6:00 07/04/2016

Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio

Av. Brasil | Novas intervenções entre Benfica e Caju, sentido Centro A partir do próximo domingo, dia 10 de abril de 2016, às 05h, será iniciada nova frente de obras do Corredor BRT Transbrasil, na Avenida Brasil. Serão interditadas 02 (duas) faixas de pavimento flexível (asfalto) na pista central, entre a Passarela 05 (Benfica) e a Rua Ricardo Machado (Caju), no sentido Centro, perfazendo um total de 1.900m.

As pistas de pavimento rígido (concreto) localizadas entre o Viaduto da Linha Amarela e o Caju terão a sua circulação exclusivamente para o sentido Centro.

Atualmente a referida pista tem sua circulação conforme segue:

I – Entre a Linha Amarela e a Passarela 05 – circulação no sentido Centro; II – Entre a Passarela 05 e o Caju – circulação no sentido Deodoro;

Av. Brasil | Novas intervenções para obras, entre a L. Amarela e Benfica No domingo, dia 3, foram interditadas duas faixas da pista central (asfalto), entre a Linha Amarela e Benfica, sentido Centro. As pistas de pavimento rígido (concreto) que existem no local funcionarão exclusivamente para o Centro. As agulhas localizadas entre o Canal do Cunha e Benfica não sofrerão qualquer alteração.

ALTERAÇÃO NO TREVO DAS MISSÕES - A configuração das pistas, em ambos os sentidos, foi alterada na altura do Trevo das Missões, assim como a agulha de acesso à Rodovia Washington Luís, para os veículos provenientes da Pista Central, sentido Centro, que será reposicionada 100 metros à frente. As citadas alterações não provocarão interferência na fluidez do trânsito.

PRINCIPAIS ROTAS ALTERNATIVAS

- Linha Vermelha; - Av. Martin Luther King Jr; - Av. Londres / Leopoldo Bulhões;

O uso do transporte público de alta capacidade - como trens e metrô - é a melhor opção para os deslocamentos da população.

BRT TransBrasil | Novas interdições na Av. Brasil A CET-Rio informa que no dia 6 de março foi iniciada nova frente de obras do Corredor BRT Transbrasil, na Avenida Brasil. Foi entregue para a circulação de veículos a pista de pavimento rígido (concreto), no sentido Centro, no trecho entre a Linha Amarela e o Caju, que passa a funcionar como Pista Reversível. Paralelamente, há a interdição de 02 faixas na pista central, entre o Caju e a Linha Amarela, no sentido Deodoro.

Fica preservado o acesso à Linha Vermelha para os veículos provenientes da Ponte Pres. Costa e Silva e do Elevado do Gasômetro. Sinalização específica foi instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade. Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar não somente nos trechos da obra como também em todo o entorno. A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Av. Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente.

PRINCIPAIS MEDIDAS A Pista Central, sentido Deodoro, com duas faixas interditadas no pavimento flexível (asfalto) junto ao canteiro divisor, entre o Caju e a Linha Amarela. A Pista Central de pavimento rígido (concreto), sentido Deodoro, permitirá a circulação única no sentido DEODORO.

A Pista Central de pavimento rígido (concreto), sentido CENTRO, foi liberada ao tráfego de veículos e operacionalizada como uma PISTA REVERSÍVEL, entre o Caju e a Linha Amarela, conforme segue: Das 5h às 12h – Sentido Centro; Das 13h às 21h – Sentido Deodoro.

LINHA VERMELHA Os veículos provenientes da Ponte Pres. Costa e Silva e do Elevado do Gasômetro podem acessar à Linha Vermelha, através de acesso EXCLUSIVO. Esses veículos deverão acessar à faixa no pavimento flexível (asfalto). Os veículos deverão se manter à direita.

LINHA AMARELA Os veículos provenientes da Ponte Pres. Costa e Silva e do Elevado do Gasômetro podem acessar à Linha Amarela, através da Pista Central sentido Deodoro de pavimento Rígido (concreto). Os veículos deverão seguir em frente.

PISTA REVERSÍVEL A Pista reversível, no sentido Deodoro, que será implementada das 13h às 21h, NÃO permitirá o acesso às Linhas Vermelha e Amarela. Os veículos deverão acessar a pista à esquerda.

VIADUTO DE BENFICA i – Os veículos provenientes da Ponte Presidente Costa e Silva, com destino ao Viaduto de Benfica, deverão acessar a Pista Lateral, utilizando a Avenida (retorno do INTO). II – Os veículos provenientes do Elevado do Gasômetro, com destino ao Viaduto de Benfica, deverão acessar a Pista Lateral, na agulha próxima à passarela 01.

INFOGRÁFICO

Configuração Manhã – Das 05h às 12h

Configuração Tarde – Das 13h às 21h

PRINCIPAIS IMPACTOS ESPERADOS NO TRÂNSITO Serão esperados impactos no fluxo de tráfego da Ponte Presidente Costa e Silva e nas vias de acesso à Avenida Brasil: Av. Pres. Vargas, Av. Paulo de Frontin, Av. Rio de Janeiro, Elevado do Gasômetro etc.

PRINCIPAIS ROTAS ALTERNATIVAS · Linha Vermelha; · São Cristóvão / Leopoldo Bulhões · Av 24 de Maio. RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE: A CET-Rio recomenda o uso dos transportes públicos de alta capacidade como trens, barcas e metrô como melhor opção para os deslocamentos da população.

Avenida Brasil: via tem interdições para obras da TransBrasil A CET-Rio informa que no domingo, dia 28 de fevereiro, foi iniciada nova frente de obras do Corredor BRT Transbrasil, na Avenida Brasil. Houve a interdição de 01 (uma) faixa na pista lateral, entre o Trevo das Missões e o Viaduto de Lucas, no sentido Deodoro. A pista central, sentido Deodoro, no trecho entre os Trevos das Missões e Margaridas, passou a funcionar em mão dupla. Veja no link: http://ow.ly/YJaF0

Em 21 de fevereiro, foi iniciada nova frente de obras do BRT TransBrasil, entre o viaduto da Ilha do Governador e a Linha Amarela, sentido Centro. Toda a pista central da via, nesse sentido, está fechada. Para minimizar os impactos, a pista central do sentido Zona Oeste vai operar em mão dupla, com duas faixas para cada sentido. Acesse o link e veja as rotas alternativas e as recomendações: http://bit.ly/1Qn11PF

A CET-Rio informa que duas faixas da pista central da Av. Brasil, sentido Zona Oeste, entre o Canal do Cunha e a Linha Amarela estão interditadas para obras do BRT TransBrasil. Neste trecho, os motoristas trafegam pela pista de concreto criada para o futuro BRT.

A agulha de acesso da pista central para a lateral, ora localizada em frente à Fiocruz será reposicionada na altura do Canal do Cunha, se tornando a última saída para acessar a Linha Amarela.

Visando garantir a prioridade ao transporte público, será mantido o funcionamento das faixas reversíveis exclusivas para ônibus implementadas ao longo da Avenida Brasil: 1 – Faixa reversível entre Caju e Ilha – na pista Central, sentido Centro – com funcionamento das 13h às 21h; 2 – Faixa reversível entre Trevo das Missões e Trevo das Margaridas – localizada na pista Central, sentido Oeste – com funcionamento das 11h às 21h.

Está autorizada a interdição ao tráfego de veículos, em uma faixa, na Avenida Brasil, no trecho entre a Passarela 28 (Irajá) e o Rio das Pedras, junto ao canteiro da pista lateral, em ambos os sentidos. A permissão é válida até às 5h do dia 31 de julho.

Desde dia 10 de janeiro, entrou em operação o esquema especial de trânsito, criado pela CET-Rio, para nova frente de obras do corredor BRT TransBrasil. A Avenida Brasil tem a pista central do sentido Centro totalmente interditada, no trecho entre o Trevo das Margaridas (Irajá) e o Trevo das Missões (Cordovil). Saiba todos os detalhes no Boletim Especial: http://centrodeoperacoes.rio/bulletins/boletim-5327.pdf

No dia 12 de dezembro, sempre no horário entre 22h30 e 4h do dia seguinte, trechos da Avenida Brasil foram interditados para continuação da obra do corredor BRT Transbrasil. Estas interdições estão previstas para até março Abaixo seguem os trechos que serão interditados e os desvios:

Sentido Centro I - Interdição total da pista central, sentido Centro, no trecho entre a agulha localizada em frente a passarela 25 (Guadalupe) e a agulha localizada após o Trevo das Missões. O desvio será pela pista lateral.

II – Interdição total da pista lateral, sentido Centro, no trecho entre a agulha localizada antes do Viaduto de Parada de Lucas e a agulha localizada em frente a passarela 19 (Cordovil).

III – Interdição total da Rua Ministro Pinto da Luz, no trecho entre a Avenida Brasil e a Rua Igaçaba. Os motoristas deverão seguir pelas Ruas Igaçaba, Arapé e Iraçu

Sentido Santa Cruz I - Interdição de duas faixas da pista lateral, entre o Trevo das Missões e a alça de descida da Rodovia Washington Luis, prevista para até julho

Desde o dia 14 de novembro, há a interdição de duas faixas da pista central, sentido Zona Oeste, entre o Viaduto da Linha Amarela e a passarela 09 (Ramos), para continuidade das obras do corredor TransBrasil.

No dia 11 de novembro, foi complementada nova frente de obras para extensão da execução do pavimento rígido na Avenida Brasil, na altura do Caju, com a ampliação da área de ocupação das obras no trecho entre a Rua Franco de Almeida e a Rua Ricardo Machado, trecho de 150m, no sentido centro.

