CLIPPING DEPUTADOS 09/08/2017

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Propostas de reforma...

O Congresso tende a analisar e votar até o fim do mês algumas propostas de alteração do sistema eleitoral do país. Mudanças importantes e relevantes podem ocorrer, como, por exemplo, o fim do cargo de vice para presidente, governador e prefeito. Pela proposta, neste caso, os substitutos do titular passariam a ser aqueles previstos na linha sucessória (chefe do Legislativo e chefe do Judiciário).

Propostas 2 Um dos projetos também prevê a redução de dois para um o número de suplentes de senador. Além disso, prevê que vacância apenas no último mandato levaria à eleição indireta – pelas regras atuais, vale para os dois últimos anos de mandato.

Processo de cassação Acatando pareceres, jurídico e da comissão processante, a Câmara de Vereadores de Capivari decidiu suspender as atividades da comissão processante instaurada para apurar supostas irregularidades cometidas por quatro vereadores reeleitos: Jean, Edson, Mael e Fernando.

Processo 2 Por unanimidade, o Legislativo entendeu que, no momento, como não chegaram a tomar posse, não detém legitimidade para impor quaisquer sanções aos vereadores afastados. Entretanto, ficou consignado na decisão que, em caso de eventual posse, os trabalhos serão retomados.

Trabalho técnico A comissão processante executou um trabalho bastante técnico, buscando auxílio de advogados e especialistas da área, e, por isso, seus membros não vislumbraram outro caminho senão reconhecer a impossibilidade de prosseguimentos nos trabalhos neste momento.

Avaliação Em entrevista à radialista Vera Mendonça, o ex-prefeito Olavio Falchetti (PT) não poupou elogios ao seu sucessor. O petista disse considerar Joares Ponticelli uma pessoa com imensa capacidade em resolver as questões inerentes ao cargo e muito trabalhadora.

11 Avaliação 2 Na entrevista, Olavio ainda destacou que mantém uma boa relação com o progressista e disse que torce pela cidade e, consequentemente, pelo sucesso da atual administração. E por falar nisso, o petista deu nota 8 à atual gestão, a qual, segundo ele, está no caminho certo.

Convenção Será na sexta-feira a convenção do PP de Tubarão onde serão eleitos os membros do diretório e executiva, além dos dirigentes dos segmentos jovem e feminino. O presidente Marcelo Chicago será reconduzido. Também serão apresentados os pré- candidatos da sigla a deputado estadual: Pepê Collaço, Gelson Bento, Laércio Menegaz e Deka May.

DIZEM MAS EU NÃO AFIRMO Que conhece a doutrina, mas não soube praticar...

é bom repensar

Nosso grande amigo e leitor Mario Phillip Schulz mandou uma mensagem do papa Francisco que vale a pena repassar a todos. “O ser humano é estranho... Briga com os vivos e leva flores para os mortos. Lança os vivos na sarjeta e pede um bom lugar para os mortos. Afasta-se dos vivos e se agarra desesperado quando ele morre. Fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, fazendo homenagens quando este morre. Não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto. Critica, fala mal, ofende o vivo, mas o santifica quando este morre. Não liga, não abraça, não se importa com os vivos, mas se autoflagela quando estes morrem. Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte e não na sua vida. É bom repensarmos isto enquanto estamos vivos”. Só alguém como o papa Francisco para escrever um artigo como este.

Entrelinhas

Através de pedido do vereador José Luiz Tancredo (PSDB), a Câmara de Vereadores de Tubarão deverá brevemente ouvir Michel Schzimanski, responsável pela Agência Reguladora da Empresa Tubarão Saneamento. Zé Luiz quer detalhes dos licenciamentos dos projetos de água e esgoto apresentados pela Tubarão Saneamento, que está com seu cronograma de obras bastante atrasado.

A conclusão das obras da rodovia SC-442, que liga Morro da Fumaça a Cocal do Sul, será discutida em audiência pública amanhã, no salão paroquial da Capela Santa

12 Catarina, no Distrito de Estação Cocal. Toda a comunidade interessada está convidada a participar do evento.

Vereador do PSD de Tubarão, Jairo dos Passos Cascaes, quer um projeto que disponha sobre a doação ou empréstimo de cadeiras de roda e cadeiras de banho para pessoas necessitadas. Jairo também teve aprovado projeto que denomina de rua José Valmor Cascaes uma servidão localizada no bairro São Martinho.

Prefeitura de Imaruí, através seu Conselho Municipal de Assistência Social e da secretaria de Promoção Social, realizará amanhã, das 8h30 às 17h, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será realizado no auditório Professora Rosana Lopes Mendes, na Escola Portinho Bittencourt.

Presidente da Amurel e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli esteve na sede da entidade tratando de questões administrativas e contábeis. Tratou de pendências na área de engenharia e recebeu do engenheiro agrimensor Renato Mendonça Teixeira projetos para pavimentar as ruas Almir dos Santos Miranda e Venceslau Brás, no valor total de R$ 255 mil.

