Vice-Presidente – Jorge de Melo Vice-Presidente – Duarte Schmidt Lino Vogal – José Jesus Costa Vogal – António Pacheco Ferreira

6 A Direção desenvolveu a sua atividade em cumprimento do Plano de Atividades 2018 aprovado, com o apoio da Comissão de Campeonatos e Alto Rendimento e da Comissão de Handicaps e Course Rating, ambas constituídas por membros voluntários.

A existência destas Comissões, coadjuvantes da ação da Direção, revelou-se, uma vez mais de extrema valia, e muito contribuiu para o alcance das metas previamente determinadas.

3. ESTATUTOS E REGULAMENTOS

Em 2018, a FPG regeu-se pelos seus Estatutos e pelos seguintes Regulamentos em vigor:

Regras de Golfe e Regras do Estatuto Amador 2016 Sistema de Handicap EGA 2016-2019 Regulamento Antidopagem Regulamento contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância Regulamento de Admissão de Associados Regulamento de Handicap de Pitch & Putt Regulamento de Medalhas Honoríficas Regulamento Desportivo Regulamento Disciplinar Regulamento do Exercício da Atividade de Treinador de Golfe Regulamento do Fundo de Desenvolvimento do Golfe Regulamento do Pitch & Putt Regulamento do Registo Individual Online Regulamento Eleitoral Regulamento do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional de Treinador de Desporto (Processo de RVCC Pro TD) Regulamento Específico da Formação de Treinadores de Golfe Regulamento para Qualificação como Árbitro de Golfe reconhecido pela FPG

Os referidos Estatutos e Regulamentos encontram-se disponíveis no sítio da FPG na Internet em www.fpg.pt, onde foram igualmente publicados, após comunicação aos membros efetivos e institucionais, todos os comunicados oficiais e circulares sobre matérias de especial relevância.

No ano de 2018, vigoraram ainda os Regimentos Internos da Comissão de Campeonatos e Alto Rendimento e da Comissão de Handicaps e Course Rating, ambos disponíveis para consulta em www.fpg.pt, a benefício da transparência e rigor procedimental.

7 4. MODELO DE GOVERNO E ESTRUTURA DE COLABORADORES

Ao longo do ano 2018, a FPG foi gerida pelo Presidente e pela Direção, nos termos dos Estatutos.

A Direção reuniu de forma periódica e regular, e desenvolveu a sua atividade permanente em função dos pelouros atribuídos, em colaboração com as Comissões e a estrutura de colaboradores da FPG.

As matérias de maior relevância para a vida da Instituição foram tratadas em Assembleia- Geral, em conformidade com os Estatutos.

O Conselho Fiscal desenvolveu a sua atividade nos termos estatutários, com acesso totalmente franqueado à informação e documentação. Foi dispensada ao Conselho Fiscal total colaboração por parte do Presidente e da Direção, bem como pela estrutura de colaboradores. III – O GOLFE FEDERADO EM 2018

Segue-se a indicação do número total de federados ativos de 2018 e a evolução ao longo dos últimos anos.

São considerados como federados ativos os praticantes que sendo federados, possuem registo de pagamento de quota federativa referente ao ano em análise. Os dados disponibilizados são oriundos do Datagolf onde é gerida a informação da base de dados central de federados.

Dados Totais

2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

Total Federados Ativos 14.679 14.186 13.825 14.094 14.248 14.659 15.847 15.257

8 Total Federados Activos

16000

15500

15000

14500

14000

13500

13000

12500

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

O número de filiados registou em 2018 uma redução de 590 licenças (-3,7%), em parte justificado pela emissão, em 2017, de 508 licenças de atletas do Drive School, para respetiva inclusão no seguro de Acidentes Pessoais. Em 2018, optou-se pela contratação deste seguro, dispensando a obrigação de filiação dos participantes nestas competições.

Sem o referido efeito, registou-se em 2018 uma redução de 82 licenças (-0,5%). Ainda assim, registou-se um aumento de 4,1% face a 2016.

9 Dados por Clube

Segue-se a evolução do número de federados ativos, por Clube, baseando-se a distribuição na identificação do Clube de Filiação pelo qual o federado se faz representar a 31 de dezembro de 2018.

Nº Clube Clube 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

1 Oporto Golf Club 453 417 383 368 370 365 375 385

2 Lisbon Sports Club 295 293 250 241 229 211 205 226

3 Club de Golf de Miramar 327 322 352 321 348 358 376 349

4 Clube de Golf do Estoril 400 368 336 309 310 315 315 323

5 Clube de Golf da Ilha Terceira 347 342 380 357 321 320 286 278

6 Clube TAP-Air Portugal 197 187 127 99 85 74 68 66 Clube de Golfe 7 do Santo da Serra 286 241 194 199 199 236 257 252 8 Clube de Golfe de Vidago 109 100 104 82 79 77 68 61

9 Clube de Golfe de Vilamoura 674 683 751 783 734 766 706 646

10 Clube de Golfe da Penina 70 53 54 40 49 50 59 67 Clube de Golf 11 do Pessoal da NATO 86 74 60 38 43 41 38 31 Clube de Golfe 12 da Quinta do Lago 581 542 508 508 528 559 554 560 Clube de Golfe 13 da Quinta da Marinha 53 51 34 36 47 19 28 29 14 Associação Barmen de Portugal 39 38 37 33 31 35 34 37 Associação Desportiva 15 e Cultural da Quinta do Lago 51 48 30 30 36 35 129 80 16 Clube de Golfe Médico 103 83 74 74 71 66 72 68

17 Clube de Golfe de Troia 72 64 54 56 57 51 61 58

18 C.G. da Caixa Geral de Depósitos 107 111 110 102 98 97 96 91 C.G. dos Professores 21 de Educação Física 121 109 98 95 86 85 81 82 22 Estela Golf Club 295 284 252 224 201 197 214 197 Grupo Desportivo Santander 24 Totta (Clube de Golfe) 29 32 26 32 29 29 27 36 26 CCDPM Cascais Clube de Golfe 25 19 18 19 16 15 9 0

28 Clube de Golfe SKIP 32 30 30 30 38 34 39 39

29 Clube de Campo da Aroeira 434 462 459 425 369 354 381 395

30 Carvoeiro Golfe e Country Club 221 208 218 224 211 231 235 216

31 Clube de Golf do Montado 77 76 67 71 61 60 69 78

32 Sports Club da Penha Longa 98 95 79 79 90 89 100 105

33 Clube de Golfe de S. Lourenço 77 66 69 55 48 44 47 37

10 Nº Clube Clube 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

34 Clube de Golfe de Braga 138 137 119 123 149 135 241 144

35 Clube de Golfe de Lagos 112 87 65 49 37 27 16 24

36 Clube de Golfe Portugal Telecom 100 84 77 70 57 59 58 45

38 Clube de Golf da Quinta do Peru 281 282 260 238 252 256 239 239

40 Clube de Golfe de Sintra 255 255 0 0 0 0 0 0

41 Clube de Golfe dos Advogados 37 28 26 27 25 26 27 0

42 Clube do Pessoal da EDP 112 113 103 99 100 97 105 100

43 Clube de Golfe de Ponte de Lima 239 222 218 211 189 187 170 212

44 Clube de Golfe das Dunas 57 46 43 43 51 55 72 78

45 Ginásio Clube Português 18 20 20 21 20 16 15 0

46 Clube Desportivo do Botado 0 0 0 0 0 0 0 0

47 Floresta Parque Golf Club 173 151 131 136 140 142 156 173

48 G.M.D. 1º de julho de Alcoitão 21 32 27 27 25 22 20 18

49 Clube de Golfe dos Jornalistas 22 20 18 20 17 17 11 0

50 P.G.C. – Paredes Golfe Clube 0 1 63 94 80 63 83 109

51 VerdeGolf Country Club 167 207 140 134 137 141 169 161

53 Pine Cliffs Golf e Country Club 150 175 205 185 167 143 188 159 Associação dos Jogadores 54 de Golf da Praia d' El Rey 217 246 0 0 0 0 0 0 55 Clube de Golfe de Évora 51 27 34 30 31 32 34 37 Associação do Golfe 56 Quinta da Barca 187 125 0 0 0 0 0 0 Clube de Golfe 57 da Quinta do Fojo 187 186 187 173 130 135 130 140 58 Amarante Golf Clube 112 102 69 62 71 66 129 64

59 Clube Palheiro Golfe 177 159 177 176 168 181 167 157

61 Clube de Golfe do Centro 67 55 57 60 43 41 34 29 PAR 3 – Associação 63 de Golf de Torres Vedras 106 72 64 57 55 51 47 41 64 Clube de Golfe Farmacêutico 14 12 11 4 0 1 0 0

65 Associação Douro Golf Society 14 0 0 0 0 0 0 0 Clube de Golfe 67 Vale de Galamares 41 37 31 23 13 0 0 0 68 Clube de Golfe de Belas 146 167 175 161 170 192 231 238 Associação dos Campos 69 de Golfe de Vale do Lobo 577 460 422 406 380 357 345 341

11 Nº Clube Clube 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 Clube de Golfe 71 da Figueira da Foz 28 26 24 14 15 15 14 0

72 Clube de Golfe Casino Estoril 44 47 42 40 41 44 38 41

73 Clube de Golfe Palmares 90 88 97 110 129 173 224 264

76 Golfe Clube de Tavira 184 184 171 188 162 152 168 174 Grupo Desportivo 77 do Banco de Portugal 47 39 38 33 31 36 33 33 79 Quinta das Lágrimas 145 136 125 121 121 113 136 151

80 Pinheiros Altos 400 346 287 303 312 299 296 304

82 Golfe Clube de Abrantes 8 15 15 12 10 0 0 0

83 Oitavos Dunes Club 175 130 114 108 111 131 151 152

84 Clube de Golfe do Levante 163 155 167 183 192 197 230 231 Clube Millennium BCP – Assoc. 85 Cul. Desp. Colab. Gr. BCP 101 84 69 71 77 84 82 91 86 Boavista Clube de Golfe 404 385 375 357 352 446 432 442 Clube de Golfe 87 do Paço do Lumiar 325 344 294 304 307 281 276 265 89 Quinta do Brinçal Clube de Golfe 115 95 30 0 0 0 0 0

91 Clube de Golf dos Arquitetos 56 56 50 50 55 72 73 83

93 Nortada Golf Clube 160 139 109 98 90 96 78 75

95 Vila Sol Golfe Clube 136 196 209 211 243 291 321 346 Clube Náutico dos Oficiais 97 e Cadetes da Armada 0 0 0 26 35 34 30 30 Associação Nacional Seniores 98 de Golfe de Portugal 0 7 26 33 55 62 70 82 99 Clube Tigres do Bosque 41 40 38 43 51 48 48 47

100 Clube de Golfe de Azeitão 38 33 26 24 21 20 17 18

101 Golf Club Atlântico 49 40 36 34 24 25 24 17 Associação Desportiva 102 e Cultural da Quinta da Ria 85 71 19 0 0 0 0 0 103 ACP Golfe 368 363 350 392 445 439 504 527

104 Clube Ribagolfe 91 84 82 83 57 43 83 22 Clube JuveGolfe, Associação 106 de Golfe Pais & Filhos 50 36 36 43 50 68 83 78 107 Clube de Golfe Citynorte 116 119 102 123 147 145 237 155

108 Bica Clube de Golfe 21 24 14 14 11 7 8 7 Associação do Clube 109 de Golfe do Campo Real 81 75 108 97 68 84 86 57 111 Serra de Monchique Golf Club 148 103 98 118 131 158 185 173

12 Nº Clube Clube 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

112 Clube de Golfe Parlamentar 16 19 18 17 15 12 13 0

113 Associação Golf for Greys 112 83 86 59 50 52 57 55 Associação de Golfe 114 do Baixo Guadiana 35 16 13 10 7 8 8 0 Clube de Golfe do Sindicato 115 N. Quadros T. Bancários 34 32 26 26 25 0 0 8 Clube de Golfe 116 da Costa do Estoril 19 10 12 9 7 0 0 0 117 Clube de Golfe de Rilhadas 109 88 94 85 82 67 61 40

