CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA REVISÃO E REDAÇÃO

SESSÃO: 189.3.51.O

DATA: 03/10/01

TURNO: Matutino

TIPO SESSÃO: Sessão Solene - CD

LOCAL: Plenário Principal - CD

HORA INÍCIO: 10h

HORA TÉRMINO: 11h24min CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

I - ABERTURA DA SESSÃO

O SR. PRESIDENTE (Cleuber Carneiro) - Declaro aberta a sessão.

Sob a proteção de Deus e em nome do povo brasileiro iniciamos nossos trabalhos.

O Sr. Secretário procederá à leitura da ata da sessão anterior.

II - LEITURA DA ATA

O SR...... , servindo como 2° Secretário, procede à leitura da ata da sessão antecedente, a qual é, sem observações, aprovada.

O SR. PRESIDENTE (Cleuber Carneiro) - Passa-se à leitura do expediente.

O SR...... , servindo como 1° Secretário, procede à leitura do seguinte

III - EXPEDIENTE

401 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Cleuber Carneiro) - Finda a leitura do expediente, vai- se passar à

IV – HOMENAGEM

O SR. PRESIDENTE (Cleuber Carneiro) – A presente sessão solene destina- se a homenagear o centenário de nascimento de José Maria Alkmim, por requerimento do nobre Deputado Ibrahim Abi-Ackel.

Convido para compor a Mesa os Srs. Leonardo Fonseca de Alkmim e José

Maria Alkmim Filho, filhos do homenageado, e o Exmo. Sr. Ministro Carlos Velloso, do Supremo Tribunal Federal. (Palmas.)

Convido a todos para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional brasileiro.

(É executado o Hino Nacional.)

402 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Cleuber Carneiro) - Esta Presidência registra a presença do Dr. Israel Pinheiro Filho, representando o Governo de ; do

Deputado Sebastião Nery; do Dr. Orlando Vaz Filho, membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Registra ainda, com muita alegria e prazer, a presença dos familiares do homenageado.

Decorrido um centenário do nascimento de José Maria Alkmim, eis que, reunidos nesta homenagem, estamos em face da prova concreta de que os paradigmas da virtude não morrem, não se enfraquecem, não perdem a validade moral.

José Maria Alkmim foi um dos mais brilhantes protagonistas de seu tempo, expoente da geração de políticos surgida na esteira da Revolução de 30. O mineiro de Bocaiúva, norte de Minas, nascido em 1901, menino de origem modesta, com instrução precária e irregularmente iniciada, apoderou-se desde cedo do próprio destino, para aos poucos imprimi-lo de uma mística fascinante.

Alkmim fundou um estilo — peculiar e inconfundível. Graças a ele, fez da existência um pedaço da História do Brasil, e a História lhe retribuiria com a consagração a sua memória, julgando-o com a neutralidade a si imanente da perspectiva única das coisas que realizou.

Desaparecido José Maria Alkmim em 1974, revigorou-se a lenda que em vida, no correr de quatro profícuas décadas de serviços prestados ao País, construiu ao redor de si. Foi, no melhor sentido, um personagem. E os muitos papéis que incansavelmente desempenhou, assim como as muitas verdades que sabiamente proclamou, os muitos acontecimentos de que ostensivamente participou ou em que

403 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel indiretamente influiu, o transformariam, de pronto, numa referência após a morte.

Mais do que isso, num símbolo; mais ainda, num mito.

No dicionário da política nacional, o verbete "Alkmim" expressa vários significados: honestidade, decência, liderança, agudeza de espírito, experiência, prudência, conciliação, sutileza, habilidade, discrição, solidariedade, polidez, finura.

Tinha o dom invejável do saber ouvir e saber convir. Possuidor de uma cultura constantemente amplificada pelo hábito da observação, era sobretudo atento à natureza humana, o que o tornava um especialista quando a matéria dizia respeito à gente brasileira.

O histórico da vida pública de José Maria Alkmim está pontuado de passagens relevantes. Em Minas Gerais, ocupou os cargos de Secretário de Interior e Justiça, de Finanças e de Educação. Fundou o PSD mineiro, havendo sido também um dos próceres do velho partido, no âmbito nacional. Constituinte por duas vezes, em 1934 e 1946, foi sete vezes Deputado Federal. Ministro da Fazenda de

JK, contribuiu largamente para o esforço desenvolvimentista que marcou aquele período. Ocupou a Vice-Presidência da República.

As marcas que deixou continuam a flutuar entre nós na forma de uma energia e uma inspiração. Assim é que, pela ocasião do centenário de nascimento de José

Maria Alkmim, a Câmara dos Deputados, solene, reverentemente, curva-se ante as lembranças de sua vida. Na morte, possa a terra continuar a ser leve a quem soube, com a determinação de poucos, suportar o fardo das convicções mais sinceras.

Esta é a homenagem da Mesa da Câmara dos Deputados ao mineiro José

Maria Alkmim.

404 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Cleuber Carneiro) – Dando seqüência a esta sessão, tenho o prazer de passar a palavra ao Deputado Ibrahim Abi-Ackel, autor do requerimento da presente solenidade.

O SR. IBRAHIM ABI-ACKEL (PPB-MG. Sem revisão do orador.) – Exmo. Dr.

José Maria Alkmim Filho, representante da família do homenageado; Dr. Leonardo

Fonseca de Alkmim, filho do Dr. José Maria Alkmim; Exmo. Sr. Ministro do Supremo

Tribunal Federal, Carlos Mário Velloso, Sr. Israel Pinheiro Filho, representante do

Governo de Minas Gerais; Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, ao falar sobre José Maria Alkmim estou, desde logo, convencido da precariedade da empreitada.

Há vidas tão fecundas, personalidades tão ricas, espíritos tão representativos de seu tempo que a descrição de sua passagem na terra não pode ser reproduzida com exatidão, por mais completa relação dos seus encargos e por mais rico o rol de informações sobre sua esplêndida participação no desenvolvimento do País.

Os próprios especialistas em biografia não raro reconhecem que, a despeito de sua aptidão e de seu desvelo, faltam aos livros sobre esses homens excepcionais parte substancial da áurea que os distinguia, do elã próprio ao seu espírito, quem sabe, muito da própria vibração íntima que era a causa de sua importância e de seu fulgor.

José Maria Alkmim era um desses espíritos de escol, cuja vida, por mais que nela se escave, mais abundante se revela em acontecimentos e mais intrigantes se mostram nas nuanças ricas de conteúdo, cuja importância escapa ao observador distante do tempo de sua atuação.

405 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Para falar sobre ele não quis alinhar referências aos cargos que ocupou, nem me preocupei com a cronologia dos acontecimentos que promoveu ou de que participou como figura central, quando menos de especial e decisiva influência.

Preferi deixar que sua figura emergisse aos poucos da lembrança que guardo de sua formidável presença na vida pública do País e das informações que, ao longo da minha vida, foram-me trazidas pelos contemporâneos de suas primeiras atividades.

O que desde logo impressiona aos que se acercavam de José Maria Alkmim era a gentileza natural do seu tratamento a interlocutores de qualquer classe e importância. Gentil e ameno, traduzia na espontaneidade dos seus gestos, sempre medidos, a fidalguia natural que o distinguia. Era elegante, cortês, bem vestido e amável, sem trair jamais, mesmo nas circunstâncias mais adversas, o traço falso dos bem-educados por conveniência. José Maria Alkmim era a quinta-essência da rígida disciplina doméstica e social dos mineiros de pura origem, ao mesmo tempo descontraída e espontânea, como traços que eram de sua personalidade.

