Número: 144 Data: 2020.10.09

No título: Rocha dos Bordões, Ilha das Flores, Açores.

Por lapso da nossa parte, o número 143 da Az@Brx saiu com um erro que afetou a leitura por parte de quem não utiliza software Microsoft. Pedimos desculpa por esse problema da nossa responsabilidade. Aos leitores afetados apontamos esta ligação, onde poderão ler o número em causa.

Neste número:

Destaques:

- Campanha a favor do POSEI no Parlamento Europeu; - Açores signatários de carta da Under2 Coalition dirigida aos Chefes de Estado e de Governo da UE; - Projeto europeu vai testar e implementar energias renováveis na ilha Terceira; - Impasse no orçamento europeu.

Nos próximos dias:

- Fórum das Regiões Ultraperiféricas 2020 de 12 a 14 de outubro; - Convocatória para propostas de projetos até 40 mil euros para ONGAs, até 22 de outubro; - O Melhor de em Bruxelas a 22 e 23 de maio.

9 de Outubro

Consulta pública: comunicação relativa à definição de mercado

A CE publicou uma consulta pública sobre a comunicação relativa à definição de mercado utilizada no direito da concorrência da UE. O questionário aberto contribuirá para a avaliação da comunicação por parte da Comissão no sentido de determinar se é necessário atualizá-la. As partes interessadas podem apresentar os seus pontos de vista e responder a esta consulta pública aberta. Consulta aberta até dia 9 de outubro.

12 de Outubro

Sessão de abertura da 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades

A sessão de abertura será um debate interativo de lançamento entre oradores, membros do CoR, parceiros e participantes, em torno de três mesas redondas dedicadas à: Coesão e cooperação; Capacitar os cidadãos; Europa Verde. Com a participação de Elisa Ferreira. Das 14:30h - 16:30h de Bruxelas.

12 a 14 de Outubro

Fórum das Regiões Ultraperiféricas 2020 "Juntos por um futuro sustentável"

O Fórum das Regiões Ultraperiféricas 2020 "Juntos por um futuro sustentável", organizado pela CE terá lugar de 12 a 14 de outubro de 2020 em Bruxelas. Este evento de alto nível reunirá as nove RUP da UE, os seus Estados-Membros, as instituições da UE, a sociedade em geral e os especialistas interessados em aprender com a experiência destas regiões especiais da UE. O Fórum fará o balanço da situação difícil e sem precedentes causada pela pandemia de covid-19 e dos fortes impactos socioeconómicos nas regiões ultraperiféricas e debaterá soluções de retoma para uma resposta específica à crise. Em conformidade com o Pacto Verde Europeu, o Fórum será dedicado nomeadamente às alterações climáticas, à economia circular e à economia azul, sendo estas áreas-chave na retoma destas regiões na era pós-crise covid.

71º Congresso Internacional dos Austronautas ‘CyberSpace Edition’ O 71º Congresso Internacional dos Austronautas ‘CyberSpace Edition’ acontece de 12 a 14 de outubro, e a ESA será um dos principais patrocinadores deste importante evento digital, para apoiar este importante encontro anual da comunidade espacial. No evento será abordada a ida da Europa à Lua, juntamente com a NASA e outros parceiros internacionais.

12 a 15 de Outubro

Semana Europeia das Regiões e Cidades 2020 A 18ª edição da Semana Europeia das Regiões e Cidades (#EURegionsWeek) terá lugar de 12 a 15 de outubro em Bruxelas, Bélgica. Na edição de 2020 os principais temas em discussão serão a Europa Verde, a Coesão e cooperação, onde também se celebrará os 30 anos do Interreg, e os cidadãos.

13 de Outubro

Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia de abertura do 75º ano letivo do Colégio da Europa O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na cerimónia de abertura do 75º ano letivo do Colégio da Europa em Bruges, ano letivo que este ano tem como patrono o antigo Presidente da República e Primeiro- Ministro de Portugal, Mário Soares. Marcarão presença também Herman Van Rompuy, Federica Mogherini, nomes bem conhecidos das instituições europeias, e, de forma virtual, António Guterres, Secretário-Geral da ONU.

Série de webinars: Parar os cleptocratas - como pode a UE recuperar os lucros da grande corrupção? Esta série de webinars é dividida em duas partes e vai abordar como é que a UE pode impedir que dinheiro suspeito chegue à Europa e a construção de mecanismos mais fortes para detetar, confiscar e devolver o dinheiro roubado que já está dentro das fronteiras europeias. A primeira sessão, a decorrer no dia 13 de outubro a sessão será dedicada aos ‘Luanda Leaks’ e a segunda, no dia 17 de novembro, vai discutir a legislação atualmente existente na EU.

Mudança a partir do mar: Lançamento de uma nova indústria de energia oceânica na Europa até 2030 Este evento centra-se no futuro da energia produzida a partir do mar, como será a sua implementação, como reduzirá custos e como fará crescer as cadeias de abastecimento na década de 2020. A sessão será inaugurado pela Diretora- Geral da DG MARE, Charlina Vitcheva. Estará também presente o especialista em energia oceânica, Davide Magana, que vai partilhar a perspetiva do Centro Comum de Pesquisa da CE.

Setor de carne europeu: qual o papel da carne de frango na estratégia F2F A EURACTIV irá organizar uma videoconferência para discutir o papel das aves, cuja carne é a mais consumida no mundo e apreciada por muitos como parte de uma dieta balanceada, na futura estratégia Farm to Fork. Em cima da mesa estarão questões como quão sustentável é a produção de frango e se a saúde e o bem-estar animal das aves está de acordo com os padrões da UE.

Consulta pública (fase de Roteiro): Desenvolvimento rural – Programa LEADER (avaliação) A UE pretende fortalecer os laços económicos, sociais e territoriais. A abordagem do programa LEADER ajuda as zonas rurais a desenvolver e partilhar conjuntamente novas soluções para questões comuns. Esta iniciativa avaliará se a política agrícola comum contribuiu para melhorar os aspetos socioeconómicos do desenvolvimento territorial. Procurará apurar se o programa LEADER: (1) promoveu o desenvolvimento económico, a diversificação e a inclusão social; (2) melhorou os serviços locais; (3) reforçou o tecido social nas zonas rurais. Consulta pública, em fase de Roteiro, disponível até dia 19 de outubro.

14 de Outubro

Consulta Pública (Fase de Roteiro): Proteger o euro contra a falsificação A CE criou o Programa Pericles (2014-2020), disponível até ao dia 14 de outubro, um programa de intercâmbio, assistência e formação que visa aumentar a cooperação transnacional para salvaguardar o euro, tanto dentro como fora da UE, protegendo-o da contrafação e fraude. Em 2021 a CE irá divulgar a sua avaliação final sobre o desempenho do programa, avaliando a sua implementação e resultados.

Evento Sustainability and Innovation A AICEP Portugal Global, no âmbito da preparação para a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, está a organizar um side-event “Sustainability and Innovation in Portugal”. Início pelas 14:00h de Bruxelas.

Semana das Regiões. RUP - Sessão QPF 2021-2027 Esta sessão analisará as oportunidades para as RUP em vários programas da UE após 2020. Com início ao 12:30 to 13:30, hora de Bruxelas. O evento é organizado conjuntamente pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da CEe pela Presidência das RUP, atualmente detida por Mayotte.

15 de Outubro

Consulta pública sobre Governação Internacional dos Oceanos A governança oceânica diz respeito aos processos, acordos, regras e instituições internacionais e regionais que permitem à comunidade internacional coordenar e trabalhar em conjunto para a conservação e o uso sustentável no mar, onde os desafios não podem ser enfrentados apenas por um país. Esta consulta tem como objetivo identificar ações relevantes à luz dos desafios e oportunidades de hoje para alcançar objetivos globais de sustentabilidade para os oceanos, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para os Oceanos (ODS14), na Agenda 2030, em apoio ao Acordo Verde Europeu. Consulta disponível até dia 15 de outubro.

Semana das Regiões. Regiões ultraperiféricas - Workshop “Aumentar a cooperação” Esta sessão é uma oportunidade para discutir a cooperação das regiões ultraperiféricas com os seus vizinhos e como esta apoia o crescimento e integração regional. O evento é organizado conjuntamente pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da CEe pela Presidência das RUP, atualmente detida por Mayotte.

19 de Outubro

Consulta pública (fase de Roteiro): Partilha de dados geoespaciais sobre o ambiente (Diretiva INSPIRE) A Diretiva INSPIRE criou um portal em linha que permite às autoridades públicas na Europa partilhar dados geoespaciais sobre o ambiente, incluindo normas comuns para a recolha de dados relativos a águas subterrâneas, redes de transporte, uso dos solos e temperaturas do ar, entre outros. Esta iniciativa avaliará se a diretiva: (1) é eficaz e eficiente na proteção do ambiente; (2) continua a ser pertinente para as partes interessadas; (3) está alinhada com outra legislação da UE, nomeadamente com a nova iniciativa do Pacto Ecológico relativa a um espaço de dados. Consulta pública, em fase de Roteiro, disponível até dia 19 de outubro.

Astropreneurs Bootcamp (até dia 23 de outubro) Obtenha acesso a know-how e a mentores adaptados às necessidades de start-ups espaciais, em fase inicial. O bootcamp proporciona uma ampla variedade de sessões em vários domínios desde negócios, tecnologia, finanças a marketing.

20 de Outubro

Webinar organizado pela Nereus para apresentação da ferramenta EO4GEO O webinar apresentará brevemente a ferramenta EO4GEO, um projeto modelo para educação e treino no setor de Observação da Terra/Geoespacial. Também se abordará a importância do EO4GEO para a formulação e atualização das políticas regionais.