118 Clube de Golfe de Viseu 218 212 203 181 185 179 168 168

120 Clube de Golfe do Benfica 61 82 73 92 94 97 102 96

121 Clube de Golf Ibérico 87 30 20 26 18 15 13 0

122 Golf Club de Lisbon Casuals 15 22 12 19 0 0 0 0

123 Clube de Golfe Algarveagles 42 63 69 98 65 66 92 63

125 Clube de Golfe Vale Pisão 56 105 145 111 120 129 139 149 Clube de Golfe 126 da Quinta do Vale 58 65 51 39 82 83 62 64 127 Clube de Golfe de Santo Estêvão 37 0 0 0 0 0 0 0 Clube de Golfe 128 do Morgado do Reguengo 75 71 80 97 110 88 109 164 129 Clube de Golfe do Bom Sucesso 53 58 68 46 55 86 92 0 Xira Golfe – Clube de Golfe 130 de Vila Franca de Xira 23 35 43 46 54 69 92 84 Alto – Clube de Golfe 131 de Portimão 110 109 121 130 128 127 127 121 132 Clube de Golfe de Cantanhede 51 61 40 45 68 73 155 97

133 Clube de Golfe do Exército 20 24 28 36 35 40 43 65

134 Clube Nacional de Golfe 167 0 0 0 0 0 0 0 Clube de Golfe 135 da Academia da Força Aérea 19 16 24 26 28 32 40 33 Clube de Golfe 136 dos Médicos Dentistas 0 0 0 0 0 0 0 0 138 Clube de Golfe de Palmela 27 25 16 17 23 31 39 29

139 Curia Clube de Golfe 31 24 16 0 0 0 0 0

141 Clube de Golfe dos Economistas 0 0 5 15 16 20 20 21

142 Clube de Golfe dos Engenheiros 26 37 38 50 50 45 60 76

143 Clube de Golfe do Faial 0 0 0 0 0 0 0 0 Associação Desportiva EB 144 Golf Academy 24 21 16 19 15 16 8 0 Clube de Golfe – Hotel 145 Villa Batalha 17 29 25 17 17 16 56 19

13 Nº Clube Clube 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

146 Southern Golf Association 17 11 23 28 19 33 33 21

147 Castro Marim Golfe Club 14 30 34 53 59 61 72 84 ACME – Associação 148 Membros de Golfe 0 19 32 73 118 127 163 177 Fairway Orizonte 149 Lisbon Golf Club - 52 39 43 45 59 51 296 Clube Desportivo 150 Porto-Santense - 29 24 26 31 22 24 0 151 Associação Chez Carlos Golf - 3 8 2 5 5 3 0

152 Clube de Golf Royal Óbidos - 16 56 100 98 96 79 86

153 Associação Académica d - 16 45 43 40 42 38 37 a Universidade do Algarve Clube de Campo 154 Aldeia dos Capuchos - 43 80 74 43 54 61 75 155 Clube VC Golfe - 29 27 30 30 29 28 25 Clube de Golfe 157 da Costa Alentejana - 8 18 15 17 15 19 17 158 Clube de Golfe do Vidago Palace - 39 60 83 97 99 96 93 Silves International 159 Clube de Golfe - 59 60 71 89 86 112 123 160 Clube de Golfe dos Laranjas - 2 52 67 87 104 107 114 Clube de Golfe 161 da Quinta da Barca - - 111 97 81 94 88 0 Associação de Golfe 162 do Sporting Clube de Portugal - - 23 44 51 68 67 69 163 AGC – Algarve Golfe Clube - - 67 54 44 47 28 21

164 Clube de Golfe da Praia d'El Rey - - 236 520 522 0 0 0 Clube de Golfe 165 da Beloura – ACGB - - 322 316 284 273 289 245 União Cultural Desportiva 166 e Recreativa de Guardizela - - 0 4 6 29 32 31 167 Vagrants Algarve Golf Club - - 0 8 8 9 10 11

168 Associação de Golfe da Bairrada - - - 20 31 35 28 18 Clube de Golfe 169 dos Amigos do Jamor - - - 39 40 34 37 39 Associação de Seniores 170 de Golfe do Norte de Portugal - - - 1 44 56 65 67 171 Club de Golf de São Miguel - - - 0 0 0 0 0

172 El Bicho Clube de Golfe - - - 22 26 28 41 40

173 ADCQR – Clube de Golfe - - - 27 29 28 47 42

174 GOCA – Golf Oeiras e Academia - - - 7 132 167 226 43 Ass. Golfistas Ind. 175 de Portugal – Indy Golf - - - - 12 14 13 8 Multiplica Estrelas 176 – Clube de Golfe - - - - 18 7 0 0

14 Nº Clube Clube 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 Clube de Golfe 177 de Vale de Janelas - - - - - 479 520 491

178 Clube de Golfe do Jamor - - - - - 51 47 38

179 Amendoeira Clube de Golfe - - - - - 37 72 49 Clube de Golfe 180 de Viana do Castelo ------17 16 181 Guardian Sport Clube ------87

182 The Silver Coast Golf Club ------36

912 PGA de Portugal - 124 119 117 116 119 111 118

Associação Nacional 945 de Treinadores de Golfe - 3 0 2 2 2 2 2

991 FPG – Filiação Direta - - - - 41 81 122 120

TOTAL 14.679 14.186 13.825 14.094 14.248 14.659 15.847 15.257

Em 2018, suspenderam ou cancelaram a sua inscrição na FPG 16 clubes, sendo destes, 14, clubes sem campo.

Dados por Distrito

Segue-se a distribuição de federados ativos, por distrito correspondente ao Clube de Filiação, em 2018.

Filiados Activos por Distrito

6000 5461

5000 4033

4000

3000

2000 1413 970 683

1000 439 409 403 318 228 277 215 168 154 79 7 0 0

Faro Braga Évora Leiria Porto Viseu Aveiro Guarda Lisboa Açores Coimbra Setúbal Vila Real Madeira Portalegre Santarém V. Castelo 15 Registo Individual Online

Via registo individual online, encontravam-se registados 120 praticantes na Federação Portuguesa de Golfe, a 31 de dezembro de 2018. IV – COMPETIÇÕES OFICIAIS E ALTA COMPETIÇÃO

1. RECURSOS HUMANOS

Os Recursos Humanos do Departamento Técnico foram constituídos por: • João Valente Coutinho • Nelson Ribeiro • Tiago Gomes • Sandra Gomes

2. CALENDÁRIO NACIONAL

A FPG organiza anualmente o seu quadro competitivo com três propósitos: o desenvolvimento da modalidade; a atribuição de títulos nacionais; e a preparação das seleções nacionais.

Em 2018 foram organizados 13 Campeonatos Nacionais e cinco torneios do Circuito CashBack World.

Na disciplina de Pitch & Putt foram realizados seis Campeonatos Nacionais. O Ranking da Liga Nacional de Pitch & Putt contou com um total de 16 torneios divididos por quatro regiões. A organização dos torneios da Liga Regional de Pitch & Putt ficou a cargo dos clubes que acolheram cada um dos torneios. Os vencedores regionais foram apurados para disputar a Taça da FPG em Pitch & Putt, que se realizou no CityGolf.

Em 2018 foi também feita a alteração do Campeonato Nacional de Jovens para o Drive Tour, que contou com um total de cinco Torneios e uma Final Nacional.

Às competições nacionais acresceram os seguintes torneios internacionais: Campeonato Internacional Amador de Portugal – Homens; Campeonato Internacional Amador de Portugal – Senhoras e Campeonato Internacional de Mid-Amateur.

16 O CALENDÁRIO NACIONAL CONTEMPLOU:

CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO – AUDI Campo – Ribagolfe I Campeões • Pedro Lencart Silva – Clube de Golf de Miramar • Leonor Bessa – Clube de Golf de Miramar Vice-Campeões • Vitor Londot Lopes – Clube de Golfe de Vilamoura • Sara Gouveia – Clube de Golfe dos Laranjas

TAÇA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE – BPI Campo – Ribagolfe I Campeões • Hugo Teixeira – Clube de Golf do Montado • Sofia Barroso Sá – Clube de Golf da Quinta do Perú Vice-Campeões • Vasco Alves – Oporto Golf Club • Beatriz Themudo – Golf de Oeiras Clube & Academia

DRIVE TOUR – CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS Campeões Sub18 • Ricardo Garcia – Clube de Golfe da Ilha Terceira • Diana Pacheco – Paredes Golfe Clube Campeões Sub16 • Pedro Clare Neves – Clube de Golf de Miramar • Rita Costa Marques – Clube de Golf de Miramar Campeões Sub14 • Rodrigo Andrade – Clube de Golf do Montado • Ana Costa Rodrigues – Clube de Golf de Miramar Campeões Sub12 • Tomás Araújo – Clube de Golf de Miramar • Não se realizou competição feminina

CAMPEONATO NACIONAL DE SUB10 Campo – Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor Campeões Sub10 • João Ivo de Carvalho – Clube de Golfe do Paço do Lumiar • Ana Bianchi – Clube de Golfe do Paço do Lumiar

CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES SUB18 E SUB14 Campo – Santo Estevão Campeão Sub18 – Clube de Golf de Miramar Campeão Sub14 – Clube de Golf de Miramar

17 CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES – SOLVERDE Campo – Bom Sucesso Campeão Homens – Clube de Golf de Miramar Vice-Campeão Homens – Clube de Golfe de Vilamoura Campeão Senhoras – Não se realizou competição feminina Vice-Campeão Senhoras – Não se realizou competição feminina

CAMPEONATO NACIONAL DE MID-AMATEUR – BPI Campo – Ribagolfe II Campeões • José Maria Cazal-Ribeiro – Lisbon Sports Club • Ana Basílio – ACP Golfe

CAMPEONATO NACIONAL CLUBES MID-AMATEUR – BPI Campo – Estela Campeão Homens – Clube de Golf de Miramar Senhoras – Não se realizou competição feminina

CAMPEONATO NACIONAL DE SENIORES Campo – Oporto Golf Club Campeão • José Sousa e Melo – Clube de Golf do Estoril Vice-Campeão • Fernando Serpa – Clube de Golfe da Beloura Campeã • Ana Paula Saúde – Clube de Golf do Estoril Vice-Campeã • Maria Soares – Oporto Golf Club

CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES SENIORES Campo – Aroeira II Campeão Homens – Clube de Campo da Aroeira Vice-Campeão Homens – Clube de Golfe de Troia Campeão Senhoras – Clube de Golf do Estoril Vice-Campeão Senhoras – Clube de Golfe da Beloura

CAMPEONATO NACIONAL DE TERCEIRAS CATEGORIAS Campo – Santo Estevão Campeões • João Pedro Oliveira – Golf de Oeiras Clube & Academia • Carolina Chagas – Clube de Golfe de Vale de Janelas

18 CAMPEONATO NACIONAL DE QUARTAS CATEGORIAS Campo – Santo Estevão Campeões • Rodrigo Vaz – Clube Ribagolfe • Sofia Ribeiro – Clube de Golfe da Aroeira

CAMPEONATO NACIONAL DE PARES Campo – Oeiras Golf Campeões • Lucas Azinheiro & Carlos Conceição – Clube de Golfe de Vilamoura • Luciana Reis & Constança Mendonça – Clube de Golfe do Jamor Campeões Seniores • Ian Bolwell & António Pires – Clube de Golfe da Beloura • Senhoras – Não se realizou competição feminina

CAMPEONATO NACIONAL DE PARES MISTOS Campo – Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor Campeões • João Miguel Pereira & Sofia Barroso Sá – Clube de Golf da Quinta do Perú

CIRCUITO CASHBACK WORLD

Realizaram-se cinco torneios com os seguintes vencedores: 1. Daniel Rodrigues (Clube de Golf de Miramar) / Sara Gouveia (Clube de Golfe dos Laranjas) 2. Pedro Lencart Silva (Clube de Golf de Miramar) / Beatriz Themudo (Golf de Oeiras Clube & Academia) 3. Pedro Cruz Silva (Clube de Golf de Miramar) / Leonor Bessa (Clube de Golf de Miramar) 4. Afonso Girão (Oporto Golf Club) / Ivete Rodrigues (VerdeGolf Country Club) 5. Daniel Rodrigues (Clube de Golf de Miramar) / Maia Samuelsson (Associação Desportiva da Quinta do Lago)

Deste Circuito, fizeram ainda parte os seguintes torneios com provas pontuáveis.