Moço ainda, exerceu reconhecida influência nas decisões do Conselho

Administrativo do Estado, órgão disciplinador das administrações municipais, em cujos anais se encerram estudos de Administração e Direito Municipal, ainda há pouco lembrados por sua importância e originalidade pelo Prof. Miguel Reale, ao falar em sua autobiografia sobre o órgão congênere de São Paulo. Foi certamente no trato diário desses problemas de administração e de Direito Público, ao par de intensa atividade como advogado militante, que José Maria Alkmim armou-se cavalheiro para as grandes e inolvidáveis lutas que veio a travar no cenário nacional.

Qualidades intelectuais e morais não faltaram a José Maria Alkmim, porém a

406 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel qualidade que o distinguia, o esforço que o imortalizou foi, sem dúvida, o da atividade parlamentar e política.

É bem verdade que, logo no início de sua carreira, a chamado do Governador

Benedito Valadares, o sábio político avesso aos enganos da publicidade chamou a si a responsabilidade de implantar em Minas o primeiro estabelecimento penitenciário do País, a Penitenciária Agrícola de Neves, cujo modelo foi José Maria

Alkmim buscar na experiência penitenciária suíça e que, por muitos e muitos anos, constituiu o foco primeiro de irradiação das primeiras práticas de ressocialização dos condenados às penas de prisão. Tendo reduzido drasticamente os índices de reincidência criminal no Estado, a Penitenciária Agrícola de Neves, por obra da habilidade e da competência jurídica de José Maria Alkmim, constituiu uma experiência como jamais se havia feito no País e de cuja existência até hoje extraímos lições necessárias ao aperfeiçoamento ou à humanização deste chamado sistema penitenciário brasileiro, que não passa de simples depósito de homens e de idéias.

Mas o que distingue José Maria Alkmim, o que se projeta eternamente na nossa mais profunda admiração, é o político, o Parlamentar e o orador. Todos nos lembramos, mesmo aqueles que ao tempo eram simples estudantes, da sua admirável atividade como líder da reação parlamentar aos embargos militares à candidatura de . Juscelino era, sem dúvida, uma estrela de primeira grandeza, mas pertencia a uma constelação de homens públicos do mais alto nível e do mais profundo desvelo para com nosso País.

Hoje, examinando retrospectivamente os dramas e as tragédias do tempo da presidência de Juscelino, principalmente dos pródromos de sua candidatura e das

407 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel circunstâncias de sua vitória, estou convencido de que S.Exa. jamais teria terminado seu Governo se não tivesse em seu entorno um grupo esplêndido de homens de admirável experiência e de integral dedicação às atividades da vida pública, dentre os quais se destacava com o fulgor próprio do seu talento e da sua simpatia o líder parlamentar por excelência que foi José Maria Alkmim.

Não era fácil naquele tempo sustentar uma candidatura pessedista diante dos grandes nomes da União Democrática Nacional, que fez da Oposição, no curso de nossa história, uma obra-prima de contestação dos atos administrativos e políticos do Governo.

Basta dizer que, nesta falange de grandes homens da UDN, pontificava o mais soberbo gênio verbal de que temos notícia na história política brasileira, que foi

Carlos Lacerda, dotado de um dom demolidor a que poucos resistiam e que, mais de uma vez, ou que, por inúmeras vezes, trouxe suspenso o País das palavras que tombavam de seus lábios através das rádios do Rio de Janeiro. O único contendor à altura que encontrou no plenário da Câmara foi José Maria Alkmim. Rápido no aparte, fulminante nos contra-apartes, sempre pronto, na tribuna do plenário, a se bater contra o gênio verbal, que foi Carlos Lacerda, sustentando sempre, à custa de todos os sacrifícios, a candidatura que abraçara pelo amor ao amigo e pela convicção política que o animava.

Naqueles dias, José Maria Alkmim, chamado o general civil da candidatura de

Juscelino Kubitschek, encheu o País com sua trepidante atuação, com o chiste das suas respostas, com a simpatia envolvente da sua ação, com sua capacidade de prever e antecipar seus acontecimentos políticos, com sua convicção profunda nas

408 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel vertentes da democracia e na solução democrática para a continuidade do esforço de engrandecimento de nosso País.

Todos aqui se recordam do episódio da cédula única, quando a União

Democrática Nacional atribuía ao processo de votação parte substancial do poder do

Partido Social Democrático. Queria a UDN a transformação da cédula única numa folha de papel em que os eleitores devessem lançar o nome por extenso do candidato da sua preferência. De duas circunstâncias se lembrou logo José Maria

Alkmim. Primeiro, de que a eleição naqueles tempos, com os nomes manuscritos pelo próprio eleitor, era impraticável por uma simples questão de tempo. E, sem confessar, estava convencido de que o nome do nosso candidato era absolutamente impossível de ser escrito com correção na cédula cujo modelo se pretendia.

Quando ninguém esperava e quando se supunha que a batalha parlamentar fosse ser travada no plenário da Câmara dos Deputados em torno do modelo da cédula, já vinha José Maria Alkmim, em vários e numerosos contatos com as autoridades militares que ao tempo tinham profunda influência política, trazendo no bolso a cédula única, com os famosos quadrinhos que permitiam ao eleitor não escrever o nome, mas simplesmente assinalá-lo com uma cruz ou um sinal qualquer no quadrado correspondente.

A eleição de Juscelino Kubitschek foi salva pela solução da cédula única. Pior do que torná-lo viável no processo eleitoral, foi sustentá-lo durante os cinco anos trepidantes da administração de Juscelino. O País passava por uma revolução sem sangue. A civilização, como caranguejo, na curiosa linguagem dos colunistas coloniais, permanecia ainda no litoral e era subitamente transportada para o interior do País, no retângulo traçado no deserto do Planalto Central. Fábricas de

409 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel automóveis se instalavam, portos eram reequipados, Forças Armadas eram dotadas de novas armas, estradas rompiam a floresta amazônica no rumo do norte brasileiro cercado de florestas. O País passava pela maior transmutação pacífica de sua história.

José Maria Alkmim, no plenário da Câmara dos Deputados, fazendo frente à mais brilhante e vigorosa atuação oposicionista de que se tem notícia, deu — ao lado de seus companheiros do PSD e do PTB — ao Presidente Juscelino Kubitschek uma extraordinária cobertura parlamentar que não encontra paralelo na história do nosso Parlamento.

Mais do que isso, quando todas as questões se resumiam às finanças do

País, que em virtude das grandes obras realizadas ameaçavam a perda do controle da inflação, José Maria Alkmim sacrificou sua atividade parlamentar esfuziante, a cada dia mais surpreendente e brilhante, pelos encargos dificílimos do Ministério da

Fazenda.

Sua presença no Ministério da Fazenda é uma página admirável de resistência aos gastos adiáveis, é a tradução de um esforço diário de contenção de gastos, é uma síntese perfeita do homem, capaz de financiar o desenvolvimento, concentrando nele todos os recursos disponíveis no País, sem deixar de atender, contudo, à necessidade da exatidão orçamentária. José Maria Alkmim escreveu talvez a página mais difícil da sua vida no Ministério da Fazenda e o deixou com o mais baixo índice de inflação daqueles tempos. Exatamente após sua saída do

Ministério da Fazenda, perdeu-se o controle desses índices inflacionários que ele soube conter com rígida disciplina e com a força moral da sua honestidade indiscutível.

