Operação & Manutenção Águas Potáveis e Industriais

Aproveitamento Hidráulico de - Beliche , Tavira e Vila Real de Santo António,

Descrição das Infra-estruturas:

O aproveitamento é composto por um conjunto de obras que visam a captação e armazenamento de água nas albufeiras de Odeleite e Beliche e a adução de água para abastecimento urbano e para o perímetro de rega no Sotavento do . Este sistema de abastecimento de água pretende servir, no horizonte de projecto, uma população estimada de 800.000 habitantes.

A Barragem de Odeleite tem uma altura acima a fundação de 65m e o coroamento desenvolve-se ao longo de 350m. A albufeira tem uma capacidade total de 132hm3.

A Barragem de Beliche tem uma altura acima da fundação de 55m e o coroamento tem um desenvolvimento de 527m. A capacidade total da albufeira é de 48hm3.

As albufeiras estão ligadas por um Túnel que permite a transferência de água, funcionando assim como um sistema conjunto de armazenamento.

A Estação Elevatória 1 (EE1) está equipada com bombas de 2,6m3/s e motores de 2,8MW sendo alimentada por uma subestação de 60/6kV 16MVA. O caudal é elevado para uma conduta adutora DN 2500 com 28 km de comprimento, sendo o caudal de projecto 10,4m3/s. A água bruta é assim fornecida a várias zonas de rega e ao Reservatório de Santo Estêvão (colinear e semi-enterrado), em Tavira, com 150.000 m3 de capacidade. Possui tomadas de água para a ETA de Tavira e Rede de Rega e serve também como reserva diurna permitindo concentrar a bombagem nas horas de vazio.

.

www.sisaqua.pt [email protected] Operação & Manutenção Águas Potáveis e Industriais

Aproveitamento Hidráulico de Odeleite - Beliche Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António, Portugal

Descrição da Prestação de Serviços:

A SISAQUA, em consórcio, é responsável pela segurança e operacionalidade das instalações, pela garantia de fornecimento de águas aos consumidores e pela concepção e fiscalização de diversas obras com vista à melhoria das instalações.

As instalações a cargo do consórcio são as Barragens, Tomadas de Água, Túneis, Adutores, Câmaras de Válvulas, Estações Elevatórias e Reservatório onde é necessário garantir a manutenção de equipamentos hidráulicos, mecânicos, hidromecânicos e eléctricos.

A prestação de serviços engloba também a operação e supervisão, durante 24 horas, de todo o sistema incluindo os órgãos de segurança das Barragens (comportas), a optimização do funcionamento das Estações Elevatórias garantindo o aproveitamento das tarifas energéticas nocturnas e a vigilância de todas as instalações.

Dados da Prestação de Serviços:

Cliente INAG – Instituto da Água, I.P. Tipo de Contrato Controlo Técnico e de Segurança, Manutenção, e Operacionalidade das Obras Valor do Contrato EUR 1.994.603,64 Período do Contrato 4 anos www.sisaqua.pt [email protected]