LISBON CUP Vencedores – Afonso Girão (Oporto Golf Club) / Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú)

19 TAÇA KENDAL Vencedores – João Magalhães (Oporto Golf Club)

ABERTO DO ESTORIL Vencedores – Francisco Matos Coelho (Clube de Golfe de Vilamoura) / Sofia Barroso Sá & Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú)

TAÇA MENDES D’ALMEIDA Vencedores – Pedro Cruz Silva (Clube de Golf de Miramar) / Ana Ribeiro (Amarante Golf Clube)

RANKINGS NACIONAIS

RANKING NACIONAL – BPI Feminino 1ª Leonor Bessa (Clube de Golf de Miramar) 2ª Sofia Sá (Clube de Golf da Quinta do Perú) 3ª Sara Gouveia Clube (Clube de Golfe dos Laranjas) Masculino 1º Daniel Da Costa Rodrigues (Clube de Golf de Miramar) 2º Vitor Lopes (Clube de Golfe de Vilamoura) 3º Pedro Cruz Silva (Clube de Golf de Miramar)

RANKING CASHBACK WORLD Ranking Ouro Senhoras 1ª Leonor Medeiros (Clube de Golf da Quinta do Perú) 2ª Sara Gouveia (Clube de Golfe dos Laranjas) 3ª Sofia Barroso Sá (Clube de Golfe da Quinta do Perú) Homens 1º Afonso Girão (Oporto Golf Club) 2º Daniel da Costa Rodrigues (Clube de Golf de Miramar) 3º Pedro Cruz Silva (Clube de Golf de Miramar)

Ranking Prata Senhoras 1ª Sofia Barroso Sá (Clube de Golfe da Quinta do Perú) 2ª Sara Gouveia (Clube de Golfe dos Laranjas) 3ª Leonor Medeiros (Clube de Golfe da Quinta do Perú) Homens 1º Daniel Costa Rodrigues (Clube de Golf de Miramar) 2º Carlos Conceição (Clube de Golfe do Morgado do Reguengo) 3º Salvador Brehm (Clube de Golf do Estoril) 3º Pedro Cruz Silva (Clube de Golf de Miramar)

20 CAMPEONATOS DE PITCH & PUTT

Em 2018 realizaram-se seis campeonatos nacionais, e 16 torneios da Liga Nacional de Pitch & Putt. Os campeonatos nacionais e respetivos campeões foram distribuídos da seguinte forma:

CAMPEONATO NACIONAL DE PITCH & PUTT Campo – Qta. Lágrimas Campeão • Luís Azenha Bonito – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe Vice–Campeão • Hugo Espírito Santo – União Cultural Desportiva e Recreativa de Guardizela

CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES PITCH & PUTT Campo – Cantanhede Campeão • Quinta das Lágrimas Clube de Golfe B Vice–Campeão • Quinta das Lágrimas Clube de Golfe A

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS PITCH & PUTT Campo – Paredes Golfe Clube Vencedores • Sub25 – João Girão – Oporto Golf Club • Sub18 – Diana Pacheco – Paredes Golfe Clube • Sub16 – Daniel Costa Rodrigues – Clube de Golfe Citynorte • Sub14 – João Iglésias – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe • Sub12 – Miguel Pinheiro – Paredes Golfe Clube • Sub10 – Gabriel Sardo – Clube de Golfe da Quinta do Fojo

CAMPEONATO NACIONAL DE MID-AMATEUR & SENIOR PITCH & PUTT Campo – Clube de Golfe de Braga Mid-Amateur Campeão • Hugo Espírito Santo – União Cultural Desportiva e Recreativa de Guardizela Vice–Campeão • Arnaldo Paredes – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe Seniores Seniores Campeão • Arnaldo Paredes – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe Vice–Campeão • Adriano Fonseca – Clube de Golfe Citynorte

21 CAMPEONATO NACIONAL DE PARES PITCH & PUTT Campo – Quinta do Fojo Campeões • Hugo Espírito Santo & Gonçalo Rodrigues – União Cultural Desportiva e Recreativa de Guardizela Vice–Campeões • Arnaldo Paredes & Luis Azenha Bonito – Quinta das Lágrimas Clube de Golfe

TAÇA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE PITCH & PUTT Campo – City Golf 1º Classificado – Gabriel Sardo – Clube de Golfe da Quinta do Fojo 2º Classificado – Hugo Espírito Santo – União Cultural Desportiva e Recreativa de Guardizela

3. COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZADAS PELA FPG

Campeonato Internacional Amador de Portugal – Senhoras

No ano 2018 o número de jogadoras inscritas foi de 90, atingindo o número limite previsto no regulamento do campeonato.

O Campeonato realizou-se no West Cliffs, e o campo de golfe encontrava-se em excelentes condições.

A vencedora foi Isobel Wardle (Inglaterra), com o resultado de 18 pancadas acima do PAR do campo. A vitória foi obtida no primeiro buraco de Playoff contra a compatriota Annabel Fuller.

Portugal foi representado por seis jogadoras: Amelie Abreu, Beatriz Themudo, Ivete Rodrigues, Leonor Bessa, Sara Gouveia e Sofia Sá.

Pos. Nome Clube To PAR Total V 1 V 2 V 3 V 4

23 Leonor Guimarães Bessa POR +33 321 84 78 78 81

- Sara Gouveia POR +39 245 84 82 79 MC

- Sofia Barroso Sá POR +41 257 85 83 89 MC

- Ivete Rodrigues POR +45 261 91 88 82 MC

- Beatriz Themudo Santos POR +55 271 88 93 90 MC

- Amelie Abreu POR +88 304 91 105 108 MC

22 Campeonato Internacional Amador de Portugal – Homens

A competição contou com 120 jogadores, e foi disputada no campo do Montado Hotel & Golf Resort.

O vencedor foi o português, Vitor Londot Lopes, com um total de 15 pancadas abaixo do par do campo.

O torneio contou com um total de 16 atletas portugueses, nove dos quais passaram para o cut da competição.

Pos. Nome Clube To PAR Total V 1 V 2 V 3 V 4

1 Vitor Londot Lopes POR -15 273 68 68 69 68

13 Pedro Lencart Silva POR -5 283 71 71 70 71

17 Daniel da Costa Rodrigues POR -4 284 70 71 71 72

28 Kiko Francisco Coelho POR -1 287 71 70 75 71

32 Afonso Girão POR PAR 288 72 68 70 78

47 Vasco Manuel Carreira Alves POR +4 292 76 74 70 72

63 João Maria Pontes POR +9 297 76 72 74 75

67 Pedro Cruz Silva POR +10 298 75 69 76 78

77 Martim Batista POR +16 304 73 76 79 76

- Pedro Clare Neves POR +7 151 76 75 MC MC

- Luís Pedro Martins POR +14 158 77 81 MC MC

- Gustavo Gregório Guzzo POR +15 159 83 76 MC MC

- Gonçalo Teixeira Teodoro POR +15 159 79 80 MC MC

- José Mª Pinto Basto POR +18 162 81 81 MC MC

- João Pedro Maganinho POR +18 162 82 80 MC MC

- Tiago Nunes POR +21 165 77 88 MC MC

23 Campeonato Internacional Mid-Amateur de Portugal – Homens

O Campeonato Internacional Mid-Amateur de Portugal – Homens decorreu no Campo de Golfe de Troia, que se apresentava em muito boas condições.

A competição contou com um total de 30 jogadores, dos quais 14 portugueses, tendo estado presente um total de 11 nações.

O vencedor foi o alemão Jorg Pauls, com 145 pancadas, e o melhor português foi o atleta Luis Costa Macedo, com 147 pancadas.

As classificações dos 14 portugueses foram as seguintes:

Pos. Nome Clube To PAR Total V 1 V 2

2 Luís Costa Macedo POR +3 147 75 72

4 Paulo J. B. Barcelos POR +5 149 72 77

5 Alexandre Barbosa Barroso POR +6 150 76 74

9 José Mª Cazal-Ribeiro POR +12 156 78 78

10 João Umbelino POR +14 158 77 81

11 Romeu Gonçalves POR +14 158 76 82

13 Afonso Leite de Castro POR +18 162 81 81

14 Paulo Spínola POR +19 163 79 84

16 Manuel Quinta POR +20 164 80 84

17 Abilio Gonçalves POR +21 165 85 80

21 Rogério Brandão POR +23 167 87 80

22 João Fortes POR +23 167 82 85

24 Fernando Serpa POR +33 177 92 85

- Fabrice Lopes POR - - 87 NR

24 4. ESTÁGIOS

Em 2018 realizaram-se seis estágios da seleção nacional e oito estágios de deteção de talentos, no Norte, Centro e Sul do país.

5. SELEÇÕES NACIONAIS DE SENHORAS

Principais resultados de 2018: • Vitória da atleta Filipa Capelo, no Loretto Golf Scottish Girls U 16; • 2º Lugar da atleta Leonor Medeiros, no Loretto Golf Scottish Girls U 16; • 6º Lugar da atleta Leonor Medeiros, no International Juniors of ; • 8º Lugar da atleta Sofia Barroso Sá, no Chantilly International U14; • 9º Lugar da atleta Sofia Barroso Sá, no Loretto Golf Scottish Girls U 16.

6. SELEÇÕES NACIONAIS DE HOMENS

Principais resultados de 2018: • Vitória do atleta Vitor Lopes, no Campeonato Internacional de Portugal; • 2º Lugar do atleta Daniel Rodrigues, no International Juniors of Belgium; • 3º Lugar do atleta Francisco Matos Coelho, no International Juniors of Belgium; • 3º Lugar do atleta João Mª Pontes, no International Juniors of Belgium; • 2º Lugar no IPPA World Championship Pitch & Putt Pairs 2018. Equipa constituída por: João Mª Pontes e Hugo Espírito Santo; • 2º Lugar no European Boys Team Championship – Division 2. Equipa constituída pelos atletas Daniel Rodrigues, Francisco Matos Coelho, João Mª Pontes, Pedro Clare Neves, Pedro Cruz Silva e Vasco Alves. Esta classificação garante a presença de Portugal no Campeonato da Europa de Equipas de Boys em 2019; • 7º Lugar do atleta Pedro Lencart Silva, no German Boys & Girls; • 7º Lugar do atleta Daniel Rodrigues, nos Jogos do Mediterrâneo; • 8º Lugar do atleta Vitor Lopes, no Campeonato Internacional de Espanha; • 8º Lugar do atleta Daniel Rodrigues, no The Junior Open; • 9º Lugar do atleta Pedro Cruz Silva, no European Young Masters; • 9º Lugar no European Young Masters. Equipa constituída por: Daniel Rodrigues, Pedro Cruz Silva, Leonor Medeiros e Rita Costa Marques; • 16º Lugar do atleta Pedro Lencart Silva, no The Boys Amateur Championship; • Participação do atleta Daniel Rodrigues na equipa da Europa Continental no Jacques Léglise Trophy.

25 7. OPEN DE PORTUGAL@MORGADO GOLF RESORT

Com o principal objetivo de criar oportunidades de jogo para os jogadores profissionais, a FPG, em conjunto com a PGA de Portugal e a NAU Hotéis e Resorts, retomou a organização do Open de Portugal.

O Open de Portugal @ Morgado Golf Resort realizou-se de 10 a 13 de maio.

Em parceria com a NAU Hotéis e Resorts e a PGA de Portugal, a FPG assumiu a promoção do evento sem recorrer a serviços de promotores externos. Os recursos humanos utilizados nesta organização foram os das entidades organizadoras e do European Tour.