410 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

José Maria Alkmim não foi apenas o maior dos nossos Parlamentares, o mais eficiente dos nossos Líderes de bancada e o mais eficaz dos sustentadores de um governo. Ele foi, sobretudo, um ser de extraordinária capacidade humana. Poucos talvez aqui se lembrem de que, por mais de 30 anos, José Maria Alkmim foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de .

No início de sua gestão, um pequeno prédio no bairro de Santa Efigênia, em

Belo Horizonte, exprimia a capacidade de atendimento dessa velha e antiga instituição, fundada praticamente em conjunto com a própria cidade de Belo

Horizonte. Foi pelas mãos de José Maria Alkmim, ao longo de mais de trinta anos, que a Santa Casa de Misericórdia se transformou no maior conjunto hospitalar da

América Latina, um extraordinário conjunto de prédios servidos dos melhores equipamentos existentes em sua época e que ele sustentou sozinho à custa de extraordinárias dificuldades, com o auxílio exclusivo de irmãs de caridade que viam nele mais um santo do que um provedor, tal a profunda dedicação com que se entregava ao mister de presidi-la.

Os fins de semana de José Maria Alkmim eram integralmente dedicados à

Santa Casa de Misericórdia, que se transformou em referência nacional pela sua capacidade de atendimento à população de todo o Estado, eis que pobres de todos os rincões, desassistidos de assistência médica adequada em seus Municípios, acorriam a Belo Horizonte e ali, diante dos portões abertos da Santa Casa de

Misericórdia, recebiam o que havia de melhor na medicina e na assistência hospitalar do tempo.

Em 1964 ou pouco antes, começaram as primeiras conversações secretas sobre a necessidade de mudança dos rumos políticos do País. Grupos dispersos em

411 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel vários pontos do nosso território juntavam esforços e transmitiam informações contra um governo que caminhava decididamente, de forma suicida para o colapso das instituições democráticas.

Não quero fazer aqui o julgamento histórico da Revolução de 64. Quero apenas afirmar que, aqueles que se entregaram à sua elaboração, principalmente os civis que arriscaram a vida para organizá-la, nunca tiveram, ou sustentaram, ou se animaram com a idéia de governos militares sucessivos por vinte anos. O que se pretendia então era restaurar a hierarquia militar, subvertida pela ascensão de cabos e sargentos à condição de marechais e de almirantes. O que se pretendia era resguardar a democracia de um movimento que caminhava para aquilo que se chamava república sindicalista, embora não se tivesse sequer noção exata do significado dessas expressões. O que se pretendia — aquilo por que tantos se arriscaram tanto — era exatamente a preservação de uma democracia que se perdeu nos descaminhos de uma revolução feita com outro sentido.

Na casa de José Maria Alkmim, na Rua Pernambuco, esquina da Avenida do

Contorno, que felizmente até hoje se conserva tal qual quando habitada por ele, reuniam-se ou para lá convergiam as informações todas e as mais secretas sobre o movimento que se preparava.

Vi-o, nesta ocasião, como Deputado Estadual recém-eleito, extraordinariamente sagaz na separação dos fatos das versões. Sempre com a visão límpida dos acontecimentos. Jamais se deixando enganar por boatos, ainda que fundamentados em aparentes verdades, separando sempre o joio do trigo e conduzindo todos sempre amável, sereno e equilibrado no rumo da conjugação de todos os esforços num único sentido.

412 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Foi nesta ocasião que o Governador Magalhães Pinto finalmente convencido da necessidade da revolução, convidou-o para representar o Partido Social

Democrático no seu Governo, como Secretário da Fazenda.

É preciso ter em mente o diálogo democrático que se travava em Minas

Gerais entre o Partido Social Democrático e a União Democrática Nacional. Era uma luta sem quartel. Os terrenos eram visivelmente demarcados. Não havia transferência de Deputados de um partido para outro, pois isso importava um suicídio político, uma espécie de guilhotina iminente.

Os partidos tinham feição, tinham caráter, tinham perfil, tinham personalidade, tinham chefes. Os partidos tinham programas, tinham propósitos e tinham compromissos. Não vivíamos esse ambiente gelatinoso de hoje em que não se tem idéia nítida da luta parlamentar, porque não se sabe quais são as posições adotadas pelas dezenas de grupos em que se pulveriza a opinião publica nacional.

Um pessedista pertencer a um governo udenista só mesmo em função de interesses extraordinariamente superiores. E José Maria Alkmim, o opositor sem quartel, o homem a todo dia contrário ao Governo de José Magalhães Pinto, entra cercado de uma avalanche de correligionários no Palácio da Liberdade, para trazer com o seu nome o penhor de garantia da vitória, posto que com ele seguia toda a falange poderosa do Partido Social Democrático.

Foi da junção desses dois partidos, na atitude rebelde de José Maria Alkmim, que a Revolução se fez vitoriosa e finalmente assumiu o poder.

Muitos foram os que se decepcionaram, muitos os cassados, os exilados, os afastados, muitos os que viram subitamente supressa a sua capacidade de participar da vida pública brasileira, e muitos outros os que, por desencanto,

413 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel renunciaram à vida pública, porque não quiseram ser coniventes com os caminhos tomados pela Revolução.

Antes, porém, que esses fatos se desenhassem no horizonte, José Maria

Alkmim foi feito Vice-Presidente da República do primeiro Presidente revolucionário, o Marechal Humberto de Alencar Castello Branco. Acredito que tenha sido esta a sua missão mais difícil, a mais delicada, a mais controversa. Apesar disso, nunca perdeu o elã nem a boa educação, nem a gentileza, nem o chiste, nem o prazer da conversa. Convivendo, embora com atos revolucionários, soube preservar-se, sem se acovardar. Soube afastar-se, sem contudo deixar de exercer com extraordinária dignidade sua função de Vice-Presidente da República.

Pouco depois, a doença o acometeu e, após curto prazo, desaparecia de nossa vida o vulto extraordinário de José Maria Alkmim.

No ambiente da Câmara dos Deputados, há de ser sempre lembrada essa figura simpática e amena. Hão de ecoar nos Anais de nossa Casa, para toda a eternidade, o bom senso de seus discursos e a coragem das suas atitudes.

Lembro-me de uma fase em que a Câmara dos Deputados esteve na iminência da dissolução. Num daqueles episódios que precederam a eleição de

Juscelino Kubitschek, tempos tumultuados, José Maria Alkmim foi à tribuna da

Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, e num discurso célebre declarou que era preferível que se fechasse a Câmara a ter ela que legislar com a baioneta na ilharga.

Esse era o homem. Mineiro simples, modesto e extraordinariamente capaz, amigo devotado a ponto de se ter transformado na âncora principal de garantia da eleição e da sustentação parlamentar do Governo de seu amigo de juventude,

Juscelino Kubitschek. Mas um Líder parlamentar apto a todos os combates,

414 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel irresistível na réplica, imbatível na ironia e, sobretudo, um homem capaz, da tribuna da Câmara dos Deputados, de reptar as forças contrárias à democracia a fechar o

Congresso, ao revés de humilhá-lo.