22 de Outubro

LIFE4BEST - Convocatória para propostas de projetos até 40 mil euros - DESTAQUE!

A 10 de setembro será aberto o concurso do Programa LIFE4BEST. Esta é uma iniciativa UE que visa apoiar ações em prol da biodiversidade e da utilização sustentável dos serviços ecossistémicos nas RUP. O novo convite será aberto para a concessão de subvenções a ações de campo em pequena escala, tanto a nível local como regional, para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável nas RUP, incluindo abordagens baseadas em ecossistemas para a adaptação e mitigação das alterações climáticas. O Programa é financiado pela Comissão Europeia, o programa da DG ENV/LIFE, com o Gabinete Francês para a Biodiversidade (OFB) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no âmbito do programa BEST RUP. Em caso de aprovação, será financiado um montante máximo de 40 mil euros para projetos com uma duração máxima de 12 meses. A data limite para submissão é dia 22 de outubro. Mais informações em www.life4best.org.

Consulta Pública: Avaliação do impacto da PAC nos habitats, na paisagem e na biodiversidade O importante papel da agricultura e da silvicultura na gestão dos recursos naturais é reconhecido e bem refletido na PAC da UE, que, entre os seus três objetivos gerais, conta a gestão sustentável dos recursos naturais e a ação climática. Deste objetivo geral da PAC são importantes elementos a prevenção da erosão e melhoria da gestão dos solos, a gestão da água (quantidade e qualidade) e a restauração, preservação e reforço da biodiversidade (paisagem e habitats). A consulta pública tem por objetivo recolher informações e opiniões das partes interessadas e do grande público sobre o impacto da PAC na biodiversidade, no solo e na água. A consulta contribui para a elaboração de um documento de trabalho dos serviços da Comissão sobre a avaliação do impacto da PAC no que diz respeito aos recursos naturais, complementando as conclusões dos estudos de apoio à avaliação do impacto da PAC na biodiversidade e na água, publicados em 27 de março de 2020, e à avaliação em curso do impacto da PAC no solo. Consulta pública disponível até dia 22 de outubro.

23 de Outubro

Consulta pública (fase Roteiro): Desenvolvimento da agricultura biológica e Pacto Ecológico Europeu A CE divulgou, até ao dia 23 de outubro, um roteiro no âmbito do Pacto Ecológico Europeu a estabelecer objetivos ambiciosos para a agricultura biológica para 2030. O objetivo passa por alcançar 25% de terras agrícolas em regime de agricultura biológica e aumentar significativamente a aquicultura biológica, impulsionando o investimento e a inovação na agricultura sustentável. Esta consulta pública em fase de Roteiro está disponível até 23 de outubro.

Consulta pública (fase Roteiro): Plano de ação sobre sinergias e enriquecimento mútuo entre as indústrias A CE lançou uma consulta pública para um plano de ação sobre as sinergias entre as indústrias de defesa, espaciais e civis (incluindo segurança) que enfrentam uma competição global sem precedentes, num contexto geopolítico em mudança. Contudo, também enfrentam novas oportunidades com o surgimento de tecnologias em rápida evolução e o aparecimento de novos atores. Ao procurar sinergias e enriquecimento mútuo nos programas da UE, far-se-á um uso mais eficaz dos recursos e tecnologias e criar-se-á economias de escala. Poderá participar até dia 23 de outubro.

24 de Outubro

Seminário “Desafios do Mar Português – Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos” A 9ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” terá como tema as “Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos” por ocasião do 19.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo.

26 de outubro

Consulta Pública (Fase de Roteiro): Regras de arredondamento uniformes As regras da UE relativas ao euro estabelecem que as instituições da UE devem examinar periodicamente a utilização de diferentes denominações das moedas em termos de custos e aceitação pública. Esta avaliação irá explorar a possibilidade de introduzir uma regra para arredondar os pagamentos em dinheiro para os 5 centavos mais próximos, podendo levar à eliminação gradual das moedas de 1 e 2 cêntimos. A CE lançou uma consulta pública até ao próximo dia 26 de outubro para averiguar esta situação.

Consulta Pública (Fase de Roteiro): Poluição Industrial A Comissão foi incumbida de rever as regras da UE sobre o combate à poluição das grandes instalações industriais, lançando uma consulta pública até ao dia 26 de outubro. Esta iniciativa visa melhorar o acesso do público a informações ambientais, apoiar a revisão da legislação intimamente relacionada às emissões industriais, ajudar a alcançar os objetivos do Acordo Verde europeu sobre poluição zero, neutralidade climática, biodiversidade e uma economia mais limpa e circular.

28 de outubro

Região Empresarial Europeia A Região Empresarial Europeia é um projeto que identifica e recompensa regiões da UE que apresentam uma estratégia de política empresarial destacada e inovadora, independentemente do seu tamanho, riqueza e competências. As regiões com o plano de visão mais credível, com visão de futuro e promissor recebem o rótulo "Região Empresarial Europeia" por um ano específico. Concorrer até 28 de outubro.

Consulta pública: Pacto Ecológico (mecanismo de ajustamento das emissões nas fronteiras)

Os esforços da Europa para alcançar um impacto neutro no clima até 2050 poderiam ser comprometidos pela falta de ambição dos nossos parceiros internacionais. Tal facto implicaria um risco de fuga de carbono. Essa situação ocorre quando as empresas transferem a produção para países que são menos rigorosos em matéria de emissões. Nesse caso, as emissões globais não seriam reduzidas. Este novo mecanismo iria contrariar este risco, colocando um preço do carbono na importação de determinadas mercadorias provenientes do exterior da UE. Consulta pública disponível até 28 de outubro.

Consulta pública: ReFuelEU na aviação O objetivo desta consulta às partes interessadas é recolher opiniões sobre os projetos de medidas e opções de política da iniciativa da CE, conforme o estabelecido no Pacto Ecológico Europeu para acelerar a descarbonização da aviação e a utilização de combustíveis sustentáveis. A consulta também reunirá evidências sobre os custos e benefícios esperados das medidas políticas. Também deverá ajudar a identificar lacunas na lógica de intervenção ou áreas que requerem mais atenção. A consulta pública é direcionada e aberta. Os resultados da consulta, incluindo os dados recolhidos, informarão os serviços da Comissão. Esta consulta está disponível até dia 28 de outubro.

29 de Novembro

Parceria para na região de Múrcia no sector cultural Uma organização cultural da região de Murcia, em Espanha, está a planear apresentar uma proposta no âmbito do concurso extraordinário Erasmus + para apoiar as competências criativas e procura os seguintes perfis para aderir ao consórcio: Educação de adultas instituições, organizações criativas e culturais. municípios, autoridades públicas regionais, organizações de emprego, instituições de formação, organizações de apoio às empresas, organizações especializadas no desenvolvimento de ferramentas de formação tecnológica. Os interessados deverão contatar Diane Bulon, através do email [email protected] até 29 de outubro.

2 de Novembro

Consulta Pública (Fase de Roteiro): Iniciativa de Produtos Sustentáveis A CE lançou uma Iniciativa de Produtos Sustentáveis, até dia 2 de novembro, que irá rever a Diretiva de Ecodesign e irá propor medidas adicionais apropriadas para tornar os produtos nos mercados europeus mais sustentáveis. Os consumidores, o ambiente e o clima irão beneficiar de produtos mais duradouros, recicláveis, reutilizáveis, reparáveis e eficientes do ponto de vista energético.

Earth Observation Excellence Award 2021 A ESA e a União Europeia de Geociências apelam aos cientistas em início de carreira e que deram um contributo notável para o uso inovador da observação da Terra para se candidatarem a este prémio que será entregue em abril de 2021. As candidaturas podem ser efetuadas até 2 de novembro de 2020.

- AGENDA FUTURA -

Agricultura

Eurodeputados juntos pela manutenção do POSEI no Parlamento Europeu – “NO POSEI CUTS”- DESTAQUE! A semana ficou marcada pela iniciativa do Eurodeputado, Younous Omarjee que concentrouiniciativa do Eurodeputado da Reunião, Younous Omarjee, em concentrar, na Ágora Simone Veil, um local de elevado valor simbólico no PE, um conjunto alargado de eurodeputados de diferentes famílias políticas e geografias para a defesa pública do POSEI para o próximo quadro de programação 2021-2027, um tema que interessa particularmente as regiões ultraperiféricas. Todos juntos na defesa do POSEI, um instrumento fundamental para a segurança alimentar dos cidadãos europeus e para a competitividade agrícola das RUP e, em particular, dos Açores, os eurodeputados mostraram-se contra o corte de 3,9% proposto pela CE erguendo uma faixa “NO POSEI CUTS”. De realçar que a par dos eurodeputados, estiveram presentes nesta manifestação de apoio as representações dos Açores e das Canárias em Bruxelas, a Federação Agrícola dos Açores e o EuroDOM. Itália com nova indicação geográfica protegida A CE aprovou uma nova IGP (Indicação Geográfica Protegida) em Itália para o azeite extra virgem de Lucano, proveniente da região de Basilicata, no sul de Itália, um azeite que se caracteriza pela cor que vai do verde ao amarelo, frutado médio, amargo e picante, com possíveis notas aromáticas de erva fresca, tomate, amêndoa, maçã e alcachofra. Vale a pena relembrar que esta é uma certificação oficialmente regulamentada pela UE que é atribuída a produtos gastronómicos ou agrícolas tradicionalmente produzidos numa região. Nos Açores, por exemplo, a meloa de Santa Maria e a carne têm esta classificação.

