ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS TEMÁTICAS E REFERÊNCIAS BIBBLIOGRÁFICAS DAS MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO DEFENDIDAS EM 2016 1 JUNTO AO BACHARELADO EM PRODUÇÃO CULTURAL 2 DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Luiz Augusto F. Rodrigues 3

Antes de apontar a análise dos autores trabalhados nas monografias, apresenta - se as temáticas e os orientadores mais recorrentes, entendendo - se que as referências utilizadas são reflexos de ambos.

Tomando - se o ano de 2016, foram defendidas 43 monografias como Trabalho de Conclusão de C urso (TCC). O quadro a seguir ilustra o quantitativo de TCCs por temática principal 4 , considerando - se a incidência igual ou superior a 4 trabalhos na referida temática; ficaram de fora outros 7 temas que não atingiram tal quantitativo.

Tema Nº de TCCs Perc entual/Total Gestão de equipamentos e de espaços culturais 7 16% Cultura e t eor ia 5 6 14% Economia da cultura 5 11% Cultura e gênero 5 11% Linguagens artísticas 4 10% Cultura e mídia 4 10% Totais 31 72%

Em relação à orientação dos trabalhos, regist ra - se, aqui, os/as docentes que orientaram, em 2016, ao menos 10% dos TCCs. São eles: Flávia Lages (orientadora de 21% das monografias defendidas em 2016, ou seja 9 dos 43 trabalhos); Marina Frydberg (7 trabalhos, representando 16%); e Wallace Barbosa (4 T CCs, perfazendo 10%).

Em relação às referências bibliográficas cabe destacar que não foram considerados sites , nem vídeos , nem entrevistas. Contabilizou - se 1.105 referências extraídas dos 43 trabalhos (média de 26 títulos por monografia). Passaremos a trat ar a recorrência de autores e/ou títulos constantes nesse universo. Advertimos que apenas os autores que apareceram mais de duas vezes no total compilado serão referenciados aqui.

1 Esta pesquisa é um desdobramento inicial da indexação temática das 550 monografias defendidas no curso de 2001 a 2016. 2 Bacharelado criado em 1995, com primeiro ingresso semestral de turma em 1996. O trabalho de conclusão de curso, desenvolvido ao longo de dois semestres s ob orientação de um dos docentes ligado ao curso, é apresentado e avaliado por banca composta de 3 professores. 3 Professor Titular do Departamento de Arte da UFF. Foi um dos idealizadores do bacharela do, assim como coordenador do curso em 2011 e 2012. Integra o Colegiado de Curso desde o início, e faz parte do NDE/Núcleo Docente Estruturante. 4 A indexação temática foi produzida por mim, livremente, a partir dos títulos das monografias. 5 Dos 6 trabalh os com temática geral classificada como Teoria, observa - se 2 sobre Identidade, e 1 cada uma das seguintes abordagens: memória; hibridismo; loucura; autoconhecimento. Uma especificidade que cabe comentar é sobre a utilização de referências a d ocumentos federais . Das 34 incidências, 22 dizem respeito a Leis, Medidas Provisórias , Resoluções e Instruções Normativas. Das demais , destacam - se 4 referências ao IPHAN /Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 3 ao MinC /Ministério da Cultur a, e 3 à Ancine /Agência Nacional de Cinema .

. Autores e obras:

Pierre Bourdieu contribuiu com 29 referências neste conjunto de 43 mon ografias. Foi disparado a maior referência teórica encontrada. Eis as obras mais citadas e seus quantitativos: A distinção , 5 vezes; A ilusão biográfica , 5 vezes; O poder simbólico , 4 vezes; As regras da arte , 4 vezes; A produção da crença , 3 vezes. As demais surgiram 2 ou apenas 1 v ez.

Michel Foucault foi utilizado 9 vezes, sendo 5 referências ao livro História da sexualidad e .

Henry Jenkins foi utilizado também por 9 vezes, sendo 5 referências ao livro Cultura de convergência , e 3 a uma obra ainda não traduzida para o português: Fans, bloggers and games . Jenkins é um estudioso estadunidense sobre meios de comunicação contempo râneos.

Néstor García Canclini e Stuart Hall foram os dois autores latino - americanos mais utilizados. Das 5 referências a Canclini, apenas a obra Culturas híbridas se repete duas ve z es. Já em relação à Stuart Hall, sua pequena obra A identidade cultural na pós - modernidade foi referenciada em 7 monografias. Ao todo, Hall foi citado 10 vezes.

Manuel Castells foi referenciado 5 vezes, contribuindo com os estudos sobre redes informacionais na contemporaneidade. Pierre Levy apareceu 3 vezes.

O conceito de cultur a encontrou no pequeno livro de Roque de Barros Laraia ( Cultura: um conceito antropológico ) um potente material de referência, tendo sido citado 6 vezes. Já Claude Lev i - Strauss foi utilizado 3 vezes, mes mo quantitativo de referências d o antropólogo Gilber to Velho.

Os estudos sobre Economia da Cultura tiveram duas referências estrangeiras principais: A obra homônima de Françoise Benhamou – que foi citada 3 vezes - e Paul Tolila, com 5 referências ao seu livro Cultura e Economia . O tema encontrou na brasilei ra Ana Carla Fonseca Reis a possibilidade de utilização de 4 de seus textos (um deles aparecendo duas vezes).

Já os estudos sobre funk encontram em Micael Herschmann uma importante referência. O autor apareceu em 6 citações.

O campo das políticas culturais foi estudado, sobretudo, pelas reflexões de Alexandre Barbalho. Das 5 referências a este autor, apenas um texto se repete e um outro é em coautoria.

Publicado inicialmente em 1997, o Dicionário crítico de políticas culturais organizado por Teixeira Coelho se mostrou – sobretudo nos primeiros anos do curso – importante obra utilizada nas disciplinas. No entanto, considerando os TCCs defendidos em 2016, esta obra aparece apenas duas vezes. Outras duas obras do autor foram também utilizadas, perfazendo 4 refe rências a Teixeira Coelho.

A discussão sobre indústria cultural ganhou 4 referências aos trabalhos de Theodor Adorno e Max Horkheimer.

As 4 referências a Zygmunt Bauman são todas oriundas de obras diferentes, mas que abordam a questão das identidades no co ntexto contemporâneo.

Cinco citações a Gilles Deleuze foram encontradas, sendo 2 delas referentes a Mil platôs , uma coautoria com Félix Guattari.

Howard Becker contribuiu também com 4 obras distintas. Assim como Marilena Chauí, que também foi citada 4 veze s, sendo duas delas a partir de seu livro Cidadania cultural . Acrescente - se, aqui, as 3 utilizações de textos do pensador português Boaventura de Sousa Santos.

Duas professoras da UFF vêm apontando importantes contribuições aos estudos culturais, em especi al abordando cultura popular e periferia. São elas: Ana Enne e Adriana Facina. Seis textos diferentes de Ana Enne foram registrados, assim como outros 5 diferentes textos de Adriana Facina. Seguindo esta lógica, observou - se 3 citações à tese de doutorado de Marina Frydberg, professora do curso , em trabalho aborda a temática das etnografias musicais. Também da UFF, mas ligado ao curso de geografia, observou - se 5 referências a Rogério Haesbaert. Simone P. de Sá, também da UFF, apareceu 3 vezes, a partir de d ois artigos que focalizam os estudos culturais..

Discussões sobre a reprodutibilidade técnica das obras de arte foram utilizadas 3 vezes a partir do livro de Walter Benjamin.

Os estudos de gênero têm se mostrado uma realidade crescente no curso. Três difer entes obras tendo Flávia Biroli como autor a , coautora ou organizadora (estas duas últimas em parceria com Luís Felipe Miguel) foram utilizadas. Problemas de gênero , de Judith Butler apareceu apenas 2 vezes , mas cabe a referência . Os estudos queer utilizara m 3 textos não traduzidos de Skadi Loist ; e a temática do feminismo utilizou 3 textos não traduzidos de Iris Marion Young. Outra referência para a temática de gênero são alguns textos de Rossana Brandão Tavares, que apareceu em 4 citações.

Oriundos de dois campos disciplinares distintos, registrou - se 4 textos do educador Paulo Freire, 3 textos d e psiquiatria de Sigmund Freud . Oriundos de uma mesma monografia, identificou - se 3 trabalhos de Paulo Amarante sobre saúde mental.

Alguns autores têm se mostrado imp ortantes referências a os estudos sobre a indústria fonográfica ; 3 estudos utilizaram o livro Os donos da voz , de Márcia Tosta Dias; e foram encontradas 5 referências a três textos de Leonardo Marchi , e 3 referências a textos de Lucina Viana. Outra referênc ia ao tema se encontra em Eduardo Vicente: sua dissertação de mestrado e um artigo em revi s ta apareceram 2 vezes cada, mas 13 entrevistas dadas por Eduardo foram utilizadas em monografias que discutiram a indústria da música. Estudos sobre consumo cultural apontaram , por 3 vezes, referência à obra O mundo dos bens , de Mary Douglas e Baron Isherwood . Já o tema da cultura de massas utilizo u livro homônimo de Edgar Morin por 3 vezes. As celebridades foram discutidas em 4 artigos de Alex Primo e em 3 textos d e Chris Rojek.

Estudos sobre livro e leitura utilizaram 3 obras de Luís Milanesi.

O artigo Memória, esquecimento, silêncio , de Michael Pollak, foi citado 3 vezes. Mesmo quantitativo referenciado a Tomaz Tadeu da Silva e seus estudos sobre a identidade. E, ainda, o mesmo quantitativo ligado a textos de Carlos Vainer sobre o empresariamento da cidade contemporânea.

A questão da inclusão e da acessibilidade encon t raram referências em 4 textos de Viviane Panilli Sarraf, e em 4 textos de Romeu Kazumi Sassaki.

Co nclui - se as indexações aqui analisadas com a indicação, por 3 vezes, do livro A conveni ênci a da cultura , de George Yúdice.

______

A seguir, a base bibliográfica compilada das 43 monografias, e que ser viu de fonte para a análise que antecede.

Obs.: Manteve - se o formato referenciado em cada monografia, ou seja: não foi realizada a correção das referências cf. Normas ABNT vigentes.

Eis:

AAKER, David; NORRIS, Donald. Characteristics of TV Commercials Perce ived as Informative. Journal of Advertising Research, 22 (April/May), pp. 22 - 34. 1982

ABBOTT, Bill. Cartoon Syndication. 07 de novembro de 2012. Disponível em < https://billabbottcartoons.com/2012/11/07/cartoon - syndication/> Acesso em 10 jul. 2016.

ABREU , Tiago. Entrevista com banda Tanlan: Banda Tanlan fala sobre o seu surgimento e sobre o novo movimento musical que está crescendo no Brasil, o crossover. Missão Gospel. 9 maio 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2016.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Americanah. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma única história (Palestra). 2009. Filmada por TED Global. Disp onível em: . Acesso em: 22 nov. 2016.

ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialé tica do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o ilumi nismo como mistificação de massas. In: Luiz Costa Lima (Org.), Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 169 - 214.

AFFINI, Leticia P. Era Digital: o texto audiovisual na web. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares d a Comunicacao. XXXII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicacao – Curitiba, 2009.

AFONSO, Carmelinda Monteiro Costa. Promoção da Saúde, Capital Social e Capital Cultural: o caso do Projeto Acari. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013.

AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. As Confissões. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1968, 472 p.

AKKARI, Abdeljalil. Introdução às perspectivas interculturais em educação. Salvador: EDUFBA, 2010.

ALENCAR, Guilherme Viana de. Crise do Escravagismo. Disponível em: . Acesso em: 07/09/2016.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Vida Privada e ordem no império. In: História da Vida Privada no Brasil (v.2) S ão Paulo: Companhia das Letras, 1997.

ALLENDE, Isabel. Meu país inventado. Tradução de Mario Pontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

ALMEIDA, Cícero Antônio Fonseca de. “O ‘Colecionismo Ilustrado’ na Gênese dos Museus Contemporâneos”. Anais do Museu Histórico Nacional, V. 33, 2001.

ALMEIDA, Paulo Sérgio e BUTCHER, Pedro – Cinema Desenvolvimento e Mercado – BNDES – FILME B – Aeroplano – RJ – 2003.

ALMEIDA, Rosa Karla C.; NUNES, Patrícia M. S.; ZOBOLI, Fabio. Acessibilidade e possibilidades de lazer: a pessoa com deficiência como foco de análise. In. Relatório final do projeto orla: estrutura, equipamentos e usos da orla na praia do Atalaia. Aracajú, Sergipe. 2011. P. 62 - 71.

ALTERS, Diane F. “We hardly watch that rude, crude show”: Class and ta ste in The Simpsons. In: HARRISON, Mark; STABILE, Carol A. Prime Time Animation: Television animation and American culture. New York: Routledge, 2003.

ALVES, Elizabeth Conceição de Almeida. Um estudo sobre: a leitura e escrita no ambiente digital.

AMADO, J anaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. - 8ª edição – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 183 - 191.AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Editora Zouk, 2008. AMÂNCIO, Marina; CHIARI, Marina. Fanfictions: Incentivando a Produção na Indústria Cultural. Disponível em :

AMANCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme: Cinema estatal brasileiro em sua época de ouro (1977 - 1981). Niterói: Ed UFF, 2000.

AMARANTE , Rodrigo. Sentimental. . In: Bloco do Eu Sozinho. Rio de Janeiro: Abril Music, 2001, 1 CD. Faixa 7.

AMARANTE. P.. Loucos pela vida : a trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 20 13

AMARANTE. P. ; FREITAS, F.; NABUCO, E. ; Pande, MNR . Da diversidade da loucura à identidade da cultura: o movimento social cultural no campo da reforma psiquiátrica. Cadernos Brasileiros de Saúde M ental , v. 4, p. 125 - 132, 2012.

AMARANTE. P.; NOCAM, F. (Org.) ; YASUI, S. (Org.) ; FREITAS, F. (Org.) ; NABUCO, E. (Org.); RANGEL, Mariana (Org.); LIMA, Elizabeth Maria Freire de Araújo (Org.). Saúde Mental e Arte - Práticas, Saberes e Debates. 1. ed. São Paulo: Editora Zagodoni, 2012.

AMENDOEIRA, M.C.R. A expressão artística e a esquizofrenia - o caso de Adelina Gomes por meio das imagens . Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental). Instituto de Psiquiatria. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio d e Janeiro, 2008

AMORIM, José Roberto Neves. Direito sobre a história da própria vida. Revista dos Tribunais, v.749, ano 87, p.124 - 133, mar.1998.

ANDERSON, Chris. A cauda longa. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2006.

ANDRADE, Solange Ramos; PALAMIN, Flávio Guadagnucci de. Morte e Juventude na Mitologia da Europa Setentrional. Maringá (PR) v. 1, n. 3, 2009. ISSN 1983 - 2859. ANAIS DO II ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES Revista Brasileira de História das Religiões ANPUH Disponível em Acesso em 04/11/2106

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La frontera: the new mestiza. 2. ed. São Francisco: Aunt Lute Books, 1999.

APPADURAI, Ajum. “A Vida Social das Coisas.” Ed . Universidade Federal Fluminense. 2008.

ARAGÃO, Pedro de Moura. O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e "O Choro". (Tese Doutorado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2011.

ARANLE, Antonio A.. O espaço da diferença . Campinas: Papirus, 2000. 302 p.

ARANTES, Otília. Uma estratégia fatal. A cultura nas novas gestões urbanas. 2009.

ARAÚJO, P. C. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2010. Resenha de: BORÉM, F. Rese nha do livro “Eu não sou cachorro, não”. Per Musi, n.29, p.231 - 234, jan./jun.2014. ARAÚJO, Paulo Cesar de. O Réu e o Rei: minha história com Roberto Carlos, em detalhes. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 521 p.

ARAÚJO, Paulo Cesar de. Roberto Carlos e m Detalhes. Disponível em: < https://lelivros.top/book/download - roberto - carlos - em - detalhes - paulo - cesar - araujo - em - epub - mobi - e - pdf/> Acesso: 14/12/2016.

ARAÚJO, T. T. Fotoclube auto representação e disputa do simbólico nas favelas cariocas. Dissertação de me strado do Programa de Pós - Graduação em Cultura e Terrritorialidades. 2013.

ARAÚJO, Tatiana Brandão de. Cinema Queer: o que é isso, companheir@s?. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eltronônicos), Florianópolis, 2013.

ARAÚJO, Valterlei Bo rges de. Novos Modelos de Produção Musical e Consumo. Niterói: Editora da Uff. 2014

ARCTIC Monkeys make chart history: The first album from indie band Arctic Monkeys has become the fastest - selling debut album in UK char thistory. BBC, London, 29 jan. 2016 .

ARNOLD, Mark; REYNOLDS, Kristy. Hedonic shopping motivations. Journal of Retailing, 79, pp.77 - 95 , 2003.

ARRAIS, André; ARRAIS, Tiago. Terra Estranha (Canção de José). OS ARRAIS. In: Torah.[s.l.], [s.d.], Faixa 5.

ARRAIS, Tiago. Caneta e Papel. OS ARRAIS . In: As Paisagens Conhecidas. Brasília: Sony Music Brasil, 2015, 1 CD/DVD. Faixa 4.

ARRUDA, Rebecca. Veja algumas curiosidades do café. Revista Cafeicultura, Rio Paranaíba, MG, 2012. Disponível em: . Acesso em: 07/09/2016.

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. Tradução de Teixeira Coelho. 3ª ed. São Paulo:

ASSIS, Elisa Prado de. Acessibilid ade nos bens culturais imóveis: possibilidades e limites nos museus e centros culturais. 2012. 375 p. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 9050:2015 Acessibilidade a Edificações Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, 3º edição, 2015.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS. Sobre a deficiência intelectual – o que é? Disponível em: Acessado em 23 set. de 2016.

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. 4ª edição. São Paulo: Papirus, 2004, 112 páginas.

AUGUSTIN, André Coutinho. O neoliberalismo e seu impacto na política cultural brasileira. In: II Seminário Internac ional Políticas Culturais. Rio de Janeiro, 2011. In: Anais do II Seminário Internacional Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa/Ministério da Cultura, 2011.

AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. 3 ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1989. 320 p.

Autor. RICOEUR, Paul. A identidade narrativa e o problema da identidade pessoal. Arquipélago, 2000.

AUTRAN, Arthur. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Tese (doutorado). Instituto de Artes / Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

AZEVEDO, Lena; FAULHABER, Lucas. SMH 2016: remoções no Rio de Janeiro Olímpico. 1 Ed. Rio de Janeiro. Mórula, 2015.

BÂ, A. Hampaté. História geral da África, I: Metodologia e pré - história da Áf rica.. Tradição viva. Edição J. Ki - Zerbo. 2ºed. rev. – Brasília : UNESCO, v. I, nº 8, p. 167, 2010.

BABIN, Barry; DARDEN, William; GRIFFIN, Mitch. Work and/or fun: measuring hedonic andutilitarian shopping value. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 2 0, n. 4, p. 644 - 656,1994.

BACHOFAN, J. J. Mito, religião e direito materno. 1961.

BARBALHO, Alexandre. O papel da política e da cultura nas cidades contemporâneas. In: Políticas culturais em revista, ed. 2, p.1 - 3, 2009 . Disponível em: www.politicascultur aisemrevista.ufba.br.

BARBALHO, Alexandre. Política Cultural: um debate contemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2005.

BARBALHO, Alexandre. Textos Nômades, Políticas, Cultura e Mídia, Fortaleza Banco do nordeste do Brasil, 2008.

BARBALHO, Alexandre. Textos Nômade s: política, cultura e mídia. Fortaleza: Ba nco do Nordeste do Brasil, 2008.

BARBALHO, Alexandre; RUBIM, Albino; BARBALHO, Alexandre; COSTA, Leonardo. Formação em organização da cultura no Brasil: apontamentos iniciais. Relatório Final. Minc: 2009. Disponí vel em: .

BARBOSA, Camila. Celebridades e apropriações humorísticas em blogs: uma análise do “Morri de Sunga Branca” e do “Te Dou Um Dado?”. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tese de doutorado. 2015. Disponível em: . Acesso em 20 outubro de 2016.

BARDHI, Fleura.; ARNOULD, Erik. Thrift shopping: combining utilitarian thrift and hedonic benefits. Journal of Consumer Behavior, v. 4, n. 4, p. 223 - 233, 2005

BARDIN, Laurence, (1977), Análise de Conteúdo, Edições 70, Lisboa.

BARRETO, Elisa. Crombie e Palavrantiga – O Vencedor. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016. BARRETO, Rodrigo R. Parceiros no clipe: uma análise contexto - textual da autoria de Björk e Michel Gondry em Human Behaviour. Salvador: FACOM/UFBA, 2007.

BARRETTO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 13ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003 (Coleção Turismo). Ac esso em:14/10/2016.

BARROS, José Márcio. Diversidade cultural e gestão: sua extensão e complexidade. p. 20 - 27 In BARROS, José Márcio; OLIVEIRA JÚNIOR, José (orgs.). Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade cultural, 2011. 156p.

BATISTA, Vera Malaguti. O Alemão é muito mais complexo. In: Vera Malaguti Batista (Org.). Paz Armada. 1ed. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

BAUDRILLARD, Jean. “O Sistema dos Objetos”. Ed Perspectiva. 2015.

BAUMAN, Zygmunt. I dentidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoa s em mercadorias. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMANN, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar.

BECKER, H. Mundos da Arte, 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2010. 328p.

BECKER, H. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2009

BECKER, Howerd Mundos artísticos e tipos sociais, In: VELHO, Gilberto. Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1977b, p. 9 - 26.

BECKER, Howerd. Arte como ação cole tiva. In Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1977a. p. 205 - 222

BEKKER, Peter O. E. Gospel: The life, Times & Music Series. New York: Michael Friedman PublishingGroup, Inc. 1993, 72 p.

BELEM, Marcela; DONADONE, Júlio César. A Lei Rou anet e a construção do “mercado de patrocínios culturais”. In Revista Norus: Novos Rumos Sociológicos, Pelotas, v. 1, n. 1, p. 51 - 61, jan/jun, 2013.

BELLONI, Antonio. Food economy, L’Italia e l estrade infinite del cibo tra società e consumi. Itália: edito ra Mrsilio 2014.

BELMONT, Mariana. Biblioteca Pública de Niterói se firma como local de lazer: Programação cultural da biblioteca inclui oficinas, cinema e encontros. Rio de Janeiro, O Globo: 2012. Disponível em: Acesso em: 09 mar. 2016.