Em nome de toda a família Barreiros, manifestamos nossa gratidão aos vereadores Gelson Bento (PP), José Luiz Tancredo (PSDB) e Dalton Marcon (PSD), que apresentaram na Câmara de Tubarão moções de cumprimentos pelo falecimento de nossa mãe, Maria Zilá Barreiros. Agradecemos também a todos pelas manifestações de amizade e conforto nesta hora difícil.

Nomes como , Eduardo Moreira, Esperidião Amin, Paulinho Bornhausen, Leonel Pavan, Cláudio Vignatti e Paulo Gouvêa da Costa estão entre os cotados.

SC tem recorde de pré-candidatos ao Senado

13 Nunca na história política de nosso Estado teve tantos pré-candidatos de renome ao Senado Federal. O motivo está ligado diretamente ao fato de termos, possivelmente, quatro ou cinco candidaturas fortes ao governo ano que vem, aliadas as duas vagas que precisarão ser preenchidas por catarinenses no Senado. Se formos imaginar que o embate de 2018 terá cinco candidatos a governador, através de PMDB, PSD, PSDB, PT e PR, teríamos, então, dez candidatos a senador pelas coligações encabeçadas por estes partidos. Coligações que contariam com siglas como o PP, PSB e DEM, que possuem fortes líderes ligados a história da política catarinense. Isto sem falar no rosário de outros partidos, menos tradicionais, que também terão candidatos a Senador.

A análise de hoje, no entanto, pretende se focar naqueles nomes que, de fato, têm alguma chance de eleição, e eles são muitos. É consenso no meio político, por exemplo, dizer que uma das vagas ao Senado já está reservada para o governador Raimundo Colombo (PSD). Santa Catarina tem mantido uma tradição histórica de eleger ex- governadores para a Câmara Alta do Congresso Nacional. Foi assim com Felipe Schmidt, Celso Ramos (ex-PSD), (ex-PSD), Jorge Bornhausen (ex-PFL), (PMDB), Esperidião Amin (PP), Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e tantos outros. Por conta disto, o meio político considera Colombo previamente eleito.

O problema dos demais, que postulam a segunda vaga de senador, está centrado na forte concorrência que deve ser estabelecida ano que vem para conquistá-la. O PMDB, por exemplo, conta com a disposição do atual vice-governador Eduardo Moreira, que já tem comunicado seu partido sobre sua intenção. O PP dispõe do atual deputado federal Esperidião Amin, que tem cacife eleitoral para bancar muito mais que uma reeleição em 2018. O PSDB tem figuras como o atual senador Paulo Bauer e o ex-senador Leonel Pavan. O PT conta com Cláudio Vignatti, que em 2010 fez mais de 1,2 milhão de votos na disputa pelo Senado. O PT tem Jorginho Mello, o PSB tem Paulinho Bornhausen, o DEM tem Paulo Gouvêa da Costa, e por ai vai.

Observe que são todos nomes qualificados para a disputa e que poderiam, até mesmo, comprometer a suposta eleição de Colombo na medida em que, em seu conjunto, fracionariam muito o mercado eleitoral catarinense. Não seria surpresa, por exemplo, que um senador pudesse se eleger até mesmo com menos de 20% dos votos dos catarinenses, justamente por conta da divisão de forças nas bases eleitorais.

O interessante é que é exatamente este quase certo fracionamento que tem estimulado muitos caciques a sonhar com o Senado Federal. É que, literalmente, “qualquer um” poderá ser eleito.

Unidade Nesta semana publiquei nota dando conta de que o PR não estava conseguindo convencer o nem vice-prefeito de Araranguá, Primo Júnior, nem a vice-prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, a disputar a Assembleia Legislativa pela sigla ano que vem. Ambos são citados para o desafio, mas, em princípio, um acaba ressaltando o outro como sendo o melhor nome para a disputa, numa espécie de empurra-empurra. De acordo com Primo Júnior, esta situação não pode ser considerada um empurra-empurra. “Estamos começando a construir um projeto e é natural, então, que vários nomes sejam ressaltados. Também é natural que um devolva ao outro a gentileza de ter sido

14 lembrado”, comenta o vice araranguaense. De acordo com ele, acima de tudo é preciso que o partido esteja unificado, visando o lançamento de uma candidatura à Assembleia que possa unir as forças da sigla aqui do Extremo Sul e também na região de Criciúma.