PE aprova plano para adiar as novas regras da agricultura biológica O PE aprovou um plano para adiar por um ano, devido à pandemia, as novas regras da UE sobre a produção e rotulagem de produtos biológicos, concedendo aos agricultores e às autoridades nacionais mais tempo para se ajustarem. Com a pandemia, os agricultores biológicos tiveram de mudar o foco para manter a produção e o fluxo comercial, em vez de se prepararem para a entrada em vigor das novas regras da UE, pelo que o seu adiamento visa garantir o bom funcionamento e evitar perturbações de mercado.

Ambiente

PE quer redução das emissões de gases com efeito de estufa em 60% até 2030 O PE quer uma meta mais ambiciosa para a redução de emissão de gases com efeito de estufa na UE até 2030, indo mais além dos 40% anteriormente apresentados pela CE, pretendendo uma redução de 60%, o valor que a CE havia proposto para 2050. A par disso, o PE propôs também à CE que estabeleça uma meta intermédia para 2040, como forma de garantir que a EU está no caminho certo para alcançar o seu objetivo em 2050

Açores signatários de carta da Under2 Coalition dirigida aos Chefes de Estado e de Governo da UE - DESTAQUE! O Governo dos Açores, através da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, é signatário de uma carta da Under2 Coalition, uma coligação de governos de regiões que tem como objetivo a mitigação das emissões de gases com efeito de estufa. Nesta carta, os signatários apelam aos Chefes de Estado e de Governo da UE, que se reunirão na próxima semana em Bruxelas aquando do Conselho Europeu, para reduzirem as emissões em pelo menos 55% até 2030. Estratégia da UE para as Florestas deve promover a sustentabilidade O PE quer uma Estratégia da UE para as Florestas ambiciosa para o período pós-2020, que promova uma gestão sustentável e que tenha em conta os aspetos económicos, sociais e ambientais. O PE realça ainda o seu papel importante para o Pacto Ecológico Europeu, a prevenção de incêndios, o êxodo rural e a PAC, bem como a importância em adotar medidas contra a desflorestação a nível mundial, incentivando a florestação e reflorestação. A Estratégia da UE para as Florestas deverá ser apresentada pela CE no início de 2021. Prémios Capital Verde da Europa e Folha Verde da Europa anunciados em Lisboa Lisboa, atual Capital Verde da Europa, acolheu a cerimónia de entrega dos prémios Capital Verde da Europa de 2022, arrecadado pela cidade francesa de Grenoble, atribuído pela CE, e do prémio Folha Verde da Europa de 2021, que será partilhado entre as cidades de Gabrovo, na Bulgária, e de Lappeenranta, na Finlândia. Estas duas distinções têm como objetivo reconhecer o trabalho das cidades e vilas na prossecução da sustentabilidade ambiental, urbana, eco-inovação, bem como motivar outras cidades a seguir o mesmo caminho.

Coesão e solidariedade interna da UE

Associação da Indústria de Setúbal quer que península seja nova região NUTS II

A Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) reclama uma divisão entre os municípios da margem norte e da margem sul para efeitos da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos do Eurostat. De acordo com a AISET, Portugal perde 2 mil milhões de euros a cada orçamento da UE por ter as duas margens na mesma região. Numa troca de correspondência com a CE, a associação foi informada pelo Chefe de Unidade, da Direção-Geral da Política Regional e Urbana, Vicente Rodriguez-Saez, de que esta é uma competência “inteiramente dos Estados-membros” e de que o país poderá pedir uma alteração até dia 1 de fevereiro de 2022.

Há mesmo uma nova rota de imigração para Portugal

O Diário de Notícias revelou informações sobre uma investigação do SEF, entretanto partilhada com a GNR e a Marinha, a partir da qual se confirma uma “nova rota de imigração ilegal a partir de Marrocos”. Aos primeiros desembarques, em dezembro de 2019, já se seguiram outros 5, tendo chegado ao país 97 migrantes, 37 dos quais estão desaparecidos. O trajeto de cerca de 700 km em linha reta, inicia-se em El Jadida, a antiga Mazagão portuguesa e termina no Algarve, confirmando-se, segundo uma fonte que acompanha a investigação “que o trajeto é feito diretamente, apenas numa embarcação e estima-se que demore entre 40 a 50 horas”. O jornal acrescenta que a existência desta nova rota de imigração ilegal tem sido negada por vários membros do Governo, quer pelo Ministro da Administração Interna, , quer pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, e mais recentemente, depois do último desembarque a 15 de setembro, pela secretária de Estado para a integração e as Migrações. O embaixador marroquino em Portugal, Othmane Bahnini, surpreso com os desembarques em Portugal, destacou as medidas implementadas pelo Governo Marroquino para bloquear esta rota, assegurando que “é nossa responsabilidade controlar as fronteiras e proteger o espaço da União Europeia e estamos empenhados a todos os níveis (…)”. O Governo português também já “terá sido informado” pelo SEF.

CE lança plano de integração de 10 anos para o povo cigano na UE A CE adotou um plano de 10 anos para apoiar a integração do povo cigano na UE, estabelecendo sete áreas chave, nomeadamente a igualdade, inclusão, participação, educação, emprego, saúde e habitação, que os Estados-Membros terão de alcançar. A CE pretende que os Estados-Membros apresentem estratégias nacionais até setembro de 2021 e reportem, a cada dois anos, a sua implementação. Videoconferência entre von der Leyen e o Primeiro-Ministro grego: Declaração conjunta A Presidente da CE, Ursula Von der Leyen, e o Primeiro-Ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, participaram numa reunião online, inicialmente agenda para ocorrer em Atenas, na Grécia. Na sua declaração conjunta, ambos os líderes concordaram que a UE precisa de um sistema de gestão de migração justo, resiliente e previsível, com o equilíbrio certo entre a responsabilidade e a solidariedade, promovendo sempre a proteção dos valores europeus, tendo alertado a Grécia que o Novo Pacto das Migrações necessita de ter uma resposta adequada aos Estados que estão na linha da frente como porta de entrada aos migrantes. FSUE: 823 milhões de euros para apoiar a Croácia, Polónia e a crise do coronavírus A CE propôs um novo pacote de 823 milhões de euros de apoio financeiro ao abrigo do Fundo de Solidariedade da UE (FSUE), para ajudar em 683 milhões os esforços de resposta às consequências do terramoto na Croácia, e as inundações na Polónia, com 7 milhões. A CE propôs um novo pacote de 823 milhões de euros de apoio financeiro ao abrigo do Fundo de Solidariedade da UE (FSUE), para ajudar aos esforços de resposta às consequências do terramoto na Croácia, com 683 milhões, e das inundações na Polónia, com 7 milhões. Os restantes 132 milhões serão pagamentos antecipados à Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, Hungria e Portugal, de modo a apoiar os países a enfrentar a emergência sanitária da pandemia. Entrevista a Elisa Ferreira: “Agora, a bola está do lado dos países europeus”, “A comissária portuguesa Elisa Ferreira pede urgência na aprovação do Fundo de Recuperação e Resiliência. Garante que a Europa aprendeu com os erros e que a resposta à crise actual nada tem a ver com o passado. E fala numa “oportunidade histórica” que Portugal não pode desperdiçar”. Entrevista completa no Público. Podcast. “Carlos Moedas. O presente e o futuro da União Europeia” “O pretexto para esta conversa com o economista José Maria Pimentel foi o livro lançado por Carlos Moedas este ano (mesmo antes da pandemia), Vento Suão - Portugal e a Europa, que reúne as crónicas semanais que publicou durante os anos de comissário”. No podcast 45 Graus, do Público.

Cultura

Entrevista: Coletivo Arbeit an Europa entrevistou Adriano Moreira para o Arquivo Europeu de Vozes.

A coletânea de 50 entrevistas do Arquivo Europeu de Vozes dá voz à geração que viveu a Europa desde o pós-guerra até aos nossos dias. A entrevista a Adriano Moreira, incontornável figura política nacional e europeia, já está disponível no site do projeto. “Faltam os homens que fizeram a Europa” é uma das frases que a marcam a partilha da sua visão sobre a construção do projeto europeu. As restantes entrevistas serão publicadas semanalmente até ao final do ano. Pode acompanhar o projeto aqui.