BENHAMOU, F. A Economia da Cultura. 1. ed. São Paulo: Atelie, 2007. 200p.

BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007. BENHAMOU, Franço ise. A economia da cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica. In: LIMA, Luiz C. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENTES, Ivana. Cultura de redes e políticas culturais no Brasil. In Revista Observatório Itaú Cultural : OIC. - N. 19 (nov. 2015/maio 2016). – São Paulo : Itaú Cultural, 2007

BERGERON, Katherine, BOLHMAN, Philip V. (ed.) D isciplining Music: Musicology and its canons. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.

BERNARDAZZI, Rafaela. Youtubers e as relações com a produção audiovisual. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicacao. XXXIX Cong resso Brasileiro de Ciencias da Comunicacao – Sao Paulo, 2016.

BERNARDET, Jean - Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. [S.L.]: Companhia das Letras, 2009. 336 p.

BERNARDET, Jean - Claude. Filmografia do cinema brasileiro, 1900 - 1935. Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 1979.

BERNAT, Isaac. Encontros com o griotSotiguiKouyaté. 1º ed. Rio de Janeiro: Palla, 2013.

BERTEAUX, Daniel. Los Relatos de Vida. Perspectiva Etnosociológica.Barcelona, ED Bellaterra, 200 5

BERTO. Heloisa Helena Costa. Entrevista concedida em 27 de junho de 2016.

BESSA, Karla. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético políticas na constituição da subjetividade. Cadernos Pagu (28), janeiro - junho de 2007, p. 257 - 283.

BEZERRA JUNIOR , B. C.. É preciso repensar o horizonte da Reforma Psiquiátrica. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 16, p. 4598 - 4600, 2011.

BEZERRA JÚNIOR, Benilton. O ocaso da interioridade e suas repercussões sobre a clínica. In: PLASTINO, C. A. (Org.). In: Transgr essões. Rio de Janeiro: Contracapa, 2002, p. 229 - 239.

BEZERRA, Beatriz Braga. Fanfiction: Possibilidade Criativa nos Ambientes Digitais .

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BIANCHI, Felipe. Lei da TV Paga, uma pequena revolução. Barão de Itararé. (2014). Sítio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Disponível em: Acesso em: 18/08/16 BICCA, Â.; CUNHA, A. P.; ROSTAS, M.; JAHNKE, M. Identidades Nerd/Geek na web: um estudo sobre pedagogias culturais e culturas juvenis. In:Conjectur a: Filosofia e Educação, v. 18, n. 1, 2013.

BIDOU - ZACHARIASEN, Cathe rine. De volta à cidade: dos pr ocessos de gentrificação ás políticas de" revitalização" dos centros urbanos. Annablume, 2006.

BIER, Clerilei Aparecida; CAVALHEIRO, Ricardo Alves. Lei Roua net x crowdfounding: fomentando os empreendimentos culturais in Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 2015. p 30 - 47.

BIGON, B. Como ser nerd em 10 passos, 2011. Disponível em: [https://lostacts.wordpress.com/2011/06/19/como - ser - nerd - em - 10 - pa ssos/] Acesso

BILLBOARD POP CHART. Charts. Pop Songs. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2016.

BIROLI, Flávia. Autonomia e desigualdades de gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática. Vinhedo, Editora Horizonte, 2013.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe (org.). Teoria política feminista: textos centrais. Vinhedo, Editora Horizonte, 2013.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e política: uma introdução. 1 Ed. São Paulo: Boitempo, 2014.

BISHOP, Claire. Radical Museology – or, What’s ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art?. London: Koening Books, 2013.

BITTAR, Bernardo; CARVALHO, Douglas. Estreia de "Os Dez Mandamentos": ingressos esgotados, mas salas às moscas. “A estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas tenham um bilhete em mãos. Porém, os cinemas estão vazios.” Correio Braziliense, Brasília: 28 jan. 2016. Disponível em: Acesso em: 28 mar. 2016.

Björk. Homogenic. Intérprete: Björk Gudmundsdóttir. Londres: One Little Indian Records, 1997. 1CD.

Björk: passions in a cold climate. The independent. 2004. Disponível em : http://www.independent.co.uk/arts - entertainment/music/features/bjoumlrk - passionsin - a - cold - climate - 556397.html. Data de acesso: 10 de nov. 2016.

BLANCHARD, John. Rock in Igreja?! São José dos Campos: Editora Fiel, 1987, 177 p.

Blog Blasting News. Ministé rio da Cultura defende Funk e gera debate em rede social. 19 de agosto de 2015. Disponível em

Blog de Graça eu Vou. MetrôRio lança aç ões inéditas em parceria com a Rio Parada Funk. 01 de setembro de 2015. Disponível em

BØDKER, Henrik. The Changing Materiality of Music. Aarhus : The centre for internet research, 2004.

BOLAÑO, César, MOTA, Joanne e MOURA, Fábio. Leis de incentivo à cultura via renúncia fiscal no Brasil. In CALABRE, Lia (org). Políticas culturais: pesquisa e formação. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fun dação Casa de Rui Barbosa, 2012. 332 p.

BOLTER, David & GRUISIN, Richard. Remediation: understanding new media. Massachusetts, Cambridge: MIT Press, 2000.

BONATTO, Aline. Anitta operou o nariz e colocou silicone antes de estourar. Extra, publicado em 16 d e junho de 2013. Disponível em: http://extra.globo.com/mulher/corpo/anitta - operou - nariz - colocou - silicone - antes - de - estourar - 8694788.html Acesso em 20 de novembro de 2016.

BONFITTO, Matteo. O Ator - Compositor: as ações físicas como eixo, de Stanislavski a Ba rba. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BONORINO, S.L.; PAIM, M.C.C. Importância da Educação Física escolar, na visão de professores da rede pública de Santa Maria. Buenos Aires: Revista Digital da Efd esportes, ano 13, n. 130, mar. 2009. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd130/importancia - da - educacao - fisica - escolar - na - visao - de - professores.htm>. Acesso em: 30 jan. 2017 .

BOOKER, M. Keith. Drawntotelevision: prime - time animationfrom The Flintstonesto Family guy. Connecticut: PraegerPublishers, 2 006.

BOORSTIN, D. J. From hero to celebrity: the human pseudo - event. In: MARSHALL, P. David (ed.). The celebrity culture reader. New York: Routledge, 2006. p. 72 - 90.

BOTELHO, Isaura. Democratização cultural: Desdobramentos de uma ideia. Blog Acesso. São P aulo. 2009. Disponível em: < http://www.blogacesso.com.br/?p=66> Acesso em: 14 set. de 2016.

BOTELHO, Isaura. Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública. Espaço e Debates – Revista de Estudos regionais e urbanos. São Paulo. Nº 43/44. 2004.

BOTELHO, Janaína. Os barões do café em Nova Friburgo e seu legado histórico. Revista Cafeicultura, Rio Paranaíba, MG, 2013. Disponível em: . Acesso em: 07/09/2016.

BOTELHO, Max. Os povos bárbaros. Pergaminho, (3):61 - 70, nov. 2012 Centro Universitário de Patos de Minas. 2012. Disponível em

BOURDIEU, apud CALIXTO e RÊPULES. Classe Social e direito em Pierre B ourdieu. Belo Horizonte 2013.

BOURDIEU, Pierre. A distinção. Crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme Teixeira. 2 Ed. Porto Alegre, RS. Zouk, 2013. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre . A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In:

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Edito ra FGV, p. 183 - 191.2006.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. - 8ª edição – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 183 - 191.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERRE IRA, Marieta de M.; AMADO, Janaina (Org.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: Marieta de Moraes Ferreira, Janaína Amado (Orgs). Usos & abusos da história oral. 2ª ed. Rio de Janeiro : Editora FGV, 1989. p.183 - 191.

BOURDIEU, Pierre. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Editora Zouk, 2008. CAETANO, Mariana. Melancia, moranguinho e melão. Fruta tá na feira. A representação feminina do fu nk em jornais populares do Rio de Janeiro: estigma, indústria cultural e identidade. Rio de Janeiro, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Editora Zouk, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Prod ução da crença. 3ª edição. Editora Zouk, 2006.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: Gênese e estrutura do campo literário. 10. ed. São Paulo: Presença, 1999. 431p.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Compa nhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOU RDIEU, Pierre. É possível um ato desinteressado? In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BOURDIEU, PIERRE. Gosto de classe e estilo de vida. 1983.

BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vi da. In: ______. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. 208p. p. 82 - 121. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pi erre. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A, 1989.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (orgs.)Escritos de Educaç ão, 3ª ed., Petrópolis: Vozes, 2001, pp.73 - 79.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu. ORTIZ, Renato. (org.). São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu. ORTIZ, Renato. (org.). São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Ri o de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BRAGANÇA, Aníbal; SANTOS, Maria Lizete dos (Org.) A profissão do poeta e Carta aos livreiros do Brasil, poemas e outros inéditos de Geir Campos: 13 pequenos ensaios e depoimentos em homenagem a Geir Campos. Rio de Janeiro: I mprensa Oficial, 2002.

BRAINCAST. (2016, 03, mar.). Braincast 181 – Acessibilidade: conteúdo com outros olhos. Recuperado de: http://www.b9.com.br/63639/podcasts/braincast/braincast - 181 - acessibilidade - conteudo - com - outros - olhos/

BRANCO JÚNIOR, SÉRGIO VIEIRA . Direitos autorais na internet e o uso de obras alheias. Rio de Janeiro: EDITORA LUMEN JURIS, 2007. 219 p.

BRANCO, Sergio; PARANAGUÁ, Pedro. Direitos autorais. 1 ed. Rio de Janeiro: EDITORA FGV, 2009. 144 p.

BRANCO. Sérgio. O domínio público no direito autoral brasileiro: Uma Obra em Domínio Público. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. 294 p.

BRANDAO, D. et al. Vlogs monetizados: do hobby ao profissionalismo utilizando as redes sociais digitais. Revista Cientifica Interdisciplinar., volume 1, n. 8, 2014.

BRANT, Leonardo. Uma abordagem Multidimensional para a atividade Cultural. São Paulo, Revista Observatório Itaú Cultural, nº06, julho/set 2008, p. 74 - 81

BRASIL, Maria Antônia Marques; FOLBERG, Maria Nestrovsky. O carnaval e seus semblantes: os clóvis. Rio Grande do Sul, 2015.

BRASIL. ANCINE. Informe de Acompanhamento de Mercado – TV Paga, Monitoramento de Programação em 2013. Disponível em http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/2013/ Programacao/InformeTVPaga2013.pdf. Acesso em: 18/07/2016

BRASIL. ANCINE. Pe didos de dispensa de cumprimento de obrigações. Disponível em: http://www.ancine.gov.br/lei - da - tv - paga/pedidos - licenca - obrig, acesso em 30 de junho de 2014. Acesso em: 18/07/2016

BRASIL. Avanços das políticas públicas para as pessoas com deficiência; uma análise a partir das conferências nacionais. 1º edição. Brasília. 2012. BRASIL. Censo da educação superior 2013: resumo técnico. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL . Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em

BRASIL. Decreto lei 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n°s 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Brasília, 2004. Disponível em: . Acessado em: 15 mai. de 2016.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, 2000. Disponível em: . Acessado em 09 mai. de 2016

BRASIL. Deliberação nº 95 de 08 de junho de 2010. Dispõe sobre o estabelecimento de limitações e critérios à t ransferência de direitos patrimoniais e de direitos de exploração comercial de obras audiovisuais produzidas com recursos de renúncia fiscal – recursos incentivados – no âmbito dos mecanismos de fomento instituídos pela Lei nº 8.685/1993, e pela Medida Pro visória nº 2.228 - 1/2001 para projetos de produção de obra audiovisual brasileira de produção independente cuja destinação inicial sejam os segmentos de mercado radiodifusão de sons e imagens (TV Aberta) ou de comunicação eletrônica de massa por assinatura (TV Paga). Disponível em: . Acesso em 25/05/2016.

BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cartilha do censo 2010 IBGE – pessoa com deficiência. 2012. Disponível em:. Acessado em 09 mai. de 2016

BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacion al (IPHAN). Carta de turismo cultural. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2016.

BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Linha do tempo – IPHAN 80 anos. Disponível em: . Acesso em: 04/11/2016.

BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O IPHAN. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2016.

BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Patrimônio imaterial. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2016. BRASIL. Instrução Normativa da Ancine nº 100 de 29 de maio de 2012. Dispõe sobre a regulamentação de dispositivos da Lei nº 12.485/2011 e dá outras providências. Disponível em: A cesso em: 16/06/2014.

BRASIL. Instrução Normativa da Ancine nº 122 de 09 de dezembro de 2015. Altera as Instruções Normativas nº. 88 de 02 de março de 2010, nº 100 de 29 de maio de 2012, nº 104 de 10 de julho de 2012 e nº 106 de 01 de dezembro de 2012. Di sponível em http://www.ancine.gov.br/legislacao/instrucoes - normativas - consolidadas/instru - o - normativa - n - 122 - de - 09 - de - dezembro - de - 2015. Acesso em: 21/08/16

BRASIL. Instrução Normativa nº 101. Regulamenta o registro de agente econômico na ANCINE previsto no art. 22, da Medida Provisória 2.228 - 1, de 06 de setembro de 2001; o credenciamento de agentes econômicos que exercem atividade de programação e empacotamento no âmbito da comunicação audiovisual de acesso condicionado previsto no art. 12 da Lei 12.485, de 12 de setembro de 2011; revoga a IN 41 e dá outras providências.

BRASIL. Instrução Normativa Nº 96, de 15 de dezembro de 2011. Regulamenta o art. 32, II da Medida Provisória nº 2228 - 1, de 06 de setembro de 2001 e dispõe sobre o recolhimento regular da CO NDECINE devida pela prestação de serviços que se utilizem de meios que possam, efetiva ou potencialmente, distribuir conteúdos audiovisuais, nos termos da lei que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado. Disponível em: https://www.anc ine.gov.br/legislacao/instrucoes - normativas - consolidadas/instru - o - normativa - n - 96 - de - 15 - de - dezembro - de - 2011 Acesso em: 21/08/16

BRASIL. Instrução Normativa nº. 125, de 22 de dezembro de 2015. Regulamenta a elaboração, apresentação, análise, aprovação e aco mpanhamento da execução de projetos audiovisuais de competência da ANCINE realizados por meio de ações de fomento indireto e de fomento direto, revoga a Instrução Normativa nº. 22/03 e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 07/06/2016.

BRASIL. Instrução Normativa nº121 da Ancine: Altera dispositivos das Instruções Normativa nº. 91, de 1 de dezembro de 2010; Instrução Normativa nº. 100, de 29 de maio de 2012; Instrução Normativa nº. 104, de 10 de julho de 2012 ; Instrução Normativa nº. 105, de 10 de julho de 2012; e Instrução Normativa nº. 106, de 1 de dezembro de 2012,e dá outras providências. Disponível em:

BRASIL. Legislação – Normas Constitucionais. Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência . Disponível em: . Acessado em: 27 mai. de 2016 BRASIL. Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000. Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Brasília, 2000. Dispon ível em: . Acessado em: 15 mai. de 2016.

BRASIL. Lei 12.485, de 12 de setembro de 2011. Código Civil. Disponível em Acesso em: 1 5/06/2014.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 200. Disponív el em: . Acessado em 15 mai. de 2016 BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2000. D isponível em: . Acessado em: 15 mai. de 2016.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente - Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/le is/l8069.htm. Acesso em 05 de outubro 2016.

BRASIL. Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313cons.htm. Acesso em 09/06/2016>.

BRASIL. Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura

BRASIL. Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993. Cria mecanismos de fomento à atividade audiovisual e dá outras providências. Disponível em: Acesso em 12/06/2016.

BRASIL. Medida Provisória Nº 2.228 - 1, de 06 de setembro de 2001. Estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema, cria o Conselho Superior do Cinema e a Agência Nacional do Cinema - ANCINE, institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Nacional - PRODECINE, autoriza a criação de Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional - FUNCINES, altera a legislação sobre a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional e dá outras providências. Disponível em: Acesso em 15/06/2016.

BRASIL. Medida Provisória Nº 2.228 - 1, de 6 de Setembro de 2001. Estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema, cria o Conselho Superior do Cinema e a Agência Nacional do Cinema - ANCINE, institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Nacional - PRODECINE, autoriza a criação de Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional - FUNCINES, altera a legislação sobre a Contribuiç ão para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional e dá outras providências. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/legislacao/medidas - provisorias/medida - provis - ria - n - 2228 - 1 - de - 6 - de - setembro - de - 2001

BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA (BR). Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações, 2011 – 2014. Disponível em:

BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA (BR). Relatório de rec ursos da Lei Rouanet, 2015. Disponível em

BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA (BR). Relatório Final - Desenvolvimento do Programa Nacional de Economia da Cultura, 2016. Disponível em BRASIL. Ministério da Educação Coordenação Geral de Educação Infantil, 2013. Dúvidas mais frequentes sobre a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2013.

BRASIL. Ministério das Comunicações; FGV Projetos, unidade da Fundação Getúlio Vargas; Caderno da Conferên cia Nacional de Comunicação, 1, 2010, Brasília

BRASIL. Ministério do Turismo. Dados e fatos. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2016.

BRASIL. Ministério do Turismo. EMBRATUR – Inst ituto Brasileiro de Turismo. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2016.

BRASIL. Resolução De Diretoria Colegiada. Regimento Interno nº 59. Art. IV, Fls. 37/38 Disponível em: Acesso em: 01/06/2016.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência. Convenção sobre os direi tos das pessoas com deficiência. Protocolo facultativo à convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Brasília. 2007.

BRASIL. Turismo e acessibilidade - Manual de orientações. 2º edição. 2006

BRESSAN, Renato Teixeira. Dilemas da rede: Web 2.0, conceitos, tecnologias e modificações. Anagrama, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1 - 13, mar. 2009. ISSN 1982 - 1689. Disponivel em: . Acesso em: 03/01/2017.

BRITTOS, Valério Cruz. As barreiras à entrada dos processos televisivos. Diálogos possíveis, FSBA, v. 4, n. 1, p. 75 - 87, jan./jul. 2005.

BRITZ, IAFA. Film business: o negócio do cinema / Adriana Dias, Leticia de Souza Barbora (org.); IafaBritz, Rodrigo Saturnino Braga, Luiz Gonzaga de Luca. – Rio de Jan eiro: Elsevier, 2010.

BRIZOLLA, Tânia (coord.). Marcos conceituais. Ministério do Turismo. Disponível em: . Acesso em:14/10/2016.

BROCKI NGTON, Dan. Celebrity and the Environment: Fame, Wealth and Power in Conservation. London: Zed Books Ltd, 2009.

BROOK, Peter. O Ponto de Mudança:quarenta anos de experiências teatrais: 1946 - 1987. Tradução de Antônio Mercado e Elena Gaidano. 2º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

BRUMER, Anita; PAVEI, Katiuci; MOCELIN, Daniel Gustavo. Saindo da “escuridão”: perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. INTERFACE Sociologia s, Porto Alegre, ano 6, nº 11, p. 300 - 327, jan/jun, 2004.

BUCKINGHAM, David. Child - centredtelevision: Teletubbies andtheEducationalImperative. Leicester University Press, 2002. BUENO, Maria Lucia. De cozinheiro à chef: de artesão a produtor intelectual. Ga stronomia, tradições culturais brasileiras e estilos de vida na globalização cultural. Encontro anual da ANPOCS 2014.

BULK, Márcio. Da maior importância v.2 – revisto e ampliado. Banda Desenhada, 26 de julho de 2011. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph , 2009.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

BURGOS, Marcelo Baumann. Dos Parques Proletários ao Favela - Bairro: as políticas públicas nas favelas do Rio de Janeiro. In: Zaluar, Alba; Alvito, Marcos (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

BURKE, Peter. A invenção da Biografia e o Individualismo Renascentista. Revista Estudos Históricos, v.10, n.19, p.83 - 97, 1997.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero, feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Civilização Brasileira, 2003.

CABRAL, Sérgio. Grande Otelo: uma biografia. 1 e d. São Paulo: Editora 34, 2007. 320 p.

CALABRIA, Amanda de Mello. Violência e criminalização: o movimento de resistência das prostitutas do “prédio da caixa”. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em História. Universidade Federal Fluminense. Niteró i, 2016.

CALIL, Carlos Augusto. Introdução a história do cinema brasileiro: módulo 1: das origens aos anos 50. 1 ed. Rio de Janeiro: IMS, 2002. 24 p.

CAMERON, Duncan. The Museum, a Temple of The Forum. 1971 In: ANDERSON, Gail. Reinventing The Museum: His torical and Contemporary Perspectives on the Paradigm Shift. Lanham: Altamira Press, 2004.

CAMPBELL, J. Deusas: Os Mistérios do Divino Feminino. 1 ed. São Paulo: Palas Athena Editora, 2015.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 200 9.

CAMPELLO, G. Estudo para o aproveitamento do Antigo Abrigo de Bondes de Niterói. Prefeitura de Niterói, 1992

CAMPOS, Márcia. MAC de Niterói: Práticas, relatos e impressões de um espaço vivenciado. Rio de janeiro, 2002. 169 p. Mestrado em Artes Visuais – Escola Nacional de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2002. CAMPOS, Renato Márcio Martins de. História do Cinema Brasileiro – Os Ciclos de Produção Mais Próximos ao Mercado. - II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carv alho – Florianópolis, 2004.

CAMPOS, Yussef Daibert Salomão de. O inventário como instrumento de preservação do patrimônio cultural: adequações e usos (des)caracterizadores de seu fim. In: Revista CPC, São Paulo - SP, n. 16, maio/out. 2013.

CANCLINI, N. Cons umidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. COSTA, Eliane e AGUSTINI, Gabriela. De baixo para cima/organização. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Aeroplano, 2014.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Hibridas . São Paulo: Edusp, 2015.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: EDITORIAL GRIJALBO, S.A. de C.V, 1990. 380 p.

CANCLINI, Néstor García. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminu ras, 2008.

CANCLINI, Nestor Garcia. O consumo serve para pensar. In: Consumidores e Cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2005.

CANDAU, Vera Maria et al. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 3 ed. Petróp olis: Vozes, 1999.

CAPARI, M. Criadora de “Steven Universo” explica a importância de personagens

CAPREZ, Pierre. Conversa informal (Informação verbal). Niterói: 27 mar. 2016.

CARA, Daniel e GAUTO, Maitê. "Juventude: percepções e exposição à violência". In : ABRAMOVAY, M.; ANDRADE, E.; ESTEVES, L. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; UNESCO, 2007, p. 171 - 196.

