As empresa estão voltando sua atenção para os

White Paper | Parallels Desktop para Chrome OS Parallels Desktop para Chrome OS

Por que sua empresa deve ficar atenta Já tendo registrado ganhos substanciais em anos anteriores, não é surpreendente que os Chromebooks deram um salto ainda maior no ano passado em meio à pandemia de COVID-19. Na verdade, os Chromebooks tiveram um aumento de vendas de 122% ano a ano no terceiro trimestre de 2020 e, com uma ampla margem de vendas, lideraram o setor de dispositivos de computação pessoal. Determinados fatores importantes estimularam esse crescimento.

Neste white paper, abordaremos alguns fatores:

• A crescente popularidade dos Chromebooks e sua aceleração frenética em 2020. • As limitações que impedem este dispositivo de ser adotado por negócios e empresas. • Como superar essa limitação com o Parallels® Desktop para Chrome OS.

A crescente popularidade e a notável aceleração dos Chromebooks em 2020 Quando os Chromebooks começaram a ser comercializados entre 2011 e 2016, rapidamente ganharam força no setor de educação. Sua acessibilidade e extraordinária duração da bateria alinharam-se perfeitamente às necessidades dos alunos. Meia década depois, essas mesmas características permanecem, mas os Chromebooks ganharam outras melhorias que agora os tornam atraentes também para outros setores.

Nos últimos anos, os principais fabricantes de hardware começaram a adicionar Chromebooks de nível empresarial às suas linhas de produtos. Esses dispositivos elegantes e de alta octanagem oferecem flexibilidade, segurança, sistema operacional robusto e uma IU limpa, junto com uma memória maciça, armazenamento e o poder de computação de que as empresas precisam. E, embora seu preço seja mais alto do que os Chromebooks adquiridos em massa pelas escolas, os dispositivos Chrome Enterprise continuam sendo uma alternativa acessível em comparação com muitos PCs e notebooks equipados, especialmente do ponto de vista de custo total de propriedade (TCO).

Esses avanços trouxeram o sonho de uma única frota de Chromebooks, que pode gerenciar de maneira interessante todos os aspectos das operações corporativas, atraindo olhares de CIOs e CTOs que procuram simplificar e agilizar as operações de suas equipes.

Do ponto de vista da administração de TI, gerenciar uma frota inteira de Chromebooks é indolor. Primeiro, os Chromebooks são atualizados automaticamente com mínima ou nenhuma intervenção humana. Correções de bugs, patches de segurança ou novos recursos de software, seja para o sistema operacional, navegador ou o próprio dispositivo, são aplicados regularmente.

Em segundo lugar, os administradores de TI podem gerenciar todos os dispositivos Chrome em um só lugar, no Admin Console. Nele, os administradores podem gerenciar aplicativos, aplicar políticas, fornecer acesso a VPNs corporativas e redes Wi-Fi, forçar a instalação de aplicativos e extensões do Chrome, gerenciar sessões de visitantes, aplicar políticas de quiosque e executar várias outras funções administrativas.

Por último, mas não menos importante, os Chromebooks já têm segurança de várias camadas incorporadas ao seu DNA. As atualizações automáticas garantem que vulnerabilidades conhecidas possam ser eliminadas muito antes de ocorrer uma exploração. Mesmo se uma ameaça for detectada, o recurso de sandbox dos Chromebooks, que força cada página da Web e aplicativo a ser executado em um ambiente restrito, pode conter essa ameaça e impedir que afete outras áreas do dispositivo.

©2021 Parallels International GmbH 2 Parallels Desktop para Chrome OS

Se a ameaça de alguma forma sair da sandbox, ela ainda não durará muito. Cada vez que um é inicializado, ele executa o que é conhecido como "Inicialização verificada", queé uma autoverificação que muda automaticamente o dispositivo para o modo de recuperação ao detectar algo suspeito. Esse modo permite que o usuário ou o administrador de TI execute um processo de recuperação simples que trará o dispositivo de volta a um estado praticamente como novo.

Essas são apenas algumas das muitas funções de gerenciamento e segurança dos Chromebooks que facilitam a vida dos administradores de TI.

Os recursos e a funcionalidade que tornam os Chromebooks uma opção tão atraente se tornaram exponencialmente mais valiosos em 2020. Este foi um ano sem precedentes em que alunos e funcionários tiveram que trabalhar remotamente para minimizar o risco de infecção devido à COVID-19. De repente, dispositivos que poderiam permitir um trabalho seguro, conectado e ininterrupto de qualquer lugar tornaram-se necessidades absolutas.