Desde o dia 8 de novembro, nova frente de obras foi iniciada na Avenida Brasil, na altura do Caju, e contou com a ampliação da área de ocupação das obras no trecho entre a Rua Franco de Almeida e a Rua Ricardo Machado, trecho de 150m, no sentido Centro.

Foi implementada a continuidade das obras para construção dos pilares de sustentação do viaduto de interligação entre os corredores BRT TransBrasil e no dia 24 de outubro. E no domingo, dia 25 de outubro, às 05h, foi iniciada nova frente de obra para extensão da execução do pavimento rígido na Avenida Brasil, na altura do Caju: http://ow.ly/TGgRO

Em 3 de outubro, nova frente de obra para extensão da execução do pavimento rígido na Avenida Brasil, na altura de Benfica. Houve ampliação da área de ocupação das obras no trecho entre a passarela 05 e passarela 04, no sentido Centro. Estas interdições estão previstas para até o final do mês de dezembro. Conheça todos os detalhes no nosso boletim especial: http://bit.ly/Avenidabrasil_BRT_Benfica_E_TrevodasMissoes

Foram iniciadas nova frente de obra para o BRT TransBrasil com a interdição de uma faixa junto ao canteiro central da Avenida Brasil, com a ampliação da área de ocupação do canteiro de obras com a interdição de 1 faixa do canteiro central entre a passarela 27 (Irajá) e o Shopping Guadalupe, agora também no sentido Deodoro. A pista sentido Centro já possuía 1 faixa interditada no mesmo trecho desde o dia 6 de setembro. Houve um redimensionamento e redistribuição das faixas restantes, de forma a proporcionar o quantitativo de três faixas para circulação do trânsito.

Também foi ampliada a área de ocupação do canteiro de obras na Avenida Brasil, sentido Centro, no trecho entre as passarelas 6 e 4. Foram interditadas 2 (duas) faixas junto ao canteiro central, no sentido Centro da Avenida Brasil. Veja todas as informações no boletim especial: http://bit.ly/avbrasil_novasinterdicoesobras_080915

A via também possui interdição entre o Trevo das Missões (Cordovil) e o Trevo das Margaridas (Irajá). Antes, a obra ocupava o trecho entre o Trevo das Missões (Cordovil) e o Viaduto de Parada de Lucas. A faixa reversível não sofreu alterações, operando, nos dias úteis, das 11h às 21h. Das 21h às 10h dos dias úteis, e nos fins de semana e feriados, não haverá implantação de reversível. Veja mais detalhes no nosso Boletim Especial: http://ow.ly/QF3q2

Além desses fechamentos, há outros pontos de interdição para a continuidade das obras. Desde o dia 3 de julho, trecho entre a passarela 2 (Caju) e a passarela 10 (Ramos) está fechado da seguinte forma: uma faixa na pista central do sentido Zona Oeste e duas faixas na pista central do sentido Centro. As faixas exclusivas para ônibus, até o momento instaladas, serão mantidas. http://ow.ly/QGQ2p E para a construção das estações e das faixas de circulação do BRT TransBrasil, a Avenida Brasil tem interdição total das pistas centrais, em ambos os sentidos, no trecho entre a passarela 10 (Ramos) e a passarela 2 (Caju). Durante a intervenção, o trânsito é desviado para as pistas laterais. O fechamento ocorrerá até o dia 30 de setembro, sempre das 22h às 4h.

Linha Amarela: Obras de conservação e serviços de manutenção Até 30 de junho, serão feitas as seguintes interdições, da seguinte forma:

Para serviços de manutenção e paisagismo, está autorizada a interdição parcial ao tráfego de veículos nas faixasà esquerda, central e à direita, ao longo da Avenida Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), alternadamente, em ambos os sentidos, nos seguintes trechos:

I - Entre o Túnel Engenheiro Raymundo de Paula Soares e a interligação com a Linha Vermelha;

II – Nas alças de acesso 2, 3, 4, 4A, 5, 5A, 6, 7, 8, 9A, 9B, 9D, Vila do João, 9C, Vila dos Pinheiros, 10A, 10B e Cidade Universitária, COPPE, faixasà esquerda e à direita;

III – Nas alças de saída 2, 3, 4, 4A, 5, 6, 7, 8, 9A, 9B, 9C, 9D, Vila do João, Vila dos Pinheiros, Morro do Timbau e Conjunto Habitacional Bento Ribeiro Dantas, 10A, Cidade Universitária Petrobrás, 10B, e Cidade Universitária, COPPE, faixasà esquerda e à direita.

IV - Galeria do Túnel Engenheiro Raymundo de Paula Soares, em pistas alternadas, em ambos os sentidos. - a pista liberada ao tráfego deverá funcionar em regime de mão dupla.

De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h e das 23h30min às 5h do dia seguinte; aos sábados, das 10h às 16h e das 22h30min às 5h do dia útil subsequente e, em feriados, de 0h às 5h do dia útil subsequente.

Interdições para obras no Elevado do Joá Desde o dia 20 de julho, o complexo do Elevado das Bandeiras tem interdições no sentido Barra da Tijuca, por um período de 192 dias, para a realização da implantação da ciclovia e iluminação nos túneis de São Conrado, Joá e do Elevado das Bandeiras. As obras serão executadas pela Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio). As interdições ocorrerão de segunda à quinta-feira, das 23h às 5h do dia seguinte, e às sextas- feiras e sábados, das 23h50 às 5h do dia seguinte. Durante as interdições, os motoristas que seguem para a Barra deverão acessar a reversível implantada na pista inferior do Elevado das Bandeiras ou pela Estrada do Joá.

Cruzamento da Av. Passos com Rua 7 de Setembro será interditado, dia 23 de março, para obras do VLT As obras de infraestrutura e instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avançam no próximo dia 23 de março para o cruzamento entre a Avenida Passos e a Rua de Sete de Setembro, no Centro. A intervenção será das 22h de quarta-feira, dia 23 de março, até as 5h de segunda-feira, dia 28 de março. Durante o período de fechamento, que coincide com o ponto facultativo e o feriado da Semana Santa, o fluxo viário de ônibus e veículos particulares será desviado para a Avenida Rio Branco, via Avenida Presidente Vargas (ver mapa), sem alteração das paradas de ônibus. O acesso de serviço até a Praça Tiradentes e às ruas do entorno, incluindo o Teatro João Caetano, permanecerá.

Placas e painéis de mensagem variáveis (pmvs) posicionados na Avenida Presidente Vargas no trecho anterior aos cruzamentos com as avenidas Passos e Rio Branco servirão de alerta aos motoristas sobre as mudanças. Faixas ao longo da Avenida Passos informarão o período de interdição.

A Prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária do VLT Carioca, desenvolveu plano de redução dos impactos no trânsito. As medidas preveem profissionais posicionados para coordenar as mudanças e orientar os motoristas, além de monitoramento permanente.

Obras do VLT chegam à Marechal Floriano a partir desta sexta-feira, 04 As obras de infraestrutura e de instalação de trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram à Avenida Marechal Floriano no trecho entre a Rua Bento Ribeiro (Praça Cristiano Ottoni) e a Rua Visconde da Gávea. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) e a Concessionária do VLT Carioca informam interdição a partir das 22h de sexta-feira, 4 de março. O tráfego é desviado pelas ruas Bento Ribeiro, Marcílio Dias e Visconde da Gávea (ver mapa).

O desvio não altera pontos de parada dos ônibus com itinerário pela via, que a partir da interdição passam a seguir pela Avenida Presidente Vargas ou pela Rua Marcílio Dias. Cinco faixas instaladas no domingo, 28 de fevereiro, alertam motoristas sobre as mudanças. Sinalização ao longo do trecho indicará o novo trajeto.

ALTERAÇÕES NOS ITINERÁRIOS DOS ÔNIBUS

LINHAS MUNICIPAIS

Linhas 010, 202, 442 e 443 (SETA AZUL NO MAPA) De: ..., Av. Marechal Floriano (sentido Terminal Procópio Ferreira), R. Bento Ribeiro (Praça Cristiano Ottoni),... Para: ..., Av. Marechal Floriano, Praça Duque de Caxias, Av. Presidente Vargas (pista lateral), R. Bento Ribeiro (Praça Cristiano Ottoni),...

Linhas Troncal 1, Troncal 3, Troncal 5, Troncal 7, Troncal 9 e 111* (SETA VERDE NO MAPA) De: Terminal Procópio Ferreira, Av. Marechal Floriano, R. Visconde da Gávea,... Para: Terminal Procópio Ferreira, R. Bento Ribeiro (Praça Cristiano Ottoni), R. Marcílio Dias, R. Visconde da Gávea... (*) A linha 111 opera no sentido Praça da Bandeira

Linhas 107 e 309 (SETA VERDE NO MAPA) De: Terminal Procópio Ferreira, Av. Marechal Floriano,... Para: Terminal Procópio Ferreira, R. Bento Ribeiro (Praça Cristiano Ottoni), Marcílio Dias, R. Visconde da Gávea, Av. Marechal Floriano,...

LINHAS INTERMUNICIPAIS

Linhas intermunicipais com ponto final na Av. Marechal Floriano terão o seguinte itinerário (SETA AZUL NO MAPA) De: Av. Marechal Floriano (ponto final), Av. Marechal Floriano, R. Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, ... Para: Av. Marechal Floriano (ponto final), Av. Duque de Caxias, Av. Presidente Vargas (pista lateral), R. Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo.

