ESTADO DO ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

PROTOCOLO SANITÁRIO GERAL REGIÃO R03 -

Composição da AMFRO: , Barra do Quarai, , , Maçambará, , Quarai, Rosário do Sul, , São Borja, São Gabriel, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana .

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) /RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

REGIÃO R03- URUGUAIANA

Região R03- Uruguaiana: Alegrete, Barra do Quarai, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quarai, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

O Novo Coronavírus:

Desde dezembro de 2019 a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem acompanhando o surgimento e disseminação de um vírus novo da famílias dos coronavirus identificado pelas autoridades chinesas no final do ano de 2019 - SarsCov-2 - que foi associado a uma nova doença respiratória de características específicas. Conforme a Comissão Nacional de Saúde da China, tratava-se de surto associado a exposições em um mercado de frutos do mar, na cidade de Wuhan de uma doença que denominou-se COVID-19. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em razão da disseminação do SarsCov-2. No Brasil, o Ministério da Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), por meio da Portaria MS n° 188, e conforme Decreto n° 7.616, de 17 de novembro de 2011. A Portaria MS n° 188 também estabeleceu o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV) como mecanismo nacional da gestão coordenada da resposta à emergência no âmbito nacional, ficando sob responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), a gestão do COE- nCoV.

Características gerais sobre a Infecção Humana por SarsCov-2

A partir da declaração de transmissão comunitária do SarsCov-2 no Brasil pela Portaria MS/GM nº 454 de 20 de março de 2020 e das orientações do Ministério da Saúde sobre a Doença (COVID-19), entende-se que há ocorrência de casos no país sem vínculo a um caso confirmado em área definida, ou seja, é aquela que não se torna mais possível rastrear a origem da infecção, indicando que o vírus circula comunitariamente entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior. Os Coronavírus são uma grande família de vírus, comuns em muitas espécies de animais incluindo camelos, gatos e morcegos. Habitualmente não são capazes de infectar céluas humanas e causar doenças, entretante, eventualmente pode ocorrer de mutações no vírus selvagem levarem a Coronavírus contaminantes de animais infectar seres humanos e, posteriormente, conseguirem se disseminar entre estes, como já ocorreu anteriormente com o MERS-CoV e SARS-CoV1. Os Coronavírus causam infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais, podem ser altamente patogênicos (como o SARS e MERS). Na infecção Humana por SarsCov-2 (COVID-19) o espectro clínico é bastante amplo variando de indivíduos assintomáticos à casos extremamente graves de um quadro sistêmico potencialmente fatal. Muitos aspectos da doença ainda estão em estudo e são pouco compreendidos, mas sabe-se claramente sobre a existência de fatores de risco para complicações e doença grave, assim como o entendimento das formas de transmissão.

Modo de transmissão A transmissão do novo coronavírus ocorre mais facilmente pelo ar através de gotículas e aerossóis eliminados por uma pessoa contaminada enquanto esta fala, espirra ou tosse. A inalação de partículas microscópicas dessas secreções leva o vírus até a via aérea de outras pessoas disseminando a infecção. Outra forma menos eficiente de transmissão, mas ainda de importância epidemiológica é através de superfícies contaminadas pelas mesmas secreções citadas acima que ao se depositarem nessas superfícies ficam acessíveis ao toque, especialmente das mãos, de indivíduos suscetíveis que, ao levarem as mãos às mucosas de boca, olhos e nariz, podem carrear o vírus e se infectar. Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família que tenha tido contato físico ou tenha permanecido no mesmo local que o doente, incluindo o período de 48h anterior ao início dos sintomas do mesmo.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Período de Incubação Consiste no intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas. No caso do COVID-19, sabe-se que o vírus pode ficar incubado por até duas semanas (14 dias) após a exposição. O tempo médio entre o início dos sintomas e a recuperação de casos leves é de duas semanas e, nos casos graves, de três a seis semanas.

Tempo de isolamento recomendado:

Casos leves: Atualmente recomenda-se que casos leves, tratados ambulatorialmente, seja mantidos em isolamento domiciliar por 14 dias. Quando o paciente não apresentar febre ou sintomas importantes há mais de 24h, pode- se considerar a liberação do isolamento a partir do 10°dia a partir do início dos sintomas.

Casos graves: Recomenda-se que pacientes que apresentam quadros compatíveis com SRAG (Síndrome respiratória aguda grave) - que necessitem de internação - permaneçam em isolamento por, pelo menos, 20 dias e que para sua liberação não se tenha mais presença de febre ou outros sinais compatíveis como sudorese, calafrios, etc.

* Deve-se atentar ainda para a presença de condição de imunossupressão (tratamento quimioterápico, AIDS, transplantados ou outros doentes em uso de medicação imunossupressora) que podem apresentar quadros mais arrastados de infecção ativa, devendo-se considerar o critério de testagem negativa para estes casos.

Definições

1.1 Caso suspeito de COVID-19

Caso de SÍNDROME GRIPAL (SG):

Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, diarreia. ● Em crianças: além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. ● Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Caso de SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG) hospitalizado:

Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. ● Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

1.2 Contato próximo

Contato próximo e continuado com um caso confirmado por RT-PCR ou Teste de Antígeno, considerando o período correspondente a 2 dias antes do início dos sintomas do caso confirmado, E:  No mesmo ambiente fechado (sala, dormitório, veículo de trabalho, entre outros); E  Em período superior a 30 minutos¹ ; E  Sem o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5 metro; E  Sem o uso de máscara ou uso incorreto*.