Em 2018 o Open de Portugal @ Morgado Golf Resort foi um torneio Full . Desta forma a sua organização permitiu a troca de 41 Wild Cards que deram as seguintes oportunidades de jogo a profissionais portugueses:

Tomás Silva 1. Turkish Airlines Challenge 2. Challenge de Espanha 3. Open de Portugal 4. D+D Real Czech Challenge 5. Scottish Hydro Challenge 6. Prague Challenge 7. 8. Bridjestone Challenge.

João Ramos 1. Turkish Airlines Challenge 2. Open de Portugal 3. Espanha 4. .

Tiago Cruz 1. Eurobank Open 2. Swedish Challenge 3. KPMG Trophy 4. Hauts de Open 5. Italian Challenge 6. Open de Portugal 7. Match Play 9 Espanha 8. Made in Denmark 9. Prague Challenge.

26 Tomás Bessa 1. Monaghan 2. Open de Portugal 3. Bridjestone Challenge 4. Vierumaki .

João Carlota 1. Challenge de Espanha 2. Open de Portugal 3. D+D Real Czech Challenge 4. Swiss Challenge 5. Scottish Hydro Challenge 6. Made in Denmark Challenge 7. Vierumaki Finnish Challenge 8. Galgorm Northern Ireland Open.

Miguel Gaspar 1. Open de Portugal 2. Match Play 9 Espanha 3. Swiss Challenge 4. Made in Denmark Challenge 5. 6. Prague Challenge 7. Irish Challenge 8. Monaghan Irish Challenge.

A competição contou com a participação de 156 jogadores, oriundos de 24 países. Portugal fez-se representar por 13 jogadores, dos quais dois amadores, Pedro Lencart e Vitor Lopes.

O vencedor foi o australiano Dimitrios Papadatos, com o resultado de 7 pancadas abaixo do par do campo, tendo arrecadado um prize money de 32.000€.

Sete portugueses passaram o cut, tendo obtido as seguintes classificações: • 2º – José Filipe Lima, com o resultado de cinco pancadas abaixo do par do campo e um prize money de 18.000€; • 4º – Tiago Cruz, com o resultado de 4 pancadas abaixo do par do campo e um prize money de 9.100€; • 8º – Pedro Figueiredo, com o resultado de 3 pancadas abaixo do par do campo e um prize money de 4.520€; • 14º – Vítor Lopes (AM), com o resultado de 1 pancada abaixo do par e considerado o melhor amador em prova; • 22º – João Carlota, com o resultado de par do campo e um prize money de 1.916,67€; • 45º – Ricardo Santos, com o resultado de 4 pancadas acima do par e um prize money de 1.020€; • 67º – Tomás Silva, com o resultado de 11 pancadas acima do par e um prize money de 510€.

27 V – FOMENTO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE

O Projeto Drive – Desenvolvimento Juvenil tem como objetivo levar o golfe a todas as camadas socioeconómicas, nomeadamente através das escolas.

De destacar em 2018: • 7 ações integradas nos Road Shows, com cerca de 95.000 visitantes e 4.000 praticantes; • Os insufláveis da FPG foram utilizados por 10 clubes em iniciativas de divulgação da modalidade; • Circuito Drive Challenge: 379 jovens federados participaram no Circuito Drive Challenge, num total de 31 torneios disputados a nível regional; • Circuito Drive School: 12.477 crianças participaram em 230 escolas do 1º ciclo, 754 crianças foram aos campos de golfe nos eventos municipais e levaram a sua família, 352 crianças participaram nos regionais e 48 crianças no Campeonato Nacional; • Foram envolvidas 6 regiões do país e 31 clubes trabalharam em conjunto com a FPG na organização de 35 eventos municipais, incluindo Açores e Madeira; • Os clubes envolvidos no Circuito Drive receberam equipamento júnior para as suas academias, correspondente a um investimento de cerca de 1.500€; • Circuito Drive Prof.: 62 professores participaram nos eventos regionais organizados pelos clubes, e 24 professores disputaram o Campeonato Nacional Drive Prof. em simultâneo com o Drive School; • Circuito Desporto Escolar: 2.179 crianças inscritas em golfe no âmbito do Desporto Escolar (E.B. 2,3 e Secundário); • 83 escolas registaram 92 Grupos Equipa de Golfe no Desporto Escolar; • 6 Centros de Formação do Desporto Escolar com golfe; • Formação de Professores: 5 formações acreditadas de curta duração (5 horas) para Professores de Educação Física e Desporto, num total de 100 formandos; • Workshops Professores: foram realizados 5 workshops em 2018, com a participação de 58 professores do 1º Ciclo.

Mais uma vez se reforça a importância do apoio dos clubes e campos de golfe a este projeto, pois sem eles não é possível a continuidade destes jovens no golfe.

28 VI – HANDICAP E COURSE RATING

1. REGULAMENTOS DE HANDICAP

No que concerne ao Sistema de Handicap EGA, mantiveram-se em vigor em 2018 os seguintes regulamentos de Handicap: • Manual Sistema de Handicap EGA – manual da edição para Portugal • Apêndice P – com o resumo das decisões específicas para Portugal • Apêndice CBA • Apêndice Revisão Anual • Decisões do Sistema de Handicap EGA – Portugal.

Entraram em vigor em 2018 os seguintes Apêndices complementares: • Apêndice Membros Institucionais – contempla os procedimentos sobre “estatuto de organizador de voltas válidas para handicap”, resumindo as condições para obtenção e manutenção deste estatuto; • Apêndice Handicap RIO – complementa o Sistema de Handicap EGA para os jogadores enquadrados no registo individual online.

A nível internacional, continuou a representação de Portugal no desenvolvimento e planeamento de regulamentos de handicap, quer a nível europeu, quer mundial, com representação no projeto WHS – World Handicap System. Verificou-se ainda participação nos dois Workshops Técnicos sobre o desenvolvimento do WHS organizados pela EGA e no workshop do fórum anual.

No âmbito da regulamentação técnica para o World Handicap System, tendo sido definidos os principais elementos constituintes do sistema mundial, iniciou-se a nível nacional o processo de análise das especificações dos algoritmos. Relativamente aos conteúdos técnicos do sistema e opções nele previstos, tendo em conta as diferentes culturas mundiais de golfe, o enquadramento continuou a desenvolver-se ao nível da Associação Europeia de Golfe.

A nível europeu, e no que concerne em específico aos países atualmente utilizadores do Sistema de Handicap EGA, como é o caso da FPG, foi reconfirmado pelos países membros, o papel de representação e de governance body para matérias de handicap da Associação Europeia de Golfe (EGA) face, nomeadamente, ao World Handicap System.

29 2. UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EGA

Clubes com Autoridade de Handicap

Listam-se, de seguida, a totalidade dos Clubes de Golfe com Autoridade de Handicap em 2018, à data de 31 de dezembro de 2018.

Nº Clube Nº Clube

1 Oporto Golf Club 35 Clube de Golfe de Lagos

2 Lisbon Sports Club 36 Clube de Golfe Portugal Telecom

3 Club de Golf de Miramar 38 Clube de Golf da Quinta do Peru

4 Clube de Golf do Estoril 42 Clube do Pessoal da EDP

5 Clube de Golf da Ilha Terceira 43 Clube de Golfe de Ponte de Lima

6 Clube TAP-Air Portugal 44 Clube de Golfe das Dunas

7 Clube de Golfe do Santo da Serra 47 Floresta Parque Golf Club

8 Clube de Golfe de Vidago 48 G.M.D. 1º de julho de Alcoitão

9 Clube de Golfe de Vilamoura 50 P.G.C – Paredes

10 Clube de Golfe da Penina 51 VerdeGolf Country Club

11 Clube de Golf do Pessoal da NATO 53 Pine Cliffs Golf e Country Club

12 Clube de Golfe da Quinta do Lago 55 Clube de Golfe de Évora

13 Clube de Golfe da Quinta da Marinha 57 Clube de Golfe da Quinta do Fojo

14 Associação Barmen de Portugal 58 Amarante Golf Clube Associação Desportiva 15 e Cultural da Quinta do Lago 59 Clube Palheiro Golfe 16 Clube de Golfe Médico 61 Clube de Golfe do Centro PAR 3 – Associação 17 Clube de Golfe de Troia 63 de Golf de Torres Vedras 18 C.G. da Caixa Geral de Depósitos 68 Clube de Golfe de Belas Associação dos Campos 21 C.G. dos Professores de Educação Física 69 de Golfe de Vale do Lobo 22 Estela Golf Club 72 Clube de Golfe Casino Estoril Grupo Desportivo 24 Santander Totta (Clube de Golfe) 73 Clube de Golfe Palmares 28 Clube de Golfe SKIP 76 Golfe Clube de Tavira

29 Clube de Campo da Aroeira 77 Grupo Desp. do Banco de Portugal

30 Carvoeiro Golfe e Country Club 79 Quinta das Lágrimas Clube de Golfe

31 Clube de Golf do Montado 80 Pinheiros Altos

32 Sports Club da Penha Longa 83 Oitavos Dunes Club

33 Clube de Golfe de S. Lourenço 84 Clube de Golfe do Levante

34 Clube de Golfe de Braga 85 Clube Millennium BCP – A.C.D. C. Gr. BCP

30 Nº Clube Nº Clube

86 Boavista Clube de Golfe 138 Clube de Golfe de Palmela

87 Clube de Golfe do Paço do Lumiar 141 Clube de Golfe dos Economistas

91 Clube de Golf dos Arquitetos 142 Clube de Golfe dos Engenheiros

93 Nortada Golf Clube 145 Clube de Golfe – Hotel Vila Batalha

95 Vila Sol Golfe Clube 146 Southern Golf Association

97 C. Náutico Oficiais e Cadetes da Armada 147 Castro Marim Golfe Club Associação Nacional Seniores 98 de Golfe de Portugal 148 ACME – Associação Membros do Golfe 99 Clube Tigres do Bosque 149 Orizonte Golf Club

100 Clube de Golfe de Azeitão 151 Associação Chez Carlos Golf

101 Golf Club Atlântico 152 Clube de Golfe Royal Óbidos Associação Académica 103 ACP Golfe 153 da Universidade do Algarve 104 Clube Ribagolfe 154 Clube de Campo Aldeia dos Capuchos

JuveGolfe, Associação 155 Clube VC Golfe 106 de Golfe Pais & Filhos 107 Clube de Golfe Citynorte 157 Clube de Golfe da Costa Alentejana

108 Bica Clube de Golfe 158 Clube de Golfe do Vidago Palace

109 Assoc. Clube de Golfe do Campo Real 159 Silves International Clube de Golfe

111 Serra de Monchique Golf Club 160 Clube de Golfe dos Laranjas Associação de Golfe 113 Associação Golf for Greys 162 do Sporting Clube de Portugal Clube de Golfe do Sindicato 163 AGC – Algarve Golfe Clube 115 N. Quadros T. Bancários 117 Clube de Golfe de Rilhadas 165 Clube de Golfe da Beloura – ACGB União Cultural Desportiva 118 Clube de Golfe de Viseu 166 e Recreativa de Guardizela 120 Clube de Golfe do Benfica 167 Vagrants Algarve Golf Club

123 Clube de Golfe Algarveagles 168 Associação de Golfe da Bairrada

125 Clube de Golfe Vale Pisão 169 Clube de Golfe dos Amigos do Jamor Associação de Seniores 126 Clube de Golfe da Quinta do Vale 170 de Golfe do Norte de Portugal 128 Clube de Golfe Morgado do Reguengo 172 El Bicho Clube de Golfe

129 Clube de Golfe do Bom Sucesso 173 ADCQR – Clube de Golfe

130 Xira Golfe – C.G. de Vila Franca de Xira 174 GOCA – Golf Oeiras e Academia Associação de Golfistas 131 Alto – Clube de Golfe de Portimão 175 Independentes de Portugal – Indy Golf 132 Clube de Golfe de Cantanhede 177 Clube de Golfe de Vale de Janelas

133 Clube de Golfe do Exército 178 Clube de Golfe do Jamor

Clube de Golfe da Academia 179 Amendoeira Clube de Golfe 135 da Força Aérea 137 Associação Aviz Clube de Golfe 180 CGVC – Clube de Golfe de Viana do Castelo

Registou-se um total de 122 clubes com Autoridade de Handicap.