Diplomacia e solidariedade externa da UE

CE concede 10 milhões de euros de ajuda humanitária à Ucrânia A CE concedeu uma ajuda humanitária adicional de 10 milhões de euros, aumentando para 23 milhões, à Ucrânia oriental para apoiar a população mais vulnerável, tendo em consideração o aproximar do inverno e os efeitos devastadores da pandemia. Desde março de 2014, fruto dos conflitos armados, que a UE tem concedido ajuda humanitária à Ucrânia, totalizando 165 milhões de euros. Cimeira UE-Ucrânia: Declaração conjunta Decorreu esta semana a 22ª Cimeira UE-Ucrânia que reuniu o Presidente do Conselho, Charles Michel o Alto Representante da UE, Josep Borrell, em representação da Presidente da CE, e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy. Na declaração conjunta, os líderes manifestaram o compromisso contínuo para o fortalecimento da associação política e integração económica da Ucrânia com a EU, a partilha dos valores da democracia, Estado de direito e o respeito pelas normais internacionais e pelos direitos humanos. A UE reitera o seu total apoio à Ucrânia na luta pela sua independência, soberania e integridade territorial, bem como o interesse da Ucrânia em fazer parte do bloco europeu. Arménia e Azerbaijão em conflito por Nagorno-Karabakh A Arménia e o Azerbaijão estão em conflito na região de Nagorno-Karabakh, um território separatista, habitado por arménios, apoiado pela Arménia, mas que o direito internacional o reconhece como parte do Azerbaijão. O escalar das tensões começou em setembro de 2020, mas o medo de um conflito de larga escala aumenta dia para dia uma vez que a Turquia apoia o Azerbaijão, enquanto a Rússia é o principal aliado da Arménia. A UE, através do Alto Representante Josep Borrell já veio pedir um cessar-fogo e o recomeço das negociações através do Grupo Minsk. De realçar também que esta semana o centro nevrálgico da UE foi palco de uma manifestação por parte da Arménia relacionada com este assunto e ainda o facto de Mkhitaryan, arménio e antiga estrela do Dortmund, United e Arsenal, ter enviado uma carta a Putin, Macron e Trump a pedir coloquem termo ao conflito. Cimeira UE-União Africana CE em visita de alto nível à Etiópia com a Parceria UE-União Africana na agenda A CE, através do Alto Representante Josep Borrell e do Comissário Janez Lenarcic, está de visita à Etiópia com o objetivo de fortalecer a parceria entre a UE e a União Africana (UA), estando agendadas reuniões com os governos da UA e com o próprio Governo da Etiópia, tendo a Cimeira UE-UA 2021, a cooperação para a paz e segurança e acordos bilaterais com a Etiópia, como principais temas de discussão. Nesta visita, que coincide com a entrega de 7,5 toneladas de testes de covid-19 doados pela Alemanha, a CE visitará ainda vários projetos de ajuda humanitária apoiados pela UE no país. Cimeira UE-União Africana só se vai realizar em 2021 O primeiro-ministro, António Costa, deu como certo que a Cimeira entre a UE e a União Africana só se vai realizar em 2021, pondo fim à incerteza que tem envolvido a data da reunião. "Estamos certos de que a cimeira UE-África em formato pleno só se irá realizar em 2021", disse o primeiro-ministro na Assembleia da República, no debate preparatório do Conselho Europeu de 15 e 16 de outubro. "Esperemos que a evolução da pandemia não adie por mais tempo a realização plena desta cimeira", acrescentou o primeiro-ministro. Antes disso, a 9 de dezembro, realiza-se uma "reunião em formato restrito" com os diferentes países africanos. Turquia rejeita críticas da UE e diz que deseja integrar o bloco europeu A Turquia classificou hoje como "injustas, desproporcionais e baseadas em preconceito" as críticas da CE na sua última avaliação do progresso dos países candidatos à adesão à União Europeia, e garantiu continuar comprometida em entrar no bloco europeu. A CE considerou na sua análise que "a Turquia tem continuado a afastar-se da União Europeia, com sérios recuos nas áreas da democracia, Estado de Direito, os direitos fundamentais e a independência do poder judicial", considerou o executivo comunitário", reiterando ter-se chegado a um impasse negocial com Ancara.

Rússia emite mandato de captura para líder da oposição bielorrussa A Rússia emitiu um mandato de captura para uma das líderes da oposição na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, atualmente em exílio na Lituânia. A ordem de captura russa motivou críticas dos ministros dos negócios estrangeiros da Letónia e Lituânia. Recorde-se que Svetlana Tikhanovskaya reuniu recentemente com vários chefes de estado da UE, incluindo Angela Merkel e Emanuel Macron. França e Alemanha são os primeiros países da UE a acusar diretamente a Rússia pelo envenenamento de Navalny França e Alemanha acusaram diretamente a Rússia de ser responsável pelo envenenamento de Navalny, num comunicado conjunto dos Ministérios dos negócios estrangeiros dos dois países, sendo os primeiros a fazê-lo na UE. A acusação surge depois da confirmação de envenenamento por Novichok, por parte da Organização para a Proibição das Armas Química (OPAQ). Após o anúncio da organização, Alexey Navalny pediu aos países europeus que endureçam as sanções contra o a Rússia, especificamente contra “oligarcas e altos funcionários” que formam o “estreito círculo” de Vladimir Putin. Portugal fora da lista de 39 países que condenaram a repressão dos Uigures na China Portugal não faz parte da lista de 39 países que condenaram a repressão dos Uigures pela China, num comunicado conjunto da ONU, após uma reunião da terceira comissão da Assembleia Geral da ONU. Entre os signatários estão quase todos os países da UE, com exceção de Chipre, Républica Checa, Malta, Roménia, Grécia, Hungria e Portugal. Imediatamente após a intervenção do embaixador alemão na ONU, Christoph Heusgen, o Paquistão leu uma declaração assinada por 55 países, entre eles a China, para denunciar a utilização da situação em Hong Kong para vários países se envolverem nos assuntos internos chineses. Maioria dos europeus não acredita que eleições nos EUA vão ser livres e justas Uma sondagem da YouGov, para o jornal The Guardian, elaborada em 7 países da Europa (Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália, Dinamarca e Suécia) concluiu que os europeus não acreditam que eleições nos EUA vão ser livres e justas. A partir de mais de mil entrevistas em cada um dos países, apenas um número entre 2% a 11% dos inquiridos acredita que as eleições nos EUA vão ser “complemente livre e justas”. Há também uma clara maioria a favor da vitória de Joe Biden, no próximo dia 3 de novembro, com a Itália a apresentar o maior taxa de apoio a Donald Trump (20%), por oposição à Dinamarca, onde somente 6% dos inquiridos querem uma vitória do candidato republicano. Mais de quatro milhões de europeus pediram residência no Reino Unido Mais de quatro milhões de cidadãos de países da União Europeia (UE) que vivem no Reino Unido solicitaram residência permanente ao Governo britânico para permanecerem no país após o Brexit, de acordo com dados oficiais divulgados hoje. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Interior, desde março de 2019 até o final de setembro passado foram recebidas 4.061.900 candidaturas, superando as estimativas iniciais de cerca de 3,7 milhões de europeus a residir no Reino Unido. Dessas candidaturas, 2.171.200 pessoas receberam autorização de residência permanente e 1.614.600 cidadãos obtiveram o estatuto provisório, o que implica que devem requerer a residência permanente após terem completado cinco anos consecutivos no país. PE condena violação dos direitos humanos na Eritreia, Nicarágua e na Arábia Saudita O PE adotou três resoluções: (1) contra a violação dos direitos humanos na Eritreia, que deve libertar imediatamente o jornalista sueco-eritreu Dawit Isaak, (2) contra a Nicarágua, onde o Presidente e o Vice-Presidente devem ser colocados na lista de sanções da UE, e (3) contra a Arábia Saudita, que deve cessar os maus tratos aos migrantes da Etiópia. CE divulga o Pacote Anual de Alargamento de 2020 aos eurodeputados A CE divulgou o seu Pacote Anual de Alargamentos aos eurodeputados, onde o estado de direito e o bom relacionamento com a vizinhança se manterão como os princípios fundamentais para futuros alargamentos da UE. De realçar que o Conselho Europeu aceitou abrir as negociações com a Albânia e com a Macedónia do Norte em março de 2020, enquanto outros Estados, como a Sérvia, já estão em negociações desde 2014, o Montenegro desde 2012, e o Kosovo e a Bósnia- Herzegovina são potenciais candidatos. A Turquia, o eterno candidato, estava em negociações com a UE desde 2005, mas dadas várias situações ao longo dos anos, em 2018, o Conselho decidiu suspender as negociações. Opinião: “Bielorrússsia é um problema, a Turquia é um perigo”

“O governo da Bielorrússia é sobretudo um problema para os bielorrussos; o governo da Turquia é um problema para os turcos e para os seus vizinhos, incluindo os europeus. Chipre usou o poder de veto para obrigar a Europa a perceber, ou a aceitar, que é mais importante reagir às ameaças de Erdogando que aos crimes de Lukashenko. Fez bem.” Por Henrique Burnay no Diário de Notícias.

Opinião: “’Autonomia estratégica’, novo conceito europeu”

“Como será a nova ordem global e qual deveria ser a preferência europeia? Na verdade, existem três cenários básicos possíveis”. Por Maria João Rodrigues no Público.

Opinião: “A Europa, os EUA e a China”

“A única maneira de a Europa preservar os valores da democracia, da convivência pacífica e dos direitos humanos parece ser a de manter uma relativa autonomia em relação a ambos”. Por Boaventura Sousa Santos no Público.

Think Thank do PE. Resultados do Conselho Europeu extraordinário 1-2 outubro de 2020

O PE publicou uma resenha dos resultados do último Conselho Europeu extraordinário, amplamente dedicado às relações externas da UE. Pode consultar o documento aqui.

Direitos Humanos, Estado de Direito, Democracia, Eleições

Partido de extrema-direita grego Aurora Dourada considerado organização criminosa

O Aurora Dourada, antigo partido de extrema-direita da Grécia, conhecido pelas suas posições anti emigrantes e nacionalistas, foi considerado uma organização criminosa, por um tribunal grego. Ao todo estiveram envolvidos 68 réus no julgamento, incluindo Nikos Michaloliakos, o líder, e outros 18 ex-deputados do partido. Foram acusados de envolvimento no ataque mortal ao músico ativista Pavlos Fyssas e em tentativas de homicídio de pescadores egípcios e ativistas comunistas. Cerca de 20 mil pessoas estiveram nas imediações do tribunal, numa demonstração pela defesa da democracia, onde de pediam sentenças pesadas para os membros do ex-partido. Recorde-se que o Aurora Dourada se tornou a terceira maior força política no parlamento grego, depois de eleger 18 deputados em 2012, embora não detivesse nenhum assento parlamentar nesta legislatura.