CARDOSO FILHO, Jorge; JANOTTI JR, Jeder. A música popular massiva, o mainstream e o underground: trajetórias e caminhos da música na cultura midiática. Comunicação e musica popular massiva, Salvador, Edufba, 2006.

CARDOSO FILHO, Jorge; JANOTTI JR, Jeder. A música popular massiva, o mainstream e o underground: trajetórias e caminhos da música na cultura midiática. Comunicação e musica popular massiva, Salvador, Edufba, 2006.

CARDOSO, Fernando Henrique. Cinema brasileiro / Fernando Henrique Cardoso, Francisco C. Weffort, José Álvaro Moisés. – Rio d e Janeiro: Edições Fundo Nacional de Cultura, 2001.

CARDOSO, Paulo Ribeiro; PINTO Sara Carvalho. Consumo hedônico e utilitário e atitude face à publicidade. Comunicação Pública - Revista multidisciplinar de comunicação, 8, pp. 99 – 117. 2010.

CARIBÉ, Ped ro. Cartografia de uma rede audiovisual no Brasil: os vínculos que constituem a lei da TV Paga. Universidade de Brasília (UnB). Brasília 2014. Disponível em: Acesso em: 21/07/16 CARR ACEDO, José Rubio. Pluralismo, multiculturalismo y cidadanía compleja. In:O’FARRELL, Pablo Badillo. Pluralismo, tolerancia, multiculturalismo: reflexiones para un mundo plural. Andalucía: Ediciones Askal, 2003.

CARRANO, Paulo. Jovens, Escolas e Cidades: D esafios à autonomia e à conivência. Revista Teias v. 12 n. 26, 2011. CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In Barbosa, Lívia & Campbell, Colin (org). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

CARVALHO, Alice To maz de; RIOS, Riverson. O MP3 e o fim da ditadura do álbum comercial. In: PERPETUO, Irineu Franco e SILVEIRA, Sergio Amadeu 164 (Orgs.). O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

CARVALHO, Cintia; ROSA, Helaine Abreu. O s formadores de preferência em blogs: importância deste ambiente na sobrevivência organizacional. Revista de Estudos da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v.9, n.18, p. 27 - 36, jan./abr. 2008.

CARVALHO, Rui. O turismo e suas definiçõe s – a bola da vez? Disponível em: . Acesso em: 14/10/2016.

CASCUDO, Câmara. História da alimentação no Brasil. Belo Horizonte, 1983.

CASTELLS, M. La Ciudad de la nueva economía. La Factoría, n. 1 2, jun. - sep. 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2016.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. Sao Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 2.

CASTELLS, Manuel. A galáxi a da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. v.1. 6.ed. Sao Paulo: Paz e Terra, 2002. CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gust avo (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política; Conferencia. Belem: Imprensa Nacional, 2005.

CASTELLS, Manuel. The powerofidentity: theinformation age: economy, society and culture. 2. ed. Oxford: Wiley - Blackwell, 2010.

CASTILHO, Lucas. Pare de dizer que Anitta não tem talento: não faz sentido. Site M de Mulher, publicado em 26 de outubro de 2016. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/famosos - e - tv/anitta - arrasa - apresentacao - premio - multishow/ Acesso em 22 de novembro de 2016.

CASTR O, Eliane Dias de. LIMA, Elizabeth M.F. de Araújo. Resistência, inovação e clínica no pensar e no agir de Nise da Silveira Interface - Comunicação, Saúde, Educação , v.11, n.22, p.365 - 76, 2007.

CASTRO, Lucas Barros de. Ensino de História na fazenda Ponte Al ta: História, cultura & educação. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Programa de Pós - graduação em Educação. Rio d e Janeiro, 2013.

CASTRO, Mariana Amparo Medeiros de. O turismo rural como ferramenta na preservação da história e da cultura no Vale do Café. 2013. 71 f. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal Fluminense (UFF). Faculdade de Administração, Ciê ncias Contábeis e Turismo. Curso de Turismo. Departamento de Turismo. Rio de Janeiro, 2013.

CATARINO, Thiago. Sede da Companhia Amok Teatro, Rio de Janeiro. 22 de março de 2016.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998.

CEL ESTE, Mirian; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. Edição 1. Editora Intermeios. 2012.

CEREZUELA, David Roselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. 1 ed. São Paulo: SESC, 2015. 240 p.

CERQ UEIRA, Amanda P. Coutinho de. O trabalho artístico na narrativa dos músicos (in)dependentes. In: X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - X ENECULT, Salvador. Anais do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - X ENECULT, 2014.

CERQ UEIRA, Amanda P. Coutinho de. O trabalho artístico na narrativa dos músicos (in)dependentes. In: X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - X ENECULT, Salvador. Anais do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - X ENECULT, 2014.

CERV O, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CESNIK, Fábio de Sá. Guia do Incentivo à cultura. 3.ed. São Paulo: Editora Manole, 2012.

CHAGAS, L. Z. Na teia do aranha: a construção cultural dos estere ótipos dos jovens Nerds. In:Anais do Seminário Nacional da Pós - Graduação em Ciências Sociais, UFES, v. 1, n. 1, 2011.

CHAGAS, Mario. Os Museus na Sociedade Contemporânea: Um olhar poético. In: III Encontro Regional da América Latina e Caribe – CECA / ICOM: Museus e Patrimônio Intangível – O patrimônio intangível como veículo para a ação educacional e cultural, 2004, São Paulo, III Encontro Regional da América Latina e Caribe – CECA / ICOM, São Paulo, FAAP, 2004, p. 17

CHANDON, Pierre., WANSINK, Brian; LAUR ENT, Gilles. A benefit congruency framework of sales promotion effectiveness, Journal of Marketing, 64, 3, 65 - 81. 2000.

CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Scielo Brazil, Http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf, v. Set /Out /Nov /Dez, n. 24, 200./mar. 2017.

CHAUÍ, Marilena. Cidadania cultural. SP: Fundação Perseu Abramo, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Coleção Cultura é O Quê? Volume I Secretaria De Cultura Do Estado Da Bahia; ??, Junho De 2012. Cultura e democracia. 1 ed. Bahia: Se cretaria de Cultura do Estado da Bahia, 2009. 74 p.

CHAUÍ, Marilene. Cidadania Cultural: O direito a Cultura. São Paulo, Ed. Fundação Perseu Abramo, 2006

CHIAVENATO, Idalberto; CERQUEIRA NETO, Edgard Pedreira de. Administração estratégica: em busca do dese mpenho superior : uma abordagem além do balanced scorecard. São Paulo: Saraiva, 2003. xvi, 286 p. CLAYMORE, Gabriela Tully. Björk breaks her heart again for devastating hometown show. Stereogum. 2016. Disponível em: http://www.stereogum.com/1909813/bjork - breaks - her - heart - again - for - devastatinghometown -

CLAYTON, Martin,; HERBERT, Trevor.; MIDDLETON, Ricard. The Cultural Studyof Music: A CriticalIntroduction. New York: Routledge, 2003, 384 p.

COCATE, Flávia Medeiros, PERNISA JÚNIOR, Carlos. Crowdfunding: estu do sobre o fenômeno virtual. Líbero: São Paulo, v.15, n. 29, p. 135 - 144, Jun de 2012.

COELHO NETO, Jose T. Dicionário crítico de política cultural. Sao Paulo: luminuras, 1997.

COELHO NETO, Jose T. O que é indústria cultural. 35. ed. Sao Paulo: Brasiliense. Colecao Primeiros Passos, 1993.

COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997, p.293.

COELHO, Teixeira. Usos da Cultura (Políticas de Ação Cultural). SP: PAZ E TERRA, 1987.

COELHO, M. C.; HEL AL, R. A Indústria Cultural e as Biografias de Estrelas: as histórias de Babe Ruth e Tina Turner. Cadernos Pedagógicos e Culturais, n. 1/2, v.5, p.55 - 62, 1996.

COELHO, Vitor Daher, HERSCOVICI Alain. Mercado Cultural, Industria Fo - nográfica e Economia Imate rial. Disponível em: . Acesso em 10 de julho de 2016.

COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane Rose; BRASILEIRO, Alice. Acess o para todos à cultura e aos museus do Rio de Janeiro. In. actas do I Seminário de Investigação em Museologia dos países de Língua Portuguesa e Espanhola, Porto/Portugal, volume 2, p. 236 - 255, 2008.

COLETIVO HUMANICIDADE (PUC RJ). Removidas [curta - metragem documentário]. URL: https://www.youtube.com/watch?v=s4P8dQJTSBA

COLLUCCI, C. Há 46 anos na UTI, paciente cria desenho animado. In: Equilíbrio e Saúde, Folha de São Paulo, 2014. Disponível em: [http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/12/1563900 - ha - 46 - anos - na - utipaciente - cria - desenho - animado - assista.shtml] Acesso em: 13/02/2017

COMEGNO, Maria Cecília. SP Mulheres em dados. In: São Paulo em Perspectiva, 17(3), 2003.

COMITÊ POPULAR D COPA E DAS OLIMPÍADAS DO RIO DE JANEIRO. Olimpíada Rio 2016, os jogos da exclusão. Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro. Dossiê do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, novembro 2015.

COMITÊ POPULAR DA COPA E DAS OLIMPÍADAS DO RIO DE JANEIRO, Dossiê sobre as Violações ao direito à moradia na comunidade Vila Autódromo, Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas. Rio de Janeiro, junho de 2015.

CONH, Gabriel. Sociologia da Comunicação: Teoria e Ideologia. São Paulo: Pioneira, 1973. CONHEÇA um pouco da história do Lollapalooza. Festival criado há quase 25 anos. Vagalume. [s. l.] 27 mar. 2015. Disponível em. Acesso em: 24 jun. 2016.

CONSOLO, A., FERNANDE S, G., PEREIRA, M., RODRIGUES, D. Nas batidas do funk: uma análise do movimento. In: Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. São Paulo, 2006.

Contagem Regressiva. Episódio 1. Remoções [vídeo]. Publicado em 5 de mai de 20 16. URL:https://www.youtube.com/watch?v=D2IdgKhkxh0

Contemporânea de Niterói; FARIAS, Agnaldo. Por que museu?. Niterói: MAC, 2006b.

COPELIOVITCH, Andrea . A noite do sagrado. Tempo Brasileiro , v. 171, p. 115 - 128, 2008.

COPELIOVITCH, Andrea . ARTAUD E A U TOPIA NO TEATRO. Revista.doc , www.ciencialit.letras.ufrj.br, v. 3, p. 3, 2007.

CORRÊA, B. C. Gestão Democrática e Participação Familiar no Âmbito da Educação Infantil. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 14, n. 26, p. 15 - 34, jan. - jun. 2006.

CORRÊA, D.A. Arthur Bispo do Rosário: sua trajetória como artista plástico. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Escola de Belas Artes. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002

COSTA E SILVA, Paulo da. Los Hermanos e a geração Y. Blog Ques tões Musicais, Revista Piauí. 2 jun. 2014. Disponível em:. Acesso em: 12 jul. 2016.

COSTA, André. As aventuras subjetivas de Björk. Brasília: Maurício Dias Chades, 2014.

COSTA, Bruno. Personagens de si nas videografias do YouTube. ECO - Pos, v.12, n.2, maio - agosto, 2009.

COSTA, Tatiane. O show das poderosas: Anitta e a performance do sucesso feminino. In: VI Congresso de Estudantes de Pós - graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, 2013.

COSTA. Cláudia de Lima. O Tráfico nas Teorias: Tradução Cultural e Prática Feminista. In: Actas de las VI Jornadas de Historia de las Mujeres y I Congreso Latinoamericano de Estudios de las Mujeres y de Género. Universidade Federal de Sa nta Catarina. Bs. As., IIEGE, 2000.

COUTO, Mia. Os tempos que há no tempo. In: 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus, 2013, Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: março de 2017

CROWL, Harry. A criação musical erudita e a evolução das mídias: dos antigos 78 rpm à era do pós - CD. In: PERPETUO, Irineu Franco e SILVEIRA, Sergio Amadeu 164 (Orgs.). O futuro da música depoi s da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

CRUZ, Vivi. Entrevista com a banda Nooma. Rock for Jesus. [s. l.] 18 de. 2015. Disponível em: . Acesso em 21 jun. 2016. CUCHE, Denys. A Noção d e Cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

CULTURA: 2007 - 2014. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2015. 223 p.

Culturais, Solos. Disponível em: Acesso em 12 de Agosto de 2015.

CUMO, Hugo. História de la música Indie. Trabalho para matéria de Acústica Musical, do Curso de Engenharia em Comunicações Eletrônica – ESIMEZ - IPN. Distrito Federal, México,2013, 12’36”. Disponível em: .

CUNHA, Bruno . Rio Parada Funk reúne Naldo, Catra e MC Koringa, domingo, na Sapucaí; veja a programação completa. 12 de setembro de 2014. Disponível em < http://extra.globo.com/tv - e - lazer/rio - parada - funk - reune - naldo - catra - mc - koringa - domingo - na - sapucai - veja - programacao - completa - 13909710.html>

CUNHA, Magali do Nascimento. A Explosão Gospel: Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauard Editora Ltda, 2007, 231 p.

CUNHA, Maria Amália de Almeida. O conceito “capital cultural” em P ierre Bourdier e a herança etnográfica. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 25, n.2, p. 503 - 524, jul/dez. 2007.

CUNHA,Maria Inês Vilhena da. A figura do fã enquanto criador. Disponível em: .

DAMASCO, Fernando Souza. [O processo de refuncionalização de fixos: Abrigo dos Bondes, Niterói, RJ - Um estudo de caso]

DAMUS, Martha. Online crowdfundingplatforms: developingconcepts for supportiveinstrumentsbeyondthefundingphase. 1 ed. Berlin: Hochschulebremerha ven, 2014.p 10.

DARWIN, C. A Origem das espécies. Coleção Livros que mudaram o mundo. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 368p.

DAVID, Jéssica; HAUTEQUESTT, Felipe; KASTRUP, Virginia. Audiodescrição de filmes: experiência, objetividade e acessibilidade cu ltural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 1, p. 125 - 142, Jan./Abr. 2012.

DAVIS, Angela. Women, Race and Class. 1981. New York: Vintage, p. 294, 1983.

DÉBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 1 Ed. 1997. de - denethor - e - irmao - de - boromir/]. Acesso em 13/02/2017.

DEERE, Carmem Diana & LÉON, Magdalena. “Diferenças de gênero em relação a bens: a propriedade fundiária na América Latina. In: Sociologias. Porto Alegre: ano 5, n. 10, jul/dez 2003.

DELEUZE, Gilles. Conversações - 1972 - 1990. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2008. DELEUZE, Gilles. Espinosa - Filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEU ZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs v.4, capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012, 2ª edição.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Sao Paulo: 34, 1995.

DELIRIUMNERD. Ri ri Williams e a incansável sexualização de personagens femininas nos quadrinhos, 2016. Disponível em: [http://deliriumnerd.com/2016/11/11/quadrinho - riri - williams - e - incansavelsexualizacao -

DELPHIM, Carlos Fernando de Moura. O patrimônio natural no Brasil. I PHAN, 2004. Disponível em: . Acesso em:14/10/2016.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 7.ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

Demolidor lidera novas séries de TV da Marvel! O que esperar? | OmeleTV #249.2. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=L0AE - wqQPto > Acesso em abril de 2016.

DEMOZZI, Sabrina. Cozinha do cotidiano e cozinha profissional: representações, significados e possibilidades de entrelaçamentos. Curit iba, 2012. de - personagens - femininas - nos - quadrinhos/] Acesso em: 18/02/2017.

DHYLLAN. Reflexões etimológicas do termo “Bruxa”.

Diário do Grande ABC. Rio de Janeiro transforma interior em polo de turismo rural. 2000. Disponível em: . Acesso em:15/01/2017.

DIAS, AílaSeguin; ELY, Vera Helena M. Bins. Avaliação das condições de acessibilidade espacial em centro cultural: estudo de casos. In. XI Encontro Nacional d e Tecnologia no Ambiente Construído - ENTAC, Florianópolis, 2006.

DIAS, Kacerine Rodrigues. DIREITO AUTORAL Como a lei inibe o acesso ao conhecimento. Revista Eletrônica do Curso de Direito Da UFSM, [S.L], v. 3, p. 67 - 81, jun./mar. 2017.

DIAS, Márcia Tosta . Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo;

DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo; FAPESP, 2008.

DIAS, Márcia Tosta. O s donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo; FAPESP, 2008.

DIBBEN, Nicola. Björk. Bloomington: Indiana University Press, 2009.

DINIZ, André. Almanaque do Choro: a história do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. Domingues, João Luiz Pereira. Diversidade Atrofiada: políticas de regulação urbana e movimentos culturais insurgente na cidade do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Planejamento UrbanoIPPUR/UFRJ, 2013

DOMINGUES, João Luiz Pereira; NASCIUTTI, Luiza Freire. Notas sobre a cidadania cultural: incompletude do reconhecimento e críticas de gênero. Artigo apresentado e publicado em: Encontro de Estudos Multidisciplinares em C ultura (ENECULT). Salvador, Bahia. 2014.

DORFMAN, Ariel. Uma vida em trânsito: memórias de um homem entre duas culturas. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1998.

DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2009. 438 p.

DOSSIÊ “Como fazer valer o direito das mulheres à moradia?”. Retirado de >https://raquelrolnik.files.wordpress.com/2011/12/guia - mulheres - pt_ok.pdf< (acessado em julho de 2016). SEM DATA.

DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Bar on. Os usos dos bens. In: DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. Os usos dos bens. In: DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006.

DRIESSENS, Olivier. A celebritização da sociedade e da cultur a: entendendo a dinâmica estrutural da cultura da celebridade. Ciberlegenda (31). pp. 8 - 25, 2014.

DUARTE, Renata; CALABRE, Lia. Lei Sarney em números: primeiras análises. In Anais do VII Seminário Internacional de Políticas Culturais, 17 a 20 de maio de 2 016, Rio de Janeiro / Organizadores: Lia Calabre... [et al.] – Rio de Janeiro : Fundação Casa de Rui Barbosa, 2016.

DUISENBERG, E. Creative economy. 2011. Disponível em: . Acesso e m: 18 jul. 2016.

DURAND, José Carlos. Política cultural e economia da cultura. São Paulo: Edições Sesc São Paulo / Ateliê Editorial, 2013.

DUTRA, Wagner Andrade Vieira. Turismo é... In: Revista Turismo, dez. 2003. Disponível em: Acesso em: 16/10/2016.

DVD Ditadura Gay: desconstruindo a família tradicional. Marisa Lobo. Psicologia Cristã (2013).

EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005. 204 p.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Trad. Sandra Castello Branco. São Paulo: UNESP, 2005. EBOLI, João Carlos de Carvalho. Os direitos conexos. Revista CEJ, Brasí - lia, n. 21, p. 31 - 35, abr./jun.2003. Disponível em: . Acesso em: 12 de junho 2016.

ECO, U. OSigno, 6. ed. Presença, Barcarena, 1988. 213p.

EDUARDO, Alex. Sou cristão, mas minha música é para todos. Casa Gospel. [s. l.] 2 jan.2014. Disponível em: < http://www.casagospel.com/girogospel/giro957.htm >. Acesso em: 21jun. 2016.

EDUARDO, Cleber. Todo festival deveria ser gratuito, diz curador de Tiradentes. Cine Festivais. jan. 2014. Entrevista concedida ao Portal Cine Festivais. Disponível em: .

ELIADE, Mircea. O Mito do Eterno Retorno: arquétipos e repetição. Lisboa: Edições 70,(1969) 1981, 174 p. (Perspectivas do Homem: as culturas, as sociedades; 5)

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Pa ulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1992, 240 p.

ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

ELSAESSER, Thomas. Film Fest ival Networks: The New Topographies of Cinema in

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Trad.: Ciro Mioranza. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 1984.

ENNE, A. L. Juventude como espírito do tempo, faixa etária e estilo de vida: processos constitutivos de uma categoria - chave da modernidade. In: Comunicação Mídia e Consumo, vol. 7, nº 20, 2010

ENNE, Ana Lucia S. Conceito de rede e as socie dades contemporâneas. Comunicacao e Informacao, V 7, n° 2: pag 264 – 273. - jul./dez. 2004.

ENNE, Ana Lucia. “À perplexidade, a complexidade: relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas”. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, vol.3 n.7, p. 11 - 29, jul. 2006.

ENNE, Ana Lucia. “E daí?”, “pronto, falei!”, “confesso”: artimanhas discursivas de qualificação e desqualificação do gosto e da distinção. Comunicon, São Paulo, 2011.

ENNE, Ana Lucia. O uso dos termos “favelização”, “orkutização” e outros similares nas disputas por consumo e identidades na cultura da Internet. Comunicon, São Paulo, 2012.

ENNE, Ana Lucia. Vamos Desenrolar: Reflexões a partir de um projeto de extensão universitária no Complexo do Alemão. In: RODRIGUES, Rute Imanishi (Org.). Vida social e política nas favelas: pesquisas de campo no Complexo do Alemão. Rio de Janeiro: Ipea, 2016, v., p. 215 - 226. Entendendo as Joias do Infinito da Marvel | OmeleTV #323.3. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=g1E0lbP5JHE > A cesso em março de 2016.

Entertainment. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2016.

ESPORTE INTERATIVO. Moradores da Vila Autódromo e Prefeitura do Rio de Janeiro assinam acordo [vídeo]. 15/04/2016. URL: http://esporteinterativo.com.br/brasil - de - ouro/moradores - da - vila - autodromo - e - prefeitura - do - rio - de - janeiro - assinam - acordo/

ESSINGER, Silvio. Anitta, a preparada da vez. O Globo, publicado em 21 de julho de 2013. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultu ra/anitta - preparada - da - vez - 9110966 Acesso em 07 de setembro de 2016.

ESSINGER, Silvio. Batidão: uma história do funk. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2005.

ESTADAO. Nerds buscam reciclar suas habilidades sociais, 2012. Disponível em: [http://economia. estadao.com.br/noticias/geral,nerds - buscam - reciclar - suashabilidades - sociais,109143e] Acesso em 06/11/2016.

ESTEVES, Antônio Joaquim.Metodologias qualitativas Analise Etnográfica e Histórias de Vida. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/ 4257.pdf. 2011

ETHOS. In: SIGNIFICADOS. [s. l.]. [s. d.]. Disponível em: http://www.significados.com.br/ethos/. Acesso em: 20 jun. 2016.

Europe. In: European Cinema: Face to Face with Hollywood. Amsterdam: University of Amsterdam Press, 2005.

