UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

KARIN DE PAULA REIS

BIODIVERSIDADE DE COMUNIDADES ZOOPLANCTÔNICAS EM LAGOAS SALINAS E DE ÁGUA DOCE DO PANTANAL SULMATOGROSSENSE: ASPECTOS TAXONÔMICOS, FUNCIONAIS E ECOLÓGICOS

São Carlos – SP 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

Biodiversidade de Comunidades Zooplanctônicas em Lagoas Salinas e de Água Doce do Pantanal Sulmatogrossense: Aspectos Taxonômicos, Funcionais e Ecológicos

Karin de Paula Reis

Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos, como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutora em Ciências, área da concentração em Ecologia e Recursos Naturais.

Orientadora: Profa. Dra. Odete Rocha

São Carlos –SP 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós-Graduação Ecologia e Recursos Naturais

Folha de aprovação

Assinatura dos membros da comissão examinadora que avaliou e aprovou a Defesa de Doutorado da candidata Karin de Paula Reis, realizada em 09/03/2020.

Dedico este trabalho ao meu irmão Aleksander (in memoriam) que sempre me apoiou e não pôde esperar a conclusão de mais este sonho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço à professora Dra. Odete Rocha por sua dedicação e carinho durante a orientação. Pelas imensas contribuições durante a realização deste trabalho, que estimularam ainda mais o meu interesse pelo zooplâncton.

À CAPES pelo apoio financeiro, por meio da concessão da bolsa de Doutorado.

Às doutorandas Cínthia Bruno Abreu e Karime de Araujo Paina, ao Prof. Dr. Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento e Profa. Dra Marli de Fátima Fiore, pela oportunidade de cooperação dentro do projeto de pesquisa “Mudança climática e impactos ambientais nos corpos d’água do Pantanal: quantificação, fatores de controle e previsão de longo prazo” - Processo 2016/14227-5, FAPESP.

À Profa. Dra Maria José dos Santos Wisniewski (Zezé) por ter me apresentado o mundo da Limnologia e da Pesquisa Científica. Seus ensinamentos foram valiosos e irei levá-los para toda vida.

Aos que tornaram os dias mais leves e divertidos ao longo deste doutorado: Douglas, Matheus e Tainá, obrigada por fazer essa fase mais feliz. Aguentaram-me nos momentos de estresse e me salvaram nas horas de desespero.

À Erika dos Santos amiga de uma vida, pelo apoio e contribuições científicas, que apesar do passar do tempo, nossa amizade continuar a mesma.

Às amigas que a graduação me deu Dri e Mari, Du (você também veio no pacote que bom!), obrigada pelas conversas, ideias e desabafos.

Aos amigos do DEBE, pelos momentos de descontração: Adrislaine, Dani, Diego, Mari, Maíra, Neto e Raquel. Obrigada pelas conversas e pela ajuda!

À Denise, Fer, Lidi, Marcos e Roberta pelas ajudas, bate-papo e amizade.

Aos amigos do flag Ak, Carol, Carmen, Guetto, Mari, Geo e Neto sem vocês não teria sido tão divertido.

Ao José Valdecir de Lucca (Zezinho) e ao Luiz Aparecido Joaquim pela boa vontade sempre demonstrada nos trabalhos técnicos realizados em vários momentos durante esta pesquisa.

A todos os funcionários e estagiários do Depto. de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar.

Aos meus pais, Angélica e Marco, por ficarem ao meu lado em todos os momentos, por demonstrarem o seu amor incondicional, pelos seus conselhos que me guiaram e continuarão a me guiar por toda a minha vida.

Aos meus amados irmãos Jéssica, Aleksander, Ana Luiza e Marcos Vinícius.

A todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho.

A Deus pelo fantástico mistério da vida e constante presença e proteção.

“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.” Albert Camus

RESUMO

Em um ecossistema, seus principais components e fatores abióticos interagem e juntos, de alguma forma,atingem estabilidade functional. Não só o corpo de água é o habitat onde as comunidades locais, mas estas também o transformam, tornando cada ecossistema aquático único, especialmente em relação às interações. O zooplâncton é considerado um dos principais elos entre os produtores primários planctônicos e os consumidores de níveis tróficos superiores nas redes tróficas dos ecossistemas aquáticos. No presente estudo foram estudadas a composição taxonômica e a diversidade funcional das comunidades zooplanctônicas de seis salinas e uma baía do Pantanal da Nhecolândia, MS, Brasil. A comunidade zooplanctônica teve baixa riqueza de espécies e elevada densidade populacional de espécies consideradas resistentes, como o rotífero Brachionus dimidiatus. Em 2017, período seco, a riqueza de espécies foi muito baixa nas salinas, exceto na salina SR07, de menor salinidade e pH, em que a riqueza foi maior e similar à observada em todas as salinas no período chuvoso de 2018 e 2019. As espécies registradas foram caracterizadas em relação a seus papeis funcionais nas comunidades zooplanctônicas das salinas e baía do Pantanal aqui estudadas. A análise da diversidade funcional do zooplâncton das salinas permitiu identificar sete grupos funcionais, sendo os grupos G1 (herbívoro litorâneo suspensívoro C, de reprodução assexuada) e o grupo G7 (herbívoro pelágico suspensívoro C, de reprodução assexuada), que foram os grupos mais abrangentes em espécies. Dado o pequeno tamanho e profundidade dos corpos de água, a presença de 7 grupos funcionais no zooplâncton das salinas, apesar da baixa riqueza, é um resultado relevante. Na Baía do Gerente um lago de água doce, a comunidade zooplanctônica foi notavelmente diversificada, com 58 espécies (23 Rotifera, 28 e 3 Copepoda), a maioria com ocorrência comum em águas doces do Pantanal. O ciclo de vida de quatro espécies, Chydorus nitidulus, C. eurynotus, Macrothrix spinosa e Metacyclops mendocinus, foram estudados. O DNA barcode de três espécies de Cladocera, os primeiros para exemplares oriundos Pantanal, foram caracterizados e depositados no Genbank, e comparadas com espécies do mesmo grupo, provenientes da região Neotropical e de outras partes do mundo. Palavras-chave: Salinas do Pantanal, Zooplâncton., Bionomia, Diversidade funcional DNA Barcoding, Cladocera Chydoridae, Copepoda Cyclopoida.

ABSTRACT

In an ecosystem its main components, biotic and abiotic, operate and somehow together reach functional stability. Not only the water body is the local where communities live, but these also transform the environment in what it is, making each aquatic ecosystem unique, especially regarding interactions. The zooplankton is considered one of the main links between planktonic primary producers and consumers of higher trophic levels in the food webs of aquatic ecosystems. In the present study the taxonomical composition and functional diversity of zooplankton communities of six saline lakes and one freshwater lake of Nhecolândia, Pantanal, MS, Brazil. The saline lakes are extreme environments with high salinity and alkaline pH. Their zooplankton community had low richness of and high population densities of resistant species as the rotifer Brachionus dimidiatus. In 2017 samplings, during dry season species richness was very low in saline lakes, with exception of saline lake SR07 with lowest salinity and pH, which had higher richness similar to that observed in all saline lakes sampled in the rainy periods of 2018 and 2019. Analysis of zooplankton functional diversity in saline lakes allowed the identification of 7 functional groups, being groups G1 (herbivorous littoral