*Indica-se o uso de máscaras: cirúrgicas, de proteção respiratória (ex N95, PFF2) ou de tecido confeccionadas em material adequado, conforme documentos regulamentadores vigentes. As máscaras devem ser colocadas e retiradas de forma a evitar contaminação (evitando tocar a parte frontal da máscara, segurando pelas alças / elásticos), sendo que máscaras de tecido devem ser corretamente higienizadas. As máscaras devem ser utilizadas corretamente: de forma ajustada, cobrindo do nariz ao queixo, trocando a cada 4h ou quando estiver suja / úmida, retirando somente para a realização de refeições.

ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

Considerando, a necessidade de adequações, ajustes e melhoria contínua no processo de enfrentamento e combate à pandemia, conforme estabelecido pelo sistema de gestão compartilhada adotada pelo Estado em conjunto com as regionais Covid e os Municípios vinculados; Considerando, a necessidade de administrar adequadamente o controle estatal das atividades sociais e econômicas da comunidade, reduzindo as ações e práticas não autorizadas, especialmente aglomerações e as formas variadas de concentração de pessoas; Considerando, a possibilidade de estabelecer procedimentos de prevenção, cuidados e fixação de medidas sanitárias compatíveis com a situação atual de contágio, dentro de normas técnicas pertinentes; Considerando, o grau de conscientização já existente na população e nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em relação à prevenção e combate ao coronavírus; Considerando, o grau de conhecimento até agora adquiridos em relação à pandemia e o manejo mais ajustado da situação por parte do Poder Público e dos órgãos técnicos de assessoramento e acompanhamento regional e local; Considerando , a possibilidade de adoção do protocolo regional e a instituição de parceria com a comunidade local, através de suas lideranças sociais, comunitárias, empresariais e de grupos de pessoas ou de interesses pontuais e coletivos; Cada Município deverá formatar um Plano de fiscalização para cumprimento dos regramentos impostos nos atos de cada executivo Municipal. Cada Município poderá ser mais restritivo que o Protocolo geral da região sendo o limitador de flexibilização as regras impostas pelo Protocolo Geral Regional aprovados pelos Prefeitos, com no mínimo 2/3 dos votos presentes.

Apresentamos a seguir o protocolo da região R03-Uruguaiana com as medidas para os diversos segmentos e atividades econômicas, resaltando a adesão a todas as medidas obrigatórias determinadas pelo governo do estado.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

PROTOCOLO REGIÃO R03 – URUGUAIANA

Grupo de CNAE 2 Risco Médio da Protocolos de Atividade Atividade dígitos Atividade Atividade Protocolos de Atividade Variáveis Obrigatórios

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Serviços Públicos e mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Administração Pública 84 Médio-Baixo permanência: Serviços . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Agropecuária e Agropecuária 1,2,3 Médio-Baixo permanência: Indústria . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Indústrias: mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Agropecuária e Indústria e 5a 33e Médio-Baixo Portaria SES nº permanência: Indústria Construção Civil 41,42,43 387/2021 . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Portaria SES nº Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil 388/2021

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Serviços de Utilidade mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Pública (Energia, 35,36, Médio-Baixo permanência: Serviços Água, Esgoto e 37,38,39 . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil outros) Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

Informação e Comunicação . Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao (imprensa, produção de mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e áudioe vídeo, rádio, 58,59, Médio-Baixo permanência: Serviços televisão, 61,62,63 telecomunicação e . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil outros, exceto salas de Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil cinema)

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Atividades mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Administrativas e Call 77,78, Médio-Baixo permanência: Serviços Center 79,81,82 . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

Administração e Vigilância e . Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Serviços Segurança 80 Médio-Baixo mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou permanência: Ambiente aberto : 1pessoa para cada 2m² de área útil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Transporte 49e 50 Médio-Baixo permanência: Serviços decarga . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de área útil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de área útil

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Estacionamentos 52 Médio-Baixo permanência: Serviços . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Manutenção e mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Reparação de 45,95 Médio-Baixo permanência: Serviços Veículos e de . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Objetos e Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil Equipamentos

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou permanência: . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de área útil Posto de . Vedada apermanência e o consumo de alimentos e bebidas no Comércio Combustível 47 Médio-Baixo pátio (área da pista e do posto degasolina); . Respeito aos protocolos das atividades específicas, quando aplicável: - Restaurantes, bares, lanchonetes e espaços de alimentação: conforme protocolo de "Restaurantesetc." - Comércios: conforme protocolo de "Comércioetc."

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou permanência: Administração e Correios e Entregas 53 Médio-Baixo . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Serviços Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de área útil . Demarcação visual no chão de distanciamento de 1m nas filas e de ocupação intercalada das cadeiras de espera;

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou permanência: Administração e Bancos e Lotéricas 64,66 Médio-Baixo . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Serviços Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil . Demarcação visual no chão de distanciamento de 1m nas filas e de ocupação intercaladadas cadeiras de espera; . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração;

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Atividades 68,69, mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Imobiliárias, 70,71, Médio-Baixo permanência: Serviços Profissionais, 72,73, . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Científicas e Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil Técnicas 74,75

