LITERATURA BRASILEIRA

1. TÍTULO : QUARTAS HISTÓRIAS (Contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa)

Autor: Rinaldo de Fernandes (organizador) Editora: Garamond Formato:16 x 23 N° de páginas: 352 Ano de edição: 2006

Em Quartas Histórias, escritores brasileiros de várias gerações encaram o desafio de recriar literariamente narrativas de Guimarães Rosa. Inclui textos de Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim, ao lado de artistas da nova geração.

2. TÍTULO : OUTRA VIDA (Prêmio Academia Brasileira de Letras – Melhor livro de ficção 2010

Autor: Rodrigo Lacerda Editora: Alfaguara Formato: 23,4 x 15 N° de páginas: 184 Ano de edição: 2009

Em Outra Vida, são 7h15 da manhã; um homem, uma mulher e sua filha de 5 anos aguardam o momento de embarcar no ônibus que os levará de volta à pequena cidade litorânea de onde vieram. Com a viagem, o marido espera começar uma vida nova, depois de um período cruel na cidade grande. Foram expulsos da capital pelos fantasmas do passado e pelas deformações de seu projeto comum.

3. TÍTULO: CORRESPONDÊNCIA MÁRIO DE ANDRADE & HENRIQUETA LISBOA

Autor: Eneida Maria de Souza (organização) Editora: Peirópolis Formato: 18 x 25 Nº de páginas: 400 Ano de edição: 2010

A correspondência de Mário de Andrade com a poeta mineira Henriqueta Lisboa - aqui apresentada na bela e minuciosa edição de Eneida Maria de Souza - resgata uma das funções mais antigas do ato de escrever cartas: o exame de consciência. No projeto epistolar de Mário de Andrade, as cartas trocadas entre ele e Henriqueta durante os seis últimos anos de sua vida se destacam principalmente por dois motivos: o ritmo intenso da interação entre os dois escritores e o aparente paradoxo de duas personalidades tão distintas, com projetos literários muito diferentes, se abrirem a confidências e reflexões marcadamente pessoais, num nível de franqueza e complexidade raras vezes alcançado até mesmo para quem, como Mário, se dedicou sem sossego ao que chamou de "epistolomania”.

4 . TÍTULO : O ESTRANHO

Autor: Carmem Moreno Editora: Fivestar Formato: 13,5 x 21 N° de páginas: 171 Ano de Edição: 2006

Em O Estranho, os personagens revelam uma riqueza de sentimentos desconcertante, criando, com o leitor, um vínculo de extrema intimidade. O livro, de linguagem poética e bem construída, apresenta sete longos contos, dos quais foram premiados: Dora recebeu o Prêmio Casa da América Latina (Concurso Guimarães Rosa 2003), promovido pela Rádio França Internacional, de Paris.

5. TÍTULO : NOITES TROPICAIS (Solos, improvisos e memórias musicais)

Autor: Nelson Motta Editora: Objetiva Formato: 16 x 23 Nº de páginas: 462 Ano de Edição: 2000

Em Noites Tropicais, o autor conta o que viu e ouviu nos bastidores, num relato sem censura dos últimos trinta anos da música popular brasileira. Uma história de Nelson Motta e de personagens da MPB como , Roberto e Erasmo Carlos, Nara Leão, Bethania, , Nana Caymmi, , , Gilberto Gil, Caetano, Lulu Santos, Lobão, Raul Seixas, Novos Baianos, , Cazuza, João Gilberto, Elba Ramalho, e tantos outros.

6. TÍTULO : POESIA COMPLETA

Autor: Manoel de Barros Editora: Leya Formato: 14 x 21 Capa: dura Nº de páginas: 496 Ano de Edição: 2010

O escritor mostra o vigor criativo aos 93 anos. Espécie de brincante das palavras, o poeta se volta às lembranças de menino no coração do Brasil. Este livro apresenta a poesia completa do poeta mato-grossense Manoel de Barros.

7. TÍTULO : OBRA REUNIDA (Stanislaw Ponte Preta)

Autor: Sérgio Porto Editora: Thomas Nelson Brasil Formato: 14 x 21 Nº de páginas: 622 Ano de Edição: 2009

Em Obra Reunida, Sérgio Porto, reúne crônicas de Stanislaw Ponte Preta, muito mais que o seu pseudônimo, foi uma personalidade autônoma que acabou assinando mais da metade da obra do referido autor.

8. TÍTULO : COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

Autor: Vários Organização: Henrique Rodrigues Editora: Record Formato: 14 x 21 Nº de páginas: 159 Ano de Edição: 2010

O livro de contos “Como se não houvesse amanhã”, organizado pelo escritor Henrique Rodrigues, traz vinte histórias inspiradas em músicas da Legião Urbana, cada uma escrita por um autor diferente. Além de ser uma homenagem à banda que se tornou um mito, o livro é também uma amostra do que há de melhor na literatura brasileira contemporânea.

9. TÍTULO: À MARGEM DA LINHA

Autor: Paulo S. Rodrigues Editora: Cosacnaify Formato: 200 x 130 x 08 Nº de páginas: 110 Ano de Edição: 2001

No romance, um menino de dez anos e seu irmão um pouco mais velho fogem de casa e saem pela estrada em busca do pai desaparecido. Em sua peregrinação, defrontam-se com os dilemas básicos da condição humana. "À margem da linha une paisagens internas e externas, como metáforas e como coisas em si mesmas, para pintar o retrato da condição humana", afirmou Julio Bittencourt Gomes.

10. TÍTULO: O TEATRO E EU – MEMÓRIAS

Autor: Sergio Britto Editora: Tinta Negra Formato: 15,5 x 23 cm Nº de páginas: 416 Ano de edição: 2010-07-30

Uma das figuras centrais na história da dramaturgia brasileira, Sérgio Britto comemora 65 anos de carreira em 2010. Em todo esse período, interpretou os mais variados papéis, em diversas frentes das artes brasileiras. Agora, assume um papel especialíssimo, inédito: o de narrador de sua própria história, em primeira pessoa.