31 Membros Institucionais

Em 2018 os Membros Institucionais com estatuto para organizarem “voltas válidas para efeitos de handicap” foram os seguintes:

Membro Institucional

Associação de Golf do Norte de Portugal

Associação Nacional Seniores de Golfe de Portugal Senhoras

Benamor – Atividades Turísticas, S.A.

Carvoeiro Golf, S.A.

Corfield – Comércio de Artigos de Desporto, Lda.

Dom Pedro Golf, S.A.

Double Eagle, Organização de Eventos, Lda.

Empreendimentos Turísticos Montebelo – Soc. de Tur e Rec., S.A.

Golfecom – Atividades de Lazer, Unipessoal Lda.

Ilhas de Valor, S.A.

Mediagolf II – Eventos e Catering, Unipessoal Lda.

PGA de Portugal

SGEHR – Sociedade Gestora e Exploradora de Hotéis e Resorts, S.A.

Sociedade do Golfe da Quinta do Lago

Sociedade Turística da Penina, S.A.

Solverde – Sociedade de Invest. Turísticos da Costa Verde, S.A.

Top & Play – Unipessoal, Lda.

Várzea da Relva – Empreendimentos Turísticos e Agrícolas, S.A.

Viagens Abreu, S.A.

VIQ – Vendas e Importações de Qualidade, Lda.

32 Assistência e controlo na utilização do Sistema de Handicap

Manteve-se a assistência direta aos agentes através da emissão de pareceres e decisões técnicas sobre disposições regulamentares de handicap.

Levou-se a cabo um conjunto de análises de registos de handicap e contactos com os respetivos Clubes de Filiação, no âmbito de processos de inquéritos técnicos, ao abrigo das cláusulas 2.7.3 e 2.8.3 do Apêndice P do Sistema de Handicap EGA (Inquérito para Suspensão de natureza técnica e Poderes da Comissão para decisão sobre handicaps).

No que concerne aos praticantes de categoria de handicap 1, continuou a efetuar-se a deliberação sobre pedidos de ratificação de atribuição, revisão de handicap e registo de resultados e ainda a auditoria contínua dos registos de handicap, nomeadamente dos jogadores em representação internacional.

Deu-se continuidade à monitorização do Sistema Central de Handicap e da gestão das entidades autorizadas para acesso e manutenção de utilização do Sistema de Handicap.

Verificaram-se, à data de 31 de dezembro de 2018, 13.786 praticantes federados ativos com registo de handicap EGA.

3. SISTEMAS INFORMÁTICOS

Sistema Digital Integrado

A FPG apresentou em 2018 um conjunto de ferramentas informáticas inovadoras e complementares para clubes, membros institucionais e jogadores, estruturadas numa perspetiva de um sistema digital integrado.

“DatagolfLinks”: passou a ser disponibilizado aos Clubes e Membros Institucionais um conjunto de acessos que permitem incluir informação diretamente e automaticamente ligada ao Datagolf nos respetivos sites, nomeadamente listas de sócios e handicaps, torneios e suas classificações, draws, listas de inscritos, rankings, cartões de resultados e estatísticas.

“myFPG”: tendo sido desenvolvido e disponibilizado um acesso à área reservada para cada jogador, especificamente na temática de handicaps foram aí incluídos:

• Registos: visualização de registo individual de resultados, registo de handicap e gráficos. • Cartões: ferramenta para entregar cartões digitais de jogo, com possibilidade de registo de cartões para handicap. • Perfil: opção de publicação aberta de registo de dados.

33 A introdução do sistema digital integrado foi coordenada com a adequação ao regulamento geral de proteção de dados. Neste sentido, ao nível dos websites da FPG, Clubes e Membros Institucionais, a autenticação myFPG foi usada para os links do DatagolfLinks que requerem login.

Ao nível da apresentação gráfica, as pesquisas de federados handicap/federados, registos individuais e classificações em torneios passaram a ter nova apresentação gráfica, modernizada e com design responsivo, ou seja, adaptado a diferentes dispositivos e com capacidade de expansão da página para visualização de cartões.

A estrutura permitiu também o desenvolvimento e disponibilização de serviços de links para Inscrições em Torneios, com vantagens para os Clubes e Membros Institucionais, na redução de tarefas administrativas e num maior controlo e sistematização e, para os jogadores, nas facilidades de acesso, visualização e clareza de processo de inscrição.

Datagolf e Sistema Central de Handicaps

Relativamente ao software Datagolf, foram disponibilizadas cinco versões acompanhadas com as respetivas atualizações ao Sistema Central de Handicaps (SCH), abrangendo nomeadamente:

• Compatibilidade e funcionalidades para DatagolfLinks; • Desenvolvimento de funções para Inscrições em Torneios; • Compatibilidade e funcionalidades para gestão de Cartões, submetidos por myFPG cartões; • Automatização de estado de handicap; • Botões de Ajuda; • Várias correções e melhorias pontuais sobre torneios, jogadores, sócios e revisão anual; • Visualização do SGD, representado o diferencial de resultado para handicap no SCH; • Acesso a ficheiros carregados no SCH; • Controlo de utilizadores de SCH e prazo de expiração de logins, com realce para a confidencialidade dos acessos a gerir pelas entidades.

Deu-se continuidade ao suporte técnico ao software fornecido pela FPG, em matérias de índole desportiva e handicaps.

Iniciou-se a definição de estilo e a criação pontual de tópicos para o desenvolvimento de instruções operacionais concretas, para os utilizadores do Datagolf e Sistema Central de Handicaps.

34 4. PITCH & PUTT

À data de 31 de dezembro de 2018, listavam-se os seguintes Clubes com Autoridade de Handicap P&P e Membros Institucionais com estatuto de “Voltas Válidas” P&P.

Nº Clube

1 Oporto Golf Club

2 Lisbon Sports Club

3 Club de Golf de Miramar

8 Clube de Golfe de Vidago

9 Clube de Golfe de Vilamoura

22 Estela Golf Club

24 Grupo Desportivo Santander Totta (Clube de Golfe)

34 Clube de Golfe de Braga

42 Clube do Pessoal da EDP

50 PGC – Paredes Golfe Clube

57 Clube de Golfe da Quinta do Fojo

61 Clube de Golfe do Centro

79 Quinta das Lágrimas Clube de Golfe

87 Clube de Golfe do Paço do Lumiar

91 Clube de Golf dos Arquitetos

93 Nortada Golf Clube

98 Associação Nacional Seniores de Golfe de Portugal

103 ACP Golfe

106 JuveGolfe, Associação de Golfe de Pais e Filhos

107 Clube de Golfe Citynorte

108 Clube de Golfe da Bica

117 Clube de Golfe de Rilhadas

118 Clube de Golfe de Viseu

125 Clube de Golfe Vale Pisão

130 Xira Golfe – Clube de Golfe de Vila Franca de Xira

132 Clube de Golfe de Cantanhede

133 Clube de Golfe do Exército

137 Associação Aviz Clube de Golfe

138 Clube de Golfe de Palmela

141 Clube de Golfe dos Economistas

35 Nº Clube

145 Clube de Golfe – Hotel Vila Batalha

149 Orizonte Golf Club

154 Clube de Campo Aldeia dos Capuchos

166 União Cultural Desportiva e Recreativa de Guardizela

170 Associação de Seniores de Golfe do Norte de Portugal

175 Assoc. de Golfistas Independentes de Portugal – Indy Golf

179 Amendoeira Clube de Golfe

180 CGVC – Clube de Golfe de Viana do Castelo

Membros Institucionais

Associação de Golfe do Norte de Portugal

Empreendimentos Turísticos Montebelo – Soc. de Tur e Rec., S.A.

Dom Pedro Golf, S.A.

Foi publicada atualização do Regulamento de Handicap P&P, contendo as alterações: • Inclusão de voltas de 9 buracos para handicap P&P; • Obtenção de handicap P&P mediante entrega de resultados P&P.

Deu-se continuidade à recolha de dados para classificação em percursos P&P, no âmbito de projeto piloto e iniciaram-se as análises exploratórias de cálculos.

Relativamente ao software para P&P, manteve-se a correspondência com as versões do Datagolf e Sistema Central de Handicaps e foi incluída a compatibilização com as atualizações regulamentares.

Foram também estruturados e disponibilizados os serviços de DatagolfLinks e a modernização das páginas de pesquisa e consulta de handicaps para P&P.

Verificaram-se, à data de 31 de dezembro de 2018, 1.301 praticantes federados ativos com registo de handicap P&P.

36 5. COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO

Seguindo a linha de desenvolvimento de materiais com linguagem e comunicação simplificada e com uma visão prática e explicativa, foram publicados conjuntos de perguntas e respostas sobre: • Sistema de Handicap EGA • Desenvolvimento de um Sistema de Handicap Mundial • Classificação de Campos • Novidades Tecnológicas de Handicaps • myFPG Cartões e myFPG Cartões para Handicap.

Os suportes visaram também uma comunicação em rede, na medida em que, para além da publicação no website da FPG, foram disponibilizados aos clubes em formato PDF para facilitar a partilha pelos respetivos associados, e atualização dos conteúdos e terminologia dos respetivos sites.

No âmbito do tema de classificação de campo, foi publicado o cartaz “Avançar no Golfe”, exemplificativo das várias opções de tees, e promotor da escolha adequada ao perfil do jogador.

No âmbito da formação, foram ainda e também reforçadas as formações às Comissões de Handicap sobre temáticas de gestão de handicaps e Sistemas Informáticos. • Número de formações: registou-se um crescimento do número de formandos, com 40 elementos de Comissões de Handicap a receber formação em 2018. • Conteúdos: foram efetuadas as primeiras revisões de conteúdos temáticos, com o objetivo de maior simplificação ao nível dos componentes técnicos e maior abrangência temática. Contemplando assim as várias ferramentas ao dispor, para além do Datagolf, tais como Sistema Central de Handicaps, DatagolfLinks, myFPG, Avançar no Golfe e acesso a conteúdos de handicap publicados no website da FPG. • Formatos: foi flexibilizado o formato, admitindo-se as formações por ambiente remoto.

37 6. CLASSIFICAÇÃO DE CAMPOS

Em 2018 foram classificados ou reclassificados os seguintes percursos de golfe, de acordo com o Sistema de Classificação de Campos de Golfe da United States Golf Association.

Campo de Golfe Nº de Buracos Classificados

Aroeira II Alterações Pontuais

Benamor 18

Bom Sucesso 18

Estela 18

Jamor 9

Lisbon Sports Club 18

Montebelo 27

Ocean Golf Course 18

Oporto 18

Palmares 27

Palmela Village Golf 18

Penina Golf Course 18

Royal Golf Course 18

Royal Óbidos 18

Vidago 9

Vidago Palace 18

West Cliffs Revisão (Construção Inicial)

Foram ainda calculadas e publicadas as classificações de tees do programa “Avançar no Golfe”, em articulação com o calendário do Circuito Drive Challenge, perfazendo no final de 2018 um total de 22 campos com percursos “Avançar no Golfe”, contemplando tees recuados alternativos e a classificação para homens dos tees vermelhos.

No âmbito do “Regimento Específico da Formação e Exercício de Atividade de “Rater”, é de registar em 2018: • Participação em Seminário Europeu de Calibração de Classificação de Campos da EGA e USGA; • Pré-formação, exame e certificação de um Rater Assistente para complemento à equipa de rating.