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Assistência Veterinária mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Saúde e e Petshops (Higiene) 75,96 Médio-Baixo permanência: Assistência . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Organizações mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Associativas 94 Médio-Baixo permanência: Serviços (Conselhos, Sindicatos, . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Partidos, MTG e tc) Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Lavanderia 96 Médio-Baixo permanência: Serviços . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de área útil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou permanência: . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 6m² de áreaútil Comércio e Feiras Portaria SES nº . Definição e respeito de fluxos de entrada e saída de pessoas, para Comércio Livres (de alimentos e 47 Médio 389/2021 evitar aglomeração; produtos em geral) . Demarcação visual no chão de distanciamento de1m nas filas e de ocupação intercaladadas cadeiras de espera; . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração, quandoaplicável; . Feiraslivres –Distanciamento mínimo de 3m entre módulos de estandes, bancas ou similares;

Serviços . Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Domésticos, de Obrigatório uso de mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Manutenção e 81,97 Médio máscara por todos permanência: Serviços Limpeza de (empregados e . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil condomínios e empregadores); Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 6m² de áreaútil residências

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Saúde e Assistência à Saúde 86 Médio mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Assistência Humana permanência: . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de área útil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil . Definição e respeito de fluxos de entrada e saídade pessoas, para evitar aglomeração; . Demarcação visual no chão de distanciamento de1m nas filas e de ocupação intercalada das cadeiras de espera; . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração, quando aplicável;

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou permanência: . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 2m² de áreaútil Saúde e Portaria SES nº Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil Assistência Assistência Social 87,88 Médio 385/2021 . Definição e respeito de fluxos de entrada e saída de pessoas, para evitaraglomeração; . Demarcação visual no chão de distanciamento de1m nas filas e de ocupação intercaladadas cadeiras de espera; . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração, quando aplicável;

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, portipo de ambiente e área útil de circulação ou permanência: . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 6m² de áreaútil . Definição e respeito de fluxos de entrada e saída de pessoas, para evitar aglomeração;

Museus – Recomendações . Demarcação visual no chão de distanciamento Cultura, Museus, Centros aos Museus em Tempos de de1mnasfilasedeocupaçãointercaladadascadeirasdeespera; Esporte e Culturais, Ateliês, 90,91 Médio Covid-19, do Instituto . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar Lazer Bibliotecas, Arquivos Brasileiro de Museus aglomeração, quando a plicável; e similares (Ibram) . Reforçonacomunicaçãosonoraevisualdosprotocolos; . Distanciamento mínimo de 4m entre artistas epúblico, sobretudo quando artista não utilizamáscara; . Início e término de programações não concomitantes, quando houver multissalas,paraevitaraglomeração; . Intervalo mín. de 30 min entre programações com troca de público, para evitar aglomeração e permitir higienização.

. Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Em caso de óbito por Covid- mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de circulação ou Administração e Funerárias 96 Médio 19, lotação máxima de no permanência: Serviços máximo10 pessoas, ao . Ambiente aberto : 1 pessoa para cada 4m² de áreaútil mesmo tempo Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 6m² de áreaútil

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

. Definição e respeito da lotação máxima conforme acreditação do estabelecimento no Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo: Administração e Hotéis e 55 Médio Com Selo Turismo Responsável: 75%habitações Serviços Alojamentos Sem Selo Turismo Responsável: 60%habitações *A adesão ao Selo Turismo Responsável é opcional.

. Respeito aos protocolos das atividades específicas, quando aplicável: - Restaurantes, bares, lanchonetes e espaços coletivos de alimentação: conforme protocolo de "Restaurantesetc." - Atividades esportivas, área de piscinas e águas, saunas, academias, quadras etc.: conforme protocolo de “Atividades Físicas etc”; - Eventos: conforme protocolos de "Eventos infantis, sociais e de entretenimento“ ou “Feiras e Exposições Corporativas, Convenções, Congressos”. . Autorizada a abertura das áreas de lazer para crianças, em ambientes abertos, exclusivamente; . Fechamento das demais áreas comuns.

. Respeito aos protocolos das atividades específicas, quandoaplicável:

- Restaurantes, bares, lanchonetes e espaços coletivos de Obrigatório uso de alimentação: conforme protocolo de "Restaurantesetc." Administração e Condomínios 81 Médio máscara por Serviços (Áreas comuns) empregados, - Atividades esportivas, área de piscinas e águas, saunas, colaboradores e academias, quadras etc.: conforme protocolo de “Atividades Físicas moradores. etc”; . Autorizada a abertura das áreas de lazer para crianças, em ambientes abertos, exclusivamente; . Fechamento das demais áreas comuns (salão de festa, churrasqueiras compartilha das etc.).

Transporte Coletivo . Lotação máxima de passageiros equivalente a 75% da (coletivo municipal, Manter janelas e/ou capacidade total do veículo; Administração e metropolitano comum, 49,50 Médio alçapão abertos ou adotar . Definição e respeito de fluxos de entrada e saída de passageiros, Serviços ferroviário e sistema de renovação de para evitar aglomeração; aquaviário) ar. . Adoção da lotação máxima definida por regra vigente no município departida do veículo.