TCE aponta dificuldades na avaliação das estratégias para o combate à pobreza infantil na UE

Numa auditoria à estratégia da CE para auxiliar os Estados-membros no combate à pobreza infantil, o TCE constata um conjunto de limitações à avaliação das políticas europeias nesta matéria. Nas conclusões do documento, o tribunal reconhece a limitação dos “instrumentos juridicamente não vinculativos da CE”, mas sugere que o executivo europeu tem ao seu dispor mecanismos mais ajustados para combater a pobreza infantil, como o Semestre Europeu ou orientação dos fundos europeus através de acordos de parceria ou programas operacionais. Porém, a utilização de metodologias diferentes, com base em dados não harmonizados, por cada Estado-membro, bem como a “falta de informações diretamente relacionada com a pobreza infantil” não permite aferir a eficiência das medidas da UE. Por exemplo, os montantes dos FEEI diretamente alocados ao combate à pobreza infantil nos quatro países visitados (Alemanha, Itália, Polónia e Roménia) não são conhecidos, porque os acordos de parceria entre estes e a CE não têm metas específicas para este flagelo social. O TCE releva ainda o facto de “a pobreza infantil continuar a ser um problema grave na UE”, com quase uma em cada quatro crianças ainda em risco de pobreza ou exclusão social.

Opinião: “Os valores europeus não estão à venda”

“Nenhum cidadão europeu deve ser punido pelo facto de o seu governo não respeitar e defender os princípios fundadores da nossa União”. Por por Manfred Weber, Iratxe García Pérez, Dacian Cioloș, Ska Keller e Philippe Lamberts no Político.

Economia, Empresas

BCE testa euro digital

O BCE anunciou um conjunto de experiências para avaliar os prós e contras da criação de um euro digital no próximo ano, de acordo com um comunicado de imprensa da instituição. A moeda virtual seria o equivalente a uma nota eletrónica garantida pelo banco sediado em Frankfurt . “Os europeus estão cada vez mais a voltar-se para o digital na forma como gastam, poupam e investem. O nosso papel é garantir a confiança no dinheiro.”, afirmou Christine Lagarde. A partir de dia 12 de outubro, o BCE inicia uma consulta que, em paralelo com estas experiências, deverá informar os próximos passos da instituição. Esta é também uma questão de soberania monetária. Segundo Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE “Um euro digital também nos protegeria da possibilidade de existirem meios digitais de pagamento públicos ou privados, emitidos e controlados fora da zona euro.” De acordo com o Politico, o Facebook deverá lançar a Libra brevemente, uma forma de pagamento digital para os seus 2,7 mil milhões de utilizadores, mas há também várias países na corrida para a criação destas moedas virtuais, estando a China na dianteira, escreve a Deutsche Welle.

UE retira Ilhas Caimão da lista de paraísos fiscais, mas junta Anguila e Barbados

O Conselho da UE decidiu retirar as Ilhas Caimão e Omã da lista de jurisdições não cooperantes para fins fiscais, juntando a estes designados paraísos fiscais o arquipélago de Anguila e os Barbados. Com estas alterações, que se sucedem a uma anterior de fevereiro passado, são assim 12 os paraísos fiscais identificados pela UE: Samoa Americana, Anguila, Barbados, Fiji, Guam, Palau, Panamá, Samoa, Seychelles, Trinidad e Tobago, as Ilhas Virgens Americanas e Vanuatu.

PE aprova alteração de pastas de Dombrovskis e entrada de McGuinness

O PE aprovou a nomeação de Mairead McGuinness para comissária europeia dos Serviços Financeiros e a atribuição da pasta do Comércio a Valdis Dombrovskis. Mairead McGuinness será a nova comissária europeia para os Serviços Financeiros, a Estabilidade Financeira e os Mercados de Capitais. A sua nomeação foi aprovada pelo PE com 583 votos a favor, 75 contra e 37 abstenções. A mudança de Valdis Dombrovskis para a pasta do Comércio foi aprovada com 515 votos a favor, 110 contra e 70 abstenções.

Eurostat. Vendas a retalho descem em Portugal mas sobem na UE

Em Portugal, as vendas a retalho desceram 4,4% em agosto, em contraciclo, quer com a Zona Euro (3,7%), quer com a UE (3,5%), face a período homólogo. O indicador teve as maiores subidas na Bélgica (12,9%), na Irlanda (9,8%) e na Holanda (8,3%) e as principais quebras na Bulgária (-12,2%), em malta (-7,5%) e na Eslovénia (-6,6%). O país registou mesmo a segunda maior quebra mensal (-1,4%), também em contraste com a Zona Euro (4,4%) e UE (3,8%). Na comparação com julho, a Bélgica (9,6%), França (6,2%) e Alemanha (3,1%) registaram as maiores subidas nas vendas a retalho, enquanto a Roménia e a Eslovénia (-1,6%) e Portugal (-1,4%) apresentaram as maiores quebras.

Eurostat. Subida do preço das casas em Portugal acima da média europeia

No segundo trimestre deste ano, os preços na habitação em Portugal registaram a 5ª maior subida da UE, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat. No território nacional, os preços aumentaram7,8%, acima da média europeia, que registou uma subida de 5,2%. O Luxemburgo lidera esta lista com 13,3%, seguido de Polónia (10,9%), Eslováquia (9,7%) e Croácia (8,3%). O instituto de estatística da UE destaca ainda o aumento dos preços nas casas em comparação com o trimestre homólogo do ano passado.

Emprego

CE vai emitir obrigações SURE da UE num montante de 100 mil milhões de euros

A Comissão Europeia anunciou que irá emitir as suas futuras obrigações SURE da UE, num montante máximo de 100 mil milhões de EUR, como obrigações sociais. Para o efeito, a Comissão adotou um quadro de obrigações sociais avaliado de modo independente. Este quadro destina-se a proporcionar aos investidores nessas obrigações a confiança de que os fundos mobilizados irão servir um objetivo verdadeiramente social.

PE quer reforço da Garantia para a Juventude e o fim de estágios não remunerados

O PE apela aos Estados-Membros para que tomem medidas mais robustas para minimizar o impacto da pandemia nos jovens europeus, faixa etária onde o desemprego ascendeu a 17,6% em 2020. O PE defende também a proibição de estágios não remunerados na UE, devendo ser disponibilizados mais recursos para apoiar o emprego jovem, sendo o programa Garantia para a Juventude primordial para esse efeito. A par disso, o PE defende também o reforço do financiamento da Garantia para a Juventude no QFP 2021-2027, financiamento esse que o Conselho Europeu de julho reduziu significativamente através da redução do FSE+.

Energia

Projeto europeu vai testar e implementar energias renováveis na ilha Terceira - DESTAQUE!

O projeto europeu IANOS - IntegrAted SolutioNs for the DecarbOnization and Smartification of Islands vai testar e implementar soluções energéticas verdes na ilha Terceira, Açores, e em mais 4 ilhas na Europa e no mundo até 2024. Com 8,8 milhões de financiamento do programa Horizonte 2020, o IANOS pretende reduzir as emissões associadas ao consumo energético e torná-lo mais eficiente, tendo em conta as condições específicas destas ilhas, recorrendo a tecnologias inovadoras no sector das energias renováveis. Ao todo são 34 parceiros de 8 países, num consórcio coordenado pelo EDP CNET - Centre for New Energy Technologies, do qual são também parceiras a Secretaria Regional da Energia Ambiente e Turismo dos Açores e a EDA – Eletricidade dos Açores. Hydrogen Europe lança primeiro relatório sobre o hidrogénio verde na Europa

A primeira edição do “Clean Hydrogen Monitor 2020”, elaborado pela “Hydrogen Europe”, agrega um conjunto de dados harmonizados sobre o setor do hidrogénio verde na Europa, para consulta de todas as partes interessadas. O relatório disponibiliza uma lista de todos os projetos de hidrogénio existentes ou a ser implementados em breve e será atualizado todos os anos. Como se pode ler no documento, Portugal, embora tenha planos de investimento mais modestos, quando comparados com outros países europeus, está na linha da frente na aposta no hidrogénio verde, ao lado de países como a Alemanha ou a Holanda. A “Hydrogen Europe” é uma associação de privados, parceira da CE e da iniciativa público- privada para as células de combustível e hidrogénio.

Investigação: “O lobby do gás está a conduzir a Europa para um beco sem saída”, por Paulo Pena

“Portugal não autoriza a exploração de fósseis e quer ser líder na alternativa: o hidrogénio “verde”. Mas a UE continua a financiar gasodutos e centrais eléctricas a gás que custam mais de cem mil milhões de euros. Ao mesmo tempo, a Europa quer ser neutra em carbono e manter o aquecimento global abaixo de dois graus. As empresas de gás apostam agora numa estratégia de manter os furos, e as vendas, e “aprisionar” o CO2. Porque mais do que o ambiente, é de economia e geopolítica que falamos, quando falamos de gás”. No Público.

