AGENDA 21 LOCAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

Relatório do II Fórum Participativo

22232333 de OutuOutubrobro de 2006 Auditório do Centro de Apoio Rural de Carrazeda de Ansiães Pomotor Equipa Técnica

Pomotor Equipa Técnica

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

ÍNDICE

ÍNDICE...... 3

1. EQUIPA TÉCNICA ...... 4

2. CONTACTOS ...... 4

3. AGRADECIMENTOS...... 4

4. PARTICIPANTES DO FÓRUM PARTICIPATIVO...... 5

5. SESSÃO DE ABERTURA...... 6

6. SESSÃO EM GRUPOS DE TRABALHO ...... 8 6.1. Grupos de Trabalho...... 9 6.2. Visões de futuro para Carrazeda de Ansiães, até 2015...... 10 6.3. Obstáculos à visão de futuro ...... 11 6.4. Prioridades de investimento para Carrazeda de Ansiães, até 2015 ...... 12 6.5. Resultados da votação das propostas de dinamização...... 13

7. ENCERRAMENTO DA SESSÃO ...... 15

ANEXO I – AVALIAÇÃO DA REUNIÃO PELOS PARTICIPANTES DO FÓRUM PARTICIPATIVO...... 16

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

1. EQUIPA TÉCNICA

Na realização do II Fórum Participativo da Agenda 21 Local (A21L) de Carrazeda de Ansiães estiveram envolvidos os elementos da equipa técnica do Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia bem como os elementos da entidade promotora do projecto, a empresa Resíduos do Nordeste, Empresa Intermunicipal. Equipa Promotora: Dr. Paulo Praça. Equipa Técnica da reunião do Fórum Participativo: Eng.ª Marta Macedo e Eng. Pedro Santos.

2. CONTACTOS

Para qualquer sugestão por favor contacte: Cláudia Afonso Resíduos do Nordeste, EIM Rua Fundação Calouste Gulbenkian 5370-340 Telefone: 278 201 570 | Fax: 278 261 897 [email protected]

3. AGRADECIMENTOS

A todos os participantes da reunião e a todos os que contribuíram para a sua realização.

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

4. PARTICIPANTES DO FÓRUM PARTICIPATIVO

Participantes no II Fórum Participativo Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial Ana Paula Costa de Carrazeda de Ansiães Aníbal Tito Junta de de Carrazeda de Ansiães António Bernardo Cidadão em nome individual António de Ramos Sousa Assembleia Municipal Vereador da Câmara Municipal de Carrazeda de António Nascimento Ansiães Carlos Manuel Fernandes Associação Recreativa e Cultural Pombal de Ansiães Vice-Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda Fernanda Natália Pereira de Ansiães Herculano Fernando Carvalho Associação Cultural Luzelos Írminia Fernanda de Carvalho Associação Cultural Luzelos João Lopes Matos Cidadão em nome individual Jorge António Almeida Associação Santuário Nossa Senhora da Saúde Jorge Augusto de Carvalho Associação Cultural Luzelos José Alegre Mesquita Cidadão em nome individual José Augusto de Sousa Junta de Freguesia de Selores José Bernardo Frutas JOE José Marcelino Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Lucília Rodrigues Carvalho Associação Cultural Luzelos Manuel Aníbal Meireles Junta de Freguesia de Beira Grande Maria de Fátima Silva Associação Cultural Luzelos Associação Comercial e Industrial de Carrazeda de Nuno Carvalho Ansiães Sandra Dias Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Sérgio Augusto Castro Junta de Freguesia de Castanheiros Victor Manuel Saraiva FRUCAR - Comércio de Frutas, Lda. Zeferino Pereira Bastos Centro de Formação – CNE

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

5. SESSÃO DE ABERTURA

A reunião do segundo fórum participativo de Carrazeda de Ansiães, subordinada ao tema “Carrazeda de Ansiães em 2015” foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Sr. Eugénio Rodrigo Cardoso de Castro , que começou por saudar e agradecer a presença de todos.

De seguida, o representante da Equipa Técnica, Pedro Santos, apresentou resumidamente os objectivos da reunião e aproveitou também para fazer um ponto da situação do projecto Nordeste 21. Começou por contextualizar o que é o Projecto Nordeste 21 – 1ª Agenda 21 Regional da Região Norte –, indicou os Municípios que integram este projecto (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, , Mirandela, Miranda do , , e ) e referiu o papel da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa enquanto Equipa Técnica e da empresa Resíduos do Nordeste, EIM enquanto promotora do projecto. Este orador apresentou as fases do projecto e referiu que neste momento já foram constituídos os Grupos Coordenadores; já se realizaram as primeiras reuniões dos Fóruns Participativos em todos os municípios aderentes ao projecto; já se estabeleceram as parcerias com os jornais locais para divulgação da informação; a rede de parceiros locais encontra-se em expansão e a fase de consulta à população também já teve início com a distribuição dos inquéritos à população. Ainda na sua intervenção o Coordenador da Equipa Técnica enfatizou o facto de nas primeiras Reuniões dos Grupos Coordenadores terem estado presentes 68 elementos pertencentes a 40 entidades distintas e com relevo para os municípios em questão. Nas primeiras reuniões dos Fóruns Participativos contaram-se com 172 presenças e 128 entidades representadas, os contributos destas participações resultaram na identificação de 628 problemas, 477 potencialidades dos municípios e ainda de 322 prioridades para a região do Nordeste Transmontano.