EVANGELISTA, Douglas de Souza. “Shopping - Chão: Identidade e Circulação de Pessoas e Objetos em uma Feira de ‘Antiguidades’ e ‘Usados’ no Centro do Rio de Janeiro”. Ponto Urbe (online). 2014.

Everaldo Tadeu Quilici Gonzalez. A Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale e o novo Código Civil brasileiro. Mostra acadêmica, PIRACICABA, v. 4, p. 1 - 8, mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2017.

EXAME. Forbes Brasil elege os mais influentes ab aixo dos 30. Exame, publicado em 28 de fevereiro de 2014. Disponível em: http://exame.abril.com.br/estilo - de - vida/forbes - brasil - elege - os - mais - influentes - abaixo - dos - 30/ Acesso em 12 de novembro de 2016.

FABIANO JUNIOR, Antonio. Relações entre cidades e mus eus contemporâneos: Bilbao e Porto Alegre. Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós - Graduação em Arquitetura e Urbanismo EESC - USP, São Paulo, primeiro semestre de 2009. Nº 9, Artigos e Ensaios, p. 154 - 167.

FACINA, Adriana ; P ASSOS, Pâmella . Consumo, inclusão e segregação: reflexões sobre lanhouses e um comentário sobre rolezinhos. PragMATIZES Revista Latino - Americana de Estudos em Cultura , v. 4, p. 22, 2014.

FACINA, Adriana. “Que batida é essa?” Disponível em . FACINA, Adriana. A “escada da memória”: arte e conflito no Complexo do Alemão. In: 38o Encontro Anual da ANPOCS, 2014, Caxambu. 38o Encontro Anual da ANPOCS, 2014.

FACINA, Adriana. Consumo Favela. In: DANTAS, Aline; MELLO, Marisa S.; PASSOS, Pâmella. (Org.). Política cultural com as periferias: práticas e indagações de uma problemática contemporânea. 1ªed. Rio de Janeiro: IFRJ, 2013, v., p. 21 - 43.

FACINA, Adriana. Não me bate doutor: Funk e criminalização da po breza. Salvador, V ENECULT, 2009. Disponível em .

FALCÃO, Inaicyra. Corpo e ancestralidade; resignificação de uma herança cultural. In: V congresso ABRACE, 2008, Belo Horizonte - UFMG. Disponível em: www.porta labrace.org/vcongresso/vcongresso/textospesquisadanca.html.

FALÚ, Ana. Mujeres en la ciudad. De violencias y derechos. Ediciones SUR, 1ª edición. Red Mujer y Hábitat de América Latina. Construyendo Ciudades Seguras. Experiencias de redes de Mujeres de Amér ica Latina. Ediciones Sur. Santiago, Chile. 2011.

FALÚ, Ana; MOREY, Patricia; RAINERO, Liliana. Uso del tiempo y del espacio: asimetrías de género y de clase, en Ciudad y Vida Cotidiana. Asimetrías en el uso del tiempo y del espacio. Córdoba, Argentina. 2 002.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução: Renato Silveira. Salvador: Editora Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, 2008.

FAPESP, 2000. ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

FARIA, A. L. G. (Org.). As novas orientações para uma escola da infância. Cadernos Cedes, Campinas, n. 31, 1995.

FARIA, Sheila de Castro. Barões do café. São Paulo: Atual, 2005.

FAUSTINI, Marcus Vinícius. Guia afetivo da periferia / Vinícius Faustini. - Rio de Janeiro : Aeroplano, 2009.il. - (Tramas urbanas ; 11).

FEITOZA, F. A. Seletividade Teenager: a sensibilidade eugênica em imagens do High School. In:Cadernos de Comunicação, UFSM, v. 16, n. 2, jul - dez 2012.

FELINTO, Erick. Videotrash: o YouTube e a cultura do “spoof ” na internet. XVI Encontro da Compos. Curitiba (PR), 2007. Disponivel em . Acesso em 23/09/2016.

FÉLIX, Tamires Catarina . O dialogismo no universo fanfiction: uma análise da c riação de fã a partir do dialogismo Bakhtiniano. Disponível em:

FERNANDES DE OLIVEIRA, Laerte. Em um porão de São Paulo: o Lira Paulistana e a produção alternativa. Sã o Paulo: Annablume: FAPESP, 2002.

FERNANDES DE OLIVEIRA, Laerte. Em um porão de São Paulo : o Lira Paulistana e a produção alternativa. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002. FERNANDES, Idilia; Lippo, Humberto. Política de acessibilidade universal na sociedad e contemporânea. Textos & Contextos, Porto Alegre, v.12, n.2, p. 281 - 291, jul./dez., 2013.

FERNANDES, L. F. Enciclonerdia: Almanaque de cultura Nerd. São Paulo: Panda Books, 2011

FERREIRA, Diego Lima. O YouTube e a Popularização da Linguagem do Vídeo. Anai s Eletronicos do VI ENPOLE. VI Encontro de Pos - Graduacao em Letras | ISSN: 2176 - 4956. Universidade Federal de Sergipe, Campus SaoCristovao, 2015.

FERREIRA, G. M. et al. Teorias da comunicação: Trajetórias investigativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.p 241.

FERREIRA, Iana Carolina Rodrigues. Os impactos sociais, econômicos e culturais do turismo em Guaramiranga - CE. In: Revista Turismo. 2006. Disponível em: . Acesso em: 16/10/2016.

FERREIRA, João. Pr oduzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano. Parâmetros de qualidade para a implementação de projetos habitacionais e urbanos. 2012.

FERREIRA, Juca. Discurso do ministro da cultura Juca Ferreira. Brasília: Ministério da Cultura, 2015. Disponível em

FERREIRA, Luís; AGUIAR, Lídia e PINTO, Jorge Ricardo. Turismo cultural, itinerários turísticos e impactos nos destinos . In: Cultura – Revista de Cultura e Turismo, ano 6, n. 2, jun. 2012. Ilhéus, BA: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Disponível em: . Acesso em: 21/10/2016.

FERREIRA, Mauro. 'Bang!' municia Anitta com artilharia que aponta evolução no seu mundo pop. Blog Notas Musicais, publicado em 16 de outubro de 2015. Disponível em: http://www.blognotasmusicais.com.br/2015/10/bang - municia - anitta - com - artilharia - que.html Acesso em: 0 4 de novembro de 2016.

FERREIRA, Mauro. Com mais pose do que voz, Anitta brada poder em fraco disco de estúdio. Blog Notas Musicais, publicado em 13 de agosto de 2013. Disponível em: http://www.blognotasmusicais.com.br/2013/08/com - mais - pose - do - que - voz - ani tta - perde.html Acesso em 14 de outubro de 2016. 65

FERREIRA, Selene N. Das igrejas para os palcos: O Mercado da música católica, apropriações e significações. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

FILHO, Et hmar Vieira de Andrade. As letras da Bossa: linguagem que conta sua história. Bossa Nova, o Modernismo Musical 30 anos depois. Dissertação. (Mestrado em Cognição e Linguagem). Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2007.

FIORI, Ernani M. Aprender a dizer sua palavra (Prefácio à edição Brasileira da Pedagogia do Oprimido). In. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.12*

FISKE, J. The Cultural EconomyofFandom. In: LEWIS, Lisa A. (org). The A doringAudience: fancultureand popular media. New York: Routledge, 2001. FLÁVIO JR., José; ORSOLINI, Márcio. Chega de saudade. Revista Bravo!. São Paulo, edição 131: julho de 2008, p. 88 - 97.

FLÁVIO JR., José; ORSOLINI, Márcio. Chega de saudade. Revista Brav o!. São Paulo, edição 131: julho de 2008, p. 88 - 97.

FOLHA DE SÃO PAULO. 08 de outubro de 2009.

FOSTER, Justin. The Huld Manuscript - ÍB 383 4to. Melbourne: Justin Foster, 2015.

FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspect iva, 1978.

FOUCAULT, Michel. As heterotopias. In: O corpo utópico, as heterotopias: com posfácio de Daniel Defert. São Paulo: n - 1 Edições, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1 – a vontade de saber. São Paulo, Paz e Terra, 2015.

FOUCAULT, Mich el. História da Sexualidade I: Vontade do Saber. Tradução: Maria Tereza da Costa Albuquerque e J.A Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Ed Graal, 1999.

FOUCAULT, Michel. Historia da sexualidade II: O uso dos Prazeres. Rio de Janeiro, Ed Graal, 1984

FOUCAUL T, Michel. História da sexualidade III: Cuidado de Si. Tradução: MariaTereza da Costa Albuquerque. Ed Graal, 1984

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Vol. 1. Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da BiopolÍtica. Tradução Eduardo Brandão São Pa ulo, Ed Martins Fontes, 1979

FOUCAULT, Michel.A Ordem do Discurso. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo, 1999.

FOUQUET, Carlos. O imigrante alemão e seus descendentes no Brasil (1808 - 1824 - 1974). São Paulo: Instituto Hans Staden/Federação dos Centros Culturais, 1974.

FRANCA, Belisário. Lei 12.485: Produtores Independentes. Rio de Janeiro, ABPITV, 2014. (Comunicação oral). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RjhUeaOoXcQ. Acesso em: 16/06/16

FRANÇA, C. Personagens ficcionais não esco lhem a própria roupa!, 2016. Disponível: [http://collantsemdecote.com.br/personagens - ficcionais - nao - escolhem - apropria - roupa/] Acesso em: 18/02/2017.

FRANÇA, Vera. Celebridades: identificação, idealização ou consumo? Porto Alegre: Sulina. Cap. 1, p. 15 - 36, 2012.

FRANÇA, Vera. Celebridades: identificação, idealização ou consumo? In: FRANÇA et al. Celebridades no Século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. FRASER. Nancy. Para além do modelo senhor/serva: sobre O contrato sexu al, de Carole Pateman. In: BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe (org.). Teoria política feminista: textos centrais. Vinhedo, Editora Horizonte, 2013.

FREIRE FILHO, João, HERSCHMANN, M., PAIVA, Raquel. Rio de Janeiro: estereótipos e representações mediátic as. In: Revista eletrônica da Associação Nacional de Pós - Graduação em Comunicação, v.1, p.1 - 15. 2004.

FREIRE, Paulo & BETO, Frei (2001) Essa escola chamada vida – Depoimentos ao Repórter Ricardo Kotscho (11º edição). São Paulo: Editora Ática.

FREIRE, PAU LO. (2002) A Paixão de Conhecer o Mundo (15ª edição). São Paulo: Paz e Terra.

FREIRE, PAULO. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.

FREIRE , Paulo . Extensão ou comunicacã̧o ?. 11 ed. [S.L.]: Paz e Terra,, 2001. 93 p.

FREIRE, Robson. Terreiro Contemporâneo, Rio de Janeiro. 3 de março de 2016.

FREIRE, Vanda Lima Bellard. PORTELLA, Angela Celis Henriques. Mulheres Compositoras: da invisibi lidade à projeção internacional. In: NOGEIRA, Isabel Porto, FONSECA, Susan Campos (Org.). Estudos de Gênero, Corpo e Música: Abordagens Metodológicas. Série Pesquisa em Música Goiania / Porto Alegre: ANPPOM, 2013, PP. 279 - 303.

FREITAS, Elizabeth Ponde de. Centros culturais públicos no Brasil: Um estudo comparativo entre o Centro Dragão do Mar e Arte e Cultura e o Centro Cultural São Paulo. 2007. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia.

FREUD, S. Estu dos sobre a histeria (1893 - 1895). In: ______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 2. Edição Standard Brasileira. (ObrasPsicológicas Completas de Sigmund Freud)

FREUD, Sigmund. Lembranças encobridoras. Primeiras pu blicações psicanalíticas (1893 - 1899). Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. O mal - estar na cultura. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013. CARELLO, Claudia; TURVEY, M. T. The Ecological Approach to Perception. In: Lynn Nadel, The Encyclopedia of Cogn itive Science. Macmillan, 2002.

FRYDBERG, Marina Bay. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado": Uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Gr ande do Sul, UFRGS, 2011.

FRYDBERG, Marina Bay. “Eu canto samba” ou “Tudo isto é fado”: Uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Programa de Pós - Graduação em Antro pologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FRYDBERG, Marina Bay. “Eu canto samba” ou “Tudo isto é fado”: Uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos. Tese (Doutorado em Antro pologia Social) - Programa de Pós - Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2016.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Economia da cultura: reflexões sobre as indústrias culturais no Brasil. Brasília, IPC/ Secretaria de apoio à Produção Cultural. Minc, 1988

FUNDAÇÃO TELEFÊNICA VIVO. Conhecendo os documentos sobre a deficiência. Disponível em: . Acessado em: 27 mai. de 2016

GALASTRI, L. Hotel da loucura recebe hóspedes dentro do hospital psiquiátrico. R evista Galileu, RJ, 13/05/2013. Sociedade.

GALLETA, Thiago P. Para além das grandes gravadoras: percursos históricos, imaginários e práticas do “independente” no Brasil. Música Popular em Revista, Campinas, ano 3, v. 1, p. 54 - 79, jul. - dez. 2014. HERSCHMAN N, Micael. Indústria da Música em Transição. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2010, v.1. p.179.

GALLETA, Thiago P. Para além das grandes gravadoras: percursos históricos, imaginários e práticas do “independente” no Brasil. Música Popular em Revi sta, Campinas, ano 3, v. 1, p. 54 - 79, jul. - dez. 2014.

GARCIA, Eliana Maria. Gestão do Festival Mix Brasil: a cultura da diversidade em foco. São Paulo: CELAC/ECA - USP, 2013.

GARCIA, Rebeca. Biografias não autorizadas: Liberdade de expressão e privacidade na história da vida privada. Revista do Direito Privado, v.52, ano 13, p.37 - 70, out./dez.2012.

Garotas Geeks | LOL: Qual o verdadeiro motivo da Guerra entre os heróis da Marvel?. Disponível em: < http://www.garotasgeeks.com/lol - qual - o - verdadeiro - motivo - da - gu erra - entre - os - herois - da - marvel/ > Acesso em julho de 2016.

GASPARETTO JUNIOR, Antonio. Feitorias. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2017.

GATTI, André Piero. A política cinematográfica no período de 1990 - 2000. In: FABRIS, Mariarosaria; SILVA, João Guilheme Barone Reis e; et al (orgs.). Estudos Socine de Cinema - Ano III. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 603 - 612.

GEERTZ, C. A Interpretação das culturas, 1. ed. Rio de Janeiro: S.A., 2008. 323p.

GEERT Z, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora. 1989.

Gegê na Ponte Alta, um sarau musical. 2013. 4 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=tVcRQjlNPKs>. Acesso em: 04/03/2017.

GENES, Felipe; CRAVEIRO, Rodolfo Uchôa; P ROENÇA, Adriano. Inovações tecnológicas na cadeia produtiva da música no século XXI. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão. Volume 7, Número 2, 2012, pp. 173 - 190.

GENESTRA, Cinthia Bourget Fortes. A atuação dos escravos de ganho na organização da cidade do Rio de Janeiro durante o século XIX. In: Para Entender a História, ano 2, jan., série 11/01, 2011. Disponível em: . 22/10/2017. Acesso em: 26/10/2017.

GIL, Antônio Car los. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro. São Paulo/Rio de Janeiro: 34/UCAM - Centro de Estudos Afro - Asiáticos, 2001.

GITSIN, Paulo Victor C. A Produção Cultural em Tempos (Des)Encantados. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural), UFF, Niterói, 2016.

GITTINS, Ian. Björk: there’s more to life than this. New York: Thunder Mouth Press, 2002.

GNIPPER, P. Garotas nerds e geeks contam como enfrentam meios machistas, 2015. Disponível em: [https://canaltech.com.br/materia/geek/garotas - nerds - e - geekscontam - como - enfrentam - meios - machistas - 53115/]. Acesso em 07/11/2016.

GOÉS, Cláudia. Comun icação é Mídia: A (re)invenção da tradição do samba e do choro no circuito cultural da Lapa. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós - Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas Sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4 ed. Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos, 1988.

GOLDMAN, Márcio. Os tambores do antropólogo: Antropologia pós - social e etnog rafia. PontoUrbe, ano 2, versão 3.0, julho, 2008.

GOLDMAN, Wendy. Mulher, Estado e Revolução: política familiar e vida social soviéticas, 1917 - 1936. Trad.: Natália Angyalossy Alfonso. 1ª ed. São Paulo: Boitempo: Iskra Edições, 2014.

GOLDSTEIN, IlanaSeltz er. Autoria, autenticidade e apropriação: Reflexões a partir da pintura aborígine australiana. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 27, n° 79, junho de 2012. Disponível em Acesso em 22/05/2015

G OMES, Afra. Canais Brasileiros de Espaço Qualificado. Rio de Janeiro, ABPITV, 2014. (Comunicação oral). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yf7JKk5u3eo. Acesso em: 20/03/16

GOMES, Carolina; FRANÇA, Rosiane; BARROS, Taís; RIOS, Riverson. Spotify : streaming e as novas formas de consumo na era digital.Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Natal – RN – 2 a 4 de julho de 2015

GOMES, Núbia Pereira de M. & PEREIRA, Edimilson de Almeida. Arturos: olhos do rosário. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1990.

GOMES, P. C. O papel da identidade no encontro da cultura com a tecnologia – um estudo sobre o site Omelete e seus projetos. Dissertação de Mestrado, Facul dade de Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo, 2015. GOMES, Rodrigo. Do Fonógrafo ao MP3: Algumas Reflexões sobre Música e Tecnologia.Revista Brasileira de Estudos da Canção, n.5, p. 73 - 82, 2014.

GOUVEA, Maria Cristina Soares. A Criança de Fave la em seu mundo de Cultura. Cad. Pesq. n.86, ago. 1993.

GOUVEIA, Taciana (Org); FERREIRA, Simone (colab.). Ser, Fazer e Acontecer: mulheres e o direito à cidade. Recife, SOS COR PO - Instituto Feminista para a Democracia, fev. 2008.

GOUVEIA, Taciana. Mul heres: sujeitos ocultos das / nas cidades?. Artigo retirado do site do Fórum Nacional de Reforma Urbana: >http://www.forumreformaurbana.org.br/index.php/documentos - do - fnru/42 - grupo - de - trabalho/80 - genero - e - reforma - urbana - g - mulheres - sujeitos - ocultos - dasnas - c idades.html< (acessado em março de 2016). Publicado em 01 de setembro de 2015.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Civilização Brasileira, 1982.

GRAY, Jonathan; MITTELL, Jason. SpeculationsonSpoilers: LostFandom, NarrativeConsump tionandRethinkingTextuality, 2007. Disponível em: . Acesso em 25 de junho de 2016.

GREFFE, X. A economia artisticamente criativa: arte, mercado, sociedade. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2015.

GREIF, Mark. Et al. WhatwastheHipster? A sociologicalinvestigation. New York: n+1Foundation, 2010. 200 p.

GRIGORIADIS, Vanessa. Björk: the spectacular sonic genius. The Gentlewoman.

G RINOVER, Lucio. A hospitalidade urbana: acessibilidade, legibilidade e identidade. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano III, n. 2, p. 29 - 50, 2. sem. 2006.

GRUNGE. In: MERRIAM - WEBSTER’S CollegiateDictionary. Springfield: Merriam - Webster. [s. d.] .Disponíve l em: .Acesso em: 24 jun. 2016.

Guardiões da Galáxia. Direção: James Gunn. Produção: Kevin Feige. Estados Unidos: Marvel Studios, 2014, 1 DVD.

GUATARI, Félix. O divã do pobre. Disponível em: . Acessado em: junho de 2016.

GUEIROS, Junior Nehemias. O direito autoral no show business. Rio de Ja - neiro: Gryphus, 2005.

GUIMARÃES, Carlos Gabriel. O café e a conta. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, n.57, p. 24 - 26, jun. 2010.

GUITART, Anna Ortiz. Hacia una ciudad no sexista. Algunas reflexiones a partir de la geografía humana feminista para la planeación del espacio urbano. Territorios, núm. 16 - 17. Universidad del Rosario. Bogotá, Colombi a, 2007. GULLAR, Ferreira. Teoria do não - objeto. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 e 20 de dezembro de 1959. Suplemento Dominicial, p.1.

GUSTAVO, L. A arte da produção do stand up.http://www.jornalblitz.com.br/cultura/a - arte - da - producao - do - stand - up/. A cesso em 17 de junho de 2016.

HAANPAA, Leena. Shopping for fun or for needs? A study of shopping values, styles and motives of Finnish consumers in 2001 – 2003. The conference “Rethinking Inequalities” 7th Conference of European Sociological. Association, To run, Poland, September pp. 9 – 12, 2005.

HAESBAERT, R. ; BRUCE, G. A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. 2002. Disponível em:http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewFile/74/72. Acesso em: 20 de fev. 2017.

HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10. São Paulo, Anais... São Paulo: USP, 2005.

HAESBAERT, Rogério. Hibridismo cultural, “antropofagia” identitária e transterritorialidade. In: BARTHE - DE LOIZY, F., and SERPA, A., orgs. Visões do Brasil: estudos culturais em Geografia [online]. Salvador: EDUFBA; Edições L'Harmattan, 2012, p. 27 - 46. ISBN 978 - 85 - 232 - 1238 - 4.

HAESBAERT, Rogério. Relação da Geografia com a Cultura. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

HAESBAERT, Rogério. Território e territorialidade: um debate. GEOgraphia, ano IX, n. 17, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro Editora, 2 003. 222 p.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista & Realidade, p.15 - 46, jul./dez, 1997.

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós - modernidade. 12 ed. São Paulo: DP&A, 2014. 97 p.

HALL, Stuart . A identidade cultural na pós – modernidade / Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro - 11. Ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós - modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós - modernidade. 11. ed, Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós - modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva &Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. 58 p.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós - Modernidade, 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1987. 97p.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na pós - modernidade. 10ª Edição. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. HALL, Stuart. Da diáspora – identidades e mediações culturais. 1. ed. Tradução de Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger e Sayonaram Amaral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La G uardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

HARRISON, Mark; STABILE, Carol A. Prime Time Animation: Televisionanimationand American culture. New York: Routledge, 2003.

HARTLEY, J. Creative industries. O xford: Blackwell Publishing, 2005.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo. Annablume, 2005.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes. Do direito à cidade à revolução urbana. Tradução Jeferson Camargo. São Paulo. Martins Fontes, 2014.

HEGEL, G eorg Wilhelm Friedrich. Principios da filosofia do direito: Tradução Martin Fontes. 1 ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1997. 329 p.