Homens como esse, tão ricos de acontecimentos, tão extraordinariamente fecundos em atos de construção da grandeza do País, não podem ser retratados em um simples discurso. É possível pegar um ou outro ponto culminante da sua vida, reproduzir qualquer outro fato expressivo da sua conduta, traçar em largas pinceladas em um pobre painel de cores esmaecidas o que foi o conjunto da sua vida. Vidas como essa necessitam de biógrafos capazes de captar a essência da sua alma, a aura que o cercava, aquilo que os gregos chamavam, de maneira mal apropriada pelos contemporâneos, de carisma. Ou seja, um certo fulgor, uma certa animação, um certo brilho, um certo tom de voz, uma certa presença. Tudo isso excepcionalmente traduzido na presença de um grande homem.

A mocidade brasileira contemporânea talvez não tenha notícia exata do que foi esse grande homem. E mesmo muitos que têm assento na Câmara dos

Deputados não podem dimensionar, sequer aproximadamente, o valor desse vulto extraordinário. Ele teve a sorte de pertencer à mais competente geração política brasileira, que foi a do regime constitucional de 1946. Essa geração só encontra paralelo na geração da independência nacional, pelo número de grandes homens que reunia, pelo talento que possuíam esses homens, pela experiência política, pelo desvelo, pela entrega total de suas disposições pessoais à vida pública. Épocas em que a história do País se escrevia neste Parlamento, épocas em que os fatos marcantes da vida nacional eram aqui travados, inspirados e criados.

415 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Necessito, portanto, de um biógrafo capaz de reproduzir, por intermédio de exaustivo exame, todo o conjunto das suas qualidades, sobretudo toda a extraordinária significação da sua atividade parlamentar. É com sentimento de pesar que deixo esta tribuna, pesar por não ter podido reproduzir sequer de longe o valor intrínseco dessa extraordinária personalidade.

Nós o víamos em sua casa, na Rua Pernambuco, e na Câmara dos

Deputados, no Rio de Janeiro e em Brasília, como uma figura de relevo excepcional.

Admirávamos sua maneira de ser, aplaudíamos sua atividade parlamentar e tínhamos sua figura como modelo. E tudo isso ou nada disso consegui reproduzir sequer palidamente neste discurso, que me é ditado mais pelo coração do que pela razão.

Quando os valores políticos em nosso País voltarem à tona e o Congresso

Nacional finalmente, entre maioria e minoria, cumprir o papel de relevo que deve ter na vida nacional, quando a história política brasileira voltar a ser escrita no

Parlamento, José Maria Alkmim crescerá então na memória das gerações futuras como um dos criadores, um dos aperfeiçoadores desse sistema democrático, que não vive sem o talento, não vive sem a dedicação, não vive sem o debate e não se salva senão pela profunda dedicação de homens de talento e de amor à Pátria como

José Maria Alkmim. (Palmas.)

Durante o discurso do Sr. Ibrahim Abi-Ackel, o Sr.

Cleuber Carneiro, § 2º do art. 18 do Regimento Interno,

deixa a cadeira da presidência, que é ocupada pelo Sr.

Salatiel Carvalho, § 2º do art. 18 do Regimento Interno.

416 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Dando seqüência à sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de José Maria Alkmim, concedemos a palavra ao representante do PSDB, Deputado Danilo de Castro. S.Exa. dispõe de até cinco minutos.

O SR. DANILO DE CASTRO (PSDB-MG. Sem revisão do orador.) – Sr.

Presidente, Sras. e Srs. Deputados, filhos, familiares de José Maria Alkmim, Ministro

Carlos Velloso, venho à tribuna como representante do meu partido para falar de um vulto importante da história política de Minas Gerais e do Brasil.

Ainda criança convivi um pouco com José Maria Alkmim, levado pelo meu pai, então presidente do PSD de Viçosa, cidade que se plantava contra o regime forte do ex-Presidente , contra as duras investidas da UDN.

A biografia e a história de José Maria Alkmim foram brilhantemente descritas pelo Deputado Ibrahim Abi-Ackel, na forma costumeira, na elegância e na oratória vibrante de S.Exa.

Como representante do PSDB, presto nesta oportunidade a merecida homenagem a um dos grandes políticos brasileiros, um dos mais eminentes filhos de

Minas Gerais, que, no transcurso de mais de quarenta anos de vida pública, além de

Deputado Federal, exerceu o cargo de Ministro da Fazenda de JK, de janeiro de

1956 a junho de 1958.

A passagem de Alkmim pelo Ministério da Fazenda é hoje referência e uma reflexão que leva aos tecnocratas que hoje conduzem a economia do Brasil.

No Governo do Presidente Castello Branco, chegou à Vice-Presidência da

República, sempre se distinguindo pelas virtudes do talento, da probidade

417 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel administrativa e, em especial, do raciocínio ágil e da inteligência responsável pela criação de uma série de frases e lições memoráveis.

Entre as muitas funções que lhe foram confiadas, incluem-se ainda as de

Presidente do Tribunal de Contas, Secretário do Interior e Justiça, Secretário de

Fazenda, Secretário de Educação, em Minas Gerais, e Diretor do Correio

Braziliense, logo em seguida à sua fundação.

Durante a gestão do Governador Valadares, Alkmim empregaria sua competência e preparo na construção e direção da Penitenciária Agrícola de Neves, verdadeiro marco na evolução do sistema penitenciário brasileiro. O interesse pela

área levou Alkmim a participar, em seguida, de numerosos congressos sobre problemas penais e recuperação de detentos. Para ele não era certo que um ser humano, qualquer que tivesse sido seu crime, vivesse preso numa cela. Dizia: “A boa prisão é aquela que não piora o homem”. Portanto, empenhou-se em favor de inovações como trabalho e pagamento para os presidiários.

Com certeza, o passado do menino pobre nascido em Bocaiúva, Município do interior de Minas Gerais, foi um dos estímulos mais fortes e efetivos no exercício de sua profícua atividade política.

Em conformidade com esse espírito, desenvolveu trabalho notável de cunho social também com relação à Santa Casa de Misericórdia, da qual foi provedor desde 1938.

Com Benedito Valadares, Juscelino Kubitschek, Israel Pinheiro, Gustavo

Capanema, Ovídio de Abreu e outros ilustres nomes da política mineira, integrou o grupo fundador do Partido Social Democrático, o PSD.

418 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O Sr. Bonifácio de Andrada – V.Exa. me concede um aparte, nobre

Deputado?

O SR. DANILO DE CASTRO – Com muito prazer ouço V.Exa..