Oficializado PSDB de Araranguá comunicou oficialmente ao prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) sua decisão de deixar a base do governo municipal. O chefe do executivo, por sua vez, solicitou aos tucanos que seja realizado uma reunião com ele para discutir o assunto de forma mais parcimoniosa. Ainda que conte com ampla vantagem no legislativo, Mariano sabe que não convêm perder o apoio do vereador Paulo Roldão (PSDB), que já disse que se manterá fiel ao que seu partido decidir. Basicamente, o PSDB reclama da falta de espaço no governo de Mariano. Os líderes do partido argumentam que têm trabalhado pela conquista de emendas e colaborado de um modo geral para o bom andamento de sua gestão. Todavia, enfatizam que não estão vendo contrapartida por parte do executivo, configurada, principalmente, na falta de espaço para o PSDB no Paço Municipal. Por sua vez, o prefeito argumenta que sua gestão precisa de um pouco mais de tempo “para que as coisas se ajeitem”, mas que “tudo dará certo”.

Harmonia Presidente da Câmara Municipal de Sombrio, vereador Nego Gomes (PMDB), diz que, “apesar dos pesares”, legislativo tem se entendido bem neste primeiro ano de mandato. “É claro que as divergências existem, mas nada parecido com o que tínhamos no passado”, comenta Nego, que está em seu quarto mandato. Conforme ele, a oposição ao prefeito Zênio Cardoso (PMDB) tem sido propositiva, o que estaria contribuindo para que os eventuais erros de percurso sejam corrigidos. “Temos conversado bastante sobre os projetos que tramitam na Câmara e sobre tudo o mais que diz respeito a nosso município. O que vejo é uma legislatura bastante preocupada e atuante em relação às causas da população sombriense”, ressalta. De acordo com Nego, neste mandato, nunca houve a necessidade dos vereadores de situação fazerem prevalecer sua maioria. “É claro que a oposição existe, e deve existir para o bem da democracia, mas nada que tenha atrapalhado o andamento do legislativo, e tampouco a relação do legislativo com o executivo”, ressalta o presidente da Câmara.

Aliviado Convergência do PMDB para a candidatura a governador do deputado federal Mauro Mariani (PMDB) fez o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Roni da Silva, respirar aliviado. Roni foi lançado na política pelo deputado estadual Manoel Mota (PMDB), de quem era motorista particular. Ano passado disputou a vice- prefeitura de Araranguá na chapa de Anísio Prêmoli (PMDB), não se elegendo. Ato seguinte foi trabalhar em Florianópolis, junto com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Chiodini (PMDB), que também é deputado estadual. Ano que vem ele teria que optar por continuar apoiando Mota, ou migrar em definitivo para o grupo político de Chiodini, o que poderia significar o fim de sua carreira política na Cidade das Avenidas. No entanto, com Mauro Mariani disputando o governo, tudo se resolve. É que Chiodini concorrerá a federal no lugar de Mariani, e Roni poderá continuar manifestando abertamente apoio a Mota a estadual em nossa região.

15

FRASE

“O maior de todos os inimigos da humanidade é a ignorância. É dela que derivam todos os demais males. Combatê-la é como combater a origem de todo pecado”.

São Tomás de Aquino (1225/1274) – Filósofo e religioso italiano

16

17

18

19

20

POLÍTICA

Governo do Estado entrega revitalização da SC-355

Governo do Estado entrega revitalização da SC-355 e autoriza retomada das obras na SC-467 entre Jaborá e Ouro

O governador Raimundo Colombo inaugurou na manhã de segunda-feira, 7, a revitalização da SC-355, entre Concórdia (trevo da BR-153) e Jaborá. O trecho de 22,8 quilômetros recebeu investimentos de R$ 34,2 milhões do Governo do Estado. No mesmo ato, o governador assinou a ordem de serviço para a retomada das obras na SC- 467, entre Jaborá e Ouro. O investimento previsto é de R$ 44,7 milhões.

"A integração pelo asfalto traz progresso e ajuda o nosso estado a manter um dos seus maiores patrimônios, que é o modelo de distribuição demográfica e econômica. Temos um estado pequeno e já somos a sexta economia do país, reconhecidos também pela qualidade do que produzimos", destacou Raimundo Colombo.

O governador salientou que a região tem uma produção agrícola expressiva, resultado, principalmente, da força do trabalho dos produtores. "Por isso, a entrega desta obra se torna ainda mais especial, porque é uma forma de reconhecer quem se dedica e consolida, dia a dia, com o próprio suor, essa nossa referência no agronegócio", acrescentou.

O comerciante Cerilo Miguel Lutz, que tem uma agropecuária ao lado da SC-355, e utiliza o trecho revitalizado pelo menos três vezes por semana, falou que o asfalto traz

21 economia e mais conforto. "Era um trajeto praticamente intransitável e, agora, a gente tem essa facilidade de pegar o carro e andar por uma estrada nova e de qualidade", disse.

A SC-355 recebeu, no trecho entre Concórdia até Jaborá, os serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte correntes, sinalização e obras complementares.

Durante o evento, o governador Raimundo Colombo ainda autorizou a retomada das obras na SC-467, de Jaborá a Ouro. O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, informou que 49% das obras já estão adiantados. A expectativa é que as obras ganhem um novo ritmo e possam ser entregues antes do prazo previsto.