Transporte . Lotação máxima de passageiros equivalente a 100% da Rodoviário Manter janelas e/ou capacidade total do veículo Administração e (fretado, 49 Médio alçapão abertos ou adotar . Definição e respeito de fluxos de entrada e saída de passageiros, Serviços metropolitano sistema de renovaçãode para evitar aglomeração; executivo, ar. . Adoção da lotação máxima definida por regra vigente no intermunicipal, município de partida do veículo. interestadual)

Portaria SES-SEDUC nº 01/2021 . Definição e respeito à ocupação máxima das salasde aulas ou ambientes de aprendizagem conforme distanciamento mínimo Educação e Cursos Distanciamento mínimo de de 1,5 metro entre classes, carteiras ousimilares. Educação Livres (exceto Ensino de 85 Médio 1,5 metro entre classes, . Ensino híbrido , com aulas ministradas remotamentee Esportes, Dança e Artes carteiras ou similares presencialmente, a fim de respeitar a Cênicas) lotaçãomáximadassalasdeaulase/ouadecisãodosalunosou Transporte escolar responsáveis quanto à adesão ao ensinopresencial. conforme Portaria SES-SEDUC nº 01/2021

. Aulas e exames teóricos realizadospreferencialmentenamodalidaderemota; Formação de . Quandohouveratividadesemsaladeaula,definiçãoe respeito à Educação Condutores de 85 Médio ocupação máxima das salas de aulas ouambientes de aprendizagem Veículos conformedistanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes,carteirasou similares; . Atendimento individual, sob agendamento, para aulas práticas ou entrega de documentos.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Cultura, Eventos tipo Drive-in Portaria SES nº Esporte e (Shows, cinemas etc.) 90,93 Médio 391/2021; . Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz Lazer sempre, inclusive dentro do veículo; Público . Distanciamento mínimo de 2m entre veículos; Elaboração Exclusivamente dentro dos de projeto (croqui) e protocolos deprevenção, disponível veículos, vedadaabertura de para fiscalização; portas ecirculação externa, . Priorização para venda e conferência de ingressos por meio exceto para uso digital e/ou eletrônico; dossanitários; . Venda de alimentos e bebidas exclusivamente por meio digital e entregues no carro;

. Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima de Portaria SES nº 50% das mesas ou similares; 390/2021; . Horário de ingresso até às meia noite e término de atendimento até 02h, após este horário somente nas Restaurantes, Bares, Vedada a permanência de modalidades pegue e leve e tele entrega. Administração e 56 Alto clientes em pédurante o Lanchonetes, Apenas clientes sentados e em grupos de até seis (6) pessoas; Serviços Sorveterias e consumo de alimentos ou similares bebidas; . Vedada à realização de 'eventos 'tipo happyhour; . Vedada música alta que prejudique a comunicação entre clientes; Vedado abertura e ocupação . Música ao vivo, DJ e similares até 01h:00min, com autorização de pistas de dança ou da Secretaria de Meio Ambiente ou equivalente, distanciamento similares; do espaço da apresentação para mesas de no mínimo 2 metros com um separador de acrílico entre artistas e plateia, para emissão da autorização deve ser realizada vistoria prévia do local pela Secretaria de Meio Ambiente. . Operação de sistema de buffet apenas cominstalação de protetor salivar, com apenas funcionário(s) servindo, com lavagem prévia das mãos ou utilização de álcool 70% ou sanitizante similar por funcionário e clientes e com distanciamento e uso de máscara de maneira adequada.

. Estabelecimento e rígido controle da ocupaçãomáxima de 25% das cadeiras , assentos ousimilares; . Ocupação intercalada de assentos, com ocupação de forma espaçada entre os assentos e de modoalternado entre as fileiras, Administração e Missase Serviços respeitando distanciamento mínimo de 1m entre pessoas e/ou Serviços Religiosos 94 Alto grupos de coabitantes; . Atendimento individualizado, com distanciamento mínimo de 1 metro; . Proibido o consumo de alimentos e bebidas, exceto o estritamente necessário para a realização do ritual ou celebração (por ex.: eucaristia ou comunhão), recolocandoa máscara imediatamente depois.

. Estabelecimento e rígido controle da ocupaçãomáxima de pessoas Serviços de Higiene ao mesmo tempo, por área útil de circulação ou permanência no Administração e Pessoale Beleza ambiente fechado: 1pessoa para cada 4m² deárea útil. Serviços (cabelereiro, barbeiro 96 Alto . Distanciamento mínimo de 2 metros entre postos de atendimento e estética) (cadeiras, poltronas ou similares); Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público ecolaboradores;

Portaria SES nº . Presença obrigatória de no mínimo um (1) profissional habilitado 393/2021; no Conselho Regional de Educação Física (CREF) por estabelecimento (exceto em espaços de quadras esportivas); Exclusivo para prática . Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima de esportiva, sendo vedado pessoas ao mesmo tempo, por tipo de ambiente e área útil de Atividades físicas em público espectador; circulação ou permanência: Cultura, academias, clubes, . Ambiente aberto: 1pessoa para cada 8m² de área útil. Esporte e centros detreinamento, 96 Alto Autorizada a ocupação dos Ambiente fechado: 1 pessoa para cada 16m² deáreaútil Lazer piscinas, quadras e espaços exclusivamente para . Esportes coletivos (duas ou mais pessoas) com agendamento e similares a prática de atividades intervalo de 30minutos entre jogos, para evitar aglomeração na físicas, vedado áreas comuns entrada e saída e permitir higienização, finalizando o último não relacionadas à práticade atividades físicas (ex.: horário as 00:00 para término a 1h, e 30 minutos para enceramento churrasqueiras, bares, do estabelecimento; vestiários, lounges etc.). . Distanciamentointerpessoalmínimode2mentreatletasduranteas atividades; . Obrigatório uso de máscara durante a atividade física, salvo exceções regulamentadas por portarias da SES; . Vedado compartilhamento de equipamentos ao mesmo tempo, sem prévia higienização com álcool 70% ou solução sanitizante similar; . Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público e colaboradores;