Av. Presidente Vargas tem interdição parcial para obras do VLT A Av. Presidente Vargas tem interdição parcial para a instalação de trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro. Desde 19 de fevereiro, há desvio de tráfego na Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, na altura do cruzamento com a Praça da República, com o fechamento de trecho da faixa lateral direita. No dia 25 de fevereiro, a interdição avançou para a segunda faixa (ver mapa abaixo). Com a conclusão e liberação do trecho, a obra segue para as duas faixas restantes da pista lateral. A cada etapa, a interdição parcial se desloca em direção ao outro lado da Avenida Presidente Vargas para que os trilhos sejam instalados ao longo de todo o cruzamento até alcançar a Avenida Duque de Caxias. A mudança não afetará o itinerário de veículos ou a parada de ônibus. Sinalização no local indicará o desvio.

Túnel Rio450 | fechamentos diários para detonações começaram em 19/01 Desde terça-feira, dia 19 de janeiro, o Túnel Rio450 é fechado uma vez ao dia, fora do horário de pico (de segunda- feira a sábado, das 6h às 7h ou das 20h às 22h), devido às detonações da fase final da construção do Túnel Prefeito Marcello Alencar, que faz parte da nova Via Expressa que substituirá a Perimetral.

Para garantir a segurança de motoristas que poderiam se assustar com o barulho, o Túnel Rio450 será fechado ao trânsito por no máximo 10 minutos. A expectativa é que esta etapa da obra seja concluída até o fim de março.

Antes das detonações, sirenes são tocadas para comunicar o procedimento. Cada toque representa um aviso: 1º TOQUE: Alerta para a detonação, que deverá ocorrer em aproximadamente 30 minutos. 2º TOQUE: Sinaliza que a detonação deverá ocorrer em aproximadamente 10 minutos. 3º TOQUE: Indica o início da detonação e permanece acionada durante a mesma. 4º TOQUE: Ocorre após a detonação e aponta o término da operação.

TRAJETO ALTERNATIVO: Durante o fechamento, motoristas devem seguir pelas seguintes rotas: - Sentido Região Portuária: Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Rua Sacadura Cabral. - Sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói: seguir pela Avenida Presidente Vargas e Avenida Francisco Bicalho.

Túnel João Ricardo tem interdições noturnas, para obras O Túnel João Ricardo, que conecta a área da ao bairro da Gamboa, passará por obras de recuperação estrutural do Porto Maravilha e de preparação para receber o sistema do BRT TransBrasil. Desde terça- feira, 19 de janeiro, o túnel fica interditado à noite, de domingo a quinta-feira, das 22h às 5h, e sexta-feira, das 23h às 5h. A obra inclui a implantação de nova rede de iluminação e pavimentação. Veja os detalhes no nosso Boletim Especial: http://ow.ly/X8EXs

Av. Rio Branco está interditada entre Nilo Peçanha e Santa Luzia Avenida Rio Branco está interditada ao trânsito entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia desde às 6h de sábado, 16 de janeiro, para obras do novo Passeio Público da Rio Branco. Trecho de 600 metros será transformado em área exclusiva para pedestres, ciclistas e passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A nova configuração será implementada em área de grande movimentação cultural, valorizando imóveis importantes como o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Justiça Federal. Pedestres ganharão calçadão amplo, compartilhado com ciclofaixa e via para passagem do VLT.

Com a interdição, o fluxo viário e as linhas de ônibus que seguiam pela Avenida Rio Branco neste trecho estão sendo desviados pelas avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha. São 82 linhas com itinerários alterados nesse período. Na nova configuração, a Avenida Nilo Peçanha passa a operar da Avenida Rio Branco até a Rua Debret neste sentido (ver mapa abaixo). A Rua Debret muda de sentido entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre.

Novas interdições no Centro e Região Portuária A Rua Cordeiro da Graça está interditada entre a Via Binário do Porto (Via Trilhos) e a Avenida Cidade de Lima. As intervenções são para construção de novas redes de água, saneamento, drenagem, telecomunicações, gás natural, energia e iluminação pública do Porto Maravilha. Há também interdição em trecho da Rua Sete de Setembro.

Detalhamento do fechamento da Rua Cordeiro da Graça, no Santo Cristo

Durante o fechamento, veículos que vêm da Via Binário do Porto em direção ao Túnel Santa Bárbara deverão seguir até a Avenida Professor Pereira Reis (que volta a operar nos dois sentidos no trecho), acessar Avenida Cidade de Lima, Rua Mendonça, Rua Santo Cristo, Rua da América e Viaduto Trinta e Um de Março. A Rua Sete de Setembro também está interditada ao tráfego de veículos entre a Rua do Teatro e a Avenida Rio Branco para a continuidade das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No mesmo dia, a Avenida Nilo Peçanha volta a operar em mão-única, no sentido Praça da República no trecho entre a Rua Uruguaiana e a Rua México.

Detalhamento do fechamento da Rua Sete de Setembro, no Centro

Motoristas que acessavam a região do Castelo pela Avenida Nilo Peçanha devem utilizar o caminho Avenida República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre e Rua México. Prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), da concessionárias Porto Novo e VLT Carioca, desenvolveram plano de redução dos impactos no trânsito. As medidas preveem aumento do número de profissionais para coordenar as mudanças, nova sinalização de orientação aos motoristas e monitoramento permanente. Faixas e placas instaladas nos cruzamentos orientam motoristas sobre alterações e novas rotas. Obra do VLT interdita trecho da Av. Professor Pereira Reis A Av. Professor Pereira Reis, na Zona Portuária, teve o sentido Túnel Santa Bárbara interditado em 8 de agosto, para continuidade das obras de implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Durante os 60 dias de fechamento, os veículos que vêm da Via Binário do Porto em direção ao Túnel Santa Bárbara não podem utilizar a Avenida Professor Pereira Reis: http://bit.ly/1hqbWbj

Praça Marechal Âncora está interditada para obras da Frente Marítima A Prefeitura do Rio informa que, desde o dia 20 de junho de 2015, a Praça Marechal Âncora foi interditada para continuidade das obras da Frente Marítima, ao lado do terminal das barcas. Com o fechamento da Praça Marechal Âncora, as linhas de ônibus 130 e 131, implantadas em fevereiro de 2014 em condição provisória, deixaram de operar. Usuários com destino à Zona Sul devem se dirigir à Avenida Rio Branco. A linha 202 voltou à circulação original, com embarque na Rua Primeiro de Março no sentido Rio Comprido. Para usuários que vão para a Zona Sul, opções semelhantes às linhas desativadas para embarque na Avenida Rio Branco:

130 Destino Jardim de Alah - 123 e 474 Destino Leblon - 132, 177, 314 e 318 Destino Copacabana - 119, 121, 127, 455 e 484

131 Destino Gávea - 309, 316 e 438 Destino Gávea (via Catete) - 170 e 178

Rua da Constituição está interditada entre Gomes Freire e Passos Desde o dia 14 de junho de 2015, a Rua da Constituição e a Praça Tiradentes estão interditadas ao tráfego entre a Rua Gomes Freire e Avenida Passos para implantação de novas redes de infraestrutura do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Os cruzamentos ao longo do trecho estão liberados à circulação.

Detalhamento das alterações - Rua da Constituição e Praça Tiradentes estão interditadas ao tráfego de veículos entre a Rua Gomes Freire e Avenida Passos; - Há acesso local para comerciantes entre as ruas Gomes Freire e Regente Feijó. Todos os cruzamentos ao longo da via estão mantidos.

Obras do VLT alteram trânsito em novo trecho do Centro, desde 25/07 Desde 25 de julho de 2015, novas vias do Centro passaram por alterações no trânsito para continuidade das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O cruzamento das avenidas Calógeras e Beira Mar fica interditado por 20 dias (até 14 de agosto) para execução de infraestrutura e instalação de trilhos. Os motoristas que partem da região do Castelo e precisam acessar o Aeroporto Santos Dumont e o Aterro do Flamengo devem seguir pela Rua Santa Luzia e Avenida Presidente Antônio Carlos. Os veículos que saem da Avenida Presidente Wilson devem seguir até a Avenida Rio Branco para acessar o Aterro do Flamengo ou retornar à esquerda para Avenida Beira Mar sentido aeroporto.

Detalhamento das alterações: - Cruzamento das avenidas Calógeras e Beira Mar está interditado (canteiro central da Avenida Beira Mar) - Acesso ao Aeroporto Santos Dumont e ao Aterro do Flamengo é pela Rua Santa Luzia e Avenida Presidente Antônio Carlos - Veículos da Avenida Presidente Wilson devem seguir até a Avenida Rio Branco para acessar o Aterro do Flamengo ou retornar à esquerda para Avenida Beira Mar sentido aeroporto.

Ruas Senador Pompeu e da América, entre outras, sofreram alteração Desde o dia 30 de maio de 2015, a Rua Senador Pompeu está interditada ao tráfego entre as ruas da América e Barão de São Félix. A Rua da América passou a operar em mão dupla até o encontro com a Avenida 31 de Março, que faz a ligação entre o Santo Cristo e o Túnel Santa Bárbara. As interdições são para obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Saiba mais: http://bit.ly/1J4ABh4

Novas alterações viárias na região do Porto Maravilha Desde o dia 23 de maio de 2015, vias da Região Portuária como Rua Barão da Gamboa, Rua Cardoso Marinho, Rua da União, Rua da Gamboa e Avenida Cidade de Lima passaram por alterações no trânsito para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A previsão de conclusão das obras é o primeiro semestre Veja todos os detalhes: bit.ly/1R5n0XQ

Ajuste operacional interdita a Rua Uruguaiana, na altura do acesso para a Rua Buenos Aires A Rua Uruguaiana está fechada, no acesso à Rua Buenos Aires, no sentido Carioca devido à interdição da Avenida Rio Branco. Os motoristas que utilizam esta rota devem seguir pela Rua Buenos Aires e Avenida Passos. Aqueles que seguem para o Castelo podem retornar à Rua Uruguaiana pela Rua 7 de Setembro.