HEINICH, Nathalie. De la visibilité. Excellence et singularité en régime médiatique. Paris: Gallimard, coll. "Bibliothèque des Sciences Humaines", 2012.

HELENA, Maria. Democratização cultural: Um desafio a ser superado. Blog Acesso. São Paulo. 2007. Disponível em: < http://www.blogacesso.com.br/?p=63> . Acesso em: 14 set. de 2016.

HELFST LEICHT COLLAÇO, J anine. Gastronomia: a trajetória de uma construção recente. Goiânia, 2013.

HELLEKSON, Karen; BUSSE, Kristina. Fanfiction and Fan Communities in the Age of the Internet .McFarland & Company Inc. Publishers, 2006.

HELOISA BUARQUE DE HOLLANDA. Entrevista com jb stuart hall. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2016.

Heloisa Helena of Vila Autódromo Speaks at the Brazilian Senate [video]. 22/09/2015. URL: https://www.youtube.com/watch?v=n8t80Wv AgPc

HEMINGWAY, David. Björk. Record Collector. Setembro de 2002.

HERSCHMANN, M. O funk e o hip hop invadem a cena. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

HERSCHMANN, Micael. Abalando os anos 90 – Funk e hip - hop, globalização, violência e estilo cultural. Ri o de Janeiro: Rocco, 1997.

HERSCHMANN, Micael. As imagens das galeras funk na imprensa In: Linguagens da Violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

HERSCHMANN, Micael. Indústria da Música em Transição. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2010, v.1. p .179. HERSCHMANN, Micael. Mídia, pânico moral e o funk carioca In: Comunicação, Cultura & Consumo. A (des)construção do espetáculo contemporâneo. Rio de Janeiro: E - Papers, 2005.

HERSCHMANN, Micael. O Funk e o hip - hop invadem a cena. Rio de Janeiro, UFRJ, 2000.

HEWITT, Hugh. Blog: entenda a revolução que vai mudar seu mundo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.

HILTON - MORROW, Wendy; MCMAHAN, David T. The FlintstonestoFuturama: Networks and prime time animation. In HARRISON, Mark; STABILE, Carol A. Prime Time Animation: Televisionanimationand American culture. New York: Routledge, 2003.

HINGST, Bruno. Projeto ideológico cultural no regime militar: O caso da Embrafilme e os filmes históricos / Adaptações de obras literárias. 2013. Tese (Doutorado) – E scola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo. 2013. Disponível em: . Acesso em 11/06/2016.

HIRSCHMAN, Elizabeth M.; HOLBROOK, Morris B. Hedonic consumption: emerg ing concepts, methods and propositions.Journal of Marketing, Chicago, v. 46, n. 3, p. 92 - 101, 1982.

HONÓRIO, Ricardo. Concepções de cultura. Disponível em: . Acesso em: 02/12/2017.

HOOKS, Bell. F eminism is for everybody: Passionate politics. Pluto Press, 2000.

HOPPER, Jessica. The invisible woman: a conversation with Björk. Pitchfork. 2015. Disponível em: http://pitchfork.com/features/interview/9582 - the - invisiblewoman - a - conversation - with - bjork/. Data de acesso: 10 de nov. 2016.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 1367.

HYPE. In: SIGNIFICADOS. [s. l.]. [s. d.]. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2016.

IANSEN, Marta. A rotina dos escravos em uma fazenda produtora de café. 2014. Disponível em: . Acesso em: 27/10/2017.

IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/UNE SCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: Acesso em: 08 mar. 2016. p 24 - 25.

INTERCOM. A questão da hibridação cultural em néstor garcía canclini. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.

ITO, Liliane de Lucena. Em busca da consagração artística: estratégias de músicos independentes no site MySpace. In: V Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular - Territórios e Fronteiras da Música Mediática. Centur, Belém. 2013. ITO, Liliane de Lucena. Em busca da consagração artística: estratégias de músicos independentes no site MySpace. In: V Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular - Territórios e Fronteir as da Música Mediática. Centur, Belém. 2013.

ITURREZ, Barbara Brasileiro. A cultura e seus produtos: O caminho simbólico ao mercado cultural . Disponível em:

JACOB, Helena. Gastronomia, culinária e mídia. São Paulo 2013.

JACQUES, Jackson. Quarta capa. Ilu stração de Clarice Rosadas. Niterói: [s. n.], 2016.

JENKINS, HENRY. A cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Editora Aleph, 2009. p 29.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Traducao: Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência.2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry. Fans, bloggers and gamers: exploring participatory culture . N ova York: NYU Press, 2006.

JENKINS, Henry. Fans, Bloggers and Gammers: Exploring Participatory Culture. New York: New York University Press, 2006.

JENKINS, Henry. Fans, Bloggers, andGamers: ExploringParticipatoryCulture. New York:

JENKINS, Henry. Textual Poachers: TelevisionFans&ParticipatoryCulture . New York: Routled ge, 1992.

JUNG, Carl. O livro vermelho. Vozes, 2010.

JUNGBLUT, Airton Luiz. A salvação pelo Rock: sobre a “cena underground” dos jovens evangélicos no Brasil. Religião & Sociedade. Rio de Ja neiro: ISER, v. 27, n. 2, p.144 - 162, dez. 2007.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia: limites de um conceito em meio a disputas.Disponível em:http://www.cchla.ufrn.br/bagoas/v01n01art07_junqueira.pdf. 2003

KAUARK, Giuliana. O Ministério da Cultura e a Conve nção sobre a Diversidade Cultural. In: VI Enecult. 2010.

KERN, Daniela O conceito de hibridismo ontem e hoje: ruptura e contato MÉTIS: história & cultura – v. 3, n. 6, p. 53 - 70, jul./dez. 2004 Disponível em

KHUMTHUKTHIT, P.A Nova Diplomacia Pública do Japã o. Dissertação de Mestrado, PUC, 2010.

KLEBER, Magali Oliveira. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. KOHARA, Luiz; UEMURA, Margareth Matiko; FERRO, Maria Carolina T. (Org.). Moradia é Central - lutas, desafios e estratégias. 1. Ed. São Paulo: Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, 2012.

KOLLONTAI, Alexandra. Marxismo e revolução sexual. Global, 1982.

KRUSE, H olly. Site andSound: Understandingindependentmusicscenes. New York: Peter Lang, 2003, 188 p.

Kvaran, Ó. and K. Kristjánsdóttir (eds) (2001) Confronting Nature: Icelandic Art of the 20th Century. Reykjavík: National Gallery of Iceland.

LACERDA, Alice Pires de. Democratização da Cultura x Democracia Cultural: os Pontos de Cultura enquanto política cultural de formação de público. Políticas Culturais: Teorias e Práxis. 2012. Disponível em: Acessado em: 15 set. de 2016

LACERDA, Chico. Novo Cinema Queer vs. Cinema Camp Australiano: articulações camp, políticas queer. In: Congreso AsAECA, 2012, Córdoba. Actas del III Congreso Internacional de ASAECA - Córdoba , 2012, 2012.

LAGARDE, de los Rios. El feminismo en mi vida. 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. S ão Paulo: Atlas, 1996. 47

LANA, Marina Vieira; XAVIER, Sônia Maia Teles. Fãs coprodutores e as fanfictions de Harry Potter a partir da cultura de participação. Disponível em: .

LANHA M, Robert. The HipsterHandbook. 1. ed. New York: Anchor, 2003. 169 p.

LARAIA - Roque De Barros Laraia. Cultura um conceito antropológico. 14 ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. 120 p.

LARAIA, R. Cultura - Um Conceito Antropológico. 21. ed. Rio de Janeiro: Roque, 1932. 109p.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. 24.ed Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropologico. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. MACEDO, Nélia Mara Rezende. Infância, música e mídia: a produção cultural em debate.

LASMAR, Telma. A Relação Dialogal entre o visitante e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. In: Seminário Internacional História Representada: o dilema dos museus, 2002, Rio de Janeiro. Livro do seminário internacional, Rio de Janeiro: Livros do Museu Histórico Naci onal, 2003. 320 p. Espaço e Museu, p. 311 - 318.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LEAL, Marinna Cardoso. Ancine: Desvendando a apresentação e aprovaçã o de projetos audiovisuais para captação de recursos incentivados. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural), UFF, Niterói, 2016

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo. Centauro, 2001.

LEF RANC, Jean. Compreender Nietzsche. Petrópolis: Editora Vozes, 2005, 327 p.

LEITE, Carlos Roberto Saraiva da Costa. A escravidão no Brasil: do ciclo do café à abolição. 2016. Disponível em: . Acesso em: 07/09/2016.

LEMOS, Andre. Ciberespaço e Tecnologias Móveis. Processos de Territorialização e Desterritorialização na Cibercultura. Facom/UFBA, 2005. Disponivel em: < http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/territorio. pdf>. Acesso em: 30/01/2017.

LEMOS, André. Terreiro Contemporâneo, Rio de Janeiro. 3 de março de 2016.

LEONOR LEAL, Maria. A História da gastronomia. São Paulo: editora Senac 1999.

LERNER, J. Qualquer cidade pode ser criativa. In: REIS, A; KAGEYAMA, P. (Or gs.). Cidades criativas – perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2011.

LEUNG, S. Moda e História – Vaudeville e Burlesco. Disponível em:https://modacultural.wordpress.com/2011/02/09/moda - e - historia - vaudeville - e - burlesco/. Acesso em: 30 de junho de 2016.

LEVINO, Rodrigo. Anitta, do "Show das Poderosas", diz que não ficou rica e que UPPs deixaram funk "light". Folha de São Paulo, publicado em 22 de julho de 2013. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/07/1314475 - anitta - do - show - das - poderosas - diz - que - nao - ficou - rica - e - que - upps - deixaram - funk - light.shtml Acesso em: 31 de outubro de 2016.

LEVI - STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 2010, 85 p.

LEVI - STRAUSS, Claude. O Cru e o Cozido. São Paulo: Cosac Naify, 2004, 442 p.

LEVI - STRAUSS, CLAUDE. O cru e o cozido. São Paulo: editora Cosac Naify 2004.

LEVY, Pierre. A Inteligência Coletiva – Por uma antropologia do ciberespaço. Traducao: Luiz Paulo Rouanet. Sao Paulo: Loyola,1998.

LEVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma a ntropologia do espaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Traducao: Carlos Irineu da Costa. Sao Paulo: 34, 1999. LICHOTE, Leonardo. Cena musical contemporânea de São Paulo se fortalece e é alvo de documentário. O Globo, Rio de Ja neiro, publicado em 09 de agosto de 2010. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

LIMA, Clóvis et al. Trabalho imaterial, produção cultural colaborativa e economia da dádiva. In Revista de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação, vol. XIII, n.1. Abr. 2011.

LIMA, Elizabeth Maria Freire de Araújo; PELBART, Peter Pál. Art, medical treatment and insanity: a territ ory in flux. História, Ciências, Saúde – Manguinhos , Rio de Janeiro, v.14, n.3, p.709 - 735, July - Sept. 2007.

LIMA, Roberto Guião de Souza. O Ciclo do Café Vale - paraibano. Instituto Cidade Viva, Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: . Acesso em: 02/09/2016.

LINTON, R.A Difusão da Cultura. Disponível em:http://dialogosnaescola.blogspot.com.br/2010/11/difusao - da - cultura - texto - 1 - ano.html. Acesso em: 03 de abril de 2016.

LOCOGE, Benjamin. Un pays qui ne manque pas d‘airs. Paris Match, publicado em 20 de maio de 2014. Disponível em: http://www.parismatch.com/Culture/Musique/Un - pays - qui - ne - manque - pas - d - airs - 565096 Acesso em 30 de outubro de 2016.

LOIST, S kadi. Precarious cultural work: about the organization of (queer) film festivals. In: Screen, num. 52, vol. 2. Oxford University Press, Inglaterra, 2011.

LOIST, Skadi. The Queer Film Festival Phenomenon in a Global Historical

LOIST, Skadi; ZIELINSKI, Ger. On the Development of Queer Film Festivals and Their Media Activism. In Film Festival Yearbook 4, Edited by Dina Iordanova and Leshu Torchin. St Andrews, Scotland: St Andrews Film Studies, 2012.

LOPES, Adriana. “Funk - se quem quiser”. No batidão negro da ci dade carioca. Tese de Doutorado em Lingüística, Instituto de Estudos em Linguagem da UNICAMP, , 2010.

LOPES, Adriana. ―Funk - se quem quiser ‖ no batid ão negro da cidade carioca. Tese de Doutorado em Lingüística, Instituto de Estudos em Linguagem da UNICAMP , 2010.

LOPES, Denise Maria Moura da Silva. Avanços, retrocessos e estagnações: um balanço da lei 12.485. Revista Eptic 17.2 (2015): 39 - 56. Disponível em: Acesso em: 20/07/16

LOPES, Guilherme. Cul tura Viva e a Economia Criativa:... TYCC Procult, 2015.

LOPES, J.M. Teixeira. Da democratização da cultura a um conceito e prática alternativos de democracia cultural. In: Caderno de estudo 14 – escola superior de educação de Paula frassinetti. Saber & Edu car, vol. 14.121, set., 2009.

LOPES, João. Vídeo que revelou Anitta no Youtube, publicado em 20 de dezembro de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RklgdbKQ - SI Acesso em 07 de novembro de 2016. LORETTI, Pricila. “Do Lixo ao Luxo: A Valoriz ação de Objetos a Partir da Feira de Antiguidades da Praça XV”. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado em Antropologia, IFCS - UFRJ. 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Vozes, 1997.

LUIZ, Lucio. Expansão da cultura participatória no ciberespaço: Fanzines, fanfictions, fanfilms e a “cultura de fã” na internet. Disponível em:

MACENA. M aria da Penha. Entrevista concedida em 17 de dezembro de 2015.

MACHADO, P. H. Encontrei Faramir, Filho de Denethor e Irmão de Boromir, 2016.

MACIEL, Erick. A Pré - produção de um projeto cultural: parte 2. Radar da produção, jun, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2015.

MACIEL, Erick. Gestão de Projetos: produção/execução: Introdução. Radar da produção, jul, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2015.

MACKINNON, Catharine A. Toward a feminist theory of the State. Cambridge: Harvard University Press. 1989.

MADEIRA, S. Evolução da identidade, estereótipo e imagem midiática da tribo urbana dos nerds. In: 10º Interprogramas de Mestrado Faculdade Casper Líbero. 2014

MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível. São Paulo: Editora Vozes Ltda, 1998.

MAFFESOLI, M. Homossocialidade: da identidade às identificações. 2012 . Disponível em Acesso em: 22 de julho de 2016

MAGALHÃES, Alexandre Almeida. Transformações no “problema favela” e a reatualização da “remoção” no Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Sociais. Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Rio de Janeiro, 2013.

MAGRANI, EDUARDO JOSE GUEDES. Exceções e limitações ao direito autoral: historicidade criticas á restritividade da lei brasileira e p ossíveis soluções. Rio de Janeiro: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC - RIO, 2010. 99 p.

MAIA Flávio Marcílio; SILVA Júnior. Na Onda do streaming: Plataformas Digitais Sonoras no Mercado Musical Brasileiro. Intercom – Sociedade Brasile ira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Caruaru - PE – 07 a 09/07/2016

MAIA, Carmen. Cildo Meireles, Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009. 116p.

MAIA, Junot de Oliveira. O Twitter de Renê Silva e a ocupação da tecnologia: o morro (do Alemão) tem vez. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(51.1): 261 - 275, jan./jun. 2012. MAIA, Rousiley. Identidades coletivas: negociando novos sentidos, politizando as diferenças. Universidade Federal de Minas Gerais . Disponível em . Acesso em 01/06/2016.

MAIOR, Izabel Maria M. de Loureiro. Pessoas com Deficiência e Direito de Acesso à Cultura. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Defic iência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal, São Paulo, junho,2013.

MAIOR, Leandro Souto. Em sua quarta edição, Rio Parada Funk leva mais de 200 artistas ao Sambódromo. 12 de setembro de 2014. Disponível em

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

MALINOWSKI, Bronislaw. “Os Argonautas do Pacífico Oriental. 1922.

MAMBERTI, Sergio. Políticas públicas: Cultu ra e Diversidade. In: LOPES, Antonio Herculanao; CALABRE, Lia (orgs.). Diversiade Cultural Brasileira. RJ: Ediuções FCRB, 2005.

MANSFIELD, M. Stand Up. Disponível emhttp://www.standupcomedy.com.br/stand - up/. Acesso em 15 de junho de 2016.

MARANHÃO, Julia d e Brito Ponce. Biblioteca Parque da Rocinha: cotidiano, cultura e cidadania num equipamento cultural carioca. 2015. Dissertação (Programa de Pós - Graduação em História, Política e Bens Culturais) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2015. pp 11 - 16 e pp. 22 - 39.

MARCELINO, Felipe Beltram. Acessibilidade comunicacional em ambientes culturais: uma barreira a ser superada. 2013. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universid ade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

MARCHI, Leonardo de. A Angústia do Formato: uma História dos Formatos Fonográficos. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós - graduação em Comunicação, Niterói, v. 1, n. 1. 2005. p.2 - 2

MARCHI, Leonardo de. Indústria Fonográfica e a Nova Produção Independente: o futuro da música brasileira? Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. l3, n. 7, p. 167 - 182 jul 2006.

MARCHI, Leonardo de. Indústria Fonográfica e a Nova Produção Independ ente: o futuro da música brasileira? Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. l3, n. 7, p. 167 - 182 jul 2006.

MARCHI, Leonardo di. A Angústia do Formato: uma história dos formatos fonográficos. E - Compós, número2, julho/2004.

MARCHI, Leonardo di. Transfo rmações estruturais da indústria fonográfica no Brasil1999 - 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura). ECO - UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.

MARCÍLIO, Carla Crevelanti. Chiquinha Gonzaga e o Maxixe. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual P aulista, São Paulo, 2009. MARCO, Kátia de. Gestão de espaços culturais: uma abordagem contemporânea.18 p. 2008

MARIA, Negra. Anitta e a pasteurização do funk. Blog Radar da Produção, publicado em 27 de novembro de 2013. Disponível em: http://blog.radardap roducao.com.br/musica/6278/anitta - e - a - pasteurizacao - do - funk/ Acesso 01 de novembro de 2016.

MARIANI, Soraya. Como mudar o mundo.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999, p. 32.

MARIC ATO, Ermínia. Globalização e Política Urbana na Periferia do Capitalismo, Revista VeraCidade, Ano IV, número 4, Março de 2009, p. 13 - 16.

MARQUES, AÍDA. Ideias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil.

MARSON, Melina Izar. Cinema e Politica de Estado – Da Embrafilme à ANCINE – Cinema e Audiovisual Brasileiro – VOL I - Escrituras – Iniciativa cultural – SP – 2009.

MARTEL, Frédéric. Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas. São Paulo, SP: Civilização Brasileira, 2012. MEDEIROS, Jan aína. Funk carioca: crime ou cultura? O som dá medo. E prazer. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2006.

MARTINO, Luiz C. Dois Estágios da Comunicação versus Efeitos Limitados: Uma releitura. IN: XVIII Encontro da Compós, na PUC - MG, Belo Horizonte, MG, junh o de 2009. Disponível em: www.compos.org.br

MARTINS, Ana Luiza. Elixir do mundo moderno. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, n. 57, p. 20 - 23, jun. 2010.

MARTINS, CARLOS BENEDITO. A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968 E A ABERTURA PA RA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL. Scielo Brasil, Campinas, v. 30, n. 106, jan./mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2016.

MARTINS, Guilherme Paiva de Carvalho; SOUZA Lázaro Fabrício de Fra nça; PAIVA, ShemillaRossana de Oliveira. Música, globalização e hibridismo: elementos preliminares para sepensar heavy metal , mundialização e identidade. 2015 IS WorkingPaper, 3.ª Série, N.º 8 Disponível em Acesso em 01/11/2016.

MARTINS, Sérgio; CARNEIRO, Raquel. Aleluia, rock ‘n’ roll: Eles têm atitude e visual roqueiros. Cantam sobre Deus e até tocam em igreja, mas não fazem hinos. Conheça o indie gospel brasileiro. Revista Veja. São Paulo: Abril,v.2452, n.46, p.86 - 91, 18 nov. 2015.

MARTINS, Sérgio; CARNEIRO, Raquel.. Quando o Gospel é Pop: Uma lista de bandas cristãs que usam metáforas para falar de temas religiosos. Veja Música, 16 nov. 2015. Disponível em: . Acesso em 25 maio 2016.

MARTINS, Vinicius. Fundamentos da atividade cinematográfica e audiovisual. 2.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de hegel: tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus ; [supervisão e notas Marcelo Backes]. 2.ed revista ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010. 177 p.

MASCARENHAS, Gilmar; BIENENSTEIN, Glauco; SÁNCHEZ, Fernanda. O jogo continua: megaeventos esportivos e cidades. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2011.

MATOS, P. Consumo, Curadoria e a construção de mapas de importância na cultura nerd. In: X POSCOM: Seminário dos Alunos de Pós - Graduação em Comunicação Social da PUC - Rio. 2013.

MATOS, P. O nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital si mbólico em uma cultura juvenil em ascensão.In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Intercom. 2011.

MAURER JÚNIOR, Orides. História e sociedade. 2012. Disponível em: . Acesso em: 04/10/2016.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas in Sociologia e antropologia. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2003. p 183 - 314.

MAZZOLENI, Florent. As Raízes do Rock. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2012,224 p.

MCCORMICK, Neil. I’ve never seen the Albert Hall react quite like this. The Telegraph. 2016. Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/music/what - to - listento/bjork - review - ive - never - seen - th e - royal - albert - hall - react - quite - li/. Data de acesso: 22de set. 2016.

MCDONNELL, Evelyn. Army of she: icelandic, iconoclastic, irrepressible Björk. New York: AtRandom.com Books, 2001.

McKINNEY, James. The DiagnosisandCorrectionof Vocal Faults. [S.l.]: Genov ex Music Group. 1994

MEDEIROS, Ana Lucia. Tipologia de celebridades: em busca do conceito, desde o século XV aos dias atuais. In: XII Congresso Internacional de Humanidades. Brasília, 2009.

MEDEIROS, Janaína. Funk carioca: crime ou cultura? O som dá medo. E prazer. São Paulo, Editoras Albatroz, Loqüi e Terceiro Nome, 2006.

MEILI, A. M. O audiovisual na era YouTube: pro - amadores e o mercado. Sessoes do Imaginario, n. 25, 2011. 52 - 59.