Fundos, financiamentos e prémios

Impasse nas negociações do próximo QFP A equipa do PE encarregue de negociar o QFP, que inclui os eurodeputados portugueses José Manuel Fernandes e Margarida Marques, abandonou as negociações por considerar que a proposta do Conselho em cima da mesa é insuficiente. O principal obstáculo são os tetos do orçamento acordados pelos líderes europeus em julho, tendo os eurodeputados proposto, por exemplo, que se exclua o pagamento de juros dos limites máximos, algo que implicaria um novo Conselho Europeu para discutir o assunto, uma hipótese descartada pelo Embaixador alemão na UE, Michael Clauß, numa carta enviada ao parlamento. O PE insiste num aumento de fundos em cerca de 40 mil milhões para 15 programas europeus, como o programa Horizonte e o Erasmus+, mas os Estados-membros não estão dispostos a ir além dos 9 mil milhões de euros. Para Margarida Marques, o “passo” prometido por Michael Clauß é muito curto. “A proposta que nos fez é uma provocação e não é aceitável”, declarou ao Público. O condicionamento da alocação de fundos ao respeito pelo Estado de Direito é outra das questões fraturantes que arrastam as negociações. Uma imposição do PE defendida também por Vera Jourová, mas que não é aceite pelo Conselho: na carta acima referida, Michael Clauß refere que “este não será e não pode ser um mecanismo de sanções financeiras para os Estados-membros que não respeitem a lei… o mecanismo de condicionalidade não pode ser um procedimento do [artigo 7.º do Tratado da UE] por outros meios”. Nas reuniões desta semana até se conseguiram alcançar alguns consensos, porém os eurodeputados afirmaram, em comunicado, não ter tido “outra opção senão interromper a reunião". Também Sebastian Fischer, porta-voz da Presidência alemã da UE, se mostrou desapontado com o impasse. As negociações em torno do QPF para os próximos 7 anos vão continuar na próxima semana. Governo português quer garantir transparência na utilização de fundos europeus O primeiro-ministro, António Costa, anunciou o lançamento de um portal para monitorizar os fundos europeus em tempo real, durante a reunião plenária no parlamento. Para além desta medida, Costa afirmou que “não só se vão manter todos os mecanismos de controlo que têm existido” como o governo está a trabalhar “num modelo de governação que reforce esses mecanismos de controlo e de escrutínio”. Também o PS revelou que vai propor um “mecanismo de avaliação da execução dos fundos”. Também no parlamento, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias alertou para constrangimentos se existir “um esquema muito burocrático”, dados os prazos apertados para a execução destes fundos, o que poderia “inviabilizar que sejam efetivamente despendidos”. Estas declarações surgem num momento em que o Governo português tem sido criticado pelo afastamento de Vítor Caldeira da presidência do Tribunal de Contas. De acordo com o jornal ECO, há pelo menos dez entidades a fiscalizar os milhões de Bruxelas. CE aprova auxílio de Estado a Itália de 1,5 mil milhões de euros A CE aprovou um auxílio de Estado de 1,5 mil milhões de euros a Itália para apoiar as empresas a operar no sul desse país e que foram fortemente afetadas pelo efeito da pandemia, reduzindo os seus custos laborais e ajudando-as a manter os trabalhadores. A Itália havia notificado a CE para beneficiar deste apoio temporário de auxílios de Estado para o período entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020. O Mecanismo de Avaliação de Investimento Estrangeiro na UE totalmente operacional O quadro da UE para o Investimento Direto Estrangeiro irá estar totalmente operacional a partir de dia 11 de outubro. Depois de dezoito meses de trabalho entre a CE e os Estados-Membros, foi criado um quadro de coordenação eficaz, sendo fundamental preservar os interesses estratégicos da Europa ao mesmo tempo que se mantém o mercado da UE aberto ao investimento.

CE aprova auxílio de Estado de 15,8 milhões de euros para os hotéis e aparthotéis de Bruxelas A CE aprovou um auxílio de Estado de 15,8 milhões de euros para apoiar os hotéis e aparthotéis em Bruxelas-Capital no contexto da crise provocada pela pandemia. Esta medida foi aprovada através do Quadro Temporário de Auxílios de Estado, onde o valor mínimo de apoio será 20 mil euros e o máximo 200 mil euros por hotel ou aparthotel, tendo como objetivo cobrir os custos operacionais, seguros, manutenção e segurança. Prémios Nobel 2020: World Food Programme arrecada o Nobel da Paz Ao longo desta semana foram sendo conhecidos os vencedores do Prémio Nobel em várias categorias, sendo de realçar o Prémio Nobel da Paz, que foi atribuído ao World Food Programme, das Nações Unidas, sedeado em Roma, a maior organização humanitária no combate à fome e na promoção da segurança alimentar, tendo o Comité destacado o seu trabalho neste período particularmente difícil – “Alimentação é a melhor vacina contra o caos”. O Nobel da Medicina foi entregue a Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice que conseguiram isolar o vírus da Hepatite C, abrindo caminho para a descoberta de uma cura. O Nobel da Física foi entregue a Roger Penrose, pela descoberta de que a formação dos buracos negros é uma predição robusta da teoria da relatividade geral, e para Reinhard Genzel e Andrea Ghenz, pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro da nossa galáxia. O Nobel da Literatura foi atribuído à poeta norte-americana Louise Gluck, muito conhecida na Suécia, uma proeminente poeta da literatura contemporânea americana. Por fim, o Nobel da Química foi entregue a Emmanuelle Charpentier e a Jennifer A. Doudna, duas investigadores que desenvolveram um método de edição do genoma que revolucionou as ciências da vida. O Nobel da Economia será anunciado segunda-feira, dia 12 de outubro. CE consulta Estados-Membros sobre a prorrogação do Quadro Temporário dos Auxílios de Estado A CE enviou aos Estados-Membros para consulta um projeto de proposta para prorrogar até 30 de junho de 2021 o Quadro Temporário relativo aos auxílios de Estado, adotado em março de 2020, para apoiar a economia no contexto da pandemia. A vice-presidente executiva, Margrethe Vestager, responsável pela política da concorrência, declarou: “Ao longo dos últimos sete meses, o nosso Quadro Temporário relativo aos auxílios estatais permitiu que os Estados-Membros atribuíssem quase 3 biliões de EUR de apoio potencial às empresas mais afetadas pela crise do coronavírus.” Opinião: “A Facilidade (ou a dificuldade) de Recuperação e Resiliência Europeia?”

“As autoridades europeias não parecem ter retirado ensinamentos da experiência de programas europeus passados”. Por Ricardo Cabral no Público.

Igualdade de Género, LGBTI

PE quer reavivar Diretiva para as quotas de igualdade de género nas empresas

Numa carta enviada à presidência alemã da UE, os líderes dos 5 maiores partidos do PE, o PPE, S&D, Renovar a Europa, Verdes e o GUE, pedem que se desbloqueie no Conselho, uma proposta de diretiva da CE, datada de 2012, para estabelecer quotas para a igualdade de género nas empresas europeias. Segundo os seus signatários, “as mulheres ainda representam menos de 30% dos membros das administrações e apenas 8% dos CEOs das maiores empresas da UE”. A legislação em questão, estabelece uma quota obrigatória de 40% para as mulheres, nos cargos não-executivos dos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsa na UE.

Indústria

Indústria automóvel ibérica junta-se para reclamar posição como sector estratégico na economia

A indústria automóvel ibérica está a reclamar a sua posição como instrumento estratégico das economias de Portugal e Espanha "no sentido de alcançar os objetivos de recuperação económica dos dois países" e, pelo futuro do sector, pede um "maior compromisso" aos governos de Lisboa e de Madrid, escreve o Expresso. Responsável por 11% do PIB espanhol e 6% do PIB português, a indústria automóvel representa 9% de emprego em Espanha e 12% em Portugal e "necessita de uma dotação financeira significativa para garantir não só a recuperação aos níveis pré-crise, mas também um maior crescimento sustentável para reforçar o seu papel como motor para os outros sectores da nossa economia", sustentam as 4 associações, já a pensar no próximo plano de recuperação desenhado na União Europeia para combater os efeitos da pandemia.

Justiça, infrações legais, elaboração de legislação

Académicos enviam carta-aberta ao PE contra nomeação de procuradores europeus

Os subscritores de uma carta-aberta remetida ao PE pedem que os eurodeputados movam uma ação junto do TJUE para anular a nomeação de procuradores europeus pelos Governos de Portugal, Bulgária e Bélgica. Nestes três Estados- membros, o método estabelecido não foi respeitado, tendo as escolhas da comissão independente sido ignoradas sem justificação, o que “ataca a credibilidade da independência da Procuradoria Europeia e do Estado de Direito na União Europeia”. Miguel Poiares Maduro e Rui Tavares são signatários da carta, para além de outros 14 académicos. O processo de seleção nestes três países já motivou perguntas de vários grupos de eurodeputados à CE e ao Conselho, bem como uma resposta da ministra portuguesa da Justiça, .

Eurodeputados que mudem de partido podem perder o mandato

O Parlamento português aprovou nesta sexta-feira por unanimidade a decisão de retirar o mandato aos eurodeputados que mudem de partido, de acordo com o Público. Com a aprovação do projeto de lei do PS na generalidade, baixa à comissão o diploma que pretende obrigar os eurodeputados eleitos para o Parlamento Europeu a cumprir as mesmas normas em vigor para a Assembleia da República: ou seja, no futuro, caso saiam do partido pelo qual foram eleitos, só podem manter o seu mandato, desde que não se vinculem a outro partido. Entre as críticas apontadas ao diploma está a omissão à entidade a quem cabe declarar uma eventual perda de mandato, mas ainda durante o debate o Tribunal Constitucional foi apresentado como a entidade mais adequada.