O Sr. Bonifácio de Andrada – Nesta hora em que a Casa homenageia a extraordinária figura de José Maria Alkmim e em que, por certo, foram focalizadas suas atividades como homem público, relembro sua personalidade no convívio, nas atividades e nos diálogos, às vezes informais, em que sua inteligência se fazia muito presente. Lembro muito bem de José Maria Alkmim, sobretudo da lhaneza, da maneira fina e elegante com que tratava qualquer pessoa, desde as mais humildes

às personalidades mais poderosas de sua época. Relembro também sua habilidade política sobretudo nos entendimentos, na fala, na conversa. Era bem mineiro na elegância em se comportar, em saber dizer “não” parecendo dizer “sim”; em saber dizer “sim” quando estava, na realidade, dizendo “não”. Criava sempre ao redor do seu diálogo certa perspicácia, certa grandeza ao encaminhar situações para alcançar os objetivos que tinha em vista, por ser homem determinado nas finalidades a que se propunha dentro da vida pública. Era patriota e realista, bem de acordo com o comportamento mineiro. Em momentos difíceis da vida brasileira, como há pouco disse o eminente Deputado Ibrahim Abi-Ackel, José Maria Alkmim sabia colocar-se e encaminhar todo o grupo a que estava ligado para posições mais consentâneas com o interesse nacional. Finalmente, quero dizer de outro traço mineiro de sua personalidade: José Maria Alkmim era homem que se sensibilizava com os sofredores, com a pobreza. Sua presença na Santa Casa de Belo Horizonte não era oficial ou informal; era a presença de um homem que sofria, que sabia das carências da população mais aprofundada da sociedade. Esse também era um traço

419 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel que transparecia no semblante do homem que sabia ser humilde, que sabia conversar com os pobres como se pobre fosse. A vida de Alkmim, por conseguinte,

é muito interessante. É um político bem mineiro na sua habilidade, mas um patriota e um cidadão do nosso Estado naquelas qualidades: sabia se ligar e conviver com seu povo.

O SR. DANILO DE CASTRO – Agradeço a V.Exa. o aparte, Deputado

Bonifácio de Andrada, cujo nome é respeitado nesta Casa, filho de uma das famílias mais tradicionais da política mineira. Realmente, sua participação enaltece mais ainda esta justa homenagem que prestamos hoje a José Maria Alkmim.

Amigo de Juscelino Kubitschek desde a juventude em Diamantina, Alkmim acompanhou-o na política e tornou-se um de seus principais auxiliares. Defendeu com vigor e afinco a construção da nova capital e foi um dos pioneiros de Brasília, tendo morado na cidade desde a fundação.

Sucessivamente eleito para a Câmara Federal, José Maria Alkmim engrandece, com efeito, a história do Poder Legislativo.

Exalta-se, com razão, na presente homenagem, o legado do exemplo proporcionado por José Maria Alkmim em sua bem-sucedida trajetória, na qual prestou os mais relevantes serviços, defendendo os interesses do Brasil e em particular do Estado de Minas Gerais. Sua biografia e atuação política constituem fontes de ensinamento para as gerações atuais e futuras, para a construção de um

País melhor, com respeito aos valores que ele tão bem soube representar: da justiça, do saber, da educação, da cultura e do espírito de solidariedade humana.

Assim, o PSDB reitera o tributo de reconhecimento e admiração pela excelência da personalidade e da contribuição que justamente elevaram José Maria

420 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Alkmim ao patamar reservado somente aos maiores expoentes da política e da história do País.

Alkmim foi a síntese da inteligência, da probidade, da cultura, da habilidade e da eloqüência da política de Minas Gerais.

Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

421 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Concedo a palavra ao nobre

Deputado Eliseu Resende, pelo PFL. S.Exa. dispõe de até cinco minutos.

O SR. ELISEU RESENDE (Bloco/PFL-MG. Sem revisão do orador.) – Sr.

Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, Dr. José Maria Alkmim e Dr. Leonardo

Fonseca de Alkmim, filhos do homenageado, recebam nossa saudação especial, bem assim o Dr. Carlos Velloso, Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Incumbiu-me o PFL de falar na comemoração do centenário de nascimento de José Maria Alkmim, para reverenciar a memória de um homem público dotado de virtudes que expressam a síntese do pensamento e dos valores de Minas Gerais e do Brasil.

Na Câmara dos Deputados repetem-se as manifestações, que não podemos represar, indeclináveis e relevantes, que nos levam a prestar o tributo de homenagem aos nossos antepassados que sobrevivem pela tradição dos seus gestos destemidos e pelo exemplo de suas vidas.

Por iniciativa do nobre e respeitável Deputado Ibrahim Abi-Ackel, que usou da palavra com brilhante e modelar pronunciamento, presta-se agora homenagem à figura majestosa de José Maria Alkmim, mineiro dos mais ilustres, que pela correção dos seus princípios tornou-se autêntico líder, austero por natureza e probo por formação.

Nascido em Bocaiúva, no norte de Minas Gerais, José Maria Alkmim, político, advogado, professor, jornalista e principalmente cidadão de virtudes invejáveis, deixou a grande lição de vida, pois, como homem e no exercício dos mais importantes cargos, soube emprestar conteúdo à sua vocação de ser útil à comunidade e dimensão ao seu devotamento à causa pública.

422 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Fez o curso secundário em sua terra natal, Bocaiúva, e na cidade histórica de

Diamantina, bacharelando-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas

Gerais, exercendo a advocacia ao lado de Abílio Machado, de Milton Soares

Campos e de Pedro Aleixo.

Elegeu-se Deputado Constituinte Federal e, logo a seguir, assumiu o cargo de

Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o qual presidiu.

Nomeado Secretário de Estado do Interior e Justiça no Governo Benedito

Valadares, nesse cargo concluiu a construção da Penitenciária Agrícola de Neves.

Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, à qual se dedicou até o fim da vida e em meio às maiores dificuldades, consolidou a construção de seu novo prédio e a construção do Hospital São Lucas, transformando o conjunto hospitalar em um dos maiores complexos hospitalares da América Latina.

Eleito Deputado Constituinte Federal, foi reconduzido à Câmara em várias legislaturas, exercendo a Liderança da maioria e destacando-se como membro das

Comissões de Constituição e Justiça e de Redação, de Educação, Cultura e

Desporto, de Economia, Indústria e Comércio e do Vale do São Francisco.

Secretário de Finanças de Juscelino Kubitschek, pôde conciliar o ímpeto progressista de JK, que queria fazer 50 anos em cinco, com o controle eficiente das contas públicas.

Eleito mais tarde pelo Congresso Nacional, em decorrência de sua participação no movimento de 1964, foi escolhido Vice-Presidente da República no

Governo Castello Branco.

Lembro-me de uma passagem vivida há 35 anos, quando eu era diretor do

Departamento de Estradas de Rodagem servindo ao Governo Israel Pinheiro.

423 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Estava despachando com Israel, em outubro de 1966, quando o Governador recebeu um telefonema do Presidente Castello Branco dizendo que daquele momento em diante os Governadores iriam escolher os Prefeitos das capitais.

“Prepare-se para escolher o Prefeito de Belo Horizonte. Escolha o mineiro que você quiser, à exceção de José Maria Alkmim, porque desse mineiro preciso do meu lado, em Brasília.” E depois, terminado o Governo Castello Branco, no quadriênio de

Israel Pinheiro da Silva, desempenhou as funções de Secretário de Estado da

Educação.

Relembrando essa existência, igual à de todos os grandes homens, José

Maria Alkmim, cidadão de excepcionais qualidades, articulador político para muitos insuperável, projetou-se no exercício de sua nobre missão pública, difícil de ser resumida tais as cintilações e os horizontes de uma vida que, vencidas as lutas e as apreensões próprias dos momentos críticos, lhe conferiu estirpe e talento.

Na realidade, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados e familiares do inesquecível José Maria Alkmim, as comemorações do seu centenário de nascimento resgatam sua influência nos destinos da democracia, onde forjara seu caráter, conservando como um brasão de fidalguia política um passado em cujos atributos morais, intelectuais e éticos, imprescindíveis à cordialidade entre as nações e os povos, continuamos a buscar permanente inspiração.