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Todas- Nota Informativa nº 18 COESES-RS de 13 de . Autorizaçãopréviado(s) município(s) sede; Agosto de 2020; . Treinos e jogos coletivos fora da competição conforme protocolos de

“Atividades Físicas etc.“. Exclusivo paraprática . Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos esportiva, sendo vedado para público e colaboradores; público espectador; Cultura, Competições . As competicções de cilcismo, corridas ou similares

Esporte e Esportivas 93 Alto deverão apresentar protocolo sanitário a ser apreciado e Futebol Profissional: Lazer autorizado pelo COE Municipal. - Protocolo Detalhado e . Esportes de tradição gaúcha, como: tiro de laço, Manual de Diretrizes paleteada, correiras, doma e etc, deverão apresentar Operacionais do Futebol protocolo sanitário a ser apreciado e autorizado pelo Gaúcho 2021 da FGF; COE Municipal. - Diretriz Técnico . Público participante máximo de 120 pessoas em Operacional de Retorno ambiente aberto e 50 pessoas em ambiente fechado. das Competições da CBF; - Protocolo de Operações para competições de clubes da Conmebol (2021).

. Respeito ao sprotocolos de “Atividades Físicas etc.“. Ensino de Esportes, . Quando houver atividade sem sala de aula, definiçãoe respeito à Educação Dança e Artes Cênicas 85 Alto ocupação máxima das salas de aulas ouambientes de aprendizagem conformedistanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteirasou similares.

. Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, por tipo deambiente e área útil de circulação ou permanência: . Ambiente aberto : 1pessoaparacada 8m² de área útil Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 16m² deáreaútil . Respeito aos protocolos das atividades específicas, quandoaplicável:

- Restaurantes, bares, lanchonetes e espaços coletivos de alimentação: conforme protocolo de "Restaurantes etc.“ Cultura, Clubes sociais, 93 Alto Vedado público - Atividades esportivas, área de piscinas e águas, saunas, Esporte e esportivos espectador das atividades academias, quadras etc.:conforme protocolo de “Atividades Físicas Lazer esimilares esportivas etc”; - Danças e ensaios tradicionalistas: conforme protocolode "Ensino de Esportes, Dança e Artes Cênicas". - Eventos: conforme protocolos de "Eventos infantis, sociais e de entretenimento “ou“ Feiras e Exposições Corporativas, Convenções, Congressos”. . Autorizada a abertura das áreas de lazer para crianças, em ambientes abertos, exclusivamente, coma presença de responsáveis; . Fechamento das demais áreas comuns (como churrasqueiras, lounges etc.); . Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público e colaboradores;

. Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima de Portaria SES nº pessoas ao mesmo tempo, por tipo deambiente e área útil de 391/2021 circulação ou permanência: . Ambiente aberto : 1pessoa para cada 8m² de áre aútil Vedada a permanência de Ambiente fechado : 1 pessoa para cada 16m² de área útil Eventos infantis, sociais clientes em pé durante o . Público máximo de 70 pessoas ; e de entretenimento em consumo de alimentos ou buffets, casasde festas, bebidas; . Duração máxima do evento (paraopúblico) de 4 horas, o limite Cultura, casas deshows, casas 82,90, Alto para término à 02h; Esporte e noturnas, restaurantes, 91,92,93 Vedado abertura e ocupação . Alimentação exclusivamente com operação em conformidade Lazer bares e similares de pistas de dança ou com o protocolo de “Restaurantes etc.”. similares; . Vedados alimentos e bebidas expostos (mesa de doces, salgados e bebidas); Vedada a realizaçãode . Priorização para venda e conferência de ingressos, inscrições ou eventos com apresença de credenciais por meio digital e/oueletrônico; público acima de 150 . Vedado compartilhamento de microfones semprévia pessoas, independente do higienização com álcool 70% ou soluçãosimilar; ambiente (aberto ou . Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos fechado). para público e colaboradores;

Demais Eventos não Realização não Cultura, especificados, em 82,90, Alto autorizada; Esporte e ambiente aberto ou 91,92,93 Lazer fechado Sujeito à interdição e multa;

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Portaria SES nº . Elaboração de projeto (croqui) e protocolos deprevenção, 391/2021; disponíveis para fiscalização; . Estabelecimento e controle da ocupação máxima de pessoas ao Autorização, mesmo tempo, por tipo de ambientee área útil de circulação ou conformenúmero de pessoas permanência: (trabalhadores e público) . Ambientes com circulação em pé (estandes, corredores etc): 1 presentes ao mesmo tempo: pessoa para cada 8m² de área útil

- até 300 pessoas : . Ambientes com público sentado : 1 pessoa paracada 4m² deárea