Avenida Rio Branco interditada entre as avenidas Presidente Vargas e Beira Mar e no trecho da Praça Mauá Desde 29 de novembro de 2014, a Avenida Rio Branco tem três das cinco faixas interditadas, entre a Avenida Presidente Vargas e Cinelândia, para obras de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Assim, o sentido Aterro opera com duas faixas e o sentido Candelária está totalmente interditado. O tráfego é desviado para a Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março. Veja os detalhes: http://bit.ly/AlteracoesTransitoVLT

Já o trecho da Avenida Rio Branco entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá tem três das cinco faixas interditadas desde o dia 11 de outubro de 2014. A circulação de veículos continua permitida nas outras duas faixas sentido Praça Mauá. Os pontos de ônibus permanecem nos mesmos locais com baias que garantem acesso seguro aos pedestres.

Desde a mesma data, o acesso à Avenida Barão de Tefé via Avenida Rodrigues Alves para veículos que pretendem seguir pela Rua Camerino sentido Avenida Marechal Floriano está liberado ao tráfego. Assim, os motoristas que faziam o itinerário Rodrigues Alves / Sousa e Silva, Venezuela / Barão de Tefé / Camerino, agora fazem percurso mais reduzido para acessar a Camerino, girando diretamente da Rodrigues Alves para a Barão de Tefé.

Regras para circulação de veículos de carga no Rio Conheça as regras para a circulação de veículos de carga, e para a operação de carga e descarga, no Rio. Confira as restrições para este tipo de atividade no nosso boletim especial: http://ow.ly/qYVBo

Recreio tem novo esquema de tráfego para obras da TransOlímpica A Prefeitura do Rio por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) informa que, no dia 28 de junho de 2015, foi implantado esquema especial de tráfego nas avenidas Salvador Allende e Alfredo Baltazar da Silveira, no Recreio, para permitir o avanço das obras da TransOlímpica com implantação de corredor expresso BRT.

INTERDIÇÕES: - Av. Alfredo Balthazar da Silveira, nos dois sentidos, entre a Av. Salvador Allende e o condomínio Barra Bali; - Acesso à Av. das Américas, sentido Barra, pela Av. Alfredo Balthazar, pista sentido Praia; - Alça de acesso da Av. das Américas, sentido Barra, para a Av. Salvador Allende.

DESVIOS: - O desvio em ambos os sentidos será executado por quatro novas faixas(duas por sentido) que foram construídas paralelamente às pistas interditadas; - Os veículos vindos da Av. Salvador Allende com destino à Av. das Américas, sentido Barra, deverão acessar as novas faixas e entrar à direita na Rua Antônio Maroun, junto ao Shopping Barra World; - Os Veículos vindos da Av. das Américas, pista sentido Barra, com destino à Av. Salvador Allende, deverão entrar antes, à direita, na Av. Guinard e posteriormente acessar a Av. Alfredo Balthazar, sentido Barra; - Para os motoristas que saem dos condomínios em direção à praia, foi construído novo retorno na Av. Salvador Allende, logo após o viaduto da Av. das Américas; - Para os motoristas acessarem os condomínios, vindos da Av. Salvador Allende, foi criado novo retorno na Av. Alfredo Balthazar, em frente ao Shopping Barra World.

Esquema especial de tráfego para obras de duplicação da Av. Salvador Allende e Av. Embaixador Abelardo Bueno A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio informa que desde o dia 17 de maio de 2015, está implantado Esquema Especial de Tráfego, para permitir o avanço das obras de duplicação das Avenidas Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno com implantação de corredor expresso BRT.

INTERDIÇÕES: 1 - Av. Salvador Allende, pista sentido Estrada dos Bandeirantes, trecho entre a Av. Abelardo Bueno e a Estrada dos Bandeirantes. 2 - Rotula "CHAP CHAP", pista sentido Recreio e acesso à Salvador Allende, sentido Estrada dos Bandeirantes.

DESVIOS: - Os Veículos procedentes do Recreio dos Bandeirantes, com destino aos bairros de Curicica e Vargens, deverão seguir pela Av. Salvador Allende sentido Abelardo Bueno, retornar em frente ao Rio Centro, seguir pela Av. Olof Palm e Estrada dos Bandeirantes. - Os Veículos procedentes da Av. Ayrton Senna, com destino à Curicica e Vargens, deverão seguir pela Av. Salvador Allende, sentido Recreio e acessar a rua Pedro Calmon, rua Abrão Jabour, Av. Olof Palm e Estrada dos Bandeirantes.

Obs.: A Rua Pedro Calmon está funcionando em regime de duplo sentido, em toda sua extensão.

.

Estrada do Curumaú está interditada para obras da TransOlímpica A Estrada Curumaú, na Taquara, está interditada no entroncamento com a Avenida dos Mananciais e a Estrada do Engenho Velho, e no entroncamento com a Avenida Monte Cruzeiro, no horário das 22h às 5h, para obras da TransOlímpica, via expressa que ligará a Barra a Deodoro.

Trecho da Estrada do Outeiro Santo está interditado para obras Na Taquara, a Estrada do Outeiro Santo, na altura dos números 1424 e 1498, entre a Estrada da Ligação e a Estrada Rodrigues Caldas, foi interditada para pedestres e automóveis em 18 de agosto, para realização das obras do viaduto da Estrada do Rio Grande, que fazem parte da TransOlímpica, via expressa que ligará a Barra a Deodoro. A população pode utilizar um serviço de vans, gratuito, que é oferecido, de segunda a sexta, de 6h às 22h, e fará o trajeto Estrada do Outeiro Santos, Estrada da Ligação, Rua Ipadú e Estrada Rodrigues Caldas.

Os moradores de condomínios próximos receberam panfletos e jornais explicativos sobre a obra. Mais informações podem ser obtidas no posto de atendimento TransOlímpica & Você, localizado no Largo do Remi, na Taquara, que fica entre a Outeiro Santo com Rodrigues Caldas, ou pelo 0800 730 0732 e e-mail [email protected].

Radial Oeste tem nova faixa reversível desde 17 de dezembro A CET-Rio informa que desde o dia 17 de dezembro, foi implantada uma nova faixa reversível, em conjunto com a Guarda Municipal, inicialmente em caráter experimental, na Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), no trecho entre a Rua Professor Manoel de Abreu e a General Canabarro (estação de São Cristóvão), no sentido Centro. A operação funcionará nos dias úteis, das 06h30 às 10h, somente para veículos de passeio.

A nova faixa reversível possui 850 metros de extensão e poderá ser utilizada pelos veículos vindos da Avenida Marechal Rondon, no sentido Centro, assim, possibilitará que motoristas ultrapassem o trecho crítico onde o Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Avenida Maracanã se encontram no acesso à Radial Oeste. Por meio de uma adequação geométrica foi criada uma nova agulha junto a estação de São Cristóvão, trecho onde a via possui uma faixa adicional que será utilizada para retorno dos veículos à mão normal da Radial Oeste.

Ruas de São Cristóvão receberam novo esquema de trânsito Desde o 9/11/15, os motoristas que seguem pela Rua Figueira de Melo encontram um trecho em mão dupla entre as ruas Pedro II e São Cristóvão. Quem quiser chegar à Rua Escobar, pela Rua Figueira de Melo, precisa dobrar à direita passando pela Rua São Cristóvão e depois pegar à esquerda chegando ao destino programado. A Rua Escobar volta a ter o sentido original de mão única em direção ao Campo de São Cristóvão.

A Prefeitura fará ainda uma intervenção na Rua São Cristóvão, entre as ruas Escobar e Benedito Otoni para facilitar o acesso dos veículos à área do comércio da região durante as obras. Veja os detalhes: http://ow.ly/UpLLI

Interdições em São Cristóvão Desde o dia 1º de novembro de 2014, o trecho da Rua Bela entre as ruas Ricardo Machado e José Clemente foi interditado. A intervenção é necessária para continuidade das obras de construção da adutora que ligará o Reservatório do Pedregulho (São Cristóvão) ao Reservatório do Morro do Pinto (Região Portuária). As linhas de ônibus 209, 441, 472 e 473 tiveram seus itinerários alterados. A opção para o motorista é seguir pela pista lateral da Av. Brasil > acesso a Rua Sá Freire (após passarela 2) > Rua do Bonfim > Rua Bela > Campo de São Cristóvão, no sentido Zona Sul (via Rebouças) ou Tijuca. Saiba mais: http://ow.ly/DwQCE

Obras de conclusão do reservatório da Praça Varnhagem Até 25 de junho, vias da Tijuca sofrerão interdições para obras de conclusão do reservatório da Praça Varnhagem. As interdições acontecerão na Avenida Maracanã, no sentido Alto da Boa Vista, no trecho entre a Praça Varnhagen e o nº 772 da Avenida Maracanã; e na Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, no trecho entre a Praça Luiz Saigne e a Avenida Maracanã.

MUDANÇA DE SENTIDO Será invertido o sentido da Avenida Maracanã, pista sentido Centro, no trecho entre a Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto e a Rua Major Ávila, que passará a operar no sentido Alto da Boa Vista.

DUPLO SENTIDO DE CIRCULAÇÃO Será implantado o duplo sentido de circulação PARA MORADORES, nas seguintes vias: I – Avenida Maracanã, no lado par, no trecho entre o nº 772 e o nº 840 II – Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, no trecho entre o nº 65 e a Avenida Maracanã.