Inauguradas as obras de reabilitação da rodovia SC-355, entre Concórdia e Jaborá. Ato contou com a presença do governador Raimundo

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

Blog Ivan Exxtra Bastidores da política em SC

36

37

38

39

40

41

42

43

44

Cláusula de desempenho para barrar os partidos nanicos, eleição dos candidatos a deputado mais votados ou fim da coligação nas eleições proporcionais, nenhum destas propostas embutidas na reforma Política em gestação no Congresso interessam tanto aos partidos do que a criação de fundo eleitoral para bancar as campanhas com dinheiro público. Até cálculos começaram a ser feitos nas internas das legendas, uma forma de enfrentar o fantasma da falta das doações empresariais, embora seja pouco provável que o ilegal caixa 2, aqueles recursos não contabilizados, acabe.

O que move certo entusiasmo nos partidos é que este fundo, pago pela sociedade, teria R$ 3,6 bilhões disponíveis para eleger candidatos. Em uma realidade onde será instituída uma cláusula de desempenho, ou seja, as agremiações políticas que não conseguirem pelo menos 1,5% dos votos nacionais distribuídos em nove estados ficam sem fundo partidário e tendem a desaparecer, melhor para os maiores, como PMDB, DEM, PSDB, PT, PSD e PSB, que estão a rir à toa. Não há como entender 35 partidos reghistrados no TSE e mais uns 20 na fila. Agora é correr contra o tempo, pois esta reforma precisa ser aprovada até o dia 2 de outubro deste ano, quando perceberemos que, nesta hora, não existe governo ou oposição ou entraves ideológicos.

45 De onde sairá

O problema é saber de onde virão estes R$ 3,6 bilhões que se juntarão aos mais de R$ 800 milhões do fundo partidário. Se mexerem com recursos de Saúde, Educação e Segurança Pública, os congressistas pioram ainda mais a imagem junto à sociedade. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), tem uma proposta interessante: tirar estes recursos das emendas dos parlamentares e parte dos milhões despejados com dinheiro público nas fundações mantidas pelos partidos políticos, os tais braços de formação.

Os principais pontos em debate na reforma política:

* Cláusula de Desempenho: quase uma reedição da cláusula de barreira, barrada de maneira equivocada pelo STF, em 2006, prevê que, a partir do ano que vem, que as siglas que não garantirem 1,5% dos votos nacionais, em nove estados, perde recursos e está fadada ao desaparecimento.

* Distritão: Retiraria de cena, pelo menos na próxima eleição, a figura da proporcionalidade dos votos nas eleições para deputado estadual e federal. Assim, seria eleito o candidato aos parlamentos que tivesse mais votos.

* Distrital misto: Em 2022, valeria a duplicidade de votação. O país, os estados e municípios serão divididos em distritos. O eleitor escolherá parte dos candidatos pelo voto e a outra no partido que escolher, que definirá listas para preencher as vagas restantes.

* Fim das coligações: Os candidatos a vereador, deputado estadual e deputado federal não fariam mais partes de coligações, que, hoje, na prática, ajudam a eleger os que têm menos votos, o efeito champanhe, que catapulta muita gente a reboque. Esta regra estará ligada ao Distritão.

* Fundo de Financiamento da Democracia: O sugestivo nome não esconde a finalidade, garantir recursos para a campanha dos candidatos a um cargo eletivo. O valor estimado seria de R$ 3,6 bilhões. O problema está na origem deste recurso.

O impacto

O eleitor deve saber que caso o Distritão já valesse, em 2014, PP e PSD manteriam as mesmas cinco cadeiras na bancada catarinense na Câmara dos Deputados, porém o PMDB ganharia uma, passaria de cinco para seis vagas. O PPS não teria eleito uma deputada, o PCdoB ganharia uma cadeira e o PSDB perderia uma das duas cadeiras. Parece pouco, mas a mudança é significativa.

46

E na Assembleia

Já quanto aos deputados estaduais, o Distritão provocaria estragos maiores nas 40 cadeiras. O PMDB faria quatro deputados a mais (14). O PSD manteria os nove. O PSDB teria dois a mais (6). O PP e o PT manteria as atuais bancadas, assim como o DEM e o PPS – os deputados mudaram de partido depois de empossados. Já PR, PDT, PSB e PCdoB, com seis cadeiras hoje, não teriam eleito deputado algum.

JAKSSON ZANCO/PMJ

PRIMEIRO CONVITE

O prefeito Udo Döhler (PMDB), de Joinville, garantiu o duplo pioneirismo ao visitar Eduardo Pinho Moreira no Centro Administrativo, nesta terça. Foi o primeiro a visitar o governador em exercício, que assumiu o cargo com a viagem oficial de Raimundo aos Estados Unidos, e recebeu um convite para o casamento de Moreira, marcado para o mês que vem. E olha que esta relação de Udo com casamentos reúne um dado interessante: o hoje prefeito de Joinville foi padrinho de Gelson Merisio e Márcia Gavazzoni, em um tempo em que o presidente do PSD e ex-presidente da Facisc tinha apenas a experiência política de ter sido vereador em Xanxerê.