autorização do COE útil Municipal . Distanciamentomínimoentrepessoasemambientescom público - de 301 a 600pessoas : sentado conforme permissão paraconsumodebebidas naplateia: autorização do município - Permite: 2metros entre pessoas; sede; Feiras e Exposições -de 601 a 1.200 pessoas : - Não permite: 1metro entre pessoas; Corporativas, autorizaçãodo município sede . Demarcação visual no chão de distanciamento de 1m nas filas e Administração e Convenções, 82 Alto e autorização regional de ocupação intercalada de cadeiras, assentosou similares; Serviços Congressos e (aprovação de nomínimo de . Distanciamento mínimo de 3m entre módulos de estandes, similares 2/3 dos municípios da Região bancasousimilaresquandonãohouverbarreirasfísicas Covid ou do Gabinete de Crise oudivisórias; da Região Covid . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar correspondente); aglomeração, quando aplicável; - acima de1.200eaté 2.500 . Início e término de programações não concomitantes, quando pessoas, nomáximo : houver multis salas,para evitar aglomeração; autorizaçãodo município . Intervalo mínimo de 30min entre programações com troca de sede;autorização público, para evitar aglomeração epermitirhigienização; regional(aprovação de . Priorização para venda e conferência de ingressos, inscrições ou nomínimo de 2/3 credenciais por meio digital e/oueletrônico; dosmunicípios da . Reforçonacomunicaçãosonoraevisualdosprotocolosparap RegiãoCovid ou do úblicoecolaboradores; Gabinetede Crise da . Vedado compartilhamento de microfones semprévia RegiãoCovidcorrespondente) higienização com álcool 70% ou soluçãosimilar; e autorização doGabinete de . Alimentação exclusivamente em espaços específicos Crise doGoverno (ex.:praçasdealimentação),com operação em Estadual,encaminhadapela Conformidade com o protocolode “Restaurantesetc.”. respectiva Protocolo do evento deverá ser aprovado pelo COE prefeituramunicipal. Municipal.

Públicoexclusivame ntesentado , . Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima de comdistanciamento; 40% das cadeiras , assentos ousimilares; . Distanciamento mínimo entre grupos de até 3 pessoas e Portaria SES nº conforme permissão para consumo de alimentos ou bebidasna 391/2021; plateia:

- Permite : 2 metros entre grupos; Autorização, conforme número de pessoas - Não permite : 1metro entre grupos; (trabalhadores epúblico) . Autorizadacirculaçãoempéduranteaprogramaçãoapenas para presentes ao mesmo tempo: compra de alimentos ou bebidas (sepermitido) e/ou uso dos sanitários, com uso demáscaraedistanciamentonas filas; - até 300 pessoas :sem

necessidade . Autorizadousodo

deautorização; espaçotambémparaproduçãoecaptaçãodeáudioevídeo;

- de 301 a 600pessoas : . Demarcação visual no chão de distanciamento de 1m nas filas e

autorizaçãodomunicípiose de ocupação intercalada de cadeiras, assentos ou similares,

Cinema, Teatros, de; quando aplicável; Cultura, Auditórios, Circos, . Distanciamento mínimo de 4m entre artistas epúblico, -de 601a1.200 Esporte e Casas de Espetáculo, 59,90,93 Alto sobretudo quando artista não utilizamáscara; pessoas : autorizaçãodo Lazer Casas de Shows e Recomendação para que seja mantida distânciamínima de 2 município sede . similares metros entre artistas durante as apresentações e que permaneça no eautorização palco, além dos artistas, somente a equipe técnica estritamente regional(aprovação de necessária; nomínimo de 2/3 dosmunicípios da . Rígido controle de entrada e saída do público, sob orientação do RegiãoCovidoudoGabinete organizador e conforme fileiras, grupos ou similares, para evitar de Crise da aglomeração; RegiãoCovidcorrespondent . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar e); aglomeração, quandoaplicável; . Início e término de programações não concomitantes, quando - acima de1.200eaté 2.500 pessoas, nomáximo : houver multissalas, para evitar aglomeração; autorizaçãodo município . Intervalo mínimo de 30 min entre programações com troca de sede;autorização público, para evitar aglomeração e permitir higienização; regional(aprovação de . Priorização para compra evenda e conferência de ingressos por nomínimo de 2/3 meio digital e/ou eletrônico; dosmunicípios da . Reforço na comunicação sonor a e visual dos protocolos RegiãoCovid ou do para público e colaboradores; Gabinetede Crise da RegiãoCovidcorrespondente) e autorização doGabinete de Crise doGoverno Estadual,encaminhada pelarespectiva prefeituramunicipal.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

. Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima conforme adesão (opcional) ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo:

- Com Selo MTur : 50%dalotaçãoautorizadanoalvaráou PPCI Parques Temáticos, de Aventura, de Diversão, - Sem Selo MTur : 25%dalotaçãoautorizadanoalvaráou PPCI Cultura, Aquáticos, Naturais, . Demarcação visual no chão de distanciamento de 1m nas filas e Esporte e Jardins Botânicos, 91,93 Alto de ocupação intercalada de cadeiras, assentos ou similares, Lazer Zoológicos e outros quando aplicável; atrativos turísticos . Distanciamento mínimo de 4m entre artistas epúblico, similares sobretudo quando artista não utilizamáscara; . Recomendação para que seja mantida distânciamínima de 2 metros entre artistas durante as apresentações e que permaneça no palco, além dos artistas, somente a equipe técnica estritamentenecessária; . Rígido controle de entrada e saída do público, sob orientação do organizador e conforme fileiras, grupos ou similares, para evitar aglomeração; . Distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração, quandoa plicável; . Início e término de programações não concomitantes, quando houver multissalas, para evitar aglomeração; . Intervalo mínimo de 30 min entre programaçõescom troca de público, para evitar aglomeração e permitir higienização; . Priorização para compra evenda e conferência de ingressos por meio digital e/ou eletrônico; . Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público e colaboradores; . Alimentação exclusivamente em espaços específicos (ex.:praças de alimentação),comoperaçãoem Conformidade com o protocolo de“Restaurantes etc.”.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