Bem sabemos que para falar sobre a vida e a obra de José Maria Alkmim nosso pronunciamento teria que ter maior fôlego, mas uma personalidade dessa grandeza, exemplo de honra e dignidade, não precisa de muito espaço para definir o primado dos seus valores morais, porque, mesmo agora afastado do nosso convívio,

424 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel esse líder político permanece vivo na alma do povo, pelo exemplo do seu trabalho e do seu idealismo.

Por tudo isso, em cada brasileiro José Maria Alkmim fez um amigo, os de ontem e os de hoje, deixando em todos a marca indelével de sua vida.

Minas sempre se orgulhou dos seus antepassados, corajosos e firmes como

José Maria Alkmim, cuja liderança austera sempre guardou no fundo da consciência de sua singular figura humana e que agora, no centenário do seu nascimento, se inclina diante do eminente serviço prestado ao Brasil, com sua “fé que não ilude, o seu ideal que não se deturpa, a sua virtude que não se cansa.”

Muito obrigado.

425 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Concedo a palavra ao nobre

Deputado Mauro Lopes, que falará em nome do PMDB.

S.Exa. disporá de cinco minutos para proferir seu pronunciamento nesta sessão em homenagem ao centenário do nascimento de José Maria Alkmim.

O SR. MAURO LOPES (PMDB-MG. Sem revisão do orador.) – Sr.

Presidente, Sras. e Srs. Deputados, senhores familiares de José Maria Alkmim, Sr.

Ministro Carlos Mário Velloso, mineiro, amigo e Ministro do Supremo Tribunal

Federal, meu caro amigo Israel Pinheiro Filho, representante nesta solenidade do

Governador , meu caro amigo Orlando Vaz, ex-Deputado de Minas

Gerais, senhoras e senhores, emociona-me lembrar da figura desse grande homem.

Lembro-me de José Maria Alkmim quando eu ainda era criança e jovem, em

Caratinga. Meu pai, Geraldo Badaró, era militante do PSD e amigo de José Augusto

Ferreira Filho. Algumas vezes acompanhei meu pai em visitas ao gabinete do eminente Secretário do Interior e Justiça. Meu pai era recebido com fidalguia.

Aproveito o momento para parabenizar o grande Deputado Ibrahim Abi-Ackel, que propôs a realização desta justa homenagem.

Sr. Presidente, falo em nome do PMDB. Por ser tão importante esta homenagem, peço permissão a V.Exa. para extrapolar o tempo que me foi concedido. Não podemos deixar de prestar nossa homenagem a esse grande homem e de deixar gravado nos Anais da Casa nosso pronunciamento.

“Em política o que importa não é o fato, mas a versão.

Está bem, Capanema. Você disse primeiro. Mas disse lá para as suas professorinhas de Minas. Eu disse para os jornalistas.”

426 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Este diálogo entre os mineiros Gustavo Capanema e José Maria Alkmim sobre a primazia do dito desnuda o fato de que ambos os políticos pátrios — tanto como bons políticos, quanto como bons mineiros —, conciliadores, sabiam das coisas. Faz isso quase um século.

Entreabre a verdade que veio posteriormente a se desvelar por inteiro. A saber, que normalmente não apenas em política, mas em tudo o mais, as versões se sobrepõem aos fatos, no bom sentido em que aquelas são as verdadeiras interpretações que a sociedade a estes dá. E o faz ao dar-lhes o colorido das apreciações e os matizes divinos dos valores. Pois que, afinal, é voz corrente que vox populi, vox Dei!

Ora, quando esta voz atinge as raias da unanimidade, que, além do mais, perdura por décadas a fio, é então que acontecem ocasiões como esta sessão solene, em que a versão domina os fatos. Ao menos os fatos cujas conclusões sejam tão inelutáveis como esta: José Maria Alkmim era político de mão cheia e administrador de escol. Ademais, de acabado exemplo de honestidade no trato com a coisa pública.

Como não considerar um político de mão cheia, um Parlamentar que foi oito vezes Deputado Federal — em duas delas, Constituinte?

Como não considerar um Deputado excepcional, um tradicional filiado do

PSD de Minas Gerais, que escutou, quando de seu último retorno a esta Casa, de um Djalma Marinho, da UDN do Rio Grande do Norte, que a Câmara sem ele não era a mesma coisa?

Como não considerar administrador de escol um homem público que foi Vice-

Presidente da República e Ministro da Fazenda, bem como Secretário da Educação,

427 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel do Interior e Justiça, das Finanças (por mais de uma vez) e Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais?

Como não considerar um administrador de escol um executivo que, por décadas, foi mantido como provedor da Santa Casa de Misericórdia de Belo

Horizonte e responsável pela construção de grande parte dos hospitais que a integram? Que, como fundador e diretor da Penitenciária Agrícola das Neves, reformou o sistema carcerário de modo até hoje absolutamente inovador?

Quero dizer para os filhos do eminente José Maria Alkmim que, na condição de Secretário de Estado de Segurança Pública, vejo hoje a calamidade em que vivemos e lembro-me daquela época, quando ainda criança, do que era o sistema carcerário, que educava e recuperava o homem com desvio de comportamento, dando-lhe trabalho em indústrias de calçados, móveis, tudo criado por José Maria

Alkmim naquela penitenciária.

Enfim, como não considerar exemplo de honestidade um bocaiuvense que, desde o começo da vida pública, no fim dos idos de 20, até a morte, em 1974, permaneceu tão pobre quanto nela entrou?

Mas nada obstante todo o dito, eminentes Deputados, senhoras e senhores familiares, acresce que a vida dessa lendária figura do século passado ainda assim não se resumiu, pois Alkmim foi também um intelectual, em toda a extensão da palavra. Tanto que, advogado, foi professor catedrático de Economia Política da

Faculdade de Filosofia de Minas Gerais. Ainda, Alkmim foi um homem de letras, chegou a ser diretor do Correio Braziliense, quando o pernambucano

Chateaubriand resolveu reeditar o periódico do gaúcho Hipólito da Costa.

428 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Afinal, tudo é Brasil. Alkmim, gênio político que era, por vezes foi menos político que sociólogo, bem o compreendeu. O insight de que a seca é transestadual antes de multiestadual o fez lutar e conseguir a inclusão do norte de

Minas Gerais no polígono das secas. O fenômeno, em Minas Gerais, não é exceção: seca não respeita fronteiras.

Junto a Juscelino, Capanema, Negrão de Lima, Pedro Aleixo, Ulysses, nosso homenageado, sem dúvida, frui a visão de Deus.

Sobre Alkmim, Ulysses — egresso como S.Exa. do PSD — disse ser “um homem que se transformou numa legenda” e Aleixo, se adversário, disse que era

“um dos maiores vultos da política brasileira”. Com ambos acordamos.

O homem que assumiu a Liderança desta Casa e mobilizou o apoio a Lott, garantindo a posse de Kubitschek, o mesmo cuja falta deixou Maria das Dores,

Luciano, Carlos Roberto, Leonardo e José Maria em luto, é quem, para os funcionários de toda a Santa Casa da Capital mineira, deixou legenda. Para eles, a de um santo. Santo à beira de cuja sepultura Juscelino Kubitschek — ao contrário de

Pedro Aleixo e de Ulysses Guimarães — nada disse, apenas chorou. E nós, até hoje, doídos de saudade, homenageamos.

Muito obrigado. (Palmas.)

429 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Dando seqüência a esta homenagem, passo a palavra ao representante do PT, nobre Deputado Virgílio

Guimarães, para falar nesta sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de José Maria Alkmim.