TJUE considera ilegal reforma universitária na Hungria

O TJUE considerou ilegal a reforma húngara da atribuição de licenças às universidades estrangeiras no país, na sequência da ação apresentada pela CE junto do tribunal. Em causa está a lei húngara de 2017 que introduziu restrições a instituições de ensino superior estrangeiras, incluindo a exigência de que também providenciem cursos nos seus países de origem. Outra obrigação alvo de deliberação pelo TJUE é a existência acordos bilaterais entre a Hungria e os países que não pertençam à Zona Económica Europeia como pré-condição para que se possam estabelecer no país. No acórdão pode ler-se “as condições introduzidas pela Hungria para permitir o ensino superior por instituições estrangeiras que exerçam as suas atividades no seu território são incompatíveis com a lei da UE”. Esta reforma forçou a Universidade da Europa Central, fundada por George-Soros, a mudar-se de Budapeste para Viena. De acordo com o Político, esta lei é amplamente reconhecida como um ataque direto a esta instituição. Se considerar que o Estado-membro não cumpriu com as obrigações legais desta decisão, a CE pode propor uma nova ação pedindo a aplicação de sanções pecuniárias.

Decisão do TJUE coloca em causa a partilha de dados com o RU

O TJUE considerou ilegal a recolha e tratamento de dados por parte do Reino Unido, uma decisão que deverá por em causa a sua partilha com a UE depois do Brexit. A CE necessita de aprovar a forma como o RU trata os dados dos cidadãos da EU, através de uma “decisão de adequação”, o que será improvável depois do acórdão do TJUE. Em julho, o tribunal proferiu uma sentença que anulava uma destas “decisão de adequação”, o “Privacy Shield”, colocando o fluxo de dados entre a UE e os EUA num limbo legal (que já motivou uma queixa contra a Amazon na Alemanha), por considerar que as leis de tratamento de dados do outro lado do atlântico são demasiado intrusivas.

Mecanismo da UE para rastrear investimento estrangeiro arranca dia 11

O mecanismo da UE para rastrear investimento estrangeiro no espaço comunitário entra em vigor no próximo domingo, visando assegurar a coordenação dos países para evitar interferências nas empresas europeias, nomeadamente em altura de crise económica. Depois de ter sido formalmente adotado em março de 2019, o enquadramento regulatório relativamente a este mecanismo vai, agora, tornar-se “totalmente operacional”, ao estabelecer um “quadro a nível da UE no qual a Comissão Europeia e os Estados-membros podem coordenar as suas ações em matéria de investimentos estrangeiros”, explica esta sexta-feira o executivo comunitário em comunicado. Isto nomeadamente numa altura de crise gerada pela pandemia da Covid-19, que gera preocupações à Comissão Europeia pela possibilidade de investidores estrangeiros adquirirem ou entrarem no capital de empresas europeias estratégicas em altura de volatilidade e subvalorização dos mercados bolsistas.

Opinião: “Crise. Quem paga?”

“Grandes poluidores, grandes empresas e milionários têm conseguido evitar pagar a sua justa proporção de impostos. É altura de inverter a situação”. Por Paul Tang e Pedro Marques, no Público.

Mar e pescas

FEAMP 2021-2027: Tratamento preferencial para as RUP

Como parte do novo QFP 2021-2027, a CE propôs um novo regulamento para o FEAMP de modo a continuar a apoiar a Política Comum das Pescas e uma política marítima integrada. O novo fundo irá conceder aos Estados-Membros mais flexibilidade na implementação das prioridades, a pesca costeira de pequena escala e a pesca nas RUP receberão um tratamento preferencial, bem como contribuir para o desenvolvimento da economia azul e apoiar os objetivos climáticos da UE. O próximo trílogo está agendado para 29 de outubro. Drones produzidos em Portugal já estão a patrulhar costa francesa Dede 23 de setembro que drones produzidos pela Tekever têm vindo a patrulhar a costa mediterrânica francesa ao abrigo de um acordo firmado com a Agência Europeia da Segurança Marítima. As missões têm vindo a ser feitas com drones AR5, que têm quase oito metros de envergadura e 20 horas autonomia de voo, que partem da base aérea de Istres, a oeste de Marselha. Controlo do tráfico humano, apoio às pescas ou deteção de descargas poluentes figuram na lista de missões que os drones da Tekever terão de executar sob supervisão de diferentes autoridades gaulesas. A missão de vigilância da costa sul francesa vai estender-se por três meses, com possibilidade de beneficiar de extensões. “Os nossos drones já foram usados neste tipo de missões em Portugal, Espanha, e Itália, e agora em França. Uma vez que estes drones ainda estão a ser usados em Itália, posso dizer que, pela primeira vez, estamos a executar missões em simultâneo em dois países da União Europeia”, refere Ricardo Mendes, diretor executivo da Tekever. Projeto BiodivAMP vai contribuir para a monitorização de áreas marinhas protegidas em Portugal

O projeto BiodivAMP surgiu da necessidade de gerir e monitorizar melhor as 83 áreas marinhas protegidas de Portugal. Este objetivo será cumprido com recurso a financiamento do Fundo Azul, tutelado pelo Ministério do mar e a partir de três eixos. O primeiro, diz respeito à implementação de uma metodologia de monitorização de espécies, pouco utilizada no país e conhecida como ADN ambiental que já está a ser testada no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (Parque Natural da Arrábida), Litoral Norte, Berlengas, Parque Marinho do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Parque Marinho do Garajau (Madeira) e Parque Marinho do Canal Faial-Pico (Açores). O projeto vai promover também a literacia relacionada com estas zonas protegidas e a criação de um manual de boas práticas. O coordenador, Gonçalo Silva, considera que apesar de “constituírem uma importante ferramenta de preservação dos ecossistemas marinhos, a maioria das áreas marinhas protegidas em Portugal é apenas moderadamente protegida”, sendo que em determinadas áreas “nem existe qualquer monitorização ou gestão adequada”. O BiodivAMP vai contribuir para dois compromissos internacionais assumidos por Portugal: a Diretiva para a Estratégia Marinha e as Metas da ONU para o Desenvolvimento sustentável.

Rede de monotorização do fundo do mar EMSO-PT já tem website ativo

O website do Observatório Multidisciplinar Europeu do Fundo do Mar e da Coluna de Água (EMSO-PT) já pode ser consultado por todos os interessados nesta rede de monitorização dos fundos marinhos. Existem dois observatórios oceânicos que integram o EMSO-PT, a Estação Cádis, no Golfo com o mesmo nome e a Estação Condor, a oeste-sudoeste da ilha do Faial, sendo a Universidades dos Açores parceira deste consórcio, através do Centro do IMAR. Este projeto, cofinanciado pela UE, faz parte de uma associação de parceiros europeus, a EMSO-ERIC, na qual participam oito países (Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Roménia). Este é um Consórcio para uma Infraestrutura Europeia de Investigação, um quadro jurídico estabelecido para a criação de infraestruturas de investigação em grande escala a nível europeu.

Saúde

Portugal obtém 37,5 milhões de euros de fundo de solidariedade da UE para enfrentar pandemia A CE anunciou que Portugal irá receber 37,5 milhões de euros em pagamentos antecipados, através do fundo de solidariedade da UE, para ajudar a enfrentar “o surto de covid-19 e os seus efeitos”. “Trata-se de um pagamento antecipado, tal como pedido pelo governo português, e encontra-se pendente da apreciação da candidatura apresentada, não antecipando o valor final” previsto para Portugal, sublinha o executivo comunitário, em nota à Lusa. O anúncio surge após, em junho, Portugal ter entregado ao executivo comunitário uma candidatura ao fundo de solidariedade europeu para mitigar os efeitos económicos provocados pela pandemia de covid-19. Em comunicado publicado na altura, o Governo referia ter submetido um pedido de “apoio para despesas elegíveis no valor de 3,5 mil milhões de euros”. CE aprova terceiro contrato para garantir acesso a potencial vacina A CE aprovou um terceiro contrato para garantir acesso a uma potencial vacina com a empresa farmacêutica Janssen Pharmaceutica NV, uma das empresas farmacêuticas da Johnson & Johnson. Se a vacina vier a comprovar ser segura e eficaz, os Estados-Membros poderão adquirir vacinas para 200 milhões de pessoas, podendo adquirir 200 milhões adicionais, bem como doar vacinas a países com baixos rendimentos ou cedê-las a outros Estados-Membros da UE. Vale

a pena lembrar que a CE já assinou contrato com a AstraZeneca e com a Sanofi-GSK e conclui com êxito as negociações exploratórias com a CureVac, a Moderna e a BioNTech-Pfizer. PE reúne em Estrasburgo este mês O PE vai voltar a reunir em Estrasburgo no dia 19 de outubro, depois dos casos registados de coronavírus terem diminuído na Alsácia, de acordo com dois altos funcionários da instituição. O presidente do PE, David Sassoli (em quarentena por ter estado em contacto com uma pessoa infetada) deverá anunciar em breve esta decisão que inclui medidas mais restritivas, como a viagem de apenas um assistente por eurodeputado e um grupo reduzido de funcionários. O cancelamento da sessão plenária em Estrasburgo motivou declarações de desagrado pela França, país que é o “único obstáculo para o PE sair de Estrasburgo”, afirmou o eurodeputado Paulo Rangel ao Público. PE quer ir mais longe na legislação da CE sobre produtos alimentares prejudiciais a crianças

O PE, para proteger a saúde dos consumidores europeusproteger a sua dos consumidores europeus, particularmente das crianças, colocou uma objeção a uma proposta da CE sobre produtos alimentares que contêm dióxido de titânio e acrilamida. O PE apela à CE que aplique o princípio da precaução e remova o dióxido de titânio da lista de aditivos alimentares permitidos na UE, atualmente utilizado para colorir produtos de confeitaria, padaria e pastelaria, bem como gomas, doces, chocolates e gelados, todos muito populares entre as crianças. Importante destacar que a França baniu a venda de produtos que contém dióxido de titânio no início de 2020, tendo cerca de 85 mil cidadãos europeus assinado uma petição para que a UE siga o mesmo rumo.