MELEIRO, Alessandra. – Cinema e Economia Política – Escrituras – Itaú Cen tral – SP – 2009.

MELEIRO, Alessandra. (Org.) Cinema e Mercado – VOL III - Escrituras – Iniciativa cultural – SP – 2009.

MELLO GUIMARÃES, Andrea Thompson. Gravadoras Independentes e o Futuro da Indústria Fonográfica no Brasil. 49 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. MELLO, Anahi Guedes de. TORRES, Elizabeth Fátima. Acessibilidade na comunicação para surdos oralizados: contribuições das tecnologias de informaçã o e comunicação. In: Fórum Permanente de Educação Inclusiva, Rio de Janeiro, abr., 2006.

MELLO, Angeline. “Músicas para louvar ao Senhor”: música gospel: da igreja primitiva ao padre Marcelo Rossi. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação S ocial: Publicidade), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1999.

MELLO, J. B. F. Explosões e estilhaços de centralidades no Rio de Janeiro. In: Espaço e Cultura, ano I, n. 1. Rio de Janeiro: UERJ, 1995 Niterói: Prefeitura de Niterói, 1992.

MELLO, L.C. Fotobiografia traz síntese pessoal do arquivo de Nise da Silveira. O Globo , Rio de Janeiro, 13/12/2014, Cultura, Livros.

MELLO, L.C. Nise da Silveira caminhos de uma psiquiatra rebelde. Rio de Janeiro, Automática edições. 2014

MELLO, Marisa S. Biblioteca s no Rio de Janeiro: da leitura de livros à leitura do mundo. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015, Crato. Anais III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. Crato: Universidade Federal do Cariri, 2015.

MELLO, Marisa S.. Gestão e prá ticas culturais em bibliotecas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

MELLO, P.B. de. A Nova Aurora de uma Antiga Manhã – Surpreendentes diferenças entre as

MENDONÇA, José Vicente Santos de. Uma teoria de fomento público: critérios em prol de um fomento p úblico democrático, eficiente e não paternalista. Rio de Janeiro: Revista dos tribunais, 2010.

MENEZES, Rafael. História do ciclo do café no Vale do Paraíba de 1830 a 1930. Revista Cafeicultura, Rio Paranaíba, MG, 2009. Disponível em: . Acesso em: 02/09/2016.

MENEZES, Tayná. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência visual. 2013. 24 p. Trabalho de Conclusão (Pós - graduação). Universidade de São Paulo. São Paulo.

MESQUITA, Vanessa Panijun. Cade o rock que tava aqui? Análise histórica do rock nacional como agente na produção de identidade cultural do jovem brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Publicidade e Propaganda) Centro Universitário de Brasília –

MIDELFORT, H. C. E. Witch - hunting in Southwestern Germany. 1972.

MIGUEZ, Paulo. Alguns aspectos do processo de constituição do campo de estudos em Economia da Cultura. Anais do IV Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 28 a 30 de maio de 2008, Salvador. Disponivel em

MILANESI, Luís. A casa da invenção. 4ª edição. Cotia, São Paulo. Ateliê Editorial. 2003

MILANESI, Luis. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1998. MILANESI, Luis. Ordenar para desordenar: centros de cultura e bibliotecas públicas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MILLER, Daniel; HORST, Heather. O digital e o humano: prospecto para uma antropologia digital. Parágrafo, v.2, n.3, jul - dez 2015, p.99 - 111.

MINER, H. Ritos corporais entre os Naciremas. Disponív el emhttps://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2011/03/nacirema.pdf. Acesso em: 17 de maio de 2016.

MINOIS, G. História do riso e do escárnio. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2003. 654p.

MINTZ, Sidney. Comida e antropologia: uma breve revisão. Revista Brasi leira de Ciências Sociais, v. 16 n º47 2001.

MIRANDA, Gabriela. Do funk carioca ao baile funk: questões sobre world music 2.0 e funk carioca. In: III Encontro de pesquisadores em comunicação e música popular. Recife, 2011.

MIRANDA,Fabiana Móes. “Fancultura ” e texto literário: União no ciberespaço. Disponível em:

MIRANDO, Luiz Felipe; RAMOS, Fernao. Enciclopédia do cinema brasileiro. 3 ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012. 832 p.

MITTEL, Jason. The greatsaturdaymorning exile: Schedulingcartoonsontelevision ’speriphery in the 1960s. In HARRISON, Mark; STABILE, Carol A. Prime Time Animation: Televisionanimationand American culture. New York: Routledge, 2003.

MIZRAHI, Mylene. A institucionalização do funk carioca e a invenção criativa da cultura. In: Antíteses , v. 6, n. 12, p. 855 - 864. 2013. 62

MONICA, Maria Filomena. O consumo cultural e as classes sociais: um estudo exploratório. Análise Social 10, 1973.

MONTAGNER, Miguel Ângelo. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdeusiana. Sociologias, an o 9, v.17, p.240 - 264, jan./jun.2007.

MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: editora Senac 2008.

MONTANARI, Valdir. História da música: da Idade da Pedra à Idade do Rock. São Paulo: Editora Ática, 1988, 86 p.

MONTEIRO, C. Fandom: cultura partic ipativa em busca de um ídolo. In:RevistaAnagrama,ano 4, ed. 1,set - nov 2010.

MONTEIRO, Camila. Fandom: cultura participativa em busca de um ídolo. Disponível em: .

MONTEIRO, Maria Conceição. Figuras Errantes na Época Vitoriana: A Preceptora, a Prostituta e a Louca. Revista Fragmentos, V. 8, No I , Jul. - Dez., 1998,UFSC e In Revista Brasil de Literatura, Internet, 1998.

MONTEIRO, Poliana Gonçalves. O Gênero da Habitação: A Diretriz de Titulação Feminina no marc o do Programa Minha Casa Minha Vida. Dissertação. Curso de Mestrado do Programa de Pós - Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/ Rio de Janeiro, 2015.

MOORE, Ryan. Sellsliketeenspirit: music, youthcultur eand social crisis, New York: NYU Press, 2009, 275 p.

MOOREY, Teresa. A deusa. Pensamento, 1997.

MORAES, Elaine Valencise Hidalgo de. Homepage de fanfictions: um estudo bidimensional de gênero na concepção sociorretórica . Disponível em: . Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC, 2009.

MORAIS, Breno Kruse de. O mercado da música digital. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Relações Públicas, Publicidade, Propaganda e Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. 86 f

MORAIS. Silvilene de Barros R. Museu de ciência: o diálogo com as diferenças. 2013. 231 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

MOREIRA, Felipe F.; OLIVEIRA, Raul N. de. Funk c arioca: o cheiro que incomoda. In: VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Bahia, 2012.

MOREIRA, Mariana. O maior baile da cidade. 06 de agosto de 2014. Disponível em < http://www.cultura.rj.gov.br/materias/o - m aior - baile - da - cidade>

MOREIRA, Rui. Os caminhos da Dança na Política Nacional das Artes. Link:http://culturadigital.br/pna/destaque/os - caminhos - da - danca - na - politica - nacional - das - artes/, acesso em 14/01/2016.

MORELLI - MENDES, Cleber ; Cristóvão Domingos de A LMEIDA. A relevância da EMBRAFILME como política pública para o desenvolvimento da cinematografia brasileira. Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013 - Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS – 2013. Disponível em: Acesso em 10/06/2016.

MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX, 9ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Vol. 1 – Neurose. 9a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1997.

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX: o espírito do Tempo – volume 1. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. 9ª ed. Rio de Janeiro: For ense Universitária, 1997. 205 p.

MOTTA, B.S.; MORENO, P.; BITTENCOURT, M. A influência de Youtubers no processo de decisão dos espectadores: uma análise no segmento de beleza,

MOTTA, Pedro Mourão Roxo da; BARROS, Nelson Filice de Resenha. Cad. Saúde Públic a. 2015, vol.31, n.6, pp.1339 - 1340. ISSN 0102 - 311X. Disponível em: Acesso em: 11 de julho de 2016 NAKAGOME, Patrícia Trindade; MURAKAMI, Raquel Yukie. Transculturalidade, transformação: A relação dos fãs e dos e studantes com a literatura. Disponível em:

NATAL, Bruno. Segunda edição do Rio Parada Funk será em dezembro na Lapa. 09 de setembro de 2012. Disponível em

NEGRI, Antonio; COCCO, Giuseppe. O monstro e o poeta. Folha de São Paulo, São Paulo, 03 de mar. 2006. Tendências/Debates. Disponível em

NEGUS, Keith. Popular Music in Theory: AnIntroduction. Midd letown: WesleyanUniversity Press, 1997. 243 p.

NEPOMUCENO, M. A. O colorido cinema queer: onde o desejo subverte imagens. In: II Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: culturas, leituras e representações, 2008, João Pessoa. II Seminário Nacional G ênero e Práticas Culturais: culturas, leituras e representações. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2008.

NEPOMUCENO, Milena. Formação Do Curador Nos Festivais de Cinema. São Paulo, 2014. p. 10. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2015.

NERCOLINI, MARILDO JOSÉ. A construção cultural pelas metáforas:: MPB E O ROCK NACIONAL ARGENTINO REPENSAM AS FRONTEIRAS GLOBALIZADAS. Rio de Janeiro: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2005. 352 p.

NERDCAST. (2016, 04, mar.) NerdCast 506 – Cegos, Nerds e Loucos 2. Recuperado de: http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast - 506 - cegos - nerds - e - loucos - 2/

NEVES, André de Jesus. A literatur a marginal na internet: O fenômeno fanfiction como instrumento de dissiminação e divulgação das/nas margens . Disponível em:< http://www.poscritica.uneb.br/revistaponti/arquivos/v1n1/v1n1 - 153 - 166.pdf>

NICOLAU NETTO, Michel. Música na internet: descentraliza ção e controle. Música Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1. Jul. - dez. 2012. p.115 - 134

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm, Fragmentsposthumes, Paris: Gallimard, 1888, 14 tomo XIV, p.30

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e p essimismo.São Paulo: Companhia das Letras, (1872) 1992. 184 p.

NOGUEIRA, Carol. A fórmula poderosa que deu origem ao furacão Anitta. Veja, publicado em 19 de julho de 2013. Disponível em:http://veja.abril.com.br/entretenimento/a - formula - poderosa - que - deu - or igem - ao - furacao - anitta/ Acesso em 29 de setembro de 2016.

NOVA, Escola. Como Funciona o Sistema Braille? Disponível em: . Acessado em: 30 nov. de 2016

OBICI, Giuliano. Condição da escuta : mídia e territórios sonoros. 2006. Disponível em: ODININO, Juliana de Paula Queiroz. Imaginário Infantil e Desenho Animado no Cenário da Mundialização da Culturas. São Paulo, 2004. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Universidade Estadual de Campinas, 2004.

OLIVEIRA, Fabrício Leal de; SANCHÉZ, Fernanda; TANAKA, Gisele; MONTEIRO, Poliana. Planejamento e Conflitos Urbanos. Experiências de luta. Letra Capital. Rio de Janeiro, 2016.

OLIVEIRA, KYOMA SILVA. O artista - mediador e sua atuação nos interstícios do território cultural: uma análise da trajetória de gilberto gil kyoma silva oliveira niterói março/. Niterói: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO, 2015. 151 p.

OLIVEIRA, Litiere; CARDOSO, Monique e GUIMARÃES, Mercedes. Escravidão, um passado para esquecer? Disponível em: . Acesso em: 02/09/2016.

OLIVEIRA, Luis Felipe; TOFFOLO, Rael B. Gimenes; ZAMPRONHA, Edson S. Paisagem sonora: uma proposta de análise. Disponível em: http://cogprints. org/3000/1/TOFFOLO_OLIVEIRA_ZAMPRA2003.pdf.

OLIVEIRA, Marina de. Rock, identidade e juventude no underground evangélico brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciamento em História) Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

OLIVEIRA, Tais. Influe nciada pelo indie, folk e rock, cena recente do gospel quebra paradigmas. Hoje em Dia. Belo Horizonte. 12 fev. 2016. Disponível em: . Ac esso em: 18 jul. 2016.

OLIVIERI, Antonio Carlos. Lei Áurea: Princesa Isabel sancionou a lei que pôs fim à escravidão. 2005. Disponível em: . Acesso em: 02/09/2016.

OPHOBE, Guillaume.Revista Hétéroclite. França, nº81, pg 21, setembro de 2013.

O'REILLY, Tim. WhatIs Web 2.0 – Design Patternsand Business Models for the Next Generationof Software. O'ReillyPublishing, 2005. Disponivel em : . Acesso em: 10/01/2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Assembleia Geral da ONU. Declaração dos direitos das pessoas deficientes. 1975. Disponível em Acesso em: 24 mai. de 2016.

PADILHA, L. D.; HAMESTER, M. A Identidade e a Estética como forma persuasiva nas camisarias Nerds das marc as Jovem Nerd, Linux Mall e Redbug. In: V SIPECOM: Seminário Internacional de pesquisa em comunicação, 2013.

PADRÃO, Márcio. Ascensão de uma subcultura literária: Ensaio sobre a fanfiction como objeto de comunicação e sociabilização . Disponível em: PAIM, A. Quanto Ganha um comediante de Stand Up?.Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=Gx5jYlUaSIE. Acesso em 17 de junho de 2016.

PAIN, Rachel H. Social geography of women’s fear of crime. In: Transactions of the Institute of British Geographers (22): p. 231 - 244. 1997

PAINI, Leonor Dias; COSTA, Leila Pessôa Da. A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: algumas considerações. REP’s - Revista Even. Pedagóg., Maringá/PR, v. 7, n. 1, p. 59 - 72, mar./mai. 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2016.

PAIVA, José Eduardo Ribeiro de. Direito Autoral, do Fonógrafo à Web e Novos Hábitos de Consumo em um Novo Mercado. In: I ntercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo - SP – 05 a 09/09/2016

PAIXÃO, Lucas Françolin da. A indústria fonográfica como mediadora entre a música e a soci edade. Dissertação (Mestrado). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013.

PALOMINO, Paula Toledo. A cultura fandom e os fanfictions. Métricas para analisar a recepção dos fãs aos jogos eletrônicos: o caso Mass Effect3. Disponível em:.

PANOSSO NETTO, Alexandre ; TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi e BENI, Mario Carlos. Turismo é área de Humanas e não de Exatas. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2016.

PARDO, J. Gestão e governança nas cidades criativas. : REIS, A; KAGEYAMA, P. (Orgs.). Cidades criativas – perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2011.

PARIS, Larissa Giacometti. Cultura participativa e práticas de produsagem na escrita de fanfictions em websites de compartilhamento online . Disponível em: .

PARK, Robert Ezra. A cidade: Sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. American Journal of sociology, XX. Março, 1916.

PARRY, Roger. A ascensão da mídia: a história dos meios de comunica - ção de Gilgamesh ao Google. Rio de janeiro: Elsevier, 2012.p 227.

PASCOAL, Roger. Colaboração e Cognição na World Wide Web. 2008. 94 f.

PAS SOS, K. G. F.; SILVA, E. L. C. O reflexo da inteligência coletiva nas organizações. Transinformacao, v. 24, n. 2, 2012. Disponivel em:. Acesso em: 10/01/2017.

PATEMAN, Carole. Críticas feministas à dicotomia público/privado. In: Teoria política feminista: textos centrais. Vinhedo, Editora Horizonte, 2013.

PATEMAN, Carolee. The sexual contract. Stanford: Stanford University Press. 1988. PEARSON, Roberta. Fandom In the Digital Era. Disponível em: Acesso em 13 de mar. 2016.

PEDROSA, Mário. Arte Experimental e Museus. In: Política das Artes: textos escolhidos I. São Paulo, EDUSP, 1995. 368 p.

PEIXOTO, Leonardo S. D. A autonomia dos municípios na cons tituição brasileira de 1988. In: Memoria del congreso nacional de derecho municipal descentralización y gobernalidad. Arequipa: Adrus, 2010. 865 p. P. 423 - 437

PELBART, Peter Pal. Vida capital. Iluminuras, 2003.

PELOI, D. Por uma estética da repetição: víde os virais e suas cópias. Anais do V Seminario Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiania - GO: UFG, Faculdade de Artes Visuais, 2012. Disponivel em: . Acesso em: 30/09/2016.

PENA, Felipe. Se essa Vila não fosse minha [longa - metragem documentário]. 2014.

PENA, Felipe. Teoria da Biografia Sem Fim. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2004. 98 p.

PENA, Rodolfo Alves. Espaço urbano e rural. Disp onível em: . Acesso em: 04/11/2016.

PEREIRA, A. O que a roupa da Arlequina e o cabelo da Furiosa têm a ver com a gente?, 2016. Disponível em: [http://minasnerds.com.br/2016/04/01/o - que - a - rou pada - arlequina - e - o - cabelo - da - furiosa - tem - a - ver - com - a - gente/] Acesso em: 18/02/2017.

PEREIRA, Lucas Luiz Oliveira. Vikings: a arte como identidade. Pergaminho, (6): 76 - 83, dez. 2015. Centro Universitário de Patos de Minas. Disponível em

PESSOA, Daniela. Ani tta se prepara para estrear programa na TV e lançar carreira internacional. Veja Rio, publicado em 02 de abril de 2016. Disponível em: http://vejario.abril.com.br/materia/gente/anitta - se - prepara - para - estrear - programa - na - tv - e - lancar - carreira - internacional A cesso em 23 de novembro de 2016.

PESSOA, Gabriela. 'Para dar opinião bunda, melhor não dar', diz Anitta sobre crise política. Folha de São Paulo, publicado em 17 de abril de 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/04/1761766 - para - dar - opiniao - bunda - melhor - nao - dar - diz - anitta - sobre - crise - politica.shtml Acesso em: 22 de novembro de 2016.

PINHEIRO, Walter. Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 644, de 2015. link do PLS 644/2015: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/ - /materia/ 123302, acesso em 22/02/2016; RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA, link do relatório: http://legis.senado.leg.br/mateweb/arquivos/mate - pdf/186814.pdf , acesso em 22/02/2016.

PINTO, Tales. Plantation, um sistema de exploração colonial. Disponível em . Acesso em: 05/10/2016.

PINTO, V. C.; SAEMI, M.; SOUSA, W. O papel da representação social na construção da identidade adolescente. In: Anais XV ENABRAPSO, 2009. PIZA, Rafael. Para uma avaliação das polític as culturais municipais: o caso de Niterói.. In: Cleise Campos; Guilherme Lemos; Lia Calabre. (Org.). Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Rede Sirius, 2007, v. , p. 181 - 196.

POLLACK, Michael. Memória, Esquecimento , Silêncio. Tradução: Dora Rocha Flacksman. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2. n. 3, 1989, p. 3 - 15.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro,v. 2, n. 3, 1989, p. 3 - 15.

POLLAK, Michael. Memória, esq uecimento, silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, 49 v.2, n. 3, 1989, p. 3 - 15.

PONTE, Elizabeth. Por uma cultura pública: organizações sociais, Oscips e a gestão pública não estatal na área da cultura. São Paulo: Itaú cultural; Iluminuras, 2012.

PONTES, C. F. SILVA, S. M. O Bonde em Niterói. Niterói: Niterói Livros, 2008.

PONTES, E.C.et al. Cartilha de Propriedade Intelectual: Cartilha Completa. Portal PUC Minas, Belo Horizonte, 2008.

PORCHAT, F. Bem mais que 8 minutos. Disponível emhttp://www.n etflix.com/WiPlayer?movieid=70298987&trkid=7808591&tctx=0%2C3%2C00 beaecf - d158 - 413d - 8945 - 45cd93a635a4 - 8392369#MovieId=70298987&EpisodeMovieId=70298512. Acesso em 13 de junho de 2016.

PORTA, Paula. Economia da Cultura: um setor estratégico para o país. Brasí lia: Ministério da Cultura, 2008.

PORTELA, Isabel. Acessibilidade para pessoa com deficiência física. Rio de Janeiro. 23 nov. 2016. Entrevista concedida para a autora.

PRADELLA, Victor. Aquela Velha Árvore. VICTOR PRADELLA. In: Ao Vivo Na Casa da Colina. F lorianópolis: Victor Pradella, 2015, 1 CD/DVD. Faixa 1.

PRADELLA, Victor. Victor Pradella - CD/DVD ao vivo Na Casa da Colina. Catarse. 12 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2016.

PRADO, Joana Peixoto. Cul tura em Niterói: Uma análise da política cultural no município entre 2006 - 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) – Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

PRANIS, Key. Processo s circulares. Palas Athenas, 2010.

PRETO, Marcus. Antidivas, Tulipa e Andreia Dias lançam discos em maio. Folha de São Paulo, São Paulo, publicado em 19 de abril de 2010. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

PRICE, Andy. Landmark Productions - Björk - Homogenic. MusicTech. 2014. Disponível em: http://www.musictech.net/2014/12/landmark - productions - bjorkhomogenic/. Data de acesso : 22 de nov. 2016. PRIETO, Claudiney. Wicca: a religião da deusa. Alfabeto, 2012.

PRIMO, A. Existem celebridades na blogosfera? Reputação e renome em blogs. Líbero, v. 12, p. 107 - 116, 2009.

PRIMO, Alex. De narcisismo, celebridades, celetoides e subcelebri dades: o caso Tessália e sua personagem Twittess. In: Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, n., p.159 - 189, 2010.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PRIMO, Alex. O aspecto rel acional das interações na Web 2.0. E - Compos (Brasilia), v. 9, p. 1 - 21, 2007.

PRIORE, Mary Del. História do cotidiano e da vida privada. São Paulo, 2011.

PROCÓPIO, Mariana Ramalho. A construção do ethos do biógrafo em biografias escritas por historiadores e jornalistas. Interim, v.21, n.1, p.42 - 64, jan/jun.2016.

PROUST, Marcel. Em Busca do tempo perdido. São Paulo: editora Globo 1981.

PUIG, R. Arlequina e Mulher - Maravilha: a Hiper - Sexualização da Personagem Feminina, 2016. Disponível em: [http://collantsemde cote.com.br/arlequina - e - mulhermaravilha/]. Acesso em: 18/02/2017

PUIG, R. O Nerd de verdade vs o poser, 2016. Disponível em: [http://collantsemdecote.com.br/nerd - de - verdade - vs - poser/]. Acesso em 07/11/2016

QUARESMA, Valdete Boni e Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós - Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1 (3), janeiro - julho/2005, p. 68 - 80.

QUINTINO, F.; REIMÃO, S. Batalha das biografias, censura e cobertura jornalístic a. Trabalho apresentado no GT Biografias de pessoas, instituições e ideias, durante o XVIII Colóquio Internacional da Escola Latino - Americana de Comunicação e o I Fórum Brasileiro das Tendências da Pesquisa em Comunicação, eventos componentes do Pens@com B rasil 2014.