38 7. HANDICAPS EM RIO

Tendo sido introduzida a possibilidade dos praticantes federados via registo individual online (RIO) obterem um handicap, no âmbito do Apêndice RIO do Sistema de Handicap EGA, procedeu-se em 2018 à operacionalização das tarefas de gestão de handicap: • Definição de procedimentos administrativos internos e preparação de modelos de documentação; • Preparação e publicação online de Perguntas e Respostas sobre handicap para praticantes no regime RIO; • Comunicação com os praticantes de acordo com as tipologias (“Sem Handicap”; “Handicap Pendente”, “Handicap Inativo” e “Handicap Válido”); • Gestão de Handicaps – resumo das tarefas desempenhadas pelos serviços, sob a supervisão da Comissão de Handicaps e Couse Rating: > Receção, verificação de cumprimento de requisitos, registo e/ou validação de resultados para handicap; > Atribuição de handicaps iniciais mediante registo de resultados e entrega de certificado de jogo validado por Treinador portador do Título Profissional de Treinador de Desporto, no âmbito dos conhecimentos mínimos para a prática do golfe e avaliação geral de performance; > Revalidação de handicaps inativos mediante resultados recentes; > Acompanhamento contínuo, análise de resultados e estatísticas; > Revisão Anual de Handicaps; > Não se verificaram inquéritos de natureza técnica e/ou suspensões.

Verificaram-se, à data de 31 de dezembro de 2018, 33 praticantes federados RIO com registo de handicap.

39 VII – FORMAÇÃO

Formação de Treinadores

Teve início em maio de 2018 um curso de treinadores Grau I (entidade formadora responsável pelo curso – Instituto Lusófono de Treino Desportivo), o qual contou com 15 participantes. A componente de formação geral decorreu no Campus da Universidade Lusófona (Campo Grande), e a componente de formação específica decorreu no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

Integraram a Bolsa de Formadores da FPG para ministrar a formação específica: • Estrutura, Regulamento e Desenvolvimento do Golfe – Henrique Carvalhão • Estrutura, Regulamento e Desenvolvimento do Golfe – Luís Moura Guedes • Modelo de Ensino do Golfe e Planeamento e Treino Específico do Golfe – Hugo Pinto • Técnicas de Golfe – Hugo Pinto • Prática Pedagógica, Demonstração e Jogo de Campo – Hugo Pinto • Observação e Análise Técnica – Nelson Cavalheiro • Tecnologia, Equipamento e Custom Fitting – Sebastião Gil.

A Coordenadora do curso (anterior Secretária do Curso) foi a treinadora Marta Ramalho (portadora do TPTD Golfe Grau II).

Formação em Regras

Em fevereiro de 2018 foram enviados três árbitros a St. Andrews, para realização do curso Teach the Teachers. Este curso teve como objetivo a formação de formadores em Regras 2019, tendo os três árbitros concluído o curso com sucesso.

Em março, o R&A e a USGA anunciaram o projeto de modernização das Regras de Golfe com entrada em vigor a janeiro de 2019. Com a entrada em vigor das novas Regras de Golfe a 1 de janeiro de 2019, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Golfe elaborou um programa de formação sob o lema “Estar Preparado para 2019”, dirigido a elementos das comissões técnicas, praticantes (Curso de Regras Nível 1), treinadores, profissionais, árbitros e candidatos a árbitros (Curso de Regras Nível 2), com o objetivo de proporcionar aos participantes um conhecimento técnico-prático das novas regras.

Em 2018 foram realizados os seguintes cursos e workshops em Regras 2019: • Curso de Regras Nível 1 – Lisboa e Porto, contou com cerca de 70 participantes; • Curso de Regras para Comissões Técnicas – Norte, Centro, Sul e Ilhas, contou com cerca de 106 participantes; • Workshop para Jogadores Drive Tour; • Workshop para o Jogadores da PGA de Portugal.

40 VIII – CENTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GOLFE DO JAMOR

O Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor contou em 2018 com 14.883 voltas de golfe no seu percurso de 9 buracos.

Registaram-se 3.202 aulas de golfe, repartidas da seguinte forma pelos professores da Escola: • Nuno Campino: 1.347 • Marta Ramalho: 633 • Tiago Bonaparte: 1.222.

Às aulas enunciadas acresceram as da Escola de Golfe júnior, com mais de 564 horas no ano 2018.

No campo de treino, foram batidos 46.617 cestos (menos 201 cestos que em 2017), não sendo contabilizados os cestos batidos nos processos de ensino/aprendizagem.

De registar em 2018 a aquisição de 26 tapetes de prática para o Driving Range, um Buggy apanha bolas e um sistema de cartões recarregáveis para a máquina das bolas.

De registar na área da manutenção de equipamentos a construção de uma escada de acesso ao tee do buraco 9; a pintura e reforço da sinalética no campo; a pintura e requalificação do Driving Range; a relocalização das bandeiras para a entrada no CNFGJ; a plantação de 100 arbustos para marcação e definição de espaços no campo; a construção de um espaço para a separação de resíduos; a relocalização de redes de segurança; e a requalificação do estúdio.

41 Foram ainda e também requalificados os alvos no campo de treino, baias e reforço de bolas.

Ao longo do ano 2018 registaram-se as seguintes atividades:

Atividades Sistemáticas: • Organização dos torneios da Ordem de Mérito Jamor; • Atividades de ensino e competições por nível da Escola Nacional de Golfe – Juniores.

Atividades Pontuais • Fevereiro – Torneio Take Away RedBull; • Março – Ação de Formação Trackman, nível 1; • Junho – Pink Sunset (atividade dirigida ao público feminino); • Julho – Torneio de Encerramento da Escola Nacional de Golfe; Férias Desportivas da Escola Nacional de Golfe; • Agosto – Promoção de cartões de bolas; • Setembro – Preparação da implementação do novo Modelo de Ensino; Apresentação do Projeto Jamor 365; Reuniões com Encarregados de Educação; • Outubro – Início da época 2018/2019 da Escola Nacional de Golfe; • Novembro – Ação de formação Trackman e Estratégia de Jogo; • Dezembro – Campanha de promoção de Green Fees; Renovação das instalações de treino e prática.

Demo Day’s Ao longo do ano 2018 foram realizados 10 dias de Demo Days. Titleist, Taylor Made, Wilson Staff, Callaway e Ping foram algumas das marcas que deram a conhecer à comunidade golfística as últimas novidades do mercado.

Torneios da Escola Júnior Realizaram-se seis torneios na época 2017/2018 e dois encontros com a participação dos pais e familiares na época 2018/2019.

Desporto Escolar Foram recebidas várias escolas de agrupamentos de escolas de Lisboa e Vale do Tejo no CNFGJ. Centenas de alunos provenientes destes agrupamentos de escolas tiveram o seu primeiro contacto com o golfe, sendo que muitos deles continuaram a atividade desportiva.

Foram realizados quatro torneios a contar para o ranking regional de Golfe do Desporto Escolar.

Eventos TORNEIO DE GOLFE DA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO DE DEUS Estes torneios esgotaram as inscrições e o valor reverteu inteiramente para a Fundação.

A Fundação desenvolveu no CNFGJ as suas atividades de treino e jogo, como apoio à prática desportiva dos seus utentes. 42 SPECIAL OLYMPICS Ao longo de 2018, continuaram a ser recebidas instituições com utentes pertencentes aos Special Olympics. Muitos alunos vieram experimentar e evoluir na modalidade.

DIA DO GOLFE NA RÁDIO COMERCIAL A Rádio Comercial, líder de audiências no horário da manhã, voltou a fazer a emissão do seu programa da manhã a partir do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

TORNEIO PAIS E FILHOS Sob o pretexto do Dia do Pai, voltou a realizar-se no CNFGJ um torneio que incentiva a prática do golfe em família. Participaram 22 pares, distribuídos por pais e filhos; avós e netos; irmãos e marido e mulher.

TORNEIO DOS SANTOS POPULARES Voltou a realizar-se em 2018 este torneio, que contou com a participação de 42 jogadores. IX – APOIO A CLUBES

1. PLANO ESTRATÉGICO E SISTEMA DE GESTÃO

Durante o ano 2018, o Gabinete de Apoio a Clubes efetuou o acompanhamento quer das ações para desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, quer das iniciativas estratégicas propostas para o triénio 2018–2020 (Plano de Ação), incluindo as ações de divulgação e comunicação a partes interessadas e as ações de acompanhamento da implementação das iniciativas propostas para o triénio 2018-2020.

No âmbito da comunicação com as partes interessadas, o Gabinete de Apoio a Clubes coordenou a recolha de dados relativos a condições e descontos para jogadores federados, em vigor nos campos de golfe nacionais durante 2018, para posterior publicitação nos canais de comunicação da FPG e disponibilização aos utilizadores do novo cartão anual da FPG. Foi enviado formulário a todas as entidades gestoras de campos de golfe, tendo sido obtidas 57 respostas.

No início de 2018, o Gabinete planeou e coordenou os trabalhos para avaliação da satisfação de jogadores federados que participaram em competições da FPG em 2017. As conclusões e ações de melhoria foram divulgadas nos canais de comunicação da FPG, e comunicadas aos membros da FPG.

43 Este Gabinete coordenou ainda os trabalhos para elaboração dos protocolos com a Associação Gestores de Golfe de Portugal e com a Associação Portuguesa de Greenkeepers e a implementação dos seguintes programas: • “Golfe para Todos” 2018 – projeto financiado no âmbito do Programa Nacional Desporto para Todos (PNDpT) do IPDJ, que em 2018 incluiu o 1º Congresso Nacional do Golfe, o Dia do Golfista e um evento open day (pink sunset); • “Ética no Golfe” 2018 – projeto financiado no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ, que em 2018 incluiu a realização de vídeo educacional dirigido aos agentes desportivos e à comunidade em geral, o qual visa promover a adoção de valores éticos no desporto. Este vídeo, que contou com a colaboração da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) e de duas atletas da seleção nacional – Leonor Medeiros e Sofia Sá – encontra-se em fase de pós-produção e será disponibilizado para visualização e download gratuito no sítio oficial da Federação Portuguesa de Golfe e da ADoP.

2. ANUÁRIO FPG

O Gabinete de Apoio a Clubes garantiu o suporte técnico necessário ao desenvolvimento da abordagem metodológica do Anuário da FPG, nomeadamente na elaboração da matriz de indicadores de desempenho, com o objetivo de permitir a recolha de dados para elaboração do Anuário relativo a 2018. A edição Anuário 2018, referente ao ano de 2018, será desenvolvida no 1º semestre de 2019, pela Deloitte, com base na informação disponível a essa data.

O desenvolvimento de indicadores de desempenho, específicos para a gestão de clubes e instalações desportivas, contou com a colaboração da Associação Gestores de Golfe de Portugal, da Associação Portuguesa de Greenkeepers e do Turismo de Portugal.

3. PROGRAMA ONCOURSE PORTUGAL

O Gabinete de Apoio a Clubes deu continuidade aos trabalhos para regionalização e implementação do programa OnCourseTM Portugal, gerido pela Golf Environment Organization, com o apoio do R&A.

Concluíram-se em 2018, com o apoio do R&A, os trabalhos de adaptação ao contexto nacional e de tradução de conteúdos para elaboração da versão do programa OnCourseTM Portugal, a qual será disponibilizada gratuitamente aos membros da FPG a partir de janeiro de 2019, permitindo à FPG obter informação de suporte à elaboração do Anuário de 2018.

Em dezembro de 2018, encontravam-se registadas 18 instalações com golfe (campos de golfe nacionais) na plataforma OnCourseTM, sendo que duas, o West Cliffs Links Club e o Vidago Palace Golf Course, viram os seus planos de sustentabilidade reconhecidos a nível internacional, tendo alcançando a certificação GEO.

44 4. CERTIFICAÇÃO DE ACADEMIAS

Durante o ano 2018, o Gabinete de Apoio a Clubes coordenou também o plano de atividades inerentes ao desenvolvimento e implementação do modelo de certificação da gestão de academias de golfe, projeto dinamizado pela FPG, com o apoio da Youth Football Management.

De acordo com o plano de desenvolvimento do projeto, foi enviado um questionário de caracterização a clubes/academias; elaborado um diagnóstico inicial; estruturado o “Manual Técnico da FPG”; e foram ainda realizados 3 workshops para apresentação da estratégia de certificação e recolha de contributos de clubes e associações, nos quais participaram cerca de 70 representantes de diversos clubes e academias nacionais.