O SR. VIRGÍLIO GUIMARÃES (PT-MG. Sem revisão do orador.) – Sr.

Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Ministro Carlos Velloso, Sr. Leonardo Fonseca de Alkmim, Sr. José Maria Alkmim Filho e demais familiares, falo em nome do meu partido, o PT, e também como mineiro, de uma maneira especial em nome do meu falecido pai, companheiro e amigo do Dr. José Maria Alkmim de todas as horas.

Falo de um grande brasileiro, de um grande mineiro, alguém que soube construir nossa história desde sua atuação como primeiro Constituinte de 1946, no período Vargas. Agora, quando o homenageamos em seu centenário de nascimento, torna-se indissociável dessa idéia lembrar que sem Israel Pinheiro, o

Ministro da Fazenda mais eficiente do Governo, Juscelino dificilmente teria realizado essa obra, que coroou todo seu Governo desenvolvimentista, que foi Brasília.

José Maria Alkmim significou o primado da política. Esse é o exemplo que nos traz, com todo folclore que cerca sua finura, sua maneira de resolver problemas, de superar situações, de sair de embaraços de uma maneira criativa. Deixou uma marca em toda política mineira que tanto faz falta, porque a maneira política de resolver as situações, de enfrentá-las, de avançar é oposta a da truculência, do poder econômico. Ela é o primado da troca de idéias e da obtenção de novas soluções.

José Maria Alkmim foi alguém que fez história. Ele é muito tão atual, quando lembramos que soube encarnar em cada momento questões que hoje estão aí ainda

430 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel a nos desafiar: saúde, educação e segurança. Parece que foi ontem. A premonição que teve Dr. José Maria Alkmim em enfrentar essas questões, apontar soluções para elas e se dedicar de corpo e alma é um exemplo, sim.

Convivi pouco com Dr. José Maria Alkmim, mas talvez no momento mais difícil da sua vida tive oportunidade de uma proximidade familiar com ele. Eu, como militante do movimento estudantil, evidentemente fazendo oposição ao regime daquela época; ele sempre com a preocupação de se aproximar, de ter um diálogo, de me presentear com um livro de economia. Foi uma surpresa, exatamente no momento em que contestávamos o comportamento do regime político da época.

Fazíamos até uma contestação comportamental.

Lembro-me que, quando casei, aos vinte e poucos anos, sem a presença de convidados, sem festa, em uma residência, de manhã, o único que apareceu foi o

Sr. José Maria de Alkmim — alto convidado. Chegou, para minha surpresa, e disse:

“Não poderia deixar de comparecer ao casamento de meu amigo”. Trouxe-me de presente um livro de economia. Era estudante, naquela época. José Maria Alkmim assinou o livro e ficou sendo meu padrinho de casamento.

Sou testemunha dos encontros que aconteciam naquela época. A missão que ele desempenhava fazia com que ficássemos em campos absolutamente opostos.

Sou testemunha de como ele, de maneira denodada, procurava, diante daquelas circunstâncias, daquele regime, abrir espaço para a política, para o diálogo, a fim de evitar o pior.

Talvez fosse uma postura pouco reconhecida, mas era real. O Dr. José Maria

Alkmim tinha esse desafio interno. E que dificuldades enfrentou! Sei que tentou superá-las. Talvez tenha tido somente a consciência íntima de um desafio, um dever

431 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel que tinha de cumprir naquele momento, o de fazer com que aquela grave situação não fosse mais longe, que pudesse haver uma luz no fim do túnel, uma saída mais rápida para o Brasil.

Esse episódio que citei aconteceu no final de 1973 e, no início de 1974, o Dr.

José Maria Alkmim veio a falecer. Talvez aquela tenha sido uma de suas últimas saídas de casa com saúde. Tal fato marcou-me profundamente. Devemos reconhecer essas figuras que passaram pela política, nos postos mais elevados, e dela saíram com dignidade. Ali na sua casa, na Rua Pernambuco, esquina com a

Avenida do Contorno, quem sabe o bem mais precioso seja sua biblioteca vasta, um local de estudo, reflexão e formação. Diferente de tantos outros que vieram depois, cujo legado se mede apenas em cifras, o de José Maria Alkmim é reconhecido pelos exemplos e as realizações.

Sr. Presidente, Srs. Deputados, fica nosso reconhecimento ao Dr. José Maria

Alkmim, em meu nome e no do Partido dos Trabalhadores, que tem procurado seguir o que há de melhor na política, o bem comum, ser fiel a ideologias e à sua trajetória. Esse é o exemplo que o Dr. José Maria nos legou. Não se trata de ajustes, de encontrar razões para cada momento, mas de saber que o patriota que coloca o bem comum acima de tudo, sobretudo sua vida pessoal a serviço do País e do seu povo, merece nossa lembrança e nosso aplauso.

Obrigado pela oportunidade de, em nome do PT, externar esse reconhecimento ao Dr. José Maria Alkmim. (Palmas.)

432 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Concedo a palavra ao nobre

Deputado Walfrido Mares Guia, pelo PTB.

O SR. WALFRIDO MARES GUIA (PTB-MG. Sem revisão do orador.) – Sr.

Presidente, Sr. José Maria Alkmim Filho, Sr. Leonardo Fonseca Alkmim, representando a família, Sr. Ministro Carlos Velloso, que muito nos honra com sua presença, Srs. Deputados, senhoras e senhores, o Partido Trabalhista Brasileiro indicou-me para homenagear o Dr. José Maria Alkmim, o que muito me honra.

Inicialmente, cumprimento o Deputado Ibrahim Abi-Ackel. Primeiro, pela iniciativa de realização desta homenagem. É importantíssimo para um país que quer ser uma nação reverenciar a memória de homens que prestaram relevantes serviços. Segundo, pelo brilhantismo com que S.Exa., sem nos surpreender, traçou a vida do Deputado, Vice-Presidente da República, Secretário, Ministro José Maria

Alkmim.

Tinha um discurso preparado, mas não vou lê-lo para não repetir o que já foi dito. Quero subscrever tudo o que foi dito, mesmo sem ter tido oportunidade de conviver pessoalmente com o Dr. José Maria Alkmim, como tiveram V.Exa., os

Deputados Virgílio Guimarães e Danilo de Castro. Eu o admirava, desde a época de estudante, exatamente pela sua simplicidade.

Já era adulto quando o Dr. Alkmim faleceu. Conheci mais de perto seu filho,

José Maria Alkmim Filho, que recebeu de seu pai uma educação brilhante. Ficou em primeiro lugar na Faculdade de Direito, onde recebeu a medalha , e no concurso de cartórios, realizado pelo Governo mineiro, num momento de transparência da vida pública em que os cartórios não eram mais concedidos.

433 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Quero ressaltar observação feita pelo Deputado Ibrahim Abi-Ackel. Citou

S.Exa. uma constelação de homens públicos que apareceu em momento fulgurante e se consolidou na Constituinte de 1946. Eram eles: o Dr. José Maria Alkmim,

Juscelino Kubitschek, , Gustavo Capanema, Benedito Valadares, que comandava o PSD e Israel Pinheiro, a cuja memória homenageio, aproveitando a presença de Israel Pinheiro Filho, nosso amigo e companheiro. Todos esses homens brilhantes, honrados, sinceros e com alto espírito público constituíam uma organização política. De outro lado, havia outra constelação, da qual faziam parte

Milton Campos, Pedro Aleixo, Afonso Arinos, Magalhães Pinto, Bilac Pinto, Oscar

Corrêa.