PROTOCOLO SANITÁRIO SITUAÇÃO DE ALERTA, AÇÃO REGIÃO R03 - URUGUAIANA

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

INTRODUÇÃO

Após mais de um ano de ações com intuito de controlar a velocidade de transmissão do vírus SarsCov-2, causador da doença denominada COVID-19 e que levou o mundo à maior crise sanitária de sua história recente, o estado do Rio Grande do Sul inicia um novo modelo de trabalho chamado Sistema 3As de monitoramento. Neste novo sistema, o protocolo de ações do estado conta com ações / regramentos de adesão obrigatória por todo o estado e os municípios e regiões têm novos papéis e responsabilidades, dentre eles o de organizar as ações “variáveis” deste protocolo de acordo com a realidade local. Para este novo momento fica reafirmado à necessidade da constitução de Comitês Técnicos Regionais que são os responsáveis por discutir a situação regional e definir as ações variáveis a serem adotadas após aprovação da maioria dos prefeitos de cada região. O Comitê Técnico da região 03-Uruguaiana apresenta o seu Protocolo Sanitário para manejo da pandemia para as próximas semanas, considerando que se manterá atento com reavaliações semanais dos cenários de contaminação, de utilização do sistema de internação (leitos de enfermaria e CTIs) e de óbitos para poder identificar quais medidas adotadas terão impacto positivo e quais poderão se mostrar ineficientes para cada momento.

CONCEITOS TÉCNICOS

Para a tomada das decisões sobre a prevenção de qualquer doença é imprescindível o entendimento de conceitos básicos sobre ela e, sendo a COVID-19 uma doença recente, é natural que os principais conceitos técnicos sejam revistos periodicamente. Ao longo deste período de pandemia vimos a doença em suas diversas formas e gravidades e, com advento das vacinas e das variantes virais, muitas condutas tiveram que ser reconsideradas. Neste momento tomamos nossas decisões baseados nos conceitos e orientações da “NOTA INFORMATIVA 30 COE/SES-RS de 18 de fevereiro de 2021”, especialmente quanto à forma de transmissão, tempo adequado para testes, público preferencial para teste e manejo de contatos - informações que são essenciais ao processo.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

INFORMAÇÕES DA REGIÃO - CENÁRIO ATUALIZADO

Além dos conceitos técnicos informados nas notas oficiais da secretaria de saúde do estado, são utilizadas as informações disponíveis no site https://sistema3as.rs.gov.br/ e os boletins diários regionais do site https://bit.ly/boletimregionalcovid-19 para que o momento epidemiológico da região seja bem compreendido.

LEITOS DA REGIÃO

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Para esta atualização do procotolo, levamos em consideração os dados das últimas semanas, além do persistente estado de ALERTA em que nos encontramos devido a alta incidência de novos casos que mesmo tendo apresentado alguma redução, ainda é bastante elevada em relação a média estadual, assim como o número de óbitos que ficou como a segunda maior do estado. Consideramos ainda que estamos com ocupação de leitos de CTI superior a 100% e que houve aumento da ocupação de leitos de enfermaria o que representa etapa imediatamente anterior a aumento de necessidade de CTI e óbito. Desde a semana passada estamos trabalhando para que novas ações sejam colocadas em prática e agora colocamos de maneira adequada neste protocolo.

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

Durante as reuniões do Comitê Regional identificamos que os municípios da nossa região têm características muito diferentes entre si, desde o número de habitantes que vai de menos de 10.000 até mais de 120.000 pessoas, o que faz com que algumas estratégias muito importantes para um local sejam inadequadas para outro. Em função disso optou-se por uma série de ações gerais mínimas a serem avaliadas individualmente por cada município com vistas a serem mais restritivos em cada setor de interesse e relevância para cada um.

Além desse protocolo mínimo, realizado dentro dos moldes já orientados pelo governo do estado, trabalhou-se numa série de ações de enfrentamento direto à transmissão viral sendo que muitas dessas ações já vêm sendo realizadas por alguns municípios da região, mas se definiu pela implementação destas medidas em todos os municípios e ampliação nos que já às adotaram. São elas:

Fiscalização de cumprimento de isolamento: Sabe-se que um dos grandes problemas na contenção da transmissão viral é o descumprimento do isolamento domiciliar por pacientes suspeitos, confirmados e seus contactantes domiciliares. Por isso definimos por intensificar os planos de fiscalização destes pacientes com previsão de multas aos que descumprirem essas orientações (salvo casos de saída para procura de serviço médico). Determinar equipes específicas para essa atividade visto que qualquer outra forma de restrição/fiscalização de outros setores não tem impacto tão relevante do que o isolamento dos prováveis “positivos” e doentes confirmados.

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Ampliação de testagem: Adotar medidas de comunicação entre serviços de saúde pública e privada para encaminhamento de testagem de TODOS os sintomáticos e de TODOS os contactantes de casos confirmados que procurem atendimento de serviço de saúde. Dentro deste contexto, adotar medidas de facilitação do acesso de pacientes a exames e orientações adequadas como ampliação de locais e horários de atendimento para sintomáticos. Ainda no contexto de exames, a AMFRO viabilizou uma forma de contrato para compra de testes RT-PCR do laboratório da UNIPAMPA São Gabriel pelos municípios da região o que proporciona aumento do número de testes além de agilidade nos resultados, já que o programa testar RS tem um tempo de espera por resultado de 5-7 dias e o laboratório da UNIPAMPA fornece resultados entre 1-3 dias. Sabemos que a agilidade nos resultados de exames contribue para a adesão dos pacientes às orientações da equipe de saúde, visto que é possível descartar mais facilmente alguns casos, liberando rapidamente do isolamento ao mesmo tempo que pacientes com poucos ou nenhum sintoma tendem a cumprir o isolamento apenas quando sabem do resultado positivo e não são mais apenas “suspeitos”.