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

Em relação aos próximos passos foi referido que a Fase 2 do projecto contempla a elaboração de um Diagnóstico de Sustentabilidade e de um Plano de Acção para cada um dos oito municípios mas enquadrado a nível regional.

Terminada esta contextualização ao projecto, o responsável da Equipa Técnica, referiu o que se esperava com a segunda reunião do Fórum Participativo da Agenda 21 Local de Carrazeda de Ansiães, nomeadamente que, em grupo, os participantes propusessem uma visão de futuro para Carrazeda de Ansiães com o ano 2015 como horizonte temporal e enumerassem os principais obstáculos à concretização dessa visão. Num outro momento os presentes teriam que identificar as prioridades de investimento para os próximos 10 anos (até 2015, inclusive). O resultado desta reunião constitui assim um importante ponto de partida para o diagnóstico do concelho e da região.

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

6. SESSÃO EM GRUPOS DE TRABALHO

Na segunda parte da reunião os participantes foram divididos em grupos de trabalho e foi pedido a cada um para debaterem e apresentarem, com base no consenso dentro do grupo uma “Visão de Carrazeda de Ansiães em 2015”: • como gostariam que fosse Carrazeda de Ansiães em 2015? • quais as principais barreiras actualmente existentes? • quais as prioridades de investimento que deverão ser adoptadas até 2015?

No final desta sessão de trabalho em grupo procedeu-se à apresentação das visões, dos obstáculos a essa visão e também das prioridades de investimento.

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

6.1. GRUPOS DE TRABALHO

De seguida apresenta-se a constituição dos grupos de trabalho.

Grupo 1 Grupo 2

António Manuel Rodrigues Bernardo João Lopes de Matos Irmínia Fernanda Carvalho Manuel Aníbal Meireles José Alegre Mesquita Maria Fátima Passado Silva Nuno Filipe Teixeira Carvalho Paulo Moura Victor Manuel Saraiva Sérgio Augusto Castro

Grupo 3 Grupo 4 Alcino Gregório Aníbal Tito Fernandes dos Reis Ana Paula Pinto Filipa da Costa António dos Ramos Sousa Herculano Fernando Carvalho Carlos Manuel Fernandes Jorge Augusto de Carvalho José António dos Santos Bernardo José Augusto de Sousa Lucília Ramires Rodrigues de Carvalho Zeferino Pereira Bastos

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

6.2. VISÕES DE FUTURO PARA CARRAZEDA DE ANSIÃES, ATÉ 2015

Os diferentes grupos apresentaram as seguintes Visões de Futuro para o município de Carrazeda de Ansiães: Grupo 1 Sector do turismo rural/de habitação/ambiental e cultural bastante desenvolvido; Profissionalização de alguns sectores agrários: - Fruticultura; - Vitivinicultura; - Silvicultura (Autóctone); - Pecuária; - Olivicultura; Urbanismo cuidado; Nova barragem; Concretização de um espaço rural de excelência (habitação, produtos, paisagem).

Grupo 2 Agricultura e pecuária modernas e mecanizadas; Desenvolvimento da indústria do granito; Aproveitamento turístico do Castelo, do Douro e do Tua.

Grupo 3 Concretização da barragem da EDP no rio Tua e melhoria das acessibilidades (construção do IC5 e ligação da sede de concelho à Sr.ª da Ribeira). É necessário que exista uma marca de referência para o concelho, bem como a construção de uma barragem de regadio/abastecimento público e o emparcelamento agrícola. Rentabilizar as potencialidades termais (termas de S. Lourenço) e patrimoniais nas várias vertentes.

Grupo 4 Desenvolvimento de várias vertentes (Saúde; Educação; Desporto; Emprego; Acessibilidades; Cultura; Turismo).

10

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

6.3. OBSTÁCULOS À VISÃO DE FUTURO

De seguida são apresentados os obstáculos que cada grupo considera serem entraves no alcançar da visão de futuro para Carrazeda de Ansiães: Grupo 1 Ausência de ordenamento e de emparcelamento agrícola; Acessibilidades; Desertificação humana.

Grupo 2 Falta de acessibilidades; Falta de infra-estruturas hoteleiras; Barragens.

Grupo 3 Falta de planeamento a curto e longo prazo; Desertificação humana e o não aproveitamento das nossas potencialidades; Falta de acessibilidades.

Grupo 4 Prestação deficiente dos cuidados de saúde; Falta de postos de trabalho; Falta de acessibilidades.