DESVIOS: VEÍCULOS PROVENIENTES DA AVENIDA MARACANÃ – SENTIDO ALTO DA BOA VISTA Todo o tráfego de veículos provenientes da Avenida Maracanã, no sentido Alto da Boa Vista, será desviado para a Avenida Maracanã, no sentido Centro, que terá seu sentido invertido, no trecho entre a Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto e a Rua Major Ávila.

O retorno à Avenida Maracanã, no sentido Alto da Boa Vista, se dará em uma nova agulha, após a entrada do Shopping Tijuca, devendo o motorista manter-se na faixa da direita ou central. Para acessar a Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, moradores e clientes ao Shopping Tijuca, deverão manter-se na faixa da esquerda.

VEÍCULOS PROVENIENTES DA AVENIDA MARACANÃ – SENTIDO CENTRO Todo o tráfego de veículos provenientes da Avenida Maracanã, em direção ao Centro da Cidade, será desviado para a Rua Barão de Mesquita. Os veículos que se dirigem para o bairro de Vila Isabel, deverão seguir pela Rua Barão de Mesquita, Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.

Trecho da Av. Borges de Medeiros está interditado para obras Desde maio outra fase das intervenções no trânsito da Zona Sul do Rio para as obras da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca) está em operação. Para viabilizar a construção da Estação Jardim de Alah, foi necessário interditar temporariamente um trecho da Avenida Borges de Medeiros, na altura da Av. Ataulfo de Paiva, no Leblon. Nenhuma garagem será bloqueada. Os desvios de tráfego foram definidos pela Coordenadoria de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que coordenará todo o processo. Com o objetivo de minimizar o impacto no trânsito da região, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, construiu uma ponte provisória (em estrutura metálica) sobre o canal do Jardim de Alah, que ligará Leblon e Ipanema, em substituição à ponte existente na Avenida Ataulfo de Paiva.

A pista interna do Jardim de Alah, na Avenida Borges de Medeiros entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Av. Ataulfo de Paiva, também foi bloqueada. Entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Lagoa, a Av. Borges de Medeiros (lateral do Jardim de Alah) passa a operar em mão invertida, da praia para a Lagoa. No trecho mais próximo à Av. Delfim Moreira, não há mudanças. Já na Avenida Epitácio Pessoa (lateral do Jardim de Alah), entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia, a mão foi invertida. Desta forma, os veículos provenientes da Barra da Tijuca ou do Túnel Rebouças, que antes entravam na Av. Borges de Medeiros, próximo ao Clube Monte Líbano, passam a acessar o Jardim de Alah pela Av. Epitácio Pessoa. Os motoristas que vêm do Leblon e seguem para Ipanema podem cruzar a ponte provisória sobre o Jardim de Alah e seguir pela Rua Redentor, que teve a calçada reduzida entre a Av. Epitácio Pessoa e a Av. Henrique Dumont, para ampliar a pista de duas para três faixas de rolamento.

Outra opção é dobrar à esquerda na Av. Epitácio Pessoa para acessar a praia ou a R. Visconde de Pirajá. Também é possível dobrar à direita na Av. General San Martín para acessar a Av. Borges de Medeiros ou seguir para o Leblon. Como, durante as obras, não será possível acessar a Av. Epitácio Pessoa (no Jardim de Alah) pela praia, pois ela está com a mão invertida, a Av. Henrique Dumont passou a ter fluxo direto da Av. Vieira Souto até a Lagoa. E, para melhorar a fluidez do tráfego na região, está proibido estacionar em alguns trechos das ruas Aníbal de Mendonça e Garcia D’Avila, entre 6h e 21h. As intervenções no Leblon para as obras da Linha 4 do Metrô foram iniciadas em novembro de 2012, com o fechamento de dois trechos da Av. Ataulfo de Paiva, entre a R. General Venâncio Flores e a Av. Bartolomeu Mitre e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros.

Barra da Tijuca, Itanhangá, Camorim, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz, Sepetiba, Grumari, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Riocentro, Cidade de Deus, Gardênia Azul e São Conrado Desde julho/2015 - Alteração do regime de mão de direção na Rua Tenente Ayrton Pereira, no trecho entre a Rua Comandante Júlio de Moura e a Avenida General Guedes da Fontoura, que passará a funcionar em regime de mão dupla de direção. A mudança entrará em vigor com a implantação da sinalização necessária.

Desde julho/2015 - Alteração do regime de mão de direção em via. Alteração o regime de mão de direção na Rua Zeferino de Faria, no trecho entre a Rua Professor Taciel Cylleno e a Rua Raul da Cunha Ribeiro, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda. A mudança entrará em vigor com a implantação da sinalização necessária. Desde agosto/2015 – Está autorizada a alteração do regime de mão de direção na Rua Manoel Boucher Pinto, no trecho entre a Avenida Gilka Machado e a Rua Senador Ruy Carneiro, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda.

Desde outubro/2015 - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos nas seguintes vias, no sentido São Conrado: I - Ponte da Joatinga; II - Túnel do Joá; III - Elevado das Bandeiras; IV - Túnel de São Conrado. Será implantada inversão de sentido ao tráfego de veículos em 01 (uma) faixa à esquerda das seguintes vias, sentido Barra da Tijuca, ficando estas em sentido duplo de tráfego: I - Ponte da Joatinga; II - Túnel do Joá; III - Elevado das Bandeiras; IV - Túnel de São Conrado. Os veículos provenientes da Avenida Ministro Ivan Lins em direção a São Conrado seguirão pela faixa reversível da Ponte da Joatinga.

Desde nov/2015 - Alteração do regime de mão de direção, nas seguintes vias: I – Rua Ricardo Mariano, no trecho entre a Avenida Djalma Ribeiro e a Rua Vitorino Fernandes, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda; II – Rua Vitorino Fernandes, no trecho entre a Rua Ricardo Mariano e a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda; III – Rua Eduardo Tarquinio, no trecho entre a Avenida Djalma Ri-beiro e a Rua Maestro Fructuoso Viana, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda; IV – Rua Maestro Fructuoso Viana, no trecho entre a Rua Eduardo Tarquino, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda; V – Rua Mariazinha Pires, no trecho entre a Avenida Djalma Ribeiro e a Rua Theodorino Rodrigues, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda; VI – Rua Theodorino Rodrigues, no trecho entre a Rua Mariazinha Pires e a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda; VII – Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, no trecho entre a Avenida Djalma Ribeiro e a Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para segunda. A alteração entrará em vigor com a implantação da sinalização necessária.

Desde nov/2015 - Proibido o estacionamento de veículos na Rua Pedra de Itaúna, da seguinte forma: I – Rua Ricardo Mariano, lado ímpar; II – Rua Vitorino Fernandes, lado par; III – Rua Eduardo Tarquinio, lado par; IV – Rua Maestro Fructuoso Viana, lado par; V – Rua Mariazinha Pires, lado par; VI – Rua Theodorino Rodrigues, lado ímpar; VII – Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, no trecho entre a Avenida Djalma Ribeiro e a Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, lado das edificações; VIII – Avenida Djalma Ribeiro, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Ricardo Mariano e a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso. A proibição entrará em vigor com a instalação da sinalização necessária.

Até 8 de abril – Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, uma faixa da pista lateral, sentido Avenida Salvador Allende, entre a Avenida Imperatriz Leopoldina e a Estrada Coronel Pedro Corrêa. Das 8h às 16h.

Até 29 de abril – Para obras, está autorizada a interdição total ao tráfego, nas seguintes vias: I - Avenida Isabel, no trecho entre a Av. Areia Branca e a Rua Fernanda, do dia 2 de fevereiro ao dia 1º de abril; II – Rua General Olímpio, no trecho entre a Rua Sapucaí e a Rua Visconde de Araguaia, do dia 2 de fevereiro ao dia 29 de abril.

Até 18 de maio – Para obras de complementação do sistema de abastecimento de água da zona oeste, das 7h às 16h, haverá interdição ao tráfego de veículos, com extensão máxima de 50 (cinquenta) metros, em uma faixada Avenida Dom João VI, no trecho entre a Estação BRT Embrapa e a Estrada da Matriz, na pista sentido Santa Cruz.

Até 22 de maio – Para execução de obra de assentamento de rede de drenagem, está autorizada a utilização do passeio das seguintes vias: I - Avenida Mário Fernandes Guedes, nas proximidades da Avenida Malibu; II - Avenida Malibu, no trecho dos fundos do Shopping Las Palmas até a Avenida Mário Fernandes Guedes; III - Avenida das Américas, nas proximidades da Avenida Jurandir Pires; IV - Avenida Jurandir Pires, nas proximidades da Avenida das Américas. Obs: Deverá ser deixado, no mínimo, 1,20m de largura da calçada para a passagem de pedestres. Autorizada a interdição ao tráfego de veículos em uma faixa do retorno da Avenida Jurandir Pires, nas proximidades da Avenida das Américas.

Até 30 de maio – Para fresagem e recapeamento asfáltico, de 10 de março ao dia 30 de maio, das 22h às 5h dos dias subsequentes, haverá interdição ao tráfego de veículos, em uma faixa de rolamento, alternadamente, nas seguintes vias: I - Avenida do Pepé, no trecho entre a Avenida Érico Veríssimo e a Rua Sargento João de Faria; II - Avenida Lúcio Costa, no trecho entre a Rua Adão Pereira Nunes e a Avenida Pedro Moura.