De acordo com uma recente pesquisa da Gartner, 82% dos líderes de empresas pretendem permitir que os funcionários continuem a trabalhar remotamente por algum tempo após a pandemia, o que só aumentará a demanda por esses tipos de dispositivos.

A limitação dos Chromebooks para empresas Do ponto de vista de gestão, segurança e economia, os Chromebooks são muito atraentes. No entanto, a maioria das empresas ainda hesita em substituir seus laptops atuais por um. O grande motivo é porque os Chromebooks não podem executar aplicativos do Windows com todos os recursos. Isso inclui não apenas aplicativos do Office como Word, Excel e PowerPoint, mas também software de contabilidade baseado em Windows, software de uso médico, aplicativos de linha de negócios (LOB) e outros.

Embora você possa usar versões online do Word, Excel e PowerPoint, essas versões não oferecem alguns recursos importantes, o que prejudica a produtividade. Por exemplo:

• Você não pode adicionar linhas de tendência a gráficos no Excel. • Você não pode adicionar um índice no Word. • Você não pode adicionar fontes personalizadas ou cabeçalhos/rodapés no PowerPoint.

E o pior de tudo, você teria que passar por vários obstáculos para trabalhar em documentos originalmente criados online se perder a conectividade com a . Essas inadequações provaram-se um grande obstáculo para os Chromebooks fora do setor educacional. Afinal, o Windows ainda reina entre os sistemas operacionais de área de trabalho, tendo conquistado 76,56% do mercado global em 2020.

As soluções de infraestrutura de áreas de trabalho virtual (VDI) são uma forma popular de preencher essa lacuna, pois oferecem suporte a uma ampla variedade de dispositivos, incluindo Chromebooks de baixo custo, e vêm com recursos adicionais de auditoria, relatórios e gerenciamento. No entanto, essas soluções podem ser caras para implementar, exigem infraestrutura e são vulneráveis às limitações de largura de banda da Internet, levando a tempos de resposta lentos e interrupções de desempenho. As interrupções tornam-se um problema sério quando a popularidade do trabalho remoto tende a continuar.

©2021 Parallels International GmbH 3 Parallels Desktop para Chrome OS

Como você pode superar essa limitação com o Parallels Desktop para Chrome OS Por mais de uma década, os usuários de Mac conseguem executar perfeitamente aplicativos do Windows, e o próprio Windows, em seus dispositivos Mac usando um software de virtualização conhecido como Parallels® Desktop para Mac. Embora existam outras soluções de virtualização para executar o Windows no macOS, o Parallels Desktop 16 é a melhor opção de virtualização de acordo com a revista Apple (agora em formato online), Macworld. No ano passado, a Parallels lançou uma solução semelhante para Chromebooks.

A Parallels é líder global em soluções de entre plataformas. Além do Parallels Desktop (e suas variantes), a Parallels também desenvolve o Parallels® Remote Application Server (RAS), uma solução VDI que permite às organizações hospedar áreas de trabalho e aplicativos virtualizados em um local central, como um datacenter ou infraestrutura em nuvem, e entregá-los remotamente para dispositivos de endpoint.

Ela também desenvolve o Parallels® Mac Management para Microsoft System Center Configuration Manager (SCCM), o poderoso plug-in do SCCM que permite aos administradores de TI gerenciar com facilidade computadores Mac juntamente com PCs com Windows na mesma interface familiar do SCCM.

Ao todo, a Parallels tem 21 anos de experiência em engenharia e um histórico impecável de produção de soluções multiplataforma de grande sucesso. Isso provou ser mais do que suficiente para moldar uma parceria de longa data com o Google. A Parallels trabalhou com o Google no desenvolvimento de algumas de suas soluções de entre plataformas. A colaboração mais recente resultou no que agora é o primeiro software do mundo a executar o Windows diretamente em Chromebooks: o Parallels® Desktop para Chrome OS.

Desenvolvido atualmente para dispositivos Chrome Enterprise, o Parallels Desktop para Chrome OS permite que as organizações executem aplicativos do Windows com todos os recursos, incluindo aplicativos do MS Office e quase todos os aplicativos atuais e legados baseados no Windows. Mais importante, ele faz isso sem precisar de uma conexão com a Internet. Os usuários têm o mesmo conjunto completo de recursos online ou offline.

