CÂMARA DOS DEPUTADOS

INDICAÇÃO Nº , DE 2014 (Do Sr. Amauri Teixeira)

Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Integração o RECONHECIMENTO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA bem como a INTERVENÇÃO DO GOVERNO FEDERAL nos municípios de Presidente Tancredo Neves, , Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, , , Valença, Teolândia, Taperoá, , Maraú, Ibirapitanga e que foram afetados pelas fortes Chuvas.

Excelentíssimo Senhor Ministro,

O Governo da decretou estado de emergência em 16 municípios da região do Baixo Sul devido aos danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram as cidades nos últimos dias, informou a Casa Civil.

Os municípios que tiveram situação de emergência decretada foram Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha.

Diversos órgãos do governo Estado já foram mobilizados para desenvolver ações emergenciais nas cidades, onde ocorreram deslizamentos de terra, rupturas de pontes e estradas, mas a intervenção do Governo Federal é essencial para garantir as condições para que vida dos moradores da cidades afetadas.

Os problemas são muitos como deslizamentos que invadem as casas, inundações de órgão públicos faz com que o atendimento a população fique sem atendimento, pontes foram derrubadas, inundações em ruas e deixam famílias desabrigadas.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

O Governo Estadual está tomando medidas como repasse direto de recursos para as prefeituras, para que possam arcar com os prejuízos, o deslocamento de máquinas para as localidades atingidas e a recuperação do acesso às rodovias que oram interditadas, mas a ajuda do Governo Federal é imprescindível nesse momento.

Informações divulgadas pela imprensa dão conta de que a chuva que caiu na última quarta-feira derrubou a ponte entre Ituberá e Nilo Peçanha, trecho da BA-001, e interditou a rodovia que liga o sul e o baixo-sul do estado, além de ser acesso a Itacaré e Ilhéus, regiões turísticas da Bahia e que recebe um número maior de turistas nesse período do ano. De acordo com a assistência social da prefeitura da cidade. Os moradores dessa região serão foram para a creche Nadha Monteiro, assim como aqueles que tiveram as casas invadidas pela água da chuva as deixando desabrigadas.

Por todos os problemas acima relatados é que solicitamos a intervenção urgente desse Ministério para assegurar o RECONHECIMENTO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA bem como a INTERVENÇÃO DO GOVERNO FEDERAL nos municípios de Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha que foram afetados pelas fortes Chuvas.

Sala das Sessões, em 19 de dezembro de 2014.

AMAURI TEIXEIRA Deputado Federal (PT/BA)

CÂMARA DOS DEPUTADOS

REQUERIMENTO Nº /2014 (Do Sr. Amauri Teixeira)

Requer o envio de Indicação ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Integração Nacional sugerindo o RECONHECIMENTO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA bem como a INTERVENÇÃO DO GOVERNO FEDERAL nos municípios de Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha que foram afetados pelas fortes Chuvas. Senhor Presidente,

Nos termos do art. 113, inciso I e § 1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requeiro a Vossa Excelência que seja encaminhada ao Poder Executivo, a indicação em anexo, sugerindo o RECONHECIMENTO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA bem como a INTERVENÇÃO DO GOVERNO FEDERAL nos municípios de Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha que foram afetados pelas fortes Chuvas.

Sala das Sessões, em 19 de dezembro de 2014.

AMAURI TEIXEIRA Deputado Federal (PT/BA)