11

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

6.4. PRIORIDADES DE INVESTIMENTO PARA CARRAZEDA DE ANSIÃES ATÉ 2015:

Grupo 1 Projecto de florestação com espécies autóctones e adaptáveis (com apoios da Câmara Municipal; Ministério da Agricultura e privados); Construção de um lar para idosos ou outro dimensionado para atrair uma clientela com elevado poder económico (com o apoio de privados e da Santa Casa); Construção de barragens para servirem de reservatórios de água para uso agrícola e para aproveitamento hidroeléctrico (com o apoio da Câmara Municipal, EDP e privados).

Grupo 2 Apoio a infra-estruturas nacionais ou estrangeiras; Acessibilidades; Barragens.

Grupo 3 Desenvolvimento das infra-estruturas locais (memória colectiva do povo); Concretização efectiva das acessibilidades; Criar uma marca de referência para o concelho.

Grupo 4 Fixação da população jovem; Revitalização do património local; Criação de indústrias.

12

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

6.5. RESULTADOS DA VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS DE DINAMIZAÇÃO

Número Obstáculos à Visão de Futuro: de Votos Ausência de ordenamento e de emparcelamento agrícola. 4 Desertificação humana; 8 Desertificação humana e o não aproveitamento das nossas potencialidades. 2 Acessibilidades; 15 Falta de acessibilidades. 6 Barragens. 2 Falta de infra-estruturas hoteleiras. 1 Falta de planeamento a curto e longo prazo; 4 Falta de postos de trabalho. 6 Prestação deficiente dos cuidados de saúde. 2

13

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

Número Prioridades de Investimento até 2015: de Votos Projecto de florestação com espécies autóctones e adaptáveis (com apoios da Câmara Municipal, Ministério da Agricultura e privados). 7 Acessibilidades; 11 Concretização efectiva das acessibilidades. 5 Construção de um lar para idosos dimensionado para atrair uma clientela com elevado poder económico (com o apoio de privados e da Santa Casa); 5 Fixação da população jovem. 9 Construção de barragens para servirem de reservatórios de água para uso agrícola e para aproveitamento hidroeléctrico (com o apoio da Câmara Municipal, EDP e privados); 5 Barragens. 2 Criar uma marca de referência para o concelho; 9 Revitalização do património local. 8 Apoio a infra-estruturas nacionais ou estrangeiras; 2 Desenvolvimento das infra-estruturas locais (memória colectiva do povo); 0 Criação de indústrias. 7

14

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015” 7. ENCERRAMENTO DA SESSÃO

O fecho da reunião foi realizado pelo representante da equipa técnica, Pedro Santos, que agradeceu a presença e os contributos de todos os participantes.

15

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

ANEXO I – AVALIAÇÃO DA REUNIÃO PELOS PARTICIPANTES DO FÓRUM PARTICIPATIVO

1. Qual a sua opinião sobre a reunião (assinale com uma cruz)? (atribua notas entre 1 a 5, sendo: 1 - Muito Negativo; 5 - Muito Positivo) Notas 1 2 3 4 5 Critérios Organização geral do encontro 0 2 3 10 1

Material distribuído aos participantes 0 3 2 9 2

Adequação das questões colocadas durante a reunião 0 0 7 9 0

Grau de profundidade de discussão dos temas principais 0 2 8 6 0

Oportunidade de expor as suas opiniões e ideias 0 1 5 8 1

Capacidade da reunião para obter consensos 1 0 6 8 0

Grau da sua satisfação com a reunião de trabalho 0 1 2 11 1

2. Por favor indique o que pensa do ritmo de funcionamento da reunião (assinale com uma cruz) demasiado rápido 2 2 11 0 0 demasiado lento

3. Diga-nos a opinião com que ficou dos participantes da reunião (assinale com uma cruz) não-representativos 1 0 4 7 2 representativos

mal informados 1 0 6 5 2 bem informados

não-criativos 0 2 5 3 5 criativos

tendenciosos 0 2 3 7 2 receptivos

em pouco número 6 4 3 1 0 em número elevado

16

Relatório do II Fórum Participativo da Agenda 21 de Carrazeda de Ansiães - “Carrazeda de Ansiães em 2015”

4. Por favor indique o que acha da metodologia adoptada para a reunião Aspectos a serem melhorados Aspectos mais positivos - Uma maior divulgação das futuras reuniões - A forma como os presentes participaram com as suas do “Nordeste 21” para que um maior número ideias nos vários grupos de trabalho; de cidadãos possam participar activamente - Abertura; ambiente informal; local óptimo para este tipo com as suas ideias; de reuniões; - Informação, interligação dos grupos, espaço - Participação dos presentes; de debate; - Organização logística; - Maior divulgação da Agenda 21; - Algumas intervenções; - Envio da documentação com uma maior - Reflexão sobre os problemas; antecedência; - Aplicação prática. - Pouca discussão dos temas; - Profundidade das reflexões.

5. Informação sobre quem respondeu a este questionário (assinale com uma cruz) Decisor político 1 Técnico exterior à autarquia 1 Técnico da autarquia Membro de associação 6

Empresário 3 Cidadão em nome individual 4

Outro: Funcionário Público

Vários:

17