Tecnologia, comunicações, informática e satélites

Empresas portuguesas participam na remoção de lixo espacial em missão da ESA

A UE vai tomar a dianteira na remoção de lixo espacial com a missão Adrios, da ESA, na qual estão envolvidas empresas portuguesas. O primeiro projeto de demonstração de remoção de objetos em órbita chama-se ClearSpace-1 e pretende lançar, em 2025, um satélite “aranha” para destruir um outro, com o contributo logístico, operacional e tecnológico das portuguesas Deimos (que subcontratou o ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade), LusoSpace e Critical Software. “A forte presença de empresas portuguesas é possível graças ao compromisso de Portugal no investimento de 7,5 milhões de euros para a primeira fase da missão ADRIOS, aprovada pela ESA, no Conselho Ministerial de novembro” pode ler-se no site da agência. Ao todo, a missão deverá durar nove meses, chegando ao fim com o encaminhamento dos dois satélites para a atmosfera terreste, onde se desintegrarão.

Transportes

PE apoia legislação para garantir a segurança e a cooperação no Eurotúnel O PE confirmou duas propostas legislativas que visam garantir que o túnel ferroviário que liga a Europa Continental ao Reino Unido, o Eurotúnel, continue a funcionar de forma segura e eficiente quando o Reino Unido passar ao estatuto de país terceiro. Esta legislação irá conceder poderes à França para negociar um novo acordo internacional com o Reino Unido e manter a Comissão Intergovernamental como a principal autoridade do Eurotúnel.

Instituições Europeias…

Mais no Parlamento Europeu... Calendário revisto a 2 de julho, para 2021 e para 2022.

Em aberto

Procura emprego nas instituições Europeias?

No EU Careers encontrará informações e sugestões sobre as oportunidades de emprego junto das instituições europeias! A União Europeia ajuda-o a encontrar emprego no #EUandMe! Oportunidades: Agência da União Europeia para a Cibersegurança.

Seis Passos para iniciar uma carreira profissional no estrangeiro

O Portal Europeu da Mobilidade Profissional publicou um artigo onde explica os seis passos para os jovens iniciarem a sua carreira profissional no estrangeiro.

Procura emprego na área de Assuntos Europeus em Bruxelas?

No Trusted Jobs encontrará oportunidades de emprego na área de assuntos europeus em Bruxelas!

Estágios

Nesta página dedicada poderá encontrar propostas de estágios nas instituições europeias e órgãos consultivos das instituições.

Procura emprego na Europa?

Procura trabalho no setor público ou privado Europeu e particularmente em Bruxelas? O EuroBrussels é um dos bons sítios internet para o começar a fazer.

Empregos e estágios através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Verifique aqui as oportunidades de emprego divulgadas pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Agência Espacial Europeia

Explore as vagas de emprego da ESA. Se é um profissional experiente, um graduado ou um estudante, descubra o impacto que você pode fazer com uma carreira na Agência Espacial Europeia. Use a ferramenta de procura de vagas da Agência Espacial Europeia.

IFREMER

O Instituto Francês para a Exploração do Mar (IFREMER) tem vagas para os diversos níveis de estudo dos recursos marinhos. Detalhes na base de dados dedicada deste instituto.

Corpo Europeu de Solidariedade

O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Aos 17 anos já te podes inscrever no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só podes participar num projeto depois de fazeres 18 anos. A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade. Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos, relacionados, por exemplo, com a prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução na sequência de catástrofes deste tipo, a assistência em centros de requerentes de asilo ou a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade. Inscrições aqui.

Açorianos no Mundo

“Açorianos no Mundo” é uma plataforma online, que vai permitir a todos os açorianos por nascimento, ascendência, afinidade (casamento/união de facto), que tenham residido nos Açores por um período mínimo de cinco anos, e que se encontram a residir fora da Região Autónoma dos Açores, uma maior proximidade com o arquipélago e, consequentemente, uma efetiva participação no futuro dos Açores, através da adesão ao processo eleitoral para a escolha dos representantes das suas comunidades, que, posteriormente, integrarão o Conselho da Diáspora Açoriana (CDA). Registe-se aqui.

Produtos alimentares Açorianos em Bruxelas

Pode encontrar produtos alimentares açorianos em Bruxelas, nas seguintes lojas: Casa Portuguesa, Lusoloja e Mercado Português.

Viver em Bruxelas

Ligações formais e não formais, mas utilizadas por quem procura casa temporária em Bruxelas: Bxl à Louer - de bouche à oreille (II), BRUXELLES: Location appartement, Colocation, Sous-location chambre à louer, Colocation Bruxelles, Immoweb, e Logic-immo. E muito mais: Xpatris.

O Gabinete dos Açores em Bruxelas tem soluções para a realização de reuniões, acompanhamento temático, interpretação, alojamento e muito mais. Contacte-nos!

O que é o Az@Brx?

O Az@Brx é um boletim informativo constituído por uma seleção de notícias compiladas a partir de Bruxelas e consideradas relevantes no contexto da Região Autónoma dos Açores. É também noticiada a atividade do Gabinete dos Açores em Bruxelas. A prospeção, seleção, adaptação e apresentação das notícias é da responsabilidade do Gabinete dos Açores em Bruxelas. O boletim está redigido em Português, no entanto, as notícias apontadas estão redigidas no idioma original, o que inclui também o Inglês, o Francês e o Castelhano. As imagens utilizadas pertencem ao domínio público, ao Gabinete dos Açores em Bruxelas, ao SIARAM ou constam das notícias apontadas. Este boletim não tem periodicidade fixa, sendo preferencialmente distribuído às sextas-feiras. Legenda: Título da notícia a vermelho, nova notícia; Notícia já exposta no número anterior, título da notícia a verde; A notícia herdada do número anterior, mas com alterações, título da notícia em cor-de-laranja.

Legenda:

| - Açores | - Agricultura | - Ambiente | - Coesão e solidariedade interna da UE |

| - Comércio, concorrência | - Coronavírus | - Cultura | - Desporto |

| - Diplomacia e solidariedade externa da UE |

| - Direitos Humanos, Estado de Direito, Democracia, Eleições | - Economia, Empresas |

| - Educação | - Emprego, desemprego | - Energia | - Fundos, financiamentos e prémios |

| - Habitação | - Igualdade de género, LGBTI |

| - Indústria | - Investigação científica, ciência |

| - Justiça, infrações legais, elaboração de legislação | - Juventude |

| - Mar e pescas | - Portugal | - Proteção civil | - Regiões ultraperiféricas | - Saúde |

| - Tecnologia, comunicações, informática e satélites | - Transportes | - Turismo |

| - União Europeia, outros |

Lista de Siglas, Acrónimos e Abreviaturas:

| AECT – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial | AESA – Agência da UE para a Segurança Aérea | BCE – Banco Central Europeu | BEI – Banco Europeu de Investimento | CE – Comissão Europeia | CEO – Chief Executive Officer | CESE – Comité Económico e Social Europeu | CoR- Comité das Regiões | CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa | CRPM – Conferência das Regiões Periféricas Marítimas | EBA – Autoridade Bancária Europeia | EBCD – European Bureau for Conservation and Development | EEE – Espaço Económico Europeu | EIT - Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia | EMA – Agência Médica Europeia | EMB – European Marine Board | EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima | ERC – Conselho Europeu de Investigação | ESA – Agência Espacial Europeia | EUA – Estados Unidos da América do Norte | FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural | FEAGA – Fundo Europeu Agrícola de Garantia | FEI – Fundo Europeu de Investimento | FEIE – Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos | GEE – Gases com Efeito de Estufa | GPS – Sistema de Posicionamento Global dos EUA | IA – Inteligência Artificial | ICCAT – Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico | IMO – Organização Marítima Internacional | JRC – Centro de Pesquisa Conjunto da CE | OCM – Organização Comum dos Mercados Agrícolas | ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU | OMC – Organização Mundial do Comércio | OMS – Organização Mundial de Saúde | ONU – Organização das Nações Unidas | PAC – Política Agrícola Comum da UE | PE – Parlamento Europeu | PES – Partido Socialista Europeu | PME – Pequenas e médias empresas | PPE – Partido Popular Europeu e PPE no PE | Q&A – Perguntas e Respostas | QFP – Quadro Financeiro Plurianual da EU | RIS – Regional Innovation Scoreboard | RUP – Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, de acordo com o artigo 349 do TFUE | S&D – Aliança Progressiva dos Socialistas e Democratas (inclui o PES no PE) | UE – União Europeia | TCE – Tribunal de Contas Europeu | TFUE – Tratado sobre o Funcionamento da UE | TJUE – Tribunal de Justiça da UE |

Autoria: Estrutura de Missão para a Instalação do Gabinete da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas

Aceitam-se sugestões!

Quero receber este boletim (envie-nos o seu email) – Quero deixar de receber este boletim

Conheça a nossa Política de Privacidade – PT e EN

Consulte os números anteriores

Saiba mais sobre o Gabinete dos Açores em Bruxelas

[email protected] | @AzoresEUoffice | Google Maps

O Gabinete dos Açores em Bruxelas no Registo de Transparência da União Europeia

Não imprima esta newsletter. O Ambiente agradece!