QUIRINO, Pedro Ferreira. Mediação da privacidade: A popularização de jovens paulistas através de diários audiovisuais. COMUNICON – Congresso Internacional de Comunicacao e Consumo. PPGCOM/ESPM. Sao Paulo, 2016.

RABÊLO NETO, Alexandre et al. O Perfil Empreendedor no Mercado de Música Independente. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP. Piracicaba: Unimep,v. 6, n. 1, p. 68 - 86, 2016.

RACKER, Heinrich. Estudios sobre tecnicapsicoanalitica. Barcelona: PAIDÓS, 1966, 327p.

RAFANELLI, Stephan ie. Björk: ‘I’m not into normcore sexuality’. Evening Standard. 2016. Disponível em:

RAGGI, N. Juventudes na contemporaneidade: identidades, identificações,nomadismos. In:Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, n.2, 2010, p. 78 - RAGUENET, Albert o Freire. A criação em rede: tendências de realocação e remediação entre produtores fonográficos e os fãs. 2013. 285 f. Tese (Dou - torado) - Curso de Comunicação Social, Comunicação Social, Pontifícia Uni - versidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegr e, 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2016.

RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, Estado e Lutas Culturais: anos 50, 60, 70. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

RANGEL, Manoel – Encontro com Ancine. Rio de Janeiro, ABPITV, 20 14. (Comunicação oral). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=QJGArcebZxw. Acesso em: 20/03/16

RASPANTI, Márcia. O café no Brasil: fenômeno cultural, moda e biopirataria. 2016. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2017.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REIS E SILVA, João Guilherme Barone. Estrutura institucional, desempenho e assimetriais do cinema brasileiro nos anos 2000. In: Polí ticas públicas e regulação do audiovisual / Rafael dos Santos, Angélica Coutinho (orgs.). – 1.ed. – Curitiba, PR:CRV, 2012. p. 11 - 25.

REIS, A. Economia criativa: como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

REIS, A. Economia da cultura e desenvolvimento sustentável – o caleidoscópio da cultura. São Paulo: Manole, 2006.

REIS, A. Introdução. In: REIS, A. (Org.). Cidades criativas – soluções inventivas – o papel da Copa, das Olímpiadas e dos mu seus internacionais. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2010.

REIS, A.; URANI, A. Cidades criativas – perspectivas brasileiras. In: REIS, A; KAGEYAMA, P. (Orgs.). Cidades criativas – perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2011.

REIS, Ana Carla Fonsec a. Economia da Cultura e Desenvolvimento: Panorama geral e sugestão de debates para não -- economistas. In Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, nº 02, pág 50 -- 58, 2007.

REIS, Fabíola do Socorro Figueiredo dos; CHAVES, Profa. Dra. Lilia Silvestre. O perfil dos autores - leitores de fanfictions – histórias criadas por fãs. Disponível em:

REIS, Vanessa. Acessibilidade para pessoa com deficiên cia auditiva. Rio de Janeiro. 05 dez. 2016. Entrevista concedida para a autora.

REJOWSKI, Mirian. Turismo nas fazendas imperiais do Vale do Paraíba Fluminense, Brasil. In: TURyDES: Revista Turismo y Desarollo local. Vol. 9, n. 20, jun/jul 2016.

REQUIÃO, Lu ciana Pires de Sá. “Eis aí a Lapa...”: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa. 262 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

REQUIÃO, Luciana Pir es de Sá. “Eis aí a Lapa...”: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa. 262 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

REZENDE, Marcos de. A regulaçã o como instrumento para a disseminação da informação e redução da assimetria no mercado audiovisual. In: Políticas públicas e regulação do audiovisual / Rafael dos Santos, Angélica Coutinho (orgs.). – 1.ed. – Curitiba, PR:CRV, 2012. p. 59 - 77.

RIBEIRO, And réa. – Lei 12.485: Produtores Independentes. Rio de Janeiro, ABPITV, 2014. (Comunicação oral). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RjhUeaOoXcQ. Acesso em: 19/03/16

RIBEIRO, Angelo Augusto. YouTube, a nova TV corporativa: o vídeo na web como est ratégia de comunicação pública e empresarial. Florianopolis: Combook, 2013.

RIBEIRO, Beatriz Castelo Branco. O Som que Deus Criou: Análise de distribuição e consumo de música gospel na sociedade evangélica e o papel cultural no mercado musical evangélico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural), UFF, Niterói, 2013.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RIBEIRO, Wesley. Entrevista sobre o Indie Gospel, conce dida por correio eletrônico a Humberto Brum para Trabalho de Conclusão de Curso. 21 jun. 2016. [A entrevista encontrasse transcrita no Apêndice desta monografia]

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (tomo 1). Tradução de Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.

RIVERA, Tânia. Guimarães Rosa e a psicanálise. Rio de Janeiro: Editora Zahar,2005.

ROCHA, Allan. A função social dos direitos autorais: - . Rio de Janeiro: LUMEN JURIS, 2006. 339 p.

ROCHA, Carla PIRES VIEIRA. Comida, Identidade e Comunicação: a comida como eixo estruturador de identidades e meio de comunicação.

ROCHA, Isabel. Implantação e distribuição espacial e funcional da agro indústria fluminens e, arquitetura do café – 1840 - 1860. 2007. 142 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós - graduação em Arquitetura. Rio de Janeiro, 2007. Acesso em: 19/09/20 16.

RODRIGUES, Ana Raquel Fernandes. A tendência vintage: utopia, retrofilia e revivalismo cultural. 58 f. Dissertação (Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas, Especialização em Estudos Ingleses e Norte - Americanos). Faculdade de Ciências Sociais e Hum anas – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. 2015.

RODRIGUES, Cláudia. Acessibilidade para pessoa com deficiência visual. Rio de Janeiro. 16 nov. 2016. Entrevista concedida para a autora.

RODRIGUES, Heloisa Bueno. “Projeto cultural: reflexões para além de um instrumento técnico”. In: VII Enecult, Salvador, BA, 03 a 05 de agosto de 2011. RODRIGUES, Heloísa Bueno. Projeto cultural: Reflexões para além de um instrumento técnico. In: VII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador , BA. VII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, BA: UFBA, 2011.

ROGÉRIO, R.M. Cultura e identidade nos espaços de fluxos da contemporaneidade. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 26. Porto Seguro, 2008.

ROJEK, apud SIM ÕES. Celebridades na sociedade midiatizada: em busca de uma abordagem relacional. 2013

ROJEK, Chris. Celebridade. Rio de Janeiro: Editora Roco, 2008.

ROJEK, Chris. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. TOLILA, Paul. Como a economia chega à cultura: A s principais questões. In: Cultura e Economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2003.

ROLLINGSTONE. Metallica x Napster aconteceu há 8 anos. Disponível em: . Acesso em 17 de julho de 2016.

ROLNIK, Raquel. As mulheres também têm direito à cidade?. Artigo retirado de >https://raquelrolnik.wordpress.com/page/3/< (acessado em julho de 2016). Publicado em 14 de março de 2016.

ROLNIK, Raquel. Guerra dos Lugares. A colonização da terra e da moradia na era das finanças. 1. Ed. São Paulo. Boitempo, 2015.

ROMANZOTI, Natasha. Arqueólogos encontram palácio da era do Rei Davi em Israel. [s. l.]2013. Hype Science. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2016.

ROMÃO, Bruna. Dinâmica da economia do café influenciou tráfico de escravos. Revista Cafeicultura, Rio Paranaíba, MG, 2013. Disponível em: < http://revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=47974&dinamica - da - economia - do - cafe - influenciou - trafico - de - escravos.html>. Acesso em: 02/09/2016.

ROMIO , Eda. 500 anos de sabor. Rio de janeiro: editora Ministério da Cultura 2000.

ROOKMAAKER, Hans. A arte não precisa de justificativa. Viçosa: Ultimato, 2010. 80 p.

ROSA, Gabriel; CALLEGARI, Carolina. MAM tem obra de arte quebrada por conta de evento no Ater ro. 26 de julho de 2016. Disponível em

ROSS, Alex. How Björk broke the sound barrier. The Guardian. 2015. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/20 15/feb/15/bjork - delta - archives - alex - ross.

RUBIM, Linda. Producao Cultural. In: ______. Organização e Produção da Cultura. Salvador: EDUFBA; FACOM/CULT, 2005. SÁ, Simone Pereira de. Fanfiction, comunidades virtuais e cultura das interfaces . In:INTERCOM, 25, 2002, Salvador. Anais do XXV Congresso Brasileiro das Ciências daComunicação. São Paulo: Intercom, 2002. Disponível em:

SÁ, Simone Pereira de. Will Straw: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: JANOTTI JR, Jeder.; GOMES, Itânia (orgs.). C omunicação e estudos culturais. Salvador: EDUFBA, 2006, p. 147 - 162.

SÁ, Simone Pereira de. Will Straw: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: JANOTTI JR, Jeder.; GOMES, Itânia (orgs.). Comunicação e estudos culturais. Salvador: EDUFBA, 2006 , p. 147 - 162.

SABLOSKY, Irving L. A Música Norte - Americana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,1994. 192 p.

SACK, Robert. Human territoriality: its theory and history. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na socied ade de classes: mito e realidade. 3ª ed., 1ª reimp. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2014.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SALZ Band. Somos Um. SALZ BAND . In: A Esperança se Renova. Brasília: Sara Music,2012, 1 CD. Faixa 4.

SANCHES, Alexandre. A luta do funk contra o preconceito. 8 de fevereiro de 2016. Disponível em .

SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades para um mercado mundial. 2. Ed. Chapecó, SC. Argos, 2010.

SANDLER, Kevin S. Synergy Nirvana: Brand equity, televisionanimation, andCartoon Network. In HARRISON, Mark; STABILE, Carol A. Prime Time Animation: Televisionan imationand American culture. New York: Routledge, 2003.

SANGION, Eduardo, MATOS, Felipe. O fenômeno do crowdfunding: uma revolução na forma como viabilizamos projetos e transformamos a socie - dade. Radar Inovação. 2011.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós - humano: da cultura das mídias à cibercultura. Sao Paulo: Paulus, 2003.

SANTIAGO, Vanisa. A lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 – aspectos contraditórios. Revista CEJ, Brasília, n. 21, p. 8 - 15, abr./jun 2003 Disponível em: . Aces - so em: 12 de junho 2016.

SANTINI, Rose Marie; LIMA, Clóvis Ricardo M. De. Difusão de música na era da Internet. Disponível em

SANTORO, Paula Freire. Gênero e planejamento territorial: uma aproximação. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu, MG, Brasil, 2008. SANTOS JUNIOR, Orlando. Governança Empreendedorista: a modernização neoliberal. In: Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana. Ribeiro, Luiz Cesar de Queiroz (org.). 1. Ed. Rio de Janeiro: Letra Capital. Observatório das Metrópoles, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In Reconhecer Para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultur al. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, Boaventura de Souza. Reconhecer para libertar: Os caminhos do cosmopolismo multicultural.Ed. Civilização Brasileira. 2003

SANTOS, Boaventura Souza. Para além do pensamento abissal. Das linha s globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos. Ed. 79. Novembro, 2007.

SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura?. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos; 18).

SANTOS, Jucimar José Ferreira Dos - Uma Análise do timbre da distorção no ce nário da música Pop. Projeto Experimental. Apresentado ao Curso de Comunicação da Universidade 2002. Disponível em Acesso em 03/07/2016.

SANTOS, Luiz Gustavo de Lacerda. Hipsters: o novo velho estilo da metrópole? 1ed.

SANTOS, Mariana A. Q. dos. Entre um passo e outro: Estudos de Público do Balé

SANTOS, Mário Ferreira dos. Dicionário de Psicoanálises. [s. l.] [s. d.] Disponível em: . Acesso em 16 jun.2016.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 2 reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, N.; ALVES, L. Formas da comédia e do cômico: Estudo da transformaç ão do gênero. Revista de História e Estudos Culturais, Paraná, v. 9, ano IX, jan./ abril. 2012. Disponível emhttp://www.revistafenix.pro.br/PDF28/Artigo_12_Maricelia_Nunes_dos%20Santos_Lourde s_Kaminski%20Alves.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2016.

SANTOS, P aulo Reis dos. A despatologização da orientação sexual: O papel da Resolução 01/99 e o enfrentamento da homofobia. Disponível em . Acessado em: agosto de 20 16.

SANTOS, Sónia. Museus inclusivos: realidade ou utopia? In: SEMEDO, Alice; COSTA, Patrícia (Org.). Ensaios e práticas em museologia. Editora da Universidade do Porto, Porto/Portugal, 2011.

SANTOS, Tamires Dias dos. Theodor Adorno: uma crítica à indústri a cultural. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, v.7, n.2, p.25 - 36, mai./ago.2014.

SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade para pessoas com deficiência em espaços culturais e exposições: inovação no design de espaços, comunicação sensorial e eliminação de barreiras atitudinais. In: Ficha Catalográfica elaborada pela biblioteca setorial da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Acessibilidade em ambientes culturais. Rio Grande do Sul. Marcavisual. 176 p. p.60 - 78.

SARRAF, Viviane Panelli. Inclusão dos deficientes visuais nos museus. Revista MUSAS do IPHAN – MINC: 2006. 2ª Edição. 2006

SARRAF, Viviane Panelli. Reabilitação do museu: políticas de inclusão cultural por meio da acessibilidade. 2008. 181 p. Dissertação (Mestrado). Unive rsidade de São Paulo. São Paulo.

SARRAF, Viviane Panilli. Checklist da exposição acessível. Disponível em: . Acessado em 15 set. de 2016.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, ano XII, p. 10 - 16, mar./abr., 2009.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos.. 5ª edição. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: da integração à inclusão – Parte 1. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 57, p. 8 - 16, jul./ago., 2007.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, ano 5, nº 24, p. 6 - 9, jan/fev., 2002.

SASSEN, Saskia. Women in the Global City – explotation and empowerment. Texto retirado do site >http://www.lolapress.org/elec1/artenglish/sass_e.htm< (acessado em maio de 2007). Lola press, 1, 2000.

SAVAGE, Jon. A criação d a juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século XX. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

SAVARIN, Brillant. A Fisiologia do gosto. São Paulo: editora Companhia das letras 1995.

SCANTIMBURGO, João de. O café e o desenvolvimento do Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

SCHAFFER, R Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.

SCHMITD, B. B. Biografia: um gênero de fronteira entre a história e a literatura. In: Margareth Rago, Renato Aloizio de Oliveira Gimenez (Orgs.). Narrar o pass ado, repensar a história. 2ª ed. Campinas: UNICAMP/ICHF, 2014. P.191 - 201.

SCHMITD, B. B. História e Biografia. In: Ronaldo Vainfas, Ciro Flamarion Cardoso (Orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p.187 - 205.

SCHOLZ, Trebor. Platf orm cooperativism: challenging the corporate sharing economy. Rosa Luxemburg Foundation, 2016. Disponível em < http://www.rosaluxnyc.org/wpcontent/files_mf/scholz_platformcoop.pdf >

SCHREIBER, Ryan. The Strokes: IsThis It. Pitchfork. Chicago: 14 out. 2001. Disponível em: . Acesso em 25 jul. 2016. SCÓTOLO, Denise e NETTO, Alexandre Panosso. Contribuições do turismo para o desenvolvimento local. In: In: Cultur – Revista de Cultura e Turismo, ano 9, n. 1, f ev. 2015. Ilhéus, BA: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Disponível em: < http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/ano9 - edicao1/2.pdf>. Acesso em: 02/01/2017.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. 1989

SCOTT, Suzann e.Who'sSteering The Mothership?. In: Delwich, Aaron; Henderson (Ed), Jennifer. (Ed.). The ParticipatoryCulturesHandbook. 1a ed. Routledge, 2012. p. 43 - 52.

SEBRAE. Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas. Brasília, Sebrae Nacional, 2014 . 180 p. Disponível em: .

SEBRAERJ. A arquitetura rural. Disponível em: . Acesso em: 02/12/2016.

SEISDEDOS, Iker. Björk, la diva tecnológica. El País. 2016. Disponível em:http://elpaissemanal.elpais.com/documentos/bjork/. Data de acesso: 10 de dec. 2016.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesqu isa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.

SERPA JR., OCTAVIO DOMONT DE. Sobre o Nascimento da Psiquiatria. Cadernos IPUB (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 3, p. 15 - 30, 1996.

SERPA, Angelo. Espaço público e acessibilidade: notas para uma abordagem geográ fica. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, nº 15, p. 21 - 37, 2004.

SERRANO, Paulo Henrique Souto Maior; PAIVA, Claudio Cardoso. Critérios de Categorização Para os Vídeos do Youtube. X Congresso de Ciencias da Comunicacao na Regiao Nordeste. SaoLuis (MA), 200 8.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Universidade Federal da Paraíba, PARAÍBA, jan./mar. 2017.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Universidade Federal da Paraíba, PARAÍBA, jan./mar. 2017.

SETTON, Maria da Graça Jacinto. Uma introdução a Pierre Bourdieu: Pela discussão do gosto, Bourdieu denunciou as distorções na produção da cultura e na sua difusão educacional.

SIBILIA, PAU LA. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2008.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro:

SIEGLE, Lucy. Björk: Even venture capitalists understand our future is in nature. The Guardia n. 2014. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2014/jun/15/bjork - venture - capitalists - icelandunderstand - SILVA JUNIOR, Juarez da. O capitão do mato. 2005. Disponível em: . Acesso em: 02/11/2 016.

SILVA, A. T. M. C.; AMARANTE. P.; GOMES, A. L. C.; PADILHA, W. W. N.; BRAGA, J. E. F.; VALENCA, A. M. G. . A propósito da diversidade, cultura e Saúde Mental: novas dimensões para a compreensão da loucura. Revista Brasileira Ciências da Saúde , v. 16, p. 435 - 438, 2012.

SILVA, Carlos Rogério. RANKING DOS 60 CANAIS MAIS ASSISTIDOS NA TV A CABO EM JANEIRO. 21 de fevereiro de 2016. Acesso em 12 jul. 2016.

SILVA, Jailson de Souza; BARBOSA, Jorge Luiz. Favela – Alegria e dor na cidade. Rio de Janeiro, Senac Rio/ [X]BRASIL, 2005.

SILVA, Jeronimo de Paula da. A presença do índio no Val e do Paraíba: os índios puris. In: FERNANDES, Neusa e COELHO, Olinio Gomes (org.). História e Geografia do Vale do Paraíba. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras, CREA - RJ, Prefeitura de Vassouras, 2013, 312 p.

SILVA, Juarez de Sousa e; SAMPAIO, Cristiane Pires; MACHADO, Marise Cotta e MONACO, Paola Alfonsa Lo. Secagem e Armazenagem de Café - Tecnologias e Custos. Disponível em: . Acesso em: 05/10/2016.

SILVA, Laiz de Almeida da. Acessibilidade em museus e espaços culturais: estudo técnico sobre a edificação histórica que irá abrigar a Fundação Hansen Bahia, na cidade de Cachoeira – BA. 2010. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). U niversidade Federal do Reconcavo da Bahia. Cachoeiras, Bahia.

SILVA, Luiza Fernanda da; CAMPOS, Michele Marry Costa. Acessibilidade para as pessoas com deficiência: Trajetória, avanços e perspectivas. 2013. 19 p. Trabalho de Conclusão (Pós - graduação). Facu ldade SERIGY. Aracajú, Sergipe.

SILVA, Marcos Aurélio da. Cinema, Antropologia e a construção de mundos possíveis: o caso dos festivais de cinema da diversidade sexual. ACENO - Revista de Antropologia do Centro Oeste, v. 2, p. 17 - 40, 2015.

SILVA, Monique Bezerra. Engenharia do Entretenimento e Produção Cultural: Uma análise sobre as técnicas e ferramentas em gestão de projetos. Monografia apresentada, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista, ao programa de pós - graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos da Engenharia de Produção, do Departamento de Engenharia Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença. Petrópolis: V ozes, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. “A produção social da identidade e da diferença”. IN: SILVA, Tomaz Tadeu da (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da i dentidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73 - 102. SILVA, Wilton Carlos Lima da. Biografias: construção e reconstrução da memória. Fronteiras, v. 11, n.20, p.151 - 166, jul./dez.2009.

SILVEIRA N. O mundo das imagens . São Paulo, Ática, 1992

SILVEIRA, Cléia. Planejamento e projeto. In: ZANETTI, Lorenzo, et all. No caminho da organização. Rio de Janeiro. FASE/SAAP, s.d.

SIMIS, Anita. A contribuição da co ta de tela no cinema brasileiro. O público e o privado, n. 14, 2011. Disponível em: Acesso em: 22/05/16

SIMÕES, Oscar. RioContentMarket – Lei 12.485: AB PITV e ABTA. Rio de Janeiro, ABPITV, 2014 (Comunicação oral). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=umO5QuRPpxM. Acesso em: 15/06/2016

SIQUEIRA, D.; VIEIRA, M.. De comportadas a sedutoras: representações da mulher nos quadrinhos. In: Comunicação, mídia e consumo, vol.5, n.13, jul 2008.

SIQUEIRA, F. Por que o futuro da cultura nerd é se tornar um jardim de infância. In:Sabotagem, 2017. Disponível em: [https://sabotagem.net/por - que - o - futuro - dacultura - nerd - %C3%A9 - se - tornar - um - jardim - de - inf%C3%A2ncia - 2cdcc92321d5#.20i436lxg]. Acesso em: 20/02/2017.

SISTEMA FIRJAN. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, 2014. Disponível em

SMITH, Caspar Llewellyn. Björk answ ers your questions. The Guardian. 2011. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/musicblog/2011/oct/10/bjorkanswers - your - questions. Data de acesso: 17 de fev. 2017.

SMITH, John. OnthesideoftheAngels. Oxford: Lion, 1988, p. 142.

SMYTH, Hedley. Marke ting the city: The role of flagshop developments in urban regeneration. London: E & FN Spon, 1994. 289 páginas.

SOARES, Danilo César. Ecoando vozes: a regulação do serviço de acesso condicionado e o impacto na exibição de longas metragens nacionais. Brasíl ia: Universidade de Brasília, 2015. 70 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social).

SOARES, Luiz Eduardo; BILL, MV & ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SONTAGE, Susan. Notas sobre o camp. Disponível em . Acessado em: julho de 2016.