Sr. Presidente, quero confessar que sinto inveja profunda por não ter podido conviver com essas personalidades que, embora participassem de partidos distintos, demonstravam o mesmo amor pela Nação que ajudavam a construir a partir das

Minas Gerais.

Entendo, Deputado Ibrahim Abi-Ackel, por que tudo passava por Minas. Hoje, nem tudo passa sistematicamente por Minas. Aqueles homens constituíram o maior patrimônio que um país pode ter: entregar-se à vida pública para resolver os problemas do País.

O que mais me chamou atenção na história do Dr. Alkmim foi sua capacidade de comandar os contrários, a fim de que eles dessem as mãos para que nosso País saísse de uma situação de radicalismo, momento este muito bem retratado pelo

Deputado Ibrahim Abi-Ackel. Contou S.Exa. detalhes das reuniões realizadas, à

época, na casa do Dr. Alkmim.

434 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

Então, que fique na nossa memória esse exemplo de probidade, de honradez, de sagacidade, de conhecimento e de inteligência do Dr. Alkmim.

José Maria e Leonardo, o exemplo de seu pai deve obviamente enchê-los de alegria e honra. O Dr. José Maria Alkmim merece todas as nossas homenagens.

Muito obrigado. (Palmas.)

435 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Dando seqüência a esta sessão solene, concedo a palavra ao Deputado Lincoln Portela, pelo PSL.

O SR. LINCOLN PORTELA (Bloco/PSL-MG. Sem revisão do orador.) – Sr.

Presidente, Sr. José Maria Alkmim Filho, Sr. Leonardo Fonseca de Alkmim, filhos de

José Maria Alkmim, e Exmo. Sr. Carlos Velloso, Ministro do Supremo Tribunal

Federal; Sras. e Srs. Deputados, em especial o Deputado Ibrahim Abi-Ackel, demais presentes, é muito difícil falar numa sessão solene depois de nossa colônia mineira ter usado desta tribuna com tanto brilhantismo. O mais interessante é que coincidentemente, sem querer ironizar, na entrada do plenário sentimos um cheiro delicioso de pão de queijo, vindo, talvez, de alguma das cantinas próximas.

Coincidência pura. Mas é muito bom estar aqui com os mineiros, falando de um grande mineiro, homem extremamente dedicado ao trabalho e que completaria, em

11 de junho, cem anos de existência.

Sobre a dedicação, disse, certa vez, William Butler: “A grandeza do poder de um homem é medida pela sua capacidade de rendição. E ele foi um homem inteiramente rendido ao seu trabalho, àquilo que criava e ao povo pelo qual ardentemente trabalhava.

Parece que, no mundo político de hoje, esses arquétipos estão fazendo falta, porque poucos são os que temos para nos espelhar. Ele foi um dos arquétipos da política mineira, natural de Bocaiúva, contemporâneo de JK — chegaram a brincar juntos —, apesar de ter ficado, no final de sua vida, em lado oposto ao de JK.

Porém, sempre lutou contra sua cassação.

Homem famoso por suas frases. Disse: “O que importa não é o fato, mas a versão”. Em certa ocasião, durante um de seus quatro mandatos, um homem

436 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel chegou perto dele e lhe disse: “Olha, Deputado, estou com um problema sério. Meu filho está para nascer, minha esposa está para dar à luz uma criança e eu não me preveni para isso!” José Maria Alkmim respondeu: “Se o senhor teve nove meses para se prevenir, eu, que estou sabendo do caso agora, não me sinto nem um pouco prevenido!”

Suas frases, sua maneira de ser e de trabalhar, sua biografia invejada, tendo sido Secretário de Estado, Ministro, Vice-Presidente e Constituinte por duas vezes, tudo isso fez de José Maria Alkmim, juntamente com sua personalidade, com seu caráter, o arquétipo no qual nos podemos espelhar.

Foi um homem corajoso e destemido que engrandeceu o século XX. Nele tento espelhar-me, sabendo que dificilmente conseguiria amarrar seus sapatos, lembrando-me bem o que disse João Batista sobre a figura do Cristo: “Aquele que vem após mim, dele não sou digno de desatar suas alpercatas”.

Fica para nós esse exemplo de homem público dedicado e corajoso.

Para finalizar — e por falar em homem corajoso —, quero deixar a palavra de

Plutarco, que disse: “A coragem não consiste em arriscar sem medo, mas em estar decidido quanto a uma causa justa”. O Brasil e Minas Gerais foram causas justas para José Maria Alkmim.

Parabéns a todos, ao Brasil e ao século XX, que tiveram José Maria Alkmim.

Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Obrigado a V.Exa., Deputado

Lincoln Portela.

437 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) – Aproximando-nos do final desta sessão em homenagem ao centenário de nascimento de José Maria Alkmim, queremos agradecer aos ilustres convidados, que honram a Mesa da Câmara dos

Deputados a presença: o Exmo. Sr. Ministro Carlos Velloso; os Srs. José Maria

Alkmim Filho e Leonardo Fonseca Alkmim, filhos do homenageado; os demais familiares, os Srs. Parlamentares, principalmente do Estado de Minas Gerais, berço do homenageado.

Queremos também, nessas palavras finais, enaltecer o gesto e a atitude do

Deputado Ibrahim Abi-Ackel. A homenagem que V.Exa. presta é também nossa, mesmo sem termos tido a honra de ter nascido nas Minas Gerais, Estado dessa figura ímpar de político que honrou nossa história, José Maria Alkmim.

Deputado Ibrahim Abi-Ackel, essa homenagem não parte apenas de V.Exa. e dos demais Parlamentares de Minas Gerais, exatamente porque de José Maria

Alkmim todos nós, brasileiros, políticos ou não, temos memoráveis lições para aprender. Qualquer político, Parlamentar ou Líder que queira ter um exemplo de honradez, com biografia digna, que enalteça a vida pública, principalmente nas suas características mais especiais, pois não se pode fazer vida pública sem espírito público, deve inspirar-se em José Maria Alkmim. Acredito que todos esses que aspiram a um desempenho pelo menos razoável na vida pública não podem deixar de mirar-se no exemplo honrado de José Maria Alkmim.

Portanto, o gesto de V.Exa. recebe absoluta solidariedade desta Mesa

Diretora, especialmente no momento em que esta Casa é presidida por um ilustre filho das Minas Gerais, o jovem Deputado Aécio Neves. Nos poucos meses que está

438 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

à frente desta Casa, tem feito S.Exa. uma gestão exemplar, honrando as tradições mineiras.

Ao encerrar esta sessão solene, queremos reconhecer o gesto do nobre

Deputado Ibrahim Abi-Ackel e dizer que é uma grande satisfação prestar esta homenagem àquele que teve, sem dúvida alguma, uma das vidas mais ricas da história política do nosso País.

439 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

V - ENCERRAMENTO

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) - Nada mais havendo a tratar, vou encerrar a sessão.

440 CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ REDAÇÃO FINAL Número Sessão: 189.3.51.O Tipo: Sessão Solene - CD Data: 03/10/01 Montagem: Daniel

O SR. PRESIDENTE (Salatiel Carvalho) - Está encerrada a sessão.

(Encerra-se a sessão às 11 horas e 24 minutos.)

441