Até 30 de maio – Para obras da Lote Zero, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos na Avenida das Américas, no sentido Recreio dos Bandeirantes, das 7h às 16h e das 23h às 5h do dia subsequente; no sentido Zona Sul, das 10h às 16h e das 23h às 5h do dia subsequente, nos seguintes trechos: I - Faixa do lado esquerdo da pista central, em ambos os sentidos, em frente ao Barra Shopping; II - Faixa do lado esquerdo da pista central, em ambos os sentidos, em frente ao Shopping Cittá América. A partir do dia 1º de março ao dia 30 de maio.

Até 31 de maio - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos nas seguintes vias: I – Rua Hermes da Silva, no trecho entre a Rua Do Império e a Rua do Matadouro; II – Rua Matadouro, no trecho entre a edificação nº 46 e a Rua Hermes da Silva. Até 13 de julho – Para obras de complementação do sistema de abastecimento de água da zona oeste, haverá interdição ao tráfego de veículos, com extensão máxima de 50 (cinquenta) metros, em uma faixada avenida antares, com implantação de operação “pare e siga”, no trecho entre o nº 2111 e a rua felipe cardoso.

Até 13 de julho – Para obras de complementação do sistema de abastecimento de água da zona oeste, haverá interdição ao tráfego de veículos, em uma faixacom extensão máxima de 50 (cinquenta) metros na Avenida Antares, no trecho entre a edificação de nº 2111 e a Rua Felipe Cardoso.

Até 30 de setembro – Para obras do Metro Linha 4, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos na Rua General Ivan Raposo, no trecho entre a Avenida Alda Garrido e Avenida Armando Lombardi. *No trecho interditado da Rua General Ivan Raposo, na parte não utilizada para obras, a pista funcionará em regime de mão dupla de direção. Autorizada a mudança provisória da baia de ponto de parada de ônibus localizada na Avenida Armando Lombardi, pista sentido Recreio dos Bandeirantes, em frente a edificação nº 300 para a localização em frente a edificação nº 400 da referida via, das 10h do dia 5 de janeiro às 20h do dia 30 de setembro. Das 7h do dia 5 de janeiro às 19h do dia 30 de setembro

Botafogo, Urca, Catete, Laranjeiras, Largo do Machado, Flamengo, Aterro, Glória, Santa Teresa, Copacabana, Leme, Ipanema, Jardim Botânico, Gávea, Lagoa, São Conrado, Vidigal e Leblon 9 de abril - Para serviço de poda de árvores, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos, das 7h às 19h, nas seguintes vias: I – Rua Professor Arthur Ramos, entre a Rua General Venâncio Flores e a Rua Bartolomeu Mitre, no dia 6 de abril II – Rua Joaquim Caetano, no trecho compreendido entre a Rua Manoel Niobel e a Praça Tem. Gil Guilherme, no dia 9 de abril de 2016.

Proibido o estacionamento de veículos, das 6h às 20h, nas seguintes vias: I – Rua Professor Arthur Ramos, ao longo do bordo esquerdo do sentido de circulação da via, no trecho compreendido entre a Rua General Venâncio Flores e a Rua Bartolomeu Mitre, no dia 6 de abril de 2016; II – Rua Joaquim Caetano, ambos os lados da via, no trecho compreendido entre a Rua Manoel Niobel e a Praça Tem. Gil Guilherme, no dia 9 de abril de 2016.

Até 8 de abril – Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos em meia pistade forma alternada na Rua Von Martius, no trecho entre a Rua Corcovado e a Rua Pacheco Leão, das 22h às 5h do dia subsequente. Será proibido o estacionamento de veículos na Rua Von Martius, em ambos os lados, no trecho entre a Rua Corcovado e a Rua Pacheco Leão, das 17h às 5h do dia subsequente.

9 de abril - Para obras, está autorizada a interdição de 01 (um) faixa de trânsito por vez de forma alternada na Rua Vinicius de Moraes, na interseção com a Rua Visconde de Pirajá. Das 14h às 20h do dia subsequente.

9 de abril - Para obras, está autorizada a interdição de 01 (uma) faixa de trânsito na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, à esquerda do sentido de circulação, na interseção com a Rua Souza Lima. Das 14h às 20h do dia subsequente.

10 e 17 de abril – Para evento “Cine Rua Farm”, haverá monitoramento das seguintes vias: 1. Avenida Vieira Souto (Arpoador) – Ipanema; 2. Museu de Arte Moderna – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Glória; 3. Praia Vermelha – Urca; Horário: Das 18h às 22h; Programação: 10/04 – Museu de Arte Moderna – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Glória; 17/04 – Praia Vermelha – Urca; Operação: Monitoramento do trânsito no local.

Até 25 de abril – Para obras públicas de revitalização do bonde, a partir do dia 05 de abril de 2016 ao dia 25 de abril de 2016. Autorizada a interdição ao tráfego de veículos, em meia pista de forma alternada, na Rua Almirante Alexandrino, da seguinte forma: I – no trecho compreendido entre a Rua Áurea e a Rua Leopoldo Fróes; II – no trecho compreendido entre as edificações de nºs 1410 a 1566.

Proibido o estacionamento de veículos na Rua Almirante Alexandrino, em ambos os lados, da seguinte forma: I – no trecho compreendido entre a Rua Áurea e a Rua Leopoldo Fróes; II – no trecho compreendido entre as edificações de nºs 1410 a 1566; III – no trecho compreendido entre a Rua Áurea e a Rua Felício dos Santos. Alteração do regime da mão de direção, das seguintes vias: I – Rua Almirante Alexandrino: a) implantação de mão dupla entre as edificações de nºs 1410 e 1566, através do sistema de "pare e siga"; b) entre a Rua Áurea e a Rua Leopoldo Fróes, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para a segunda; c) entre a Rua Áurea e a Rua Felício dos Santos, que passará a funcionar em regime dupla de direção. II – Rua Leopoldo Fróes, entre a Rua Almirante Alexandrino e a Rua Aprazível, que passará a funcionar em regime de mão única de direção, no sentido da primeira para a segunda.

Até 29 de abril – Para obras da Seconserva, das 22h às 5h, haverá interdição ao tráfego de veículos, em uma faixapor vez, de forma alternada, em toda a extensão nas seguintes vias: I – Avenida Vieira Souto, em ambos os sentidos, do dia 15 de fevereiro ao dia 18 de março; II – Viaduto Jardel Filho, do dia 15 de fevereiro ao dia 29 de abril; III – Rua Moura Brasil, do dia 15 de fevereiro ao dia 29 de abril; IV – Rua Engenheiro Moacyr Reis, do dia 15 de fevereiro ao dia 29 de abril. Proibido o estacionamento de veículos, do dia 15 de fevereiro ao dia 29 de abril, das 21h às 5h dos dias seguintes, em toda extensão nas seguintes vias: I – Rua Moura Brasil, ao longo do lado direito do sentido de circulação da via; II – Rua Engenheiro Moacyr Reis, em ambos os lados da via.

Até 30 de abril – Para obras do Metro, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos em uma faixa da Avenida Epitácio Pessoa, à esquerda, no sentido do fluxo, em ambos os sentidos, no trecho entre as edificações de nºs 1.844 e 2.094. Até 26 de maio – Para obras do Metrô linha 4, haverá interdição ao tráfego de veículos, das 06h do dia 03 de junho às 6h do dia 26 de maio, nas seguintes vias, da seguinte forma: I – Rua Igarapava, no trecho entre a Rua Aperana e a Avenida Visconde de Albuquerque; II – Ponte sobre o canal da Av. Visc. de Albuquerque, no trecho entre a Rua Igarapava e a Av. Ataulfo de Paiva; III – Avenida Ataulfo de Paiva, no trecho entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Rua Dias Ferreira.

Novo sentido de circulação viária nas seguintes vias, das 06h do dia 03 de junho às 6h do dia 26 de maio, da seguinte forma: I – Rua Sambaíba, no trecho entre a Rua Professor Brandão Filho e a Rua Timóteo da Costa, que passará a ter o sentido de circulação da primeira para a segunda; II – Rua Professor Azevedo Marquês, que passará a ter o sentido de circulação da Avenida Visconde de Albuquerque para a Rua Dias Ferreira; III – Rua Jerônimo Monteiro, no trecho entre a Avenida General San Martin e a Avenida Ataulfo de Paiva, que passará a ter o sentido de circulação da primeira para a segunda; IV - Mão dupla de direção nas seguintes vias: a) Rua Aperana, no trecho entre a Rua Igarapava e a Rua Gabriel Mufarrej; b) Rua Gabriel Mufarrej, no trecho entre a Rua Aperana e a Av. Visconde de Albuquerque; V - Mão única de direção nas seguintes vias: a) Rua Sambaíba, no trecho entre a Rua Alberto de Farias e a Rua Professor Brandão Filho, que passará a ter o sentido de circulação da primeira para a segunda; b) Ponte sobre o canal da Avenida Visconde de Albuquerque, localizada em frente ao de nº 463, na projeção da Rua Professor Azevedo Marquês, que passará a ter o sentido de circulação da pista junto às edificações de numeração ímpar da Avenida Visconde de Albuquerque para a pista junto às edificações de numeração par da mesma Avenida.

Proibido o estacionamento de veículos nas seguintes vias, das 6h do dia 3 de junho às 6h do dia 26 de maio, da seguinte forma: I – Avenida Visconde de Albuquerque, junto às edificações de numeração ímpar, no trecho entre a Rua Gabriel Mufarrej e a Avenida Niemeyer; II - Rua Aperana, junto às edificações de numeração par, no trecho entre a Rua Igarapava e Gabriel Mufarrej; III - Rua Gabriel Mufarrej, em ambos os lados; IV – Rua Jerônimo Monteiro, junto às edificações de número ímpar, no trecho entre a Avenida General San Martin e a Avenida Ataulfo de Paiva; V – Rua Professor Azevedo Marques, junto às edificações de numeração ímpar.