47 E agora?

Tem deputado estadual com a pulga atrás da orelha com uma tal Fonte 309, uma antecipação de devolução de recursos da Assembleia e que estaria a beneficiar um grupo seleto de prefeitos. Esta fonte troca de número por ser temporária.

DIVULGAÇÃO

O CANDIDATO DO BOEIRA

O deputado federal não só contrariou uma indicação partidária e votou contra o presidente Michel Temer na Câmara como agora lançou uma Carta à Sociedade Catarinense, intitulada “Um Novo Tempo”, em que propõe o nome do vereador Leonardo Piruka, de 29 anos, o mais votado em Balneário Camboriú, para a presidência estadual do PP. A convenção é dia 21 deste mês e os nomes de Esperidião Amin e Silvio Dreveck monopolizam as atenções. Na foto, Boeira, que prega a renovação de lideranças, é o segundo da esquerda para a direita, e Piruka, à direita, aparecem juntamente, entre outros, com o prefeito Joares Ponticelli, de Tubarão.

RÁPIDAS

* O presidente Michel Temer deu uma bola fora e depois corrigiu ao dizer que não haverá aumento na tabela do Imposto de Renda. Ninguém aguenta pagar mais tributos.

48 * Pedir a suspeição do procurador-geral da República no processo de corrupção passiva, no STF, é uma manobra ridícula da defesa de Michel Temer. Só para provocar o MPF.

* Na passagem pelo Oeste, antes de embarcar para os Estados Unidos, o governador Raimundo Colombo reafirmou que é admissível a redução das ADRs, mas não a extinção das mesmas.

* Mesmo que pondere que esta análise deve ficar para a campanha do ano que vem, Colombo deu uma esfriada no discurso do pré-candidato de seu partido, o deputado Gelson Merisio (PSD).

FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

PRÊMIO À BADERNA

Um naturalmente exaltado senador Lindbergh Farias (PT-RJ) pôs até o dedo no rosto do presidente da Comissão de Ética, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), depois de afirmar que seus colegas estavam desmoralizados para processar as senadoras que invadiram a mesa que dirige os trabalhos para evitar a votação da reforma trabalhista. O argumento de Lindbergh tem como alvo o fato dos membros da comissão terem arquivado a representação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por falta de provas. E arquivamento foi o destino dado ao show de baderna patrocinado pelas senadoras Ângela Portela (PT-RO), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT- PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Regina Sousa (PT-PI) e Vanessa Grazziotin (PCdoB- AM), o que não justifica que o que elas fizeram teve algum efeito prático a não ser deixar a imagem da instituição que integram mais manchada.

49

O SILÊNCIO DOS DEPUTADOS EM RELAÇÃO AO HRO, BORNHAUSEN NO DEM, BULIGON PODERÁ PRESIDIR O PSB ENTRE OUTROS DESTAQUES

O silêncio dos deputados estaduais ligados ao Oeste, quanto a questão do Hospital Regional de Chapecó, é perturbador. No mínimo. Na semana passada, o deputado Kennedy Nunes mesmo sendo do partido do governador, Raimundo Colombo (PSD), reclamou da falta de recurso para o Hospital Infantil de Joinville.

A pergunta que ecoa por aqui, é sobre quando os deputados da região, subirão a tribuna para chamar a atenção de Colombo? Nem os que se declaram oposição ainda não falaram uma palavra. É preciso coragem para enfrentar e, cobrar o que é de direito de nossa população. Sabemos da situação financeira do Estado, porém, se não aumentar o valor do convênio, muita gente ficará na fila.

Uma fonte relatou que a situação é muito preocupante. Segundo essa pessoa, enquanto o Estado não pagar o que foi atendido além do teto pactuado, sem contar os atrasados do convênio passado, começará a faltar os insumos e equipamentos para os pacientes.

50 “Essa é a nossa triste realidade. Estamos somente atendendo o número de pessoas pelo qual recebemos o pagamento que sustenta o hospital e, em pouco tempo, não sabemos se teremos condições de atender alguém”, afirmou.

Bornhausen no DEM

Em meio as conversas para se reformular, o Democratas que deverá adotar o nome de Movimento de Unidade Democrática (MUDE), começa a atrair nomes importantes na política nacional e estadual. Uma liderança que poderá embarcar no partido, é o atual presidente do PSB em Santa Catarina, Paulinho Bornhausen, que deseja disputar uma vaga ao Senado ou a deputado federal. Paulinho nega, mas o seu pai, Jorge Bornhausen, é que tem incentivado o filho a ingressar no projeto liberal.