5. FORMAÇÃO A CLUBES

O Gabinete de Apoio a Clubes coordenou as diversas atividades inerentes ao programa de formação a clubes, desde o diagnóstico de necessidades de formação, desenvolvimento do Plano de Formação, até à avaliação do impacto da formação. O Plano de Formação de Clubes, incluindo Agentes Desportivos e Associados, integrou as seguintes ações: • Curso Técnico Superior Profissional de Treino Desportivo de Jovens/Licenciatura em Treino Desportivo – Protocolo entre o Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e a Federação Portuguesa de Golfe com vista à promoção da formação de agentes desportivos, e ao desenvolvimento das necessárias ações de formação, através da oferta da disciplina golfe como “Modalidade Desportiva de Especialização” na “Licenciatura em Treino Desportivo” e no “Curso Técnico Superior Profissional de Treino Desportivo de Jovens”, e como disciplina de formação técnica no “Curso Técnico Superior Profissional de Desporto e Turismo de Natureza”. Neste âmbito, a FPG supervisionará e apoiará tecnicamente as unidades curriculares que integram a disciplina do golfe na “Licenciatura em Treino Desportivo” e no “Curso Técnico Superior Profissional de Treino Desportivo de Jovens”, e supervisionará e apoiará na criação de Cursos de Formação de Treinadores de Golfe – Grau I e Grau – II; • Workshop da Club Managers Association of Europe (CMAE) (8h) – Portugal 2018 – Apoio na realização do evento, coordenado pela Associação Gestores de Golfe de Portugal e realizado no Pestana Vila Sol, destinado a gestores dos clubes e campos de golfe, no qual participaram 24 representantes de diversos clubes e campos de golfe nacionais;

45 • Formação em Gestão de Campos de Golfe, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro (26h) – O Turismo de Portugal, em parceria com a Associação Gestores de Golfe de Portugal e a Federação Portuguesa de Golfe, organizou um workshop que visou dotar os profissionais dos clubes/campos de golfe de conhecimentos técnicos na área da gestão de custos e receitas, na área de gestão de campos de golfe. O curso foi frequentado por 10 formandos de diversos clubes e entidades do setor do golfe; • Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais (4h) – Coordenação de duas ações de formação, que tiveram como objetivo preparar os formados com conhecimentos necessários para poderem levar a cabo a mudança nas suas organizações/clubes por forma a poderem implementar as normas contempladas no Regulamento Geral de Proteção de Dados. As ações, uma no Porto e outra em Lisboa, contaram com um total de 26 participantes de diversos clubes e campos de golfe nacionais; • Ações de formação contínua para obtenção de créditos para a manutenção do Título Profissional de Treinador Desportivo (TPTD), conforme previsto na lei: > Ação de Formação Trackman & Estratégia de Jogo – Realizada no CNFG do Jamor. Unidades de crédito atribuídas: 1.6. Foram emitidos 30 certificados de participação. > 1º Congresso Nacional do Golfe – unidades de crédito atribuídas: 2.2. Foram emitidos 15 certificados de participação.

6. CONGRESSO NACIONAL DO GOLFE

O 1º Congresso Nacional de Golfe, sob a temática – CONSTRUINDO O FUTURO, realizou-se nos dias 11 e 12 de junho de 2018, no Auditório do Campus da Quinta do Bom – Universidade Europeia, em Lisboa, com o apoio do IPDJ – Programa Nacional Desporto para Todos.

Durante dois dias, especialistas de diversos setores do golfe, incluindo Nick Pink, CEO da England Golf e Paul Armitage, diretor geral do Le Golf National (French Federation of Golf), juntaram-se a preletores de outras modalidades, designadamente, de futebol, voleibol, andebol, ténis, fitness e vela, para trocar experiências, na procura de novos caminhos de desenvolvimento. A sessão de abertura contou com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, enquanto o encerramento ficou a cargo do Presidente da FPG.

O evento contou com a presença de 100 participantes. O Gabinete de Apoio a Clubes coordenou as diversas fases do evento, desde o planeamento e organização, até à avaliação do evento, tendo sido enviado um questionário de satisfação a todos os participantes após a realização do evento.

46 X – MARKETING E COMUNICAÇÃO

Em janeiro de 2018, fruto da saída da responsável da área da Comunicação, foi contratado um novo diretor de Marketing e Comunicação, João Pedro Oliveira, com vasta experiência no setor da publicidade, do marketing e da gestão e criação de marcas.

Foram estabelecidos novos contratos de patrocínio: • com a Cashback World, por 3 anos, assumindo esta o naming sponsor do Circuito da FPG; • com a AUDI, passando a ser a Viatura Oficial da FPG para os próximos 3 anos.

Em colaboração com o R&A, foram lançadas duas publicações de elevado interesse para clubes e campos de golfe: • “Quem são os nossos clientes”; • “Avançar no Golfe. Tees para todos.”.

Foram emitidos novos cartões de federado, agora com uma duração limitada; e inaugurada uma nova área reservada para os federados – myFPG.

Fruto da definição da nova estratégia de comunicação, as redes sociais passaram a ser geridas internamente, tendo terminado em fevereiro os contratos de outsourcing em vigor.

O número de seguidores da página de Facebook da FPG, fruto do incremento significativo da atividade desta, registou um aumento de 15%, passando de 7.398 para 8.477 seguidores. O alcance médio de cada publicação foi superior a 2.500 contactos.

Em 2018, a assessoria de comunicação da Federação foi assegurada por duas empresas em regime de outsourcing: • GolfTattoo, para a área desportiva; • ALL Comunicação, para os temas estratégicos.

Esta estratégia de assessoria de comunicação garantiu uma presença regular nos OCS da atividade da FPG, nomeadamente em meios especializados, TV, Imprensa e Rádio. Foram assim geradas dezenas de notícias, destacando-se a promoção das prestações das seleções nacionais, do golfe amador e profissional português. Temas críticos para a sustentabilidade do golfe nacional, como o regime de IVA em vigor e a capacitação dos clubes e treinadores de golfe, foram também regularmente abordados.

47 Fruto da manutenção da parceria com a GMK, deu-se continuidade à promoção continuada da atividade da FPG e do Golfe nacional nos programas Golf Report, da SIC Notícias, e Golfe Magazine, da RTP 2.

Também em 2018, deu-se continuidade às parcerias estabelecidas com os Jornais Record, i e Sol, assim como com a Rádio Comercial /M80, gerando inúmeras notícias nestes OCS.

Pela segunda vez, no dia 10 de abril, por ocasião do Dia do Golfista, realizou-se mais uma transmissão em direto, a partir do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor, do Programa da Manhã da Rádio Comercial. Esta iniciativa, de grande impacto mediático, estima-se que tenha registado uma audiência superior a um milhão de ouvintes.

Durante o ano de 2018, o departamento de M&C, coordenou e desenvolveu inúmeras iniciativas e campanhas de comunicação, quer da FPG, quer do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor. A saber: • Rebranding do Projeto Drive; • Lançamento da campanha de comunicação da nova área reservada myFPG; • Criação do Branding do 1º Congresso Nacional de Golfe e dos respetivos suportes de comunicação; • Troféu FPG 9 Buracos – primeira transmissão em direto das classificações finais de uma prova da FPG via Facebook Live; • Campeonato Nacional de Pares e Pares Seniores@Oeiras Golf – primeira transmissão em direto de uma prova da FPG via Facebook Live; • Criação do Branding JAMOR365, a marca umbrela do plano anual de atividades do CNFGJ; • Criação do Branding de diversos eventos e iniciativas no CNFGJ, como por exemplo do Lançamento da Nova Época Desportiva 2018/19, da Ordem de Mérito, das diversas iniciativas de Formação que ali ocorreram, da Promoção de Verão e de Natal, do Torneio de Stº António, do Torneio de Natal, do Torneio Pais & Filhos, etc.; • Stand FPG no Portugal Masters 2018 e respetiva ativação “EusouGolfe” gerou elevado impacto na página de Facebook da FPG; • Já no último trimestre do ano, registou-se a promoção das Novas Regras de Golfe e dos diversos cursos de regras ministrados pela federação em todo o país.

48 XI – BALANÇO, DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS E NOTAS ANEXAS

As demonstrações financeiras da Federação Portuguesa de Golfe foram elaboradas de acordo com o Decreto-Lei nº 36-A/2011, de 9 de março, com as alterações introduzidas pela norma do aviso nº 8259/2015, de 29 de julho, e por aplicação dos modelos de demonstrações financeiras previstos na portaria nº 220/2015, de 24 de julho.

1. BALANÇO

Ativo não corrente As aquisições de “Ativos Fixos Tangíveis” totalizaram 33.568,01€, e respeitam à aquisição de uma viatura para o Departamento de Campeonatos, fotocopiadora e computadores para substituir equipamentos antigos.

Simultaneamente foi alienada a antiga carrinha das Seleções Nacionais e a fotocopiadora antiga, devido ao elevado desgaste destes equipamentos. Não resultaram destas vendas quaisquer mais ou menos valias.

Em “Ativos Intangíveis” registaram-se aquisições de programas informáticos relacionados com plataformas digitais.

Os “Investimentos Financeiros” respeitam a valores obrigatórios para o Fundo de Compensação do Trabalho.

Em 2018 foram contabilizadas despesas relacionadas com o Projeto de Licenciamento do Jamor, que pelo seu avultado valor, se considerou deverem ser reconhecidas como “Ativo Intangível”, agregado àquela instalação desportiva, contratualmente explorada pela Federação, mas que pertence ao Estado. Foram ainda reconhecidos nesta rubrica os custos que já tinham sido suportados em 2017 com o referido projeto.

49 Ativo corrente As “Dívidas de Clientes” respeitantes a valores a receber de patrocinadores, registam um aumento significativo relativamente ao ano anterior, sendo que o valor maior corresponde ao patrocínio do Banco BPI (88.560€), que em 2018 decidiu alterar a estrutura de apoios à Federação e deixou de atribuir Mecenato, passando a patrocínio na totalidade, tendo o contrato sido assinado no final do exercício. Importa referir que o valor entretanto já foi pago em janeiro. Adicionalmente, encontra-se ainda por receber um subsídio do European Tour no valor de 28.875€.

Nas dívidas de Membros registou-se um ligeiro aumento, decorrente de quotas trimestrais de Clubes, por se ter permitido (excecionalmente) o pagamento faseado da quota anual dos Clubes.

No que respeita à conta “Caixa e Depósitos Bancários” registam-se, no final do ano 2018, 529.199,20€, o que representa um aumento de 201.848€, face ao ano anterior. Contribuiu para esta variação o aumento de quotas proposto pela Direção e aprovado pela Assembleia Geral no Orçamento para 2018. Porém, a esta data, não foram ainda distribuídos os valores respeitantes às Contribuições aos Clubes no âmbito da avaliação de desempenho do ano 2018, bem como a contribuição para o Fundo de Desenvolvimento do Golfe, que representam no total cerca de 110.500€.

Com a aprovação das Contas o valor destinado ao Fundo de Desenvolvimento do Golfe será cativado em conta própria de depósito bancário, cuja movimentação só será permitida com a aprovação de projetos a subsidiar aos Membros, com a celebração de Contratos- Programa.

Fundos patrimoniais A evolução desta rúbrica resulta da aplicação de resultados do ano anterior no valor de 85.905,18€ e dos movimentos de aplicação anual dos subsídios ao investimento. Em 2018 foram utilizados 17.351,44€, na proporção da respetiva depreciação.

Passivo A grande variação verificada este ano no passivo não corrente resulta da constituição de uma provisão específica relacionada com o Fundo de Desenvolvimento do Golfe, cujo valor só será retirado desta rúbrica com a respetiva utilização no âmbito do Regulamento do Fundo, com a celebração de contratos-programa de apoio aos Membros.

O aumento no que respeita aos financiamentos obtidos resulta da celebração de um contrato de locação para aquisição da viatura do Departamento de Competições.

O valor refletido na rúbrica “Fornecedores” inclui essencialmente fornecimentos relativos ao mês de dezembro, sendo a variação face ao ano anterior justificada por faturas relativas a serviços anuais prestados. Foram cumpridos os prazos médios de pagamento habituais.