Até 31 de maio – Para obras, está autorizada a interdição 1 (uma) faixa por vez de forma alternada em toda extensão, nas seguintes vias, da seguinte forma: – Rua Francisco Otaviano, das 23h às 5h do dia subsequente. – Avenida Vieira Souto, em ambos os sentidos, das 23h às 05h do dia subsequente. – Avenida Delfim Moreira, em ambos os sentidos, das 23h às 05h do dia subsequente. – Avenida Niemeyer, em ambos os sentidos, das 23h30 às 05h do dia subsequente. Será proibido o estacionamento de veículos na Rua Francisco Otaviano, ao longo do lado esquerdo do sentido de circulação da via, em toda extensão, das 21h às 05h do dia subsequente;

Até 31 de maio - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos em uma faixa por vez, de forma alternada, em toda extensão das seguintes vias: I – Rua Francisco Otaviano, das 23h às 5h do dia subsequente; II – Avenida Vieira Souto, em ambos os sentidos, das 23h às 5h do dia subsequente; III – Avenida Delfim Moreira, em ambos os sentidos, das 23h às 5h do dia subsequente; IV – Avenida Niemeyer, em ambos os sentidos, das 23h30min às 5h do dia subsequente. Proibido o estacionamento de veículos na Rua Francisco Otaviano, lado esquerdo, sentido de circulação da via, em toda extensão, das 21h às 5h do dia subsequente.

Até 6 de junho – Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos, de duas faixaspor vez, de forma alternada, nas seguintes vias: I – Avenida Lauro Sodré, junto ao Túnel Novo; II – Túnel Engenheiro Coelho Cintra; III – Avenida das Nações Unidas, junto ao Túnel do Pasmado; IV – Túnel do Pasmado. Dia 10 de março ao dia 6 de junho, das 23h às 5h dos dias subsequentes, revogadas as disposições em contrário.

Centro, Estácio, Cidade Nova, Gamboa, Lapa, Bairro de Fátima, Saúde, Catumbi, Benfica, São Cristóvão e Santo Cristo Até 3 de junho - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego, em meia pista de rolamento, de forma alternada, na Rua Frei Caneca, entre a Praça Jornalista J. de Macedo Soares e a Rua Paula Matos. Proibido o estacionamento de veículos na Rua Frei Caneca, entre a Praça Jornalista J. de Macedo Soares e a Rua Paula Matos, em toda a extensão e em ambos os lados da via. A partir do dia 04 de abril de 2016 ao dia 03 de junho de 2016, das 7h às 19h.

Até 15 de abril – Para obras de melhorias de infraestrutura e urbanização, haverá interdição ao tráfego de veículos na Rua das Marrecas, de forma alternada, no lado direito do sentido da via. Proibido a parada e o estacionamento de veículos na Rua das Marrecas, em toda extensão.

Até 27 de abril – Para obras do “PROGRAMA BAIRRO MARAVILHA”, das 7h às 19h, haverá interdição ao tráfego de veículos na Rua São Martinho, em uma faixa, de forma alternada, em toda a sua extensão. Será proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados da Rua São Martinho.

Até 23 de junho - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos em toda a extensão da Rua das Marrecas. Proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados da Rua das Marrecas.

Até 4 de setembro, para o projeto Porto Maravilha e do veículo leve sobre trilhos, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos nas seguintes vias e do seguinte modo: – No cruzamento da Avenida Presidente Wilson com a Avenida Rio Branco, duas faixas, de forma alternada, começando pelo lado direito do sentido de tráfego, deixando livres três faixas de circulação com 3,50m, das 22h do dia 3 de março às 24h do dia 8 de março, e das 22h do dia 10 de março às 24h do dia 15 de março; – No cruzamento da Avenida Beira-Mar com a Avenida Presidente Antonio Carlos, duas faixas, de forma alternada, começando pelo lado direito do sentido de tráfego da Avenida Presidente Antonio Carlos, deixando livres três faixas de circulação com 3,50m, das 22h do dia 3 de março às 24h do dia 15 de março; – no cruzamento da Avenida Venezuela com Rua Souza e Silva, meia pista, de forma alternada, começando pelo lado esquerdo do sentido de tráfego, das 23h do dia 4 de março às 5h do dia 7 de março; – Rua Marechal Floriano, no trecho entre a Rua Visconde da Gávea e a Praça Cristiano Otoni, interdição total, das 23h do dia 4 de março às 23h do dia 4 de setembro; – Rua Sacadura Cabral, no trecho entre a Rua Sousa e Silva e a Rua do Livramento, 1 (uma) faixa de circulação junto ao bordo direito, do dia 14 de março ao dia 31 de maio; – Rua Alexandre Mackenzie, no trecho entre a Rua Barão de São Félix e a Rua Senador Pompeu, da data de sua publicação até o dia 30 de abril; – Rua Visconde da Gávea, no trecho entre a Rua Costa Ferreira e a Rua Barão de São Félix, da data de sua publicação até o dia 30 de abril; – Rua Costa Ferreira, no trecho entre a Rua Visconde da Gávea e a Rua Barão de São Félix, da data de sua publicação até o dia 18 de junho; – Rua Barão de São Félix, no trecho entre as edificações de nºs 126 e 138, 1 (um) faixa de circulação junto ao bordo direito, da data de sua publicação até o dia 30 de maio. Será implantado duplo sentido de circulação viária nas seguintes vias: – Rua Costa Ferreira, no trecho entre a Rua Visconde da Gávea e a Rua Barão de São Félix, da data de sua publicação até o dia 30 de abril; – Rua Visconde da Gávea, no trecho entre a Rua Costa Ferreira e a Rua Barão de São Félix, da data de sua publicação até o dia 18 de junho.

Irajá, Coelho Neto, Inhaúma, Jardim América, Vigário Geral, Jardim Sulacap, Bangu, Padre Miguel, Realengo, Magalhães Bastos, Deodoro, Guadalupe, Cosmos, Campo Grande, Paciência, Marechal Hermes, Santíssimo, Vila Kenedy e Vila Militar Desde agosto/2015 – Para obras, está autorizada a implantação do regime de mão única de direção na Rua Almeida e Souza, no trecho entre a Avenida Marechal Fontenele e a Rua Concórdia, no sentido da primeira para a segunda. Inversão de mão de direção na Rua Almeida e Souza, no trecho entre a Rua Concórdia e a Estrada General Canrobert da Costa, que passará a funcionar no sentido da primeira para a segunda. As implantações entrarão em vigor na data de publicação em D.O., com a implantação da sinalização gráfica necessária.

Até 8 de abril – Para obras de saneamento, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida Canal, no trecho entre a Rua Três e a Rua Paçuaré.

Até 30 de abril – Para obras do corredor BRT Transbrasil, das 22h às 4h dos dias seguintes, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida Brasil, pista sentido Deodoro, no trecho entre a Passarela 27 e a Passarela 28. Implantação do regime de mão dupla de direção na Avenida Brasil, pista sentido Centro, no trecho entre a Passarela 28 e a Passarela 27.

Até 2 de maio – Para execução de obras de saneamento, haverá interdição ao tráfego de veículos, em meia pista de rolamento, na Rua Aritiba, no trecho entre a Rua Demétrio Tourinho e a Rua General Azeredo.

Até 11 de maio – Para OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DO BRT, haverá interdição ao tráfego de veículos em uma faixano lado esquerdo, junto ao canal, de ambas as pistas da Avenida Carlos Pontes, nos seguintes trechos: I – Entre as edificações de nºs 170 e 250, no sentido Estrada do Catonho; II – Entre as edificações de nºs 97 e 207, no sentido Avenida Marechal Fontenelle.

Até 18 de maio - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: I - Estrada de Santa Eugenia, meia pista de rolamento, entre a Rua Pedra Azul e a Rua Benevides, do dia 22 de fevereiro ao dia 19 de março; II - Rua Paçuaré, entre a Rua Natividade do Carangola e a Av. Canal, de 18 de fevereiro ao dia 18 de maio.

Até 21 de maio – Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos em meia pistana Avenida Pirpirituba, no trecho entre a Rua Leopoldo Diniz Junior e a Avenida Frederico Faulhaber, com implantação de operação “pare e siga”.

Até 22 de maio – Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: I – Avenida Santa Cruz, uma faixa de rolamento, no trecho entre a Rua Agrícola e a Rua Doze de Fevereiro, do dia 27 de janeiro ao dia 27 de fevereiro; II – Avenida do Canal, no trecho entre a Rua Capitão Teixeira e a Rua da Gazela, do dia 4 de abril ao dia 22 de maio.

Até 31 de maio – Para obras do bairro maravilha norte, haverá interdição ao tráfego de veículos na Rua Honório de Almeida. Os veículos procedentes da Avenida Monsenhor Félix com destino à Avenida Braz de Pina deverão seguir pela Rua Anhembi (duplo sentido de direção). Será implantado duplo sentido de circulação viária na Rua Anhembi, nos seguintes trechos: I – Da Avenida Monsenhor Félix até a Rua Abiru; II – Da Avenida Braz de Pina até a Rua Pedro Teixeira. A interdição terá validade até o dia 31 de maio de 2016

Até 4 de junho - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: I - Rua Almeida e Souza, no trecho compreendido entre a Rua Laranjeiras do Sul e a Rua Capitão Cader Matori, II - Rua Almeida e Souza, no trecho compreendido entre a Avenida Marechal Fontenelle e a Rua Laranjeiras do Sul; III - Rua Laranjeiras do Sul, no trecho compreendido entre a Rua Almeida e Souza e a Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva; IV - Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva, em toda extensão.