Buligon é convidado

Já chegou aos ouvidos do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a intenção de Paulinho Bornhausen deixar o partido e se filiar no DEM. Preocupado em colocar outro nome de destaque no comando aqui em Santa Catarina, ele ligou na sexta-feira da semana passada para o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Perguntou se Buligon assumiria o comando estadual dos pessebistas e, recebeu um sim como resposta.

51 Indicação de emenda

O vice-prefeito de Chapecó, Elio Cella (PR), recebeu a informação da Câmara dos Deputados, de que Jorginho Mello (PR) indicou para Chapecó, uma emenda de bancada no valor de R$ 275 mil, destinados aos investimentos na área de saúde. O município irá cadastrar as propostas junto ao Ministério da Saúde.

Tecnologia na agricultura

O diretor de Startups da Deatec Oeste, Rudinei Carlos Gerhart, participa desde ontem, de reunião do Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar de SC (NITA), na sede do Banco Mundial, em Brasília. Estão sendo discutidos novos projetos, para articular ações para o desenvolvimento e oferta de tecnologias e inovações, voltadas à melhoria da competitividade das atividades da agricultura familiar.

Seguirá no apoio

O deputado estadual, Natalino Lazare (sem partido), ainda não sabe qual será o seu futuro partidário. Ele aguarda o resultado do processo em que alega justa causa para a saída do PR. Lazare chegou a conversar com o DEM, PSD e PSB, mas nada foi definido. A única coisa que ele garante, é que optará por um partido que apoia o governo de Raimundo Colombo e o projeto eleitoral de Gelson Merisio (PSD).

Teste do pezinho

Por iniciativa do vereador, Derli Maier (PMDB), a Câmara de Vereadores de Chapecó realizará uma audiência com a presença do médico pediatra Bonald Cavalcante de Figueiro do Instituto Pelé de Curitiba, e Guilherme Parise pediatra, oncologista em Florianópolis. Eles falarão sobre a importância do exame do pezinho, realizado para o diagnóstico de crianças com P53, que é uma proteína que dá indícios se a criança tem uma maior possibilidade de ter algum câncer. A reunião acontece amanhã as 16h.

52 Inseparáveis

O presidente da Assembleia Legislativa, Silvio Dreveck (PP) e o pré-candidato ao Governo do Estado, Gelson Merisio (PSD), realmente não se desgrudam. Ontem eles foram junto à inauguração do novo Centro Administrativo de Segurança Pública em Florianópolis. O local unirá todos os órgãos da área em Santa Catarina.

Aumento de impostos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que estão sendo feitos estudos sobre mudanças nas alíquotas do Imposto de Renda. Ainda não há nenhuma decisão de Meirelles e sua equipe se haverá aumento. Meirelles garantiu que o aumento de impostos só acontecerá em último caso.

Destaques

“O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, cumpriu agenda na Capital do Estado representando a região em compromisso com diversos setores do governo. Na pauta estavam melhorias para as escolas da região, desenvolvimento da atividade leiteira, manutenção de rodovias e estradas e recursos para os municípios. Carlesso também participou da reunião do Colegiado com o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira”

53

MOREIRA RECEBE ALCKMIN DE GOVERNADOR PARA GOVERNADOR

Eduardo recebe Alckmin

Eduardo Moreira, vice-governador de Santa Catarina e principal líder estadual do PMDB deve receber na condição de governador do Estado o tucano governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que vem à Florianópolis sábado na como líder nacional do PSDB e um dos pré-candidatos a presidência da república. Recentemente Moreira disse que Alckmin é o seu candidato a governador. Situação delicada aos tucanos catarinenses, pois se Moreira pedir ao presidenciável o apoio em Santa Catarina, o PSDB não terá como negá-lo. Por isso, o encontro deste sábado em Florianópolis tem enorme apelo.

Governador

Eduardo Moreira está governador do Estado desde ontem. O governador Raimundo Colombo viajou para os Estados Unidos, onde permanece até o fim de semana. A transmissão de cargo ocorreu logo após ambos participarem, ontem, da inauguração do novo complexo administrativo da Segurança Pública.

Casa própria

O complexo administrativo da Segurança Pública, inaugurado ontem em Florianópolis é o que mais se aproxima do modelo de gestão. Os órgãos todos concentrados em uma mesma área, prédio próprio e novo, construído adaptado às necessidades da pasta.

Espera

Agosto é o mês em que o razoável a todos os partidos é suspender todo e qualquer assédio a possíveis candidatos de outas siglas. É o prazo para ver evoluir a proposta de reforma da legislação eleitoral. Atrair pré-candidato de outra sigla agora é apenas valorizá-los. A caça aos candidatos deve ser reaberta em setembro, pois as filiações devem ser feitas um ano antes. Até o final deste mês será possível perceber se haverá ou não reformar eleitoral.

