Nota à Comunicação Social

Ministro revela no Parlamento que estudo contempla expansão do Metro Sul do Tejo para poente e nascente de

O Deputado do Partido Socialista eleito pelo círculo de Setúbal, Filipe Pacheco, questionou esta quarta-feira o Ministro do Ambiente e Ação Climática sobre a expansão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e Charneca da Caparica, no concelho de Almada, e a todo o Arco Ribeirinho, como e Barreiro.

Na resposta ao deputado, o ministro João Pedro Matos Fernandes adiantou que será apresentado, durante o mês de fevereiro, o relatório do estudo sobre a expansão do Metro Transportes do Sul que atravessa Almada e Corroios, no concelho do Seixal. "A indicção que temos, sublinho, porque o relatório ainda não foi entregue, é que foi contemplada a expansão para poente do concelho de Almada, até à Costa da Caparica, quer para nascente”, avançou o responsável pela tutela dos transportes urbanos.

Em audição na comissão parlamentar de Economia, o deputado referiu que "este investimento é fundamental para o alavancar das condições de vida e de mobilidade de centenas de milhar de cidadãos que vivem nesta região".

O parlamentar socialista saudou "os quase 2 mil milhões de euros previstos para a consolidação das redes de metro do e Lisboa, onde se insere naturalmente a expansão da rede do Metro Sul do Tejo" e questionou o Ministro sobre os planos de prolongamento desta rede de Metro. "No final de 2017, o Governo criou um Grupo de Trabalho para estudar as condições de expansão do Metro Sul do Tejo e, por isso, é muito importante perceber agora que conclusões é que este Grupo de Trabalho produziu, quando será apresentado o relatório final e qual o calendário de prolongamento desta rede de metro", afirmou.

Na resposta ao deputado do PS, o ministro do Ambiente e da Ação Climática revelou que o relatório do estudo sobre a expansão do Metro Transportes do Sul será apresentado ainda este mês de fevereiro e que contempla uma ampliação para poente do concelho de Almada, até à Costa da Caparica, assim como para nascente.

De acordo com o ministro, enquanto “' Vehicle [LRV]', metro ligeiro, haverá procura para a sua expansão até poente, até à Costa da Caparica, para nascente não há procura que justifique um 'light rail', mas sim um BRT ['Bus ', na sigla em inglês]”, ou seja, uma via dedicada a autocarros.

O Metro Sul do Tejo é um metropolitano de superfície, elétrico, que circula nas principais artérias da cidade de Almada, pela EN10 até Corroios e nas vias urbanas do Monte da Caparica, aproveitando o traçado da via alternativa ao Monte da Caparica.

Os eleitos socialistas pelo círculo eleitoral de Setúbal, Ana Catarina Mendes, Eurídice Pereira, Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista, Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves saúdam o avanço de um investimento que têm defendido e entendem ser fundamental.

Gabinete de Imprensa GPPS

Lisboa, 04 de fevereiro de 2021