Implantação de mão única de direção, no sentido da primeira para a segunda, nas seguintes vias: I - Rua Laranjeiras do Sul, no trecho compreendido entre a Rua Almeida e Souza e a Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva; II - Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva, no trecho compreendido entre a Rua laranjeiras do Sul e a Rua Engenheiro Trajano de Medeiros; III - Rua Engenheiro Trajano de Medeiros, no trecho compreendido entre a Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva e a Rua Almeida e Souza.

Proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados das seguintes vias: I - Rua Laranjeiras do Sul, no trecho compreendido entre a Rua Almeida e Souza e a Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva; II - Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva, em toda extensão; III - Rua Engenheiro Trajano de Medeiros, no trecho compreendido entre a Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva e a Rua Almeida e Souza.

Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro, Rocha, Campinho, Cachambi, Rocha Miranda, Turiaçu, Madureira, Vila da Penha, Vila Valqueire, Cascadura, Lins, Encantado, Engenho Novo, Sampaio, Riachuelo, Engenho de Dentro, Brás de Pina, Penha, Quintino, Olaria, Higienópolis, Honório Gurgel, Manguinhos, Ramos, Bonsucesso, Caju, Fundão e Ilha do Governador Até 17 de abril – Para OBRAS DO BAIRRO “MARAVILHA NORTE”, das 11h às 17h, haverá interdição parcial o tráfego de veículos, em meia faixa de rolamento, alternadamente, nas seguintes vias: I – Rua Arquias Cordeiro; II - Rua Bento Gonçalves.

Até 17 de abril – Para a execução de assentamento de rede de água potável (obra Cedae), está autorizada a interdição de uma faixa, alternadamente, da Rua Evaristo de Moraes, no trecho entre a edificação de n° 316 e a esquina da Rua das Rosas, com travessia na mencionada esquina. Válido das 8h do dia 3 de março às 18h do dia 17 de abril.

Até 10 de abril – Para obras do bairro maravilha norte, haverá interdição parcial ao tráfego de veículos na Avenida Amaro Cavalcanti, por faixa, alternadamente, no trecho entre a Rua Monsenhor Jerônimo e a Rua Doutor Bulhões. Do dia 10 de março ao dia 10 de abril, das 7h às 19h.

Até dia 3 de junho – Para OBRAS DO BAIRRO MARAVILHA NORTE, haverá interdição ao tráfego de veículos, por faixa de rolamento, alternadamente, nas seguintes vias: Horário: 7h às 19h. I – do dia 4 de fevereiro ao dia 3 de junho de 2016: a) Rua Miguel Ângelo; b) Rua Ferreira de Andrade; c) Rua Coronel leitão; d) Rua Barão do Serro Largo; e) Rua Nuno de Andrade; f) Rua Cláudio da Costa; g) Rua Lúcio de Araújo; h) Rua Major Medeiros; i) Rua Rezende Costa; j) Rua Antônio de Freitas; k) Rua Professor Rozendo Oliveira; l) Rua Marupiara.

Horário: 7h às 19h. II – do dia 11 de fevereiro ao dia 11 de maio de 2016: a) Rua Geobert de Queiroz; b) Rua Augusto Nunes; c) Rua Maturá; d) Rua Ipuêra.

Até 16 de junho – Para OBRAS DO “BAIRRO MARAVILHA NORTE”, haverá interdição ao tráfego de veículos, em meia faixa de rolamento, alternadamente, na Rua Gentil de Almeida.

Até 30 de junho – Para obras do CORREDOR BRT TRANSBRASIL, das 5h do dia 10 de março às 24h do dia 30 de junho, serão alterados os horários da faixa reversível da pista de pavimento rígido da Av. Brasil, sentido Centro, junto ao canteiro central, no trecho entre o Viaduto da Linha Amarela (Manguinhos) e a Rua Ricardo Machado (Caju), da seguinte forma: I – Sentido Centro, Das 5h às 11h; II– Sentido Deodoro, das 12h às 21h.

Taquara, Tanque, Freguesia, Curicica, Colônia, Anil, Boiúna, Pechincha, Jacarepaguá, Praça Seca, Vargem Grande e Vargem Pequena Desde novembro/2015 - Autorizada a implantação do regime de mão única de direção, nas seguintes vias: I – Rua Rodolfo Portugal Milward, no trecho entre a Rua da Reverência e a Rua Soldado Bruno Strifica, no sentido da primeira para segunda; II – Rua Nossa Senhora da Saúde, no trecho entre a Rua Rodolfo Portugal Milward e a Estrada dos Bandeirantes, no sentido da primeira para segunda. A implantação entrará em vigor com a implantação da sinalização gráfica necessária.

Desde novembro/2015 - Proibido o estacionamento de veículos, nas seguintes vias: I – Rua Rodolfo Portugal Milward, em toda extensão, lado par; II – Rua N. S. da Saúde, no trecho entre a Rua Rodolfo Portugal Milward e a Estrada dos Bandeirantes, lado ímpar. A proibição entrará com a instalação da sinalização necessária.

Até 8 de abril – A partir das 10h do dia 15 de março, para execução de obras em função das Olimpíadas 2016, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos das seguintes vias: I - Avenida Canal do Arroio Pavuna, entre a Avenida José Wilker e a Avenida Abelardo Bueno; II - Avenida Imperatriz Leopoldina, em 2 (duas) faixas de rolamento, entre a Rua Franz Weissman e Avenida Embaixador Abelardo Bueno. DESVIO: I - veículos procedentes da Avenida Canal do Arroio Pavuna, com destino à Avenida Abelardo Bueno, devem seguir pela Avenida do Canal do Arroio Pavuna, Avenida José Wilker, Avenida Adalgisa Colombo e Avenida Embaixador Abelardo Bueno; II - veículos procedentes da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, com destino à Avenida Imperatriz Leopoldina, devem seguir pela Avenida Embaixador Abelardo Bueno, Rua Bruno Giorgi, Rua Amilcar de Castro, Rua Franz Weissman e Avenida Imperatriz Leopoldina. Será implantada mão única de direção na Avenida Imperatriz Leopoldina, em uma faixa de rolamento, no trecho entre a Rua Franz Weissman e Avenida Embaixador Abelardo Bueno, que funcionará no sentido da primeira para a segunda.

Até 29 de abril - Para fresagem e recapeamento asfáltico, das 22h às 5h do dia seguinte, haverá interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: I - Estrada do Bananal, uma faixa, alternadamente, em toda extensão; II - Avenida das Américas, pista seletiva do BRT, em ambos os sentidos, alternadamente, entre a Estação BRT e a Estação BRT Pingo D’Água; III - Estrada do Quitite, uma faixa, alternadamente, em toda extensão; IV - Rua Ituverava, uma faixa, alternadamente, em toda extensão.

Até 30 de maio – Para fresagem e recapeamento asfáltico, das 22h às 5h dos dias subsequentes, haverá interdição ao tráfego de veículos em uma faixa de rolamento, alternadamente, na Avenida das Lagoas, no trecho entre a Avenida Canal do Anil e Rua Anaparana.

Tijuca, Alto da Boa Vista, Vila Isabel, Méier, Maracanã, Praça da Bandeira, São Cristóvão, Vasco da Gama, Mangueira, Rio Comprido, Grajaú, Usina, Piedade, Pilares, Abolição, Vicente de Carvalho, Todos os Santos e Andaraí 7 ao dia 9 de abril – Para poda de árvores, das 8h às 14h, haverá interdição ao tráfego de veículos, por faixas de rolamento, de forma alternada, na Rua Venceslau,, em ambos os sentidos. Proibido o estacionamento de veículos na Rua Venceslau, em ambos os lados.

Até 19 de setembro – Para continuidade do programa e despoluição da BAÍA DA GUANABARA, haverá interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias:

Até 12 de setembro – Rua São Cristóvão, faixa da direita, no trecho entre as edificações de nºs 1.221 (oposto) e 1.200; Dia 12 de fevereiro ao dia 12 de setembro – Rua Francisco Eugênio, meia pistajunto ao lado direito, no trecho entre a Avenida Francisco Bicalho e a Rua Melo e Souza; Dia 19 de fevereiro ao dia 12 de setembro – Rua Melo e Souza, no trecho entre a Avenida Pedro II e a Rua Francisco Eugênio; Dia 17 de março ao dia 12 de setembro – Avenida Pedro II, no cruzamento com a Rua Melo e Souza, no espaço entre canteiros centrais e das faixas de circulação, em ambos os sentidos, junto ao canteiro central; Dia 2 de fevereiro até o dia 12 de setembro – Rua São Cristóvão, no trecho entre a Rua Benedito Ottoni e a Praça Mário Nazaré.

Proibido o estacionamento de veículos, nas seguintes vias: I – Rua Francisco Eugênio, junto ao bordo esquerdo, no trecho entre a Avenida Francisco Bicalho e a Rua Melo e Souza, do dia 12 de fevereiro ao dia 12 de setembro; II – Rua Melo e Souza, no trecho entre a Avenida Pedro II e a Rua Francisco Eugênio, do dia 19 de fevereiro ao dia 12 de setembro;

Implantação da mão dupla de direção, nas seguintes vias: I – Rua Idalina Senra, no trecho entre a Rua Melo e Souza e a Avenida Francisco Bicalho, do dia 19 de fevereiro ao dia 12 de setembro; II – Travessa Capitão Barros, no trecho entre a Rua Melo e Souza e a Rua Gotemburgo, do dia 19 de fevereiro ao dia 19 de setembro.