Vem no pacote

O “distritão”, que é a aposta dos maiores líderes políticos como regra para as eleições do ano que vem, é a forma disfarçada do voto em lista, pois são os partidos que irão indicar os candidatos e os seus distritos. Ao mesmo tempo o distritão é a forma de acabar com as coligações e reduzir drasticamente o número de partidos.

54 Financiamento público

No pacote da reforma que está em discussão em Brasília existe ainda outro ingrediente “camuflado”. Trata-se do financiamento público de campanha, que virá como consequência do fundo partidário de R$ 3,5 bilhões, que está sendo criado para financiar os partidos e suas campanhas. Foi a saída que os políticos encontraram para suprir a ausência do financiamento de campanha pelas empresas (CNPJ).

Um dos três

O PT do Sul do Estado tem definido que se as regras das eleições de 2018 forem as vigentes atualmente o candidato a deputado federal será um líder sindical. E tem três nomes: Célio Elias (Alimentação), Carlos De Cordes (Químicos) e Bárbara Teixeira (Servidores Municipais). Se o distritão passar, todos serão cabos eleitorais.

Décio, a volta

Depois de ser prefeito em Criciúma, ter sido reeleito e cassado, ter sido deputado estadual, mudado para o Balneário Rincão onde foi prefeito que perdeu a reeleição, o arquiteto Décio Góes está de volta. É dado como nome certo nas próximas eleições. Será o candidato a deputado estadual pelo PT, seja com a regra atual ou a nova.

Risco de fechamento de Jaguaruna

O receio das autoridades empresariais de Criciúma não se restringe à perda de dois voos diários da Azul Linhas Aéreas, mas ao fim das operações comerciais no aeroporto de Jaguaruna. O raciocínio é que se uma empresa retirar um voo, o outro passa a ter demanda excessiva e isso na aviação significa tarifas mais caras. Por sua vez, tarifa mais cara significa risco de os passageiros buscarem alternativas. Neste raciocínio o voo da Latam passaria a ter muita procura, depois ficaria caro e por isso perderia interessados e logo depois se tornaria inviável por seu preço. Trata-se de um efeito dominó ameaçador à vida do aeroporto de Jaguaruna.

APELO Liderados pela Associação Empresarial de Criciúma setores da região devem se mobilizar para atrair alguma nova companhia aérea ao aeroporto regional de Jaguaruana.

FUNDAM O financiamento Fundam II, do Governo do Estado, já não tem mais chances de ser assinado neste ano por questões burocráticas. Fica para o ano que vem. Este fato reforça a tese de Raimundo Colombo para entregar o governo a Eduardo Moreira apenas em abril (prazo) final.

AÉREO Enquanto a Azul Linhas Aéreas anuncia retirada do voo Jaguaruna (SC) a Campinas (SP) a mesma empresa está anunciando opção de voo entre Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). É óbvio que se trata de uma decisão pautada em melhor demanda.

55 PORTANTO A percepção do setor é que o movimento de procura por voos do sul de Santa Catarina na ligação com São Paulo (Campinas) perde para a linha entre Florianópolis e Caxias do Sul.

MEDALHA O governador Raimundo Colombo, o vice-governador Eduardo Moreira e outras dez pessoas receberam ontem a medalha mérito da segurança pública, durante ato na capital. Convenhamos, com a segurança pública nos patamares atuais qual é o valor de uma medalha deste porte. Gaveta na certa.

SUBSÍDIO Em Joinville, onde os vereadores tem recesso inclusive de inverno além de amplo apoio de gabinete e carro à disposição, aprovaram aumento de três por cento aos seus salários, nesta semana. O vereador passa a receber R$ 12,8 mil.

______

FRASE DO DIA

“A impressão que a reitora deixou a nós da ACIC, foi a melhor possível. Não foi de graça que a interrompemos duas ou três vezes para aplaudi-la. Ela foi perfeita desde a forma como nos fez enxergar o que é a nossa Unesc.”

César Smielevski, presidente da Associação Empresarial de Criciúma ao comentar a exposição feita pela reitora da Unesc, Luciane Cereta à diretoria da ACIC, segunda-feira à noite.

CORRUPÇÃO EM CAMBORIÚ – GAECO CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em mais uma ação da Operação Terra Prometida cumpriu na manhã desta terça-feira (8/8) três mandados de busca e apreensão.

A operação é desenvolvida em apoio à investigação 2ª Promotoria de Justiça de Camboriú, que apura corrupção para aprovação de alterações no plano diretor para beneficiar loteadores no Município de Camboriú.

Concussão, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma residência e em dois endereços de uma empresa na cidade vizinha de Balneário Camboriú. Estão sendo apurados crimes de concussão, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, dentre outros, e investigadas as condutas de aproximadamente 60 pessoas.