Mudança perfeita do Windows para o Chrome OS Mudar do Chrome OS para o Windows é rápido e fácil. Se você é um usuário Mac e está familiarizado com o Boot Camp, o Parallels Desktop não funciona do mesmo, pois isso consumiria muito tempo. Não há necessidade de reiniciar para mudar do Chrome OS para o Windows e vice-versa.

Depois de fazer login em seu dispositivo e iniciar o Parallels Desktop, você pode trabalhar em seu ambiente Windows no modo de tela inteira (onde ocupa a tela inteira) ou no modo de janela (onde aparece em uma janela em seu ambiento do Chrome OS). Quando estiver no modo janela, sempre que desejar trabalhar no Chrome OS, basta arrastar o ponteiro do mouse para fora da janela do Windows e clicar em qualquer elemento do Chrome OS.

Fácil acesso a arquivos, pastas e conteúdo da área de transferência do Windows no Chrome OS e vice-versa Você pode facilmente compartilhar (ou cancelar o compartilhamento) de pastas no Chrome OS para que os arquivos dessa pasta possam ser acessados pelo Windows. Depois que uma pasta é compartilhada, você também pode salvá-la em qualquer aplicativo do Windows para que o arquivo salvo também possa ser acessado no Chrome OS. Você pode até mesmo compartilhar pastas do Google Drive.

A área de transferência também é compartilhada entre o Chrome OS e o Windows. Isso significa que você pode copiar e colar texto e gráficos entre os dois ambientes e usá-los nos aplicativos, independentemente do ambiente em que esses aplicativos estão sendo executados.

©2021 Parallels International GmbH 4 Parallels Desktop para Chrome OS

Impressão sem esforço Se você já tiver impressoras conectadas ao Chromebook, poderá usá-las nos aplicativos do Windows. Você também pode usar as impressoras que estão disponíveis apenas no Windows.

Gerenciamento centralizado Os administradores de TI podem realizar várias tarefas importantes relacionadas ao Parallels Desktop no Google Admin Console. Essas tarefas incluem ativar/desativar o Parallels Desktop para usuários selecionados, implementar uma imagem corporativa do Windows para usuários selecionados, especificar o espaço em disco necessário para a VM do Windows e assim por diante.

A combinação do Parallels Desktop para Chrome OS e de dispositivos sofisticados do Chrome Enterprise abre as portas para uma nova gama de possibilidades. Isso agora possibilita que as organizações executem aplicativos de linha de negócios baseados no Windows, aplicativos desenvolvidos internamente e aplicativos baseados em ArcGIS, entre outros. Esse feito era virtualmente impossível em Chromebooks regulares, fazendo com que o site de tecnologia e avaliações ZDNet nomeasse a solução como uma das três principais inovações tecnológicas de 2020.

Até a elaboração deste white paper, o Parallels Desktop para Chrome OS era compatível com os seguintes dispositivos (com mais sendo adicionados em breve):

Acer Chromebook Spin 713 (CP713-2W)

Acer Chromebook Spin 13

ASUS Chromebook Flip C436FA

Dell Latitude 5300 2-in-1 Chromebook

Dell Latitude 5400 Chromebook

Dell Latitude 7410 Chromebook

Google Pixelbook

Google Pixelbook Go

HP Pro c640 Chromebook

HP Pro c645 Chromebook

HP Elite c1030 Chromebook

HP Chromebox G3 Enterprise

Lenovo Yoga C630 Chromebook

Lenovo Yoga C13 Chromebook

©️2021 Parallels International GmbH. Todos os direitos reservados. Parallels e o logotipo da Parallels são marcas comerciais registradas da Parallels International GmbH no Canadá, nos Estados Unidos e/ou em outros lugares. Apple, iPad, iPhone, Mac, MacBook Pro e macOS são marcas comerciais da Apple Inc. Chromebook é uma marca comercial da Google LLC. Todos os outros nomes de empresas, produtos e serviços, logotipos, marcas e quaisquer marcas comerciais registradas ou não registradas mencionadas são usados apenas para fins de identificação e permanecem propriedade exclusiva de seus respectivos proprietários. O uso de quaisquer marcas, nomes, logotipos ou qualquer outra informação, imagem ou material pertencente a terceiros não implica endosso. Negamos qualquer interesse de propriedade por essas informações, imagens, materiais, marcas e nomes de terceiros. Para saber mais sobre todos os avisos e informações sobre patentes, acesse https://www.parallels.com/about/legal.

©2021 Parallels International GmbH 5