SOUSA Leila Lima de. O processo de hibridação cultural: prós e contras. Revista Temática. 2012 Ano IX, n.03. Disponível em Acesso em 12/10/2016. SOUSA, Ana Paula da Silva e. Lei da TV paga: um novo paradigma para a política audiovisual brasileira.Vol. 18, nº 2, p.47 - 64, maio - agosto 2016. p.61. Disponível em: Acesso em: 20/07/16

SOUSA, Mauro Wilton de. O pertencimento ao comum mediático: a identidade em tempos de transição.

SOUSA, Rainer Gonçalves. As leis abolicionistas. Disponível em: . Acesso em: 02/09/2016.

SOUTO, Jane. Juventude pobre: o desafio da integração. Rio de Janeiro 1999.

SOUZA, Felipe Santos. Trinta anos de Centro Cultural São Paulo (1982 - 2012) no coração da metrópole: Cult ura e política. 2014. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro.

SOUZA, G. Gui discute: Como os nerds podem ter preconceito?, s.d. Disponível em: [http://portalcaneca.com.br/gui - discute - como - os - nerds - podem - ter - preconceito/].Acesso em: 07/11/2016

SOUZA, Helena Vieira Leitão. “Colecionismo na Modernidade”. ANPUH - XXV Simpósio Nacional de História - Fortaleza. 2009.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis do Congo no Brasil, séculos XVIII e XIX. Revista de História, núm. 152, 2005, pp. 79 - 98 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil.

SOUZA, Tatiana Roberta de. Lazer e turismo: reflexões sobre suas interfaces. In: Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22/12/2016.

SOUZA, Valmir de e FARIA, Hamil ton. Política Municipal de Cultura – Governo e Sociedade. São Paulo: DICAS, n° 116,1998

SOUZA, Valmir de; VAZ, José Carlos e FARIA, Hamilton. Formação de Agentes Culturais: Porque investir em Formação. São Paulo: DICAS, n° 95,1997

SOUZA. Sandra Maria de. Entrevista concedida em 07 de maio de 2016.

SPINOSA, Benedictus de. Ética. Autêntica, 2009.

STELZER, Andrea. A escritura corporal do ator contemporâneo. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2010.

STEWART, Robert J. Música e Psique: As Formas Musicais e os Estados Alterados de Consciência. São Paulo: Circulo do Livro, 1987. 180 p.

STIVAL, Fernando. Características jurídicas do mercado brasileiro de audiovisual: a construção da Lei 12.485 de 2011 e seus desdobramentos. São Paulo: Escola de Direito de São Paul o da Fundação Getúlio Vargas, 2014. 153f.Dissertação (mestrado). STRICKLAND, B. Cidade criativa. In: REIS, A; KAGEYAMA, P. (Orgs.). Cidades criativas – perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2011.

SUAIDEN, Emir José . A biblioteca pública no conte xto da sociedade da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 52 - 60, maio/ago. 2000. Disponível em: < http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/252/220>. Acesso em: 14 mar. 2016.

SUAIDEN, Emir José. Biblioteca Pública e inform ação à comunidade. São Paulo: Global, 1995.

SUHR, H. C. (2009). Underpinning the paradoxes in the artistic fields of MySpace: the problematization of values and popularity in convergence culture. New Media & Society, Los Angeles, London, New Delhi, Singap ore e Washington Dc, v. 11, p.179 - 198, 1 fev. 2009. TATIT, Luiz. Antecedentes dos independentes. In: Arte em Revista: Revista do CEAC (Centro de Estudos de Arte Contemporânea), edição temática “Independentes”, ano 6, n. 8, 1984. p. 30 - 36.

SUHR, H. C. (200 9). Underpinning the paradoxes in the artistic fields of MySpace: the problematization of values and popularity in convergence culture. New Media & Society, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore e Washington Dc, v. 11, p.179 - 198, 1 fev. 2009.

TAQUES, F ernando José. Empoderamento e cidadania: um outro olhar possível. In: XXVII Congresso de la Asociación Latinoamericana de Sociologia. VIII Jornadas de Sociologia de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamicana de Sociología, Bueno Aires, 2009.

TATIT, Luiz. Antecedentes dos independentes. In: Arte em Revista : Revista do CEAC (Centro de Estudos de Arte Contemporânea), edição temática “Independentes”, ano 6, n. 8, 1984. p. 30 - 36.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo : EdUsp, 1996.

TAUBER, Edward. Why Do People Shop? Journal of Marketing. Vol. 36, No. 4 (Oct., 1972), pp. 46 - 49

TAVARES, Rossana Brandão. Forma urbana e relações de gênero. In: Gouveia, Taciana (Org); Ferreira, Simone (colab.). Ser, Fazer e Acontecer: mul heres e o direito à cidade. Recife, SOS COR PO - Instituto Feminista para a Democracia, fev. 2008.

TAVARES, Rossana Brandão. Indiferença à diferença: espaços urbanos de resistência na perspectiva das desigualdades de gênero. Tese de doutorado. PROURB. Pro grama de Pós - Graduação em Urbanismo. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU, 2015.

TAVARES, Rossana Brandão. Invisibilidades na cidade dos Megaeventos - planejamento e perspectiva do reconhecimento das desigualdades de gênero. In: Cadernos Adufrj - SSind No. 1 - Que copa é esta?. Junho de 2013. P. 39 - 45

TAVARES, Rossana Brandão. Uma Cidade Indiferente: Espaço Generificado de Resistência à Cidade - Mercadoria. Artigo apresentado e publicado em: Anais: Sessões temáticas. ST 10: Emergências no campo dos estudos urbanos e regi onais. XVI ENANPUR. Belo Horizontem 2015.

TEIXEIRA, João Marques; HERNANDEZ, José Mauro. Valores de compra hedônico e utilitário: os antecedentes e as relações com os resultados do varejo. Revista Eletrônica de Administração. Universidade Federal do Rio G rande do Sul. 2012 4 TEIXEIRA, Pablo; VICENTE, Diego; LOUREIRO, Rafael. Entrevista sobre o Indie Gospel, concedida por correio eletrônico a Humberto Brum para Trabalho de Conclusão de Curso. 23 jun. 2016. [A entrevista encontra - se transcrita no Apêndice de sta monografia]

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa; TONDATO; Márcia Perencin; TUZZO, Simone Antoniaci. Mulheres do Sol e da Lua: a televisão e a mulher no trabalho. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012.

TENÓRIO, F. R. . A Reforma Psiquiátrica Brasileira, da Década de 1980 aos Dias Atuais: História e Conceitos. História, Ciências, Saúde - Manguinhos (Impresso), v. 9, p. 25 - 59, 2002

TEPEDINO, Gustavo. Notas Sobre a Função Social dos Contratos. Gustavo Te pedino Advogados, São Paulo, p. 1 - 11, jul./mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016.

THIRY - CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008. 277 p.

THOMPSON, Robert Farris. Flash Of The Spirit: African & Afro - American Art & Philosophy. Estados Unidos: Vintage Books USA, 1983.

THOREAU, H. D. Walden - a vida nos bosques. São Paulo: Global, 1984.

THROSBY, D. Economics and culture. United Kingdom, Cambridge: University Press, 2001.

TIBÚRCIO, Tatiana. Sede da Companhia Amok Teatro, Rio de Janeiro. 22 de março, de 2016.

TIBURI, Marcia. Judith Butler: feminismo como provocação.

TINGEN, Paul. Inside the track: Björk’s Vulnicur a. Sound on sound. 2015. Disponível em: http://www.soundonsound.com/techniques/inside - track - bjorksvulnicura. Data de acesso: 10 de nov. 2016.

TOFFANO, Jaci. As pianistas dos anos 1920 e a geração Jet - Lang: o paradoxo feminista. Brasília: Editora UNB, 2007.

TOJAL, Amanda Fonseca. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. 2007. 322 p. Dissertação (Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo.

TOLILA, P. Cultura e Economia: problemas, hipóteses, pistas. Disponível emhttp:// d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp - content/uploads/itau_pdf/000577.pdf. Acesso em: 26 de maio de 2016.

TOLILA, Paul. Cultura e Economia. São Paulo: Iluminuras, 2007.

TOLILA, Paul. Cultura e Economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007.

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007.

TOLILA, Paul. Cultura e Economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007. TOMMASI, Livia De. Cul tura da Performance e Performance da Cultura. CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política, v. 5, p. 100 - 126, 2016.

TREVISAN, Amarildo Luiz; (ORGS.), Elisete M. Tomazetti. Cultura e alteridade: confluências. Rio Grande do Sul: Unijui, 2006. 226 p.

TR OTTA, Felipe; MONTEIRO, Márcio. O novo mainstream da música regional: axé, brega, reaggae e forró eletrônico no Nordeste. Brasília: E - compós, v.11, n.2, maio/ago. 2008.

TROTTA, Felipe; MONTEIRO, Márcio. O novo mainstream da música regional: axé, brega, re aggae e forró eletrônico no Nordeste . Brasília: E - compós, v.11, n.2, maio/ago. 2008.

TUAN, Yi - fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: EDUEL, 2012.

TURNER, G. Approaching celebrity studies. Celebrity Studies, v. 1, n. 1, 2010a, p. 11 - 20.

TURNER, G. Understanding celebrity. Londres: Sage Publications, 2004.

TURNER, Victor. “Dramas, campos e metáforas: ação simbólica na sociedade humana”. Ed. Universidade Federal Fluminense. 2008.

TUZZO, Simone Antoniaci. Deslum bramento Coletivo: Opinião Pública, Mídia e Universidade. São Paulo: Annablume, 2005.

TWENGE, Jean M; CAMPBELL, W. Keith. The narcissism epidemic: living in the age of entitlement. New York: Free Press, 2009.

UNCTAD. Creative economy report. Geneva, 2004 . Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2016.

URIARTE, Urpi Montoya. O que é fazer etnografia para os antropólogos. Ponto Urbe [Online], 11 | 2012 (publicado online no dia 14 Mar ço 2014, consultado o 18 Julho 2016.) URL : http://pontourbe.revues.org/300 ; DOI : 10.4000/pontourbe.300

VAINER, Carlos. Pátria, empresa e mercadoria. In: ARANTES, Otília; MARICATO, Ermínia; VAINER, Carlos. A cidade do pensamento único. Desmanchando cons ensos. 8. Ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2013.

VAINER, Carlos. Prefácio. In: MASCARENHAS, Gilmar; BIENENSTEIN, Glauco; SÁNCHEZ, Fernanda. O jogo continua: megaeventos esportivos e cidades. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2011.

VAINER, Carlos; TANAKA, Giselle; OLIVEI RA, Fabricio L.; LOBINO, Camilla; BIENENSTEIN, Regina; BIENENSTEIN, Glauco; SÁNCHEZ, Fernanda. O Plano Popular da Vila Autódromo: uma experiência de planejamento conflitual. In: OLIVEIRA, Fabrício Leal de; SANCHÉZ, Fernanda; TANAKA, Gisele; MONTEIRO, Polia na. Planejamento e Conflitos Urbanos. Experiências de luta. Letra Capital. Rio de Janeiro, 2016.

VALLADARES, Graciana. Terreiro Contemporâneo, Rio de Janeiro. 3 de março de 2016.

VALVERDE, Orlando. A fazenda de café escravocrata no Brasil. Instituto Brasi leiro do Café (IBC), 1973. VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005.

VARJÃO, Demétrio Rodrigues. Indústria cultural e música : reestruturação da indú stria fonográfica e o mercado da música em Sergipe. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

VASCONCELLOS, Jorge. A ontologia do devir de Gilles Deleuze. 2005. Disponível em: http://www.uece.br/kalagato s/dmdocuments/V2N4 - A - ontologia - dodevir - de - Gilles - Deleuze.pdf. Acesso em: 21 de fev. 2017.

VASCONCELOS, Liana. Memória da Dança:Importância, Registro, Preservação e Legado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) – Instituto de Arte s e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

VASCONCELOS, Vanessa Cristina de. As organizações do terceiro setor frente à viabilização dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente: um estudo sobre as instit uições de apoio sócio - educativo. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

VAZ, Guilherme. Uma fração do infinito. 2016. Disponível em: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/wp - cont ent/uploads/2016/03/GUILHERME63VAZ - Uma - frac%CC%A7a%CC%83o - do - infinito - EBOOK.pdf. Data de acesso: 24 de nov. 2016.

VAZ, José Carlos. Casa de Cultura e Cidadania – Desenvolvimento Social. São Paulo: DICAS, n° 36,1995

VELHO, Gilberto. Observando o familiar. I ndividualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980. p. 123 - 132.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.

VELHO , Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.

VERGARA, Luiz Guilherme F. B. Antropofagias contínuas entre antimuseus e mundo. In: Museu e Experiências Civilizatórias. 2003, Rio de Jane iro.

VERGARA, Luiz Guilherme. Em Busca de uma Missão e Identidade para os Museus de Arte Contemporânea Brasileiros no Século 21: Estudo de Caso: Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Nova Iorque, 2006. Dissertação – Departamento de Artes, New York Univer sity, Nova Iorque. 2006a.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

VIANA, Lucina. Funk e cultura popular carioca. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6. 1990.

VIANA, Lucina. Indústria cultural, indústria fonográfica, tecnologia e cibercultura. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenau, 2009. VIANA, Lucina. Festas e estilos de vida metropolitanos. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Rio de Janeir o: UFRJ, 1987.

VIANNA, Hermano. Funk e cultura popular carioca. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 3, n. 6, 1990.

VIANNA, Hermano. O Mundo Funk Carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Revan, 2009. 152 p.

VICENTE, Eduardo. “As gravadoras estão piradinhas”. Entrevista concedida ao site CULT publicada em agosto de 2012a. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. “da maior importância v.2 – revisto e ampliado”. Entrevista concedida ao site Banda desenhada, publicada em 26 de julho de 2011a. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. “Ritmos do Brasil – A Vanguarda Paulista”. Entrevista concedida ao site Natura Musical, publicada em 20 de Maio de 2013c. Disponível em . Acesso em 11 de Junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. “Tulipa Ruiz canta ao vivo e convida para shows acústicos”. Entrevista concedida ao Bate Papo UOL em 04 de Outubro de 2013e. Disponível em . Acesso em 20 de Maio de 2016.

VICENTE, Eduardo. "Antidivas, Tulipa e Andreia Dias lançam discos em maio". Entrevista concedida à Folha de São Paulo, publicada em 19 de abril de 2010. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. "O reflorescer de Tulipa". Entrevista concedida a Leon ardo Calvano, para revista Continuum (Itaú Cultural) publicada em 19 de novembro de 2012b. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. "Tulipa Ruiz se considera 'no caminho' entre o mainstream e a música independente". Entrevista concedida ao programa Morning Show publicada em 01 de julho de 2015. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. “Ainda independente, Tulipa Ruiz revê primeiros anos de carreira em entrevista ao Multishow”. Entrevista concedida à webserie “Um chope com” publicada em 20 de Fevereiro de 2013a. Disponív el em . Acesso em 20 de Maio de 2016.

VICENTE, Eduardo. “Minha primeira memória musical com Tulipa Ruiz”. Entrevista concedida ao site Natura Musical publicada em 19 de novembro de 2013f. Disponível em .Acesso em 29 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. “Música livre”. Entrevista co ncedida ao blog Ronaldo Evangelista publicada em 05 de Julho de 2013d. Disponível em . Acesso em 29 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. “Tulipa Ruiz no Cultura Livre (Bônus)”. Entrevista co ncedida ao programa Cultura Livre publicada em 27 de abril de 2013b. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

VICENTE, Eduardo. A música popular e as novas tecnologias de p rodução musical: uma análise do impacto das novas tecnologias digitais no campo de produção da canção popular de massas. Dissertação (Mestrado em Sociologia). IFCH - UNICAMP, Campinas, 1996.

VICENTE, Eduardo. A música popular e as novas tecnologias de produ ção musical: uma análise do impacto das novas tecnologias digitais no cam - po de produção da canção popular de massas. Campinas, 1996.

VICENTE, Eduardo. A música popular e as novas tecnologias de produção musical: uma análise do impacto das novas tecnologia s digitais no campo de produção da canção popular de massas. Dissertação (Mestrado em Sociologia). IFCH - UNICAMP, Campinas, 1996.

VICENTE, Eduardo. A vez dos independentes (?): um olhar sobre a produção musical independente do país. E - Compós, Brasília, dez 2006.

VICENTE, Eduardo. A vez dos independentes (?): um olhar sobre a produção musical independente do país. E - Compós, Brasília, dez 2006.

VICENTE, Eduardo. Entrevista concedida ao programa Afinando a língua exibido em 20 de dezembro de 2011b. Disponível em . Acesso em 11 de junho de 2016.

VIEIRA, Camila Camargo. No Giro do Rosário: Dança e Memória Corporal na Comunidade dos Arturos. 2003. 168f. Dissertação do Programa de Pós - Graduação em Antropologia Social - U niversidade de São Paulo, São Paulo.

VIEIRA, P. P. . Reflexões sobre a História da Loucura de Michel Foucault. Revista Aulas (UNICAMP), v. 3, p. 01 - 21, 2007.

VILELA, Lívio. Ainda independente, Tulipa Ruiz revê primeiros anos de carreira em entrevista ao Multishow. Websérie Um chope com. Disponível em . Acesso em 20 de Maio de 2016.

VILLAÇA, Túlio Ceci. A Canção Esgarçada e a Canção Expandida – Los Hermanos. Sobre a Canção. 8 jan. 2011. Disponível em: < https://tuliovillaca.wordpress.com/2011/06/08/acancao - esgarcada - e - a - cancao - expandida - los - hermano s/>. Acesso em 21 jun. 2016. VILLAGRÁN, Paula Soto. Ciudad, ciudadanía y gênero: Problemas y paradojas. Territorios, núm. 16 - 17. Universidad del Rosario. Bogotá, Colombia. 2007.

VLACHOU, Maria; ALVES, Fátima. Acessibilidade nos museus. In: Serviços Educat ivos na Cultura, Porto, p. 98 - 107, 2007.

VOSS, Kevin;SPANGENBERG, Eric;GROHMANN, Bianca (2003). Measuring the Hedonic and Utilitarian Dimensions of Consumer Attitude. Journal of Marketing Research, 40 (August): 310 - 320.

WACHOWICZ, Marcos. Direito autoral& economia criativa. Curitiba: Marcos Wachowicz, 2015. 224 p.

WACQUANT, Loic. Mapear o Campo Artístico. Revista Sociologia, Problemas e Práticas n.48. Oeiras, 2005.

WACQUANT, Loic. Mapear o Campo Artístico. Revista Sociologia, Problemas e Práticas n.48. Oe iras, 2005.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, 336 p.

WELLS, Paul. “Smarterthantheaverageartform”: Animation in thetelevision era. In HARRISON, Mark; STABILE, Carol A. Prime Time Animation: Televisionanimationand American culture. New York: Routledge, 2003.

WERNECK, Cláudia. Modelo médico x Modelo social da deficiência. Manual da mídia legal 3: comunicadores pela saúde / Escola de Gente. WVA Editora, Rio de Janeiro, p. 16 - 20, 2004.

WESTBROOK , Robert; BLACK, William. A motivation - based shopper typology. Journal of Retailing, Vol 61(1), 1985, 78 - 103.

WHITE, James F. ProtestantWorship: Traditions in Transition. Louisville: Westminster John Knox Press.1989. 256 p.

WIPO. Guia da Convenção de Roma relativa à proteção das obras literá - rias e artísticas (acta de Paris, 1971). Disponível em:< http://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/copyright/615/wipo_pub_615.pdf>. Aces - so em 10 de julho de 2016.

WISNIK, Jose Miguel. Getúlio da Paixão Cearense (Villa - Lobo s e o Estado Novo). In: WISNIK, José Miguel e SQUEFF, Enio. Música: o nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido - Uma Outra História das Músicas. São Paulo: Companhia das Letra s, 1989, 288 p.

WITT, Emily. The peculiar genius of Björk. The New York Times Style Magazine.2015. Disponível em: http://www.nytimes.com/2015/01/23/t - magazine/the - peculiargenius - of - bjork - vulnicura - moma.html?_r=0. Data de acesso: 11 de nov. 2016.

WITT, Step hen. Como a música ficou grátis: O fim de uma indústria, a vi - rada do século e o paciente zero da pirataria. 1 ed. Rio de janeiro: Intrínse - ca, 2015. WOOLF, Virginia. Um teto todo seu.Reino Unido: Editora Hogarth Press, 1929.

WRIGHT, Jeremy. Blog marketin g: a nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais. São Paulo: M.Books, 2008

WU, Chin - tao. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo, Boitempo, 2006 .

YOUNG, Iris Marion. House and home: feminist variations on a theme. In: Intersecting voices: dilemmas of gender, political philosophy, and policy. Princeton: Princeton University Press. 1997.

YOUNG, Iris Marion. Justice and the politics of difference. Princeton: Princeton University Press. 1990.

YOUNG, Iris Marion. On female body experience. Oxford: Oxford University Press. 2005.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura. BH: EdUFMG, 2006.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura. In ______. A conveni ência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura: uso da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

YUNES, Eliana. Pensar a leitura: complexidade. São Paulo, Loyola, 2002.

ZANCHETTA, S. Câmara do livro. Organização de feiras de livros. . Acesso em 11 jun.2016.

ZANIRATO, Silva Helena. “Usos Sociais do Patrimônio Cultural e Natural”. UNESP – FCLAs – CEDAP. 2009.

ZELIZER , Viviana. Dualidades perigosas. In: Mana.15, nº 1: 237 - 256, Rio de Janeiro, 2009

ZENHA, Guilherme Fiuza. NOGUEIRA, Julia. Guia de elaboração de projetos audiovisuais: leis de incentivo e fundos de financiamento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

Z IELINSKI, Ger. Exhibition and Community around the Queer Film Festival. In: Seeking Queer Alliance: Resisting Dominant Discourses and institutions. Conference at the Gender Studies Center & American Studie Center. Warsaw University, Poland, 2006.

ZIELINSKI , Ger. On the production of heterotopia, and other spaces, in and around lesbian and gay film festivals. In: Jump Cut: A Review of Contemporary Media, no. 54, fall 2012.

ZIKMUND, William. Business research methods.5.ed. Fort Worth, TX: Dryden, 2000..

ZOGLI N, R. Stand - upComedyEntertainment. Disponível emhttp://www.britannica.com/EBchecked/topic/693256/stand - up - comedy. Acesso em 15 de junho de 2016.

ZUCKERKANDL, Victor. SoundandSymbol. Princenton: PrincentonUniversity Press, 1969, 399 p.