56

Plano Diretor beneficiaria loteadores A operação Terra Prometida é resultado de uma investigação iniciada no ano de 2015 com base em notícia-crime recebida pelo GAECO de Itajaí, cujo conteúdo indicava que vereadores do Município de Camboriú receberiam vantagens indevidas para promoverem alterações no plano diretor municipal que beneficiassem, sobretudo, empresários ligados ao ramo de loteamentos imobiliários.

A operação foi deflagrada no dia 22 de junho, quando foram cumpridos sete mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão em residências, escritórios particulares e órgãos públicos, nos Municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Bombinhas, Ilhota, Itapema e Tijucas.

Por que Terra Prometida O nome Terra Prometida foi escolhido em razão de que parte dos pagamentos de propina oferecidos e pagos aos servidores públicos investigados era realizado por meio da entrega de lotes até então pertencentes às empresas beneficiadas pelo esquema criminoso.

Bancada feminina articula proteção para crianças ameaçadas em Biguaçu

Deputadas pediram medidas protetivas ao MP e à Defensoria Pública

Integrantes da bancada feminina na Assembleia Legislativa articularam junto à Defensoria Pública e o Ministério Público medidas protetivas para duas crianças de Biguaçu que presenciaram o pai matar a mãe no último domingo.

"Matou a esposa na frente das filhas de 16 e três anos, depois se apresentou à polícia e está solto, ameaçando as duas filhas e ainda quer ficar com elas! Que pelo menos essas meninas tenham atendimento adequado", cobrou Ana Paula Lima (PT) durante a sessão ordinária da tarde desta terça-feira (8) da Assembleia Legislativa.

Segundo Ana Paula, as meninas pediram proteção na delegacia local, mas lhes foi negada. "O delegado disse que não se fazia necessária a medida protetiva, que justiça é esta?", questionou a parlamentar, que criticou os órgãos de segurança. "Estão deixando a desejar, as ações concretas não acontecem e no orçamento é uma dificuldade para colocar recursos para as casas-abrigo", exemplificou Ana Paula.

57 Dirceu Dresch (PT) concordou com a colega. "É a semana do aniversário da lei Maria da Penha, nosso compromisso é continuar a caminhada para construir um estado em que reine o paz e o respeito de gênero, não concordamos com a violência, o machismo e o ódio maior ainda contra as mulheres", discursou Dresch.

Maurício Eskudlark (PR) ponderou que esses crimes são difíceis de prever. "Segundo os vizinhos não tinha registro de agressão, amanheceram em uma confraternização na frente da casa em que residem, de madrugada um dos convidados disse que queria um café, ela cruzou a rua, ele foi atrás, discutiu e desferiu as facadas", descreveu Eskudlark.

Para o deputado, que já chefiou a Polícia Civil, o caso requer prisão preventiva. "Pode ser um pai amoroso, mas praticou um ato inadmissível, achou que a mulher era propriedade dele", opinou Eskudlark. Dirce Heiderscheidt (PMDB), que presidia a sessão, também lamentou a violência contra a mulher. "Motivo de vergonha", observou Dirce, referindo-se os municípios de Lages, Balneário Camboriú, Mafra e Chapecó, que lideram a violência contra a mulher em Santa Catarina.

CCJ da Alesc aprova projeto de compra de produtos da agricultura familiar

Proposta do deputado Dirceu Dresch tem aval da Procuradoria Geral do Estado O Estado deve investir 30% do orçamento do Estado utilizado nas compras públicas para aquisição de produtos e serviços provenientes de empreendimentos familiares rurais e da economia solidária. A medida está prevista no projeto de lei que cria a Política Estadual para Compras Governamentais da Agricultura Familiar, aprovado nesta terça-feira (8), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta é de autoria do líder da Bancada do PT, deputado estadual Dirceu Dresch (PT).

O relator da matéria, deputado Mauro de Nadal (PMDB) se manifestou pela aprovação do projeto após consulta feia à Procuradoria Geral do Estado, que atestou que a proposta é constitucional. O projeto precisa ainda ser aprovado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Agricultura e Política Rural antes de ser deliberado em plenário.

O deputado comemorou com cautela a aprovação, já que a proposta havia sido aprovada em plenário em 2014, mas acabou sendo vetada pelo governador Raimundo Colombo. "Na época, o governo alegou que a proposta era inconstitucional, agora temos a manifestação da PGE que garante a legalidade e constitucionalidade. É um projeto importante para ampliar a renda na agricultura familiar, e que novamente tem o apoio de todos os parlamentares", afirmou Dresch.

58

59

======

60

======

Diretoria de Comunicação Social

Thamy Soligo Diretora de Imprensa

João Cavallazzi Cordenador de Imprensa

CLIPPING

EDIÇÃO e ELABORAÇÃO Moacir Cardoso Pereira

INFORMAÇÕES Diretoria de Comunicação Social 3221 2757 / 3221 2750

Site: http://www.alesc.sc.gov.br/portal_alesc/clipping

E-mail: [email protected]

======

61