Campanhas informativas: Intensificar a disseminação da informação, inclusive entre trabalhadores da saúde, de que sintomas leves como nasais e pequenas indisposições podem ser devido à COVID; que a negligência destes sintomas ditos “leves” são importante fatores de disseminação da doença e que pacientes com estes quadros devem ser colocados em isolamento e testados para essa infecção (infelizmente ainda hoje temos muitos pacientes com sintomas leves que não foram encaminhados para testes, sendo identificados quando o quadro se agrava ou quando um contactante próximo desenvolve doença grave). Campanha intensiva de informação quanto ao alto número de pacientes com infecção ativa em toda região, focando mais uma vez na identificação de sintomas iniciais habitualmente negligenciados por boa parte da população. Campanha intensiva para a busca ativa de sintomáticos em todos os setores da economia como forma de manter as empresas e serviços em funcionamento evitando surtos e necessidade de medidas mais restritivas como fechamento completo das atividades. Muitas pessoas mantém suas atividades habituais e empregadores não afastam seus trabalhadores quando apresentam sintomas leves por não acreditarem que este quadro possa ser por COVID-19, o que contribui para disseminação da doença. Monitoramento de feiras, parques e espaços públicos de uso comum, através de equipe multidiciplinar (Município, exército e Defesa Civil), aferindo temperatura, distribuição de máscara e orientação quanto ao distanciamento. Ações específicas para municípios com migração Brasil/: Barreira sanitária na entrada do Município de Uruguaiana - via ponte internacional - com equipe de composta de técnicos de enfermagem, agentes de trânsito e segurança e fiscais municipais.

Coleta de teste PCR em Uruguaiana, com parceira com ABTI, SEST/SENAT, Secretaria Municipal de Saúde e UNIPAMPA para os caminhoneiros ingressarem na Argentina.

RESTRIÇÕES PARA ATIVIDADES NA REGIÃO R03

Cláusula Primeira. Restrição de permanência de pessoas nas vias públicas, sendo permitida apenas circulação no passeio, salvo os trabalhores que estiverem realizando a manutenção e conservação dos espaços públicos. Clásula Segunda. Bancos e Casas Lotéricas - Demarcação visual no chão de distanciamento de 1m nas filas, dentro e fora do estabelecimento, distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração. Clásula Terceira. Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Sorveterias e similares - Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima de 40% das cadeiras, assentos ou similares ou do espaço, Mesas a 2m e máximo de 5 pessoas sentadas. Entrada de pessoas no estabelecimento até às 23h e fechamento a meia noite. Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Clásula Quarta. Missas e Serviços Religiosos - Estabelecimento e rígido controle da ocupação de até 25% das cadeiras, assentos ou similares e limite máximo de 100 pessoas. Cláusula Quinta. Comércio em geral controle rígido do número de pessoas dentro do estabelecimento. Uso de máscara e disposição de álcool gel. Demarcação externa do distanciamento de 1m nas filas. Cláusula Sexta. Os serviços, como os mercados, supermercados e/ou hipermercados, poderão funcionar entre as 07h e as 23h respeitando o 1 pessoa a cada 16m² com limite máximo de público de 250 pessoas, deverão conter na entrada do estabelecimento a informação da metragem e a capacidade. Cláusula Sétimo. No que tange aos clubes sociais, esportivos e similares, poderão abrir para o público somente com a finalidade de atividades físicas, sendo obrigatório o fechamento de equipamentos, espreguiçadeiras, brinquedos infantis saunas, salões de festas, churrasqueiras compartilhadas e demais locais para eventos sociais e de entretenimento. Cláusula Nona . Será vedada a abertura de qualquer espaço público como: bibliotecas, museus e teatros. Cláusula Décima. Postos de Combustíveis, vedada à permanência e o consumo de alimentos e bebidas na área externa, nos espaços internos, ocupação máxima 40% dos lugares, mesas 2m de distanciamento e no máximo 5 pessoas sentadas. Cláusula Décima primeira. Vedado o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas em qualquer horário do dia.

Os Prefeitos da região covid R03–URUGUAIANA apresentam o protocolo regional, devendo cada Município no que couber a regulamentação e a adoção de medida mais restrivia quando for necessário, em ato próprio.

______Márcio Fonseca do Amaral Jefferson da Silva Pires Prefeito Municipal de Alegrete Prefeito Municipal de Quaraí

______Maher Jaber Mahmud Vilmar de Oliveira Prefeito Municipal da Barra do Quaraí Prefeito Municipal de Rosário do Sul

______Leonardo Dicson Sanchez Betin Ana Luiza Moura Tarouco Prefeito Municipal de Itaqui Prefeito Municipal Sant’ana do Livramento

______Adriane Bortolaso Schramm Olmiro Ricardo Saldanha Teixeira Prefeito Municipal de Maçambará Prefeito Municipal Santa Margarida do Sul

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

______Jorge Gustavo Costa Medeiros Rossano Dotto Gonçalves Prefeito Municipal de Manoel Viana Prefeito Municipal São Gabriel

______Ronnie Peterson Colpo Mello Prefeito Municipal de Uruguaiana

Rua Marcílio Dias 574 (junto a Famurs) Porto Alegre/RS CEP 90130.000 51 3024.0906 /51 99743.2669 /51 99138.5808 – WhatsApp www.amfro.org.br /[email protected]