50 Os pagamentos ao “Estado e outros Entes Públicos” registam as contribuições para a Segurança Social e IRS de dezembro, e ainda o IVA relativo ao 4º trimestre, bem como a estimativa de IRC.

Na rúbrica de Membros/Associados estão refletidos os compromissos da Federação relativamente às contribuições aos Clubes no âmbito do novo regime de quotizações, no valor de 38.959€, a entregar no início de 2019. E também algumas verbas relativas a subsídios atribuídos por Contrato-Programa que ainda não foram entregues por aguardarem envio de relatórios.

A rúbrica “Diferimentos” é composta por valores a reconhecer no exercício seguinte, relativos a patrocínios à atividade do ano 2019, nomeadamente 25.000€ da Rolex, e um subsídio de St. Andrews para o Projeto Juvenil, no valor de 22.400€. Estão também aqui consideradas receitas da Escola de Juniores do Jamor, cujos alunos pagaram anuidades relativas aos meses de outubro de 2018 a junho de 2019, e que tiveram de ser diferidos.

Finalmente em “Outras Contas a Pagar” registam-se acréscimos de gastos, nomeadamente de provisões para férias a pagar e fornecimentos relativos a 2018, mas que só serão debitados em 2019, nomeadamente o Anuário da Federação, cujo trabalho ainda está em curso, e que justifica maioritariamente a variação face ao ano anterior.

Em termos globais, podemos referir que o passivo total da Federação aumentou cerca de 198.000€, completamente cobertos pela variação na rúbrica de “Caixa e Depósitos”, que aumentou cerca de 201.800€.

2. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS POR NATUREZA

Rendimentos Os rendimentos globais da Federação Portuguesa de Golfe diminuíram cerca de 74.000€ relativamente a 2017, passando de 2.640.003€ em 2017 para 2.566.642€ em 2018. No entanto, se se tiver em conta que, em 2018, houve uma redução de cerca de 380.000€ de receitas do Open de Portugal, na realidade houve um aumento global de 306.000€ de rendimentos doutra natureza.

Este aumento é justificado em grande parte pelo aumento das quotas em cerca de 294.000€, o que ajudou a suportar a redução na receita de inscrições em torneios e cursos de cerca de 51.000€, nomeadamente, pela não realização do Campeonato Europeu por Equipa Femininas e de cursos de treinadores, e do Centro Nacional de Formação do Jamor, onde se verificou uma redução de receita na ordem dos 28.000€.

Retirando o efeito de redução dos patrocínios do Open de Portugal, que este ano apenas foi incluído no Circuito Challenge Tour, a Federação teve um aumento de patrocínios em 45.000€, sendo 25.000€ da Rolex e 20.000€ da Cashback. O donativo de 45.000€ do Banco BPI passou a patrocínio, a pedido desta Entidade.

51 Os subsídios do Estado, no global, aumentaram cerca de 5.000€, relativamente a 2017.

No que respeita às contribuições de outras entidades, verificou-se uma redução de cerca de 20.000€ de St. Andrews, pelo facto de no ano anterior ter havido um apoio específico para a organização do Campeonato Europeu de Equipas Feminino. Por outro lado, recebemos da EGA mais 20.000€ destinados a comparticipar despesas da Comissão de Handicaps, bem como a cooperação da Ana Gabin no World Handicap System. Retirando mais uma vez o efeito de redução do Open de Portugal e a conversão do donativo do BPI em patrocínio, as contribuições de outras entidades mantiveram-se ao nível do ano anterior.

Finalmente na rúbrica “Outros Rendimentos e Ganhos”, registaram-se a imputação dos subsídios ao investimento, a regularização do IVA pelo cálculo do prorrata definitivo, que passou de 8% para 11%, a venda da viatura usada e a correção relativa a anos anteriores no valor de 22.081€.

Relativamente à correção relativa a exercícios anteriores respeita a despesas com o licenciamento do Centro Nacional de Formação do Jamor, contabilizadas como custo em 2017, por se ter entendido que não haveria lugar a mais nenhuma despesa neste âmbito. No entanto, tendo em conta que foram ainda solicitadas alterações e projetos adicionais, necessários ao licenciamento daquela infraestrutura, e que respeitam a uma obra da propriedade do Estado, considerou-se devermos constituir um Ativo Intangível, que estará em curso até à conclusão do processo de licenciamento. Assim, os custos reconhecidos em 2017, no valor de 22.081,05€, foram transferidos para Ativo Intangível em Curso.

Gastos Do ponto de vista contabilístico, a conta de “Fornecimentos e Serviços Externos” totalizou, em 2018, o montante de 1.399.981€, verificando-se um aumento de cerca de 27.200€, relativamente ao ano anterior. No entanto, tendo em conta que no ano anterior o Open de Portugal custara 182.900€ e em 2018 custou 104.500€, o aumento efetivo doutros encargos foi de 105.600€.

O aumento verificado na rúbrica “Gastos com Pessoal” deve-se, por um lado, à contratação do novo Diretor do Centro de Formação do Jamor, ao aumento do Presidente conforme aprovado pela Comissão de Vencimentos, a um pagamento extraordinário à colaboradora Ana Gabin pelo trabalho desenvolvido no âmbito do World Handicap System, que foi totalmente subsidiado pela EGA, e ainda um pagamento extraordinário anual a todos os colaboradores do quadro, à exceção do Presidente, pois estava inicialmente previsto um aumento de 2,5% que não se chegou a realizar.

Foram constituídas provisões, no valor de 71.599€, que constitui o valor de dotação de 2018 para o Fundo de Desenvolvimento do Golfe, o que contém uma dotação inicial extraordinária de 30.116€, por decisão da Direção da Federação.

52 O valor registado em “Outros Gastos e Perdas” verificou uma redução de 239.000€, que resulta da diminuição do prize Money do Open de Portugal em 300.000€, mas por outro lado registou o aumento das contribuições aos Clubes em 38.959€ e outros apoios concedidos.

No que respeita à análise por centro de custos, os Encargos de Estrutura relacionados com gastos de funcionamento da Sede, Delegação, Departamento de Marketing, Gabinete de Sustentabilidade e Órgãos Sociais aumentaram cerca de 98.800€, estando, no entanto, em linha com o orçamentado.

Contribuíram para este aumento o desenvolvimento da área reservada e pagamentos automáticos, a contratação de diversos serviços informáticos, incluindo aluguer de Datacenter, o apoio concedido à Ana Gabin no âmbito do WHS, o Anuário do Golfe e a implementação do projeto de certificação da qualidade dos serviços da Federação bem como uma quotização extraordinária para o Condomínio da sede.

O Gabinete de Apoio a Clubes foi, sem dúvida, onde existiu o maior investimento pela Federação em 2018, tendo aumentado cerca de 195.000€ quando comparado com o ano anterior. Importa, ainda assim, referir que os encargos incorridos ficaram abaixo do orçamentado em 45.000€.

No que respeita aos serviços prestados a Clubes no âmbito do Datagolf, Programa OnCourse e Certificação de Academias foram gastos mais 76.500€ do que em 2017.

Na formação disponibilizada aos Membros incorreu-se em gastos de 18.200€, incluindo a organização do Congresso Anual do Golfe, enquanto que na formação dos agentes desportivos, e ao contrário do previsto, investiu-se sobretudo na formação das novas regras do jogo, não tendo sido possível realizar os cursos de treinadores, o que implicou uma redução de gastos de 10.300€.

O ano de 2018 fica ainda marcado pelo apuramento, pela primeira vez, de contribuições a distribuir pelos Clubes, que ascendeu a 38.959€, cujo efeito em caixa, irá ocorrer apenas no início de 2019, bem como a constituição do Fundo de Desenvolvimento do Golfe, cuja verba ficará cativa para apoio a projetos dos Membros da Federação, no montante de 71.599€.

No que respeita ao Centro Nacional de Golfe do Jamor teve gastos, em 2018, superiores, quando comparado com o ano anterior, em 16.000€, pois apesar da redução de 14.600€ em fornecimentos e serviços, as despesas com pessoal aumentaram 21.600€, explicadas em parte pela contratação do novo Diretor do Centro e pelo aumento das contribuições para a Segurança Social dos prestadores de serviços (treinadores).

53 Quanto ao Departamento de Competições verificou-se um aumento dos custos face a 2017 de 41.800€, que resulta sobretudo da organização do Circuito Drive Tour, o qual veio substituir o Campeonato Nacional de Jovens, passando de uma prova única para um circuito de 5 provas e uma final. As provas habituais do Calendário Nacional e Pitch & Putt mantiveram os custos do ano anterior.

Os custos com torneios internacionais reduziram pelo efeito do Open de Portugal, que passou a ser uma prova apenas do circuito Challenge Tour, e também porque no ano anterior se tinha organizado o Campeonato Europeu de Equipas Feminino.

No que respeita às Seleções Nacionais, em termos globais houve um aumento de cerca de 39.600€, que se explicam sobretudo pelo apoio ao programa de preparação olímpica, mas que foi totalmente suportado pelo Comité Olímpico, e ainda um aumento de cerca de 11.000€ nas participações internacionais. Foi também contabilizado um apoio de 8.000€ para as deslocações dos atletas das regiões autónomas para participação no Circuito Drive Tour.

O Projeto Drive registou uma redução significativa relativamente ao ano anterior, no valor total de 36.000€. Esta redução resulta em grande parte pela transferência dos custos com o Drive Tour para o Departamento de Competições, e pela redução em cerca de 13.700€ na compra de equipamentos para as Escolas, por se ter procedido a um reaproveitamento de material distribuído em anos anteriores.

No que respeita ao Plano Nacional do Desporto para Todos registou-se um custo ligeiramente abaixo, pois uma parte dos recursos disponibilizados pelo IPDJ foram utilizados em Ativos Intangíveis, nomeadamente, uma plataforma informática de comunicação com a população em geral que esta a ser desenvolvida.

A título informativo, fazemos notar que está a decorrer um processo judicial contra a Federação Portuguesa de Golfe, no âmbito de uma notificação de penhora, para o qual não foi constituída qualquer provisão, tendo em consideração o parecer dos advogados que acompanham o processo.

54 3. RESULTADOS

Os “Resultados do Exercício” de 2018 foram positivos em 91.481,42€.

As variações nos Fundos Patrimoniais resultam da aplicação de resultados do ano anterior e da aplicação dos subsídios ao investimento.

A Direção propõe que os resultados do exercício sejam integrados no Fundo Social, passando de 604.885,61€ para 696.367,03€.

Entre a data de fecho de contas, ou seja, 31/12/2018, e a data de emissão deste relatório não se registaram eventos subsequentes com impacto nas demonstrações financeiras apresentadas.

CONCLUSÃO

A Direção da Federação Portuguesa de Golfe agradece aos seus patrocinadores o contributo importante para a atividade da Federação, nomeadamente, ao Banco BPI, Rolex, Audi, Cashback World Solverde, Europcar, Pinheiros Altos, Mazars, HCI, M80, Oliveira da Serra, Nossa, Banana da Madeira, Frueat, Shamir e GoldNutrition.

Também as instituições públicas e privadas que apoiaram a Federação durante este ano merecem aqui o nosso agradecimento. Por um lado, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Turismo de Portugal e o Comité Olímpico de Portugal, e do estrangeiro o apoio do R&A, da European Golf Association e do European Tour.

Por fim, e não menos importante, uma palavra de apreço a todos os funcionários e colaboradores da FPG pelo empenho e eficiência com que desempenharam as suas funções no decorrer deste ano, ao Conselho Fiscal e ao Revisor Oficial de Contas, pelo acompanhamento e ajuda que nos prestou.

Lisboa, 26 de fevereiro de 2019

A DIREÇÃO

Miguel Franco de Sousa Segismundo Pinto Basto Manuel Quinta Gonçalo Cid Diogo Sousa Louro João Paulo Sousa João Umbelino Lara Vieira José Correia

55 PATROCINADORES

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E NOTAS ANEXAS

2018