REQUERIMENTO DE INDICAÇÃO Nº , DE 2009

(Da Sra. Deputada Fátima Bezerra e outros)

Requer o envio de Indicação ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Previdência Social, José Barroso Pimentel, sugerindo a ampliação da rede de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para mais doze municípios- polos do Estado do : Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Monte Alegre, Macaíba, , Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Nísia Floresta, São Paulo do Potengi, São José de Campestre.

Senhor Presidente,

Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do artigo 113, inciso I, § 1°, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja encaminhado ao Excelentíssimo Ministro da Previdência Social, Sr. JOSÉ BARROSO PIMENTEL, a Indicação anexada, sugerindo a ampliação da rede de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para mais doze municípios-polos do Estado do Rio Grande do Norte: Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Monte Alegre, Macaíba, Touros, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Nísia Floresta, São Paulo do Potengi, São José de Campestre.

Brasília, 04 de FEVEREIRO de 2009.

FÁTIMA BEZERRA Deputada Federal PT/RN INDICAÇÃO Nº , DE 2009 (Da Sra. Fátima Bezerra e outros)

Requer o envio de Indicação ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Previdência Social, José Barroso Pimentel, sugerindo a ampliação da rede de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para mais doze municípios- polos do Estado do Rio Grande do Norte: Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Monte Alegre, Macaíba, Touros, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Nísia Floresta, São Paulo do Potengi, São José de Campestre.

Excelentíssimo Senhor Ministro da Previdência Social,

Sugerimos como Indicação à Vossa Excelência a ampliação da rede de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para mais doze municípios-polos do Estado do Rio Grande do Norte: Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Monte Alegre, Macaíba, Touros, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Nísia Floresta, São Paulo do Potengi, São José de Campestre.

A Previdência Social tem como missão promover aos seus usuários o reconhecimento do direito ao recebimento de benefícios, assegurando-lhes agilidade e comodidade no atendimento. Fundamentados nessa missão é que apresentamos essa Indicação para que seja ampliada a rede de atendimento do Rio Grande do Norte para mais doze Agências da Previdência Social em municípios-polo do Estado. Essas Agências do INSS vão contribuir para reduzir o tempo médio de espera do usuário para ser atendido, a viabilização da concessão dos benefícios, e, o mais importante, vai reduzir o desgate do segurado em se deslocar entre o município em que reside e as Agência da Previdência Social.

O Plano de Trabalho da Gerência Executiva do INSS do Rio Grande do Norte pretende implementar cada vez mais ações que visem a melhoria do atendimento, com enfoque na redução do tempo médio de espera. Para isso, é necessário oferecer um maior número de agências compatível com a demanda existente.

Atualmente, a Gerência Executiva do Rio Grande do Norte é composta por uma rede de atendimento formada por 11 Agências fixas e 01 móvel. Ocorre que este número é insuficiente para os segurados reconhecerem o direito a um benefício previdenciário ou assistencial, levando-os a percorrer grandes distâncias o que causa uma série de constrangimentos ao segurado, além do custo elevado para que ele se desloque de um município a outro. Dos 81 municípios jurisdicionados na Gerência Executiva do INSS em Natal/RN, foi constatado que, em muitos casos, a população beneficiária chega a se deslocar aproximadamente 100 km para habilitar requerimento a fim de obter o benefício.

Diante dessa situação, constatamos a necessidade de implantação de 12 novas unidades de atendimento do INSS em municipais centrais, considerados pólos, beneficiando aproximadamente 552 mil habitantes dessas regiões.

Os municípios a serem contemplados com as novas agências são: Canguaretama; Goianinha; Nova Cruz; Monte Alegre; Macaíba; Touros; Extremoz; São Gonçalo do Amarante; São José do Mipibu; Nísia Floresta; São Paulo do Potengi e São José de Campestre. Ao todo será beneficiada a população de 41 municípios.

Dessa forma, e em consonância com a política do governo federal de ampliar o acesso ao benefício previdenciário dando mais agilidade a rede de atendimento, solicitamos a criação dessas 12 novas agências. Sem dúvida, essa proposta vem ao encontro de deixar registrado na história brasileira o governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva como responsável pela grande revolução na prestação de serviço público do Instituto de Seguridade Social.

Sala das Sessões, em 04 de fevereiro de 2009.

FÁTIMA BEZERRA Deputada Federal PT-RN